sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Eu, Psicóloga | The Sinner: série mostra como o inconsciente influência nossas ações



"Até você se tornar consciente, o inconsciente irá dirigir sua vida e você vai chamá-lo de destino."Carl Gustav Jung. 

Produzida pela USA Network, casa de Suits e Mr. Robot, baseada no best-seller homônimo de Petra Hammesfahr, o drama The Sinner acompanha a jovem mãe Cora (Jessica Biel), que durante um ataque de raiva inexplicável, comete um ato de violência assustador – e, para seu horror, sem saber porquê

O investigador Harry Ambrose (Bill Pullman) é encarregado de descobrir um motivo, cada vez mais obcecado em entender as profundezas mesmo que esteja enterrado no inconsciente da moça, acaba desvendando segredos violentos que ela tenta manter no passado, longe dos olhos do mundo.

Para psicólogos de plantão a série é uma análise a cada capítulo. Isso porque a atriz consegue transmitir de uma forma envolvente  e clara como o inconsciente influencia as nossas ações e pensamentos, para o bem e para o mal. Todos nós temos desejos, temores, ideias preconcebidas que não sabemos exatamente de onde vêm, que não foram escolhas nossas e que simplesmente se manifesta.

As teorias de Sigmund Freud, são referenciais importantes para os estudos do inconsciente. Freud já defendia que apenas uma pequena fração das nossas memórias encontra-se ativada, demarcando os limites da consciência. Todas as demais estão em estado latente, ou seja, escondidas.

Uma das principais funções do inconsciente é manter o equilíbrio da nossa psique. É simplesmente impossível guardar todas as nossas experiências e ainda ter plena consciência delas. Para isso, existe o inconsciente.

Logo, o inconsciente é a nossa bagagem de memórias, um repositório que nos alimenta continuamente de imagens e símbolos. De vez em quando, o inconsciente interage com a consciência, o que pode ser bom ou ruim, dependendo de como lidamos com os resultados que essa ação nos traz. Quando uma associação entre memórias é muito forte, mas reprimida conscientemente, ela pode escapar ou vazar por meio de um ato falho ou mesmo de um sonho que expressa aquele conteúdo de forma direta ou indireta. Esse mecanismo explicaria, por exemplo, o fato de alguém dizer “tchau” em vez de “oi” a uma pessoa que acabou de encontrar e da qual não gosta muito.

Nesse ambiente inconsciente que a drama ocorre a protagonista comete um crime e não entende o que a motivou. Quando o detetive se propõe a ajudá-la ele começa a questionar o que aconteceu. Como ele não tem respostas do motivo, ele procura na hipnose a busca das memórias reprimidas para entender o ocorrido.

Nas sessões de hipnose , Cora começa a se lembrar do ocorrido , porém de forma distorcida. O inconsciente mostra as imagens, mas o conteúdo é tão pesado que para ela lidar ele o faz de doses homeopáticas. Mas não é através da hipnose que a cura vem. Por causa das lembranças distorcidas que Cora “se lembra”, o conteúdo não se encaixa, e oferece poucas pistas do motivo.

Apesar de Cora não ser lembrar totalmente do seu passado, a hipnose dispara aquilo que chamamos de processo terapêutico. Ela começa a sonhar , a reviver o seu passado até que a lembrança do real motivo vem à tona e o caso é solucionado.

A série dessa forma, nos mostra como o inconsciente é real e tem poder sobre nossos pensamentos e ações. Deste modo, perceber e analisar o inconsciente pode ser um caminho para minimizar distúrbios emocionais, pois é comum uma pessoa enfrentar um problema por anos, sem entender seu motivo, e a explicação estar em algo que ficou guardado no inconsciente. E, quanto mais acessado, maior a chance de ampliar a consciência e com isso agir de forma menos inconsciente possível.

Debora Oliveira
Psicóloga Clínica
CRP: 06/123470

Período crítico de Incêndios Florestais prolongado até 23 de novembro

Na sequência do email rececionado há minutos na Câmara Municipal, e emanado da Proteção Civil, informamos todos os munícipes de que foi prolongado até ao dia 23 de novembro, o período crítico referente ao risco de incêndios florestais.
Tendo em conta as condições atmosféricas excecionais previstas para aos próximos dias, caraterizado por temperaturas elevadas para esta época do ano e seca, é prolongado o período de adoção de medidas e ações especiais de prevenção de incêndios florestais.
Assim, e até 23 de novembro, é mantido o período crítico, pelo que até lá continua a ser proibido fazer queimas ou queimadas.

Queimas e Queimadas - Alerta




O Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas apela à sensibilização da população para o risco inerente à realização de queimas e queimadas.
Apesar de ter terminado o período crítico, as condições atmosféricas designadamente o tempo seco e as temperaturas altas para a época, exigem que se mantenham cuidados acrescidos com a realização destas práticas.
Assim, sensibiliza-se toda a população e, em particular, os agricultores, pastores, proprietários agrícolas/florestais para terem em atenção o risco de incêndio diário antes da realização de queimas de amontoados e queimadas extensivas.
Efetivamente, fora do período crítico, a permissão ou proibição destas atividades está dependente do risco de incêndio do Concelho, avaliado diariamente pelo IPMA e publicado no respetivo portal (www.ipma.pt/pt/ambiente/risco.incendio/) e no portal do ICNF www.icnf.pt/portal/florestas/dfci/risco-temporal-de-incendio
Mais informações sobre forma de executar, em segurança, queimas e queimadas:

Onde posso doar sangue em Aveiro em 2018?

Todas as formas de divulgação possíveis são bem-vindas!

Pinhal do Rei é uma “referência nacional” | Reflorestação participada pela população





O processo de reflorestação do Pinhal do Rei, cujo projeto está já em curso, vai contar com o envolvimento da comunidade do concelho da Marinha Grande. A garantia foi assumida pela presidente da Câmara, pelo Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural e pela Secretária de Estado do Turismo, na tarde do dia 16 de novembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

A reunião entre os representantes das três entidades, que envolveu também o presidente e técnicos do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) foi convocada pela presidente da Câmara, Cidália Ferreira, com o intuito de dar a conhecer e debater o potencial turístico da Marinha Grande e a reorganização do Pinhal do Rei à luz da possibilidade de recuperação turística do património existente.

Cidália Ferreira explicou que pretende “articular tudo o que é necessário para, de uma forma consciente e científica, envolver a população no projeto de reflorestação, para melhor vivenciar a nossa mata”.

A intervenção dos dois governantes foi requerida pela presidente para dar conta das suas “preocupações com o Parque do Engenho para aí ser instalado o Museu Nacional da Floresta, com as casas das matas que podem ser utilizadas como unidades de alojamento turístico ou para instalação de serviços educativos, com os pontos de vigia” e outros como projetos ligados ao ecoturismo do Rio Lis, como ecopistas, reposição do percurso pedestre da Praia da Vieira, conclusão do estuarino, Centro de Interpretação Ambiental do Rio Lis, e a valorização da Arte Xávega.

A presidente Cidália Ferreira solicitou ainda articulação institucional e o cumprimento de prazos para as ações relacionadas com a reflorestação que se avizinham.

O Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel João de Freitas, destacou que “o trabalho que temos vindo a desenvolver junto do Município é importante porque a ideia que temos sobre o projeto do Pinhal do Rei tem de ser percebido e vivenciado pelas populações”. Além disso pretende “mostrar que estas populações não estão sozinhas no sofrimento que têm relativamente à questão do incêndio que assolou este território e que destruiu o Pinhal”.

Miguel Freitas revelou-se preocupado com o “impacto psicológico que vamos ter nesta população, quando começarmos a cortar o pinhal”, pelo que “vamos construir um projeto com a população”. 

A primeira iniciativa que carecerá do envolvimento da comunidade está previsto para dentro de duas semanas e consistirá na “estabilização de emergência, para corrigirmos o regime torrencial e não termos problemas nas linhas de água”.

Além disso, esta é a “oportunidade que temos de construir um projeto neste pinhal, que seja articulado com os vários ministérios, que seja florestal mas também social e que seja das pessoas”.

O Secretário de Estado recordou a necessidade imperiosa de programação de todas as ações, desde o plano de corte da madeira ardida, que se estima em cerca de um milhão de metros cúbicos, ao seu armazemamento e venda, daí que o Governo tenha definido o limite de quatro meses para a sua conclusão.

Miguel Freitas assumiu que “o Pinhal do Rei é uma marca importante para este território mas, acima de tudo, é uma referência nacional”.

A Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, informou que, “na sequência dos incêndios reforçámos um programa especial para as áreas ardidas, para dinamizar e olhar para o futuro e desenvolver projetos com foco no turismo”, cujo apoio pode ir até aos 400 mil euros por projeto.

Nesse sentido, deslocou-se à Marinha Grande para que, “num trabalho conjunto e articulado, identifiquemos quais são os projetos prioritários para intervir com o reforço deste programa” para a implementação de iniciativas que criem novidade, retomem projetos antigos e gerem novas formas de atração do território.

Ana Mendes Godinho afirmou que “a nossa preocupação tem sido procurar outro tipo de atrações como turismo de natureza e turismo cultural e aproveitar o património já existente transformando-o em ativo turístico em torno de produtos complementares”.

Após a reunião, os responsáveis visitaram as instalações do Parque do Engenho, que, há anos, é reclamado para sede do Museu Nacional da Floresta. A Secretária de Estado do Turismo disponibilizou-se para acompanhar o processo de definição do modelo de recuperação do Parque do Engenho, de forma a garantir a fruição pela população e pelos visitantes da Marinha Grande.

Festa Nacional das Eco-Escolas decorreu em Mafra Eco-Escolas de Cantanhede hastearam a Bandeira Verde



A pretexto do World Day of Action, iniciativa que decorreu de 6 a 10 de novembro e que tem como finalidade dar visibilidade ao trabalho que as Eco-Escolas realizam em prol das comunidades onde estão inseridas, os estabelecimentos de ensino do Município de Cantanhede distinguidos com esse estatuto hastearam a Bandeira Verde no dia 7 de novembro.
Recorde-se que, à semelhança de anos anteriores, o concelho destacou-se pelas 17 Eco-Escolas de diversos níveis escolares galardoadas em função dos projetos de educação ambiental que desenvolveram. A autarquia cantanhedense recebeu, novamente, o certificado “Município Parceiro Eco-Escolas 2017”, como reconhecimento por ter colaborado na elaboração das candidaturas e no desenvolvimento das atividades de cada um dos estabelecimentos de ensino, além de que atribuiu aos agrupamentos de escolas um subsídio para o efeito, assegurou suporte técnico e logístico e proporcionou a todos os alunos envolvidos uma viagem de estudo com incidência em temas relacionados com questões ambientais.
Por ocasião do hastear das Bandeiras, o vice-presidente e vereador responsável pelos pelouros da Educação e do Ambiente, Pedro Cardoso, referiu que o ato «simboliza o compromisso da comunidade escolar em continuar este importante trabalho de educação ambiental e até mesmo de educação para a cidadania, pois implica que sejam mais interventivos, críticos, responsáveis”. O autarca afirmou também que “este programa é uma forma de induzir estratégias de intervenção na comunidade, baseadas na identificação de problemas e na busca de soluções que visem um dia-a-dia mais sustentável».
Para Pedro Cardoso, «este gesto simbólico é uma forma de reconhecimento aos alunos, professores, técnicos auxiliares, pais e encarregados de educação, no fundo a todos os intervenientes nesta iniciativa, pelo empenho na implementação de ações sobre a defesa do ambiente e do desenvolvimento sustentável, dando a melhor resposta possível a este grande desafio que hoje se coloca a todos quantos estão envolvidos no processo educativo».
No âmbito do World Day of Action, repetiu-se o hastear da Bandeira Verde em todas as Eco-escolas do concelho, com a participação dos alunos, professores, educadores, técnicos auxiliares, bem como de representantes das respetivas juntas de freguesia, direção dos agrupamentos de escolas e associações de pais. Do Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria, o símbolo foi içado na EB1 Balsas, EB1/JI Febres, EB1 Covões, EB1 Corticeiro de Cima, JI do Corticeiro de Cima, EB1/JI de Vilamar, EB1/JI de S. Caetano, EB 2,3 Carlos de Oliveira, Febres e Escola Secundária Lima de Faria – Cantanhede. Acrescentando ainda que o Agrupamento foi também distinguido pelo 3.º ano consecutivo como Eco-Agrupamento.
Já no Agrupamento de Escolas Gândara-Mar foram hasteadas bandeiras na EB1/JI da Tocha, EB2,3 João Garcia Bacelar, EB1/JI Sanguinheira e EB1 da Gesteira. Será importante destacar que o Agrupamento de Escolas Gândara-Mar foi distinguido pela 1.ª vez como Eco-Agrupamento.
Relativamente ao Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva (Cantanhede), o acontecimento teve lugar na EB1/JI de Cantanhede-Sul.
Foram também distinguidas com este galardão o Centro de Estudos Educativos de Ançã, a PRODECO – Centro Social de Covões e a Escola Técnico Profissional de Cantanhede. A este propósito será importante destacar o 2.º lugar da Escola Técnico Profissional de Cantanhede no concurso Poster Eco-código on-line.
Ainda no âmbito do “Global Action Days”, a Rede de Bibliotecas de Cantanhede dinamizou 8 sessões de animação pedagógica por diversas Eco-escolas do Concelho, sob o tema “O Planeta Limpo” de Filipe Pinto, abrangendo 940 crianças de educação pré-escolar e do 1º CEB.

