quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

Torres Vedras | COVID-19: SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA NO CONCELHO DE TORRES VEDRAS A 22 DE DEZEMBRO DE 2021

A 22 de dezembro, o concelho de Torres Vedras apresentava 481 casos ativos de infeção por SARS-CoV-2 que se encontram a ser acompanhados pelas autoridades de saúde e existiam 1246 contactos sob vigilância ativa das autoridades de saúde.

O Concelho apresentou 90 novos casos confirmados e 48 novos casos recuperados.

No total, foram contabilizados 8815 casos confirmados, dos quais 8141 recuperados. Desde que a pandemia chegou ao Concelho, há, infelizmente, 193 óbitos a lamentar.

A Autoridade Local de Saúde apela a que os coabitantes de pessoas com autoteste positivo permaneçam em casa e aguardem o contacto da Unidade de Saúde Pública. É desaconselhada a realização de festas e jantares que promovam a aglomeração de pessoas.

A atualização de dados gerais do Concelho é disponibilizada diariamente. Já a distribuição por freguesia é disponibilizada semanalmente, a cada segunda-feira.

Consulte aqui a mais recente atualização semanal.

MUNÍCIPIO DA COVILHÃ LEVA A CABO A INICIATIVA “NOITE FELIZ PARA TODOS”

A Câmara Municipal da Covilhã, no âmbito do programa natalício do Município “Natal com Arte”, realiza a iniciativa Noite Feliz Para Todos, que assume como principal objetivo assegurar aos munícipes com carência económica e sem suporte familiar a tradicional ceia de Natal na noite de Consoada, dia 24 de dezembro.

Com a colaboração de Juntas/Uniões de Freguesias e IPSS do Concelho, serão entregues refeições quentes a cerca de 40 covilhanenses, com carência económica e sem suporte familiar.

Em acréscimo à distribuição de refeições, a Câmara Municipal da Covilhã atribuiu 583 vales solidários/agregados familiares, que correspondem a 1382 pessoas em situação de maior carência económica, identificados pelas Juntas e Uniões de Freguesias. Os valores dos mais de 583 vales emitidos foram diferenciados de acordo com as necessidades e com a constituição de cada agregado, visando a melhoria do apoio a famílias de maior dimensão e mais justiça social. Os Vales Solidários de Natal podem ser usados para a compra de bens essenciais, em lojas do comércio tradicional local.

Covilhã | ESCOLA DE ACOLHIMENTO

No âmbito das medidas extraordinárias e de carácter urgente de resposta à situação epidemiológica, em que se inclui a suspensão de atividades letivas e não letivas presenciais, informamos que, na eventualidade de os profissionais de saúde, das forças e serviços de segurança e de socorro - incluindo os bombeiros voluntários e das forças armadas, os trabalhadores dos serviços públicos de gestão e manutenção de infraestruturas essenciais, bem como de outros serviços fundamentais - serem mobilizados para o serviço ou prontidão, e não tenham outro familiar que possa assegurar a assistência aos seus filhos ou outros dependentes (com mais de 3 e menos de 12 anos de idade), serão estes acolhidos na Escola Pêro da Covilhã a partir de segunda feira dia 27.

Para o efeito, foram já solicitadas informações sobre necessidades efetivas de acolhimento às Entidades empregadoras. Em situações que requeiram acolhimento urgente, poderão os trabalhadores dos serviços especiais contactar diretamente a Escola Pêro da Covilhã, através do email executivopero@gmail.com.

EQUIPA MINI 12 DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA PARTICIPOU NUM CONVIVIO SOLIDÁRIO


A equipa de Mini 12 da Secção de Basquetebol da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, participou no passado dia 19, de dezembro, no torneio de minibasquete – Convívio Mini 12, realizado em Coimbra e organizado pelo Olivais Futebol Clube.

O torneio contou, para além do clube organizador a Sociedade Columbófila, Ginásio Clube Figueirense e Clube Desportivo Lousanense.

A este convívio esteve associado a recolha de bens, levados pelos atletas, tendo em vista a sua entrega a uma associação, como um gesto de solidariedade no período festivo que atravessamos.

A equipa foi orientada pelo Treinador João André Costa, auxiliado por Gonçalo Girão (atleta Sub 18 da ASSSCC) e contou com o apoio de uma claque, formada pelos pais dos atletas.

Constituição da equipa: Francisca Jerónimo; Bernardo Caldeira; Gabriel Farinha; Martim Alves; Martim Jesus; Tiago Ferra; Vasco Neves; Tiago Bessa; Tiago Marques; Diogo Ribeiro.

Proença-a-Nova | Festas Felizes!



Numa época de afetos, esperança e luz, em que a partilha da amizade, da alegria e do amor acontece tantas vezes à mesa, envolvida de aromas, cores e sabores, que ela nos preencha plenamente o espírito para abraçarmos mais um ano de desafios e superações.

