segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Melhor tinto do ‘Concurso de Vinhos CA 2020’ é da Bairrada, mas também há branco

 Adega de Cantanhede também arrecadou Ouro para branco

Depois do ‘Nossa Missão Baga Pre-Phylloxera tinto 2016’ ter sido eleito para integrar o ‘TOP 100 Wine Discoveries 2020’ da publicação Robert Parker - The Wine Advocate, revelam-se boas novas que ainda ecoam do ano transato. A lista de vencedores do ‘Concurso de Vinhos CA 2020’ mostra que é da Bairrada o melhor vinho tinto – também ele um Baga em extreme – desta competição, organizada pelo Crédito Agrícola, em parceria com a Escanções de Portugal.

Se o ‘Foral de Cantanhede Gold Edition Baga tinto 2011’ chegou ao topo do pódio, ao arrecadar a Grande Medalha de Ouro na categoria de vinhos tintos, o ‘Marquês de Marialva Arinto Reserva branco 2019’ conquistou uma Medalha de Ouro. Em comum têm o terroir de Cantanhede e a autoria a cargo da Adega de Cantanhede, o que é revelador de um trabalho de qualidade e muita consistência.

São ainda ambos monocastas: se o primeiro dá palco à Baga, a casta rainha da Bairrada; o ‘Marquês de Marialva’ elege a Arinto, amplamente conhecida e usada nas várias regiões vitivinícolas portuguesas. Curioso o facto de serem duas castas que primam por uma elevada acidez, o que dá origem a vinhos vibrantes, com bom potencial de guarda e perfil gastronómico.

Provados às cegas por um júri composto por escanções, enólogos, enófilos e jornalistas do sector, foram 183 os vinhos que integraram o ‘Concurso de Vinhos CA 2020’. Entre espumantes, brancos e tintos, vieram das várias regiões vitivinícolas do país, com origem em 109 produtores. Da lista de vencedores fazem parte sessenta vinhos, no total: três arrecadaram Grande Medalha de Ouro, um em cada categoria; e cinquenta e cinco foram distinguidos com Medalhas de Bronze, Prata e Ouro, “transformadas” em Tambuladeiras dos Escanções de Portugal.


Fenprof alerta para regresso ao ensino a distância com os mesmos problemas


A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) alertou hoje que o ensino a distância vai ser retomado devido à pandemia da covid-19 sem o Governo ter resolvido os problemas que se verificaram no ano letivo passado.

Numa carta aberta dirigida ao primeiro-ministro, António Costa, a estrutura sindical escreve que o executivo falhou em preparar o eventual regresso ao regime de ensino a distância, "apesar do tempo que passou e dos compromissos que assumiu".

Entre os exemplos desses compromissos que foram "sempre adiados", a Fenprof refere a distribuição de computadores e a criação de condições para acesso à banda larga de Internet, para alunos e professores.

"Obviamente, constituiu mais um grave condicionamento do direito dos alunos à igualdade de oportunidades de acesso ao ensino e uma subversão dos direitos dos professores às "ferramentas" para o seu exercício profissional", sublinham.

Em contraste com esta falta de preparação da tutela, continuam, as escolas prepararam ainda antes do início do 1.º período letivo, em setembro, planos de contingência em que previam diferentes cenários de regime de funcionamento, incluindo a distância.

No entanto, as escolas desenharam esses planos assumindo que o Ministério da Educação asseguraria determinadas condições que permitissem ultrapassar alguns dos problemas que se verificaram quando o ensino a distância generalizado foi introduzido em março para conter a pandemia da covid-19 e, no entender da Fenprof, isso não aconteceu.

"Neste contexto de desvalorização da Escola Pública, com indisfarçável responsabilidade do Ministério da Educação e do Governo, ganha importância perceber quais as capacidades das escolas de recurso a ferramentas digitais, ao ensino a distância, à transmissão de aulas em direto, à gravação de aulas e posterior disponibilização", questiona a estrutura sindical.
Além dos problemas inerentes ao processo de ensino-aprendizagem, a Fenprof refere ainda questões relacionadas com as condições de trabalho dos docentes no âmbito deste regime, como a disponibilização de equipamentos, a intensificação e desregulação do tempo de trabalho e agravamento do sobretrabalho.

A este nível, é pedido respeito pelo horário de trabalho, o não aumento do número de reuniões "multiplicadoras da burocracia instalada pelo aparelho da administração educativa" e a manutenção do horário de componente não letiva.

Por outro lado, os representantes dos professores referem também riscos do ensino no mundo digital, como o 'bullying' e assédio moral, o aumento do 'stress' profissional e a falta de habilitações para trabalhar neste regime, tanto dos docentes como dos próprios alunos.

"O direito ao trabalho com direitos é fundamental e, sendo verdade que todos temos o dever de colaborar para a resolução do problema sanitário que vivemos, não é compreensível nem tolerável que, para lhe fazer face, se criem outros problemas que não deixariam de ter, também, muito graves consequências", conclui a Fenprof, pedindo ao primeiro-ministro que a resolução destes problemas seja prioritária.

Na terça-feira, a Fenprof vai reunir-se com o Ministério da Educação a quem vai apresentar diretamente estas preocupações.

Em comunicado, a estrutura sindical adianta que vai colocar em cima da mesa questões concretas como o apoio a docentes com filhos menores de 12 anos que se encontrem em teletrabalho, a garantia de condições para o exercício de atividade em regime de teletrabalho, a vacinação dos docentes que se mantêm em regime presencial e da generalidade dos profissionais até final do 2.º período.
No encontro, a Fenprof vai também apresentar a sua posição sobre três projetos de diplomas que recebeu da tutela, referentes à profissionalização de docentes, formação contínua no âmbito da Escola Digital e medidas excecionais no âmbito da pandemia da covid-19.

Lusa

ANEPC: Designados os titulares dos cargos de 2.º CODIS de Aveiro, Évora, Lisboa, Porto e Portalegre

 

O Presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), Brigadeiro-General Duarte da Costa, designou esta segunda-feira, 1 de fevereiro, os titulares dos cargos de  segundos Comandantes Operacionais Distritais dos Comandos Distritais de Operações de Socorro (CDOS) de Aveiro, Évora, Lisboa, Porto e Portalegre.

 

Esta designação dá cumprimento ao disposto no artigo 20.º e nos termos dos n.os 1 e 3 do artigo 22.º, ambos do Decreto-Lei n.º 73/2013, de 31 de maio, na sua atual redação, em articulação com o n.º 2 do artigo 38.º do Decreto-Lei n.º 45/2019, de 1 de abril.

 

Os cinco novos segundos Comandantes Operacionais Distritais da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil designados, todos originários do sistema de proteção civil com comprovada experiência e adequada formação para o desempenho das suas funções, vão ser:

 

-Como 2.º Comandante Operacional Distrital de Aveiro: José Carlos Baptista Pinto. Atual Comandante dos Bombeiros Voluntários de Lourosa. Tem experiência no exercício de funções de comando em corpo de bombeiros.

