quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Eu, Psicóloga | Relacionamentos abusivos: precisamos falar sobre isso. Um guia prático para se libertar e reconstruir sua vida



A violência contra a mulher ainda é muito presente na sociedade brasileira. Mas nem sempre ela é física: pode ocorrer através de mecanismos emocionais, como calúnias, difamações e ameaças. Por isso, nem sempre é fácil identificar e, principalmente, sair de um relacionamento abusivo.

Uma enquete conduzida neste ano pelo projeto Via Lilás, através de totens espalhados em estações de trem do Rio de Janeiro, mostrou que 71% de um total de 28 mil mulheres não denunciam seus agressores. Muitas delas ainda têm dificuldades para identificar quando são vítimas.

Afinal, o que significa estar em uma relação abusiva? Esse tipo de relacionamento se caracteriza quando uma das pessoas exerce controle sobre a outra, em benefício próprio. Isso pode se refletir de maneiras sutis ou ter desdobramentos mais extremos, como um ataque de ciúmes.

Desta forma, a vítima se afasta dos amigos, fica com baixa autoestima e perde traços de sua personalidade. E você, já parou para refletir se o seu relacionamento é saudável? 

Pensando nisso, a Psicóloga Debora Oliveira escreveu o ebook : “Relacionamentos abusivos: precisamos falar sobre isso. Um guia prático para se libertar e reconstruir sua vida.” É só clicar no link e baixar.






Debora Oliveira

Psicóloga Clínica

As aparências nos enganam e as vezes nos destroem

É muito comum sermos enganados pelas aparências. A leitura do livro de Josué, capítulo 9, mostra o estratagema do povo de Gibeão sobre Josué, sucessor de Moisés, o qual, movido pelas aparências de uma situação inteligentemente encenada, resolveu fazer aliança com um povo que desconhecia totalmente.
Josué fez esta aliança sem consultar a Deus, e apenas três dias depois, percebeu que fora enganado. Mas, a aliança estava selada, e consistia essencialmente em poupar a vida dos gibeonitas, porém, Josué ficou irritado com o engano e fez dos habitantes da cidade de Gibeão, escravos do povo judeu, que em grande número avançava sobre os povos que viviam na terra prometida.
Os gibeonitas tornaram-se rachadores de lenha e tiradores de água para a congregação de judeus e para o altar do Senhor. E estavam bem satisfeitos, afinal, suas vidas foram poupadas.
No livro de 2 Samuel, capítulo 21, cerca de 320 anos após a aliança
de Josué com os gibeonitas, estes se vingam do povo judeu. Veja como:
Nessa época, o rei Davi era o líder dos judeus, cujo povo, há três anos consecutivos perecia de fome na terra de Canaã. E Davi não entendia o que se passava, não entendia porque passavam fome, então, finalmente resolveu arguir Deus.
E Deus lhe disse: “Há culpa de sangue sobre Saul e sobre sua casa porque ele matou os gibeonitas.”
Saul antecedera o rei Davi, e quebrou a aliança de Josué com o povo gibeonita.
E Davi, percebendo o ato falho, a quebra da aliança, imediatamente chamou os gibeonitas, que exigiram como reparação, a morte de sete homens da descendência de Saul.
Eles não queriam nem ouro nem prata, queriam a vida de descendentes do homem que quebrara aliança, que os enganara.
E o rei Davi sem alternativa assentiu, e os sete homens da casa de Saul foram enforcados. E, depois disso, Deus se tornou favorável para o povo judeu, vieram as chuvas sobre Canaã, e a fome finalmente cessou.
Transportando estes fatos bíblicos para o tempo que vivemos, nós também vivemos situações de fome e penúria, sem que haja culpa de nossa parte, porém, mesmo que não tenhamos culpa, temos responsabilidade pela situação que vivenciamos.
Quando as coisas dão errado, e os cenários nos afligem, precisamos arguir Deus, arguir nossa cobertura espiritual, e sermos claros:
Enfrento tal situação e estou atribulado e sofrendo. O que está acontecendo, afinal. Pode me auxiliar, por favor?
Consulte a Deus tão logo surja dificuldade. Não espere três longos anos como fez o rei Davi, porque a procrastinação atrasará a sua benção, e claro, prolongará o seu sofrimento.
As aparências enganam e destroem. E nosso Brasil ainda vive momentos extraordinariamente difíceis, porque fomos enganados pelas aparências.
A população brasileira foi enganada por Luiz Inácio que chegou ao poder porque prometeu ética, decência e honestidade. O povo humilde acreditou naquele metalúrgico que falava tudo o que os trabalhadores queriam ouvir. E a partir de 2005 as tragédias começaram vir à tona...
E os planos maquiavélicos do PT começaram a ruir... E o povo humilde começou a desconfiar de tanta denúncia...
Sua sucessora, Dilma Rousseff, idem ibidem, não obstante, nesses anos todos, o governo federal encurralou os brasileiros numa verdadeira sinuca de bico, numa sinecura de lascar; e muitos, sem aquilatar que a culpa é nossa, (e mesmo que não seja nossa, porque não votamos nem em Lula, nem em Dilma), a responsabilidade é toda nossa e temos que arcar com o ónus dessa responsabilidade.
Temer veio no pacote pois era vice de Dilma, e pelo menos não é um populista e está tentando fazer o que o país precisa: Reformas!
Porém, não há mal que dure para sempre, e após tanta balbúrdia, tanta sandice e tanta iniquidade, eis que surge réstia de luz no final do túnel, isto é, o BRASIL, começa a dar certo! A economia começa a crescer outra vez... O ânimo empresarial retorna. Aleluia!
Vivemos agora o fim de um ciclo que tornou o país uma terra arrasada. É o fim de um ciclo onde todos os contratos de obras com o governo estavam açodados com a imoralidade, a ganância e a corrupção.
Penso que o Brasil está concluindo um período de trevas para iniciar uma nova etapa, uma nova era. O país começa a dar sinais de recuperação, e o que precisamos fazer é escolher as pessoas certas para dirigir esta nação.
E os petistas, esbravejam e prometem que farão o diabo para não sair de cena.Está bem, vamos aguardar os acontecimentos.... Sei que nossas forças armadas estão vigilantes e atentas, e estes homens tem o dever cívico de garantir a democracia e o cumprimento de nossas leis.
E sei que Deus está do nosso lado. Ele é soberano, tudo comanda e nunca abandona aliados. Glória a Deus!

João António Pagliosa - Curitiba/PR
Engenheiro Agrónomo, palestrante e escritor
Curitiba, 01 de novembro de 2017

Bombeiros de Sendim Conseguem Nova Viatura

Os Bombeiros de Sendim já têm a nova viatura de combate a incêndios. Após um acidente de viação no dia 2 de Agosto a caminho de Mogadouro, o veículo terá ficado totalmente destruído.
Devido à falta que fazia este meio na corporação, várias entidades decidiram criar iniciativas como forma de angariar dinheiro para uma nova viatura, tal como nos conta Ilídio Rodrigues, Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros de Sendim.
“Com a ajuda de muita gente, incluindo a vossa rádio que colaborou connosco, no sentido de criar uma onda de solidariedade e essa onda foi criada e através disso foram criadas receitas suficientes para adquirir um camião, uma viatura para incêndios florestais. Essa viatura foi adquirida, foi preparada e está neste momento disponível. Falta apenas a sua legalização porque foi adquirida em França e portanto o dinheiro que arrecadámos serviram exatamente para a aquisição dessa viatura.”
O novo carro de combate teve o custo de aproximadamente 16 000€, mas foram arrecadadas receitas superiores a este valor.
“Nós arrecadámos um valor superior, que foi cerca de 25.000€, aquele que sobrar nós iremos junto com o Corpo de Comando arranjar uma forma de comprar equipamento para apetrechar essa viatura ou outra.”
Uma onda de solidariedade que contou com vários donativos e espectáculos que possibilitou a esta corporação conseguir uma nova viatura.
Fonte: ondalivrefm

Três homens agredidos brutalmente em Coimbra. Um está gravemente ferido

Três homens agredidos brutalmente em Coimbra. Um está gravemente ferido
Um homem de 57 anos e dois jovens de 24 anos foram hoje "brutalmente agredidos" na cidade de Coimbra, encontrando-se um deles com prognóstico muito reservado, disse à agência Lusa fonte da PSP.