Galardões “Bandeiras Verdes 2017” foram atribuídos em Mafra
As insígnias foram entregues no decurso da Gala das Bandeiras Verdes Eco-escolas, evento que decorreu em Mafra, a 27 de setembro, com a presença de representantes das diversas comunidades educativas que participaram no programa.
Os 17 estabelecimentos escolares do Município de Cantanhede envolvidos no Programa Eco-Escolas acabam de ser distinguidos com a Bandeira Verde atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa.

Inspirado nos princípios da Agenda 21 local, o Eco-Escolas é um programa internacional que visa promover a participação das crianças e jovens na tomada de decisões relacionadas com o ambiente, envolvendo-os assim na construção de uma comunidade mais sustentável. 

Câmara Municipal de Carregal do Sal entrega flautas aos alunos do 1.º Ano





No âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), Ensino da Música, a Câmara Municipal de Carregal do Sal fez a entrega simbólica das flautas de bisel aos alunos do 1.º ano de escolaridade da Escola Básica Nuno Álvares e da Escola Básica Aristides de Sousa Mendes. Na Escola Básica Nuno Álvares, a entrega teve lugar no dia 13 de novembro e, para além das professoras titulares de turma e dos docentes da AEC de Ensino da Música, contou com a presença do Sr. Vice-presidente da Câmara Municipal, José Sousa Batista, do Dr. Luís Nunes em representação do CMAD e do coordenador da AEC Ensino da música, Professor Pedro Carvalho. Na Escola Básica Aristides de Sousa Mendes, a entrega das flautas aconteceu no dia 14 de novembro.
Antes da entrega das flautas, os alunos interpretaram duas canções que têm vindo a ser trabalhadas. 
O senhor Vice-presidente da Câmara, dirigindo-se aos alunos, fez votos para que o ano letivo decorra bem e, relativamente à flauta, lançou o repto para que já possam fazer uma apresentação pública nas Audições da Páscoa, previstas para os dias 15 e 16 de março de 2018.

UCC Nisa assinala Dia Mundial da Diabetes

A Unidade de Cuidados na Comunidade de Nisa em parceria com  a Câmara Municipal de Nisa, assinalaram o dia Mundial da Diabetes, com a exposição de chavões informativos, no placar eletrónico existente na Praça da Republica em Nisa.  Sendo uma atividade que tinha como publico alvo a comunidade do concelho de Nisa, foram distribuídos  folhetos informativos sobre " Diabetes e avaliação de risco" nos Lares, juntas de freguesias, Câmara, locais de atendimento publico, Sala de espera do Centro de Saúde  e no Agrupamento de Escolas de Nisa tendo  neste último sido organizado um  almoço partilhado com uma turma de alunos do 3º ciclo.

Pretendia-se com esta atividade  sensibilizar a população para os fatores de risco da Diabetes, apelar à mudança de comportamentos e promover hábitos de vida saudáveis.

ULSNA

Veja as Fotos  in   http://www.ulsna.min-saude.pt/noticias/ucc-nisa-assinala-dia-mundial-da-diabetes/

XII Encontro de Diabéticos de Arronches

No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Diabetes, o Centro de Saúde de Arronches, promoveu o "XII Encontro de Diabéticos de Arronches,  este ano sob a temática "Mulheres e Diabetes: nosso direito a um futuro saudável ".

Este encontro iniciou-se com a avaliação da glicémia capilar aos 24 participantes, tendo  sido registado apenas 1 participante  com o valor fora dos limites normais, o qual  foi encaminhado para uma consulta do Médico de Família.

Foi igualmente desenvolvida uma ação de sensibilização que visava o papel da mulher como educadora e promotora na prevenção da diabetes na sua família a que se seguiu um momento descontraído e divertido ao som da música "Despacito" onde preletores e participantes dançaram uma coreografia, evidenciando assim a importância do exercício físico.

O encontro terminou com um lanche saudável patrocinado pela Câmara Municipal, Junta de freguesia da Assunção e com os apoios do Instituto Becel e do Museu do Pão.

ULSNA


Onde posso doar sangue em Aveiro em 2018?

Todas as formas de divulgação possíveis são bem-vindas!

