segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

OBRA FOTOGRÁFICA “Z” DE ZÊZERE APRESENTADA NA COVILHÃ

Os municípios de Belmonte, Manteigas, Covilhã e Fundão uniram-se para desenvolver o projeto cultural em rede “Este Zêzere que nos Une”, que se fundamenta na valorização e preservação do rio Zêzere como património natural e identitário.

A obra fotográfica “Z de Zêzere” é o culminar deste projeto e será apresentada ao público no próximo dia 7 de dezembro, pelas 15:00 horas, no espaço Lã & Cia, localizado na Alameda Pêro da Covilhã, na cidade da Covilhã.

Trata-se de um livro com 180 páginas e cerca de 200 fotografias de cinco fotógrafos que têm a natureza como refúgio criativo, estando por isso especialmente atentos às problemáticas ambientais e à evolução do território.

João Pedro Dias, José Batista Barroso, Leonardo Rosa, Tiago Pinheira e Vítor Lubave unem-se numa obra única, marcada pela composição, luz, contrastes, cores, registos e expressões com que cada um vê este rio.

De referir que o objetivo foi o de potenciar este território como destino turístico sustentável através de três ações programáticas, designadamente “As Artes em Diálogo com o Zêzere”, que incluiu a realização de espetáculos de música, dança, teatro e artes performativas.

“O Zêzere, os Plásticos e as Artes Plásticas” que visou alertar para as questões ambientais e para a poluição, através de uma residência artística de um conceituado artista plástico que reutilizou lixo recolhido no Zêzere ou nas zonas envolventes dos quatro municípios.

E, por último, “O Zêzere em Fotografia”, que consistiu na participação de fotógrafos de referência em projetos sobre o rio, com a realização de exposições, “masterclasses”, workshops e passeios fotográficos abertos à comunidade.

Covilhã | CENTRO DA CIDADE PARTILHA MEGA BOLO NEVÃO “CIDADE NEVE”


No âmbito do “Natal com Arte”, no próximo dia 10 de dezembro, sábado, a Covilhã recebe o “Natal para Todos”.
Este ano, a Praça do Município recupera a partilha do bolo nevão “Cidade Neve”, de grandes dimensões, seguido de um chá comunitário. O típico bolo da Covilhã será distribuído pela população e o chá será servido em copos alusivos à iniciativa, oferecidos com a intenção de que sejam reutilizados. A tarde de sábado vai ficar também marcada pelas músicas de Natal, interpretadas pelo Coro Misto da Beira Interior a partir das varandas do edifício dos Paços do Concelho.

No mesmo dia, em várias freguesias e coletividades, serão promovidas oficinas temáticas. Pelas 11h00 e pelas 16h30 a ação estende-se, respetivamente, ao Centro de Apoio a Idosos e Crianças de Cortes do Meio e ao Centro Social de Santo Aleixo de Unhais da Serra, pela Associação Cultural da Beira Interior.

No mesmo dia, o Espaço C3D Makerspace, na Biblioteca Municipal, irá dar voz e tempo de antena às crianças para expressarem e falarem sobre os seus sonhos para o futuro. Assim, através da criatividade e imaginação as famílias irão construir um "ecrã dos sonhos", inspirados na audição de elementos sonoros.

A detecção mais distante de um buraco negro a engolir uma estrela

 
No início deste ano, o Very Large Telescope (VLT) do ESO recebeu um alerta após uma fonte de luz visível invulgar ter sido detectada por um telescópio de rastreio. O VLT, juntamente com outros telescópios, foi rapidamente apontado na direção desta fonte: um buraco negro supermassivo numa galáxia distante que tinha “devorado” uma estrela, expelindo os restos da “refeição” sob a forma de um jato. O VLT determinou que este era o exemplo mais distante de um tal evento observado até à data. Uma vez que o jato aponta praticamente na nossa direção, esta é também a primeira vez que foi descoberto no visível, demonstrando-se assim uma nova maneira de detectar estes eventos extremos.
As estrelas que se aproximam demasiado de um buraco negro são destruídas pelas enormes forças de maré deste objeto, num fenómeno a que se chama evento de disrupção de maré. Cerca de 1% destes eventos dão origem a jatos de plasma e radiação que são ejetados a partir dos pólos do buraco negro em rotação. Em 1971, o pioneiro dos buracos negros, John Wheeler definiu o conceito de disrupções de maré com jatos como “um tubo de pasta de dentes apertado no meio com toda a força,” fazendo com que o sistema “esguiche matéria pelas duas pontas”.
Até agora observámos apenas uma mão cheia deste tipo de eventos que permanecem, por isso, mal compreendidos e são bastante exóticos,” disse Nial Tanvir, da Universidade de Leicester no Reino Unido, que liderou as observações com o VLT para determinar a distância ao objeto. Os astrónomos procuram constantemente estes eventos extremos para compreenderem melhor como é que os jatos realmente se formam e por que é que apenas uma percentagem tão pequena de disrupções de maré lhes dão origem.
É por esta razão que muitos telescópios, incluindo o ZTF (Zwicky Transient Facility) nos EUA, mapeiam constantemente o céu à procura de sinais de eventos de curta duração, frequentemente extremos, que possam seguidamente ser estudados com mais detalhe por grandes telescópios, como o VLT do ESO, no Chile. “Desenvolvemos um procedimento automático de código aberto que armazena e extrai informação importante do rastreio ZTF e nos alerta em tempo real para eventos invulgares,” explica Igor Andreoni, astrónomo na Universidade de Maryland, EUA, que co-liderou, juntamente com Michael Coughlin da Universidade de Minnesota, o artigo científico sobre este trabalho, publicado hoje na revista Nature.
Em Fevereiro deste ano, o ZTF detectou uma nova fonte de radiação visível. O evento, chamado AT2022cmc, fazia lembrar uma explosão de raios gama, a fonte de radiação mais potente do Universo. Com o intuito de investigar este fenómeno raro, a equipa utilizou vários telescópios em todo o mundo para observar a misteriosa fonte com mais detalhe. Isto incluiu o VLT do ESO, que rapidamente observou este novo evento com o instrumento X-shooter. Os dados do VLT colocaram a fonte a uma distância sem precedentes no que diz respeito a estes eventos: a luz produzida pelo AT2022cmc começou a sua viagem quando o Universo tinha apenas cerca de um terço da sua idade atual.
Uma grande variedade de radiação, desde raios gama de alta energia a ondas rádio de baixa energia, foi colectada por 21 telescópios em todo o mundo. A equipa comparou estes dados com diferentes tipos de eventos conhecidos, desde estrelas em colapso a quilonovas. O único cenário que explicava os dados obtidos era um raro evento de disrupção de maré com um jato a apontar na nossa direção. Giorgos Leloudas, astrónomo no DTU Space na Dinamarca e co-autor deste estudo, explica que “uma vez que o jato relativista aponta na nossa direção, o fenómeno torna-se muito mais brilhante e visível ao longo de um maior domínio de comprimentos de onda do espectro electromagnético.
As medições de distância executadas com o VLT mostraram que o AT2022cmc é o mais distante fenómeno de disrupção de maré alguma vez observado, mas este não é o único recorde que este objeto bate. “Até agora, o pequeno número destes eventos que se conheciam, tinham sido inicialmente detectados por telescópios de raios gama ou de raios X. Esta foi a primeira descoberta feita durante um rastreio no visível!” disse Daniel Perley, astrónomo na Universidade John Moores de Liverpool, Reino Unido, e co-autor do estudo. Isto mostra-nos uma nova maneira de detectar disrupções de maré com jatos, permitindo-nos estudar melhor estes eventos raros e investigar os meios extremos que circundam os buracos negros.
 
Observatório Europeu do Sul

Castelo de Paiva | Orçamento, GOP e Plano Anual de Recrutamento em discussão: REUNIÃO DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL MARCADA PARA DIA 12 DE DEZEMBRO

 Em cumprimento do disposto art.º 27.º da Lei 75/2013, de 12 de Setembro, na sua redacção actual, e do art.º 36.º do Regimento da AM, o presidente da Assembleia Municipal de Castelo de Paiva, Dr. Almiro Moreira, convocou uma Sessão Ordinária da Assembleia Municipal de Castelo de Paiva, para o dia 12 de Dezembro de 2022, com início às 20h30, a realizar no Salão Nobre do Edifício dos Paços do Concelho, com a seguinte ordem de trabalhos:

Período Antes da Ordem do dia
1. Informações gerais e expediente.
2. Votação da acta da reunião ordinária de 30 de Setembro de 2022.
3. Assuntos gerais de interesse municipal.
4. Apreciação da informação escrita da actividade da CM e da situação financeira do Município.
 
Período de Intervenção do Público
5. Intervenção do Público
 
Período da Ordem do dia
6. Apreciação e deliberação sobre Imposto Municipal sobre Imóveis – ano 2023.
7. Apreciação e deliberação sobre Participação do Município no IRS – ano 2023.
8. Apreciação e deliberação sobre Tabela de Taxas – ano 2023.
9. Apreciação e deliberação sobre Orçamento, Grandes Opções do Plano, Plano Anual de Recrutamento, Caracterização dos Postos de Trabalho e Mapa de Pessoal para o ano 2023. 9.1. Deliberação Orçamento 2023.
9.2. Deliberação GOP 2023.
9.3. Deliberação Plano Anual de Recrutamento, Caracterização dos Postos de Trabalho e Mapa de Pessoal 2023.
10. Apreciação e deliberação de proposta para a transferência de competências dos municípios para os órgãos das freguesias – Lei n.º 57/2019, de 30 de Abril.
11. Apreciação e deliberação – Proposta de Constituição de Associação de Direito Privado – Douro, Tâmega e Sousa Invest.
12. Apreciação e deliberação de Proposta de Projecto de Regulamento Municipal do Programa “Jovem Autarca”.
13. Informação para apreciação e conhecimento da AM: 13.1. Proposta - Suplemento de Penosidade e Insalubridade – 2023.
13.2. Compromissos Plurianuais – 3.º Trimestre de 2022.
 
Período de Intervenção do Público
14. Intervenção do Público.

Carlos Oliveira

PROJECTO “DO USADO, SE FAZ NOVO” VOLTA A “RECEBER” DONATIVOS DE MATERIAL DESPORTIVO

A Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, promotora do Projecto de Cooperação . de Partida!, que desenvolve desde o ano de 2011, na Ilha de Santiago, em Cabo Verde, está a promover nesta quadra de natal, uma nova campanha de angariação de material desportivo para crianças do Município do Tarrafal de Santiago.

A Sociedade Columbófila, com o retomar deste projecto solidário, responde às necessidades do Pelouro da Juventude Cultura e Desporto, daquele Município, no qual por iniciativa da Vereadora Teresa Ramos Correia, trabalha um projecto de desenvolvimento desportivo, com o objectivo de agir na prevenção contra alguns males sociais que vem afetando os jovens daquele concelho de Santiago norte e ajudar a transmitir valores sociais que possibilitem no futuro os jovens terem um comportamento adequado na sociedade Tarrafalense.

Para além destes objectivos, Teresa Ramos, pretende igualmente alcançar e contribuir para o desenvolvimento das condições básicas para que as crianças daquele Município, sobretudo do sexo feminino, possam praticar desporto.

Todos aqueles que queiram contribuir para esta causa, poderão doar material desportivo, de todas as modalidades, nomeadamente bolas, raquetes, equipamentos, sapatilhas, botas, equipamentos de ginásios e de treino de modalidades colectivas, entre outros, entregando os donativos recolhidos na sede da Sociedade Columbófila, que se encarregará de os fazer chegar ao Município do Tarrafal.

Proença-a-Nova | Investimento superior a 200 mil euros para promover acessibilidades em espaços e edifícios públicos

O presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Lobo, assinou a 3 de dezembro - data em que se assinala o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência - quatro contratos no âmbito do Programa Acessibilidade 360, do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), numa cerimónia realizada em Gondomar que contou com a presença dos Secretários de Estado do Planeamento, Eduardo Pinheiro, e da Inclusão, Ana Sofia Antunes. Com um valor global de 160 mil euros de apoio, os contratos dizem respeito a projetos que promovem as acessibilidades e eliminam barreiras arquitetónicas, a concretizar no primeiro semestre de 2023. “Este é um investimento que supera os 200 mil euros e que conta com o apoio, na forma de incentivo não reembolsável, de 160 mil euros do PRR. Em 2021 definimos o Plano de Promoção da Acessibilidade da Vila de Proença-a-Nova e, faseadamente, será elaborado o Plano Municipal, visando as intervenções necessárias para todos fruírem dos espaços públicos e, dessa forma, contribuirmos de forma afirmativa para uma sociedade verdadeiramente inclusiva”, afirmou João Lobo.

Estes projetos estão relacionados com intervenções em três edifícios públicos, nomeadamente a Casa das Associações, com modificação do acesso principal ao edifício, através da criação de uma rampa (numa segunda fase, será criado o acesso ao piso superior e uma instalação sanitária adaptada a utentes com mobilidade condicionada). No edifício da Biblioteca Municipal e no Polo da Biblioteca de Sobreira Formosa serão instaladas plataformas elevatórias nas escadas: no caso da Biblioteca será na escadaria do auditório municipal; e no Polo da Sobreira Formosa, esta plataforma permitirá a visita ao Museu Isilda Martins por pessoas com mobilidade condicionada. A obra de maior envergadura e de maior investimento será realizada na Rua de Santa Margarida (entre a 1.ª Circular e a Rua de Santa Cruz): o principal objetivo é a eliminação das atuais barreiras arquitetónicas: pavimentos irregulares e degradados, percursos pedonais desconfortáveis ou inexistentes, ausência de rebaixamento de passadeiras ou execução indevida e ausência de pavimento podotátil para a identificação da aproximação de passadeira. A escolha recaiu sobre esta rua pela continuidade física que existe entre ela e dois percursos acessíveis e por ser uma das principais vias de ligação a alguns equipamentos centrais da vila, como o pavilhão desportivo municipal, a escola primária e o Centro de Saúde.