 

-Como 2.º Comandante Operacional Distrital de Évora: Fábio Manuel Parreira Pontes. Com formação na área da saúde. Tem experiência no exercício de funções em corpo de bombeiros e prestou serviço no Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Évora de 2006 a 2016.

 

- Como 2.º Comandante Operacional Distrital de Lisboa: Joaquim Manuel Vieira dos Santos. Atual Chefe de Brigada da Força Especial de Proteção Civil. Tem experiência no exercício de funções de comando em corpo de bombeiros.

 

-Como 2.º Comandante Operacional Distrital do Porto: Leonel Belarmino Faria Alves. Atual Oficial de Ligação do INEM, IP (DRN) ao Centro de Coordenação Operacional Distrital (CCOD) do Porto. Tem experiência no exercício de funções de comando em corpo de bombeiros.

 

-Como 2.º Comandante Operacional Distrital de Portalegre: João José Penteado Barroso Vaz. Atual Chefe de Brigada da Força Especial de Proteção Civil. Tem experiência no exercício de funções de comando em corpo de bombeiros.


AVEIRO | NOVO DOCUMENTO DEPOSITADO NO MONUMENTO AOS MORTOS DA GRANDE GUERRA

Obra de requalificação da Avenida Dr. Lourenço Peixinho 

De acordo com o comunicado a 07 de janeiro, a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) procedeu esta segunda-feira, 01 de fevereiro à deposição, juntamente com o documento de 1933, de um novo documento, com a data de 29 de janeiro. Neste novo testemunho pode ler-se que a CMA se encontra a realizar a obra de qualificação urbana da Avenida Lourenço Peixinho, com referência para o facto de ter sido “iniciada em agosto de 2020, estando em execução em janeiro de 2021 e até ao final deste ano, e sendo cofinanciada pelos Fundos Comunitários da União Europeia, que neste primeiro semestre de 2021 tem a presidência de Portugal”.

No texto, assinado por várias entidades e pelo Presidente da CMA, Ribau Esteves, reitera-se “o eterno agradecimento aos Homens que no passado defenderam a Pátria, e de darmos contributo a cada dia que o futuro nos vai trazer, para a Paz em Aveiro, em Portugal, na Europa e no Mundo”.

Descoberta do achado de 1933

Recordamos que foi no decorrer dos trabalhos de relocalização do monumento aos Mortos da Grande Guerra, comummente conhecido como estátua do Soldado Desconhecido, que foi descoberto um documento, datado de 11 de agosto de 1933, que perpetua os “filhos deste Concelho que foram mortos no campo de batalha da Grande Guerra – 1914-1918, honrando a pátria”.

Esta declaração, assinada, entre outros, pelo Presidente da Câmara Municipal de Aveiro à altura, Dr. Lourenço Peixinho, justificava o erguer do monumento naquele local para “que aos vindouros” pudessem lembrar “os seus entes queridos”.

Os dois documentos, separados por 88 anos, estão agora juntos no interior da estátua, para que a história, a memória e a honra dos nossos concidadãos continue bem viva em cada uma das novas gerações do nosso Município de Aveiro.

NOVO CRONOGRAMA DA OBRA DA AVENIDA

A obra de requalificação urbana da Avenida Dr. Lourenço Peixinho, está em desenvolvimento desde o final de agosto de 2020, registando um bom exercício de execução e compatibilização com a vida da Avenida, reiterando por esta via o contributo e a compreensão de todos.

Nesta primeira semana de fevereiro de 2021 vamos iniciar a Fase 2 da obra, na metade da Avenida do lado direito de quem a sobe (sentido “Pontes” – Estação da CP). Num primeiro momento até ao cruzamento do Antigo Cinema Avenida, e num segundo momento, logo que se inicie a circulação do trânsito automóvel da Avenida-Praça, até ao cruzamento com a Rua Dr. Alberto Souto.

Vão continuar em fase final de execução as Fases 1 (Avenida-Praça entre a Antiga Capitania e o Antigo Banco de Portugal) e a Fase 8 (junto à Estação da CP), perspetivando-se a sua finalização no início do mês de março de 2021.

Em relação ao planeamento inicial, a obra leva um tempo de execução de mais quase três meses, tendo essa situação sido determinada por condicionantes provocadas pela Pandemia do Covid-19, condições climatéricas adversas em dezembro 2020 e janeiro de 2021 e algumas dificuldades ao nível da mão-de-obra e do fornecimento regular de alguns materiais, sendo essas justificações devida e legalmente aceitáveis. Embora na situação que todos vivemos sejam mais imprevisíveis os impactos negativos da Pandemia sobre o desenvolvimento da obra, perspetivamos neste momento que a sua conclusão deve acontecer em fevereiro de 2022, tendo que reiterar a referência à necessidade de ajustamentos futuros que tenhamos de assumir pela dinâmica da obra e da Pandemia.

Enviamos em anexo o novo cronograma da execução da obra, nas suas 8 Fases.

Fase 2 em detalhe

Nesta segunda Fase 2 que estamos a iniciar vamos transplantar as 17 árvores existentes, para o Parque Aventura e para o Parque da Cidade / Parque dos Amores, e implementar alterações à circulação rodoviária, o que será devidamente sinalizado. Cuidaremos também de ter o transplante de todas as árvores da Avenida com essa definição, concretizado em fevereiro e março 2021, dado ser a época do ano mais propicia para que tenhamos sucesso na vida das árvores no local para onde vão ser plantadas.

Neste mês de fevereiro 2021 fica terminada a recolocação do “Monumento aos Mortos da Grande Guerra / Soldado Desconhecido”, numa operação delicada e que tem decorrido muito bem.

Duas informações adicionais que entendemos relevantes:

1. A publicação da coleção de fotos da Avenida no Jornal de Notícias, vai continuar, com uma em cada um dos primeiros domingos de fevereiro a dezembro 2021 (a primeira foi publicada em janeiro), numa ação de marketing paga pela Câmara Municipal de Aveiro;

2. A Exposição sobre a História e o Futuro da Avenida, já apresentada em setembro 2020 no edifício da Antiga Capitania, vai ser novamente apresentada no renovado edifício da Antiga Estação da CP, a partir do dia da sua inauguração, assim como lançaremos a sua edição em livro.


Covilhã | ALEXANDRE HONRADO NO CAFÉ LITERÁRIO


A Câmara Municipal da Covilhã realiza, no dia 4 de fevereiro, pelas 14h30 e em formato online, nova edição do Café Literário, desta vez com a participação de Alexandre Honrado.

A habitual tertúlia será transmitida no canal de Youtube da Biblioteca Municipal da Covilhã, destina-se a “miúdos e graúdos” e terá como moderador Bruno Barros, professor do Conservatório da Covilhã.

A Biblioteca Municipal adaptou toda a sua atividade cultural e pedagógica

para o on-line devido à situação pandémica, mas continua a promover o contacto direto entre escritores e os leitores no “Café Literário”.

Alexandre Honrado nascido em 1960, em Lisboa é um escritor, jornalista, guionista, professor e investigador universitário português que se tem dedicado sobretudo ao Estudo da Ciência das Religiões e aos Estudos Culturais.

Autor de referência na literatura para a infância e juventude, tem diversas obras publicadas, premiadas e traduzidas, encontrando-se várias no Plano Nacional de Leitura. Alexandre Honrado escreveu “Fernão Não, Fernão Sim: vamos dar a volta ao mundo” (2020), “A Minha Torre de Belém aos 500 Anos” (2016), “Jesus Vive na Rua - A religião explicada aos mais novos” (2015), e “Mais um Estranho na Escola - Islão” (2015).

A VACINAÇÃO DOS POLÍTICOS

 

Devem ser prioritários os políticos que exercem cargos públicos, no plano de vacinação contra o vírus pandémico? A questão divide a opinião pública. Até que ponto devem estar à frente de profissionais de saúde, de bombeiros e muitos outros na linha da frente no combate ao temível vírus.

Podemos (devemos) debater se a saúde e a vida de titular de cargo de soberania é mais importante que um médico ou qualquer outro profissional necessário ao combate à Covid-19.

Outra questão, deve debater o nível de risco, que uns e outros correm. Aqueles que trabalham com infetados todos os dias correm mais riscos do que um ministro bem instalado no Terreiro do Paço. Parece óbvio. Por acharem assim, muitos são os políticos que se tem manifestado contra e estão a anunciar a recusa de serem vacinados prioritariamente. Parabéns a estes.

Ainda há outra questão que deve estar no centro da discussão. Cada vez mais portugueses se mostram desagrados perante os privilégios dos políticos. Ajudará na recuperação da (má) imagem da classe política estes não aceitarem o privilégio.

Lá diz o ditado popular que o exemplo deve vir de cima. São já cada vez mais eleitores a irem às urnas para votar em candidatos antissistema. Mais do que preocupar, é preciso agir. Da parte de quem tem o dever de fazer alguma coisa para inverter esta tendência. A classe política deve recusar privilégios. Estarão a defender a democracia, o respeito que os cidadãos devem ter para com as instituições.

EDUARDO COSTA, Jornalista, Presidente da Associação Nacional da Imprensa Regional

Biblioteca Municipal de Leiria apresenta em streaming novo livro de Paulo Costa ”Vamos enfrentar a tua ansiedade”

 

O novo livro “Vamos Enfrentar a Tua Ansiedade”, do psicólogo Paulo José Costa, com ilustrações de Bruno Gaspar, será apresentado em streaming pela Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, na sua página de facebook, no dia 2 de fevereiro, às 18 horas, com a presença do autor.

Vivemos tempos estranhos, de características únicas, que irão fazer História – e não pelos melhores motivos. A covid-19 criou alterações profundas nas nossas vidas, exigindo rápida adaptação a tantas mudanças repentinas e prolongadas. Em especial nas crianças, a pandemia teve um impacto enorme, cuja profundidade e abrangência total estão ainda por estimar. Há, porém, efeitos que já são bem visíveis no âmbito da saúde mental.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 20% das crianças e adolescentes têm, pelo menos, uma perturbação mental. Em Portugal, os números são ainda mais preocupantes: quase 31% dos adolescentes têm sintomas depressivos. Por ser um cenário inédito de múltiplas incertezas, a atual pandemia veio contribuir ainda mais para o aumento da ansiedade infantil. “Nos últimos meses, foi esse o principal motivo que levou os pais às minhas consultas, à procura de apoio psicológico para os seus filhos”, explica o autor deste livro.

Vamos Enfrentar a Tua Ansiedade é o segundo livro de Paulo José Costa, que já antes tinha sido coautor de Juntos no Desafio: guia para a promoção de competências parentais (2010), destinado a pais de crianças com diagnóstico de PHDA (Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção) e problemas de comportamento.

Paulo José Costa é assistente de Psicologia do Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar de Leiria e especialista em Psicologia Clínica e da Saúde. Recorrendo ao seu conhecimento e ampla experiência de prática clínica como psicólogo infantil, o autor procurou agora reunir em livro um conjunto de métodos e estratégias eficazes, capazes de ajudar as famílias neste momento crítico: através de uma história, apoiada por ilustrações sugestivas e pelo poder das metáforas, aliadas a uma série de recursos validados cientificamente.

Vamos Enfrentar a Tua Ansiedade pretende envolver ativamente pais e filhos neste processo: juntos, poderão identificar as principais manifestações da ansiedade e aprender a dominá-la.

Dirigido a crianças entre 6 e 12 anos, o presente manual foi concebido para uma leitura conjunta entre pais e filhos, extensível a parentes próximos e cuidadores. Destina-se ainda a apoiar professores, educadores e alunos, podendo constituir também um importante complemento à intervenção psicológica em contexto terapêutico.

Muitos pais, familiares, professores ou psicólogos que procuram uma forma de ajudar as crianças a controlar a ansiedade têm neste livro a ferramenta de que precisavam.


CANDIDATURA DA COVILHÃ A CIDADE CRIATIVA DA UNESCO – PRIMEIRA REUNIÃO DO CONSELHO ESTRATÉGICO


A candidatura da Covilhã a Cidade Criativa da UNESCO em Design vai reunir o seu Conselho Estratégico na próxima semana, dia 8 de fevereiro, às 14h30, no Salão Nobre da Câmara Municipal da Covilhã, com as presenças do Presidente do Município, Vítor Pereira, do Diretor Executivo, Francisco Paiva, e da Vereadora da Cultura, Regina Gouveia.

Nesta que será a primeira reunião, os 30 elementos que constituem o Conselho Estratégico vão apresentar-se, analisar criticamente a candidatura, identificar as prioridades e incluir sugestões para a plano de ação, num período de cinco minutos para cada conselheiro/a. Na agenda da reunião está também a eleição do presidente deste Conselho Estratégico.

Finda a reunião, pelas 17h30, a direção executiva da candidatura fará uma declaração pública para divulgar as informações mais relevantes surgidas da reunião.


COVID-19: Espanha oferece ajuda a Portugal. “Modalidades” do apoio estão em estudo


Contacto foi feito pelo ministério espanhol dos Negócios Estrangeiros junto da embaixada portuguesa em Madrid.

O Governo espanhol ofereceu-se para ajudar Portugal a lutar contra a falta de meios hospitalares no quadro da pandemia de Covid-19, disse esta segunda-feira à agência Lusa o embaixador de Portugal em Madrid, João Mira Gomes.

"Houve uma oferta de apoio por parte das autoridades espanholas", disse João Mira Gomes, acrescentando que agora estão a ser avaliadas, a um nível técnico, as "modalidades desse apoio".

Segundo fonte espanhola, o contacto inicial foi feito pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros de Espanha junto da embaixada portuguesa em Madrid, mas a política de Saúde em Espanha está descentralizada pelas comunidades autónomas, o que dificulta a articulação da ajuda.

A terceira vaga da pandemia colocou Portugal no limite das suas capacidades hospitalares, tendo o país registado hoje 275 mortes relacionadas com a Covid-19 e 5.805 casos de infeção com o novo coronavirus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

O boletim da DGS revela também que estão internadas 6.869 pessoas, mais 175 do que no domingo, das quais 865 em unidades de cuidados intensivos, ou seja, mais sete, valores que representam um novo máximo da fase pandémica.

Desde o início da pandemia, mais de 12.000 mortes foram contabilizadas em Portugal, 5.000 delas em janeiro.

Para além de Espanha, Portugal já recebeu ofertas de poio por parte da Áustria, que poderia receber doentes com Covid-19 no seu território, e da Alemanha, que está disposta a enviar profissionais de saúde e equipamento médico para Portugal.

Lusa

UGT exige apoio aos pais pago a 100% e alargado a quem está em teletrabalho


A UGT exige que o apoio excecional às famílias reativado pelo Governo devido ao atual fecho das escolas seja pago a 100%, abranja filhos maiores de 12 anos e também os trabalhadores em teletrabalho.

A reivindicação da central sindical integra um documento enviado ao Governo com várias propostas relacionadas com os apoios adotados no âmbito da pandemia de covid-19, para discussão na reunião da Concertação Social, agendada para quarta-feira.

"A UGT defende que é essencial e da mais elementar justiça que, tal como se verificou no 'lay-off' simplificado, o apoio passe a ser no valor integral da retribuição (subindo igualmente dos 66% para 100%), que o universo de beneficiários seja alargado para quem tem filhos menores acima dos 12 anos de idade e que o apoio seja pago também nos períodos de férias letivas", lê-se no documento.

A central sindical considera ainda "inaceitável" que os apoios pagos "integralmente" a quaisquer trabalhadores, nomeadamente aos independentes, tenham como referência as contribuições para a Segurança Social efetuadas em 2020 "em que se verificavam perdas de rendimentos/contribuições provocadas pela pandemia".

Quanto aos trabalhadores em teletrabalho, a UGT defende que "podem e devem agora ser compensados pelo agravamento de custos de uma decisão que lhes é totalmente externa e imposta por razões de saúde pública" e que "os trabalhadores com filhos menores e que sofrem o impacto do encerramento de escolas, devem ter a possibilidade de optar pelo regime de apoios de assistência à família".

"Já se verificou que teletrabalho e prestação de cuidados a menores podem ser realidades incompatíveis", sublinha a UGT, um alerta que também já foi deixado pela CGTP.

Sobre o 'lay-off' simplificado, a UGT saúda o pagamento a 100% do salário do trabalhador a partir de 2021, mas considera que a medida necessita de ser aperfeiçoada.

"A proibição de despedimentos associada a esta medida deve ir além dos 60 dias após o fim do apoio, ser tão mais duradoura quanto mais duradouros forem os apoios (com um período mínimo de seis meses) e abranger todas as formas de cessação de contratos", lê-se no documento.

Para a central sindical, "esta é uma proibição que se deverá estender a todas as medidas de apoio às empresas, contribuindo para estancar o aumento do desemprego, sobretudo por via do despedimento de precários".

Além disso, a UGT diz que "continua igualmente sem entender por que apenas às empresas parecem ser reconhecidas as dificuldades financeiras, não existindo qualquer situação de isenção de pagamento de contribuições à Segurança Social para os trabalhadores".

No documento, a central reafirma ainda a necessidade de reforçar a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) e que se deve aproveitar o encerramento de escolas "para ter transportes mais seguros e não para reduzir custos por via da manutenção dos níveis de sobrelotação que se vinham verificando".

Lusa

Reino Unido formaliza pedido de adesão a aliança de comércio transpacífica

A ministra do Comércio britânica, Liz Truss, confirmou hoje ter notificado formalmente os 11 países membros da parceria transpacífica global e progressista (CPTPP) do desejo do Reino Unido de aderir.

"Acabei de notificar formalmente os países da CPTPP sobre a nossa intenção de aderir. A participação irá: colocar o Reino Unido no centro de algumas das economias de crescimento mais rápido do mundo, criar empregos de alto valor em todo o Reino Unido (e) ajudar-nos a construir um sistema comercial global melhor", escreveu na rede social Twitter.

A CPTPP é uma aliança de comércio livre que reúne 11 países da zona do Pacífico, incluindo Austrália, Canadá, Chile, Japão, México e Vietname.

O Governo britânico espera que as negociações para a adesão comecem ainda em 2021.

A CPTPP foi anunciada em finais de 2018 para suprimir as barreiras comerciais entre os 11 países que integram a parceria e representam cerca de 500 milhões de consumidores na região Ásia-Pacífico.

Um dos objetivos consiste também em contrariar a crescente influência económica da China.

Esta parceria transpacífica global e progressista constitui a nova versão do pacto de comércio livre transpacífico (TPP), abandonado pelo ex-Presidente dos Estados Unidos Donald Trump.

O Reino Unido deixou a união aduaneira da União Europeia definitivamente em 31 de dezembro, com o fim do período de transição pós-Brexit, e pretende forjar "novas parcerias que vão fornecer enormes vantagens económicas ao povo do Reino Unido", disse o primeiro-ministro britânico, Boris Jonhson, num comunicado emitido no domingo.

"O pedido para sermos o primeiro novo país a juntar-se ao CPTPP prova a nossa ambição de promover negócios nas melhores condições com os nossos amigos e parceiros em todo o mundo e de sermos um fervoroso apoiante do comércio livre mundial", acrescentou.

Liz Truss está confiante de que a participação na CPTPP "significará direitos alfandegários mais baixos para os construtores de automóveis e os produtores de whisky e um melhor acesso para os excelentes fornecedores de serviços [britânicos], fomentando empregos de qualidade e uma maior prosperidade para as pessoas aqui".

Lusa
Imagem: medium.com

Boletim InfoADASCA, Edição Nº. 6 de Fevereio de 2021 sobre o 14º. Aniversário da ADASCA

 

A Associação de Dadores de Sangue do Concelho de Aveiro (ADASCA) comemora este mês (Fevereiro) o seu 14º. aniversário sem festa e cerimónia.
A edição nº.6 do seu boletim é toda ela dedicada à efeméride, sem o seu habitual convívio junto da sua Sede com a tão ambicionada presença dos dadores de sangue. 
O boletim contém excelentes artigos sobre a dádiva de sangue como está indicado na capa, dignos de serem lidos com a devida atenção. Esta associação promove sessões de colheitas de sangue todas as 4ª.s e 6ª.s feiras entre as 15 e as 19:30 horas no seu Posto Fixo, com a excepção dos dias 3 e 5 de Fevereiro, que vão decorrer no Salão dos Bombeiros Velhos de Aveiro, com entrada pela retaguarda do quartel.
É de salientar que  ao longo destes 14 anos  esta associação nunca cancelou uma sessão de colheitas de sangue. Impressionante, num tempo em que as pessoas se revelam mais comodistas.
Desde o início do corrente ano já passaram pela ADASCA centenas de candidatos à dádiva de sangue, com especial destaque para os jovens.


Os interessados podem aceder ao site www.adasca.pt  para acompanhar as suas actividades e ler a referida publicação pelo link http://www.adasca.pt/node/1404.

Joaquim Carlos
Director



Bloco pede audição urgente sobre discriminação na doação de sangue


O partido requer audição do Instituto Português do Sangue e da Transplantação e da Direção Geral de Saúde, na sequência de um médico do organismo ter informado um dador que os homens homossexuais estão impedidos de dar sangue, algo que não corresponde à verdade.

O Bloco de Esquerda requereu uma audição, com caráter de urgência, do Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) e da Direção Geral de Saúde (DGS), depois de um homem denunciar ter sido discriminado por causa da sua orientação sexual quando tentou dar sangue no sábado, dia 23, no posto fixo de doação do IPST em Lisboa.

Os deputados e deputadas do Bloco sublinham que "não são toleráveis situações de injustificado tratamento desigual entre cidadãos" por causa do "alegado ato de recusa das entidades responsáveis pela recolha de sangue", que, "para além de ilegal, é vexatório".

O comunicado do grupo parlamentar lembra, ainda, que a legislação em vigor "não contempla qualquer discriminação na doação de sangue" e que, inclusive, "a Direção-Geral da Saúde (DGS) removeu qualquer referência à categoria 'homens que fazem sexo com homens' em 2016".

Esta não é a primeira vez que o grupo parlamentar bloquista chama a atenção para esta matéria, tendo em 2015 já chamado a atenção do organismo por "não ter sido ainda cumprida uma resolução da Assembleia da República com cinco anos, que defendia o fim da discriminação dos doadores de sangue por causa da sua orientação sexual".

Recorde-se que, após ser tornado público o caso do homem supracitado, o IPST disse, num primeiro momento, que "não questiona a orientação sexual de potenciais dadores". Publicado o e-mail do médico do organismo onde informava o dador de que "os homens que têm sexo com homens estão impedidos de dar sangue", o IPST indicou ter aberto uma averiguação interna ao médico, garantindo que esta não é a posição oficial.

Notícias ao Minuto

31/01/21 15:23 ‧ HÁ 23 HORAS POR ANABELA SOUSA DANTAS 

POLÍTICA DOAÇÃO DE SANGUE


FoNTE:https://www.noticiasaominuto.com/politica/1679005/bloco-pede-audicao-urgente-sobre-discriminacao-na-doacao-de-sangue 

Leia Também: IPST averigua médico que diz que homossexuais estão impedidos de doar

Coimbra | 70 Mil Euros para projetos culturais de caráter não profissional


A 3ª edição do Programa de Apoio à Ação Cultural na Região Centro foi adaptada às atuais condições de produção e fruição cultural

A Diretora Regional de Cultura, Suzana Menezes, apresentou hoje a 3ª edição do Programa de Apoio à Ação Cultural na Região Centro, a sessão online contou com mais de 270 participantes em permanência, de vários distritos do país. O PAAC tem como prioridade apoiar a atividade cultural da região através do apoio a iniciativas que estimulem a capacitação das comunidades locais, do fortalecimento do tecido cultural não profissional, da estimulação da criação de redes culturais nos territórios e de uma política de qualificação dos agentes culturais não profissionais. É nesse sentido que a Direção Regional de Cultura do Centro reforça este programa suportado exclusivamente através do seu Orçamento. São 70 mil euros, mais 17% face a 2020, para projetos nas áreas da criação artística, da difusão das artes do espetáculo, das artes plásticas, da difusão e formação de cinema e audiovisual, e da edição. O apoio é atribuído mediante um processo de avaliação de mérito, de natureza qualitativa e quantitativa e de acordo com os critérios apresentados no regulamento disponível no website da DRCC - culturacentro.gov.pt .

2021 traz algumas novidades ao PAAC a primeira é o lançamento do programa de formação dos agentes culturais. A Direção Regional de Cultura do Centro defende a formação dos agentes culturais não profissionais como forma de apoio à cultura, "oferecer ferramentas que permitirão uma melhor valorização e dinamização de cada projeto cultural resultará no crescimento sustentado destas estruturas" afirma Suzana Menezes. Entre fevereiro e julho de 2021 serão realizados três workshops: "Como elaborar um projeto cultural?", "Plano de comunicação para projetos culturais", "Mecenato e patrocínio de projetos culturais". Estes não serão exclusivos para candidatos ao PAAC, admitindo a inscrição de qualquer agente cultural, não profissional, (retirar) da região centro. A participação nos workshops é gratuita.

A segunda novidade, e que se torna mandatória face à forma como passámos a viver, a fazer e a usufruir da cultura, é a inclusão da modalidade online no regulamento. Os projetos de criação e difusão artística e os projetos de difusão e formação de cinema e audiovisual poderão agora ser realizados em modo presencial ou virtual, desde que feitos e transmitidos em tempo real.
Também as despesas com licenças e recursos técnicos para a realização do streaming são agora elegíveis.

Por último, a criação de subcritérios de avaliação, esta medida permitirá aos candidatos a preparação de uma candidatura mais rigorosa e a obtenção de uma avaliação mais justa.

As candidaturas ao Programa de Apoio à Ação Cultural na Região Centro decorrem de 1 de fevereiro a 31 de março, em culturacentro.gov.pt, os resultados serão divulgados a partir de 30 de abril.

Entre o conjunto de atribuições e competências das Direções Regionais de Cultura, encontra-se o apoio a iniciativas culturais, de caráter local ou regional, realizadas por agentes e estruturas de caráter não profissional.
Neste contexto, a Direção Regional de Cultura do Centro, implementou, em 2019, o Programa de Apoio à Ação Cultural. No último ano, o PAAC apoiou 32 projetos, em 15 concelhos da região centro, num investimento de mais de 60 mil euros.

Maria Miguel

Município de Leiria promove conversas entre educadores e professores acerca da recuperação das aprendizagens em tempos de pandemia


Esta Escola tem de ser para todos: Cinco conversas sobre a recuperação das aprendizagens em tempos de pandemia é o mote dos Encontros Formativos 2021, promovidos pelo Município de Leiria no âmbito do Projeto Educativo Municipal – Leiria Concelho Educador – que decorre entre os dias 3 e 5 de fevereiro, em formato online.

“Num momento em que o desafio de ensinar todos e não deixar ninguém para trás assume ainda maiores proporções na Escola, com mais um momento de ensino à distância, reunimos os verdadeiros especialistas: os educadores e professores que estão no terreno. Estas conversas têm como objetivo a partilha de práticas de todos os dias, de metodologias pedagógicas num contexto de recuperação das aprendizagens”, afirma Anabela Graça, vereadora da Educação e Cultura.

Esta iniciativa é realizada em parceria com os Agrupamentos de Escolas e Escolas Não Agrupadas do concelho e os Centros de Formação Leirimar e Rede de Competências e Aprendizagem e é destinada a todos os educadores de infância e professores.

A inscrição deve ser feita através dos estabelecimentos de ensino, centros de formação e Município de Leiria.

Proença-a-Nova | Eventos online marcam agenda do mês de fevereiro


Todas as segundas e quintas-feiras do mês de fevereiro, às 19h00, o Grupo de Desporto do Município de Proença-a-Nova apresenta uma aula de ginástica online que pode ser acompanhada em direto nas redes sociais, nomeadamente no Facebook e Instagram, num formato que possibilita a interação dos participantes através dos comentários. Esta é uma forma de incentivar a que, em época de confinamento, se reserve um tempo para a prática do exercício físico, fundamental para fortalecer o sistema imunitário, independentemente da idade já que os exercícios podem ser facilmente adaptados à mobilidade de cada um. Serão utilizados alguns objetos, nomeadamente vassoura, pacotes de arroz e garrafas de água de vários tamanhos para ajudar na realização dos exercícios. Esta iniciativa complementa os folhetos que o Grupo de Desporto tem distribuído junto dos alunos da ginástica sénior para que continuem a realizar atividade física em casa e que podem ser levantados, por qualquer interessado, no Posto de Turismo ou solicitados pelo email desporto@cm-proencanova.pt.

Para além deste momento, o mês de fevereiro vai recuperar vários dos conteúdos que foram exibidos no Proença ON Festa, a Festa do Município de 2020. Assim, todas as quartas-feiras, às 19h00, serão apresentadas reportagens dos Ecos de Proença que recuperam mezinhas com ervas aromáticas e medicinais (já no dia 3 de fevereiro) e profissões antigas, como o albardeiro, a bordadeira e o cesteiro. À sexta-feira continuam a ser revisitados os “petiscos da festa” com as associações do concelho, faltando mostrar as iguarias de Relva da Loiça, São Pedro do Esteval e Vale da Mua. Na vertente musical, depois do Jorge Gonçalves Trio e dos Octanas, serão retransmitidos aos sábados os concertos de Teorema, as concertinas do concelho com vários intérpretes, Mário e Companhia e Soul Brothers Empire.

Aos domingos, às 15h00, serão apresentados conteúdos como os 25 anos da Biblioteca Municipal, a cozinha ao vivo “do prado ao prato” com o chef Rui Lopes, o roteiro das artes e uma sessão de ciência viva em casa, dinamizada pelo Centro Ciência Viva da Floresta. Destaque ainda para as rotas e caminhadas do concelho de Proença-a-Nova no dia 26 de fevereiro, às 19h00.

Pode consultar a programação completa na agenda cultural de fevereiro, disponível para consulta em www.cm-proencanova.pt .

Porto de Mós | Ciclo de Webinars: Impacto da pandemia sobre a saúde mental das populações


Portugal é o quinto país da OCDE que mais ansiolíticos e antidepressivos consome, atingindo já uma taxa que duplica a de países como Holanda, Itália ou Eslováquia.

A Pandemia trouxe insegurança, medo, angústia e incerteza. E levou esperança, roubando futuro.

Perdem-se os que mais amamos, afundam-se planos, reajustam-se hábitos e rotinas. Mas ficam marcas. Irreparáveis, em grande parte dos casos…

Como viver em tempo de Pandemia protegendo a nossa saúde Mental é o tema da nossa conversa neste Webinar !

Assista a esta discussão no próximo dia 3 de fevereiro, pelas 21h00, em direto no Facebook /MunicipioPortodeMos .

Patrícia Alves

Coimbra | APCC procura voluntários para gravar e partilhar momentos culturais online

A Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) está à procura de voluntários – pessoas que já disponibilizavam o seu tempo ou outras que o queiram passar a fazer a partir de agora – para gravar e compartilhar pequenos vídeos de momentos culturais, no âmbito de uma ação de voluntariado à distância que pretende celebrar a cultura de diversidade da instituição.

Estes contributos poderão passar pelas áreas da literatura, música, desporto, teatro e literatura infantil e farão parte de um conjunto de conteúdos, onde se incluirão também recordações de atividades anteriormente realizadas na APCC, que começarão a ser partilhados brevemente na página de Facebook do Gabinete de Voluntariado, pelo menos uma vez por semana, sempre às 14H00.

“Cultura às 14”, assim se designa esta iniciativa virtual, colocará em evidência a importância de acolher a diversidade e valorizar as diferenças que nos rodeiam, numa altura em que é mais difícil a habitual partilha diária entre utentes, colaboradores e voluntários. Será, por isso, um ponto de encontro virtual de toda a comunidade da APCC, bem como uma janela aberta ao exterior.

Quem estiver interessado em participar, terá de contactar o Gabinete de Voluntariado através de mensagem direta na página de Facebook Holding Hands With Other Abilities (www.facebook.com/VoluntariadoAPCCoimbra) ou do e-mail kim.almeida@apc-coimbra.pt. Mais informações estão disponíveis no site da APCC, em www.apc-coimbra.org.pt.

“Cultura às 14” faz parte do programa “Limões para Limonada: Voluntariado à Distância”, promovido pela Associação como forma de permitir manter o contacto entre utentes e voluntários, apesar das alterações provocadas pela pandemia da Covid-19. Desta forma, antigos e novos voluntários têm dinamizado atividades remotas ou fora das instalações, como momentos musicais, leitura de histórias infantis ou videochamadas para conversar.

O voluntariado na APCC é desenvolvido nos âmbitos nacional e internacional. No primeiro, os voluntários ajudam os técnicos em diferentes respostas e serviços que envolvem diretamente os utentes, enquanto que, através do segundo, já vários jovens europeus passaram por Coimbra e portugueses realizaram programas no estrangeiro.

Associação inicia recolha de alimentos para mais de 60 mil animais em risco


A Animalife vai iniciar uma recolha nacional de alimentos e outros bens de primeira necessidade para mais de 60 mil animais em risco, para distribuir por mais de 300 associações e grupos informais de apoio animal, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a associação refere que a iniciativa Banco Solidário Animal (BSA) regressa aos estabelecimentos comerciais no próximo fim de semana, sem a presença de voluntários, devido ao contexto pandémico.

A campanha vai decorrer nos dias 6 e 7 nas lojas Auchan e My Auchan de todo o país", adianta, recordando que as pessoas estão convidadas "a deixarem os seus donativos em 'boxes' [caixas, em tradução livre] identificadas e disponíveis para o efeito".

De acordo com a Animalife, os produtos mais necessários são a ração seca e húmida para cão e gato, e areia.

"Os interessados poderão ainda contribuir com produtos de higiene e limpeza, trelas, coleiras ou comedouros", realça.

A partir de terça-feira, segundo a Animalife, vai decorrer ainda uma campanha de vales até 14 de fevereiro, que estarão disponíveis nas linhas de caixas da Auchan e no sítio oficial da Internet do espaço comercial (www.auchan.pt) e, além de produtos básico, darão a possibilidade de contribuir com cabazes solidários.

"Os bens doados serão distribuídos por mais de 300 associações e grupos informais de apoio animal, e por famílias carenciadas e pessoas em situação de sem-abrigo com animais a cargo inscritos nos Programas de Apoio da Animalife, a entidade promotora e organizadora do BSA", pode ler-se em comunicado.

A Animalife lembra também que mais de metade das associações nacionais de apoio animal têm tido dificuldade em aceder a produtos e bens essenciais, como alimentação para cães e gatos, devido à pandemia.
"No ano passado, a pandemia da covid-19 obrigou ao cancelamento de algumas campanhas em loja, o que se refletiu no dia-a-dia das centenas de associações abrangidas pela iniciativa" BSA, realça, acrescentando que, em 2020, as associações "viram cair todo o tipo de apoios".

O Banco Solidário Animal acontece habitualmente três vezes por ano (fevereiro, maio e setembro/outubro), em hipermercados e supermercados de todo o país.

"A Animalife arrancou o ano com a perspetiva de várias campanhas em loja, o que, dada a evolução da pandemia, teve de ser repensado", refere o presidente da direção da Animalife, Rodrigo Livreiro, citado no comunicado.

Segundo Rodrigo Livreiro, o BSA é "uma iniciativa fundamental para muitas associações", pelo que a Animalife vai continuar a estudar a alternativas -- junto dos parceiros -- por forma a apoiar "ativamente o bem-estar dos milhares de animais que o BSA apoia diretamente".

Lusa

Cantanhede: Primeira substância à base da planta da canábis para fins medicinais aprovada em Portugal


A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) aprovou a primeira substância à base da planta da canábis para fins medicinais em Portugal, foi hoje anunciado pela empresa Tilray, responsável pela sua produção.

"Esta é a primeira e única preparação ou substância à base da planta da canábis para fins medicinais permitida no nosso país e estamos a planear num futuro próximo tornar outros produtos acessíveis aos doentes em Portugal", afirma Rita Barata, diretora geral da Tilray Portugal, instalada em Cantanhede, no distrito de Coimbra, em comunicado enviado à agência Lusa.

Segundo a responsável, as exigências dos doentes estão a aumentar "e a missão da Tilray é disponibilizar os produtos mais seguros e de melhor qualidade que satisfaçam ao máximo as suas necessidades".

Em Portugal, a utilização de preparações e substâncias à base da planta da canábis para fins medicinais está, segundo a Tilray, aprovada para várias indicações, "nos casos em que se determine que os tratamentos convencionais não produzem os efeitos esperados".

Entre as várias utilizações, está a dor crónica (associada a doenças oncológicas ou ao sistema nervoso), espasticidade associada à esclerose múltipla ou a lesões da espinal medula, náuseas e vómitos (resultantes da quimioterapia, radioterapia e terapia combinada de HIV e medicação para a hepatite C) e estimulação do apetite nos cuidados paliativos de doentes sujeitos a tratamentos oncológicos ou com SIDA.
"A conclusão deste processo [de aprovação] confirma os padrões de qualidade e segurança da produção da Tilray", frisa o comunicado, acrescentando que "esta é a primeira vez que é exigido e entregue um dossiê completo de qualidade para obter a autorização de comercialização de uma substância à base da planta da canábis".

Sascha Mielcarek, diretor geral da empresa na Europa, salienta que a autorização do Infarmed "confirma que os produtos de canábis medicinal da Tilray estão à altura dos mais altos padrões nacionais e internacionais".

A empresa é pioneira mundial na investigação, cultivo, produção e distribuição de canábis medicinal, tendo os seus produtos disponíveis em 16 países do mundo.

A unidade de produção em Cantanhede possui todas as certificações necessárias para cultivar e produzir localmente preparações e substâncias à base de canábis para fins medicinais e exportar produtos acabados com certificação de Boas Práticas de Produção para toda a União Europeia e outros mercados internacionais que tenham a utilização da planta regulamentada.

Lusa

Leiria | Ansiedade das crianças e jovens em tempos de pandemia debatida no VIII Encontro das Associações de Pais e Encarregados de Educação do concelho de Leiria


Decorreu no passado dia 29 de janeiro o VIII Encontro das Associações de Pais e Encarregados de Educação do concelho de Leiria, uma iniciativa do Município de Leiria, no âmbito do Projeto Educativo Municipal, desta feita em suporte online.

Esta edição, que abordou a temática da ansiedade junto das crianças e jovens, contou com a participação de Paulo Costa, Psicólogo Pediátrico e especialista de referência, que ajudou os participantes a perceberem a Saúde Mental das crianças e jovens, através da abordagem das problemáticas do medo, preocupação e ansiedade em tempos pandémicos.

No decorrer do encontro, os 42 representantes das Associações de Pais e Encarregados de Educação colocaram várias questões sobre a gestão do uso dos ecrãs pelas crianças e jovens, num contexto de ensino à distância, impedidos de contactarem fisicamente com os colegas e amigos e vendo-se condicionados às redes sociais para interagirem e até brincarem.

Também as questões relacionadas com o facto de as crianças a partir dos 12 anos ficarem em casa sozinhas ou como gerir a ansiedade face ao confinamento obrigatório foram discutidas e partilhadas.

“O controlo parental é muito importante quer seja relativamente aos conteúdos, quer seja sobre o estabelecimento de normas e horários dedicados ao tempo de uso dos ecrãs”, afirmou Paulo Costa, que sublinhou ainda que estas regras também devem aplicar-se aos adultos. “Não faz sentido impedir os filhos de usarem o telemóvel se o pai ou a mãe não abdicam do facebook, por exemplo”, acrescenta.

A gestão do tempo em casa foi amplamente debatida, sublinhando-se a importância das rotinas, da participação de todos nas tarefas domésticas como reforço da autonomia das crianças e jovens e contributo para a sua autovalorização. Foi disponibilizado um conjunto de recursos e atividades que podem ser utilizados para uma gestão do tempo de confinamento, salientando-se ainda a importância de recorrer a atividades ao ar livre, no cumprimento estrito das normas de segurança.

Nesta sessão com as associações de pais e encarregados de educação, Paulo Costa salientou ainda o papel das equipas multidisciplinares e a eficácia do trabalho que está a ser desenvolvido nas escolas, o que faz com que cada vez cheguem menos casos de saúde mental para intervenção clínica ao hospital.

Como nota final, referiu que a ansiedade é normal quando adaptativa e promotora da ação, mas pode revelar-se como nociva sempre que sejam observados quadros de comportamento negativo e isolacionista.

A chave está na atitude preventiva e na promoção de competências positivas juntos dos filhos.


Leiria | Obras na Nossa Senhora de Fátima já mostram sinais da futura Avenida


Os trabalhos de requalificação da área da Avenida Nossa Senhora de Fátima e da Avenida General Humberto Delgado encontram-se a um bom ritmo, onde já são evidentes alguns dos aspetos que visam transformar a zona numa das mais atrativas da cidade.

Na apresentação do projeto em novembro de 2019, Ricardo Santos, vereador das Obras Municipais e da Requalificação do Espaço Pública, defendia que a intervenção terá um grande impacto na melhoria da qualidade de vida de residentes, comerciantes e utilizadores, acrescentando que as vantagens “superam largamente os constrangimentos associados aos períodos das obras”.

Pouco mais de um ano após o anúncio da empreitada, as obras na Avenida Marquês de Pombal e ruas adjacentes já se encontram concluídas, após a execução das infraestruturas subterrâneas, pavimentação das vias, requalificação de passeios e colocação de sinalização horizontal e vertical.

Na Avenida Nossa Senhora de Fátima, entre a Rua João Paulo II e o Jardim Escola João de Deus, a zona “kiss & ride” para tomada e largada de crianças está quase terminada e estão concluídas as infraestruturas, bem como a instalação de pavimento tátil junto às futuras passadeiras, estando parcialmente colocada a calçada nos passeios e estacionamentos.

Integrando a fase 4 do projeto iniciada em outubro passado, os trabalhos estão atualmente a decorrer no troço entre a Rua João Paulo II e a Rua Luís Braille, com a execução das infraestruturas para as redes prediais e de saneamento e para os sistemas de eletricidade, água, gás e telecomunicações, estando prevista a sua conclusão para abril de 2021, caso as condições climatéricas o permitam.

Os primeiros trabalhos de pavimentação da Avenida Nossa Senhora de Fátima terão início já a 3 de fevereiro e deverão terminar no dia 12 do mesmo mês, estando previsto também para dia 3 o começo da obra na Rua Luís Braille.

A intervenção na Avenida General Humberto Delgado deverá começar nas próximas semanas, numa requalificação urbana que tem como grande objetivo melhorar significativamente a qualidade ambiental da zona, através da implementação de algumas soluções a vários níveis.

Com vista à redução da velocidade e das emissões de carbono, serão criadas passadeiras sobrelevadas com faixas contrastantes e antiderrapantes e com iluminação própria acionada por sensores de movimento, complementadas com a implementação de um sistema de monitorização dos gases emitidos.

Serão ainda plantadas diversas árvores e criados pequenos canteiros para aumento de espaços verdes, bem como instaladas dez ilhas ecológicas com monitorização dos contentores para redução da circulação dos veículos de recolha de resíduos.

A qualidade ambiental das avenidas vai ainda beneficiar com a implementação de iluminação de baixo consumo energético, cuja gestão e controlo serão feitos remotamente e cuja intensidade variará consoante o fluxo pedonal e rodoviário.

Como forma de incentivo à utilização de veículos elétricos e amigos do ambiente, encontra-se prevista a instalação de quatro postos de carregamento e a criação de uma ciclovia com cerca de 700 metros de comprimento, com parte do troço a passar na Rua Casal Antunes.

A mobilidade será também privilegiada com a construção de uma ligação pedonal, através de uma escadaria com sistema para transporte de bicicletas, entre as duas avenidas e a criação de duas novas paragens para transportes coletivos de passageiros na Avenida General Humberto Delgado.

Tanto o pavimento viário como os passeios serão substituídos, com vista a um melhor conforto na circulação automóvel e pedonal e à eliminação de barreiras arquitetónicas.

Com o fim da empreitada e com o objetivo de as transformar nas primeiras artérias ‘tecnológicas’ da cidade, as avenidas Nossa Senhora de Fátima e General Humberto Delgado irão apresentar algumas inovações.

Para além da gestão e controlo de resíduos, serão colocados painéis e disponibilizada uma aplicação com informação em tempo real sobre o estacionamento disponível, para o qual está previsto um aumento do número de lugares para as mais diversas situações.

O mobiliário urbano será renovado com a colocação de papeleiras, caixotes para dejetos caninos, pilaretes, suportes para bicicletas, bebedouros e bancos.

Ao nível do saneamento, a empreitada inclui a separação entre a rede pluvial e a rede de esgotos domésticos, contribuindo de forma clara para a qualidade ambiental do rio Lis.

Programa Nacional de Desporto para Todos (PNDpT): Candidaturas | 1.ª fase – até 15 de março


Em 2021 o Programa Nacional de Desporto para Todos (PNDpT) renasce com um novo formato, com diferentes fases de candidaturas. Até 15 de março estão abertas as candidaturas à 1ª Fase do PNDpT.

No âmbito do programa do Governo, o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, através do Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ), financia, nesta 1ª fase, clubes e associações desportivas em 1 milhão de euros.

Podem candidatar-se os clubes desportivos, as associações promotoras do desporto e outras entidades cujo objeto compreenda ou capacite o desporto de base em Portugal.
………………………
O PNDpT foi elaborado de acordo com as orientações internacionais do movimento «Desporto para Todos» e adota a definição consagrada na «Carta Europeia do Desporto», na qual se entende por Desporto, «todas as formas de atividades físicas que, através de uma participação organizada ou não, têm por objetivo a expressão ou a melhoria da condição física e psíquica, o desenvolvimento das relações sociais ou a obtenção de resultados na competição a todos os níveis».

Pretende-se continuar a reforçar o apoio à prática desportiva regular que promova a saúde e os estilos de vida saudáveis junto de todos os segmentos da população. Por outro lado, o PNDpT privilegia ainda os programas desportivos que promovem a inclusão social (minorias étnicas, população em situação desfavorecida, pessoas privadas de liberdade, crianças e jovens, população sénior, entre outras), a integração da pessoa com deficiência, a promoção da igualdade de género, a sustentabilidade ambiental e a mobilidade ativa, a inovação tecnológica e a proteção dos direitos humanos.
……………………
Todas as informações sobre o programa e a forma de se candidatar:

portal do IPDJ: