sexta-feira, 24 de abril de 2020

PSP e GNR voltam a reforçar fiscalização no fim de semana

A PSP e a GNR vão manter ao longo do fim de semana as operações de patrulhamento e fiscalização para garantir o cumprimento das normas do estado de emergência, dando especial atenção aos aglomerados de pessoas e viaturas, nomeadamente junto às praias.
Em conferência de imprensa conjunta sobre o estado de emergência decretado para combater a pandemia de covid-19, responsáveis da PSP e GNR fizeram um balanço dos resultados operacionais e avançaram com novas operações.
O diretor do departamento de operações da Polícia de Segurança Pública, Luís Elias, indicou que a PSP vai estar “particularmente atenta”, durante o fim de semana, às zonas junto às praias para evitar aglomerados de pessoas.
Luís Elias avançou que, em caso de necessidade, a PSP “não hesitará” em cortar ou condicionar o trânsito, numa ação em articulação com as câmaras municipais.
Os agentes da PSP vão também controlar os principais eixos rodoviários, principalmente as saídas e entradas das cidades, disse, frisando que os polícias vão continuar a “sinalizar e acompanhar” situações de violência doméstica e a darem “particular atenção” aos idosos.
Sobre violência doméstica, este oficial da PSP disse que foram detidos, durante o estado de emergência, 32 pessoas por este crime, mas as participações à polícia diminuíram em relação ao mesmo período do ano passado.
O diretor do departamento de operações da PSP disse também que, durante este fim de semana, vão ser utilizados ‘drones’ junto das praias “para controlar aglomerados de pessoas”.
Luís Elias deu conta que, desde o segundo período do estado de emergência, que decorreu entre 03 e 17 de abril, a PSP utilizou ‘drones’ em Leiria, Ovar, Lisboa, Amadora, Santarém e Torres Novas, sendo usados para apoio a atividade operacional e ajudar à tomada de decisões.
Também a Guarda Nacional Republicana iniciou hoje uma operação em todo o país, que se vai prolongar até segunda-feira, que tem como objetivo o patrulhamento, sensibilização e fiscalização das regras do estado de emergência, disse o diretor de operações do Comando Operacional da GNR.
Vitor Rodrigues frisou que os militares vão estar principalmente atentos à violação das regras de confinamento domiciliário obrigatório e à concentração de pessoas, bem como vão realizar “ações de controlo e fiscalização rodoviário”.
Na conferência de imprensa, os dois responsáveis destacaram o acatamento por parte dos portugueses das normas do estado de emergência, sublinhando que “não se registaram praticamente incidentes”.
Questionados sobre se os portugueses vão continuar a cumprir com o dever de recolhimento, responderam que “é natural” que exista uma tendência para os cidadãos saírem mais à rua à medida que o estado de emergência avança, uma vez que começa a existir um cansaço das medidas de confinamento.
No entanto, relembram que há saídas previstas no decreto do estado de emergência, salientando que ainda “não há dados concretos que permitam concluir” que os portugueses estão a sair mais à rua.
A PSP e a GNR fizeram ainda um balanço da atividade operacional durante o segundo período do estado de emergência, entre 3 e 17 de abril.
A PSP fez 118 detenções, 29 das quais por desobediência à obrigação de confinamento domiciliário por parte de cidadãos que se encontram infetados com covid-19, 74 por desobediência por de dever geral recolhimento domiciliário e uma por circulação entre concelhos durante a Páscoa, que ocorreu nos Açores.
A PSP deteve ainda sete pessoas por não terem encerrado estabelecimentos comerciais e seis por resistência e coação a funcionário, além de ter encerrado 394 estabelecimentos.
Durante estes 15 dias, esta polícia realizou mais de seis mil operações, fiscalizou cerca de 185 mil viaturas e identificou 90 mil cidadãos, 25 mil dos quais idosos que estavam muitos deles em “situações de carência e de solidão”, disse Luís Elias. 
Por sua vez, a GNR realizou 26.817 ações de sensibilização e fiscalizou cerca de 51 mil viaturas, que resultaram em 66 detenções.
O diretor de operações do Comando Operacional da GNR destacou as 15 detenções por violação ao recolhimento obrigatório e 20 por violação à cerca de Ovar.
Sobre o programa que a GNR tem junto dos idosos, Vitor Rodrigues afirmou que desde o seu início, a 09 de abril, foram contactados telefonicamente 21.400 idosos que vivem sozinhos ou isolados e 68 foram reencaminhados porque precisavam de ajuda de natureza psicológica.
Este responsável destacou ainda a descida da criminalidade na área da GNR durante o estado de emergência em relação ao mesmo período de 2019, indicando que o número de ocorrência desceu 34% e as detenções diminuíram 59%.
Portugal está em estado de emergência para combater a covid-19 desde o dia 18 de março, que já foi renovado por três períodos, e termina a 02 de maio.
De acordo com a Direção-Geral da Saúde, morreram 854 pessoas das 22.797 confirmadas como infetadas, e há 1.228 casos recuperados, em Portugal.
NDC

Cantanhede | Plataforma de venda de produtos locais, Gabinete Municipal de Apoio ao Agricultor ultima lançamento da campanha “Da Terra à Mesa”


Gabinete Municipal de Apoio ao Agricultor ultima lançamento da campanha “Da Terra à Mesa” .

O Município de Cantanhede prepara-se para lançar a plataforma de venda online “Da Terra à Mesa”, que prevê a promoção e comercialização de produtos locais, incentivando o consumo de produtos agrícolas e de pecuária do concelho. 

Com a dinamização a cargo do Gabinete Municipal de Apoio ao Agricultor, a plataforma que estará disponível no site institucional da Câmara Municipal de Cantanhede, tem como principal objetivo promover o desenvolvimento económico da região, através da promoção dos produtos produzidos localmente. 

Com o surgimento desta iniciativa, o Município prevê não só criar um circuito curto de comércio, com um contato mais direto entre produtor e consumidor, diminuindo assim a distância entre a “Terra” e a “Mesa”, como também possibilitar um eficaz escoamento da produção, contribuindo para um aumento significativo da qualidade de vida dos agricultores cantanhedenses. 

Para aderir a este projeto, os produtores interessados poderão formalizar a sua inscrição através do e-mail gmaa@cm-cantanhede.pt ou através do contacto telefónico 231 410 100 ou 969 287 659. 

Esta estratégia assenta também num conceito de preservação de técnicas de produção tradicionais e ancestrais de cultivo agrícola, valorizando a diversidade e variedade de produtos locais produzidos. Estes alimentos já se encontram, por isso, completamente adaptados ao clima, pragas e solos, exigindo por isso a aplicação de uma menor quantidade de produtos fitofarmacêuticos e fertilizantes, apresentando-se assim mais naturais, beneficiando com isso a saúde dos consumidores e o bolso dos produtores.

No Dia do Livro e os Direitos de Autor Bibliotecas de Juntas de Freguesias com oferta cultural reforçada


Prosseguindo a sua política de descentralização da oferta cultural e promoção da leitura, o Município de Cantanhede através da sua Biblioteca Municipal, ofereceu, ontem, 23 de abril, a várias juntas de freguesias do concelho um conjunto de livros que se destinam a enriquecer o espólio das bibliotecas locais. 

Após um importante processo de seleção de obras literárias, onde se destacam alguns livros generosamente oferecidos por leitores e utilizadores deste equipamento cultural, a Biblioteca ofereceu às juntas de freguesia de Ançã, Cordinhã, Febres, S. Caetano, e à União das Freguesias de Portunhos e Outil e de Sepins e Bolho, que viram assim o seu espólio literário e cultural reforçado. 

Esta estratégia tem como objetivo aproximar a Biblioteca dos seus leitores, ampliando a sua oferta cultural, alargando-a às povoações do concelho, promovendo a utilização dos seus serviços para que possam crescer e desta forma fomentar hábitos saudáveis de leitura. 

A Biblioteca de Cantanhede assume-se cada vez mais como um importante veículo igualitário de acesso à informação e processo de cidadania, procurando assim ter um papel ainda mais ativo no desenvolvimento cultural local, nomeadamente na disponibilização do acesso a documentação e informação à comunidade cantanhedense. 

Ainda decorrente desta iniciativa, a Câmara Municipal fará chegar vários conjuntos de livros a outras instituições do concelho, nomeadamente instituições de solidariedade social e associações culturais, que também manifestaram interesse em receber livros para os integrarem nas suas unidades de leitura.

Sergio Moro acusa Bolsonaro de querer acesso privilegiado a investigações judiciais

