domingo, 13 de fevereiro de 2022

Queda sem precedentes em doações de sangue coloca bancos em alerta no Brasil e no mundo

31 janeiro 2022
Legenda da foto,

Fundação Pró-Sangue, em São Paulo, diz que estoque de alguns tipos de sangue está no nível emergencial

Em feriados prolongados ou de meses de férias, como janeiro, é comum que os estoques fiquem mais baixos no banco de sangue da Fundação Pró-Sangue, que abastece mais de cem hospitais da região metropolitana de São Paulo com suprimentos essenciais para salvar a vida de vítimas de acidentes, pacientes em tratamento ou com complicações de saúde.

Mas a médica Helena Sabino nunca viu uma escassez tão longa quanto a vivida atualmente.

"Se é uma crise sem precedentes? Acho que sim. Porque já tivemos crises piores (de falta de sangue), mas pontuais, de curta duração", diz a médica à BBC News Brasil. "Neste ano está bem mais difícil para bancos públicos e privados de sangue. Todo mundo está restringindo o que se usa em transfusões."

No dia em que conversou com a reportagem, em 31 de janeiro, todos os tipos negativos de sangue estavam em nível emergencial - o nível mais crítico - na Fundação Pró-Sangue.

 E se a situação é delicada na Fundação Pró-Sangue (que é referência no país e tem seis postos para atendimento a doadores), o problema tende a ser ainda mais agudo em bancos de sangue menores.

"Alguns hospitais que tinham seus próprios bancos de sangue têm nos procurado" por estarem sem estoque, agrega Sabino.

A médica ressalta que, até o momento, nenhum paciente deixou de ser atendido por causa da escassez atual na Grande São Paulo.

"Mas se você (hospital) me pede fornecimento, nós temos que fornecer com restrição. Se tenho 50% de estoque, vou atender com 50% do que me pedem e daí avaliar as demandas caso a caso, a pedido dos hospitais. Temos de orientar os médicos a não usarem quando o paciente puder esperar. É mais trabalhoso e tudo fica mais vulnerável."

Doações caíram na pandemia

Logo no início, em 2020, a pandemia de covid-19 fez caírem muito as doações de sangue, em um momento em que as pessoas tinham mais medo de sair de casa e evitavam ao máximo buscar unidades de saúde.

"Mas, apesar dessa queda drástica, o consumo de sangue estava mais restrito, porque não havia tantos acidentes de trânsito e o paciente de covid-19 não usava tanto sangue, só quando tinha complicações mais sérias", detalha Sabino.

Agora, porém, com a volta da circulação das pessoas, dos acidentes de trânsito e das cirurgias (muitas das quais estavam represadas), o consumo voltou a crescer - mas as doações continuam em um patamar aquém do ideal.

Com o agravante do avanço da variante ômicron, que fez o Brasil bater sucessivos recordes de novas infecções diárias pelo coronavírus e dificultou as doações de sangue - pessoas com diagnóstico ou suspeita de covid-19 têm de se isolar e esperar dez dias após sua recuperação completa para doar sangue, segundo norma do Ministério da Saúde (veja mais detalhes sobre como doar ao fim da reportagem).

Legenda da foto,

Pandemia fez cair a doação de sangue em diversos países, inclusive no Brasil

Ou seja, a demanda por sangue voltou a crescer no país, mas a oferta não tem conseguido acompanhar esse crescimento.

'Crise nacional' de falta de sangue nos EUA

A queda de doações de sangue por conta da pandemia tem sido observada em vários países.

No Reino Unido, em outubro de 2021, o centro de sangue e transplantes do sistema de saúde público britânico (NHS) acendeu alerta depois de o suprimento ter caído para níveis "críticos". Na Escócia, por exemplo, o número de doadores era o mais baixo em todo este início de século, segundo dados de dezembro.

Mas é nos Estados Unidos que o problema se converteu em uma crise nacional - e uma das mais graves da história recente, resultando em remarcação forçada de cirurgias, fechamento temporário de centros médicos para novos pacientes e adiamento de tratamentos vitais.

A situação é tão complicada que, na segunda semana de janeiro, a Cruz Vermelha americana, que fornece 40% dos hemoderivados utilizados pelos centros médicos do país, declarou pela primeira vez na história uma "crise nacional" por falta de sangue.

Em comunicado com os Centros de Sangue dos Estados Unidos e a Associação para o Avanço do Sangue e Bioterapias, a organização humanitária declarou que alguns hospitais só tinham fornecimento de certos tipos de sangue por menos de um dia, o que constitui "um nível perigosamente baixo".

"Se o suprimento não se estabilizar em breve, o sangue que salva vidas pode não estar disponível para alguns pacientes quando eles precisarem", alertou a Cruz Vermelha.

De acordo com dados oficiais, desde março do ano passado houve uma queda geral de 10% nas doações de sangue em todo os Estados Unidos, enquanto uma diminuição de 62% foi relatada nas campanhas de doação em escolas e universidades.

Como explica a médica Emily Coberly, especialista em hematologia da Cruz Vermelha americana, desde o ano passado os hospitais têm recebido menos sangue e, atualmente, até um quarto da demanda hospitalar não pode ser atendida.

"Chegamos a um ponto em que os médicos precisam decidir todos os dias quais pacientes recebem uma transfusão e quais não não vão receber. E isso é de partir o coração", diz.

Legenda da foto,

EUA vivem uma grave crise no sistema de saúde por conta da escassez de sangue

"As cirurgias estão sendo canceladas às vezes no último minuto. Há pessoas que têm câncer que precisam de uma transfusão e estão sendo mandadas para casa sem recebê-la. Há centros de trauma que estão chegando ao ponto de esgotar suas reservas de emergência para casos como um paciente que chega gravemente ferido, com sangramento após um acidente, ou alguém com hemorragia pós-parto", diz Coberly.

Esse foi o caso do Harbor-UCLA Medical Center, na Califórnia, que, no mês de janeiro, chegou a precisar deixar de internar pacientes por mais de duas horas por falta de sangue, algo que, segundo autoridades locais, nunca tinha acontecido em 30 anos de existência do hospital.

'Uma tempestade perfeita'

Segundo Coberly, várias circunstâncias coincidiram para o agravamento do problema, criando "uma tempestade perfeita".

"O mês de janeiro (inverno no hemisfério Norte) costuma ser uma das épocas mais difíceis do ano para se coletarem hemoderivados suficientes para atender às necessidades dos pacientes. Além disso, doenças sazonais, como a gripe, deixam os doadores temporariamente incapazes de doar sangue", diz ele.

"Desde março de 2020, como resultado da covid-19 e do lockdown, vimos um declínio na participação de doadores. E também enfrentamos desafios como o cancelamentos de doações de sangue e limitações de funcionários para executá-las", diz a médica Jennifer Andrews, diretora do banco de sangue do Vanderbilt University Medical Center, à BBC News Mundo, serviço em espanhol da BBC.

Já Ellen Klapper, diretora de Medicina Transfusional e Serviços de Doação de Sangue do Hospital Cedars-Sinai, na Califórnia, acrescenta que o aumento nas infecções pela variante ômicron complicou ainda mais o cenário.

"Este último aumento de casos e a natureza generalizada das infecções atuais realmente viraram tudo de cabeça para baixo. E isso porque os doadores não estão apenas doentes, mas podem estar em casa cuidando de familiares que estão doentes, isolados ou em quarentena", explica.

Coberly ressalta que já ocorreram outras crises por dificuldades em responder à demanda por sangue, mas as circunstâncias fazem do momento atual um dos mais críticos.

"É verdade que de vez em quando sentimos falta de sangue, mas temos estratégias para minimizar o impacto nos pacientes durante o período em que a oferta é limitada ou curta, com o mínimo de interrupção (no fornecimento)", explica.

"A diferença agora é que a escassez é mais grave e prolongada. Foram meses sem conseguir atender a demanda hospitalar, o que levou a esta circunstância realmente grave. Estamos limitando a quantidade de sangue que vai para os hospitais."

Legenda da foto,

Com a crise, hospitais precisam escolher qual paciente vai receber sangue

Andrews ressalta que a falta de sangue, juntamente com infecções por covid entre os funcionários, levou seu hospital, o principal centro de trauma da região de Nashville, a ser forçado a cancelar cirurgias.

