terça-feira, 16 de agosto de 2022

REUNIÃO ENTRE A CÂMARA MUNICIPAL E PSP AVEIRO

 Polícia de Segurança Pública entregou 25 armas à Polícia Municipal; Segurança de pessoas e bens foi tema de trabalho 
O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), Ribau Esteves, reuniu no último dia 10 de agosto, com a Superintendente da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Aveiro, Virgínia Cruz, com o objetivo de tratar vários assuntos relacionados com a segurança de pessoas e bens do Município e articulação com a Polícia Municipal.

No âmbito da cooperação entre as duas Polícias, a PSP de Aveiro procedeu à entrega de 25 armas para uso pela Polícia Municipal, reforçando por essa via o equipamento dos agentes, complementando o investimento realizado pela CMA na criação de mais condições para a operação diária, quer ao nível do equipamento individual quer ao nível de viaturas.

Nesta reunião foram também abordadas várias questões relacionadas com o estacionamento abusivo, a segurança passiva e ativa dos cidadãos bem como os atentados recorrentes ao espaço público, tendo sido definidas estratégias de trabalho colaborativo mais intenso e articulado, de modo a combater tais delitos.

A sessão de trabalho serviu, igualmente, para a apresentação de cumprimentos por parte dos Agentes da Policia Espanhola que estiveram na Cidade de Aveiro, durante uma semana, num projeto de partilha de conhecimento e de apoio aos milhares de turistas espanhóis que passaram pelo Município.

Imagem: Terra Nova

Dois bombeiros feridos em despiste de autotanque na Covilhã

Na sequência de um acidente rodoviário perto de Sarzedo, Covilhã, no distrito de Castelo Branco, confirmou à agência Lusa a Proteção Civil.
De acordo com a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANEPC), tratou-se de um acidente com um “veículo tanque” de combate incêndios, sem especificar o estado das vítimas e a que corporação de bombeiros pertence a viatura.
Devido ao incêndio que está a deflagrar na Serra da Estrela, as localidades de Sarzedo, Orjais e Vale Formoso tiveram que ser evacuadas.
Pelas 18:45, encontravam-se 11 operacionais, apoiados por quatro veículos, no local do acidente.

Madremedia/Lusa


GNR reforça vigilância no incêndio da Serra da Estrela

 Atendendo ao incêndio que deflagra na Serra da Estrela, a Guarda Nacional Republicana (GNR), no âmbito das suas competências, tem empenhado vários meios de reforço nos locais mais críticos, de modo a salvaguardar, por um lado a segurança e a proteção das pessoas, a sua eventual evacuação, mas por outro a avaliação sumária das causas de incêndio. Neste âmbito, a GNR tem empenhado meios da Proteção da Natureza e do Ambiente, com equipas de proteção florestal (EPF), meios da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS), meios do dispositivo territorial, do trânsito, de intervenção, de investigação criminal, bem como binómios cinotécnicos.
Durante o último fim-de-semana, a GNR registou mais dois detidos pelo crime de incêndio florestal, contando até ao dia de hoje, 35.415 patrulhas de vigilância da GNR e 68 detidos por crime de incêndio florestal, em comparação com os 34 detidos no período homólogo de 2021. De referir ainda que, até ao dia 16 de agosto de 2022, foram registados 4.382 crimes de incêndio florestal, tendo sido identificados 809 suspeitos, números largamente superiores ao período homólogo de 2021, em que foram registados 3.040 crimes de incêndio florestal e 599 suspeitos identificados por crime de incêndio florestal.
O sistema de vigilância da GNR está assente na Rede Nacional de Postos de Vigia, constituído por 230 Postos, que permitem a deteção precoce e identificação precisa das ignições garantindo célere despacho de meios, e é complementado pelo sistema de videovigilância florestal, pelo sistema de vigilância móvel terreste (integrando várias Entidades) e por todos os cidadãos, que também se constituem como uma das principais fontes de informação e alerta de Incêndio Rural. A GNR dispõe ainda de um sistema de videovigilância com cerca de 120 câmaras que cobrem atualmente uma área estimada de 5.000.000 ha do território de Portugal Continental, garantindo um precioso auxílio na deteção de incêndios nascentes e no apoio à investigação do crime de incêndio florestal identificando possíveis autores.

Mais de quatro toneladas de polvo apreendidas em Coimbra

Em comunicado, a ASAE explica que apreendeu 4.157 quilogramas de “géneros alimentícios de origem animal (produtos da pesca), que se encontravam numa câmara de conservação de congelados, nomeadamente polvo inteiro eviscerado”, por não possuírem “a marca de identificação do último estabelecimento que o manipulou e da inexistência do número de controlo veterinário (NCV)”.
Este número “constitui pré-requisito para que se mostrem cumpridas, perante os consumidores e as autoridades de controlo, as normas de segurança alimentar”, esclarece este órgão de polícia criminal.
“Da ação resultou a instauração de um processo contraordenacional pela prática das infrações relativas à falta da marca de identificação de quem o manipulou, que deve indicar o nome do país em que se situa o estabelecimento, bem como, o ‘número de aprovação’, ou seja, o NCV do estabelecimento”, adianta.
“O valor total da apreensão ascendeu a 51.293 euros”, acrescenta o comunicado, referindo que a operação de fiscalização foi feita através da Brigada de Indústrias da Unidade Regional do Centro – Unidade Operacional de Coimbra, sem especificar a data em que foi feita.

Madremedia 

BRASIL | Início da campanha eleitoral no Brasil com Lula à frente nas sondagens

 
Começou esta terça-feira a campanha eleitoral para as presidenciais brasileiras. Entre os 12 nomes no boletim de voto, só dois parecem ter possibilidades reais de lutar pela vitória, Jair Bolsonaro e Lula da Silva.
A última sondagem, efetuada pela Ipec dá vantagem a Lula, com 44% das intenções de voto na primeira volta, enquanto o atual presidente se fica pelos 32%.
O candidato do PT tinha previsto iniciar as ações de campanha com uma visita a uma fábrica em São Bernardo do Campo mas o evento foi anulado por questões de segurança.
Já o Presidente brasileiro, em busca de um segundo mandato, começa a sua campanha em Juiz de Fora, cidade onde foi esfaqueado em 2018.
As presidenciais estão marcadas para 2 de outubro, com voto eletrónico, e serão realizadas em simultâneo com as eleições para o congresso e as eleições estaduais.

Fonte: euronews

Marinha Grande | Workshop de urban sketching

O Edifício Cosmos Azul e Mar, situado na rua Dr. Adolfo Leitão, em São Pedro de Moel, vai receber o Workshop de Urban Sketching, no dia 27 de agosto (sábado), das 9h30 as 12h30.

O ponto de encontro será no Cosmos, onde se iniciará um percurso a pé. Os participantes estarão munidos dos cadernos de desenho e material riscador. No final de um conjunto de exercícios, os participantes regressarão ao ponto de partida onde será feita, em conjunto, uma análise dos resultados e a partilha dos desenhos.

Cada participante deverá trazer consigo um caderno de desenho de formato A5 ou outro formato, de folha branca, e material de desenho como canetas, lápis, marcadores, outros e molas para prender as páginas dos cadernos.

As inscrições são gratuitas (limitadas a 20 participantes), devendo ser feitas para o email cosmos.azulemar@cm-mgrande.pt ou diretamente no Cosmos Azul e Mar, de domingo a quarta-feira, das 11h às 13h e das 14h às 20h, e de sexta-feira a sábado, das 15h às 20h e das 21h às 23h.

Marinha Grande | PROGRAMA AMBIENTAL DA BANDEIRA AZUL

 A Câmara Municipal da Marinha Grande dinamiza atividades de sensibilização ambiental, no âmbito do Programa da Bandeira Azul, em São Pedro de Moel e na Praia Velha, de 19 a 21 de agosto, cuja participação é gratuita.

As ações incluem as Jornadas da Floresta, observação de morcegos, “birdwatching”, palestras e passeio na natureza, visando sensibilizar a população e veraneantes para a preservação na fauna e flora do concelho.

O programa ambiental é o seguinte:

TODOS OS DIAS ATÉ 11 DE SETEMBRO
EXPOSIÇÃO - PLESIOSSAURO DE SÃO PEDRO DE MOEL
DESCRIÇÃO: Em junho de 2021, foi publicada a descoberta do mais completo e antigo fóssil de plesiossauro da Península Ibérica encontrado junto ao Farol de São Pedro de Moel, e que pertence ao início do Período Jurássico, com cerca de 195 milhões de anos. No âmbito desta descoberta, o Parque dos Dinossauros da Lourinhã, juntamente com o Museu da Lourinhã, procedeu ao tratamento e conservação do achado fóssil e promoveu uma exposição temporária do Plesiopharos moelensis, uma nova espécie de vertebrado marinho que habitou a Terra há muitos milhões de anos, nomeadamente a zona costeira do concelho da Marinha Grande | LOCAL: Edifício do Cosmos
HORÁRIO: De domingo a quarta feira, das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 20h00, e às sextas e sábados, das 15h00 às 20h00 e das 21h00 às 23h00
PÚBLICO-ALVO: Público em geral
ORGANIZAÇÃO: CMMG em parceria com Parque dos Dinossauros da Lourinhã e Museu da Lourinhã

19 DE AGOSTO – SEXTA FEIRA

18h30 às 20h30 . CONFERÊNCIAS “JORNADAS DA FLORESTA”
LOCAL: Pátio da Casa Afonso Lopes Vieira
Tertúlias para o debate sobre floresta, nas temáticas mais significantes relativas a S. Pedro de Moel e área geográfica envolvente
TEMAS: Ambiente, Floresta e Arquitetura
MODERADOR: Ricardo Camacho
ORADORES CONVIDADOS: João Paulo Forte (Íris Ambiente), José Pedro Font (produtor florestal), Maria Virgínia Henriques (geógrafa) e Milene Matos (bióloga)
Público em geral
ORGANIZAÇÃO: Câmara Municipal Marinha Grande e Curadoria Grémio dos Arquitetos

21h30 às 22h30 (introdução); 22h30 às 23h30 (saída de campo) . NOITE DOS MORCEGOS
LOCAL de concentração: Cosmos Azul e Mar (Rua Dr. Adolfo Leitão - São Pedro de Moel)
“Sabe quantas espécies de morcegos vivem em São Pedro de Moel? Porque é que os morcegos vivem de cabeça para baixo? Todos os morcegos vivem em grutas? Porque é que os morcegos são importantes? Qual o seu papel no controlo biológico de pragas? Venha conhecer as respostas a estas e muitas outras perguntas sobre os morcegos. Descubra os seus segredos e as ameaças que enfrentam, numa noite de revelações.
FORMAÇÃO E INTERPRETAÇÃO: Milene Matos
PÚBLICO-ALVO: A partir dos 6 anos
INSCRIÇÕES: grátis em ambiente@cm-mgrande.pt. Inscrições prévias sujeitas a confirmação para o máximo de 30 participantes
ORGANIZAÇÃO: Câmara Municipal Marinha Grande

20 DE AGOSTO – SÁBADO

8h30 às 9h00 (introdução); 9h00 às 11h00 (saída de campo)
LOCAL de concentração: Cosmos Azul e Mar (Rua Dr. Adolfo Leitão - São Pedro de Moel)
BIRDWATCHING
Partindo do poema “Os Ninhos” de Afonso Lopes Vieira “propõe-se uma atividade de birdwatching. Sabe quais são as espécies de aves mais comuns em São Pedro de Moel? A observação de aves é a atividade de "observar e identificar pássaros". É um hobby, que como qualquer hobby, requer paixão e algum tempo. É também uma ferramenta de conservação, uma vez que promove o conhecimento e cria empatia com o meio natural, dois pilares essenciais para a sensibilização ambiental do público em geral.
FORMAÇÃO E INTERPRETAÇÃO: Milene Matos
PÚBLICO-ALVO: A partir dos 6 anos
INSCRIÇÕES: grátis em ambiente@cm-mgrande.pt. Inscrições prévias sujeitas a confirmação para o máximo de 25 participantes
ORGANIZAÇÃO: Câmara Municipal Marinha Grande

16h00 às 17h00  . TERTÚLIA OLHAR O AMBIENTE PELA ARTE
Tertúlia com o Professor João Correia, e exibição da curta-metragem da sua autoria, “Hope”
LOCAL: Cosmos Azul e Mar (Rua Dr. Adolfo Leitão - São Pedro de Moel)
PÚBLICO-ALVO: Público em geral
ORGANIZAÇÃO: Curadoria Grémio dos Arquitetos e Câmara Municipal Marinha Grande

18h30 às 20h30  . CONFERÊNCIAS “JORNADAS DA FLORESTA”
LOCAL: Pátio da Casa Afonso Lopes Vieira
Tertúlias para o debate sobre floresta, nas temáticas mais significantes relativas a S. Pedro de Moel e área geográfica envolvente.
TEMAS: Ambiente, Floresta e Arquitetura
MODERADOR: Ricardo Camacho
ORADORES CONVIDADOS: Francisco Castro Rego (Centro de Ecologia Aplicada - CEABN, leitura de comunicado por impossibilidade de estar presente), Frederico Barosa (arquiteto), Gonçalo Byrne (arquiteto) e Sara Saragoça (Grémio dos Arquitetos)
PÚBLICO-ALVO: Público em geral
ORGANIZAÇÃO: Curadoria Grémio dos Arquitetos e Câmara Municipal Marinha Grande

21 DE AGOSTO – DOMINGO

10h00 às 12h00 . PASSEIO NA NATUREZA “FLORA E HABITATS DUNARES”
LOCAL de concentração: em frente ao posto de Turismo de São Pedro de Moel
Passeio guiado aos habitats dunares, com o objetivo de dar a conhecer as espécies de flora e habitats presentes na Praia Velha. Pretende-se ainda promover a discussão relativa às ameaças e potencia- lidades numa ótica de valorização do património natural e desenvolvimento sustentável.
FORMAÇÃO E INTERPRETAÇÃO: Sónia Guerra
PÚBLICO-ALVO: A partir dos 6 anos
INSCRIÇÕES: grátis em ambiente@cm-mgrande.pt. Inscrições prévias sujeitas a confirmação para o máximo de 30 participantes
ORGANIZAÇÃO: Câmara Municipal Marinha Grande

16h00 às 17h00 . OLHAR O AMBIENTE PELA ARTE
LOCAL: Cosmos Azul e Mar (Rua Dr. Adolfo Leitão - São Pedro de Moel)
Exibição de média metragem “25 seconds” da autoria do Professor João Correia. LOCAL: Auditório do Cosmos
PÚBLICO-ALVO: Público em geral
ORGANIZAÇÃO: Curadoria Grémio dos Arquitetos e Câmara Municipal Marinha Grande

21h30 às 22h30 . PALESTRA - O PLESIOSSAURO DE SÃO PEDRO de MOEL
LOCAL: Cosmos Azul e Mar (Rua Dr. Adolfo Leitão - São Pedro de Moel)
Sabia que a descoberta do mais antigo, e completo, fóssil de Plesiossauro ocorreu em São Pe- dro de Moel recentemente? Sabia que com esta descoberta, o nome de São Pedro se Moel passa a viajar em todos os compêndios científicos internacionais da paleontologia de vertebrados? Venha descobrir os segredos e revelações de uma história incrível com 195 Ma.
LOCAL: Auditório do Cosmos | HORÁRIO:
ORADOR: Simão Mateus
PÚBLICO-ALVO: A partir dos 6 anos
ORGANIZAÇÃO: Câmara Municipal Marinha Grande em parceria com Parque dos Dinossauros da Lourinhã e Museu da Lourinhã.

Proença-a-Nova | Praia Fluvial do Malhadal com oferta lúdica renovada

 

A Praia Fluvial do Malhadal dispõe agora de duas canoas duplas, uma canoa simples, uma canoa tripla e duas pranchas de paddle, entretanto já disponíveis para prática em toda a extensão da ribeira da Isna durante períodos de 30 ou 60 minutos.

Caso pretenda disfrutar de cada uma destas experiências, a modalidade de preço a ser praticada varia consoante a duração despendida na prática. Alugar uma canoa simples tem um custo de 4€/hora; uma canoa dupla custa 6€/hora; uma canoa tripla custa 8€/hora e para uma prancha de paddle o preço está estipulado em 14€/hora. Para utilização em metade do tempo, o valor reduz em 50%.

A esta renovada oferta lúdica junta-se o já habitual Parque Aquático – FluviFun, em funcionamento há já largos anos nesta Praia Fluvial. Neste cenário, os preços vão desde os 2€ por 30 min, 3€ por uma hora e 10€ para ter acesso durante todo o dia. No caso de se apresentarem grupos de cinco ou mais o preço fixa-se nos 2€/hora.

Com este reforço esperam-se ver ainda mais banhistas a navegar pelo espelho de água da Praia Fluvial do Malhadal, aventurando-se pela larga extensão que esta ribeira representa. No âmbito da dinamização dos espaços balneares do concelho, realizaram-se já atividades de promoção ao Festival da Tigelada, com a ‘Amarelinha’ a visitar todos estes espaços ao longo de vários dias, oferecendo brindes e dando a conhecer este doce típico a todos os visitantes.

Depois da Praia Fluvial da Aldeia Ruiva, da Zona Balnear do Alvito da Beira, da Piscina de São Pedro do Esteval, da Zona Balnear da Cerejeira e da Praia Fluvial do Malhada, falta agora visitar a Piscina da Pedra do Altar e a Praia Fluvial da Fróia, com animação musical prevista dos DJ’s Salito, dia 19 de agosto, e DJ Kadiv, a 27 de agosto, respetivamente.

Todas estas iniciativas encontram-se enquadradas no âmbito do projeto Beira Baixa Cultural 2.0, cofinanciado pelo Programa Regional CENTRO 2020, Portugal 2020 e União Europeia através do FEDER.

Além destes Espaços Balneares, a ‘Amarelinha’ ainda vai estar presente no CCVFloresta para as atividades da iniciativa Ciência Viva no Verão em Rede, do próximo dia 20 de agosto, no 186º Passeio Pedestre: “Por Água Abaixo”, no Sobral Fernando, que conta com inscrições abertas para os passeios pedestres no Posto de Turismo, através do link ou do contacto 939 623 269, e ainda no Mercado do Cá se Faz, a dia 21 de agosto, no Mercado Municipal.

Marinha Grande, | FESTIVAL DA JUVENTUDE REUNIU GERAÇÕES EM QUATRO DIAS DE ATIVIDADES

 
A praia de São Pedro de Moel recebeu o Festival da Juventude, entre 12 a 15 de agosto, no Parque Vale do Ribeiro, tendo contado com a presença de milhares de participantes durante todo o evento.
A iniciativa foi organizada pelo Município da Marinha Grande, em parceria com cerca de 30 instituições,  que dinamizaram mais de meia centena de atividades, dirigidas não apenas aos jovens como a todas as gerações.
Pretendeu-se assinalar o Dia Internacional da Juventude (que se celebrou a 12 de agosto) que, este ano, teve como tema “Solidariedade Intergeracional: Criando um mundo para todas as idades”. Nesse sentido, o Município da Marinha Grande realizou atividades que visaram a valorização da consciência de que é necessário aproveitar o potencial de todas as gerações e que a solidariedade entre as gerações é fundamental para o desenvolvimento sustentável.

Durante quatro dias, foram muitas as opções desportivas, lúdicas, culturais, recreativas, ambientais e educativas, dinamizadas pela Câmara Municipal da Marinha Grande, em colaboração com o IPDJ -  Instituto Português do Desporto e Juventude,  movimento associativo e os parceiros locais.
Do programa constaram caminhadas; jogos tradicionais; atuações de DJ’s; ações de sensibilização para a reciclagem; ténis de mesa; aulas de fitness; atuações musicais de Melanie Russo Quarteto e de Francisco Gomes Quarteto; festival de artes marciais; teatro; workshop’s; atletismo; danças e cantares da Ucrânia; e demonstrações cinotécnicas.
O Festival da Juventude contou com a colaboração das seguintes entidades:
ADESER II - CLDS 4, Águas do Centro Litoral, APAMG - Associação Protetora de Animais da Marinha Grande, Associação Luas e Faluas, Centro Karatedo da Marinha Grande, Conselho Municipal da Juventude da Marinha Grande, EPAMG - Escola Profissional e Artística da Marinha Grande, Estrutura de Missão do V Centenário da Primeira Viagem de Circum-Navegação | 500 Magalhães, Ginásio Fisicoloucura, Grupo Cultural de Cabo Verde (AEISDOM), Guarda Nacional Republicana, H2O In Action - Action Sports School; IPDJ – Instituto Português do Desporto e da Juventude, IPL- Instituto Politécnico de Leiria, ISDOM - Instituto Superior Dom Dinis, Judo Clube da Marinha Grande, Junta de Freguesia da Marinha Grande, Junta de Freguesia da Moita, Junta de Freguesia de Vieira de Leiria, Movijovem, Murillo ́s Surf & Bodyboard Academy, Polícia de Segurança Pública, Projetos de Vida Sénior, Rotary Clube da Marinha Grande, Studio de Jiu-Jitsu - Checkmat Portugal, Valorlis.


Marinha Grande | Revisitando os (es)passos de Joaquim Correia

O edifício Cosmos Azul e Mar, situado na rua Dr. Adolfo Leitão, em são Pedro de Moel, recebe a exposição “Revisitando os (es) passos de Joaquim Correia”, do arquiteto e ilustrador João Coutinho, de 16 a 31 de agosto.

O evento organizado pela Câmara da Marinha Grande e pela PROTUR realiza-se em São Pedro de Moel, devido ao fascínio que esta praia exerceu sobre vários artistas das mais diversas artes, que aí residiram ou passaram temporadas, sendo um dos mais ilustres artistas o escultor Joaquim Correia.

Esta exposição usa como registo gráfico o “urban sketching” e toma como ponto de partida a obra de Joaquim Correia em São Pedro de Moel.

João Pedro Coutinho cresceu na Marinha Grande e frequentou esta praia que é também uma das matrizes da sua identidade. É membro dos urban sketchers Portugal, desde 2018.

A exposição pode ser visitada gratuitamente de domingo a quarta-feira, das 11h as 13h e das 14h as 20h, e de sexta-feira a sábado, das 15h as 20h e das 21h as 23h.

Reunião Ordinária Pública da CM de Vagos a 18 de Agosto

A próxima Reunião Ordinária Pública da Câmara Municipal de Vagos realiza-se, no próximo dia 18 de agosto, com início às 09h30, na sala de reuniões da Câmara Municipal de Vagos.

Destacam-se os seguintes pontos da ordem do dia da reunião:

Isenção e redução de taxas: --------------------------------------
  • Festa anual em Honra de Nossa Senhora da Saúde – parada de cima - Fábrica da Igreja Paroquial de Fonte de Angeão – ratificação ------
  • Festa anual em Honra de Nossa Senhora da Boa Hora – Gafanha da Boa-Hora – Fábrica da Igreja Paroquial da Gafanha da Boa-Hora – ratificação -------------
  • Festa em Honra de Nossa Senhora do Rosário – Calvão – Comissão de Festas em Honra de Nossa Senhora do Rosário de Calvão – ratificação; ----------------------
  • Festa anual em Honra de Nossa Senhora da Graça e Mártir São Sebastião - Salgueiro – Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Soza; -----------------
  • Festa anual do lugar de Fonte de Angeão – Fábrica da Igreja Paroquial de Fonte de Angeão – ratificação ------------------------
  • Toponímia – Calvão – Rua do Sacristão - Rua Jacinto Brites; -----
  • Obras Municipais requalificação da zona industrial de vagos – proc.º e10/2019 – prorrogação de prazo ----------------------------------
  • Gestão Urbanística: º olou 5/20; proc.º oec 11/22; proc.º cert 155/22; proc.º oec 83/22
  • Intervenção do público

Revelados os 12 finalistas do Prémio Empreendedorismo e Inovação do Crédito Agrícola

Os projectos vencedores serão conhecidos a 12 de Outubro, na Cerimónia de Entrega de Prémios, que será integrada na Cimeira Nacional de Agroinovação, em Santarém.

O Crédito Agrícola acaba anunciar os 12 projectos finalistas da 9ª edição do Prémio Empreendedorismo e Inovação, uma iniciativa reconhecida no mercado como um forte contributo ao desenvolvimento dos sectores agrícola, agro-alimentar e florestal. O processo de candidaturas decorreu entre os dias 26 de Abril e 10 de Julho através do website www.premioinovacao.pt.
Os vencedores desta edição, que volta a destacar o tema da Sustentabilidade, em linha com as prioridades nacionais e europeias de apoio à inovação do sector e com a estratégia do Crédito Agrícola, serão conhecidos a 12 de Outubrona Cerimónia de Entrega de Prémios, que será integrada na Cimeira Nacional de Agroinovação, em Santarém.
projecto vencedor de cada categoria – Digitalização e Automação; Economia Circular e Biotecnologia Sustentável; Alimentação, Nutrição e Saúde; e Promoção da Inovação – receberá um prémio monetário no valor de 5.000€. Adicionalmente, serão ainda atribuídas duas distinções de reconhecimento especial para o melhor Projecto de Elevado Potencial promovido por Associado Crédito Agrícola e uma Menção Honrosa ao finalista que se destaque enquanto Jovem Empresário Rural, com prémios de 5.000€ e de 2.500€, respectivamente.
 A ANI – Agência Nacional de Inovação, parceira do Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola pelo 6.º ano consecutivo, através do seu programa “Born from Knowledge” (BfK), atribuirá ainda o troféu “Árvore do Conhecimento” ao melhor projecto ou start-up de base científica e tecnológica. Desde 2017, a ANI já premiou cinco projetos “nascidos do conhecimento” com impacto no sector agroalimentar: Wildfire Protect, SOILIFE, ChestWine, a start-up Stex e o projecto Smart Trap, na última edição da iniciativa.

Projectos finalistas da 9ª edição do Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola
 Categoria “Digitalização e Automação”
Software de apoio à decisão aos agricultores no que respeita à recomendação hídrica das suas culturas. Incorpora um algoritmo de recomendação de rega desenvolvido com base em dados meteorológicos locais (sensores Internet of Things - IoT instalados localmente), previsão meteorológica (através de estações meteorológicas na rede) e dados de imagens satélite de alta resolução (3 metros). O software permite poupanças de água significativas, permitindo ainda, em alguns casos, aumentos de produção por aumento da eficiência de rega.
Micro robot móvel desenhado para desmatação de terrenos. O seu braço pode elevar a ferramenta a mais de 1,5m de altura, aumentado a área de trabalho frontal. Estando equipado com um sistema de troca rápida de ferramenta, pode fazer trabalhos que exijam várias ferramentas sem perder muito tempo nas trocas, trabalhando em terrenos difíceis com a máxima produtividade e a máxima segurança. O seu design permite-lhe ser facilmente transportável.
projecto faz uso de robótica, inteligência artificial e automação para integração de tecnologia autónoma no processo de colheita de framboesa fresca usando 87% menos recursos humanos. O método de colheita não gera desperdício, não danifica o fruto e os arbustos, permitindo ainda a recolha de dados em tempo real para a gestão remota das colheitas e rastreabilidade autónoma dos frutos, enquanto colhe mais de 80% da fruta madura com um tempo de ciclo de colheita bastante inferior.

 Categoria “Economia Circular e Biotecnologia Sustentável”
Produção de insectos (Tenebrio molitor) e produção de farinha de insecto para alimentação animal e consumo humano, com inúmeras aplicações para a indústria alimentar e não só. Um método de produção proteica altamente sustentável e escalável.
Produção de diversos produtos de limpeza, nomeadamente de detergentes, que para além de biodegradáveis e vegan, são obtidos sob um conceito de economia circular e valorizando um resíduo (o óleo alimentar usado) causador de vários problemas. Este conceito inovador reduz (em +50%) a extração de recursos naturais necessários para a produção de diversos produtos de limpeza. Para além disso, incorpora um conceito de comercialização destes produtos assente também na economia circular promovendo a reutilização das embalagens (através da venda a granel).
Desenvolvimento de algoritmos matemáticos que preveem com alta precisão as transformações físicas, químicas e biológicas que ocorrem em Estações de tratamento de águas residuais (ETARs). Estes algoritmos foram incorporados numa ferramenta digital que permite, de forma muito mais rápida que o olho humano e mais fiável que outras ferramentas digitais existentes, avaliar o potencial de recuperar um dos produtos essenciais à produção de alimentos a partir de resíduos municipais/industriais: o fósforo na forma de biofertilizantes. A ferramenta permite ainda fazer o design/optimização do processo de recuperação destes biofertilizantes, e reduzir os poluentes na água tratada, de forma que se possa reaproveitar esta água para rega de campos agrícolas.

 Categoria “Alimentação, Nutrição e Saúde”
Desenvolvimento de alimentos de base vegetal, biológicos, sustentáveis e funcionais para promoção da saúde humana. Esta abordagem empresarial resulta da evidência científica que reporta a alimentação saudável como um factor determinante para a saúde pública e desenvolvimento sustentável do ecossistema natural e humano de forma proactiva e integrada.  A inovação a implementar na nova fábrica da empresa em Portugal, tem expressão industrial totalmente descarbonizada e com recurso a um sistema de conservação alimentar biofotónico.
Desenvolvimento, produção e comercialização de produtos alimentares sustentáveis utilizando os insectos como fonte de proteína sustentável e de elevada qualidade. Barras cruas, massas, chocolates, hambúrgueres, snacks de inseto desidratado, crackers e bolachas, são alguns dos produtos desenvolvidos. Os insectos apresentam-se como uma alternativa alimentar sustentável derivada da sua reduzida necessidade de consumo de recursos, como água e ração, para crescerem e reproduzirem-se. Para além disso, os insectos permitem colocar Portugal e a Europa, um passo mais próximo de se tornarem auto-suficientes na produção de proteína.
Projecto “Ethical Meat” acrescenta valor, através de novo conhecimento, e do desenvolvimento de metodologias/ processos inovadores, em todas as fases da cadeia de produção de carne - do “prado ao prato”. Através de novas metodologias de bem-estar animal, implementadas com apoio de tecnologia estima-se um aumento de eficiência na criação de bovinos de mais 20% (menor tempo de criação, conversão alimentar), maior qualidade da carne (maciez, sabor, nutrientes) e, um produto mais sustentável, com aumento do prazo de validade em pelo menos 25% e embalagem ecológica. Pretende também disseminar estas melhores práticas entre o sector agropecuário, contribuindo para o aumento da sua produtividade, qualificação e internacionalização.

 Categoria “Promoção da Inovação”
 projecto Innov4Food inclui actividades que visam promover e incentivar a inovação no sector agro-alimentar, através da sua capacitação por meio de: acções informativas em temas como novos ingredientes (Data4Food), tecnologias (Time4Tech), tendências (News4Food) e legislação alimentar (Regulatory4Food); transferência de tecnologia (Dare2Change, Ideas4Sharks, Training4Food, Funding4Food e Calendar4Food); e consciencialização para a sustentabilidade (Info4Food), a saúde (Food4Nutrition) e a responsabilidade social (Food4Love) como motor da competitividade do sector.

 projecto ReWine foi desenvolvido para servir como ferramenta de suporte, dirigido às empresas do sector vitivinícola, para promover a implementação de boas práticas de Economia Circular (EC), acelerando desta forma a transição para um modelo de EC. A estratégia adoptada consistiu em reunir e divulgar - através da produção de vídeos - as boas práticas circulares já implementadas nas empresas do sector, dando-lhes “voz” e servindo de exemplos reais. Através deste programa educacional, foram produzidos um total de 5 vídeos e divulgadas um total de 48 práticas repartidas pelas temáticas “água, solo, energia e materiais”. Para além disso está a ser desenvolvido um Guia de Boas Práticas Circulares, especificas para o sector vitivinícola.

 Os nemátodes fitoparasitas causam grandes prejuízos, nomeadamente na cultura do arroz. Destes, o nemátode das galhas radiculares do arroz, Meloidogyne graminicola (Mg), é uma ameaça para a fileira chegando a causar 20% de perdas na colheita, e as alterações climáticas estão a conduzir a um incremento dramático nas suas populações. Mg está presente em Itália e em grande expansão, colocando em risco outros países produtores e importadores, como Portugal. O projecto aposta na capacitação dos agricultores, com conhecimento técnico, e no apoio à produção com a introdução de técnicas inovadoras de detecção e de diagnóstico precoce, visando mitigar os efeitos da dispersão da doença nos nossos arrozais e contribuir para a sustentabilidade do sector.

Júri base do Prémio Empreendedorismo e Inovação 2022
 Licínio Pina | Crédito Agrícola (Presidente do Júri)
Simão Soares | P-BIO – Associação Portuguesa de Bioindústria
João Mendes Borga | ANI – Agência Nacional de Inovação
José Vale | IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação
Nuno Canada | INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária
Aldina Fernandes | CONFRAGI – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal
António Gonçalves Ferreira | UNAC – União da Floresta Mediterrânica
Firmino Cordeiro | AJAP – Associação dos Jovens Agricultores de Portugal
Maria João Fernandes | PERIN – Delegada e Ponto de Contacto Nacional do Horizonte Europa para a Agricultura, Alimentação, Bioeconomia e Biotecnologia
Sofia Santos | Consultora para a Sustentabilidade e Gestora de Sustentabilidade do Crédito Agrícola

 Elementos adicionais:
 Digitalização e Automação
Luís Mira | CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal
 Economia Circular e Biotecnologia Sustentável
João Wengorovius Meneses | BCSD Portugal – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável
 Alimentação, Nutrição e Saúde
Pedro Queiroz | FIPA – Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares
 Promoção da Inovação
Maria Custódia Correia | Rede Rural Nacional, DGADR

Região da Bairrada convida enoturistas a participar nas vindimas

Está aberta a época das vindimas. A região da Bairrada não é exceção – até pela forte vertente de produção de espumantes, para os quais as uvas devem ser vindimadas com mais acidez e, por conseguinte, mais cedo –, e com elas chegam os programas temáticos! Entre os meses de Agosto e Outubro, há várias propostas distintas. Em estreia estão estes programas desenhados pela Rota da Bairrada e pelas Caves São João. Talhados nestas lides estão a Aliança Vinhos de Portugal e as Caves São Domingos. Com amigos ou família, esta é, sem dúvida, uma boa altura para ficar a conhecer, através de uma experiência imersiva, a região da Bairrada, as suas gentes, gastronomia e vinhos.

Um dia ‘Na Rota das vindimas da Bairrada’
O programa da Rota da Bairrada, intitulado ‘Na Rota das vindimas da Bairrada’ convida os enoturistas a “vestir a camisola”, participando no dia-a-dia das gentes da Bairrada nesta que é uma época tão especial. Sempre na companhia de um guia Bairrada, esta é uma experiência que dá a oportunidade de conhecer as castas mais autênticas – e autóctones – da região, sentir o solo nos pés e descobrir a arte de vindimar. Este programa, cujo produtor muda em função da oportunidade de se participar na vindima, tem início às 10h00, com receção dos participantes no Espaço Bairrada da Curia – e sede da Associação Rota da Bairrada, junto à Estação de Comboios. Já reunidos, seguem para a vindima. Às 12h30 é tempo de fazer uma pausa, ali mesmo, na vinha, para um piquenique com leitão e doces regionais. As atividades são retomadas por volta das 14h30, com visita guiada a uma adega ou cave bairradina. O programa termina no ponto de partida, com uma harmonização bem típica: espumante e um ‘amor da Curia’.

Datas/Horários: Setembro e outubro. De segunda-feira a sábado, exceto feriados, das 10h00 às 16h30.
Marcação obrigatória e sujeita a disponibilidade.
Número de participantes: 2 pessoas; máximo sob consulta
Preço (valor por pessoa com IVA): A partir de €75,00
Possibilidade de deslocação em carro da Rota da Bairrada, com valor sob consulta.

Contactos: 231 503 105 ou geral@rotadabairrada.pt
Morada: Espaço Bairrada na Curia. Largo da Estação, 3780-541 Tamengos, Anadia
Caves São João estreia dois programas vindimas na Quinta do Poço do Lobo
Em tempo de vindimas, a empresa Caves São João propõe-lhe partir à descoberta da Quinta do Poço do Lobo, propriedade com 30 hectares de vinha e sete hectares de bosque e olival, inseridos numa paisagem única em Cantanhede. É neste local mágico e repleto de histórias que o produtor bairradino desenhou dois programas. Ambos têm as ruínas do antigo lagar como ponto de partida, onde os participantes recebem chapéu, balde, luvas e tesoura de vindima. Diferem na forma de terminar o programa, um, mais completo, com um ‘picnic no bosque’ e o outro, mais ligeiro, com um ‘brinde na eira’.

Datas: Última semana de agosto e setembro, sempre que haja condições para a realização de vindimas. De segunda a sexta-feira, exceto feriados. Marcação obrigatória e sujeita a disponibilidade.
Número de participantes: 2 pessoas; máximo sob consulta
Preço (valor por pessoa com IVA): Picnic no bosque - €50,00 / Brinde na Eira - €20,00
Contactos: 234 743 118 ou geral@cavessaojoao.com
Morada: Quinta do Poço do Lobo, Pocariça, Cantanhede

-Caves Aliança - Vindimas na Bairrada “A Tradição”

O programa da Aliança Vinhos de Portugal tem início nas Caves com o mesmo nome, em Sangalhos. É dali que os participantes partem para a vinha, onde são formadas equipas e lhes é entregue o material necessário para o corte das uvas – uma tesoura e um balde. A manhã não termina sem um lanche, ao qual se segue uma visita, que vai da adega – onde acompanham o processo de receção das uvas nos tegões e sua transformação em mosto – ao Aliança Underground Museum.

Datas: Setembro e primeira quinzena de outubro, sempre que haja condições para a realização de vindimas. De segunda a sexta-feira, exceto feriados. Marcação obrigatória e sujeita a disponibilidade.
Número de participantes: 10 a 100 pessoas
Preço (valor por pessoa com IVA): €60,00
Contactos: 234 732 045 ou visitas@alianca.pt
Morada: Aliança Vinhos de Portugal - Rua do Comércio, 444, 3781-908 Sangalhos
 Caves do Solar de São Domingos propõe roteiro vitivinícola na Bairrada em tempo de vindimas

De há uns anos a esta parte, o produtor Caves do Solar de São Domingos organiza programas alusivos aos trabalhos da vinha ao longo do ano, sendo os mais emblemáticos o da poda, no inverno, e o de vindimas, nesta altura, dando assim a oportunidade a quem neles participa de contactarem de perto com a realidade da vinha e do vinho, admirando ainda mais este que é um sector de forte importância para o país, cultural e economicamente. O programa de vindimas começa às 09h30, com ponto de encontro marcado no Espaço Bairrada da Curia, junto à Estação de Comboios. Os participantes seguem, em carro próprio, para a Quinta de S. Lourenço, onde começa a atividade propriamente dita, seguindo para Óis do Bairro para descobrirem outra emblemática vinha deste produtor e, depois, para São Mateus, onde lhes é servido um espumante de honra e aperitivos diversos. Esta experiência continua já nas Caves do Solar de São Domingo, às 12h30, com visita às galerias e visualização do processo de estágio dos espumantes. O almoço é servido pelas 13h30 e o menu inclui o típico leitão assado à Bairrada, acompanhado de batata frita e pão da Mealhada, e termina com ‘Amor(es) da Curia’. A harmonização é feita com espumantes, vinhos DO Bairrada e aguardente São Domingos.

 Datas: Sempre que haja condições para a realização de vindimas. De segunda a sexta-feira, exceto feriados. Marcação obrigatória e sujeita a disponibilidade.
Número de participantes: 8 a 30 pessoas
Preço (valor por pessoa com IVA): €75,00
Contacto: 231 519 680 ou info@cavesaodomingos.com
Morada (ponto de encontro): Espaço Bairrada na Curia - Largo da Estação, 3780-541 Tamengos, Anadia

JORNADAS DA FLORESTA EM SÃO PEDRO DE MOEL

 
O Município da Marinha Grande promove as Jornadas da Floresta em São Pedro de Moel, nos próximos dias 19 e 20 de agosto, das 18h30 às 20h30, no pátio da Casa Afonso Lopes Vieira, em parceria com o Grémio dos Arquitetos.

As Jornadas da Floresta em São Pedro de Moel integram-se no âmbito do programa da Bandeira Azul e assumem como prioridade a preservação da biodiversidade, cada vez mais uma dimensão maior na gestão do território local e das Matas Nacionais.

Com o objetivo de discutir a floresta e a biodivesidade, propõe-se um programa de conversas entre diferentes personalidades e agentes locais com o objetivo de mobilizar o conhecimento da floresta e aproximar o Pacto Ecológico Europeu dos sítios onde trabalhamos e vivemos, onde passamos as nossas férias e os recursos que exploramos. Este é um programa que pretende convocar o esforço coletivo para imaginar e construir um futuro sustentável, inclusivo e belo.

Esta é também uma oportunidade para motivar a população de residentes, mais ou menos permanentes, por um maior compromisso, assumindo a biodiversidade como motor do equilíbrio entre o Homem e a Natureza, com objetivos concertos: a recuperação e resiliência do tecido florestal e comunidades agrícolas envolventes, o cuidado pela sua manutenção; a reforma da governança de áreas entre espaço residencial, turismo e floresta de produção; as abordagens transdisciplinares; a colaboração participativa e a constituição de uma agenda social e cultural, em vez de uma agenda económica ou tecnológica restrita.

O programa das Jornadas da Floresta é o seguinte:

19 de agosto . sexta-feira . 18h30
“O futuro da Mata”
Intervenções de:
João Paulo Forte (Íris Ambiente)
José Pedro Font (produtor florestal)
Maria Virgínia Henriques (geógrafa)
Milene Matos (bióloga)

20 de agosto . sábado . 18h30
“O futuro do Museu”
Francisco Castro Rego (Centro de Ecologia Aplicada - CEABN, leitura de comunicado por impossibilidade de estar presente)
Frederico Barosa (arquiteto)
Gonçalo Byrne (arquiteto)
Sara Saragoça (Grémio dos Arquitetos).