segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

Silves | AVENIDA DO RIO E RUA DR. MANUEL ARRIAGA EM ARMAÇÃO DE PÊRA COM CONDICIONAMENTO DE TRÂNSITO ATÉ AO DIA 02 DE ABRIL


O Município de Silves informa que, devido à necessidade de execução de trabalhos no âmbito da empreitada “Requalificação Urbana da Baixa de Armação de Pêra – 1ª Fase – Infraestruturas de Drenagem e Elevação de Pluviais”, o cruzamento da Avenida do Rio com a Rua Dr. Manuel Arriaga sofrerá condicionamento de trânsito até ao dia 2 de abril.

A autarquia pede a atenção dos automobilistas e residentes para esta situação e agradece a compreensão e colaboração de todos.

De Azeitólogo a Walker Talker. Plataforma vocacional tem mais de 1.000 profissões

 De Azeitólogo a Walker Talker. Plataforma vocacional tem mais de mil profissões para ajudar a escolher carreiras

Afinador de Piano, Azeitólogo, Caçador de Bolas de Golfe e Walker Talker.

Estas são algumas das atividades profissionais catalogadas no Guia das Profissões a par das tradicionais áreas de Advogado e Médico, entre outras.

Esta plataforma vocacional online dá a conhecer mais de 1.000 profissões, com dados sobre o mercado de trabalho e como entrar em cada área.

O Guia das Profissões é uma plataforma online que pretende ajudar as pessoas a encontrarem a profissão ideal para a sua realização profissional e pessoal. Assim, oferece fichas de informação sobre mais de 1000 profissões, incluindo o que fazem os profissionais, quanto ganham, que saídas podem encontrar no mercado de trabalho e como se pode entrar em cada área específica.

A partir da página www.guiadasprofissoes.info é possível encontrar dados sobre as profissões típicas que todos conhecemos, como Médico, Advogado, Professor e Arquiteto. Mas também dá detalhes sobre outras menos conhecidas, como Walker-Talker, Shaper, Afinador de Piano, Azeitólogo, Astrobiólogo, Caçador de Bolas de Golfe e Gags Man, entre outras.

Simulador de Profissões e Testes Vocacionais

O objetivo da plataforma é contribuir para aumentar o conhecimento, de jovens ou pessoas que procuram investir na sua carreira, sobre as diversas possibilidades que o atual mercado de trabalho oferece. Através da disponibilização de informação gratuita, é possível empoderar as pessoas para que consigam descobrir a profissão que as fará felizes.

Nesse sentido, a plataforma também oferece ferramentas que permitem aos utilizadores do site explorar opções de carreira em função dos seus perfis vocacionais. Assim, inclui um Simulador de Profissões e Testes Vocacionais que permitem chegar a várias alternativas profissionais conforme os interesses e as competências interpessoais de cada um.

Os visitantes podem fazer, por exemplo, o "Teste das Cores" ou o "Teste das 7 Inteligências", ou ainda o "Teste de Personalidade Adequação de Carreira" para confirmar se estão na profissão certa.

Para jovens, trabalhadores, desempregados e pais

A plataforma é gratuita e pode ser usada por qualquer pessoa, mas é especialmente interessante para jovens estudantes a partir do 9.º ano de escolaridade que procuram um rumo profissional. Contudo, também é ideal para universitários ou trabalhadores que querem mudar de área, bem como para desempregados em busca de novas oportunidades ou de uma remodelação profissional.

Por outro lado, é ainda um bom guia para pais e encarregados de educação interessados em ajudarem os filhos a encontrar o rumo certo.

A plataforma também está a ser muito bem recebida nas escolas, nomeadamente pelos gabinetes de Orientação Vocacional e pelos psicólogos que têm como função ajudar os alunos neste âmbito. É mais um instrumento que ajuda a orientar o futuro!

Cantanhede | No âmbito do programa Eco-Escolas: Escola Secundária Lima-de-Faria hasteou Bandeira Verde Eco-Escolas

O vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Pedro Cardoso, esteve presente no momento simbólico do hastear da Bandeira Verde na Escola Secundária Lima-de-Faria. Atribuída pela Secção Portuguesa da Fundação para a Educação Ambiental (FEE) / Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), esta insígnia distinguiu, na edição correspondente ao ano letivo 2020/2021, 16 estabelecimentos escolares do Município de Cantanhede.

O vice-presidente da autarquia cantanhedense enfatizou o elevado número de instituições dos diversos graus de ensino a receber esta insígnia e agradeceu o empenho das crianças e jovens no respeito pela natureza e na preservação do meio ambiente.

Responsável pelo pelouro da Educação, Pedro Cardoso lembrou que as novas gerações são o futuro do Concelho, pois “percebem a importância da educação ambiental enquanto caminho a seguir. Agradeço à comunidade escolar a construção de uma escola mais verde, mas sobretudo de um concelho mais verde, onde vale a pena viver com qualidade”, reforçou.

A Câmara Municipal de Cantanhede enquanto “Município Parceiro Eco-Escolas” e entidade de suporte na implementação do programa no Concelho, assegurou a continuidade do projeto no presente ano letivo, apesar das limitações impostas pela pandemia, mobilizando e apoiando as escolas nesta ação de grande interesse pedagógico.

Pedro Cardoso considerou “especial” a distinção de uma escola secundária, salientando ainda que “apesar dos jovens deste grau de ensino estarem já a pensar no seu futuro académico e profissional, não abdicam de um conjunto de causas, de lutar por aquilo que é fundamental, cuidar desta nossa casa comum”, concluiu.

Na edição correspondente ao ano letivo 2020/2021, do Concelho de Cantanhede foram ainda distinguidas a EB1/JI de Vilamar, JI de Corticeiro de Cima, EB1/JI de Febres, EB1 de Covões, EB1 de Corticeiro de Cima, EB1 Balsas, Escola EB 2,3 Carlos de Oliveira (Agrupamento de Escolas Lima de Faria), EB1/JI da Tocha, EB1 da Gesteira, EB1 da Sanguinheira, JI da Sanguinheira, EB2,3 João Garcia Bacelar (Agrupamento de Escolas Gândara-Mar) e EB de Cantanhede-Sul (Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva), bem como alguns estabelecimentos de ensino não agrupados, designadamente a Escola Técnico Profissional de Cantanhede, Provida – Progresso e Vida da Tocha e a PRODECO – Centro Social de Covões.

Envolver as crianças e jovens na construção de uma escola e de uma comunidade mais sustentáveis é o objetivo do programa internacional Eco-Escolas, destinado a todos os graus de ensino (do pré-escolar ao ensino superior).

A distinção resulta da avaliação da qualidade de implementação da metodologia internacional “sevensteps”, integrando este trabalho de forma implícita ou explicita na estratégia de educação para a cidadania da escola.





Covilhã | ILUSTRAÇÃO CIENTÍFICA E SURREALISMO EM EXPOSIÇÃO NA GALERIA ANTÓNIO LOPES

A Galeria António Lopes inaugurou no passado dia 14 de janeiro a exposição de Jaime Proença Braz, denominada “Ilustrações”.

Trata-se de uma exposição de pintura em óleo sobre tela ou madeira na qual o artista revela uma forte influência da ilustração científica e do surrealismo, nuvens com bolhas, árvores com pescoço e cauda e o empedrado de Niza.

Jaime Proença Braz nasceu em Luanda, em 1958. Licenciado em Biologia, professor do ensino secundário. Como pintor amador revela uma influência artística surrealista com apontamentos de ilustração científica. Realizou várias exposições em Portugal (Centro Nacional de Cultura) e na Holanda e três das suas ilustrações da série “Space Oddities” foram publicadas, na edição de maio de 2009, da revista Esquire.

A exposição estará patente até ao dia 27 de fevereiro, na Galeria António Lopes, no centro histórico, podendo ser visitada de terça a domingo, entre as 10h00-13h00 e as 14h00-18h00, com entrada gratuita.

HISTÓRIA E MEMÓRIA DE TEMPLOS QUE DESAPARECERAM E QUE PERDURAM NA COVILHÃ


O Museu de Arte Sacra tem patente ao público a exposição de réplicas e esculturas “Memórias. Os Templos que perduram” do artista José Luís Sousa.

Trata-se de uma mostra temática que permite conhecer o património eclesiástico edificado na Covilhã-cidade, através de um conjunto de réplicas e escultura do referido artista.

A exposição é complementada por uma mostra documental, que resulta de um trabalho técnico e de investigação na área, o qual revela um conjunto de registos sobre templos e tradições religiosas que perduram nos vestígios e na memória dos covilhanenses.

A exposição pode ser visitadas até ao dia 13 de março de 2022, no Museu de Arte Sacra da Covilhã, junto ao Jardim Público, de terça a domingo, entre as 10h00 e as 18h00, com entrada gratuita.

MUNICÍPIO DA COVILHÃ PROMOVE LITERACIA DIGITAL NA BIBLIOTECA DA COVILHÃ

O Município da Covilhã promove a literacia digital através da iniciativa “Horas Informáticas” a decorrer gratuitamente de fevereiro a julho de 2022, na Biblioteca Municipal.

Trata-se de uma atividade direcionada para o público adulto e sénior que pretenda aprender ou rever conhecimentos sobre algumas das ferramentas informáticas úteis e disponíveis nos dias de hoje. Conceitos básicos sobre a Internet, Word, Excel, PowerPoint; impressão de documentos e ainda uma abordagem educativa e de sensibilização para a segurança na visualização de vídeos e no acesso às redes sociais.

Os interessados em participar nesta iniciativa, deverão proceder à inscrição/marcação individual através do e-mail biblioteca@cm-covilha.pt ou pelo n.º telefone 275 330 660.

Aveiro | Reunião de Câmara – 07 de fevereiro de 2022


Apresentamos por este meio informação sobre as principais deliberações da Reunião do Executivo da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), realizada hoje, segunda-feira, dia 07 de fevereiro de 2022, nos Paços do Concelho.

  1. Aprovados os Contratos de Delegação de Competências entre a Câmara Municipal de Aveiro e as Juntas de Freguesia para 2022

Dando seguimento à boa prática que a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) vem executando há cinco anos, o Executivo Municipal deliberou aprovar os Contratos Interadministrativos de Delegação de Competências entre a CMA e cada uma das nove Juntas de Freguesia (com exceção feita para São Jacinto) para o ano de 2022, reportando-se os seus efeitos a 01JAN22.

Para o exercício das competências previstas nestes Contratos, a CMA vai delegar competências em nove das dez Juntas de Freguesia do Município de Aveiro, uma verba total de cerca de 1.805.344€, reservando uma verba de cerca de 300.000€ que virá a ser integrada por adendas aos contratos agora aprovados.

A avaliação da execução dos Contratos de Delegação de Competências será feita mediante a apresentação pela Junta de Freguesia de relatórios mensais de execução a entregar à Câmara Municipal até ao dia oito de cada mês.

Os Contratos vão agora ser apreciados e aprovados pela Assembleia Municipal, pelos Executivos das Juntas de Freguesia e pelas Assembleias de Freguesia, estando a data da sua assinatura pública apontada para o dia 17FEV22.

Para as áreas contempladas, vão ser investidos 660.044€ em limpeza das vias e espaços públicos; sargetas e sumidouros. Relativamente à gestão e manutenção de espaços verdes, serão entregues verbas no valor de 277.650€. Acrescem a estes valores disponibilizados, um investimento 867.650€ em diversas operações definidas, tais como, pequenas reparações/construção de passeios; manutenção de parques infantis; polidesportivos; fontes, fontanários e tanques; manutenção e colocação de toponímia e qualificação de caminhos rurais, das quais destacamos:

- Parque Intergeracional da Quinta do Canha, em Aradas (fase 2) – 20.000€;

- Requalificação da Casa Conselheiro Nunes da Silva, em Cacia (em continuidade da cooperação de 2017 a 2021) – 25.000€;

- Construção do Columbário, em Cacia – 10.000€

- Instalação de sistema de videovigilância no Centro Social de Eirol – 5.000€;

- Reabilitação do Parque Infantil de Azurva – 10.000€

- Minicampos de basquetebol junto ao Clube do Povo de Esgueira (em continuidade da cooperação realizada em 2021) – 10.000€

- Construção da Capela Mortuária de Esgueira (em continuidade da cooperação de 2019 e 2021) – 20.000€;

- Armazém da Junta de Freguesia da Glória e Vera Cruz – 50.000€;

- Novo Parque Infantil das Barrocas – 20.000€

- Substituição da rede de água no Cemitério Sul de Aveiro – 25.000€;

- Construção do Armazém da Junta de Freguesia de Oliveirinha – 80.000€;

- Construção do Parque Infantil e Intergeracional das Quintãs - 30.000€;

- Requalificação da envolvente à Ponte da Vessada, em Nariz – 15.000€;

- Requalificação do Polidesportivo do Carregal, Requeixo – 17.500€;

- Armazém da Junta de Freguesia de Santa Joana (em continuidade da cooperação de 2019 e 2021) – 100.000€;

- Requalificação do Edifício Sede da Junta de Freguesia de São Bernardo – 20.000€.

  1. Desmantelamento de veículos abandonados na via pública

No âmbito do serviço de recolha, depósito e tratamento de veículos abandonados nas várias vias públicas do Município de Aveiro, o Executivo Municipal deliberou desmantelar mais 14 viaturas em fim de vida, que foram recentemente recolhidas do espaço público. Destes, quatro dos quais foram entregues voluntariamente pelos seus proprietários à Câmara Municipal de Aveiro.

A remoção destes veículos da via pública respeita o conceito de prioridade, quer pela sua localização ou avançado estado de degradação, como pelo local onde se encontram, contribuindo para a má organização do espaço público envolvente, a que adicionamos sempre a reiterada e prioritária preocupação ambiental.

Para a realização desta operação e de acordo com a lei e com o devido processamento administrativo, foram considerados abandonados, decorrido o prazo de 45 dias sem que os seus titulares os tenham reclamado.

  1. Apoio da CMA à Cruz Vermelha para aquisição de viatura

O Executivo Municipal deliberou aprovar, no âmbito do Programa Municipal de Apoio às Associações (PMAA), a alteração do objeto do protocolo de cooperação financeira firmado em maio de 2021, com a Delegação de Aveiro da Cruz Vermelha Portuguesa, permitindo assim a utilização do valor de 10.000€ (dos 25.000€ atribuídos), na aquisição de uma nova viatura, muito importante para o apoio e assistência aos mais vulneráveis.

Inicialmente, o valor global de 25.000€ tinha como objetivo a realização de obras de reabilitação na sede da referida instituição. No entanto, em comunicação enviada à Câmara Municipal de Aveiro, a 08 de outubro de 2021, a Cruz Vermelha Portuguesa informou que só conseguiu realizar obras no valor de 15.000€. A instituição justificou o facto com a ausência de empreiteiros e orçamentos de elevado valor, à semelhança do que acontece nos mercados nacional e internacional, redirecionando então a verba para outra área capital no apoio à população.

  1. Fundo de Apoio a Famílias atribui apoio a duas Famílias

O Executivo Municipal deliberou aprovar apoios económicos a mais duas famílias residentes em Aveiro correspondendo a mais cinco Cidadãos ajudados no valor global de 1.181,88€, no âmbito dos Apoios Sociais a Cidadãos e Famílias Carenciadas”, do Fundo de Apoio a Famílias.

Para dar resposta a estas situações, a CMA utiliza o Fundo de Apoio a Famílias, que tem para 2022 uma verba total orçamentada de 150.000€.

  1. Doação de obras de arte ao Museu da Cidade de Aveiro

O Executivo Municipal deliberou aceitar a doação da artista Yola Vale de uma peça cerâmica decorada com a técnica de “Raku”, que integrará agora o acervo do Museu da Cidade de Aveiro.

Raku” é uma técnica de cozedura japonesa, criada em meados do século XVI e que é caracterizada pela remoção da peça do forno na altura da queima, fazendo com que arrefeça rapidamente. Originalmente estas peças de cerâmica eram criadas para a tradicional “Cerimónia do Chá”, no Japão.

Na mesma Reunião, o Executivo Municipal deliberou aprovar a doação da pintura em acrílico sobre tela “Paisagem com Palavras de Keats”, da autoria do artista Manuel Vilarinho.

A Câmara Municipal de Aveiro aprovou também o agradecimento público pela generosidade e a cidadania ativa demonstrada pelos doadores que, com esta manifestação de altruísmo, contribui para o enriquecimento do acervo museológico municipal e conhecimento das vivências e cultura da comunidade Aveirense.

Ambas as obras integrarão agora o acervo do Museu da Cidade de Aveiro.


Proença-a-Nova | Exposição de Jorge Marquez no Posto de Turismo até final de março

Um piano, um saxofone, uma guitarra portuguesa, um gramofone, uma imagem de Nossa Senhora de Fátima, um crucifixo, uma bicicleta ou uma moto: estes são alguns dos objetos em tamanho real a que Jorge Marquez deu vida recorrendo à arte da filigrana em arame e que agora estão em exposição no Posto de Turismo durante os meses de fevereiro e março. No dia da inauguração, que se realizou a 6 de fevereiro, o artista explicou o uso da filigrana, que anda pelo mundo inteiro: “gosto muito do que é nosso. Nós é que parece que não gostamos muito do que é nosso, mas eu gosto muito”. A diferença é que esta filigrana é feita com arame e não o material nobre com que costuma ser criada.

A residir no concelho vizinho de Oleiros, o objetivo de Jorge Marquez é criar um Museu de Arte Viva onde possa colocar as esculturas com o princípio de filigrana - e as suas pinturas - e trabalhar ao vivo, de modo que os visitantes possam ter a noção da execução de uma peça. O artista explicou que gosta de trabalhar em várias peças ao mesmo tempo o que pode, por vezes, aumentar o prazo de execução das mesmas: o piano, por exemplo, demorou quase quatro meses a ser feito. “Pensava que ia ser mais fácil e afinal não foi, porque eu tento fazer o máximo possível de pormenores, tanto que ele tem cordas por dentro. Outro artista qualquer se calhar fecharia a tampa e ficava ali um retângulo. Eu não sigo isso porque quis que ele tivesse cordas e tudo isto demora muito tempo, mas é o pormenor que faz com que o meu trabalho seja melhor”, referiu.

Para além de estarem à venda, Jorge Marquez aceita encomendas, ainda que, como diz, se pudesse não vendia nada. “Não é o dinheiro que me move. Posso ter uma grande vivenda com piscina e não ser feliz e posso viver numa casa só de uma divisão e ser muito feliz, que é o que eu sou, porque faço o que gosto”. Presentes na inauguração estiveram vários artistas do concelho, como Silvia Mathys, Cavalheiro Cardoso e Yola Vale, abrindo a possibilidade para uma futura colaboração, até porque as peças de Jorge Marquez incluem outros materiais para além do arame, por exemplo a cerâmica. João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, salientou esta possibilidade, referindo também que “a arte pode estar ao serviço da coesão dos territórios”. Agradecendo a disponibilidade do artista em expor no concelho, convidou o artista a falar sobre o seu processo criativo que inclui pintura em diversos materiais, como pastel, óleo, aguarela e aerografia.

A exposição pode ser vista no Posto de Turismo, na Rua do Rossio, em Proença-a-Nova, no horário de segunda a sexta-feira entre as 9h00 e as 18h30, aos sábados entre as 9h30 e as 15h00 e aos domingos e feriados entre as 9h30 e as 13h30.

NELSON HELENO DA SECÇÃO DE AR LIVRE E AVENTURA DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA ALCANÇOU O PRIMEIRO LUGAR NO ESCALÃO DE SÉNIOR

A cidade de Tomar voltou a ser palco de mais uma prova nocturna, realizada no dia 5 de fevereiro, com inicio pelas 18h30, na distância de 21 e 12 km, distância igualmente para ser percorrida pelos participantes na caminhada, competição promovida e organizada pela equipa dos Trilhos dos Templários da Associação Cultural e Recreativa de Santa Cita, em parceria com a Câmara Municipal de Tomar e outras entidades locais.

Participou nesta competição nocturna, na prova, de Mini-Trilhos, na distância de 12km o atleta da Secção de Ar Livre e Aventura da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, Nelson Heleno, que obteve no final o 9° lugar da classificação geral individual e o 1° lugar no escalão de senior, realizando o tempo de 01.24.03.

ATLETAS DA SECÇÃO DE AR LIVRE E AVENTURA DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA PARTICIPARAM NO 7º CROSS MIRAVILLAS

Numa organização da Associação Distrital de Atletismo de Coimbra em parceria com a Associação Socio Cultural da Valeirinha e com o apoio da Câmara Municipal de Mira, realizou-se no passado dia 6 de fevereiro, na Pista de Cross, na Praia de Mira, o 7° Cross MiraVillas, realizado em conjunto com o Campeonato Distrital de Corta-Mato Longo

Participaram na prova de 4980 metros 3 atletas da Secção de Ar Livre e Aventura da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, tendo o atleta Pedro Cardoso, alcançado o 10° lugar na classificação geral e o 2° lugar na classificação do escalão de Vet 40, Nuno Almeida 16° geral, 4° Vet 45, e José Mendes 30° geral, 2° Vet 35.

Na prova de 9340 metros participaram 4 atletas, tendo Nelson Heleno alcançado no final da competição o 23° lugar na classificação geral e o 8° lugar no escalão de senior, Jorge Duarte 30° geral, 9° senior, Brian Ferreira 31° geral, 10° senior e André Santos 33° geral, 12° senior.



Municípios de Águeda e Quelimane (Moçambique) estreitam laços de cooperação

 Urbanismo, ambiente, cultura e gestão autárquica são algumas das áreas em que poderá ser estabelecida cooperação e formação.

A Câmara Municipal de Águeda recebeu o presidente da Câmara de Quelimane (Moçambique), que esteve em visita oficial pelo país, tendo assinado um acordo de cooperação que estabelece a possibilidade de vir a ser desenvolvido um conjunto de atividades, nomeadamente nas áreas do ordenamento do território, do urbanismo, ambiente, formação e gestão autárquica, educação, cultura e saúde.

Entre as iniciativas que poderão vir a ser realizadas, no seguimento deste acordo, estão ações de formação, promoção de eventos junto das respetivas comunidades, a capacitação de quadros, a consensualização de estágios profissionais, o apoio a jovens estudantes e em início de atividade profissional, bem como outras ações consideradas de interesse mútuo.

Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda, na receção ao seu congénere de Quelimane (Manuel de Araújo), salientou que “a melhor, mais adequada e consistente forma de fazer a diferença é apostar na formação de recursos humanos técnicos e especializados, que podem aplicar e implementar as boas práticas que desenvolvemos no nosso concelho”. Para o Edil, a partilha de conhecimento é essencial para que outros municípios, nomeadamente dos países-irmãos de Portugal, possam crescer e desenvolver-se ainda mais e afirmar-se nos contextos nacional e internacional.

Depois deste primeiro encontro e da assinatura deste acordo de princípio, que define a intenção de apoiar o Município de Quelimane com esta partilha de conhecimentos, será estabelecido, em tempo oportuno, o planeamento específico das atividades que venham a ser realizadas. A coordenação destas atividades, nos termos deste acordo de cooperação, ficará a cargo dos presidentes das duas autarquias.

Refira-se que Quelimane é a capital e a maior cidade da província da Zambézia, em Moçambique, estando localizada junto ao rio dos Bons Sinais, a cerca de 20 quilómetros do Oceano Índico.

 

fotos:

Manuel de Araújo e Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Quelimane e Presidente da Câmara de Águeda, respetivamente

 

Jorge Almeida, Manuel de Araújo, Vasco Oliveira e Marlene Gaio

Expo Estrela - Manteigas 2022

 

O Município de Manteigas promove entre os próximos dias 26 de fevereiro e 01 de março, a Expo Estrela - Manteigas 2022, após um ano de interrupção derivado à pandemia COVID-19, com muitas inovações e atratividades em relação às edições anteriores.

A grande novidade da 28.ª edição do certame é a deslocalização da iniciativa, que irá ter lugar no Largo do Mercado de Manteigas, em duas tendas orbitais instaladas para o efeito, com uma área total aproximada de 1500m2, onde vai decorrer a área de exposição e venda de produtos, restauração e espetáculos.

Por outro lado, está garantida a animação constante do evento, privilegiando os grupos musicais locais e regionais, onde o divertimento e a alegria serão a tónica dominante. Para além do cabeça de cartaz, Virgul, importa destacar a participação das duas bandas filarmónicas de Manteigas (Filarmónica Popular Manteiguense - Música Nova e Banda Boa União - Música Velha), os grupos de baile AF, Hi-Fi e Repúblika, entre muitos outros momentos de diferentes géneros musicais.

Na terça-feira de Carnaval, no período da manhã terá lugar a Prova do Queijo Serra da Estrela e no início da tarde o Desfile de Carnaval, onde os foliões vão percorrer as principais ruas da Vila de Manteigas.

Segundo o Presidente da Câmara Municipal de Manteigas, Flávio Massano, «a iniciativa pretende relançar a Expo Estrela, depois desta paragem forçada, como o evento de referência da Serra da Estrela nesta época do ano, para isso contribuindo a deslocalização do certame, que passará a ser realizado num local de fácil acesso, igualmente central e com condições únicas para bem receber todos os locais e os turistas que nos visitarem».

Com as modificações introduzidas na organização do evento, o Presidente da Câmara Municipal de Manteigas, Flávio Massano, considera que «estão criadas todas as condições para voltarmos a celebrar esta época festiva em segurança e com a dignidade que ela merece, proporcionando, a todos os que procuram a neve da Serra da Estrela, mais um motivo para visitarem e ficarem hospedados nos hotéis e alojamentos de Manteigas. Depois de dois anos de grandes constrangimentos, que afetaram a vida de toda a população, sente-se no olhar dos manteiguenses a expectativa de poderem voltar a celebrar o Carnaval junto dos que mais gostam, numa prova inequívoca de que estamos todos, enquanto comunidade, a vencer esta luta invisível contra a COVID-19».

Numa época do ano - Carnaval - que a Serra da Estrela recebe inúmeros visitantes, a aposta do Município de Manteigas está lançada, acreditando-se que seja mais um dos motivos de fixar o fluxo turístico durante estes quatro dias no território e incrementando dessa forma a dinamização do tecido socioeconómico, nomeadamente ao nível da hotelaria e restauração do Concelho.

Marinha Grande | EXPOSIÇÃO “MESTRE NA LENTE” REINTERPRETA OBRAS DE JOAQUIM CORREIA

“Mestre na lente: Joaquim Correia revisitado” é o título da exposição coletiva de fotografia que foi inaugurada na tarde de sábado, 5 de fevereiro, no Museu Joaquim Correia, na Marinha Grande.

O momento foi presenciado pela vereadora da cultura, Ana Alves Monteiro; pelos curadores da exposição, Rute Violante e Cristiano Justino; pelos autores das fotografias expostas; por familiares de Joaquim Correia e pelo público interessado.
A exposição exibe fotografias da autoria de Catarina Godinho, Elisabete Sousa, Guida Lourenço, Joana Bernardes, José Polido, Leonel Passagem, Licínia Batista, Luís Gaudêncio, Sónia Felício e Telmo Felício. Conta com a curadoria dos formadores do workshop de fotografia, Cristiano Justino e Rute Violante.
Em dezembro do ano passado, o Museu organizou um workshop de fotografia. Os dez formandos elegeram as suas seis melhores fotos captadas durante os dois dias de formação, que são agora apresentadas na mostra “Mestre na lente: Joaquim Correia revisitado”. Através de uma câmara fotográfica, os pormenores artísticos das esculturas foram observados pelos formandos e as obras de Joaquim Correia reinterpretadas em novas significações.
As fotografias artísticas destacam obras que fazem parte do percurso expositivo do museu e outras que integram a coleção de arte pública da região. Detalhes atentos, jogos de luzes e sombras, exploração de contrastes e dinâmicas, brincadeiras imagéticas e muitos outros recursos que os formandos usaram para recontarem histórias reais ou mitológicas que antes a escultura contou.

A lente usada pelos formandos oferece-nos um olhar novo sobre a obra de Joaquim Correia, que o Museu deseja que seja revisitada, reconhecida e reinterpretada, tantas as vezes quantas se desejarem, seja por especialistas em artes visuais ou académicos seja por anónimos curiosos letrados ou mesmo analfabetos, com diferentes condições físicas e mentais.

A exposição fica patente até ao dia 9 de abril, de quarta-feira a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 (últimas entradas 12h30 e 17h30).

Cantanhede | Envelhecimento e Sociedade Civil: que desafios?

 Webinar | 15 de fevereiro | 14:30 - 16h00 (PT Continental)

Este evento visa promover a reflexão e partilha de conhecimento sobre os desafios que envolvem o Envelhecimento e a Sociedade Civil.

Neste webinar os participantes terão a possibilidade de:

– Perceber a realidade das instituições e das suas atividades no que diz respeito aos principais desafios colocados aos cuidadores formais;

–  Refletir sobre as potencialidades e constrangimentos dos cuidadores informais;

–  Compreender a importância das alterações biopsicossociais do processo de envelhecimento.

Comunicações:
  • “A pessoa idosa como um todo: breves considerandos biopsicossociais” | Óscar Ribeiro - Universidade de Aveiro

  • “Cuidadores informais: a importância de Cuidar de Quem Cuida “ | Rita Tavares de Sousa - Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde

  • "Cuidadores formais em contexto institucional: reflexões sobre necessidades e estratégias de apoio" | Sara Guerra - Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde

Destinatários: estudantes, profissionais de instituições para idosos, técnicos das áreas sociais, e a todas as pessoas interessadas nestas temáticas.


A inscrição é gratuita, mas carece de inscrição obrigatória, até 14 de fevereiro, em: https://cutt.ly/GOl7nkn



Contamos com a Sua presença,

Suíça aprova ‘cápsula da morte’ para eutanásia em casa

 A Suíça legalizou a cápsula Sarco [foto], abreviatura de sarcófago, para morrer com ‘conforto’, sem assistência médica nem controle legal.

Para o diretor do Instituto Kennedy de Ética da Universidade de Georgetown, Daniel Sulmasy, o “sarcófago” “exalta o suicídio”.

Ele é acessível a pessoas que não estão em pleno uso de suas faculdades ou até a crianças, podendo ser utilizado até por herdeiros inescrupulosos para suprimir idosos ou doentes.

A morte ocorre em 10 minutos, mas depois vêm o Juízo de Deus e a eternidade…

ABIM

Cabras-montesas abatidas na Peneda-Gerês para venda de cabeças como troféu

Os corpos de dois machos foram encontrados sem cabeça, entre o fim de dezembro e início de janeiro, no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG). Terão sido abatidos por caçadores-furtivos com o objetivo de vender as cabeças como “troféus”.

Jornal de Notícias avança, na edição desta segunda-feira, que os machos desta espécie protegida em Portugal – pelo que não pode ser caçada – terão sido abatidos por caçadores-furtivos, com o objetivo de vender as cabeças dos animais como troféus.

Os operacionais do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) foram alertados para os corpos de dois machos, encontrados sem cabeça, entre o fim de dezembro e início de janeiro, na zona fronteiriça do Parque Nacional da Peneda-Gerês e do Parque Natural da Baixa Limia – Serra do Xurés. A publicação refere ainda que, em zonas mais altas da serra do Gerês, confinantes com território espanhol, é frequente a linha de fronteira ser ultrapassada por caçadores espanhóis.

O Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) já tinha confirmado também a descoberta das carcaças ao jornal O Minho.

A página O Gerês referia que, no final de 2021, ouviram-se tiros no PNPG que dariam “a impressão que andavam a caçar o nosso Ibex Ibérico [cabra-montês] na época de acasalamento, facto que se viria a comprovar dias depois quando se achou a carcaça do animal sem a respetiva cabeça, que na linguagem de caça, significa troféu para embalsamar”. Já em janeiro, “exatamente no mesmo local” foi identificada uma “nova carcaça de um macho Montês”, também com a cabeça decepada.

Segundo refere o Jornal de Notícias, esta segunda-feira, o caso está a ser investigado pela GNR, através do SEPNA, e o ICNF reforçou a vigilância na zona.

Terá ainda sido encontrada uma terceira cabra-montês, mas esta terá sido morta por lobos, tendo a cabeça sido decepada posteriormente para venda no mercado negro, acrescenta o jornal, pelo que este caso não será algo de investigação.

Madremedia

Suíça aprova ‘cápsula da morte’ para eutanásia em casa

A Suíça legalizou a cápsula Sarco [foto], abreviatura de sarcófago, para morrer com ‘conforto’, sem assistência médica nem controle legal.

Para o diretor do Instituto Kennedy de Ética da Universidade de Georgetown, Daniel Sulmasy, o “sarcófago” “exalta o suicídio”.

Ele é acessível a pessoas que não estão em pleno uso de suas faculdades ou até a crianças, podendo ser utilizado até por herdeiros inescrupulosos para suprimir idosos ou doentes.

A morte ocorre em 10 minutos, mas depois vêm o Juízo de Deus e a eternidade…

ABIM

Marinha Grande | SPORT OPERÁRIO MARINHENSE COMEMOROU 99º ANIVERSÁRIO

O Sport Operário Marinhense comemorou o seu 99º aniversário no passado dia 31 de janeiro. Como forma de assinalar a data, a direção da organizou as comemorações, que foram transmitidas por streaming nas redes sociais, na noite de domingo, 6 de fevereiro.

O presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, esteve presente no evento, lembrando que “estamos perante uma das mais emblemáticas associações do concelho, da qual já tive a honra de pertencer. Esta é uma instituição que, há quase um século, se dedica a fomentar a cultura, o desporto e o lazer, na Marinha Grande”.
A nível desportivo, a coletividade “destaca-se na dinamização do voleibol federado, do xadrez e da atividade física. No campo cultural, evidencia-se na dança, música, teatro e na organização de exposições”, continuou o presidente.
Aurélio Ferreira acrescentou que “a Câmara Municipal vai continuar ao lado desta instituição que tem estado, também, ao lado do Município. O percurso do Operário é merecedor da nossa confiança”.
As comemorações contaram também com a intervenção da presidente da direção do SOM, Cristina Carapinha, que apresentou os principais desafios que a instituição enfrenta devido à pandemia e deixou o compromisso de ser mantida a exigência e o rigor do ensino de música e dança, bem como a continuidade de muitas outras atividades que são ali desenvolvidas.
O espetáculo comemorativo do 99º aniversário do Sport Operário Marinhense contou com atuações de alunos e professores de música e dança e um ator do grupo de teatro, que garantiram performances de elevada qualidade.

2ª fase da Missão Cascas Solidárias percorre 12 municípios do distrito de Évora

 ADESÃO RECORDE DE PEDIDOS DE COMPOSTORES E INSTALAÇÃO DE 28 ILHAS DE COMPOSTAGEM COMUNITÁRIA EM 12 MUNICÍPIOS

A Missão Cascas Solidárias deu início à 2ª fase, com uma campanha porta-a-porta no distrito de Évora. Desta vez, a ação incide maioritariamente na Compostagem Comunitária (CC) e  abrange os residentes que não têm terreno, nem jardim, mas que também pretendem transformar as suas cascas de fruta e legumes, em apoios monetários a instituições locais. No novo projeto-piloto da GESAMB estão instaladas 28 ilhas de compostagem comunitária em 12 municípios do distrito de Évora, que serão supervisionadas por um Mestre e vários Guias da Compostagem. Trata-se de uma solução pioneira na região, e provavelmente também no país, que pode ditar o sucesso da Compostagem Comunitária a nível nacional.

 

“Foi um arranque auspicioso!” é assim que Gilda Matos, técnica superior da GESAMB – Gestão Ambiental de Resíduos do distrito de Évora, caracteriza a primeira fase inaugural da Missão Cascas Solidárias (MCS) em 2021. O projeto pioneiro na região, que visa incentivar e sensibilizar as populações locais a adotarem hábitos de reciclagem do lixo orgânico, ao mesmo tempo, que contribuem para ajudar localmente quem mais precisa, conseguiu entregar, no seu arranque inaugural, mais de 300 compostores domésticos no último trimestre de 2021.  “Constatamos que, desde que MCS começou, e após todo o esforço da campanha porta-a-porta, rua a rua, casa a casa pelos 12 municípios abrangidos pelo serviço da GESAMB, tivemos um número recorde de pedidos online de compostores domésticos. Existem 167 pessoas elegíveis e 5 instituições à espera para agendamento. E todos os dias recebemos mais pedidos. Estamos confiantes no arranque da segunda fase da MCS, em fevereiro. É um novo projeto-piloto que irá incidir numa franja da população residente que não tem quintal, nem jardim, e para as quais apresentamos uma solução ambiciosa que passa pela instalação de 28 ilhas de compostagem comunitária nos 12 municípios que servimos.”, justifica Gilda Matos.

 


Ilhas de Compostagem Comunitária e os Mestres e Guias da Compostagem

2ª fase MCS incide na Compostagem Comunitária, e está especialmente direcionada para a população residente nos 12 municípios do distrito de Évora que vivem em aglomerados urbanos ou em casas sem jardim ou terreno e que pretendem fazer a sua reciclagem de lixo orgânico e contribuir para o apoio solidário às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) locais.

Desde 5 de fevereiro que a campanha porta-a-porta está na rua, com um promotor contratado localmente e que, numa relação de vizinhança e conhecimento profundo da sua comunidade, esclarece qualquer dúvida sobre esta iniciativa e como esta funciona. A diferença para a 1ª fase do projeto tem a ver com a necessidade de agora os residentes terem ilhas de compostagem localizadas perto das suas residências para que possam depositar as suas “cascas solidárias”.

Para assegurar a integridade dos equipamentos e as boas-práticas, a GESAMB, num esforço conjunto com os 12 municípios envolvidos, desenvolveu uma iniciativa pioneira que passa por 3 princípios chave – Cooperação, Capacitação e Descentralização.


A GESAMB capacitou 24 técnicos municipais (dos 12 municípios) encarregues de verificar semanalmente as ilhas de compostagem comunitária e disseminar boas práticas de compostagem, criando assim a figura dos Guias da Compostagem. Estes Guias irão cooperar e auxiliar a execução quinzenal das tarefas do técnico assegurado pela GESAMB. Este técnico, designado como Mestre da Compostagem vai monitorizar o processo biológico que acontece dentro dos 28 equipamentos. De março a agosto de 2022, a GESAMB assegura estas visitas técnicas periódicas por parte deste Mestre da Compostagem, de modo a garantir a realização das métricas necessárias, aplicar correções, num acompanhamento próximo das equipas descentralizadas no terreno —os Guias da Compostagem—, “preparando assim o terreno para que os municípios, autonomamente, perpetuem junto da sua comunidade estes procedimentos e boas práticas. Queremos deixar no futuro próximo, terreno fértil para que as associações locais, de moradores e cívicas assumam este compromisso em prol da sua comunidade. Isto é algo ambicioso, talvez até disruptivo para a região, e que acreditamos profundamente. A MCS é apenas o início de um movimento que fará a diferença neste distrito e, esperamos, seja uma iniciativa que tenha eco no país”, enfatiza a técnica da GESAMB.


Menos lixo, mais ajuda solidária

De recordar que, com a Missão Cascas Solidárias, é possível transformar as cascas do lixo orgânico em ações concretas, transformando o desvio de resíduos urbanos biodegradáveis de aterro em benefício económico de valor a determinar no final da campanha e a ser entregue a IPSS do distrito de Évora, a saber: ASCTE - Associação Sociocultural Terapêutica de Évora; a CerciEstremoz - Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados e a CerciMor - Cooperativa para a Educação, Reabilitação, Capacitação e Inclusão de Montemor-o-Novo, CRL).

 

Não é todos os dias que podemos ajudar alguém que precisa, com nada mais que lixo

O valor monetário será calculado em função da quantidade de resíduos orgânicos desviados de aterro e em função do número de equipamentos domésticos e comunitários entregues. A equação é simples: quanto mais pessoas aderirem à prática da compostagem, mais significativo será o apoio prestado às instituições selecionadas.

Nesta 2ª fase, GESAMB está a colocar equipamentos de rua (compostores comunitários) para deposição de lixo orgânico, distribuindo recipientes a todos os cidadãos que vivam num raio até 200 metros (no máximo) do equipamento.

 

Sobre a Missão Cascas Solidárias

A MCS surge no âmbito da 3ª edição do Re-Planta! e abrange as populações residentes nos 12 municípios de Évora servidos pela GESAMB, a saber: Alandroal, Arraiolos, Borba, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Mora, Mourão, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas e Vila Viçosa. A ideia principal é fomentar o espírito de comunidade e entreajuda, com vista à promoção de uma sociedade mais igualitária e sustentável. Com a reciclagem das cascas das frutas, legumes, talos, folhas (excluindo proteína animal, gordura e líquidos), todos os residentes destes concelhos estão a contribuir para angariar apoios para ajudar crianças e adultos com deficiência e necessidades especiais.

A Missão Cascas Solidárias enquadra-se numa estratégia abrangente e que vai ao encontro das exigentes metas europeias e nacionais para a prevenção e valorização dos resíduos e da obrigatoriedade de recolha seletiva de biorresíduos a partir de 2024 e, mais especificamente, na implementação obrigatória de redes de recolha seletiva de resíduos orgânicos ou de processos de separação e reciclagem na origem, até 31 de dezembro de 2023.