terça-feira, 15 de março de 2016

Sempre atual, este Senhor!


Estátua de António Aleixo em Loulé

CINCO QUADRAS DE ANTÓNIO ALEIXO

Acho uma moral ruim
trazer o vulgo enganado:
mandarem fazer assim
e eles fazerem assado.

Sou um dos membros malditos
dessa falsa sociedade
que, baseada nos mitos,
pode roubar à vontade.

Esses por quem não te interessas
produzem quanto consomes:
vivem das tuas promessas
ganhando o pão que tu comes.

Não me deem mais desgostos
porque sei raciocinar...
Só os burros estão dispostos
a sofrer sem protestar!

Esta mascarada enorme
com que o mundo nos aldraba,
dura enquanto o povo dorme,
quando ele acordar, acaba.

António Aleixo

Hora de Fecho: Em direto/ Novo tiroteio em Bruxelas. Atiradores em fuga

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
ATENTADOS DE PARIS 
As polícias belga e francesa estavam a conduzir uma operação antiterrorista num subúrbio de Bruxelas quando foram alvejadas. Há três polícias feridos e dois atiradores podem estar escondidos no bairro
LULA DA SILVA 
O jornal O Globo assegura que o ex-presidente brasileiro confidenciou a apoiantes que aceitará ser ministro de Dilma Rousseff. Investigações em curso passariam para o Supremo Tribunal Federal do país.
ORÇAMENTO 2016 
PS aprovou proposta do PCP que reduz taxa máxima de IMI de 0,5% para 0,45%. Alteração entra já neste Orçamento, mas o impacto só será sentido pelos contribuintes em 2018.
SWAPS 
O Governo vai recorrer da decisão do Tribunal de Londres que declarou válidos os swaps do Santander Totta contratados pelos metros de Lisboa e Porto, Carris e STCP, com um valor global de 1800 milhões
PARLAMENTO 
Deputados pediram informações ao Governo sobre eventuais benefícios fiscais concedidos à Arrow Global, ou filiais, mas ainda não há resposta. Comissão de Ética reúne sem novidades do caso Maria Luís.
BANCA 
A venda do Novo Banco abre a porta da consolidação na banca. Mais do que o controlo estrangeiro, o que está em causa é o domínio dos bancos portugueses pelo capital de um só país.
AUTORIDADE PARA AS CONDIÇÕES DO TRABALHO 
A Autoridade para as Condições do Trabalho comprou um drone que vai utilizar para detectar trabalhadores ilegais em campos agrícolas e florestais. Para já, não há conflitos com a proteção de dados.
PARLAMENTO 
Sociais-democratas não se consideram suficientemente esclarecidos sobre a decisão do ministro da Cultura em demitir António Lamas no final de fevereiro.
ANGOLA 
Bento Kangamba, sobrinho de José Eduardo dos Santos, esteve envolvido num processo de fraude fiscal, branqueamento de capitais e incentivo à prostituição.
MARCELO REBELO DE SOUSA 
Marcelo Rebelo de Sousa considerou que a igualdade de género "é uma forma de estar" e disse que a questão está no topo das suas preocupações, definindo-se como um "Presidente quase feminista".
FERTILIDADE 
Portugal foi o país da União Europeia (UE) com a taxa de fertilidade mais baixa em 2014, de 1,23 bebés por mulher, e foi também o Estado-membro que registou a maior queda de nascimentos desde 2001 e 2014, revela o Eurostat.
Opinião

Rui Ramos
Durante anos, apresentaram-nos a UE como um factor de estabilidade. A mistura de inacção cínica e de demagogia humanitarista neste caso dos "refugiados" está a fazer da UE um factor de instabilidade.

José Conde Rodrigues
Apesar dos estímulos, tendência continua a ser no sentido da estagnação económica. O panorama é de crescimento económico anémico, com elevado endividamento e incipiente aumento de produtividade.

Laurinda Alves
A pergunta prévia que todos nos fazemos é “até que ponto o doente cirúrgico se sente à vontade entre pares” já que, uma vez dentro do Bloco Operatório, ele também faz parte da equipa?

