quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Presença da "Cidade Europeia do Vinho Torres Vedras/Alenquer" no evento "Essência do Vinho"

A Cidade Europeia do Vinho Torres Vedras/Alenquer 2018 esteve representada no evento Essência do Vinho, que se realizou no Palácio da Bolsa, no Porto, entre os dias 22 e 25 de fevereiro.
Essa ação incluiu uma mostra e prova de alguns vinhos dos territórios dos dois concelhos (Alma Vitis – Branco – DOC 2016 – Adega Cooperativa de S. Mamede da Ventosa; Velhos Tempos – Tinto – Reserva 2015 – Adega Cooperativa da Carvoeira; Quinta das Setencostas – Branco – DOC 2016 – Casa Santos Lima; e Quinta das Setencostas – Tinto – DOC 2014 – Casa Santos Lima), o que foi acompanhado por doçaria local (pastéis de feijão de Torres Vedras e broas de mel de Alenquer).
Neste evento os vinhos de Torres Vedras e Alenquer contaram com uma enorme recetividade por parte dos especialistas, tendo ainda se estabelecido contactos com vários importadores (do Brasil, China e Espanha), bem como com alguns representantes da hotelaria nacional e internacional, para além de com o público em geral.
De referir que o Essência do Vinho é um dos principais eventos de vinho realizado no país, no qual marcam presença produtores, importadores internacionais, especialistas de vinho e comunicação social especializada, consistindo essencialmente em provas comentadas de vinhos, mas também em conversas sobre a respetiva temática e “harmonizações” de vinhos com outros produtos alimentares. Este ano passaram pelo evento mais de 20 mil pessoas, das quais 35% eram estrangeiras.

Bombeiros de Carregal do Sal realizam VIII Festa do Caldo e do Enchido

Caldos e enchidos diversos – são estas as propostas da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Carregal do Sal para o próximo sábado, 3 de março.
Cumprindo uma prática que vai para 8 anos, a instituição organiza mais uma edição da Festa do Caldo e do Enchido juntando, no pavilhão das suas instalações, uma diversidade de caldos e enchidos numa iniciativa que aproxima a comunidade à Associação, promove a gastronomia e simultaneamente permite a angariação de fundos.
A par, e cumprindo uma vez mais a prática anual, a refeição pode ser complementada com deliciosas sobremesas.
No próximo sábado, 3 de março, não falte à VIII Festa do Caldo e do Enchido!
Colabore com os Bombeiros Voluntários de Carregal do Sal.

Junta de Beijós firma acordo com Laboratório de análises

A Junta de Freguesia de Beijós firmou um protocolo com o Laboratório S.to Estevão.
A partir do dia 7 de março, os fregueses podem realizar as respetivas análises e exames de cardiologia na sede da respetiva autarquia.
O serviço funcionará todas as quartas-feiras, entre as 8h e as 10h.

Município de Ovar volta a marcar presença na BTL | Azulejo, Pão-de-Ló e Procissões Quaresmais em destaque na edição de 2018

28449653_1809432049087338_1700592748_n
BTL_2017_P
Depois do retumbante sucesso do ano passado, o Município de Ovar voltará a marcar presença, com stand próprio, na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2018, que decorre entre 28 de fevereiro e 4 de março, em Lisboa. Em destaque estarão, como habitualmente, as marcas Ovar – Cidade Museu do Azulejo, o Pão-de-Ló de Ovar e o Património Arquitetónico e Religioso, introduzido por um elemento inovador – uma maquete do centro da cidade de Ovar, da autoria do artesão vareiro José Maria Costa, na qual pode ser visualizado o património arquitetónico, o património azulejar e o património religioso, que inclui uma das seculares procissões quaresmais.

Localizado no pavilhão 2 da FIL, o stand vareiro promoverá todas as potencialidades do território de Ovar, adotando o azulejo e o património arquitetónico e religioso como elementos condutores e motivos para a descoberta de outros atrativos do território: património natural e cultural, eventos, gastronomia, entre outros.

O Azulejo estará em destaque através da exposição do mural de azulejos da artista plástica Manuela Pimentel, da dinamização de experiências de pintura em azulejo pelo Atelier de Conservação e Restauro do Azulejo e da divulgação da 2ª edição do programa Maio do Azulejo. As provas de degustação do ex-libris gastronómico, o Pão-de-Ló de Ovar, farão igualmente parte do programa e são sempre deliciosamente atrativas.

Paralelamente, a Câmara Municipal em conjunto com a CIRA – Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro estará representada no stand do Turismo do Centro de Portugal, com atividades nos dias 1 e 4 de março. No primeiro dia será apresentado o programa “Maio do Azulejo” e será criado um trabalho artístico em que o azulejo serve de inspiração e desafia os presentes a utilizar uma técnica decorativa do séc. XIX sob materiais não cerâmicos. No domingo, dia 4, a Confraria Gastronómica do Concelho de Ovar irá promover uma prova de degustação de produtos locais, entre os quais, a rosca doce, os vareiros e o licor de Pão-de-Ló de Ovar. 

Alexandre Rosas, vereador do Turismo da Câmara Municipal de Ovar, adianta que “ano após ano, temos vindo a consolidar e a aprofundar a nossa aposta no setor turístico, e a nossa participação na BTL tem igualmente vindo a ser consolidada, fruto da experiência, do conhecimento e do sucesso alcançado nos últimos anos. Assim, conscientes das potencialidades do nosso território e também em resultado do evidente crescimento turístico verificado nos últimos anos, anualmente delineamos uma estratégia turística, na qual se inclui a BTL e que tem vindo a ser melhorada e ajustada, de forma a determos um stand atrativo e dinâmico para os milhares de operadores turísticos e turistas que visitam a maior feira de turismo do país”.

Dias 3 e 4 de março Ciclo de Teatro prossegue em Febres, Cadima, Portunhos, Zambujal (Cadima), Murtede, Ançã e Franciscas (Cantanhede)





São sete espetáculos aqueles que preenchem a programação do Ciclo de Teatro Amador de Cantanhede do próximo fim-de-semana. A quarta jornada do programa de revitalização que o Município de Cantanhede tem vindo a promover desde há 20 anos, sempre nos meses de fevereiro e março, começa no sábado, 3 de março, às 21h30, com a estreia do Grupo de Teatro Pedra Rija de Portunhos, que apresenta no salão da Fundação Ferreira Freire, em Portunhos, Viagem à Flor de Aldeia opereta de Henrique Luso adaptada de uma obra representada há algumas décadas em Portunhos e que frequentemente a população pede que volte a cena. Trata-se de um espetáculo com quase um século (1927), num registo cómico, que se desenrola em torno dos amores de Rosa, a menina mais cobiçada da aldeia, e Damião, o engatatão lá do lugar. A este enredo, junta-se a paixão pela moça de Zuquinho, o maluquinho da aldeia, e as vontades dos respetivos pais na maioria das vezes contrárias às dos filhos.
Também no sábado, às 21h30, são as Pequenas Vozes de Febres que iniciam no Pavilhão Multiusos de Febres a sua participação na edição deste ano do certame, desta vez com Asas no Coração, musical baseado no livro de memórias The Story of the Trapp Family Singers, escrito por Maria von Trapp. A peça retrata a história de Maria, uma jovem que está num convento para se tornar freira, mas que, por conseguir seguir as rígidas normas das religiosas, é enviada para trabalhar como governanta de sete crianças. O pai dos meninos é um oficial da marinha, viúvo, que desde a morte de sua esposa educa as crianças com rigor militar. Depois de trazer música e amor para as vidas das crianças através da bondade e paciência, Maria casa-se com o capitão e, juntamente com as crianças, descobre uma maneira de sobreviver à perda da sua terra natal através da coragem e da fé.

Ainda no sábado, o Grupo de Teatro Amador da União Recreativa de Cadima sobe ao palco da Junta de Freguesia de Cadima para apresentar O dia em que Raptaram o Papa, comédia de João Bethencourt numa adaptação livre de Carla Leite, Maria João Espírito Santo e Paula Lucas. A peça tem como contexto o desaparecimento do Papa durante uma visita oficial, tendo como personagens o Sumo Pontífice, um taxista judeu e sua família, um rabino, um cardeal, forças militares, a comunicação social e a população de uma aldeia, de um país, do mundo inteiro. E a grande questão é: Qual será afinal o preço do resgate?
Igualmente no sábado, às 21h30, o Grupo de Teatro Renascer do Centro Social de Recreio e Cultura da Sanguinheira estará no Centro de Dia de Ançã a representar Três em Lua-de-mel e Outros Sketches. O espetáculo tem como personagem central Madalena, que, já casada em segundas núpcias, é confrontada com o regresso do primeiro marido, que ela julgava morto num acidente de avião. É então que os acontecimentos se precipitam numa casa onde vários equívocos geram a maior das confusões.
À mesma hora, o Grupo de Teatro Arte e Cultura da Associação Musical da Pocariça apresenta a comédia Irra, que é demais no Salão da Junta de Freguesia de Murtede. O cenário é uma cerimónia fúnebre ativa e divertida de uma sociedade onde o cinismo, o interesse e a falsidade da maioria das pessoas irá ridicularizar os medos e os receios perante a morte. Um homem rico morre, mas recusa-se… a ser enterrado, invocando justificações várias para que tal não aconteça: suborna o médico, recusa-se a vestir, tem claustrofobia e não se despediu da esposa... Afinal, qual é a maior birra? A de um homem que se recusa a ser sepultado ou a dos outros que estavam desejosos para que isso acontecesse?
A jornada de sábado termina com do Grupo de Teatro “As Fontes do Zambujal” – da Associação Juvenil do Zambujal e Fornos – a representar “O Funeral das Bestas” no salão da Associação Cultural e Recreativa do Zambujal. Com início às 21h30, esta comédia de Jorge Gomes de Oliveira tem como cenário o suposto velório de um empresário endinheirado, onde a viúva recebe pessoas das múltiplas relações do falecido. Equívocos e revelações inesperadas geram situações hilariantes que adquirem ainda maior expressão face à solenidade do momento.
Já no domingo é o GATT - Grupo Amador de Teatro da Tocha – Associação Recreativa e Cultural 1.º de Maio – que leva ao palco do Salão da Associação do Grupo Musical das Franciscas uma encenação de Os Turistas. A peça é uma comédia adaptada de um original de Luís Gonçalves e contém algumas alterações pontuais que conferem mais atualidade ao desenrolar dos acontecimentos.



Sobre o Grupo de Teatro do Pedra Rija de Portunhos
O teatro em Portunhos terá tido alguma expressão há cerca de seis décadas, sendo dinamizado pelo pároco local, Padre Ramiro Moreira. As atividades tinham lugar num espaço cedido por D. Antónia Moreira, sobrinha e herdeira do Conselheiro Ferreira Freire.
Entretanto, com a constituição da Fundação Ferreira Freire e mais tarde a chegada a Portunhos de animadoras sociais, foram dinamizadas diversas atividades culturais e recreativas, sendo efetuadas algumas récitas, com canções e pequenos “sketches”, no espaço antes referido e também no lagar da citada instituição, uma vez que decorriam as obras do Salão da Fundação.
Após a construção do novo salão pela Fundação Ferreira Freire, a Associação Cultural Desportiva e Recreativa “Pedra Rija de Portunhos”, fundada em 1978, passou a realizar algumas atividades nesse local. Entre elas destaca-se a receção a alguns grupos de teatro e a promoção e ensaio de um espetáculo com artistas e músicos de Portunhos, Pena, Ançã e Cantanhede, o qual teve a sua estreia na passagem de ano 1982/83, seguindo-se a sua apresentação noutras localidades.
Esta última experiência, sendo Diamantino Calhau o Presidente da Direção, deu origem ao Grupo de Teatro do Pedra Rija, que levou à cena o drama, em três atos, “Justiça ou vingança” de Gabriel da Frada. Seguiram-se as peças “A flor de aldeia” (opereta), “O doente imaginário” (Moliére), “Almas do outro mundo” (comédia em dois atos), “O mar” (Miguel Torga), “Na boca do lobo” (comédia), para além de outras pequenas peças. Já em 1993 foi preparado o texto “O passageiro do expresso” de José Rodrigues Miguéis, mas devido a dificuldades relacionadas com a vida pessoal dos atores, designadamente emprego e estudo em localidades longínquas, parou a atividade do Grupo, no entanto ficou o “bichinho”.
Com o advento dos Ciclos de Teatro de Cantanhede, foi reiniciada a atividade em 2004, sendo preparada a peça “De um caso…virá um dia, virá…”, a partir dos textos “O meu caso”, de José Régio, e “Virá um dia, virá…” de António Cabral, dando-se a estreia no início de 2005. Seguiram-se as peças “Na Barca de Mestre Gil” (Gil Vicente) de Jaime Gralheiro, “O Doido e a Morte” de Raul Brandão, “Temos tempo Matilde” de António Cabral e “A Revolta da Maria da Fonte” de Dino de Sousa, que foi apresentada em 2008. Em 2009 foi apresentada a peça “Leandro Rei da Helíria”, de Alice Vieira. Em 2010 o espetáculo “História com Reis, Curandeiros e outros que tais” foi construído a partir das peças “História com reis…” de Manuel António Pina e “Auto do Curandeiro” de António Aleixo e em 2011 “Ai, os preços!...” foi uma adaptação da obra “Os preços” de Jaime Salazar Sampaio. Em 2012 surgiu a peça “Onde me levam as minhas botas?” como adaptação da peça “Salta para o saco” de António Torrado, e em 2013 foi apresentado ”O Feiticeiro de Oz”. Finalmente em 2014, no âmbito das comemorações do trigésimo aniversário da Associação foi reposto o espetáculo “Onde me levam as minhas botas?”.


Sobre o Grupo de Teatro Amador da União Recreativa de Cadima
O Grupo de Teatro Amador da União Recreativa de Cadima (URC) nasceu por iniciativa da direção da URC, no ano 2000. Na sequência da informação recebida por esta associação da realização do II Ciclo de Teatro, promovido pela Câmara Municipal de Cantanhede, a direção decidiu contactar e convidar algumas pessoas com anterior experiência de palco, em Cadima. É dessa forma que o Grupo de Teatro renasce já que, até meados da década de 1980, se ia fazendo algum teatro na coletividade.
Habitualmente, o grupo não recorre a textos próprios. Farsas são o tipo de peça que mais agrada levar à cena. Contudo, e em virtude das dificuldades em encontrar peças deste cariz, cujo conteúdo agrade aos elementos do grupo, tem levado à cena vários dramas, mas também pequenas comédias. É essencial, qualquer que seja o estilo de peça levada à cena, que o texto transmita uma mensagem.
Em 2008, pela dificuldade já mencionada em encontrar peças, o grupo decidiu não integrar o Ciclo de Teatro Amador do Concelho de Cantanhede, mas não deixou de receber um dos grupos que estava nele inserido. No mesmo ano, e para não parar a atividade, realizou uma “soirée” com declamação e teatralização de vários textos em prosa e poesia.
Para além das atuações no Ciclo de Teatro, o grupo tem aceitado convites para apresentar o seu trabalho por parte de coletividades do Concelho e fora deste, designadamente Cordinhã, Caniceira e Canelas, em Vila Nova de Gaia, com as quais tem partilhado enriquecedoras experiências, contributos relevantes para a própria dinâmica que o grupo tem assumido.
No ano 2006, um grupo de teatro da Escola Pedro Teixeira acompanhou o grupo nas suas atuações com uma peça da sua autoria.

Sobre Pequenas Vozes de Febres
O “Coro infantil de Febres”, surgiu a 16 de março de 2010, na altura, constituído por 24 crianças. Atualmente, tem cerca de 60 elementos, cujas idades variam entre os 3 e os 16 anos e denomina-se de “Pequenas Vozes de Febres”.
Mesmo não estando envolvidos grandes encargos financeiros, uma vez que o grupo é um projeto da Junta de Freguesia de Febres, de quem recebe importantes apoios, em termos de cedência do local de ensaios, aos aspetos mais burocráticos, ou outros, será de realçar, o apoio do Município de Cantanhede e o interesse dos pais e familiares em todas as participações em que o grupo tem estado presente.
Os, já, 6 anos de existência são motivo de orgulho para todos pelos momentos de alegria e de paixão posta nas representações concretizadas. A história que se tem vindo a construir pelas “Pequenas Vozes de Febres” não tem deixado ninguém indiferente, tantas têm sido as manifestações de apreço recebidas.
O Coro dos Pequenas Vozes de Febres é dirigido, desde a sua fundação, pela maestrina Anabela Rocha que é, também, a principal obreira deste projeto. O grupo tem como objetivo proporcionar, a todas as crianças, um desenvolvimento equilibrado e um apreço salutar de cada um pela música, ajudando-as a adquirirem maior confiança, maior autoestima para aprenderem a trabalhar e a evoluírem, em grupo, criando, nelas, o gosto pela prática musical de conjunto.
Em 2012, o grupo lançou o seu primeiro cd, intitulado “Sonho de criança” e, em 2014, lançou o seu segundo álbum com dvd incluído, “Asas do Sonho”.
O grupo tem apostado, essencialmente, na música Portuguesa. Atuações de destaque: em fevereiro e março de 2015, participou no XVII Ciclo de Teatro Amador de Cantanhede, com o musical “Frozen – No Reino do Gelo”. Em maio de 2015, por altura do seu 5º aniversário apresentou um espetáculo sobre o festival da canção. Em dezembro de 2015 participou no programa “A Praça”, RTP1. Em fevereiro de 2016 iniciou o XVIII Ciclo de Teatro Amador de Cantanhede com a apresentação do musical “A Princesinha”.
Até à data já realizaram mais de uma centena de atuações e uma dezena de representações dos musicais em vários distritos do país.

Sobre o Grupo de Teatro, Arte e Cultura da Associação Musical da Pocariça
O teatro na Pocariça remonta ao ano de 1895, quando começaram a ser feitas várias representações por um grupo de amadores de Coimbra. Um dos elementos deixou o grupo e decidiu organizar uma sociedade dramática, apenas constituída por amadores da Pocariça, que foi designada de Recreio Artístico. Apesar da saída de alguns membros do Recreio Artístico pouco depois da sua fundação, o agrupamento ainda subiu ao palco em fevereiro de 1896.
Em 14 de julho desse mesmo ano nasceu outro grupo de teatro amador, que foi batizado de Sociedade Dramática Pocaricense e que teve a sua estreia com a peça “Os Milagres de Santo António”.
Um novo grupo dramático foi constituído em 1909 com o objetivo específico de angariar fundos para a construção de uma casa de teatro na Pocariça. Constituído exclusivamente por elementos da localidade, este grupo exibiu as primeiras peças em abril, como a opereta intitulada “Canto Celestial” e outras peças, entre as quais um original de José Gomes Lopes, intitulado “Milagres de Amor”, o mais recordado de todos. Com a receita destas peças e com o produto de uma subscrição pública foi possível instalar um palco, camarins, vários cenários pintados e ainda pano de boca de cena.
Em abril de 1914 foi representada a última récita, uma vez que, pouco tempo depois, o prédio teve novo dono e desapareceu assim o “passatempo” de representar peças teatrais.
O Grupo Cénico da Pocariça surge já na década de 1950, sob orientação de Mário Pereira da Silva. Aí se revelaram nova vaga de atores amadores de grande vocação artística.
Para manter viva esta tradição ligada ao teatro amador, foi criado em 2000 o Grupo de Teatro, Arte e Cultura, no seio de outra coletividade de referência, a Associação Musical da Pocariça. A inspiração para este grupo está ligada ao trabalho artístico da atriz de teatro musical que conquistou fama a nível internacional, Auzenda de Oliveira, nascida na Pocariça em 1888.
O Ciclo de Teatro Amador do Concelho de Cantanhede, organizado pelo Município, serviu também de pretexto para trazer de volta a atividade teatral e de lhe dar um caráter sistemático e regular.

Sobre o grupo Teatro Renascer da Sanguinheira
O Grupo de Teatro Renascer é uma secção do Centro Social de Recreio e Cultura da Sanguinheira (C.S.R.C.S.), a associação com atividade cultural (organizada) mais antiga da Freguesia da Sanguinheira, estreando-se ao público pela primeira vez em 26 de março de 1981.
O Grupo surgiu da vontade de um conjunto de jovens representar. Iniciou a sua atividade nessa altura para não mais cessar e levar continuamente a palco, todos os anos, peças de autores consagrados, como também algumas escritas por elementos ligados ao grupo, tanto da Sanguinheira como de outras localidades.
Para além das peças de teatro, que tem apresentado publicamente durante os largos anos de existência, os elementos do grupo também participaram em várias edições da Feira Medieval de Coimbra, como figurantes, e entre os seus associados encontramos os fundadores da primeira associação da Freguesia da Sanguinheira (C.S.R.C.S.).

Sobre o Grupo de Teatro As Fontes do Zambujal
O Grupo de Teatro “As Fontes do Zambujal” foi constituído em 1996 e é composto atualmente por cerca de 20 elementos, maioritariamente das localidades de Zambujal e Fornos. A sua designação é uma referência às quatro fontes de origem romana que existiram no Zambujal, designadamente Fonte de Rodelos, Fonte Má, Fonte Perto e Fonte Seca.
As raízes desta formação teatral podem ser encontradas em 1954, mais precisamente em 27 de maio, data em que foi fundado um agrupamento com o nome “Viva O. R. Zal” (Viva o Rancho do Zambujal). A iniciativa partiu de alguns indivíduos da comunidade que pretendiam desenvolver atividades de lazer para preencher os seus tempos livres, assim como manter vivas a tradição e a autenticidade dos trajes danças e cantares do Zambujal.
Depois de uma interrupção de alguns anos, o Grupo retomou o seu funcionamento em 1992, sob a nova designação de Grupo Folclórico “Os Malmequeres do Zambujal”. Em julho de 1995, passou a integrar a Associação Juvenil do Zambujal e Fornos, mais precisamente a sua secção de folclore, e em 1996 filiou-se no INATEL.
É nessa mesma altura que surge o Grupo de Teatro “As Fontes do Zambujal” que inicia um trabalho de produção teatral regular apresentando uma a duas peças anualmente, por altura da quadra natalícia e participando no Ciclo de Teatro Amador de Cantanhede, desde a sua primeira edição.
Em 1998, faz a sua primeira apresentação fora da terra, mais precisamente nas Franciscas, no âmbito do I Ciclo de Teatro Amador de Cantanhede, com as peças “Falar Verdade a Mentir” e “O Senhor”. No ano seguinte faz um périplo por várias localidades do Concelho de Cantanhede com as produções “O Céu da Minha Rua” e “Terra Firme”. Muitas outras produções se seguiram interpretando um eclético repertório como “Dois Maridos em Apuros”, “O Padre Piedade”, “A Carta Anónima”, “O Processo de Mário Dâmaso”, “As Rosas de Nossa Senhora”, “Mendonça & Mendonça” e “Falar Verdade a Mentir” de Almeida Garrett.

Sobre o GATT - Grupo Amador de Teatro da Tocha
As origens do GATT – Grupo Amador de Teatro da Tocha ninguém as sabe ao certo e também não existe nenhum documento escrito onde estejam registadas. São os elementos antigos com mais anos de casa que contam, entre as memórias que ainda surgem, os momentos mais marcantes de que há lembrança.
Os ensaios decorriam na antiga sede, localizada na Rua Dr. José Gomes da Cruz. A primeira peça foi levada à cena na década de 60, no antigo Grémio de Instrução e Recreio da Tocha, onde se realizavam os bailes (no atual café Esplanada), mas a continuidade perdeu-se.
É na década de 70, pelas mãos de Júlio Garcia Simão, encenador e antigo funcionário do Rovisco Pais, que o Grupo de Teatro ganha novo alento. Mais tarde é substituído por Américo Guímaro, que levou à cena a peça "A Forja", também encenada no Festival de Teatro de Montemor-o-Velho. É com ele que se estreia a peça "Frei Thomaz".
Segue-se novamente um período de interregno, onde apenas se fazem alguns "sketches", para em 1984 Júlio Campante, de Coimbra mas casado com a professora da escola primária da Tocha, dar uma nova dinâmica ao Grupo Amador de Teatro, que com ele começou a atuar em palcos um pouco por todo o país.
O bichinho do teatro ficou de vez, e já na sede da Associação Recreativa e Cultural 1.º de Maio da Tocha, "o salão encheu-se um punhado de vezes". A população aderia aos espetáculos e é com o Ciclo de Teatro Amador de Cantanhede e a participação no certame que o grupo se revitaliza e se consolida, ficando apenas marcada por um interregno de um ano, em 2003, devido a um vazio de direção instalado, e em 2012, por doença do ator principal, Américo Romão.
O Grupo de Teatro Amador da Tocha já levou a palco diversas peças de diferentes estilos, tais como "A Casa dos Pais", "Entre Giestas", "A Mala de Bernardete", "Serão Homens Amanhã", "Há Horas Diabólicas", "As Duas Cartas", "Uma Sardinha para Três", "Terra Firme", "Frei Thomaz", levada a palco na década de 1970 e que em 2009 voltou a estar em cena, seguida de “Falar Verdade a Mentir”, “A Forja”, “O Doente Imaginário”, uma adaptação do original da autoria de Molière, “Verdades e mentiras da vida real”, um original da autoria de José Maria Giraldo, e Desejo Voraz, peça com que encerrou a 18.ª edição do Ciclo de Teatro Amador do Concelho de Cantanhede. Na anterior do certame interpretou “As duas cartas” da autoria de Júlio Dinis.



Deputados do Bloco de Esquerda visitam áreas ardidas



A presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Cidália Ferreira, recebeu a  líder do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, e deputados à Assembleia da República daquele partido, numa visita realizada ao concelho, também acompanhada por técnicos do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), na manhã desta terça-feira, 27 de fevereiro, para conhecer as áreas ardidas e o ponto de situação da reflorestação do Pinhal do Rei.

Cidália Ferreira voltou a reivindicar mais recursos financeiros e humanos para os serviços locais do ICNF para uma gestão eficaz da reflorestação do Pinhal do Rei.

Nas instalações do Parque do Engenho, onde teve início da visita, a presidente da Câmara deu a conhecer o potencial turístico da Marinha Grande e a reorganização do Pinhal do Rei à luz da possibilidade de recuperação turística do património existente que é tutelado pelo ICNF.

Deu ainda conta das suas preocupações com o Parque do Engenho para aí ser instalado o Museu Nacional da Floresta, com as casas das matas que podem ser utilizadas como unidades de alojamento turístico ou para instalação de serviços educativos e com os pontos de vigia.

A presidente da Câmara apelou ao envolvimento dos particulares na limpeza de terrenos e informou que o Município está a assegurar a contratação de serviços para assegurar essa função nos terrenos municipais, defendendo o alargamento do prazo definido pelo Governo para a gestão de combustível.

Catarina Martins mostrou-se preocupada com a falta de recursos humanos do ICNF, defendendo que “temos de fazer uma opção sobre a floresta e a proteção da natureza e, também das nossas vidas e das nossas populações”. Apontou como sugestões que se atinjam as 500 equipas de sapadores florestais a nível nacional; reavaliação das alterações feitas ao nível da proteção civil, nomeadamente através da reativação de um corpo de guardas florestais próximos da população.

A deputada declarou que “ou temos mecanismos para proteger as florestas ou as tragédias vão voltar a acontecer”.


Rede Ciclável Urbana de Cantanhede vai avançar




A Assembleia Municipal de Cantanhede aprovou, por unanimidade, a assunção do compromisso financeiro plurianual relativa à execução da primeira fase da Rede Ciclável Urbana de Cantanhede através de uma empreitada já adjudicada pela autarquia por 460.058 euros e cujo prazo de execução é de 360 dias. Foi na reunião plenária de ontem, 26 de fevereiro, que o órgão deliberativo da edilidade cantanhedense deu luz verde ao início da obra que a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, classifica como “estruturante para a cidade, sobretudo porque abre caminho a um processo que visa estimular a mobilidade sustentável baseada no uso da bicicleta nos movimentos pendulares dos residentes”.
A ciclovia é um investimento inscrito no PEDU - Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Cantanhede, contando com uma comparticipação comunitária de 75% dos custos elegíveis, nos termos da candidatura aprovada para o efeito no âmbito do Portugal 2020. Com uma extensão de 7,5 Km, o traçado a executar contempla vários troços de uma rede que permitirá fluxos de mobilidade em bicicleta no núcleo urbano da cidade e deste para áreas da envolvente que registam maior afluência diária de residentes, designadamente através das ligações à zona das escolas (Secundária Lima de Faria, EB 2,3 Marquês de Marial e Centro Escolar), bem como a vários locais do forte polo empregador centrado na zona industrial de Cantanhede e no Biocant Park. O projeto contempla mais cerca de 5 Km de ciclovia a executar numa segunda fase, perspetivando-se ainda, a médio prazo, a possibilidade de fazer crescer a rede para outros lugares.
Conforme explicou Helena Teodósio, “a candidatura da Rede Ciclável Urbana da Cantanhede aponta como principal objetivo promover a substituição do automóvel pelo uso da bicicleta nos fluxos pendulares dos residentes. O programa de financiamento tinha essa especificidade, não contemplava projetos orientados para a vertente de lazer, o que explica a opção por este traçado, sendo certo que ele representa uma grande valorização para a cidade e grandes benefícios para as pessoas”.
Segundo a presidente da Câmara, “do ponto de vista da orografia do território, Cantanhede tem excelentes condições para que a ciclovia resulte em pleno. É uma cidade plana, o que facilita imenso o uso da bicicleta e nós acreditamos que isso se vai intensificar com a rede ciclável, pois além de garantir segurança vai ser suficientemente abrangente ao ponto de permitir que as pessoas se desloquem desse modo nos seus movimentos diários dentro do perímetro urbano e entre este e algumas zonas periféricas com maior afluência”.
A autarca lembra ainda que, “noutro âmbito, Cantanhede vai ter uma ecopista na zona poente do território com ligação à Figueira da Foz e a Mira”. Com um percurso a rondar os 83 quilómetros que irá ser integrado na rota Eurovelo 1, a referida ecopista representa um investimento de 1,2 milhões de euros comparticipado por fundos comunitários, no âmbito da rede europeia de no âmbito da rede europeia de ciclovias.
Quanto à execução da primeira fase da rede ciclável da cidade de Cantanhede, “a obra será iniciada logo que estejam concluídos todos os aspetos processuais da empreitada já adjudicada”, referiu na Assembleia Municipal o diretor do Departamento de Urbanismo, António Coelho de Abreu. Segundo este responsável “trata-se de um projeto muito interessante para a cidade e não anteveem especiais dificuldades na sua execução. Há um ou outro local do percurso com estrangulamento, mas são situações muito pontuais que serão ultrapassadas com relativa facilidade. O mapa de expropriações para resolver essas situações está definido e os proprietários já estão identificados”, concluiu.



Novo espaço de jogo e recreio Jardim-de-infância de Fonte Santa requalificado



O espaço de jogo e recreio do Jardim-de-Infância da Fonte Santa, sito na freguesia de Vieira de Leiria, foi recentemente requalificado pela Câmara Municipal da Marinha Grande, através de um investimento superior a 20 mil euros.

A intervenção pretendeu promover a recreação e a atividade física dos alunos que frequentam aquele estabelecimento de ensino. O equipamento de jogo e recreio que ali existia foi retirado, por já não garantir adequadas condições de segurança na sua utilização.

Com vista a garantir o acesso desta comunidade escolar à atividade lúdica e recreativa, promoveu-se uma intervenção profunda que passou pela renovação integral do espaço de jogo e recreio uma vez que, a juntar à inexistência de um equipamento, o piso existente necessitava de ser substituído para garantir o adequado amortecimento de eventuais quedas.

Foi preciso garantir a execução de trabalhos de remodelação profundos, que passaram pela remoção dos maciços dos equipamentos pré-existentes e do piso sintético, pela reparação e limpeza da base existente, em betonilha, com vista à execução do novo pavimento sintético “in situ”, com espessura adequada à altura máxima de queda livre definida para o equipamento instalalado, com recurso à execução de jogos de cores e formas que se articulam entre si e ampliam a função lúdica do espaço de jogo e recreio projetado.

Foi instalado um novo equipamento de jogo e recreio, de caráter inclusivo e adequado à faixa etária dos utilizadores do estabelecimento escolar abrangido por esta intervenção.

Foi ainda instalado um elemento de proteção, friso em borracha, no rebordo dos muretes de delimitação da área de jogo e recreio, de forma a salvaguardar a segurança dos utilizadores do espaço e a evitar possíveis incidentes e/ ou acidentes.

Esta intervenção implicou um investimento por parte da Câmara Municipal de 21.586,00, acrescidos de IVA.

Sony presenta cuatro cámaras de última generación que desafían la creatividad de aficionados y profesionales de la imagen.


por Yesica Flores
Con el firme propósito de ofrecer experiencias innovadoras de la mano de la mejor tecnología, Sony da a conocer cuatro nuevas cámaras de foto y video que buscan potencializar la creatividad de cualquier amante de la imagen.
Con componentes de última generación, la videocámara HandyCam® FDR-AX700, la cámara Cyber-shot® RX10 IV, la cámara compacta RX0 y la profesional Alpha 7RIII se adaptan de manera fácil y sencilla a las necesidades de expertos y aficionados de fotografía.
Handycam® FDR-AX700 la cámara perfecta para videos de alta calidad
Para quienes buscan una cámara especializada en videos de alta calidad, la videocámara Handycam® FDR-AX700 4K HDR es la mejor opción. Al estar equipada con sensor de imagen Exmor RSTM permite una captura de imágenes de Alto Rango Dinámico instantáneo, los que ayuda a producir contenido de alta calidad desde el momento de la grabación, reduciendo los tiempos de postproducción.
Esta videocámara presenta un visor OLED y una pantalla LCD táctil que facilita su manejo y el de muchas de sus características, tales como su velocidad de enfoque, cambio de sensibilidad o el nivel de profundidad de la toma.
De esta manera la cámara es funcional para retratar desde unas vacaciones de aventura o una fiesta de cumpleaños, un evento social o hasta una competencia deportiva a gran velocidad obteniendo las imágenes tal y como se ven en la vida real.

Velocidad inigualable con la cámara Cyber-shot® RX10 IV
El modelo RX10 IV ofrece una combinación perfecta entre precisión y velocidad en un equipo compacto. La cámara posee la velocidad de AutoFoco más rápida del mundo de hasta 0.03 seg además 24 fps en disparo continuo, y un lente ZEISS® Vario-Sonnar T de 24-600mm F2.4-F4 que otorga una calidad de imagen superior a cualquier rango del zoom y cuenta con un estabilizador de imagen Optical SteadyShot™ que evita la captura de imágenes borrosas.
Equipada con toda esta tecnología la RX10 IV es la cámara perfecta para todos aquellos aficionados que gustan de viajar, los deportes, la vida salvaje o cualquier actividad que implica constante movimiento como cumpleaños, mascotas o viajes
Esta cámara permite grabar películas 4K e incluye características de video profesional para los expertos, tales como Picture Profile que sirve para configurar los ajustes de la cámara y crear una determinada estética, la entrada para micrófono externo y salida para monitoreo de audio con audífonos.
La RX10 IV es resistente al polvo y la humedad, lo que la hace perfecta para actividades al aire libre y es compatible con Wi-Fi®, NFC™ y Bluetooth para una rápida transmisión de archivos.

Perfecta unión entre movilidad y alta calidad en la RX0
Diseñada para explotar la creatividad en fotos y videos más allá de las limitaciones actuales, la cámara RX0 es la compañera ideal gracias a su pequeña anatomía. Aunque no pertenece a la categoría de cámaras de acción, sus diminutas dimensiones y su versatilidad maximizan la libertad para afrontar retos fotográficos y de video de nuevas formas.

La RX0 está repleta de tecnologías de Sony, cuenta con un sensor de imagen CMOS Exmor RS de 15.3 MP, un procesador BIONZ X™ y un lente gran angular ZEISS® Tessar T* de 24 mm F4, que en conjunto ofrecen resultados de alta calidad y con menor distorsión tanto en fotografías como en todos los formatos de video compatibles.
Cuenta un obturador antidistorsión de captura rápida de hasta 16 fps, por lo que capturar objetos en movimiento será más sencillo. Es resistente al agua a profundidades de hasta 10 metros y gracias a la carcasa MPK-HSR1, se puede utilizar hasta a 100 metros de profundidad, además de resistir golpes de hasta dos metros de altura.
Su principal fortaleza reside en su tamaño, combinando características y ajustes profesionales tanto en video como de fotografía en un pequeño cuerpo, lo que funciona en actividades en las que el espacio es vital ya sea en un estudio de grabación, locación o bien en terrenos hostiles donde sería imposible utilizar un equipo más grande.
Además, cuenta con una gran variedad de accesorios como armazones, monturas y carcasas que otorgan un sinfín de nuevas oportunidades al momento de lograr la mejor toma.
Alpha 7R III, la opción para profesionales de la fotografía

Con la Alpha 7R III se da gran salto evolutivo en potencia y eficiencia de procesamiento de imagen, al combinar un sensor de imagen Full Frame de tipo CMOS Exmor R retroiluminado, una alta resolución y una gran velocidad de disparo además de un estabilizador de imagen en el cuerpo de la cámara.
Con estas capacidades concentradas en un cuerpo ligero y compacto, la Alpha 7RIII es una herramienta extremadamente versátil para fotógrafos, camarógrafos, creadores de contenido multimedia y otros profesionales que exigen flexibilidad y versatilidad, sobre todo cuando se pasan horas detrás de la lente.

La Alpha 7R III duplica la velocidad de lectura del sensor de imagen y posee una versión actualizada del motor de procesamiento BIONZ™ X que juntos permiten que la cámara dispare a velocidades más rápidas, además de dar un rango ISO de 50 - 102.400 y 15 pasos de rango dinámico a baja sensibilidad, lo que garantiza a los profesionales un rendimiento global en cualquier condición de disparo.
Además, la Alpha 7RIII, está equipada con un sistema de procesamiento de imagen perfeccionado que permite capturar imágenes de 42.4 MP, hasta 10 fps, lo que garantiza que incluso los objetivos más rápidos o los momentos más fugaces, tales como el vuelo de un insecto, puedan ser capturados con extrema precisión e increíble detalle. Además este modelo tiene integrada la capacidad de grabación de video 4K HDR
Con esta amplia gama de posibilidades Sony quiere retar a la imaginación y creatividad de fotógrafos de todo el mundo invitándolos a aprovechar y explotar cada una de las características de estos equipos.
Las nuevas cámaras Handycam® FDR-AX700, Cyber-shot® RX10, RX0 y la α7R III, ya están disponibles con distribuidores autorizados y en Tiendas Sony Store.


Vocsta anuncia ganadores del concurso a la mejor canción de amor

por Yesica Flores
• Iris Pereira, la brasileña ganadora del primer lugar recibirá un monto aproximado de $1,300 USD
• El concurso registró un total de 110 participantes de todo el mundo
• La aplicación móvil estará disponible en México a mediados de 2018 y su descarga será gratuita

Vocsta anunció el pasado 14 de Febrero a los artistas ganadores del concurso internacional de canto con motivo del Día de los Enamorados, quienes recibirán el apoyo de la marca para iniciar su carrera musical.
La brasileña Iris Pereira, cuyo alias en Instagram es @irispereira_oficial, ganadora del primer lugar, recibirá un monto de aproximadamente USD $1,300.00, mientras que la chilena Aracely Lavin, cuyo usuario en la misma red social es @aracely_lavin, tendrá acceso a la escuela de canto online de Rachel Kerr como premio al segundo lugar.

En el concurso participaron más de 110 artistas independientes de Brasil, Chile, México, Argentina, Colombia, Reino Unido y España, grabando sus canciones de amor de un minuto y que fueron difundidas a través de las redes sociales oficiales de Vocsta. En el caso de los participantes mexicanos, Mario Baez fue el artista más votado por sus seguidores durante el concurso.
Carlos Torres, Co-Fundador y Country Manager de Vocsta para México, señala que “este concurso fue parte una serie de certámenes con los cuales estamos incentivando a artistas independientes de todo el mundo a conocer nuestra aplicación móvil, mediante la cual podrán obtener financiamiento y conectarse con inversores para sus proyectos musicales. Nuestro objetivo es impulsar la industria musical a nivel global y ayudar a los talentos desconocidos de todo el mundo a aprovechar la tecnología para dar a conocer su música y alcanzar el éxito”.
Vocsta es una empresa basada en Londres cuyo nombre nace de la abreviación de “Vocal Star”. Es una iniciativa para dar a los cantantes y artistas una plataforma digital en la que pueden ser descubiertos por cazatalentos y financiados por la comunidad de amantes de la música a nivel global.
La app móvil de Vocsta estará disponible a mediados de 2018 y mientras tanto seguirá organizando competencias de canto globales a través de Instagram. Esta segunda edición reunió a cantantes de todo el mundo con el objetivo de continuar formando una comunidad internacional de artistas e inversores que puedan conectarse para hacer negocio de forma sencilla, así como ayudar a los cantantes a participar en seminarios virtuales que los ayuden a impulsar sus carreras.

Los drones de Intel asombran a la audiencia durante la ceremonia de clausura de los Juegos Olímpicos de Invierno de 2018


por Yesica Flores
Los drones Intel® Shooting Star™ formaron la figura de Soohorang, la mascota olímpica oficial, caminando por el cielo como parte de los ensayos de la ceremonia de clausura de los Juegos Olímpicos de Invierno de PyeongChang 2018. Intel ofreció tecnología de drones durante los Juegos Olímpicos de Invierno, que comenzaron el 9 de febrero de 2018 en Corea del Sur.
Durante la ceremonia de clausura, 300 drones Intel® Shooting Star™ navegaron el cielo para celebrar el triunfo de los atletas que compitieron en los juegos de este año. El espectáculo aéreo dibujó en el cielo unas vistosas figuras, incluyendo la mascota olímpica de este año –el tigre blanco Soohorang–, que apareció en el cielo del estadio para saludar a los atletas. Asimismo, formaron un corazón, como símbolo de gratitud y de amor hacia los atletas olímpicos.
Dosier de prensa: Intel en los Juegos Olímpicos | Drones en Intel
Además del espectáculo que logró un Récord Guinness Mundial*, con más de 1.200 drones que navegaron el cielo de forma simultánea durante un evento pregrabado para la ceremonia de inauguración, los drones Intel Shooting Star también se utilizaron para las ceremonias nocturnas de victorias de los jugadores olímpicos –cuando las condiciones logísticas o meteorológicas lo permitieron –, para crear en el cielo nocturno figuras de Soohorang, el logo de PyeongChang e imágenes de atletas como patinadores, jugadores de hockey y curlers.
“Lo mismo que Soohorang, nuestro equipo de drones de Intel tiene un espíritu y una pasión estimulantes para empujar los límites de la tecnología y hacer posibles las increíbles experiencias del futuro””, afirmó Natalie Cheung, directora general del equipo del espectáculo de luz con drones de Intel. “Ha sido un honor celebrar unas competiciones deportivas tan maravillosas con los espectáculos de luz con drones de Intel. Para nosotros es una victoria ver que se han hecho realidad nuestras animaciones para los juegos”.
Intel ha creado un concepto de entretenimiento totalmente nuevo con la creación de unos espectáculos de luz con drones, en donde han participado cientos de drones Intel Shooting Star, todos ellos controlados por un único piloto. Los drones han sido desarrollados para eventos de entretenimiento y tienen una estructura muy ligera. Cada uno de ellos emite más de 4000 millones de combinaciones de colores. Los drones Intel Shooting Star ya han participado en espectáculos de luz anteriores en varios eventos de alto nivel celebrados en 10 países diferentes, siendo uno de los más recientes el show en las Fuentes del hotel Bellagio en las Vegas en CES 2018.
Para más información sobre los drones Intel Shooting Star, consulta la ficha técnica sobre el espectáculo con drones. Para información sobre la alianza como socio olímpico mundial de Intel, visita el portal sobre noticias de los Juegos Olímpicos de la compañía, que incluye un mapa interactivo de las actividades de Intel en PyeongChang. Para más información sobre los Juegos Olímpicos de Invierno de PyeongChang 2018, visita http://www.olympic.org.
Acerca de Intel:
Intel (NASDAQ: INTC) amplía los límites de la tecnología para hacer posibles las experiencias más increíbles. Se puede encontrar información sobre Intel en el newsroom.intel.com y en intel.com.Intel y el logo de Intel son marcas comerciales de Intel Corporation en EE.UU. y en otros países.
* Otros nombres y marcas pueden ser reclamados como propiedad de otros.

ONGs mexicanas se modernizan con tecnología Microsoft


por Yesica Flores
ONGs como Casa de la Amistad, Un Kilo de Ayuda, Blooders y Mamá Digital se han modernizado con tecnología, generando mejores resultados en nuestro país.
Ciudad de México, 28 de febrero de 2018. El día de ayer, en el marco del Día Mundial de las Organizaciones no Gubernamentales, Microsoft México reiteró su compromiso con este tipo de instituciones en nuestro país, a través de donaciones de software que la compañía lleva a cabo.
De la mano de Casa de la Amistad, Blooders, Un Kilo de Ayuda y Mamá Digital; Jorge Silva, Director General de Microsoft México enfatizó la importancia de que las organizaciones sin fines de lucro se modernicen con tecnología para amplificar sus resultados, apoyando a la sociedad de nuestro país.
“La tecnología es el nivelador universal, a través de ella podemos cerrar brechas, generar oportunidades, empleos, entre muchas otras cosas; con ella, el único límite es la imaginación. Sin embargo, sabemos que una gran tecnología por sí sola no es suficiente, necesitamos aliados para democratizarla y con ella, ayudar a quien más lo necesita. De ahí nuestro gran compromiso con las ONGs, ya que son nuestros aliados para cumplir nuestra misión de empoderar a cada persona y organización a hacer más”, explicó Jorge Silva durante su mensaje.
Durante un evento llevado a cabo en las instalaciones de Casa de la Amistad, al sur de la Ciudad de México, representantes de estas cuatro ONGs que han implementado tecnología y visto un cambio importante a partir de ello, compartieron cómo las herramientas de Microsoft les han ayudado a ser más eficientes, ágiles y a tener un mayor impacto en sus diferentes funciones.
Por su parte, Baltasar Madrid Nieto, Director General de Casa de la Amistad, mencionó que, tras 8 años de trabajo con Microsoft México, la organización no podría haber crecido de la manera en que lo hizo sin la modernización de sus sistemas. Casa de la Amistad comenzó su transformación digital con Office 365 y Dynamics, herramientas que les han permitido monitorear de manera más eficiente el progreso del tratamiento de niños con cáncer y tener una visualización clara y amigable con Power BI. “Nuestro programa Ángeles Donantes no hubiera sido posible sin la tecnología de Microsoft, que nos permite rendir cuentas y dar información a quienes aportan a nuestra causa, e incluso con nuestras bases de datos, incidir en política pública”, acotó Baltasar Madrid.
Posteriormente, César Esquivel, CEO de Blooders, plataforma que conecta a los donadores de sangre con los hospitales que los necesitan, explicó que la tecnología de Microsoft les permite llegar a más donantes a lo largo de nuestro país. Esta plataforma corre en la nube de Microsoft Azure, lo que permite que el donante encuentre el hospital que requiere sangre, más cercano a su ubicación y permite agendar una cita para donar. Esquivel añadió, que Microsoft Azure resulta de gran ayuda para compartir información en tiempo real y de forma adecuada, además esta ONG está por implementar Dynamics y Power BI para generar bases de datos que sirvan para la toma de decisiones médicas.
Yunuen Mendoza, Directora Adjunta de Comunicación en un Kilo de Ayuda destacó en que una de las características más importantes para esta asociación es la seguridad de sus datos, misma que le brinda Microsoft Azure. Asimismo, mencionó que “En nuestra asociación hacemos manejo de datos sensibles tanto de personas como de entes gubernamentales, por ello, para nosotros el poder subir nuestra información a la nube sin miedo a que pueda perderse o sufrir de algún hackeo, es de suma importancia”. De la mano de Microsoft México, Un Kilo de Ayuda implementó INFOKILO, un sistema que permite dar seguimiento oportuno a todos los programas de la organización.
La presidenta de Mamá Digital, Melva Sangri, abordó la importancia del empoderamiento de las mujeres en el sector tecnológico, haciendo hincapié en que ellas deben tener las mismas oportunidades que los hombres para capacitarse. Mamá Digital desarrolla mejores competencias en las mujeres para que a través del uso de la tecnología puedan generar proyectos productivos para su hogar y vida profesional. Office 365 ha permitido que la operación diaria de esta ONG sea más eficiente. “Además del software que nos han donado, Microsoft México nos ha apoyado a través de cursos y entrenamientos que hemos podido replicar con las mujeres que trabajamos en Mamá Digital,” comentó Melva Sangri.
Así como estas Organizaciones ya se han transformado digitalmente, Microsoft invita a las ONGs a sumarse a este cambio. Durante los más de 30 años de Microsoft en México, la compañía ha invertido más de 130 millones de dólares en donaciones de software y servicios en la nube para OSCs en México y beneficiado a casi 10 mil organizaciones de este tipo.
¿Cómo puedo obtener una donación de software?
Las instituciones que deseen participar para obtener alguna donación de Microsoft, deben cumplir con una serie de requisitos, entre ellos, contar con una CLUNI (Clave Única de Inscripción al Registro Federal de las Organizaciones de la Sociedad Civil) en alianza con el INDESOL o ser Donatarias Autorizadas por la Secretaría de Hacienda y Crédito Público (SHCP). Además, es necesario que las organizaciones realicen sus actividades sin ánimo de lucro y tengan la misión de beneficiar a la comunidad local.
Para participar en el programa, las organizaciones deben verificar su elegibilidad y completar un formulario en la página https://www.microsoft.com/nonprofits y seguir los pasos sencillos que no les llevarán más de 15 minutos, indicados en la página.