"A situação aqui é terrível: temos que tomar decisões individuais sobre os pacientes não apenas todos os dias, mas várias vezes ao dia", conta.

Ao contrário de outros tratamentos em que é possível mudar a estratégia ou o medicamento, "não há alternativa ao sangue".

"Sou hematologista pediátrica e, às vezes, quando um de meus pacientes precisa de uma transfusão de glóbulos vermelhos, mas não tenho o suficiente para dar a ele, os parentes me perguntam: 'Você pode prescrever algo diferente?'", explica.

"Não há mais nada que eu possa prescrever, infelizmente. Então eles só precisam esperar até que tenhamos sangue suficiente", acrescenta.

Controvérsia

Nos EUA, o fato de que, embora as doações sejam voluntárias e não remuneradas, distribuidores e processadores como a Cruz Vermelha vendam o sangue para hospitais é um tema frequente de discussão em fóruns e redes sociais.

Os EUA têm uma poderosa indústria de plasma sanguíneo: os americanos fornecem dois terços do plasma usado em todo o mundo, em um mercado avaliado em US$ 24 bilhões (R$ 131 bilhões).

"A Cruz Vermelha é uma organização sem fins lucrativos e não lucramos com a coleta de sangue de doadores voluntários", diz Coberly.

"Os hospitais nos pagam por unidades de sangue, com as quais cobrimos o salário dos trabalhadores associados às doações, o custo da análise e processamento do sangue e todo o trabalho envolvido na coleta dessas unidades", afirma.

Outro ponto é que as autoridades federais não permitem a doação de sangue de homens gays que tenham relacionamentos com outros homens e uma vida sexual ativa (no Brasil, o Supremo Tribunal Federal derrubou em 2020 a restrição que proibia homossexuais de doar sangue).

A proibição nos EUA, que ainda vigora quase 40 anos após o início da epidemia de HIV, foi revisada no ano passado e reduziu a "quarentena" sem atividade sexual que é exigida para a doação de sangue. Antes, era um ano e, agora, são três meses. Porém, os motivos para a alteração não foram muito bem explicados pela comunidade científica.

"Certamente há evidências e razões científicas para mudar essas regras. Pessoalmente, não acho que essas regulamentações tenham acompanhado a ciência", diz Kappler.

Apelo à sociedade

RODRIGO NUNES/MINISTÉRIO DA SAÚDE

Legenda da foto,

Pessoas que tiveram covid-19 têm de esperar dez dias após fim de sintomas para doar sangue

Os especialistas consultados pela BBC News Mundo acreditam que a crise nos EUA pode durar semanas ou até meses, e que pode ter um impacto grande no sistema de saúde americano, já enfraquecido pelo aumento de internações por casos de covid.

Klapper lembra que doar sangue é um gesto anônimo que salva vidas.

"Vemos isso nos hospitais todos os dias. Com um gesto como esse, outra pessoa pode ser trazida de volta à vida. Damos a vida, salvamos o outro quando lhe damos um pouco do nosso sangue", diz.

De volta ao Brasil, outros bancos de sangue, como o Hemocentro de Brasília, também registraram queda de 23% nas doações na primeira semana de janeiro - atribuída ao aumento nos casos de covid-19 e de influenza.

No ano passado, o Ministério da Saúde calculou que, ao longo de 2020, primeiro ano da pandemia, as doações de sangue caíram 10% em todo o Brasil. Mas o remanejamento de bolsas de sangue entre os diversos Estados impediu que houvesse escassez, segundo a pasta.

Em nota em 28 de janeiro deste ano, o ministério afirmou que, entre janeiro e setembro de 2021 houve uma ligeira alta (de 4%) nas doações em relação ao mesmo período de 2020. Mas advertiu que períodos de férias, como inícios de ano, são de alerta, já que as doações ficam mais escassas, mas acidentes e complicações de saúde "não param de acontecer".

Uma única doação é capaz de salvar até quatro vidas, informa a pasta.

"Hoje cerca de 1% a 2% da população brasileira é doadora de sangue. Se dobrássemos isso para 4%, ficaríamos em situação muito mais confortável", diz Helena Sabino, da Fundação Pró-Sangue.

