terça-feira, 26 de março de 2024

ADASCA promove Acção de Formação no dia 13 Abril a partir das 14 horas, no Hospital de Aveiro


Caros amigos!

ADASCA promove Acção de Formação no dia 13 Abril a partir das 14 horas, no Hospital de Aveiro

No âmbito do nosso Plano de Actividades para o ano em curso, venho informar que foi cedida à ADASCA uma Sala no antigo Hospital de Aveiro (edifício amarelo) para uma Acção de Formação no dia 13 Abril a partir das 14 horas, cumprindo assim o previsto no artigo 3, alínea c) do Estatutos. O tema é: - A Dádiva de Sangue e o Dador.

Também vou fazer uma apresentação relativa à Informação e Marketing.
Mais informação pelo email: geral@adasca.pt
Esperamos poder contar com os participantes no evento da Semana do Dador de Sangue, com o lema JUNTOS PELA DÁDIVA DE SANGUE, que vai decorrer nos dias 10 a 14 de Junho, no âmbito da comemoração do Dia Mundial do Dador de Sangue, dia 14 de Junho (sexta-feira) na Praça Marques Pombal.
A participação é livre.
Votos de uma Santa Páscoa para todos vós.

Cumprimentos
Joaquim Carlos
Presidente da Direcção da ADASCA + www.adasca.pt

Marinha Grande |WORKSHOP DO ASSOCIATIVISMO DEBATE ÉTICA E FAIR-PLAY

 O Município da Marinha Grande realiza o workshop “Integridade, ética, fair-play, manipulação de resultados”, no dia 1 de abril, pelas 18h00, no Auditório da Resinagem.
Na sequência do projeto “Associativismo em movimento”, a edição de abril de 2024, intitulada “Integridade, ética, fair-play, manipulação de resultados” transporta os dirigentes associativos, jovens e famílias para a dimensão do “Jogo Limpo”. 

Pretende-se nesta ação que tem parceria com a Associação de Futebol de Leiria, apresentar e partilhar um conjunto de padrões éticos e comportamentais que orientam a comunidade para um quadro referencial de cooperação, integridade e valores, pilares fundamentais na formação holística ao nível das exigências das sociedades contemporânea.

A temática relativa aos Direitos Humanos e inclusão através do desporto serão abordados, assim como as apostas desportivas e o match-fixing.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Marinha Grande | PLANIMOLDE RECEBEU VISITA DE TURISMO INDUSTRIAL

 A empresa Planimolde, S.A. recebeu uma visita no âmbito da Semana do Turismo Industrial, esta segunda-feira, 25 de março, para dar a conhecer, “in loco”, o seu processo produtivo.
Esta viagem pela indústria de moldes foi guiada por Anabela Vicente e Inês Marques, que explicaram aos visitantes, entre os quais se encontravam alunos do técnico de maquinação e programação CNC do CENFIM, o fabrico de moldes e a execução da peça final. 
Os participantes descobriram que, o mais provável, é que o automóvel onde andam ou o brinquedo que já usaram talvez seja… made in Planimolde. A empresa foi fundada em 1978 e dedica-se ao fabrico, produção e comercialização de moldes e à produção de peças plásticas.
A empresa volta a abrir as suas portas aos visitantes, nesta âmbito, no dia 27 de março, às 14h30.
A programação completa da Semana do Turismo Industrial está disponível no link https://www.cm-mgrande.pt/pages/1324  

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Marinha Grande | ATUALIZAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EMERGÊNCIA DE PROTEÇÃO CIVIL EM VIGOR

 A atualização do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil da Marinha Grande (PMEPCMG) encontra-se em vigor, sendo um documento moderno de 3ª geração, atualizado para lidar com os novos desafios no âmbito da Proteção Civil.
Este Plano dispõe sobre o seu próprio enquadramento, a organização da resposta em emergência, as áreas de intervenção de cada agente e contém ainda uma parte de informação complementar que clarifica a organização e a estrutura do Sistema Municipal de Proteção Civil. 

Faz uma caracterização prévia do concelho da Marinha Grande e respetivos riscos e inclui cartografia diversa. Por último, o Plano inventaria meios e recursos, disponibiliza contactos, expõe modelos de documentos, apresenta as listas de controlo das atualizações, o registo de exercícios e a distribuição do mesmo.

O Plano define também um conjunto de regras para o desencadeamento das operações de Proteção Civil, com vista a possibilitar uma unidade de direção e controlo, para a coordenação das ações a desenvolver e a gestão de meios e recursos mobilizáveis, na iminência de, ou face a, uma situação de acidente grave ou catástrofe, visando prevenir riscos e vulnerabilidades, atuar em fase de emergência e garantir a reabilitação, com o reforço do grau de resiliência, dos agentes dos organismos e entidades de apoio do sistema municipal de proteção civil e das populações.

O PMEPCMG pode ser consultado na página https://www.cm-mgrande.pt/pages/179 

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Investimento de mais de 146 mil euros. Município de Cantanhede valoriza Largo da Capela em Cordinhã

 
A Câmara Municipal de Cantanhede formalizou hoje, 26 de março, o auto de consignação que marca o início da obra de requalificação urbana do espaço envolvente à Capela de Nossa Senhora da Saúde, situada na confluência da rua da Capela com as ruas da Barroqueira e rua do Lameiro, na freguesia da Cordinhã.
O documento foi assinado no local pela presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, e pelo representante da empresa adjudicatária, num encontro em que estiveram também presentes o presidente da Junta de Freguesia de Cordinhã, José Carlos Santos, e o vereador, José Gomes dos Santos.
Adjudicada por 101.949 mil euros, a empreitada será iniciada na próxima semana e tem um prazo de execução de 120 dias seguidos.   
Segundo a presidente da Câmara Municipal, “a intervenção insere-se no programa de obras de requalificação urbana que o Município de Cantanhede tem vindo a desenvolver um pouco por todas as freguesias, tendo em vista a melhoria das condições de fruição dos recintos vocacionados para isso nas nossas comunidades locais. Neste caso, à semelhança de outros, houve a preocupação de reforçar a segurança na zona e valorizar o enquadramento da capela, numa solução que realça o seu valor histórico e cultural e a torna mais convidativa para residentes e visitantes”, adianta a autarca, sublinhando que “a renovação do espaço o tornará aprazível para o encontro e o convívio social, contribuindo assim para reforçar a identidade do lugar e o sentimento de pertença da população”.
Após uma visita ao local foram detetados vários problemas, nomeadamente a localização da capela que está junto à faixa de rodagem, não permitindo a realização de eventos religiosos em segurança. Além disso, a rua da Capela é caracterizada pelo tráfego intenso, onde as viaturas se deslocam em grande velocidade, o que torna esta zona de atravessamento muito perigosa para os peões.
A falta de organização do estacionamento junto das habitações, particularmente na parte posterior da capela, contribui para a desordem no local.
Por fim, a presença visualmente impactante do ecoponto na área do Largo da Capela é uma questão estética que afeta negativamente aquele espaço.
Tendo em consideração estes fatores, a Câmara Municipal decidiu que se deveria valorizar a circulação pedonal, assim como minimizar o impacto de viaturas e do ecoponto.
Além do valor da empreitada, este investimento representa ainda para a autarquia uma despesa total de mais 45 mil euros na aquisição de dois imóveis na área de abrangência do largo, a fim de aumentar significativamente a área disponível para a intervenção.
Os trabalhos no local visam mitigar os problemas identificados. Para reduzir o impacto do tráfego na rua da Capela, planeia-se construir uma zona de “gincana”, para que as viaturas sejam obrigadas a circular com menos velocidade e maior atenção aos peões.
A retificação do perfil da via permitirá a expansão do espaço na envolvente da capela, proporcionando a criação do adro, ou seja, um terreno em volta, com o objetivo de criar zonas de circulação pedonal e de descanso, ao mesmo tempo que são reorganizadas as zonas de estacionamento em frente às habitações.
Já o ecoponto será integrado num espaço próprio e integrado na envolvente, minimizando o impacto visual naquele espaço e melhorando a acessibilidade aos utilizadores.

*Carla Cruz Silva 
Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo





Marinha Grande | ANIMAÇÃO NO MUSEU DO VIDRO NA SEMANA DO TURISMO INDUSTRIAL

 O Museu do Vidro recebeu atividades de animação no passado domingo, no âmbito da Semana do Turismo Industrial que consistiram num ateliê de pintura sobre vidro e em jogos de tabuleiro.
Durante a manhã, a técnica do Município, Andreia Sousa, guiou as famílias numa visita pelas oficinas dos artesãos a trabalhar o vidro ao vivo e às salas de decoração em vidro e restante exposição do Museu, partilhando curiosidades acerca da indústria vidreira e daquele espaço museológico.

De seguida, no ateliê de pintura sobre vidro, os participantes tiveram a oportunidade de utilizar decalques, tintas para vidro e a liberdade de serem criativos. O trabalho realizado foi entregue a cada artista.
À tarde, numa parceria com a associação Spiel Portugal, o público pode experimentar vários jogos de tabuleiro.
*Gabinete de Comunicação e Imagem

"Gisela Canta Abril" em 2024 | Primeiras datas

Primeiras datas:24.04 Cineteatro de Amarante [bilhetes]
25.04 Teatro Tivoli BBVA [bilhetes]
No espectáculo inédito "Gisela Canta Abril", Gisela João junta-se ao guitarrista espanhol Carles Rodenas Martinez e a Luís “Twins” Pereira, uma ideia que surgiu entre Valência e Lisboa. Juntos, exaltam as músicas dos autores e compositores de Abril, celebrando os 50 anos da democracia portuguesa. Esta colaboração traz uma nova dimensão à celebração da música e da liberdade, cruzando as ricas tradições musicais entre Portugal e Espanha.

Com estreia marcada para os dias 24 e 25 de abril, no Cineteatro de Amarante e no festival Sons de Liberdade, no Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa, respetivamente, "Gisela Canta Abril" percorrerá depois algumas das salas mais emblemáticas do país, cantando a liberdade através da música. O repertório incide nos temas que marcaram a revolução, transformados e revividos num palco onde tradição e contemporaneidade se encontram, afirmando este Portugal vivo, democrático, onde as miscelâneas culturais convivem em harmonia. O convite ao guitarrista Carles Rodenas Martinez acrescenta um olhar mais amplo ao período ditadura-revolução-democracia vivido tanto em Portugal como em Espanha.

"Gisela Canta Abril" celebra não apenas a revolução e a democracia pela música; é algo maior, onde luz, cor e imagens se encontram para envolver o público numa experiência completa, seguindo o caminho estético que a artista tem percorrido. Nestes 50 anos de Abril, também o Fado se transformou, e Gisela João destaca-se como uma das vozes mais distintas do fado contemporâneo, sendo reconhecida tanto pela sua intensidade quanto pela sua positividade. Ao interpretar temas ligados a Abril, a artista transmite um sentido de liberdade plena, celebrando a alegria de viver numa sociedade democrática e livre. Encarando o fado como uma expressão de resistência romântica, Gisela João consegue capturar a sua riqueza histórica e profundidade emocional, elevando-o para além da tristeza. Assim, torna-se numa genuína tradução da vida.

Ficha Técnica de "Gisela Canta Abril"
Voz: Gisela João
Guitarra: Carles Rodenas Martinez
Teclados: Luís "Twins" Pereira

Com o Apoio
info@match-attack.com​

Iberian Ensemble atua em Resende e Paços de Ferreira


O grupo de música antiga Iberian Ensemble regressa à Rota do Românico nesta semana de Páscoa para mais duas apresentações do Ciclo de Concertos pelo Interior do Património 2023-24.
A primeira apresentação está agendada para Quinta-feira Santa, 28 de março, às 21h30, na Igreja de São Martinho de Mouros, em Resende.
No dia seguinte, 29, Sexta-feira Santa, à mesma hora, será a vez da Igreja antiga de São Pedro de Sanfins de Ferreira, em Paços de Ferreira, receber os músicos Alexandre Andrade, na flauta barroca, e Ivan Oliveira, na teorba e guitarra barroca.
O Iberian Ensemble dedica o seu trabalho à performance histórica de repertórios dos séculos XVII e XVIII. Partindo de instrumentos da época, os seus programas procuram evidenciar os grandes compositores de referência europeia, bem como os mestres do barroco ibérico.
A Igreja de São Martinho de Mouros, Monumento Nacional desde 1922, ocupa um lugar de destaque no românico português, desde logo pela robustez da sua fachada turriforme. Porém, não obstante a sua aparência militar, nunca cumpriu funções que não fossem as litúrgicas. No interior, destaca-se a capela-mor profundamente alterada na Época Moderna. O início da construção desta Igreja de São Martinho terá ocorrido no ano de 1217.
Por seu turno, a velha Igreja de São Pedro de Sanfins integrava no século XVI, data da sua edificação, a Terra de Ferreira, sendo da apresentação do arcebispo de Braga. No interior, destacam-se os vestígios de pintura mural, entre os quais uma representação de São Brás de grande qualidade.
O Ciclo de Concertos pelo Interior do Património conta com o apoio da Direção-Geral das Artes e da Rota do Românico.

A Rota do Românico é um projeto turístico-cultural, que reúne 58 monumentos e dois centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios: Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende.

As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.

*António Coelho
Planeamento e Comunicação

Marinha Grande | PLANO DE MOBILIDADE SUSTENTÁVEL QUER CIDADE HUMANIZADA E DESCARBONIZADA

 O Município da Marinha Grande quer que a cidade seja mais humanizada e descarbonizada, dando prioridade às pessoas e retirando os automóveis e camiões do centro, de acordo com a proposta do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS), que foi apresentada publicamente esta segunda-feira, 25 de março, no Centro Empresarial.
Trata-se da terceira e última fase da elaboração do documento, cujas linhas orientadoras foram explicadas por Paula Teles, coordenadora do Plano e especialista nacional em mobilidade sustentável e descarbonização. Assim que for redigido o documento final, com incorporação dos últimos contributos dos vários “stakeholders” contactados neste âmbito, o mesmo será submetido à aprovação da Câmara Municipal.
O presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, congratula-se com as propostas do Plano, defendendo que representa “uma estratégia vital para enfrentar os atuais desafios e projetar, no presente, a cidade do futuro, das próximas décadas, com a intenção de a humanizar e descarbonizar, tornando-a mais sustentável, ambientalmente responsável, inclusiva e resiliente”.
Para o autarca, “é urgente começarmos a edificar uma cidade de encontros, de partilhas e afetos, retirando automóveis e camiões do centro da cidade e repensarmos a forma como nos movemos e interagirmos com o meio urbano, de modo a modificarmos os nossos hábitos diários e a incentivarmos as várias gerações, sobretudo as mais novas, a adotar os meios de transporte coletivos, andar a pé ou de bicicleta, contribuindo para a redução das emissões de carbono e criando espaços urbanos mais seguros e saudáveis”.
Aurélio Ferreira admite que “a concretização do Plano terá de ser gradual e assente em medidas que temos vindo a implementar e que consistem na construção de infraestruturas que promovam este tipo de mobilidade, como ciclovias, passeios, espaços verdes urbanos e áreas de lazer; bem como na implementação da Linha Rápida entre Marinha Grande e Leiria, entre muitas outras medidas, de execução a médio prazo, previstas na estratégia de mobilidade”.
 
A especialista Paula Teles esclareceu que “queremos um Plano de 4.ª geração, que dê prioridade à humanização da cidade, promovendo a criação de relações uns com os outros” e fazendo com que a “cidade seja a nossa casa”. Nesta, que considera ser a versão “draft” do documento, é defendida a ideia “da Marinha Grande ser uma cidade de 15 minutos em que nas curtas distâncias, as pessoas possam andar a pé”, tendo acessíveis os principais serviços e equipamentos de que necessitam, deslocando-se com segurança. 
 
O PMUS tem como objetivos: 

  • A promoção da mobilidade sustentável, garantindo a acessibilidade universal ao sistema de transportes e fomentando a utilização dos modos de deslocação ativos e suaves (pedonal, ciclável e os transportes públicos);
  • A redução do ruído, da poluição atmosférica e do consumo energético, potenciando a atratividade e qualidade do ambiente e do desenho urbanos e a eficácia económica e a relação custo-benefício do transporte de pessoas e bens;
- A melhoria da segurança nas deslocações, tendendo ao objetivo de zero mortes na estrada;
- A garantia de interoperabilidade entre os diferentes modos de transporte;
- O reforço da informação urbana, incluindo não apenas sinalização de tráfego como também sobre transportes e de orientação genérica;
- A garantia de articulação entre planeamento da mobilidade e do uso do solo.
 
As linhas estratégicas previstas são:
1. Modo pedonal - devendo ser verificada a possibilidade de implementação de áreas de prioridade ao peão;
2. Modo ciclável - através da elaboração do masterplan da rede ciclável;
3. Transportes Públicos e infraestrutura associada - elaborar estratégias de articulação entre as diferentes redes de transporte coletivo;
4. Circulação viária - inclui a elaboração do esquema de circulação com proposta de hierarquização viária, sentidos de circulação e sinalização, devendo ser apontadas as incongruências existentes, assim como proposto o fecho da rede ou a eventual definição de novas ligações e a sua articulação com o tecido urbano;
5. Estacionamento - delinear uma política equilibrada de estacionamento que articule a necessidade e a oferta de estacionamento, tendo em consideração as necessidades dos diferentes utilizadores, o tipo de oferta, a adequação do regime tarifário, o sistema de fiscalização e as alternativas modais existentes;
6. Macro e micrologística - pretende definir ações para a mitigação dos impactos negativos que o transporte de mercadorias introduz no território;
7. Segurança Rodoviária - promover a segurança de todos aqueles que circulam na via pública. Esta fase compreende a entrega do relatório de Estratégia de Intervenção, quatro meses, após a aprovação da fase anterior.
 
Resultado de um trabalho de dois anos, este é o primeiro grande exercício de planeamento de mobilidade urbana na Marinha Grande e, juntamente com a revisão em curso do PDM e de outros instrumentos de planeamento já finalizados, o Município pretende que seja um marco na construção de uma cidade e de um concelho cada vez mais amigos do cidadão e alinhados com melhores políticas internacionais de bem-estar social e descarbonização do Planeta.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Marinha Grande | NINHOS DE VESPA ASIÁTICA

 A Câmara Municipal da Marinha Grande, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, informa a população que, na primavera, a vespa asiática (Vespa velutina) está mais ativa, razão pela qual poderá registar-se um aumento do número de avistamentos de ninhos.
Alerta-se para que, em caso de ser avistado um ninho de vespa asiática, este não deve ser destruído pelos munícipes, em qualquer circunstância. Devem ser contactadas as entidades responsáveis, de modo a que os ninhos sejam eliminados por equipas especializadas, que irão ao local avaliar a melhor técnica a aplicar na sua inativação.
Os avistamentos de ninhos ou das próprias vespas devem ser reportados no portal stopvespa.icnf.pt, na Camara Municipal da Marinha Grande (244 57 33 00), na GNR-SOS Ambiente (808 200 520) ou na junta de freguesia da sua área de residência.
A Vespa velutina ou vespa asiática é uma espécie predadora da abelha europeia, com comprimento médio de cerca de 2,5 cm. As características que permitem distinguir esta espécie de outras espécies de vespa habituais no nosso país, são o facto de possuir as pontas das patas amarelas e o abdómen escuro, com uma fina faixa amarela no primeiro segmento. É importante realçar que esta espécie não é considerada mais perigosa para o ser humano, do que a vespa europeia (Vespa crabro).

A espécie adapta-se bem aos ambientes urbanos. Os ninhos podem encontrar-se na copa das árvores, mas também é possível encontrá-los em telheiros, alpendres, varandas, barracões, no solo, em muros, etc.

Colabore no combate a esta espécie invasora!

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Opinião: O candidato de Ventura das "festas do croquete"

 André Ventura apresentou um diplomata como candidato às europeias como tentativa de normalizar o CHEGA, no entanto, esta classe elitista do país que são os diplomatas, onde se incluem Ana Gomes e companhia... detêm regalias, subsídios, poder, casas luxuosas pagas pelos contribuintes,  colégios para os filhos pagos por nós, viagens, motoristas e mordomias na estrutura do Estado como nenhuma outra classe tem.  
Este candidato escolhido por Ventura simboliza tudo aquilo que Ventura diz combater; privilégios, elites e poder.

Quando Diogo Freitas do Amaral  como ministro dos negócios estrangeiros tentou reduzir estas regalias e o estatuto dos diplomatas foi "atrocidado" pelo marido de Ana Gomes, na altura presidente do sindicato dos diplomatas por tentar reduzir estas "gorduras"...também por Manuel Alegre que defendeu o "estatuto dos diplomatas" (curioso que nunca ninguém tinha ouvido Manuel Alegre falar de diplomatas até ao ano de 2006, por sinal, pouco tempo depois do seu filho ter entrado para a carreira diplomática)...e por todo um séquito de jornalistas com avenças superiores ao vencimento do Presidente da República, onde se incluiam a jornalista Maria Elisa e muitos outras personalidades da direita, principalmente com ligações ao CDS de Paulo Portas e que originaram os ataques infames que Telmo Correia e o grupo parlamentar do CDS dirigiram ao fundador do seu partido... 

Esta carreira diplomática de elite, fica eternamente estagnada na bolha luxuosa do Estado enquanto os governos e os políticos passam... Resolvem os assuntos que lhes convém e como estão longe da capital "metem na gaveta" os assuntos que não lhes convém resolver, até que haja um novo governos que os faça nomear para um gabinete político, de forma a catapultarem a sua carreira diplomática e que faça esses assuntos fiquem esquecidos no tempo... É  desta forma que encontramos no "aparelho de estado" um verdadeiro "exército" de diplomatas em gabinetes de qualquer governo,  sejam eles do PSD ou do PS...eu diria até que não existe um Ministério em Portugal em que não exista um diplomata em funções governativas...

Claro que outros há,  no estrangeiro, que alheados das guerras de poder especializam-se nas conhecidas "festas do croquete" ou seja nas inúmeras recepções das embaixadas, bazares de embaixatrizes e afins que poucos resultados...ou quase nenhuns resultados trazem para Portugal...

As cunhas para a ingressar na carreira são outro assunto tabu no MNE e que sempre foram assunto de corredor no Ministério dos Negócios Estrangeiros ou não fosse esta uma das carreiras profissionais do Estado, onde mais filhos seguiram a carreira dos pais...basta comparar apelidos dos candidatos admitidos em qualquer concurso do MNE...

Mas os males desta carreira,  a meu ver, não se ficam por aqui...Será que ter aprovação num exame a inglês, francês e cultura geral aos 20 anos, qualifica alguém para representar Portugal de forma luxuosa, o resto da vida? Ou seria mais adequado nomear para um país alguém com formação adequada para defender os interesses de Portugal naquele país,  conforme os nossos interesses nacionais? Eu acho que sim.

Já sabíamos que o CHEGA no seu discurso "dizia tudo e o seu contrário", sabíamos também que no seu programa "prometia tudo e o seu contrário" e com a apresentação deste candidato diplomata às eleições europeias ficámos a saber que também "faz tudo e o seu contrário "...

O que haveria de ser de nós se lhe dessemos mais crédito?

*Paulo Freitas do Amaral 
Professor de História 
Co-fundador do partido Nova Direita 

Figueiró dos Vinhos | Revolução dos Cravos foi há 50 anos

 No próximo dia 25 de abril comemoram-se os 50 anos sobre a conquista da Liberdade e o fim de uma ditadura de 4 décadas.
Figueiró dos Vinhos irá juntar-se a esta celebração, única da democracia portuguesa, com um programa de invocação à memória coletiva nacional e local. Uma invocação singular que começa logo a 1 de abril com a abertura da Exposição de Fotografia “Olhares de Abril”, no Coreto do Jardim Municipal, contemplando uma seleção de imagens do nosso concelho que retratam as primeiras conquistas do 25 de Abril: o 1.º de Maio de 1974 e de 1975, e a realização das primeiras eleições livres.
O dia 25 de abril iniciar-se-á com as Cerimónias Oficiais, pelas 10h30 na Praça do Município, seguidas da Sessão Solene da Assembleia Municipal no Salão Nobre da Câmara Municipal.
As comemorações continuarão pelas 15h00, na Casa da Cultura, com a apresentação do livro “Caderno de Abril – Canções Revisitadas” da autoria de Luís Robalo. Um livro que, segundo o autor, “revisita canções que nos avivam memórias dos tempos escuros; canções de espanto e assombro em que o tempo ganha cores vibrantes de esperança; canções de quimeras e utopias. Uma biografia, uma crónica, um poema da existência de um homem banal, nos tempos que fazem a história.” A apresentação desta obra será enriquecida com uma Sessão Jovem pelas ‘mãos’ dos alunos do Agrupamento de Escolas de Figueiró dos Vinhos, com a atuação do Coro São João Baptista, terminando com a Inauguração da Exposição de Ilustração pelos alunos da Escola António Arroio, relativa ao livro apresentado.
Ainda neste dia, no Museu e Centro de Artes ficarão disponíveis, também, duas exposições: “Imagens do 25 de Abril”, uma coleção particular de documentação, autocolantes e calendários com imagens alusivas ao 25 de Abril, nomeadamente slogans, palavras de ordem e iconografia veiculados por partidos, movimentos e associações de natureza política e sindical, que estavam, então, nos seus primeiros anos de atividade; e “O Legado de um Cravo” de Alberto Muñoz Céspedes, uma exposição, organizada pelo Projeto Rebobinar em colaboração com o Museu do Aljube (Lisboa) e o Centro de Documentação 25 de Abril (Coimbra), que “celebra os 50 anos do 25 de Abril de 1974 e pretende colmatar silêncios desculpabilizantes do regime que dirigiu Portugal entre 1926 e 1974; com uma caracterização geral do período, os meios de opressão sobre a população da época, os meios de resposta das oposições e ainda aspetos da luta anticolonial que levou ao golpe militar”.

O 50.º Aniversário da Revolução dos Cravos é, assim, uma ode à memória coletiva para que não se percam os valores e as conquistas alcançadas pelo 25 de Abril de 1974.

*Gabinete de Imprensa
Município de Figueiró dos Vinhos

AVISO À POPULAÇÃO: PRECIPITAÇÃO, VENTO, AGITAÇÃO MARÍTIMA E QUEDA DE NEVE – MEDIDAS PREVENTIVAS


1. SITUAÇÃO
De acordo com a informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se, para as próximas 72 horas, precipitação, vento, agitação marítima e queda de neve, destacando se o seguinte:
- Precipitação, por vezes forte e persistente, que poderá ser de granizo e acompanhada de trovoada, a partir de quarta-feira, dia 27 de março;
- Vento, por vezes forte, nas terras altas e no litoral oeste com rajadas até 80km/h, ao final da tarde do dia 25 de março. Vento com rajadas de 100 km/h nas terras altas, em especial na Serra da Estrela, no dia 26 de março. Vento predominando de sudoeste, com rajadas até85km/h a partir da tarde do dia 27 de março, nas regiões Norte e Centro, podendo ser superiores a 90 km/h nas terras altas;
- Agitação marítima forte com ondas de noroeste na costa ocidental, agravando durante a tarde, do dia 26 de março, atingindo 6 a 7 metros a norte do Cabo Carvoeiro (altura máxima de 12 metros);
- Queda de neve nas terras altas, em especial do Norte e Centro, descendo a cota gradualmente para os 600/800 metros, podendo também ocorrer queda de neve nas serras de São Mamede e de Monchique, na madrugada e manhã do dia 26 de março.
Informação meteorológica em www.ipma.pt

2. EFEITOS EXPECTÁVEIS
Atendendo à alteração das condições meteorológicas, com previsão de precipitação, vento, agitação marítima e queda de neve, é expectável:
Piso rodoviário escorregadio devido à possibilidade de acumulação de gelo, neve e formação de lençóis de água;
Possibilidade de queda de neve em áreas e a altitudes onde habitualmente não se verifica;
Dificuldades de drenagem em sistemas urbanos, nomeadamente as verificadas em períodos de preia-mar, podendo causar inundações nos locais historicamente mais vulneráveis;
Possíveis acidentes na orla costeira devido à forte agitação marítima;
Ocorrência de inundações em zonas urbanas, causadas por acumulação de águas pluviais por obstrução dos sistemas de escoamento ou por galgamento costeiro;
Possibilidade de queda de ramos ou árvores, bem como de afetação de infraestruturas associadas às redes de comunicações e energia;
Danos em estruturas montadas ou suspensas;
Desconforto térmico na população devido à descida acentuada da temperatura mínima.

3. MEDIDAS PREVENTIVAS
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) recorda que o impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, e em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis, se recomenda a adoção das principais medidas preventivas para estas situações, nomeadamente:
Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas do degelo;
Prestar atenção aos grupos mais vulneráveis (crianças nos primeiros anos de vida, doentes crónicos, pessoas idosas ou em condição de maior isolamento, trabalhadores que exerçam atividade no exterior e pessoas sem abrigo);
Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas;
Ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte;
Ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a galgamentos costeiros, evitando a circulação e permanência nestes locais;
Não praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitando ainda o estacionamento de veículos muito próximos da orla marítima;
Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tomando especial atenção à eventual acumulação de neve e/ou formação de lençóis de água nas vias rodoviárias;
Evitar a circulação em vias afetadas pela acumulação de neve e quando isso não for possível, adotar as seguintes medidas:
Verificação do estado dos pneus e respetivas pressões;
Transporte e colocação das correntes de neve nos veículos;
Assegurar o abastecimento de combustível em níveis que permitam percorrer trajetos alternativos ou a permanência do veículo em funcionamento por longos períodos de tempo, em caso de retenção nas vias afetadas;
Nos veículos elétricos, deve ser verificada a carga da bateria e analisada a existência de postos de carregamento no seu itinerário;
Garantir que os sistemas de aquecimento dos veículos se encontram em bom estado de funcionamento;
Providenciar alimentos adequados em quantidade e características, assim como medicamentos, de acordo com o número e tipologia de ocupantes dos veículos.
Nas vias afetadas pela acumulação de neve, evitar viagens com crianças, idosos ou pessoas com necessidades especiais;
Evitar circular naquelas vias com veículos pesados, em particular articulados, veículos com reboque e veículos de tração traseira;
Restringir ao máximo possível os movimentos de veículos e de pessoas apeadas, nas zonas potencialmente afetadas pela queda de neve;
Não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas;
Estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.

ANEPC || Divisão de Comunicação e Sensibilização

Câmara de Águeda celebra Dia Nacional dos Moinhos com várias atividades

 Programa comemorativo faz parte de uma iniciativa conjunta da Rota dos Moinhos e vai decorrer de 1 a 7 de abril
A Câmara Municipal de Águeda celebra o Dia Nacional dos Moinhos com várias propostas lúdico-pedagógicas que incluem visitas guiadas a moinhos, caminhadas, folclore, degustação gastronómica e que prometem proporcionar uma “viagem no tempo”, dando a conhecer tradições e algumas das “personagens” mais emblemáticas relacionadas com a atividade molinológica. A programação inicia-se já a partir de dia 1 de abril e prolonga-se até dia 7.
Esta ação faz parte das atividades programadas no âmbito da Rota dos Moinhos de Portugal – Portuguese Mills, constituída pelos municípios de Águeda, Albergaria-a-Velha, Nelas, Sever do Vouga e Vagos, que apresenta pelo quarto ano consecutivo e com o apoio do Turismo de Portugal um programa conjunto e diversificado de atividades, que convida a população a uma visita, bem como a conhecer e saborear as tradições ligadas ao ciclo do pão.
Este programa com atividades lúdico pedagógicas destina-se a vários públicos, com incidência para as famílias e grupos, contemplando visitas a moinhos com storytelling sobre o funcionamento destes equipamentos, oficinas de confeção do pão, degustações, caminhadas e encenações sobre a temática.
Em Águeda – programa detalhado pode ser consultado em https://www.cm-agueda.pt/pages/1858 – o Moinho do Vale das Senhoras, em Paradela (Espinhel), está disponível para visitação já a partir do dia 1 de abril. Para além da visita ao moinho com contextualização histórica, está programada uma degustação gastronómica, com diversos petiscos tradicionais, confecionados por senhoras da aldeia e ainda a presença de “personalidades” trajadas a rigor, como o moleiro, a mulher do moleiro e outras associadas ao moinho.
Neste moinho, nos dias 6 e 7, haverá ainda um “acompanhamento” especial com a atuação de um grupo de folclore (dia 6, às 15 horas) e de um grupo de acordeonistas (dia 7, às 13 horas).
Para dia 5 está também agendada uma caminhada a este mesmo moinho, com partida às 9 horas, do Centro Paroquial de Recardães, dinamizada pelo Centro Municipal de Marcha e Corrida.
No fim de semana de 6 e 7 de abril, poderá também ser visitada a Macieira de Alcôba, a aldeia pedagógica do milho antigo. Estão programadas duas visitas guiadas à aldeia (10 horas e 14h30) e contextualização histórica ao centro interpretativo, no edifício da Junta de Freguesia e ainda uma visita à moinhola, ao moinho novo e ao moinho pequeno. Para terminar a visita, haverá ainda uma degustação de produtos regionais.
Para mais informações e inscrições (gratuitas mas obrigatórias), os interessados deverão contactar a Divisão de Sustentabilidade, Turismo e Ação Climática da Câmara de Águeda, através do número de telefone 234 180 197 ou do e-mail visitagueda@cm-agueda.pt.
 
Rota dos Moinhos
Refira-se que a Rota dos Moinhos de Portugal, constituída no passado dia 23 de fevereiro de 2023, com a assinatura do protocolo intermunicipal, é um projeto que envolve os referidos cinco municípios de duas comunidades intermunicipais (Região de Aveiro e Viseu Dão Lafões).
Esta rota pretende trabalhar os moinhos e os elementos a si associados como um produto turístico inclusivo, acessível, único e integrado, que permita aos visitantes uma experiência única, com ações a incidir inicialmente nos cinco municípios fundadores do projeto, mas com a ambição de integrar outros municípios e entidades que a ele queiram aderir, e que têm como objetivo a preservação e a promoção do património molinológico nacional.
Prevê-se capacitar os territórios, unidos pelo seu património molinológico, valorizar as comunidades locais e os seus saberes, procurando atrair, assim, mais fluxos de visitantes numa rota abrangente e aumentar a sua permanência, o número de dormidas e, consequentemente, as receitas dos agentes turísticos, ao mesmo tempo que se preserva um património único e identitário destas comunidades.
Nos municípios de Albergaria-a-Velha, Águeda, Nelas, Sever do Vouga e Vagos existem, atualmente, 25 moinhos visitáveis, para os quais estão a ser preparados e estruturados, numa lógica de trabalho em rede, vários programas de experiências.

*Gabinete de Comunicação e Imagem
Ana Sofia Pinheiro

Águeda | Profissionais apresentam os seus ofícios a alunos do Secundário

 Iniciativa dirigiu-se aos jovens dos 9.º e 12.º anos de escolaridade para lhes proporcionar a oportunidade de conhecer melhor profissões que poderão ser a sua escolha de futuro
A Câmara Municipal de Águeda promoveu, na sexta-feira, uma Feira dos Profissionais que juntou, no pavilhão multiusos do Ginásio Clube de Águeda (GICA), cerca de 80 profissionais de diferentes áreas e alunos dos 9. e 12.º anos das escolas do concelho.
Esta iniciativa, promovida em parceria com a Fapágueda - Federação das Associações de Pais do Concelho de Águeda, teve por objetivo proporcionar a estes alunos dos ensinos regular e profissional, a maior diversidade possível de opções profissionais para conhecimento e esclarecimento de dúvidas.
Nesta ação, que reflete o compromisso do Município com a educação, os diferentes profissionais dos mais variados campos de ação puderam apresentar e mostrar as características das suas profissões, respondendo a dúvidas, confirmando as opções já definidas de alguns alunos e cativando outros para as suas atividades. Uma oportunidade para “esclarecer relativamente ao que pode muito bem ser a escolha do seu futuro”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda que apelou aos jovens para aproveitarem bem e recolherem o máximo de informação possível.
Marlene Gaio, Vereadora da Educação, salientou a presença destes profissionais que, de uma forma “abnegada e altruísta”, estiveram disponíveis para os cerca de 650 jovens alunos que percorreram as “bancas” de informação. A educação, que é, sublinha, “o maior elevador da sociedade, dos pontos de vista social e económico”, pelo que todo o investimento que possa ser feito nesta área é essencial.
E pela adesão – tanto de profissionais como de alunos – a esta iniciativa, esta foi uma aposta que “valeu a pena”. Isso mesmo salientaram alguns jovens que (re)afirmaram a importância desta feira. “É uma grande iniciativa que ajuda várias pessoas a decidir melhor o que vão fazer na sua vida profissional”, disse um dos alunos, com um outro a salientar que “é benéfica para todos”.
Esclarecedora e com muitas informações ao dispor, foram algumas das características que mais agradaram os alunos. “Há várias áreas que podemos ver, conseguimos tirar dúvidas, obter informações e isso é muito importante”, declarou uma outra jovem.
Refira-se que nesta feira estiveram representados profissionais das mais varias áreas, desde artes, serviço social, informática, advocacia, engenharia civil, mecânica, medicina, turismo, contabilidade e marketing, nutrição, entre muitas outras, com destaque ainda para bombeiros, PSP, GNR, Exército e Força Aérea.

*Gabinete de Comunicação e Imagem
Ana Sofia Pinheiro

Águeda | Dia Mundial da Água assinalado com “um novo sentido para os rios”

 Projetos como o LIFE Águeda, a renaturalização dos rios e ribeiras do concelho e o plano de drenagem da baixa da cidade entre os exemplos de boas práticas
As intervenções que têm sido implementadas na reabilitação de rios e ribeiras do concelho de Águeda, da sua renaturalização, através da aplicação de técnicas de engenharia de base natural; as medidas realizadas no âmbito do projeto LIFE Águeda de sustentabilidade ambiental; e o plano de drenagem da baixa da cidade foram algumas das medidas desenvolvidas pela Câmara de Águeda apontadas como exemplares no Dia Mundial da Água, assinalado sexta-feira, na Casa dos Rios, em Valongo do Vouga.
Medidas que refletem uma mudança de mentalidades que “nos acompanha e que precisamos fazer”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal, sublinhando que o trabalho que tem sido feito demonstra que “Águeda está na linha da frente” nesta área.
“Temos um conjunto de grandes projetos, desde logo com o LIFE que envolve muitas linhas de água do nosso concelho; temos o plano de drenagem, que é uma obra de engenharia notável, que já está a ser copiado para outras zonas do país, que percebem que pode funcionar nessas regiões e ficamos muito contentes por sermos pioneiros”, destacou Jorge Almeida, apontando ainda a renaturalização e reabilitação de rios do concelho, de que a ribeira da Aguieira foi “uma pedra no charco” neste tipo de medidas, pela aplicação de técnicas naturais e sustentáveis.
No dia em que se celebrava a água, sob o tema “um novo sentido para os rios”, o Presidente da Câmara de Águeda salientou o facto de “termos da “melhor água de Portugal”, captada no Carvoeiro, que abastece, atualmente, mais de 400 mil pessoas. “Temos o orgulho de pertencer, juntamente com sete outros municípios, a um sistema [Sistema Regional do Carvoeiro] que tem zero incumprimentos, numa água que é permanentemente monitorizada”, disse.
Um caminho de “mudança de paradigma” e de respeito pelas linhas de água, que é “uma coisa relativamente nova” e que de “sítio de despejo” tem sido alvo de uma intervenção cuidada e atenta em todo o concelho, confirmada pelos relatórios ambientais que atestam a qualidade da rede de rios do território.
Dirigindo-se a Pimenta Machado, vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), presente na cerimónia, apontou, porém, alguns desafios que persistem. “Fica a faltar o Rio Cértima. É mais um pedido formal que volto a fazer-lhe. É preciso fazer alguma coisa, porque é demasiado mau para ser verdade”, declarou. É, frisa, “um rio que entra no nosso concelho completamente contaminado e que vai dar à nossa Pateira”.
Sobre a Pateira, Jorge Almeida reiterou a urgência da intervenção de dragagem e a necessidade de apoio para a aquisição de uma nova ceifeira para tratar a problemática dos jacintos.
Pimenta Machado “apontou todos os desafios” lançados por Jorge Almeida e espera “corresponder” em breve. O vice-presidente da APA concordou com todas as necessidades. “Tomei nota dos seus desafios, sobretudo de financiamento. Temos de olhar para o Cértima e para a Pateira, tanto no que respeita à dragagem – estamos a tratar da parte procedimental para financiar – como sobre a ceifeira, que Águeda nos tem apoiado em outras zonas, como no Sorraia e no Tejo”, disse, concordando que é necessário “arranjar uma forma de financiar um novo equipamento”.
 
Dia da Água celebrado com arte
Em dia de festa, o Dia Mundial da Água foi assinalado com um evento multidisciplinar, onde a arte teve um papel de relevo. A inauguração da escultura “Aquavita” de Regina Frank, localizada no Parque da Boiça, o lançamento nacional de uma música – hino ao rios – composta por Maria Camposinhos, em colaboração com Francisca Mariz, e uma dança performativa por Malgorzata Sus foram os momentos culturais que pontuaram este evento.
Regina Frank salientou que a sua escultura é uma “contemplação sobre o valor da água e da sua relação com o elemento vital que sustenta a vida” e retrata o valor vital de cuidar das águas do corpo humano e do planeta. “São pedras da terra, que simbolicamente representam como todos juntos temos uma força muito grande”, disse, salientando que as cores de algumas linhas simbolizam as linhas de água e as veias do nosso sangue, elementos vitais e valiosos.
Maria Camposinhos apresentou a sua música, “Water flow”, em piano, acompanhada pela flauta (com Miguel Alexandre Teixeira) e pelos sons captados por Francisca Mariz no âmbito de um projeto nacional que descreve “as paisagens sonoras dos rios de Portugal”.
“Este é um projeto que está a dar os primeiros passos e tem por objetivo sistematizar captações sonoras dos rios, riachos, ribeiras, barrancos de Portugal, criando uma base de dados para utilizações múltiplas, que vão desde as artes performativas, composições de vídeos, filmes, investigações científicas, entre outras”, explicou Pedro Teiga, especialista em reabilitação de rios e ribeiras, salientando que a música apresentada na Casa dos Rios “é já um presente resultado”.
Filipe Falcão, Presidente da de Freguesia de Valongo do Vouga, agradeceu a todos os intervenientes que fizeram desta celebração um momento único. “Estamos num parque reconhecidamente importante, porque trabalha estas áreas temáticas, como o ambiente e a água e precisamos todos os dias incentivar e difundir estas mensagens para alterar gestos e atitudes”, disse.

*Gabinete de Comunicação e Imagem
Ana Sofia Pinheiro