As Pinhas de Montemor estão nomeadas para o concurso 7 Maravilhas Doces de Portugal. A candidatura da Associação Fernão Mendes Pinto foi devidamente validada pelo conselho científico das 7 Maravilhas.
Inspirada pela paisagem ímpar do Baixo Mondego, que vai mudando de cores ao longo das estações, a Associação Fernão Mendes Pinto criou há mais de duas décadas um doce regional que nos últimos anos tem conquistado o paladar e o coração dos portugueses.
Uma crocante bolacha – no formato de uma pinha fechada – confecionada com farinha e manteiga envolve um cremoso recheio de doce de ovos feito à base de açúcar e ovos. Depois de misturados os ingredientes, as formas são barradas com a massa da bolacha e depois preenchidas com o recheio. Os moldes em ferro fundido, feitos a partir de pinha verdadeira, encaixam dois a dois e são colocados numa caixa de tubos para serem levados ao forno em posição vertical. Cada fornada demora cerca de 30 minutos a cozinhar e as pinhas são desenformadas ainda quentes.
Todo este processo é moroso. Entre a preparação da massa e do recheio até à retirada das pinhas das formas são precisas cerca de duas horas.
Numa época em que as entidades sem fins lucrativos devem diversificar as suas fontes de rendimento, a produção e comercialização das Pinhas de Montemor é encarada como uma oportunidade, uma vertente empresarial, em prol da concretização da missão e valores da instituição.
As Pinhas de Montemor estão patenteadas desde novembro de 1998 pela Associação Fernão Mendes Pinto, instituição de solidariedade social com sede em Montemor-o-Velho. Nasceram por inspiração da espiga doce – doce tradicional montemorense - criada a meio do século passado e traduz-se numa área de intervenção da Associação Fernão Mendes Pinto que dá corpo à missão social da instituição.
A produção das Pinhas de Montemor é também uma questão solidária por ter sido impulsionada quando a Associação Fernão Mendes Pinto teve aprovada a medida empresa-inserção que acolheu públicos socialmente desfavorecidos. A partir deste projeto surge a Empreendimento Hoteleiro “A Cadeia Velha”, onde são confecionadas as Pinhas de Montemor.
Estes doces da Associação Fernão Mendes Pinto são fabricados ao longo de todo o ano. Podem ser adquiridos diretamente na “Cadeia Velha” ou nos diversos estabelecimentos comerciais que distribuem as pinhas por toda a região.
Montemor-o-Velho já mostrou o seu potencial gastronómico e patrimonial ao vencer as 7 Maravilhas à Mesa, integrando a candidatura da “Mesa da Bairrada ao Mondego”. Agora as Pinhas de Montemor querem ser a “cereja no topo do bolo” e coroar o concelho de Montemor-o-Velho como uma das 7 Maravilhas – Doces de Portugal.
No ano que se assinalam os 20 anos do registo das Pinhas de Montemor, que melhor prenda quer ter a Associação Fernão Mendes Pinto? Passar à fase seguinte!
Amanhã, dia 17 de Abril, vão ser conhecidos os candidatos que passam à fase de 21 doces por distrito. Neste momento encontram-se a votação pelo painel de especialistas todos os doces nomeados.
Depois desta primeira fase, no dia 8 de maio, no programa especial 7 Maravilhas na RTP1, vão ser divulgados os 7 doces que vão representar cada um dos 18 distritos e as duas regiões autónomas nos programadas da RTP1 entre Julho e Agosto deste ano.