Como doar sangue

Para ser doador de sangue no Brasil, é preciso ter entre 16 e 69 anos e pesar a partir de 50 kg e estar em boas condições de saúde (veja mais pré-requisitos e restrições aqui).

Vacinados contra a covid-19 podem doar - basta aguardar dois dias depois da dose mais recente da CoronaVac ou sete dias dos demais imunizantes.

Quem tem diagnóstico ou suspeita de infecção pelo coronavírus e apresente sintomas, mesmo que leves, só deve doar depois de estar plenamente recuperado por dez dias.

Assintomáticos que tenham testado positivo para a covid-19 também têm de esperar dez dias. Quem teve contato com pessoas que testaram positivo devem esperar sete dias, contados a partir do último dia desse contato.

Em São Paulo, a Fundação Pró-Sangue tem seis postos para atender doadores (apenas sob agendamento online) na capital paulista e região metropolitana. É possível doar também em hospitais públicos e privados de todo o país que tenham bancos de sangue próprios.

Com reportagem de Paula Adamo Idoeta, da BBC News Brasil, e Lioman Lima, da BBC News Mundo

Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-60147860

NB: A informação constante nesta reportagem não se aplica aos dadores portugueses, pelas diferenças que impõem a nível de triagem clínica, além de critérios específicos, mas, vale a pena ler e procurar perceber as diferenças entre países, e culturas. Não deixa de ter o seu interesse público, evidentemente.

Empresa de telecomunicações alarga rede: Fibra ótica vai chegar a mais 12.700 habitações do concelho de Cantanhede

A cobertura de rede de fibra ótica vai ter um alargamento significativo no concelho de Cantanhede, no âmbito de um protocolo estabelecido entre o Município e a Derivadas & Segmentos, SA em dezembro último. Uma adenda ao documento foi aprovada na última reunião camarária para agilizar o acordo firmado entre as duas entidades.

Nesse âmbito, a empresa vai iniciar a construção de redes de fibra ótica que permitirão a cobertura de aproximadamente 12.700 unidades habitacionais em locais onde este serviço ainda não é disponibilizado, o que representa um enorme benefício para as populações abrangidas. No futuro, a nova infraestrutura digital será disponibilizada pela Derivadas & Segmentos, SA aos operadores de telecomunicações, dando aos utilizadores a possibilidade de escolherem a que entendem ser mais vantajosa.

A rede vai ser construída a partir de pontos de expansão, um dos quais já instalado em Olhos da Fervença, num terreno municipal que a autarquia cede agora à empresa por um período de 20 anos. A escolha deste local foi articulada com a Junta de Freguesia de Cadima e mereceu o parecer favorável da Divisão de Estudos e Projetos da Câmara Municipal de Cantanhede.

Como contrapartida dessa cedência, a Derivadas & Segmentos, SA garante a ligação de fibra em locais públicos de interesse onde esta ainda não exista, previamente sinalizados pela autarquia cantanhedense, nomeadamente escolas, juntas de freguesia e unidades de saúde, o que implica um ajuste ao traçado da rede. O acordo prevê também a colaboração na otimização de infraestruturas de telecomunicações já existentes, minimizando-se, desta forma, o impacto da construção com a consequente passagem da fibra ótica.

O investimento na ampliação da rede de infraestruturas digitais assume especial relevância num município de grandes dimensões como o de Cantanhede – é o maior da região de Coimbra com uma área de 400 quilómetros quadrados. A par disso, traz um impacto positivo na dinâmica económica das comunidades locais, potencia a captação de investimentos e estimula o crescimento de negócios ligados à área das novas tecnologias.

Atento a essa realidade, o executivo liderado por Helena Teodósio já em 2020 estabelecera um acordo de cooperação com uma operadora, tendo em vista a cobertura do concelho com fibra ótica, tão rápido quanto possível.

COLUMBÓFILA PERSPECTIVA NOVA PARCERIA PARA O PROJECTO DE COOPERAÇÃO . DE PARTIDA !

Com vista a um futuro entendimento o empresário José de Almeida Gomes, visitou recentemente a Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, no âmbito do Projecto de Cooperação . de Partida! que aquela Associação desenvolve em Cabo Verde.


