quinta-feira, 11 de maio de 2023

MUSEU DE ARTE SACRA LANÇA OPEN CALL A ARTISTAS DA COVILHÃ


Com o objetivo de abandonar a ideia de elitismo por parte dos espaços culturais da Covilhã e numa perspetiva de democratização da arte e dos museus, mais do que estarem abertos à população, os nossos museus estão ao lado da comunidade covilhanense e incitam a sua participação.
Neste sentido, o Museu de Arte Sacra lança uma Call aberta a todos os covilhanenses, que lhes permite o envio de propostas de uma peça de arte sacra, de qualquer tipologia ou material, até ao final deste ano. A ação intitulada “Volátil: a minha peça de arte sacra” tem como objetivo dar visibilidade e relevo aos artistas do concelho que se dediquem a este tipo de arte.

A propostas serão analisadas por um júri ad hoc constituído propositadamente em função das peças enviadas. A peça selecionada mensalmente ficará exposta durante 30 dias no Museu de Arte Sacra, após o que poderá ser distribuída por outros museus parceiros.

O regulamento encontra-se disponível para consulta no Museu de Arte Sacra da Covilhã e pode ser solicitado via email para museus@cm-covilha.pt.

FESTIVAL - LENDAS DO ROCK


Corroios recebe em Julho a primeira edição do Festival LENDAS DO ROCK.
Nos dias 20, 21 e 22 de Julho realiza-se o primeiro grande festival de verão exclusivamente com bandas de tributo.

O Palco Carlos Paredes, um dos maiores do pais, localizado no Parque Urbano Quinta da Marialva em Corroios recebe ao longo de 3 dias algumas das mais conceituadas bandas de homenagem do mundo.

Serão prestados tributos a nomes lendários do Rock como Linkin Park, Nirvana, Metallica, , Guns N´Roses, Pink Floyd, Dire Straits, The Doors, Pearl Jam, entre outros.

Do cartaz constam nomes como os Portugueses HYBRID THEORY unanimemente considerados como a melhor banda de tributo do mundo a LINKIN PARK e que recentemente actuaram no Altice Arena com honras de sala cheia, os Alemães ECHOES - Performing Pink Floyd ou os Espanhois BROTHERS IN BAND sobre quem Guy Fletcher (antigo Teclista dos Dire Straits desde 1984) disse "pensei que estava a ouvir uma gravação nossa".
No total são 13 as bandas que actuam no maior recinto de espectáculos da Margem Sul.

O Festival é organizado pela Promotora Legends Alive e conta com o Apoio da Junta de Freguesia de Corroios.

O Passe de 3 dias custa 35€ e pode ser adquirido em www.lendasdorock.pt ou na Secretaria da Junta de Freguesia Local.
-----------------------------------------------------------------------------------
Podem consultar mais informações em:

Alerta redobrado nos próximos dias

De acordo com a informação do IPMA, prevê-se para os próximos dias tempo quente e seco.

Destacam-se as seguintes situações:
− Temperatura máxima entre 25 e 32°C nas regiões do Sul e no Alto Tejo;
− Valores de humidade relativa baixos durante a tarde no interior e na região Sul, com agravamento progressivo e fraca recuperação noturna;
− Intensificação do vento no Litoral Oeste e no Barlavento Algarvio até o final do dia 12;
− Agravamento do risco de incêndio para níveis Muito Elevado a Máximo no interior Norte, Centro e no Algarve.

Como consequência, é esperado o aumento do risco de incêndio, com condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais, assim como o aumento da dificuldade das ações de supressão, em especial no interior Norte e Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve.

A PROTEÇÃO CIVIL lembra que É PROIBIDO fazer Queimada Extensiva SEM AUTORIZAÇÃO. Informe-se na sua câmara municipal ou através do 808 200 520;
Nos dias de risco de incêndio Muito Elevado e Máximo É PROIBIDO fazer Queima deAmontoados SEM AUTORIZAÇÃO ou SEM COMUNICAÇÃO PRÉVIA. Informe-se nasua câmara municipal ou através do 808 200 520;
Nos dias de risco de incêndio Muito Elevado e Máximo É PROIBIDO utilizar fogo para a confeção de alimentos em todo o espaço rural, salvo se usados fora das zonas críticas enos locais devidamente autorizados para o efeito;
Nos dias de risco de incêndio Muito Elevado e Máximo É PROIBIDO fumigar ou desinfestar em apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas.
Nos dias de risco de incêndio Muito Elevado e Máximo É PROIBIDO usarmotorroçadoras, corta-matos e destroçadores. Evite o uso de grades de discos.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil recomenda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução.