quarta-feira, 6 de setembro de 2023

POETRY SLAM TORRES VEDRAS JÁ TEM REPRESENTANTE PARA A GRANDE FINAL NACIONAL


Mariana Bonito é a vencedora da final regional do Poetry Slam de Torres Vedras e encontra-se apurada para a Grande Final Nacional Portugal Slam, em Almada, já nos próximos dias 7, 8 e 9 de setembro.
No dia 26 de agosto o Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras acolheu a final da segunda edição do Poetry Slam, onde Mariana Bonito foi a vencedora. Participaram também nesta final os vencedores dos três rounds, foram eles: Margarida Neves, Salomé Abreu Rodrigo Micheli, Francisca Dantas e Federica Ortiz. A apresentação esteve ao cargo de Li Alves da rede Portugal Slam e de Jorge Reis host do Poetry Slam de Torres Vedras.

Este foi o segundo ano que o Centro de Artes e Criatividade acolheu o Poetry Slam Torres Vedras, um evento em torno da palavra dita que tem por base a performance e os textos poéticos da autoria dos participantes.

Este é um evento coorganizado pela Câmara Municipal de Torres Vedras, Centro de Artes e Criatividade, EMERGE – Associação Cultural e Portugal Slam.

Sobre Emerge - Associação Cultural
A Emerge é uma associação cultural sem fins lucrativos, fundada em 2016 em Torres Vedras, que tem como principal objetivo promover arte contemporânea produzida por artistas emergentes. Esta promoção é levada a cabo através dos vários projetos desenvolvidos em parceria com instituições públicas e privadas, curadores, artistas, galerias, entre outros, abordando temas prementes da arte contemporânea.

Sobre Portugal Slam
Portugal Slam é uma plataforma criada em articulação com as várias organizações do país que têm dinamizado eventos locais de Poetry Slam nas suas cidades, estando aberta em permanência a novos poetas, locais e organizações que se queiram juntar ao movimento. Ao longo de cada ano, o Portugal Slam trabalha próximo das comunidades locais, bem como escolas, bibliotecas municipais e espaços culturais de Norte a Sul do país, cimentando a prática do Poetry Slam não só enquanto forma de expressão, mas também enquanto ferramenta pedagógica e de integração social. Desde 2014 é realizado um evento nacional que celebra a plataforma e conta com o Campeonato Nacional de Poetry Slam.

TÁBUA - Encontro Regional de Escolas de Ciclismo & Campeonato Inter-Regional XCE

 BTTÁBUA & Associações de Ciclismo Regionais
Anunciam o 1º Encontro Regional de Escolas de BTT e o Campeonato Inter-Regional de XCE em Tábua,  no dia 15 de Outubro de 2023.

É com grande entusiasmo que a BTTÁBUA - Associação de Desportos de Natureza, em colaboração com a Associação de Ciclismo da Beira Litoral e a Associação de Ciclismo da Beira Alta, anuncia o aguardado 1º Encontro Regional de Escolas de BTT e o Campeonato Inter-Regional de XCE.

Esta emocionante competição é organizada, em conformidade com o Regulamento de Ciclismo de Iniciação da Federação Portuguesa de Ciclismo

O objetivo principal deste evento é fomentar a prática desportiva entre a juventude e fortalecer a parceria entre duas respeitadas Associações de Ciclismo, que são a base do desenvolvimento deste desporto na região. 

A BTTÁBUA, que há muitos anos vem contribuindo ativamente para o ciclismo em Tábua, está empenhada em formar a próxima geração de ciclistas, ao mesmo tempo que deseja promover a riqueza do nosso território. O foco é claro: inspirar esses jovens a tornarem-se os futuros embaixadores da nossa região e, acima de tudo, desta emocionante modalidade desportiva.

A dinâmica da nossa escola de ciclismo tem sido notável, e isso é evidenciado pelo entusiasmo contagiante dos jovens atletas de várias idades e pelo apoio incansável dos seus pais. 

Os nossos atletas atletas percorrem o país de norte a sul, participando em provas que são um verdadeiro teste de resistência, mas que também demonstram o seu incrível compromisso e paixão pelo ciclismo.

Este 1º Encontro Regional de Escolas de BTT e o Campeonato Inter-Regional de XCE serão um marco neste esforço contínuo de promover o ciclismo e o espírito desportivo entre os jovens. Convidamos todos os amantes do ciclismo e a comunidade em geral a participar e apoiar este evento emocionante. 

Mais informações sobre o evento, inscrições e detalhes de localização serão divulgados em breve.

A BTTÁBUA e as Associações de Ciclismo Regionais estão ansiosas por dar as boas-vindas a todos os participantes e fazer deste evento um sucesso notável para o ciclismo e para a nossa região.

Nota: O cartaz/evento serão lançados nas nossas plataformas hoje pelas 20h00m

Para mais informações, contacte:
BTTÁBUA Associação de Desportos de Natureza 

Siga-nos nas redes sociais: facebook.com/bttabua   | instagram.com/bttabua

Novo estudo sobre "Ética e Diversidade Geracional no Trabalho" . Fórum de Ética quer perceber como é vista a diversidade de gerações nos locais de trabalho

 Está a decorrer um inquérito, efetuado no âmbito do estudo anual do Fórum de Ética da Católica Porto Business School, que tem como objetivo recolher perceções sobre a diversidade geracional no trabalho. Este conhecimento apoiará a identificação de oportunidades e a criação de linhas de orientação que permitam que o contexto laboral seja espaço de hospitalidade e de inclusão para as diferentes gerações que o habitam. Os primeiros resultados serão apresentados a 17 de outubro, na Conferência "Ética e Diversidade Geracional no Trabalho", organizada pelo Fórum de Ética da Católica Porto Business School (CPBS). O inquérito está a decorrer até 15 de setembro.
Helena Gonçalves, coordenadora do Fórum de Ética da Católica Porto Business School (CPBS), refere “este é um tema que tem especial relevo na sociedade, tendo em conta, por exemplo, o aumento da idade de reforma e que estamos em plena «Década do Envelhecimento Saudável»”.
 
