quinta-feira, 17 de maio de 2018

Nacional | Proposta de estatuto dos docentes do ensino superior privado não está para breve


Resultado de imagem para Proposta de estatuto dos docentes do ensino superior privado não está para breveA Associação Portuguesa de Ensino Superior Privado (APESP) suspendeu as negociações para um estatuto de carreira docente do privado, argumentando, segundo o sindicato, que prefere esperar pela proposta do Governo, que o ministro diz estar longe de estar concluída.

Segundo o presidente do Sindicato Nacional do Ensino Superior (SNESup), Gonçalo Velho, as negociações com a APESP, que decorrem em conciliação, sob mediação do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, foram suspensas a pedido da associação de ensino superior privado, que prefere conhecer primeiro a proposta do Governo antes de continuar a negociar e que, segundo a tutela, não está para breve.

No final de janeiro o ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior remeteu, segundo o jornal 'Publico', para depois da divulgação do relatório de avaliação da OCDE ao sistema de ensino superior português a regulamentação do estatuto da carreira docente no ensino superior privado, criando a expectativa nos sindicatos de que a apresentação de uma proposta por parte da tutela estivesse para breve.

No entanto, na terça-feira, no final da audição regimental na comissão parlamentar de educação e ciência, durante a qual o Bloco de Esquerda questionou sobre a demora na apresentação da proposta, o ministro da tutela, Manuel Heitor, desfez as expectativas dos sindicatos.

"A proposta está longe de estar concluída", disse à Lusa Manuel Heitor, que acrescentou que a falta de uma regulamentação específica para estes docentes não significa que não haja avanços, lembrando que o novo regime de diplomas e graus, em consulta pública e que o Governo quer ter concluído até ao final do próximo mês, introduz exigências de rácios de professores de carreira nas instituições para efeitos de acreditação e funcionamento de cursos que vão obrigar a alterações de vínculos também nos privados.

Gonçalo Velho reconhece que este diploma "é o passo maior" a ser dado no início do paralelismo com as carreiras no sistema público, mas "não resolve tudo".

"Por si só é um avanço, mas não regula a carreira", disse o presidente do SNESup à Lusa, que adiantou que o sindicato vai continuar a "fazer pressão política" para que o estatuto dos docentes do privado seja regulamentado.

"Voltamos a uma política em que se anuncia e não se concretiza. O ministro revê a coragem de anunciar a regulamentação. Parece que ganhou algum receio. Parece estar a voltar atrás com a sua palavra. Não queremos que isso aconteça. Tem que existir uma proposta para negociarmos até ao final da legislatura", disse.

O paralelismo com a carreira docente no sistema público está previsto no Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES), mas o estatuto para os privados nunca foi regulamento.

"Foi sempre considerado que não era oportuno nos últimos 10 anos. Eu próprio levantei a questão junto da APESP do interesse em avançarmos para um regime próprio de contratação", disse Manuel Heitor.

O SNESup teme agora que as declarações do ministro prejudiquem as negociações com a APESP, que, disse Gonçalo Velho, já tinham registado avanços, apesar de sucessivos adiamentos de reuniões e do recurso à conciliação social.

Fonte: DN


ADSE vai verificar rendimentos de beneficiários familiares

Os requisitos de inscrição e manutenção dos beneficiários familiares na ADSE vão ser passados a pente fino. A medida consta do Decreto-lei de execução orçamental, publicado esta terça-feira.
(CC0/PD) rawpixel / pixabay
A ADSE quer controlar de forma automática os rendimentos dos beneficiários que são familiares dos funcionários públicos e aposentados do Estado, de forma a reduzir as fraudes e a utilização indevida do sistema de assistência na doença.
Para isso, a ADSE irá celebrar nos próximos 30 dias um protocolo com o Instituto de Segurança Social e com a Agência de Modernização Administrativa.
Atualmente, para que um familiar de um funcionário público possa beneficiar da ADSE, não pode estar inscrito em outros regimes de proteção social, ou seja, só os familiares sem registo de remunerações ou pensões podem inscrever-se no subsistema de saúde dos atuais e antigos trabalhadores do Estado, explica o Diário de Notícias.
A medida, prevista no Decreto-lei de execução orçamental, publicado esta terça feira (e que entra hoje em vigor), define que estes requisitos sejam verificados de forma minuciosa.
Assim, no prazo de 30 dias, a ADSE, o Instituto de Segurança Social e a Agência da Modernização Administrativa deverão celebrar o protocolo que vai estabelecer os procedimentos necessários para que possa ser feita uma análise mais cuidada.
Uma das alterações previstas é que o sistema passe a verifica as faturas que “lhe são apresentadas para pagamento de cuidados de saúde prestados aos seus beneficiários quer em regime livre, quer em regime convencionado, no sistemas de e-fatura, junto da Autoridade Tributária e Aduaneira”. Este cruzamento irá permitir controlar se as despesas são mesmo efetuadas pelos beneficiários que as apresentam.
Além disso, o protocolo também deverá permitir à ADSE ter acesso a informação sobre “rendimentos, registo de remunerações, pensões do regime contributivo ou prestações sociais” dos beneficiários dos familiares.
A medida surge em resposta a uma recomendação do Conselho Geral de Supervisão da ADSE que tem alertado para a necessidade de reforçar a sustentabilidade financeira do subsistema, que conta com mais de 17 mil beneficiários diretos a que se juntam quase 3.500 familiares.
Através do decreto, o Governo define ainda que a partir desta quarta-feira os beneficiários do sistema a quem sejam pedidos documentos para justificar despesas tenham um prazo para fazer, que passa a ser de 60 dias.
ZAP //