Paulo de Almeida Sande
Ora sendo a língua portuguesa a pátria de nós todos, como quis o desassossegado Soares, que dizer dos homens públicos de todos os quadrantes que a usam descuidadamente ou com ignorância?

Luis Carvalho Rodrigues
O que me escandaliza não são os devaneios multiculturalistas da Direcção-Geral de Saúde. É o próprio manual, o objecto, o produto em si. É o imenso e escandaloso desperdício que representa.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

ASTRÓNOMOS DESCOBRIRAM A BOSS GREAT WALL, O MAIOR OBJETO DO UNIVERSO


 
O universo é uma teia de nós gigantes de matéria à volta de buracos vazios
O universo é uma teia de aglomerados gigantes de matéria à volta de buracos vazios
Astrónomos europeus anunciaram na semana passada a descoberta do BOSS Great Wall, um grupo de superaglomerados de galáxias que se estende por cerca de mil milhões de anos-luz de diâmetro.
Trata-se da maior estrutura encontrada até hoje no espaço, dois terços maior do que a Sloan Great Wall, descoberta em 2003.
A descoberta da BOSS (Baryon Oscillation Spectroscopic Survey) Great Wall, que será publicada naAstronomy & Astrophysics, é resultado do levantamento espectroscópico da oscilação acústica dos bariões, uma cadeia de superaglomerados ligados por gases que se encontram a cerca de 4,5 a 6,5 mil milhões de anos-luz de distância da Terra.
Graças à gravidade, estes superaglomerados mantêm-se ligados e se agitam em conjunto através do vácuo do espaço.
A estrutura foi descoberta por uma equipa do Instituto Ilhas Canárias de Astrofísica e é composta de 830 galáxias, com uma massa 10 mil vezes maior do que a Via Láctea.
No entanto, nem todos concordam que o BOSS Great Wall deva mesmo ser considerado uma estrutura única. O argumento é que estes superaglomerados não estão de facto ligados, mas que possuem lacunas mais ou menos ligadas por nuvens de gás e poeira.
Este debate ocorre sempre que objetos do género são encontrados. Contudo, os argumentos por norma resumem-se a definições pessoais do que constitui uma estrutura singular e a maioria dos investigadores acaba por concordar que tais aglomerados são uma coisa só.
O que ninguém discorda, no entanto, é que o BOSS Great Wall é até agora o maior objeto já encontrado no espaço.
Ainda mais incompreensível é o fato de que pode haver vários superaglomerados semelhantes a flutuar a milhares e milhões de anos-luz de distância. À medida que a nossa tecnologia melhorar e a nossa capacidade de ver mais longe no universo aumentar, poderemos ter mais surpresas.
Além de ser incrível, a nova teia de galáxias também pode ajudar os investigadores a compreender melhor como o universo se estruturou após o Big Bang.

CHINA PROÍBE HOMOSSEXUAIS, DROGAS E BRUXAS NA TELEVISÃO


 
Olivier Hoffschir / Wikimedia
-
O que têm em comum as bruxas, os homossexuais e as drogas? Todos estão agora na lista do governo chinês que os proíbe de aparecer em programas de televisão.
De acordo com os media chineses, o governo divulgou recentemente um documento que exige aos produtores do setor audiovisual que excluam da sua programação qualquer conteúdo que possa ser considerado “moralmente perigoso”.
Na lista negra destes conteúdos, estão temáticas como a homossexualidade, a infidelidade, as superstições, a reencarnação e a bruxaria, assim como a utilização de substâncias ilícitas.
À custa desta nova regulação, as autoridades chinesas já suspenderam a transmissão de algumas séries de grande popularidade no país como, por exemplo, “Go Princess Go”.
Esta série, que é internacionalmente conhecida, foi acusada de ter muitas cenas de sexo, de violência e de outros “conteúdos controversos”.
O mesmo se passa com outros programas que, segundo o governo chinês, podem influenciar os adolescentes negativamente por causa das cenas de sexo, brigas, consumo de álcool e outros hábitos de dependência.
Ainda de acordo com a imprensa chinesa, Pequim também terá proibido a exibição de programas policiais que possam revelar estratégias e táticas utilizadas pelas forças de segurança.
Neste caso, o receio do governo chinês é que esses conteúdos possam ajudar os criminosos a saber como podem escapar da polícia.
Esta não é a primeira vez que as autoridades chinesas assumem o controlo no setor televisivo do país.
Em 2014, o governo ordenou aos canais de televisão que transmitissem séries de conteúdo “patriótico e antifascista” nas horas de maior audiência.
ZAP / Sputnik News

DESPESAS VETERINÁRIAS VÃO DAR DESCONTO NO IRS


 
Jamie Baker/Flickr
A especialista quer ver a política de apenas um gato por casa implementada para reduzir a população felina nas áreas urbanas
Proposta do PAN foi aprovada esta segunda-feira no Parlamento e prevê que as despesas veterinárias possam ter uma dedução no IRS.
O IVA das despesas veterinárias vai passar a poder ser deduzido no IRS, até ao limite de 250 euros, avança a agência Lusa, citada pelo jornal Expresso.
A proposta de alteração ao OE 2016 apresentada pelo partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) foi aprovada esta segunda-feira no Parlamento.
Tal como já acontece com outras despesas, os consumidores que tenham gastos com cuidados veterinários e pedirem fatura com o número de identificação fiscal podem deduzir 15% do IVA.
Segundo a Lusa, o sistema atualmente em vigor já permite a dedução deste tipo de despesas mas engloba-as nas despesas gerais, juntamente com outras despesas familiares.
A proposta inicialmente apresentada pelo partido pretendia que estas despesas integrassem as despesas de saúde do agregado familiar. No entanto, “por sugestão do Governo”, o PAN acabou por apresentar uma proposta de substituição.
O PAN indicou à Lusa que esta alteração se fez para que estas despesas sejam “integradas numa categoria onde estarão especificamente enquadradas”.
A medida foi aprovada com votos favoráveis da esquerda – PS, BE e PCP – e com os votos contra do CDS e com a abstenção do PSD.
Ainda na parte fiscal do OE 2016, os deputados aprovaram a dedução fixa por filho de 600 euros em sede de IRS e o quociente conjugal, em substituição do quociente familiar.
ZAP

MAIS DE 500 MIL NA LISTA DE CONSUMIDORES COM DINHEIRO A RECEBER DE CAUÇÕES


 
(dr) EDP
Listas com mais de 500 mil consumidores que têm direito a receber valor de cauções foram agora divulgadas.
Entre clientes particulares e empresas, há cerca de 500 mil portugueses que têm dinheiro a receber proveniente de cauções que foram cobradas até 1999.
Até esse ano, quem efetuasse um contrato de água, luz, ou gás, via-se obrigado a pagar uma caução para que, caso algum pagamento falhasse, o dinheiro fosse reposto.
Porém, exatamente nesse ano, essa lei foi anulada e foi solicitado que o valor destas cauções fosse devolvido aos clientes.
Segundo o Observador, quem pagou a caução por débito bancário recebeu de imediato o dinheiro, por outro lado, nos restantes casos os clientes tinham de ir à empresa em questão e pedir a devolução do montante.
Como um grande número de consumidores não se apercebeu destas mudanças, o dinheiro foi acumulando e só agora estão disponíveis as listas de clientes que ainda têm dinheiro a receber.
Para verificar se é um destes clientes, deve aceder às listas da EDP Continente, da Eletricidade da Madeira, da Eletricidade dos Açores, da GALP Gás e ainda da EDP Gas GPL.
De acordo com o Correio da Manhã, nestas listas estão, por exemplo, o nome do ex-primeiro-ministro José Sócrates e de instituições como o Banco de Portugal ou o Banco Espírito Santo.
O Portal do Consumidor tem disponível no seu site uma página dedicada a este assunto, no qual pode perceber os passos a tomar caso seja um dos sortudos da lista.
Em primeiro lugar, deve solicitar ao prestador do serviço em questão a emissão de uma declaração comprovativa do direito à restituição da caução.
Depois de ter este documento, deverá enviá-lo à Direção-Geral do Consumidor, indicando o seu número de identificação bancária e comprovativo da sua identidade. O prazo para a reclamação destas cauções termina a 31 de julho.
ZAP

APROVAÇÃO DE APOIOS FINANCEIROS À GRÉCIA E À TURQUIA FOI “UMA OBRA-PRIMA DE HIPOCRISIA”


 
(cv) SIC Notícias
O escritor e jornalista Miguel Sousa Tavares
O Parlamento aprovou esta segunda-feira alterações ao Orçamento do Estado para apoio financeiro à Grécia e aos refugiados na Turquia. Miguel Sousa Tavares classifica como “uma obra-prima de hipocrisia geral” a estratégia encontrada pelo PS para garantir a abstenção do PSD.
A formulação inicial destas propostas – que traduzem compromissos europeus – foi alterada para evitar um chumbo com votos contra da esquerda parlamentar, que se juntariam à formulação do PSD de votar contra as propostas iniciais do Orçamento na especialidade.
Na sua formulação inicial, os dois artigos – 80.º e 81.º – identificavam os países a quem seria atribuído apoio financeiro: 106,9 milhões de euros para a Grécia e 24,3 milhões de euros para um ‘Mecanismo de apoio à Turquia’. Com as propostas de alteração, o PS retirou a referência ao país específico, alargando a abrangência aos apoios.
Assim, as novas versões poderiam ser viabilizadas nem que fosse com luz verde apenas do PS, já que o PSD declarou que iria votar contra as propostas originais de Orçamento do Estado e iria abster-se nas propostas de alteração.
As duas propostas de alteração do PS ao Orçamento do Estado foram aprovadas apesar dos votos contra dos partidos que apoiam o Governo socialista, confirmando-se a abstenção do PSD. O CDS absteve-se na questão da Grécia e votou a favor da ajuda aos refugiados na Turquia.

“Obra-prima de hipocrisia geral”

Miguel Sousa Tavares lançou fortes críticas contra o comportamento dos partidos. “Este incidente é uma obra-prima de hipocrisia geral de todas as partes”, afirmou durante o seu espaço de comentário no Jornal da Noite da SIC.
O comentador considera tratar-se de uma hipocrisia “do PSD, em primeiro lugar, porque, tendoaprovado isto enquanto era governo, agora vota contra porque é um partido da negação”.
Sousa Tavares, que não esconde o descontentamento com o Executivo, acusa também o PS, “porque fez a hipocrisia de, em vez de ‘apoio à Grécia e à Turquia’, mantém o termo apoio sem o nome dos países, como se ninguém soubesse a quem é que se destina”.
Por último, o antigo jornalista ataca os partidos à esquerda: “Não consigo compreender a posição da extrema-Esquerda, porque foram sempre solidários com a Grécia e de repente votam contra a ajuda à Grécia”.
Questionado sobre as dificuldades em torno da aprovação dos dois apoios inscritos no Orçamento do Estado para 2016, também o ministro dos Negócios Estrangeiros Augusto Santos Silva disse não conseguir compreender “a posição de um partido político que anuncia que vota contra todos os artigos de uma proposta de orçamento, mesmo aqueles que são exatamente iguais a orçamentos anteriores e mesmo aqueles que se limitam a concretizar na lei orçamental compromissos tomados por esse partido quando era Governo”.
“Não consigo compreender. Aliás, na minha memória não me lembro de uma atitude semelhante de um partido na oposição, e, portanto, essa é uma responsabilidade desse partido. O Governo limitou-se a inscrever, como era sua obrigação, na proposta de lei do orçamento as verbas necessárias para que os compromissos internacionais assumidos em nome do Estado português pelo governo em funções fossem cumpridos”, reforçou.
Durante a manhã de segunda-feira, o PSD já tinha dito que ia manter a sua posição, ou seja, votar contra os artigos da proposta de lei e abster-se nas propostas de alteração ao OE2016, acusou o Governo de querer “passar a bola”.
Por sua vez, o deputado do PS João Galamba lembrou que o PSD apresentou em outubro um projeto de resolução sobre os compromissos europeus de Portugal, pedindo agora sentido de Estado e coerência aos sociais-democratas sobre apoios à Grécia e a refugiados na Turquia.
ZAP

MORREU NICOLAU BREYNER


 
Morreu esta segunda-feira o ator Nicolau Breyner.
Aos 75 anos, o ator, realizador e produtor Nicolau Breyner foi vítima de um ataque cardíaco, de acordo com a TVI24. Segundo fonte oficial, morreu esta segunda-feira de manhã, em casa, de “causas naturais”.
O corpo do ator, a quem tinha sido diagnosticado um cancro na próstata em 2009, foi encontrado em casa, por volta das 15h, depois de não ter aparecido na sua escola, a Nicolau Breyner Academia, nem atender os telemóveis.
João Nicolau de Melo Breyner Lopes nasceu em Serpa a 30 de julho de 1940. A longa carreira em teatro, cinema e televisão começou com o popular Ribeirinho a dirigi-lo na obra teatral “Leonor Telles”.
Para muitos portugueses, será sempre o Sr. Contente, metade da dupla “Sr. Feliz e Sr. Contente”, que protagonizou em 1975 com Herman José.
Foi ator e coautor da primeira novela portuguesa, Vila Faia, em 1982. Estava desde outubro a gravar a próxima novela da TVI, “A Impostora“, da autoria de António Barreira.
Nicolau Breyner tinha viagem marcada para o Brasil esta terça-feira de manhã e fazia planos de “realizar dois projetos de cinema”, além de um regresso à terra que o viu nascer para vestir uma personagem do filme de Sérgio Tréfaut, “A Seara de Vento”.
Separado de Mafalda Bessa desde o verão do ano passado, Nicolau confessou que o seu estado civil tinha “alguns inconvenientes” como “a solidão e a nostalgia”.
O ator esteve na semana passada numa homenagem a Francisco Pinto Balsemão, num debate sobre televisão e democracia, em Cascais.

Cientistas fizeram “pernas de dinossauro” crescer em uma galinha pela primeira vez

Link to HypeScience



Posted: 14 Mar 2016 10:29 AM PDT
Pesquisadores chilenos conseguiram com que perna de embrião de galinha se desenvolvesse da mesma forma que as pernas de um dinossauro voador costumavam fazer; saiba como
 
Posted: 14 Mar 2016 10:00 AM PDT
Com essa nova onda fitness que está tomando a internet, todo mundo quer ficar em forma. Mas como os exercícios agem sobre os seus músculos?
 
Posted: 14 Mar 2016 09:00 AM PDT
A "Hydra vulgaris" impressiona pesquisadores por ter uma "boca temporária", que é aberta quando há um alimento nas redondezas e que depois se sela completamente, sem deixar rastro
 
Posted: 14 Mar 2016 08:00 AM PDT
Estudo mostra que, a partir da segunda tatuagem, nosso sistema imunológico se acostuma com o estresse e faz ajustes internos para se fortalecer
 
Posted: 14 Mar 2016 07:40 AM PDT
Astrônomos anunciaram a descoberta do BOSS Great Wall, um grupo de superaglomerados de galáxias que se estende por cerca de 1 bilhão de anos-luz de diâmetro
 
Posted: 14 Mar 2016 07:00 AM PDT
A Terra está cheia de belíssimas paisagens com cores que são uma verdadeira festa para os olhos; confira algumas delas
 
Posted: 14 Mar 2016 06:30 AM PDT
Estudo com mais de 18 mil pessoas descobriu uma forma simples de perder algumas calorias; saiba qual
 
Posted: 14 Mar 2016 06:14 AM PDT
Macacos gibão e langur, lontras e ursos-malaios. Essas são apenas algumas das centenas de animais à venda em grupos do Facebook, na Malásia
 
Posted: 14 Mar 2016 04:46 AM PDT
As fronteiras que separam um país do outro são marcos da história, política e demografia dos países
 

360º - Nicolau Breyner: as histórias que tem mesmo de conhecer

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormiaO PS, o PCP e o BE querem reduzir o número de alunos por turma. O objetivo, conta o DN, é fazer com que haja menos indisciplina (ela é, segundo o presidente da Associação Nacional de Dirigentes Escolares, "o maior problema das escolas").

Mais um episódio da telenovela BES: hoje, José Maria Ricciardi reage no Público ao livro "Dias do Fim", no qual Ricardo Salgado se defende das acusações de ter tido responsabilidade no colapso do banco. Uma das frases é longa, mas reveladora: "É pelo menos patético que quem é responsável pela destruição de um património familiar de várias gerações, e ainda pelos incalculáveis prejuízos causados à economia nacional, às poupanças de milhares de depositantes, colaboradores e investidores, venha a terreiro arvorar-se em baluarte da honra e da dignidade da família, que ele próprio traiu e aviltou".

Noutro banco, a Caixa Geral de Depósitos, do que se fala é de nomes. Diário Económico cita uma fonte do Governo que elogia alguém que poderá ser o novo líder da instituição. Trata-se de Paulo Macedo. Precisamente, o antigo ministro da Saúde do executivo PSD-CDS, que também foi vice-presidente do BCP.

A Birmânia já tem um Presidente eleito democraticamente. É o primeiro em mais de 50 anos.Htin Kyaw foi escolhido esta terça pelo Parlamento e é um homem da confiança da Nobel da paz Aung San Suu Kyi, que estava impedida de se candidatar.

Depois de vencer o Tondela por 4-1, o Benfica continua em primeiro lugar na liga, com mais dois pontos do que o Sporting. Rui Vitória tinha dito que preferia "estar cansado a ganhar do que cansado por não estar a competir" e, na crónica sobre o jogo de ontem, o Diogo Pombo confirma: "Este Benfica cansa, cansa e cansa".

Informação relevanteA notícia apareceu pelas quatro e meia da tarde - e, a partir daí, não pararam de cair histórias, desenvolvimentos e homenagens.A morte de Nicolau Breyner, aos 75 anos, não era esperada e isso só aumentou a sensação de perda. Há alguns anos, referindo-se à sua própria mortalidade, o ator tinha dito:"Isto ia acabar mais cedo ou mais tarde". Acabou ontem.
Ao longo das últimas horas, o Observador contou-lhe as cinco histórias que tem mesmo de conhecer sobre a vida de Nicolau Breyner, lembrou as suas frases mais marcantes, mostrou asfotos do seu percurso, recordou os seus papéis na televisão e nosfilmes (a que juntou a visão pessoal do crítico de cinema Eurico de Barros), escreveu sobre o facto de ele nunca ter esquecido o Alentejo, e registou as reacções de colegasamigos e responsáveis políticos.

A maratona para a aprovação do Orçamento do Estado continua e já há certezas sobre várias medidas que vão mesmo entrar em vigor: a dedução fixa em IRS de 600 euros por filho, a redução do IVA na restauração, a gratuitidade dos manuais escolares do 1.º ano e a possibilidade de dedução do IVA das despesas com veterinário.

Já hoje, o Fisco vai lançar uma nova página no Portal das Finanças para que possa consultar o dinheiro que gastou com rendas, taxas moderadoras e propinas.

O banco norte-americano Morgan Stanley mandou um relatório aos seus clientes onde fala de Portugal. Não diz coisas optimistas. Segundo o banco, "a falta de reformas está rapidamente a tornar-se um fator preocupante" e, por isso, são cortadas as estimativas de crescimento da nossa economia. O título do relatório, aliás, é esclarecedor: "Portugal - Caminhando num Terreno Incerto".

Há 500 mil portugueses, empresas e instituições que têm dinheiro a receber por causa dos seus contratos de luz, água ou gás. Depois de uma mudança na lei, os fornecedores foram obrigados a devolver a caução que haviam cobrado para prevenir faltas de pagamento - mas muita gente não foi pedir esse dinheiro. Existe uma lista com os nomes de todos os que têm direito a receber e ela pode ser consultada aqui(não tem nada que agradecer).

Por falar em energia e em água - não se irrite. Já se sabe que esse é um assunto delicado. A Deco revelou que em 2015 recebeu 700 mil queixas de consumidores, um aumento de 24% em relação ao ano passado. Os principais alvos das reclamações foram precisamente aqueles dois setores.

O Observatório do Tráfico de Seres Humanos avisa que há portugueses a trabalhar como escravos em Espanha e na Alemanha. São levados por grupos criminosos.

Quando alguém fala em misturar justiça e política isso faz-lhe lembrar algum país? Não, esse não - outro. Por exemplo, os Estados Unidos: a polícia americana vai investigar se os discursos do candidato presidencial Donald Trumpincitaram à violência que aconteceu nos últimos dias. Ou o Brasil: a juíza que deveria decidir sobre o pedido de prisão preventiva de Lula da Silva abdicou de tomar posição e mandou o caso para o juiz federal encarregue do caso; além disso, soube-se que o antigo Presidente admitiu que o Instituto Lula pode ter recebido doações de empresas que estão a ser investigadas no processo Lava Jato (algo que, assegura, "não é vergonha nem crime").

Mais países de onde vêm más notícias. Em Angola, o ativista Nuno Dala, que está a ser julgado no processo de Luaty Beirão, entrou em greve de fome. Na Coreia do Norte, Kim Jong-un anunciou que vão ser feitos novos testes com uma ogiva nuclear.

Vladimir Putin anunciou que a Rússia cumpriu os seus objetivos na Síria e mandou retirar a maior parte das tropas no terreno. Mas garantiu que vai continuar a participar no processo de paz.

Os nossos EspeciaisDepois da polémica com o livro "Alentejo Prometido", de Henrique Raposo, o Nuno Costa Santos olhou para a nossa literatura e falou com especialistas. Tudo visto e somado, pergunta: "Portugal é um país de suicidas?".

O José Carlos Fernandes aproveitou o anúncio da reforma do grande maestro Nikolaus Harnoncourt para reflectir sobre as mudanças ocorridas na interpretação musicalnos últimos 50 anos.

Notícias surpreendentes
O Museu Nacional de Arte Antiga já tinha conseguido juntar 200 mil euros para comprar o quadro "Adoração dos Magos", de Domingos Sequeira. Agora, a Fundação Aga Khan decidiu ajudar a duplicar esse valor, com uma doação de outros 200 mil euros. Já só faltam mais 200 mil, para se chegar aos 600 mil necessários. Haverá por aí mais algum mecenas?

São 45 fotografias que mostram o Portugal de outros tempos. Milhares de pessoas ajoelhadas na Cova da Iria a assistirem ao Milagre de Fátima; pais a abraçarem o filho no regresso da guerra em África; ou a construção da estátua do Marquês de Pombal, em Lisboa, ou da ponte sobre o Tejo. Dê uma olhadela porque vale a pena.

Se acha que precisa de ajuda para um dia que vai ser complicado, nós damos-lhe oito truques (para o rosto, para os olhos, para os lábios e mais) que tornam a maquilhagemnatural. Mas se o que tem é vontade de espairecer, o Pedro Esteves sugere-lhe sete concertos para ver esta semana,que vão de Tricky a Filho da Mãe (e ainda há um festival, o Caparica Primavera Surf Fest).

O jornal Corriere della Sera assegura ter descoberto a verdadeira identidade da escritora Elena Ferrante. A autora, que se tornou num fenómeno de vendas em todo o mundo, esconde-se atrás de um pseudónimo desde 1992, mas agora o mistério pode ter sido revelado. A aposta é em Marcella Marmo, professora na Universidade de Nápoles. Ela nega.

Agora já tem muita informação para o seu dia, mas saiba que as notícias não param. Por isso, no Observador estamos sempre atentos ao que acontece. Vá passando por cá.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa