sexta-feira, 15 de maio de 2020

Ansião | Balanço: Apoio Social no contexto Covid-19

O Município de Ansião, no âmbito da implementação de um conjunto de medidas de contenção da pandemia por Covid-19, disponibilizou apoio social à população mais vulnerável do concelho. 

Em curso desde o dia 20 de março, a iniciativa Nós Vamos Por Si foi criada com o intuito de entregar bens de primeira necessidade e medicamentos a seniores com mais de 65 anos e sem suporte familiar, promovendo a sua permanência em casa. A linha registou já mais de uma centena e meia de contactos, que resultaram no apoio a cerca de 50 munícipes. 

A equipa municipal no terreno foi, até ao final do mês de abril, constituída por 6 técnicos da ação social que, em média, realizaram 3 visitas domiciliárias por dia. Atualmente, mantêm-se 2 técnicos a dar resposta às necessidades que vão surgindo, as quais têm vindo a diminuir com as medidas de desconfinamento. 

No dia 26 de março, a autarquia disponibilizou também apoio psicológico e emocional a quem se sentisse mais fragilizado, face às profundas alterações aos hábitos e estilos de vida impostas pela Covid-19. Os cerca de 50 contactos para esta linha conduziram ao apoio emocional que está a ser prestado a quase uma dezena de pessoas. 

Relembramos os contactos disponíveis: 
- Nós Vamos Por Si: 917 891 729 | 912 360 369 
- Apoio Psicológico e Emocional: 236 672 311 | 926 375 123

LARES RETOMAM VISITAS A 1 DE JUNHO

Reabilitação de habitação social na Covilhã
Realizou-se no passado dia 13 de maio nova reunião semanal da Câmara Municipal da Covilhã e da Proteção Civil com Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do Concelho. 

Uma das principais questões abordadas foi a Informação da Direção-Geral de Saúde (DGS), datada de 11 de maio, por prever que as visitas a Estruturas Residenciais para Idosos (ERPI) possam ser retomadas a partir do dia 18 de maio, com respeito por requisitos gerais e específicos constantes na mesma. 

As Instituições representadas na reunião manifestaram preocupações quanto à possibilidade de cumprir todas as diretivas das autoridades de saúde a tempo da retoma das visitas no dia 18. Assim, foi consensualmente entendida como medida aconselhável e prudente que a reabertura a visitantes por parte das ERPI do concelho da Covilhã só se efetue a partir do dia 1 de junho, a fim de garantir até essa data todas as condições de segurança aos utentes, colaboradores e visitantes, cumprindo todos os requisitos determinados pela DGS. 

Esta decisão consensual expressa na reunião contou com parecer favorável, transmitido ao Presidente da Câmara Municipal, Vítor Pereira, da Coordenadora da Autoridade de Saúde Pública, Dra. Henriqueta Forte, que recomenda ainda a articulação de todas as IPSS com a Entidade que representa, na implementação das orientações emanadas pela DGS.

Abertura dos Museus de Aveiro Seg.18MAI20 - TCP lança nova campanha promocional em Aveiro


Combate à Pandemia do Coronavírus / Covid-19 
Museu de Aveiro / Santa Joana | Câmara Municipal de Aveiro
Na gestão dos serviços culturais da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e de apoio à Cultura reabrimos os Museus de Aveiro na próxima segunda-feira, dia 18 de maio – tal como definido na Medida b) da Ação 15 da Fase 2 do “Programa de Ação de Apoio à Atividade Social e Económica da Câmara Municipal de Aveiro / Operação Anti Covid-19”, divulgado publicamente a 05 de maio.
Na reabertura dos Museus, a CMA vai garantir o respeito pelas disposições legais vigentes, nomeadamente as condições de higiene, a lotação dos espaços e o conveniente distanciamento físico, assim como a disponibilização de uma máscara a cada visitante.
Neste contexto e em referência ao Feriado Municipal e Dia de Santa Joana, Padroeira da Cidade e da Diocese de Aveiro (celebrado a 12 de maio), a CMA abrirá ao público de forma gratuita o acesso à Igreja de Jesus e ao Túmulo de Santa Joana durante todo o dia de segunda-feira, 18 de maio, com início pelas 10h00. Trata-se de uma ação simbólica (no último dia de assinalamento das celebrações do Feriado Municipal – 08 a 18 de maio), realizada tradicionalmente a 12 de maio, mas que este ano, devido ao combate à Pandemia Coronavírus / Covid-19 não foi possível realizar.
O Presidente da CMA, Ribau Esteves, fará também uma visita oficial a estes importantes elementos do Museu de Aveiro / Santa Joana, quando forem 10h45, em honra à Padroeira da Cidade e assinalando o Dia Internacional dos Museus, que neste dia se comemora.
DGPC | Museus e Monumentos | Rede Portuguesa de Museus | Museu de ...
Apresentação de nova campanha promocional da Região Centro
Nesse mesmo dia 18 de maio, o auditório do Museu de Aveiro / Santa Joana recebe pelas 11h30, uma conferência de imprensa da Turismo Centro de Portugal (TCP), na qual participará o Presidente da CMA, juntamente com o Presidente da TCP, Pedro Machado e com o Gestor do Centro 2020 Jorge Brandão, sobre a apresentação da nova campanha promocional da Região Centro de Portugal, intitulada “Chegou o Tempo”.
A CMA assume nesta matéria especial responsabilidade cooperando com a TCP na criação de campanhas de marketing como esta, para a dinamização do turismo interno e espanhol, sobre o Centro de Portugal, a Região, a Cidade e o Município de Aveiro, sendo esta a primeira de várias ações que pretendemos realizar nos próximos meses.
Tal como já divulgado publicamente pela TCP “a campanha “Chegou o Tempo” pretende motivar os portugueses a visitarem a região Centro de Portugal, depois de meses confinados nas suas habitações”. Os pormenores serão revelados na conferência de imprensa.

II – Abertura dos Museus de Aveiro e Salas de Exposições
Segunda-feira, dia em que se assinalará também o Dia Internacional dos Museus como referimos, com entrada gratuita em todos os Museus de Aveiro, será também o dia de reabertura de todos os Museus de Aveiro (Ecomuseu Marinha da Troncalhada, Museu da Cidade de Aveiro e Museu Arte Nova), bem como do Espaço Turismo e Museus da CMA e das Salas de Exposições do Museu de Aveiro / Santa Joana e da Galeria do Edifício da Antiga Capitania.
No Museu de Aveiro / Santa Joana, será possível visitar até 22 de junho, a Exposição Aveiro Jovem Criador 2019, inaugurada a 22 de fevereiro de 2020. Trata-se da exibição de trabalhos realizados por jovens artistas, nas áreas de Audiovisual, Arte Digital, Escrita (poesia), Fotografia, Ilustração, Música e Pintura. Abertura de todos os museus de aveiro, entrada livre, dia internacional dos museus e sítios.
Por seu turno, a Antiga Capitania tem em exposição “Lauro Corado: Retrospetiva”. A mostra é composta por diversas pinturas a óleo do artista, pertencentes ao acervo municipal, representativos do virtuosismo técnico e nível artístico de Lauro Corado, que abordou as mais diversas temáticas na sua obra.

O futuro antecipado da Sociedade Portuguesa de Autores

Rita Redshoes, Noiserv, Tó Trips, João Pedro Pais, David Fonseca, Boss AC, Maria Inês Almeida, Mário Botequilha, Eduardo Madeira. Da música à escrita, da televisão ao teatro e ao cinema, autores de diferentes áreas artísticas falam do seu percurso, em entrevistas de vida marcantes reunidas no livro Lugar dos Novos. O título, que conta com prefácio de José Jorge Letria, resulta de uma transcrição de 26 entrevistas feitas por Ana Aranha, para a rubrica homónima da Sociedade Portuguesa de Autores. Lugar dos Novos chega às livrarias, com a chancela da Guerra e Paz, Editores, no próximo dia 19 de Maio, mesmo a tempo de celebrar o Dia do Autor Português que se assinala a 22 de Maio.
Ao longo de vários meses, Ana Aranha entrevistou autores de filiação recente da Sociedade Portuguesa de Autores para a rubrica Lugar dos Novos, transmitida no programa televisivo Autores na TVI. As entrevistas mais longas, devidamente organizadas, deram origem a um livro homónimo. Lê-lo é uma forma de saber o que pensam os mais novos membros da comunidade autoral portuguesa.
Mas o facto de serem membros recentes não significa que sejam artistas imberbes, falamos de 26 autores destacados nas suas áreas, que vão dos media até aos palcos, do grande ecrã até às livrarias. Até o enólogo Aníbal José Coutinho foi convidado a juntar-se a este colectivo de luxo, que conta, na música, com nomes como Rita Redshoes, David Fonseca, Boss AC, The Legendary Tigerman, Noiserv, Tó Trips e João Pedro Pais, com o actor e humorista Eduardo Madeira, a guionista de televisão Helena Amaral, o argumentista Mário Botequilha, co-autor de Soldado Milhões, e com a escritora de livros infanto-juvenis Inês Almeida, entre muitos outros.
O livro é um retrato humano, ágil e diversificado, que resulta de conversas animadas, divertidas e surpreendentes daqueles que, segundo o presidente da SPA, José Jorge Letria, «dão uma garantia importante para o futuro: os 95 anos da cooperativa são a plataforma criativa de que irão nascer muitas outras obras nas próximas décadas».
O leitor terá a oportunidade de conhecer melhor a vida e obra dos autores que segue de perto e descobrir o trabalho de tantos outros.  O que são e o que fazem, o que os fez colocar a SPA no seu caminho como criadores e também as dificuldades e desafios com que a cada passo se defrontam, conscientes da sua função e responsabilidade na sociedade portuguesa.
Lugar dos Novos chega às livrarias de todo o país no próximo dia 19 de Maio, mesmo a tempo de celebrar o Dia do Autor Português que se assinala a 22 de Maio, mas o livro pode ser encomendado desde já, através de pré-compra, no site oficial da editora. 

Lugar dos Novos
Entrevistas: Ana Aranha
Fotografias: Jaime Serôdio
Não-Ficção / Entrevista
256 páginas · 15x23 · 15,00 €
Nas livrarias a 19 de Maio
Guerra e Paz, Editores

Oferta de viseiras à Câmara da Marinha Grande

A presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Cidália Ferreira, participou na manhã desta sexta-feira, 15 de maio, na cerimónia de entrega de 1.000 viseiras desenvolvidas conjuntamente entre o CENTIMFE e a Nova  Plasteste e que foram doadas à Câmara Municipal para distribuição no Concelho.
O ato simbólico de oferta das viseiras ocorreu no CENTIMFE, seguido de deslocação à empresa Nova  Plasteste, também localizada na Zona Industrial da Marinha Grande, onde aconteceu uma breve visita à linha de fabricação das viseiras. Contou com a presença da presidente da Câmara, Cidália Ferreira; do diretor geral do CENTIMFE, Rui Tocha; do administrador da Nova Plasteste, Carlos Faustino; e do adjunto da presidente, Raul Testa.
A presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Cidália Ferreira, agradece “ao Centimfe e à Nova Plasteste por desenvolverem este produto pensado nos marinhenses e nos fazerem esta oferta, que iremos fazer chegar e distribuir pela população. É com grato prazer que assistimos a que a empresa esteja a apostar no desenvolvimento de viseiras e máscaras e que as faça chegar não apenas à Marinha Grande, mas que as comercialize para o mundo”.

Cidália Ferreira acrescenta que “não devemos esquecer que fomos o segundo concelho com maior volume de exportação do País e isso deve-se à dinâmica dos empresários e à constante reestruturação das necessidades do mercado. Elogio também o trabalho conjunto desenvolvido pelo CENTIMFE de internacionalização das empresas”.

Para responder aos desafios do período de pandemia COVID-19 que enfrentamos, a Nova Plasteste e o CENTIMFE, desenvolveram ao longo das últimas semanas um trabalho conjunto, explorando as suas competências de desenvolvimento de produto, engenharia, prototipagem, produção de ferramentas, e injeção, criando e produzindo de raiz, uma viseira (EPI – Equipamento de Proteção Individual).
De modo, o CENTIMFE junta-se ao conjunto de empresas do Cluster Engineering & Tooling, que muito têm contribuído para o desenvolvimento de soluções e produtos que protejam a sociedade, região, pais e mercado internacional, desta pandemia que tanto está a afetar as nossas vidas e atividades.
Este Equipamento de Proteção Individual, foi desenhado e desenvolvido com as tecnologias e competências que caracterizam o nosso Cluster Engineering & Tooling, que integra as Indústrias de Moldes, Ferramentas Especiais e de Plásticos. Foram usadas metodologias de Design for Manufacturing, de Maquinação Avançada (de 3 e 5 Eixos), e de moldação por Injeção. Foram ainda selecionados materiais, com um elevado grau de reciclabilidade, adaptados a estes produtos, em termos de propriedades mecânicas e óticas (que permitem o seu uso regular, caracterizado com preocupações de segurança), tendo sido priorizada a ergonomia e a usabilidade, sobretudo pelo baixo peso para uma utilização diária.

Para este desenvolvimento, foram utilizadas as ferramentas da propriedade intelectual, criadas as condições para o seu reconhecimento pelas autoridades competentes, e está em curso o processo de marcação CE exigida para este tipo de produtos de forma a poder ser integrado na lista de compras públicas de fornecedores e comercializado na União Europeia, pois pretendemos disponibilizar rapidamente este produto no Mercado.

.No âmbito das medidas de desconfinamento: Município de Cantanhede reabre feira quinzenal já no próximo dia 20 de maio


A Câmara Municipal de Cantanhede decidiu reabrir as suas feiras quinzenais, já a partir da próxima quarta-feira, 20 de maio. Seguindo escrupulosamente as medidas de contenção e combate à propagação do Covid-19 aconselhadas pela Direção-Geral da Saúde, a abertura será gradual e apenas para alguns setores de produtos agroalimentares, designadamente frutas, legumes, hortaliças, venda de animais, viveiristas e rulotes-bar.
Na sequência destas condicionantes, a edilidade cantanhedense decidiu ainda isentar de taxas de utilização de terrado enquanto vigorar estado de calamidade pública imposto pelas entidades governamentais, mantendo uma monitorização regular no sentido de avaliar rigorosamente a evolução do surto pandémico.
Esta medida surge no âmbito da declaração de situação de calamidade pública no território nacional e da qual resulta o levantamento gradual das restrições, dando ainda cumprimento à resolução n.º 33-A/2020 do Conselho de Ministros, que estabeleceu medidas excecionais e temporárias de resposta à epidemia Coronavírus COVID -19. O documento prevê uma abordagem menos intensa nas restrições, suspensões e encerramentos, daí resultando no gradual levantamento das restrições. Será importante referir a necessidade e obrigatoriedade do escrupuloso cumprimento das medidas de segurança por parte da população, nomeadamente o uso obrigatório de máscara e distanciamento físico indispensáveis à contenção da infeção.

A feira será aberta ao público, bastando para isso as seguintes medidas de segurança:
- Obrigatório o uso de máscara por parte do feirante, seus trabalhadores e clientes;
- Obrigatório o uso de luvas por parte do feirante e seus trabalhadores;
- O feirante deverá disponibilizar álcool gel desinfetante para os seus trabalhadores e clientes;
- O feirante deverá adotar medidas que assegurem uma distância mínima de 2 metros entre as pessoas/clientes, sendo proibidos aglomerados de pessoas, incluindo aquelas que estão efetivamente a adquirir o produto;
- O feirante deve promover e evitar o toque dos produtos expostos por parte dos clientes, devendo os produtos ser manuseados e dispensados pelo feirante e/ou seus trabalhadores;
- O feirante deve promover a limpeza e desinfeção periódica dos equipamentos, objetos e superfícies com os quais haja contato;
- O transporte de produtos deve ser efetuado mediante o respeito das necessárias regras de higiene definidas pela Direção-Geral da Saúde;
- O apoio administrativo não está disponível na feira de 20/05/2020;
- As instalações sanitárias estão disponíveis, devendo serem utilizadas de acordo com as condições de higiene e segurança recomendadas pela Direção-Geral da Saúde (uso de máscara, lavagem de mãos, etc…);

A Câmara Municipal Cantanhede relembrar que abertura deste espaço de comércio ao ar livre pressupõe o cumprimento de regras e recomendações, seguindo as orientações emanadas pela Direção Geral de Saúde, de forma a garantir um regresso à normalidade, sempre em segurança.


Cantanhede | Prevenção em todas as instituições: Câmara já fez mais de 1800 testes à Covid-19


O Município de Cantanhede tem vindo a realizar testes de rastreio ao novo Coronavírus, junto dos profissionais estão na primeira linha de contacto com os grupos de risco, na auxílio, assistência e segurança à população.
Na última semana, uma equipa coordenada pela vereadora Célia Simões efetuou mais de 1800 testes em estruturas residenciais para idosos do concelho, Guarda Nacional Republicana, Bombeiros Voluntários, INOVA, funcionários municipais e juntas de freguesia. O trabalho continua na próxima semana, com o objetivo de testar todos os funcionários que ainda faltam, em virtude de alguns deles se encontrarem em regime de rotatividade.
Já pedimos mais 1000 testes para fazer face às necessidades que estamos a encontrar no Município”, adiantou a vereadora da autarquia, Célia Simões, acrescentando que “este trabalho tem sido possível porque existe uma equipa que tem sabido responder com prontidão e entrega ao combate a este vírus que mudou a nossa vida”.
A realização deste rastreio de testes serológicos serve para avaliar as IgM e IgG + e o doseamento sanguíneo da PCR para análise da Proteína C Reactiva, resultados esses que posteriormente serão interpretados com base num fluxograma criado pela ARS do Centro para o efeito. Todos os dados são posteriormente remetidos e avaliados pela Delegada de Saúde de Cantanhede, Rosa Monteiro.
Caso apresente resultado positivo, seguir-se-á a necessária confirmação através da realização de testes de Biologia Molecular (vulgo zaragatoa- RP-PCR) nos laboratórios da Universidade de Coimbra, no espaço de 24h, no âmbito de um protocolo de colaboração que será celebrado entre a Universidade de Coimbra e a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM).
O Drive-In, coordenado pela ARS do Centro, Delegada de Saúde, equipa Urbana de Cantanhede e Município também efetuaram testes no concelho, em locais que foram previamente acordados com entidades, que prontamente cederam espaços para o efeito.
Os encargos com a realização deste tipo de rastreio foram totalmente assumidos pelo município, surgindo como mais uma medida de mitigação ao SARS-COV-2/Covid-19, visando minimizar a propagação do vírus e acelerar o restabelecimento de condições para o bom funcionamento das instituições”, referiu Célia Simões.
Entretanto, a Segurança Social realizou testes nos funcionários das creches do concelho, avaliando também todos os funcionários das IPSS’s que, eventualmente, vão abrir na próxima segunda-feira, dia 18 de maio.

Desinfeção era necessária



Proteção Civil de Cantanhede coordena descontaminação do Hospital Arcebispo João Crisóstomo

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Cantanhede coordenou, esta semana, a operação de descontaminação do Hospital do Arcebispo João Crisóstomo, em articulação com o Comando Distrital de Operações de Socorro de Coimbra e a Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) da GNR. Esta operação havia sido solicitada na última reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil pelo Conselho de Administração do Hospital, na pessoa da sua presidente, Diana Breda.
Na intervenção, o núcleo de matérias perigosas da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) da GNR procedeu à descontaminação de cerca de 500 m2 das instalações do Hospital do Arcebispo João Crisóstomo que correspondem à Consulta Externa, localizada agora no edifício do Centro de Saúde de Cantanhede e à Unidade de Cirurgia de Ambulatório, localizada no edifício do hospital”, adiantou Helena Teodósio, presidente da autarquia cantanhedense.
A intervenção foi realizada por militares da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da GNR, altamente especializados em matérias perigosas e agentes NRBQ (nucleares, radiológicos, biológicos e químicos), a qual se tem empenhado diariamente na contenção da pandemia a nível nacional.

Esta medida faz parte dos Planos de Contingência e de retoma da atividade do Hospital Arcebispo João Crisóstomo, de forma a assegurar o acesso seguro dos utentes à unidade hospitalar nas áreas referidas, cujos circuitos foram ajustados para garantir o distanciamento social.
Entre outras medidas adotadas, destaca-se a promoção da consulta através de telefone sempre que a situação clínica o permita. Recomenda-se que os utentes aguardem contacto para agendamento das respetivas consultas e sigam as advertências de segurança na deslocação ao Hospital, como por exemplo a higienização das mãos à entrada e saída do local ou a utilização de máscara durante a permanência nas instalações.

Aveiro | Equipa CIRA, ACeS-BV, CHBV e UA realizam 3.000 Testes em Lares de Idosos da Região de Aveiro no âmbito do Protocolo MTSSS


A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) e os seus Municípios associados têm trabalhado de forma empenhada na denominada “Operação Testes Lares / MTSSS – UA”, com o Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Vouga (ACeS-BV), com o Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV) e com a Universidade de Aveiro (UA), em estreita ligação ao Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS; com a própria Ministra e o seu Gabinete) como mentor desta operação. 

O Presidente da CIRA (e da Câmara Municipal de Aveiro), com a colaboração imprescindível de todos os Presidentes de Câmara da CIRA e em ligação estreita aos Dirigentes das IPSS, faz o planeamento da execução dos Testes Covid-19 a Idosos e a Funcionárias dos Lares de IPSS da Região de Aveiro, executando o ACeS-BV a operacionalização e as colheitas nos Lares. A UA, em estreita colaboração com o CHBV, realiza as análises laboratoriais e o processamento dos resultados com o ACeS-BV e com o CHBV, sendo de realçar a capacidade da UA em instalar esta nova unidade laboratorial Covid-19 na sua Escola de Saúde, com trabalho técnico realizado com o CHBV e protocolado com o MTSSS. 

Os Responsáveis destas quatro entidades envolvidas, CIRA (Presidente Ribau Esteves), ACeS-BV (Diretor Pedro Almeida), CHBV (Presidente Margarida França e Diretor Clínico Frederico Cerveira) e UA (Vice-Reitor Artur Silva), têm realizado duas reuniões por semana para gerir todo este delicado e complexo processo, que tem decorrido com um elevado nível de qualidade, eficiência e espírito de equipa. 

No acumulado até hoje, dia 15 de maio de 2020, foram planeados para realizar integrados na “Operação Testes Lares MTSSS-UA” na Região de Aveiro, cerca 3.000 Testes a Idosos e Funcionários, em 50 Lares, de 10 dos 11 Municípios da CIRA (o Município de Ovar não integrou esta operação pelas suas especificidades na gestão do Covid-19, tendo realizado Testes nos Lares por outras vias, o que também aconteceu em Lares de outros Municípios da CIRA), sendo que o nível da execução tem sido muito próximo do planeado, havendo sempre acertos necessários ao nível da gestão logística da execução das colheitas. 

No número acima referido estão incluídos cerca de 670 Testes que vão ser realizados até ao final do presente mês de maio, terminando assim a primeira volta de Testes nos Lares da Região de Aveiro. 

A CIRA está fortemente empenhada para que este trabalho prossiga com uma segunda volta (desde já), continuando a garantir a utilização correta dos Testes como ferramenta de trabalho na boa gestão de uma das principais populações de risco no que respeita à Covid-19: os Nossos Idosos e os Profissionais dos Lares. 

Queremos enaltecer o bom trabalho realizado pelas quatro entidades envolvidas nesta operação, com a colaboração fundamental dos Dirigentes das IPSS onde se realizam os Testes, demonstrando a importância do trabalho de equipa, e dando por esta via mais um bom exemplo da importância de se capacitar a Região de Aveiro com um Centro Hospitalar com a devida qualidade, executando a ampliação e qualificação do Hospital de Aveiro com construção de uma unidade de ambulatório e de uma unidade de centro académico clínico (integrando a UA), no quadro do CHBV, qualificando também os Hospitais de Águeda e Estarreja. 

Uma nota final sobre o processo dos Testes nas Creches das IPSS. 
Decidiu o Governo/MTSSS abrir as Creches das IPSS a 18MAI20 e realizar Testes aos seus Profissionais, sem que para o efeito tivesse estabelecido qualquer contacto oficial prévio com a CIRA ou com as Câmaras Municipais da CIRA, ao contrário do que aconteceu nos Lares em que tudo foi tratado com contactos prévios e oficiais, e executado com o devido e atempado planeamento e trabalho de equipa entre entidades. 

Feita uma avaliação dos desenvolvimentos do processo dos Testes aos Funcionários das Creches, que foi desencadeado de forma desestruturada e apenas nos últimos três dias, entendem os Presidentes das Câmaras Municipais da CIRA que não estão minimamente reunidas as condições necessárias para a desejável cooperação institucional que envolveria a participação da CIRA e dos seus Municípios associados neste processo de contornos pouco claros, ficando assim o processo a ser gerido pelo Instituto da Segurança Social (ISS) de Aveiro.

MUNICÍPIO DE SILVES DISTRIBUI EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL PELAS INSTITUIÇÕES DA COMUNIDADE

Lagoa oferece equipamentos de proteção individual
Tendo em vista garantir as condições de segurança para a reabertura das creches e jardins-de-infância do concelho, o Município de Silves distribuiu hoje, dia 15 de maio, junto destas instituições e de acordo com as necessidades avaliadas, diversos tipos de equipamento de proteção individual (EPI), nomeadamente aventais descartáveis, máscaras cirúrgicas, máscaras reutilizáveis de tecido hospitalar e pares de luvas.

Com esta iniciativa, a autarquia visa garantir a autonomia do funcionamento dessas instituições e a proteção de todos os funcionários mobilizados e de todos os seus utentes.

