segunda-feira, 30 de maio de 2022

Morreu o ator brasileiro Milton Gonçalves. Tinha 88 anos.


Morreu esta segunda-feira o ator brasileiro Milton Gonçalves, aos 88 anos, informou a família. O ícone da televisão brasileira morreu em casa por problemas de saúde decorrentes de um AVC sofrido em 2020.
Na televisão, participou em mais de 40 novelas, destacando-se “O Bem-amado”, “Pecado capital” e “Sinhá Moça”. No pequeno ecrã fez ainda programas humorísticos e minisséries. Já no cinema, foram mais de 50 os filmes em que colaborou.
Para além da carreira enquanto ator e diretor, Milton Gonçalves destacou-se pelo papel na luta pelo reconhecimento do trabalho dos negros, lembra o filho e também ator Maurício Gonçalves.
De acordo com a imprensa brasileira, que cita a família, Milton Gonçalves morreu em casa por problemas de saúde decorrentes de um AVC sofrido em 2020. Na altura, o ator chegou a ficar internado três meses.

SIC Notícias

Imagem: CM

CONCEIÇÃO SANTOS VISITOU A SOCIEDADE COLUMBÓFILA

Aproveitando a sua deslocação a Portugal, Conceição, acompanhada da sua família, esteve na cidade de Cantanhede, no passado dia 28 de maio, de visita à Sociedade Columbófila e à cidade de Cantanhede. 

Recorda-se que a Conceição, na qualidade de responsável pelo grupo de jovens liderou, a comitiva da Associação Dinamizadora de Jovens do Pico, sediados na Vila das Lajes do Pico, no arquipélago dos Açores, que no âmbito do programa Infante D. Henrique, realizou com a Sociedade Columbófila, na cidade de Cantanhede, em novembro de 1996 e em agosto de 1997, um projecto de intercâmbio associativo, que à época, através da coordenação do Instituto Português da Juventude, proporcionava aos jovens do continente e das ilhas um intercâmbio de conhecimento e de partilha de experiências.

Recebida por Magda Silva, Marco Bessa e Inês Santos da Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, Conceição Santos, ao fim da tarde, teve a oportunidade de conhecer a nova sede da Columbófila de Cantanhede, onde teve a oportunidade de “reviver” os dois intercâmbios realizados, através de desfolhear os albuns que “retratam” os dois eventos.

Aproveitando a presença da Conceição e da sua família, Magda Silva, deu a conhecer o trajecto associativo, mais recente da Columbófila Cantanhedense e em particular as actividades desenvolvidas, no âmbito dos projectos de cooperação, que também envolve o Município de Cantanhede e a União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça. 

Antes da visita, e também, na companhia de Marco Bessa, Magda Silva e Inês Santos, reuniram-se para celebrar o “reencontro” à mesa do Restaurante A Cabana do Pastor, na freguesia de Murtede, sendo recebida por Bruno Gomes, que também à época participou no intercâmbio.

Conceição Santos, aproveitou o momento para agradecer reconhecidamente o acolhimento prestado pela Sociedade Columbófila e pelos restantes jovens, na visita efectuada no âmbito do projecto de intercambio, que possibilitou, na data uma abertura de novos horizontes e novas vivências, que ainda, nos dias de hoje são recordados na vila das Lajes do Pico.


SECÇÃO DE BASQUETEBOL DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA REALIZOU TORNEIO DE MINIBASQUETE – MINIS 8

Realizou-se no dia 28 de maio de 2022, numa organização da Secção de Basquetebol da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense o Torneio de Minibasquete, e que foi destinado ao escalão de Minis 8 e que teve lugar no Pavilhão Marialvas, gentilmente cedido pelo Municipio de Cantanhede.

Este torneio que reuniu muitas crianças e teve a participação, para além da equipa organizadora, das equipas do Seixo Basket Mira, Olivais F.C. e GD Gafanha Basquetebol.

A equipa da ASSSCC foi constituída, por 5 – Afonso Santos, 6 – Joaquim Peixoto

7 – Luiz Silva, 10 – Salvador Anastácio, 20 – Simão Marques e 23 – Diogo Gonçalves.

A equipa foi orientada pelas Treinadoras Rita Mendes e Mariana Melo, contando com o apoio do Coordenador João André Costa e da Delegada Ana Maria Rodrigues, que e coordenou toda a logística do torneio.

Como bem sendo habitual, os pais não deixaram de estar presentes, aplaudindo os pequenos atletas.

Uma palavra especial para os atletas da ASSSCC Minis 12, Sub 16 e Sub 18, que estiveram presentes para colaborarem no torneio, na montagem e desmontagem dos campos e ainda como árbitros e juízes de mesa.

Um agradecimento especial para os atletas da ASSSCC Mini 12 e Sub 16 e Sub-18 que estiveram presentes para colaborarem no torneio, na montagem e desmontagem dos campos e ainda como árbitros e juízes de mesa.

Como sempre os pais não deixaram de estar presentes, aplaudindo e incentivando os grandes atletas.



GUILHERME CARDOSO EM GRANDE NO MEETING INTERNACIONAL CIDADE DE COIMBRA

A Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, esteve presente na edição de 2022 da competição levado a cabo pela Associação Académica de Coimbra, o XIV Meeting Cidade de Coimbra/XXXIII Torneio Queima das Fitas.

O Evento contou com o apoio da Associação de Natação de Coimbra e Município de Coimbra, nesta prova competiram 346 atletas em representação de 54 Clubes, nomeadamente comitivas de atletas estrangeiras oriundas da Suécia, Inglaterra e do Malawi.

A SCC esteve presente com os atletas João Lucas, Guilherme Cardoso e Martim Silva. O grande destaque da participação da coletividade de Cantanhede, vai pelos 2 pódios alcançados por Guilherme Cardoso nos 1500 e 800 Livres, onde obteve a 2ª e 3ª posição respetivamente.

Aeroporto de Lisboa considerado o pior do mundo


A classificação é da alemã AirHelp, um site de defesa dos passageiros aéreos.

Lisboa tem o pior aeroporto do mundo. A classificação é da alemã AirHelp, um site de defesa dos passageiros aéreos, que todos os anos publica um ranking mundial com as melhores e as piores infraestruturas.
Segundo esta lista, oito dos dez piores aeroportos situam-se na Europa. Só Portugal tem dois deles.
Com a pior classificação em 132 aeroportos avaliados, surge o Humberto Delgado, em Lisboa. Recebeu 5.76 pontos, em 10 possíveis.
Em oitavo encontramos o Sá Carneiro, no Porto, com uma pontuação geral de 6.46.
Nos piores dez estão mais cidades europeias: Eindhoven, Bucareste, Malta, Manchester, Paris e Londres.
Este ranking tem em conta os atrasos nas partidas e chegadas, a qualidade do serviço, a alimentação e as lojas disponíveis.
Pela positiva, com a melhor classificação mundial, destaca-se o Hamad International Airport, em Doha, no Qatar, com 8.39 pontos em 10. Segue-se o Tokyo International Airport, em Tóquio, no Japão (com 8.38 pontos) e o Athens International Airport, em Atenas, na Grécia (também com 8.38).

Os melhores aeroportos do mundo
  • Hamad International Airport (Doha, Qatar)
  • Tokyo International Airport (Tóquio, Japão)
  • Athens International Airport (Atenas, Grécia)
  • Afonso Pena International Airport (Curitiba, Brasil)
  • Gdańsk Lech Wałęsa Airport (Gdańsk, Polónia)
  • Moscow Sheremetyevo International Airport (Moscovo, Rússia)
  • Singapore Changi Airport (Singapura, Singapura)
  • Hyderabad Rajiv Gandhi International Airport (Hyderabad, Índia)
  • Tenerife North Airport (Tenerife, Espanha)
  • Viracopos/Campinas International Airport (Campinas, Brasil)
  • Os piores aeroportos do mundo
  • Aeroporto Humberto Delgado (Lisboa, Portugal)
  • Kuwait International Airport (Kuwait, Kuwait)
  • Eindhoven Airport (Eindhoven, Países Baixos)
  • Henri Coandă International Airport (Bucareste, Roménia)
  • Malta International Airport (Malta, Malta)
  • Manchester Airport (Manchester, Reino Unido)
  • Paris Orly Airport (Paris, França)
  • Porto Airport (Porto, Portugal)
  • Billy Bishop Toronto City Airport (Toronto, Canadá)
  • London Gatwick Airport (Londres, Reino Unido)

Sandra Afonso / RR

Câmara de Águeda promove partilha de boas práticas para ajudar a repensar as cidades

 Cidades 2030 foi o mote de um encontro que decorreu no âmbito da programação do Mês do Ambiente e juntou técnicos, especialistas e responsáveis nacionais da área ambiental, de neutralidade carbónica e de gestão de fundos comunitários

A Câmara Municipal de Águeda promoveu, na sexta-feira (27 de maio), o seminário “Cidades 2030: Inteligentes, Neutras e Verdes”, onde vários especialistas e responsáveis nacionais da área ambiental e de gestão de fundos comunitários, destacaram o contributo de Águeda na implementação de medidas que promovem a descarbonização das cidades e partilharam boas práticas para a construção de cidades ambientalmente sustentáveis e inteligentes.

“Vamos trocar um conjunto de experiências numa área onde procuramos ter um maior cuidado, implementando as melhores práticas, e onde, a exemplo de outras áreas, procuramos ser referência”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda, na sessão de abertura do encontro, salientando que esta partilha é enriquecedora para todos.

Alexandra Carvalho, diretora do Fundo Ambiental, salientou o caminho que Águeda está a fazer no contexto da neutralidade carbónica. “Vamos discutir aqui cidades que querem ser neutras em emissões carbónicas e Águeda está a fazer um excelente caminho”, apontou.

Uma das estratégias de atuação do Município de Águeda, no que se refere à adoção de boas práticas ambientais e com impactos no desenvolvimento sustentável, passa pelo envolvimento da comunidade, promovendo ações pedagógicas e de sensibilização, quer seja através Laboratório Vivo para a Descarbonização (LVpD) – Águeda Sm@rt City Lab ou de iniciativas em contexto escolar e outras. “As preocupações ambientais e as alterações climáticas são temas que nos afetam a todos, pelo que, a par de todas as medidas e estratégias que promovemos diretamente, procuramos que as nossas crianças, jovens e cidadãos em geral tenham uma atitude mais consciente dos impactos que as nossas ações têm no meio ambiente”, frisou Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda.

O evento, organizado pelo Município de Águeda, foi considerado pelo presidente do Conselho Diretivo da Agência Portuguesa do Ambiente como “muito apropriado” para a troca de experiências e para a partilha de formas de financiamento de projetos de descarbonização nas cidades. “É incontornável que temos que olhar para as cidades como locais onde existe o conhecimento para podermos descarbonizar, em escala”, disse Nuno Lacasta, lembrando que ao mesmo tempo que a maior parte das pessoas viverão nas cidades, estas são vulneráveis, nomeadamente aos efeitos decorrentes das alterações climáticas.

Maria José Efigénio, da Direção-Geral do Território, salientou o trabalho desenvolvido pelo Município de Águeda no âmbito da sustentabilidade territorial e “a estratégia municipal de envolver a comunidade na adoção de medidas que promovam um futuro mais amigo do ambiente. A participação dos cidadãos é muito importante, a co-criação e co-desenvolvimento de projetos são assuntos muitos caros ao Ponto URBACT nacional”, disse, explicando que o URBACT é um programa de financiamento comunitário, que vai ter nova fase de apoios a partir de outubro, que promove o desenvolvimento urbano sustentável e visa contribuir para construir melhores cidades.

Ao longo do dia, foram abordadas várias temáticas relacionadas com o ambiente e com o desenvolvimento de cidades mais verdes e inteligentes. Destaque para um workshop sobre oportunidades de financiamento, onde foram apresentados diversos programas de financiamento nacionais e internacionais, como o Fundo Ambiental, Portugal 2030, Programa LIFE Portugal e Energy-Cities, tendo estes o objetivo da crescente valorização das cidades e territórios.

Refira-se que este seminário – que pode ser visionado no streaming na página do Facebook da Câmara Municipal de Águeda – integra a programação do Mês do Ambiente, uma iniciativa da Autarquia que está a decorrer até dia 30 de junho.

Por exemplo, no dia 10 de junho, a programação terá como temática o Rio Vouga, primeiro com uma descida pelo rio, da parte da manhã, e depois com a continuação do Ciclo de Tertúlias “Rio de Conversas”, que decorrerá na Junta de Freguesia de Macinhata do Vouga, a partir das 18 horas.

Está agendada ainda uma Feira do Mundo Rural, em Travassô, de 16 a 19 de junho; e um Roteiro “Escola na Cidade de Águeda”, de 27 a 30 de junho.

Ainda no âmbito deste seminário, da programação do mês do ambiente e, no fundo, das demais atividades desenvolvidas em matérias de sustentabilidade, Edson Santos salientou a “importância do trabalho que é promovido em parceria com as mais diversas entidades”, alinhado com aqueles que são os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável 2030.

O programa completo poderá ser consultado em www.cm-agueda.pt e para mais informações, pode usar o seguinte e-mail dv-as@cm-agueda.pt.

XV Feira Social de Castelo de Paiva mostrou dinâmica das IPSS locais *Festival das Sopas continua a ser atractivo do certame

Banda “Ard Holivs” venceu 4ª edição do “New Talent”   
Castelo de Paiva voltou animar-se com a realização da XV Feira Social, uma iniciativa que, no âmbito do trabalho desenvolvido pela Rede Social, continua a ser promovida pela Câmara Municipal, com a colaboração das IPSS Locais – Instituições Particulares de Solidariedade Social e que teve como objectivo dar a conhecer o trabalho realizado pelas diversas entidades que, no território concelhio, trabalham na área social, assim como as dinâmicas de parceria que vão sendo criadas e fortalecidas durante a sua actividade.
 
O evento, que voltou a juntar as IPSS existentes no concelhoteve lugar no espaço do Largo do Conde, sustenta organização enquadrada num modelo diferente, obviamente envolvendo todos os parceiros da Rede Social para a concretização de uma jornada social que ao longo de dois dias, voltou a potenciar uma intervenção em diversas áreas de actividade, abrangendo crianças e jovens, seniores e cidadãos portadores de deficiência e outras parcerias.

         À margem da sessão de abertura, o presidente da Assembleia Municipal, Almiro Moreira, louvou a iniciativa que considerou ser o grande ponto de encontro das IPSS do concelho, todas elas desenvolvendo um trabalho notável, uma oportunidade para conhecer o que se faz de bom na área social e no interesse colectivo, deixando depois algumas considerações para que o Estado Social esteja cada vez mais ao serviço da comunidade.

          Aproveitando para agradecer o trabalho inexcedível e dedicado das IPSS nos momentos mais difíceis da pandemia, o presidente da autarquia José Rocha, recordou a importância das IPSS na dinâmica económica do concelho e o contributo que têm dado no progresso local, com um trabalho digno de registo, destacou depois, a acção da Rede Social na organização deste certame social, que todos os anos se renova e tem sido um sucesso, realçando um conjunto de medidas que o município tem implementado junto da comunidade, como vários projectos orientados para diversas respostas sociais no âmbito da terceira idade.
         O autarca local agradeceu também o trabalho empenhado de integração e solidariedade, realizado no acolhimento em Castelo de Paiva de 14 refugiados de várias nacionalidades vindos da Ucrânia, numa parceria com o Alto Comissariado para as Migrações, e aproveitando a presença do director regional da Segurança Social de Aveiro, lembrou os projectos pendentes de diversas IPSS locais, pedido mais apoio para estas instituições dentro das possibilidades e atribuições do organismo, atendendo à importância do serviço que prestam à comunidade no âmbito social, bem como reforçou o interesse de garantir para o município uma  ELI ( Equipa Local de Intervenção ), tendo em conta as necessidades de seis dezenas de crianças que, no concelho, tem acompanhamento constante na área da deficiência, procurando garantir que tenham melhor qualidade de vida e melhor futuro,  desejando por isso, que a situação seja desbloqueada em breve.
Referindo-se ao trabalho notável da Rede Social, no âmbito do apoio e da solidariedade social junto da comunidade paivense, o presidente da edilidade, José Rocha evidenciou a satisfação de ver este certame com dimensão, num espaço único onde todos podem partilhar uma convivência saudável e feliz, manifestando depois, a vontade da Câmara Municipal, como entidade parceira, continuar a trabalhar em conjugação de esforços e recursos, para colmatar dificuldades, para minimizar e combater eficazmente a pobreza e a exclusão social e, ir ao encontro das pessoas mais necessitadas, considerando que, entender a responsabilidade social e apostar na valorização da condição humana é um dever de todos, enquanto cidadãos.

O presidente da Câmara Municipal evidenciou a nobreza e o excelente trabalho de proximidade prestado pelas IPSS na área social, por vezes em circunstancias bem difíceis junto da comunidade, estabelecendo uma cobertura que é uma referencia no distrito, ao mesmo tempo que lembrou vários projectos para que, um conjunto de instituições locais possam agarrar e ajudar a alavancar projectos e novas dinâmicas sociais, potenciar serviços com mais amplitude e qualidade.
Depois de se referir ao trabalho empenhado levado a cabo, em tempo de pandemia e dificuldades acrescidas, pelas Autarquias, Estado e IPSS, o director distrital da Segurança Social elogiou a autarquia paivense por saber ser sensível a estas questões e continuar a apostar forte na área social, realçando a força e a dinâmica destas instituições, que também mostram as potencialidades da terra, num encontro saudável de partilha que importa relevar, lembrando a importância da empregabilidade deste sector, com muitas respostas sociais a garantir trabalho a muita gente no distrito, superior a 16 mil empregos nas várias instituições de norte a sul do território aveirense.
Fernando Mendonça lembrou a importância dos Protocolos de Cooperação com as instituições, que absorvem todos os meses 11 milhões de euros do OE, cabendo a Castelo de Paiva uma fatia superior a 300 mil euros mensais, para manter em pleno funcionamento, as respostas sociais das IPSS do concelho, frisando que, a solidariedade social é fundamental para progresso da comunidade, daí continuar a contar com o trabalho de parceria e a colaboração da CM de Castelo de Paiva, anunciando que a criação da Equipa Local de Intervenção está no bom caminho e apenas dependente de um despacho superior.
A feira arrancou na Sexta Feira, com uma Demonstração de meios e Acção de Sensibilização por parte da GNR e Bombeiros locais, seguindo-se o habitual périplo pelos espaços das IPSS e instituições e entidades presentes no certame, para logo a seguir registar-se a apresentação dos Projectos de (D)Ificiência Inclusiva, com a participação da APPACDM de Castelo de Paiva, Santa Casa da Misericórdia Centro Social de Santa Maria de Sardoura, sendo que, a noite contemplou animação musical com a participação musical da Banda Nova Dança.
                O programa para Sábado, dia 28, iniciou-se com uma Aula de Zumba, e uma Caminhada da Liga Portuguesa contra o Cancro, sendo que, à hora de almoço, realizou-se mais uma edição do Festival das Sopas ( patanisca e rabanada ) com a participação de 5 IPSS, e durante a tarde, para além de rastreios de saúde, mural de pinturas e insufláveis, atelier de artesanato, jogos tradicionais, estiveram agendadas diversas actividades de animação, lúdicas e recreativas, com a participação da Academia de Danças de Castelo de Paiva, para além da animação musical da ACUP, actuação do Rancho Infantil do Centro Social do Couto Mineiro do Pejão, uma peça de teatro apresentada pela ADRIMAG e uma actuação da Companhia de Dança Girassol.
   Ao final da tarde, nas instalações do CICL, aconteceu uma apresentação do Plano Local de Promoção e Protecção dos Direitos das Crianças, promovida pela CPCJ de Castelo de Paiva, sendo que, o programa da noite foi preenchido com a realização da quinta edição do Concurso “ New Talent Castelo de Paiva “, com 11 participações, cujo objectivo principal foi potenciar a descoberta de novos talentos nas mais diversas áreas artísticas, sendo que, ao organizar este concurso, a Rede Social de Castelo de Paiva procura novos valores, gente que se possa distinguir nas mais diversas áreas artísticas e culturais, propondo-se também, dá-los a conhecer no concelho, sendo que o vencedor desta edição de 2122, foi a Banda Ard Holivs, formada em 2019 e oriunda da Escola Estúdio do Pejão.
A programação de Domingo, ultimo dia desta jornada social, foi dedicada à Festa das Crianças, com a realização de vária actividades de diversão e entretenimento, nomeadamente a disponibilidade de diversos insufláveis, jogos, e distribuição de pipocas e algodão doce.


Carlos Oliveira 

Marinha Grande | FESTAS DA CIDADE APRESENTAM CERCA DE 300 ARTISTAS

 As Festas da Cidade 2022 realizam-se de 3 a 5 de junho, no Parque da Cerca, organizadas pelo Município da Marinha Grande, apresentando a atuação de mais de 30 grupos locais e envolvendo cerca de 300 artistas, cuja entrada é livre.

Mariza, Diogo Piçarra, Wet Bed Gang e Cuca Roseta, são alguns dos artistas que fazem parte da programação cultural da edição deste ano das Festas da Cidade, que é complementada com atividades radicais e animação infantil comemorativa do Dia Mundial da Criança, a decorrer em dois palcos (Palco Cidade e Palco Stephens) e no recinto do Parque da Cerca.

Para o presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, “as Festas da Cidade são um evento cultural de grande dimensão, que reúne músicos nacionais e um elevado número de artistas locais. A programação apresentada nos dois palcos, reflete o dinamismo e grande qualidade da nossa cultura, que tanto nos deve orgulhar. Estamos perante um evento que reflete o que de melhor somos e fazemos.”.

“Outro motivo de regozijo é o forte envolvimento das associações do concelho que, mais uma vez,  se associa ao Município da Marinha Grande, na organização, garantindo a dinamização das tasquinhas da gastronomia”, acrescenta o presidente.

O evento conta com três dias de animação, com uma vasta programação, distribuída por dois palcos (Palco Cidade e Palco Stephens), com a participação de artistas nacionais e a atuação de mais de 20 grupos locais, envolvendo cerca de 300 artistas/participantes.

Estão englobadas as comemorações do Dia Mundial da Criança, nos dias 4 e 5 de junho, cuja participação é gratuita, este ano reforçada com atividades ambientais e pedagógicas, que incluem também atividades radicais, para o público mais jovem e adultos.

Foi instalada uma tenda orbital com cerca de 100 metros, junto da área de Gastronomia, que integra 31 tasquinhas das associações do concelho e acolhe a esplanada e o Palco Stephens. O recinto das Festas acolhe ainda 12 stands de artesanato, doçaria e licores, 4 stands da área da saúde e ensino, 6 stands da área empresarial, 2 stands dos patrocinadores, uma área dedicada aos artesãos e uma tenda para exposição de produtos e serviços comerciais.

A área da saúde conta com Posto de Socorro, informação, sensibilização e atividades no âmbito da Saúde Mental, Medicina Convencional e Não Convencional.

A decoração do espaço tem a temática do vidro, que caracteriza a Marinha Grande, em comemoração do “Ano Internacional do Vidro”, com uma maior componente de sensibilização ambiental.

As Festas da Cidade da Marinha Grande continuam a afirmar-se como um Ecoevento, tendo sido o primeiro evento apoiado pela Valorlis com preocupações ambientais, desde 2015. Além da existência de locais para separação de resíduos, serão utilizados copos reutilizáveis, com layout das Festas da Cidade, e haverá stands para lavagem de copos. Na compra da primeira bebida de copo, é cobrado o valor adicional de 0,50€, pelo copo, que poderá ser lavado nos pontos para o efeito, e reutilizado durante todo o evento.

À semelhança dos anos anteriores, haverá um serviço especial de transporte pela TUMG - Transportes Urbanos da Marinha Grande do Parque Municipal de Exposições e do Estádio Municipal para o Parque da Cerca e vice-versa.

PROGRAMAÇÃO DAS FESTAS DA CIDADE 2022

DIA 03 DE JUNHO – SEXTA FEIRA

Atividades culturais, música ambiente, tasquinhas, doçaria, área da saúde, área empresarial, tenda de exposição de produtos e serviços comerciais, passeios a cavalo.

18h00 às 02h00 – Área da Gastronomia e Área da Doçaria e Licores

PALCO STEPHENS
18h00 – Coro da Tertúlia dos Anos de Ouro
18h45 – Grupo de Cantares da ASURPI
19h30 – Filarmónica da Amieirinha
20h15 – UDF - Breaking Dance
24h00 – Festa RCM96 - DJ's Strada e DJ Miguel Garcia

PALCO CIDADE
21h30 – Tri Rex e Neuton Marques convidam Irina Matata
22h30 – Wet Bed Gang

DIA 04 DE JUNHO - SÁBADO

Animação infantil, atividades radicais, artesanato, atividades culturais, música ambiente, tasquinhas, doçaria, área da saúde, área empresarial, tenda de exposição de produtos e serviços comerciais, passeios a cavalo.

10h00 às 19h00 - COMEMORAÇÕES DO DIA MUNDIAL DA CRIANÇA (9 espaços)
11h00 às 02h00 – Área da Gastronomia e Área da Doçaria e Licores
11h00 às 19h00 – Área de Artesãos
15h00 às 24h00 – Atividades Radicais

PALCO STEPHENS
13h00 – Orquestra Juvenil da Marinha Grande
14h00 – Tuna da Projetos de Vida Sénior
15h00 – Grupo Cavaquinhos “Cogumelo”
20h00 – Rui Lucas convida Biscoito Interrompido
24h00 – DJ´s Pedro Lothar e Jorge Quadros

PARQUE DA CERCA
16h00 – Há Passarulhos no Parque

PALCO CIDADE
21h00 – Sons de Cá
22h30 – Diogo Piçarra

DIA 05 DE JUNHO – DOMINGO

Animação infantil, atividades radicais, artesanato, atividades culturais, música ambiente, tasquinhas, doçaria, área da saúde, área empresarial, tenda de exposição de produtos e serviços comerciais, passeios a cavalo.

10h00 às 19H00 - COMEMORAÇÕES DO DIA MUNDIAL DA CRIANÇA
11h00 - Abertura da Zona da Gastronomia, Zona de Exposições e Zona do Artesanato
11h00 às 00h30 – Área da Gastronomia e Área da Doçaria e Licores
11h00 às 19h00 – Área de Artesãos
15h00 às 24h00 – Atividades Radicais
PALCO STEPHENS
13h30 – Grupo de Cavaquinhos MusicOrdem
20h00 – Silvina Pereira e Idília Pedrosa

PARQUE DA CERCA
17h15 – MOVE IT
17h30 – Sunset/Lounge com DJ Nuno Fernandez

PALCO CIDADE
11h00 – Eucaristia
21h00 – Tocándar convida Cuca Roseta
22h30 – Mariza

ANIMAÇÃO INFANTIL - ATIVIDADES RADICAIS

4 e 5 de junho 2022
Comemorações do Dia Mundial da Criança

10h30 às 19h00
“Combo 3 em 1” – equipamento de escalada, com escorrega e uma zona de saltos
 Idades: dos 3 aos 12 anos

“Waterball” – bola gigante, dentro da qual o participante irá circular livremente numa piscina insuflável de água, experimentando as peripécias que entender.
Idades: crianças com mais de 1,50m de altura

Jogo “Trivial gigante” sobre alimentação saudável – Jogado da mesma forma do jogo tradicional, mas neste caso será jogado numa tela gigante e o tema será a alimentação saudável.
Idades: todas as idades

Jogo de Pesca Sustentável - uma piscina cheia de bolas e peixes, onde as crianças são convidadas a pescar.
Idades: todas as idades

ECO Rallye de Karts a Pedal – um rallye bastante original, cujo objetivo é juntar o máximo de pontos, respondendo a questões ou desafios sobre a reciclagem.
Idades: todas as idades

Trikkers de “Separação de lixos” – os participantes têm de deslocar-se de Trikker e pelo percurso apanhar o lixo e colocá-lo no ecoponto correto.
Idades: todas as idades

Segway de “Transporte de lixo” – deslocando-se de segway, o participante terá de transportar o máximo número de objetos, de um local para outro, sem que estes toquem no chão e evitando pisar os obstáculos.
Idades: todas as idades


15h00 às 24h00
“Torre Multi Atividades” - equipamento com escalada, slide e rede abordagem
 Idades: maiores de 3 anos

“Sky Byke” – montados numa bicicleta fixa, os participantes terão oportunidade de pedalar até ao máximo de altura que conseguirem, e observar as Festas da Cidade bem lá do alto!
Idades: adultos, jovens e crianças maiores de 12 anos/1,5m de altura

Organização:
Câmara Municipal da Marinha Grande

Patrocinadores:
Sagres – Central de Cervejas – Patrocinador Principal
Cardeira & Costa – Patrocinador Ouro
Intermarché Marinha Grande – Patrocinador Prata

Apoio:
Bombeiros Voluntários
Delta Cafés
PSP - Polícia de Segurança Pública
TUMG - Transportes Urbanos da Marinha Grande
Valorlis - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A.

...

Câmara de Águeda promove CircoAGITado no Parque de Alta Vila

 Evento tem um cariz social e inclusivo, com a dinamização de atividades formativas para cidadãos com incapacidades

A Câmara Municipal de Águeda promove, nos dias 1 a 3 de junho, no Parque de Alta Vila, mais uma edição do CircoAGITado, um evento multidisciplinar de arte circense promovido no âmbito do AGITLab, que inclui espetáculos e um programa educativo, dirigido aos alunos da Escola Secundária Adolfo Portela e aos utentes da CERCIAG, numa atividade formativa de circo inclusivo.

“Após cinco anos de atividade, o CircoAGITado, que atrai um cada vez maior número de entusiastas, continua a surpreender e a apresentar novas formas de promover a arte circense, desafiando crianças, jovens e pessoas com incapacidades numa aventura criativa que permite partilhar com o público, de uma forma espontânea, as fragilidades da vida e a capacidade de superação”, declarou Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, frisando que este programa de ensino leva os alunos para “dentro” do circo.

O também Vereador da Cultura sublinha que este evento demonstra “a aposta estratégica do Município nas residências artísticas” e o apoio regular à expressão cultural “de artistas de várias nacionalidades que vêm aqui inspirar-se e criar”, (con)firmando Águeda como um concelho produtor de arte e cultura de referência.

Nas oficinas – que serão divididas em duas partes e que vão ser realizadas pela Companhia La Ruta (com Daniel Varas e Kamila Karmy, Chile), por Naiana Padial e Gustavo Carvalho (Brasil) e Telma Pinto (Portugal) – os participantes vão reproduzir a coreografia, os truques e as combinações entre os artistas, sendo que o objetivo é permitir que os alunos possam “entrar em cena” e expressar as suas habilidades e capacidades.

Com base no programa formativo, os participantes vão poder realizar diversas atividades circenses, escolhendo a que se sentem mais confortáveis a apresentar nos espetáculos. Isto porque a segunda parte da formação consiste em levar todo o grupo a trabalhar em conjunto e produzir pequenas cenas de circo que podem ser representadas num espetáculo.

As oficinas, agendadas para decorrerem das 10 às 12 horas dos dias 1, 2 e 3 de junho, incluem formação em mastro chinês (por Telma Pinto), palhaço e malabarismo (por Daniel Varas), acrobacia (por Camila Karmy), trapézio (por Naiana Padial) e arame e contorcionismo (por Gustavo Carvalho).

As apresentações estão marcadas para os três dias do evento, sempre às 15 e 16 horas, da seguinte forma e respetivamente: Daniel Varas e Naiana Padial (dia 1), Daniel Varas e Gustavo Carvalho (dia 2) e Camila Karmy e Telma Pinto (dia 3).

Marinha Grande | 2000 CRIANÇAS DA MARINHA GRANDE EM FESTA ESTA SEMANA

Cerca de duas mil crianças do ensino pré-escolar e do 1º ciclo, participam na Festa da Criança, dinamizada pelo Município da Marinha Grande, em parceria com os Agrupamentos de Escolas, associações e empresas do concelho, que decorre de 30 de maio a 5 de junho.
A iniciativa teve início esta segunda-feira, 30 de maio, e pretende assinalar o Dia Mundial da Criança. Nos dias 30 e 31 maio 2022, as crianças do ensino pré-escolar participam no programa “Piratas das Árvores”,  que decorre no Parque Mártires do Colonialismo, na Marinha Grande. Têm ao dispor jogos tradicionais; danças criativas; contador de estórias; performances teatrais pelo Chapitô; Centro de Saúde dos Pequeninos; demonstração de judo, orientação, voleibol e futebol, workshop de percussão, massagem infantil, entre outras atividades.
Nos dias 1, 2 e 3 de junho, os alunos do 1.º CEB  participam no programa “Piratas do Ambiente”, a decorrer no Parque Aquático Mariparque, na Praia da Vieira. As crianças vão beneficiar de performances teatrais que estão a cargo da reconhecida companhia Chapitô; de experiências de mergulho a cada 20 minutos por crianças com idade superior a 9 anos para a experiência de recolha de resíduos (com marcação prévia); de escorregas; de equipas de animadores, equipas de nadadores-salvadores; e de piscinas de baixa profundidade.
 
O ambiente e a sustentabilidade são o mote para as atividades que visam proporcionar dias de muita alegria nas crianças. Nesta missão ecológica as crianças deverão trazer um ticket de entrada (garrafa de plástico) e em troca receberão uma surpresa que assinala a data.
 
Para a concretização dos programas “Piratas das Árvores” e “Piratas do Ambiente”, o Município tem a parceria das seguintes entidades:
Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente (Grupo de Educação Física e Desporto Escolar)
Atlético Clube Marinhense
Bombeiros Voluntários da Marinha Grande
Centro de Saúde da Marinha Grande
Chapitô (parceria Hotéis Cristal)
Clube Atletismo de Marinha Grande
Clube Mónica Rosa
Ginásio Fisicoloucura
Judo Clube da Marinha Grande
Música projetos de vida sénior
Sport Lisboa e Marinha
Sport Operário Marinhense
Sporting Clube Marinhense
Tocandar
Universidade Projetos de Vida Sénior

Para além destas atividades, a Festa da Criança prossegue nos dias 4 e 5 de junho, nas Festas da Cidade, que decorre no Parque da Cerca e cujo programa é o seguinte:

FESTAS DA CIDADE
ANIMAÇÃO INFANTIL - ATIVIDADES RADICAIS

4 e 5 de junho 2022
Comemorações do Dia Mundial da Criança

10h30 às 19h00
“Combo 3 em 1” – equipamento de escalada, com escorrega e uma zona de saltos
 Idades: dos 3 aos 12 anos

“Waterball” – bola gigante, dentro da qual o participante irá circular livremente numa piscina insuflável de água, experimentando as peripécias que entender.
Idades: crianças com mais de 1,50m de altura

Jogo “Trivial gigante” sobre alimentação saudável – Jogado da mesma forma do jogo tradicional, mas neste caso será jogado numa tela gigante e o tema será a alimentação saudável.
Idades: todas as idades

Jogo de Pesca Sustentável - uma piscina cheia de bolas e peixes, onde as crianças são convidadas a pescar.
Idades: todas as idades

ECO Rallye de Karts a Pedal – um rallye bastante original, cujo objetivo é juntar o máximo de pontos, respondendo a questões ou desafios sobre a reciclagem.
Idades: todas as idades

Trikkers de “Separação de lixos” – os participantes têm de deslocar-se de Trikker e pelo percurso apanhar o lixo e colocá-lo no ecoponto correto.
Idades: todas as idades

Segway de “Transporte de lixo” – deslocando-se de segway, o participante terá de transportar o máximo número de objetos, de um local para outro, sem que estes toquem no chão e evitando pisar os obstáculos.
Idades: todas as idades

15h00 às 24h00
“Torre Multi Atividades” - equipamento com escalada, slide e rede abordagem
 Idades: maiores de 3 anos

“Sky Byke” – montados numa bicicleta fixa, os participantes terão oportunidade de pedalar até ao máximo de altura que conseguirem, e observar as Festas da Cidade bem lá do alto!
Idades: adultos, jovens e crianças maiores de 12 anos/1,5m de altura.

Proença-a-Nova | Mensagem “Quem ama não violenta” foi transmitida aos alunos do ensino secundário

Violência no namoro” foi o tema da mais recente sessão que a CPCJ - Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Proença-a-Nova promoveu para mais de meia centena de alunos do ensino secundário da Escola Pedro da Fonseca e alguns professores. Realizada no dia 25 de maio, no auditório municipal, a sessão contou com as intervenções de Carolina Gonçalves e Verónica Rodrigues, psicólogas e técnicas da Associação Amato Lusitano - Resposta de Apoio Psicológico a Crianças e Jovens Vítimas de Violência da Beira Baixa que expuseram esta problemática que pode causar vergonha, culpa, ansiedade e insegurança em quem sofre a violência, seja ela pontual ou contínua.

A maior dificuldade que se pode colocar aos jovens é identificar uma relação em que existe violência, pois pode ser difícil acreditar que alguém que diz gostar deles também lhes pode fazer mal. O próximo passo é pedir ajuda, o que pode ser feito junto de um adulto de confiança, a psicóloga da escola ou instituições especializadas neste apoio, como a APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima. Na segunda parte da sessão, houve lugar para debate a partir de um vídeo que transmitiu diversas mensagens fortes: «quem ama não violenta», «quem ama não domina», «quem ama não controla», «ciúme não é amor», «quem te ama não te agride», «violência é crime». A reflexão partilhada foi feita a partir de eventuais situações/experiências de violência no namoro e abordou os impactos da violência na relação e na vida da vítima.

No intervalo, os alunos do IEFP Curso de Mesa e Bar, do Centro de Formação de Castelo Branco, ofereceram um lanche aos participantes, uma oportunidade para colocarem em prática os ensinamentos transmitidos no curso.

Proença-a-Nova | Taça do Município voltou a contar com público nas bancadas

 

As bancadas do Pavilhão Municipal voltaram a encher-se de público para assistir à Taça do Município, tradicional competição do concelho de Proença-a-Nova, que coloca frente a frente diversas Associações. Durante a noite de 27 e o dia de 28 de maio, muitos foram os que visitaram o Pavilhão para assistir ao eletrizante torneio 24 horas, no qual a bola raramente parou de rolar.

Na edição de 2022 participaram 11 associações, mais três do que no ano anterior. Estas edições pós-pandemia trouxeram um novo formato, que parece ter vindo para ficar, com fase de grupos e fase final a serem disputados no Pavilhão Municipal num espaço de tempo mais curto, ao contrário do que acontecia noutros anos, com os jogos a serem disputados em cada um dos campos e polos do concelho, em fins-de-semanas distintos.

O torneio que começou já no decorrer da noite de 27 de maio, sexta-feira, só terminou oficialmente na noite de sábado, dia 28 de maio, com a entrega de prémios individuais e coletivos a todas as equipas que participaram na competição. A grande vencedora foi a Associação da ACRD Atalaias, que levou de vencida, na marca de grandes penalidades, a ACRD Cimadas e Montinho, depois de um emocionante empate a quatro golos.

Apesar de não ter conquistado o troféu de primeiro classificado, a ACRD Cimadas e Montinho levou para casa os prémios de melhor jogador do torneio, atribuído a Miguel Farinha, e o prémio de melhor guarda-redes, entregue a João Pedro Cristóvão, com uns esclarecedores oito votos em 11 associações votantes. O melhor marcador do torneio foi Hugo Nunes, do Vale D’ Urso, que teve o mesmo número de golos (oito), que Diogo Mendes, da ACRD Atalaias, e Afonso Gaspar, também da ACRD Cimadas e Montinho.

Quanto ao prémio fair-play, que se revelou um critério decisivo no desempate para se apurar o melhor marcador, foi entregue à equipa do Vale D’ Urso, por ter sido o conjunto com menor número de cartões amarelos admoestados e faltas cometidas. Outro dos possíveis critérios de desempate, previstos no regulamento, seria a utilização de atletas do sexo feminino. Nesse sentido, destaca-se a presença do Núcleo de Juventude de Proença-a-Nova, que apresentou uma equipa composta maioritariamente por atletas femininas.

A classificação final por equipas do torneio foi: 1º lugar - ACRD Atalaias; 2º lugar – ACRD Cimadas e Montinho; 3º lugar – AH Bombeiros de Proença-a-Nova; 4º lugar – CDCS Estevês; 5º lugar – Vale D’ Urso; 6º lugar – ACRD Casais, Vale Porco e Montinho; 7º lugar – ADCR Moitas; 8º lugar – Liga de Amigos da Relva da Louça; 9º lugar – Núcleo de Juventude de Proença-a-Nova; 10º lugar – ARC Cunqueiros; 11º lugar – Associação Estevalense.