Para a também docente da CPBS, é importante perceber que “as equipas de trabalho são, cada vez mais, compostas por pessoas de gerações diferentes, muitas vezes até por três ou mais.” A existência dessa diversidade nos diversos locais de trabalho leva a que haja abordagens e expetativas distintas, mesmo até em relação às metodologias utilizadas.
 
Helena Gonçalves ressalva que há diversos estudos que apontam o surgimento de atitudes mais negativas com base na idade das pessoas. “O estado da arte desta temática mostra-nos que não é incomum existirem estereótipos, preconceitos e discriminação em relação a pessoas com maior idade, mas também em relação aos mais jovens”, explica.
 
O estudo “Ética e Diversidade Geracional no Trabalho” está a ser desenvolvido pelo Fórum de Ética da Católica Porto Business School, que tem como empresas patrocinadoras o Grupo Ageas, a Bial, a Critical Software, a EDP, a Lipor e o Grupo Super Bock.
 
O inquérito em curso pode ser acedido aqui. Os primeiros resultados vão ser apresentados na conferência pública anual do Fórum de Ética, agendada para 17 de outubro.
 
PATRÍCIA GOMES
Senior Communication Consultant

MARINHA GRANDE PROMOVE 1º ENCONTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

 O Município da Marinha Grande realiza o “1º Encontro Municipal de Educação - Oportunidades e Desafios”, nos dias 7 e 8 de setembro, na Casa da Cultura Teatro Stephens, reunindo oradores conceituados a nível nacional, que irão debater o futuro da educação.
A iniciativa, cuja participação é gratuita, sujeita a inscrição prévia e à lotação da sala, é organizada em parceria com o Centro de Formação Leirimar, o Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente, o Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente e o Agrupamento de Escolas de Vieira de Leiria.

A abertura do “1º Encontro Municipal de Educação” conta com a participação do Presidente da Câmara, Aurélio Ferreira;  do Secretário de Estado da Educação, António Leite; do Ex-ministro da Educação, David Justino, que fará a conferência inaugural sobre os “Cinco desafios para a Educação”; do representante da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, Paulo Batista Santos e da Delegada Regional de Educação da Direção de Serviços do Centro, Cristina Oliveira.

Para além destes convidados, participam oradores que são considerados como dos mais conceituados especialistas em áreas como a educação, saúde mental, inclusão social e cidadania, família ou inteligência emocional.

O Encontro é dirigido a educadores, docentes e famílias, numa perspetiva de que qualquer território deverá encorajar hoje, mais do que nunca, o diálogo entre os diversos atores educativos. O programa inclui momentos de reflexão, de interação e capacitação da comunidade educativa,  assumindo fulcral importância a temática da saúde mental e da promoção das competências socioemocionais.

Pretende-se ainda potenciar, tanto quanto possível, a qualidade da interação entre a criança ou jovem, a família, a escola e o meio sociocultural em que nos encontramos todos/as inseridos/as.

Esta é uma oportunidade única para assistir a uma iniciativa que vai debater temas transversais à educação, ação social e às famílias, com partilha de reflexões por reputados especialistas nacionais.

O programa do evento é o seguinte:

7 DE SETEMBRO 2023
CASA DA CULTURA - TEATRO STEPHENS

10H00 – Receção aos participantes

10H30 - SESSÃO DE ABERTURA
Aurélio Ferreira | Presidente da Câmara Municipal

Paulo Batista dos Santos | Secretário Intermunicipal CIM Região de Leiria

António Leite | Secretário de Estado da Educação

11H30 – CONFERÊNCIA | CINCO DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO
David Justino | Professor Catedrático Jubilado do Departamento de Sociologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa

12H30 – Pausa para almoço

14H30 – 1.º Painel | SAÚDE MENTAL E COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS
Helena Marujo | “Educar já não é o que era: De que precisa hoje o mundo?”
Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa
Manuela Grazina | Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra - Neurociência da Felicidade
Ana Quitério | Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa

16H00 – Pausa para café

16H30 – 2.º Painel | ESCOLA, INCLUSÃO SOCIAL E CIDADANIA
Francisco Neves | Departamento de Apoio à integração e Valorização da Diversidade – Alto Comissariado para as Migrações Manuel Nunes | “Igualdade de género no desporto” com o testemunho da Atleta Carmo Santos
Sílvia Almeida | Projeto “Inclusão ou discriminação? Da análise dos resultados escolares às estratégias para o sucesso dos alunos com origem imigrante” - Universidade Nova de Lisboa

18H30 – 3.º Painel | ESCOLA E FAMÍLIA
Susana Jacinto | Equipa GAAF – Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente André Fernandes | Coaching - Arriscas-te?
Foyer
Jogos de Tabuleiro | Associação Spiel Portugal

8 DE SETEMBRO 2023

CASA DA CULTURA - TEATRO STEPHENS
10H00 – 1.º Painel | INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E LUDICIDADE
Rui Matos | Instituto Politécnico de Leiria
Maria do Rosário Pinheiro | Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Vanda Varela Pedrosa | "Que caminhos para fazermos diferente?"

11H00 – Pausa para café

11H30 – 2.º Painel | INTERVENÇÕES DOS AE / ESCOLAS DO CONCELHO
Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente | "Aprender partilhando - Multiculturalidade, Etwinning e outros projetos de escola pela visão dos alunos”
Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente | "A voz dos alunos: A declaração da juventude para a transformação da Educação"
Agrupamento de Escolas Vieira de Leiria | “A importância da Promoção das Competências Sociais nas Escolas”

12H30 – SESSÃO DE ENCERRAMENTO DOS PAINÉIS
Entrega de lembranças aos Docentes Aposentados
Ana Alves Monteiro | Vice-presidente e Vereadora da Educação

13H00 – Pausa para almoço

14H30 – ROTEIRO PELOS ESPAÇOS CULTURAIS
Visitas guiadas incluindo encenação pela companhia TEATRO À SOLTA e BREAK A LEG
Museu do Vidro
Museu Joaquim Correia
Casa-Museu Afonso Lopes Vieira (deslocação em autocarro)

CINEMA NA PRAÇA PROPORCIONOU REPORTAGEM À SOCIEDADE COLUMBÓFILA

 

Graças ao protocolo de colaboração com a “Missão Continente”, a Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, foi no passado dia 31 de agosto, visitada por uma equipa de reportagem, que ao longo da tarde desse dia, captou na sua sede social um conjunto de imagens para a realização de um filme integrado no projecto “Cinema na Praça”, promovido neste verão, pelas lojas Continente/Modelo, nomeadamente 40 sessões de cinema ao ar livre, gratuitas, de norte a sul do país.

Para além da reportagem a equipa procedeu a uma breve entrevista com a Presidente da Direcção Geral, Lurdes Silva e com a colaboradora Dora Santos, estando em destaque a parceria que se vem mantendo já há alguns anos e que permite aquela Associação, receber as sobras alimentares da Loja Continente/Modelo, sediada na cidade de Cantanhede.

Este protocolo inicialmente celebrado com a Fundação Belmiro de Azevedo e hoje coordenado pela “Missão Continente”, já vigora desde o ano de 2008, inserindo-se na política que o grupo Sonae, tem assumido ao longo dos anos no âmbito da sua responsabilidade social e num estimulo e contributo à solução de problemas sociais, através de parcerias com entidades que tenham uma perspetiva de inovação e mudança a favor das comunidades mais desfavorecidas, permitindo desta forma, continuar a responder às necessidades e atenuar algumas das dificuldades diárias das famílias, que a Sociedade Columbófila acompanha.

Paralelamente, as quebras alimentares recebidas, que foram reforçadas nos últimos anos, tem permitido criar na Instituição uma “reserva” sempre pronta para acudir às emergências de uma forma inovadora na resposta social aos mais carenciados.

Esta política de mecenato que é desenvolvida pela “Missão Continente”, para além do apoio às actividades de carácter social, tem igualmente dedicado a sua atenção a áreas como a Educação, Artes, Sustentabilidade, Cultura e Inovação.

Esta colaboração que mantém a Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, nas listas das Instituições de Solidariedade Social beneficiárias destas quebras alimentares, tem permitido também cimentar um relacionamento cada vez mais estreito com a Administração da Loja Continente/Modelo, que tem desenvolvido um trabalho notável no apoio às mais diversas iniciativas e á permanente disponibilidade para apoiar as causas sociais do concelho de Cantanhede.


Câmara Municipal de Aveiro garante financiamento de 921 mil euros para o Bairro Comercial Digital de Aveiro

 A candidatura obteve a melhor classificação do Distrito de Aveiro e a décima melhor classificação a nível nacional

A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) submeteu, em março de 2023, uma candidatura à medida «Bairros Comerciais Digitais» do âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o qual visa promover a digitalização da economia, quer pela adoção tecnológica dos operadores económicos, quer pela digitalização dos seus modelos de negócio.
A candidatura do «Bairro Comercial Digital de Aveiro», liderada pela CMA em parceria com a Associação Comercial e Empresarial do Distrito de Aveiro (ACA) e a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), foi aprovada em julho de 2023, tendo obtido a melhor classificação do Distrito de Aveiro e a décima melhor classificação a nível nacional de um total de 131 candidaturas admitidas, o que resulta da elevada maturidade e qualidade do Plano de Ação apresentado.
O «Bairro Comercial Digital de Aveiro» propõe-se criar um programa de transformação digital no setor do comércio local no Município de Aveiro, circunscrito à área prioritária de intervenção de Aveiro, definida no Programa Estratégico de Reabilitação Urbana de Aveiro (PERU) e na qual se ambiciona abranger cerca de 1.000 estabelecimentos comerciais aderentes ao programa, com uma verba de investimento de 1.101.613,98 €, dos quais 921.713,98 € são financiados pelo PRR.
As medidas previstas no «Bairro Comercial Digital de Aveiro» visam dotar os comerciantes aderentes de uma plataforma de vendas online, integrada numa solução de logística de entregas e de uma aplicação móvel de dinamização da comunidade de cidadãos com integração de serviços públicos municipais nas áreas de turismo, cultura, educação e mobilidade, tirando partido as infraestruturas de comunicação e sensorização do Aveiro Tech City Living Lab na interação com os cidadãos no espaço público.
Com o desenvolvimento da plataforma será também implementada uma solução de integração de serviços municipais ao cidadão num único Cartão, que permitirá associar à plataforma de vendas uma massa crítica de cerca de 30.000 utilizadores de serviços municipais na área de educação, mobilidade, cultura, turismo entre outras áreas, os quais terão acesso direto e privilegiado aos produtos e serviços da plataforma de vendas online do «Bairro Comercial Digital de Aveiro».
Adicionalmente, serão desenvolvidas medidas complementares de infraestruturação do Bairro ao nível de comunicações e sensorização na área de Wifi e estacionamento, bem como a colocação de écrans digitais informativos da oferta do Bairro em locais de destaque. Está igualmente prevista a criação de uma aplicação de realidade aumentada de forma a dar conhecer a história de alguns dos espaços comerciais da Cidade e, com isso, atrair a visita física a esses espaços.
A criação do «Bairro Comercial Digital de Aveiro» surge ancorado pelas necessidades de implementar medidas revitalizadoras da atividade do tecido comercial local em função das suas necessidades, principais mais-valias e fragilidades, de reforço da aposta na digitalização e implementação de soluções tecnológicas que contribuam para um maior desenvolvimento da Cidade de Aveiro e melhor serviço aos seus cidadãos, investidores e visitantes e de implementar uma nova estratégia para a área de intervenção/bairro comercial que vá de encontro aos novos paradigmas da oferta e procura de bens e serviços e reforce a competitividade dos seus agentes económico.

Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]

Marinha Grande | ASSEMBLEIA MUNICIPAL REÚNE A 8 DE SETEMBRO

 A Assembleia Municipal da Marinha Grande reúne em sessão extraordinária, no dia 8 de setembro, pelas 20h30, no auditório do Edifício da Resinagem, sito na Praça Stephens.

A ordem do dia é a seguinte:

1.APRECIAÇÃO E VOTAÇÃO DA ALTERAÇÃO DO REGULAMENTO MUNICIPAL DE APOIO ÀS INSTITUIÇÕES DE CULTURA, RECREIO E/OU DESPORTO. PROPOSTA FINAL;
2.DO AUDITOR EXTERNO, RESPONSÁVEL PELA CERTIFICAÇÃO LEGAL DAS CONTAS DO MUNICÍPIO DA MARINHA GRANDE, PARA OS ANOS 2023, 2024 E 2025, nos termos do n.º 1 do artigo 77.º, da Lei n.º 73/2013 de 3 de setembro, na redação atual;
3.APRECIAÇÃO E VOTAÇÃO DA 19.ª MODIFICAÇÃO AOS INSTRUMENTOS PREVISIONAIS DE 2023 – 4.ª REVISÃO ORÇAMENTAL;
4.AUTORIZAÇÃO PRÉVIA DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL PARA A ASSUNÇÃO DE COMPROMISSOS PLURIANUAIS;
5.APRECIAÇÃO E VOTAÇÃO DA PROPOSTA DE CELEBRAÇÃO DE CONTRATO INTERADMINISTRATIVO FORNECIMENTO DE REFEIÇÕES ESCOLARES A CRIANÇAS E ALUNOS DA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E DO 1.º CICLO DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VIEIRA DE LEIRIA.

INTERRUPÇÃO DE TRÂNSITO NO LARGO 1º DE DEZEMBRO EM TUNES DE 07 A 10 DE SETEMBRO

 

O Município de Silves informa que o Largo 1º de Dezembro, em Tunes, sofrerá um corte de trânsito entre 07 e 10 de setembro, entre as 09h00 e as 02h00, na sequência da realização de festas populares.
A autarquia pede a atenção dos automobilistas e residentes para esta situação e agradece a compreensão e colaboração de todos.

Liga MEO Surf: Allianz Triple Crown traz competitividade ao surf nacional


Guilherme Ribeiro e Francisca Veselko sagraram-se campeões da Allianz Triple Crown 2023, após uma luta renhida que terminou no final do Allianz Ribeira Grande Pro, a última de três etapas da presente temporada com o naming Allianz da Liga MEO Surf 2023.
Allianz Triple Crown – Galeria de Campeões
2023: Guilherme Ribeiro e Francisca Veselko
2022: Guilherme Fonseca e Teresa Bonvalot
2021: Vasco Ribeiro e Francisca Veselko
2020: Afonso Antunes e Teresa Bonvalot
2019: Miguel Blanco e Teresa Bonvalot
2018: Gony Zubizarreta e Camila Kemp
2017: Vasco Ribeiro e Carolina Mendes
2016: Vasco Ribeiro e Carolina Mendes
2015: Tiago Pires e Teresa Bonvalot

Este importante sub-troféu tem a maior longevidade de todos os prémios paralelos da 1ª divisão do surf nacional e tem contribuído para trazer um interesse acrescido na principal plataforma competitiva do surf português.

Depois do título nacional, que é o principal fator de interesse da Liga MEO Surf, a Allianz Triple Crown tem funcionado como uma espécie de mini-circuito conjugando os melhores resultados dos atletas obtidos nas etapas de Naming Allianz, em 2023, localizadas na Figueira da Foz, Ericeira e Ribeira Grande. O aliciante prémio monetário igualitário para homens e mulheres e a visibilidade com valor acrescentado para os surfistas tornou-se num prémio que todos querem vencer trazendo um importante fator motivacional extra para proporcionarem os melhores desempenhos desportivos.

Vencedores Allianz Triple Crown 2023 – Resultados das etapas
Guilherme Ribeiro: 1º / 13º / 2º lugares (Figueira da Foz / Ericeira / Ribeira Grande)
Francisca Veselko: 2º / 3º / 1º lugares (Figueira da Foz / Ericeira / Ribeira Grande)

Guilherme Ribeiro estreou-se a vencer a Allianz Triple Crown depois de, no ano passado, ter lutado até à última bateria em jeito de surf-off com Guilherme Fonseca cuja vitória viria a surgir para o surfista de Peniche. Mas, em 2023, o atual campeão nacional voltou em força e conquistou o seu primeiro troféu deste prestigiado prémio. Já a campeã nacional de 2021, Francisca Veselko, voltou a provar o sabor da vitória na Allianz Triple Crown depois de ter vencido pela primeira vez, precisamente, em 2021.

Guilherme Ribeiro, vencedor da Allianz Triple Crown 2023
“Desde o ano passado que a Allianz Triple Crown começou a estar dentro dos meus objetivos na Liga. No ano passado, nos Açores, este prémio escapou-me pelos dedos, tendo o Guilherme Fonseca sido o justo vencedor. Este ano, por ter sido novamente nos Açores, a conquista deste prémio teve um sabor especial! Sinto que este prémio também premeia a consistência de um surfista em qualquer tipo de condições, visto que as três etapas que contam para o ranking final tiveram ondas muito diferentes. Por isso este prémio também acaba por ser um bom indicador para um dos pontos que tenho vindo a trabalhar este ano, que é a capacidade de adaptação em qualquer tipo de onda ou condições. O prémio monetário acaba por ser muito importante para mim, estou numa fase da minha carreira onde estou a investir bastante na minha evolução, seja este prémio usado em competições ou em viagens, vai ser sempre uma grande ajuda! Não podia deixar de agradecer à Allianz e à ANS pela formação deste prémio!”

Francisca Veselko, vencedora da Allianz Triple Crown 2023
“Ambas [2021 e 2023] foram conquistas difíceis. Diria que a deste ano foi mais desafiante, pois os anos passam e o nível aumenta. Mas, a mais marcante, foi em 2021. Depois de tantos segundos lugares consecutivos venci a minha primeira etapa da Liga MEO Surf na última etapa em Peniche, sagrei-me campeã nacional e ainda tive um bónus da Allianz Triple Crown. Figueira da Foz, Ericeira e Ribeira Grande são três destinos que gosto bastante e acho que o meu surf se enquadra bem nessas ondas. Eu sou super-competitiva e gosto de levar todos os desafios a sério e, sem dúvida, que este prémio puxa mais ainda por todas nós. É um prémio que tem muito significado para mim. No surf sempre foi preciso investir muito dinheiro e com este prémio vai facilitar uma próxima viagem onde vou poder evoluir e aperfeiçoar o meu surf ou até investir no meu equipamento. Há de ser gasto da melhor maneira possível para me tornar uma melhor surfista e atleta.”

Os dois surfistas sucederam a Guilherme Fonseca e Teresa Bonvalot que haviam vencido a Allianz Triple Crown no ano passado, carimbando assim os nomes na lista de prestigiados vencedores deste troféu.

José Francisco Neves - Membro do Comité de Direção e CMO da Allianz Portugal
“No ano em que celebramos 10 anos de parceria com a Associação Nacional de Surfistas, marcámos também o oitavo ano do troféu Allianz Triple Crown, que foi entregue em Junho, no Allianz Ribeira Grande Pro, nos Açores. Tem sido muito gratificante acompanhar e contribuir para a evolução deste desporto em Portugal. Acreditamos que já existe uma associação natural entre a marca Allianz e o surf. Temos muito orgulho neste fenómeno e de sermos um dos principais parceiros do Surf Português, desporto que defende os mesmos valores que queremos transparecer aos nossos clientes: confiança, segurança e solidez.”

A atual campeã nacional Teresa Bonvalot lidera a lista da galeria de campeões da Allianz Triple Crown, com um total de quatro vitórias, seguindo-se Vasco Ribeiro com três conquistas e Carolina Mendes e Francisca Veselko que foram vencedoras por duas ocasiões.

Allianz Triple Crown – Matriz de Vencedores:
Teresa Bonvalot – 4 vitórias
Vasco Ribeiro – 3 vitórias
Carolina Mendes - 2 vitórias
Francisca Veselko – 2 vitórias

O Bom Petisco Peniche Pro, a quinta e última etapa da Liga MEO Surf 2023 realiza-se de 27 a 29 de Outubro, em Peniche, e vai definir os títulos de campeões nacionais masculino e feminino.

A Liga MEO Surf 2023 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Joaquim Chaves Saúde, Bom Petisco, Go Chill, Corona, Somersby, Waikiki, Rip Curl, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, os apoios locais dos Municípios da Figueira da Foz, Porto, Matosinhos, Mafra, Ribeira Grande e Peniche e o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf.
Mais informações em www.ansurfistas.com.
Fotos: Pódio, Guilherme Ribeiro, Francisca Veselko e ambiente. (Crédito: Jorge Matreno/ ANSurfistas)

2ª fase decorre até 15 de setembro. Câmara de Cantanhede aceita candidaturas às Bolsas de Inovação Científica Professor Doutor António Lima-de-Faria

 

Até ao próximo dia 15 de setembro, decorre a segunda fase de candidaturas às Bolsas de Inovação Científica Professor Doutor António Lima-de-Faria, programa de incentivo e apoio à investigação científica inovadora instituído no âmbito de um acordo do cientista patrono com a Câmara Municipal de Cantanhede. Conforme consta da deliberação camarária aprovada para o efeito, até 2025, serão concedidas duas bolsas anuais, no valor de 1.000 euros cada, uma delas patrocinada pela autarquia, outra por António Lima-de-Faria, eminente geneticista, académico e investigador há muitos anos radicado na Suécia.

As duas prestações pecuniárias anuais destinam-se a comparticipar os encargos inerentes à participação num congresso nacional ou internacional ou à realização de um estágio de curta duração num laboratório, em Portugal ou no estrangeiro, o que implica a demonstração do mérito por parte dos candidatos, através do resumo da apresentação ou do plano de trabalhos.

São admitidos resumos ou planos de trabalhos de qualquer área ou ramo científico da autoria de jovens estudantes do ensino secundário ou do ensino superior (1.º, 2.º ou 3.º ciclos), dos 15 aos 35 anos de idade. A avaliação das candidaturas estará a cargo de um júri constituído por Manuela Grazina, docente da Faculdade de Medicina da Universidade, que preside, Helena Teodósio, líder do executivo camarário cantanhedense, e os académicos e professores universitários Carlos Fiolhais, Rodrigo Cunha e Manuel Castelo Branco.

O regulamento está disponível no portal do Município de Cantanhede (https://www.cm-cantanhede.pt/mcsite/documento/5127/bolsas-de-inovacao-cientifica--lima-de-faria--regulamento e https://www.cm-cantanhede.pt/mcsite/documentos/13/0/Educacao) e as candidaturas podem ser entregues na Divisão de Educação e Juventude da Câmara Municipal, na Casa Francisco Pinto, ou enviadas por correio, dirigidas à Professora Doutora Manuela Grazina, Coordenadora de Gestão Científica das Bolsas de Inovação Científica Professor Doutor António Lima-de-Faria para a seguinte morada: Câmara Municipal de Cantanhede / Praça Marquês de Marialva / 3060-133 Cantanhede.

Além de patrocinar as Bolsas de Inovação Científica e de assegurar o pagamento de uma delas, o Professor António Lima-de-Faria dá o nome ao prémio pecuniário instituído pelo Município de Cantanhede que desde 1991 distingue o aluno do concelho com melhor média final no ensino secundário, tendo também doado à autarquia, há alguns anos, um valioso acervo da sua biblioteca científica que inclui livros sobre diversas áreas do conhecimento e uma importante coleção de mapas de Portugal, alguns datados do século XVI.

COLUMBÓFILA ABRE INSCRIÇÕES PARA A PRÁTICAS DE VÁRIAS MODALIDADES


Após efectuado pelos responsáveis das diversas secções e pela Direcção Geral a avaliação do trabalho desenvolvido na última época desportiva e o planeamento da nova época que se vai iniciar, encontram-se abertas as inscrições para as diversas modalidades que vão estar em prática nos próximos meses na Associação da cidade de Cantanhede.

Enquadradas por técnicos com formação superior nas áreas propostas e dirigidas aos vários escalões etários, os interessados poderão praticar na Associação as modalidades de Basquetebol, nos escalões de formação, Natação, Karaté, Ballet, Ginástica Stretching e localizada, Hip-Hop, Power Combat e Step.

Para além destas e de uma forma mais informal, os interessados no Cicloturismo, poderão também obter informações para a sua prática organizada.

Para além destas, a Direcção Geral e decorrente do Encontro realizado em Julho passado, com os restantes elementos quer integram os Órgãos Sociais, vai brevemente levar ao conhecimento de todos os associados, um conjunto de actividades que vai lançar e que vai proporcionar a prática de outras valências na Associação e cidade.

Igualmente e após a melhoria de condições quer físicas, quer estruturais, nomeadamente nos horários de funcionamento, que ficarão mais ajustados ás necessidades das famílias, estão abertas as inscrições para a frequência do Clube de Tempos Livres.

Para o efeito os interessados poderão obter todas as informações no www.scc.pt, ou nos serviços administrativos da Sociedade Columbófila, durante os horários de expediente.

Pese embora as actividades serem dirigidas a todos os interessados, os Associados com a quotização regularizada vão esta época desportiva, obter um desconto significativo nas suas mensalidades, premiando desta forma a sua dedicação à Associação.

JOÃO ANDRÉ COSTA CONTINUA A ASSUMIR A LIDERANÇA DA EQUIPA FEMININA ASSSCC/FLATLANTIC

 

João André Costa, vai continuar a liderar a equipa senior feminina ASSSCC/FLATLANTIC, da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, que vai disputar na época desportiva 2023/2024, a Zona Norte, do LVIII Campeonato Nacional da 1ª Divisão Feminina.

Integram ainda o grupo de trabalho liderado por João Costa, Gonçalo Melo, na qualidade de treinador-adjunto, Rita Mendes, que se ocupará dos trabalhos físicos, contando também com a colaboração de Ana Rodrigues, que continuará a assumir as funções de Team Manager, da equipa ASSSCC/FLATLANTIC continuando igualmente a dar a sua colaboração às restantes actividades da Secção de Basquetebol da Associação.

Em pleno período transitório, João Costa, a par com Lurdes Silva, Presidente da Direcção Geral, têm vindo a planificar o início da próxima época, nomeadamente a pré-epoca e com a organização do plantel, bem como a definição de diversos aspetos metodológicos e de calendarização, tendo o início dos trabalhos arrancado no passado dia 3 de setembro.

Igualmente os responsáveis tem vindo a ocupar-se na formação de uma equipa competitiva que permita passar as diferentes fases do campeonato com sucesso e as eliminatórias da Taça de Portugal, continuando a contar com a esmagadora maioria das atletas que transitaram da época anterior.

A equipa ASSSCC/FLATLANTIC, vai também contar com alguns reforços, nomeadamente com Beatriz Vieira, que completou a sua formação no Illiabum Clube e no Grupo Desportivo da Gafanha, com passagem ainda, pela Associação Desportiva Sanjoanense e Gica - Ginásio Clube Águeda e Ana Ferreira, que efectuou a sua formação desportiva no Brandoense, tendo posteriormente passado pelo Clube dos Galitos e AD Vagos, onde teve também a oportunidade de experienciar a Liga Principal.

Embora ainda sem data definida, a equipa técnica de João Costa, pretende vir a realizar um jogo de apresentação da equipa aos seus apoiantes, a realizar na cidade de Cantanhede, bem como outros jogos de preparação.

ESCOTEIROS DE PORTUGAL CELEBRAM 110.º ANIVERSÁRIO COM EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA “HÁ 110 ANOS DE HISTÓRIA EM CADA UM DE NÓS”

 Exposição comemorativa “Há 110 anos de história em cada um de nós” da AEP irá percorrer todo o território nacional
Lisboa, 6 de setembro de 2023 – A Associação dos Escoteiros de Portugal (AEP) assinala o seu 110.º aniversário com a exposição fotográfica comemorativa “Há 110 anos de história em cada um de nós”, que irá estar patente em todo o país, apresentando uma profunda imersão na história, valores e conquistas que moldaram a jornada da associação desde a sua fundação. Esta exposição itinerante da AEP irá estar exposta no evento de celebração dos 110 anos da AEP em Portugal, no dia 9 de setembro, no Auditório Sra. Boa Nova, do Centro Paroquial do Estoril.
O evento de celebração dos 110 anos da AEP terá início às 16h00 e contará com a presença da Vice-Presidente do Instituto Português do Desporto e da Juventude, Dra. Selene Martinho, do Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Dr. Carlos Carreiras, do Presidente da União de Freguesias de Cascais e Estoril, Dr. Pedro Soares, entre outros, que se juntarão à AEP para celebrar esta importante data.
Na exposição "Há 110 anos de história em cada um de nós", a AEP conta, através de imagens, como uma das maiores associações juvenis do país tem acompanhado a evolução da sociedade e dos próprios jovens, mantendo-se relevante e continuando a marcar gerações através do mesmo propósito: educar os jovens para desempenharem um papel ativo na sociedade.
O evento de celebração do aniversário da AEP será composto por uma manhã repleta de conferências e grupos de discussão sobre a visão para o futuro do movimento escotista a nível internacional. “Um mundo pacífico e inclusivo”, “Um mundo sustentável” e “Um mundo moldado pela juventude” são alguns dos temas que estarão em debate e onde vários oradores vão partilhar as suas experiências e perspetivas, bem como desafiar os participantes a pensar como é que o Escotismo vai continuar a mostrar-se relevante enquanto maior movimento juvenil do mundo.
Durante o período da tarde, o programa reserva a celebração formal do 110.º aniversário, com um painel onde antigos escoteiros da AEP vão ser convidados a partilhar como é que o Escotismo enriqueceu os seus percursos pessoais e profissionais, que aprendizagens levam consigo e deixar a sua visão sobre como a AEP pode continuar a fazer a diferença na vida das próximas gerações.
“Neste ano especial, em que a AEP comemora 110 anos de existência em Portugal, é para nós um orgulho apresentar a exposição “Há 110 anos de história em cada um de nós”.  São 110 anos em que temos testemunhado a construção de uma história rica, repleta de momentos significativos que refletem a nossa profunda ligação com a Natureza, o nosso compromisso com o trabalho em equipa, a nossa capacidade de liderança, e o papel fundamental de desenvolvimento pessoal na formação de jovens cidadãos. São 110 anos de desafios superados com resiliência, uma qualidade que nos permitiu perpetuar os nobres ideais de Baden Powell até aos dias de hoje”, destaca Ana ProençaEscoteira-Chefe Nacional da Associação dos Escoteiros de Portugal.
A história da AEP teve início em 1913, quando um grupo de escoteiros ingleses ajudou a resgatar a tripulação de um barco português naufragado no Canal da Mancha. A chegada deste grupo de jovens a Lisboa foi a melhor propaganda para o Escotismo no país, e assim, no dia 6 de setembro desse mesmo ano, nasceu a primeira associação de escoteiros em Portugal. Essa iniciativa pioneira prosperou e expandiu-se ao longo do tempo, alcançando todo o território nacional.
“Desde a sua fundação, a AEP tem desempenhado um papel fundamental na sociedade portuguesa, cultivando não apenas as habilidades práticas, mas também valores essenciais, como, por exemplo, a responsabilidade, a solidariedade e a dedicação ao serviço comunitário. A história destes 110 anos é o testemunho vivo de inúmeras gerações de jovens que passaram pelo movimento escotista, cada uma delas contribuindo para a evolução e vitalidade contínua da associação em Portugal”, reforça Ana ProençaEscoteira-Chefe Nacional da Associação dos Escoteiros de Portugal.
Um elemento icónico na trajetória da AEP em Portugal são as 26 edições do Acampamento Nacional (ACNAC) da Associação dos Escoteiros de Portugal já realizadas até ao momento no território nacional, eventos que refletem os 110 anos de dedicação e empenho da associação. Ao longo do tempo, o ACNAC foi tanto moldado pela sociedade, quanto contribuiu para a sua transformação, reforçando a importância de construir uma sociedade mais equitativa, sustentável e justa.
 
Sobre a Associação dos Escoteiros de Portugal
Os Escoteiros de Portugal são uma associação educativa para jovens, sem fins lucrativos, reconhecida de utilidade pública. São os fundadores do Escotismo Português, representando no nosso país, o escotismo aberto a todos – independente, interconfessional e multiétnico.
Os Escoteiros de Portugal são a mais antiga organização juvenil portuguesa e contam com milhares de jovens em Grupos de Escoteiros espalhados por todo o Continente e Regiões Autónomas. Mais de 300 mil pessoas já foram escoteiras em Portugal.
Os Escoteiros de Portugal são membros fundadores da Federação Escotista de Portugal, que é composta pelas duas únicas associações escotistas nacionais reconhecidas internacionalmente e estão inseridos no maior Movimento para jovens de todo o mundo, através da Organização Mundial do Movimento Escotista (WOSM), que congrega mais de 57 milhões de escoteiros, jovens e adultos, rapazes e raparigas, em 172 países e territórios.
Enquadram-se nas suas atividades e no método de educação não formal que utiliza, a proteção e o contacto com a natureza, a educação ambiental, a intervenção social, a cooperação para o desenvolvimento, a promoção para o voluntariado social, a educação para a paz, a cultura, o desporto, a educação para a saúde e a formação de adultos.
 
Mais informações sobre os Escoteiros de Portugal em www,escoteiros.pt  ou através das redes sociais (FacebookInstagram e Linkedin).

 

 

Universidade de Coimbra acolhe XXXIII Encontro Nacional de Astronomia e Astrofísica

 

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) vai acolher, de amanhã a 9 de setembro, o XXXIII Encontro Nacional de Astronomia e Astrofísica (ENAA 2023). Esta iniciativa, organizada pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) em colaboração com a FCTUC e a Sociedade Portuguesa de Astronomia (SPA), terá lugar no Departamento de Engenharia Química, Pólo II da Universidade de Coimbra.

Este encontro realiza-se anualmente e pretende, além de reunir a comunidade científica de Astronomia e Astrofísica nacional, divulgar os últimos resultados científicos obtidos por investigadores nas instituições portuguesas nestas áreas científicas.

Além disso, a iniciativa serve para discutir e ajudar a definir a estratégia futura da comunidade científica, com o intuito de fortalecer as interações entre as diversas entidades, estruturas e redes dedicadas à produção, difusão e transmissão de conhecimento do sistema nacional de ciência e tecnologia, seus cientistas, e a participação portuguesa nos organismos internacionais dos quais faz parte, como a Agência Espacial Europeia (ESA), o Observatório Europeu do Sul (ESO), e a Rede de Um Quilómetro Quadrado de Radiotelescópios (SKA).

Na edição de 2023, aos habituais dois dias dedicados à investigação científica em Astronomia e Astrofísica, adiciona-se um terceiro dedicado ao “Ensino, Comunicação e Ciência Cidadã em Astronomia”, no qual irá decorrer uma ação de formação de curta duração certificada pelo Centro de Formação do Sindicato dos Professores da Região Centro. Este último dia, que decorrerá no Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra (OGA), será aberto a professores e educadores do ensino básico e secundário mediante inscrição.

Para mais informações e inscrições pode aceder aqui.


Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

Unidade Móvel de Saúde promoveu rastreios de saúde nas praias fluviais do concelho de Proença-a-Nova

 
Durante os meses de julho e agosto, a Unidade Móvel de Saúde de Proença-a-Nova (UMS) voltou a percorrer as praias fluviais, zonas balneares e piscinas públicas do concelho, com o objetivo de sensibilizar os veraneantes a adotar hábitos saudáveis.
Nesta sétima edição, 298 pessoas tiveram a oportunidade de medir e avaliar a sua tensão arterial, pulsação, saturação de oxigénio no sangue, glicémia, colesterol e temperatura e fazer a avaliação de bioimpedância (peso, IMC – índice de massa corporal, percentagens de gordura e água corporal, massa muscular, nível físico, massa óssea, IMB – índice metabólico basal, idade metabólica e percentagem de gordura visceral), de forma gratuita. Foi ainda distribuída a “Revista ao Sol”, este ano dedicada às alterações climáticas e às consequências que essas modificações ambientais trazem para a saúde.
Destas quase três centenas de pessoas avaliadas, 83% eram residentes no concelho e 17% de fora do concelho. De referir ainda que do total de atendimentos, 79 pessoas foram atendidas pela primeira vez, sendo que 70% eram residentes do concelho. No início de julho, a UMS deslocou-se também até junto da Bateria das Baterias para realizar os habituais rastreios de saúde aos participantes do Campo Arqueológico de Proença-a-Nova e sensibilizar os participantes para os cuidados a ter com as elevadas temperaturas a que estão sujeitos.
Carlos Dias, técnico de Diagnóstico e Terapêutica pela UMS, refere que de uma forma geral, consolidando uma tendência que já vem de anos anteriores, a avaliação dos resultados dos rastreiros aos utentes é, regra geral, melhor. O excesso de peso e a falta de exercício físico continuam a ser os principais problemas detetados, o que traz consigo outras complicações de saúde.

Proença-a-a-Nova promove o envelhecimento criativo junto das associações locais

 

De 25 a 27 de setembro, Proença-a-Nova irá receber o Projeto Art ID Associações de Proença-a-Nova, promovido pelo Centro Artístico Casa ao Lado, com o apoio do Município de Proença-a-Nova. Este projeto pretende enaltecer dos usos, os costumes e as tradições das pessoas, e mais do que isso, a sua identidade, preservando o património cultural material e imaterial local, através da intervenção direta dos idosos e população local.

No âmbito deste projeto irão ser desenvolvidos workshops de pintura, ilustração, entre outras vertentes artísticas junto da população sénior do concelho: a 25 de setembro na Associação Social, Cultural e Recreativa dos Amigos do Galisteu, a 26 na APM – Associação do Pergulho e Murteira e a 27 na Associação Desportiva Cultural e Recreativa de Moitas. A participação para estas atividades é livre e para participar basta aparecer a partir das 10h00 nos locais referidos.

A ideia principal do projeto é desenvolver estas atividades artísticas junto dos seniores e população local com o objetivo de promover comportamentos relacionados com o bem-estar e a aprendizagem contínua, incidindo sobretudo, na dimensão referente à saúde mental, que por meio de oficinas de artes proporcionem o estímulo das capacidades cognitivas. A principal premissa é a promoção do conceito do envelhecimento criativo, ou seja, a criatividade apresenta-se como um novo paradigma para o envelhecimento, que articula o potencial das pessoas mais velhas e as diferentes formas de arte.



Rota do Românico apresenta livro de fotografias em Castelo de Paiva

 No próximo sábado, 9 de setembro, pelas 15 horas, no Centro de Interpretação da Cultura Local, em Castelo de Paiva, a Rota do Românico apresenta o livro “Pedra a Pedra”, da autoria do fotógrafo Egídio Santos.
A sessão incluirá também a inauguração da exposição itinerante homónima, que estará patente ao público naquele espaço, no edifício da Loja de Turismo, até ao dia 1 de outubro do corrente ano.

O livro “Pedra a Pedra” reúne 190 imagens do extraordinário património cultural, móvel e imóvel, da Rota do Românico, numa incursão pictórica pelos 12 concelhos dos vales do Sousa, do Douro e do Tâmega que integram aquele projeto turístico-cultural.

Das arrebatadoras paisagens e conjuntos monumentais aos singulares detalhes escultóricos talhados no granito e na madeira, passando pelas pinturas murais decorativas e catequéticas, esta obra é uma memorável viagem pela história da arte e da arquitetura, do período medieval à contemporaneidade, num original vislumbre das formas, das cores e dos artífices da Rota do Românico.

A imagem da pastora que conduz o rebanho sob a proteção divina da Capela da Senhora da Livração de Fandinhães (em Paços de Gaiolo, Marco de Canaveses) foi já distinguida com uma menção honrosa na categoria Fotografia sobre Património, nos Prémios da Associação Portuguesa de Museologia (APOM).
Nascido no Porto, em 1970, com o curso de Fotografia da Escola Superior Artística do Porto, Egídio Santos tem uma carreira de mais de três décadas, repartida entre o fotojornalismo e a fotografia de autor. Fotografou para dezenas de livros, participou em mais de 40 exposições individuais e coletivas, e está representado nas coleções do Centro Português de Fotografia, do Museu do Douro, do Museu do Côa, entre outras.
A edição do livro “Pedra a Pedra” enquadra-se no projeto EEC PROVERE Turismo para Todos: Valorização, dinamização e promoção turística da região: Ação 3 — Rota do Românico, cofinanciado pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
A Rota do Românico reúne atualmente 58 monumentos e dois centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende).
As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.

António Coelho