Em meu nome pessoal, do executivo e dos colaboradores do Município desejo Feliz Natal e Próspero 2022

João Lobo

Presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova

Proença-a-Nova | Piscina Municipal disponibiliza elevador portátil para pessoas com dificuldades de locomoção

O Município de Proença-a-Nova adquiriu um elevador portátil de utilização aquática acessível a piscinas interiores para pessoas com dificuldades de locomoção, integrando uma lista de produtos de apoio para pessoas com deficiência ou incapacidade. Desta forma, é possível a qualquer pessoa com este tipo de limitações usufruir da Piscina Municipal. O elevador disponível permite transportar pessoas diretamente do balneário para o interior da piscina, tem uma carga máxima tolerável de 136 kg e alcança uma profundidade de cerca de 1,26 metros.

A escola de natação da Piscina Municipal tem ainda vagas disponíveis para a classe de necessidades especiais, onde é realizado acompanhamento personalizado de hidroterapia, todas as terças e quintas-feiras, às 11h00. Existe um total de cinco inscrições para esta modalidade, estando três delas preenchidas neste momento e sendo possível realizar agendamentos noutros horários mediante disponibilidade do grupo de desporto do Município.

Para garantir o uso regular e seguro funcionamento deste elevador portátil os funcionários responsáveis pela Piscina Municipal estão encarregues de manter todos os cuidados, garantindo o correto posicionamento e devido acondicionamento durante a não-utilização e assistência ao professor que estiver responsável pela utilização.

Mulher apanhada por onda na Praia do Areão, transportada para Aveiro em estado “muito grave”

O alerta chegou ao Bombeiros Voluntários de Vagos pelas 19:36 horas desta quinta-feira.

Uma mulher de 25 anos de idade, que se encontrava, "em princípio à beira mar" com outras duas pessoas, esteve desaparecida no mar por algum tempo, até ao momento em que foi localizada e retirada da água.

Estando "em paragem cardiorrespiratória", a vítima recebeu, de imediato, "manobras constantes de reanimação" por parte dos Bombeiros de Vagos que, por essa altura já recebiam "apoio dos Bombeiros de Mira" no local.

Desconhecem-se, até ao momento, os contornos de como ocorreu esta grave situação e como terão chegado as vítimas ao Hospital de Aveiro.

Entretanto, uma mulher de 64 anos de idade também foi transportada para o Hospital de Aveiro, por conta da "hipotermia" que apresentava. Quanto ao homem, acabou por não necessitar de assistência.

Estiveram no local 4 viaturas dos Bombeiros Voluntários de Vagos com 10 homens, 2 viaturas dos Bombeiros Voluntarios de Mira com 6 elementos, 1 viatura VMER de Aveiro e 1 viatura da Polícia Marítima.

As informações foram prestadas por fontes oficiais das duas corporações de bombeiros.

Jornal Mira Online

Voto de pesar pelo falecimento do médico Dinis Calado

A Câmara Municipal de Anadia aprovou, por unanimidade, um Voto de Pesar pelo falecimento, no passado dia 14 de dezembro, do médico Dinis Calado, reconhecendo assim todo o trabalho desenvolvido em prol do concelho, o qual foi exercido com grande dedicação e rigor, nomeadamente as funções de Diretor Clínico das Termas de Vale da Mó, bem como pelo prestígio e reputação alcançados enquanto Urologista.

Dinis Calado, 81 anos, era natural da Candeeira e residente no lugar de Aguim, concelho de Anadia. Exerceu medicina durante mais de cinquenta anos, tendo iniciado a sua carreira com a especialidade em Cirurgia Geral. Contudo, foi na especialidade em Urologia que se destacou, nos 39 anos em que esteve ligado ao Hospital da Universidade de Coimbra.

Dinis Calado era também um defensor do termalismo, tendo exercido com zelo, rigor e autoridade técnica as funções de Diretor Clínico das Termas de Vale da Mó, entre 2007 e 2021. Esteve também ligado às Termas da Curia, enquanto Diretor Clínico.

O Município de Anadia expressa assim, à sua família, as mais sentidas condolências pela perda que sofreu.

Covid-19: Governo proíbe corte de água, luz, gás e telecomunicações até março

O Governo proibiu a suspensão do fornecimento de serviços essenciais, como água, luz, gás e telecomunicações, até março, no âmbito das medidas para mitigar o impacto da pandemia de covid-19.

Segundo um diploma publicado hoje em Diário da República, é prorrogada “a vigência de alguns artigos do decreto-lei n.º 56-B/2021, de 07 de julho, que altera o regime excecional para as situações de mora no pagamento da renda e estabelece a garantia de fornecimento de serviços essenciais no âmbito da pandemia da doença covid-19”.

Assim, ficou estabelecida a garantia do fornecimento de serviços essenciais de água, eletricidade, gás natural e gases de petróleo liquefeitos canalizados e comunicações eletrónicas até ao final de março de 2022, não sendo permitida a sua suspensão.

Até esta data, os consumidores que estejam desempregados ou com uma quebra de rendimentos do agregado “igual ou superior a 20%”, face aos valores do mês anterior, podem também solicitar a suspensão temporária dos contratos de telecomunicações, sem penalizações, retomando-se em 01 de abril ou noutra data a acordar com o fornecedor.

Multinews/Lusa

Prepare-se para um Natal com muita chuva e agitação marítima

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, prevê-se um agravamento das condições meteorológicas nos próximos dias.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil recomenda à população a tomada das necessárias medidas de prevenção durante o período que irá desde sexta-feira (24) até domingo, (26 de Dezembro).

Sexta-feira, 24 de dezembro:

− Períodos de chuva em todo o território, por vezes forte no litoral Norte e Centro (distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Viseu, Aveiro e Coimbra);
− Agitação marítima na costa ocidental com ondas de noroeste entre 4 e 5 metros de altura significativa.

Sábado, 25 de dezembro:

− Períodos de chuva, por vezes forte e persistente, em especial nas regiões Centro e Sul, passando a regime de aguaceiros e diminuindo de intensidade e frequência durante a tarde;
 Vento forte do quadrante sul, soprando até 45 km/h no litoral e até 50 km/h nas terras altas, com rajadas até 65 km/h e 80 km/h respetivamente, rodando para quadrante oeste no final do dia;
− Agitação marítima na costa ocidental com ondas de noroeste, temporariamente de oeste, entre 4 e 5 metros de altura.Domingo, dia 26 dezembro:

− Chuva mais intensa durante a tarde;
− Vento do quadrante oeste, por vezes forte no litoral (até 45 km/h, com rajadas até 65 km/h) e nas terras altas (até 55 km/h, com rajadas até 80 km/h), sendo temporariamente do quadrante sul durante a manhã e a tarde;
− Agitação marítima na costa ocidental com ondas de noroeste, entre 4 e 5 metros de altura significativa, no período da madrugada, nos distritos de Setúbal, Beja e Faro.

Portugal regista 10 549 novos casos de Covid e mais 17 mortes

Das últimas 24 horas, há um registo de menos 16 pessoas internadas em enfermarias e menos sete em cuidados intensivos.


Estão confirmadas 18 840 mortes devido à Covid-19 em Portugal, mais 17 do que no último boletim epidemiológico emitido pela Direção-Geral da Saúde (DGS). O número de pessoas infetadas pela doença até agora é de 1 253 094, mais 10 549 nas últimas 24 horas. O maior número de novos casos desde 3 de fevereiro, quando se registaram 9083 casos.

O boletim epidemiológico diário da DGS revela ainda uma diminuição do número de pessoas internadas, contabilizando esta quinta-feira 893 internamentos, menos 16 do que na quarta-feira, dos quais 148 em unidades de cuidados intensivos, menos sete nas últimas 24 horas.

Das 17 mortes, cinco ocorreram no Norte, três em Lisboa e Vale do Tejo, outras três no Centro, três no Algarve, duas na região autónoma da Madeira e uma no Alentejo.

Lisboa e Vale do Tejo é também a região com mais novos casos diagnosticados nas últimas 24 horas (5350), seguindo-se o Norte (2817), o Centro (1465), o Algarve (328), o Alentejo (255), a Madeira (249) e os Açores (85).

Os casos ativos de Covid-19 aumentaram nas últimas 24 horas, totalizando 84.643, mais 6584 do que na quarta-feira, e recuperaram da doença 3948 pessoas, o que aumenta o total nacional de recuperados para 1 149 611.

Em relação ao dia anterior, as autoridades de saúde têm mais 5185 contactos em vigilância, totalizando 112 417 pessoas.

TSF

Autotestes permitidos. Restauração volta atrás e já não encerra em protesto no Natal e Ano Novo

 Daniel Serra, presidente da PRO.VAR - Associação Nacional de Restaurantes, pede que os portugueses voltem a remarcar as reservas que estavam previstas e que foram canceladas na sequência da decisão do Governo de apenas permitir apresentação de testes PCR à entrada dos restaurantes. Afinal os autotestes voltaram a ser permitidos até 2 de janeiro, o que a PRO.VAR encara como "um balão de oxigénio".

Governo atualizou a norma e afinal também é permitida a apresentação de autotestes à Covid-19 para entrar em restaurantes, estabelecimentos turísticos ou em eventos nos dias 24, 25, 30 e 31 de dezembro e 1 de janeiro. Em resposta a este recuo por parte do Executivo, Daniel Serra, presidente da PRO.VAR - Associação Nacional de Restaurantes, aplaude a decisão e anuncia o cancelamento do protesto que tinha marcado para o Natal e o Ano Novo.

"Vão agora recuar com essa intenção visto que o Governo corrigiu uma questão, permitindo agora que os portugueses possam, com o autoteste que já era familiar a todos os portugueses, aceder aos restaurantes, e daí realmente alterar de forma substancial o fluxo", admite Daniel Serra, em declarações à TSF.

Na quarta-feira, a associação PRO.VAR tinha anunciado que centenas de restaurantes encerrariam dada a exigência de apresentação de teste PCR à entrada. Numa nota divulgada esta manhã, o Ministério da Saúde esclarece que os autotestes são aceites desde que feitos no local mediante supervisão. É um recuo que vai "permitir que os restaurantes possam ter uma atividade quase normal", de acordo com Daniel Serra.

"A partir de agora, sim, passamos a ter viabilidade nos negócios, e vamos continuar a respirar. No fundo, é um balão de oxigénio para permitir que as empresas continuem à espera de melhores dias." Dada esta "situação mais facilitada", está confirmado: "Vamos recuar nesta intenção de protesto. A maioria dos restaurantes vai abrir nos dias que estavam indicados."

O presidente da PRO.VAR apela aos clientes para que remarquem as reservas, já que, logo que foram conhecidas as medidas do Governo, os cancelamentos não pararam. "Realmente ontem foi um dia especialmente atípico", comenta o responsável da associação afeta à restauração.

A partir da meia-noite do dia 25 de dezembro e durante o período de contenção imposto pelo Governo, que termina a 10 de janeiro, é possível apresentar um autoteste para aceder aos restaurantes, estabelecimentos turísticos ou em eventos.

É igualmente admitido o comprovativo de teste PCR com uma antecedência de 72 horas ou o comprovativo de teste rápido de antigénio com uma antecedência de 48 horas.

Rute Fonseca / Catarina Maldonado Vasconcelos / TSF


Covid-19. Pelo menos 50 casos em surto associado a discoteca de Coimbra

Face às características do surto, que terá "grande transmissibilidade", a investigação prossegue para "monitorização do evento", refere a Administração Regional de Saúde do Centro.

Foram já identificados 50 casos de Covid-19 em jovens entre os 16 e os 18 anos, num surto associado a uma discoteca de Coimbra, avançou esta quinta-feira a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC).

Os casos começaram a ser detetados na terça-feira pela Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Mondego, que identificou jovens infetados "que frequentaram o mesmo evento num espaço de diversão noturna do concelho de Coimbra", disse a ARSC, em comunicado.

Dada a atividade em questão, de grande proximidade e em espaço fechado com intensa interação durante várias horas, os casos iniciais geraram casos secundários, alguns estendendo-se a outros concelhos do distrito de Coimbra", acrescentou.

Segundo a ARSC, até ao momento, já foram identificados 50 casos, todos com "sintomatologia ligeira, sem necessidade de internamento".

"Estão a ser tomadas todas as medidas de prevenção, nomeadamente a realização de testes para diagnóstico, isolamento dos casos e dos seus contactos de alto risco, com vista à interrupção das cadeias de transmissão", frisou.

De acordo com a entidade, face às características do surto, que terá "grande transmissibilidade", a investigação prossegue para "monitorização do evento".

No final da nota, a ARSC apela "ao cumprimento das regras e procedimentos para prevenção da infeção por SARS-Cov-2, nomeadamente o distanciamento, a higienização das mãos, o uso de máscara e a realização de testes antes da participação em eventos e encontros familiares".


Covilhã | 42.ª CORRIDA DE SÃO SILVESTRE CANCELADA

O Município da Covilhã e Direção do CCD Leões da Floresta, informam que a 42.ª Corrida de São Silvestre, já não se irá realizar, devido ás restrições aplicadas pelo Governo e Direção Geral da Saúde tendo em conta a atual situação epidemiológica.

POSTO MÉDICO DO ESTÁDIO MUNICIPAL CEDIDO PARA REALIZAÇÃO DE TESTES À COVID-19


A Câmara Municipal da Marinha Grande celebrou um protocolo de colaboração para cedência temporária do Posto Médico localizado no Estádio Municipal, na Avenida Dr. José Henriques Vareda, ao Laboratório Virgílio M. Roldão, Lda, para a realização de testes rápidos antigénio à população.

A cedência de instalações vigorará até ao dia 20 de março de 2022, data do término da situação de calamidade no território continental, podendo ser renovada ou prolongada em função da gravidade da situação epidemiológica do concelho.

Naquele local é possível a realização de testes à Covid-19, incluindo os testes rápidos antigénio comparticipados pelo Estado.