Esta intervenção enquadra-se no Plano de Promoção da Acessibilidade da Vila de Proença-a-Nova, que o Município elaborou em 2021 como um instrumento de planeamento e programação de carácter operacional nos domínios mais relevantes para o desenvolvimento urbano. “O Plano resultou do cruzamento do diagnóstico urbanístico e arquitetónico do território com o diagnóstico social, em matéria de necessidades de acessibilidade para Todos e apresenta propostas gerais de correção das condições de acessibilidade, considerando, entre outras, soluções gerais e tipificadas associadas à rede de percursos acessíveis, soluções específicas para passagens de peões e perfis-tipo de rua tendentes à construção de um território mais acessível”, lê-se no documento.

Para além do Município de Proença-a-Nova, no dia 3 de dezembro foram assinados 114 contratos resultantes das candidaturas relativas à promoção das acessibilidades e eliminação de barreiras arquitetónicas. “Para o Governo, foi fundamental proceder a estas assinaturas no dia de hoje, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, enquanto demonstração inequívoca de que a mudança na vida destes cidadãos se faz com ações concretas, como a realização de obra física que elimine barreiras arquitetónicas e lhes confira pleno acesso e fruição ao espaço público, aos serviços públicos e ainda às suas próprias habitações. Portugal foi o único Estado Membro da EU que destinou uma parcela do seu PRR à temática das acessibilidades, uma aposta que se revelou acertada, face ao elevado número de candidaturas que recebemos aos três avisos lançados”, adiantou a Secretaria de Estado da Inclusão.

Foto: João Coutinho/CM Gondomar

PORTALEGRE | Bênçãos dos meninos Jesus

 

O evento vai decorrer na Paróquia Sé Portalegre. Os cristãos têm aqui uma oportunidade de se reconciliarem com o Deus menino - o Emanuel que significa Deus connosco.
Nosso Deus não é um Deus distante, que fica afastado de nós, sem se interessar com nossa situação. Ele também não é um Deus ruim, que fica de olho em nós só para nos castigar e fazer mal. Deus é bom. E Deus está por perto.
Já desde a criação do mundo Deus se mostrou presente. Ao longo de toda a História, ele se revelou à humanidade de várias maneiras: no monte Sinai, no tabernáculo, em milagres e profecias, na natureza Deus nunca nos abandonou. Mas sua maior revelação ainda estava por vir...
Jesus - Deus se torna homem...
Paróquia de Nª Sª da Assunção
Catedral de Portalegre
Praça do Município

Embaixada da Ucrânia em Lisboa recebeu dois envelopes suspeitos

A Embaixada da Ucrânia em Lisboa recebeu esta segunda-feira à tarde dois envelopes suspeitos. A PSP está no local com meios da Unidade Especial da Polícia, disse à Lusa fonte policial.
A embaixada da Ucrânia em Lisboa confirmou à Lusa que chamou a Polícia de Segurança Pública depois de ter identificado “correspondência suspeita”.
A PSP está no local.
 
SIC Notícias

Requalificação de caminhos florestais nas Freguesias de Anadia

A Câmara de Anadia irá proceder à requalificação de caminhos florestais nas diversas freguesias do concelho, por forma a melhorar as condições de acessibilidade, numa extensão total aproximada de 160 kms. Um investimento municipal que ronda os 160 mil euros, com um prazo de execução de 12 meses.
De acordo com a calendarização anual estabelecida no Plano Municipal da Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI), a intervenção de requalificação de caminhos florestais vai ser feita em todo o território concelhio, com maior incidência nas freguesias a nascente do concelho.
Estas intervenções visam prevenir e reduzir o risco de incêndio, tornando-se fundamental as acessibilidades em boas condições. Os trabalhos a realizar constam essencialmente de limpeza e reperfilamento dos caminhos, desmatação manual e mecânica dos caminhos e execução de aquedutos em linhas de água existentes para encaminhamento adequado das águas pluviais (drenagens).

Torneio contempla quatro jornadas, CASTELO DE PAIVA ESTÁ A PARTICIPAR NA LIGA BOCCIA SÉNIOR INATEL

 A Liga Bóccia Sénior Inatel está de regresso, e o Município de Castelo de Paiva está a participar este ano com várias equipas com atletas oriundos das Instituições Particulares de Solidariedade Social existentes no concelho e já foi disputado o primeiro de quatro torneios que vão integrar este evento desportivo

 Esta iniciativa inter-municipal assume particular importância e interesse, tendo em conta, o cariz social que representa, pelo convívio, confraternização e também pela promoção e divulgação da modalidade, sendo que, esta 3ª edição tem quatro torneios e jogada em Novembro, Dezembro e Janeiro. Em parceria com os Municípios interessados, cada uma das provas será organizada por um Município e em cada uma podem participar os que tiverem interesse.

