sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

CARNAVAL DE TORRES VEDRAS VOLTA A SER UM SUCESSO EM 2024


O São Pedro pregou uma partida, ao trazer uma meteorologia menos agradável, porém não foi o que impediu os foliões de saírem à rua para fazerem a festa.

Cerca de 450 mil foliões estiveram nas ruas da cidade de Torres Vedras para participarem nas festividades carnavalescas torrienses.
Foi, na sexta-feira de manhã, dia 9 de fevereiro que o Carnaval de Torres Vedras se iniciou. Contudo, a chuva que se fazia cair a partir das 9h00 não permitiu que, o Corso Escolar, com cerca de 7.000 alunos (do ensino pré-escolar ao ensino secundário) de 77 estabelecimentos de ensino, acompanhados por mais de mil professores e auxiliares de ação educativa, saísse para as ruas da cidade. No entanto, a folia dos mais pequeninos viveu-se na mesma, uma vez que cada escola organizou um desfile interno, onde puderam brincar, dançar e darem início a um dos eventos mais esperados do ano.

No período da tarde, do dia 9 de fevereiro, realizou-se o Baile de Máscaras Tradição, onde participaram cerca de 900 foliões seniores de Torres Vedras e, de concelhos vizinhos nomeadamente Mafra, Sobral de Monte Agraço, Lourinhã e Alenquer, que fantasiados, divertiram-se toda a tarde ao som da Banda Abel Alves no Pavilhão Multiusos, na Expotorres.

A Chegada e Entronização dos Reis, na sexta-feira à noite, também sofreu alterações de localização, uma vez que as condições meteorológicas não eram as mais favoráveis. Assim sendo, foi no Pavilhão Multiusos, na Expotorres, que Suas Altezas Reais, vindos num carro futurista, acompanhados por associações carnavalescas, grupos de mascarados, matrafonas, cabeçudos, zés-pereiras, bombos, cavalinhos, gaiteiros e majoretes de Wellington (cidade geminada com Torres Vedras) formaram um verdadeiro cortejo real e deram, oficialmente, início às festividades carnavalescas.
No sábado à noite, dia 10 de fevereiro, o concurso de grupos de mascarados foi o destaque, tendo participado 34 grupos, com cerca de 1600 participantes. Os resultados, foram conhecidos no Corso Diurno de terça-feira, dia 13 de fevereiro. O Prémio da Real Confraria do Carnaval de Torres foi atribuído ao grupo “CÚ-Lones do Futuro”. No que se refere ao Prémio do Público, os 1º, 2º e 3º classificados foram, os grupos: “As Robertas – COJOPE”; “Ribeirinhas” e “E.Tinhas da Avó”, respetivamente. No que diz respeito ao Prémio dos Grupos, o primeiro classificado foi “As Robertas – COJOPE”; o segundo foi “E.Tinhas da Avó” e o terceiro foi “CÚ-Lones do Futuro”. Além disto, houve uma visita especial da Sra. Embaixadora dos EUA, Randi Charno Levine, que veio conhecer o Carnaval “mais português de Portugal”.

Domingo, dia 11 de fevereiro, apesar da maioria dos Corsos de Carnaval espalhados pelo país não terem saído à rua, em Torres Vedras saiu e, circularam pela primeira vez, os seis carros alegóricos e o carro dos Reis.
Um dos pontos altos do Carnaval de Torres Vedras, é o Corso Trapalhão, caracterizado por não existirem restrições, mas sim muitas trapalhadas, sorrisos e boa disposição na segunda-feira à noite. Este momento foi marcado pela presença dos carros espontâneos que também estiveram nos Corsos diurnos. Ao todo, foram 16 carros, em que 12 são motorizados e 4 não-motorizados com 485 elementos.

Na segunda-feira, dia 12 de fevereiro, realizou-se o habitual Concurso de Matrafonas do Carnaval de Torres Vedras que contou com 55 concorrentes que, em saltos altos, de minissaias e de perucas, tentaram a sua sorte. Na categoria “Miss Mini-Matrafona”, o prémio foi para o número 15, João Afonso, 10 anos. Logo a seguir, na categoria de “Miss Matrafona”, o 1º prémio foi atribuído ao número 44, Francisco Jacinto, o 2º prémio foi para o número 38, Augusto Silva, e o 3º prémio foi dado ao número 46, Luís Carlos. Por fim, na categoria de “Miss Madura”, o prémio coube ao número 29, Paulo Rato, 55 anos.

As Praças Super Bock (Jardins de Santiago), Paladin (Mercado Municipal de Torres Vedras) e Dr. Alberto Avelino estiveram sempre ao rubro com os DJ’s do Carnaval. Pela primeira vez, a Praça Dr. Alberto Avelino funcionou as quatro noites e, no contexto do Arraial Fest, contou com a presença da Romana, no dia 10 de fevereiro e, Augusto Canário, no dia 12 de fevereiro.

Ao nível da segurança e do socorro, de destacar a redução do número de ocorrências relacionadas com cuidados de saúde. Recorde-se que, ao longo dos 6 dias do evento, estiveram presentes cerca de 1500 profissionais de segurança, saúde e socorro. Foram também instaladas 16 câmaras de videovigilância, mais duas do que em 2023. E, pelo terceiro ano consecutivo, foi instalado o Posto Médico Avançado na Expotorres, que deu resposta à quase totalidade das ocorrências.

Ainda, de salientar que se realizaram ações de prevenção e sensibilização para que as festividades carnavalescas de Torres Vedras ocorressem de uma forma mais saudável. Deste modo, a Proteção Civil, desenvolveu um trabalho de sensibilização junto dos alunos do secundário e, ainda distribuiu pulseiras +18 durante o evento. O ATV, Académico de Torres Vedras, no âmbito do projeto “Atitude Positiva”, desenvolveu para os alunos do terceiro ciclo, ações de alerta para o consumo excessivo de drogas e álcool. A Cruz Vermelha também esteve no terreno com uma ação de distribuição de folhetos informativos para sensibilizar o consumo de álcool e, por último o ICAD (Instituto para os Comportamentos Aditivos e as Dependências) fez testes de álcool ao longo dos dias.

Referindo também, que o Carnaval de Torres Vedras tem uma componente ambiental e sustentável e, por isso a implementação generalizada de copos reutilizáveis, resultam numa redução considerável do copo de plástico de utilização única. Além disso, o Carnaval é um EcoEvento Valorsul e, nesse âmbito houve um intenso trabalho de recolha seletiva de resíduos, em que este valor monetário será entregue a uma instituição local.

Com o fim do Carnaval deste ano sob o tema “Carnaval do Futuro”, também é o término das comemorações do centenário do evento.

O Carnaval de Torres Vedras é uma organização da Câmara Municipal de Torres Vedras e da entidade municipal Promotorres. Conta com o patrocínio de Super Bock, Paladin e Arena Shopping. O vinho oficial é AdegaMãe. A água oficial é Vimeiro. Televisão oficial: TVI. Rádio oficial: RFM. Apoio: KP World. Certificação ambiental: EcoEvento Valorsul. Apoio: Oeste Portugal e Turismo de Portugal.

*Área de Comunicação da Câmara Municipal de Torres Vedras

Cantanhede | No Dia de S. Valentim. Vamos falar sobre Sexualidade foi o mote para sessão das Tardes Comunitárias

 
Mais de sessenta pessoas estiveram presentes, no passado dia 14 de fevereiro, no auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede, a assistir à sessão das Tardes Comunitárias, subordinada ao título Vamos falar sobre Sexualidade. Vera Carnapete, Psicóloga Clínica e da Saúde e Terapeuta Sexual, foi a profissional convidada para desenvolver a iniciativa.
Na sessão de abertura esteve Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal que aproveitou a ocasião para elogiar a “sólida preparação académica e profissional de Vera Carnapete”, assim como a pertinência de se abordar esta temática, numa data em que muitos países assinalam o Dia dos Namorados ou Dia de S. Valentim e o Amor.
Para o autarca “a sexualidade não pode ser desencarnada de uma antropologia da afetividade, pois é uma parte integrante da nossa personalidade, do modo de ser, de comunicar, pelo que falar sobre sexualidade implica, também, falar sobre a educação para o amor, para os afetos, mas, igualmente, sobre amizade”. Pedro Cardoso frisou a importância da sexualidade para a felicidade dos indivíduos, que, “reaprender a sexualidade é um desafio da formação integral da pessoa humana ao longo da toda a vida”.
No decurso da palestra, que se verificou dinâmica e descontraída, Vera Carnapete explicou alguns conceitos relacionados com a sexualidade e a sua importância para a felicidade e equilíbrio dos seres humanos e como é vivenciada de forma única em cada etapa da vida, mesmo na idade madura.
A sessão ficou enriquecida por alguns testemunhos de participantes que partilharam factos relacionados com a temática.
Vera Carnapete é natural de Cantanhede, onde reside. Licenciada em Psicologia desde 2002, Vera Carnapete é especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, em Psicologia Comunitária e em Sexologia, pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. É formadora na área da Saúde Sexual e Reprodutiva, desde 2003 e Terapeuta Sexual, desde 2013 e Coordenadora Regional da Associação para o Planeamento da Família - Delegação do Centro (APF), desde 2004.


*Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo

ATLETAS DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA COMPETIRAM NO POIARES TRAIL

 
Numa organização da secção de Atletismo da Associação Recreativa de S. Miguel de Vila Nova de Poiares, realizou-se no passado dia11 de fevereiro a edição de 2024 do Poiares Trail, com 3 provas competitivas de 35km, 20km e 12km e uma caminhada.
Participaram 5 atletas da ASSSCC Ar Livre e Aventura, distribuídos pelas provas de 35km pontuável para o Circuito Nacional de Trail da ATRP série 150, de 20km pontuável para o Circuito Nacional de Trail Sprint da ATRP e para o Circuito Distrital de Trail Running de Coimbra na vertente de Trail Curto e de 12km, tendo na prova de 35km, o atleta Nuno Almeida, alcançado a 138ºposição na classificação masculino e o 36º lugar no escalão M45.
Na prova de 20km, no sector feminino Gabriela Marques, alcançou a 15ª posição na classificação geral feminina e o 4º lugar no escalão F40, tendo Catarina Marques, alcançado a 16ª posição na classificação geral feminina e o 5º lugar no escalão F40.
No sector masculino Luís Couto, alcançou o 24º lugar na classificação geral masculino e o 4º lugar no escalão M40.
Na prova de 12km, a atleta Carla Henriques, alcançou a 7ª posição na classificação feminina.

Com o apoio:
Fisioterapeuta Ana Taraio
Luisa Cabeleireiro
Mariana Andrade Martins Nutricionista
Óptica Loisas Loisas - Zeiss
Fisiobaía - Terapias diferenciadas
Streetsport Animação Turística
Fisio André Viegas
NH Fitness Athletes - Preparação Física e Alta - Performance (Nelson Heleno)


SECÇÃO DE NATAÇÃO DA ASSSCC PRESENTE NA EDIÇÃO DE 2024 DO MEETING CIDADE DE LEIRIA

 A Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, esteve presente na edição de 2024 do Meeting Cidade de Leiria.
A competição destinada ao escalão de Infantis contou com a participação de 214 atletas em representação de 30 clubes, esta edição com participação da uma seleção espanhola da Extremadura.
A competição teve como palco as piscinas municipais da cidade de Leiria e decorreu nos dias 10 e 11 de fevereiro, com as eliminatórias a realizarem-se na parte da manhã e as finais de tarde.
Os 8 atletas da SCC tiveram em bom plano tendo atingido 7 finais A e 9 finais B.
O maior destaque vai para o 3º lugar obtido por Santiago Pereira em Inf A nos 200 estilos.


Europe Direct Viseu Dão Lafões anuncia iniciativas em ano decisivo para a construção europeia


Comissão Europeia aprovou plano de atividades do EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões para 2024.
O EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões está preparado para que 2024 seja um ano de iniciativas marcantes, depois de o seu plano de atividades ter sido aprovado pela Comissão Europeia. O documento propõe não apenas fortalecer os laços entre a região e a União Europeia, mas também envolver ativamente os cidadãos locais em questões cruciais que moldarão o futuro da Europa.

As atividades previstas mantêm e intensificam as dinâmicas de trabalho em rede dos anos anteriores e têm como base as prioridades estratégicas da União Europeia. A agenda do EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões para 2024 abrange temas tão atuais como as Eleições Europeias, que vão ter lugar em início de junho, ou o Pacto Ecológico Europeu, que visa colocar a União Europeia na linha da frente da transição ecológica e alcançar a neutralidade climática até 2050.

O plano de atividades pretende fazer chegar as iniciativas ao maior número possível de pessoas de Viseu Dão Lafões e da Região de Aveiro. Para tal, aposta de forma específica na comunicação, tanto online como offline, na realização de exposições e em workshops e sessões de rua, bem como na dinamização de ações destinadas à comunidade escolar.

Principais atividades previstas

Em concreto, estão previstas as seguintes iniciativas durante o ano de 2024:

“EU Beach Clean Up”: Limpeza de praia fluvial na região de Viseu Dão Lafões, com voluntários e com a equipa de sapadores florestais da CIM Viseu Dão Lafões. O objetivo é sensibilizar os cidadãos para a proteção dos oceanos e do ambiente.

“Dia da Europa - Olimpíadas da UE”: no dia 9 de maio, o Europe Direct realizará as Olimpíadas da UE, com alunos do 3.º ciclo de diversas escolas da região. Desta forma, os jovens contactam com a importância de uma participação ativa na construção do projeto europeu.

“3.ª Edição do Bootcamp Grow EU”: a 3.ª edição desta iniciativa junta jovens de Viseu Dão Lafões e de Aveiro e será centrada na temática das eleições europeias. Serão realizadas atividades e apresentações, que envolverão os jovens nos assuntos europeus. A atividade será realizada em parceria com o Instituto Politécnico de Viseu, a Universidade de Aveiro e os alumni do Summer CEmp.

“Debate - Eleições Europeias 2024”: debate com a presença dos membros da BELC- Rede de Eleitos Locais. Será moderado por um jornalista de um meio de comunicação local e visa levar a temática das eleições e da importância da participação democrática ao maior número possível de cidadãos.

“3.ª edição do Programa UEscolas”: O Programa UEscolas será dividido em duas partes. Um workshop para professores pretende sensibilizá-los para a importância de abordar os assuntos europeus em contexto educativo, enquanto a atividade “UE é que sei”, destinada aos alunos com mais de 12 anos, pretende levar os temas europeus à escola de uma forma lúdico-pedagógica.

Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões (entidade de acolhimento do EUROPE DIRECT), destaca que 2024 é um ano particularmente importante para o projeto europeu. “Este é um ano de eleições europeias e queremos que os cidadãos sintam, cada vez mais, que são parte integrante desta União e que têm uma palavra a dizer sobre o futuro da Europa. O Plano de Atividades reflete o nosso compromisso em abordar as questões mais prementes que afetam a nossa região e a União Europeia como um todo”, considera.

“Com este plano, o EUROPE DIRECT tem a capacidade de promover uma maior participação e uma melhor compreensão dos cidadãos em relação ao funcionamento do projeto europeu. É uma oportunidade para fortalecermos, com atividades em todo o território, os laços entre a União Europeia e os cidadãos da nossa região”, acrescenta Nuno Martinho.

*Miguel Fernandes
Gabinete de Comunicação CIM Viseu Dão Lafões

CÂMARA MUNICIPAL DE SILVES REALIZA REUNIÕES DE CÂMARA MUNICIPAL DESCENTRALIZADAS

 O Executivo da Câmara Municipal de Silves implementa reuniões descentralizadas em todas as freguesias do concelho, com o objetivo de auscultar a população num processo de cooperação e partilha.
As reuniões públicas descentralizadas são um instrumento de participação onde o público pode intervir e questionar diretamente a Presidente da Câmara Municipal e os Vereadores.
Além de favorecer a proximidade junto da população, estas reuniões permitem ainda ouvir, esclarecer e prestar contas da gestão municipal, contribuindo assim para uma democracia local mais participativa.
Os munícipes interessados em intervir deverão proceder à respetiva inscrição, no local, com uma antecedência mínima de 30 minutos da data da reunião.
Será dada prioridade aos assuntos relacionados com as freguesias em questão e de interesse coletivo e/ou público.

Reguengos de Monsaraz promove atividades desportivas e dinamiza a economia local

 O concelho de Reguengos de Monsaraz vai receber diversos eventos desportivos nos meses de fevereiro e de março. A agenda desportiva integra as modalidades de ciclismo, corta mato, trail, basquetebol, passeio em veículos todo-o-terreno e exposição de carros de tuning. O Município de Reguengos de Monsaraz pretende assim promover diversas atividades desportivas, mas também combater a sazonalidade e impulsionar a economia local através da dinamização da restauração, dos alojamentos e do comércio local, pois estes eventos constituem um importante fator de atração de visitantes que se deslocam ao concelho fora da época alta.
No dia 23 de fevereiro, pelas 11h, o pavilhão gimnodesportivo de Reguengos de Monsaraz recebe uma atividade para assinalar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, intitulada Basquetebol em Cadeira de Rodas. Esta iniciativa integra um jogo de basquetebol e é organizada pelo Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz com o apoio do Município de Reguengos de Monsaraz, Federação Portuguesa de Basquetebol, Associação de Basquetebol do Alentejo e Atlético Sport Clube/Bombeiros Voluntários de Reguengos de Monsaraz.
O 1.º Girls Festauto vai decorrer de 23 a 25 de fevereiro no Parque de Feiras e Exposições de Reguengos de Monsaraz. Este evento organizado pela Trial Voz de Reguengos prevê a participação de cerca de duas mil pessoas para assistirem à exposição de carros de tuning, Drag Races e espetáculos musicais.
 
Na zona desportiva de Reguengos de Monsaraz vão disputar-se no dia 2 de março, a partir das 14h, os XXVI Campeonatos do Alentejo de Corta Mato. Nas provas vão participar cerca de 400 atletas das associações de atletismo de Évora, Beja e Portalegre.
 
Nos dias 16 e 17 de março decorre o passeio com veículos todo-o-terreno IV Historical Challenger, organizado pela Trial Voz de Reguengos. Este passeio para jipes e motas vai ligar Reguengos de Monsaraz a Altura, no Algarve, e visa divulgar o património cultural e paisagístico, a gastronomia, os produtos endógenos e o desporto de aventura.
 
Reguengos de Monsaraz vai receber no dia 22 de março o final da terceira etapa da Volta ao Alentejo em Bicicleta. Esta competição organizada pela Podium e pela CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central vai decorrer de 20 a 24 de março pelas estradas do Alentejo.
 
No dia 24 de março realiza-se o Sharish Monsaraz Natur Trail com cerca de 1.500 participantes. Este evento organizado pelo Grupo Desportivo Piranhas do Alqueva integra as provas Mini Trail/Caminhada de 10 quilómetros, Trail Sprint de 20 quilómetros, Trail Longo de 30 quilómetros e Ultra Trail de 75 quilómetros.

*Carlos Manuel Barão / Comunicação e Imagem

 

ALTERAÇÕES DE TRÂNSITO EM SILVES A PARTIR DO DIA 16 DE MARÇO ÀS 09H00

 O Município de Silves informa que, serão implementadas alterações de trânsito em Silves, a partir do dia 16 de março, às 09h00, com as seguintes modificações:
» Rua Sítio do Pinheiro e Rua do Monte Branco » implementação de sentido único de trânsito, poente/nascente
» Rua S. José, Enxerim » implementação de sentido único de trânsito, poente/nascente
» Rua dos Lírios e Rua da Esteva, Bairro Ché, Enxerim » implementação de sentido único
» Rua do Sagrado Coração de Maria » implementação de sentido único de trânsito poente /nascente
» Rua Dr. João de Menezes » implementação de sentido único no sentido nascente/poente
» Rua Cruz da Palmeira » implementação de sentido único de trânsito, exceto bombeiros (até ao quartel)
O Município de Silves agradece a melhor compreensão e atenção dos automobilistas, residentes e utentes.
 

TRABALHOS NOTURNOS NA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE ALCANTARILHA NOS DIAS 15 E 16 DE FEVEREIRO ENTRE AS 23H00 E AS 06H00

O Município de Silves informa que, no âmbito dos trabalhos na “Linha do Algarve – Alteamento de Plataformas, Estações e Apeadeiros”, a estação ferroviária de Alcantarilha será alvo de trabalhos noturnos, nomeadamente levantamento e instalação de passadeira em pavimento de borracha tipo strail, nos dias 15 e 16 de fevereiro, entre as 23h00 e as 06h00.
A Autarquia pede a compreensão para esta situação e agradece a colaboração de todos.