O Laboratório irá ainda realizar gratuitamente, no âmbito da comparticipação do Estado e do protocolo celebrado com a Câmara Municipal da Marinha Grande, 40 testes rápidos à população inscrita no portal do Município, cujo endereço é www.cm-mgrande.pt, a partir do dia 27 de dezembro.

Esta medida é tomada pela necessidade de proporcionar um local com condições adequadas e com estacionamento para a realização dos testes, dado que o referido laboratório não possui instalações para acomodar diariamente tão elevado número de pessoas.

A testagem apresenta-se como um dos meios mais eficazes para conter os contágios e impedir a evolução da doença, pelo que é necessário atuar com um elevado nível de celeridade na obtenção dos resultados laboratoriais, permitindo, assim, que a população infetada tome as medidas adequadas para evitar contactos com terceiros.

ÉVORA | POSTO DE TESTAGEM COVID-19 DE APOIO À ATIVIDADE ECONÓMICA NO MERCADO MUNICIPAL


Nos dias 23 e 30 de dezembro, entre as 14 e 18 horas, a Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), em parceria com os Laboratórios Germano de Sousa e a Câmara Municipal de Évora, disponibiliza um Posto de Testagem de apoio aos alojamentos, restauração, bares e discotecas, no Mercado Municipal, na Praça 1º de Maio. 
Os interessados podem realizar testes rápidos Antigénio Covid-19, gratuitos, e sem marcação prévia.

Postal de Boas Festas IPDJ 2021

Boas Festas e um Feliz Ano de 2022!

Marinha Grande | ESCOLAS ENCERRADAS E REFEIÇÕES ESCOLARES POR TAKEAWAY

 A Câmara Municipal da Marinha Grande vai assegurar as refeições escolares às crianças do ensino pré-escolar e do 1º ciclo, beneficiárias dos escalões A e B, em regime de takeaway, de 27 de dezembro a 7 de janeiro de 2022, uma vez que, nesse período, as escolas, jardins de infância, creches, serviços AAAF e CAF estarão encerradas, no âmbito do estado de calamidade.

Os pais dos alunos do ensino pré-escolar e 1.º ciclo abrangidos pela ação social escolar, escalão A e B, poderão marcar as refeições em regime de takeaway, a partir de quinta-feira,  23 de dezembro (dia 24 e dia 31 de dezembro, os serviços estão encerrados por motivo de tolerância de ponto).

Este serviço entrará em funcionamento a partir de segunda-feira, dia 27 de dezembro (2ª feira) até 7 de janeiro (6ª feira) de 2022.

O serviço funcionará de 2ª a 6ª feira, com exceção do dia 31 dezembro, por motivo de tolerância de ponto.

As refeições em regime de takeway serão  entregues consoante o Agrupamento de Escolas de frequência, nos  seguintes locais,:
- AE Nascente - EB João Beare,
- AE Poente - EB Francisco Veríssimo,
- AE Vieira - EB António Vitorino.

MARCAÇÃO PRÉVIA ATRAVÉS DO CONTACTO 244 573 300 (opção 5) das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h00 todos os dias úteis.

Coimbra | Dia 27 de dezembro HortaLAB dá-se a conhecer

 O projeto dos estudantes da Escola Superior Agrária de Coimbra “HortaLAB” apresenta-se à comunidade no próximo dia 27 de dezembro, às 17h00, através de um webinar.

O webinar abordará a história da construção deste projeto, que atualmente é dinamizado pelos alunos do 1.º ano da Licenciatura em Agricultura Biológica da ESAC, Alexandre Penicheiro e João Graça, as histórias pessoais de alguns dos membros da equipa, bem como os benefícios do desenvolvimento de um espaço de produção e gestão conjunta por estudantes num contexto escolar.

Os interessados em conhecer o "Movimento Estudantil Regenerativo" da ESAC devem inscrever-se neste webinar, que visa igualmente a angariação de fundos, mas cuja participação é gratuita, em https://bit.ly/ApresentacaoHortaLAB_ESAC.

Para esclarecimentos adicionais, os interessados devem contactar para o e-mail hortalabesac@gmail.com.

Chuva forte e trovoada colocam país sob aviso amarelo

Todos os distritos de Portugal continental, com exceção de Évora, estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de chuva forte e possibilidade de trovoadas, segundo o IPMA.

Os 17 distritos do continente vão estar sob aviso amarelo até às 09:00 de hoje e entre as 03:00 e as 16:00 de sexta-feira.

O IPMA emitiu também um aviso amarelo para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 5 metros, temporariamente de oeste na sexta-feira.

O aviso amarelo de agitação marítima no continente vai estar em vigor entre as 15:00 de hoje e as 06:00 de sexta-feira.

Também por causa da agitação marítima, o IPMA colocou sob aviso laranja os grupos central (São Jorge, Terceira, Graciosa, Pico e Faial) e ocidental (Flores e Corvo) dos Açores até às 00:00 de sexta-feira, passando depois a amarelo até às 12:00.

Estes grupos estão ainda sob aviso amarelo por causa do vento forte até às 18:00 de hoje.

O grupo oriental (São Miguel e Santa Maria) está sob aviso amarelo por causa da agitação marítima, com ondas de noroeste de 5 a 7 metros, até às 00:00 de sexta-feira.

O IPMA colocou ainda as costas Norte e Sul da ilha da Madeira sob aviso amarelo por causa da agitação marítima com ondas de noroeste com 4 a 5 metros até às 12:00 de sexta-feira.

O aviso laranja é o segundo mais grave e representa uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.

Já o aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que a situação meteorológica representa risco para determinadas atividades.

Madremedia

A glória de Deus no alto dos céus, aspecto secundário do Natal?

O ARCANJO SÃO GABRIEL APARECE AOS PASTORES – ALFRED MORGAN (1836-1924). COLEÇÃO PRIVADA

Não há paz na Terra sem que os homens estejam voltados para Nosso Senhor Jesus Cristo. E “paz na Terra” inclui a cessação de todas as lutas, exceto a incessante e gloriosa guerra contra o demônio e seus aliados.

Plinio Corrêa de Oliveira

Reprodução de Catolicismo, dezembro/1963, nº 156

Repousais, Senhor, em vosso misérrimo e augustíssimo presépio, sob os olhos da Virgem, vossa Mãe, que vertem sobre Vós os tesouros inauferíveis de seu respeito e de seu carinho. Jamais uma criatura adorou com tão profunda e respeitosa humildade o seu Deus. Nunca um coração materno amou mais ternamente seu filho. Reciprocamente, jamais Deus amou tanto uma mera criatura. E nunca filho amou tão plenamente, tão inteiramente, tão superabundantemente sua mãe.

Toda a realidade desse sublime diálogo de almas pode conter-se nestas palavras que indicam aqui todo um oceano de felicidade, e que em ocasião bem diversa haveríeis de dizer um dia do alto da Cruz: “Mãe, eis aí teu filho. Filho, eis aí tua Mãe” (cfr. Jo 19, 26). E, considerando a perfeição deste recíproco amor, entre Vós e vossa Mãe, sentimos o cântico angélico que se levanta das profundezas de toda alma cristã: “Glória a Deus no mais alto dos Céus, e paz na Terra aos homens de boa vontade” (Lc 2, 14).

Fala-se mais de paz do que da glória de Deus

“Paz na Terra aos homens de boa vontade”: o jogo complicado, mas célere das associações de imagens me faz sentir imediatamente que em numerosas ocasiões no ano que finda ouvi falar de paz, e de homens de boa vontade. Curioso… dou-me conta de que ouvi falar menos, e até muito menos, da glória de Deus no mais alto dos Céus. A bem dizer, disto quase não ouvi falar. Nem mesmo implicitamente; pois implicitamente se fala da glória de Deus quando se afirmam os soberanos direitos d’Ele sobre toda a criação, e, por amor a Ele, se reivindica o cumprimento de sua Lei por parte dos indivíduos, famílias, grupos profissionais, classes sociais, regiões, nações, e toda a sociedade internacional.

Por que este silêncio? — Pergunto-me. Por que os homens querem tanto a paz? Por que tantos homens se ufanam de ter boa vontade? E por que tão poucos são os que se preocupam com a glória de Deus, e se blasonam de por ela agir e lutar?

Adoração dos pastores – Gerard van Honthorst (1592-1656). Pomeranian State Museum (Pomerânia). 
A Crucifixão – Bernardino Luini (1480-1532). Museu Hermitage, São Petersburgo (Rússia)

A paz dos homens vale mais que a glória de Deus?

Em outros termos, o fato essencial do vosso Santo Natal, Senhor, seria só a paz na Terra para os homens de boa vontade? E a glória de Deus no mais alto dos Céus seria como que um aspecto colateral, longínquo, confuso e insípido para os homens, do grande evento de Belém?

Em outros termos ainda, a paz dos homens vale mais que a glória de Deus? A Terra vale mais que o Céu? O homem vale então mais do que Deus? E a paz na Terra pode ser obtida, conservada e até incrementada sem que com isto nada tenha a ver a glória de Deus?

Por fim, o que é um homem de boa vontade? É o que só quer a paz na Terra, indiferente à glória de Deus no Céu?

Todas estas questões convidam a uma detida análise do cântico angélico.

Meditar no Santo Natal de modo transcendente

Admirável profundidade de toda palavra inspirada! Tão simples que até uma criança o pode compreender, o cântico dos Anjos de Belém encerra, entretanto, verdades das mais profundas.

Como é proveitoso, pois, nutrir o espírito com essas palavras, para participar devidamente das festas do Santo Natal!

Ajudai-nos, Mãe Santíssima, Sede da Sabedoria, com vossas preces, para que, iluminados pelas claridades que de Jesus dimanam, possamos entender o cântico angélico que é o mais perfeito e autorizado comentário do Natal.

 “Boa vontade” em relação a quem?

Adoração dos pastores
– Camillo Procaccini (1615).
Igreja de Sant’Alessandro, Milão

“Homem de boa vontade”: o que representa isto aos olhos de tantos e tantos de nossos contemporâneos?

Para o sabermos, basta indagar: boa vontade para com quem? A resposta salta impetuosa e impaciente, como sói acontecer quando a pergunta tem algo de ocioso por inquirir o que é quase evidente. Ora bolas, dirão muitos de nossos coetâneos, boa vontade para com o próximo. Aquele que, ateu ou sequaz de uma religião, seja ela qual for, adepto da propriedade privada, do socialismo ou do comunismo, quer que todos os homens vivam alegres, na fartura, sem doenças, sem lutas, sem riscos, aproveitando o mais possível esta vida, este é um homem de boa vontade.

Visto nesta perspectiva, o homem de boa vontade é um artífice da paz. Diz o ditado que “em casa onde falta o pão, todos brigam e ninguém tem razão”. Logo, onde há pão todos têm razão e há paz. Onde há pão, teto, remédios, segurança, com maior razão há necessariamente a paz.

Paz terrena libertada de implicações religiosas?

E a glória de Deus? Para o “homem de boa vontade” assim concebido, é ela um elemento supérfluo no que se refere à paz na Terra. Pois é da adequada ordenação da economia que decorre a boa ordem na vida social e política, e portanto a paz.

“Supérfluo” é dizer pouco, a respeito da glória de Deus no Céu, considerada em função da paz na Terra. Como alguns homens creem em Deus, e outros não creem, e como entre os que creem há diversidade no modo de entender Deus, este último pode atuar como perigoso fautor de divisões, discussões e polêmicas. Deus é um senhor por demais comprometido há milhares de anos em polêmicas, para que dele se fale a toda hora. Para ter paz na Terra é melhor não estar falando a todo momento sobre Deus e sua glória no Céu.

E depois… o Céu é tão vago, tão longínquo, tão incerto! Que dele falassem os Anjos, vá lá, pois lá moram. Mas nós, homens, cuidemos da Terra.

Unir a glória celeste à paz terrestre é para o “homem de boa vontade” algo de tão incorreto, supérfluo e pejado de fatores de luta como é, por exemplo, imprudente unir a Igreja ao Estado. A Igreja livre do Estado e o Estado livre da Igreja, eis um anelo bem típico do “homem de boa vontade”. A paz terrena libertada de implicações religiosas, e Deus no seu Céu e sua glória, sorrindo de braços cruzados para a Terra em paz, a uma tal distância da Terra que lá não chegue nem sequer o Lunik, eis o ideal do “homem de boa vontade”.

Não se pode ficar indiferente à acirrada e implacável perseguição que a ditadura comunista chinesa move contra os verdadeiros católicos fiéis a Roma. Mesmo assim, as autoridades vaticanas não disfarçam o apoio ao governo de Pequim. Apoio que semeia grande desconcerto dentro e fora da China. 

Sem que os homens deem glória a Deus, não há paz no mundo

Estas são as considerações do “homem de boa vontade” entre aspas, cujo coração está longe do Céu e cujo olhar só se detém sobre a Terra.

Contudo, quanto divergem elas do sentido próprio e natural do cântico angélico!

Realmente, se o Natal dá glória a Deus no mais alto dos Céus e simultaneamente é a fonte da paz na Terra para os homens de boa vontade — foi o que os Anjos proclamaram em seu cântico — não se pode dissociar uma coisa da outra. Sem que os homens deem glória a Deus, não há paz no mundo. E a guerra, enquanto considerada no agressor culpado, é incompatível com a glória de Deus.

Vós, Senhor Jesus, Deus humanado, sois entre os homens o Príncipe da Paz. Sem Vós a paz é uma mentira e, afinal, tudo se converte em guerra.

E é porque os homens não compreendem isto, que procuram de todos os modos a paz, mas a paz não habita no meio deles.

Vós, Senhor Jesus, Deus humanado, sois entre os homens o Príncipe da Paz. Sem Vós a paz é uma mentira e, afinal, tudo se converte em guerra. E é porque os homens não compreendem isto, que procuram de todos os modos a paz, mas a paz não habita no meio deles. 

A “boa vontade” inautêntica e agnóstica

O que é então o homem de boa vontade, se não é o homem que ama o próximo? Será porventura o que odeia seu próximo?

Ao fariseu, que Vos chamou de bom Mestre, perguntastes: por que Me chamais de bom, se só Deus é bom? (cfr. Lc 18, 19 ).

Se só Deus é bom, a boa vontade autêntica é a que se volta toda para Deus, e ama o próximo, não pelo mero amor do próximo, mas pelo amor de Deus. O homem é tal, que não pode amar o próximo pelo próximo. Ou o ama por amor de si mesmo, e isto é egoísmo. Ou o ama por Deus, e isto sim é amor verdadeiro.

Em consequência, a “boa vontade” agnóstica e a paz terrena que ela tende a instaurar, nem são boa vontade autêntica, nem paz verdadeira.

E o falso “homem de boa vontade” é em última análise um semeador de guerras e um artífice de ruínas.

Paz é a mera abstração de controvérsias?

Mas, dirá alguém, como pode ser Jesus o fundamento da paz, se ninguém como Ele tem suscitado tanto ódio? O populacho, cumulado por Ele de favores espirituais e materiais de toda ordem, preferiu Barrabás, um bandido. Isto não é ódio? Os Imperadores contra Ele moveram perseguições atrozes. Os arianos contra Ele mobilizaram todas as potências da Terra. Depois vieram os maometanos. E depois, e depois, todos os grandes vagalhões da História, até o nazismo e o comunismo. Aliás, acrescentaria talvez alguém, Simeão bem exprimiu essa verdade, profetizando que Ele seria ao longo da História uma pedra de escândalo, um sinal de contradição para a morte e ressurreição de muitos (cfr. Lc 2, 34). Ele próprio disse de Si que trazia à Terra o gládio (cfr. Mt 10, 34). Por melhor que tudo isto seja — poderia argumentar um “homem de boa vontade” entre aspas —, a verdadeira paz, isto é, uma plena e completa desmobilização dos espíritos, uma inteira cessação não só de todas as guerras como de todas as polêmicas, não é possível com Jesus Cristo. A paz só é autêntica quando abstrai de todas as controvérsias, inclusive aquelas a que Jesus Cristo — sem culpa própria, concede o “homem de boa vontade” — dá ocasião.

A verdadeira paz não exclui a luta do bem contra o mal

Na Batalha de Lepanto, representação do momento em que as forças católicas abordam a nau capitânia maometana provocando o pânico
 e apressando a derrota do Islã. Foi a salvação da Cristandade no século XVI

Sim, diria um homem de boa vontade autêntico, isto é, um homem que com todas as veras de sua alma ama a Deus.

Neste caso, é por burla que a Escritura chama Jesus Cristo Príncipe da Paz (cfr. Is 9, 6), e a Igreja, fazendo eco ao Batista (cfr. Jo 1, 29 e 36), O apresenta como um manso Cordeiro a quem os homens devem pedir o dom da paz: “Agnus Dei, qui tollis peccata mundi, dona nobis pacem” (Eis o Cordeiro de Deus, Aquele que tira o pecado do mundo — Jo 1, 29).

Ou é por que a verdadeira paz não exclui a luta do bem contra o mal, a polêmica entre a luz e as trevas, o perpétuo esmagar da cabeça da Serpente pela Virgem sem mancha, a hostilidade entre a raça oriunda da Virgem e a raça da Serpente? A paz é a ordem de Cristo no Reino de Cristo. Ela tem, pois, como condição a luta dos sequazes de Cristo contra os inimigos de Cristo. A paz de Cristo não se identifica de modo nenhum com a falsa paz, sem lutas nem polêmicas, do pretenso “homem de boa vontade”.

Paz na Terra e guerra contra o demônio e seus aliados

Três grandes lições, ó Deus-Menino, recolhemos do vosso Santo Natal. Ficamos sabendo que não há paz na Terra sem Vós.  Que homem de boa vontade autêntico não é quem ama o homem pelo homem,  mas quem o ama por amor de Vós, ó Príncipe da Paz

Três grandes lições, ó Deus-Menino, recolhemos do vosso Santo Natal. Ficamos sabendo que não há paz na Terra sem Vós. Que homem de boa vontade autêntico não é quem ama o homem pelo homem, mas quem o ama por amor de Vós. E que vossa Paz inclui a cessação de todas as lutas exceto a vossa incessante e gloriosa guerra contra o demônio e seus aliados, isto é, o mundo e a carne.

Virgem Maria, Medianeira de todas as graças, debruçada em adoração sobre o Deus-Menino, obtende-nos uma plena compenetração de todas estas verdades.

E permiti que nas perspectivas que elas desvendam, cantemos convosco e com todas as criaturas celestes e terrenas das quais sois Rainha:

“Glória a Deus no mais alto dos Céus, e paz na Terra aos homens de boa vontade”.

ABIM