A primeira prova realizou-se no Pavilhão de Galegos, no ultimo dia de Novembro e teve a organização do Município de Penafiel, e além do município organizador, que se fez representar por sete equipas, outros três estiveram presentes – Paredes, com 6 equipas, Castelo de Paiva, com duas equipas com oito atletas da ARPIP – Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Pedorido.

 Após a competição, seguiu-se um almoço entre todos os envolvidos. Foram cerca de centena e meia, entre atletas e técnicos dos Municípios e da Fundação INATEL.


  Recorde-se que, o calendário deste torneio terá ainda três jornadas para disputar, sendo que, a segunda será a 14 de Dezembro em Paredes, o terceiro já a 11 de Janeiro de do próximo ano, em Castelo de Paiva e o quarto jogo a ter lugar a 23 de Janeiro de 2023, em Vila Nova de Gaia.

Esta iniciativa tem como principal objectivo, a promoção da socialização, integração e convívio desta actividade desportiva direccionada para a população sénior, através de uma competição adequada, saudável e em sintonia com as suas expectativas, sendo que, o concelho de Castelo de Paiva participa habitualmente nestas actividades para os mais idosos.

Pretende-se com este tipo de eventos promover a interacção entre a população sénior do concelho de Castelo de Paiva, criando momentos de acção, convívio e uma saudável rivalidade desportiva entre todos, sendo que este campeonato de bóccia se insere na programação  da qual a edilidade paivense participa.

Liga Boccia Sénior INATEL é um projecto da Fundação INATEL, que foi desenvolvido durante dois anos no Distrito do Porto, sendo que este torneio servirá de preparação para a Liga 2023, que a seu tempo terá divulgação mais detalhada.

 

APRESENTAÇÃO FINAL DE ‘AVEIRO 2027’ PERANTE JÚRI INTERNACIONAL

 

Hoje de manhã, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, foi apresentada e defendida em audiência final, perante o Júri Internacional, a Candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura em 2027.

Foi o último passo de um processo longo e profundo, iniciado há cerca de sete anos e que envolveu centenas de pessoas, associações culturais, ONG's, artistas, decisores políticos, instituições culturais, a comunidade académica e o meio empresarial.

Depois de uma primeira fase que envolveu doze candidaturas, chegaram a esta etapa apenas quatro cidades, tendo-se desde então trabalhado para desenvolver e aprofundar o projeto.

Chega-se, por isso, a este dia com o sentimento de missão cumprida, na companhia de muita gente que vê na cultura um caminho para uma sociedade mais plural, inclusiva, criativa, sustentável e resiliente.

Este é um projeto com uma amplitude europeia e é nessa escala que Aveiro se coloca, sabendo que os desafios de hoje trazem a necessidade de contribuir para um diálogo global.

Obrigado a todos os que têm feito parte deste projeto.

Nas dez pessoas que integraram a delegação de Aveiro que hoje defendeu a Candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027, estiveram todos connosco perante o júri, a defender a visão de Aveiro para a cultura da Cidade, do Município e da Região de Aveiro, da Região Centro e de Portugal, da Europa e do Mundo.

Seguimos Juntos Rumo ao Futuro. Estamos prontos para ser Capital Europeia da Cultura em 2027.

A Câmara Municipal de Aveiro que lidera este processo, as entidades copromotoras, Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, Universidade de Aveiro e Associação Industrial do Distrito de Aveiro-CCI, todas as entidades públicas e privadas, e todos os Cidadãos que participaram neste processo, conseguiram um relevante ganho de crescimento e capacitação, com este processo, aguardando agora com tranquilidade e respeito a decisão do Júri que será anunciada no próximo dia 07DEZ22.

Na terça-feira, dia 13DEZ22, às 18.30 horas, no Teatro Aveirense, em Aveiro, vamos realizar um evento público de apresentação da segunda e última versão do “bidbook”, da Candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027, no qual será realizado um balanço do projeto Aveiro CEC 2027 e apresentados os seus futuros passos (em qualquer cenário) e a nossa reação à decisão do Júri.

Marinha Grande | MUNICÍPIO CRIA SELO “INSTITUIÇÃO AMIGA DA AMAMENTAÇÃO”

 O Município da Marinha Grande apresentou o Selo "Instituição Amiga da Amamentação”, durante a conferência “Amamentação, Saúde e Vida Profissional”, que decorreu no passado dia 30 de novembro, no Auditório da Biblioteca Municipal, numa organização da Câmara Municipal, Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) e Associação Luas e Faluas.

Este projeto decorre do facto do concelho da Marinha Grande se caracterizar por ter um vasto tecido empresarial, empregador de um elevado número de mulheres, que deve ser envolvido na criação de respostas que promovam a melhor saúde para a sua comunidade. 


A iniciativa integra-se no âmbito da Estratégia Municipal de Saúde e foi apresentada pela chefe da Divisão da Saúde e Bem-Estar da Câmara Municipal, Cristina Santos. A atribuição do selo pretende reconhecer e distinguir as empresas/instituições do concelho, cujas políticas, programas, planos estratégicos e práticas demonstrem um forte e efetivo compromisso com a promoção da saúde dessa comunidade.

Deste modo, espera-se que as empresas/instituições aderentes protejam e apoiem a prática do aleitamento materno; contribuam para implementação de medidas que visem reduzir o desmame precoce dos bebés em que as mães trabalham; promovam o aumento da duração da amamentação exclusiva, que proporciona inúmeros benefícios para os bebés/mães/famílias/sociedade e inclusive para o planeta.

A Comissão denominada ”AMAR(MENTAR)”, constituída pelo Município da Marinha Grande, Associação Luas & Faluas - Associação para o desenvolvimento pessoal, social e comunitário e Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) da Marinha Grande, será responsável pela atribuição do selo "Instituição Amiga da Amamentação". 

Para as empresas que aderirem ao plano de incentivo à amamentação, conforme evidência científica,  salientam-se como vantagens: um maior empenho e produtividade das mães trabalhadoras, menor absentismo, diminuição dos custos na assistência dos/as funcionários/as, melhoria da imagem empresarial (relativa à responsabilidade social), entre outros.

A Candidatura ao Selo "Instituição Amiga da Amamentação" deverá ser efetuada diretamente à ”AMAR(MENTAR)” por meio de formulário próprio submetido à Divisão da Saúde e Bem-estar do Municipio, sendo posteriormente efetuada a respetiva validação dos requisitos necessários à atribuição do Selo.  A validade de atribuição do selo será por  dois anos, não havendo limite para sua renovação bianual.

A conferência “Amamentação, Saúde e Vida Profissional” abordou também a importância do leite materno, com a intervenção de Elisabete Santos, enfermeira especialista em Saúde Materna da UCC. A importância das empresas/instituições para o sucesso do aleitamento materno foi abordada por Hélia Gomes, da Associação Luas e Faluas; e as necessidades e desafios da alimentação da lactante foram explicados pela professora doutora no Politécnico de Leiria e nutricionista, Cátia Pontes.

Sustentabilidade ambiental, Município de Cantanhede distinguido com Bandeira Eco XXI

 

O Município de Cantanhede voltou a ser distinguido com a Bandeira Eco XXI, galardão que premeia as boas práticas que, ao nível local, concorram para a sustentabilidade ambiental.

Para a atribuição desta insígnia à candidatura conjunta da Câmara Municipal e da INOVA-EM, o júri da Associação Bandeira Azul da Europa considerou os bons indicadores do Município em diversos domínios, como a atribuição de bandeiras azuis a praias marítimas e fluviais, as ações de sensibilização ambiental, a percentagem de população servida por abastecimento de água de qualidade, o ordenamento do território, a beneficiação do espaço urbano e zonas verdes e a conservação da natureza e biodiversidade.

Para a presidente do Município de Cantanhede, Helena Teodósio, esta distinção apenas “vem confirmar a aposta clara da autarquia no cumprimento dos princípios e valores da sustentabilidade ambiental”, que se materializa em investimentos em infraestruturas e equipamentos.

Ainda de acordo com a autarca, a sensibilização continua a ser “um passo decisivo”, pois “será através da educação dos mais jovens para as questões ambientais que dependerá o futuro do nosso concelho”.

Helena Teodósio reconheceu, por outro lado, “o trabalho dedicado e profissional de todos quantos na autarquia e na empresa municipal trabalham para o desenvolvimento do concelho e para a valorização da qualidade de vida dos cidadãos”.

Já o vice-presidente do Município, Pedro Cardoso, que coordena a equipa multissectorial responsável pelos 21 indicadores, entende que “mais do que o simbolismo deste galardão, o qual procura reconhecer as boas práticas de sustentabilidade desenvolvidas ao nível do município, valorizando um conjunto de aspectos considerados fundamentais à construção do Desenvolvimento Sustentável, alicerçados nos pilares da educação e da qualidade ambiental, sabemos que, mais do que tudo, esta candidatura, ano após ano, constitui sempre uma excelente oportunidade para continuarmos a refletir, avaliar e pensar como podemos ir ainda mais longe em termos de práticas mais sustentáveis, numa perspectiva de melhoria contínua e com objetivos cada vez mais ambiciosos”.

Inspirado nos princípios subjacentes à Agenda 21, a Bandeira ECO XXI tem como objetivos “reconhecer as iniciativas/políticas em prol do desenvolvimento sustentável”, “sensibilizar os municípios para uma maior integração das preocupações ambientais nas políticas municipais” e “contribuir para a elaboração de indicadores de sustentabilidade local”, entre outros aspetos.

Campanha de Natal - Uma Árvore Pela Floresta

 Os CTT e a QUERCUS, pelo 9º ano consecutivo, voltaram a ser parceiros na iniciativa "Uma Árvore pela Floresta“, com o intuito de contribuir para a saúde das nossas florestas.
Cada kit vale a plantação de uma árvore no momento e local certos e garante o acompanhamento do seu crescimento para a sua viabilidade.
Este kit, mais de que uma possível  oferta de Natal dos nossos clientes aos seus clientes, parceiros e colaboradores, dá a possibilidade às empresas de participarem  no Programa de Voluntariado Empresarial “ Uma Árvore Pela Floresta “. Para isso é apenas necessário a inscrição em vonluntariado@quercus.pt.
Caso prefira, existe ainda a possibilidade de adquirir os kits em formato digital ( simples ou personalizado ).

Preço: €4,00/kit


Assembleia Municipal aprova desagregação das Uniões de Freguesias de Águeda e Borralha e de Barrô e Aguada de Baixo

 A Assembleia Municipal de Águeda aprovou, na quarta-feira à noite, por maioria, as propostas de desagregação das Uniões de Freguesias (UF) de Barrô e Aguada de Baixo e de Águeda e Borralha em unidades territoriais autónomas, devolvendo-se a autonomia administrativa às Freguesias de Águeda, Boralha, Barrô e Aguada de Baixo.
As propostas de desagregação foram previamente aprovadas em reuniões extraordinárias de Assembleia de Freguesia das duas UF referidas e depois contaram com o parecer favorável por parte do Executivo Municipal.
Segundo a proposta apresentada pelas Assembleias de Freguesias, é salientado o cumprimento dos critérios definidos para as desagregações, onde estão descritos ainda os constrangimentos associados à tramitação do processo de criação das UF, no que consideram ter sido um “erro legislativo” que causou “relevantes prejuízos às suas populações”. Esta decisão expressa, assim, a vontade popular pela reposição do modelo de delimitação territorial existente antes da reforma da Administração Local de 2012.
Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda, salientou, na reunião da Assembleia Municipal, que a posição da Câmara Municipal é de “profundo respeito pela decisão dos órgãos das freguesias” e à qual corresponde “o sentir das populações”. Estas duas propostas “tiveram naturalmente o nosso apoio por representarem exatamente isso”, sublinhou.
A propósito da proposta de desagregação da UF de Águeda e Borralha, Nuno Cardoso, presidente da UF, disse compreender a população, principalmente da Borralha, pelo “sentimento de perda”, nomeadamente de identidade que não foi superada ao longo dos últimos anos e que procurou estar próximo de todos neste seu primeiro ano de mandato. Para o autarca, neste processo de desagregação o importante era garantir que “Águeda não sairia prejudicada” e que manteria o seu estatuto de grande freguesia. “Até ao último dia da nossa União de Freguesias vou defendê-la como tal, continuando a trabalhar com afinco por tudo e por todos”, declarou.

Ana Sofia Pinheiro

Município de Reguengos de Monsaraz vai requalificar a Praça Dr. Manuel Fialho Recto, em São Pedro do Corval

 O Município de Reguengos de Monsaraz vai requalificar a Praça Dr. Manuel Fialho Recto e a sua envolvente, em São Pedro do Corval, no âmbito do projeto Rede de Aldeias Bauhaus EUROACE. A intervenção vai desenvolver-se numa área de cerca de 3 mil metros quadrados e visa dignificar o centro histórico da aldeia, enquadrando os elementos patrimoniais e destacando a sua importância histórica e cultural, eliminando as barreiras arquitetónicas e garantindo canais de circulação livre, segura e confortável num contexto de mobilidade para todos os cidadãos.
 

Reguengos de Monsaraz foi um dos 20 vencedores do primeiro concurso do Novo Bauhaus Europeu dedicado a projetos transformadores em pequenos e médios municípios da eurorregião EUROACE, constituída pelas regiões portuguesas do Centro e do Alentejo e da Extremadura espanhola. A rede de aldeias integra as localidades portuguesas de São Pedro do Corval, Dornelas do Zêzere, Sortelha e Marco e as espanholas de Moraleja e Llerena, que vão beneficiar da regeneração dos espaços rurais de acordo com os princípios do Novo Bauhaus Europeu, centrados na sustentabilidade, inclusão e estética.
 
A Equipa de Coordenação do Programa de Assistência Técnica esteve nos dias 24 e 25 de novembro a visitar São Pedro do Corval, tendo reunido com os técnicos do Município de Reguengos de Monsaraz, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro. A equipa conheceu ainda a Olaria Patalim, realizou uma sessão de trabalho na Casa do Barro com partilha de experiências entre todos os parceiros e uma sessão pública, tendo a autarquia convidado todas as entidades, agentes económicos e associações para assistirem aos trabalhos. 
 
 Carlos Manuel Barão
 

Marinha Grande | MUSEU JOAQUIM CORREIA COMEMORA 25 ANOS COM DANÇA, MÚSICA E ESCULTURA

 O Museu Joaquim Correia, na Marinha Grande, celebra o seu 25º aniversário, que se assinala no dia 5 de dezembro, com atividades para toda a família, que decorrem durante o mês de dezembro.

O ponto alto das comemorações ocorreu este domingo, 4 de dezembro, através de iniciativas que integraram dança, música e a inauguração de uma exposição de escultura. Participaram o presidente da Câmara, Aurélio Ferreira; a vereadora da cultura, Ana Alves Monteiro; a presidente da Junta da Marinha Grande, Cristina Sousa; entre vários outros convidados que assistiram ao momento cultural.
O presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, partilhou o seu agrado pela celebração desta efeméride e pela participação do público, num local que consagra e homenageia a obra de tão ilustre e reconhecido artista, como foi o Mestre Joaquim Correia.

Aurélio Ferreira agradeceu aos grupos culturais convidados para o programa de aniversário, bem como a Paulo Honorato, pelas obras agora em exposição, que retratam a visão do artista acerca da mulher.

O programa comemorativo teve início com a performance do grupo de dança contemporânea, da Escola de Artes e Movimento do Sport Operário Marinhense, no pavilhão das grandes esculturas do Museu.

Seguiu-se a abertura da exposição “Feminae”, de Paulo Honorato. Nesta mostra que estará patente até ao dia 8 de abril de 2023, o artista leva o público a questionar “Quem são as mulheres da nossa vida?”. Paulo Honorato pensa a mulher ao longo do seu ciclo de vida. Esta exposição de oito mulheres de ferro, confronta o público com a sua surpreendente delicadeza e incita-o a refletir sobre a força da vulnerabilidade feminina.

Depois de escutadas as explicações acerca de cada uma das esculturas, pelo seu autor, o público foi guiado para o concerto da Tuna Projetos de Vida Sénior, da Universidade Sénior da Marinha Grande, que inspirou a sua atuação nas mulheres.

Para finalizar, foram cantados os parabéns ao Museu Joaquim Correia, com direito a bolo de aniversário.

Operação “RoadPol – Alcohol and Drugs” já está nas ruas e estradas

A GNR, entre  hoje, 5 e 11 de dezembro, no planeamento anual efetuado pela RoadPol, realiza uma operação de fiscalização da condução sob efeito do álcool e drogas, com o objetivo de promover comportamentos mais seguros por parte dos condutores e diminuir a sinistralidade rodoviária grave, em todo o território nacional continental.
A Rede Europeia de Policias de Trânsito (RoadPol) é uma organização que foi estabelecida pelas polícias de trânsito da Europa, com a finalidade de melhorar a segurança rodoviária e a aplicação da lei nas estradas. Na estratégia de 2020-2022, a RoadPol estabeleceu quatro áreas de atuação no âmbito da segurança rodoviária: as estradas, os veículos, os utilizadores e a velocidade.
Estas operações, de âmbito europeu, têm como principal finalidade a criação de um ambiente rodoviário mais seguro através de uma intervenção simultânea sobre as principais causas de acidentes procurando, desta forma, influenciar positivamente os utilizadores, levando-os a adotarem condutas que privilegiem comportamentos mais seguros
Na última operação “RoadPol - Alcohol and Drugs” realizada entre 4 a 10 de maio foram fiscalizados 35 249 veículos, tendo sido testados à alcoolémia e a substâncias psicotrópicas 33 310 condutores.

França não descarta regresso da máscara e apela à vacinação contra a covid-19

A decisão do executivo francês vai depender da evolução da situação
O ministro francês da Saúde, François Braun, garantiu este domingo não descartar o regresso da obrigatoriedade do uso de máscara, face ao aumento do número de infetados por covid-19, e apelou à vacinação.
Se as infeções continuarem a aumentar, a minha mão não vai tremer se for necessário decretar a obrigatoriedade da máscara", afirmou, em entrevista ao canal de televisão BFM.
Contudo, Braun notou que a decisão do executivo vai depender da evolução da situação, numa altura em que França também se depara com um aumento de casos de gripe e bronquiolite.
François Braun ressalvou não ser favorável às restrições, mostrando-se confiante quanto ao facto de os franceses adotarem, voluntariamente, medidas de prevenção.
Lanço um apelo solene à vacinação", acrescentou.
Segundo os últimos dados, reportados a sábado, França registou 52.908 novos casos, um aumento semanal de quase 10%.

SIC Notícias