quarta-feira, 15 de junho de 2022

A guerra russa de fakes news

 


Luis Dufaur

“Toda a história humana é a história da arte de enganar”,1 instruiu o general Alexander Vladimirov [´foto abaixo] ao apresentar seu livro Teoria Geral da Guerra em uma escola de cadetes em Moscou. Ele é vice-presidente do Colégio de Especialistas Militares da Rússia e mestre na técnica de iludir por meio do noticiário e nas ações da guerra — em russo maskirovka (pequeno baile de máscaras), no Ocidente guerra psicológica ou guerra de informação, enquanto os mais modernos falam em fake news ou em guerra híbrida.

A Crimeia foi invadida por “pequenos homens verdes” desarmados e sem insígnias, levados em caminhões militares sem identificação. A evidência era de soldados russos, mas a mídia ocidental insistia em não saber de onde vinham. Putin disse em conferência de imprensa que eram “patriotas voluntários” de férias, mas cinco semanas depois glorificou o operativo das tropas russas, não se incomodando com a contradição. A mentira deu retorno, tendo sido uma das maiores vitórias da maskirovka.

Mentira como arma de guerra

“A estratégia russa, fora e dentro do país, é dizer que a verdade não existe”, explicou à BBC Peter Pomerantsev, que trabalhou vários anos na TV russa. “É um tipo de cinismo que tem muito eco no Ocidente […] e os russos confiam nesse cinismo e o utilizam num contexto militar”. A Rússia aprimorou o uso da mentira até a perfeição, registrou a jornalista Lucy Ash da BBC.

No número 55 da rua Savushkina, em São Petersburgo, Putin mantém uma central de “guerra de informação” destinada a espalhar na Internet palavras de ordem com milhares de pseudônimos. Seu nome oficial é Internet Research Agency [foto ao lado], também chamada ‘fábrica de trolls’. “O termo deriva da expressão ‘trolling for suckers’ (enganando os trouxas)”.

Os trolls (enganadores) recebem todos os dias instruções técnicas como esta, do dia 28 de fevereiro: “Ideia central: criar a opinião de que oficiais ucranianos estavam envolvidos na morte do oposicionista russo”. Os comentários não devem ser identificáveis ideologicamente e parecer bem documentados para viralizar em artigos, comentários e tuites pró-russos.

A jornalista ucraniana Lyudmila Savchuk [foto ao lado] alistou-se nessa agência fantasma para denunciá-la, como o fez. Outra jornalista, a finlandesa Jessikka Aro [foto abaixo], dissimulou-se entre “os propagandistas pró-Kremlin nas redes sociais” e ficou estarrecida: eles faziam uma guerra invisível para assediar, desalentar, intimidar e caluniar.

O general Valeri Gerassimov, chefe do Estado Maior russo (morto em combate, segundo Kiev, ou vítima de expurgo em Moscou), explicou no semanário Military-Industrial Courier que “as guerras não são mais declaradas, mas simplesmente começam e prosseguem por vias que não são familiares. O uso escancarado das forças militares é só para a fase final do conflito”.

Segundo o Centro de Pesquisas para a Segurança e a Estratégia da Letônia, “a nova forma de guerra não pode ser caracterizada como campanha militar”. E Dmitry Kiselyov, considerado “o chefe propagandista do Kremlin”, sublinhou que hoje a “guerra de informação” é “a forma primordial de guerra”.

Alexander Dugin, filósofo ocultista, favorito de Putin

Falsa tese: “a Nova Rússia é conservadora”

Houve “tradicionalistas” católicos que inverteram a Mensagem de Fátima em favor da Rússia contra o Ocidente, chegando a defender que após o Concílio Vaticano II o Espírito Santo saiu de Roma e se instalou em Moscou… (Foto: igreja ortodoxa russa).

Outro favorito de Putin, o filósofo e ocultista Alexander Dugin [foto acima], prega uma “revolução conservadora”, enquanto “oligarcas” putinianos fazem atraentes promessas aos movimentos conservadores do mundo. Nem sempre Putin as cumpre, pois o importante é enganar, por interesse estratégico, sem moral.

Falando na Academia Militar de Moscou, o general Gerassimov insistiu que “as fronteiras entre a guerra e a paz se apagaram no século XXI”. Hoje a ofensiva visa submergir o inimigo no caos mental, espalhando fakes que apagam os limites entre o real objetivo e a ficção pré-fabricada.

Quando os adversários não souberem mais no que acreditar, estarão vencidos. El Mundo, diário de Madrid, observa que muitos direitistas crêem mais no líder russo do que nos nacionais. Nesse sentido, o semanário alemão Die Zeit observa que muitos alemães acreditam mais em Putin do que no seu próprio chanceler. Agentes da FSB (ex-KGB) se infiltraram na campanha eleitoral de Trump, e Jeanne Smits, ex-diretora do jornal Présent,de Le Pen, espantou-se com o fato de “tradicionalistas” católicos inverterem a Mensagem de Fátima em favor da Rússia contra o Ocidente, chegando a defender que após o Concílio Vaticano II o Espírito Santo saiu de Roma e se instalou em Moscou… Espantou-se também com o exagero de apresentarem Putin investido da “missão providencial” de salvar o Cristianismo.