UCC de Alter assinala o Dia Mundial da Diabetes com a realização de rastreios


A Unidade de Cuidados na Comunidade de Alter assinalou o Dia Mundial da Diabetes desenvolvendo várias sessões sobre "Atenção á Alimentação" nas freguesias de Seda, Chança e Cunheira, acompanhado de um rastreio de diabetes feito a todos os participantes.

Foram realizados 240 rastreios tendo sido encaminhados para atendimento pelos enfermeiros de família da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Alter do Chão todos aqueles que foram considerados com rastreio positivo.

As sessões contaram com a participação da Drª Rita Moreira, nutricionista, e o rastreio de glicémias esteve a cargo da enfermeira Ana Paula Fernandes. 

Estas sessões tinham como objetivo sensibilizar os presentes para a importância da alimentação na prevenção e no tratamento da Diabetes, e a prevenção e diminuição das amputações decorrentes daquela doença.

ULSNA

Oportunidades de negócios na Índia

Na próxima Segunda-feira, 20 de Novembro, vai decorrer, em Portimão, um seminário sobre as oportunidades de negócios e investimentos na Índia. Esta é uma iniciativa promovida pela Embaixada da Índia, com o apoio da Câmara Municipal de Portimão.
Este seminário que se destina a empresários, instituições e profissionais com interesse em negócios na Índia terá lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, entre as 9h30 e as 15h30 e contará com a participação da embaixadora da Índia, K. Nandini Singla e da presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes bem como representantes do Estado Indiano de Madhya Pradesh e da Confederação da Indústria Indiana (CII), que farão apresentações sobre oportunidades para os empresários portugueses, e especialistas profissionais em questões legais e tributárias que responderão a perguntas e consultas específicas.
Após o almoço haverá também lugar para reuniões individuais com a Confederação da Indústria Indiana (CII), o Governo da Madhya Pradesh e especialistas profissionais sobre questões legais e tributárias.
A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia através do email: mktasst.lisbon@mea.gov.inou através do telefone 213020728 até ao dia 17 de Novembro.
Fonte: O Algarve Económico

Onde posso doar sangue em Aveiro em 2018?

Todas as formas de divulgação 

possíveis são bem-vindas!

Justiça | Casal fugido à justiça de Timor pede para ser extraditado para Portugal


Pedido foi enviado à Procuradoria-Geral da República

Os portugueses Tiago e Fong Fong Guerra, detidos por entrada ilegal na Austrália após terem fugido à justiça de Timor-Leste, solicitaram à Procuradora-Geral da República que peça a sua extradição para Portugal, informou esta sexta-feira o advogado do casal.

O "pedido internacional de extradição para Portugal com detenção provisória" foi enviado à Procuradora-Geral da República portuguesa, Joana Marques Vidal, com conhecimento para a ministra da Justiça, Francisca Van-Dúnem, e para o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, segundo a carta do advogado à qual a Lusa teve acesso.

Os dois portugueses, Tiago Guerra e a sua mulher, Fong Fong Guerra, encontram-se detidos no Northern immigration Detention Centre, em Darwin, "por entrada ilegal no território australiano no passado dia 09 de novembro de 2017".

Ambos tinham sido condenados em agosto por um coletivo de juízes do Tribunal Distrital de Díli a oito anos de prisão efetiva e a uma indemnização de 859 mil dólares por peculato (uso fraudulento de dinheiros públicos). Os portugueses recorreram da sentença, considerando que esta padecia "de nulidades insanáveis" mais comuns em "regimes não democráticos", baseando-se em provas manipuladas e até proibidas.

Tiago e Fong Fong Guerra estavam submetidos a apresentações semanais junto das autoridades timorenses, mas fugiram de barco para a Austrália a 09 de novembro.

É por esta entrada ilegal na Austrália que o casal pede agora a extradição para Portugal, onde querem ser julgados, realçou à Lusa o advogado do casal, Pedro Mendes Ferreira, realçando que "nada tem a ver com o crime" pelo qual foram julgados em Díli.

O advogado do casal recorda que existe um Tratado de Extradição entre Portugal e a Austrália (ratificado pelo parlamento português em 1988) e recordam que o mesmo não acontece entre Timor-Leste e a Austrália.

"Por conseguinte, e uma vez que há pedidos concorrentes de extradição (Portugal e Timor-Leste), simultaneamente, por uma das partes contratantes no Tratado e por outro Estado sem acordo de extradição, e por diferentes factos, deverá o Estado requerido [a Austrália] decidir-se pela improcedência do pedido de extradição do Estado de Timor-Leste", indica o advogado do casal português na carta dirigida à PGR portuguesa.