SOCIEDADE | Segurança Social investiga lar que acolhe crianças e jovens em Olhão

criancas
Lar acolhe crianças desde os 10 anos até à maioridade (Foto: DR)
A Segurança Social está a investigar um lar que acolhe crianças e jovens em risco, em Olhão, após uma denúncia anónima por alegada usurpação de verbas públicas e maus tratos físicos e psicológicos aos menores.
Fonte do Instituto da Segurança Social (ISS) confirmou que o departamento de Fiscalização tem em curso dois processos de averiguação ao Lar de Infância e Juventude Casa de São Francisco, localizado em Brancanes, na freguesia de Quelfes, em Olhão, também conhecido como Núcleo Familiar de Nossa Senhora da Esperança.
“Um dos processos recai sobre a análise financeira e o outro sobre a averiguação das condições de funcionamento do estabelecimento referido e em ambos serão averiguados todos os factos objecto da denúncia recebida” em Setembro de 2017, adiantou a mesma fonte.
A agência Lusa contactou a directora do lar de Olhão, Maria de Fátima Moreira, mas aquela responsável remeteu quaisquer esclarecimentos para a direcção da Obra Nossa Senhora das Candeias, com sede no Porto, e que gere a rede de núcleos familiares existentes no país.
Fonte:http://www.postal.pt/2018/05/seguranca-social-investiga-lar-que-acolhe-criancas-e-jovens-em-olhao/

Alegria em Cacia | XXXIX FESTIVAL NACIONAL DE FOLCLORE DE CACIA


A cultura popular faz bem à saúde, alimenta a alma e fortalece o espírito 

________________________________________________


Apresentação do Mapa de Sessões de Colheitas de Sangue a realizar no ano de 2018 no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro

Todas as formas de divulgação

 possíveis são bem-vindas!


Sporting | Álvaro Sobrinho exige demissão de Bruno de Carvalho


Álvaro Sobrinho | Foto: Luís neves/Arquivo
Líder da Holdimo, empresa que detém 28,8% da SAD leonina, afirma que presidente não merece a confiança do segundo maior acionista.

"A direção da Sporting SAD não merece a confiança do segundo maior acionista e deve apresentar a demissão. É lamentável tudo o que está a acontecer. É mau para os ativos. As empresas têm de ser geridas profissionalmente e não por emoção. A Holdimo já não tem confiança na direcção e nos órgãos sociais da Sporting SAD. Era estúpido um acionista gostar desta situação. Os factos que têm ocorrido põem em risco os activos da SAD, que é uma empresa cotada em bolsa. A Holdimo vai fazer tudo para preservar os seus principais activos, que são os jogadores", disse Álvaro Sbrinho, em declarações proferidas ao "Jornal Económico".

"Iremos tomar todas as medidas legais para garantir a estabilidade da gestão da SAD", garantiu ainda Álvaro Sobrinho. A pressão em torno da demissão de Bruno de Carvalho começa a intensificar-se, por todos os lados.

Fonte: JN


Ministro do Interior diz que não existem ataques à liberdade da imprensa em Moçambique, violência contra jornalistas e políticos não passa de “vitimização”


Foto de António MuiangaO ministro do Interior, Jaime Basílio Monteiro, disse que não existem ataques à liberdade da imprensa em Moçambique. Respondendo a bancada parlamentar do MDM sobre os raptos e violência contra jornalistas, empresários e políticos da oposição o governante declarou que: “Quanto a ideia da limitação da liberdade da imprensa valerá a pena desconstruirmos a percepção, repito a percepção de que a vitimização criminal de um indivíduo pertencente a uma determinada categoria profissional ou social representa uma acção concertada para atacar a categoria profissional ou social a que pertence”.

Questionado pelas bancadas parlamentares dos partidos Renamo e Movimento Democrático de Moçambique que estratégias estão a ser curso para contrariar a instabilidade da ordem e segurança públicas, caracterizada por raptos e assassinato de jornalistas, empresários, políticos, académicos e cidadãos indefesos, configurando limitação as liberdades, o ministro Basílio Monteiro afirmou que: “A ordem e seguranças públicas constituem factores indispensáveis para o exercício dos direitos e liberdades fundamentais dos cidadãos bem como para o normal funcionamento das instituições públicas com vista ao desenvolvimento do nosso país”.

“Quanto a ideia da limitação da liberdade da imprensa valerá a pena desconstruirmos a percepção, repito a percepção de que a vitimização criminal de um indivíduo pertencente a uma determinada categoria profissional ou social representa uma acção concertada para atacar a categoria profissional ou social a que pertence”, acrescentou o titular do Interior.

Nas palavras de Jaime Basílio Monteiro: “Não é prudente criarmos padrões e tendências baseadas num único evento ou em eventos corelacionados, nem tão pouco podemos desconsiderar outras vítimas, que apesar de não pertencerem a uma determinada categoria profissional, também são alvos de actos criminais. Muito menos viciar a opinião pública sobre um grupo de vítimas de criminalidade no país”.

“O Governo, através das suas instituições da lei e ordem, continuará a combater a criminalidade neutralizando e desarticulando as quadrilhas de criminosos conforme demonstramos antes, servindo o povo moçambicano numa base de igualdade de direitos. Qualquer conclusão sobre o motivo da prática de actos criminais que não se baseia nos resultados das investigações levadas à cabo pelas instituições especializadas pode constituir um exercício de manipulação da opinião pública e por isso não plausível”, disse o ministro.

“Forças da lei e ordem lograram o esclarecimento ou a descoberta dos autores de 80 por cento dos casos criminais que foram participados”

Intervindo nesta quarta-feira (16) na sessão de Perguntas ao Governo, que decorre na Assembleia da República (AR), Jaime Basílio Monteiro apelou, “a bem da harmonia colectiva devemos encarar estes fenómenos com serenidade e a sua ocorrência não nos deve dividir para não nos desviar do principal foco”.

Contrariando a percepção de escalada da criminalidade o ministro do Interior revelou que em 2017 foi registado um decréscimo de 9 por cento, comparativamente a 2016. “Estes resultados obtidos em 2017 na garantia da ordem e seguranças pública evidenciou de forma clara o aumento da capacidade de resposta policial e de investigação criminal, reflectindo-se no esclarecimento de 85 por cento de casos criminais num universo de 20.612 registados”.

“Relativamente aos assassinatos importa referir que da totalidade dos casos registados em 2017 as forças da lei e ordem lograram o esclarecimento ou a descoberta dos autores de 80 por cento dos casos criminais que foram participados. O actual índice de esclarecimentos que se situa em 80 por cento é bastante encorajador e ilustra claramente os resultados positivos das estratégias do Governo para a prevenção e combate da criminalidade”, disse o titular do Interior sem se referir sobre o estágio da investigação dos 12 crimes de aparente ter motivação política que aconteceram em Moçambique desde 3 de Março de 2015.

Jaime Basílio Monteiro vangloriou o pelouro que dirige no combate ao crime de rapto, “a PRM e o Serviço Nacional de Investigação Criminal aprimoraram a sua estratégia de enfrentamento deste tipo de crime que teve como resultado a redução gradual e significativa dos casos ocorridos. Em 2013 foram registados 30 casos de rapto dos quais 19 esclarecidos, em 2014 foram 20 casos dos quais 12 esclarecidos, em 2015 aconteceram 19 casos dos quais 10 esclarecidos, em 2016 registaram-se 15 casos 9 esclarecidos, em 2017 aconteceram 6 casos dos quais 5 esclarecidos”.

“Devo reiterar que continuaremos implacáveis e tomaremos as medidas mais contundentes de prevenção e combate para que os raptos não mais façam parte do vocabulário criminal na sociedade moçambicana”, concluir o governante.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

FLNG para Coral Sul já está em construção, exportação de gás natural liquefeito inicia em finais de 2022


Arquivo
A fábrica flutuante de gás natural liquefeito (FLNG no acrónimo em língua inglesa) que irá extrair gás no campo de Coral Sul já está em construção, revelou o ministro dos Recursos Minerais e Energia que na Assembleia da República afirmou que “(...) prevemos que Moçambique possa iniciar a produção e exportação de gás natural liquefeito a partir do último trimestre do ano de 2022”.

“Neste momento está já em construção a FLNG e em Março deste ano testemunhamos em Singapura ao corte da primeira chapa de aço para para o sistema de ancoragem da plataforma cuja conclusão está prevista para finais do ano de 2021, prevendo-se que seja rebocada para as águas nacionais e esteja disponível para iniciar o processo de instalação no primeiro trimestre do ano de 2022 e prevemos que Moçambique possa iniciar a produção e exportação de gás natural liquefeito a partir do último trimestre do ano de 2022”, revelou o ministro Max Tonela nesta quarta-feira(16), intervindo na sessão de Perguntas apresentadas pelas bancadas parlamentares ao Governo.

Esta fábrica flutuante de gás natural liquefeito é a materialização do projecto de 8 biliões de dólares norte-americanos que está a desenvolvido pela multinacional italiana ENI, com os seus parceiros CNPC, Kogas, Galp e o Estado moçambicano, num dos jazigos existentes na Área 4 da bacia do Rovuma, na província de Cabo Delgado.

Questionado sobre os ganhos que Moçambique podem esperar só deste projecto Max Tonela precisou que “irá gerar lucros directos na ordem de 40,7 biliões de dólares norte-americanos e o Estado moçambicano irá arrecadar 19 biliões de dólares norte-americanos durante o período de exploração do projecto, estimado em 25 anos, resultantes de Imposto Sobre a Produção do Petróleo, IRPC e da partilha do petróleo”.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Gasolina e gasóleo mais caros em Moçambique, “devemos esperar que nas próximas revisões possamos ter novas subidas”


Foto de Adérito Caldeira
Cerca de dois meses depois do último reajuste os preços dos combustíveis voltam a mudar em Moçambique por causa da guerra na Síria, da saída dos EUA do pacto com o Irão e da crise na Venezuela. A gasolina aumenta para 66,03 meticais/litro, também subiu o preço do gasóleo para 62,92 meticais/litro, e o gás natural veiculado para 31,97 meticais/quilo. Reduz o custo petróleo para 50,33 meticais/litro e do gás de cozinha que será vendido a 60,94 meticais/quilo a partir desta quinta-feira (17). As autoridades do sector alertam que: “devemos esperar que nas próximas revisões possamos ter novas subidas dos preços”.

Moisés Paulino, o director nacional de combustíveis e hidrocarbonetos no Ministérios dos Recursos Minerais e Energia, tornou público nesta quarta-feira (16) que no âmbito da nova política de revisão mensal dos preços dos combustíveis líquidos a gasolina aumenta dos 65,01 estabelecidos em Março último para 66,03 meticais/litro.

Também sobe, a partir desta quinta-feira (17), o gasóleo dos anterior 61,11 para 62,92 meticais/litro assim como o gás natural veiculado que passa de 31,54 para 31,97 meticais/quilo.

O petróleo que em Março havia sido agravado para 50,45 reduz para 50,33 meticais/litro.

O preço do gás de cozinha volta descer, dos anteriores 65,18 passa a ser comercializado a 60,94 meticais/quilo.

Importa referir que este preços aplicam-se apenas nas cidade de Maputo, Beira, Nacala e Pemba onde existem terminais de distribuição. Nos restantes distritos, municípios e vilas de Moçambique o preço de venda do distribuidor é acrescido dos custos de transporte havendo locais, como Mecula na província do Niassa onde o acréscimo é de cerca de 30 por cento.

João Macanja, o director da Importadora Moçambicana de Petróleos (IMOPETRO), explicou que além taxa de câmbio o preço dos combustíveis em Moçambique está a ser influenciado pela guerra na Síria, pela anunciada retirado dos Estados Unidos da América do pacto nuclear com o Irão assim como pela crise política e financeira que afecta a Venezuela.

“Cria-se uma situação de incerteza do que é que vai ser o comportamento em termos de disponibilidade do produto”, disse Macanja aclarando que “para além desta revisão que está acontecer agora, devemos esperar que nas próximas revisões, ao considerarem estes meses, também possamos ter novas subidas dos preços, é uma situação de todos os países importadores, não têm o controle e não tem como evitar”.

Relativamente ao custo do combustível para os aviões João Macanja declarou que: “neste momento o preço do Jet não é regulado, cada uma das empresas que o comercializa importa e negoceia com o seu cliente o preço de venda”.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

ANPC realiza Exercício MONTEMURO 18 para testar capacidade de resposta operacional

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) leva a efeito a 18 e 19 de maio o exercício MONTEMURO 2018, nos distritos de Aveiro e Viseu.

Trata-se de um exercício de proteção civil que se realiza, no primeiro dia, 18 de maio, na modalidade CPX (Command Post Exercise), isto é, em contexto de sala de operações, e, no segundo dia, 19 de maio, na modalidade LIVEX (Live Exercise), ou seja, com movimentação no terreno de meios operacionais.

O MONTEMURO 18 visa testar o nível de resposta do sistema nacional de proteção civil numa situação excecional decorrente de um incêndio florestal, exercitando, para o efeito, a capacidade de comando, controlo e comunicações dos vários escalões decisórios intervenientes na gestão das operações de proteção e socorro.

No âmbito dos Programas “Aldeia Segura” e “Pessoas Seguras”, com o objetivo de implementar estratégias de proteção dos aglomerados populacionais e incentivar a participação das populações, será simulado um cenário de evacuação da Aldeia de Aziboso, concelho de Cinfães.

Será, igualmente, ensaiado o Sistema de Aviso, por SMS, às populações dos distritos de Aveiro e Viseu, que serão informadas sobre a situação de risco extremo em contexto de incêndio rural derivada da declaração do estado de alerta especial do SIOPS (Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro) para o nível vermelho.

Neste Exercício serão, ainda, testados cenários de falha de comunicações, de falha de energia elétrica e de congestionamento da rede SIRESP, tendentes a permitir aferir da eficácia dos sistemas redundantes implementados, designadamente através da ativação de geradores e da estação móvel de comunicações.

Vão estar envolvidos no exercício cerca de 850 operacionais dos agentes que integram o Sistema Nacional de Operações de Proteção e Socorro, nomeadamente Corpos de Bombeiros, Forças Armadas, Guarda Nacional Republicana, Força Especial de Bombeiros da ANPC, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Sapadores Florestais, Instituto Nacional de Emergência Médica, além de outras entidades públicas, privadas e associativas, designadamente as Juntas de Freguesia dos municípios participantes, Rede Elétrica Nacional, Energias de Portugal, Corpo Nacional de Escutas, Cruz Vermelha Portuguesa, Serviços Municipais de Proteção Civil de Arouca e de Cinfães e Centros Distritais de Segurança Social de Aveiro e de Viseu.

A ANPC, através do Comando Nacional de Operações de Socorro, garante a supervisão do Exercício, participando também no mesmo com os Comandos Distritais de Operações de Socorro de Aveiro e de Viseu.

PROGRAMA
13.45h – Receção aos convidados

14.10h – Chegada da Alta Entidade

14.00h – Apresentação do Exercício PROCIV – Montemuro 2018

Local: Posto de Comando Operacional localizado no Campo de Futebol. Vista Alegre. Concelho de Cinfães. Distrito de Viseu.

14.45h – Cenários:

·Visita ao Posto de Comando de Área de Viseu, Igreja de Nespereira, Cinfães
·Evacuação da Aldeia de Aziboso/Cinfães/Viseu (Aldeia Segura)
·Visita ao Posto de Comando de Área de Aveiro, Campo de Futebol de Vila Viçosa, Arouca
·Visita à exposição estática de meios, Campo de Futebol de Cavalhas, Arouca

http://www.prociv.pt/signature/log.jpg
AUTORIDADE NACIONAL DE PROTEÇÃO CIVIL
Av. do Forte | 2794-112 Carnaxide | Portugal
Tel.: +351 214 247 100 | www.prociv.pt

Secretário de Estado do Ambiente visita Marinha Grande





A presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Cidália Ferreira, reivindicou ao Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, medidas urgentes do Governo para a resolução de questões relacionadas com a requalificação das zonas costeiras e ribeirinhas do concelho.

O encontro decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho e contou ainda com a presença do vice-presidente da Câmara, Carlos Caetano, e do presidente da Junta de Freguesia de Vieira de Leiria, Álvaro Cardoso.

A presidente da Câmara, Cidália Ferreira, agradeceu a presença do Secretário de Estado e apresentou como assuntos de debate:
- a despoluição e requalificação do Rio Lis, e a construção da ETES; 
- a conclusão das obras do Estuarino do Rio Lis; 
- a requalificação ambiental dos Ribeiros da Tábua e de Moel, após os incêndios de Outubro passado; 
- a valorização da Arte Xávega, nomeadamente com a construção da nova Lota e relocalização dos Armazéns dos Pescadores; 
- as novas regras do Plano de Ordenamento da Orla Costeira Ovar - Marinha Grande que tal como estão inviabilizam qualquer projeto de requalificação das piscinas de São Pedro de Moel que garanta a rentabilidade económica do investimento, seja ele público ou privado;

O presidente da Junta de Vieira de Leiria, além das questões levantadas pela Senhora Presidente, alertou o Secretário de Estado para “os custos incomportáveis” inerentes aos trabalhos de limpeza do areal da Praia da Vieira, com a deposição em aterro dos resíduos provenientes do Rio Lis e retirados do areal, tendo sugerido a instalação de um dispositivo de retenção dos detritos a montante do rio, complementado por um máquina de retirada dos mesmos detritos e encaminhamento devido para aterro.

O Secretário de Estado do Ambiente, que teve a oportunidade de visitar todos os lugares em causa, mostrou-se sensível a todas estas preocupações e questões tendo comprometido a promover contactos junto das outras Secretarias de Estado com competências nestas matérias para agilizar procedimentos e o desbloqueio de algumas das situações relatadas.

Em cima da mesa ficou ainda a possibilidade da assinatura de um protocolo de cooperação técnica e financeira entre a APA - Agência Portuguesa do Ambiente, Câmara Municipal de Leiria e Câmara Municipal da Marinha Grande para garantir a limpeza anual das margens do Rio Lis entre a ponte de Monte Real e a ponte das Tercenas.

Carregal do Sal comemora Dia Internacional dos Museus

O Museu Municipal Manuel Soares de Albergaria vai assinalar o Dia Internacional dos Museus, cuja efeméride se comemora a 18 de maio.
Atendendo ao lema deste ano – “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”, a instituição preparou um programa que tem como foco o Núcleo Museológico das Escolas Primárias de Carregal do Sal e a exposição “100 anos da Companhia Portuguesa os Fornos Elétricos, de Canas de Senhorim”.
Programa:
18h30 – Abertura Oficial da Exposição – “100 anos da Companhia Portuguesa dos Fornos Elétricos, de Canas de Senhorim”
19h00 – Visita Guiada
19h30 – Caminhada Noturna, em parceria com a ADEF (Saída do NMEP/Parque Alzira Cláudio – Piscinas – Biblioteca – Museu Municipal – Rua do Salinas – Câmara Municipal – Bairro Soares de Albergaria – Rua da Fonte – Rua da Entre Casas – Parque Alzira Cláudio).
Nos restantes dias em que a exposição continuará patente daquele espaço, a instituição museológica calendarizou dias e horários de visita:
Dia 19/05 (sábado) - 15h00 às 19h00
Dia 25/05 (sexta) – 15h00 às 17h00
Dia 26/05 (sábado) – 15h00 às 19h00
Dia 01/06 (sexta) – 15h00 às 17h00
Dia 02/06 (sábado) -15h00 às 19h00
Dia 08/06 (sexta) – 15h00 às 17h00
Dia 09/06 (sábado) - 15h00 às 19h00
Dia 15/06 (sexta) – 15h00 às 17h00
Dia 16/06 (sábado) - 15h00 às 19h00
Dia 22/06 (sexta) – 15h00 às 17h00
Dia 23/06 (sábado) – 15h00 às 19h00
Dia 28/06 (sexta) – 15h00 às 17h00
Dia 29/06 (sábado) – 15h00 às 19h00
Com o intuito de permitir que o maior número de pessoas possa usufruir desta exposição, será possível visitá-la noutros dias e horários mediante marcação prévia no Museu Municipal Manuel Soares de Albergaria (232960404).


Reunião do Executivo - Dia 16 de maio de 2018


Licenciamento da obra, localizada na Rua Aldeia Nova da Ponte, em Sameiro, conforme proposto na Informação n.º 15/2018 JG, datada de 17 de abril de 2018. 

Pedido de isenção de taxas referentes ao licenciamento de obras num lar de idosos, sito em Vale de Amoreira (informação n.º 2459/Proc. 05/2018). 

Aprovação do projeto de arquitetura, referente à ampliação e requalificação, sem aumento de capacidade, da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, conforme proposto na Informação n.º 3345/Proc. 8/2018, datada de 02 de maio de 2018. 

Pedido de isenção de taxas referentes à ampliação e requalificação, sem aumento de capacidade, da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (informação n.º 3345/Proc. 8/2018, datada de 02 de maio de 2018). 

Aprovação do projeto de arquitetura e o licenciamento da obra de alteração de espaço de serviços (café), para indústria de panificação com serviço de cafetaria/pastelaria, conforme proposto na Informação n.º 3496/Proc. 11/2017, datada de 08 de maio de 2018. 

Licenciamento da obra de alteração e ampliação de moradia unifamiliar e comunicação do prazo mencionado na informação técnica, conforme proposto na Informação n.º 2627/Proc. 23/2017, datada de 03 de abril de 2018. 

- Consulte Menu Concelho - Reuniões do Executivo.
Um Concelho cada vez mais perto de si...

Gil Mota Mendes com estreia promissora no Campeonato Nacional de Verão de Natação Adaptada


Na última reunião realizada no dia 11 de maio de 2018, a Câmara Municipal de Carregal do Sal deliberou considerar a Natação Adaptada um projeto das Piscinas Municipais, encontrando, desta forma, o modelo mais consentâneo com o apoio que se predispôs a levar a cabo, indo ao encontro do empenho e da dedicação de um nadador que frequenta as nossas Piscinas – Gil Mota Mendes.
Nadador da Escola de Natação desta Câmara Municipal, o Gil Mendes estreou-se no Campeonato Nacional de Verão de Natação Adaptada que decorreu nas Piscinas Municipais da Póvoa de Varzim, no passado sábado, dia 12 de maio, pelas 15:30 horas e no domingo, dia 13 de maio, pelas 09:30 horas, com a presença de 132 nadadores inscritos (94 masculinos e 38 femininos) em representação de 33 clubes. 
O Campeonato proporcionou um total de 33 recordes nacionais nas várias categorias, depois de uma primeira jornada com 15 máximos de Portugal melhorados, tendo o segundo dia registado mais 18 melhores marcas de Portugal.
Gil Mendes na Categoria de Esperança (< 16 anos) e na Classe S9 obteve os seguintes resultados: 2º Lugar – 100 Bruços (foi desclassificado devido à utilização de um penso adesivo no joelho); 1.º lugar – 50 livres; e 3.º lugar – 100 costas.
Foi, de facto, uma estreia auspiciosa, que muito nos honra, expressando à boa maneira beirã o nosso bem-haja.

PR | Estudo - Tecnologia em ambiente Agropecuário - Os benefícios do Smartphone correto

O telemóvel com imagem térmica é o parceiro ideal na procura de gado perdido
Os cordeiros perdidos podem ser facilmente encontrados através do uso da imagem termal de um smartphone



Os criadores de gado enfrentam todos os dias o desafio de tentar reduzir o número de perdas no seu rebanho e atualmente podem contar com a ajuda da tecnologia mobile, nomeadamente da câmara térmica que se encontra em alguns telemóveis atualmente.

Em média por ano perdem-se cerca de 15% dos cordeiros nas quintas britânicas devido a predadores, hipotermia após separarem-se das suas mães, ou por complicações de saúde.

Para maioria dos criadores de gado reduzir estas perdas tem vindo a ser um enorme desafio, mas graças ao uso da tecnologia de imagem térmica agora disponível em smartphones este cenário tem vindo a mudar. Uma vez que esta tecnologia, que antes era dispendiosa, tornou-se mais acessível no mercado.

Rob Hodgkins, que possui e gere a Cherry Farm em Stevenagem, Hertfordshire com cerca de 17 milhões m2, é um dos vários criadores de gado que começaram a usar a tecnologia de forma a aumentar a eficiência da sua quinta.

Este tem como aliado o smartphone Cat S60 com uma câmara termal incorporada que ele diz ter revolucionado a monitorização do seu rebanho de 1500 ovelhas e dos descendentes destas.


Em anexo seguem os comunicados de imprensa da gama e um de cada equipamento que será comercializado em Portugal ainda este ano com mais informações.
Caso necessite de esclarecimentos adicionais, não hesite em contactar-me.
Continuação de bom trabalho!

TOMÁS MENDES DOS SANTOS
Communication Consultant
/var/folders/mt/gs0cfhy57vx585kh3vyhxbmw0000gn/T/com.microsoft.Outlook/WebArchiveCopyPasteTempFiles/cidimage001.png@01D3D8A0.310CB640

t. +351 21 099 22 71
m. +351 91 519 70 52
unnamedtomasmsantos

YOUNGNETWORK GROUP 

Ação de prevenção adiada para 15 de junho - retificação

A ação “Vamos falar de prevenção…. Comportamentos aditivos e dependências”, agendada para sexta-feira, 25 de maio, na Junta de Freguesia de Oliveira do Conde, foi adiada.
Devido à realização de uma visita de estudo e atendendo ao facto de alguns pais, potenciais interessados em participar na iniciativa, não poderem estar presentes à hora e dia agendados inicialmente (25 de maio), o Conselho Local de Ação Social de Carregal do Sal e o Centro de Respostas Integradas de Viseu entenderam adiar esta sessão para o dia 15 de junho, às 21horas.

ACR Basquetebol - Seniores: ACR - Olivais FC


Via Central de Coimbra passará a designar-se Avenida Professor Doutor João Calvão da Silva

Segundo proposta da União de Freguesias de Coimbra
Por proposta do Presidente da União das Freguesias de Coimbra, João Francisco Campos, foi aprovado por unanimidade em reunião de executivo, e por maioria, em Assembleia de Freguesia, a proposta de solicitar à Câmara Municipal de Coimbra que João Calvão da Silva fique imortalizado na futura Via Central que se passaria a chamar Avenida Professor Doutor João Calvão da Silva, numa homenagem a um académico brilhante, um político por devoção e um amigo da cidade.
Nasceu em Trás-os-Montes, numa pequena aldeia de Montalegre no seio de uma família humilde. Aluno brilhante desde bem novo, aos 12 anos bateu à porta do Mosteiro de Singeverga, em Santo Tirso, com o objectivo de seguir a via monástica e prosseguir os estudos. Quatro anos depois foi para Lamego onde fez o liceu, no Colégio da Ordem Beneditina, ingressando a seguir na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, terminando a licenciatura em 1975, durante o Verão quente, tendo-se doutorado em 1990, também em Coimbra.
Professor catedrático da Faculdade de Direito desde 2003, foi um jurisconsulto reconhecido e um professor acarinhado pelos seus alunos.
Entre 1985 e 1992, foi presidente da Comissão de Fiscalização da TAP e nos anos de 1992 a 1995 foi membro do Conselho Superior do Ministério Público, tendo também integrado o Conselho Superior da Magistratura, até 2009.
João Calvão da Silva foi deputado à Assembleia da República, eleito pelo círculo de Coimbra, entre 1995 e 1999. Desempenhou funções como secretário de Estado Adjunto de Carlos Mota Pinto, então vice-primeiro-ministro, entre 1983 e 1985 e mais recentemente como ministro da Administração Interna em 2015.
Não era um filho de Coimbra, mas sentia-a como sua, tendo nela constituído família e criado os seus três filhos.
O presidente da União das Freguesias de Coimbra irá, na próxima Assembleia Municipal de Coimbra, "apresentar esta proposta em nome da União das Freguesias de Coimbra com a certeza que Coimbra, através deste orgão representativo dos seus cidadãos, saberá honrar um dos seus melhores".

Vem aí a Segunda Feira do Emprego… no Mira Center!

Mira Online

Professor de Chaves recebe prémio de 30.000 euros

Um professor de Chaves venceu, ontem, o Global Teacher Prize Portugal, no valor de 30.000 euros, afirmando que encarava a distinção como um estímulo para os professores do interior, face às dificuldades que enfrentam.
Resultado de imagem para Professor de Chaves recebe prémio de 30.000 euros
Em declarações à agência Lusa no final da cerimónia de atribuição do prémio, em Lisboa, José Teixeira, professor de Física e Química, revelou que o valor do prémio será aplicado no projeto de ensino experimental que tem vindo a desenvolver e que possivelmente será alargado a outras escolas.
"No ensino formal temos programas extremamente longos, tento articular com o ensino experimental", disse aos jornalistas no final do evento.
Ao receber o prémio, José Teixeira começou por defender que todas as aulas devem começar com humor e afirmou que concorreu por si e por todos os professores do interior, pelas dificuldades que enfrentam.
"Trabalhamos 22 horas letivas e muitas outras", disse o professor, referindo outras questões que acabam por afetar a vida dos habitantes do interior, como os incêndios, a seca, a escassez de meios e transportes. "Antes de vir para aqui já dei as aulas de segunda, de terça, de quarta, de quinta? Estou esgotado".
O discurso foi interrompido com a entrega do prémio.
Professor desde 1994, considerou que o prémio é "um incentivo para os professores do interior". O docente fundou um Clube de Ensino Experimental das Ciências.
Um dos professores que subiu ao palco e que não pode ficar até ao final da cerimónia porque tinha alunos para treinar fez um apelo aos representantes da Assembleia da República para que contabilizem todos os anos de serviço dos docentes, no âmbito do descongelamento da carreira.
"Fomos nós que aguentámos a fome e as crises nas escolas. Descongelem a nossa carreira, porque é o nosso trabalho", declarou Paulo Barrigana, professor de educação física, num breve, mas emotivo discurso, em que alertou para os problemas vividos nas escolas.
Professor, há 30 anos, está inserido numa escola de Sintra e dedica-se atualmente a projetos desportivos.
O prémio hoje atribuído constitui a primeira edição em Portugal de uma iniciativa existente a nível internacional e é de iniciativa privada.
Convidado a participar no encontro, o secretário de Estado da Educação, João Costa, enviou uma mensagem através de Skype, em que afirmou que o país tem "uma dívida de gratidão" para com os professores que estão todos os dias nas escolas.
Citando Nelson Mandela, o governante afirmou que a educação é a melhor arma para transformar o mundo e sustentou que sem transformadores essa arma não existe.
Lusa

Pedro Cardoso e Anabela Almeida participaram no Trail “Trilhos do Luso – Bussaco”

Numa organização de DCI/CCDRPedrulha, que contou com o apoio da Fundação da Mata do Bussaco, Câmara Municipal da Mealhada e da Junta de Freguesia do Luso, realizou-se no passado dia 13 de maio de 2018, na Vila do Luso, no concelho da Mealhada o Trail “Trilhos Luso Bussaco”.
Neste evento que teve como principal objetivo dar a conhecer a Serra e a Mata Nacional do Bussaco, que foi plantada pela Ordem dos Carmelitas descalços, no século XVII e já classificada como Monumento Nacional, participaram os atletas da Secção de Ar Livre e Aventura da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, Anabela Almeida e Pedro Cardoso.
No evento composto por um Trail com 30 km de distância, por um Mini Trail com15 km, por uma Caminhada com 10 km e por uma Mini Caminhada com 5 km de extensão, com partidas e chegadas junto à Fonte S. João no centro do Luso“.
Anabela Almeida competindo na distância de 15km, classificou-se na  75° posição da geral feminina, ocupando o  42° lugar na categoria de Sénior feminina, gastando 02:57:07, para percorrer a sua prova.
Pedro Cardoso competindo na prova de 30km, classificou-se no 16° geral e 4° no escalão de  M40, gastando 03:12:51, para percorrer os 30km.

GABRIEL PINHO: “Servir bem dá-nos imenso gozo!”

É já nesta sexta-feira, 18 de Maio, que tem início a XIV Feira do Grelo, naquela que é, desde há muito, a "aldeia gastronómica" de Mira e da região, a pitoresca localidade dos Carapelhos.
E, falar em Carapelhos e Feira do Grelo, é o mesmo que falar Gabriel Pinho, um nome intrinsecamente ligado à terra e à Feira que a torna (ainda mais) conhecida pelo país e pelo mundo. O Jornal Mira Online entrevistou-o, para saber um pouco mais daquilo que serão os próximos 3 dias... num fim de semana que marca, indelevelmente, o lugar.
"Inicialmente este evento era organizado pela Confraria em conjunto com a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal" - diz - "Estivemos 3 anos em Mira, mas a Câmara Municipal da altura não dava seguimento ao acordo que havia sido firmado... assim, Fábio Ventura, que este ano "passará a pasta" ao Confrade Nuno Janicas, achou por bem, junto com todos os outros confrades, trazer a Feira para os Carapelhos... e, em boa hora o fez!".
Este slideshow necessita de JavaScript.
O sucesso foi galopante. Confessando-se "nada arrependido, porém um pouco receoso, na altura, devido ao espaço reduzido que tínhamos", Gabriel Pinho rendeu-se, rapidamente, às "evidências", uma vez que os números foram em crescendo ao longo do tempo ao ponto de, neste ano, estarem a espera de cerca de 5.000 pessoas a comer e 10.000 pessoas, ao longo dos 3 dias, a visitarem a Feira!
Com imensas atividades, tais como a "corrida entre nabos e nabais", showcookings, a tertúlia com o famosíssimo mirense Luís Lavrador, dentre outras, as pessoas que lá estiverem podem ter como garantidas uma excelente alimentação e variadas diversões, para todos os gostos.
Numa Feira que "não tem escalas... todos trabalham, e muito!", estarão presentes "mais ou menos 60 confrades a trabalhar, para além de mais algumas pessoas que não são confrades, mas ajudam-nos imenso durante estes dias". Nada é feito ao acaso, ali: "Tudo isto começa a ser preparado meses antes... a contratação de artistas, normalmente, é feita já no ano anterior. A horta, a compra de materiais e todos os outros pormenores importantíssimos são levados em conta cerca de 2 meses antes, para que nada nos falte nesses dias".
As reuniões preparativas são, geralmente, "bastante calmas, não havendo necessidades de se dar "murros na mesa", pois cada elemento já sabe o que é necessário na sua área de atuação". A adrenalina, essa, é a que os move antes e durante a Feira: "Todos nós arregaçamos as mangas e vamos à luta! Há tempo para tudo: para um trabalho constante e intenso, mas também para revermos e podermos "jogar um pouco de conversa fora" com os muitos amigos que granjeamos ao longo do tempo e que vêm visitar-nos". Mas, uma das grandes notícias desta Feira é o facto de um vizinho da Confraria - Manuel Miranda - ter-lhes permitido "deitar o muro abaixo, permitindo que a eira seja utilizada para servir de esplanada e albergar os fornos". Segundo o autarca e confrade, "isto ajudar-nos-a, imenso, a recepcionar ainda mais e melhor os visitantes... bem como, é preciso destaca-lo, haverá estacionamento "com fartura"... as pessoas poderão vir descansadas aos Carapelhos, pois estaremos preparados em todos os aspectos!".
Desengane-se quem pensa que isso tudo começa e acaba por aqui! A Confraria trabalha arduamente, durante todo o ano a divulgar e a levar mais longe o seu nome, o da terra e o do Concelho de Mira: comparecem em atividades de outras confrarias pelo país, pela Europa e por outros continentes, divulgam a importância dos nabos e grelos na alimentação em locais como escolas de hotelaria, dão-se a conhecer em aeroportos, mostrando a quem embarca e desembarca, o seu trabalho, os sabores, os talentos... e, tudo isso ajuda a valorizar ainda mais uma Feira que as pessoas acabam por querer conhecer.
"Servir bem dá-nos imenso gozo! Todos nós, que ali estamos a trabalhar, gostávamos de também estar sentados a aproveitar o momento, a degustar dos pratos em família e conviver... mas, o nosso "campeonato" é outro: queremos servir bem, tratar bem quem nos visita, darmos o nosso melhor a cada momento. Isso é o que nos move, podem acreditar!"
E, acredite o leitor: se ainda não conhece esta Feira, vai valer a pena dar-se ao luxo de lá comparecer neste fim de semana. Se conhece, já sabe que passará, ali, bons momentos. De qualquer forma, conhecendo-a - ou não - de sexta a domingo, todos os caminhos levarão aos Carapelhos. Lá, a boa gente da pequena terrinha fará tudo para que tenha um lugar conquistado no coração de quem a visita...
Jornal Mira Online