Resultado de imagem para descargas poluentes que afetam Cantanhede e Mira

A Câmara de Mira iniciou uma ronda de contactos com os grupos parlamentares da Assembleia da República para os sensibilizar para o problema das descargas poluentes que afetam Cantanhede e Mira, foi hoje anunciado.

"O município de Mira tem lutado contra as Águas do Centro Litoral (ADCL) no âmbito das descargas indevidas que têm sido feitas na Veia Real por via do mecanismo de descarga de emergência acoplado às Estações Elevatórias das Cochadas (CT04) e do Pisão (CT03), um problema que, por ser demasiado grave, exige soluções urgentes", justifica o presidente da Câmara, Raul Almeida.
O autarca foi recebido esta semana pelos deputados do PSD com assento na Comissão do Ambiente, Energia e Ordenamento do Território e eleitos pelo círculo de Coimbra, seguindo-se, ainda em Janeiro, o PAN.
O grupo parlamentar do PS enviou à autarquia, entretanto, uma comunicação, manifestando insatisfação pela ocorrência das descargas e solidariedade para com os munícipes afetados.
Estes encontros com os deputados ocorrem na sequência do anúncio da construção de uma nova estação de tratamento de águas residuais (ETAR) nas Cochadas, investimento a rondar os dez milhões de euros e que deverá entrar em funcionamento no final de 2021.
A Câmara de Mira pede celeridade no concurso público de construção da nova estação de tratamento de águas e aconselha mesmo a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) a vigiar de perto a situação, de forma a evitar novas descargas poluentes nos próximos meses. "É preciso evitar novas descargas poluentes enquanto decorrem os procedimentos concursais e a construção da ETAR, por isso pedimos à APA que monitorize a situação das descargas do sistema da Águas do Centro Litoral (AdCL) que afetam os concelhos de Cantanhede e Mira", refere Raul Almeida. Esta posição foi também transmitida à nova secretária do Estado do Ambiente, Inês Santos Costa, durante uma reunião em Lisboa, no final de 2019.

A AdCL anunciou, em novembro de 2019, que vai dar início ao concurso de conceção e construção da ETAR nas Cochadas, velha pretensão dos municípios de Cantanhede e Mira, que têm vindo a ser afetados por sucessivas descargas poluentes do sistema da empresa, numa zona de fronteira dos dois concelhos.
A futura ETAR irá tratar todo o efluente proveniente do município de Cantanhede, enquanto as águas residuais afluentes do município de Mira serão encaminhadas para a ETAR de Ílhavo, no distrito de Aveiro, esclarece a Águas do Centro Litoral.
Diversos partidos com assento parlamentar fizeram recomendações ao Governo para que resolva a situação com celeridade, tendo em conta as sucessivas descargas poluentes.