sábado, 30 de julho de 2022

Taxa de inflação na zona euro sobe para 8,9% em julho

A taxa de inflação subiu para 8,9% na zona euro em julho, acima dos 8,6% registados em junho, de acordo com os dados divulgados pelo gabinete de estatísticas da União Europeia (UE), o Eurostat, esta sexta-feira.
A taxa de inflação na zona euro e na UE tem vindo a acelerar desde junho de 2021, puxada pelo aumento dos preços da energia, que estão a atingir valores recorde desde novembro.
Já na semana passada, o Eurostat tinha confirmado que a inflação homóloga avançou em junho para 8,6% na zona euro, face aos 8,1% de maio deste ano, e aos 1,9% de junho de 2021, enquanto na União Europeia atingiu os 9,6%
A energia voltou a ser o componente que mais pesa para a aceleração da inflação, com 39,7%, ligeiramente abaixo dos 42% do mês anterior.
Segue-se a alimentação, álcool e tabaco (9,8%, contra 8,9% em junho), os bens industriais não energéticos (4,5%, contra 4,3% em junho) e os serviços, com um peso de 3,7%, contra 3,4% em junho.
Os Estados Bálticos, Estónia, Letónia e Lituânia, continuam a registar as taxas de inflação mais altas.
Portugal, com 9,4%, regista o oitavo menor aumento de preços na zona euro, apesar do número estar acima da média da área da moeda única.

Euronews


Jovem de 23 anos esfaqueado com gravidade na Avenida dos Aliados no Porto

Na sequência de “desacatos” entre dois grupos.
Um jovem de 23 anos foi esfaqueado na madrugada deste sábado, na Avenida dos Aliados, no Porto, junto à estação de metro, na sequência de “desacatos” entre dois grupos, disse fonte da PSP à Lusa.
Em declarações à Lusa, o Oficial de Dia do Comando Metropolitano da PSP do Porto, disse que o jovem, esfaqueado em várias partes do corpo, foi transportado em estado grave para o Hospital de Santo António.
De acordo com a fonte, um grupo de sete indivíduos abordou um outro grupo de quatro, envolvendo-se em desacatos, tendo um elemento do grupo mais pequeno sido esfaqueado.
O agressor não foi identificado, na altura do crime, mas dada a presença de testemunhas e o facto de existir vigilância na estação de metro “ajudam na sua identificação”, referiu.
Os desacatos ocorrerem cerca das 04:30, estando o caso a ser investigado pela Polícia Judiciária.
SIC Notícias/Lusa

Actividade semanal da GNR

Entre os dias 22 e 28 de julho

  1. Detenções479 detidos em flagrante delito, destacando-se:
  • 218 por condução sob o efeito do álcool;
  • 119 por condução sem habilitação legal;
  • 50 por tráfico de estupefacientes;
  • 17 por posse ilegal de armas e arma proibida;
  • 10 por furto e roubo.
  1. Apreensões:
  • 2823,16 doses de haxixe;
  • 795,05 doses de cocaína;
  • 620,32 doses de óleo de canábis;
  • 602,848 doses de liamba;
  • 27 armas brancas ou proibidas;
  • 18 armas de fogo;
  • 13 579,25 euros em numerário.
  1. Trânsito:

Fiscalização6 735 infrações detetadas, destacando-se:

  • 1 979 excessos de velocidade;
  • 509  por falta de inspeção periódica obrigatória;
  • 252 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;
  • 249 relacionadas com tacógrafos;
  • 246 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei;
  • 214 relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização;
  • 193 por falta de seguro de responsabilidade civil;
  • 152 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução.

Dois bombeiros detidos por suspeita de fogo posto

Os dois homens, suspeitos de atear fogos em Odivelas, foram detidos pela PJ.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve dois bombeiros, de 19 e 27 anos, suspeitos de crimes de incêndio florestal no concelho de Odivelas, distrito de Lisboa, tendo-lhes sido decretada prisão preventiva pelo tribunal, divulgou esta sexta-feira esta força policial.
Os fogos terão sido provocados com recurso a chama direta, através de isqueiro, utilizando acendalhas como potenciador de combustão, em dois locais distintos e com manchas florestais muito significativas, colocando em perigo, paralelamente, aglomerados populacionais e diversas outras infraestruturas, explicou a PJ em comunicado.
As investigações realizadas pela Diretoria da PJ de Lisboa e Vale do Tejo, incidiram sobre a ocorrência de diversos incêndios florestais no concelho de Odivelas.
Após a recolha de provas, foi feita a identificação, localização e detenção fora de flagrante delito, de dois homens, ambos de nacionalidade portuguesa, por existirem contra eles "fortes indícios da prática de crimes de incêndio florestal", explicou a força policial.
Os dois detidos, sem antecedentes criminais e que desempenham a atividade de bombeiros, foram presentes ao Tribunal de Instrução Criminal de Loures, tendo-lhes sido aplicada a medida de coação mais gravosa, de prisão preventiva, adiantou ainda a PJ no comunicado.
SIC Notícias/Lusa

Papa Francisco admite possível demissão: “A porta está aberta”

O chefe da Igreja Católica indica que não continuará a viajar com o mesmo ritmo de antes, dados os problemas que tem no joelho.
O Papa Francisco reconheceu que já não consegue viajar como antes, devido a problemas no joelho. Após uma viagem ao Canadá, o chefe da Igreja Católica considera que dadas as sua limitações, precisa de abrandar e um dia reformar-se.
O Papa Francisco, de 85 anos, salientou que não pensa, para já, executar essa decisão. Porém, apazigua, dizendo que "não é uma catástrofe e não há qualquer problema", pois o Papa pode mudar.
"A porta está aberta. É uma das opções. Até hoje não usei essa porta", afirma.
SIC Notícias