Amesma fonte adiantou que as agressões aconteceram antes das 08:10, hora do alerta para a PSP via 112, no exterior da rua Luciano Castilho, na zona da Solum.

O homem de 57 anos estava a ser agredido por dois indivíduos quando dois jovens de 24 anos foram em seu socorro, acabando também por ser agredidos.

Segundo a PSP, os três estão hospitalizados no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, mas um dos jovens encontra-se com prognóstico "muito reservado".

Os agressores foram, entretanto, identificados pela PSP, mas encontram-se em parte incerta. A Polícia Judiciária já tem conhecimento do ocorrido.
Fonte/Foto: Lusa

Hora de Fecho: IRA. O grupo de durões que defende os animais

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Não dão a cara nem o nome. Para se resguardarem perante a lei e para evitarem que mais pessoas lhes peçam para salvar cães, gatos ou até cavalos em risco. Existem há um ano e têm mais de 54 mil fãs.
Dustin Hoffman foi acusado de assédio sexual por ter utilizado linguagem abusiva e ter apalpado de forma continuada uma estagiária de 17 anos em 1985, enquanto rodava o filme "Death of Salesman".
Trump admite enviar autor de atentado de Nova Iorque, que matou 8 pessoas e feriu 15, para a prisão de Guantánamo. Presidente dos EUA diz que é tempo de deixar o "politicamente correto".
O designer que fez o mapa viral da Europa se todos os independentismos ganhassem diz, em entrevista ao Observador, que todas as nações deviam poder "seguir pelo seu caminho".
Foi há 80 anos que uma explosão na Rua Barbosa du Bocage, em Lisboa, motivou a pergunta "quem quis matar Salazar". O Observador faz a pré-publicação de um novo livro que conta os detalhes do atentado.
Louçã considera que Bloco de Esquerda e PCP são indispensáveis para a continuidade da política de reposição de direitos e rendimentos e que "instigar" um contra o outro seria um "tiro no pé".
Acusação do Ministério Público no atropelamento mortal de Marco Ficini confirma que tudo começou com uma provocação em Alvalade antes de uma espera na Luz, onde o adepto italiano viria a falecer.
Está entre nós para apresentar "Screen Memories", um disco onde o passado se digitaliza perante o futuro. Falámos com o músico sobre ecrãs, canções pop e heterónimos de Fernando Pessoa.
Sally Potter assina uma feroz comédia política negra com pouco mais de uma hora de duração, que deixa de rastos a elite progressista e bem-pensante inglesa. Eurico de Barros dá-lhe quatro estrelas.
É uma festa que acontece todos os anos e esta foi a 18.ª edição. Em Nova Iorque, a modelo e apresentadora juntou amigos e celebridades. Mostramos-lhe 20 fotos desta Noite das Bruxas. 
Opinião

Rui Ramos
A oligarquia fala cada vez mais de um “novo ciclo”. Todos pensaram que tivesse a ver com a saída de Passos Coelho. E se também tiver a ver com uma eventual dispensa de António Costa? 

Tiago de Oliveira Cavaco
Os protestantes são olhados com desconfiança em Portugal porque, onde as pessoas associam fé a sossego, os protestantes surgem como exoticamente extrovertidos: cantam, falam, pregam, dançam...

Alexandre Homem Cristo
A Catalunha é o campo de batalha onde prossegue a guerra destes tempos – a do ataque ao liberalismo. São os valores republicanos que precisam de defesa. Contra Puigdemont, como contra Trump e Le Pen.

João Marques de Almeida
O afastamento entre Belém e São Bento deixam o PM muito mais exposto aos seus parceiros da geringonça. A partir de agora, vai ser mais difícil geringonçar. E também aqui a palavra chave é confiança.

Helena Matos
Espantoso país este que tem como primeiro-ministro um derrotado nas legislativas e o homem que ganhou essas legislativas se demite de líder partidário porque perdeu as autárquicas.

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Puigdemont não se vai apresentar perante a Audiência Nacional espanhola

Advogado belga acredita que o ex-líder catalão "não terá um julgamento justo".
Resultado de imagem para Puigdemont não se vai apresentar perante a Audiência Nacional espanhola
O ex-presidente do governo da Catalunha Carles Puigdemont "não irá a Madrid" quinta-feira para se apresentar perante a Audiência Nacional, porque o seu advogado acredita que "não terá um julgamento justo" em Espanha, segundo declarações a um jornal holandês.
"É bastante óbvio que o meu cliente vai adotar agora a atitude de esperar para ver o que se passa", afirmou o advogado belga, Paul Bekaerts, quando questionado sobre se Puigdemont se vai apresentar perante a justiça espanhola.
A Audiência Nacional citou Puigdemont e outros 13 membros do governo catalão para se apresentarem às 09:00 de quinta-feira (08:00 em Lisboa) para responderem pelos delitos de rebelião, motim e mau uso de fundos públicos.
Lusa

Colheita de sangue dia 1 de Novembro entre as 15 horas e as 19 horas



Novembro | Colheitas de Sangue a realizar pela ADASCA em Aveiro
O sangue não se fabrica artificialmente, só o ser humano o pode doar. Se tem mais 18 anos, menos de 65 anos (o limite de idade para a primeira dádiva é os 60 anos), peso igual ou superior a 50 kg e se tem hábitos de vida saudável. Faça a diferença, Dê Sangue e ajude a Salvar Vidas. Muito obrigado. IPST, IP
As sessões de colheitas de sangue para o mês de Novembro vão decorrer nos dias 1, 8, 15, 22 e 29 das 15 horas às 19:30 horas,   ainda nos dias 4, 18 e 25 das 9 horas às 13 horas,  no Posto Fixo localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso em Aveiro,  Rua de Ovar,  Coordenadas GPS: N 40.62659 - W -8.65133.
Os interessados em aderir à dádiva devem fazer-se acompanhar do Cartão de Cidadão para facilitar a inscrição ou do Cartão de Nacional de Dador de sangue.
Atenção: Após tomar o almoço convém ter em conta o período de tempo para digestão, nunca inferior a 2:30 Horas. Na região de Aveiro só não adere à dádiva de sangue quem não pode ou não quer...
“Solidários, seremos união. Separados seremos pontos de vista. Juntos, alcançaremos a realização de nossos propósitos” como escreveu Bezerra de Menezes.
O propósito da ADASCA é fazer tudo o que está ao seu alcance para que a adesão à dádiva de sangue em Aveiro aumente, nunca somos de mais para fazer face às necessidades de sangue nos hospitais.

Outras podem ser consultadas no Site: www.adasca.pt
Joaquim Carlos

Presidente da Direcção da ADASCA

MEO não vai cobrar aos clientes afetados pelos incêndios

A empresa referiu que irá suspender a fatura durante três meses
A MEO anunciou que não vai cobrar durante três meses os seus serviços aos clientes que foram afetados pelos incêndios.
Depois de a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) ter recomendado às operadoras para não cobrarem aos seus clientes o período em que estes estiveram sem comunicações por causa dos incêndios, a MEO referiu que durante três meses  irá “inibir a faturação dos serviços fixos prestados aos clientes residenciais e empresariais afetados” pelos incêndios.
A operadora adiantou ainda que “já solicitou às autoridades competentes a identificação das vítimas, das pessoas desalojadas e das empresas com instalações destruídas pelos incêndios, aguardando a receção da mesma com urgência, para evitar situações indevidas de faturação ou penalização”.
A Vodafone garantiu que “tem agido de forma flexível com os seus clientes” que sofreram com os incêndios, explicando que sempre que foi “confrontada pelos clientes, na grande maioria empresariais com serviço fixo, tem mostrado abertura e flexibilidade para colaborar na procura de soluções para cada caso”.
Nas soluções apontadas pela operadora estão “a suspensão de contratos”, sem penalização.
A lei não estabelece qualquer obrigação de descontar na fatura, mas a Anacom defende que a suspensão da fatura deve partir das empresas e não cliente.

Fonte: Sol

Técnicos de diagnóstico e terapêutica iniciam quinta-feira greve por tempo indeterminado

Resultado de imagem para Técnicos de diagnóstico e terapêutica iniciam quinta-feira greve por tempo indeterminado
Os técnicos de diagnóstico e terapêutica começam na quinta-feira uma greve por tempo indeterminado, um protesto que pretende exigir a reposição do acordo que os sindicatos do setor dizem ter sido “violado pelo Governo”.
No dia do arranque da greve está prevista uma manifestação em Lisboa, junto ao Ministério da Saúde, que o Sindicato Nacional dos Técnicos Superiores de Saúde das Áreas de Diagnóstico e Terapêutica considera que será “a maior manifestação de sempre”.
“Mais de meio milhar de profissionais irá descolar-se do norte e centro do país para manifestar a sua indignação”, estima o Sindicato num comunicado divulgado em vésperas da greve.
Durante a manifestação, os profissionais pretendem entregar no Ministério da Saúde um manifesto com “denúncias sobre as iniquidades que se abateram” sobre os técnicos de diagnóstico e terapêutica.
Segundo os sindicalistas, tinha sido acordado entre sindicatos e Governo uma quota de 30% de lugares de topo de carreira para os profissionais de diagnóstico e terapêutica. Contudo, em Conselho de Ministros, essa quota foi diminuída para 15%, uma situação que está a indignar os profissionais.
Análises clínicas e exames complementares de diagnóstico devem ser os serviços mais afetados por esta greve nacional destes profissionais que não tem para já uma data de fim.

Fonte: MadreMedia/Lusa

Bombeiros do Seixal com dívida de 7,64 milhões. Cooperação arrisca fechar

Resultado de imagem para Bombeiros Mistos do Concelho do Seixal
Em declarações à TSF, o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses lamenta que os bombeiros não recebam em função do serviço que prestam.
A Associação Humanitária de Bombeiros Mistos do Concelho do Seixal ficou com uma situação financeira insustentável a 31 de maio de 2016, data em que foi condenada pelo Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa, Juízo do Trabalho do Barreiro, a pagar mais de 260 mil euros a um seu ex-trabalhador, a título de trabalho suplementar, trabalho noturno, indemnização por despedimento e salários intercalares.
Face à condenação da associação no referido processo judicial, outros bombeiros com os mesmos horários reclamaram também o pagamento de trabalho suplementar e de trabalho noturno que terão prestado à associação.
A Associação Humanitária de Bombeiros Mistos do Concelho do Seixal reconheceu esses créditos, no valor total de 7,64 milhões de euros, mas, face à falta de liquidez para o pagamento da dívida em causa, decidiu iniciar um Processo Especial de Revitalização.
Em declarações à TSF, o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Jaime Mota Soares, lamenta o que diz ser um problema de subfinanciamento.
Se todos os bombeiros do país reclamassem horas extraordinária haveria mais cooperações com este problema, nota.

Fonte: TSF com Lusa
Foto: Luís Branco/Global Imagens

Homens optam cada vez mais por receber subsídio por licença parental obrigatória

Cada vez mais os homens optam por receber o subsídio por licença parental obrigatória de uso exclusivo do pai, revela um relatório que destaca um aumento registado na última década.
Resultado de imagem para Homens optam cada vez mais por receber subsídio por licença parental obrigatória
“A percentagem de homens que receberam subsídio por licença parental obrigatória de uso exclusivo do pai face à percentagem de licença obrigatória gozada por mulheres obteve um aumento bastante significativo entre 2005 (56,5%) e 2016 (75,9%)”, refere o relatório sobre “o progresso da igualdade entre mulheres e homens no trabalho, no emprego e na formação profissional – 2016”.
A mesma tendência ocorreu em relação ao número de homens que receberam subsídio por licença parental facultativa de uso exclusivo do pai, que em 2005 era de 43,3% e em 2016 chegou aos 66,7%.
O relatório da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE) destaca também “a contínua adesão dos pais trabalhadores à partilha de licença parental, que passou de 0,5% em 2005 para 34,1% em 2016”.
Ao nível da afetação de tempos às diferentes formas de trabalho, os dados mostram “um tempo de trabalho total claramente superior para as mulheres, facto que resulta principalmente da desigual duração do trabalho doméstico não remunerado por género”.
“Efetivamente, são as mulheres que têm a seu cargo a maior parte do trabalho doméstico e de prestação de cuidados a crianças e a pessoas adultas dependentes, gastando diariamente mais uma hora e 40 minutos nestas tarefas, comparativamente aos homens”, sublinha o relatório, que é apresentado na quinta-feira em Lisboa, no seminário “A Igualdade de Género no Mercado de Trabalho – Dia da Igualdade Salarial”.
Segundo o documento, os homens afetam diariamente mais 27 minutos do que as mulheres ao trabalho pago, sendo que o dia de trabalho das mulheres é mais longo, observando-se um diferencial médio de uma hora e treze minutos entre o trabalho diário das mulheres e dos homens.
No trabalho não pago, são as mulheres que asseguram grande parte das tarefas rotineiras de manutenção da casa e da família — preparação de refeições, limpeza da casa e cuidado da roupa — enquanto os homens se dedicam a tarefas mais esporádicas e menos exigentes em termos de tempo.
Tratar de assuntos comerciais e administrativos (seguros, impostos, banco, contas) é uma das tarefas domésticas que os homens asseguram com maior frequência, sendo assumidas por 12% dos homens, face a 9,9% das mulheres, refere o relatório que cita os resultados do Inquérito Nacional aos Usos do Tempo (INUT 2015), que envolveu 10.146 pessoas.
Relativamente à diferença salarial, o documento sublinha que “é mais acentuada nos níveis de escolaridade mais elevados, diminuindo nos níveis de escolaridade mais baixos”.
Assim, no grupo com habilitações ao nível do 1.º ciclo do ensino básico, a remuneração média mensal de base das mulheres representava, em 2015, 87,5% da remuneração média mensal de base dos homens e o ganho médio mensal das mulheres representava 82,8% do ganho dos homens.
Já nos trabalhadores detentores de um bacharelato, a remuneração base das mulheres correspondia a 70% da dos homens e o ganho a 69,1% do dos homens, sendo que, nos licenciados, esta diferença aumenta para 71,7% e 70,7%, respetivamente.
Faça a sua subscrição gratuita
Campanha para 1 milhão de visualizações.
Consigo é possível!
Litoral Centro – Comunicação e Imagem Online http://aveiro123.blogspot.pt/
editorlitoralcentro@gmail.com

Bom feriado! O ataque em Nova Iorque, Puigdemont não vai para Barcelona; e as fraudes com bruxas e videntes que chegaram a tribunal

Logo Observador

360º

As principais notícias do dia
Bom dia!
Sara procurou ajuda por causa de "um bruxedo" na relação. Maria por dores que a medicina não conseguia curar. Fernanda acreditou que um vidente lhe recuperaria dinheiro emprestado. Todas acabaram mal.
O ex-presidente do governo da Catalunha Carles Puigdemont “não irá a Madrid” quinta-feira para se apresentar perante a Audiência Nacional, porque, acredita, "não terá um julgamento justo".
O governo espanhol extinguiu três organismos que haviam assessorado o presidente do governo da Catalunha demissionário Carles Puigdemont no processo independentista.
Polícia diz que suspeito foi detido. Mayor de Nova Iorque confirmou que o atacante,Sayfullo Saipo, fez oito mortes e deixou "várias pessoas" feridas, muitos dos quais em estado considerado grave.
Cinco dos oito mortos do ataque perpetrado na terça-feira em Nova Iorque são argentinos, informou o Governo de Buenos Aires.
Vivia na Florida e já estaria nos Estados Unidos desde 2010. Alugou uma carrinha e matou pelo menos oito pessoas esta quarta-feira em Manhattan. Quem é o atacante de Nova Iorque?
O ataque em Nova Iorque já fez pelo menos oito mortos e 15 feridos. No local está um grande aparato policial. Imagens partilhadas mostram o possível atacante a correr pelas ruas armado.
Apenas o Sporting rematou à baliza na primeira parte. Fê-lo um par de vezes. E chegou em vantagem (1-0) ao intervalo. Após o recomeço a Juventus cresceu e as pernas faltariam aos da casa. Deu empate.
Benfica tornou-se a primeira equipa portuguesa a somar quatro derrotas nas primeiras rondas da Champions, mas ainda pode tornar-se a primeira a passar aos oitavos com dois triunfos a fechar os grupos.
A "febre" do Halloween já começou um pouco por todo o mundo e os famosos não são exceção. Há caveiras, palhaços, mas também Kardashians e um Harry Potter. Veja as fotos. 
Opinião

Rui Ramos
A oligarquia fala cada vez mais de um “novo ciclo”. Todos pensaram que tivesse a ver com a saída de Passos Coelho. E se também tiver a ver com uma eventual dispensa de António Costa? 

Tiago de Oliveira Cavaco
Os protestantes são olhados com desconfiança em Portugal porque, onde as pessoas associam fé a sossego, os protestantes surgem como exoticamente extrovertidos: cantam, falam, pregam, dançam...

Alexandre Homem Cristo
A Catalunha é o campo de batalha onde prossegue a guerra destes tempos – a do ataque ao liberalismo. São os valores republicanos que precisam de defesa. Contra Puigdemont, como contra Trump e Le Pen.

João Marques de Almeida
O afastamento entre Belém e São Bento deixam o PM muito mais exposto aos seus parceiros da geringonça. A partir de agora, vai ser mais difícil geringonçar. E também aqui a palavra chave é confiança.

Helena Matos
Espantoso país este que tem como primeiro-ministro um derrotado nas legislativas e o homem que ganhou essas legislativas se demite de líder partidário porque perdeu as autárquicas.
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Editorial | Quando as crianças são vítimas de leucemias


Escrever sobre pessoas que sofrem seja de que doença for, não é tarefa fácil, principalmente aquelas vítimas de cancro, leucemias diversas, e quando envolve crianças, pior ainda, como ontem tive a oportunidade de conhecer numa Unidade Hospitalar no Porto, é mais do que arrepiante.

Chegam ao nosso conhecimento muitos casos, com conteúdos de apelos dramáticos, dos mais diversos pontos do País. O que fazer quando os meios são escassos, ou, não existem? Sim, porque a ADASCA não recebe, nem recebeu apoio financeiro da Câmara Municipal de Aveiro como aconteceu com outras associações, vai-se lá saber porquê!

Elogios sem substancia, palavras bonitas como aquelas que alguns sabem dizer em circunstancias especiais, não nos ajudam em nada. A associação necessita de gestos concretos...

O João Pedro e a menina Leonor apelam à nossa/vossa solidariedade. Como a ADASCA sabe valorizar estas situações, na tarde de hoje, apesar de ser feriado, promove uma sessão de colheitas de sangue num gesto de singela homenagem a todos os doentes e dadores de sangue que já partiram.

Não fiquem indiferentes! Quntas vezes dizemos isto? Vezes sem conta. A indferença que reina na sociedade é preocupante.

As pessoas quando necessitam aproximam-se, quando deixam de precisar, afastam-se, sem um agradecimento por fingido que seja.

Não deixem de aceder ao site www.adasca.pt


J. Carlos

Director


Hoje/APELO na primeira pessoa: Ajudem-me por favor! ... Dia 1 de Novembro das 15 horas às 19 horas no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro

Atividade operacional semanal do Destacamento da GNR de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra levou a efeito um conjunto de operações, no distrito de Coimbra, na semana de 24 a 30 de outubro, que visaram a prevenção e combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras, registando-se os seguintes dados operacionais:
Detenções: 18 detidos em flagrante delito, destacando-se:
  • Sete por condução sob o efeito do álcool;
  • Duas por tráfico de estupefacientes;
  • Uma por condução sem habilitação legal.
Apreensões:
  • 20 doses de haxixe;
  • Cinco doses cannabis;
  • Duas doses cocaína;
  • Dois veículos;
  • Quatro munições.
Trânsito:


Fiscalização:

721 infrações detetadas, destacando-se:
  • 306 por excesso de velocidade;
  • 33 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;
  • 21  por condução sob o efeito do álcool.
Sinistralidade:
77 acidentes registados, destacando-se:
  • Um morto;
  • Um ferido grave;
  • 29 feridos leves.

  1. Fiscalização Geral: 25 autos de contraordenação:
  • 22 no âmbito da legislação policial;
  • Três no âmbito da legislação da proteção da natureza e do ambiente.

  1. Ações de sensibilização:
  • 11 no âmbito da operação “Idosos em Segurança”, tendo sido sensibilizados 313 idosos;
  • Duas de âmbito escolar, tendo sido sensibilizados 320 alunos/professores.
Faça a sua subscrição gratuita
Campanha para 1 milhão de visualizações.
Consigo é possível!
Litoral Centro – Comunicação e Imagem Online http://aveiro123.blogspot.pt/
editorlitoralcentro@gmail.com