sexta-feira, 3 de maio de 2019

O momento em que Cuca Roseta canta "Avé Maria" no seu próprio casamento.

Jesus vem (José Sousa) - Wanderlei Pais

Três dezenas de dadores de sangue em Sousel


O cheiro marcado de flores, as verduras dos campos, o chilrear constante da passarada, o calor ameno... Não poderia ter ocorrido em melhor cenário a colheita de sangue que a Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP – pôs em marcha em Sousel. Até ao salão de festas dos bombeiros deslocaram-se 30 voluntários, dos quais uma dúzia de mulheres.
Só um dos presentes não doou sangue desta vez e por razões clínicas. Pelo número de unidades de sangue recolhidas, foi muito encorajadora esta brigada.
Apesar de inicialmente receosa, uma voluntária doou sangue pela primeira vez. E no final constatou que não custa nada! Em termos do Registo Português de Dadores de Medula Óssea concretizou-se uma inscrição.
O almoço foi apoiado pela Câmara Municipal de Sousel e servido no moderno refeitório escolar. Em amena cavaqueira, saborearam a refeição dadores, membros da ADBSP e equipa do banco de sangue do hospital de Portalegre.

11 de maio em Montargil
As nossas colheitas são aos sábados na parte da manhã. As ações que se seguem da ADBSP vão acontecer: a 11 de maio, no centro de saúde de Montargil (parceria com o aniversariante grupo Motard); a 18 de maio, nos bombeiros do Crato.
Dê sangue e aproveite para ir à pagina da ADBSP disponível no universo: 
JR

António Costa admite pedir demissão

Resultado de imagem para António Costa admite pedir demissão
Jornal SOL - Sapo
O primeiro-ministro afirmou hoje que comunicou ao Presidente da República que o Governo demite-se caso a contabilização total do tempo de serviço dos professores seja aprovada em votação final global. António Costa disse-o numa declaração ao país hora e meia depois de ter estado reunido com Presidente da República na sequência da crise causada com a aprovação pelo parlamento da contabilização total do tempo de serviço dos professores.
António Costa começou por dizer, numa declaração que teve início pouco depois das 17h00, hora prevista, que desde a tomada de posse o Governo cumpriu todos os compromissos que assumiu com os portugueses e conseguiu "sustentar um período de crescimento económico acima da média europeia", assegurando a estabilização política e financeira. "Cada medida foi avaliada e adotada com a conta peso e medida", disse.
"Nem no programa do Governo nem no programa eleitoral de qualquer partido estava previsto que o descongelamento das carreiras fosse acompanhado da recuperação do tempo entretanto decorrido. O que se previa e foi comprido era muito claro: por o tempo a contar, sem pretender refazer a história", destacou António Costa.
"A comissão parlamentar de Educação aprovou na especialidade, na quinta-feira, um conjunto de normas que, independentemente das muitas dúvidas de inconstitucionalidade que suscita, é socialmente injusta e financeiramente insustentável", declarou antes de enumerar aquelas que considera as suas consequências.
"A aplicação deste diploma ao ano de 2019 implicaria necessariamente um orçamento retificativo, o que quebraria a regra da estabilidade e da boa gestão orçamental que tem sido cumprida, todos os anos, desde 2016. A necessária extensão deste diploma aos demais corpos especiais, por si só, implicaria um acréscimo da despesa certa e permanente em 800 milhões de euros por ano".
"Ao Governo cumpre garantir a confiança dos portugueses nos compromissos que assumimos e a credibilidade externa do país. Nestas condições, entendi ser meu dever de lealdade institucional informar o Presidente da República [Marcelo Rebelo de Sousa] e o presidente da Assembleia da República [Ferro Rodrigues] que, a aprovação em votação final global desta iniciativa parlamentar forçará o Governo a apresentar a sua demissão", declarou.
António Costa defendeu que o seu Governo, "de boa-fé e com escrupuloso respeito pela Assembleia da República", iniciou negociações com os sindicatos dos professores sobre contabilização do tempo de serviço antes congelado, "procurando acordar uma solução que fosse no presente e no futuro financeiramente sustentável e que assegurasse igualdade de tratamento relativamente aos restantes corpos especiais, como os magistrados judiciais e do Ministério Publico, militares das Forças Armadas e da GNR, e oficiais de justiça".
"Durante este longo período confrontá-mo-nos com a continuada intransigência sindical, que nunca se moveu da rápida reivindicação de nove anos, quatro meses e dois dias, recusando sistematicamente as propostas do Governo", sustentou.
Agora, se a contabilização total do tempo de serviço dos professores for aprovada em votação final global, segundo o primeiro-ministro, fica "comprometida a governabilidade presente".
Da mesma forma, acrescentou, fica comprometida "de forma inadmissível a governação futura, em termos que só o eleitorado tem condições para determinar".
António Costa referiu-se, depois, às posições que têm sido transmitidas pela UGT e CGTP-IN, na sequência do passo dado pelo parlamento em relação à contabilização do tempo de serviço dos professores.
"A restrição desta solução aos professores e restantes corpos especiais, coloca em situação de desigualdade os demais funcionários públicos e, convém acrescentar, todos os portugueses que sofreram nos seus salários, nas suas pensões, no seu emprego e nos seus impostos, os efeitos da crise. A acomodação no curto, médio e longo prazo dos encargos gerados por esta medida só seria possível com inevitáveis cortes no investimento e nos serviços públicos, ou com significativos aumentos de impostos", advertiu ainda o líder do executivo.
Questionado sobre se perdeu a confiança no BE e no PCP, António Costa declarou que não lhe compete "julgar partidos políticos", mas reconhece que BE e PCP "foram coerentes com o que defendem desde novembro de 2017. Se alguém que foi incoerente e que demonstrou total desrespeito pelo princípio da responsabilidade orçamental (...) foram seguramente os outros dois partidos que se juntaram ao BE e ao PCP".
Sobre a decisão hoje comunicada, o primeiro- ministro recusa que haja uma estratégia eleitoralista. "Quem escolheu o calendário não fui eu", respondeu quando sobre isso questionado. “Se alguém está a pensar em eleições não é o Governo", frisou.
A votação final global das apreciações parlamentares sobre o decreto da carreira dos professores deverá acontecer a 15 de maio, último dia de plenário antes da suspensão dos trabalhos parlamentares para a campanha eleitoral para as europeias.
9 anos, 4 meses e 2 dias
O parlamento aprovou na quinta-feira uma alteração ao decreto do Governo, com os votos contra do PS e o apoio de todas as outras forças políticas, estipulando que o tempo de serviço a recuperar são os nove anos, quatro meses e dois dias reivindicados pelos sindicatos docentes.
Na sequência deste passo do parlamento, o primeiro-ministro convocou para hoje de manhã, com caráter de urgência, uma reunião extraordinária de coordenação política do Governo, encontro que decorreu durante a manhã na residência oficial do primeiro-ministro, em São Bento.
Numa foto publicada na rede social Instagram, a meio da manhã, estavam presentes nessa reunião do chamado "núcleo duro" político do executivo, além de António Costa, os ministros das Finanças (Mário Centeno), da Presidência (Mariana Vieira da Silva), das Infraestruturas (Pedro Nuno Santos) e da Educação (Tiago Brandão Rodrigues), assim como o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares (Duarte Cordeiro) e a secretária-geral adjunta do PS (Ana Catarina Mendes).
Após esta reunião do núcleo de coordenação política, o primeiro-ministro deslocou-se ao Palácio de Belém para reunir-se com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Depois de mais de um ano de negociações entre sindicatos e Governo, o executivo aprovou um diploma que previa a recuperação de menos de três anos de serviço e que foi esta quinta-feira alvo de alterações.
A proposta, que prevê que não havendo cabimentação orçamental em 2019 o pagamento seja cabimentado no Orçamento do Estado de 2020, com efeitos a janeiro de 2019, foi aprovada com votos favoráveis do PSD e CDS-PP, a abstenção do BE e do PCP e votos contra do PS.
O Governo e o PS têm considerado que a solução agora aprovada pelo parlamento terá "pesado" impacto financeiro nas contas públicas, entre 600 e 800 milhões ao ano, apresentando também problemas de constitucionalidade.
Lusa / Madremedia

Município de Manteigas | Reunião do Executivo - Dia 02 de maio de 2019

Resultado de imagem para Município de Manteigas

Pedido de isenção de taxas referentes à utilização do Pavilhão Gimnodesportivo de Manteigas, formulado pela Escola Profissional de Hotelaria de Manteigas.

Pedido de devolução de taxas já pagas, referentes à utilização do Pavilhão Gimnodesportivo de Manteigas, formulado pela Escola Profissional de Hotelaria de Manteigas.

Pedido de isenção de taxas administrativas relativas ao Projeto de Arquitetura da obra de «Adaptação do edifício Favo de Mel para Instalação de Centro de Atividades de Tempos Livres», formulado pela ADM Estrela - Associação Social e Desenvolvimento.

- Consulte Menu Concelho - Reuniões do Executivo.

Um Concelho cada vez mais perto de si...

Évora | Assembleia Municipal aprova contas de 2018

Resultado de imagem para évora

A Assembleia Municipal de Évora (AME) aprovou, na passada terça-feira à noite, em sessão ordinária, os Documentos de Prestação de Contas referente a 2018, com os votos a favor da bancada da CDU e do Machede Movimento Popular Independente (MMPI). As restantes cores políticas abstiveram-se.

Nos documentos agora aprovados destaca-se, entre outros aspetos, que “em 2018, e apesar das pesadas condicionantes à atividade municipal, atingiu-se o equilíbrio económico e financeiro do Município o que é muito relevante e acontece pela primeira vez desde que este tipo de registo contabilístico se faz. Regista-se, pela primeira vez, resultados operacionais positivos. Este resultado é particularmente assinalável porque, ainda que não estando consolidado a médio prazo, significa que o Município está economicamente equilibrado quanto ao funcionamento da sua atividade normal e operacional”.

Nesta reunião, em que foi aprovada a proposta da CDU para a substituição do atual representante da AME na Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), a Assembleia Municipal de Évora aprovou também, com os votos a favor da CDU, PSD, BE, CDS e MMPI e a abstenção do PS, a Deliberação acerca da 1ª Revisão ao Orçamento (Despesa e da Receita) e às Grandes Opções do Plano 2019.

Na sessão Ordinária da Assembleia Municipal foi ainda aprovada a deliberação sobre a contratação de um empréstimo para a substituição de divida do empréstimo do PAEL/ Relatório Final de Avaliação Propostas (abstenção PS e PSD). Com esta decisão, com um forte impacto na redução de juros, o município recupera a autonomia perdida com o PAEL. Uma deliberação acerca da delegação parcial de competências do Município de Évora na Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (abstenção BE) e a Deliberação sobre a proposta de regulamento do Programa de Melhoramentos das Condições de Habitabilidade (unanimidade), foram igualmente aprovadas.

Na reunião da Assembleia Municipal de Évora foram ainda aprovadas as seguintes moções: CDU - “Pelo direito ao transporte público mais barato e acessível” (unanimidade); Saudação Viva o 1º de Maio (29 votos a favor e quatro abstenções); “Medidas de reforço das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens visando a eficácia da sua intervenção” (três elementos da AME impedidos de votar); CDS – “Por uma efetiva e plural candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura 2027” (2 abstenções); voto de pesar “pelo falecimento de D. Maurílio Gouveia, Arcebispo Emérito de Évora” (14 abstenções); PS – Congratulação à AME pela Dignidade da Sessão Extraordinária Comemorativa do 25 de Abril (unanimidade).

TORRES VEDRAS ACOLHE 7º ENCONTRO NACIONAL DE VEÍCULOS ELÉTRICOS


Torres Vedras irá acolher o 7º Encontro Nacional de Veículos Elétricos - ENVE, que irá decorrer no fim de semana de 11 e 12 de maio, na Expotorres. O encontro, de âmbito nacional, assume-se como o "ponto de encontro" de todos os utilizadores de veículos elétricos, dos mais experientes aos que "receberam o seu veículo ontem".

Sublinhe-se que o evento se destina a participantes individuais, com ou sem veículo elétrico, assim como a marcas e empresas fabricantes e construtores, quer de veículos, quer de sistemas de carregamento.

Desta forma, o ENVE irá contar com a presença de diversas marcas, que irão apresentar os seus modelos em exposição. Durante o fim de semana irão decorrer test drives, com o evento a convidar a população para um "batismo elétrico".

O recinto irá contar com um espaço para crianças e carrinhos de choque elétricos. Já os jovens e adultos poderão experimentar karts elétricos, entre diversas atividades que irão decorrer ao longo dos dois dias, como sorteios e uma tertúlia sobre mobilidade elétrica

No domingo, dia 12, irá decorrer um "desfile elétrico" pela cidade de Torres Vedras, com início marcado para as 16h00.

Mais informação e inscrições através da página: www.uve.pt


Leiria recebe Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola


Resultado de imagem para Escola Secundária Afonso Lopes Vieira
A Escola Secundária Afonso Lopes Vieira (ESALV) é o mais recente estabelecimento de ensino do país a acolher uma Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE), que entrará em funcionamento no ano lectivo 2019/2020.
Esta nova ferramenta, criada pelo Ministério da Educação e pela Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, tem como objetivo criar as condições necessárias para que crianças e jovens que pratiquem desporto tenham a possibilidade de prosseguir a vida académica com aproveitamento.
Na prática, o projeto prevê a criação de salas de estudo especializadas, professores-mentores, trabalhos de grupo e de um sistema de ensino à distância, numa forma de combate ao abandono e insucesso escolar junto destes alunos e atletas.
Com base numa articulação entre várias entidades educativas e desportivas, as UAARE’s pretendem colmatar um conjunto de necessidades sentidas por parte destes jovens, em consequência das exigências da prática profissional de desporto, nomeadamente o número de horas necessárias para treinos e a participação em competições nacionais e internacionais.
A ausência de respostas em Portugal que obrigava à deslocação para fora do país foi também um dos factores que levaram à criação destes mecanismos, que já chegaram a 16 escolas de vários distritos e abrangem quase 370 crianças e jovens.
É neste contexto que a ESALV acolhe, no próximo ano lectivo, uma UAARE, recebendo alunos que estejam integrados no estatuto de alto rendimento, sejam do concelho de Leiria ou fora dele.
O projeto abrange todas as modalidades de enquadramento federativo reconhecido, o que, no caso da ESALV, inclui os alunos do Conservatório Internacional de Ballet e Dança Annarella Sanchez, dado o reconhecimento da excelência do trabalho desenvolvido e a consciência para a alta performance.
O concelho de Leiria caracteriza-se também pela sua dinâmica desportiva, não só pelo eclectismo, mas também pelos resultados obtidos ao longo dos anos por clubes, equipas e atletas.
No âmbito da candidatura apresentada ao projeto, foram identificados vários atletas com perfil de integração na UAARE, nas modalidades de andebol, natação, patinagem, kickboxing, muaythai, ju-jitsu, kendo, andebol de praia, xadrez, BTT, tiro com armas de caça, orientação, ginástica e do Conservatório dirigido por Annarella Sanchez.
A UAARE a instalar em Leiria é resultado de uma parceria entre o Município, ESALV, Juventude Desportiva do Lis, Juventude Vidigalense, União Desportiva de Leiria, Trampolim Clube de Leiria, Associação Desportiva Bairro dos Anjos e Conservatório Internacional de Ballet e Dança Annarella Sanchez.

TEATRO-CINE DE TORRES VEDRAS ACOLHE A INSTALAÇÃO INTERATIVA "SENSACIONAL"

O Teatro-Cine de Torres Vedras recebe, no dia 12 de maio, domingo, a instalação interativa Sensacional, que vai contar com três sessões que decorrem às 16h30, às 17h00 e às 17h30. Destinada a crianças entre os 18 meses e os 3 anos, esta instalação criada pela IMAGINART explora um universo de imagens e de sons proporcionando aos participantes uma experiência sensorial única.
Vestidos de branco, num espaço que é uma enorme tela de projeção, as crianças participam ativamente na instalação e deixam-se encantar pelo poder da imagem e da música.

Ideia e direção artística: Eulàlia Ribera, Jordi Colominas
Produção e grafismo: Carles Porta
Animação: Romina Leon, Carles Porta
Composição musical e efeitos sonoros: Josep Maria Baldomà


Lotação: 20 
Preço: € 2

COMPANHIA DE BILBAU LEVA "AMOUR" AO TEATRO-CINE DE TORRES VEDRAS

AMOUR é a peça que sobe à cena do Teatro-Cine de Torres Vedras no dia 11 de maio, sábado, às 16h30. O espetáculo, da companhia espanhola Marie de Jongh, apresenta-se como uma peça para todas as idades, apresentando "teatro de adultos para crianças e teatro infantil para adultos."
Em AMOUR, crianças brincam e vão descobrindo o mundo enquanto transformam o seu universo. Imitam os mais velhos, audaciosamente, e sentem-se capazes de amar, apesar de não saberem o significado real do amor.
De repente, mais de sessenta anos se passaram.
Agora, envelhecidos, retiram centenas de palavras dos seus bolsos, palavras caídas como se fossem folhas murchas. Agora, familiarizados com o que é o tempo, o que eles ainda não sabem é que o amor dá-nos sempre mais uma oportunidade.
Sublinhe-se que o espetáculo, que já recebeu várias distinções, é recomendado pela Red Española de Teatros.
A peça AMOUR é destinada a público com mais de seis anos. O preço dos bilhetes é de cinco euros. 
A programação de 2019 do Teatro-Cine de Torres Vedras tem como água oficial a Água do Vimeiro. 

Leiria | Residência artística junta oleiros da Bajouca e artistas moçambicanas


Resultado de imagem para leiria
Duas ceramistas moçambicanas vão participar numa residência artística com oleiros da Bajouca, uma iniciativa integrada na candidatura de Leiria à Rede de Cidades Criativas da Unesco. 

Uma das participantes nesta residência artística é Reinata Sadimba, um dos nomes grandes das artes moçambicanas, que ontem foi recebida na Câmara Municipal de Leiria juntamente com um grupo de oleiros e dirigentes associativos da Bajouca. 

Na sessão, o vereador da Cultura da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, destacou a importância desta iniciativa na aproximação de povos e culturas. 

O autarca destacou ainda a importância desta residência para projetar o artesanato produzido na Bajouca, que não tem a visibilidade que a sua qualidade merece. 

“Fazemos obras de grande qualidade, mas por vezes ficamos no anonimato”, disse, manifestando o desejo de contribuir para a divulgação desta arte. 

Também presente na receção, Celeste Afonso, que coordena a candidatura de Leiria à Rede de Cidades Criativas Unesco na área da Música, afirmou que esta residência “é uma prova de que a criatividade não tem de assentar exclusivamente no futuro. Muitas vezes, a criatividade resulta de olhar para o que temos, para o que nos diferencia e fazer um pouco diferente”, explicou, realçando o facto de esta iniciativa contar com a participação de Reinata Sadimba, um grande nome de Moçambique ao nível da cerâmica artística, a que se vai juntar dentro de dias Merina Amade, outra artista moçambicana 

O presidente da Junta de Freguesia da Bajouca, Pedro Pedrosa, confessou grande satisfação com este projeto, afirmando-se empenhado em trabalhar para projetar a olaria da Bajouca, uma das mais vincadas expressões do artesanato do concelho de Leiria. 

Refira-se que esta iniciativa, que vai continuar até ao início de junho, conta com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, no apoio à mobilidade. 

Neste período, as duas artistas trabalham em conjunto com os oleiros da Bajouca, trocando experiências e saberes sobre a arte de trabalhar o barro.

Águeda | Laços Azuis Humanos – O culminar das atividades do mês de prevenção dos maus tratos na infância




No âmbito do Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Águeda, em parceria com as Escolas do concelho e a Câmara Municipal de Águeda, vão formar um Laço Humano no âmbito da campanha “Laço Azul”, com o objetivo de sensibilizar e alertar para a proteção das crianças.
O “Movimento Laço Azul” nasceu em 1989, na Virgínia, Estados Unidos. Este movimento conta a história de Bonnie W. Finney que tomou a iniciativa de colocar uma fita azul na antena do seu carro, de modo demonstrar a sua dor face aos acontecimentos trágicos de que tinham sido vítimas os seus netos. As crianças tinham sido maltratadas pela mãe (filha de Bonnie) e pelo namorado, e o azul representava as nódoas negras espalhadas pelos pequenos e delicados corpos. Uma das crianças terá morrido vítimas das agressões. Rapidamente, o movimento ganhou dimensão mundial.
A Organização Mundial de Saúde define abusos ou maus-tratos às crianças como todas as formas de lesão física ou psicológica, abuso sexual, negligência ou tratamento negligente, exploração comercial ou outro tipo de exploração, resultando em danos atuais ou potenciais para a saúde da criança, sua sobrevivência, desenvolvimento ou dignidade num contexto de uma relação de responsabilidade, confiança ou poder.
Durante o mês de abril, mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância, a CPCJ de Águeda desenvolveu diversas atividades nas escolas, com a participação ativa das crianças/jovens, tendo como ponto de partida a missão da Comissão e da Sociedade na Proteção e Promoção dos Direitos da Crianças e Jovens.

Assim, para culminar esta campanha de sensibilização formou-se um Laço Azul Humano na Praça do Município, no dia 30 de Abril, pelas 14h00, com a participação dos alunos das escolas de Águeda.
Em simultâneo, em várias escolas do concelho, realizou-se o mesmo evento, levando assim esta mensagem às várias localidades do concelho de Águeda.



CASTELO DE PAIVA | Medida entrou em vigor no início do mês - REDUÇÃO TARIFÁRIA DOS PASSES SOCIAIS ABRANGE O MUNICIPIO DE CASTELO DE PAIVA

A partir do inicio deste mês, viajar de comboio e autocarro a partir da região do Tâmega e Sousa passa a ser mais barato. A medida entrou em vigor no dia 1 de Maio, e com este programa pretende-se que, aqueles que usam com regularidade e frequência os transportes públicos, nomeadamente autocarros e/ou comboios, tenham uma redução substancial nas suas despesas mensais.
     O presidente da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, Armando Mourisco, apresentou recentemente em Baião, o Programa de Redução Tarifária no Tâmega e Sousa numa cerimónia que contou com a presença do primeiro-ministro, António Costa, que se fez acompanhar pelo Ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, pelo Secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, José Mendes, e pelo Secretário de Estado das Infraestruturas, Jorge Delgado, bem como o presidente da edilidade paivense Gonçalo Rocha e o vice –presidente António Rodrigues, ao lado dos restantes autarcas dos restantes municípios que compõem a CIM do Tâmega e Sousa, entre muitas outras entidades e individualidades
     O responsável da CIM começou por sublinhar a “importância deste programa para a qualidade de vida e fixação das famílias no território”, destacando que esta medida, “ prevê a implementação de um passe mensal para todo o território, com um custo máximo de 40 euros, no caso das ligações intermunicipais, de 30 euros nas ligações no interior de cada concelho e de 20 euros nos passes urbanos”.
     Relativo ao concelho de Castelo de Paiva, a título de exemplo, um passe mensal de autocarro entre Castelo de Paiva e Porto custava 128€ e agora vai custar apenas 40€, o que se vai traduzir numa poupança de cerca de 88€, sendo que a Câmara Municipal de Castelo de Paiva financia em 2,5% esta medida, nos passes para residentes no concelho de Castelo de Paiva.
     Os utentes interessados devem junto das empresas Transdev e AV Feirense obter mais esclarecimentos para obter o passe, a
lém dos passes mensais, estarão disponíveis títulos de 10 bilhetes pré-pagos, com uma redução de custo de 50%.
     O presidente Gonçalo Rocha sublinha que esta é uma importante medida aprovada em Portugal no que diz respeito à mobilidade e ao acesso das pessoas aos transportes públicos, destacando outra medida anunciada como projecto piloto, que é o reforço nas ligações entre as sedes de concelho e o Hospital Padre Américo, em Penafiel, que é referência no território no domínio da saúde, procurando responder a uma das maiores necessidades de uma região com 450 mil habitantes e o transporte a pedido será implementado nos territórios mais rurais, nomeadamente nas aldeias dispersas e com população mais envelhecida, reforçou o autarca, durante o último trimestre de 2019.
     Nesta apresentação foi ainda referido que, decorrem nesta fase, negociações com a vizinha Área Metropolitana do Porto (AMP) para garantir maior articulação entre os dois territórios no domínio dos transpores públicos, e em cima da mesa está a possibilidade do passe do Tâmega e Sousa poder ser aceite na AMP.
     Recorde-se que, o Programa de Apoio à Redução do Tarifário dos Transportes Públicos prevê que as 21 CIM existentes no país recebam, através do Orçamento do Estado, um total de 23,2 milhões de euros para adotarem medidas de redução tarifária nos transportes públicos nos respetivos territórios, e cada uma delas vai contribuir com 2,5 % da verba que lhes for transferida pelo Estado.
     As novas tarifas, aplicadas aos transportes de autocarro e comboio, entraram em vigor, nos 11 concelhos do Tâmega e Sousa, a 1 de Maio e qualquer informação adicional pode ser consultada no site oficial da CIM do Tâmega e Sousa em:


 Carlos Oliveira 

Pampilhosa da Serra | Elite do Downhill já treina em Pampilhosa da Serra



A elite do downhill já se encontra em Pampilhosa da Serra para disputar o Campeonato da Europa da modalidade que se realiza no próximo fim-de-semana, dias 4 e 5 de maio. 

No dia de ontem os corredores treinaram na pista de 2090 metros, sendo que o mesmo acontecerá no dia de hoje. No sábado decorrem as descidas cronometradas, estando a competição pelas medalhas agendada para domingo. 

A entrada é gratuita para o público, que terá oportunidade de ver em ação alguns dos melhores especialistas mundiais de DHI. Estão inscritos cerca de 200 corredores, oriundos de 14 países: Alemanha, Áustria, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, França, Grã-Bretanha, Holanda, Irlanda, Itália, Portugal, República Checa, Suécia e Suíça. 

No setor masculino destaca-se a presença dos dois primeiros do ano passado, o português Francisco Pardal e o francês Benoit Coulanges. 

O elenco feminino engloba duas corredoras do atual top 10 mundial, a eslovena Monika Hrastnik, campeão europeia em 2018 e número quatro do ranking UCI, e a italiana Veronika Widmann, oitava na hierarquia internacional. 

Pelo segundo consecutivo o território das Aldeias do Xisto acolhe o Europeu de DHI. Depois da Lousã, em 2018, é a vez de Pampilhosa da Serra experimentar os altos níveis de adrenalina da disciplina mais radical do BTT. 

O público português está expectante quanto aos resultados da numerosa representação nacional. Em 2018, Francisco Pardal sagrou-se campeão europeu de elite e Tiago Ladeira foi o mais rápido em juniores. Além disso, Portugal conquistou um total de sete medalhas nas categorias de veteranos. 

Os principais especialistas portugueses voltam a estar presentes e o apoio do público será fundamental para que os bons resultados aconteçam mais uma vez. 

O Campeonato da Europa de Downhill enquadra-se no projeto Cyclin’Portugal, que reconhece as Aldeias do Xisto como o primeiro destino de excelência do país para a prática de ciclismo, cruzando infraestruturas de qualidade, eventos de cariz competitivo e de lazer, e programas e serviços turísticos especialmente dirigidos a este público.

Pedrógão | Estação da Biodiversidade divulga riqueza biológica da praia do Pedrógão

Resultado de imagem para Estação da Biodiversidade divulga riqueza biológica da praia do Pedrógão



A praia do Pedrógão conta desde quinta-feira com uma Estação da Biodiversidade, que consiste num percurso pedestre sinalizado com painéis relativos à riqueza biológica local, e que foi visitado, na abertura, pelos alunos de como duas turmas do 6º ano do Colégio Dr. Luís Pereira da Costa e pela vereadora do Ambiente na Câmara Municipal de Leiria, Ana Esperança.
As Estações da Biodiversidade são percursos pedestres curtos sinalizados no terreno através de painéis informativos sobre as riquezas biológicas a observar pelos visitantes. Cada estação está localizada num local de elevada riqueza específica e paisagística, representativa dos habitats característicos da área.
Os painéis funcionam como uma espécie de guia de campo e fazem referência a espécies emblemáticas e comuns. É dado particular destaque aos insetos e plantas, que são a base para a conservação dos ecossistemas terrestres.
A rede das EBIO é atualmente formada por 43 locais, distribuídos de norte a sul do país, com habitats representativos da diversidade paisagística da área, constituindo percursos privilegiados para o trabalho de inventariação, observação e monitorização da biodiversidade. Um total de 29 EBIO estão já sinalizadas no terreno, no país, com painéis e estão prontas a ser visitadas.
Dos estudos de inventariação já realizados foram registadas mais de 5.000 observações, que correspondem a cerca de 750 espécies de invertebrados (a maioria são insetos), 100 vertebrados e 750 plantas. Foi igualmente construída uma base de imagem com mais de 20 000 fotografias.
A rede das EBIO teve início num projeto do Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal. Desde 2010 que as entidades responsáveis pelas estações são, para além do Tagis, o Museu Nacional de História Natural e da Ciência e o Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais.
Os principais objetivos deste projeto são aumentar o conhecimento sobre a biodiversidade, contribuir para a valorização do património natural, e especialmente promover a participação dos cidadãos na inventariação da nossa fauna e flora. Qualquer pessoa, pode dirigir-se a uma EBIO e colaborar ativamente na sua inventariação e monitorização.
Esta rede representa uma grande parte da diversidade de habitats e espécies do país, integrando locais privilegiados para prosseguir o trabalho de inventariação, observação e monitorização da biodiversidade. As estações têm, igualmente, um elevado potencial para a realização de ações de formação, bem como de turismo ambiental.

CGTP pede tratamento igual ao dos professores para toda a função pública

Resultado de imagem para CGTP pede tratamento igual ao dos professores para toda a função pública
Observador
O secretário-geral da CGTP considerou hoje justa a aprovação pelos partidos políticos da contabilização total do tempo de serviço congelado os professores e defendeu o princípio de igualdade de tratamento para todos os trabalhadores da administração pública.
O parlamento aprovou na quinta-feira – com os votos contra do PS - uma alteração ao decreto do Governo estipulando que o tempo de serviço a recuperar aos professores serão nove anos, quatro meses e dois dias.
“A decisão que foi tomada pelos partidos da Assembleia da República foi justa, repôs aquilo que é justo aos professores e dá a hipótese de se programar a discussão no tempo”, disse à agência Lusa Arménio Carlos.
No entendimento do secretário-geral da CGTP, este problema podia ter sido resolvido há muito tempo, mas o Governo “teimosamente manteve uma posição inadmissível”.
“Quanto ao futuro, parece-nos que, iniciado o processo para resolver o problema da contagem de tempo dos professores, é preciso também avançar com o princípio da igualdade de tratamento relativamente a todos os profissionais da administração pública”, salientou.
De acordo com Arménio Carlos, o Governo deve abrir um espaço de discussão para que também os serviços de todos os trabalhadores da administração pública possam ser considerados e programados.
“Deve ser feito o respetivo pagamento sem retroativos, mas numa perspetiva de futuro”, disse.

Na opinião de Arménio Carlos, o Governo “não pode justificar que não tem dinheiro”.
“O mesmo Governo que diz não ter dinheiro para responder a compromissos que tem com os trabalhadores da administração pública é o mesmo Governo que ainda recentemente disponibilizou sem pestanejar mais de mil milhões de euros para o Novo Banco, um banco privado”, destacou.
“Se tivermos em consideração o que se passou nos últimos cinco anos, o que constatamos é que os impostos pagos pelos portugueses, cerca de 20 mil milhões de euros, foram desviados para a banca privada. Isso é que está mal, porque estes bancos, enquanto tiveram lucros, distribuíram dividendos pelos acionistas quando deram prejuízos por fraudes e mau gestão acabaram por apresentar a fatura aos contribuintes isso é que não pode acontecer”, frisou.
Segundo o secretário-geral da CGTP, o Governo tem de respeitar os direitos dos trabalhadores que todos os dias zelam e trabalham para melhorar a qualidade dos serviços públicos e isso “justifica a posição, quer do princípio da igualdade de tratamento, quer da valorização e reconhecimento do seu papel ao serviço das populações”.
O Governo e o PS têm considerado que a solução agora aprovada pelo parlamento terá "pesado" impacto financeiro nas contas públicas, entre 600 e 800 milhões ao ano, apresentando também problemas de constitucionalidade.
Depois de mais de um ano de negociações entre sindicatos e Governo, o executivo aprovou um diploma que previa a recuperação de menos de três anos de serviço e que foi esta quinta-feira alvo de alterações.
Na reunião de quinta-feira ficou estabelecido que os cerca de dois anos e nove meses serão recuperados em 2020, com efeitos retroativos a janeiro deste ano.

Já a forma de recuperação dos restantes seis anos e meio ainda será alvo de negociação entre o Governo e os sindicatos de professores.
O primeiro-ministro convocou com caráter de urgência uma reunião extraordinária de coordenação política do Governo, que se realiza hoje de manhã, na sequência da aprovação no parlamento da contabilização total do tempo de serviço congelado aos professores.
Lusa

Catarina Martins diz que ambiente de crise política devido a professores é “totalmente artificial”

Resultado de imagem para Catarina Martins diz que ambiente de crise política devido a professores é “totalmente artificial”
A coordenadora do BE desvalorizou hoje as "tentativas de criar um ambiente de crise política" por causa dos professores, que considerou "totalmente artificial", afirmando que a alteração aprovada pelo parlamento "respeita a autonomia negocial do próximo Governo".
primeiro-ministro convocou para hoje de manhã, com caráter de urgência, uma reunião extraordinária de coordenação política do Governo, depois de o parlamento ter aprovado na quinta-feira, com os votos contra do PS e o apoio de todas as outras forças políticas, uma alteração ao decreto do Governo, estipulando que o tempo de serviço dos professores a recuperar são os nove anos, quatro meses e dois dias reivindicados pelos sindicatos.
"A manhã parece marcada por tentativas de criar um ambiente de crise política. Esse ambiente é totalmente artificial", refere Catarina Martins na sua página oficial da rede social Facebook.
Segundo a líder do BE, o que foi aprovado no parlamento "limita-se a corrigir" um decreto do governo que "desrespeita os OE18 e OE19, que explicitamente previam a contagem integral do tempo de serviço de todas as carreiras especiais da função pública para efeitos de descongelamento (ainda que de forma faseada)".
"A solução encontrada para os professores respeita esse faseamento, não representa qualquer acréscimo de despesa no ano em curso e respeita a autonomia negocial do próximo governo", assegura.
Catarina Martins dá ainda o exemplo dos Açores, onde "o PS governa com maioria absoluta e a contagem integral do tempo de serviço já está garantida", o que também acontece na Madeira para estes profissionais.
"A única despesa extraordinária e não prevista no OE2019 com que o governo se deparou é a que decorre do pedido do Novo Banco. São mais 450MEuro, que o governo já considerou acomodáveis", atirou.
Lusa

Estoril Open: João Domingues defende esperanças portuguesas nos ‘quartos’

Resultado de imagem para Estoril Open: João Domingues defende esperanças portuguesas nos ‘quartos’
SIC Notícias
O tenista português João Domingues, de 25 anos, carrega hoje as esperanças do ténis nacional poder continuar em ação nesta edição do Estoril Open, ao enfrentar o grego Stefanos Tsitsipas, primeiro cabeça de série do torneio.
Num embate agendado para o ‘court’ central do Clube de Ténis do Estoril, a partir das 13:00, o tenista natural de Oliveira de Azeméis, que se estreia na disputa de uns quartos de final de um torneio do circuito ATP, vai já efetuar o quinto encontro na prova, depois de superar o sueco Elias Ymer e o italiano Filippo Baldi no ‘qualifying’ e os australianos Alex de Minaur e John Millman na primeira ronda e oitavos de final, respetivamente.
João Domingues, número 214 do ‘ranking’, ficou com a missão ‘solitária’ da representação portuguesa, depois de o torneio ter assistido na quinta-feira à eliminação do campeão João Sousa aos pés de David Goffin, quarto pré-designado, pelos parciais de 6-3 e 6-2, num encontro referente à segunda ronda, com o belga a medir agora forças com o tunisino Malek Jaziri.
Para hoje, estão também reservados os outros encontros dos quartos de final, com destaque para o jogo do francês Gael Monfils, terceiro cabeça de série e 18.º da hierarquia mundial, que, depois de afastar na estreia o norte-americano Reilly Opelka, disputa a partir das 18:00 o acesso às meias-finais com o ‘qualifier’ espanhol Alejandro Davidovich Fokina.
A jornada de singulares fica fechada com a partida entre o uruguaio Pablo Cuevas, que chega a esta fase como ‘lucky loser’, e o norte-americano Frances Tiafoe, vice-campeão de 2018 e oitavo cabeça de série, que sofreu para superar o japonês Yoshihito Nishioka na ronda noturna de quinta-feira, naquele que foi o embate mais longo deste torneio, com duas horas e 25 minutos.
Por fim, realiza-se ainda primeira meia-final da variante de pares, que opõe no ‘court’ Cascais, após as 16:00, os britânicos Luke Bambridge e Jonny O’Mara aos espanhóis Gerard Granollers e Marc Lopez.
Lusa

Costa convoca reunião de emergência com Governo às 10:30 horas

Resultado de imagem para Costa convoca reunião de emergência com Governo às 10:30 horas
Horas depois da aprovação da recuperação do tempo integral de serviço dos professores, e de o líder parlamentar do PS ter aberto a porta à demissão do Executivo, o primeiro-ministro chamou o seu núcleo duro para uma reunião de emergência.
O primeiro-ministro convocou de emergência os membros da coordenação política do Governo para uma reunião de trabalho, a realizar na manhã desta sexta-feira, confirmou à TSF fonte oficial do Executivo.
A reunião do núcleo duro do Executivo vai ter lugar às 10h30, em São Bento, e contará com a presença do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e acontece na sequência dos trabalhos que se realizaram esta quinta-feira no Parlamento e no qual ficou aprovada a recuperação total do tempo de carreira dos docentes.
A alteração ao decreto do Governo contou com os votos contra do PS, mas teve o apoio de todas as outras forças políticas, estipulando que o tempo de serviço a recuperar são os nove anos, quatro meses e dois dias reivindicados pelos sindicatos docentes.
Na noite quinta-feira, em declarações ao jornal Público , o líder parlamentar do PS, Carlos César, abriu a porta a uma eventual demissão do Governo, na sequência desta decisão do Parlamento.
"É legítimo pensar-se que o PS não pode assumir responsabilidades de Governo quando entende que as políticas a que fica obrigado tornam essa gestão insustentável", declarou Carlos César. Isto, já depois de Duarte Cordeiro, secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, ter avisado da "enorme gravidade" da situação criada e - em declarações ao mesmo diário - ter afirmado que este "é o maior aumento da despesa da legislatura", que terá "um impacto brutal no Orçamento do Estado".
Lusa / TSF