quinta-feira, 24 de maio de 2018

Eua | Pentágono diz estar pronto para atacar Coreia do Norte esta noite


Dana White é a porta-voz do Pentágono
Mensagem é ainda de apoio ao presidente Donald Trump que cancelou encontro com Kim Jong-un

O Pentágono garantiu esta quinta-feira estar preparado para atacar a Coreia do Norte "já esta noite", pouco depois de o Presidente norte-americano, Donald Trump, ter afirmado o mesmo, após cancelar a sua cimeira com o seu homólogo norte-coreano, Kim Jong-un.

"Continuaremos com a nossa campanha de máxima pressão -- isso não mudou. Sobre se estamos preparados para lutar já esta noite, sim -- sempre foi assim", declarou a porta-voz do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, Dana White, numa conferência de imprensa no Pentágono.


Sobre se estamos preparados para lutar já esta noite, sim -- sempre foi assim

Inquirida sobre o papel da pasta da Defesa nas negociações com Pyongyang, a porta-voz respondeu que o objetivo do Pentágono sempre foi "apoiar os esforços diplomáticos" de Washington, mas reconheceu a importância das Forças Armadas na estratégia da Casa Branca quanto à Coreia do Norte.

"Trata-se de uma política do Governo: são as sanções, é o aspeto económico, o diplomático, o militar. A campanha de máxima pressão envolve todo o Governo", explicou.

Em relação ao aspeto militar, o tenente-general Kenneth McKenzie, diretor do Estado-Maior Conjunto dos Estados Unidos, indicou que a intenção do Pentágono é manter tanto o seu destacamento de tropas na zona como as manobras que estão agendadas com os seus aliados japoneses e sul-coreanos.

Em qualquer caso, McKenzie sublinhou que, apesar do otimismo que tinha despertado a histórica cimeira que Trump e Kim Jong-un iam realizar a 12 de junho em Singapura, ou a anunciada destruição de instalações nucleares por parte de Pyongyang, a posição do Departamento de Defesa nunca mudou.

Embora a porta-voz do Pentágono tenha admitido que, até agora, o secretário da Defesa norte-americano, James Mattis, se mostrara "prudentemente otimista" quanto ao desenlace das negociações entre os dois países, McKenzie garantiu que em nenhum momento o Pentágono mudou de posição.

"Nem quando a cimeira começou a tomar forma, nem agora", declarou.

Apesar disso, tal como fez o próprio Trump, também a porta-voz do Pentágono quis deixar as portas abertas à possibilidade de o encontro entre os dois líderes se realizar futuramente.

"Isto não é o fim, é o princípio", frisou.

Trump assegurou hoje que o Pentágono "está preparado" para o caso de ser necessário tomar medidas militares contra a Coreia do Norte, se o regime norte-coreano responder ao cancelamento da cimeira bilateral com gestos "ingénuos ou imprudentes".

Na Casa Branca, pouco depois de anunciar o cancelamento da sua cimeira com Kim Jong-un, o chefe de Estado advertiu de que as Forças Armadas norte-americanas "são de longe as mais poderosas do mundo" e garantiu estar em contacto com a Coreia do Sul e o Japão para a eventualidade de ser necessária uma atuação conjunta.

"Penso que este é um grande revés para a Coreia do Norte e um grande revés para o mundo", disse Trump sobre a sua decisão de cancelar a cimeira que tinha agendada com Kim em Singapura.

Fonte: DN

Actividades a desenvolver pela ADASCA até Julho próximo



Apresentação do Mapa de Sessões de Colheitas de Sangue a realizar no ano de 2018 no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro

Todas as formas de divulgação
 possíveis são bem-vindas!

Não deixem de consultar o site www.adasca.pt




“Greve” dos caminhoneiros é locaute para beneficiar patrões, afirma socióloga


“Greve” dos caminhoneiros é locaute para beneficiar patrões, afirma socióloga

A socióloga e escritora Marília Moschkovich postou diversas informações no Twitter sobre a verdadeira natureza da “greve” dos caminhoneiros. A pesquisadora defende, na verdade, que trata-se de um locaute, paralisação de empregados pelas organizações patronais da categoria. 

Os tuítes dela viralizaram nessa madrugada. Leia: 

A greve de caminhoneiros NÃO É em prol do seu bolso, gente. É um factoide político sendo criado diante de nossos olhos e nós certamente não seremos os beneficiados. Explico e dou fatos p/ quem quiser, aqui: 



ADIG - Assembleia Geral


_____________________________________________



Viva o Santo António! Festejos chegam a 2 de junho com o Mercado Antigo e trazem GNR, Diogo Piçarra, Fernando Daniel e Os Quatro e Meia

Festividades com um sabor especial, são sinónimo de cultura local, tradições e memórias, convívio e forte participação da comunidade. Aí estão as Festas de Santo António, da Cidade e do Município de Estarreja que trazem mais colorido, animação e alegria às ruas nestes primeiros dias do mês de junho.

Entre 2 a 13 de junho, o programa integra o Mercado Antigo, Tasquinhas de Gastronomia Regional, Marchas Populares, concertos de GNR, Fernando Daniel, Diogo Piçarra, Os Quatro e Meia e Daniel Pereira Cristo, e, pela primeira vez, um Encontro Internacional de Jogos Tradicionais e o espetáculo Bandas em Festa. “As festas populares servem para reforçar a identidade de um povo”, evidencia a Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Estarreja, Isabel Simões Pinto.

Dois dias de tradições no Mercado Antigo

Tudo começa com uma viagem no tempo até ao final do séc. XIX, durante dois dias, 2 e 3 de junho, na Praça Francisco Barbosa. A recriação histórica do Mercado Antigo relembra o quotidiano até ao início do séc. XX com espaços de venda, encenações, trajes, artesanato, comes e bebes, costumes e ofícios e música tradicional num rebuliço de feira popular que atravessa gerações. As mais antigas que aproveitam para reviver tempos idos e as mais novas que experienciam outras formas de vida, tão diferentes dos dias de hoje.

Isabel Simões Pinto lembra que “em 2014 ampliámos o espaço e a oferta cultural. Com a tradição interligamos novas formas de arte, enriquecendo o cartaz do evento. Da histórica Praça ao aprazível Parque Municipal do Antuã, as festas têm hoje vários palcos, constituindo uma verdadeira celebração simbólica do Município de Estarreja.”

Parque do Antuã é palco de grandes concertos

Nesse sentido, a segunda parte dos festejos vive-se com vista para o Rio Antuã. O Parque Municipal do Antuã é o palco das Tasquinhas da melhor gastronomia regional, servida pelas coletividades locais, ao longo de 6 dias, entre 8 a 13 de junho. É sempre uma boa forma de começar a festejar o santo casamenteiro, à mesa, com amigos ou em família, com boa comida, vinho e muita música. Ou não tivéssemos, logo ali ao lado, o palco principal das festas por onde vão passar grandes nomes da música portuguesa: Diogo Piçarra (dia 8), GNR (dia 9), Os Quatro e Meia (dia 10) e Fernando Daniel (dia 11). Concertos marcados para as 22h e sempre com entradas livres.

Mais de 800 nas Marchas Populares

As Marchas Populares (dia 12) com a participação de 9 coletividades de todas as freguesias do concelho dão um toque especial à programação. 825 marchantes desfilam na Avenida 25 de Abril e na Alameda do Parque do Antuã, numa das noites mais participadas das festas. 

“As Festas de Santo António da Cidade e do Município de Estarreja, em vários momentos da sua programação, têm sido uma oportunidade para a comunidade apresentar tradições que integram a nossa identidade cultural, sendo as Marchas de Santo António um bom exemplo. Quando a comunidade se vê envolvida num evento desta dimensão e sente que a sua identidade, as suas tradições estão a ser valorizadas, revela uma forte intervenção comunitária, elevando os valores culturais, com rigor estético e espírito de cidadania”, sublinha a Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Estarreja, Isabel Simões Pinto, a propósito da deliberação camarária que garante o apoio aos grupos participantes, definido em 20€/participante, tendo-se registado um aumento de 11%, num investimento global de 16.500€.

Encontro Internacional de Jogos tradicionais

Este ano, há novidades na programação. Os jogos tradicionais são recuperados nestas festas pela mão da ACRAP – Associação Cultural e Recreativa Amigos das Póvoas, num encontro internacional que reúne pela primeira vez em Estarreja participantes de Portugal, Espanha e França. Nos dias 9 e 10, haverá demonstração onde a população pode participar e experimentar os jogos que eram usados no tempo dos nossos avós.

Bandas em Festa com 150 músicas em palco fecham o programa

O feriado municipal, 13 de junho, é como habitualmente dedicado às cerimónias religiosas e à Sessão Solene do Dia do Município (15h no Cine-Teatro), mas como uma estreia reservada para a noite, Bandas em Festa. Um espetáculo inédito, desenhado especialmente para as Festas do Município pelas três bandas filarmónicas do concelho - Bingre Canelense, Visconde de Salreu e Club Pardilhoense -, naquele que será um “super-concerto” com 150 músicos no mesmo palco e os três Maestros das bandas – Nelson Aguiar, Afonso Alves, Martinho Rodrigues - na direção musical.

+ info



CÂMARA MUNICIPAL DE ESTARREJA

Praça Francisco Barbosa - 3864-001 Estarreja
Tel. (+351) 234 840 612 (Ext. 404) 


Hora de Fecho: Em direto/ Direção do Sporting diz que não renuncia

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Hoje pode ser o dia D para o futuro do Sporting. A partir das 19h, os corpos sociais reúnem de novo para discutir a crise e as soluções. Frederico Varandas demitiu-se de médico e é candidato.
Em carta enviada a Kim Jong-un, divulgada pela Casa Branca, o presidente norte-americano diz sentir que não é apropriado realizar o encontro nesta altura. Trump fala em "raiva tremenda" e hostilidade.
A Coreia do Norte destruiu os túneis que usava para fazer testes nucleares. O momento foi visto pelos jornalistas internacionais a 500 metros do local. Houve "uma grande explosão", confirmam.
Já foi quase impronunciável, depois saudado timidamente e agora saiu do partido. Sócrates tem ensombrado os principais momentos partidários do atual líder do PS. E tudo começou pela mão de... Costa.
Fundos de investimento, obrigações e PPR. A declaração de rendimentos de Siza Vieira revela que o ministro adjunto tem mais de um milhão de euros investidos em vários bancos e fundos.
Ministro não levou novidades ao Parlamento. Se for essa a postura nas reuniões de junho, os dez sindicatos que convocaram a manifestação de 19 de maio já têm resposta preparada.
A subida do petróleo desde meados de 2017 já fez aumentar o IVA cobrado pelo Estado em mais de dois cêntimos por litro de combustível. Partidos à direita e à esquerda do PS pedem baixa do imposto.
A jornalista Helena Garrido publica "Quem meteu a mão na Caixa?", uma investigação sobre o "desmando" que marcou a história recente do banco público. O Observador pré-publica um capítulo do livro.
A pequena Charlotte manteve em ordem as outras crianças que acompanharam Meghan Markle ao altar. Uma convidada que estava junto da sua ama disse que ela "foi realmente organizada".
Já se sabe que um carro parado ao sol se torna uma autêntica estufa. Se o volante pode ultrapassar os 50ºC, imagine as consequências que pode ter na saúde e vida de uma criança.
Frederico Varandas, ex-responsável pelo departamento médico do Sporting, explicou ao Observador o porquê da saída e da vontade de liderar uma nova solução, após a "degradação dos valores do clube". 
Opinião

Helena Garrido
Porque estamos hoje tão disponíveis para ouvir os cantos das sereias populistas? Não, a culpa não é dos jornalistas nem do Facebook.

José Eduardo Lemos
Por muitas debilidades que tenham, os exames nacionais são, presentemente, o instrumento de avaliação mais justo e equitativo de que dispomos para graduar alunos no acesso ao ensino superior.

Paulo Tunhas
O estudo da história do pensamento político recorda-nos o retorno maciço do pensamento mítico com o nazismo, alertando para o perigo de uma única forma simbólica se apoderar de todas as restantes.

Miguel Pinheiro
Os nossos aspirantes a censores querem calar os debates sobre futebol na TV. Só há um problema: segundo as autoridades, os comentadores que andam há anos a falar em golos roubados tinham razão.

Luís Aguiar-Conraria
Não tenha problemas em comprar o produto mais barato. A maioria das vezes, está apenas a não ceder a técnicas de marketing que têm como único fito garantir que o vendedor se apropria do seu excedente.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Fórum Juventude da CPLP e Ibero-América Cascais



Decorre a 25 e 26 de maio em Cascais, no âmbito do Programa oficial de Cascais 2018 Capital Europeia da Juventude, o Fórum Juventude da CPLP e da Ibero-América.
Trata-se de um acontecimento promovido pela  Secretaria-Geral da Conferência de Ministros da Juventude e Desporto da Comunidade de Países da Língua Portuguesa (CPLP), e pelo Organismo Internacional de Juventude para a Ibero-América (OIJ), cujo parceiro em Portugal é o Instituto Português do Desporto e da Juventude.
Este Fórum tem como tema "Aliança Internacional para a Cooperação no domínio da Juventude
desafios e metas comuns nos espaços da CPLP e do OIJ”.

Pretende-se, com esta iniciativa:
  • dar execução ao acordado na X Reunião da Conferencia de Ministros da Juventude e Desporto da CPLP, que teve lugar em Portugal, no dia 30 de julho de 2017, em Caminha, onde os Ministros afirmaram a sua vontade em continuar a concertar esforços no sentido de identificar oportunidades de promoção dos valores e projetos da Conferência nos espaços multilaterais em que operam, com particular destaque para o OIJ.
  • corresponder ao preconizado na Declaração Final da V Conferência Extraordinária de Ministros da Juventude da Ibero-américa, ocorrida em Tegucigalpa, Honduras, nos dias 2 e 3 de novembro de 2017, na qual se assume o compromisso de fortalecer a Aliança Internacional para a Cooperação no Domínio da Juventude, com a incorporação de novos aliados, através da vinculação de novos membros - países associados, sociedade civil, academias e setor privado – que permitam uma maior articulação de acções e recursos necessários ao desenvolvimento de programas e iniciativas no domínio da Juventude.
O Fórum tem como objetivo geral construir um Plano de Ação comum para a CPLP e OIJ, através de propostas inovadoras de ação, conjuntas.


São objetivos específicos do acontecimento:
- Incentivar um diálogo estruturado entre jovens e atores institucionais, com vista a sustentar as decisões públicas relacionadas com a concretização dos objetivos e atividades comuns constantes do Pacto Iberoamericano de Juventude e do Plano de Ação para a Juventude da CPLP 2018-2022;
- Identificar forças, fragilidades e oportunidades que se colocam aos espaços da CPLP e OIJ;
- Identificar e discutir as perspetivas sobre os desafios e as metas a alcançar;
- Partilhar as experiências e práticas nacionais e internacionais.

Como resultados, espera-se a produção de uma Declaração Final para a institucionalização da relação entre a Conferência de Ministros da Juventude e Desporto da CPLP e o OIJ, que permita, entre outros:
- o estabelecimento de um Plano de Ação com vista à concretização dos ODS no domínio da Juventude.
- maior conhecimento sobre as expetativas e perceções dos jovens e dos atores institucionais.
- fortalecimento das relações entre juventude, a cooperação internacional e os atores públicos.
- adoção de propostas-chave por atores governamentais para o desenvolvimento das medidas previstas no Plano de Ação.
Participam neste evento:
• Representantes de organismos internacionais e supranacionais da CPLP e Ibero-américa;
• Representantes da Cooperação Internacional;
• Diretores-Gerais de Juventude; e
• Líderes dos conselhos nacionais de Juventude dos países da CPLP.
 
Particularmente na Zona Centro todos os interessados poderão solicitar mais informações nas Lojas Ponto JA do IPDJ de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu, ou consultar o Portal da Juventude em: www.juventude.gov.pt.



Frelimo cede na descentralização com expectativa que Renamo entregue as armas para a Paz definitiva em Moçambique