Sérgio Moro acusa presidente brasileiro de querer acesso ...
O ministro da Justiça do Brasil Sergio Moro, que está demissionário, disse hoje que o Presidente, Jair Bolsonaro, exonerou a liderança da Polícia Federal porque pretende acesso às investigações judiciais, algumas das quais que envolvem os filhos ou aliados.
"O Presidente me disse, mais de uma vez, expressamente, que ele queria ter uma pessoa do contacto pessoal dele [para quem] ele pudesse ligar, [de quem] ele pudesse colher informações, [com quem] ele pudesse colher relatórios de inteligência. Seja o diretor [da polícia federal] seja um superintendente", acusou Moro, numa conferência de imprensa.
Falando aos jornalistas na sequência da demissão do chefe geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo, que estava subordinado a Moro, o ministro demissionário frisou que deixa o cargo porque Bolsonaro quebrou a promessa que lhe fez de que não iria interferir na autonomia da Polícia Federal e do Ministério da Justiça.
Em primeiro lugar, "houve uma violação da promessa que me foi feita de carta branca [não interferência], em segundo lugar não havia uma causa [para a demissão de Valeixo]. Ficou claro que estaria havendo uma interferência política na Polícia Federal, o que gera um abalo e uma queda de credibilidade não [em relação] a mim, mas ao Governo", explicou Moro.
O ministro demissionário declarou que o Presidente brasileiro lhe disse pessoalmente que queria trocar o chefe geral da Polícia Federal porque estava preocupado com investigações em curso no Supremo Tribunal Federal (STF), que podem evolver os seus filhos ou aliados políticos, e afirmou que o chefe de Estado queria ter acesso a relatórios sigilosos sobre investigações.
"Realmente não é o papel da Polícia Federal prestar este tipo de informação. A investigação tem de ser preservada. Imagine se durante a própria Lava Jato a ex-presidente Dilma [Rousseff] ou o ex-presidente Luiz [Inácio Lula da Saliva] ficassem ligando para o superintendente [da Polícia Federal] em Curitiba para colher informações sobre as investigações em andamento", disse o ministro, que foi o coordenador da Operação Judicial Lava Jato que visou vários políticos, entre os quais aqueles dois responsáveis políticos.
Moro argumentou que chegou a explicar a Bolsonaro que a demissão do diretor-geral da polícia federal poderia gerar uma desorganização dentro da corporação, mas o chefe de Estado brasileiro decidiu exonerar Valeixo sem consultá-lo na manhã de hoje o que tornou sua permanência no Governo impossível.
"O problema nas conversas [que tive] com o Presidente é que [ele não quer] só a troca do diretor-geral, havia também a intenção de trocar superintendentes, novamente o superintendente do Rio de Janeiro, e outros superintendentes, sem que me fosse apresentada uma razão, uma causa para realizar este tipo de substituição", relatou o ministro demisionário.
"Ontem conversei com o Presidente, falei para ele que seria uma interferência política [a troca do chefe da polícia federal]. Ele disse que seria mesmo, falei que isto teria impacto negativo para todos", acrescentou.
Moro, que ficou conhecido como juiz da Operação Lava Jato responsável por condenar dezenas de empresários e políticos, disse que sentiu o dever de proteger a Policia Federal e alegou ter tentado evitar uma crise interna no Governo durante a pandemia do novo coronavírus, mas entendia que não poderia deixar de lado seu compromisso com o estado de Direito.
"De todo modo, no meu entendimento, não tinha como aceitar esta substituição. Há uma questão envolvida da minha biografia como juiz de respeito a lei, ao Estado de direito e a impessoalidade no trato com o Governo. Eu vivenciei isto na Lava Jato. Seria um tiro na Lava Jato", declarou.
O governante demissionário elogiou Dilma Rousseff por ter dado autonomia à Polícia Federal, uma medida que permitiu a concretização da própria Lava Jato, reafirmando a necessidade de um sistema de investigação criminal independente do poder político.
Moro mostrou-se grato pela nomeação para ministro e que agora pretendia descansar antes de determinar o que irá fazer no futuro.
"Infelizmente não tenho como persistir no compromisso que assumi sem que tenha condições de trabalho, sem que eu tenha condições de preservar a autonomia da Polícia Federal para realizar seus trabalhos ou sendo forçado a sinalizar uma concordância com uma interferência política na Polícia Federal cujos resultados são imprevisíveis", concluiu.
Lusa

Covid-19: Luxemburgo contabiliza 85 mortes e 3.695 casos de infecção – dados oficiais

Entrada | LUX24
O Luxemburgo contabiliza até hoje um total de 85 mortes e 3.695 casos de infecção por coronavírus Covid-19, informou esta sexta-feira (24), cerca das 18:00, o Ministério da Saúde do Grão-Ducado.
São mais 2 mortes e 30 novos casos de infecção nas últimas 24 horas.
De acordo com o boletim clínico divulgado hoje há agora 163 pessoas hospitalizadas (25 das quais em cuidados intensivos – este número não contabiliza as pessoas provenientes da região francesa do Grande Este).
A idade mediana das vítimas mortais ronda os 85 anos de idade, enquanto a média das mortes ronda os 83 anos. Já a média de idade das pessoas infectadas ronda os 46 anos. Há mais homens (51%) do que mulheres (49%) infectados no Luxemburgo.
Segundo os dados oficiais desde o início da crise sanitária provocada pelo Covid-19 foram realizados 37.782 testes no país.
O número de pessoas que deixaram as unidades hospitalares está agora nas 760 pessoas.
LUX24

Esterilização inovadora por radiação ultravioleta nas ambulâncias dos Bombeiros de Cantanhede

Lá diz o ditado que a necessidade aguça o engenho e é isso mesmo que acontece nos Bombeiros Voluntários de Cantanhede.
Perante a necessidade de uma esterilização eficaz das ambulâncias e respetivos equipamentos a custo reduzido, Direção e Comando uniram esforços e conhecimentos técnicos e desenvolveram um sistema com radiação ultravioleta que já deu provas da máxima eficácia.
“Foram feitos testes de laboratório e foi comprovado que o novo sistema elimina os germes de forma muito eficaz”, congratula-se Adérito Machado, presidente da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede.
A utilização de luz ultravioleta artificial como germicida, eliminando bactérias e vírus, não é nova. O método tem sido utilizado no tratamento de água e na esterilização dos blocos operatórios de hospitais, por exemplo. Mas a forma como foi adaptada para as ambulâncias é o resultado da arte e do engenho do corpo de bombeiros de Cantanhede.
Com duas lâmpadas com radiação ultravioleta do tipo UV-C, o novo sistema é utilizado em todas as ambulâncias do corpo de bombeiros no final de cada serviço. São necessários apenas 30 minutos para que bactérias e vírus sejam eliminados pela ação da radiação.
A comprová-lo estão os testes realizados com culturas multibacterianas.
“Colocámos um líquido biológico altamente contaminado no interior de uma ambulância e a intervalos regulares fomos retirando amostras para análise. Na análise da amostra retirada ao fim de 10 minutos de exposição encontrámos metade das colónias existentes na amostra de referência (que não recebeu radiação). Ao analisarmos a colheita feita após 20 minutos de exposição, a quantidade de colónias tinha baixado para três e na colheita realizada após 30 minutos de exposição restava apenas uma pequena colónia de bactérias”, descreve Adérito Machado.
Licenciado em Análises Clínicas e Saúde Pública e com larga experiência profissional, o presidente da AHBVC explica que a destruição acontece porque a luz ultravioleta no comprimento de onda utilizado por este sistema altera o material genético dos organismos.
Uma vez que os raios ultravioletas têm efeitos prejudiciais para todos os organismos vivos, a sua utilização obedece a um protocolo já instituído no corpo de bombeiros, de modo a garantir que ninguém é exposto acidentalmente. A sua utilização é feita unicamente no interior da célula de limpeza de viaturas existente no quartel e sem ninguém no seu interior, sendo o seu acionamento efetuado a partir do exterior da célula. Caso a porta daquela divisão seja aberta acidentalmente, o sistema de esterilização desliga-se automaticamente.
Em desenvolvimento há cerca de um ano, o sistema de esterilização criado pelos Bombeiros Voluntários de Cantanhede ficou concluído no início de Março. Neste momento funciona apenas no quartel sede, em Cantanhede, mas o objetivo é replicá-lo também no quartel da Tocha.
As vantagens do novo sistema são várias, sublinha Adérito Machado.
“As ambulâncias de socorro são sempre desinfetadas entre cada serviço, mas agora subimos de nível até à esterilização, isto é, à garantia da eliminação de todos os microorganismos vivos. Numa altura de pandemia como a que vivemos atualmente pela Covid-19, a esterilização torna-se ainda mais importante, já que garante uma maior segurança tanto para os nossos operacionais, como para os doentes que transportamos. Paralelamente, este sistema oferece praticidade e facilidade de utilização a um custo muito reduzido, comparativamente com os equipamentos com a mesma função existentes no mercado”.
Para o desenvolvimento deste novo sistema foi fundamental a criatividade de alguns elementos da corporação.
“Temos elementos com uma grande capacidade para colocar as ‘mãos na massa’ e construir equipamentos que deem resposta às necessidades que vão surgindo”. Um exemplo apresentado por Adérito Machado é o de outra máquina construída recentemente no quartel para aplicação de produto virucida e que permitiu à Associação poupar cerca de dois mil euros, o valor de mercado daquele tipo de equipamento.

Ryanair obrigada a readmitir trabalhadores despedidos em Espanha antes da crise

Ryanair obrigada a readmitir trabalhadores despedidos em Espanha ...
Um tribunal espanhol decidiu hoje a nulidade de um despedimento coletivo feito pela transportadora Ryanair, tendo os 224 trabalhadores de regressar com as mesmas condições e com o pagamento dos seus salários desde a extinção do contrato.
A decisão foi tomada pela Audiência Nacional espanhola, um tribunal especial competente neste tipo de questões, porque a empresa aérea "não quis iniciar um período de consulta" com os representantes dos trabalhadores e houve "má fé, fraude, coação e abuso de direitos na atuação do empregador".
O tribunal insta a companhia ao "pagamento imediato" dos salários que as pessoas afetadas por este despedimento coletivo "deixaram de receber desde a rescisão do contrato".
A Ryanair anunciou em outubro de 2019 o encerramento das bases de Tenerife, Lanzarote e Gran Canaria (Ilhas Canárias), uma medida que também afetou, inicialmente, a de Girona (Catalunha).
No entanto, no início de dezembro passado, a empresa optou por manter esta última, embora com um funcionamento sazonal, se os trabalhadores aceitassem uma mudança nas suas condições contratuais.
As razões evocadas pela Ryanair foram a ineficiência destas instalações, o atraso nas entregas do Boeing 737-MAX, o elevado custo das operações, bem como a incerteza quanto ao cenário pós-Brexit e ao seu impacto no território insular.
A Audiência Nacional considera que houve "uma evidente má fé dos empregadores, que queriam encerrar as bases aéreas nas Ilhas Canárias e converter a de Girona numa base sazonal com o mais baixo custo possível".
O tribunal afirma que a Ryanair "aproveitou o aparecimento de uma circunstância de natureza marcadamente temporária e conjuntural", o atraso do Boeing 737-MAX, para encerrar vários dos seus centros "sem fazer referência" a aspetos que justificariam a existência de uma causa ligada à sua produção ou organização para justificar o despedimento coletivo.
A magistratura também sublinha a "total falta de consideração" dos representantes da empresa para com os sindicatos, "evidenciada" em alguns aspetos formais da negociação.
Lusa

“Esmagadora maioria” dos testes nos lares do Centro são negativos

Covid-19: “Esmagadora maioria” dos testes nos lares do Centro são ...
O secretário de Estado João Paulo Rebelo congratulou-se hoje por a "esmagadora maioria" dos testes à covid-19 feitos ultimamente aos trabalhadores dos lares da região Centro estarem a dar resultado negativo.
"Depois de algumas situações mais apreensivas que acompanhámos, como em Ovar e nalguns lares do distrito de Viseu, felizmente, nos últimos dias, os testes que têm estado a ser feitos, na sua esmagadora maioria, estão a dar negativo", afirmou à agência Lusa João Paulo Rebelo, que foi designado coordenador regional do Centro do Estado de Emergência.
Na sua opinião, tal significa que se está "a obter o resultado pretendido, que era trabalhar na linha da prevenção".
O governante lembrou que "um ponto muito crítico que estava claramente identificado era esta população de maior risco, mais idosa, nomeadamente dos lares", tendo sido fundamental "o progresso muito grande ao nível dos testes que estão a ser feitos aos trabalhadores dessas instituições".
"Os testes estão a ser feitos nas universidades de Aveiro, de Coimbra e da Beira Interior (Covilhã) e, no que respeita aos institutos politécnicos, o de Leiria está em condições de começar e o de Castelo Branco já está a cooperar com a ULS (Unidade Local de Saúde)", explicou.
João Paulo Rebelo frisou que, nos últimos quinze dias, foi muito importante a "maior cooperação entre mais diversas entidades, nomeadamente as da Saúde, as da Segurança Social, os agentes de segurança e da Proteção Civil", com o "envolvimento muito particular" das Comunidades Intermunicipais.
Segundo o responsável, à semelhança do que acontece no resto do país, os efeitos económicos da pandemia estão a preocupar os autarcas da região Centro.
"Essa é uma preocupação central do Governo. A par da preocupação de garantir a saúde pública, há também a preocupação de garantir que a vida continua e que possamos retomar o mais rapidamente possível as nossas atividades", garantiu.
O setor do turismo, por exemplo, está a ser "brutalmente afetado", numa região que tem desde as praias à Serra da Estrela, passando pelo Santuário de Fátima, acrescentou.
O primeiro-ministro designou cinco dos seus secretários de Estado para a coordenação da execução aos níveis local e regional das medidas de combate à pandemia da covid-19 no âmbito da declaração de estado de emergência.
Foram designados por António Costa os secretários de Estado Eduardo Pinheiro (da Mobilidade) para a região Norte, João Paulo Rebelo (Juventude e Desporto) para a região Centro, Duarte Cordeiro (Assuntos Parlamentares) para Lisboa e Vale do Tejo, Jorge Seguro Sanches (Adjunto e da Defesa Nacional) para o Alentejo e José Apolinário (Pescas) para o Algarve.
Lusa

Câmara da Mealhada adquire computadores para 50 alunos do agrupamento de escolas

Câmara da Mealhada adquire computadores para 50 alunos do agrupamento de escolas

A Câmara da Mealhada adquiriu meia centena de computadores para os alunos do concelho que não dispunham desse equipamento para assistir às aulas à distância. No pacote do material informático cedido pelo Município, que já começou a chegar a casa dos estudantes, estão incluídos routers e packs de internet pré-pagos pelo período de três meses.

A solução para os alunos que não dispõem de equipamentos informáticos foi encontrada pela Câmara Municipal em diálogo com o Agrupamento de Escolas da Mealhada (AEM). Os computadores são adquiridos pela autarquia, que recorre às verbas de transferências mensais do Ministério da Educação, decorrentes do contrato interadministrativo existente.

Coube ao AEM fazer o levantamento das necessidades dos seus alunos, o que resultou, para já, na aquisição de uma solução que combina 50 computadores portáteis com a plataforma +Sucesso Escolar para aprendizagem remota, router 4G e 30 GB/mês de internet móvel, durante três meses, e centro de contacto, suporte com atendimento assegurado por 100 professores, para apoio aos pais, alunos e docentes.

A escolha destes materiais foi feita numa perspectiva de capacidade dos mesmos para os diversos níveis de ensino, bem como a sua longevidade, uma vez que, findo o período de aulas à distância, os computadores serão entregues ao AEM e colocados à disposição dos alunos nos diversos estabelecimentos de ensino.

A este apoio soma-se o que está a ser prestado diariamente pelo Setor de Educação da Câmara Municipal da Mealhada, que, diariamente, recolhe e imprime dezenas de trabalhos de alunos e os faz chegar aos respetivos professores.

Com os equipamentos informáticos agora cedidos aos estudantes, a Câmara da Mealhada e o AEM acreditam ter criado as condições para que todos os alunos estejam em situação de igualdade nesta fase de ensino à distância.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 24 abril 2020

Moçambique | Sobe para 32 trabalhadores da Total infectados pela covid-19 em Moçambique; Quinto doente diagnosticado na Província de Maputo


Foto de Adérito Caldeira
23 dias após o diagnóstico do primeiro infectado nas instalações da Total subiu para 32 o número de trabalhadores da petrolífera francesa que lidera o projecto Mozambique LNG infectados pelo novo coronavírus em Moçambique. Para além dos quatro novos doentes na Província de Cabo Delgado nesta quinta-feira (23) um novo doente foi diagnosticado na Província de Maputo e as autoridades de saúde ainda não sabem como contraiu a infecção pela covid-19.

Mais 84 testes a casos suspeitos de covid-19 foram realizados pelo Instituto Nacional de Saúde dos quais “68 revelaram-se negativos e cinco revelaram-se positivos, portanto Moçambique neste momento tem 46 positivos, 38 de transmissão local e oito importados. “quatro dos novos casos positivos estão relacionados com a investigação na Província de Cabo Delgado e um caso foi registado na Província de Maputo”, actualizou a Directora Nacional Saúde Pública.

“O primeiro caso positivo é de um indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade moçambicana, com mais de 30 anos de idade e reside na Cidade da Matola”, detalhou a Dra. Rosa Marlene que admitiu “não está relacionado com Afungi, está ainda em estudo para de facto se chegar a conclusão de como a infecção foi apanhada”.

Este é o quinto infectado pelo novo coronavírus na Província de Maputo, existem dois de nacionalidade italiana (um com mais de 50 anos e outro com mais de 20 anos de idade) e outros dois que as autoridades de Saúde não identificam claramente.

Os outros quatro novos doentes são trabalhadores da petrolífera Total e as suas características foram detalhadas pela na Directora Nacional Saúde Pública: “O segundo caso positivo é de um indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade estrangeira, com mais de 60 anos de idade, é residente em Afungi e esteve em contacto com um caso confirmado; O terceiro caso é de um indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade moçambicana, com mais de 40 anos de idade e esteve também em contacto com um caso confirmado em Afungi; O quarto caso é de um indivíduo do sexo feminino, com mais de 40 anos de idade, de nacionalidade estrangeira e também esteve em contacto com um caso confirmado em Afungi; O quinto caso positivo é de um indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade moçambicana, com mais de 30 anos de idade e esteve em contacto com caso confirmado em Afungi”.

São agora 32 os infectados pelo novo coronavírus que são trabalhadores da petrolífera francesa que lidera o projecto Mozambique LNG, de exploração de gás natural na Área 1 da Bacia do Rovuma. Alguns estão em isolamento na Cidade de Maputo e outros em Pemba.


12 curados da covid-19 em Moçambique

“Como parte do protocolo do Ministério da Saúde e porque todos estes casos novos não apresentam sintomatologia e encontram-se em isolamento domiciliário, neste momento decorre como sempre o processo de mapeamento dos contactos”, acrescentou a responsável de Saúde Pública que declarou ainda “em relação a nacionalidade dos infectados, nós preferimos parar com a partilha por questões éticas. Depois de usarmos os meios adequados para informar as pessoas iremos partilhar a nacionalidade dos infectados”.

Sem precisar quais a Dra. Rosa Marlene revelou também que mais quatro doentes ficaram curados o que elevou para 12 os cidadãos recuperados da covid-19 em Moçambique.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Governo não tem nenhum medida para proteger 68 mil empregos da Cultura e Turismo afectados pela covid-19 em Moçambique

Foto de Adérito Caldeira
Um dos primeiros sectores produtivos a sentir o impacto da pandemia da covid-19 em todo mundo foi o Turismo, devido as diversas limitações a que os viajantes são sujeitos. Em Moçambique 68 mil trabalhadores de agências de viagens, empreendimentos turísticos, estabelecimentos de restauração e bebidas correm o risco de ficar desempregados porque o Governo de Filipe Nyusi não tem nenhuma medida para protege-los.

“Na área do turismo, dos 2462 empreendimentos turísticos, 3986 estabelecimentos de restauração e bebidas e 336 agências de viagens existentes no país, 696 já encerraram sendo 155 empreendimentos turísticos, 484 estabelecimentos de restauração e bebidas, 12 agências de viagens e 45 salas de dança”, revelou nesta quinta-feira (23) a assessora do Ministério da Cultura e Turismo que indicou que estes encerramentos, ainda que temporários, “põem em causa cerca de 3511 postos de trabalho.

Falando em conferência de imprensa em Maputo Ndica Massinga precisou que este sector, uma das seis opções estratégicas para o quinquénio 2020-2024 e que tem como meta criar 462.389 novos empregos no nosso país, “emprega no geral um universo de 68 mil trabalhadores”.

Questionada sobre que medidas específicas existem para ajudar os empresários da Cultura e Turismo a não despedirem os seus trabalhadores a fonte do Ministério da Cultura e Turismo declarando que o sector “é muito transversal, tudo aquilo que concorre para o seu desenvolvimento tem escopo na actuação dos outros sectores, por isso quando eu falo que os empresários quer da área do Turismo quer da Cultura vão se beneficiar destas medidas que o Banco Central e o Governo está a tomar é porque na verdade as medidas são transversais. O Ministério da Cultura e Turismo como tal não vai tomar medidas mas tem que influenciar e fazer advocacia junto de outras entidades do Governo que tem responsabilidade por estas áreas co-relacionadas”.

