quarta-feira, 8 de setembro de 2021

Proença-a-Nova | Festival dos Sabores Caprinos inicia-se este sábado nos restaurantes aderentes


O Festival dos Sabores Caprinos realiza-se entre os dias 11 e 26 de setembro, diariamente, em 15 restaurantes do concelho que vão apresentar nas suas ementas propostas que utilizam a carne ou o leite de cabra, nomeadamente cabrito assado ou estonado, afogado da boda, chanfana, maranho, queijo cabreiro ou tigelada. Serão considerados igualmente pratos de borrego. Os clientes dos restaurantes aderentes que consumirem estas propostas recebem um cupão que pode ter prémios a deduzir no valor da refeição.

Depois dos festivais do Peixe do Rio e da Tigelada, os Sabores Caprinos têm igualmente como objetivo promover os pratos com maior tradição do território. De acordo com dados do Gabinete de Apoio ao Agricultor e Empresário, o concelho já deteve mais de 30 mil cabras entre os anos de 1940 e 1970, sinal da importância que o gado caprino tinha para as famílias pois possibilitava um rendimento extra, por exemplo através da venda dos cabritos ou do leite. Os pratos com cabra eram frequentes nas principais festividades, como o casamento – dando origem ao afogado da boda – ou as festas das aldeias em que o maranho e a tigelada estavam sempre presentes. Também durante as malhas, nas casas mais ricas havia o costume de matar uma cabra para alimentar os ranchos que se dedicavam a esse trabalho.

Atualmente (números de 2020), o concelho tem cerca de 5.200 caprinos adultos, distribuídos por 490 proprietários. Mesmo sem a expressão de outros tempos, mantêm importante papel ambiental, ecológico e paisagístico, a que se soma a questão turística por via da promoção da gastronomia com este produto tradicional. Em termos de raças, a autóctone Charnequeira está quase extinta, estando a ser substituída especialmente por raças exóticas, nomeadamente Saanen, Alpina e, ultimamente, Murciana e Malaguenha.

Inscrições na Universidade Sénior de Mira estão abertas: Para uma vida sénior (mais) saudável…

As inscrições para o ano letivo 2021/2022 da Universidade Sénior de Mira já se encontram abertas no Mira Center das 09h:00 às 17h:00, com as seguintes disciplinas disponíveis:

  1. Espanhol;
  2. Ginástica;
  3. Hidroginástica;
  4. Inglês - Iniciação;
  5. Inglês - Continuação;
  6. Literatura e Cinema;
  7. Saúde e Bem-Estar;
  8. Tecnologias de Informação e Comunicação – Iniciação à Informática;
  9. Tecnologias de Informação e Comunicação – Avançado;
  10. Walking Football;
  11. PRO(ATIVA)IDADE;
  12. Virtuall.
  13. Alimentação e Culinária Saudável;
  14. Clássicos da Literatura Portuguesa.
Fonte: Mira Online

Mulher detida por suspeita de sete crimes de incêndio

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, no cumprimento de mandado de detenção emitido pelo DIAP de Coimbra, “deteve ontem uma mulher, de 51 anos, divorciada, desempregada, pela presumível prática de sete crimes de incêndio florestal, ocorridos no mês agosto, todos na freguesia de Cernache, concelho de Coimbra”

A suspeita, que terá atuado em coautoria com o seu companheiro, sujeito à medida de coação de prisão preventiva pelos mesmos factos, com uso de chama direta, ateou os incêndios na floresta, em zona com vasta mancha florestal, com continuidade vertical e horizontal, confinante com a zona urbana, com áreas ardidas de cerca de um hectare. Os incêndios teriam proporções mais gravosas caso não tivesse havido uma rápida intervenção dos meios de combate.

A atuação da suspeita colocou em perigo a integridade física e a vida de pessoas, habitações e a grande mancha florestal.

A detida foi hoje presente a primeiro interrogatório judicial tendo sido sujeita à medida de coação de prisão preventiva.

Lusa

Homem detido por “alegada violência verbal e física sobre a mãe”

 

A GNR deteve em Viana do Castelo um homem de 44 anos por alegada violência doméstica verbal e física sobre a mãe, de 83 anos, informou hoje aquela força policial.

Em comunicado hoje enviado às redações, o Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo adiantou que a detenção foi efetuada na terça-feira, pelo Núcleo de Investigação e de Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE).

No decurso da investigação por violência doméstica, os militares da GNR “apuraram que o suspeito agredia física e verbalmente a mãe, de 83 anos, há dois anos”.

Lusa


Carlos Queiroz é o novo selecionador de futebol do Egito

O treinador português Carlos Queiroz é o novo selecionador do Egito, sucedendo a Hossam El-Badry, nove meses após ter deixado o comando técnico da Colômbia, anunciou hoje a Federação Egípcia de Futebol nas redes sociais.

De acordo com a informação publicada na conta oficial do organismo federativo no Facebook, Carlos Queiroz, de 68 anos, deverá chegar ao Cairo durante o próximo fim de semana.

Carlos Queiroz, antigo selecionador português e campeão mundial sub-20 em 1989 e 1991, também com as seleções lusas daqueles escalões, tinha orientado antes da passagem pela Colômbia, a seleção do Irão, entre 2011 e 2019.

Lusa

Imagem: DN

Protocolo leva árbitros franceses ao Braga-Paços de Ferreira

O encontro entre Sporting de Braga e Paços de Ferreira, a contar para a quinta jornada do campeonato, terá equipa de arbitragem francesa.

A iniciativa insere-se num protocolo de intercâmbio de árbitros entre Portugal e França, com o objetivo de "formação e aquisição de experiência internacional pelos árbitros" de ambos os países.

Assim, o Braga-Paços de Ferreira será arbitrado pelo francês Willy Delajod, assistido pelos compatriotas Banjamin Pages e Phillippe Jeanne. Eric Wattelier será o VAR. Só haverá dois portugueses na equipa: João Gonçalves será quarto árbitro e Alexandre Castro o assistente do VAR.

Em sentido contrário, Portugal envia uma equipa para França. Luís Godinho arbitrará o Bordéus-Lens, no domingo, com Rui Teixeira e Bruno Jesus. Bruno Esteves será o VAR e Miguel Nogueira o AVAR.

RR

N109 esteve fechada por conta de colisão entre pesado e ligeiro

Uma colisão entre o automóvel ligeiro e um pesado de mercadorias provocou hoje um ferido grave e obrigou ao corte da Estrada Nacional nº 109, na freguesia de Regueira de Pontes, em Leiria, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Fonte do Comando Territorial de Leiria da GNR acrescentou à Lusa que o acidente provocou um ferido grave, de 61 anos, que foi transportado para o Hospital de Santo André, do Centro Hospitalar de Leiria.

Às 16:15, o trânsito ainda estava cortado no troço entre o desvio para Amor e da Ponte da Pedra, estando a circulação automóvel a ser desviada para outras vias alternativas, adiantou ainda a GNR.

Segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Leiria, o alerta para o acidente foi dado pelas 14:46, em Regueira de Pontes.

Ao local foram chamados 20 operacionais, apoiados por oito viaturas dos Bombeiros Voluntários da Ortigosa e de Leiria, a GNR e a viatura do INEM.

Lusa

Incêndio mata cinco pessoas da mesma família no centro de Moçambique

Cinco pessoas da mesma família morreram na sequência de um incêndio no distrito de Mocuba, província da Zambézia, centro de Moçambique, disse hoje à Lusa fonte do Serviço Nacional de Salvação Pública (Sensap). 

Manuel Cumaio, porta-voz do Sensap na Zambézia, avançou que o sinistro ocorreu na segunda-feira, quando o fogo foi acendido para a limpeza de campos agrícolas, acabando as chamas por sair do controlo.

A família terá tentado controlar as chamas, mas sem sucesso.

Entre as vítimas estavam duas crianças e três adultos.

Na sequência, uma casa próxima ao local do incêndio foi atingida pelo fogo e destruída completamente, afirmou o porta-voz do Sensap na província da Zambézia.

Lusa

Apreendidas duas armas de fogo e 99 munições por violência doméstica

A GNR de Coimbra, através do Posto Territorial de Souselas, ontem, dia 7 de setembro, identificou um homem de 45 anos e apreendeu diverso material, no âmbito de um processo de violência doméstica, no concelho de Coimbra.

No âmbito de um processo por violência doméstica, onde foi possível apurar que o suspeito ameaçava de morte a vítima, sua companheira de 44 anos, os militares da Guarda deram cumprimento a três mandados de busca, uma domiciliária e duas em veículos, que culminaram na apreensão de 99 munições de diversos calibres e de duas armas de fogo.

O suspeito foi constituído arguido, e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Coimbra.

Anadia avança com recolha de biorresíduos

O Município de Anadia viu aprovada a candidatura apresentada ao Aviso POSEUR 11-2020-15, para a recolha de biorresíduos no concelho. Nesse âmbito, o executivo municipal, na sua última reunião, no passado dia 1 de setembro, deliberou a abertura de dois concursos públicos para a recolha de biorresíduos, no valor global base de 560 mil euros.

Um dos concursos diz respeito à aquisição de uma viatura nova para recolha de biorresíduos, com um valor base de 200.000,00€, com um prazo de execução de 60 dias. O segundo procedimento refere-se à aquisição de 80 unidades metálicas para colocação de contentores para a recolha de biorresíduos e respetivo controlo de acesso, com um valor base de 360.000,00€ e um prazo de execução também de 60 dias.

A aquisição destes equipamentos vai permitir a implementação de uma rede de recolha seletiva de biorresíduos na origem (compostagem comunitária) em todo o concelho. Através de um sistema inteligente, o Município vai poder efetuar a monitorização do parque de contentores, nomeadamente o controlo de acessos, a estatística de utilização por utilizador, dando também a indicação do nível de enchimento dos contentores e recolhas realizadas, entre outros dados.

De referir que a Diretiva Europeia 2018/851 estabelece o ano de 2023, enquanto meta para a concretização da recolha seletiva ou separação e reciclagem na origem de biorresíduos.

Biorresíduos são os resíduos biodegradáveis de jardins e parques, os resíduos alimentares e de cozinha das habitações, dos escritórios, dos restaurantes, dos grossistas, das cantinas, das unidades de catering e retalho e os resíduos similares das unidades de transformação de alimentos.

Silves | RUA CÂNDIDO DOS REIS SOFRE CONDICIONAMENTO PARCIAL DE TRÂNSITO NO DIA 9 DE SETEMBRO

A Câmara Municipal de Silves informa que, no âmbito da empreitada de “Dispositivos de Controlo e Redução de Perdas no Sistema de Abastecimento de Água” e devido à necessidade de realização de trabalhos de atravessamento de condutas, a circulação de trânsito na Rua Cândido dos Reis, em Silves, estará condicionada no dia 9 de setembro, entre as 9h00 e as 17h00, na zona da passadeira da Rua Cândido dos Reis, localizada junto ao cruzamento com a Rua do Cemitério.

 

O condicionamento traduzir-se-á do seguinte modo:

- Durante o período da manhã (9h00-13h00): corte de trânsito no sentido Finanças -Tribunal

- Durante o período da tarde (13h00 – 17h00): corte de trânsito no sentido Tribunal – Finanças

 

Em ambos os casos o trajeto alternativo, para o sentido de trânsito afetado, deverá ser efetuado através do arruamento transversal da Aqualab.

 

A autarquia pede a atenção e compreensão dos automobilistas e residentes para esta situação e agradece a colaboração de todos.

Silves | AÇÃO DE DESBARATIZAÇÃO E DESRATIZAÇÃO DECORRERÁ DE 13 DE SETEMBRO A 18 DE OUTUBRO

O Município de Silves informa que irá levar a efeito uma ação de desbaratização e desratização em todas as freguesias do Concelho de Silves. A mesma será realizada entre os dias 13 de setembro a 18 de outubro, de acordo com a seguinte calendarização:

» Freguesia de Armação de Pêra – 13, 14, 15, 16 e 17 de setembro;

» União de Freguesias Alcantarilha e Pêra | Alcantarilha – 20 e 21 de setembro;

» União de Freguesias Alcantarilha e Pêra | Pêra – 22 e 23 de setembro;

» União de Freguesias de Algoz e Tunes | Algoz – 24, 27 e 28 setembro;

» União de Freguesias de Algoz e Tunes | Tunes – 29 e 30 de setembro;

» Freguesia de São Marcos da Serra – 1 de outubro;

» Freguesia de São Bartolomeu de Messines – 4, 6, 7, 8 e 11 de outubro;

» Freguesia de Silves – 12, 13, 14, 15 e 18 de outubro;

Para uma maior eficácia deste tipo de ações, o Município de Silves aconselha as entidades privadas (como condomínios, proprietários de edifícios e estabelecimentos comerciais e afins) que possam efetuar, também, este serviço de ações de desinfestação, contribuindo, desta forma, para o reforço da salvaguarda da saúde pública, do controlo de pragas urbanas e da redução de exposição a pragas urbanas.

 

Docente da Universidade de Coimbra lidera organismo europeu de Genética Médica

Isabel Marques Carreira, professora catedrática da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), acaba de tomar posse como Presidente do European Board of Medical Genetics (EBMG).

 

O EBMG tem por missão dar resposta «às necessidades dos doentes que utilizam serviços de genética na Europa através da promoção de padrões profissionais de qualidade no diagnóstico genético, na formação e na prática em genética humana nos três ramos profissionais: Genética Médica; Genética Clínica Laboratorial e Aconselhamento Genético».

 

«Para além de um desafio profissional, é uma honra representar Portugal e a Universidade de Coimbra», afirma a catedrática da FMUC. O mandato que agora se inicia tem a duração de um ano.

 

Isabel Marques Carreira é também, desde 2014, Vice-Presidente da especialidade europeia de Genética Clínica Laboratorial, que atualmente tem registados 386 especialistas europeus oriundos de 39 países. 43 destes especialistas são de Portugal, 10 dos quais da FMUC.

 

Cristina Pinto

Segunda fase de CASULOS arranca nas Caldas da Rainha


O projeto da Direção Regional de Cultura do Centro oferece à comunidade 25 ações de mediação cultural até março de 2022

 

CASULOS integra duas exposições e três residências artísticas, com 25 ações de mediação cultural. A primeira exposição, que serve de ponto de partida e de base de reflexão para todo o projeto, “CASULOS. José Malhoa, Dado e Carolein Smit” foi inaugurada a 20 de maio, no Museu José Malhoa, e conta já com 7710 visitantes.

Setembro é o mês de arranque da segunda fase do programa promovido pela Direção Regional de Cultura do Centro, a de início das residências artísticas no território. Estas residências têm na sua génese várias dinâmicas de integração da comunidade no processo criativo e na concretização dos projetos artísticos finais. Nas Caldas da Rainha e em Figueiró dos Vinhos, entre setembro de 2021 e março de 2022, teatro, dança, música, fotografia e vídeo serão as principais disciplinas artísticas exploradas.