Recorde-se que o Município de Silves tem distribuído e vai continuar a distribuir na comunidade o fornecimento de equipamentos de proteção individual às entidades públicas do Estado presentes no concelho, designadamente a GNR, Estabelecimento Prisional de Silves e os Agrupamentos Escolares, bem como às Juntas de Freguesia, Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários de Silves e de São Bartolomeu de Messines, Cruz Vermelha, Instituições Particulares de Solidariedade Social e Entidades Religiosas. Este apoio é indispensável para todos aqueles que têm uma intervenção preponderante na comunidade para garantir a proteção e salvaguarda da saúde pública e o bem-estar de todos nós.

A autarquia encontra-se também a distribuir máscaras cirúrgicas às pessoas e famílias carenciadas ou em situação de vulnerabilidade, no âmbito da execução do Fundo de Emergência Social e ao abrigo do programa SOS-19.

Para além disso, o Município de Silves garante equipamentos de proteção individual a todos os seus trabalhadores e todos os munícipes que se desloquem aos serviços de atendimento público, mediante prévia marcação, considerando que a utilização das máscaras apenas é obrigatória em recintos fechados, nos termos do artigo 13.º-B do Decreto-Lei n.º 10 -A/2020, de 13 de março.

Com estas medidas de apoio à comunidade, todos ficamos mais protegidos no combate ao surto epidémico do novo coronavírus (SARS-CoV-2).

SAPADORES FLORESTAIS DO MUNICÍPIO DE SILVES INICIAM VIGILÂNCIA AOS INCÊNDIOS RURAIS

Silves | Sapadores Florestais do Município iniciam Vigilância aos ...
Para além do envolvimento na descontaminação de via pública, face às contingências criadas pela COVID-19, os Sapadores Florestais do Município de Silves irão dar início aos habituais trabalhos de vigilância aos incêndios rurais, conforme previsto. Esta intervenção incidirá principalmente nas freguesias de São Bartolomeu de Messines e São Marcos da Serra, definidas como prioritárias no âmbito da Defesa da Floresta Contra Incêndios.

Adicionalmente ao mencionado, encontra-se neste momento em formação uma equipa de Sapadores Florestais da Junta de Freguesia de São Bartolomeu de Messines que irá, também, participar na vigilância em incêndios rurais, aumentando, assim, o efetivo das equipas com esta tipologia no concelho para três.

De salientar que, fora do período crítico de incêndios rurais, estas equipas participaram, ainda, em operações de silvicultura preventiva, encontrando-se presentemente na fase de aprontamento para Vigilância e Primeira Intervenção em Incêndios Rurais.

DESTAQUE | Dois quilos de Cereja do Fundão arrematados por 560 euros em leilão online

Dois quilos de “Cereja do Fundão” foram hoje arrematados por 560 euros num leilão ‘online’ solidário, que conquistou o maior valor de sempre para este fruto e que vai permitir comprar equipamentos de proteção individual para os lares do concelho.

A ação foi organizada pela Câmara do Fundão, distrito de Castelo Branco, no âmbito da campanha de promoção da marca “Cereja do Fundão”, e o lote único de dois quilos era constituído pelas “maiores cerejas”, dado que cada fruto apresentava um tamanho muito acima do habitual, com um calibre médio de 34/36.

Com uma base de licitação de 100 euros, os lances de dez euros surgiram rapidamente entre o grupo de 20 participantes, nomeadamente empresários, representantes de outros municípios e figuras públicas, como o escritor Miguel Esteves Cardoso.

Cada um em sua casa e através de uma plataforma ‘online’, os interessados foram aumentando o valor das ofertas, até ao lanço final de 560 euros.

João Magalhães, proprietário do “Intermarché do Fundão”, foi quem arrematou o lote e revelou que irá partilhar as cerejas com os colaboradores que estão a preparar a reabertura da respetiva superfície comercial, que está a ser remodelada.

O empresário mostrou-se satisfeito por estar a contribuir para valorizar um produto da região e por ajudar os produtores locais, ao mesmo tempo que se juntou a uma causa social.

“Tudo faremos para poder ajudar iniciativas destas e ajudar também à produção e à dignificação dos produtos desta região”, apontou.

Uma ideia igualmente vincada pelo presidente da Câmara do Fundão, Paulo Fernandes, que sublinhou a notoriedade e valorização alcançadas e o facto de se ter ultrapassado, “por muito”, o “recorde absoluto” do preço pago por quilo.

O autarca destacou a importância de ações que ajudem os produtores a aumentar o valor do produto, principalmente num ano em que se perspetivam quebras na ordem de 70% e cujos prejuízos diretos podem rondar os oito milhões de euros.

“Tudo isto que estamos a fazer é para que o valor médio pago ao produtor seja bastante maior do que nos últimos anos”, acrescentou.

Para ajudar a reduzir as perdas e tendo em conta o período de confinamento que muitos portugueses vivem, a autarquia também lançou este ano um serviço de entrega de cerejas diretamente na casa dos clientes, tendo registado 300 encomendas logo no primeiro dia.

O Fundão tem entre 2.000 a 2.500 hectares de pomares de cerejeiras e o concelho é considerado a principal zona de produção de cereja a nível nacional.

Em março, a Comissão Europeia aprovou o pedido para que a “Cereja do Fundão” seja um produto de Indicação Geográfica Protegida.

NDC

PIB cai 2,4% no 1.º trimestre. Economia enfrenta recessão histórica

Coronavírus: França e Espanha registram quedas expressivas do PIB ...
Os efeitos do confinamento, devido à pandemia de Covid-19, refletem-se na economia, com impactos severos. Face ao final do ano passado, a contração foi de 3,9%, revelou esta sexta-feira o Instituto Nacional de Estatística, na primeira estimativa rápida.

O Produto Interno Bruto (PIB) português caiu 2,4% no primeiro trimestre do ano face ao mesmo período de 2019, devido aos efeitos económicos da pandemia de Covid-19, divulgou, esta sexta-feira, o Instituto Nacional de Estatística (INE).
"O Produto Interno Bruto (PIB), em termos homólogos, diminuiu 2,4% em volume no 1.º trimestre de 2020, após o aumento de 2,2% no trimestre anterior. A contração da atividade económica reflete o impacto da pandemia Covid-19 que já se fez sentir significativamente no último mês do trimestre", pode ler-se numa estimativa rápida hoje divulgada pelo INE.
Já relativamente ao último trimestre de 2019, a recessão foi de 3,9%, depois de um aumento de 0,7% em cadeia face ao terceiro trimestre de 2019.
O contributo das exportações para a variação homóloga do PIB foi negativo no 1º trimestre (-1,4 pontos percentuais), após ter sido positivo no trimestre anterior, traduzindo a diminuição mais intensa das exportações de bens e serviços que a observada nas importações de bens e serviços. Nesta dimensão, se a comparação for feita em cadeia, e não em termos homólogos, a quebra das exportações é de 7,3%.
Também o consumo interno registou um contributo negativo (-1,0 pontos percentuais). Este é um dado muito relevante, uma vez que é a primeira vez desde o 3º trimestre de 2013, que tal sucede, e está associada à diminuição do consumo privado e do Investimento.
O INE enquadra os números com a ressalva de que "com a passagem a uma fase de pandemia, foram tomadas em Portugal diversas medidas de contenção à propagação do COVID-19, tendo sido anunciado o encerramento das escolas e universidades no dia 11 de março (com efeitos a partir do dia 16 de março) e decretado o estado de emergência no dia 18 de março, que ditou o encerramento temporário de várias atividades económicas e restrições à livre circulação de pessoas".
E reforça que "ainda antes desta medida existiam já perturbações no funcionamento normal de algumas atividades e na procura dirigida aos seus produtos, nomeadamente na restauração e hotelaria, afetando a atividade económica desde praticamente o início do mês".
Lusa

COVID-19: cientistas lançam medidas de segurança para a investigação na área da neurociência


Um grupo de 41 cientistas de 20 países, entre os quais o português Jorge Almeida, do Proaction Lab da Universidade de Coimbra (UC), elaborou um guia de orientações para tornar possível o restabelecimento rápido e em segurança das atividades de investigação e clínicas ligadas à neurociência e ao uso de técnicas de estimulação neuronal, atualmente muito limitadas devido à pandemia da COVID-19.

Este guia, publicado na revista Brain Stimulation, uma das mais conceituadas revistas científicas da área da neurociência, visa essencialmente auxiliar a comunidade científica e médica a adaptar-se para continuar gradualmente os estudos e tratamentos que subitamente foram inviabilizados.

Pretende-se dar resposta às restrições repentinas causadas pela pandemia que resultaram na interrupção e atrasos na atividade científica, «nomeadamente nos estudos neurocientíficos, com a interrupção do recrutamento e teste de participantes, e com a paragem de ensaios clínicos e de tratamentos. Estes estudos utilizam procedimentos específicos, como é o caso do uso de estimulação neuronal não invasiva, um conjunto de técnicas de estimulação seguras usadas para modular a atividade cerebral», explica Jorge Almeida.

As técnicas de estimulação neuronal, esclarece, «têm sido utilizadas tanto em investigação básica e aplicada em neurociência, como em terapias destinadas ao tratamento de doenças psiquiátricas e neurológicas, sendo por isso a manutenção das mesmas de grande importância».

Produzido a partir de um inquérito feito em 17 países, a 29 instituições que utilizam técnicas de estimulação neuronal não invasiva, este guia aborda as práticas que devem ser implementadas na situação atual para manter essas atividades em funcionamento, mas também indica como proceder em caso de possíveis epidemias ou pandemias futuras.

As orientações propostas – baseadas em três fases: impacto inicial da COVID-19, práticas atuais e preparação futura – incluem uma lista de 12 passos que sugerem «a redução de contacto desnecessário, através da remoção ou da simplificação de protocolos e a incorporação da telemedicina. Recomendamos também o distanciamento social, cuidados redobrados na esterilização do equipamento utilizado e elencamos considerações mais específicas para populações abrangidas por estas experiências e terapias», resume o também docente da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da UC.

Segundo os autores do artigo científico publicado, uma das preocupações crescentes da comunidade científica «tem sido o possível aumento de doenças mentais devido ao impacto imprevisto da pandemia, bem como da priorização do tratamento do vírus, em detrimento de outras doenças, devido à súbita necessidade de reorganização de hospitais e clínicas. Sabe-se que há pacientes de departamentos neurológicos e psiquiátricos cujos tratamentos podem ter sido reduzidos e/ou adiados». Por isso, a implementação das orientações propostas por este grupo de cientistas torna-se ainda mais indispensável para colmatar estas situações emergentes.

«Para além de permitir o avanço do conhecimento sobre diferentes tipos de doenças neuropsiquiátricas, as técnicas de estimulação são importantes para a investigação básica do cérebro e da mente», refere ainda Jorge Almeida, que, conclui, «ao manter o funcionamento de laboratórios de investigação e infraestruturas clínicas que utilizam estas técnicas, espera-se portanto conseguir aliviar também, a curto e longo prazo, os efeitos psicológicos causados pela pandemia».
O artigo científico está disponível: aqui.

Cristina Pinto

Santa Joana d’Arc: a França de espada na mão

No dia 16 de maio celebramos o centenário da canonização de Santa Joana d’Arc (1412-1431), heroína santa escolhida por Deus para salvar a França. Em memória desta efeméride histórica, segue um comentário de Plinio Corrêa de Oliveira numa conferência em 2 de setembro de 1966.
  • Plinio Corrêa de Oliveira
OPríncipe de Metternich, grande estadista austríaco do século XIX, exprimiu de modo interessante e pitoresco a importância da França: Quando a França espirra, toda a Europa assoa o nariz. Tal relevância ainda persistia no tempo de São Pio X, quando havia nos meios católicos franceses, inclusive entre o episcopado, uma tendência de aceitar os princípios da Revolução Francesa e a separação entre a Igreja e o Estado.

São Pio X preparou uma “bomba” contra essa tendência, beatificando Santa Joana d’Arc em 18 de abril de 1909, e anunciando sua canonização [realizada em 16 de maio de 1920 pelo Papa Bento XV, sucessor de São Pio X].
Esse acontecimento não agradou a Revolução, porque Santa Joana d’Arc é uma França de espada na mão, e disto a Revolução não gosta. Ela tolera, por enquanto, os santos que tenham um pote de unguento na mão, mas não tolera uma santa de espada na mão. Sobretudo porque a história da santa guerreira vinha impregnada de recordações monárquicas e da integridade das fronteiras francesas.
Como isso agrada imensamente o espírito francês, ocorreram grandes peregrinações de franceses para assistir à beatificação efetuada por São Pio X; e também depois, por ocasião da canonização em 1920.
ABIM

Médicos alertam sobre estranha síndrome relacionada ao coronavírus cada vez mais comum em crianças

Um grupo global de médicos está investigando o que é chamado de “síndrome inflamatória multissistêmica pediátrica” (em inglês, “pediatric multisystem inflammatory syndrome”), uma condição que parece afetar crianças após elas terem sido infectadas com Covid-19.

No momento, cerca de 150 casos da síndrome estão sendo analisados, a maioria de Nova York (EUA).

Embora seja uma condição rara, os especialistas creem que mais casos aparecerão conforme a pandemia de coronavírus afete mais pessoas.
“Podemos esperar que cada um dos epicentros veja grupos emergindo aproximadamente quatro a seis semanas depois”, disse o Dr. Jeffrey Burns, especialista em cuidados intensivos do Hospital Infantil de Boston (EUA) e coordenador desse grupo global, à CNN.

Relacionada, não causada pelo coronavírus

De acordo com o Dr. Burns, a síndrome inflamatória não é causada diretamente pelo vírus. “A principal hipótese é que é devido à resposta imune do paciente”, afirmou.
Vale observar que nem todos os pacientes com a condição testaram positivo para Covid-19, mas relatórios dos EUA e da Europa mostraram uma relação.

“Parece haver respostas atrasadas às infecções por Covid nessas crianças”, disse o Dr. Moshe Arditi, especialista em doenças infecciosas pediátricas do Centro Médico Cedars-Sinai em Los Angeles (EUA).

A síndrome e o tratamento

Os sintomas da síndrome incluem febre persistente, inflamação e mau funcionamento de órgãos como o rim ou o coração.

As crianças também podem mostrar sinais de inflamação nos vasos sanguíneos, como olhos vermelhos, língua brilhante vermelha e lábios rachados.
A maioria dos pacientes não é seriamente afetada e não precisa de tratamento em unidades de cuidado intensivo.
Existem terapias provadas que podem ser administradas, incluindo anticoagulantes e moduladores imunológicos. Apesar disso, alguns pacientes morreram.

Questões ainda sem resposta

Os Centros para Controle e Prevenção de Doenças dos EUA estão preparando um alerta de saúde para enviarem a médicos de todo o país.
De acordo com Burns, a Organização Mundial da Saúde (OMS) também está trabalhando para definir a síndrome e enviar notificações a médicos sobre a condição.
“Esta nova entidade tem algumas semelhanças com a doença de Kawasaki”, contou Arditi à CNN. “Mas há muito mais características que são consistentes com a síndrome do choque tóxico, como o envolvimento de vários órgãos e o envolvimento abdominal grave com diarreia”, acrescentou.

Os especialistas afirmam que estudar a síndrome pode ajudar a explicar por que as crianças são muito menos propensas a serem severamente afetadas pela Covid-19 do que os adultos.
“Compreender a resposta imune da criança pode ser a chave para o desenvolvimento de uma vacina e terapia para adultos, ao entendermos como as crianças são capazes de combater tão bem a Covid-19”, complementou Burns.

Por Natasha Romanzoti, em 14.05.2020
hypescience
[CNN]