sexta-feira, 5 de novembro de 2021

Morreu a cantora brasileira Marília Mendonça

Um avião que transportava a cantora brasileira Marília Mendonça e mais quatro pessoas caiu esta sexta-feira no interior do estado de Minas Gerais.

De acordo com a Globo, que cita uma nota da assessoria da cantora, todos os ocupantes morreram na sequência deste acidente.

Com imenso pesar, confirmamos a morte da cantora Marília Mendonça, seu produtor Henrique Ribeiro, seu tio e assessor Abicieli Silveira Dias Filho, do piloto e co-pilto do avião, os quais iremos preservar os nomes neste momento. O avião decolou de Goiânia com destino a Caratinga/MG, onde Marília teria uma apresentação esta noite. De momento, são estas as informações que temos", lê-se no comunicado da assessoria da artista citado pela Globo.

Inicialmente, as informações avançadas pela imprensa brasileira davam conta de que a cantora teria sobrevivido. A assessoria de imprensa confirmou posteriormente a morte da artista.

Marília Mendonça deslocava-se para um espetáculo em Minas Gerais e, momentos antes da queda, partilhou um vídeo a entrar na aeronave.

A jovem artista, de 26 anos, é um dos nomes de maior sucesso do estilo sertanejo na atualidade e já atuou em Portugal.

TSF/Lusa

Imagem: Yahoo Esportes

PISCINAS MUNICIPAIS DE SILVES RECEBEM CAMPEONATO REGIONAL DE PROVAS DE COMPETIÇÃO


O Complexo das Piscinas Municipais de Silves vai receber o Campeonato Regional de Piscinas Curtas, nos dias 06 e 07 de novembro, entre as 07h00 as 12h00 e as 13h00 e as 19h30.

A competição organizada pela Associação de Natação do Algarve (ANAlgarve) conta com a colaboração do Município de Silves.

É uma das mais importantes do calendário de natação, prevendo-se a presença de 300 atletas.

Castelo de Paiva | Para avaliar necessidades e conhecer projectos em curso

VEREADORA DA EDUCAÇÃO LILIANA VIEIRA VISITOU OS AGRUPAMENTOS ESCOLARES
Procurando inteirar-se da realidade escolar do concelho, a vereadora do Pelouro da Educação da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, Liliana Vieira, esteve ontem de visita aos dois agrupamentos escolares existentes no concelho, em Sobrado e no Couto Mineiro do Pejão, sendo recebida pelas respectivas directoras Beatriz Rodrigues e Emília Silva.
Esta responsável municipal, aproveitou a passagem pelos agrupamentos escolares, para deixar uma saudação neste inicio de mandato, bem como fazer uma avaliação das necessidades e dos projectos em curso, bem como conhecer as dinâmicas e iniciativas destas comunidades escolares.
A autarca paivense visitou as instalações escolares e enalteceu o trabalho que tem sido desenvolvido nestes agrupamentos, nomeadamente todo o esforço que foi feito no contexto pandémico, para que a escola funcionasse com alguma normalidade e sem problemas, sendo que, mesmo com os constrangimentos que ainda se continuam a viver, com os efeitos e consequências da pandemia, deixou um louvor e uma palavra de incentivo, bem como o reconhecimento para todos agentes da comunidade educativa de Castelo de Paiva, na medida em que a Câmara Municipal mantém uma aposta forte no sector da educação, trabalhando empenhadamente para que, a aprendizagem seja um sucesso, com mérito para os estabelecimentos de ensino e para a comunidade envolvente.
A propósito, a Vereadora Liliana Vieira realçou que o Executivo Municipal continuará a não regatear esforços, no sentido de ajudar a manter os apoios escolares existentes, porque o apoio à educação continua a ser uma das prioridades da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, com a edilidade a disponibilizar apoio às famílias paivenses, procurando assegurar, desta forma, uma educação mais equitativa e de igualdade no acesso aos instrumentos educativos, numa etapa muito importante no crescimento de cada criança/ aluno, anunciando que continuarão a ser implementadas várias medidas de apoio no domínio da Acção Educativa.

Carlos Oliveira

Marinha Grande | PROTEÇÃO CIVIL REALIZOU O EXERCÍCIO “A TERRA TREME” EM VIEIRA DE LEIRIA

A Câmara Municipal da Marinha Grande, através do Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) associou-se ao exercício nacional “A Terra Treme”, com a realização de um simulacro de sismo, que ocorreu às 11h05, desta sexta-feira, dia 5 de novembro, na Escola EB 2 Padre Franklin, em Vieira de Leiria.


A ação contou com a presença do vereador do pelouro da segurança e proteção civil, António Fragoso; da diretora do Agrupamento de Escolas de Vieira de Leiria, Lígia Pedrosa; do coordenador e elementos do SMPC e dos Bombeiros Voluntários de Vieira de Leiria. Pretendeu-se testar e evacuar as cerca de 150 pessoas da população escolar, capacitando-as de como agir em caso de sismo.

Tal como foi proposto pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, no 9.º Exercício Público de âmbito nacional de Sensibilização para o Risco Sísmico, denominado A TERRA TREME, às 11h05 deu-se o alerta da suposta ocorrência de um sismo. Os alunos, docentes e funcionários da escola realizaram os 3 gestos que salvam: BAIXAR, PROTEGER E AGUARDAR. Depois disso, saíram de forma ordenada dos edifícios, organizando-se no recinto exterior da escola para a normal contagem de pessoas.

Após a realização do exercício, cujo desempenho de toda a comunidade escolar foi exemplar, seguiu-se uma ação de sensibilização sobre o risco sísmico, dirigida aos delegados e sub-delegados de todas as turmas.

Ansião | Entregues prémios de mérito aos alunos do agrupamento de escolas


Certificados e prémios de mérito foram entregues aos alunos do Agrupamento de Escolas de Ansião no dia em que foram empossadas as associações de estudantes.

O Presidente e o Vereador da Educação da Câmara Municipal marcaram presença, no passado dia 4 de novembro, nas cerimónias da tomada de posse das Associações de Estudantes do Agrupamento de Escolas de Ansião, na Escola Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Mello e na Escola Básica n.º 2 de Avelar.
A estes momentos seguiu-se a festa da Semana da Cidadania Ativa, “No Caminho dos Direitos Humanos”, na sua 2.ª edição no agrupamento, enquanto aderente ao programa EPAS (Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu).

Além de reconhecidos e valorizados ações/ projetos/ iniciativas/ atividades/ clubes, foram ainda, simbolicamente, entregues os certificados e prémios concedidos pela Câmara Municipal no que respeita ao Mérito Académico, Mérito Artístico e Mérito de Qualidades Humanas e Cívicas, reconhecidos no ano letivo 2021/2021.

Proença-a-Nova acolhe congresso internacional de animação sociocultural

Animação sociocultural, geriatria, gerontologia e os novos paradigmas do envelhecimento são os principais temas do congresso internacional que se realiza em Proença-a-Nova nos dias 25, 26 e 27 de novembro, numa parceria entre a Associação Intervenção, o Projeto CLDS-4G “Enraizar” - cofinanciado pelo POISE, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu e o Município de Proença-a-Nova. Mais de 30 conferencistas vindos de universidades europeias e outras instituições do ensino superior vão dissecar e debater temáticas relacionadas com as problemáticas do envelhecimento e apresentarem metodologias de intervenção que se liguem à necessidade de uma envolvência plural, transversal e interdisciplinar.
“Estamos no sítio certo para debater estes temas, se considerarmos a nossa estrutura demográfica em que o que nos preocupa é a falta de renovação da população, tendo em conta as taxas brutas de natalidade e de mortalidade: com o ano de referência de 2018, elas cifram-se em 5,1% e 18,9%, respetivamente”, aponta João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova. “Não estamos a ter capacidade para suster a renovação da população e enquanto Município temos como prioridade desenvolver políticas que contribuam para a atração e fixação de pessoas que reconheçam aquilo que para nós é um dado adquirido – e nem sempre valorizado – que é a qualidade de vida nos chamados territórios de baixa densidade”.

Sendo os seniores, nestes territórios, faixa etária com expressão relevante, não devem ser encarados como um problema, antes convidando a que se caracterizem “novas abordagens para uma qualidade de vida mais prolongada no tempo, com estímulos quer do ponto de vista cognitivo, quer do ponto de vista físico”, adianta João Lobo. Este Congresso Internacional é também uma forma de apontar caminhos para dar respostas a este desafio.

No âmbito da parceria estabelecida com a Associação Intervenção, o Município e o CLDS-4G disponibilizam inscrições (mediante disponibilidade) para os profissionais ligados a esta área e demais interessados do distrito de Castelo Branco que pretendam participar no congresso, devendo formalizar a inscrição através deste link:


De outras partes do país, as inscrições estão disponíveis em https://associacaointervencao.pt, página onde se encontra o programa detalhado.

Este Congresso é acreditado pelo Conselho Cientifico-Pedagógico da Formação Contínua (com registo de acreditação: CC PFC/ACC – 107654/20) e releva para efeitos de progressão em carreira de educadores de infância, professores do ensino básico e secundário e professores de educação especial.

Barcelos | IPCA procura os melhores Embaixadores

Até 21 de novembro, o IPCA tem abertas as inscrições para os próximos Embaixadores da instituição.

O IPCA procura, junto da sua comunidade académica, jovens aventureiros, comunicativos e proativos. O maior requisito é que vistam a camisola da instituição, pode-se ler no anúncio da oferta do cargo na página criada para esse efeito: https://ipca.pt/ipca/servicos-ipca/gabinete-de-comunicacao-e-imagem/embaixadores-ipca-2021-2022/

Em janeiro do próximo ano, à semelhança de anos anteriores (no ano passado em formato online), a equipa definida pelo IPCA visita as Escolas de Ensino Secundário e Profissional do Norte de Portugal sendo o objetivo destas visitas a divulgação e apresentação da oferta educativa do IPCA.

As visitas decorrem entre janeiro e junho nos seguintes moldes:

Visitas a Escolas Secundárias dos distritos de Braga, Porto, Viana do Castelo e Vila Real;
Participação do IPCA na Qualifica – Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego;
Visitas guiadas ao IPCA;
Representação do IPCA em outras feiras e eventos de formação.
Todos os anos o IPCA procura junto da sua Comunidade Académica os Embaixadores do IPCA, aqueles que levam e apresentam a instituição dentro e fora de portas.

O processo consiste em formar um grupo de estudantes (dos vários níveis de ensino: licenciatura, mestrado ou cursos técnicos superiores profissionais), oferecer-lhes formação de forma a adquirir as competências necessárias para realizar missão.

A formação dos Embaixadores do IPCA decorre em regime presencial (estudantes dos Polos tem a possibilidade de participar na formação em formato online) no Campus do IPCA, em Barcelos.

A formação tem duas vertentes: teórica e prática.


Barcelos

Câmara Municipal de Ovar mantém Impostos Municipais em mínimos históricos

 Autarquia volta a abdicar da taxa de Derrama e mantém reduções nas taxas de IMI, IRS e TMDP

Considerando a estável situação financeira e os indicadores financeiros de excelência do Município de Ovar, Salvador Malheiro, presidente da autarquia, apresentou e viu aprovada, em sede de reunião de Câmara, uma proposta para manter os Impostos Municipais em mínimos históricos, através da não aplicação da taxa da Derrama para todas as empresas, e da manutenção das taxas de IMI, IRS e TMDP (Taxa Municipal de Direitos de Passagem).

O presidente da Câmara Municipal de Ovar reforça a estabilidade financeira municipal, adiantando que esta proposta visa ainda “antecipar as medidas de mitigação dos impactos negativos da pandemia COVD-19, bem como promover uma maior coesão social, justiça, bem-estar e o índice de felicidade das famílias”.

 

Não lançamento da Taxa da Derrama

A Derrama foi um dos Impostos Municipais em discussão, tendo sido deliberado aprovar o não lançamento da taxa da Derrama para todos os Sujeitos Passivos independentemente do volume de negócios em 2021.

Considerando o período de crise que ainda se atravessa, com perfectiva de agravamento sobretudo pelo advento de uma crise energética, esta deliberação surge com o propósito de contribuir sobretudo para a minimização das consequências no nível do emprego no concelho e bem assim incentivar à fixação e consolidação do tecido empresarial no território. Sendo a autarquia sensível às dificuldades sentidas pelo tecido económico, estando ciente da elevada carga fiscal que incide sobre as empresas, e reconhecendo o indelével papel do tecido empresarial no concelho como principal fator de desenvolvimento económico e social local, decidiu-se manter a isenção deste imposto em 2022.

 

Fixação da Taxa de IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis)

A proposta de Fixação da Taxa de Imposto Municipal sobre Imóveis aprovada prevê manter o desagravamento da carga fiscal das pessoas e das famílias, havendo um número relevante que apresenta sérias e crescentes dificuldades financeiras, contribuindo para o incremento da sua qualidade de vida. A autarquia mantém ainda o objetivo de criar condições, nomeadamente através do designado “IMI Familiar” para que mais agregados familiares se fixem no território vareiro.

Assim, o executivo municipal deliberou aprovar e remeter à Assembleia Municipal, a proposta de fixação das taxas de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para o ano de 2021, nos seguintes termos:

- Fixação das taxas do IMI de 0,35% para os prédios urbanos avaliados nos termos do Código do IMI;

- Redução em 50% da taxa aplicável aos prédios classificados como de interesse público, de valor municipal ou património cultural;

- Redução a aplicar ao prédio ou parte de prédio urbano destinado a habitação própria e permanente do sujeito passivo ou do seu agregado familiar, e que seja efetivamente afeto a tal fim, atendendo ao número de dependentes que, nos termos do Código do IRS, compõem o respetivo agregado familiar, mediante tabela própria: dedução de 20 euros para um agregado com um dependente a cargo, de 40 euros para um agregado com dois dependente a cargo e 70 euros para três ou mais dependentes a cargo;

- Redução da taxa de IMI em 12,5% para os prédios urbanos avaliados nos termos do Código de IMI com certificação energética igual ou superior a A; quando, em resultado da execução de obras de construção/conservação de edifícios, a classe energética atribuída ao prédio seja superior, em pelo menos duas classes, face à classe energética anteriormente certificada; ou quando o prédio aproveite águas residuais tratadas ou águas pluviais, nos termos a definir por portaria dos membros do Governo responsáveis pelas áreas das finanças e do ambiente;

- Majoração em 100% da taxa aplicável aos prédios rústicos com áreas florestais que se encontrem em situação de abandono e majoração em 30% da taxa aplicável aos prédios urbanos degradados, nos termos do Código do IMI.

 

CMOvar mantém redução de 2 pontos percentuais na taxa de participação no IRS

No âmbito da taxa de participação no IRS - Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares, a Câmara Municipal de Ovar fixou, novamente, em 2% a respetiva taxa de participação para o ano de 2021, voltando a abdicar, de três pontos percentuais da parte que cabe à autarquia.

 

Taxa Municipal de Direitos de Passagem (TMDP) para 2022

A Câmara Municipal de Ovar deliberou, ainda, manter a TMDP (Taxa Municipal de Direitos de Passagem), fixando-a em 0,25%, para o ano de 2022, considerando que a aplicação desta taxa constitui uma forma do Município e os seus cidadãos serem ressarcidos pela ocupação do espaço público por parte das empresas de comunicações eletrónicas, reconhecendo-se o desgaste de bens de domínio público pela instalação e usufruto das redes de comunicação, e uma vez que estas empresas não podem repercutir este valor na fatura dos consumidores.

Ordem dos Advogados lamenta falhanço da mudança do Tribunal Constitucional para Coimbra

A Ordem dos Advogados manifestou hoje o seu descontentamento pela ausência de uma maioria absoluta na votação no parlamento para a aprovação da proposta do PSD de transferência do Tribunal Constitucional (TC) para Coimbra.

Lamentamos a decisão uma vez que a transferência era a melhor solução para o país conforme a Ordem sempre defendeu”, disse o bastonário da Ordem dos Advogados (OA), Luís Menezes Leitão, numa nota enviada à Lusa.

De acordo com a Constituição da República, em votação final global, as alterações a leis orgânicas carecem de aprovação “por maioria absoluta dos deputados em efetividade de funções”, ou seja, 116 num total de 230.

Na votação final global hoje realizada na Assembleia da República, o diploma do PSD para a transferência do TC e do Supremo Tribunal Administrativo (STA) para Coimbra teve o apoio de 109 deputados, num total de 226 deputados votantes, tendo-se registado 108 abstenções e nove votos contra.

“Parece-nos por outro lado preocupante que este resultado tenha sido provocado por uma série de abstenções em que os partidos deixaram de tomar posição numa questão tão importante”, acrescentou ainda o bastonário.

Os 109 votos a favor do projeto social-democrata vieram das bancadas do PSD, Bloco de Esquerda, CDS e de João Cotrim Figueiredo, da Iniciativa Liberal, assim como de sete deputados do PS (Ascenso Simões, Pedro Bacelar de Vasconcelos, Pedro Coimbra, Raquel Ferreira, Tiago Estevão Martins, João Gouveia e Cristina de Jesus).

As 108 abstenções partiram do PCP, do PEV, da maioria dos deputados do PS e das deputadas não inscritas Joacine Katar Moreira e Cristina Rodrigues.

Votaram contra a transferência destes dois tribunais para Coimbra o PAN, André Ventura, do Chega, e quatro deputados do PS: Isabel Moreira, Jorge Lacão, Capoulas Santos e Fernando Anastácio.

Madremedia/Lusa

ONDE DAR SANGUE EM AVEIRO NO ANO DE 2022

 

Os tempos que se avizinham deixam preocupada a ADASCA, porque pode-se registar uma quebra de dádiva nunca antes registada. Nós, todos nós, temos o dever cívico de fazer a nossa parte para que isso não venha a acontecer.

Devemos ter presente na nossa consciência que Aveiro tem um Hospital que necessita de sangue vs componentes sanguíneos todos os dias. Quando se torna necessário recorrer as transfusões para salvar vidas, o sangue deve estar disponível para ser usado de imediato, e não requisitar para chegar mais tarde.

A vida só tem um sentido, e o único sentido que a vida tem é quando investimos nossa vida na vida dos outros, ou quando encarnamos a luta dos outros como se ela fosse nossa, a luta do colectivo.

Esta é a missão da ADASCA: lutar pelo respeito integral da pessoa do dador de sangue, na construção contínua da cidadania e da justiça social. Unidos os objectivos se tornam mais fáceis de alcançar.

O compromisso primordial da ADASCA é estar ao lado dos dadores de sangue, pela defesa dos seus direitos, para que a justiça social nesta área seja uma realidade. Não somos melhores. Nem piores. Somos iguais a nós próprios. Melhor é a nossa causa.
Com apoio do Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/

Dúvidas? Os dadores podem endereçar as suas duvidas pelo e-mail:
omedicorespondecoimbra@ipst.min-saude.pt

"A vida é um presente, que merecemos se nós nos entregarmos. A vida não é um problema que tem que ser resolvido. A vida é um mistério que quer ser descoberto." Rabindranath Tagore {Maio 2019}

_________________

O Mapa de Brigadas a realizar pela ADASCA durante o ano de 2022 pode ser visto/lido através deste link http://www.adasca.pt/node/1502 sendo o total 110 sessões. Sem margem para dúvidas, a ADASCA é uma das maiores associações de dadores de sangue da zona Centro num só local, porque continuamos impedidos de nos deslocar à restantes Freguesia do Concelho de Aveiro.

Há ou não há interesses plantados?




Joaquim Carlos

Presidente da Direcção da ADASCA

João Rendeiro estará na África do Sul. Mulher revelou o paradeiro do antigo banqueiro, avança a RTP

Maria de Jesus Rendeiro, mulher de João Rendeiro, está em prisão domiciliária depois de ter confessado em interrogatório que o marido está fugido às autoridades na África do Sul, avança a RTP.

Maria de Jesus Rendeiro revelou à juíza de instrução Catarina Pires o paradeiro do marido, João Rendeiro, foragido à Justiça desde setembro.

De acordo com a RTP, a declaração de Maria de Jesus foi fundamental para evitar a prisão preventiva.

A mulher de João Rendeiro, suspeita de crimes ligados às obras de arte do ex-banqueiro do BPP, ficou em prisão domiciliária com vigilância eletrónica, decidiu esta quinta-feira o Tribunal de Instrução Criminal (TIC) de Lisboa.

Detida na quarta-feira, Maria de Jesus Rendeiro viu ser-lhe aplicada esta medida de coação privativa da liberdade após o tribunal considerar existir perigo de fuga, perigo de perturbação do inquérito/investigação e perigo de continuação da atividade criminosa, indica uma nota do TIC.

Segundo a mesma informação divulgada pelo Tribunal, a mulher de João Rendeiro viu ainda ser-lhe aplicada como medida de coação a proibição de contactar com o presidente da Antral, Florêncio de Almeida e com filho deste.

Juventude Popular de Anadia foi a votos


No dia 31 de outubro, a Juventude Popular da concelhia de Anadia elegeu através de sufrágio os novos órgãos para o biénio 2021-2023.

A nova Comissão Política que fica a cargo da liderança de Carlota Oliveira, contando com Marcelo Barreto e Ruben Ribeiro a vice-presidentes, Maria Beatriz Santos a Secretária e como vogais Daniel Fonseca, Carolina Nogueira, Gonçalo Vergueiro, Margarida Baptista, Jéssica Taipina, Raquel Matos, Salomé Oliveira, Melissa Silva e Francisca Almeida.

A Mesa do Plenário Concelhio é presidida por Marta Sequeira, com Inês Barreto a vice-presidente e Natália Teixeira a secretária.

A linha de atuação desta juventude partidária está comprometida em "apresentar-se como preponderante e ativa na vida dos jovens do nosso concelho. Em âmbito geral as principais linhas condutoras do mandato serão a fixação de jovens no concelho com particular e meticulosa atenção ao emprego, cultura, habitação e desporto."

Os novos objetivos da lista prendem-se com "a auscultação e acompanhamento dos jovens e demais associações do Concelho de Anadia, identificando lacunas e preparando respostas articuladas e concertadas."

A JP Anadia "reconhece o lastro de trabalho que o CDS-PP realiza continuamente no distrito de Aveiro", estando por isso "pronta a contribuir com o seu apoio nas eleições legislativas antecipadas que se avizinham."

Detido por posse ilegal de arma em Pampilhosa da Serra

O Comando Territorial de Coimbra, através do Destacamento Territorial da Lousã, no dia 3 de novembro, deteve um homem de 62 anos por posse ilegal de arma, na localidade de Pampilhosa da Serra.

No âmbito de um processo de investigação pelo crime de ameaças, coação e caça ilegal, os militares da Guarda deram cumprimento a quatro mandados de busca, duas domiciliárias e duas a veículo, tendo sido apreendido diverso material, destacando-se:

·Uma arma de caça de calibre 12 sem documentação válida;

·Vinte laços em aço, utilizados na captura de animais selvagens;

·Duas armadilhas para caça grossa;

·Três foguetes;

·Uma navalha;

·Dez munições com zagalote;

·Dez munições com bala única.

Os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial da Lousã.

Freira franciscana e cientista política é a primeira mulher “número dois” do Vaticano

O Papa Francisco nomeou secretária-geral da Governação do Estado da Cidade do Vaticano a freira franciscana e cientista política Raffaella Petrini, tornando-a assim a primeira mulher a ocupar o cargo de "número dois" do Vaticano.

Petrini, de 52 anos, que até agora era funcionária da Congregação para a Evangelização dos Povos, nasceu em Roma e pertence à Congregação das Irmãs Franciscanas da Eucaristia.

É licenciada em Ciências Políticas pela Universidade Internacional Livre de Guido Carli e doutorada pela Pontifícia Universidade de San Tommaso d'Aquino, onde atualmente é professora de Economia do Bem-Estar e Sociologia dos Processos Económicos.

O Papa Francisco tem vindo a dar visibilidade ao trabalho das mulheres na Igreja e, em agosto, escolheu seis como especialistas leigas do Conselho de Economia.

Uma delas, a professora Charlotte Kreuter-Kirchhof, foi nomeada vice-coordenadora deste conselho em setembro.

Também em agosto, Francisco nomeou várias mulheres cientistas para a Pontifícia Academia de Ciências, incluindo Emmanuelle Marie Charpentier, fundadora e diretora da Unidade Max Planck para a Ciência de Patógenos, em Berlim, e Prémio Nobel da Química 2020.

Outra nomeada foi Donna Theo Strickland, professora de física ótica do Departamento de Física e Astronomia da Universidade de Waterloo e vencedora do Prémio Nobel da Física 2018 por ter inventado, em 1985, com Gérard Mourou, uma tecnologia de 'laser' usada atualmente em milhões de cirurgias oculares.

Madremedia

Imagem: Vaticano News

Condutor alcoolizado em contramão provoca colisão na A28 em Viana do Castelo

A GNR deteve um homem com uma taxa de álcool no sangue considerada crime que conduzia um veículo ligeiro e entrou hoje em contramão na Autoestrada 28 (A28), em Viana do Castelo, acabando por chocar com um camião.

Contactada pela Lusa, fonte do Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo adiantou que o homem de 60 anos, com uma taxa igual ou superior a 1,2 gramas de álcool por litro de sangue (g\l), foi detido no local pelos militares daquela força policial.

O acidente ocorreu às 09:33, na margem esquerda do rio Lima, na ponte sobre o rio Lima, de acesso à autoestrada A28.

“O homem que conduzia o veículo ligeiro entrou em contramão na ponte, do lado de Darque (sul/norte), desviou-se de várias viaturas que seguiam no sentido correto (norte/sul) e acabou por chocar com um camião”, especificou.

A fonte acrescentou que, na sequência deste acidente, "mais duas viaturas, uma ligeira e um pesado, acabaram por colidir".

Segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS), dos acidentes resultaram dois feridos, duas mulheres de 29 e 51 anos, transportadas ao hospital de Santa Luzia.

Ao local compareceram 18 operacionais e oito viaturas dos Bombeiros Sapadores, da concessionária da autoestrada, da GNR e a ambulância do hospital de Santa Luzia.

Madremedia/Lusa

Balcão BUPi de Anadia em pleno funcionamento

O Balcão Único do Prédio (BUPi) de Anadia já registou, desde a sua entrada em funcionamento, em julho passado, 1261 processos de Representação Gráfica Georreferenciada (RGG) iniciados.

O Balcão Único do Prédio é dirigido aos proprietários de prédios rústicos e mistos, tendo como principal objetivo identificar a localização dos terrenos e respetivos proprietários, através da georreferenciação dos limites dos prédios rústicos e mistos. Paralelamente, todos os terrenos identificados no BUPi são registados na Conservatória do Registo Predial de forma gratuita – regime excecional que irá vigorar até ao mês de janeiro de 2025.

O atendimento é feito de forma presencial, das 8h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h00. Contudo, para uma melhor coordenação do serviço, apela-se aos interessados para que façam uma marcação prévia, através do telefone 231 510 730 ou do e-mail bupi@cm-anadia.pt.


Proença-a-Nova | Resina é o tema do próximo Prémio Literário Pedro da Fonseca

O presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Lobo, divulgou no dia 4 de novembro o tema da quarta edição do Prémio Literário Pedro da Fonseca: “este concurso literário vai versar o tema da resina, envolvendo uma atividade que tanto deu a este concelho relativamente ao ouro verde que é o pinhal e que traduziu em riqueza para as famílias e as suas comunidades”, referiu no anúncio oficial, realizado através das redes sociais do Município, precisamente no dia em que se assinalam 422 anos da morte de Pedro da Fonseca, ilustre proencense que é patrono desta iniciativa.

“É, portanto, este o desafio que lançamos nesta quarta edição do Prémio Literário para todos aqueles que queiram concorrer naquilo que também é já uma expressão da capacidade literária que têm os proencenses, mas o convite é expresso quer nacionalmente, quer internacionalmente. Esperamos pela vossa imaginação e pelo vosso contributo”, incentivou o autarca. Para poderem concorrer, tem de ser cumprido o definido em regulamento, a começar pela data de envio dos trabalhos: entre o primeiro dia útil de janeiro e o último dia útil de fevereiro. Há duas categorias a concurso: prosa e poesia e em jogo está um prémio monetário de 1.500 euros para cada um delas.

No próximo dia 14 de novembro, às 16h00, será apresentado na Casa das Associações o livro com os textos premiados da terceira edição deste prémio: o conto “Agosto não se faz em lume brando”, de Valentina Silva Ferreira, e o poema “Na ilusão do silêncio”, de Xavier Zarco, na categoria poesia. O júri decidiu atribuir ainda uma menção honrosa ao conto “Um repasto póstumo”, de Nuno Sobral. Nesse dia, será ainda apresentada a peça “O Aristóteles Português”, que apresenta alguns dos principais marcos da vida de Pedro da Fonseca, pelo Teatro à Faca e enquadrada no projeto Beira Baixa Cultural 2.0, financiado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) da União Europeia. Será no Largo Pedro da Fonseca, o mesmo local que acolhe uma estátua do ilustre proencense.

Proença-a-Nova | XIV Encontro de Escalada mobiliza 30 participantes

Na edição de 2021 do XIV Encontro de Escalada das Portas do Almourão, no Sobral Fernando, inscreveram-se 80 pessoas, mas que devido às previsões da meteorologia de chuvas e ventos fortes optaram por cancelar a participação. Ainda assim contou com 30 participantes, que na sua maioria já estiveram em edições anteriores.

Entre os presentes o destaque vai para o elemento mais novo da comitiva que, com sete anos de idade, demonstra conhecimento na prática, fazendo a sua primeira via à frente, de forma autónoma na companhia do pai, com muita segurança e boa disposição, aumentando a motivação do próprio em continuar e animando o resto dos participantes. Em relação às participações de estrangeiros, contaram-se dois atletas brasileiros e uma alemã.

No sábado, dia 30 de outubro, a chuva deu tréguas e foi possível escalar até às 17h00 nos setores “Placa Amarela”, “Lagoa Verde” e “A terra dos Grifos”: as paisagens e as vias de escalada foram apreciadas ao máximo, na esperança de mais uma hora de ausência de chuva. O domingo foi aproveitado para fazer alguns percursos pedestres, enquanto que no feriado de segunda-feira alguns dos participantes, que permaneceram no concelho, aproveitaram o dia sem chuva para explorar a Via Ferrata da Serra das Talhadas.

Assim aconteceu mais um Encontro de Escalada, confirmando que este desporto continua a mover e fazer crescer no número de praticantes, potenciando a modalidade e mobilizando-os para a visita e permanência no concelho.

Proença-a-Nova | Voar na Beira Baixa é novo produto turístico

Os céus de Proença-a-Nova amanheceram mais coloridos no dia 4 de novembro, com 14 balões de ar quente a descolarem do Campo Nossa Senhora das Neves e a moverem-se ao sabor do vento para sul do concelho. A iniciativa “Voar na Beira Baixa”, promovida pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa com a empresa Wind Passenger, tem como objetivo criar um novo produto turístico para os concelhos que integram esta comunidade, nomeadamente Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão. “A ideia é tentar criar um produto novo para oferecer aos turistas e tentar fazer a ligação aos hotéis, aos restaurantes e às outras atividades que existem, de forma a que todos aproveitem os possíveis novos clientes que vamos trazer aqui para a zona”, sintetiza Guido Santos, da Wind Passenger.

Para divulgar este novo produto turístico, os balões de ar quente estão a percorrer os seis concelhos: em Oleiros, a atividade teve de ser cancelada devido às condições meteorológicas adversas e depois de Proença-a-Nova os balões passarão por Penamacor e Idanha-a-Nova (no dia 5 de novembro), Castelo Branco (no dia 6) e em Vila Velha de Ródão (dia 7). Com mais opções para fazer a descolagem e a aterragem, serão utilizados balões de maiores dimensões, um dos quais com capacidade para 32 passageiros: estão a ser comercializados voos para os dias 5, 6 e 7 de novembro, encontrando-se já esgotados, o que indicia a procura por este tipo de produto turístico, numa zona em que a paisagem ajuda. “Já tinha voado em Idanha-a-Nova, Penamacor e Castelo Branco e hoje foi a primeira vez em Proença-a-Nova. E realmente a Beira Baixa é algo mágico, é uma zona muito bonita e para voar de balão tem paisagens espetaculares”, adianta Guido Santos.

A partir de março de 2022, quando começa a época dos voos de balão, haverá nova oferta para quem quiser conhecer a Beira Baixa a partir de outra perspetiva, estando sempre condicionada às condições meteorológicas do dia. Mais informações podem ser obtidas na página www.voarnabeirabaixa.com .

Covid-19: Maiores de 80 anos com “casa aberta” para a terceira dose na próxima semana

Os idosos com mais de 80 anos vão poder vacinar-se contra a gripe e com a terceira dose da vacina contra a Covid-19 em modalidade “casa aberta”, isto é, sem agendamento, a partir da próxima semana, revelou a Direcção-Geral da Saúde (DGS) ao Público.

Nesta modalidade, os idosos podem tirar uma senha digital no portal da DGS, mas também podem aparecer num dos mais de 300 centros de vacinação que ainda existem no país.

Para acelerar campanha de vacinação, a DGS vai igualmente alargar o auto-agendamento da imunização em simultâneo (covid-19 e gripe) a todas as pessoas a partir dos 70 anos na próxima semana, revela.

A informação foi avançada ao jornal Público pela Diretora-Geral da Saúde. À publicação, Graça Freitas confirmou que os profissionais de saúde e do setor social também vão começar a ser vacinados com a terceira dose da vacina da Covid-19 na próxima semana.

A dose de reforço da vacina contra a covid-19 é realizada com as vacinas da Pfizer e da Moderna.

Tanto as vacinas da Pfizer como da Moderna são de RNA mensageiro (mRNA) que codifica para a proteína S (“spike”) do vírus SARS-CoV-2.

Madremedia

Covid-19: Alemanha bate novo máximo diário de novos casos pelo segundo dia consecutivo

A Alemanha registou hoje 37.120 novos casos de infeção por coronavirus, o segundo recorde diário consecutivo, e o centro de controle de doenças alertou que as pessoas não vacinadas enfrentam agora um risco "muito alto" de infeção.

O número das últimas 24 horas compara com o de quinta-feira, quando foram registados 33.949 novos casos, o que por sua vez superou o recorde anterior, de 33.777 novas infeções, estabelecido em 18 de dezembro do ano passado.

Embora seja possível que os números tenham aumentado devido ao maior número de testes e relatórios atrasados após o feriado regional de segunda-feira em algumas das áreas mais afetadas, eles confirmam um aumento constante nas infeções nas últimas semanas, que colocaram a covid-19 novamente nas manchetes dos jornais na Alemanha.

Segundo o Instituto Robert Koch, foram ainda registadas 154 mortes por covid-19, o que eleva o total de óbitos na Alemanha para 96.346.

A taxa de infeção do país já ultrapassou o ponto mais alto atingido durante um pico de casos na primavera, embora ainda esteja aquém do pior índice de dezembro, de acordo com os números de hoje.

Houve 169,9 casos notificados por 100.000 residentes nos últimos sete dias, contra 139,2 na semana anterior. Ainda é uma taxa mais baixa do que em vários outros países europeus, mas já faz soar o alarme para as autoridades.

Num relatório semanal divulgado na quinta-feira, o Instituto Robert Koch alertou que as pessoas não vacinadas ou parcialmente vacinadas enfrentam agora um risco “muito alto” para a saúde – uma mudança em relação à avaliação anterior de que o risco era “alto” para estes cidadãos.

“Para pessoas totalmente vacinadas, a ameaça é considerada moderada, mas está a aumentar em vista os números crescentes de infeção”, acrescentou.

Autoridades de saúde federais e regionais analisaram a resposta a dar numa reunião de dois dias que terminou hoje na Baviera.

O ministro da saúde da Alemanha pediu que as vacinações de reforço sejam intensificadas, que fossem feitas verificações mais frequentes da vacinação das pessoas ou do status do teste e que fossem exigidos testes em todo o país a funcionários e visitantes de lares de idosos.

Na Alemanha altamente descentralizada, os governos estaduais são os principais responsáveis por impor e afrouxar as restrições.

As autoridades também estão novamente a apelar para que os residentes na Alemanha que ainda não foram vacinados tomem as suas vacinas. Defendem que a pressão sobre as camas hospitalares está a aumentar, especialmente em regiões onde as taxas de vacinação são relativamente baixas.

Números oficiais mostram que cerca de dois terços da população da Alemanha — num total de 83 milhões de pessoas – completou a primeira dose da vacina, mas há variações regionais significativas.

Madremedia/Lusa

Helsínquia deixa de servir carne em eventos oficiais para reduzir a pegada de carbono

A capital da Finlândia vai deixar de servir pratos de carne em seminários, cimeiras, reuniões de equipa, receções e outros eventos, a partir de janeiro de 2022, para reduzir a pegada de carbono, anunciou hoje o município de Helsínquia.

Numa nota, a Câmara Municipal da capital finlandesa refere que a medida faz parte de um esforço mais amplo “que visa reduzir o impacto climático dos alimentos e reduzir a quantidade de recursos naturais utilizados pela cidade”.

A autarquia planeia oferecer apenas pratos vegetarianos e peixes locais sustentáveis.

A diretora de comunicação do município de Helsínquia, Liisa Kivela, disse à agência de notícias AP que a alteração de hábitos alimentares entrará em vigor em janeiro e excluirá escolas e refeitórios em locais de trabalho.

Liisa Kivela adiantou que a política adotada pela Câmara Municipal também permite exceções em algumas “visitas de alto nível ou eventos semelhantes” organizados pelo presidente, Juhana Vartiainen, ou pelos gerentes seniores da cidade, que tem cerca de 650.000 habitantes.

A medida estipula que café, chá e alimentos como bananas, oferecidos nos eventos, terá de ser adquiridos de produtores de comércio justo. Além disso, o leite de aveia substituirá o leite normal, e lanches e bebidas não poderão ser mais servido em recipientes descartáveis.

Eleito presidente da Câmara de Helsínquia em agosto, Juhana Vartiainen disse, no entanto, estar feliz por a cidade manter a opção de servir carne em algumas ocasiões.

“Por exemplo, se o rei da Suécia vier para uma visita, a gastronomia local pode ser servida. Ou algum grupo para qual é natural oferecer carne. Deve haver discrição e bom senso”, disse o autarca ao jornal finlandês Iltalehti.

A decisão do município gerou esta semana um intenso debate nas redes sociais entre cidadãos e políticos.

Os deputados com constituintes na Finlândia rural, onde a caça é popular e pratos de caça são servidos com frequência, ficaram particularmente perturbados. A carne de renas criadas é servida, de forma assídua, a dignitários estrangeiros em visita.

O Instituto de Recursos Naturais da Finlândia disse no início deste ano que o consumo de carne no país caiu dois anos consecutivos, uma vez que mais pessoas decidiram fazer hambúrgueres, salsichas e carne picada através de produtos vegetais.

Madremedia

Imagem: DN

Historiador americano reconhece a grandeza da obra de Plinio Corrêa de Oliveira

Benjamin Cowan, renomado professor americano, em seu recente livro comprova o crescimento mundial do movimento conservador e confessa que é a obra e a épica legenda do fundador da TFP brasileira que impulsiona tal crescimento em muitos países.

Fonte: Editorial da Revista Catolicismo, Nº 851, Novembro/2021

No início do mês passado ocorreu na capital paulista um ciclo de conferências em homenagem ao fundador da Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição, Família e Propriedade (TFP), Prof. Plinio Corrêa de Oliveira.

Uma delas foi proferida por John Horvat, vice-presidente da TFP americana, que tratou do crescimento mundial da reação conservadora, bem como da “direita religiosa”. Sua exposição foi toda lastreada no livro Moral Majorities across the Americas – Brazil, The United States, and the Creation of the Religious Right, de Benjamin A. Cowan [foto], professor de História na Universidade da Califórnia, que aponta Dr. Plinio como o grande responsável por essa reação.

Com sumo desagrado, o historiador esquerdista considera aquilo que nem o público de perfil direitista costuma reconhecer, ou seja, a relevância e a eficácia da atuação contra-revolucionária e antiprogressista do fundador da TFP brasileira.

As pesquisas e análises do Prof. Cowan remontam aos anos de 1930, com a formação do Grupo do Legionário, passando pelas atividades de Plinio Corrêa de Oliveira na fundação do jornal Catolicismo em1951, e da TFP brasileira em 1960, bem como pelas ações organizadas por ele em Roma durante o Concílio Vaticano II de 1962 a 1965.

O estudioso norte-americano se dedicou igualmente a examinar a expansão dos ideais pregados por Dr. Plinio nos cinco continentes, com a formação de entidades coirmãs e autônomas. São palavras dele: “Suas atividades também tiveram grande repercussão internacional; elas ajudaram a moldar e sustentar a reação global católica e cristã contra a modernização e laicização”.

O autor mostra que isso acabou deixando a esquerda numa situação muito embaraçosa, pois a atuação de Plinio Corrêa de Oliveira se estendeu mundo afora graças aos contatos por ele estabelecidos. Cita, por exemplo, os contatos com líderes da New Right — a “Nova Direita” americana.

TFP, a grande obra do Prof. Plinio, “fez um espetáculo da pompa medieval, ganhando fama na década de 1960”, e com esse estilo de agir expandiu nas décadas seguintes, influenciando a opinião pública mundial.

Em seu livro, o historiador conclui que a TFP “foi o principal ator no desenvolvimento desta cruzada neoconservadora no continente e no mundo. E deixou claro que a defesa da trilogia Tradição, Família e Propriedade, além dos símbolos medievalizantes como os estandartes e as capas, influenciaram para que as pessoas passassem a admirar uma sociedade hierárquica, minando desse modo a influência de movimentos marxistas, que agiam para impor uma sociedade igualitária. Estes são apenas alguns dos pontos levantados pelo Prof. Cowan, mas a matéria principal da revista Catolicismo deste mês [capa acima] elenca outros temas que revelam o quanto a epopeia legendária de Plinio Corrêa de Oliveira é muito mais reconhecida no exterior do que em sua própria terra, o Brasil — onde a grande mídia faz questão de silenciá-lo…

ABIM

____________

Para fazer uma assinatura da revista Catolicismo enviei um e-mail para:catolicismo@terra.com.br

Município de Celorico da Beira vai levar a efeito, de 2 e 16 de novembro, o Roteiro Gastronómico - Sabores de Outono

Objetivando por um lado, valorizar e divulgar os produtos outonais da região, de qualidade singular, nomeadamente, o borrego, a castanha, o queijo, o requeijão, produtos micológicos (míscaros, tortulhos, boletos), e os produtos agrícolas e hortícolas da época, e, por outro, ajudar a economia local a reerguer-se da pandemia de Covid-19, que assolou o país e o mundo, a Autarquia promove o Roteiro Gastronómico - Sabores de Outono, desafiando os restaurantes locais a oferecerem aos clientes, durante 15 dias, um cardápio com pratos confecionados à base de produtos genuinamente made in Celorico da Beira.

Não perca a oportunidade de visitar Celorico e degustar os melhores sabores de outono, nos restaurantes aderentes.