José Gomes, que estava acompanhado por Fernando Carvalho, deslocou-se ao concelho de Cantanhede, para conhecer a Associação sediada na cidade de Cantanhede e que desde 2011, tem desenvolvido em Cabo Verde, um meritório trabalho de âmbito social.

Recebido por Jorge Abrantes, na sede social, José Gomes, conheceu pormenorizadamente o projecto desenvolvido pela Sociedade Columbófila, o seu trajecto, os seus destinatários e também o trabalho já desenvolvido, nomeadamente os principais objectivos, que a Direcção Geral da Sociedade Columbófila, pretende atingir com a sua acção solidária, que já permitiu concretizar o envio de 22 contentores de 20 e 40 pés, para aquele país de língua oficial portuguesa, inteirando-se dessa forma, das necessidades mais prementes do referido projecto solidário.

No final da visita, o empresário José Gomes, após conhecer outros projectos solidários e as restantes valências da Sociedade Columbófila e visitar as instalações da sua sede social, congratulou-se com o que lhe foi dado a observar, deixando também, algumas sugestões, fruto da sua vasta experiência em projectos idênticos, por si desenvolvidos na Guiné, reiterando por fim a sua total disponibilidade, para contribuir através da sua empresa, para o apetrechamento de Escolas e Bibliotecas dos parceiros da Sociedade Columbófila.

Jorge Abrantes, aproveitando a disponibilidade de José Gomes, e tendo em conta que a concretizar-se esta parceria, seria uma ajuda de grande alcance educativo, atendendo às carências da comunidade escolar cabo-verdiana, residente nas cidades da Praia, São Domingos e Tarrafal de Santiago, reafirmou o firme propósito de a Direcção Geral, concretizar a referida parceria.

Fuga de gás estará na origem da explosão que fez dois feridos em prédio na Batalha

Uma explosão num edifício de apartamentos em São Mamede, no concelho da Batalha, provocou dois feridos, um em estado grave, e outros 19 desalojados.

A explosão ocorreu pelas 20:00 deste sábado. Os feridos são um casal de cerca de 50 anos, a mulher está em estado mais grave, foi transportada para a unidade de queimados do hospital de Leiria.

Os habitantes do prédio foram realojados pela Proteção Civil da Batalha, no distrito de Leiria.

SIC Notícias

Imagem: CM

Adepto do Palmeiras morre baleado no exterior do estádio do clube, em São Paulo

Um adepto do Palmeiras morreu hoje no exterior do estádio do clube brasileiro de futebol, em São Paulo, ao ser baleado durante confrontos no local onde se assistia à final do Mundial de clubes, perdida para o Chelsea.

Segundo César Saad, da polícia paulista, foi detido um suspeito na sequência dos confrontos, que além de um morto causaram 15 feridos, em rixas com as autoridades ou entre grupos.

Os adeptos assistiam ao jogo com o Chelsea, disputado em Abu Dhabi, no exterior do estádio, prática comum nos jogos fora do ‘Verdão’, campeão sul-americano e treinado pelo português Abel Ferreira.

Um penálti do alemão Kai Havertz no final do prolongamento, aos 117 minutos, selou o triunfo dos ingleses, campeões europeus, depois de Raphael Veiga anular, aos 64, também de penálti, o golo inaugural dos ingleses, do belga Romelu Lukaku, aos 54.

Madremedia/Lusa

Imagem: JN

Entidade Reguladora diz que abastecimento de água para consumo continua normal

A Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) disse sábado, em comunicado, que o abastecimento de água para consumo humano continua com normalidade e segurança, apesar da seca em Portugal continental.

“O acompanhamento efetuado pela ERSAR mostra que o abastecimento de água para consumo humano em Portugal continental continua a processar-se com normalidade”, afimou a entidade reguladora, acrescentando que também a “qualidade da água para consumo humano não regista alterações decorrentes da situação de seca”.

A ERSAR disse que, apesar de a seca meteorológica neste inverno vir a suscitar a apreensão dos consumidores, se mantém a qualidade da água para consumo humano.

Além disso, acrescentou, há mecanismos para as entidades gestoras de água lhe comunicarem em tempo real problemas de qualidade da água, assim como às autoridades de saúde, o que permitirá “determinar, quando necessário, medidas a adotar pelas entidades gestoras para a regularização da qualidade da água”.

Ainda segundo a ERSAR, as entidades gestoras eventualmente mais sujeitas a problemas de falta de água devido à seca hidrológica “têm já prevista a adoção de planos de contingência com medidas que visam assegurar o fornecimento de água à população com elevada qualidade, mesmo em situações de seca”.

A ERSAR explica também os seus procedimentos para lidar com efeitos de uma situação de seca: acompanhamento dos planos a longo prazo das entidades gestoras; medidas de prevenção e promoção de boas práticas na gestão da do ciclo urbano da água; recomendações e procedimentos a adotar às entidades gestoras dos serviços de abastecimento público de água; participação na elaboração de planos de prevenção nacionais.

Quanto à eficiência hídrica, a ERSAR propõe que sejam identificadas as melhores soluções através do “diálogo eficaz com todos os agentes a nível local, regional e nacional, envolvendo sempre os utilizadores e os consumidores em geral”.

Madremedia/Lusa

Manifestantes franceses dos “comboios da liberdade” seguem para Bruxelas

Muitos dos participantes na manifestação deste sábado, em Paris, que se intitulam “comboios da liberdade”, em protesto às restrições e vacinas contra a covid-19, dirigem-se hoje para Bruxelas, onde esperam participar, na segunda-feira, numa grande manifestação europeia.

Depois de terem perturbado o trânsito em alguns pontos da capital francesa, mas sem o conseguirem bloquear como pretendiam, muitos dos automobilistas, provenientes de diversos pontos do país, dirigem-se para norte.

O objetivo, segundo a agência de notícias EFE, é passarem a noite em Lille, junto à fronteira com a Bélgica, antes de se dirigirem até à capital do país e da comunidade europeia, Bruxelas.

É a forma dos manifestantes manterem o protesto contra as medidas adotadas para enfrentar a pandemia de covid-19, em particular o passe de vacinação, obrigatório para aceder à maior parte dos lugares públicos em França.

A manifestação de hoje conseguiu ultrapassar as barreiras policiais e aceder aos emblemáticos Campos Eliseus que, durante uma hora, estiveram fechados ao trânsito.

Entretanto, a dura intervenção policial, que mobilizou 7.200 agentes, acabou por dispersar os manifestantes sem que se registassem incidentes significativos.

Meio milhar de pessoas foram multadas por participarem em manifestações proibidas e 100 foram presas, das quais 81 ainda estão nas esquadras, informou a autoridade de segurança.

A direção da polícia, que tinha proibido as manifestações no sábado, garantiu que mantém o dispositivo policial durante o dia de hoje para o caso de voltarem a tentar bloquear os acessos à cidade de Paris.

Madremedia

Nove mortos em dois ataques durante funeral de vítima de homicídio no México

Nove pessoas foram mortas em Ciudad Juarez, no norte do México, em dois tiroteios durante o funeral de um homem que tinha sido assassinado, disse, no sábado, o gabinete do procurador local.

O primeiro ataque, no qual morreram três pessoas, ocorreu na sexta-feira à noite, na casa onde o corpo do homem, assassinado na quarta-feira, estava a ser velado por familiares, indicou. No sábado, morreram mais seis pessoas num segundo ataque.

As vítimas dos dois tiroteios são seis homens, duas mulheres e uma criança, além de dois feridos, de acordo com um comunicado do gabinete do procurador no estado de Chihuaha, no norte do país.

Ciudad Juarez é uma das cidades mais violentas do México, localizada na fronteira com os Estados Unidos, em frente a El Paso, no Texas.

Mais de 1.400 homicídios foram registados pelas autoridades mexicanas nesta zona, no ano passado, a maioria dos quais resultantes de confrontos entre grupos de traficantes de droga rivais.

SIC Notícias

CORTESIA FRUTO DA CIVILIZAÇÃO CRISTÃ

 “A cortesia é uma das propriedades de Deus, que dá seu sol e sua chuva aos justos e aos injustos por cortesia, e a cortesia é irmã da caridade, que extingue o ódio e conserva o amor.”

 (São Francisco de Assis)

.

“A Revolução Francesa foi satânica porque ela cometeu sacrilégios, entronizou a deusa razão etc. Mas não só por isso. Foi satânica porque representou uma explosão de ódio contra o bem, representado pela pompa, pela graça, pela cortesia, que brilharam naquele tempo.”

(Plinio Corrêa de Oliveira)

.

“A polidez é o ritual da sociedade, assim como a oração o é da Igreja.”

(Madame de Staël)

.

“A corte é como um edifício de mármore, quer dizer, é composta de homens muito duros, mas muito polidos.”

(Racine)

.

“O homem não educado é a caricatura de si próprio.”

(Friedrich von Schlegel)

.

“As raízes da educação são amargas, e os frutos dulcíssimos.”

(Aristóteles)

ABIM

Encanto e desencanto em tempo de COVID

 

  • Padre David Francisquini *

Ocolapso da fé que assola o mundo atual é sem dúvida o pior dos males que grassam na sociedade contemporânea. O reflexo desse flagelo não está apenas nas almas, mas nos ambientes, nos costumes e nas instituições. As pessoas sem fé vivem como se Deus não existisse, à procura desenfreada do gozo da vida, do amor irrestrito ao presente, do desprezo pelo passado e por todos os valores morais e religiosos.

Ao excluir Deus de suas vidas, ipso facto, o homem faz da existência uma chanchada, um carnaval, uma piada, além de outras futilidades que o fazem pular, rir, gritar, cantar. Hoje ele tenta preencher o vazio de Deus, além do trabalho, com automóvel, lazer, celular, vídeos de entretenimento e outros joguinhos do gênero…

Convenhamos, tudo isso parece moldado para fazer esquecer quão grave é a vida, diante das responsabilidades que por sua própria natureza ela nos impõe. Quantas cabeças rolaram ao longo dos séculos, seguidas de promessas de um mundo melhor, onde os homens seriam autossuficientes com o auxílio da ciência e da técnica.

Estas redimiriam o homem do trabalho, das fadigas, das doenças, resolveriam todos os seus problemas, eliminariam a sua dor, a pobreza, a ignorância, a insegurança, enfim tudo aquilo que chamamos de efeitos do pecado original. Cfr. Plinio Corrêa de Oliveira in Revolução e Contra-Revolução.

Mas como os homens gostam de ser enganados! Na medida em que eles foram abandonando a religião, os confessionários foram desaparecendo das igrejas — o mais das vezes, ó dor, removidos por mãos sagradas — e os consultórios psiquiátricos se multiplicando. Por quê?! Será que as pessoas se sentiram ou se sentem frustradas pelas promessas enganosas, e que a vida neste vale de lágrimas se lhes vai tornando inexplicável?!

“Sede sóbrios e vigiai. Vosso adversário, o demônio, anda ao redor de vós como o leão que ruge, buscando a quem devorar” (1 Pedro 8). Essa é a advertência do Evangelho sobre o pai da mentira. A história, em muitas de suas páginas, registrou essas ciladas com nome de renascimento, de cultura, de revolução, de guerra… a ponto de hoje mais que nunca pode-se afirmar que Satanás é o príncipe deste mundo.

As armas infernais são tão velhas como o demônio. Basta que seus agentes se apresentem faceiros com um ramo de louro, um metal brilhante ou um prato de lentilhas para abalar a vigilância tão apreciada por Nosso Senhor e cair no seu encanto. Mas o desencanto vem a galope com as aflições de espírito, transformando as pessoas em joguete, em escravo preso às suas garras… Logo elas, que venderam a alma na ilusão de ser livres!

Não se pode por outro lado negar que diante do esforço revolucionário e luciferino para levar os homens à apostasia venha surgindo uma sadia reação, sem dúvida uma ação da graça, que toca o fundo dos corações. As missas tradicionais, por exemplo, vão se multiplicando com muitos dos bons hábitos e costumes de outrora.

Posta esta introdução, passemos aos fatos. A pequena assistência espiritual prestada por sacerdotes aos enfermos, de modo especial aos atacados pela COVID, vem se tornando mais crítica em razão de uma campanha para cercear o atendimento de pessoas nos hospitais, UPAs e demais serviços ambulatoriais. O pretexto é preservar a saúde coletiva.