Foto de Adérito Caldeira
O partido Frelimo cedeu nas suas posições sobre a descentralização e viabilizou esta quarta-feira (23) a aprovação por consenso da revisão pontual da Constituição da República na expectativa que o partido Renamo desmilitarize-se e a Paz torne-se novamente uma realidade em Moçambique. “A Paz é uma moeda com a descentralização e a desmilitarização como suas faces” declarou Margarida Talapa antes de abraçar Ivone Soares na plenária da Assembleia da República (AR) que antes havia afirmado que “para se chegar a este momento muito sangue foi derramado”, recordando as mortes do académico Gilles Cistac, de Jeremias Pondeca e do coronel José Manuel.
O partido Frelimo cedeu às pretensões dos partidos de oposição, particularmente às exigências do partido Renamo, e votou à favor dos Governadores provinciais em vez de serem nomeados pelo Presidente da República passarem a ser os cabeça de lista dos candidatos eleitos, propostos pelos partidos políticos, coligações de partidos políticos ou grupo de cidadãos eleitores que obtiverem a maioria dos votos na eleição dos membros da Assembleia Provincial.
O partido no poder abriu também mão da nomeação dos Administradores distritais, pelo ministro que superintende a área de Administração Estatal, votando à favor da sua eleição como os cabeças de lista dos candidatos eleitos, propostos pelos partidos políticos, coligações de partidos políticos ou grupo de cidadãos eleitores que obtiverem a maioria dos votos na eleição dos membros da Assembleia Distrital.
Não há divisões dentro do partido no poder, “a Frelimo está firme”
Justificando o voto favorável da bancada parlamentar que dirige Margarida Talapa começou por “clarificar que a Revisão Constitucional não altera o princípio de unicidade do Estado. Os consensos alcançados sobre o projecto de Lei de Revisão Constitucional reafirmam com destaque que: a República de Moçambique é um Estado unitário. Moçambique continua e continuará a ser um Estado uno e indivisível”.
No entanto Margarida Talapa deixou claro que a Paz é a motivação das cedências que o partido Frelimo fez. “A Paz é uma moeda com a descentralização e a desmilitarização como suas faces”. “Esperamos que com a nova liderança da Renamo o processo de desmilitarização, desmobilização e reintegração das forças residuais da Renamo na vida civil, em actividade económicas e sociais, nas Forças Armadas de Defesa de Moçambique e na Polícia da República de Moçambique continue, pois é crucial para que se conformem com os ditames da Constituição da República de Moçambique”, disse a chefe da bancada do partido Frelimo na AR.
Margarida Talapa aproveitou ainda a plenária do Parlamento para esclarecer que não há divisões dentro do partido no poder.“A Frelimo está firme, porque esta é a Frelimo de Mondlane, a Frelimo de Samora, a Frelimo de Chissano, a Frelimo de Guebuza e hoje Frelimo de Filipe Jacinto Nyusi”.
Foto de Adérito Caldeira
“Queremos ver os comandos da Renamo integrados nas Forças de Defesa e Segurança”
Ivone Soares iniciou a declaração de voto da bancado do partido Renamo recordando que: “(...) para se chegar a este momento muito sangue foi derramado, lembramos o empenho destemido do académico Gilles Cistac que defendeu a descentralização numa altura em que parecia que era crime falar-se deste tema. Recordamos ainda de Jeremias Pondeca, membro da equipa de negociações entre a Renamo e o Governo e membros do Conselho de Estado. Recordamos o coronel José Manuel, também membro da equipa de negociações entre a Renamo e o Governo, barbaramente assassinado. Todos por lutarem pela descentralização”.
“Este não é o fim, mas o princípio da descentralização, atentos que estamos a todo o leque de leis que carecem de revisão urgente”, alertou Ivone Soares que esclarecendo a vontade do partido Renamo após a morte de Afonso Dhlakama. “Queremos urgentemente que se avance com as questões militares, queremos ver os comandos da Renamo integrados nas Forças de Defesa e Segurança, era essa a vontade do presidente Dhlakama e continua sendo a vontade de cada um de nós seus fieis seguidores”.
MDM conforma-se com os consensos pois visam uma Paz efectiva
Embora o Movimento Democrático de Moçambique seja aparentemente o maior perdedor com esta revisão Constitucional, que acaba já este ano com a eleição directa dos presidentes de município, onde o partido tem a sua força graças ao carisma de alguns dos seus militantes, o chefe da sua bancada na AR valorizou o facto de sete das oito propostas que apresentou terem sido acolhidas e saudou o trabalho “tripartido”.
Lutero Simango disse que: “A materialização da descentralização requer em primeiro lugar a vontade política de reinventar o nosso Estado, redefinir a relação entre o cidadão e o poder democraticamente instituído assim como a gestão económica e fiscal”.
Simango concluiu que o MDM conforma-se com os consensos alcançados, afinal “visam viabilizar um processo conducente a uma Paz efectiva, estabilidade social para que o nosso povo possa viver em tranquilidade e sonhar o futuro sem medo. É nesta esteira que move a Bancada Parlamentar do MDM de dizer sim a esta proposta de revisão pontual da constituição com as respectivas emendas que foram introduzidas”.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Ministro Maleiane não esclareceu os deputados sobre insustentabilidade da Dívida Pública que impede Moçambique de ser financiado pelo BAD


Foto de António MuiangaQuestionado pelos deputados da Assembleia da República (AR) em Sessão de Perguntas ao Governo o ministro da Economia e Finanças não revelou qual é a real situação de insustentabilidade da Dívida Púbica de Moçambique, “eu quero dar na base da metodologia que estamos a usar e não a do FMI” disse ao @Verdade. Contudo por causa da insustentabilidade da Dívida Pública o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) declarou que o nosso país está a perder até 80 milhões de dólares de financiamento.

O ministro da Economia e Finanças, questionado pelos deputados da AR sobre a situação real da Dívida Pública de Moçambique, começou por divagar relativamente a situação de Moçambique. “Olhando a trajectória da nossa economia 2015 começamos bem e terminamos mas como todos sabem 2016 trouxe duas situações que impuseram condicionalismo ao nosso desenvolvimento”.

Maleiane não admitiu que a crise que vivemos foi precipitada pela descoberta em Abril das dívidas da estatais Proindicus e MAM, contraídas com garantias soberanas emitidas pelo seu antecessor violando a Constituição da República e leis orçamentais, afirmou que o primeiro condicionalismo: “foi a queda dos preços nos mercados internacionais”.

“Os nossos produtos de exportação sofreram bastante e a consequência imediata foi a nossa balança de transações correntes piorou e nós tivemos a depreciação do metical que saiu de 44 para 81 meticais por dólar em finais de 2016. Só isso, sem fazer absolutamente nada este diferencial da taxa de câmbio provocou em meticais a situação de insustentabilidade da nossa dívida, porque todos os rácios internacionalmente aceites em 2015 nós estávamos muito dentro e ainda com uma margem muito maior”, recordou o governante.

Na perspectiva do ministro Maleiane: “O segundo elemento em 2016 foi que segundo a metodologia do Fundo Monetário Internacional todas as garantias que o Governo emite tem que constar 100 por cento no stock da dívida, nós não tínhamos feito isso por razões que já foram explicadas, e isso tem consequência que é o misreporting, a falta de prestação de informação. Isso tem a ver com credibilidade, a confiança nos mercados internacionais, e o efeito imediato disso moçambicana, quer de médio prazo quer de curto prazo, em moeda estrangeira, baixou o rating, saiu de CC para RD, quer dizer de uma situação que a perspectiva de pagar estava muito duvidosa para uma situação que a dívida que nós não estamos a pagar está dependente da negociação”.

Governo disse aos credores da dívida comercial que a Dívida Pública é insustentável mas omitiu dos deputados

Maleine referiu que o board do Fundo Monetário Internacional (FMI) decidiu, depois de analisar a informação que Moçambique forneceu, que já não havia motivos para estar na lista daqueles países que tem que ser penalizados por não ter fornecido informação, “a partir de 21 de Novembro de 2016 não há dívida oculta na óptica do Fundo Monetário Internacional, ficou tudo esclarecido”.

Continuando a driblar os deputados, para não apresentar a real sustentabilidade da Dívida Publica, o ministro da Economia e Finanças explicou que a Dívida Pública subdivide-se em categorias (multilateral, bilateral e comercial), e revelou que “somando tudo isto, em 31 de Dezembro de 2017, nós temos uma Dívida Pública Externa no valor de 10,6 biliões de dólares (norte-americanos)”, sem no entanto precisar se actualmente Moçambique tem capacidade de honrar as obrigações relativas ao serviço da dívida, sem prejuízo dos objectivos de desenvolvimento económico e social de um País.

É que de acordo com o Tribunal Administrativo já em final de 2016, quando o total da Dívida Pública Externa, incluindo as ilegais, totalizava 8,6 biliões de dólares norte-americanos já estava insustentável pois representava 101,8 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) do nosso país.

Aliás na apresentação que o ministro Maleiane, em representação do Governo, efectuou aos credores das dívidas ilegais em Março passado, indicou que a Dívida Pública ascendeu a 128 por cento do PIB em 2016 e reduziu para 112 por cento em 2017. Porém nada disse aos mandatários do povo.

Questionado pelo @Verdade após a sessão de Perguntas dos deputados da AR o ministro da Economia e Finanças declarou que: “112 por cento é uma composição, eu quero fornecer o valor na base da metodologia que estamos a usar e não aquela que o FMI usou, é preciso esperar mais um bocado”.

Nesta quarta-feira (23) o chefe de missão do Banco Africano de Desenvolvimento em Moçambique disse à agência Lusa que o país está a perder até 80 milhões de dólares norte-americanos por ano por ter uma dívida pública insustentável.

“Na política do banco é importante que emprestemos de forma responsável, por isso para países que estão em situação de endividamento muito alto só podemos fazer donativos e não empréstimos; sendo só donativos, só podemos doar uma quantidade mais pequena", explicou Pietro Toigo, acrescentando que “enquanto o endividamento de Moçambique for muito alto, o BAD não pode fazer empréstimos, só pode fazer donativos”.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

No IPDJ de Aveiro | Exposição de Trabalhos em Eva “Vais ficar a falar PR’Ó BONECO” de Rosa Santos e Hilário Monteiro


No IPDJ – Aveiro vai estar patente a Exposição de Trabalhos em Eva “Vais ficar a Olhar PR’Ó BONECO”, de Rosa Santos e Hilário Monteiro, de 25 maio a 26 junho - das 9h00 às 18h00 (dias úteis).

O objectivo desta exposição é sensibilizar e motivar, jovens e a comunidade, para a arte, nomeadamente trabalhos manuais (personagens ou profissões em Eva).

Rosa Santos, sempre gostou e expressou o interesse pelos trabalhos manuais, curiosa gostava de experimentar tudo, novos materiais e novas técnicas.
Um dia numa exposição viu uma pequena boneca em “EVA” (placa de espuma eva ou musgami material emborrachado resistente e colorido), que adorou e decidiu fazer uma igual! Não foi fácil, muitas horas perdidas e muito material estragado, mas o resultado final foi fantástico, não era perfeita mas era a primeira. Ao longo do tempo e ainda hoje, vai aperfeiçoando e pesquisando para que as obras fiquem perfeitas e engraçadas.

Hilário Monteiro, um dia viu um artigo na Internet que lhe chamou a atenção, um artista que, com ajuda de um aparelho, queimava a madeira realizando bonitas imagens e gravuras. Ficou fascinado com o que se podia fazer com aquele “aparelho” e por mera coincidência ou não, numa ida às compras deparou-se com o tal aparelho e comprou-o. Experimentou, o desejo aguçou-se e despertou-se um talento escondido.
A vida é uma roda-viva e por vezes é preciso deixar as raízes e recomeçar noutro lugar.
Hilário natural do Porto teve de vir morar para Ílhavo e por mero acaso encontrou a Rosa, natural da Gafanha da Nazaré, daí nasceu uma amizade e descobriram um interesse comum, os trabalhos manuais.

Neste momento são uma equipa, trabalham em conjunto. Juntos somam e condensam ideias concretizando vários trabalhos, obras pirogravadas na madeira personalizadas e um sem número de personagens ou profissões em EVA, podendo mesmo juntar-se as duas técnicas. Trabalhos únicos que despertam a imaginação e a fantasia.  
 
Particularmente na Zona Centro todos os interessados poderão solicitar mais informações na Loja Ponto JA do IPDJ de Aveiro ou consultar o Portal da Juventude em: www.juventude.gov.pt.




Dia Mundial da Criança


O Município de Figueiró dos Vinhos, com a colaboração dos Bombeiros Voluntários, do Centro Hípico, da Associação de Pais e da Cordastrong, pretende assinalar o Dia Mundial da Criança, promovendo um conjunto de iniciativas dirigidas às crianças do concelho.

No Jardim Municipal irão decorrer atividades lúdicas e jogos tradicionais, no Centro Hípico as crianças poderão ter contacto com cavalos e na Casa da Cultura será apresentado o espetáculo de artes circenses “Andantino” da companhia Marimbondo, para as crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 12 anos.

Espera-se um dia de festa, de alegria e divertimento, desejando-se proporcionar a todas as crianças, momentos inesquecíveis de diversão, entretenimento e felicidade.


Feira Rural de Torres Vedras | A qualidade e a frescura dos produtos da nossa terra


A Feira Rural de Torres Vedras regressa ao centro da Cidade no dia 2 de junho, sábado, entre as 8h00 e as 16h00.
Cerca de 250 bancas com a qualidade e frescura dos produtos da nossa terra vão percorrer as ruas da Cidade, onde é possível adquirir produtos hortícolas e frutícolas, vinho, artesanato, antiguidades e muitos mais.
animação musical itinerante é sempre um momento de entretenimento garantido, nesta edição com a atuação do Rancho Folclórico da Silveira, do Grupo de Cavaquinhos do Oeste e do Rancho Folclórico da Colaria.
Enquanto faz as suas compras, as crianças podem desfrutar do serviço de babysitting gratuito, onde os mais novos, durante um período máximo de 1 hora, dão largas à imaginação e à criatividade, acompanhados por profissionais.
Compras feitas, no espaço dedicado à gastronomia tradicional é possível provar os pratos confecionados por chefs de alguns dos melhores restaurantes do Concelho (custo de cada prato 3,00€).
Faça acompanhar a degustação gastronómica por um copo de vinho da região, disponível nas bancas dos vários produtores de vinho, localizadas no Largo de São Pedro (0.50€ copo de vinho).
Para garantir as deslocações e fazer as delícias dos mais novos o comboio turístico estará em funcionamento de forma gratuita.

A Feira Rural de Torres Vedras realiza-se no primeiro sábado de cada mês, de abril a outubro, exceto no mês de agosto em que se realiza em Santa Cruz. Este ano com a novidade de realizações mensais quer na cidade de Torres Vedras quer na praia de Santa Cruz, entre abril e outubro.


A Feira Rural aguarda a sua visita!
Programa de animação:
10h00 | Rancho Folclórico da Silveira
14h00 | Grupo de Cavaquinhos do Oeste
14h30 | Rancho Folclórico da Colaria

Pode encontrar a Feira Rural de Torres Vedras nas seguintes artérias da Cidade: Rua 1.º Dezembro, Rua 9 de Abril, Praça da República, Rua Serpa Pinto, Rua Paiva de Andrada, Rua Eduardo César, Rua João Luís de Moura, Rua Miguel Bombarda e Rua Almirante Gago Coutinho, Largo de São Pedro, Largo de Wellington e Praça do Município.

Info: 261 094 746 e feira.rural@promotorres.pt


Cuidado com o que você diz ou fala

Em Marcos, capítulo 4, versículos 30 a 32, lemos que o grão de mostarda se assemelha ao reino de Deus. Quando é semeado, o grão é a menor das sementes sobre a terra, porém quando germina e irrompe do solo, a planta cresce e se tornará a maior das hortaliças, e deitará grandes ramos, a ponto de abrigar as aves do céu, que se aninharão à sua sombra.
Prezado que me lê, as nossas palavras são sementes no coração das pessoas que nos ouvem. Por isso é preciso muita cautela com tudo aquilo que sai de nossos lábios... E nós falamos do que está cheio o nosso coração.
Mas, pense um pouco: O nosso coração é enganoso,e as vezes muito corrupto porque ele quer dar alegrias e prazeres a nossa carne; assim, não é incomum cometermos injustiças em julgamentos que fazemos sem refletir o bastante. Então, reflita bem antes de se pronunciar porque as palavras ditas não podem ser trazidas de volta... Elas são como flechas lançadas...
Frequentemente todos somos arguidos sobre algo ou alguém e precisamos nos posicionar. Bem, aqui cabe cautela se quisermos viver bem com todos... Sim, porque palavras ofensivas ou levianas podem ter repercussões muito sérias, e eu percebo pessoas mentalmente desequilibradas em função de um longo processo que se materializou no tempo, sem que o insano procurasse reverter. O insano acreditou em algo que não corresponde com a realidade, alimentou este pensamento com suas elucubrações, considerou que era correto e propagou a informação. Quando desmascarado pela realidade, (a verdade sempre vem à tona, mais cedo ou mais tarde), com receio de ser ridicularizado ao perceberem que errou, o insano não dá o braço a torcer e permanece crendo nas bobagens e leviandades que arquitetou. É o primeiro passo para demência!
Cuidado! Tudo aquilo que alguém costuma não dar importância ao que diz ou faz, é aquilo que complicará o seu destino.
Deus tudo sabe e é impossível esconder qualquer coisa dele, portanto vamos nos manter íntegros, retos e justos em nossos procedimentos. Vamos agir com prudência e com justiça cristã, com tudo e com todos.
E, se acaso você foi injustiçado e se decepcionou com algo ou com alguém, aconselho-o a ficar tranquilo... Deixe tudo nas mãos de Deus... A Bíblia ensina que nas injustiças que sofremos, não devemos fazer nada... Devemos deixar o assunto com Deus. A vingança pertence a Ele!

Curitiba, 24 de maio de 2018