 

TEATRO E ARTE BRUTA é a primeira ação deste calendário e decorre nas instalações do Museu José Malhoa, permitindo o contacto do público com todas as atividades. Partindo da exposição patente no Museu José Malhoa, explorando o diálogo entre o teatro e as obras de Malhoa, Dado e Carolein Smit, esta ação integra uma residência artística da companhia profissional do Teatro da Pessoa, entre 7 de setembro e 7 de janeiro, visitas comentadas à exposição e oficinas de expressão dramática com séniores das Caldas da Rainha, entre 7 e 19 de setembro, e um laboratório teatral para dois grupos, um que compreende jovens entre os 6 e os 12 anos e outro entre os 13 e os 18 anos, entre 25 de setembro e 31 de outubro. Os jovens que integrarem o laboratório teatral farão parte do elenco dos espetáculos finais, a par com a companhia profissional, previstos para 8 e 9 de janeiro nas Caldas da Rainha e 20 de março de 2022 em Figueiró dos Vinhos. O laboratório teatral decorre todos os sábados e domingos, entre as 10 e as 12h30, para os mais novos, e entre as 15 e as 17h30, para os mais velhos, as inscrições para esta atividade estão abertas e podem ser feitas através do email mjosemalhoa@drcc.gov.pt.

A residência artística da companhia profissional e as visitas e oficinas de expressão dramática já arrancaram e decorrem entre as 10 e as 12h30 e as 14h e as 16h30, no espaço expositivo do Museu José Malhoa, podendo ser observadas pelo público e pela imprensa.

 

DANÇA CONTEMPORÂNEA EM CONTEXTO EXPOSITIVO será uma viagem às histórias de Malhoa, Dado e Carolein Smit e às memórias individuais de cada um dos participantes nesta ação. Romulus Neagu é o coreógrafo que desenvolverá o processo criativo a par com comunidades de migrantes e retornados da região das Caldas da Rainha e de Figueiró dos Vinhos. Esta ação conta com 12 oficinas de expressão coreográfica e performativa, entre outubro de 2021 e março de 2022, nas Caldas da Rainha e em Figueiró dos Vinhos, que serão trabalhadas em simultâneo num projeto audiovisual e documental. As inscrições abrirão brevemente e serão anunciadas nas páginas web da Direção Regional de Cultura do Centro.

 

ARTES PERFORMATIVAS E EXPERIMENTAÇÃO MUSICAL – um laboratório de criação, o desenvolvimento de cenários tácteis e a conceção de concertos performativos serão os três grandes pilares desta ação desenvolvida criativamente pelo Coletivo DEMO. O Coletivo estará em residência nas Caldas da Rainha e em Figueiró dos Vinhos, entre outubro e novembro, onde convidará as comunidades locais de cegos e pessoas com baixa visão para assistir a ensaios e visitas tácteis.  Os figurinos e cenários serão desenvolvidos em parceria com os alunos da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha. As inscrições abrirão brevemente e serão anunciadas nas páginas web da Direção Regional de Cultura do Centro.

 

Os espetáculos finais, resultantes do processo criativo de cada uma das atividades, serão realizados entre 8 e 9 de janeiro, nas Caldas da Rainha, e entre 18 e 20 de março em Figueiró dos Vinhos.

 

CASULOS é um programa multidisciplinar, proposto pela Direção Regional de Cultura do Centro, que passa pelos municípios das Caldas da Rainha e de Figueiró dos Vinhos. Este é o resultado de um protocolo de colaboração celebrado entre a Direção Regional de Cultura do Centro e o Instituto Português do Desporto e da Juventude, no âmbito da operacionalização do Orçamento Participativo Jovem Portugal 2018, com vista à execução do projeto vencedor, na área da Inovação Cultural, “Teatro da Pessoa – Partilha e Intervenção Cultural".


Imagem: Evasões

 

Exposição de Lu Mourelle une tradição e modernidade em Monsaraz


A Igreja de Santiago – Galeria de Arte, em Monsaraz, vai receber de 11 de setembro a 14 de novembro a exposição “Noivas do Caminho”, de Lu Mourelle. Esta mostra pode ser apreciada diariamente entre as 9h30 e as 12h30 e das 14h às 17h30 e integra o ciclo de exposições Monsaraz Museu Aberto, organizado pelo Município de Reguengos de Monsaraz.

As “Noivas do Caminho” são mulheres coloridas, com personalidade forte e cheias de vida. Todas elas habitam o imaginário da artista plástica Lu Mourelle, que promove o casamento entre a arte e o público com obras que chamam a atenção pela originalidade.

A exposição mostra trabalhos inéditos e particularmente criados para a apresentação na Igreja de Santiago. A artista aproveita a ambiência do espaço para exibir personagens enigmáticas, como é habitual na sua trajetória artística. Com o tema relacionado com o matrimónio, Lu Mourelle explora a subtileza feminina estampada nos olhares e trejeitos de figuras carregadas de emoção.
“Acredita-se que toda a noiva é feliz e que está a realizar um sonho. As noivas que encontramos pelo caminho demonstram algo além da pura felicidade: são sábias e independentes, mas também podem ser afetuosas, companheiras e muito mais. Tudo vai depender da outra metade, com quem se partilha esse caminho”, considera Lu Mourelle, que se tem dedicado a pesquisar diferentes maneiras de pintar as mulheres.

Para materializar as suas personagens sobre a tela, todas elas imaginárias, a artista recorre ainda às memórias e ao contato com as pessoas que conhece ao longo da vida. Cada pormenor é aproveitado para que as suas mulheres transmitam sentimentos e emoções, mesmo que não sejam pinturas realistas.

Essa identidade temática amadurece ao longo da sua carreira e levou Lu Mourelle a ser especialmente convidada para a 12.ª Bienal de Florença, ocupando um lugar de destaque durante o evento em 2019. Para esta nova exposição, a artista apresenta as suas típicas pinturas em acrílico com mensagens subliminares e recorre à instalação para exibir noivas contemporâneas na Igreja de Santiago.

Carlos Manuel Barão 

Auto de Consignação Empreitada de Requalificação do Edifício da Cirurgia e Imagiologia

O Conselho de Administração do IPO de Coimbra vem, por este meio, levar ao vosso conhecimento o seguinte:

·O IPO de Coimbra procedeu, hoje, à assinatura do auto de consignação da Empreitada de O IPO de Coimbra procedeu, hoje, à assinatura do auto de consignação da Empreitada de Requalificação do Edifício da Cirurgia e Imagiologia.

·A empreitada foi adjudicada à empresa Embeiral – Engenharia e Construção S.A, com um valor de adjudicação de 22.699.530,83 € (acrescido de IVA à taxa legal em vigor), após concurso público e será iniciada no presente mês de setembro;

·A fiscalização da obra ficará a cargo da empresa VHM (Vítor Hugo – Coordenação e Gestão de Projetos);

.É uma obra que marcará de forma inexorável o IPO de Coimbra, a Cidade e a Região, uma vez que contribuirá para uma melhoria significativa no cuidar do doente oncológico;

·Esta obra implicará alterações no campus hospitalar e área envolvente, necessárias à sua execução, garantindo a atividade do IPO de Coimbra e a segurança de doentes e profissionais.

Figura 1 - Novo Edifício da Cirurgia e Imagiologia

Livro que revela Os Números da Guerra de África como nunca foram apresentados é apresentado no Palácio da Independência, em Lisboa


Os Números da Guerra de África, obra de Pedro Marquês de Sousa, historiador e tenente-coronel do Exército português, terá a sua apresentação oficial na próxima quinta-feira, dia 9 de Setembro, pelas 18h00, no Palácio da Independência, em Lisboa. O evento contará com a participação do autor, a apresentação do Major-general João Vieira Borges, presidente da Comissão Portuguesa de História Militar, que prefaciou o livro, e ainda a intervenção de Manuel S. Fonseca, editor da Guerra e Paz Editores. Será para o autor e para todos os intervenientes uma honra contar com a vossa presença.

A obra, resultante de uma ampla e rigorosa investigação, reúne, pela primeira vez, os dados constantes dos relatórios dos três ramos das Forças Armadas que participaram na Guerra de África (1961-1975) e ainda os números dos movimentos independentistas. Os mortos e os feridos, militares e civis, o armamento mobilizado, os desertores, as despesas do Estado. A realidade dos números, num livro que servirá para clarificar os debates do presente e de vital referência para o futuro.

Disponível na rede livreira nacional e nas plataformas de distribuição de ebooks desde o último dia 24 de Agosto, Os Números da Guerra de África é uma edição da Guerra e Paz Editores com o apoio da Comissão Portuguesa de História Militar, da Comissão Cultural da Marinha, da Direção de História e Cultura Militar, da Força Aérea Portuguesa e da Associação 25 de Abril.

Os Números da Guerra de África
Pedro Marquês de Sousa
Não-Ficção/História
384 páginas · 15x23 · 16 €
Nas livrarias desde 24 de Agosto

Sessão de Ioga para Crianças dinamizada pela Biblioteca Municipal de Cantanhede

Os alunos do ATL do Centro Social e Polivalente de Ourentã participaram numa sessão de Ioga para Crianças sob orientação da professora Cândida Siegle. Promovida pela Biblioteca Municipal de Cantanhede, em parceria com esta especialista, a atividade decorreu na sala infantil da instituição, no dia 7 de setembro, com envolvimento ativo de 12 crianças.

Foi a segunda edição de uma iniciativa destinada a esclarecer aspetos desta prática ancestral através de uma abordagem adequada à faixa etária dos participantes.

Cândida Siegle é educadora de infância e possui uma sólida formação vasta na prática do ioga para crianças e tem-se dedicado a fazer a sua divulgação com a realização de sessões para pequenos grupos de alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico.

A sessão do passado dia 7 de setembro na Biblioteca Municipal teve por base a leitura e explicação do livro “A grande questão”, da autoria de Wolf Erlbruch, cujas ilustrações e textos serviram de mote para os participantes desenvolverem as posturas de Ioga.


Góis distinguido com galardão “Autarquia Solidária”, “Município Amigo do Desporto” e “Selo de Qualidade do Programa de Atividade Física Sénior”


O Município de Góis, no passado dia 2 de setembro, foi galardoado com as distinções “Autarquia Solidária” e “Município Amigo do Desporto”, tendo ainda sido reconhecido com o Selo de Qualidade do Programa de Atividade Física Sénior.

Na cerimónia, que decorreu em Albergaria-a-Velha, foram reconhecidas pelo quinto ano consecutivo as boas práticas do Município de Góis na área desportiva.

A Plataforma “Cidade Social” implementou, pelo primeiro ano, o Programa “Autarquia Solidária”. Este Programa pretende prestar “apoio e reconhecimento das autarquias que trabalham em prol da comunidade e do seu desenvolvimento sustentável e solidário, permite tornar os seus territórios com pessoas mais felizes”.

A Câmara Municipal de Góis, com este galardão de “Autarquia Solidária”, viu reconhecidas as ações/atividades de índole social desenvolvidas em prol da comunidade, nomeadamente os Programas e Serviços de apoio às famílias e comunidade, com especial relevância para as Ações realizadas com o intuito de minorar o impacto negativo da pandemia provocada pela COVID-19, na vida social e económica do Concelho de Góis.

BE de Montemor-o-Velho na Feira do anual

A candidatura do BE à autarquia de Montemor-o-Velho marcou presença na Feira anual, momento maior das festas concelhias. Com a presença do deputado José Manuel Pureza, vários membros da candidatura - "Coragem de mudança" - percorreram a Feira ouvindo sugestões e queixas dos municipes e feirantes em relação à governação municipal, tendo o candidato à C.M., João Rui Mendes recebido muitas palavras de apoio e estímulo.


Évora | Coreto do Jardim Público acolhe concerto de Noiserv a 10 de setembro


O coreto do Jardim Público de Évora recebe na próxima sexta-feira, 10 de setembro, pelas 21h30, um concerto de Noiserv, integrado na “Volta a Portugal em 8 coretos” que o músico, conhecido como "homem-orquestra", está a efetuar pelo país. Neste projeto, Noiserv percorre as oito regiões do continente com oito concertos, em oito coretos. 
O espetáculo de Évora está marcado para o coreto do Jardim Público, datado de finais do século dezoito, recentemente reabilitado após o acidente ocorrido com a queda de uma grua durante as obras do Palácio de D. Manuel. 
Com esta digressão, Noiserv (nome artístico de David Santos), procura “fundir a sua música contemporânea com o património, através de um espetáculo audiovisual realizado em oito bonitos lugares, cheios de histórias e de música”, em que apresenta "Uma Palavra Começada por N", o seu quarto álbum de originais lançado em setembro do ano passado. 
Este concerto constitui uma boa oportunidade para devolver ao coreto a sua função original de palco para atuações musicais, agora que está concluída a reabilitação de toda a estrutura, após o acidente ocorrido em 2019. Devido à gravidade dos danos, os trabalhos implicaram uma intervenção complexa e morosa com respeito pelas técnicas construtivas originais, cumprindo o propósito de preservar a autenticidade histórica e material do coreto conseguida, também, através do reaproveitamento, tratamento e limpeza de todos os elementos originais em que tal foi possível e, de réplicas, nos restantes casos. 
A entrada é livre com lotação limitada a um máximo de 200 pessoas por ordem de chegada.

Webinar – “Respostas Sociais: Intervenção em Vítimas de Violência”

 

A Associação Portuguesa de Neuromusculares (APN) está a promover um ciclo de sessões online, dedicadas à prevenção de fenómenos de violência na deficiência. O terceiro webinar é subordinado ao tema Respostas Sociais: Intervenção emVítimas de Violência e vai realizar-se no dia 24 de setembro, pelas 18h00.

Inscrições gratuitas em:

https://forms.gle/JCivipnR1UMFuXyq9

 


Um português entre os 41 mortos num fogo em prisão indonésia

As autoridades ainda estão a investigar a causa, mas ao que tudo indica terá um curto-circuito a provocar as chamas.

Um português está entre os 41 reclusos mortos num incêndio num dos blocos da superlotada prisão de Tangerang, nos arredores de Jacarta. Uma fonte do governo indonésio, citado pela agência Reuters, avançou que havia vítimas estrangeiras, entre as quais um sul-africano e um português.

Contactada pela Renascença, a secretaria de Estado das Comunidades confirma a informação, adiantando estar em contacto com a embaixada local.

O incêndio já foi dado como extinto e centenas de polícias e soldados foram destacados em redor da prisão para impedir a fuga dos presos, disse o chefe da polícia de Jacarta aos jornalistas.

Imagens transmitidas pela televisão mostraram bombeiros a lutar para extinguir as chamas, enquanto nuvens de fumo negro saíam do recinto. Dezenas de corpos em sacos cor-de-laranja foram colocados numa sala da prisão.

“A situação está agora sob controlo”, disse Imran, confirmando que pelo menos 41 reclusos morreram e 80 foram hospitalizados, oito deles com queimaduras graves.

As autoridades ainda estão a investigar a causa, mas a investigação preliminar apontou para um curto-circuito numa das celas do bloco, disse Imran.

O incêndio deflagrou nas primeiras horas da manhã no bloco C da prisão, onde se encontram condenados por dependência e tráfico de drogas e onde pelo menos 122 pessoas estavam encarceradas na altura do acidente, disseram funcionários prisionais numa declaração.

De acordo com os últimos dados oficiais divulgados pelo governo, mais de dois mil presos estão na prisão de Tangerang, construída para albergar 1.225 reclusos.

Olímpia Mairos / RR / Agências
Imagem: Sábado

A Brigada Victor Jara vai estar na Praia de Mira

Pioneiros na valorização e divulgação da música tradicional há mais de 40 anos, o coletivo Brigada Victor Jara é uma referência incontornável da música portuguesa pelo seu importante legado patrimonial e memória cultural do nosso cancioneiro.

No âmbito do 3º Ciclo do “Coimbra Região de Cultura”, a Brigada Victor Jara estará, na próxima sexta-feira, dia 10 de setembro, na Praia de Mira, para um Concerto no Palco da Barrinha, pelas 21.30.

Este evento, com a chancela da CIM Região de Coimbra e com o apoio do Município de Mira, pretende apoiar a retoma do setor cultural e a dinamização das comunidades locais.

A entrada é gratuita mas os lugares são limitados, sendo a entrada sujeita a apresentação de bilhete, estando implementadas as devidas medidas de segurança e prevenção de pandemia.

Previamente deverá levantar o seu bilhete no Museu do Território da Gândara em Mira, e/ou no Palheiros de Mira - Museu e Posto de Turismo na Praia de Mira nos horários de funcionamento indicados.

...

Sismo de magnitude 7,1 abala México. Há pelo menos um morto

Vítima mortal foi atingida após queda de um poste de eletricidade. Já foram registadas mais de 70 réplicas do sismo.

Um sismo de magnitude 7,1 na escala aberta de Richter abalou, na terça-feira à noite, o sudeste do México e causou pelo menos um morto, anunciaram as autoridades mexicanas.

O governador do estado de Guerrero, Héctor Astudillo, informou que uma pessoa morreu, vítima da queda de um poste de eletricidade no município de Coyuca de Benítez.

O epicentro situou-se a 11 quilómetros a sudeste de Acapulco, no estado de Guerrero, a 400 quilómetros a sul da Cidade do México, indicou o Serviço de Sismologia mexicano, que tinha avançado inicialmente uma magnitude de 6,9.

O terramoto ocorreu às 20h47 (2h47 em Lisboa) e a partir das 22h00 (4h00 em Lisboa) foram registados 73 réplicas do sismo de 7,1 de magnitude, sendo a maior delas de 5,2 de magnitude, acrescentou.

Em declarações à Milenio TV, o governador de Guerrero disse que o sismo foi "fortemente sentido" e as pessoas estão "bastante alarmadas".

Entretanto, a presidente da Câmara de Acapulco, Adela Román, relatou alguns "aluimentos de terra sem gravidade na zona costeira e muitas fugas de gás, mas nenhuma vítima a lamentar".

Na zona costeira de Acapulco era possível observar a queda de estruturas metálicas e vidros partidos em alguns estabelecimentos, bem como o desmoronamento de parte da fachada de uma casa, indicou a agência de notícias espanhola EFE.

O Centro de Alertas contra Tsunamis do Ministério da Marinha mexicano indicou não esperar a formação de um tsunami na zona costeira.

O terramoto ativou o alerta sísmico na Cidade do México, onde milhares de pessoas saíram de casas e edifícios como medida de segurança e prevenção, e onde se registaram cortes de energia em vários bairros, sem que se tenham registado vítimas ou danos materiais graves.

Por seu lado, a Proteção Civil do México disse que em vários estados, Hidalgo, México, Michoacán, Morelos, Puebla, Oaxaca, Veracruz e Tlaxcala, foram ativados alertas sísmicos e protocolos de verificação e assistência à população.

Há quatro anos, a 7 de setembro, um sismo de magnitude 8,2, com epicentro no golfo de Tehuantepec, causou 98 mortos, 78 em Oaxaca, 16 no estado de Chiapas e quatro no estado de Tabasco.

Lusa

Imagem: TSF

VERGONHA!

 A expansão do poderio muçulmano com a retomada do Afeganistão põe em risco os restos preciosos da civilização cristã

  • Plinio Corrêa de Oliveira

O mundo inteiro estremeceu de pavor ao se deparar com as recentes (e apocalípticas) cenas da reconquista do Afeganistão pelos maometanos do Talibã. Tudo graças à vergonhosa retirada das tropas ocidentais, sobretudo as dos EUA.

As tropas americanas treinaram e armaram muito bem um novo exército afegão. Este não resistiu aos guerrilheiros do Talibã e lhes deixou ‘de mão beijada’ os quartéis e todo o moderníssimo armamento de que dispunha — blindados, foguetes ar-terra, aviões de combate, helicópteros, drones, milhões de cartuchos de munição etc. Os talibãs puderam assim avançar sem encontrar obstáculos, e em poucos dias tomaram praticamente todas as regiões do Afeganistão, inclusive Cabul, a capital.

Há sete décadas, quando ninguém atinava para o perigo maometano, Plinio Corrêa de Oliveira já alertava para ele nos aproximadamente 25 artigos que a respeito escreveu no jornal “Legionário”, do qual era diretor. A título de exemplo, segue trecho de um deles.*

*   *   *

 “Quando estudamos a triste história da queda do Império Romano do Ocidente, custa-nos compreender a curteza de vistas, a displicência e a tranquilidade dos romanos diante do perigo que se avolumava […]. Desta ilusão, vivemos ainda hoje. E, como os romanos, não percebemos que fenômenos novos e extremamente graves se passam nas terras do Corão [livro considerado sagrado pelo Islã].

Falar na possibilidade da ressurreição do mundo maometano pareceria algo de tão irrealizável e anacrônico como o retorno aos trajes, aos métodos de guerra e ao mapa político da Idade Média […].

Todas as nações maometanas se sentem orgulhosas de seu passado, de suas tradições, de sua cultura, e desejam conservá-las com afinco. Ao mesmo tempo, mostram-se ufanas de suas riquezas naturais, de suas possibilidades políticas e militares e do progresso financeiro que estão alcançando […].

Será preciso ter muito talento, muita perspicácia, informações excepcionalmente boas, para perceber o que significa este perigo?”

ABIM

____________

* Excertos do artigo Maomé renasce, “Legionário”, 15 de junho de 1947.

México | Gestión De Tareas, Colaboración Y 3 Soluciones Más Para Facilitar El Trabajo Híbrido En Tu Compañía

 


por Yesica Flores

Siete de cada diez empresas buscan trabajar de forma híbrida, pero solo el 28% tiene la capacidad para hacerlo; la adopción de tecnologías como los sistemas operativos de trabajo (Work OS) pueden ayudar a revertir esta situación.

Lo que antes era una ‘utopía’ para los colaboradores, hoy es una realidad: ir sólo un par de días a la oficina, trabajar desde casa o bajo una palapa en medio de la playa de vez en cuando. Así es el modelo híbrido de trabajo, y aunque representa grandes beneficios, lo cierto es que nuevos retos están por llegar a las empresas que buscan adoptarlo.

Y no son pocas, pues de acuerdo con un estudio de la consultora PwC, 7 de cada 10 compañías mexicanas planean instaurar esta forma de trabajar; no obstante, el mismo reporte arroja que solo el 28% reconoce tener la capacidad para hacerlo, lo que supone un riesgo para la productividad y rentabilidad de todos estos negocios. 

Para Carlos Kamimura, quien trabaja desde Miami como director de alianzas para Latinoamérica en monday.com, un sistema operativo de trabajo que permite a empresas diseñar las herramientas que necesitan para ejecutar cada aspecto de su trabajo, “adoptar un modelo híbrido de trabajo significa mucho más que solo acostumbrarse a trabajar a distancia: implica la adopción de una cultura laboral basada en la transparencia, responsabilidad y agilidad bajo nuevos escenarios. El uso de herramientas para trabajar de forma flexible y colaborativa comenzará a determinar el éxito de las empresas en mayor o menor medida en esta modalidad”.  

Si bien la distancia no ha sido impedimento para la productividad individual, sí puede llegar a serlo para el seguimiento de tareas y la colaboración. De hecho, un estudio de Microsoft muestra que el modelo de trabajo híbrido ha desafiado a las empresas para que la colaboración virtual sea igual de ingeniosa, y ahora buscan mejorar sus niveles de innovación del 40% al 56% a través del trabajo cara a cara

Por un lado, los líderes tienen que asegurarse de que los equipos cuenten con los recursos y condiciones necesarias para ejecutar sus tareas, además de dar seguimiento puntual para cumplir con los deadlines de cada proyecto; por otro, la comunicación entre equipos puede llegar a estancarse con todos trabajando en horarios o lugares diferentes.

En ambos casos, asegura Kamimura, los sistemas operativos de trabajo (Work OS) pueden ayudar a personas y equipos a trabajar de manera fluida en cualquier condición (dentro o fuera de la oficina), ya que “centralizan la comunicación y la colaboración en un solo espacio, potenciando así una mejor cultura laboral, e incluso superando otras dificultades en las empresas”. 

3 soluciones creativas para apoyar el modelo de trabajo híbrido

Si bien el seguimiento de tareas y la colaboración a distancia se han colocado como los principales retos del modelo híbrido de trabajo, también existen otros que, aunque son menores, no ignorarse:

  1. Transparencia: Mediante el uso de un sistema operativo de trabajo, las compañías se aseguran que todo el mundo está en la misma página y colaborando eficazmente, trabajando juntos hacia el mismo objetivo, evitando silos de información, agilizando los flujos de trabajo y visibilizando a todos las tareas primordiales o más urgentes. 
    Esto es especialmente útil para los líderes que buscan un sistema de colaboración con gobernanza sobre quién puede ver, actualizar e ingresar datos, así como quién puede integrar y automatizar el trabajo.
  2. Responsabilidad y autogestión: En el trabajo híbrido, los líderes de equipo pueden perder visibilidad en el desarrollo de las tareas; no obstante, al tener acceso total a la información más importante, tanto a nivel colectivo como individual, los los equipos con un Work OS pueden actuar de forma autogestionada y sin fricción para realizar tareas de mayor impacto, garantizando así una mayor productividad de arriba abajo en toda la organización y fomentando la responsabilidad en los colaboradores.
  3. Automatizando la adopción tecnológica: Trabajar a distancia implica el uso de más herramientas para ejecutar las tareas diarias, lo que puede llevar a los equipos a padecer fatiga de appsLa automatización y la integración de un stack tecnológico en un solo espacio empezará a ser crucial para combatir la baja productividad en el trabajo híbrido; los sistemas operativos de trabajo permiten visualizar la información y herramientas más valiosas en un solo lugar

Tal parece que el sistema híbrido de trabajo ha llegado para quedarse, al menos durante unos cuantos días de la semana laboral, para la gran mayoría de las empresas mexicanas. En este sentido, “lo mejor es saber adaptarse ante los nuevos retos y necesidades que puedan surgir en el espacio de trabajo, por lo que la adopción de herramientas más completas y flexibles puede ser la clave para lograrlo”, concluye Kamimura.