Afinal, não apenas da assistência médica ampla e eficaz necessita o paciente, mas também, e de algum modo sobretudo, da assistência espiritual, uma vez que nossos corpos são mortais, mas não a alma, cumprindo-nos por isso preservá-la de se perder eternamente.

É perplexitante nesse sentido considerar que a CNBB cuida quase tão-só de questões sociais e políticas, enquanto os católicos precisam recorrer a advogados para que padres tenham o devido acesso ao leito de pessoas enfermas para salvaguardar seus direitos previstos diante de Deus, direitos esses garantidos pela legislação federal.

Aqueles que por missão divina deveriam ser a voz que clama, o sal que salga, a luz que ilumina, quedam silenciosos e omissos, quando não coniventes com a perseguição que sofrem os fiéis abandonados nos hospitais e lugares correlatos sem o apoio moral e religioso. Uma omissão de clamar aos céus!

Nada mais malfazejo para as almas que necessitam de pão, dar-lhes pedra; que necessitam de um peixe, dar-lhes um escorpião, para utilizar as palavras do divino Salvador nesse caso de tanta incúria no atendimento espiritual de ovelhas que clamam pelos pastores.

Deveriam ser eles os primeiros a demonstrar desvelo em lutar com todos os meios lícitos a fim de que as portas do reconforto fossem franqueadas a almas órfãs, e muitas vezes já no umbral da morte. Seguramente a hora mais difícil da vida, o momento em que as pessoas mais precisam de apoio espiritual e encorajamento.

Este silêncio e omissão, sobretudo num momento como esse, só tem um nome: deslealdade para com a missão da Igreja, da glória de Deus e da salvação das almas.

Voltarei em breve ao tema.

ABIM

* Sacerdote da Igreja do Imaculado Coração de Maria – Cardoso Moreira (RJ).

LOURDES E O FUTURO DOGMA

  • Plinio Corrêa de Oliveira

Muito se poderia dizer a respeito da devoção a Nossa Senhora de Lourdes, mas um dos aspectos insuficientemente acentuado — verdade fundamental para o Reinado de Maria — é Ela enquanto Medianeira de todas as Graças.

Pela sua própria natureza humana, Nossa Senhora não tem mais poder do que nós sobre os astros, sobre os homens. Ela está infinitamente abaixo de Deus, mas Ele a estabeleceu como Rainha de todos os anjos, santos, homens, de todo o mundo material e, ao mesmo tempo, dominadora terribilíssima e completa sobre o demônio. Para isso Ela precisa obter as graças de Deus.

Nas aparições de Lourdes pode-se estudar a presença da ideia da mediação universal das graças e do Reinado de Maria. Isso de modo especial se pode dizer debaixo de um título: Nosso Senhor Jesus Cristo desejou essa fecundidade de milagres operados no santuário de Lourdes.

Na França, por exemplo, há um outro santuário magnífico consagrado ao Sagrado Coração de Jesus, que é o Santuário de Paray-le-Monial, onde Nosso Senhor fez suas revelações a Santa Margarida Maria Alacoque.

Ele poderia perfeitamente fazer com que essa abundância de milagres se desse lá. Poderia fazer o mesmo em todos os santuários do mundo consagrados a Ele, mas não foi o que aconteceu. Ele estabeleceu que a maior fonte de milagres na História da Igreja e do mundo fosse num santuário consagrado a Nossa Senhora.

Nosso Senhor desejou que aquelas curas todas só fossem obtidas sob a égide de sua Mãe Santíssima, depois de uma aparição d’Ela, como uma graça e mediante um pedido feito por Ela. Ele quis que todas aquelas curas estupendas passassem pelas mãos d’Ela.

Ele assim desejou também para documentar o papel de Nossa Senhora enquanto mediadora universal de todas as graças — que ainda não é dogma, mas é uma verdade. Tudo isso para ajudar os homens a compreender bem até que ponto Ela pode nos alcançar tudo.


ABIM

_____________

Excertos da conferência proferida pelo Prof. Plinio Corrêa de Oliveira em 4 de fevereiro de 1965. Esta transcrição não passou pela revisão do autor.