sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Águeda | Projeto intermunicipal quer mudar hábitos e mentalidades no desporto

 Sport is Genderless” defende a igualdade de oportunidades para a prática desportiva, envolvendo escolas, clubes e estruturas associativas
“Este projeto trabalha junto das nossas crianças para que ganhem hábitos desportivos, independente da idade, género ou condição, e que depois possam interligar-se com os clubes e associações do concelho”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, na apresentação, hoje, do projeto SIG – Sport is Genderless (“O Desporto não tem género”), que resulta de uma parceria com o Município de Lousada e que visa desenvolver um programa desportivo de Igualdade de Género para implementar nas escolas.
O projeto, que foi apresentado na Escola Básica Fernando Caldeira, no Dia Europeu do Desporto na Escola, contou ainda com a presença de Marlene Gaio, Vereadora da Educação da Câmara de Águeda, António Augusto Silva, Vereador do Desporto da Câmara da Lousada, e do diretor do Agrupamento de Escolas de Águeda, Paulo Pimentel. Vai ser dinamizado durante este ano letivo e inclui um curso de formação para treinadores e atividades de sensibilização, assim como workshops para pais.
No total, entre os dois municípios, vai envolver 40 estabelecimentos de ensino e mais de 3.000 crianças. Em Águeda, o projeto vai ser implementado em todo o parque escolar do concelho (17 escolas dos Agrupamentos de Escolas de Águeda, Águeda Sul e Valongo do Vouga), envolvendo cerca de 1.500 alunos e ainda 11 clubes/associações e 7 parceiros AEC’s.
No final, acredita Edson Santos, “vamos ter valores e resultados extraordinários: termos as crianças a olharem uns para os outros de forma igual”, nomeadamente do ponto de vista desportivo, porque, defende, “no desporto não há género”.
Este é “um projeto grande não só na mensagem que quer transmitir como no que quer fazer” e procura “mudar atitudes, comportamentos e crenças que reforçam as desigualdades entre mulheres e homens” no contexto desportivo.
Edson Santos frisa que o Município de Águeda promove, na ação estratégica desportiva municipal, a igualdade e a inclusão, pelo que este projeto alinha-se com a política e compromisso de Águeda de criar um contexto de Desporto para todos. Porque, conclui, “o que queremos é que toda a gente pratique desporto, a bem da saúde”.
O “Sport is Genderless” foi desenvolvido através de uma parceria estratégica entre os Municípios de Águeda e de Lousada (dois concelhos que integram a rede nacional Municípios Amigos do Desporto), que “há muito se admiram mutuamente por todo o trabalho que desenvolvem nesta área”, disse António Augusto Silva, Vereador do Desporto da Câmara da Lousada, que salientou a forma proativa e de grande companheirismo com que os dois municípios têm trabalhado neste processo.
Este projeto “é extremamente útil, importante e necessário”, que surge da identificação de algumas fragilidades, nomeadamente na menor adesão do género feminino às atividades físicas e na desigualdade de oportunidades desportivas no feminino nas associações e coletividades. Para o autarca, este projeto pretende inverter este cenário, “introduz alguma justiça e estimula as nossas crianças, em particular as raparigas, a praticarem desporto”.
Marlene Gaio, Vereadora da Educação da Câmara de Águeda, sublinhou que este programa, que vai ser desenvolvido nas escolas do concelho, integra a reformulação das AEC’s (Atividades de Enriquecimento Curricular) que o Município está a implementar e que passa pela aplicação de uma “visão global em três eixos distintos: o desporto (como o exemplo de hoje); a saúde mental e as emoções; e a cultura”. Uma aposta que incide “numa perspetiva de aproximar as associações do concelho às nossas crianças”.
 
Projeto “Sport is Genderless”
O projeto “Sport is Genderless”, promovido por estes dois municípios, comporta um investimento de 152 mil euros e conta com financiamento comunitário de cerca de 137 mil euros.
Vai ser desenvolvido, durante este ano letivo, em cinco eixos: aulas de atividade física (desenvolvidas nas escolas para crianças entre os 3 e os 11 anos, com exercícios para trabalhar as capacidades condicionais e coordenativas, bem como o treino específico de modalidades); treino desportivo na escola (uma aula por semana, em parceria com clubes e associações locais, para dar a conhecer as diferentes modalidades); dia desportivo (uma atividade mensal em que serão promovidos um ou dois desportos diferentes); formação desportiva online (10 sessões para profissionais, como professores, técnicos e treinadores); e workshop para pais (10 sessões e integrar os pais nas atividades desportivas dos filhos).
Os parceiros irão desenvolver um caso de estudo com um grupo constituído por participantes de diferentes grupos-alvo (crianças, pais e profissionais) para compreender a evolução das capacidades motoras das crianças (raparigas e rapazes) e analisar as perceções sobre os estereótipos de género no desporto. No final, será produzido um e-book para divulgar os resultados do projeto e as melhores práticas desenvolvidas, durante a sua implementação.
 
Entidades de Águeda parceiras do projeto
- Recreio Desportivo de Águeda (Atletismo)
- All4Gym (Ginástica)
- Clube Aventura Bairrada (Orientação)
- Casa do Povo de Valongo do Vouga (Andebol)
- Águeda Bike Friends (Ciclismo)
- Algés (Natação)
- GICA (Basquetebol)
- ARCOR (Canoagem)
- Desportivo Atlético Recardães (Duatlo)
- Associação Futebol Aveiro (Futebol)
- Associação Portuguesa de Rope Skipping (Rope Skipping)
- Psientifica
- Bela Vista
- Centro Social Paroquial da Borralha
- Censi
- LAAC
- Ninho Académico
- Os Pioneiros

Gabinete de Comunicação e Imagem

Ana Sofia Pinheiro

 

Porto de Mós | 𝐑𝐚𝐢𝐧𝐡𝐚 𝐒𝐚𝐧𝐭𝐚 𝐈𝐬𝐚𝐛𝐞𝐥 𝐠𝐮𝐢𝐚 𝐯𝐢𝐬𝐢𝐭𝐚𝐧𝐭𝐞𝐬 𝐧𝐨 𝐂𝐚𝐬𝐭𝐞𝐥𝐨

 No Dia Mundial do Turismo, 27 de setembro, o Castelo de Porto de Mós inaugurou o seu novo serviço de visitas guiadas, através de áudio guia.
O público que visita museus, palácios e monumentos como o Castelo de Porto de Mós é muito diversificado tendo, por isso, necessidades diferentes relacionadas com fatores como nacionalidade, contexto social, condição de saúde, idade e perfil educativo. E é em todo o público que visita o nosso Castelo que a qualidade da experiência que aqui vivenciam determina um impacto positivo ou negativo nele mesmo.
 
Desta forma, para esta experiência ser completa e causar um impacto positivo no visitante, a comunicação deve apelar aos vários sentidos, para que todos possam usufruir da experiência da forma mais conveniente.
 
Esta estratégia de comunicação multissensorial implementada neste monumento respeita o ser humano e oferece-lhe múltiplas oportunidades de aprendizagem. Sendo o turismo uma atividade com algum impacto na sociedade, o turismo inclusivo relaciona-se com a sustentabilidade económica, social e financeira e fideliza o cliente.
 

A interface apresentada não necessita de instalação no smartphone do visitante, já que está disponível através do browser.
 
Pode ser desenvolvida para modo de funcionamento online (utilização requer ligação a rede WIFI ou dados móveis) ou offline (os conteúdos são transferidos para “smartphone”, ficando armazenado na “cache” do dispositivo).
 
NOTA: clique na imagem para ver o vídeo de apresentação.
 
Patrícia Alves
Gabinete de Comunicação

Outono CulturArte com cinema, teatro, música e dança em Reguengos de Monsaraz

 Outono CulturArte é uma iniciativa do Município de Reguengos de Monsaraz que apresenta cinema, teatro, música e dança durante os meses de outubro e de novembro. O primeiro espetáculo é a representação do “Auto da Criação do Mundo” pelos Bonecos de Santo Aleixo do CENDREV – Centro Dramático de Évora e vai decorrer no dia 1 de outubro, pelas 18h, no auditório municipal da cidade, com entrada gratuita. Os atores do CENDREV apresentam a história de Adão e Eva com os acontecimentos que levaram à sua expulsão do paraíso e da vida dos seus filhos Abel e Caim na terra.
No dia 13 de outubro, às 21h30, abre o ciclo de cinema português com a exibição do filme “Por do Sol: O Mistério do Colar de São Cajó”, realizado por Manuel Pureza e com atores como Diogo Infante, Sofia Sá da Bandeira, José Raposo, Carla Andrino, Manuel Cavaco, Rui Melo, Diogo Amaral, Gabriela Barros e Marco Delgado. A longa metragem estreou em agosto nos cinemas e é uma paródia ao formato habitual das telenovelas.
No dia 14 de outubro, pelas 17h30, vai ser exibido o filme “Os Verdes Anos”, datado de 1963, que marcou a estreia na realização de Paulo Rocha e teve produção de António da Cunha Telles e música de Carlos Paredes. Às 21h30 poderá ser visto o documentário “Belarmino”, de 1964, do cineasta Fernando Lopes, que conta a história do pugilista Belarmino Fragoso, antigo campeão de boxe que vivia na miséria, ganhou muito dinheiro e atingiu a fama, voltando depois à miséria.
Com exibição no dia 15 de outubro, pelas 17h30, “Variações”, realizado por João Maia e estreado em 2019, retrata os últimos anos de António Variações, barbeiro e conhecido na vida noturna da capital no final da década de 1970, que perseguiu o seu sonho de se tornar cantor e compositor, apesar de não saber nada sobre música. Às 21h30 será exibido o novo filme de Vicente Alves do Ó, “Amadeo”, uma longa metragem de ficção histórica que estreou no início deste ano e é inspirada na vida do pintor modernista, futurista, cubista e expressionista Amadeo de Souza-Cardoso, que foi amigo de Picasso, Gaudi, Modigliani, Apollinaire e Delaunay. Os filmes do ciclo de cinema português são todos exibidos no auditório municipal, os bilhetes custam 2 euros e estão à venda diariamente das 9h às 12h30 e entre as 14h e as 17h30 no Posto de Turismo de Reguengos de Monsaraz e no próprio dia uma hora antes da sessão.
A Banda da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense vai realizar um concerto, com entrada gratuita, no dia 22 de outubro, às 17h30, no Pavilhão Multiusos do Parque de Feiras e Exposições, com a participação da ADAP-SAR – Academia de Dança e Artes Performativas da Sociedade Artística Reguenguense. No dia 29 de outubro, pelas 21h30, no auditório municipal vai ouvir-se jazz no Concerto Entre Paredes, com Bernardo Moreira Sexteto.
 
O regresso do contrabaixista Bernardo Moreira à música de Carlos Paredes com o disco “Entre Paredes”, em homenagem ao mestre da guitarra portuguesa. Bernardo Moreira Sexteto é um projeto em que o contrabaixista está acompanhado por João Moreira (trompete), Tomás Marques (saxofone), Mário Delgado (guitarra), Ricardo Dias (piano) e Joel Silva (bateria) e que foi o vencedor da edição de 2022 do Prémio Carlos Paredes. Os bilhetes para o concerto custam dois euros e vão estar à venda no Posto de Turismo de Reguengos de Monsaraz.
 
No dia 4 de novembro, às 21h30, sobe ao palco do auditório municipal o Coimbra Gospel Choir, grupo que surgiu em 2012 e já realizou mais de 400 concertos em Portugal. No espetáculo vão ser interpretados espirituais negros e temas gospel de autores contemporâneos de vários países. Os bilhetes custam dois euros e estarão igualmente à venda no Posto de Turismo de Reguengos de Monsaraz.
 
No dia 11 de novembro, pelas 21h30, no auditório municipal realiza-se o espetáculo Descobri-quê? do Teatro Nacional D. Maria II, que pretende contribuir para a descolonização do ensino do período histórico designado como descobrimentos, quebrando uma série de narrativas oficiais que romantizam esta época e procurando uma confrontação com o passado invasor, expansionista e colonialista português. O espetáculo é orientado para um público juvenil e resulta da colaboração dos criadores Cátia Pinheiro e José Nunes com o artista, performer e arte-educador Dori Nigro. Os bilhetes vão estar à venda a 2 euros no Posto de Turismo de Reguengos de Monsaraz.
 
A banda Ao Lado, com o reguenguense Rui Cancela, vai estrear-se com um concerto no dia 18 de novembro, às 21h30, no auditório municipal. A fechar o Outono CulturArte realiza-se no dia 25 de novembro, às 21h30, no auditório municipal, um espetáculo de flamenco andaluz com o grupo Flamenco Passion. O Posto de Turismo de Reguengos de Monsaraz terá bilhetes à venda a 5 euros para cada um destes dois espetáculos.
 
Carlos Manuel Barão
*Comunicação e Imagem

Estudo piloto sobre a relevância clínica das plaquetas como biomarcadores não invasivos é o vencedor da 5.ª edição da Bolsa de Investigação em Mieloma Múltiplo

Prémio no valor de 15 mil apoia projeto inovador durante 1 ano
Estudo piloto sobre a relevância clínica das plaquetas como biomarcadores não invasivos é o vencedor da 5.ª edição da Bolsa de Investigação em Mieloma Múltiplo

LEGENDA DA IMAGEM: Prof.º Manuel Abecasis, presidente APCL; Prof.ª Ana Cristina Gonçalves, Professora Auxiliar na FMUC e um dos membros da equipa do projeto vencedor; Margarida Tavares, Secretária de Estado da Promoção da Saúde; Dra. Joana Jorge, estudante de doutoramento em Ciências da Saúde no LOH da FMUC e um dos membros da equipa do projeto vencedor; e Tiago Amieiro, diretor-geral da Amgen Biofarmacêutica

Lisboa, 29 de setembro de 2023 – O projeto “Relevância clínica das plaquetas como biomarcadores não invasivos no mieloma múltiplo - Um estudo piloto», liderado pela investigadora Ana Bela Sarmento Ribeiro, Professora Associada com Agregação em Hematologia na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) e hematologista no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), é o vencedor da 5.ª edição da Bolsa de Investigação em Mieloma Múltiplo. Trata-se de uma iniciativa da Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) e da Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH), com o apoio da Amgen Biofarmacêutica.

O prémio, no valor de 15 mil euros, irá apoiar o desenvolvimento deste projeto pelo período de um ano, pela equipa de investigação composta por: Ana Cristina Gonçalves (Professora Auxiliar na FMUC), Sérgio Rutella (Professor Catedrático de Imunoterapia do Cancro na Nottingham Trent University), Catarina Geraldes (Diretora do Serviço de Hematologia Clínica do CHUC e Professora Auxiliar convidada da FMUC), Raquel Alves (investigadora do iCBR/CIMAGO da FMUC e do CIBB), Joana Jorge (estudante de doutoramento em Ciências da Saúde no LOH da FMUC) e Bárbara Oliveiros (Professora Auxiliar na FMUC).

«É para nós uma honra o nosso projeto ter sido selecionado para atribuição da bolsa de Investigação em Mieloma Múltiplo (5.ª edição). Felicitamos o apoio aos doentes e à investigação na área do Mieloma Múltiplo que a APCL e a SPH, em parceria com a AMGEN, têm promovido ao longo dos anos, o que muito dignifica estas instituições. A descoberta de novos biomarcadores que possam influenciar o desenvolvimento, prognóstico e resposta à terapêutica em doentes com Mieloma Múltiplo, recorrendo a plaquetas educadas pelos tumores (TEPs) pode ter extrema relevância na deteção precoce, na monitorização dos doentes e na avaliação de resposta através de metodologias não invasivas, o que pode ser uma mais-valia para os doentes com esta patologia», reforça Ana Bela Sarmento Ribeiro, investigadora principal do projeto.

«Parte da missão da APCL é ajudar os doentes com patologias hematológicas, apoiando-os e às suas famílias, mas também trabalhar na procura do aumento do conhecimento científico. Neste sentido, aguardamos com expetativa os resultados que este estudo piloto trará, no sentido de complementar o diagnóstico, prognóstico e monitorização de doentes com mieloma múltiplo, de uma forma não invasiva, no apoio à avaliação da resposta ao tratamento, mas também na deteção precoce de recaídas», esclarece Manuel Abecassis, Presidente da APCL.

«Felicitamos os vencedores deste prémio, por esta distinção, mas especialmente pela novidade que apresentam. Reconhecemos neste projeto a abordagem a uma lacuna fundamental no estudo do mieloma múltiplo, a falta de biomarcadores preditivos independentes da avaliação tumoral que permitam monitorizar a progressão da doença e a resposta ao tratamento. Acreditamos que poderão ser dados passos importantes nesta área», reforça João Raposo, presidente da Sociedade Portuguesa de Hematologia.

«É com grande entusiasmo que continuamos a fazer parte desta iniciativa. Ano após ano, os resultados alcançados pelos projetos selecionados são o motor para continuarmos a apoiar novas investigações. Temos consciência da importância do financiamento para que seja possível fazer uma diferença positiva na vida dos doentes com mieloma múltiplo» afirma Tiago Amieiro, diretor-geral da Amgen Biofarmacêutica.

A iniciativa representa um importante incentivo a investigadores nacionais ou estrangeiros trabalhando em instituições portuguesas na área do diagnóstico e tratamento do mieloma múltiplo. Trata-se de uma patologia em que a investigação, nas suas várias vertentes, vai de encontro às necessidades dos doentes. Em Portugal, representa a segunda neoplasia hematológica mais frequente estimando-se em cerca de 544[1] o nº de novos casos por ano, com maior incidência a partir dos 50 anos.

Lara Faria

Celorico da Beira | XV Festival do Borrego Serra da Estrela DOP| Carrapichana

 

Com a cobertura do programa Aqui Portugal da RTP1, vai ter lugar nos próximos dias 21 a 22 de outubro, o XV Festival do Borrego Serra da Estrela DOP, na freguesia de Carrapichana, concelho de Celorico da Beira.

O evento é coorganizado pelo município de Celorico da Beira e a Estrelacoop, com o apoio de diversas entidades, entre as quais, a Junta de Freguesia da Carrapichana, a Licrase, a Ancose, a Serraovinos, a Confraria do Borrego, o IPG, o Instituto de Gouveia- Escola Profissional, a Escola Superior de Turismo e Hotelaria de Seia e o Projeto Terras de Transumância.

A XVª edição do Festival do Borrego Serra da Estrela DOP apresenta algumas inovações, entre os quais uma mostra de ovelhas da raça Serra da Estrela e do cão Serra da Estrela, fiel guardião do rebanho, que pretendem testemunhar um conceito mais alargado e abrangente de afirmação e valorização do Borrego Serra da Estrela DOP e do território onde é produzido, bem como, a defesa e consolidação do lugar cimeiro que ocupa na fileira do borrego português.

Assim, para a prossecução deste objetivo, diversas entidades, instituições, associações e empresas congregaram esforços para levar a cabo esta ação promocional do Borrego Serra da Estrela DOP, na freguesia de Carrapichana, espaço com grande peso e tradição, há largos anos, na comercialização do borrego na região;

Outra das inovações deste ano prende-se com o alargamento da Semana Gastronómica do Borrego Serra da Estrela DOP aos restaurantes de toda a Região Demarcada de Queijo Serra da Estrela, iniciativa que decorrerá de 21 a 29 de outubro, com o propósito de defender, afirmar, valorizar e divulgar um produto endógeno de excelência e um dos mais emblemáticos da região da Serra da Estrela;

Durante os dois dias do Festival, o Borrego Serra da Estrela é o rei da festa e o mote para visitar a Capital do Queijo Serra da Estrela e deslumbrar-se com a beleza do seu património natural, cultural e arquitetónico mas, sobretudo a oportunidade para se deliciar e render ao sabor, cheiro, maciez e tenrura inigualáveis desta carne que entroniza a rica gastronomia celoricense. Confecionado no recinto da feira, com mestria pelas mãos dos Chef’’s Rui Cerveira, António Batista, Paulo Cardoso e da Sandra MasterChef, o comensal será aliciado com verdadeiros manjares dos desuses que irão certamente, dificultar a escolha da forma como quer o degustar .

O Festival do Borrego é indissociável de festa para o palato aliada à cultura e tradição, onde a alegria e animação serão uma constante, com diversos atrações para todos os gostos, a saber: animação de rua, cantares tradicionais, música popular, concertinas, concerto, Dj, oficinas, livecooking com degustação, provas de vinho, “Caminhada Rota do Borrego”, tasquinhas, feira de artesanato e produtos da terra, leilão de borregos Serra da Estrela e o IIº Encontro de Pastores da Serra da Estrela, entre outras

O certame encerra no domingo com chave de ouro: o programa “Aqui Portugal” da RTP1, emitido em direto da Carrapichana, que levará além fronteiras as vastas potencialidades de Celorico da Beira, mormente, o património arquitetónico, paisagístico, cultural e, obviamente, o gastronómico, onde o queijo e o borrego, pela excelência da sua qualidade, ocupam lugar de destaque no cardápio celoricense.

Venha deliciar-se com o nosso Borrego Serra da Estrela. Estamos à sua espera na Carrapichana!

Prazeres Portugal

 

Porto de Mós | A Hora dos SuperQuinas, projeto piloto chega a Porto de Mós

 O projeto “A Hora dos SuperQuinas” consiste num projeto de Atividade Física e Desportiva nas Atividades de Enriquecimento Curricular. Este é um projeto piloto desenvolvido pela Federação Portuguesa de Futebol nas escolas de EB1/JI Mira de Aire Nº2 e no Centro Escolar das Pedreiras. O principal objetivo é a promoção da atividade física e do desporto como elementos fundamentais para um estilo de vida saudável e dos valores positivos associados ao desporto, bem como, a sensibilização para temas chave como a nutrição e o sono.
O projeto será implementado nas Atividades de Enriquecimento Curricular do 1º Ciclo (1h ou 2h por semana) pelos professores identificados pelo município / escola. A Federação Portuguesa de Futebol irá oferecer material para a escola – que incluem arcos, cordas, bolas de ténis, cones, coletes, entre outros - formação aos professores e disponibilizar um manual digital para os professores lecionarem as sessões (com o qual os professores podem montar as suas próprias sessões ou consultar sessões já estruturadas).
O Projeto tem a aprovação da Direção Geral da Educação, Direção Geral da Saúde, Secretaria de Estado da Juventude e Desporto e da Associação Nacional de Municípios Portugueses, assim como de Psicólogos, Pediatras e Especialistas em Educação Física.
O Projeto “A Hora dos SuperQuinas” é de futebol?
É um projeto da Federação Portuguesa de Futebol em parceria com as Associações de Futebol, mas NÃO é um projeto de futebol – não tem exercícios de futebol, nem o material oferecido tem algum elemento associado ao futebol. A Federação Portuguesa de Futebol é contra a especialização precoce.
Quem criou o projeto “A Hora dos SuperQuinas”?
O projeto foi desenhado em 2022 por uma equipa liderada pelo Professor Dr. Carlos Neto, acompanhado pelos Professores Drs. André Seabra, José Guilherme Oliveira, Júlio Costa, Susana Vale, Rita Cordovil, Luis Paulo Rodrigues e Sara Santos. Em janeiro de 2023, a FPF implementou o projeto em 44 escolas e face ao sucesso do mesmo – que pode ser consultado no site do Portugal Football Observatory – irá disponibilizar o projeto a todos os municípios do país. Entre janeiro e março de 2023 este projeto aumentou a competência motora das crianças envolvidas em 48%.
Quando começa o projeto?
O projeto terá a duração de todo o ano letivo e deverá começar no início de outubro.
Vão ser dinamizadas outras atividades durante o ano?
A Federação Portuguesa de Futebol tem a intenção de envolver clubes de diferentes modalidades e promover visitas destes às escolas para que as crianças conheçam os vários desportos que podem praticar.
Qual será o Papel do Encarregado de Educação no Projeto?
Os Encarregados de Educação terão um papel preponderante no incentivo da participação das crianças no projeto.
Além disso, para que se possa continuar a monitorizar o sucesso do projeto na evolução da felicidade das crianças e da respetiva competência motora, serão partilhados questionários com os Encarregados de Educação que devem ser respondidos para que possamos perceber o impacto do “A Hora dos SuperQuinas”.
Porque é que a Federação Portuguesa de Futebol criou este projeto?
Portugal é o país da União Europeia no qual se pratica menos atividade física. Desta forma, o objetivo deste projeto é fomentar a prática desportiva prazerosa e incentivar as crianças envolvidas a serem catalisadoras e influenciadoras desta prática junto das pessoas que as rodeiam.
 
 
Patrícia Alves
Gabinete de Comunicação

Aberta 3.ª fase de candidaturas para CTeSP da ESAC

 Decorre de 30 de setembro a 8 de outubro a 3.ª fase de candidaturas a Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) da Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) a iniciarem no ano letivo de 2023/2024.
Nesta fase estão abertas candidaturas para os CTeSP de Controlo e Qualidade na Indústria Agroalimentar (6 vagas), de Defesa da Floresta (20 vagas), de Maneio de Equinos, Equitação Terapêutica e de Lazer (4 vagas) e de Produção Agrícola Biológica (15 vagas).
Mais informações sobre estes cursos e relacionadas com as candidaturas encontram-se disponíveis no site da Escola, em www.esac.pt.
Os resultados das candidaturas são divulgados no dia 11 de outubro.

 Isabel Silva


Câmara de Águeda integra rede solidária do medicamento

 Programa visa garantir acesso a medicamentos por parte de cidadãos em situação de carência económica
Um em cada dez portugueses não comprou medicamentos prescritos por dificuldades económicas, indica um estudo publicado em abril. É justamente para contrariar este cenário que a Associação Dignitude está a dinamizar, em todo o território nacional, o Programa Abem, de que o Município de Águeda é parceiro.
O protocolo foi firmado esta semana e visa, através de uma rede solidária, permitir o acesso a medicamentos, sem custos, numa farmácia associada, por parte de cidadãos do concelho previamente referenciados.
No Município e até ao momento, integram esta rede seis farmácias, que identificam as famílias carenciadas e sem capacidade financeira para suportar as despesas com os medicamentos. Cada beneficiário recebe um cartão ABEM que lhe permite aceder aos fármacos, sem custos e sem burocracias.
“Esta é uma medida que ajuda a fazer a diferença na vida dos nossos cidadãos, que vivem uma situação de fragilidade de saúde e económica e que não conseguem comprar os medicamentos que lhes são indispensáveis”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, destacando que com esta iniciativa consegue-se um triplo objetivo: controlar o quadro clínico da população mais vulnerável, travar comorbilidades e aliviar o orçamento de muitas famílias do concelho.
Através deste programa, o Município de Águeda financia em até 135 euros por cada beneficiário identificado e registado na plataforma Dignitude.
Refira-se que o ABEM é apoiado pelo “Portugal Inovação Social”, através de fundos comunitários, é um programa de âmbito nacional que se desenvolve localmente com base numa rede colaborativa de entidades parceiras e, para além da população carenciada identificada, pretende abranger também os casos de inesperada carência económica decorrentes de situações de desemprego repentino ou de confronto com doença incapacitante, entre outras, que serão analisados caso a caso.
Para mais informações, os interessados devem contactar os Serviços de Ação Social da Câmara Municipal de Águeda, através do 234 610 070.
 
Farmácias da Rede Solidária em Águeda
- Farmácia Simões Roque
- Farmácia Santil
- Farmácia Santiago
- Farmácia Recardães
- Farmácia Nogueira Janeiro
- Farmácia Macinhata

Gabinete de Comunicação e Imagem

Ana Sofia Pinheiro