quinta-feira, 16 de abril de 2020

Armação de Pêra Acesso rodoviário à avendida General Humberto Delgado sofrerá condicionamento de 14 a 18 de abril

Site Autárquico da CM Silves ACESSO RODOVIÁRIO À AVENIDA GENERAL ...
A Câmara Municipal de Silves (CMS) informa que, no período compreendido entre 14 e 18 de abril, o acesso rodoviário à Avenida General Humberto Delgado, através da Via Dorsal, ficará provisoriamente condicionado, devido à necessidade de realização de trabalhos de execução de um coletor de águas pluviais e de grelhas de recolha de água superficial.

O acesso rodoviário à Avenida General Humberto Delgado dever-se-á fazer, preferencialmente, através da Rua Álvaro Gomes.

Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a CMS agradece a melhor compreensão e atenção dos automobilistas, pedindo desculpa pelos transtornos causados.

Aprovadas as contas de 2019 e revisão orçamental para 2020 em Lagoa

Lagoa aprova contas de 2019 e revisão orçamental de 2020 – Algarve ...
Está aprovada a primeira revisão ao Orçamento Municipal de Lagoa para 2020 que permite responder às necessidades de apoio social decorrentes do momento excecional que vivemos.

Quase um milhão e oitocentos mil euros (1 779 893,08€) foi o resultado líquido do exercício municipal de 2019, segundo as contas aprovadas em reunião da Assembleia Municipal de Lagoa de 8 de abril de 2020. Já os resultados operacionais, revelados pelo mesmo documento, ascenderam a 2 800 012,00€.

“Este é o sexto ano consecutivo em que o Município de Lagoa apresenta resultados positivos” afirmou Luís Encarnação, presidente do Município de Lagoa, no momento de prestação de contas. A redução da dívida de médio e longo prazo, em cerca de 8 milhões de euros, durante os últimos seis anos, foi outro dos resultados destacados.

O Presidente da Câmara de Lagoa declarou ainda que «estes resultados foram conseguidos, pese embora o forte investimento da autarquia em áreas como a preservação, tratamento e higienização do espaço público – assumida como primeira prioridade do Executivo Municipal, mas também nas áreas da Educação, Ação Social, Cultura e Desporto».

Um grau de execução total da receita de 104,2% e de execução da despesa situado em 79%; um rácio de solvabilidade total de 897% associado a um nível de autonomia financeira de 90%; ou o saldo de gerência fixado em 14 302 665.81€, foram outros números relevados neste momento de prestação de contas.

«Estes números traduzem uma gestão do erário público, orientada para as pessoas» garantiu Luís Encarnação, que viu o exercício de contas relativas ao ano de 2019 ser aprovado pela maioria dos deputados municipais, contando os dezoito votos da bancada do PS e seis votos contra, onde se incluem os cinco votos do PSD e um da CDU. O BE absteve-se nesta votação.

Na mesma reunião da Assembleia Municipal, que decorreu por videoconferência, foi também aprovada uma revisão ao Orçamento de 2020, com os votos favoráveis dos 18 deputados da bancada socialista e a abstenção dos restantes 7 deputados municipais (PSD, CDU e BE).

Esta alteração orçamental tem como objetivo viabilizar a implementação de medidas de apoio às famílias, às empresas e ao terceiro setor, nesta fase de combate à pandemia.

Turismo do Algarve convida a viajar e conhecer o destino sem sair de casa

Turismo do Algarve Convida a Viajar e a Conhecer o Destino Sem ...
De olhos postos no futuro e de forma a preparar o regresso do setor do turismo à sua atividade, o Turismo do Algarve decidiu criar um conjunto de formações online gratuitas sobre a oferta do destino, direcionadas a todos os agentes turísticos que queiram aumentar ou atualizar os seus conhecimentos sobre a região.
Dirigidos, para já, aos mercados inglês, francês, norte americano e holandês (e a partir da próxima semana também ao mercado alemão), estes cursos de e-learning pretendem dar a conhecer uma perspetiva completa e detalhada sobre a diversidade da oferta que o Algarve tem para oferecer aos seus visitantes, ao longo de todo o ano.
O nosso objetivo é mostrar que o Algarve tem muito mais para oferecer do que aquilo que se vê à primeira vista, nomeadamente as praias, que são reconhecidas internacionalmente”, explica João Fernandes, presidente do Turismo do Algarve. “Através destes cursos, convidamos todos os profissionais do setor a descobrir mais e a aprofundarem os seus conhecimentos sobre o nosso destino. Numa altura em que grande parte do setor do turismo se encontra ainda paralisado, consideramos que esta pode ser uma forma interessante, não só de investir em formação, mas também de passar o tempo e de começar a planear o futuro. Assim que for possível retomar a atividade, acreditamos que, com estes cursos, os profissionais do setor estarão mais preparados do que nunca para promover o Algarve junto dos seus clientes”. Em tempos de confinamento generalizado, o Turismo do Algarve aposta também nesta ação como um meio para manter a notoriedade do destino no top of mind dos seus principais mercados emissores.
Adaptados aos interesses dos principais mercados que visitam o Algarve, estes cursos estão, no entanto disponíveis, a todos os profissionais do setor que tenham interesse no destino. A participação é gratuita, mediante um registo nas respetivas plataformas. Para além da informação disponibilizada sobre diferentes módulos temáticos, os participantes terão ainda a oportunidade de testar os seus conhecimentos, através de uma série de questões, e de aceder a um conjunto de conteúdos complementares sobre a região, como vídeos, fotografias de alta resolução, brochuras ou guias online.
Através desta ação, o Turismo do Algarve espera também contribuir para inspirar e manter os agentes do setor motivados neste período conturbado.
NOTA:
Os cursos poderão ser acedidos diretamente no site da Agência Regional de Turismo do Algarve, através da seguinte ligação: https://www.algarvepromotion.pt/pt/menu/260/algarve-online-training-course.aspx 

Município de Alcoutim cria bolsa de voluntários para o combate ao covid-19

Site Autárquico de Alcoutim
O Município de Alcoutim, consciente da sua responsabilidade social no atual contexto de emergência e, de forma a fazer face aos constrangimentos dos recursos humanos disponíveis, considerou necessária a criação de uma Bolsa de Voluntários para apoio à população idosa institucionalizada.

Esta medida resulta de um trabalho colaborativo com as Instituições Particulares de Solidariedade Social locais, ficando a cargo do Município de Alcoutim, através do seu Gabinete de Ação Social, Saúde e Educação, a receção e encaminhamento das inscrições de cidadãos que queiram colaborar e prestar apoio em lares/apoio domiciliário e outros serviços.

Os Voluntários devem ter idade inferior a 60 anos e serem saudáveis (não pertencer a qualquer um dos grupos de risco que estão referenciados pela Direção Geral de Saúde).

A inscrição pode ser efetuada através do número 962736411 ou através do email: accao.social@cm-alcoutim.pt

A inscrição não garante a prestação do voluntariado, servindo para sinalizar a disponibilidade às IPSS’s do concelho de Alcoutim.

OPresidente da Câmara Municipal de Alcoutim, Osvaldo dos Santos Gonçalves,refere que “é uma medida de combate à Covid-19, e uma forma de antecipar procedimentos, no caso de existir algum caso positivo no concelho de Alcoutim, nas IPSS, possamos substituir as pessoas, e assegurar a quarentena das restantes”. A bolsa de voluntários “é anteciparmo-nos ao problema que no caso de vir a existir, possamos responder da forma mais rápida e eficaz”.

Câmara de Lagoa convida à atividade física em casa


Lagoa | Câmara Municipal Convida à Atividade Física em Casa
“Ginástica localizada”, “Ginástica infantil”, “Ginástica sénior”, “HIIT, “Aeróbica”, “Yoga”,”Zumba”, dicas de treino para atletas ou para escolhas de alimentação e de atividade física (GAPAAC),são as componentes de um programa on-line para a prática desportiva.

As aulas virtuais de ginástica para crianças começam às 10.30h de quarta-feira, dia 15 de abril. Já as direcionadas para senioresterão lugar na quarta-feira seguinte, 22 de abril, também às 10.30h.A ginástica “localizada”,uma das mais tradicionais práticas de exercício físico, começou às 17.00h de segunda feira, 13 de abril.

Ainda às 17:00h de segunda feira, 20 de abril, o movimento físico segue a música latina na “zumba”. O convite para a “yoga” surge às 17:00h de cada quarta feira (15 e 22 de abril).O exercício intervalado de alta intensidade, também conhecido como HIIT tem lançamento marcado para as 17:00h de sexta-feira 24de abril.

Estes desafios ao exercício físico em casa ficam disponíveis nos canais de “facebook” e “youtube” do Município de Lagoa, em formatos vídeo. São conduzidos por professores especializados em cada uma das disciplinas propostas.

O mesmo programa on-line inclui ainda “Dicas de Treino para Atletas”, previstas para as manhãs de quinta-feira, 16, e de terça-feira, 21 de abril, pelas 10:30h. Outras indicações úteis do Gabinete de Aconselhamento para a Alimentação e Atividade física (GAPAAF) vão chegar pelos mesmos canais nas manhãs (10:30h) de terça-feira 14, e quinta-feira, dia 23 de abril.Estes conselhos especializados podem ser encontrados na página de “facebook” do Município de Lagoa em formato escrito, diferenciado das aulas em vídeo.

“Fique em casa, mas faça exercício físico, pela sua saúde” é o apelo lançado pelo novo programa desportivo municipal,desenvolvido conjuntamente com professores/as do Programa Viva+. Todos os exercícios sugeridos podem ser feitos em casa ou no jardim, individualmente ou em família.

Luís Encarnação, presidente da Câmara de Lagoa, responsável pelo pelouro do desporto, recordou na apresentação deste programa que “a prática regular de atividade físicacontribui para o bem-estar físico e mentaldas pessoas de todas as idades e condições, o que se torna especialmente importante neste tempo de contenção da pandemia COVID-19.”

Município de Silves reforça apoios à comunidade com a ativação do fundo de emergência social e a conceção de isenções e condições especiais em diversas áreas

MUNICÍPIO DE SILVES REFORÇA APOIOS À COMUNIDADE COM A ATIVAÇÃO DO ...
Atendendo à realidade que o país atravessa neste momento, e em particular o concelho de Silves, e dadas as implicações que a pandemia do novo coronavírus está a ter na vida das populações e na atividade económica local, a Câmara Municipal de Silves aprovou, em reunião do executivo realizada a 14 de abril, a implementação de uma série de medidas com vista ao apoio à comunidade e que se traduzem em cinco medidas específicas relacionadas com a ativação do Fundo de Emergência Social, a isenção do pagamento de taxas de ocupação do espaço público e publicidade, a suspensão da cobrança do pagamento de taxas publicitárias, a isenção do pagamento de rendas por parte de concessionários e arrendatários comerciais de espaços municipais e o estabelecimento de medidas de apoio aos utentes dos serviços públicos de fornecimento de água e de recolha e tratamento de águas residuais, que serão, seguidamente, descritas com maior detalhe.
» Ativação do Fundo de Emergência Social
A ativação do Fundo de Emergência Social, ao abrigo do artigo 20.º do atual regulamento municipal de apoio social a pessoas e famílias carenciadas ou em situação de vulnerabilidade, irá permitir o acionamento de todo o tipo de respostas sociais tidas como necessárias e adequadas para mitigar as situações de carência e de vulnerabilidade ocasionadas ou agravadas pelo surto epidémico do novo coronavírus (SARS-CoV-2). Em consequência, o Município de Silves vai reforçar a rubrica do orçamento municipal de 2020 destinada à atribuição de apoios sociais, aproveitando, para o efeito, as verbas que advém, nomeadamente, do cancelamento da realização de eventos e atividades municipais.
» Isenção do pagamento de taxas de ocupação do espaço público e/ou de publicidade
Esta medida, cuja implementação necessita, ainda, de aprovação da Assembleia Municipal de Silves, vigorará durante o período compreendido entre 01 de março e 01 de dezembro de 2020, e abrange todos os particulares que tiveram o seu estabelecimento de comércio e/ou de prestação de serviços encerrado ou com atividade suspensa em cumprimento das medidas restritivas impostas pelo Governo no âmbito da execução da declaração do estado de emergência. A autarquia abdica assim da sua receita, estimada no valor próximo de 93 mil euros, para apoiar as actividades económicas locais.
» Suspensão do prazo de cobrança de todas as taxas relativas ao licenciamento municipal de publicidade requerido por empresas publicitárias
Por um período de seis meses, compreendido entre 01 de março e 31 de agosto de 2020, será suspenso o prazo de cobrança de todas as taxas relativas ao licenciamento municipal de publicidade requerido por empresas publicitárias.
» Liberação do pagamento das rendas devidas ao Município de Silves, para os concessionários e arrendatários comerciais de espaços municipais
É concedida a liberação do pagamento das rendas devidas ao Município de Silves para os concessionários e arrendatários comerciais de espaços municipais. Esta medida tem efeitos a partir do mês de março de 2020 e vigorará até à possível reabertura dos seus respetivos estabelecimentos de comércio e/ou de prestação de serviços, que se encontram encerrados ou com atividade suspensa em cumprimento de decreto governamental que procedeu à execução da declaração do estado de emergência.
» Fixação de condições especiais da prestação do serviço público de fornecimento de água e de recolha e tratamento de águas residuais
Neste âmbito, o Município de Silves concederá um alargamento do prazo de pagamento das faturas de fornecimento de água e de saneamento emitidas a partir de março, até junho de 2020 (não ocorrendo a cobrança de juros de mora, nem a suspensão da prestação do serviço público em referência); e possibilitará, ainda, aos utentes deste serviço público o pagamento dos débitos em prestações mensais, iguais e sucessivas, mediante a apresentação de requerimento fundamentado, a partir do início do prazo do pagamento voluntário da fatura em dívida.
Com estas medidas, o Município de Silves, liderado pela Presidente Rosa Palma, vai reforçar a ajuda direta às pessoas e famílias carenciadas ou em situação de vulnerabilidade, bem como apoiar e dinamizar o relançamento da atividade económica local, procurando, assim, proteger quer as pessoas e as suas famílias, quer os empresários e os trabalhadores, em face dos impactos sociais e económicos negativos provocados pelo surto epidémico do novo coronavírus (SARS-CoV-2).
De salientar que as medidas agora aprovadas serão alvo de contínua avaliação e eventual reajustamento, conforme a evolução epidemiológica e a necessidade da situação crítica em que se vive assim o exijam, e não prejudicam outras medidas que o Município de Silves venha a adotar para apoiar as populações e as atividades económicas locais, com o propósito de mitigar e atenuar o momento de exceção e as restrições que o país atualmente enfrenta devido ao estado de emergência nacional decretado com fundamento na verificação de situação de calamidade pública.
Todas as deliberações que deram origem a estas novas medidas de apoio poderão ser consultadas no portal do Município de Silves em https://www.cm-silves.pt/pt/destaques/6626/municipio-reforca-apoios-a-comunidade-com-a-ativacao-do-fundo-de-emergencia-social-e-a-concecao-de-isencoes-e-condicoes-especiais-em-diversas-areas.aspx

No âmbito do plano de combate ao Covid-19 o Município de Cantanhede e INOVA recomendam a separação de lixo doméstico

Numa altura em que o confinamento e permanência na habitação são uma das principais armas para prevenir a propagação do Coronavírus Covid-19, existe, como é natural, um aumento significativo da produção de lixo doméstico, e é neste sentido que o Município de Cantanhede e a INOVA – EM vem apelar ao dever cívico da população para a separação do lixo e a sua colocação no respetivo ecoponto. 

Ainda no âmbito do Coronavírus Covid-19 e tendo em conta as recomendações da Direção Geral da Saúde, solicita-se que caso existam na sua família pessoas infetadas ou com suspeita, que os resíduos devem ser colocados em sacos resistentes e descartáveis, utilizando apenas até 2/3 (dois terços) da sua capacidade, de forma a pode fechar de forma segura. Posteriormente deve colocar num segundo saco, devidamente fechado e depositado no contentor de lixo comum (resíduos indiferenciados). À semelhança deste tipo de resíduos, as máscaras, luvas e lenços utilizados devem ser sempre colocados em sacos próprios para o efeito e acondicionados no contentor do lixo comum. 

Nesta fase tão crítica da evolução da pandemia, a autarquia cantanhedense e a empresa municipal, conforme realçou Helena Teodósio, presidente da Câmara Municipal elogiando “a atitude responsável e consciente dos munícipes, que na sua grande maioria tem cumprido com as normas”, mas relembram que “atitudes irresponsáveis causam perigo, não só aos trabalhadores que diariamente de junto dos seus familiares para recolher os resíduos, como também da saúde de toda a população. Uma palavra para estes heróis que diariamente continuam a garantir a limpeza urbana, defendendo a manutenção dos melhores padrões de qualidade de vida dos munícipes, pelo a melhor forma de lhes agradecer é produzir menos lixo e cumprir estas regras”, concluiu a autarca.

Amanhã: Caldas da Rainha reabre “Praça da Fruta” na Expoeste

A Câmara das Caldas da Rainha vai reabrir, a partir de amanhã (sexta-feira, 17 de Abril), a emblemática “Praça da Fruta”.

A “ Praça”, que estava suspensa desde 16 de Março devido à crise pandémica causada pela COVID19 , irá funcionar provisoriamente no Pavilhão da Expoeste, todos os dias da semana, entre as 08H00 e as 15H30, com rigorosas regras sanitárias e de protecção para que esteja garantida a segurança de quem compra e quem vende. A Câmara investiu trinta mil euros na preparação do espaço.
Num contexto de múltiplos condicionamentos, a Autarquia preparou esta solução para continuar a manter o mercado vivo, apoiando produtores e vendedores locais a escoar os seus produtos, bem como garantir o acesso dos caldenses às frutas, legumes e outros alimentos que ali são comercializados.

Os cerca de 100 vendedores habituais da “Praça” aderiram à iniciativa, sendo que nem todos estarão presentes diariamente. A Autarquia estima que a média será de 40 a 70 vendedores.

As bancas serão as mesmas mas com dois metros de distância entre elas. Os corredores, com 6 metros de largura, asseguram uma circulação desafogada e segura. Os produtos expostos estarão protegidos por uma película.

Máscara, luvas e gel compõem o kit de protecção que será fornecido aos vendedores. Os clientes também deverão utilizar máscara.

Para evitar que as pessoas coloquem os sacos no chão também estarão disponíveis carrinhos de compras.

Numa fase posterior, o Município está a preparar ainda uma plataforma de venda online dos produtos da “Praça”, com entrega ao domicílio.

No início desta semana, a Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, já tinha referido a importância económica da reabertura dos mercados.

Numa fase em que é fundamental continuar a cumprir as recomendações de distanciamento social e de recolhimento domiciliário, é preciso “gerir” esta situação pandémica com rigor mas também com estratégias graduais de normalização e retoma social e económica.

Parlamento aprovou renovação do estado de emergência até 2 de maio

EM DIRETO | Aprovada renovação do estado de emergência até 2 de ...
A Assembleia da República aprovou hoje o decreto do Presidente da República que renova o estado de emergência até ao final do dia 2 de maio, para permitir medidas de contenção da covid-19.
Em relação à primeira renovação do estado de emergência, há duas semanas, mudaram o sentido de voto o PCP e a deputada não inscrita, Joacine Katar Moreira, que se tinham abstido e hoje votaram contra.
PS, PSD, BE, CDS-PP e PAN votaram favoravelmente os três pedidos de autorização do Presidente da República para declarar o estado de emergência.
A primeira declaração do estado de emergência, há um mês, inédita em democracia, foi aprovada pelo parlamento sem votos contra, com abstenções de PCP, PEV, Iniciativa Liberal e da deputada não inscrita Joacine Katar Moreira.
A renovação do estado de emergência, há duas semanas, teve um voto contra, do deputado único da Iniciativa Liberal, João Cotrim de Figueiredo, e contou com abstenções de PCP, PEV, Chega e de Joacine Katar Moreira.
O decreto presidencial, enviado ao parlamento hoje de manhã, prevê a possibilidade de uma "abertura gradual, faseada ou alternada de serviços, empresas ou estabelecimentos comerciais".
Esta "reativação gradual" poderá concretizar-se, segundo Marcelo Rebelo de Sousa, "com eventuais aberturas com horários de funcionamento adaptados, por sectores de atividade, por dimensão da empresa em termos de emprego, da área do estabelecimento comercial ou da sua localização geográfica, com a adequada monitorização".
Ao contrário do articulado anterior, o novo decreto admite restrições ao direito de deslocação "assimétricas", aplicadas "a pessoas e grupos etários ou locais de residência", cabendo agora ao governo regulamentar a sua concretização.
O estado de emergência vigora em Portugal desde as 00:00 horas de 19 de Março e já foi renovado uma vez.
Lusa

México | Transformación Digital En Tiempos De COVID-19, Solo Para Valientes


por Yesica Flores
Hace unos días, siendo el mes de marzo cuando apenas se encendían las alertas en la Ciudad de México por la aparición de los primeros casos de COVID-19, entre el alto flujo de falsas noticias y otras oficiales, me encontré con un meme que, con jocoso humor negro, cuestionaba los motivos y causas por las cuales en estos tiempos de contingencia, las pequeñas, medianas y grandes empresas se habían visto obligadas a acelerar sus estrategias de implementación de transformación digital; y que por supuesto compartí.
La imagen mostraba una pregunta de opción múltiple que decía “¿qué aceleró la transformación digital de su empresa? Y las opciones que se proponían para resolver la interrogante eran: a) el equipo TI, b) el CEO, c) el Coronavirus, d) el CTO y d) el equipo ágil, proporcionando como respuesta correcta la opción C.
Así las cosas, lo que vi como una cuota de humor negro para reflexionar, para un amigo cercano, empresario colombiano, fue algo demasiado serio, al menos así me lo hizo saber en mi publicación, la cual comentó con tono de preocupación.
Y el comentario de este empresario preocupado, quizás afectado por el contexto, es completamente acertado. Hoy, en tiempos de COVID-19, viviendo una pandemia, la transformación digital no es una broma, es un asunto serio que tiene incidencia absoluta y relevante en el cambio económico y social que veremos una vez se haya superado la crisis.
La pandemia nos tomó por sorpresa y lo que se venía postergando desde lo que identificamos hace apenas un par de años atrás, como la cuarta revolución industrial o revolución industrial 4.0, se estrelló de frente con los antiguos modelos de negocio arraigados a la tradición y temerosos de la implementación tecnológica, entendiéndola como una amenaza y no como su naturaleza misma la concibe, como un complemento potenciado a su máxima expresión por las capacidades humanas.
Es un hecho comprobado que las compañías que antes de vivir la pandemia le apostaron a la transformación digital, impulsada desde el equipo directivo, hoy en día sufren menos los efectos económicos adversos de la crisis y logran garantizar no solo los empleos a sus colaboradores, sino la continuidad misma de su negocio. La oportunidad de lo digital en los negocios amplía el alcance del modelo, garantizando una buena experiencia del cliente y un clima organizacional estable. Son estas compañías que han ido incorporando nuevas metodologías de trabajo, promoviendo entornos colaborativos y mejorando procesos a través
de la innovación, las que han logrado sortear los retos que trae consigo la crisis, ubicándolas en un escenario menos catastrófico y con oportunidades de reacción efectiva al impacto.
En este contexto, son entonces las empresas tradicionales las que se quedaron atrás, las que se ven en un escenario apremiante, obligadas a acelerar de manera contundente la transformación digital en sus modelos de negocio. No lo tienen nada fácil pero tampoco imposible. Van a tener que saltarse algunos pasos y sobrellevar el proceso transicional del cambio de la organización en lo que tiene que ver con clima, capacitación, adaptación y agilidad en tiempo récord, sin una planeación correcta, pero con valentía, y no por ser lo último a mencionar lo menos importante, evitando entrar en pánico ante el desafío.
Hoy más que nunca es tiempo de aprovechar las oportunidades que nos proporcionan las tecnologías digitales para entender contextos, clientes, comportamientos de mercado y sectores, sin miedo a explorar nuevas formas de hacer las cosas.
Y cuando digo explorar nuevas formas de hacer las cosas, hago alusión a tener la mente abierta para cambiar procesos obsoletos. Tal es el caso de las modalidades de trabajo presencial reemplazadas hoy por modalidades 100% de trabajo remoto, que optimizan capacidades y que actualmente muestran mejores índices de eficiencia de los recursos.
Entre tanto, asociar la transformación digital únicamente con la tecnología, es un error; la transformación digital per se tiene que ver más con las personas que con la implementación tecnológica.Tiene más sentido si ésta se asocia a las capacidades humanas para potenciar la tecnología y para entender esto es necesario cambiar el mindset.
El COVID-19 nos muestra que la transformación digital está llamada a permear todos los sectores y no solo el de industria. El ejemplo más cercano es el del sector educativo que de manera abrupta tuvo que dar la vuelta a su modelo implementando canales digitales para continuar con su calendario escolar.
Estamos llamados al cambio y el cambio es avanzar y anticiparse, es prever y desarrollar la capacidad de controlar los entornos, es ese cambio que nos invita a perder el miedo a jugar las fichas por estrategias de transformación digital, que permitan la prevalencia de los modelos de negocio en el tiempo y a prueba de todo.

Programa Porta 65 Jovem candidaturas de 22 de abril a 25 de maio


O Programa Porta 65 - Jovem, gerido pelo Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), e com apoio do IPDJ na respetiva divulgação, é um sistema de apoio financeiro ao arrendamento por jovens, isolados, constituídos em agregados ou em coabitação, regulado por um conjunto de diplomas legais. 

Tem como objetivo principal regular os incentivos aos jovens arrendatários, estimular estilos de vida mais autónomos por parte de jovens sozinhos, em família ou em coabitação jovem. Apoia o arrendamento de habitações para residência, atribuindo uma percentagem do valor da renda como subvenção mensal.

O próximo período de candidaturas ao Programa Porta 65 Jovem decorre entre as 10h00 do dia 22 de abril e as 17h00 do dia 25 de maio de 2020 (hora do continente).

Podem candidatar-se jovens com idade igual ou superior a 18 anos e inferior a 35 anos (no caso de um casal de jovens, um dos elementos pode ter 36 anos, o outro elemento 34 anos, no máximo). 

Para mais informação e acesso à plataforma de candidaturas consulta o Portal da Habitação, PORTA 65 Jovem 

Contactos e esclarecimento de dúvidas
IHRU | Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana
Tel. 21 723 1500 | e-mail: atendimentoPorta65jovem@ihru.pt

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Moçambique | Nyusi reforça dinheiro na Defesa e Segurança e para pagamento da dívida ilegal da EMATUM

Num orçamento onde não estão previstos os 3,4 biliões de meticais que a Saúde precisa para o combate ao novo coronavírus o Governo de Filipe Nyusi aumentou a despesa com as Forças de Defesa e Segurança e reforçou a verba para o pagamento da Dívida Pública, onde constam 2 biliões adicionais para amortizar o empréstimo ilegal da EMATUM.

O primeiro-ministro, Carlos Agostinho do Rosário, reiterou nesta quarta-feira (15) que as propostas de Plano Económico e Social (PES) e de Orçamento de Estado (OE) para 2020 não incluem o dinheiro necessário para os moçambicanos enfrentarem os desafios impostos pela pandemia do novo coronavírus que para além da perda de vidas e está a causar a mais grave depressão económica que o mundo regista desde 1929.

“O Governo não cruzou os braços, sob a liderança de Sua Excelência Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da República de Moçambique, tem estado a mobilizar recursos junto de parceiros de cooperação para o financiamento das seguintes acções prioritárias: Prevenção e tratamento da pandemia, que pode incluir material e equipamento médico; apoio a mais famílias e micro-negócios no âmbito do reforço da protecção social; e cobertura do défice orçamental decorrente da queda da receita, associada ao abrandamento da actividade económica no nosso país”.

A primeira acção prioritária foi quantificada em 50 milhões de dólares norte-americanos (cerca de 3,4 biliões de meticais) pelo Ministério da Saúde enquanto o abrandamento da actividade económica está inicialmente cifrada em 30 biliões de meticais.

Analisando o PES e OE que os deputados do partido Frelimo deverão aprovar o @Verdade apurou que embora não tenha 3,4 biliões de meticais para a saúde combater o novo coronavírus o Governo de Nyusi aumentou o dinheiro para as Forças de Defesa e Segurança.

As Forças Armadas de Defesa de Moçambique tem uma cabimentação de 8,2 biliões de meticais, mais de 1 bilião comparativamente a 2019, devido a aumentos na rubrica de salários dos militares.

O @Verdade descortinou que aumento mais significativo foi alocado ao Ministério do Interior que vai receber 15,6 biliões de meticais, mais 2,4 biliões comparativamente ao ano passado, derivado do aumento das rubricas de salários e para a compra de bens e serviços não especificados.

Dívida Pública Externa aumenta para pagar dívida da EMATUM

Só estas duas rubricas tem aumentos monetários que chegariam para cobrir o montante que a Saúde precisa para combater o covid-19, no entanto o @Verdade apurou que também aumentou a dotação para o serviço da Dívida Pública que em 2020 ascendem a 37,3 biliões de meticais. Desse montante 24,2 são relativos a juros do serviço da Dívida Pública Interna, valor quase idêntico ao gasto em 2019.

Maior é o aumento dos juros externos que vão custar 13,1 biliões de meticais, mais de 2 biliões do que no ano passado em que custaram 11 biliões.


O @Verdade sabe que estes 2 biliões que aumentaram no serviço da Dívida Pública Externa são relativos a prestação que o Governo de Filipe Nyusi assentiu pagar aos credores da Empresa Moçambicana de Atum (EMATUM) no próximo dia 15 de Setembro, apesar do Conselho Constitucional ter enfatizado a inconstitucionalidade desse empréstimo contraído em 2013 violando a Constituição e Lei Orçamental.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Moçambique | Sobram apenas 22 biliões das Mais-Valias arrecadadas em 2019

O ministro da Economia e Finanças revelou que dos 54 biliões de meticais pagos como imposto de Mais-Valia em 2019 pela petrolífera Total, aquando da sua entrada no consórcio de exploração de gás natural na Área 1 da Bacia do Rovuma, vão sobrar apenas 22 biliões de meticais. Adriano Maleiane clarificou ainda que “quando falamos de Mais-Valia é bom dissociarmos do Fundo Soberano”.

O ministro Maleiane explicou aos deputados da Comissão do Plano e Orçamento como está a gastar as Mais-Valias de 54,1 biliões de meticais obtidas pelo erário pela venda da participação de 26,5 por cento da Anadarko no Consórcio que está a explorar o gás natural existente nos campos Golfinho/Atum na Área 1 da Bacia do Rovuma.

Adriano Maleiane detalhou que desse montante ainda no ano passado 17,5 biliões de meticais foram usados para fazer face à resposta de emergência decorrente do impacto dos ciclones Idai e Kenneth no Centro e Norte de Moçambique. No orçamento de Estado de 2020 o Governo de Filipe Nyusi vai usar mais 14,3 biliões de meticais para “cobertura do défice” que está inicialmente estimado em 109,8 biliões de meticais.

Mas o titular da Economia e Finanças aproveitou a audição parlamentar, na passada sexta-feira (10), para clarificar uma assunção errónea dos moçambicanos. “As vezes temos falado muito de Mais-Valia a pensar no Fundo Soberano, são coisas diferentes. A Mais-Valia é um imposto sobre ganhos de capitais (...) quando falamos de Mais-Valia é bom dissociarmos do Fundo Soberano”.

“O Governo, por uma questão de prudência, achou que as Mais-Valias que surgiram da área do petróleo era importante pôr na Lei Orçamental de cada ano, é usado para investimento, emergência e pagamento da dívida. Mas no ano seguinte já não falamos de Mais-Valias, estamos a falar de saldo de tesouraria que pode ser usado, porque é um imposto normal”, deixou claro o Maleiane que informou que o Fundo Soberano continuado adiado pois o Executivo está ainda a procura do modelo mais consensual.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

18º trabalhador da Total infectado pelo covid-19 em Moçambique

Mais um doente de covid-19 foi identificado na Cidade de Maputo, é 18º trabalhador da petrolífera Total infectado em Moçambique que eleva para 29 os casos positivos desde que a pandemia foi detectada no nosso país. Existem mais 27 indivíduos suspeitos de terem sido infectados pelo novo coronavírus na Província de Cabo Delgado.

O 29º doente de covid-19 no nosso país é moçambicano, do sexo masculino com mais de 30 anos de idade e está em isolamento domiciliar na Cidade de Maputo.

“Este indivíduo foi identificado no âmbito do mapeamento da 3ª rede de contactos, apresentou sintomas, a sua amostra foi colhida, foi testada hoje no Instituto Nacional de Saúde e o seu resultado foi positivo”, esclareceu o Dr. Eduardo Samo Gudo Júnior.

Esta 3ª rede de 55 contactos é relativa aos seis trabalhadores da petrolífera francesa que lidera o projecto Mozambique LNG, de exploração de gás natural na Área 1 da Bacia do Rovuma, e que foram diagnosticados na última terça-feira (14) e estão em isolamento domiciliar num dos três acampamentos da Total na Península de Afungi.

O teste positivo desta quarta-feira (15) foi um dos 31 realizados pelo Instituto Nacional de Saúde (INS) que, desde que a pandemia eclodiu no nosso país já testou 793 casos suspeitos.

Nesta quinta-feira (16) o INS deverá testar pelo menos 27 amostras colhidas em 14 casos suspeitos de covid-19 identificados nas instalações da Total em Afungi e outros 13 casos na Cidade de Pemba.
Entretanto o director-geral adjunto do Instituto Nacional de Saúde esclareceu ao @Verdade que o 28º paciente, de nacionalidade ucraniana, está em isolamento nas instalações da petrolífera Total em Afungi enquanto o 29º doente, de nacionalidade italiana, está num apartamento privado na Cidade de Maputo.

Contudo as autoridades de saúde não quiseram responder se os muitos militares estrangeiros, provenientes de países infectados pelo novo coronavírus, e que tem chegado a Província de Cabo Delgado para apoiar o Governo no conflito militar contra os Al-Shabaab têm cumprido a quarentena obrigatória e se estão a ser testados ao novo covid-19.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Município já realizou 688 testes à COVID-19 no concelho


Dos 688 testes laboratoriais à COVID-19 que o Município de Proença-a-Nova realizou no concelho, apenas dois testaram positivo: o primeiro, de uma utente da Santa Casa da Misericórdia de Proença-a-Nova, levou à ativação do plano de contingência da instituição e ao seu internamento, tendo as duas análises posteriores revelado negativo e a utente regressado à Santa Casa. O segundo caso, e de acordo com a informação médica, revela que a pessoa já teve um vírus da gripe, mas neste momento não é motivo de contágio. Os testes foram realizados junto de utentes e funcionários das IPSS, em primeira prioridade, GNR, Centro de Saúde, Bombeiros, Município, Juntas de Freguesia, profissionais que mantém contacto com público de diversas áreas de atividade e pessoas que regressaram ao concelho a partir de zonas onde há casos de COVID-19 sinalizados. Estes testes permitem a deteção de anticorpos IgG e IgM de sensibilidade de 92% quando comparada com testes de PCR, testes marcação CE devidamente registados no INFARMED. 

Para o presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, os resultados dos testes realizados “continuam a impor a todos a continuidade do compromisso individual de proteção, para todos estarmos mais seguros”. João Lobo, que esteve em isolamento profilático até o resultado do teste que realizou ter dado negativo e ter recebido indicação da Autoridade de Saúde para voltar à atividade profissional, apela a que se continuem a seguir as recomendações da Direção Geral de Saúde. “Apesar de, até agora, não termos tido casos de COVID-19 no concelho, não é indicador para diminuir os níveis de cuidado, é sim motivo para mantermos comportamentos de segurança para não potenciar eventuais situações de risco. Existe confiança na forma responsável como, de forma generalizada, temos gerido esta situação e progressivamente iniciarmos a atividade económica com a garantia de seguirmos as necessárias recomendações da Direção Geral de Saúde nas diversas atividades”. 

Para o grupo de risco, continua a ser prestado serviço de apoio domiciliário na entrega de medicamentos e de outros bens de primeira necessidade, numa coordenação entre Município, Juntas e Uniões de Freguesia, tendo o Centro de Saúde e as empresas prestadoras de serviços contribuído para tornar este processo o mais célere possível. Desde o início deste apoio até 15 de abril, já foram atendidos quase 200 pedidos. “No dia em que o Presidente da República propõe o prolongamento do Estado de Emergência até dia 2 de maio, mantendo-se a exigência de isolamento e contenção social, a solidariedade torna-se fundamental para apoiar quem mais precisa de ser protegido”, ressalva João Lobo. Os idosos e pessoas com doenças crónicas podem pedir apoio pelo número geral da Câmara (274 670 000, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 15h30) ou pelo telemóvel 939 623 269, disponível também no whatsapp.

Sete empresas do concelho distinguidas como PME Líder e PME Excelência

O tecido empresarial do concelho de Proença-a-Nova mantém a dinâmica registada nos últimos anos, vendo novamente reconhecidas sete empresas como PME Líder, duas das quais também distinguidas como PME Excelência, referente ao ano de 2019, uma distinção que surge como reconhecimento pelo desempenho económico-financeiro e pelo contributo dado à economia portuguesa. 

"É com gosto que o presidente da Câmara Municipal vê o reconhecimento dado por entidades externas ao desempenho das empresas do concelho e as PME Líder e Excelência indicam da capacidade, gestão e inovação de que os nossos empresários realizam todos os dias. Neste momento de exigência que atravessamos, em que mais do que nunca é necessário tirar da nossa capacidade empreendedora e, muitas vezes, reinventar novos produtos e formas de gerar negócio para fazer face aos próximos anos que serão, por certo, desafiadores", refere João Lobo. 

As empresas Ambienti d'Interni, Unipessoal Lda, José Lourenço - Pneus e Combustíveis, Lda, José Lourenço & Filhos, Lda, Pinhalnova - Madeiras Tratadas, Lda, Rica Granja - Produção e Comércio avícola, Lda e Soprotaco - Assentamento e Comercialização de Pavimentos, Lda venceram o galardão PME Líder. As empresas Pinhalfer - Caixilharias e Serralharia, Lda e Soprotaco - Assentamento e Comercialização de Pavimentos, Lda acumularam ainda o galardão de PME Excelência 2019. 

O sector secundário domina as áreas de atividade em que atuam as empresas galardoadas como carpintaria, comércio de madeiras, construção civil, comércio de combustíveis, acessórios e pneus para automóveis, havendo também uma no setor primário (produção avícola). Com décadas de atividade, com destaque para uma delas que se mantém no ativo há 57 anos, estas empresas têm conseguido evoluir na sua capacidade técnica e manter níveis de gestão e produção de riqueza e empregabilidade no concelho. 

Este estatuto é atribuído anualmente pelo IAPMEI e pelo Turismo de Portugal (no caso das empresas do setor do Turismo), em parceria com 10 bancos a operar em Portugal e as Sociedades de Garantia Mútua.

Há 2.131 profissionais de saúde infetados

O secretário de Estado da Saúde revelou hoje que há 2.131 profissionais de saúde infetados com o novo coronavírus, responsável pela covid-19, entre os quais 396 são médicos e 566 enfermeiros.
Somam-se 1.169 assistentes operacionais, técnicos e outros profissionais de saúde infetados, revelou António Lacerda Sales, na conferência de imprensa diária de atualização sobre a pandemia da covid-19 em Portugal, fazendo referência a dados reportados pelo Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica (SINAVE).
Já questionada sobre os dados de um inquérito da Escola de Saúde Pública (ENSP), tornado público na quarta-feira e que revela que mais de seis em cada 10 casos suspeitos de covid-19 em profissionais de saúde não foram submetidos a vigilância ativa e apenas um quarto realizou o teste nas primeiras 24 horas, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, sem comentar diretamente o estudo, apontou que nenhum dos valores lhe “parece à partida estranho”.
“Quero crer que com as equipas de saúde ocupacional e com as autoridades de saúde, muitos dos profissionais de saúde que ficaram em casa durante 14 dias ficaram em vigilância passiva, ou seja, eles próprios a vigiarem os seus sintomas e a reportarem. Trata-se de uma população especial com capacidade para se autovigiar. Nenhum destes valores nos parece à partida estranho”, respondeu.
O inquérito da ENSP compila os dados do primeiro questionário feito aos profissionais de saúde pelo Barómetro Covid-19, reportando-se ao período entre os dias 02 e 10 de abril e correspondendo a 4.212 respostas de médicos, enfermeiros, técnicos de diagnóstico e terapêutica, assistentes operacionais, farmacêuticos, nutricionistas, psicólogos e os profissionais dos laboratórios.
Destes, 36,7% trabalham em áreas dedicadas ao tratamento de doentes ou suspeitos covid-19, nomeadamente em cuidados de saúde primários (39,1%), urgências (31,8%), enfermarias (21,7%), Cuidados Intensivos (12,6%) e em outros locais (19,5%).
“A realidade concreta aponta para que mais de 10% de todos os infetados sejam profissionais de saúde que, para além de constituir um grupo de risco específico quando a doença é contraída na prestação de cuidados aos doentes pode, na atual fase pandémica, também constituir potencial risco para os seus contactos”, afirma Florentino Serranheira, coordenador do estudo do Departamento de Saúde Ocupacional e Ambiental da ENSP.
Sem comentar estes dados em concreto, Graça Freitas disse esta manhã que “um profissional de saúde ou uma pessoa que precise de ficar isolada durante 14 dias porque teve um contacto próximo” com caso covid-19 “não necessita obrigatoriamente de fazer teste”.
“Porque quer o teste dê positivo ou negativo faz a quarentena por causa do período de incubação e tem de ficar afastado do local de trabalho. Quanto à vigilância ativa, isso quer dizer que uma pessoa fica em casa durante 14 dias e é contactada pelas autoridades de saúde. Mas muitas vezes as pessoas têm capacidade de fazer auto vigilância. Aquilo a que chamamos vigilância passiva”, referiu, admitindo que esse seja o caso de muitos profissionais de saúde.
A nível global, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 137 mil mortos e infetou mais de dois milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 450 mil doentes foram considerados curados.
Em Portugal, morreram 629 pessoas das 18.841 registadas como infetadas.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Três obras de águas residuais adjudicadas em Águeda

d´OIS POR TRÊS: Adjudicadas as obras da rede de águas residuais de ...
As três empreitadas, em Jafafe, Óis da Ribeira e na Trofa, implicam um investimento total de quase um milhão de euros.

Foram adjudicadas três empreitadas de águas residuais em três zonas do concelho de Águeda, que perfazem um investimento total de 984.458,61euros. As obras, a cargo da AdRA – Águas da Região de Aveiro, vão decorrer em Jafafe (Macinhata do Vouga), Óis da Ribeira e Trofa. 

Estas obras, que demonstram a atividade permanente do Executivo aguedense em várias frentes de ação, “são de extrema importância para o concelho, mas essencialmente para as populações, que têm assim acesso a um serviço que visa melhorar a qualidade de vida das pessoas”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda. 

A intervenção de maior envergadura repeita às águas residuais de Jafafe, que foi adjudicada à empresa Construções Carlos Pinho, Lda., no âmbito do respetivo concurso público, por 820.319,57 euros, a que acresce o IVA, e terá um prazo de execução de 365 dias. 

Quanto às “Águas Residuais da Rua das Candeeiras – Trofa” foi adjudicada à empresa Armando & Fátima – Empreiteiros, Lda, por 74.139,04 euros (+IVA), uma intervenção que deverá ficar concluída no prazo de 90 dias. 

Foi ainda adjudicada, à Urbiplantec Urbanizações e Terraplanagens, Lda., por 90 mil euros (+IVA) e com um prazo de execução de 30 dias, a segunda fase da empreitada “Águas Residuais de Óis da Ribeira (PAR-019)”, que consiste na repavimentação integral de alguns arruamentos daquela freguesia. A intervenção resulta de um protocolo celebrado entre a Câmara de Águeda e a AdRA, que pressupõe a comparticipação de 50% daquele investimento pela Autarquia.

CÂMARA LANÇA NOVA PLATAFORMA E VÍDEO SOBRE O PROGRAMA DE AÇÃO DE APOIO À ATIVIDADE SOCIAL E ECONÓMICA


Combate à Pandemia do Coronavírus
A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) lançou esta quinta-feira, dia 16 de abril, mais duas importantes operações de Comunicação aos Cidadãos relativas ao Combate à Pandemia Covid-19 / Coronavirus, com a criação de um novo site - covid19.cm-aveiro.pt/ - e a publicação de um vídeo, onde de forma rápida e simples se explica o novo “Programa de Ação de Apoio à Atividade Social e Económica da Câmara Municipal de Aveiro / Operação Anti Covid-19”, disponível em: https://bit.ly/CMAveiroPAAASE20

Nesta nova plataforma online, criada para dar resposta às questões e dúvidas dos Cidadãos de forma mais organizada e de fácil consulta, vai estar disponível toda a informação atualizada sobre o referido Programa Municipal, as várias ações que a CMA tem em desenvolvimento e um espaço onde é possível perceber como contactar a nova frente dos Serviços Municipais para a gestão desta “Operação Covid-19”. 

Este novo “micro site” vai também divulgar e ter informação detalhada sobre a Fase 2 e a Fase 3 do “Programa de Ação de Apoio à Atividade Social e Económica da Câmara Municipal de Aveiro / Operação Anti Covid-19”, além de disponibilizar os contactos do Gabinete de Atendimento e Apoio Covid-19 da CMA, que será ativado até ao final do presente mês de abril 2020.

Estamos Juntos nesta Luta. Conte Connosco, 

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Polícia espanhola obriga autocarro a regressar a Portugal por excesso de passageiros

Covid-19: Polícia espanhola obriga autocarro a regressar a ...
A polícia espanhola intercetou em Zamora e obrigou a regressar a Portugal um autocarro que se dirigia à Suíça com um número de passageiros superior ao permitido pelas restrições do estado de emergência em vigor em Espanha devido ao coronavírus.
Na fronteira com a Galiza, no norte de Portugal, a Polícia Nacional espanhola já tinha obrigado os passageiros a serem divididos por dois veículos, o que foi feito inicialmente, mas alguns quilómetros depois os viajantes voltaram a ser colocados num só autocarro, informou hoje a Guardia Civil (correspondente à GNR) em comunicado.
Mais tarde, uma patrulha da Benemérita parou o autocarro quando este circulava na auto-estrada A-52 em Rias Bajas (costa oeste da Galiza), onde verificaram que a separação obrigatória entre passageiros não era respeitada.
Os agentes só souberam mais tarde que o condutor do veículo já tinha sido avisado e instado a corrigir a situação quando atravessou a fronteira.
O autocarro estava a caminho da Suíça e deveria fazer uma paragem em França, mas foi obrigado a voltar para o território português quando já estava em Zamora (Castela e Leão) por causa da irregularidade detetada.
Como o veículo não cumpriu as restrições para a segurança dos passageiros impostas pelo estado de emergência e era um infrator reincidente, os agentes da autoridade obrigaram o autocarro a regressar à fronteira com Portugal em Chaves.
As regras de luta contra a covid-19 obrigam os passageiros nos autocarros e noutros transportes públicos a estarem separados com uma distância de mais de um metro o que os impede de se sentarem lado a lado.
Lusa

Valongo baixa preço da água às famílias e alimenta alunos do escalão B

Covid-19: Valongo baixa preço da água às famílias e alimenta ...
A Câmara de Valongo anunciou a redução da tarifa da água em 23% aos consumidores particulares e a extensão das refeições escolares aos alunos do escalão B, prestando também o serviço ao fim de semana e feriados.
Integra também o conjunto de medidas anunciadas pelo município do distrito do Porto, inseridas no combate aos efeitos da covid-19, a criação de um Banco Municipal de Combate à Desigualdade Digital, através do empréstimo temporário de equipamentos informáticos e de apoio ao acesso à Internet para alunos carenciados, refere o comunicado da autarquia.
Estimando investir "cerca de um milhão de euros" no conjunto de medidas em aplicação e já aplicadas nesta conjuntura, a câmara vai ainda alargar "o fornecimento das refeições escolares às crianças do escalão B, bem como passar a prestar esse serviço também ao fim de semana e feriados", lê-se na nota de imprensa.
Entre as "novas medidas excecionais e temporárias até junho", a câmara vai avançar com a "redução da tarifa da água no 2º escalão (dos 6 aos 15 m3), que passará a custar o mesmo que o 1º escalão (até aos 5 m3), uma redução de 23%", num plano dirigido às famílias.
Em relação às empresas, "a devolução das tarifas fixas de água, saneamento e resíduos sólidos urbanos, às empresas em ?lay-off' ou em encerramento temporário, bem como às IPSS (Instituições Particulares de Solidariedade Social) e associações que o requeiram", é o contributo que a autarquia liderada pelo socialista José Manuel Ribeiro se propõe cumprir.
As medidas anunciadas surgem após a autarquia ter "reforçado financeiramente vários programas de resposta social já existentes, como o Fundo de Emergência Social, o Programa de Emergência Alimentar e o Fornecimento de Refeições Escolares aos alunos mais carenciados do escalão A, entre várias outras iniciativas".
O comunicado especifica que os "cerca de um milhão de euros" aplicados nestas medidas "serão fundamentalmente financiados pelo recurso às receitas municipais, como a retribuição da concessão das águas e saneamento, bem como pelo cancelamento de iniciativas".
Citado pelo documento, o presidente da autarquia, José Manuel Ribeiro, afirma que o município está em "sintonia com a estratégia assumida pela Área Metropolitana do Porto, adotando medidas complementares às poderosas medidas do Governo central, salvaguardando sempre a capacidade futura da câmara municipal poder continuar a ajudar toda a comunidade, designadamente os mais vulneráveis, pois este é o tempo dos mais fortes ajudarem os mais frágeis".
Outra das novas medidas "é a criação de uma linha de apoio financeiro às IPSS do concelho que se candidatem", lê-se ainda na nota de imprensa.
Lusa

Fundação Luso oferece 1 Milhão de garrafas de água

A Fundação Luso está a doar Um Milhão de garrafas de Água de Luso (0,33l) abrangendo várias instituições e organizações que estão na linha da frente no combate ao Covid 19 e/ou que prestem assistência a grupo de risco mais expostos à pandemia, garantindo o consumo individual num formato adequado para reduzir o risco de contágio.
Oitocentas mil (800.000) garrafas de água de Luso estão a ser doadas diretamente a centenas de instituições que impactam dezenas de milhares de pessoas por todo o país. Aqui incluem-se hospitais de referência COVID-19, unidades geridas pela União das Misericórdias Portuguesas, a rede Cáritas, assim como famílias carenciadas que receberão este donativo através dos Serviços Sociais de algumas Autarquias.
Duzentas mil (200.000) garrafas de água de Luso serão encaminhadas para instituições identificadas pelos consumidores através das redes sociais, nas páginas de Facebook e Instagram da Água de Luso e que não estejam já abrangidas na iniciativa.
Esta plataforma será lançada na segunda-feira, dia 20 de abril, e pretende-se que as ofertas sejam feitas durante o mês de maio.
Nuno Pinto de Magalhães, presidente da Fundação Luso, explica que “A Fundação Luso pretende aliviar as necessidades das pessoas nos grupos de risco do Covid-19 e das que estão na linha da frente no combate à pandemia. O apoio e o desenvolvimento comunitário são um dos focos da nossa instituição e, nesta crise sem precedentes, não podíamos ficar indiferentes às necessidades não apenas na nossa comunidade de origem, o concelho da Mealhada, mas também do país”.
NDC