“O Ministério criou o Gabinete de Gestão de Crise que está junto dos Parceiros de Cooperação, quer nacionais e internacionais, e junto do próprio Governo, a articular soluções concertadas para resolver alguns problemas. No caso da Cultura em específico há alguns fundos que estamos a negociar com a UNESCO e com a Organização Mundial de Turismo para que também se possa apoiar o sector”, disse Ndica Massinga que apontou uma iniciativa denominada “Arte no Quintal” para os artistas realizarem de espectáculos em live streaming e promoverem exposições que serão disseminadas pelas rádios comunitárias, televisão e plataformas digitais.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Renamo denuncia 14 “assassinatos bárbaros” protagonizados pelas Forças Armadas de Defesa de Moçambique

Foto de Adérito Caldeira
O partido Renamo denunciou 14 “assassinatos bárbaros” protagonizados pelas Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) na Província de Cabo Delgado, “o cidadão indefeso não pode ser vitima da falta de estratégia militar para combater os insurgentes que estão a ceifar vidas humanas”, declarou o deputado José Manteigas nesta quinta-feira (23).

“Chegam informações preocupantes de Cabo Delgado, segundo as quais, no passado dia 12 de Abril, cerca das 18 horas, uma embarcação transportando pessoas e mercadorias de Pemba para Ibo foi interceptada por elementos das Forças Armadas de Defesa de Moçambique. Depois de um simulado interrogatório, arrastaram a embarcação para baixo da ponte cais e disparam contra todos os ocupantes o que causou a morte de vários concidadãos, entre os quais: Máquina Juma Mpingo, Ussene Juma, Nacir Machaca, Jamal Nacir, Ussene Nacir Momade Chabane, Samuel Momade e Abdala Nvita. De seguida lançaram os corpos para o mar”, revelou Manteigas que precisou que dois eram membro do partido.

Falando em conferência de imprensa o porta-voz do maior partido de oposição declarou que: “No dia 16 de Abril corrente, uma outra embarcação com três passageiros à bordo que navegava de Palma à Pemba, tendo chegado na Ilha do Ibo, elementos das Forças Armadas de Defesa de Moçambique balearam os seus ocupantes que resultou na morte de dois, nomeadamente, Muemede Ali Mbaile e Bachir Muemede Cudeda. Deste acto macabro sobreviveu o proprietário e tripulante da embarcação, Amade Culanda”.

“No distrito de Palma, elementos das FADM balearam brutalmente cidadãos indefesos que resultou na morte de: Roberto Mussa Ambasse, Muemede Selemane Jumbe, Muindi Abudo e Amina Sumail” acrescentou José Manteigas que referiu que num outro acto de violência no Distrito do Ibo, “elementos das FADM dirigiram-se ao restaurante do cidadão Selemane Idi, onde expulsaram o guarda do estabelecimento, arrombaram a porta, consumiram bebidas alcoólicas e saquearam géneros alimentícios”.

O porta-voz do partido Renamo, que não apresentou evidências que os 14 assassinatos tenham sido protagonizados pelas FADM, referiu-se ainda aos actos de violência que agentes da Polícia da República de Moçambique protagonizaram esta semana nas cidades de Pemba, Beira e de Quelimane.

“O nosso Povo não pode ser bode expiatório da incapacidade e inoperância das Forças de Defesa e Segurança, o cidadão indefeso não pode ser vitima da falta de estratégia militar para combater os insurgentes que estão a ceifar vidas humanas em Cabo Delgado. Os moçambicanos perguntam: Se a Policia mata, os militares matam e os insurgentes matam, quem vai os proteger”, questionou o porta-voz do partido Renamo que exortou ao Presidente Filipe Nyusi a “agir imediatamente no sentido de mandar parar os assassinatos bárbaros, repor ordem nas fileiras e criar condições logísticas robustas e necessárias de modo a elevar a moral e capacidade combativa”.

Ironicamente nesta quarta-feira (22), durante o empoçamento dos membros do Conselho Nacional de Direitos Humanos o Presidente Nyusi, que é também o Comandante em Chefe de todas Forças de Defesa e Segurança, admitiu que “em momentos difíceis, como os que atravessamos, somos levados a adoptar medidas e decisões robustas com vista a defesa da nossa soberania e da nossa integridade territorial (...) algumas dessas medidas, caros compatriotas, podem involuntariamente propiciar a violação dos direitos humanos. Por conta do cumprimento dessas medidas ocasiões há em que temos sido confrontados com algumas violações de direitos humanos perpetrados pelas autoridades e outros actores, verdadeiras ou não, estas informação devem sempre merecer a nossa e a vossa atenção com a máxima serenidade e sem emoções”.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Município de Reguengos de Monsaraz vai disponibilizar computadores portáteis e acesso móvel à internet aos alunos


O Município de Reguengos de Monsaraz vai disponibilizar computadores portáteis e acesso móvel à internet aos alunos do Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz para poderem ter aulas à distância até ao final do ano letivo. A autarquia investiu quase 75 mil euros para adquirir cerca de duas centenas de computadores para os alunos identificados no levantamento efetuado pelo agrupamento de escolas do concelho.

Esta medida municipal abrange todos os alunos que não disponham de computadores e equipamentos para ligação à internet que sejam beneficiários dos escalões A e B da Ação Social Escolar, assim como os restantes estudantes que não estão incluídos em qualquer escalão desde que o seu agregado familiar tenha sofrido perda de rendimento durante o período da pandemia de covid-19. A autarquia disponibilizará computadores e acesso móvel à internet igualmente aos alunos residentes no concelho que pertencem a famílias numerosas com três ou mais filhos exclusivamente estudantes.

A câmara municipal vai contactar individualmente todos os alunos abrangidos por esta medida. Os encarregados de educação poderão obter esclarecimentos e informações adicionais através dos Serviços de Educação da autarquia (tel. 266 503 309).

Serpa | “Máscaras para todos”

Covid-19: Também em Serpa, Câmara e Juntas de Freguesia vão às ...

“Máscara para todos” é um projeto das Oficinas Sénior da Academia Sénior, em parceria com a Câmara Municipal e as Juntas e Uniões de Freguesia de Serpa e muitos voluntários que se juntaram à causa, que visa a confeção de máscaras comunitárias para distribuir a toda a população do concelho. 

Inicialmente, as máscaras vão ser entregues à população mais vulnerável, sendo que numa segunda fase, serão para distribuição a toda a população. 

A Câmara Municipal de Serpa, bem como as Juntas e Uniões de Freguesia adquiriam os materiais necessários e são muitos os voluntários que, por todo o concelho, agarraram esta tarefa altruísta de ajudar o próximo, a quem o Município especialmente agradece. De destacar que a maioria dos materiais usados foram adquiridos no comércio local. 

Caso a produção de máscaras comunitárias não chegue para assegurar que toda a população do concelho tenha acesso a esta forma de proteção individual, o Município irá adquirir máscaras reutilizáveis para que todos os munícipes tenham a sua. 

Trata-se de mais um apoio que a Câmara Municipal de Serpa e as Juntas e Uniões de Freguesia estão a dar para toda a população do concelho se sinta mais protegida.

Voluntários da campanha “Costurar com o coração” já produziram mais de 50 mil máscaras

Covid-19: Voluntários de “Costurar com o coração” produziram mais ...

Os participantes na campanha “Costurar com o coração” já produziram mais de 50 mil máscaras de proteção, um número impressionante que dá dimensão ao espírito solidário da região de Leiria. 

Lançada pelo Município para fazer frente à escassez de máscaras de proteção no mercado, a campanha teve uma adesão entusiástica por parte dos leirienses, tendo rapidamente recebido a inscrição de 600 participantes, dispostos a pôr mãos à obra para ajudar quem está na linha da frente no combate ao Covid-19 e no apoio às franjas da população em situação de maior fragilidade. 

“Agradecemos a colaboração da população nesta causa, reveladora do espírito solidário dos leirienses”, disse o vereador do Município de Leiria Carlos Palheira, acrescentando que já foram entregues 20 mil máscaras a instituições de solidariedade, de apoio à pessoa com deficiência, apoio domiciliário e outras instituições sem fins lucrativos. 

Uma vez mais o Município de Leiria agradece o extraordinário espírito solidário que a sociedade leiriense tem manifestado neste momento de especial dificuldade que enfrentamos.

CANDIDATURAS COMUNITÁRIAS PARA AS OBRAS DE REMODELAÇÃO E AMPLIAÇÃO DAS EB1 DE SILVES E EB1 DE ALCANTARILHA FORAM APROVADAS

SILVES - Descobre os Territórios Corticeiros

O Município de Silves viu recentemente aprovadas, no âmbito do CRESC Algarve, as operações de remodelação e ampliação da EB1 de Silves e da EB1 de Alcantarilha, num investimento total elegível de aproximadamente dois milhões e 500 mil euros.
No que respeita à EB1 de Silves, o investimento elegível ascende a 1.735.808,08 euros, com um apoio financeiro da União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) de 867.904,04 euros. Esta operação contempla a construção de um novo edifício, a levar a efeito no local em que está atualmente implantado o edifício desativado, que será demolido. O novo edifício, integrará 13 salas de aula e sanitários para alunos, professores e funcionários. A intervenção inclui, ainda, a reorganização dos espaços exteriores, com a criação de uma zona de jogos para atividade física e recreio. De salientar que a autarquia lançou um concurso público para a execução da empreitada, ainda antes da submissão da candidatura, pelo que a obra já se encontra adjudicada, sendo que o processo de concurso segue os seus trâmites legais. 

No caso da remodelação e ampliação da EB1 de Alcantarilha o investimento elegível ascende a 761.050,00 euros, com um apoio financeiro da União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) de 380.525,00 euros. A intervenção contempla a ampliação do piso térreo, destinado a refeitório, devolvendo a sala polivalente à sua função original, remodelação de instalações sanitárias, cozinha e serviços, ampliação do piso superior destinado a biblioteca, sala de professores e sala de reuniões, remodelação de duas salas de menores dimensões para apoio a atividades de expressão plástica e de laboratório, áreas exteriores, entre outras. O concurso público para a execução desta empreitada encontra-se em fase de preparação de lançamento.

O Município de Silves congratula-se com a aprovação destas duas importantes candidaturas comunitárias no setor vital e estratégico da Educação, fruto de enorme pressão e persistência, que permitirá a criação de condições substancialmente superiores para o trabalho de alunos, professores e funcionários, bem como para o reforço da competitividade do concelho de Silves.