Para a TV de Putin a informação (câmara de vídeo) pode ser mais efetiva que um fuzil Kalashnikov

Essa ofensiva bate na tecla de que a “nova Rússia” é o baluarte da moral tradicional cristã diante das ideologias LGBT, de gênero, abortistas, antifamília etc., subprodutos da Nova Ordem Mundial, com as quais os hipercapitalistas afogariam o Ocidente, omitindo que esses males existem em grau exacerbado na própria Rússia.

Como fazer desaparecer a Igreja Católica dizendo ao mesmo tempo que Ela está sendo salva por quem a extingue? Jeanne Smits informa que o think-tank “Katehon”, do citado ideólogo gnóstico Dugin, é mantido pelo multibilionário Konstantin Malofeev, um “próximo entre os próximos” de Vladimir Putin. Nesse think-tank o “tradicionalista” Charles Upton defende que a “nova-Rússia” e o Patriarcado de Moscou vão salvar a Igreja do Ocidente, extinguindo os Papas de Roma. Smits conclui que se ela fosse da KGB, não agiria de outro modo para espalhar que a Igreja Católica fracassou.

A professora Cécile Vaissié, da Universidade de Rennes 2, especializada em Estudos Soviéticos e Pós-Soviéticos e autora do livro Les réseaux du Kremlin en France (As redes do Kremlin na França), mostra que as redes de propaganda sub-reptícia da URSS, outrora centradas no “pacifismo”, nos últimos anos assumiram bandeiras “conservadoras” e de “extrema direita”. Na realidade, diz ela, essas são práticas da velha KGB para que as pessoas percam o discernimento e não entendam o que está acontecendo.

Alexeï Komov, representante do Patriarcado de Moscou nos Congressos Mundiais da Família, defende que a Revolução Bolchevista de 1917 nada teve de russa. Ora, essa Revolução introduziu o comunismo, proclamou o amor livre, legalizou o divórcio e o aborto sem limites. Mas “convertido” pelo Patriarcado de Moscou em defensor da família, Komov tentou escapar da contradição dizendo haver na Rússia um “milagre” que faz renascer os valores tradicionais da família e da tradição, e que o regime de Stalin “acabou mais favorável à família”.2

A estratégia falseia conceitos e posições para ludibriar as vítimas. Dugin comemora: “Nós os embaralhamos passando do direitismo ao esquerdismo e vice-versa. Seduzimos ao mesmo tempo a extrema-direita e a extrema-esquerda”. Assim se forja, como observa Smits, um “Putin salvador da Cristandade”, que ao mesmo tempo é admirador de Stalin!

Onda de expurgos na Rússia de Putin

Em março de 2022, Putin ordenou limpar seu país da “escória de traidores” que trabalharia para os EUA3, dando notícias desastrosas da guerra e criticando-a no seu círculo íntimo. A ameaça saiu depois que Marina Ovsyannikova, da TV estatal Channel One, exibiu um cartaz atrás da locutora do noticiário, com os seguintes dizeres: “Eles estão mentindo para você”. Quase 15 mil russos já foram detidos em protestos contra a guerra, dezenas de milhares se exilaram e uma nova lei pune com até 15 anos de prisão quem noticiar o malogro russo na Ucrânia.

Multiplicam-se desde então as mortes misteriosas de oligarcas e de suas famílias. A maioria foi alvo de “suicídios”, dentro e fora da Rússia. Apenas alguns exemplos:

  • Alexander Tyulyakov, vice-diretor do tesouro da todo-poderosa empresa estatal de energia Gazprom, apareceu enforcado na garagem de seu apartamento. Os médicos legistas foram expulsos do local pelos serviços de segurança.
  • Mikhail Watford, magnata do petróleo e do gás, foi encontrado nas mesmas condições em sua casa em Londres.
  • Sergei Protosenya [foto acima], ex-CEO da gigante russa do gás Novatek, teve o mesmo fim em Lloret del Mar, na Espanha, enquanto sua esposa e sua filha foram esfaqueadas até a morte.
  • O milionário Vasily Melnikov, líder da farmacêutica MedStom, também foi morto a facadas, junto com sua esposa e seus dois filhos, em seu apartamento de Moscou.
  • Vladislav Avaev, ex-vice-presidente do Gazprombank, sua esposa e sua filha foram crivados de balas na capital russa.
  • Vladislav Surkov, o “Rasputin de Putin”, foi colocado em prisão domiciliar sem saber as razões.

Os serviços de inteligência e das forças armadas tampouco ficam impunes:

  • Sergei Shoigu, ministro da Defesa, reapareceu em trajes civis.
  • O general Valery Guerassimov [foto acima], chefe supremo das Forças Armadas, está ‘volatilizado’ desde 11 de março e não apareceu na solene parada militar do dia 9 de maio.
  • Após dizer que a invasão ia “mais devagar do que o esperado”, Viktor Zolotov [foto abaixo], chefe da Guarda Nacional, nunca mais foi visto.
  • Para os serviços de inteligência britânicos, cerca de 150 agentes dos serviços russos foram dispensados ou presos, como seu diretor, o tenente-coronel Serguey Beseda, que dorme na sinistra prisão de Lefortovo.
General Viktor Solotov, chefe da Guarda Nacional, criticou a guerra e está desaparecido.

As pesquisas registram um apoio popular esmagador à campanha militar. Mas quem ousaria estar em desacordo quando a lei criminaliza as críticas à guerra? Magnatas se manifestam timidamente porque as sanções do Ocidente congelaram bilhões de dólares em suas contas no exterior. Anatoly Chubais, tsar da privatização da era Yeltsin, está foragido. A chefe do Banco Central da Rússia, Elvira Nabiullina, apresentou sua renúncia, mas Putin não aceitou.

Bilionários, banqueiros e ex-funcionários falam sob anonimato que Putin não ouve ninguém, está cada vez mais isolado e só dá crédito a um punhado de oficiais da linha-dura.

O déspota russo poderá ver-se obrigado a ceder o controle da guerra durante uma cirurgia para extirpar um câncer.4 Porém, como sói acontecer com os ditadores, desconfia de todos, considerando-os “traidores”. A exceção seria Nikolai Patrushev [foto ao lado], chefe do Conselho de Segurança e um dos arquitetos da guerra. Segundo consta, Putin padece há 18 meses de um câncer abdominal e de Parkinson avançado, mas vem adiando a cirurgia para anunciar o triunfo na Ucrânia no Dia da Vitória. Ele quer uma guerra total, com a mobilização em massa dos homens em condição de lutar, mas na imensa passeata de 9 de maio repetiu coisas comuns já ditas durante menos de 10 minutos, depois sentou-se e se cobriu com uma manta aumentando ainda mais as especulações sobre sua saúde.

Outra fraqueza dos autocratas: Putin não confia em novas medicações, seu médico foi afastado, acusado de charlatão, e seu estado psicótico é comparado ao de Hitler nos últimos dias. Um dos maiores temores é que, antes de desaparecer, ele acabe ordenando a guerra atômica.

ABIM

____________

Notas:

1. Russian International Affaires Council. Moscou 15-04-2014.

2. bit.ly/3w7UL6n

3. bit.ly/3yjrQPp

4. bit.ly/3FkVVjl

POR FALAR EM GUERRA…

A Batalha de Berlim: abril de 1945 – O Exército Vermelho toma os restos de Berlim. A sombra funesta do comunismo se apossa da Alemanha Oriental e ameaçará o Ocidente durante décadas.

A invasão da Ucrânia ordenada pelo ditador Putin se prolonga, ninguém sabe como e quando terminará, nem quem sairá vitorioso; muitos torcem para que haja um acordo de paz. A esse propósito, segue excerto de um artigo de Plinio Corrêa de Oliveira nas páginas de “O Legionário”, de 5-1-1941, redigido em plena Segunda Guerra Mundial.

  • Plinio Corrêa de Oliveira

Toda vitória que represente não apenas o triunfo de um país, mas de uma ideologia, não somente de um povo, mas de uma filosofia, evidentemente será uma derrota dos católicos, desde que essa ideologia teológica ou filosófica não seja a da Igreja.

Assim, qualquer paz que signifique o franqueamento de todas as fronteiras à dissolução de doutrinas que são contrárias às de Jesus Cristo, será por certo uma paz que um católico não pode desejar.

Exemplifiquemos com a Rússia. De um momento para outro, pode este país entrar em guerra. Suponhamos que o curso dos acontecimentos internacionais fosse tal que a vitória da Rússia representasse não somente a vitória de um grupo de potências às quais ela estivesse aliada, mas a vitória única e exclusiva da URSS sobre todos os beligerantes, de sorte que ela, ao vencer, se tornasse igualmente senhora dos vencidos e dos seus próprios aliados.

Quem ousaria afirmar que tal desfecho não seria soberanamente perigoso para os interesses das almas? Quem ousaria negar que a paz estabelecida por meio do triunfo do governo soviético seria uma paz contrária à Igreja, a consumação da derrota da justiça, a abominação da desolação?

Não se pretenda, pois, que não pode haver interesse da Igreja em jogo em um conflito internacional qualquer. Pelo contrário, tais interesses podem existir, e apresentar caráter de rara relevância.

ABIM

Docente da Universidade de Coimbra vence prémio ibérico de Arquitetura

O projeto de reabilitação do Paço dos Condes de Ourém, da autoria de João Mendes Ribeiro, docente do Departamento de Arquitetura (DARQ) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), venceu o prémio de opinião, na categoria “Interiorismo” (design de interiores), dos prémios FAD de Arquitetura e Interiorismo 2022.

Os prémios FAD de Arquitetura e Interiorismo são promovidos pelo Fomento de las Artes y del Diseño desde 1958 e distinguem anualmente as melhores obras de arquitetura ibérica. Na edição deste ano foram apresentadas 434 obras.

Segundo o júri do prémio, composto por Inês Lobo (presidente), Paloma Cañizares, Josep Puigdomènech, Pep Quilez, Maria Rubert de Ventós e Jorge Vidal, a reabilitação do Paço dos Condes de Ourém «é uma obra de grande sensibilidade. A reconstrução das paredes originais fornece as pistas para a intervenção horizontal e, no entanto, João Mendes Ribeiro não segue o espaço original: dá opções, oferece uma solução flexível, permitindo alternativas futuras. Os espaços expositivos mostram a mesma atitude: a opção, a intervenção potencial».

 

Cristina Pinto

MUNICÍPIO DA MARINHA GRANDE NO COMBATE AO INSUCESSO ESCOLAR

O Município da Marinha Grande tem em curso o Plano Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PICIE II), que assenta num conjunto de atividades que visam o desenvolvimento de competências pessoais,  emocionais e sociais nas crianças do ensino pré-escolar e 1º ciclo, suas famílias e na comunidade educativa (docentes e não-docentes).

O PICIE II é promovido no âmbito da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) e engloba os 10 municípios que a integram.
O Município da Marinha Grande dispõe de uma técnica da área da Psicologia Clínica, que está afeta aos três Agrupamentos de Escolas do concelho da Marinha Grande e que tem vindo a realizar diversas ações das quais se destacam consultas para crianças do pré-escolar e 1.º ciclo, incidindo na avaliação psicológica e intervenção em problemas de adaptação escolar, dificuldades de aprendizagem, perturbações emocionais, problemas de comportamento e relacionamento interpessoal.
A psicóloga está a implementar o Programa de Competências Sociais e Emocionais, no Jardim de Infância Francisco Veríssimo, que visa a prevenção e intervenção psicológica; a promoção de competências pessoais, emocionais e sociais; e o combate aos problemas de relacionamento e comportamentos inadequados, desenvolvendo a inteligência emocional através do estímulo da perceção emocional, da capacidade de entender e gerir as emoções, da autoestima e da assertividade.

Outra das iniciativas a evidenciar é a Oficina das Dificuldades de Aprendizagem, que está a decorrer no Jardim de Infância Francisco Veríssimo e que objetiva capacitar os alunos de competências cognitivas que facilitem o desenvolvimento da sua aprendizagem escolar.

Aveiro | Conclusões da Reunião de Câmara – 15 de junho de 2022

Apresentamos por este meio informação sobre as principais deliberações da Reunião do Executivo da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), realizada hoje quarta-feira, dia 15 de junho de 2022, nos Paços do Concelho.

  1. Protocolos com IPSS aprovados – Descentralização na área da Ação Social

No âmbito da decisão tomada em Reunião de Câmara do dia 28 de fevereiro, de assunção das novas competências na área da Ação Social no dia 01 de julho de 2022, o Executivo Municipal deliberou hoje, autorizar a celebração de protocolos de colaboração com 13 Instituições Privadas de Solidariedade Social (IPSS).

Os protocolos serão firmados com as seguintes instituições: Associação de Solidariedade Casa Mãe de Aradas, Associação de Melhoramentos de Eixo, Cáritas Diocesana de Aveiro, CARDA, Centro Comunitário Vera Cruz, Centro Social Paroquial de Cacia, Centro Social e Paroquial Nª Sra de Fátima, Centro Social e Paroquial Santa Joana Princesa, Centro Social e Paroquial de São Jacinto, Florinhas do Vouga, Fundação CESDA, Fundação Padre Félix e Santa Casa da Misericórdia de Aveiro.

A escolha das referidas Instituições pela Câmara Municipal de Aveiro (CMA) teve em consideração a experiência de algumas delas neste tipo de trabalho (9, sendo que 4 são novas) e a cobertura total do território do Município de Aveiro, numa lógica de prestarmos um serviço de proximidade aos Cidadãos, sem existência de sobreposições de atuação e num trabalho de equipa sob a coordenação da CMA e em estreita ligação ao Instituto da Segurança Social.

Na mesma Reunião, o Executivo Camarário concordou em aprovar o novo Regulamento do Núcleo Local de Inserção de Aveiro (NLI), tal como nomear a Técnica Superior e Chefe de Divisão de Ação Social da CMA, Ana Margarida Oliveira, coordenadora do NLI e do CLS/ Coordenador do Serviço Local.

Por forma a ativar todos os mecanismos necessários à boa execução das competências na área da Ação Social, o Executivo Municipal aprovou também as Normas de Gestão dos Subsídios Eventuais, a atribuir pela CMA aos munícipes, sob proposta dos Técnicos das Entidades Sociais protocoladas e o Regulamento do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social.

Recordamos que o Decreto-Lei nº 23/2022 veio complementar a Lei nº 50/2018 e o Decreto-Lei nº 55/2020 que, possibilitando o exercício de novas competências às Câmaras Municipais no domínio da Ação Social, veio definir um prazo adicional para a transferência das referidas competências entre o dia 31 de março de 2022 e o dia 01 de janeiro de 2023, iniciando a CMA a execução plena destas competência no próximo dia 01 de julho.

A CMA está capacitada e muito empenhada em assumir, com sustentabilidade, mais competências para concretizar uma melhor gestão do território e para aumentar a quantidade e a qualidade dos serviços prestados aos Cidadãos, sublinhando a velha reivindicação da aplicação do princípio da subsidiariedade na inevitável reforma do Estado, que embora de forma lenta e tímida, vai tendo os seus passos no sentido certo.

Neste processo que culminará no próximo 01 de julho com o início de uma nova e importante etapa, a CMA tem feito várias diligências de audição das IPSS e Misericórdia do Município de Aveiro, tendo realizado um momento formal de audição e debate em reunião realizada a 22 de fevereiro.

A gestão do Rendimento Social de Inserção (RSI), do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) e dos Subsídios Eventuais, são as principais áreas das novas competências que a CMA vai exercer, num trabalho de equipa com as IPSS referidas.

  1. Zonas dedicadas aos peões na Beira Mar e em São Jacinto durante o verão

O Executivo Municipal, no âmbito da sua estratégia de promoção dos meios suaves de transporte tomou conhecimento da implementação como zonas de uso exclusivo pedonal e ciclável, de áreas da Beira Mar e da Marginal Frente-Ria de São Jacinto, durante os fins de semana e feriados desde o dia 10 de junho e até 10 de setembro. Restrição que em São Jacinto é alargada aos dias 24, 25 e 26 de agosto (quarta a sexta-feira).

Esta é uma medida que a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) já implementou nos anos de 2020 e 2021 e que obteve um balanço muito positivo junto dos Cidadãos, Moradores destas zonas e visitantes, pelo que decidimos manter esta opção.

Assim, teremos condicionamentos ao trânsito automóvel nesta zona da Cidade, das 13h00 de sábado até às 23h00 de domingo e das 22h00 da véspera de feriados até às 23h00 do seu dia de feriado, com exceção dos moradores, veículos de emergência e triciclos turísticos.

Opção política prioritária do anterior (2017/2021) e no atual mandato autárquico (2021(2025), a qualificação urbana da Cidade, alicerçada nos pilares da Cultura e do Ambiente, tem nesta medida um passo consistente e fundamental para a sua concretização. A que se somam as ações do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano da Cidade de Aveiro / PEDUCA, com a renovação do eixo entre a antiga Estação da CP, a Avenida Dr. Lourenço Peixinho, o Rossio, a qualificação do Bairro da Beira Mar e a segunda Ponte das Eclusas, entre tantas outras operações que temos em projeto e em obra.

Ruas sem carros no Centro da Cidade:

- Travessa do Lavadouro;

- Rua da Palmeira;

- Rua Antónia Rodrigues;

- Cais dos Remadores Olímpicos (Cais de São Roque).

Ruas sem carros em São Jacinto:

- Avenida Marginal;

- Rua Senhora das Areias;

- Rua das Flores.

  1. Aprovadas as normas provisórias de utilização do Ecocentro Municipal

O Executivo Municipal deliberou ratificar o despacho do Presidente, Ribau Esteves, do dia 03 de junho, que aprovou as normas provisórias de utilização do novo Ecocentro Municipal, que entrou em funcionamento na última terça-feira, dia 14 de junho.

As normas em causa, estarão em vigor até à aprovação final do Regulamento de Resíduos Urbanos e Limpeza Pública, que se encontra neste momento em fase de consulta pública.

Tal como anunciado em comunicação à imprensa no dia 13 de junho, a gestão do Ecocentro está entregue à empresa especializada VEOLIA Portugal S.A., que em Aveiro gere também a operação de recolha de resíduos sólidos e urbanos a destino final e limpeza urbana

Inaugurado no dia 04 de junho, o Ecocentro Municipal, é um investimento da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) de 750.000€, com utilização gratuita e possibilidade de deposição de resíduos a utilizadores domésticos residentes e utilizadores não domésticos a operarem no Município de Aveiro, até 1.100 litros dia, por utilizador.

Localizado na Área de Atividades Económicas – Aveiro Norte/ Zona Industrial de Taboeira, Rua das Fontainhas, junto às instalações dos Serviços Urbanos da CMA, o horário de funcionamento do Ecocentro é de terça-feira a sábado, incluindo feriados, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h30 (exceto no dia 25 de dezembro e 01 de janeiro).

  1. Skate Park de Aveiro volta receber etapa do Campeonato Nacional de Skate

O Executivo Municipal deliberou aprovar uma comparticipação financeira à Federação Portuguesa de Patinagem no valor de 38.000€, para apoio à realização pelo segundo ano consecutivo do Campeonato Nacional de Skate – Liga Skate Pro, de 17 a 19 de junho (sexta-feira a domingo) no Skate Park de Aveiro.

Um momento especial que vai marcar a celebração do primeiro aniversário de ativação desta infraestrutura desportiva, inaugurado a 18 de junho de 2021, num investimento da Câmara Municipal de Aveiro de 158.879,42€.

Para além do contributo desportivo e social que advém da realização deste evento em Aveiro, esta é também uma forma de promover uma modalidade que se estreou com grande sucesso nos Jogos Olímpicos, tendo sido a modalidade olímpica com maior audiência em “Tóquio 2020”.

A Liga Skate Pro é uma prova organizada pela Federação de Patinagem de Portugal (FPP) e conta para pontuação no ranking nacional e mundial. À Liga profissional de seniores juntam-se os Campeonatos Nacionais dos vários escalões de formação, prevendo-se a passagem por Aveiro de cerca de 200 atletas entre sexta-feira e domingo.

  1. Câmara de Aveiro apoia a Volta a Portugal Feminina em Bicicleta

Tal como divulgado, em Nota de Imprensa do dia 13 de junho, o Executivo Municipal deliberou aprovar a atribuição de um apoio financeiro no valor de 5.000€, para a realização da última e decisiva etapa da Volta a Portugal Feminina em Bicicleta, que se realiza de 16 a 19 de junho.

A Câmara Municipal de Aveiro associa-se assim à Federação Portuguesa de Ciclismo na promoção e no reconhecimento da importância crescente do ciclismo feminino em Portugal. A partida para a etapa-rainha está agendada para as 12h15 de domingo, na Rua da Pega, num percurso de 104,7km que vai ligar Aveiro a Anadia.

  1. Fundo de Apoio a Famílias atribui apoios a duas famílias

O Executivo Municipal deliberou aprovar apoios económicos a mais duas famílias residentes em Aveiro, correspondendo a mais sete Cidadãos ajudados, no valor global de 1090,94 €, no âmbito dos “Apoios Sociais a Cidadãos e Famílias Carenciadas”, do Fundo de Apoio a Famílias.

Para dar resposta a estas situações, a CMA utiliza o Fundo de Apoio a Famílias, que tem para 2022 uma verba total orçamentada de 150.000€.

  1. Tribunal de Aveiro dá razão à CMA e confirma legalidade do PDM

O Executivo Municipal tomou conhecimento da sentença de arquivamento proferida pelo Tribunal Administrativo e Fiscal de Aveiro (TAFA), relativamente ao processo interposto pelo Sr. David Iguaz a 16DEZ19, contra o Plano Diretor Municipal (PDM), por falta de “fundamentação jurídica”, refere o Tribunal.

O Sr. David Iguaz alegava que as deliberações tomadas pela Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e pela Assembleia Municipal de Aveiro (AMA), a 20NOV19 e a 26NOV19, respetivamente, e relativas ao PDM continham diversas irregularidades, facto que o TAFA rejeita, mostrando-se de “forma clara e evidente que não se verifica qualquer violação” da Lei, caindo por terra, “a fundamentação de facto e de direito da propositura da ação administrativa de impugnação dos atos administrativos”.

A CMA congratula-se com a decisão judicial, que confirma a legalidade dos atos praticados pela CMA e pela AMA.

Na gestão da CMA vamos continuar a trabalhar com rigor e transparência, empenho e capacidade de realização, cumprindo os compromissos assumidos com os Cidadãos Aveirenses, cumprindo a Lei do País, com grande determinação e espírito de bem servir, gerindo também e no mesmo quadro de princípios, atitudes lamentáveis como esta, de interposição de uma ação judicial desta natureza.


Conselho de Ministros aprova diplomas para simplificar emissão de vistos

Anunciada a criação de um visto para a procura de trabalho.

O Conselho de Ministros aprovou, esta quarta-feira, diplomas que visam facilitar a mobilidade de trabalhadores entre os Estados-Membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e Reino de Marrocos. Entre as medidas previstas destacam-se a simplificação na emissão dos vistos e a criação de uma nova tipologia para a procura de trabalho.

A ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares disse, em conferência de imprensa no final do Conselho de Ministros, que “em consequência do âmbito da concessão de vistos de estada temporária e visto de residência para cidadão estrangeiro dispensa-se agora o parecer prévio do SEF que a lei atribuía”.

No sentido da promoção das migrações seguras (…), procede-se à criação de uma nova tipologia de visto, concretamente o visto para a procura de trabalho, possibilitando assim a entrada em território português a nacionais de Estados estrangeiros que venham à procura de trabalho pelo período de 120 dias, extensivo a mais 60 dias, num total de 180 dias”, explicou Ana Catarina Mendes.

Sobre os acordos com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a ministra disse que “para o cidadão abrangido pelo acordo CPLP que já esteja em território nacional, prevê-se a possibilidade de requerer autorização de residência temporária em território nacional, prevendo-se ainda que os titulares do visto de estada temporária, ou que tenham entrado legalmente em território nacional, podem requerer a autorização de residência CPLP”.

Ana Catarina Mendes informou que também vai ser “facilitada a obtenção de visto de residência para a frequência de programa de estudos no ensino superior”.

Passa a ser dispensado o parecer prévio do SEF para este tipo de visto, desde que o requerente já se encontre admitido na instituição de ensino superior em território nacional”, acrescentou.

SIC Notícias

Pedrógão Grande: cinco anos após tragédia, memorial não está concluído

A Infrastruturas de Portugal (IP) é a responsável pela concretização do projeto.

O 5.º aniversário dos incêndios de Pedrógão Grande vai ser assinalado sem ainda estar pronto o memorial às vítimas. A obra tem vários meses de atraso e só deverá ficar concluída em outubro.
O memorial de homenagem às vítimas da tragédia de 2017 só agora, cinco anos depois, começa a ganhar forma junto à estrada onde aconteceu o episódio fatal.
A obra está com vários meses de atrasado e chegou a ser anunciado que estaria pronta a 10 de junho, porém, tal não aconteceu e agora não há data para a inauguração mas prevê-se que esteja pronta no final no mês de outubro.
A Infrastruturas de Portugal (IP), responsável pela concretização do projeto, justifica os atrasos consecutivos com a falta de materiais.
O custo total para a instalação do monumento rondará um milhão e 800 mil euros e a IP garante que o orçamento será respeitado e não vão existir derrapagens.
A questão da limpeza dos terrenos junto às estradas tem vindo a ser um assunto de bastante discussão contudo, já arrancou há um mês e está a ser suportada pela Associação da Indústria Papeleira depois de um apelo feito pela associação de vítimas do incêndio.

SIC Notícias

Urgências do Hospital de Leiria fecharam 50 vezes este ano

Denúncia é feita pela Ordem dos Médicos do Centro.
As urgências do hospital de Leiria fecharam 50 vezes só este ano, devido à falta de médicos.  
A denúncia foi feita da Ordem dos Médicos do Centro, que na terça-feira reuniu de urgência com todos os diretores de serviço de Ginecologia Obstetrícia da região.
No final da reunião, ficaram vários alertas, com a Ordem dos Médicos a pedir mudanças estruturais e não medidas avulsas como propõe o Governo.
Em declarações à SIC, o presidente da secção regional Centro da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, faloi em “dificuldades muito graves” em vários hospitais.

SIC Notícias

TORRES VEDRAS SOBE NA ATRAÇÃO DE NEGÓCIOS E DE VISITANTES


O Município de Torres Vedras mantém-se na 25.ª posição do “Portugal City Brand Ranking”, o índice da Bloom Consulting que avalia o nível de atratividade dos 308 concelhos do país.

Nas dimensões analisadas pelo estudo, Torres Vedras é agora o 19.º concelho mais atrativo para “negócios”, tendo subido 3 posições, enquanto garante a 23.ª posição no ranking nacional de “visitar”, subindo 7 posições. Já na dimensão de “viver” o concelho desce para a 36ª posição a nível nacional.

Torres Vedras mantém-se no Top 5 da Região Centro, seguindo-se a Coimbra, Aveiro, Leiria e Viseu. Entre os 100 concelhos que dão forma à região, o Município destaca-se pela manutenção da 5.ª posição nas dimensões “negócios” e “viver” e da 7.ª posição na dimensão “visitar”.

Desde a primeira edição do “Portugal City Brand Ranking”, em 2014, o Município de Torres Vedas tem ocupado o top 25 do ranking nacional. Este índice avalia o desempenho de marca dos concelhos nas áreas do turismo, negócios e talento, recorrendo à análise de dados quantitativos estatísticos e digitais.

Projeto “A nossa casa é um planeta” esteve na EB 2,3 Dr. João Rocha Pai


No início do mês de junho, inserido no âmbito do Dia Mundial da Criança e do Dia Mundial do Ambiente, a ERSUC – Resíduos Sólidos do Centro S.A. dinamizou uma ação de sensibilização ambiental denominada “A nossa casa é um Planeta”. A ação decorreu na EB 2,3 Dr. João Rocha Pai, tendo sido dirigida aos alunos do 2º ciclo do ensino básico.

Esta foi uma iniciativa que visou promover comportamentos ambientalmente adequados na temática dos resíduos urbanos e que assentou na projeção de três filmes em 360º, incorporando imagens reais e tridimensionais projetadas numa cúpula insuflável com recurso a um planetário itinerante especialmente concebido para três públicos-alvo diferenciados: Jardim de Infância / 1º Ciclo, 2º/3º Ciclo, Secundário/Adultos.

Este evento englobou também ações no âmbito da prevenção, redução e reciclagem dos resíduos urbanos.

Em jeito de balanço, dar conta de que estas ações foram bastante importantes na sensibilização ambiental da população mais jovem do concelho de Vagos.

Aeroporto de Faro passa a chamar-se “Aeroporto Gago Coutinho”


O Governo aprovou esta quarta-feira uma resolução que alterar a denominação do aeroporto internacional de Faro para Aeroporto Gago Coutinho.
"O Governo presta assim homenagem ao almirante Gago Coutinho, natural de São Brás de Alportel, no distrito de Faro, quando se comemora o centenário da primeira travessia aérea do Atlântico Sul, uma das maiores proezas da história da navegação aérea", declarou Pedro Moz Caldas.



Juíza que ia julgar José Sócrates pede transferência

E já há substituto para o lugar.
A juíza Margarida Alves, que era suposto julgar o antigo primeiro-ministro José Sócrates, pediu para ser transferida e irá ficar sem o processo.
Margarida Alves vai continuar no mesmo tribunal, mas num outro coletivo de juízes, a confirmar-se o projeto do movimento judicial publicado esta quarta-feira pelo Conselho Superior da Magistratura.
A ser assim, a partir de setembro, o lugar de Margarida Alves será ocupado pela magistrada Susana Seca, que terá agora a cargo os processos que a colega tinha, entre eles, o mediático processo de Sócrates proveniente da Operação Marquês.
Margarida Alves continuará, no entanto, com os processos que já estava a julgar, entre eles, o caso de Rui Pinto.

SIC Notícias

Castelo de Paiva | NO PRÓXIMO DOMINGO ÀS 18 HORAS: JOANA ESPADINHA ACTUA EM CASTELO DE PAIVA COM CONCERTO NO PARQUE DAS TÍLIAS


No âmbito do ciclo Música em Cena, integrado no Festival Inventa, a artista Joana Espadinha vai actuar no Domingo, dia 19, ao fim da tarde ( 18 horas ) em Castelo de Paiva, num concerto agendado para o aprazível espaço do Parque das Tílias, em Sobrado.

Um forte pretexto para ouvir Joana Espadinha em Castelo de Paiva, uma das novas revelações do panorama musical português, um talento musical aliado ao talento para a escrita, uma outra paixão. A cantautora, com um estilo peculiar, lançou o seu primeiro disco que mistura Jazz com o Pop, Rock e Folk. A cantora estudou Direito em Lisboa, Jazz em Amesterdão e promete fazer a diferença com as suas canções.
A música floresceu na sua vida de forma casual, influenciada muito embora pelo cante alentejano, de raízes familiares, e também por vários estilos musicais - da música popular, ao pop, à música brasileira - e por cantautores de referência como: Jorge Palma, Zeca Afonso, Fausto, José Mário Branco ou os mais novos JP Simões e Manuel Cruz.

Este é um ciclo de concertos em que a palavra é o elemento central. Uma programação artística que promove a exaltação da língua portuguesa, convidando a música a elevar a escrita, num novo ciclo do Festival Inventa, traduzido numa proposta de programação exclusivamente de música produzida em Portugal e cantada em português, uma premissa que permite aos músicos prepararem um espectáculo em que a valorização das palavras e dos acordes criam momentos únicos de empatia e conexão entre a paisagem e o património.

Este ciclo de Música em Cena, com espectáculos ao ar livre e de entrada gratuita, apresenta uma selecção de artistas emergentes, uns em ascensão e outros com forte implementação no panorama musical português, valorizando a palavra como expressão artística multidisciplinar. Uma celebração dos cantautores, dos poetas e dos escritores musicais, complementando com a performance a solo e o espectáculo intimista, criando momentos raros de fruição entre a música, o poema e a paisagem.

Recorde-se que o Festival Inventa está a dinamizar, desde Maio de 2021, uma vasta programação cultural em rede, numa área geográfica correspondente a 14 municípios: Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Mondim de Basto, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende.

Já foram realizados (ou estão em curso), no âmbito do Festival Inventa, os projectos Travessia do Rio (29 Maio 2021), Ciclo de Música ao Luar(Junho e Julho 2021), Filarmonia (Re)visitada (Novembro 2021 e Fevereiro 2022), Música em Comunidade (5 Março 2022), Ciclo de Circo Contemporâneo no Património (Março 2022), Ciclo de Performance Visual Musicada (Abril 2022), Em Cena para a Família (Maio e Junho 2022), A Festa - Projecto comunitário intermunicipal(Maio 2022), Escrita Guiada (Maio a Outubro 2022) e Escrita d'Aqui(Junho a Dezembro 2022).

Carlos Oliveira