sábado, 15 de julho de 2023

Inscrição do Culto a Santa Joana no Inventário Nacional do PCI; Limpeza do viaduto de Esgueira na Avenida Europa; Exposição “Cerâmica com Natureza” apresenta trabalhos de alunos do Pré-escolar

 I – Inscrição do Culto a Santa Joana no Inventário Nacional do PCI
O Património Cultural inclui os bens de natureza material e imaterial significativos para a identidade de cada país, estando os bens culturais imateriais relacionados com os saberes, as crenças, os hábitos e as práticas, bem como o modo de ser das populações.

Cientes da relevância que transporta a herança cultural imaterial aveirense, e reconhecendo ao mesmo tempo que o celebrar o Culto a Santa Joana, vivo desde 12 de maio de 1490, promove a sua identidade, a Câmara Municipal de Aveiro, através do Museu de Aveiro / Santa Joana, com a colaboração da Diocese de Aveiro e da Irmandade de Santa Joana Princesa, apresentou candidatura à Direção Geral do Património Cultural a inscrição do Culto a Santa Joana no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial. (Dec. Lei 139/2009).

Nesta candidatura documenta-se e comprova-se o acontecimento em si, o “Culto”, assim como as suas manifestações vivas pelas comunidades, o ímpeto da própria devoção e da festividade, salvaguardadas sobretudo pelas dinâmicas da Diocese de Aveiro e da Irmandade de Santa Joana Princesa. A participação coletiva de grupos integrantes da comunidade aveirense, de devotos e praticantes, bem como de outros participantes ativos nas áreas da música e do canto coral, do teatro e das artes visuais, do desporto, entre outros, inseridos coletivamente num contexto territorial alargado e extensível às zonas lagunares da ria, permitiu substanciar os testemunhos atuais e o olhar antropológico sobre a manifestação viva do “Culto a Santa Joana”.

O Culto a Santa Joana, centrado em Aveiro, confirmou ainda ter expressão universal. A devoção viva e atual estende-se a outros territórios nacionais, tais como às Paróquias de Salselas, Alvalade e Tentúgal, e ainda às comunidades de Votuporanga e Curitiba no Brasil, simbolizando um sentimento global, que leva Aveiro ao mundo.

A Câmara Municipal de Aveiro reconhece, assim, a importância da inscrição do Culto a Santa Joana no Inventário Nacional do PCI, confirmando o culto e devoção à Padroeira de Aveiro, que, à parte dos credos, é uma figura incontornável com marca indelével em Aveiro.

II – Limpeza do viaduto de Esgueira na Avenida Europa
Condicionamentos de trânsito
Dando continuidade à operação de lavagem e limpeza de túneis rodoviários da Cidade e do Município, a Câmara Municipal de Aveiro, de segunda a quinta-feira, 17 a 20 de julho, irá proceder à limpeza do Viaduto de Esgueira, na Avenida Europa.
Esta operação irá provocar alguns condicionamentos de trânsito durante os referidos dias da operação, no sentido Norte > Sul (Cacia – Aveiro), sendo que a circulação será desviada pela saída para a rotunda sobre o viaduto, com a necessária e devida informação sinalizada no percurso.
Dado tratar-se de uma zona de muito afluência de trânsito, principalmente nos períodos de início da manhã (07h00 – 10h00) e de final de tarde (17h00 – 20h00), a CMA pede a melhor compreensão e colaboração dos nossos concidadãos para os constrangimentos que este trabalho irão provocar, solicitando que possam evitar esta zona da Cidade, sempre que possível.
Para isso, os automobilistas devem utilizar como alternativas, a A25 para acesso ao Centro da Cidade de Aveiro ou a Rua João Francisco Casal e Rua da Boavista para chegada a outros pontos da Cidade e do Município.

III - Exposição “Cerâmica com Natureza” apresenta trabalhos de alunos do Pré-escolar
A Câmara Municipal de Aveiro tem patente no Museu de Aveiro / Santa Joana a exposição “Cerâmica com Natureza” que apresenta trabalhos em cerâmica, onde se incluem também Proas de Barcos Moliceiro.
Os trabalhos foram realizados pelas crianças que frequentam o Pré-Escolar e que os prepararam no âmbito do programa Educ’Arte nas Atividades de Animação e Apoio à Família. Durante este programa de cerâmica as crianças tiveram contacto com o grés e criaram peças utilizando diferentes técnicas.
As peças estão em exposição (patente até 30 de julho) e irão ser visitadas pelos alunos que, neste mês de julho, estão a frequentar as AAAF. Pretende-se que os alunos possam sensibilizar as suas famílias a visitar esta mostra.

Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]
Foto: Litoral Centro

POSTO DE SAÚDE DE PRAIA DE ARMAÇÃO DE PÊRA ABRE DIA 15 DE JULHO

 A Câmara Municipal de Silves informa que o Posto de Saúde de Praia de Armação de Pêra, irá funcionar de 15 de julho a 17 de setembro, entre as 10h00 e as 18h00, no Edifício da Lota.
Este serviço, resultante de uma parceria entre a Cruz Vermelha e a ARS, tem como objetivo de prestar cuidados de saúde de enfermagem a veraneantes e a munícipes, não só em situações de insolações, picadas de peixe-aranha, pequenas escoriações ou quebras de tensão mas, também, no caso de tratamentos médicos (devendo o utente, neste caso, fazer-se acompanhar da respetiva guia de tratamento).
O Município de Silves congratula a iniciativa.

Marinha Grande | INSCRIÇÕES PARA OS CAMPOS DE FÉRIAS DE SÃO PEDRO DE MOEL


O Município da Marinha Grande vai organizar Campos de Férias para jovens do concelho dos 8 aos 14 anos, de 7 de agosto a 2 de setembro, na Colónia Balnear Afonso Lopes Vieira, em São Pedro de Moel.

As inscrições são presenciais e decorrem nos dias 19, 20 e 21 de julho, das 09h00 às 16h00, no edifício do Arquivo Municipal, situado junto ao Jardim Stephens.
No presente ano, excecionalmente, os Campos de Férias de São Pedro de Moel decorrerão apenas durante 4 semanas, durante o mês de agosto, atendendo ao facto da referida instalação municipal ter sido recentemente alvo de obras de remodelação.

À semelhança de edições anteriores, serão garantidos às crianças e jovens participantes no Campo de Férias, alojamento, alimentação, seguro de acidentes pessoais, transporte e um programa de atividades diversificadas.
Esta iniciativa tem como objetivos: promover a ocupação saudável dos tempos livres dos jovens; permitir o desempenho de atividades que proporcionem o convívio e o espírito de grupo; proporcionar o contacto com algumas atividades lúdicas e desportivas menos habituais; e potenciar a capacidade de participação dos jovens.

Escalões Etários:
Os Campos de Férias de São Pedro de Moel compreendem os turnos e escalões etários em anexo.

O preço da inscrição é de 15,00€ (quinze euros). As crianças e os jovens subsidiados pelo sistema de ação social escolar beneficiam de isenção de pagamento. Prevê-se ainda uma quota até 40% das vagas existentes em cada período, para casos definidos no respetivo regulamento municipal.

No momento da inscrição, deverão ser apresentados os seguintes documentos:
-Educandos/Participantes: Cartão de Cidadão, Boletim de vacinas atualizado à data dos campos de férias, cartão de utente do serviço nacional de saúde;
- Encarregados De Educação: Cartão de Cidadão e NIF (Nº de Contribuinte)
Limite máximo de 2 inscrições por pessoa, exceto em caso de irmãos (insc. de irmãos + 1).

As normas de funcionamento dos Campos de Férias podem ser consultadas no endereço https://www.cm-mgrande.pt/p/camposdeferias