sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Arrancou a campanha do “IEFP - Damos o litro por si”. O objetivo é ajudar a salvar vidas.

NOTA DE IMPRENSA

Telef: 234 095 331 (Sede) ou 964 470 432 www.adasca.pt
Arrancou a campanha do “IEFP - Damos o litro por si”. O objetivo é ajudar a salvar vidas.

Data: Até final de 2016
Locais: Centros de Emprego e Formação Profissional do IEFP (todo o país)


A campanha nacional de recolha de sangue “IEFP – Damos o litro por si” arrancou dia 1 de dezembro no Serviço de Formação Profissional do Porto – Cerco, tendo contado com a presença do Presidente do IEFP, Jorge Gaspar.

A realização desta campanha de recolha de sangue estender-se-á a todos os Centros de Emprego e Formação Profissional do IEFP. Será posta em prática pelos técnicos especializados do IPST – Instituto Português do Sangue e da Transplantação, que contarão com toda a colaboração das estruturas locais do IEFP.

O propósito desta iniciativa é fomentar a adesão, de todos os profissionais do IEFP em condições de contribuir para a recolha, bem como, dos formandos que se encontrem a receber formação nos serviços locais do IEFP e de todos os indivíduos, em geral, que com estes têm contacto.

Segundo declarações de Jorge Gaspar, “a ideia de serviço público está no ADN de todos os trabalhadores do IEFP, que diariamente trabalham em benefício de milhares de portugueses, desempregados. A Campanha quer corporizar o que o IEFP faz de uma forma mais alargada: ajudar aqueles que estão numa circunstância mais difícil, a precisar de sangue e, ... o IEFP tem muito sangue para dar. Esta é outra forma de serviço público, assumida pelo IEFP na sociedade portuguesa.”

O IEFP tem como objetivo a recolha de um total global de 3.200 litros de sangue, número que corresponde ao dos atuais colaboradores, em todo o país.

 O IEFP vai ajudar o IPST a salvar vidas e, para isso, conta com todos os portugueses.

Lisboa, 04 de dezembro de 2015

GCRE - Gabinete de Comunicação e Relações Externas
Rua de Xabregas, 52 - 1949-003 Lisboa - Portugal
Tel: +351 218 614 398 Ext: 662398
Fax: +351 218 614 134 Ext: 662634)
E-mail: gcre@iefp.pt
IEFP - Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P.
http://www.iefp.pt


Dia 5 de Dezembro Colheita de Sangue e Registo para Medula Óssea das 9:00 horas às 13:00 horas no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro

ONDE POSSO DOAR SANGUE EM AVEIRO ATÉ FINAL DO ANO DE 2015?
Telef: 234 095 331 (Sede) ou 964 470 432

Telemóveis com 30 vezes mais bactérias do que uma sanita


by Mira Online
Um estudo da Universidade de Barcelona, Espanha, concluiu que os telemóveis podem ter até 600 bactérias, ou seja, 30 vezes mais do que as que se encontram no assento de uma sanita.
"Uma superfície limpa não é o mesmo que uma descontaminada", explica uma das responsáveis pela investigação, Maite Muniesa, do departamento de Microbiologia da universidade catalã.
No caso dos telemóveis, um dos objetos mais usados no quotidiano, isso deve-se ao facto de "as pessoas manipularem muitos objetos de cada vez e não desinfetarem as mãos devidamente".
As bactérias encontradas nos telemóveis são, na maioria, as mesmas de uma esponja usada para lavar uma sanita.
O mesmo sucede com outros objetos usados habitualmente, como os brinquedos das crianças e teclados de computadores, simplesmente, porque as pessoas limpam, mas esquecem-se de desinfetar
Fonte JN
Mira Online | Dezembro 4, 2015 às 4:34 pm | Categorias: Internacionais | URL: http://wp.me/p5tucu-ay3

OE2015: Anterior Governo gastou 30% da almofada financeira total num mês – UTAO


by Mira Online
Unidade Técnica de Apoio Orçamental afirma que o dinheiro foi afeto a "despesas com pessoal do Ministério da Educação e do Ministério da Justiça"
O anterior Governo gastou em novembro pelo menos 278,3 milhões de euros da almofada financeira de 945,4 milhões de euros prevista no Orçamento do Estado para 2015 (OE2015), o equivalente a 30% daquele montante, segundo a UTAO.
A designada almofada financeira corresponde ao montante que os Governos incluem nos orçamentos de cada ano para cobrir eventuais despesas excepcionais não previstas, sendo composta por duas verbas: a dotação orçamental e a reserva orçamental.
No OE2015, o anterior Governo inscreveu 533,5 milhões na dotação provisional e 411,9 milhões na reserva orçamental, totalizando a almofada financeira global para este ano os 945,4 milhões de euros.
De acordo com os dados incluídos na nota da Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO), a que a Lusa teve hoje acesso, até outubro foram reafectados 351,5 milhões de euros: 194 milhões da dotação provisional e 157,5 milhões da reserva orçamental.
Ou seja, nos primeiros dez meses do ano, o Estado gastou 37% da almofada financeira total prevista para o conjunto do ano de 2015.
Mas os técnicos independentes que apoiam o parlamento indicam que, só em novembro, foram retirados da dotação provisional "278,3 milhões de euros, essencialmente para despesas com pessoal do Ministério da Educação e do Ministério da Justiça", não sendo prestada informação sobre a evolução da reserva orçamental em novembro.
Isto quer dizer que, dos 533,5 milhões da dotação provisional inicialmente prevista no OE2015, entre janeiro e novembro, foram reafetados 472,3 milhões, "sendo a dotação remanescente para o mês de dezembro de 61,2 milhões de euros".
Com a informação disponível até ao momento e, de acordo com a UTAO, até novembro foram gastos 629,8 milhões de euros das duas componentes da almofada financeira, o equivalente a 67% dos 945,4 milhões inicialmente inscritos no OE2015.
Destes 629,8 milhões já gastos, 472,3 milhões de euros dizem respeito à dotação provisional reafectada até novembro e 157,5 milhões referem-se à reserva orçamental gasta até outubro, não havendo informação desta componente da almofada financeira para o mês de Novembro.
Fonte: DN
Mira Online | Dezembro 4, 2015 às 9:46 am | Categorias: Nacionais 

Albergaria-a-Velha: Dois homens abatidos a tiro, o suspeito do crime está em fuga


by Mira Online
Dois homens foram mortos a tiro esta madrugada junto a um café em Albergaria-a-Velha, em Aveiro, disse à Lusa fonte do comando da GNR de Aveiro, adiantando que o suspeito do crime se encontra em fuga.
De acordo com a mesma fonte, a GNR foi alertada cerca das 00:20 da madrugada para o facto de ter ocorrido um crime à porta de um café em Albergaria-a-Velha e quando chegou ao local deparou-se com dois homens já cadáveres.
Os homens terão entre os 30 e os 35 anos, acrescentou.
A mesma fonte adiantou ainda que o suspeito da morte das duas pessoas se encontra em fuga, escusando-se a revelar mais pormenores sobre o caso.
Fonte http://www.tvi24.iol.pt/
Mira Online | Dezembro 4, 2015 às 8:25 am | Categorias: Nacionais