segunda-feira, 4 de julho de 2022

Dê Sangue antes de ir de férias


O Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) relembra que é importante dar sangue antes de ir de férias, e salienta a importância deste gesto ser realizado ao longo do ano porque são necessárias, diariamente, 1000 unidades de sangue.

A dádiva de sangue é um gesto simples. Se é saudável, tem mais de 18 anos, mais de 50 Kg e tem comportamentos e hábitos de vida saudáveis, dê sangue antes de ir de férias. São vários os locais onde o pode fazer.

Os Centros de Sangue e da Transplantação de Lisboa, Coimbra e Porto, estão abertos de segunda a sábado, das 8h00 às 19h30 (sem interrupção para almoço), mas há outros locais onde pode efetuar uma dádiva de sangue. Saiba mais aqui.

Dar sangue pode fazer toda a diferença para alguém.
Os doentes agradecem + Sangue + Vida

NELSON HELENO DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA ALCANÇA O 2º LUGAR NOS TRILHOS DA 3 LAGOAS

 

Realizou-se no passado dia 3 de julho, o Trilho das 3 Lagoas na Vila de Febres, organizado pela Comissão de Festas daquela Freguesia, com o apoio da Câmara Municipal de Cantanhede, Junta de Freguesia de Febres e as parcerias pontuais com várias empresas e entidades.

O Trilho das 3 Lagoas foi um evento desportivo de caráter lúdico e competitivo, com o objetivo divulgar e promover não só a prática desportiva, em especial na modalidade de trail running, mas também os territórios onde decorreu o evento.

Desenvolvendo-se por zonas de extrema beleza natural e vasto património ambiental, com destaque para as três lagoas que dão o nome ao evento, Lagoa dos Coadiçais, Lagoa das Hortas e Lagoa dos Pedros, nas distâncias de 18km e 12km, realizando-se ainda uma caminhada.

Participaram nesta competição os atletas da Secção de Ar Livre e Aventura, da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, Nelson Heleno, na prova de 18 km alcançando o 2º lugar na classificação geral masculino e o 2º no escalão MSenior e José Mendes, que alcançou o 35º lugar na geral masculino e o 15º MSenior.



Águeda | Associação Desportiva e Cultural de Jafafe requalifica instalações

 Contrato de financiamento com o Governo foi assinado hoje pelo secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território nos Paços do Concelho de Águeda.

A Associação Desportiva e Cultural (ADC) de Jafafe viu aprovada uma candidatura para a requalificação das suas instalações, cujo contrato de financiamento foi hoje assinado no Salão Nobre da Câmara Municipal de Águeda, com a DGAL (Direção Geral das Autarquias Locais) e a CCDRC (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro)numa sessão que contou com a presença do secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel.

“Uma cerimónia singela, mas cheia de significado”, disse o governante, salientando a importância desta obra para a população local, para o associativismo e para o desenvolvimento das atividades que a ADC realiza.

A candidatura feita pela associação jafafense ao Programa de Equipamentos Urbanos de Utilização Coletiva – Subprograma 2 consubstancia um financiamento de 99.974 euros, suportado em 50% pelo Estado (através da DGAL e CCDRC) e que conta com a comparticipação do Município de Águeda para a sua concretização.

Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, salientou que a assinatura formal, hoje, deste contrato de financiamento é o início de “uma tarefa em que o Estado, o Município, a Junta de Freguesia e a associação vão ser parceiros”, cabendo a cada um “fazer a sua parte” para que a obra seja concluída.

Uma obra que considera “indiscutivelmente especial”, iniciada há uma série de anos com “a carolice de algumas pessoas”, que tem uma dimensão “muito interessante” para o local onde está inserida, que “é muito importante para a freguesia de Macinhata do Vouga, que não tem nenhum equipamento do género” e que hoje ganha um novo alento para a sua finalização, com o apoio governamental.

Este é o pontapé-de-saída numa parceria que envolve as três instituições (Governo, Câmara Municipal e a associação) para completar uma obra que importa concluir”, declarou Carlos Miguel, secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, consciente da importância “de uma obra como esta para o território que a envolve e para o associativismo”, que precisa “de instalações condignas, com o mínimo de conforto, para cativar pessoas e cumprir a sua função”.

João Claro, presidente do Conselho Fiscal da ADC de Jafafe, lembrou o processo de construção das instalações da coletividade, iniciado há 25 anos e que tem contado, até ao momento, “com os donativos e mão de obra graciosa dos associados e imensos apoios recebidos, nomeadamente da Junta de Freguesia de Macinhata do Vouga e da Câmara Municipal de Águeda”, a quem aproveitou para agradecer.

O apoio conseguido agora “vai permitir a realização de melhorias muito significativas nas infraestruturas”, nomeadamente o isolamento da cobertura, a colocação de um piso flutuante e amovível no pavilhão para a prática de muitas atividades desportivas, bem como a colocação de uma plataforma elevatória para possibilitar e facilitar o acesso às instalações de pessoas com mobilidade reduzida.

Uma vez concluída a obra, o pavilhão polivalente da ADC de Jafafe vai dispor também de um posto médico “de elevada qualidade”, bem como de “várias salas multiusos que vão estar à disposição da população e que vão permitir a realização de múltiplas atividades lúdicas, culturais, recreativas e desportivas”.

Ana Sofia Pinheiro

Estarreja | 3 mil atletas esperados na Cidade do Andebol. O torneio internacional GarciCup começa na quarta-feira

  

A “Cidade do Andebol” está prestes a dar o tiro de partida para cinco dias de competição, fairplay e muito convívio. 3000 atletas de mais 200 equipas, em representação de 80 clubes, participam na 11.ª edição do GarciCup – Torneio Internacional de Andebol de Estarreja, que começa esta quarta-feira, dia 6 de julho.

Estes dias transformam Estarreja na Cidade do Andebol. No Parque Municipal do Antuã, já sobressaem as cores azul e amarela da cidade, estampadas no campo amovível de andebol hoje ali instalado - naquele que será um dos 17 palcos do evento, distribuídos por todos os pavilhões do concelho e também de pavilhões dos municípios vizinhos de Albergaria-A-Velha e Murtosa -, bem como já são visíveis várias estruturas de apoio e a zona que será convertida em Garci Fun Park.

 

Até domingo, dia 10 de julho, vivem-se muitas emoções na maior e melhor festa do andebol com a presença de 3 mil atletas participantes. Esta terça-feira, chegam ao aeroporto do Porto as primeiras equipas estrangeiras vindas de Espanha e Lituânia. Participam na edição deste ano do torneio de Estarreja um total de 50 equipas provenientes destes dois países.

 

A cerimónia de abertura está marcada para dia 7, quinta-feira, às 21h30, na Praça Francisco Barbosa, com a presença do presidente da Federação de Andebol de Portugal, Miguel Laranjeiro, e do presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina. A sessão iniciará com um desfile das duas centenas de equipas a partir do Parque do Antuã, em direção à praça histórica da cidade, num momento de cor e alegria aberto a toda a comunidade.

 

A Federação de Andebol de Portugal é novamente parceira do Garcicup e da Câmara Municipal de Estarreja na organização do evento. Nesse sentido, o torneio volta a ser o palco de uma competição nacional, e desta vez, Estarreja receberá o Encontro Nacional de Infantis, com início no dia 7.

 

Diversão na Garci Fun Park

Destinado a equipas federadas, escolas e seleções, o Torneio decorre num período pós-competição, representando um prémio para as equipas após um ano intenso de competição. A par do espírito competitivo, é promovido um programa cultural e atividades que proporcionam aos participantes, momentos de lazer e de diversão.

 

A animação paralela, no Garci Fun Park, oferece dias intensos de convívio e diversão, seja com mergulhos nas piscinas ou nas piscinas com insufláveis, ou nos karts, carrinhos de choque, comboio turístico ou autocarro panorâmico, entre outras atividades. No sábado, dia 9, haverá uma “maratona” de mega insufláveis, das 12h às 24h.

 

A melhor e maior festa do andebol


O Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Estarreja, João Alegria, garante “o melhor GarciCup de sempre! Reunimos todas as condições para que as equipas, jogadores, treinadores e dirigentes participem na melhor e maior festa do andebol”. A comunidade desportiva pode “contar com um torneio com muito andebol, cheio de animação e uma logística ímpar, que irá garantir, para um torneio desta dimensão, as melhores condições de alojamento, alimentação, transportes e recintos de jogos. Estarreja será uma vez mais a Capital Nacional do Andebol”, frisa o autarca.

 

Parceria com a CP

Fomentando a utilização do comboio, o GarciCup e a CP voltaram a desenvolver uma parceria, permitindo aos participantes chegar a Estarreja a preços mais acessíveis:

 

- Bilhete de Grupo 2€, ida e volta, válido para viagens nos comboios Urbanos do Porto, com origem em qualquer estação e destino a Estarreja (linhas de Braga, Marco de Canaveses, Guimarães e Aveiro). Mínimo de 10 e máximo de 100 elementos, reservas para o Serviço de Grupos dos Comboios Urbanos do Porto (email: gruposcppt@cp.pt);

- Preços especiais para grupos com um mínimo de 10 elementos, nos serviços Alfa Pendular, Intercidades, Regional e InterRegional (email: gruposlc-rg@cp.pt).

 

A organização do GarciCup é da Câmara Municipal de Estarreja, em parceria com os quatro clubes de Andebol do concelho – Associação Artística de Avanca, Estarreja Andebol Clube, Associação Cultural de Salreu e Arsenal de Canelas – e o apoio institucional da Associação de Andebol de Aveiro e da Federação de Andebol de Portugal.

 

Nada melhor do que terminar a época com a melhor Festa do Andebol em Estarreja!

 

GarciCup’22 em números

3000 atletas

80 clubes

200 equipas

17 campos

25000 refeições


Carla Miranda

Proença-a-Nova | Embalagens de plástico para 'takeaway' e entregas ao domicílio sujeitas a taxas de 30 cêntimos

As embalagens de plástico de uso único para refeições prontas a consumir estão a partir de agora sujeitas a uma taxa de 30 cêntimos, uma medida que tinha sido anunciada para janeiro e adiada devido à pandemia da Covid-19. Segundo a lei, a taxa aplica-se a partir do dia 1 de julho de 2022 a embalagens de utilização única de plástico ou multimaterial com plástico. Esta taxa será também aplicada a partir de 1 de janeiro de 2023 nas embalagens de alumínio ou multimaterial com alumínio.

Em causa estão nomeadamente as embalagens para 'takeaway' e as das entregas a domicílio. A medida destina-se a fomentar a introdução de sistemas de embalagens reutilizáveis na restauração e promover a redução de embalagens de utilização única. O fornecimento de refeições em regime de pronto a comer e levar ou com entrega ao domicílio revela uma clara tendência de crescimento tendo como resultado direto o aumento do consumo de embalagens de utilização única, o que torna ainda mais urgente a introdução de medidas que permitam dissociar este crescimento do consumo de recursos e da produção de resíduos, esclarece o diploma que entra agora em vigor.

O documento lembra ainda que os estabelecimentos que forneçam refeições prontas a consumir em regime de pronto a comer e levar já são obrigados a aceitar que os seus clientes utilizem os seus próprios recipientes, pelo que existe uma alternativa ao pagamento da contribuição. As receitas da taxa serão dirigidas em 50% para o Estado e 40% para o Fundo Ambiental, pode ler-se na portaria.

Na norma que entra em vigor há algumas exceções: uma delas para as embalagens que acondicionem refeições prontas a consumir que não são embaladas no estabelecimento de venda ao consumidor final, "uma vez que o estabelecimento não controla nestes casos o embalamento do produto, não permitindo assim que o consumidor tenha uma alternativa".

Castelo de Paiva | Milhares de visitantes em três dias de certame. Sucesso contabilizado reforça grandeza da Feira do Vinho Verde, Gastronomia e Artesanato


 Presidente da AEP impressionado com dimensão da iniciativa
Este ano o tempo ajudou à festa e foram três dias de intensa animação, com milhares de visitantes a passar por Castelo de Paiva, no âmbito da 23ª Feira do Vinho Verde, Gastronomia e Artesanato, iniciativa que se retoma e que continua a ser uma aposta forte da Câmara Municipal, num certame de nível nacional cada vez mais reconhecido, este ano com um novo figurino, mais atractivo e funcional, mas mantendo sempre o objectivo inicial, relacionado com a valorização da produção vitícola do concelho, promovendo o produto agrícola mais conhecido e premiado da Sub Região de Paiva.
Foi brilhante esta mostra vitícola da Sub - Região de Paiva que voltou a ter uma excelente adesão de visitantes, contabilizado mais um êxito pela autarquia paivense, conforme evidenciou ontem à noite, em jeito de balanço, o autarca José Rocha, que se congratulou com mais de duas décadas de feira, e não se cansando de enaltecer a qualidade dos vinhos verdes das Terras de Paiva e o empenhamento dos produtores paivenses que se dedicam cada vez mais, com forte empenhamento e gosto, ao sector da vinha.
Satisfeito com o êxito alcançado, o presidente José Rocha evidenciou a resiliência, a coragem e determinação de todos os expositores, face às dificuldades sentidas nos últimos tempos e destacou a feira “ como um acontecimento de grande impacto e significado para o concelho, um momento auspicioso para esta terra de gente humilde e trabalhadora, um certame em boa hora conseguido, pela dinâmica que imprime à agricultura, à economia e à cultura local, sendo um marco na vida do município e motivo de sobra para que nos possamos sentir felizes por receber milhares de visitantes e cativá-los a regressar em breve “.
Referindo que, depois de dois anos de interregno, esta é uma feira com vitalidade, trabalhada com carinho, um momento único de celebração da terra de Paiva, o autarca paivense mostrou-se feliz por este sucesso, pela nova formatização do certame, que se apresenta mais atractivo e funcional, adequado ao novo espaço do Largo do Conde, e insistiu na tónica de que, o vinho verde é um produto endógeno que se afirma e está na moda, sendo cada vez mais apreciado, evidenciando depois, a sua satisfação pela projecção que o evento já atingiu com 23 anos de realização, ao afirmar-se cada vez mais na região dos vinhos verdes, realçando ainda que o certame, “ para além de ser um reconhecimento público aos agricultores paivenses que se dedicam de “ corpo e alma “ ao sector da vinha, representa uma excelente oportunidade de promoção e de negócio, um momento único para apreciar vinhos de superior qualidade, cada vez mais premiados, bem como divulgar a excelente cozinha regional, a beleza do artesanato local, a doçaria tradicional, ao mesmo tempo dar a conhecer as potencialidades turísticas de uma terra que tem o gosto e o hábito de bem receber “.
Referindo que este é um esforço enorme que vale a pena, que motiva o sentido de entre ajuda e de cooperação, o Presidente da Câmara Municipal realçou a dinâmica vitícola que o concelho já apresenta, insistindo na necessidade de continuar a investir na qualidade, aumentar a competitividade, ganhar visão de mercado e realçar sempre o factor humano, como etapas necessárias na continuidade do objectivo definido pela reconversão da vinha, incentivando os produtores a valorizar e modernizar a sua produção e a promover melhor o produto mais conhecido e premiado da região, enaltecendo com redobrado gosto os prémios importantes que a Sub Região de Paiva têm sido conseguidos ao longo de anos .
O edil aproveitou a presença do presidente da Associação Empresarial de Portugal, para falar da necessidade de se apoiar as empresas agrícolas, e o tecido empresarial do concelho, lembrando a necessidade de se avançar rapidamente para a recuperação do CACE, destruído por incêndio em 2020, assim como também abordou a falta de acessibilidades ao território, reclamando a conclusão urgente da Variante à EN 222, contemplando os 9 km que faltam na ligação à A32 em Canedo, bem como a totalidade da construção do IC 35 ligando este concelho ao nó da A4 em Penafiel, conseguindo-se assim, uma mobilidade satisfatória que ajude a aproximar Castelo de Paiva aos grande eixos rodoviários do litoral e projectar o concelho, a atrair investimento e a criar riqueza e maior dinâmica empresarial.
Deixando uma saudação especial aos visitantes que rumaram ao concelho, bem como uma palavra de agradecimento a todos os expositores e à Associação Comercial e Industrial de Castelo de Paiva, pela parceria estabelecida e envolvimento no certame, José Rocha referiu-se à cultura da vinha e ao enoturismo como áreas fundamentais para o desenvolvimento turístico do concelho, não esquecendo a importância de valorizar os produtos endógenos, os recursos patrimoniais, culturais, gastronómicos e etnográficos que o concelho apresenta e que, a par da sua beleza paisagística, são a mais valia para o incremento turístico que se deseja ver dinamizado no concelho.
Almiro Moreira, presidente da Assembleia Municipal, lembrou a ousadia de realizar esta feira, sempre com o grande objectivo de promover o afamado vinho verde, que se apresenta cada vez com mais qualidade, e com agricultores com mais vontade de apostar neste sector agrícola, considerando que, há ainda um longo trabalho a fazer, com novas vinhas, para ganhar dinâmica empresarial e alargar a produção para conquistar mais mercados.
O Presidente da Associação Empresarial de Portugal, Luís Miguel Ribeiro agradeceu o convite para vir a Castelo de Paiva e mostrou-se impressionado com a grandeza que esta feira apresenta, que considerou ser uma boa aposta do município e uma motivação forte para dinamizar a economia local, falando depois, na importância da produção do vinho verde na economia do país, destacando a capacidade e ambição dos empresários em ultrapassar as dificuldades, fazendo questão de evidenciar que, nos desafios do futuro, o essencial são as pessoas, potenciando a criação de riqueza no território.
A iniciativa que, para além de dar a conhecer os afamados vinhos de qualidade produzidos em Castelo de Paiva, com destaque para os premiados que, ano após ano, são distinguidos nos concursos nacionais, contou com outras actividades paralelas, como a apresentação da excelente gastronomia paivense e doçaria tradicional, uma demonstração do artesanato local, tudo estruturado em três dias de grande animação, onde não faltaram espectáculos musicais, o folclore local e a música tradicional portuguesa, para além de outras atracções que enriquecem o programa apresentado pela edilidade paivense.
Esta foi a oportunidade única de apreciar os vinhos dos produtores da Sub-Região do Paiva, muitos deles já premiados ao nível dos concursos da Comissão Regional de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes – CRVRVV, degustar a saborosa cozinha regional paivense, e ao mesmo tempo, ficar a conhecer a riqueza do trabalho dos artesãos do concelho, sem esquecer um programa lúdico, gizado para garantir uma saudável convivialidade nos três dias do certame, que este ano teve espectáculos musicais com Agrupamento Musical “ Kastelo Band “, Kamuf, Bomboémia, Os Amigos da Sexta, Postas de Bacalhau, Colectivo Capela, Cusca Maria, Bandinha da Alegria, Os Amigos do Douro e Ricardo Ramalho Festa Total, para além da animação de rua com a participação dos Ranchos Folclóricos do concelho, Cantadores ao Desafio, entre outras actuações que vão decorrer durante o evento.
Depois da sessão solene e da cerimónia de abertura da feira, realizada na tarde de 1 de Julho, e concretizada a habitual ronda pelas tasquinha, restaurantes e expositores, o certame acolheu as primeiras “provas de vinho”e as “jornadas gastronómicas ”, privilegiando-se pratos locais e as especialidades mais conhecidas da região, a par da doçaria tradicional do concelho e do fumeiro regional, para além de outras novidades.
No dia inicial houve Aromas do Verde e à noite participou o Rancho Folclórico de Castelo de Paiva, com animação de rua a cargo da street band Kamuf e do grupo de percussão Bomboémia, registando se a realização de baile popular com o Grupo de Música Tradicional “ Amigos da Sexta “, seguindo-se um grande espectáculo musical com o Agrupamento Musical Kastelo Band no palco principal, que manteve os resistentes a dançar pela madrugada fora.
Já no Sábado, a iniciativa arrancou com melhor da cozinha tradicional paivense a estar em evidência à hora do almoço, com tempo para as provas dos novos vinhos e espumantes da Sub-Região de Paiva, seguindo-se à tarde a iniciativa “ Aqui há Baile “ e actuação da “ Banda às Riscas “, realizando-se os Aromas do Verde, e durante a noite a actuação do Rancho Folclórico de S. Martinho e Rancho Folclórico de Bairros, registando ainda o programa, animação de rua com a presença do grupo “ Postas de Bacalhau “, acontecendo música popular com a presença do agrupamento “ Colectivo Capela ”, terminando a jornada festiva com actuação da banda lusa-luxemburguesa de pop-rock, “ Cusca Maria “, que se apresentou no palco principal pela madrugada fora.
No Domingo, dia 3 e ultimo dia da feira, o certame abriu com as habituais provas de vinhos e as jornadas gastronómicas que foram animadas com a presença do Rancho Folclórico da Senhora das Amoras e as Concertinas da Casa do Povo da Raiva, com a entrada a meio da tarde da conhecida Bandinha da Alegria, de Alcobaça, que percorreu o recinto da feira, a exemplo do grupo Os Amigos do Douro, sendo que Ricardo Ramalho animou à noite o convívio de encerramento, denominado como baile dos resistentes, que terminou em grande apoteose no Largo do Conde.
O edil paivense José Rocha, mostrou-se satisfeito pela adesão conseguida, cerca de oito dezenas de expositores e fez questão de realçar a vontade e o empenhamento de todos para o engrandecimento deste evento que, na sua opinião, já é uma referência nacional, atraindo milhares de visitantes, muitos deles do estrangeiro, evidenciando-se o nosso potencial para projectar o município de Castelo de Paiva aos mais diversos níveis.
Para o presidente da autarquia de Castelo de Paiva, para além de ser um reconhecimento aos agricultores paivenses que se dedicam de “corpo e alma ” ao sector da vinha, esta feira continua a ser uma excelente oportunidade de promoção e de negocio, um momento único para apreciar vinhos de superior qualidade, cada vez mais premiados, bem como divulgar a nossa cozinha regional, a beleza do nosso artesanato, a dinâmica das autarquias e a pujança do nosso associativismo, ao mesmo tempo dar a conhecer as potencialidades turísticas de uma terra que tem o gosto e o hábito de bem receber .

No certame, que teve dois palcos para actuações musicais, estiveram representados 13 espaços de vinhos, entre produtores de marca e individuais, seis restaurantes com o melhor da gastronomia local, cinco doceiras tradicionais, e 31 espaços de artesanato e produtos locais, dezanove espaços de derivados e petiscos.
No espaço do Largo do Conde, numa zona ampla e acolhedora, recentemente requalificada, foram três dias de grande festa orientados para o despertar de apetites e sabores, numa jornada de estratégia promocional, ajustada ao prestígio por todos reconhecido, dos excelentes vinhos da Sub-Região de Paiva, neste caso com o complemento das famosas iguarias paivenses, a justificar a vinda de milhares de visitantes a este certame, cada vez mais referenciado no panorama nacional.



Carlos Oliveira

Dez enfermeiros do Hospital de Aveiro declaram exclusão de responsabilidades por falta de condições

Dez enfermeiros do Serviço de Obstetrícia e Boço de Partos do Hospital de Aveiro entregaram declaração de exclusão de responsabilidades por falta de condições, revelou hoje fonte sindical.
De acordo com o Sindicato dos Enfermeiros, “em função da degradação das condições de trabalho a que esses profissionais estão submetidos, dez enfermeiros entregaram à administração do Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV), ao Ministério da Saúde e à Ordem dos Enfermeiros a Declaração de Exclusão de Responsabilidades”.
“Os enfermeiros deste serviço estão a ser sujeitos a situações-limite, com a prestação de cuidados de saúde a acontecer, sem que as equipas estejam completas”, explicou o presidente do Sindicato dos Enfermeiros, Pedro Costa.
De acordo com o Sindicato dos Enfermeiros, essa tomada de posição “não surpreende”, dado que já no início do ano tinha denunciado publicamente as dificuldades que o Centro Hospitalar do Baixo Vouga (que inclui os hospitais de Aveiro, Águeda e Estarreja) tinha para contratar mais enfermeiros”.
“A entrega da Declaração de Exclusão de Responsabilidade por parte destes dez enfermeiros é mais um grito de alerta de quem não tem sido ouvido”, considera Pedro Costa, sublinhando que “os enfermeiros não podem continuar a trabalhar sujeitos a tanta pressão, tantas horas seguidas e sem os recursos humanos adequados”.
De acordo com o dirigente sindical, “a falta de solução para este problema está a contribuir para que os enfermeiros desta instituição, em particular do Serviço de Obstetrícia/Sala de Partos se encontrem em situação de exaustão total, que se repercute na própria segurança das parturientes”.
Segundo alerta o presidente do Sindicato dos Enfermeiros, em caso de encerramento do serviço no Hospital de Aveiro, “as grávidas têm de ser transferidas, sempre acompanhadas por um enfermeiro especialista em Obstetrícia, para as unidades de Coimbra, Viseu ou Porto, o que deixa o atendimento do serviço completamente desprotegido”.
“Já passou demasiado tempo, desde a aprovação do Orçamento de Estado para 2022, para que se continue a justificar a não contratação de mais enfermeiros para o SNS com a falta de verbas”, considera Pedro Costa.
“O Governo precisa de dar um sinal claro do que quer fazer com os enfermeiros, no sentido do reconhecimento das suas competências e no papel determinante que estes desempenham no SNS e se está disposto a criar condições para a melhoria das suas condições de trabalho no Serviço Nacional de Saúde”, advertiu.
Em nota enviada à Lusa, a administração do Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV) que tutela o Hospital de Aveiro, diz ter recebido oito declarações de exclusão de responsabilidade por parte de enfermeiros do Serviço de Ginecologia/Obstetrícia.
Observando que aquele serviço possui 82 enfermeiros, a administração hospitalar garante que “não foi recebido, até ao momento, qualquer contacto por parte de entidades sindicais".

Fonte: MadreMedia/Lusa

Registado sismo de magnitude 3.4 a sul do Cabo de S. Vicente

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) registou um sismo a sul do Cabo de S. Vicente, em Sagres.

"O Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que no dia 04-07-2022 pelas 14:59 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 3.4 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 80 km a Sul do Cabo S.Vicente", informa o IPMA.
É ainda referido que o sismo "não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III (escala de Mercalli modificada) o concelho de Lagoa (Faro)".

Campanha “Taxa Zero ao Volante” passa por Aveiro e Coimbra

goog_1985625866A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP) lançam neste 5 de julho, a Campanha de Segurança Rodoviária “Taxa Zero ao Volante”, inserida no Plano Nacional de Fiscalização de 2022.
A decorrer entre os dias 5 e 11 de julho, a campanha tem como objetivo alertar os condutores para os riscos da condução sob a influência do álcool. Um em cada três condutores mortos em acidentes de viação apresenta uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 0,5 g/l e três em cada quatro destes condutores apresentam uma taxa igual ou superior a 1,2 g/l.
A campanha “Taxa Zero ao Volante” integrará:

Ações de sensibilização da ANSR em território continental e dos serviços da administração regional da Região Autónoma da Madeira;
Operações de fiscalização, pela GNR e pela PSP, com especial incidência em vias e acessos com elevado fluxo rodoviário e de acordo com o Plano Nacional de Fiscalização 2022, de forma a contribuir para a diminuição do risco de ocorrência de acidentes e para a adoção de comportamentos mais seguros por parte dos condutores no que tange à condução sob a influência do álcool.
As ações de sensibilização ocorrerão em simultâneo com operações de fiscalização nas seguintes localidades:
  • Dia 5 de julho, às 19h00: EN8 – Rotunda Turcifal - Torres Vedras;
  • Dia 6 de julho, às 14h00: Avenida da Europa - Aveiro;
  • Dia 7 de julho, às 13h00: EN 14, Rotunda do Feliz, Celeirós -  Braga;
  • Dia 8 de julho, às 14h00: Praça da República, Porto;
  • Dia 9 de julho, às 20h00: EN17 - Ceira.

Polícia confirma seis mortos e mais de 20 feridos em ataque num desfile do Dia da Independência. Atirador em fuga

Autoridades locais, citadas pela imprensa de Chicago, avançam com seis vítimas mortais.

Um tiroteio num desfile do Dia da Independência dos Estados Unidos da América em Highland Park, subúrbio a cerca de 40 quilómetros da cidade de Chicago, fez seis mortos e mais de 20 feridos, confirmaram as autoridades esta segunda-feira. O atirador está em fuga e é descrito pela polícia como um jovem entre os 18 e os 20 anos, com cabelo preto comprido e que usava uma t-shirt branca. No local foi recuperada uma arma de fogo e as autoridades aconselharam as pessoas a permanecerem em casa.
O município de Highland Park informou na sua página no Facebook que a polícia foi mobilizada para o local após um "incidente" no desfile do Dia da Independência, que é comemorado em 4 de julho, e que o mesmo havia sido cancelado.
"Estamos a ajudar a polícia de Highland Park após o tiroteio no desfile", informou no Twitter o gabinete do xerife do condado de Lake.
 
People fled for cover following reports of a shooting at an Independence Day parade in Highland Park, Illinois on Monday. The Lake County Sheriff’s Office said they were assisting police in responding to the shooting in the north Chicago suburb. https://t.co/2iO2vPCw7Y pic.twitter.com/x4Q05pWjZA
— CBS News (@CBSNews) July 4, 2022
O jornal Chicago Tribune refere que o governador de Illinois, o democrata Jay Robert "J. B." Pritzker estava no local.
Brad Schneider, um representante da Câmara de Illinois, estava na cidade quando os tiros foram disparados.
"A minha equipa de campanha e eu tínhamos acabado de nos reunir para o início do desfile quando o tiroteio começou", escreveu Schneider no Twitter.
Um repórter do jornal local Chicago Sun-Times relatou ter identificado no local três corpos ensanguentados cobertos por mantas.
Também testemunhas citadas pela AP indicaram ter visto no local corpos ensanguentados cobertos. O Sun-Times informou que o desfile começou por volta das 10h00 locais, mas que foi subitamente interrompido 10 minutos depois de serem ouvidos disparos.

Cátia Carmo /TSF
Imagem: CBS

APCC chega às onze medalhas no Nacional de Verão de Natação Adaptada

A equipa feminina da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) alcançou 11 medalhas e o 4.º lugar na classificação geral no Campeonato Nacional de Verão de Natação Adaptada, que teve lugar no passado fim de semana, em Abrantes.
A nadadora Matilde Gaspar foi o maior destaque, ao conquistar quatro títulos de campeã nacional (nos 50, 100 e 200 metros bruços e nos 200 livres) e dois de vice-campeã (100 e 400 livres). Já Carolina Lourenço sagrou-se vice-campeã nos 50 e 100 bruços e ainda chegou ao bronze nos 50 livres. Finalmente, Bárbara Gomes foi vice-campeã nos 200 estilos e bronze nos 200 livres, tendo ainda batido dois recordes pessoais.
A APCC apresentou-se em prova também com dois atletas masculinos, Joel Pereira e Ruben Santos, tendo ambos logrado bater um recorde pessoal. Todos os nadadores da Associação competem na classe S21.
Os resultados obtidos confirmam uma época muito positiva para o Departamento de Desporto e Educação Física da instituição, surgindo na sequência de uma presença no Campeonato Nacional de Inverno, em janeiro deste ano, que já havia resultado em 15 medalhas, incluindo sete títulos nacionais.
O Campeonato Nacional de Verão de Natação Adaptada foi organizado pela Federação Portuguesa de Natação e decorreu nos dias 2 e 3 de julho, no Complexo Municipal de Piscinas de Abrantes. Contou com a participação de 140 atletas (106 masculinos e 34 femininos), em representação de 37 clubes e instituições.
A natação é um dos desportos desenvolvidos na APCC, tanto na vertente competitiva (com vários atletas a representarem regularmente a instituição em provas de âmbito nacional e regional), como de adaptação ao meio aquático, aprendizagem, manutenção e treino.

Polícia da Dinamarca descarta ataque terrorista

Dinamarca está de luto. Um jovem de 22 anos entrou num centro comercial, em Copenhaga, na Dinamarca, e disparou contra várias pessoas este domingo. Três perderam a vida. A polícia diz que o autor do ataque tem "antecentes psiquiátricos" e descarta, para já, motivações terroristas.
Nada indica que o suspeito tenha trabalhado em conjunto com outros ou que tenha sido assistido por outras pessoas".
Soeren Thomassen  - Chefe da polícia de Copenhaga
polícia acredita que o ataque foi premeditado, mas desconhecem-se para já as motivações do suspeito. As vítimas terão sido atingidas ao acaso, de acordo com as autoridades.
Os três mortos são um homem e uma mulher dinamarqueses, de 17 anos, e um cidadão russo residente na Dinamarca, de 47. Duas mulheres dinamarquesas e dois cidadãos suecos estão internados no hospital em estado grave.
Várias pessoas sofreram ainda ferimentos ligeiros, na sequência da fuga do centro comercial. O autor do tiroteio vai ser interrogado esta segunda-feira.

Euronews

Portalegre | Dádiva de sangue em Nisa


Na terra bem conhecida pela sua olaria pedrada, levou a efeito a Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP – mais uma brigada, em parceria com a Unidade Funcional de Imunohemoterapia da ULSNA. A colheita teve lugar no novo centro de saúde de Nisa e para lá se dirigiram 17 voluntários, entre eles 10 mulheres (58,8 %).

Apenas um dos presentes não estava em plenas condições de concretizar a doação, pelo que de Nisa foram recolhidas 16 mais do que aplaudidas unidades de sangue total.

 

Uma voluntaria feminina doou sangue pela primeira vez. As mulheres estiveram pois em destaque nesta ação levada a cabo na Corte das Areias.

No final, e com o apoio da Câmara Municipal de Nisa, foi servido um almoço que assinalou este momento de partilha.

Avis e Castelo de Vide
A ADBSP vai marcar presença oportunamente (sábados de manhã) em: Avis, a 09 de julho, no quartel dos bombeiros; Castelo de Vide, a 16 de julho, no centro de saúde.
No verão não deixe de ser solidário e consulte: https://www.facebook.com/AssociacaoDadoresBenevolosSanguePortalegre/

JR

Caldas da Rainha | Presidente transmitiu preocupações à Secretária de Estado da Saúde

 Os problemas e as dificuldades que se fazem sentir nos cuidados de saúde primários das Caldas da Rainha, a falta de médicos de família no concelho e a saturação dos serviços do Centro Hospitalar do Oeste (CHO), devido à falta de recursos humanos, foram as principais preocupações manifestadas por Vítor Marques à Secretária de Estado da Saúde, Maria de Fátima Fonseca, numa audiência que decorreu no passado dia 1 de Julho.

Acompanhado pelo secretário da Assembleia Municipal, Pedro Marques, e pelas vereadoras Conceição Henriques e Maria João Domingos, o autarca das Caldas mencionou “o Plano Diretor Hospitalar que está a ser elaborado” e destacou que “é importante conhecer o plano de investimentos e as medidas que estão pensadas para a sua concretização”.

 

Maria de Fátima Fonseca  fez saber que “estão, neste momento, a ser acauteladas medidas para reforçar a equipa de profissionais de saúde nas Caldas da Rainha”.

 

Nesta reunião também foi abordada a Transferência de Competências na área da Saúde, tendo sido partilhado com a Secretária de Estado que o Município se encontra, atualmente, a elaborar a Estratégia Municipal de Saúde e a analisar o perfil de saúde na região de Caldas da Rainha, de forma a existirem diretrizes para a  intervenção na área da saúde.

 

Neste encontro com a tutela, o Presidente da Câmara deu nota do crescimento do Termalismo Caldense, e a sua importante ligação com os cuidados de saúde e bem-estar, e entregou à governante um dossier contendo a posição da Câmara e da Assembleia Municipal relativamente ao novo Hospital do Oeste.

 

 

Encontro magno internacional em que o circo contemporâneo ‘casa’ com a magia… Conferência final do BETA CIRCUS decorre em Ílhavo a 7 de julho

Ao longo dos últimos dois anos, num contexto pandémico agreste para todos os sectores, a Cultura em geral foi, como se sabe, um dos domínios da sociedade mais afetados. O BETA CIRCUS desde logo inscrito nessa actividade nuclear e enquanto projecto de dimensão internacional, com acções programáticas a decorrerem em quatro países (Portugal, Itália, Sérvia e Letónia) desde outubro de 2020 até julho próximo e a fazer face a um programa com mobilidades implícitas e imperativas de artistas, especialistas e agentes associados ao universo do circo contemporâneo, foi também atingido. O resultado do labor empreendido, felizmente nem por isso…
 
Há, por conseguinte, um ciclo que se fecha em 2022, mas há também um circuito que se abre a novas proposições: a Conferência Final do BETA CIRCUS, a realizar no Laboratório das Artes da Vista Alegre, em Ílhavo, no próximo dia 7 de julho, vai versar a linha de pensamento e a filosofia do conceito “Magic in our Lives” (a magia nas nossas vidas), esse vai assim constituir o tema chave para um dia cujo mote será debater os resultados da cooperação europeia, abordando ainda o futuro da magia e as perspectivas para o desenvolvimento e inovação no domínio do circo (ver programa em doc. em anexo).
 

A conferência final do BETA CIRCUS será um momento de debate, partilha e networking e, para o efeito, contará com um painel de convidados, especialistas nacionais e internacionais de reconhecido mérito, bem como agentes culturais e artistas ligados a estruturas e companhias de teatro, dança, performance, circo contemporâneo, magia e demais linguagens.
 
No seio do contingente de convidados estarão, entre outros, Luís de Matos (ilusionista), Cláudia Berkeley (Teatro da Didascália), Rémi David (mágico e escritor), Valentine Losseau (antropóloga, ilusionista, dramaturga e directora artística), Verena Cornwall (actual directora do Winchester Science Centre, directora do St. Patrick’s Festival/Dublin e da English National Ballet School), Vittoria Lombardi (curadora e directora da cultureandprojects). Entre os moderadores estarão os responsáveis pela Bússola, a entidade anfitriã, Bruno Costa e Daniel Vilar, bem como Kalle Nio (artista visual, mágico e encenador), Mara Pavula (directora do Riga Cirks/Letónia) e Mira Dobrkovic (fundadora e directora do Centro de Desenvolvimento para as Artes do Circo – Ludifico/Sérvia). Por favor ver sinopses biográficas em doc. em anexo
 
Convém relembrar, para uma melhor compreensão do contexto e do conceito, que o BETA CIRCUS pretende impulsionar a inovação e artistas emergentes europeus nas artes circenses, com o objectivo de abordar as novas tendências do circo contemporâneo e compensar a falta de oportunidades para os artistas obterem formação profissional em domínios especializados. Durante o último ano, um grupo de 12 artistas emergentes europeus juntou-se a um processo internacional de capacitação para a magia contemporânea, apoiado na mobilidade transnacional e na experiência profissional.
BETA CIRCUS é cofinanciado pelo Programa Europa Criativa da União Europeia e pela Direção-Geral das Artes, sendo promovido pela Bússola (PT), Teatro Necessario (IT), Ludifico (RS) e Rigas Cirks (LV). São parceiros associados o 23 Milhas (PT), Parma 2021 – Capital Italiana da Cultura (IT), ATER (IT) e Novi Sad 2022 – Capital Europeia da Cultura.
 
 Mais informações em www.betacircus.eu

Braga | RECESSAP concorda em reforçar a sua presença europeia e continuar com a sua ação informativa e científica


● A decisão foi adotada durante a celebração da Assembleia Geral Ordinária, na qual foi também decidido abrir um apelo à incorporação de novos membros.

● Foi também acordado celebrar o Primeiro Dia da Rede Europeia nos dias 1 e 2 de outubro de 2022 e a celebração da segunda edição do Congresso da Rede Europeia, desta vez presencialmente em Palermo (Itália), em março de 2023.

● Por último, foram estabelecidas as bases de trabalho para apresentar novamente a sua Candidatura como Itinerário Cultural Europeu para o ciclo 2023-2024, depois de não ter sido certificada na última edição.


A Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e da Páscoa realizou esta semana uma nova Assembleia Geral Ordinária na qual foi acordado reforçar a sua presença europeia e a continuidade das suas ações informativas e científicas, a fim de consolidar a representatividade da Semana Santa e da Páscoa em toda a Europa.

 

Para atingir ambos os objetivos, foi decidido abrir um apelo ao recrutamento de novos parceiros europeus que se destaquem pelos seus rituais únicos em torno da tradição da celebração da Semana Santa e da Páscoa, e que têm raízes e envolvimento social a nível local.


Da mesma forma, os membros da Rede aprovaram durante a Assembleia, presidida pela sua presidente María Luísa Ceballos, o reforço da sua Comissão Científica e o trabalho sobre programas europeus relacionados com o artesanato, a juventude e a arte contemporânea, ligados a estas tradições. Do mesmo modo, foi acordado trabalhar na estratégia de comunicação como veículo para dar maior visibilidade europeia à rede.


O encontro serviu ainda para estabelecer as bases de trabalho para a apresentação de uma nova Candidatura como Itinerário Cultural Europeu para o ciclo 2023-2024, depois de não ter sido certificada na última edição realizada em maio passado. Neste sentido, os parceiros da Rede definiram as linhas de trabalho a seguir para alcançar posicionar-se, na próxima chamada, como uma atração cultural de valor reconhecido em toda a Europa.


A candidatura como Itinerário Cultural Europeu da Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e da Páscoa pretende ser representativa de todas as celebrações desta tradição de diferentes confissões religiosas que são celebradas na Europa, católicas e também ortodoxas. Nesse sentido, a Rede Europeia quer ascender como um modelo de conservação e promoção do património social e cultural que compõem estas tradições. A certificação como Itinerário Cultural do Conselho da Europa é, portanto, uma garantia de excelência.


Por último, a Assembleia aceitou celebrar o Primeiro Dia da Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e da Páscoa, que terá lugar nos dias 1 e 2 de outubro e que terá um programa comum de atividades a realizar simultaneamente em todos os locais membros da Rede Europeia. Tudo isto, em torno do legado das tradições da Semana Santa ligadas às irmandades e confrarias, ao artesanato e ao envolvimento dos mais novos. Foi também aprovada a celebração da segunda edição do Congresso da Rede Europeia em março de 2023, desta vez presencialmente, na cidade de Palermo (Sicília, Itália) com o apoio da entidade italiana Fondazione Federico Secondo.

 

Mais sobre a Rede Europeia

A Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa foi criada em 2019 e faz parte da Fundação Italiana Federico II, representando os municípios de Palermo e Caltanissetta, da Sicília, Itália; o município de Birgu, em Malta; a Comissão de Quaresma e Celebrações da Semana Santa, em Braga, Portugal; as Representações da Paixão de Cristo, em Skofja Loka, Eslovénia; os municípios que fazem parte da rota Caminos de Pasión (Alcalá la Real em Jaén, Baena, Cabra, Lucena, Priego de Córdoba e Puente Genil em Córdoba e Carmona, Écija Osuna e Utrera em Sevilha). Também dentro da geografia espanhola encontramos Orihuela em Alicante; Lorca, em Múrcia e Viveiro, em Lugo.


Esta Rede tem como objetivo promover e divulgar o património cultural, tanto material como imaterial, relacionado com as comemorações da Semana Santa e da Páscoa, através de ações que valorizem este património, promovam o desenvolvimento turístico sustentável e contribuam para a salvaguarda do património imaterial através de trabalhos científicos e de investigação. Da mesma forma, o seu principal objetivo é unir forças e sinergias para consolidar um modelo de estudo, salvaguarda e divulgação do património das tradições da Semana Santa e da Páscoa na Europa.