terça-feira, 18 de janeiro de 2022

TAP: David Neeleman espera pedido de desculpas de António Costa

Costa argumentou, no debate com Rui Rio, que se o Estado não tivesse readquirido 50% do capital da transportadora aérea nacional, a TAP teria "ido para o buraco" quando as várias empresas do acionista privado David Neeleman foram à falência.

O ex-acionista da TAP David Neeleman espera um pedido de desculpas de António Costa, que diz ter "faltado à verdade" com declarações que afetaram o seu "nome e reputação", no âmbito da pré-campanha para as legislativas.

Numa nota enviada à Lusa, David Neeleman faz alguns esclarecimentos face ao que acusa de serem "afirmações falsas" sobre a sua pessoa por parte do líder do PS, António Costa, no debate para as próximas eleições legislativas com o candidato do PSD, em que - cita o empresário - o também primeiro-ministro disse que o Estado comprou a companhia "'para prevenir precisamente que aquele privado que lá estava e que não merecia confiança, não daria cabo da TAP no dia em que fosse à falência'".

À Lusa, o empresário afirma que "desde o início" da sua carreira teve "a oportunidade de criar cinco empresas de aviação em diferentes países como os Estados Unidos da América, Canadá e Brasil" e que, "apesar de nos dois últimos anos a indústria da aviação ter passado pela sua maior crise de sempre [devido à pandemia de Covid-19], nenhuma dessas empresas foi à falência nem foi sujeita a qualquer tipo de intervenção similar até à presente data".

Num frente a frente entre o líder do PS e primeiro-ministro, António Costa, e o presidente do PSD, Rui Rio, moderado e transmitido pela RTP, SIC e TVI a 13 de janeiro, no âmbito da pré-campanha para as legislativas antecipadas de 30 de janeiro, António Costa - desafiado a garantir que o Estado não vai colocar mais dinheiro na TAP, para lá dos três mil milhões de euros já injetados - disse que se o Estado não tivesse readquirido 50% do capital da transportadora aérea nacional, a TAP teria "ido para o buraco" quando as várias empresas do acionista privado David Neeleman foram à falência.

"Comprámos [a TAP] para prevenir precisamente que aquele privado que lá estava e que não merecia confiança, não daria cabo da TAP no dia em que fosse à falência. Em 2020, as empresas do senhor Neeleman foram caindo em todo o mundo", afirmou o primeiro-ministro.

"Ao contrário do que o Dr. António Costa disse nesse debate, todas as empresas de aviação que fundei foram e continuam a ser projetos de grande sucesso com valorizações consideráveis para os seus 'stakeholders', tendo demonstrado ser sustentáveis e resilientes o suficiente para sobreviver neste cenário de crise", reforça David Neeleman na mesma nota à Lusa.

O ex-acionista da TAP refere também que "há muita informação sobre essas empresas, desde logo por serem cotadas", lembrando que é, por isso, "dispensável estar a detalhar a situação de cada uma delas", mas refere algumas notícias nas quais destaca "os enormes sucessos" da Jet Blue e da Azul e do mais recente projeto nos Estados Unidos da América, a Breeze, que "iniciou atividade em plena pandemia".

"É com surpresa que noto que o Dr. António Costa entende que eu não sou merecedor de 'confiança', isto depois de após o início da pandemia o Dr. António Costa ter reconhecido a 30 de abril de 2020 em entrevista à RTP que a TAP até à pandemia estava a executar o plano estratégico que tinha sido aprovado pelo Estado", afirma ainda.

David Neeleman aproveita para desejar "as maiores felicidades à TAP e aos seus trabalhadores excecionais".

"O Dr. António Costa faltou à verdade e com as suas declarações afetou o meu nome e a minha reputação, pelo que espero um pedido de desculpas", conclui.

A 13 de janeiro, o presidente do PSD acusou a TAP de prestar um serviço "absolutamente indecente", insistindo que deve ser privatizada "o mais depressa possível", enquanto António Costa defendeu, então, que foi a presença do Estado que permitiu salvar a transportadora aérea nacional.

O Estado português concretizou, a 2 de outubro de 2020, a aquisição de participações sociais dos acionistas privados da TAP, no qual o consórcio Atlantic Gateway, do empresário David Neeleman, detinha 45% do capital, que resultou no controlo público de 72,5% da companhia aérea, ficando o empresário Humberto Pedrosa com 22,5% e os trabalhadores com os restantes 5%.

A 11 de dezembro de 2021, o ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, disse, durante a apresentação do plano de reestruturação do grupo, que o acionista David Neeleman perdeu 169 milhões de euros quando saiu da TAP.

David Neeleman "tinha direito a prestações acessórias de 224 milhões de euros", ou seja, "no momento em que o Estado se tornasse maioritário, o privado ia pedir 224 milhões de euros", disse o governante em conferência de imprensa.

"O Estado não ia aceitar, ia disputar", indicou, salientando que a solução mais aceitável foi pagar 55 milhões de euros ao acionista.

TSF/Lusa

Imagem: JN

Lamego apresenta projeto admitido no programa nacional “Bairros Saudáveis”

Projeto “CASA - Juntos construímos a nossa casa!” vai atuar junto da comunidade do Bairro Social da Quinta de Santo António


Foi apresentado em Lamego hoje, dia 18 de janeiro, o projeto “CASA – Juntos construímos a nossa Casa!”, uma iniciativa aprovada no âmbito do programa “Bairros Saudáveis”. Com o financiamento de 50.000 euros, o projeto prevê a intervenção a nível social, ambiental e urbanístico junto da comunidade do Bairro Social da Quinta de Santo António, para promover a qualidade de vida dos residentes e incentivar a integração social.

O “CASA (Comunidade, Afetos, Sonhos, Ambições) – Juntos construímos a nossa Casa!” é um projeto da Santa Casa da Misericórdia de Lamego e da Obra Kolping de Portugal, em parceria com a Câmara Municipal de Lamego, a Junta de Freguesia de Lamego (Almacave e Sé) e a Cruz Vermelha Portuguesa - delegação de Lamego, que pretende capacitar e envolver as comunidades locais para a sua efetiva integração social.

A cerimónia de apresentação do projeto “CASA – Juntos construímos a nossa Casa!” contou com a presença da Vice-Presidente da CML, Catarina Ribeiro, que explicou «o projeto aprovado no âmbito do programa “Bairros Saudáveis” para Lamego é uma excelente oportunidade para resolver carências previamente identificadas no Bairro Social da Quinta de Santo António e melhorar a qualidade de vida da comunidade residente. Tem a vantagem de ser liderado por uma equipa que reúne diferentes entidades, que vai permitir uma abordagem integrada e cooperação de diferentes valências para tentar solucionar, já nos próximos meses, pequenos problemas de acordo com os eixos definidos.”

Os três eixos de intervenção, nomeadamente a nível social, ambiental e urbanístico, têm como o objetivo fomentar as relações entre os residentes do Bairro Social da Quinta de Santo António e a comunidade local, incentivar a integração social e reabilitar espaços comuns do edificado. A intervenção centra-se na resolução das necessidades identificadas localmente, através da promoção de ações de apoio ao estudo e ao desenvolvimento de competências pessoais, sociais e profissionais; da valorização da identidade cultural das comunidades locais, enquanto veículo de inclusão e coesão social; da qualificação e reabilitação de espaços comuns e do edificado e também da promoção de ações de educação ambiental.

Enquanto entidade parceira, a Câmara Municipal de Lamego vai ceder um espaço para a equipa técnica trabalhar diariamente no terreno.

O projeto “CASA – Juntos construímos a nossa Casa!” foi um dos 246 projetos aprovados em 774 candidaturas recebidas pelo programa “Bairros Saudáveis”, tendo como financiamento o montante máximo de 50.000 euros. Este programa destina-se às populações residentes em bairros e outros territórios, sendo que estes têm de cumprir determinados requisitos, designadamente: condições de habitabilidade deficientes; baixos rendimentos; jovens em idade escolar a não frequentar a escola ou com elevada percentagem de insucesso; pessoas em situação de exclusão social ou abandono; pessoas de risco em caso de COVID-19 e com constrangimentos de acesso a cuidados de saúde.


Concelho de Cantanhede: Brigada de aplicação de tapete betuminoso com várias intervenções

A atividade da brigada de vias da Divisão de Administração Direta e Apoio às Freguesias da Câmara Municipal de Cantanhede prossegue em bom ritmo o programa de requalificação da rede viária do concelho, nos termos de uma planificação que abrange todas as freguesias.

Ao abrigo desse plano, foram pavimentados 5 troços de estradas e arruamentos de várias freguesias do concelho designadamente a Rua de Santa Luzia, em Enxofães, a Rua do Cabeço Verde, nos Carreiros, a Rua Principal da Quinta do Além, em Covões, e o caminho da Valzinha do Vasco (via em paralelo, junto à EN 234-1), na Póvoa da Lomba. Também alvo de intervenção foi o interior do recinto contíguo ao Centro Social e Paroquial de Cadima, onde foi efetuada limpeza, mantendo a estrutura do pavimento, a que se seguiu a aplicação do tapete betuminoso.

As repavimentações estão a ser realizadas por administração direta pela brigada de pavimentações da Divisão de Administração Direta e Apoio às Freguesias, através dos recursos técnicos e humanos desse sector da atividade camarária. Para esse efeito, a referida brigada dispõe de um vasto conjunto de equipamentos que lhe conferem uma capacidade operacional para executar pavimentações de qualidade em muitos quilómetros de estrada do concelho a custos substancialmente mais baixos do que seriam com recurso a empreitadas.

No que diz respeito aos equipamentos técnicos para aplicação das massas betuminosas nas freguesias, eles são constituídos por quatro camiões, dois com semirreboque basculante traseiro e outro com quatro eixos e outro com três eixos, e uma pavimentadora de rasto, dispondo ainda de dois cilindros, uma mini-carregadora/varredora, uma máquina de pulverização de emulsão betuminosa para aderência das massas betuminosas, um trator com cisterna e as carrinhas afeta ao pessoal.

Habitualmente, as obras iniciam-se com a limpeza e regularização das plataformas com uma camada de tout-venant compactado com aplicação da rega de colagem, seguida da aplicação do tapete betuminoso com uma espessura de aproximadamente seis centímetros, também este devidamente compactado, após o que foi feita a limpeza dos locais sujeitos a intervenção e retirada da sinalização temporária.

Esta ações inserem-se no ambicioso programa de requalificação da rede viária em que a Câmara Municipal de Cantanhede se propõe investir mais de oito milhões de euros, valor que não inclui os custos das inúmeras obras de aplicação de tapete que têm vindo a ser executadas nas freguesias em regime de administração direta.

Desfiles do Carnaval de Estarreja cancelados


A organização do Carnaval de Estarreja, que envolve a Câmara Municipal de Estarreja, a Associação do Carnaval de Estarreja (ACE) e os 11 grupos desfilantes (7 grupos de folia e 4 escolas de samba), entende que não estão reunidas as condições para a realização dos desfiles carnavalescos de 2022.

Na última semana, realizaram-se reuniões de reavaliação de risco com as entidades de proteção civil - forças de segurança e de socorro - e autoridade local de saúde pública. Já na última sexta-feira, dia 14 de janeiro, foram auscultados os grupos desfilantes e, num momento difícil para os protagonistas deste evento, a maioria considerou que o contexto pandémico atual não se compatibiliza com a realização dos corsos.

Se num primeiro momento, em outubro, e tendo em conta os indicadores da pandemia na altura, foi decidido avançar com os trabalhos preparatórios para a organização dos festejos, com o crescimento do número de casos de infeção por COVID-19, as circunstâncias alteraram-se de forma significativa provocando dificuldades aos grupos e à autarquia, que desta forma assumem uma decisão que consideram ser a mais sensata e adequada ao momento que estamos a viver, protegendo em primeiro lugar a saúde pública.

Recorde-se que a realização dos desfiles implica a mobilização de cerca de mil figurantes dos 11 grupos para um espetáculo ao ar livre que conta com a presença de milhares de espectadores.

A Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Estarreja, Isabel Simões Pinto, refere que "todos gostaríamos que o cenário fosse outro e tivéssemos as condições ideais para a realização do nosso Carnaval como o conhecemos, com desfiles de qualidade e com muito público. Conhecendo a realidade da organização deste grande evento, tudo o que implica, não só nos dias dos grandes corsos carnavalescos, mas também durante todo o processo de preparação dos mesmos, a proteção civil e a autoridade local de saúde pública desaconselharam a realização dos desfiles. E, por muito que nos custe a todos passar mais um ano sem o entusiasmo e dinâmica criada à volta dos desfiles, a nossa preocupação com a saúde pública e com o bem-estar da nossa população é, e sempre será, a nossa prioridade."

O Presidente da ACE, Pedro Silva, sublinha a "decisão conjunta de todas as partes envolvidas na organização" e espera que "em 2023 seja possível a realização de um Carnaval dito normal".

Estarreja não passará a efeméride sem assinalar o Carnaval, estando a preparar uma programação alternativa para os dias habitualmente mais fortes dos festejos. Isabel Simões Pinto adianta que "não sendo possível realizar os desfiles nos moldes normais, a programação alternativa pretende, acima de tudo, dinamizar iniciativas que envolvam a comunidade, desde os mais novos aos mais velhos, mantendo viva a tradição carnavalesca e tudo o que ela representa para os estarrejenses".

// IMAGENS DO CARNAVAL


Carla Miranda

COVID-19: Portugal com 46 mortes em 24 horas e novos máximos de infetados e recuperados

Desde o início da pandemia, morreram pelo menos 19.380 pessoas com COVID-19 em Portugal, 46 das quais nas últimas 24 horas. Os números foram revelados no boletim epidemiológico de hoje da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Portugal regista esta terça-feira mais 43.729 casos de COVID-19 - um novo recorde - e 46 óbitos associados à doença, segundo o último relatório da Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgado hoje.

Desde março de 2020, morreram 19.380 pessoas com esta patologia em território nacional e foram identificados 1.950.620 casos de infeção pelo vírus SARS-CoV-2.

De acordo com o último relatório oficial, registaram-se mais 42.055 casos de recuperação - um novo máximo - nas últimas 24 horas. Ao todo há agora 1.598.454 doentes recuperados da doença em Portugal.

A região Norte é a área do país com mais novas notificações, num total de 41,42% dos diagnósticos.

O relatório da situação epidemiológica, com dados atualizados até às 24h00 de ontem, indica que a região de Lisboa e Vale do Tejo é a que regista o maior número de mortes acumuladas relacionadas com o vírus SARS-CoV-2 com 8.174 (+25), seguida do Norte com 5.883 óbitos (+11), Centro (3.414, +6) e Alentejo (1.103, =). Pelo menos 609 (+1) mortos foram registados no Algarve. Há 142 mortes (+3) contabilizadas na Madeira. Nos Açores registam-se 55 (=) óbitos associados à doença.

Internamentos a subir

Em todo o território nacional, há 1.955 doentes internados, mais 17 face ao valor de ontem, e 160 em unidades de cuidados intensivos (UCI), menos 14 em relação ao dia anterior.

De acordo com o boletim da DGS sobre a situação epidemiológica, existem 332.786 casos ativos da infeção em Portugal — mais 1.628 do que ontem — e 324.954 pessoas em vigilância pelas autoridades — mais 23.793 do que no dia anterior.

O que nos diz a matriz de risco?

Portugal apresenta uma incidência superior a 3.840 casos de infeção por SARS-CoV-2/COVID-19 por cada 100.000 habitantes e um índice médio de transmissibilidade R(t) nacional de 1,13. Com estes valores, o país mantém-se fora da zona de segurança da matriz de risco.

No território continental, o R(t) fixou-se nos 1,13. A DGS atualiza estes dados à segundas, quartas e sexta-feiras.

Candidatos do PSD por Coimbra e autarcas de Cantanhede e Mira “querem ETAR das Cochadas concluída urgentemente”

Na sequência das reivindicações dos autarcas de Cantanhede e Mira, o Ministério do Ambiente e a Águas Centro Litoral (AdCL) assumiram a construção de uma ETAR nas Cochadas como solução para os graves problemas ambientais causados pela realização de descargas indevidas no sistema hídrico. Acontece que, nesta altura, a obra já deveria estar concluída, por forma eliminar o tremendo impacto ambiental nefasto que ocorre em virtude dessas descargas regulares, conforme de resto foi por diversas vezes garantido pela tutela, mas "incompreensivelmente a situação tem-se arrastado".

Tratando-se de um projeto estruturante para a qualidade ambiental dos municípios de Mira e Cantanhede, a visita à zona para onde está prevista a ETAR foi um dos pontos mais importantes da agenda do périplo que os candidatos a deputados do PSD por Coimbra realizaram pelo território. Mónica Quintela, João Paulo Barbosa de Melo e Carlos Fernandes reuniram no local com os executivos de Mira e Cantanhede, Raul Almeida, presidente da Câmara Municipal de Mira e toda a equipa da Vereação, Pedro Cardoso e Fernando Pais Alves, respetivamente vice-presidente e vereador da autarquia cantanhedense.

O edil de Mira, fazendo eco da opinião das autarquias em causa, não se conforma com “os atrasos de um processo que continua a penalizar sobretudo o meu concelho, não obstante as constantes diligências que eu e a presidente da Câmara de Cantanhede, Helena Teodósio, fizemos junto da tutela. Foram-nos dadas garantias de que em 2022 a ETAR das Cochadas estaria a funcionar e nós esperávamos que, dada a gravidade do problema, o processo seria conduzido com especial cuidado e medidas extraordinárias, mas infelizmente vemo-nos confrontados com o que parece ser um inadmissível impasse com atrasos preocupantes”, lamenta Raúl Almeida.

Estimada em mais de 12 milhões de euros, a ETAR das Cochadas configura uma solução para o coletor "Intercetor Sul" que já mereceu a aprovação da Agência Portuguesa do Ambiente.

O Presidente da Câmara informou ainda que recentemente, na sequência das diligências com a presidente da Câmara Municipal de Cantanhede e a CIM, foram informados do ponto de situação dos avisos e concursos para as intervenções, cujo valor reflete a dimensão do compromisso que a AdCL assume na resolução de um problema ambiental que afeta os municípios de Mira e Cantanhede, respondendo às necessidades dos municípios e à existência de caudais de pico nas afluências dos sistemas em baixa nos períodos de precipitação, até que se verifica o consistente abaixamento do nível freático.

Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede sublinhando a importância das informações apresentadas pelo Presidente da Câmara de Mira advertiu os candidatos a deputados: “pese embora as informações recentes da AdCL a dar nota dos momentos processuais que as duas empreitadas do Sistema das Cochadas – Cantanhede se encontram, quer a “Empreitada de “Conceção/Construção da ETAR das Cochadas, em Cantanhede” quer a Empreitada de “Aumento de Capacidade das Infraestruturas de Cantanhede” – fazerem acreditar que finalmente o processo vai avançar, ainda assim é fundamental uma monitorização permanente para que não tenhamos mais atrasos inconcebíveis, com os graves prejuízos ambientais”.

Por seu lado, a cabeça de lista do PSD por Coimbra manifestou-se empenhada em “continuar a acompanhar em proximidade o desenrolar do processo, tanto mais que os problemas identificados representam um enorme problema ambiental para esta zona do distrito, um passivo que que pelas suas implicações ao nível da saúde pública, nos suscita as maiores preocupações”. Mónica Quintela comprometeu-se “a fazer tudo o que estiver ao alcance da bancada do PSD na nova legislatura para que o problema não saia da agenda das entidades responsáveis até estar rapidamente resolvido, contando para isso com o apoio do candidato a deputado Carlos Fernandes, uma vez que sendo do concelho de Cantanhede tem um conhecimento profundo do dossiê, como elemento da Assembleia Municipal, e tem-se batido pela rápida implementação da solução preconizada”.

Fonte: Mira Online

COVILHÃ REFORÇA APOSTA NA PROMOÇÃO TURÍSTICA DO CENTRO HISTÓRICO


A Câmara Municipal da Covilhã aprovou com o Turismo de Portugal, uma candidatura para a valorização do Centro Histórico.
O projeto visa reforçar o posicionamento da Cidade e do Concelho como um destino turístico atrativo, competitivo e sustentável, com base no seu património cultural, na inovação e no conhecimento.

Para a vereadora com o pelouro da Cultura, «Os objetivos a concretizar prendem-se com a valorização do património material e imaterial ligado ao Centro Histórico, o aumento da procura e da duração das estadias, durante todo o ano, e o desenvolvimento de ofertas e serviços em rede, através da integração de recursos endógenos».

Regina Gouveia, sublinha ainda que, «Trata-se de um projeto claramente inovador, ao pressupor a conceção, produção e disponibilização de conteúdos culturais com recurso a tecnologias digitais e multimédia, incluindo visitas virtuais 360® e rota de realidade aumentada, que estarão sempre disponíveis no Centro Histórico, sem necessidade de alocação de recursos humanos.». A vereadora da Cultura reforça ainda a ideia de que, «o desenvolvimento e implementação das ações e conteúdos previstos basear-se-á no amplo envolvimento de diferentes tipos de agentes locais. Todos serão fundamentais na dinamização, e valorização de património cultural do Centro Histórico da Covilhã, seja como protagonistas em suportes de informação/comunicação ou como mediadores e influenciadores na interação com futuros visitantes.».

Regina Gouveia, afirma ainda que “Como Cidade do Design vai ser muito importante falar da história da indústria dos lanifícios, tal como dar a conhecer personalidades, e personagens, relacionadas com o Centro Histórico da Covilhã”.

A vereadora reforçou ainda a ideia de que “é necessário comunicar o Centro Histórico de forma estratégica, e constituir pontos de interesse”.

Dada a recente integração da Covilhã na Rede de Cidades Criativas da UNESCO, na área do Design, o Município pretende associar ao Centro Histórico e à marca PORTAS DO SOL, uma Feira Internacional de Cultura, trazendo ao Território participantes de outras cidades criativas de Portugal e de outros países, articulando-se, para tal, com outras entidades a nível regional, e internacional.

O projeto Portas do Sol vai ter cerca de um ano para ser desenvolvido e implementado, com um orçamento global de 200 mil euros. O Projeto foi a provado no âmbito do Programa Valorizar – Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior.



Louriceira | Centro Ciência Viva do Alviela: Fora D'Horas


Chefs de cozinha, cientistas, realizadores de cinema ou programadores informáticos… Nestas Carsoférias, os cargos são multifacetados e todos vão querer fazer horas extra!

Em fevereiro, há interrupção letiva, mas não há tempo para ficar parado. As Carsoférias vêm fora de horas, garantindo um programa bem animado que ninguém vai querer perder.

Em anexo seguem mais informações sobre a iniciativa, que decorre de 1 a 4 de fevereiro.

CMOvar, Grupos e Escolas de Samba decidem não realizar desfiles de Carnaval em 2022


A Câmara Municipal de Ovar, os Grupos e as Escolas de Samba decidiram, em reunião realizada ontem, não realizar os tradicionais desfiles de Carnaval, estando, no entanto, previstas algumas iniciativas carnavalescas para assinalar o Carnaval de Ovar 2022.

Esta decisão surgiu no seguimento de uma outra realizada com a Proteção Civil local (Saúde Pública, Forças de Segurança e Corporação de Bombeiros) e na qual a opinião da não realização dos desfiles foi unânime, atendendo ao atual contexto pandémico e às medidas em vigor que obrigariam a uma organização complexa e a requerer uma logística praticamente impossível de colocar em prática.

No seio dos Grupos e Escolas, havia alguns preparados para sair à rua, mas a larga maioria foi da opinião da não realização dos cortejos. Opinião que saiu reforçada após as explicações sobre o atual contexto pandémico.

Salvador Malheiro, presidente da Câmara Municipal de Ovar, recorda que “o Carnaval é a grande festa de Ovar, mas a Saúde Pública está em primeiro lugar”, explicando que “a atual vaga é muito contagiosa e o número de infetados no concelho tem sido elevadíssimo, com uma média diária entre 100 a 150 novos infetados, apesar de não haver ninguém em Cuidados Intensivos.”

O autarca lembrou ainda que não estão em causa os três dias de desfile, mas os 45 dias de preparativos necessários até ao Carnaval, reforçando que “não podemos correr riscos e é necessário defender o nosso Carnaval como a grande festa do nosso território”.

Salvador Malheiro anunciou ainda que o Carnaval de Ovar continuará a ser assinalado em 2022, através da pintura de máscaras gigantes, à semelhança de 2021 e que foi um sucesso, bem como através de uma programação cultural controlada nos equipamentos municipais, cumprindo as regras vigentes e a qual será oportunamente divulgada.

 

Coimbra | 20 de janeiro | 08h30 às 12h30 | Alvoco das Várzeas Alvoco das Várzeas recebe plantação de espécies autóctones


A Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC), no âmbito do projeto F4F - Forest For Future, liderado pelo SerQ - Centro de Inovação e Competências da Floresta, promove no próximo dia 20 de janeiro mais uma ação de plantação de espécies autóctones (medronheiro, sobreiro e carvalho), desta feita em Alvoco das Várzeas. A ação tem início pelas 8h30, uma duração estimada de quatro horas e é levada a cabo em parceria com a Cooperativa dos Agricultores de Alvoco das Várzeas, Comunidade de Compartes do Baldio de Alvoco das Várzeas e AssoAçor, Associação dos Baldios da Serra do Açor.

A plantação será levada a cabo na Serra do Açor, com ponto de encontro na Ponte das Três Entradas.

A organização desta ação, destinada ao público em geral e a estudantes em particular, é da responsabilidade da professora da ESAC-IPC, Filomena Gomes.

A participação é gratuita, mas as vagas limitadas e sujeitas a inscrição em https://f4f.serq.pt, preferencialmente até ao dia 19 de janeiro.

Marinha Grande | CONSULTA PÚBLICA DO PLANO DE GESTÃO FLORESTAL DA MATA NACIONAL DE LEIRIA

Até ao dia 1 de fevereiro de 2022, está a decorrer a Consulta Pública do Plano de Gestão Florestal da Mata Nacional de Leiria (PGF-MNL) (2019-2038), elaborado pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Considerando que se trata de um documento estratégico que irá nortear a recuperação e gestão da Mata Nacional nos próximos 16 anos, a Câmara Municipal da Marinha Grande apela à participação de todas as entidades e cidadãos neste processo.

De modo a ser analisado o documento, o presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, convocou os elementos que integram o Observatório do Pinhal do Rei, para uma reunião interna a ter lugar na próxima quinta-feira, 20 de janeiro, às 17h30, no Auditório do Edifício da Resinagem.
De acordo com o ICNF, o novo PGF-MNL assenta nos princípios de uma gestão florestal sustentável e adaptativa, onde se destacam os seguintes objetivos:
Restauro dos ecossistemas e aumento da sua resiliência, designadamente contra incêndios rurais, plantas invasoras e agentes bióticos nocivos;
- Multifuncionalidade da floresta, com diversificação dos bens e serviços dos ecossistemas prestados;
- Promoção da biodiversidade, assente numa floresta de pinhal bravo, designadamente através da utilização de outras espécies autóctones sempre que as condições o permitam e da criação de pequenos charcos;
- Potenciar a fruição da MNL pelas pessoas, através da melhoria das condições para realização de atividades de recreio compatíveis com a salvaguarda dos valores ambientais.

O Plano de Gestão Florestal está disponível para consulta pública, no site do ICNF, em http://www2.icnf.pt/portal/florestas/gf/pgf/publicitacoes/em-curso/pgf-mata-nacional-leiria

Os cidadãos poderão expor as suas sugestões ao Plano que agora se apresenta, através do preenchimento e envio da “ficha de participação” para o endereço drcnf.centro@icnf.pt.

Campeão nacional de Ciclocrosse “coroado” em Águeda

Prova decorreu no domingo, no Águeda Bike Park, e juntou cerca de três centenas de atletas, de várias categorias

A final da Taça de Portugal de Ciclocrosse, que decorreu no domingo passado, no Águeda Bike Park, foi a prova decisiva para conhecer o campeão nacional da modalidade. A final juntou em Águeda cerca de três centenas de atletas das várias categorias, desde juniores a masters 60.

“É com grande alegria que vemos aqui esta massa de atletas e entusiastas por esta modalidade a competir no Águeda Bike Park, numa clara demonstração de que o Desporto, de facto, é Vida”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, sublinhando que o ciclismo, nas suas várias vertentes, é uma modalidade relevante para o concelho.

Para o Município de Águeda, o desporto é uma aposta estratégica, que assenta na dinamização de atividades para todos, promovendo a saúde e bem-estar com enfoque para o aumento da prática de atividade física e desportiva, seja do ponto de vista amador ou competitivo.

Mário Costa, da AXPO First Bike Team Vila do Conde, foi o grande vencedor da competição nacional ao conquistar a Taça de Portugal em Ciclocrosse em Águeda, na categoria elite masculino. No final, disse estar (naturalmente) “muito satisfeito com os resultados”, ao conseguir a “dobradinha”, ao vencer o campeonato nacional e a Taça de Portugal. Realçou que, nesta temporada, venceu cinco das dez provas nacionais de ciclocrosse, o que considera “muito importante para mim e para a minha equipa”.

Também Joana Monteiro, vencedora da Taça de Portugal de Ciclocrosse, em elite feminino, mostrou a sua alegria por ganhar a prova em Águeda. A atleta da AXPO First Bike Team Vila do Conde aponta agora as suas “baterias” para o futuro, objetivando conquistar as provas de Cross Country. “Vencer a Taça de Portugal e o Campeonato Nacional (em Cross Country) são os meus principais objetivos para Portugal”, disse, frisando que competir no ciclocrosse “foi apenas uma preparação para o ‘country’”. Acredita que os bons resultados alcançados são um bom augúrio para as provas que se seguem.

Rui Miranda, presidente do Clube Desportivo Águeda Bike Friends, entidade organizadora da competição, salientou que Águeda tem demonstrado que sabe dinamizar eventos desta envergadura. “É uma sensação única e um orgulho imenso ter uma prova como esta em Águeda”, um município que aposta fortemente neste tipo de iniciativas.

O responsável acrescentou que, além de dinamizar os trilhos de BTT do Centro Cycling Portugal de Águeda, o clube vai organizar uma prova de grande dimensão no dia 25 de setembro. Trata-se do Águeda Gravel Race, “uma prova pioneira em Portugal” e que passará a fazer parte do calendário oficial para a temporada 2022.