Por outro lado, o advogado do casal também pede - suportando-se no tratado de extradição entre Portugal e Austrália - a "detenção provisória" dos dois portugueses, "como ato prévio de um pedido formal de extradição". Esta detenção poderia ser solicitada, propõe o advogado, através da Interpol.

Os dois cidadãos chegaram à Austrália com passaportes portugueses emitidos recentemente pela embaixada portuguesa em Díli - procedimento que suscitou artigos críticos na imprensa timorense - mas sem os vistos de entrada essenciais para tornar legal a entrada no país.

Na segunda-feira, o chefe da diplomacia portuguesa disse que Portugal está a prestar apoio consular a Tiago e Fong Fong Guerra, lembrando também o "escrupuloso respeito" pelo sistema judicial timorense.

"Confirmo também que esses dois portugueses, que aguardavam que um tribunal superior de Timor-Leste processasse o recurso que interpuseram face a uma sentença judicial de primeira instância, eram titulares e são titulares de um passaporte português", disse Augusto Santos Silva, especificando que ambos renovaram os respetivos cartões de cidadão no início deste ano, e mais recentemente pediram e foi-lhes emitido passaporte português.

O procurador-geral da República timorense, José Ximenes, confirmou à Lusa que as autoridades timorenses estão a preparar um mandado de captura para o casal.

Fonte: DN

Onde posso doar sangue em Aveiro em 2018?


Psp | Empresa onde trabalhava mulher morta pela polícia vai pagar transladação


Família tinha admitido não ter condições de repatriar o corpo da brasileira morta por engano pela polícia

A empresa onde trabalhava a mulher morta por engano pela PSP na sequência de uma perseguição policial vai pagar a transladação do corpo para o Brasil, confirmou o Diário de Notícias. A família de Ivanice Costa, 36 anos, tinha confessado não ter condições para repatriar o corpo.

"Estamos a tratar disso. Estamos a mobilizar as nossas atenções para repatriar o corpo", confirmou ao DN fonte do grupo Moiagest, proprietário do espaço comercial no aeroporto de Lisboa onde Ivanice Costa trabalhava desde que chegou a Portugal há 17 anos.

A empresa já contactou a família e, segundo contou ao portal G1, da Globo, uma tia da vítima, informou que no dia em que Ivanice morreu comemorava 17 anos de casa.

A mãe de Ivanice tinha dito ao mesmo portal que esperava que o Estado português providenciasse o repatriamento do corpo. "Eu queria que [me] trouxessem ela, já que a culpa é deles, que a culpa é do Governo, do Estado, que eles me mandassem a minha filha. Nós não temos [condições], porque deve ser muito caro. Eu queria minha filha aqui, pelo menos isso", disse Maria Luzia da Costa, que vive no noroeste do Paraná.

Ivanice Costa morreu na sequência de um disparo da PSP na segunda circular, em Lisboa, na sequência de um assalto em Almada. Em comunicado, a PSP alegou que o carro, um Renault Megane, "aparentava corresponder às características da viatura suspeita", um Seat Leon e que o condutor "desobedeceu à ordem de paragem" tendo "durante a fuga, tentado atropelar os polícias, que tiveram de afastar-se rapidamente para não serem atingidos e, em ato contínuo, os polícias foram obrigados a recorrer a armas de fogo".

O condutor foi detido por condução sem habilitação legal, por desobediência ao sinal de paragem e por condução perigosa.

Fonte: DN

Comentário: Parabéns à empresa por este gesto humanitário, para a família os mais sentido pêsames.

J. Carlos
Director

Turismo algarvio aposta na promoção on-line

A Associação Turismo do Algarve (ATA), agência responsável pela promoção da região junto dos mercados externos, tem vindo a investir na actualização e na melhoria dos seus canais de comunicação online.
Neste âmbito, o site oficial da ATA – www.algarvepromotion.pt – passou a assumir um comportamento “responsive”, permitindo a adaptação dos seus conteúdos às características do dispositivo a partir do qual está a ser consultado (computador, smartphone, tablet…), de forma a facilitar e a melhorar a experiência do utilizador na pesquisa e consulta de informação. Esta nova versão do site inclui ainda uma área restrita exclusiva para os associados da ATA, onde estes poderão ter acesso a um conjunto de informação útil e privilegiada tal como estudos, circulares, análises de mercado, comunicados de imprensa em diversos idiomas, entre outros dados que não estão disponíveis para quem não for associado.
Paralelamente, a ATA acaba de lançar um novo microsite exclusivamente dedicado ao “cycling & walking”, dois produtos estruturados que têm vindo a conquistar uma projecção e uma procura crescentes no segmento do turismo de natureza. Em www.cyclingwalkingalgarve.pt, os visitantes poderão aceder a uma plataforma online, que reúne um conjunto de informação especializada sobre estes produtos na região, nomeadamente a indicação das grandes rotas existentes devidamente sinalizadas para a prática destas actividades, uma listagem das principais empresas do Algarve (associadas da ATA) que prestam serviços nesta área, uma série de dicas e recomendações úteis para os turistas que viajam em modo de “self-guided” e ainda informações úteis sobre o destino e a sua oferta complementar, com destaque para a cultura, a história e a gastronomia locais.
Neste momento os mercados que mais procuram este tipo de turismo no Algarve são o Reino Unido, a Holanda e a Alemanha. Por esta razão, e dado o interesse crescente de outros mercados que começa a emergir, estão previstas, para breve, versões deste microsite dedicado ao cycling & walking em novos idiomas para além do português e inglês apresentados actualmente.
Fonte: O Algarve Económico

Apoios financeiros para investimento no sector da pesca

Realiza-se na próxima Terça-feira, 21 de Novembro, pelas 15h00, no auditório do Centro Autárquico de Quarteira, uma sessão de esclarecimento e divulgação sobre os apoios financeiros comunitários para projectos de investimento que decorram no território do Grupo de Acção Local (GAL) de Pesca do Sotavento Algarvio.
Durante esta sessão será apresentado o Regime de Apoio à Execução das Estratégias de Desenvolvimento Local de Base Comunitária do Programa Operacional Mar 2020 e o Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego.
O território de intervenção deste GAL engloba as zonas costeiras e ribeirinhas dos concelhos do Sotavento do Algarve e tem como objectivos estratégicos promover e valorizar a competitividade das actividades do Cluster Mar do Sotavento; promover a empregabilidade da população do território de intervenção; promover a sustentabilidade e valorização do património natural e cultural da Ria Formosa e do Estuário do Guadiana; e dinamizar a cooperação e animação do território.
Tendo como parceiro gestor o município de Olhão, este GAL é constituído ainda pelos municípios de Loulé, Faro, Tavira, Vila Real de Santo António, Castro Marim e Alcoutim e muitas outras entidades da região ligadas ao setor das pescas.
A dotação orçamental afeta ao GAL Pesca do Sotavento, com vista à execução da Estratégia de Desenvolvimento Local de Base Comunitária Costeira para o período 2014 a 2020, é de 3.306.042,00€.
Tendo em conta esta estratégia e as características do território de intervenção no que respeita a dinâmicas de desenvolvimento económico e de empreendedorismo, espera-se atingir resultados nos seguintes domínios: criação de novas empresas, criação de emprego, desenvolvimento e diversificação de actividades de empresas existentes e aumento das aplicações económico – produtivas associadas aos resultados de projectos de investigação.
Fonte: O Algarve Económico

Onde posso doar sangue em Aveiro em 2018?


Vitória dos Bombeiros: Bombeiros do Nordeste Chegam a Acordo com Direção da Corporação

ANBP/SNBP defenderam desde o inico os seus associados neste processo tendo chegado a acordo com a Associação de Bombeiros Voluntários do Nordeste de forma a salvaguardar as partes.
O Acordo foi feito em Tribunal do Trabalho no dia 17 de novembro. Em cima da mesa estava um montante de 31 mil euros de não pagamento de horas extraordinárias.
Com a revisão das contas, o valor baixou para a quantia de 8 mil euros a pagar em tranche única, e no prazo de 30 dias, para os cinco elementos que levaram a direção a Tribunal. Os 8 mil euros são para dividir por igual por todos.
Só com muito trabalho e empenho de todos se atingem os objetivos.
Fonte: BPS

Docapesca lança concursos para exploração de bares de praia

A Docapesca publicou, esta Quinta-feira, 16 de Novembro, em Diário da República, procedimentos concursais para a exploração, pelo período de 10 anos, de três estabelecimentos de praia, situados na Fuseta, no concelho de Olhão.
Um desses estabelecimentos é o «Bar 18», que tem uma área coberta de 42,93 m2 e duas esplanadas, com área de 55,99 m2. Outro é o bar «O Cubanito», também composto por uma área coberta (111 m2) e esplanada (178 m2). O terceiro estabelecimento em causa é o bar «O Farol», composto por 60 m2 de área coberta, 20,43 m2 de esplanada e 4,86 m2 de telheiro.
Os interessados devem entregar as respectivas propostas no prazo de 30 dias úteis após a data de publicação dos anúncios. Os valores mínimos que devem apresentar é de 63 euros/m2 por ano para a área coberta; 28,35 euros/m2 para a esplanada e de 11,63 por cada m2 de telheiro.
As propostas devem ser entregues pessoalmente ou enviadas por correio para Docapesca – Portos e Lotas, SA, Rua Miguel Bombarda, Edifício Varandas de Faro, Bloco D, Loja A, 8000-394 Faro.
Todas as informações sobre este processo podem ser consultadas no site da Docapesca.
Fonte: O Algarve Económico

Onde posso doar sangue em Aveiro em 2018?



Hora de Fecho: Jornalista-político. Quando Marcelo fazia jornais

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Numa composição, aos 14 anos, viu na imprensa a sua "sina". Marcelo, que esta semana falou aos jornalistas, inaugurou uma nova forma de fazer notícias políticas. Com muita intriga e loucuras pelo meio
O primeiro-ministro, António Costa, admitiu esta sexta-feira que a possibilidade de contabilização dos mais de nove anos em que as carreiras dos professores estiveram congeladas existe "em abstrato".
Mário Centeno não cede as professores e diz que não se pode tratar de igual forma o que não é igual. Braço-de-ferro vai continuar e não haverá dinheiro no Orçamento para mais progressões em 2018.
Um dia depois de deixar a petrolífera Sonangol, a empresária angolana Isabel dos Santos voltou aos negócios e retomou o projeto da nova cerveja nacional anunciado no final do ano passado.
A Procuradoria-Geral da Bélgica pediu ao juiz que extraditasse Carles Puigdemont para Espanha. A decisão do tribunal vai ser anunciada a 4 de dezembro, mas o processo pode arrastar-se até janeiro.
A Miss Iraque Sarah Idan publicou uma selfie no Instagram com Adar Gandelsman, Miss Israel. A fotografia já suscitou reações, nem todas positivas.
A morte dos juízes Giovanni Falcone e Paolo Borsellino, os atentados à bomba em Florença ou o massacre da Avenida Lazio. Recordamos alguns dos principais crimes de Totò Riina.
Os três partidos de Esquerda -- PS, BE e PCP -- desceram nas intenções de voto dos portugueses. Ao contrário de PSD e CDS, que subiram. Marcelo continua a conquistar popularidade.
Num mercado cada vez mais democratizado onde o barato também pode ser bom, reunimos uma fotogaleria com novidades que vai ter vontade de comprar logo quatro ou cinco. Tudo a menos de dez euros.
Aproveitando o facto de ter 'o mundo' com os olhos postos na revelação do seu camião, Musk fez o inesperado: apresentou (também) o Roadster, que promete ser o carro de produção mais rápido do mundo.
Finalmente, foi apresentado o supercamião da Tesla. E valeu a pena esperar: é mais aerodinâmico do que o Chiron, mais rápido do que os SUV diesel e dá 10 a 0 à concorrência a gasóleo. Até nos custos. 
Opinião

Rui Ramos
António Costa definiu esta semana a sua política como sendo de “chapa ganha, chapa distribuída”. O que não disse foi que muitas chapas distribuídas não são de facto chapas ganhas, mas chapas falsas. 

José Manuel Fernandes
Os professores pedem progressões automáticas como as de outros funcionários públicos, mas nem sabem como tal é injusto quando pensamos no mundo real e não protegido dos trabalhadores do sector privado

Helena Garrido
São 115 pessoas, com nome e família, que perderam a vida porque o Estado falhou. Em menos de cinco meses. Estas estão a ser as nossas escolhas, quer queiramos ou não ver.

Jean-Claude Juncker e Tibor Navracsics
Na cimeira de Gotemburgo, à medida que a Europa constrói o seu futuro, a educação e a cultura devem constituir o ponto de partida. Estas são um motor para a criação de emprego e para o crescimento.

José Filipe Correia Guedes
Figuras de proa da revolução digital e tecnológica começam a ficar preocupados com as novas capacidades da inteligência artificial. Elon Musk afirmou que coloca maiores riscos do que o arsenal atómico
b90d7ed2-70a7-41c4-947b-cb56e7c94d84.png
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa