sexta-feira, 4 de novembro de 2022

Telma Monteiro conquista medalha de prata no Grand Slam de Baku

A judoca portuguesa só perdeu frente à canadiana Christa Deguchi.

A judoca portuguesa Telma Monteiro conquistou esta sexta-feira a medalha de prata em -57 kg no Grand Slam de Baku, depois de vencer três de quatro combates, perdendo apenas na final com a canadiana Christa Deguchi.
A medalha de hoje para a judoca lusa segue-se a uma participação menos positiva em outubro no Grand Slam de Abu Dhabi, onde Telma Monteiro, que fazia a primeira competição depois de uma cirurgia ao joelho, foi eliminada logo na estreia.
Em Baku, a judoca portuguesa mais medalhada de sempre, 11.ª do ranking, esteve isenta na primeira ronda e acabou por chegar à final depois de vencer a bósnia Andjela Samardzic (58.ª), a búlgara Ivelina Ilieva (33.ª) e a belga Mina Libeer (13.ª).

SIC Notícias


“Duas dezenas” de militares portugueses vão ajudar a treinar soldados ucranianos

Esta participação faz parte de uma missão da União Europeia, revelou a ministra da Defesa.
A ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, anunciou esta sexta-feira que Portugal deverá participar com "cerca de duas dezenas" de militares na missão da União Europeia que visa treinar soldados ucranianos.
"A missão está a ser definida, mas apontamos para cerca de duas dezenas de militares, de formadores, que poderão participar nas atividades de treino nas áreas em que foram identificadas as nossas capacidades, de acordo sempre com o que é o pedido da Ucrânia", afirmou Helena Carreiras, que foi ouvida no parlamento, nas comissões de Orçamento e Finanças e de Defesa Nacional, sobre o Orçamento do Estado para 2023.
A ministra vincou que o apoio dado por Portugal à Ucrânia já ultrapassou as 315 toneladas em material militar letal e não letal, sendo feito "com rigor" e "solidariedade" dentro da disponibilidade que o país tem.
Francisco César, vice-presidente da bancada do PS, elogiou a proposta do Governo do Orçamento para 2023 na área da Defesa e questionou a ministra, entre outros temas, sobre a presença portuguesa no flanco leste numa altura de conflito entre a Ucrânia e a Rússia.
Não apenas mantemos a intenção de continuar com as nossas forças com as missões que temos em curso, como poderá haver ajustamentos pontuais no sentido de reforço, por exemplo, das missões de policiamento aéreo como já fizemos na Lituânia ou na Islândia, e ajustamentos desta força que temos na Roménia", respondeu Helena Carreiras.
Será um reforço ajustado às "solicitações da NATO em termos do novo modelo de forças" que está "a ser desenhado", acrescentou.
No entanto, Helena Carreiras salientou que Portugal continua, em conjunto com outros Aliados, a ter uma "visão de 360 graus" no âmbito da Defesa e preocupações "a sul", nomeadamente em África, no Sahel e no Mediterrâneo.
"Haverá também notícias até ao final do ano sobre a nova projeção para o próximo ano", afirmou.
Pedro Pessanha, do Chega, questionou a governante sobre os objetivos do Governo quanto ao valor a atingir do PIB [Produto Interno Bruto] em despesas militares, mencionando os 2% pedidos pela NATO aos aliados.
Nós temos o compromisso de cumprir os 2% até ao final da década, foi o compromisso assumido pelo primeiro-ministro e é esse o compromisso realista que temos tendo em conta que, para além desse compromisso financeiro, há compromissos em duas outras áreas: de capacidades e de contribuições em tropas, em missões, que julgamos terem que ser vistos em conjunto", referiu Helena Carreiras, acrescentando que existem outros aliados que concordam com esta visão.
A ministra vincou que o compromisso antecipado do Governo de atingir os 1,66% do PIB em Defesa em 2023 se mantém e vincou: "Vamos cumpri-lo".

SIC Notícias/Lusa

Homicídio no Metro das Laranjeiras: Quatro jovens condenados a penas de prisão efetiva

Os quatro jovens envolvidos na morte de um rapaz em outubro de 2021 na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa, foram esta sexta-feira condenados a penas de prisão efetiva entre os 14 e os 17 anos.
Os arguidos foram condenados por homicídio qualificado e um deles também por detenção de arma proibida.
A vítima, Rafael Vaz Lopes, frequentava o curso de Informática numa nova Escola Profissional nas Laranjeiras e ia almoçar a casa quando foi agredido com uma arma branca.
Os agora culpados pelo crime alegaram, à data dos factos, legitima defesa, tendo indicado que Rafael teria dado um murro a um deles.
Rafael nasceu em São Tomé e Príncipe e veio para Portugal aos 5 anos. Desde os 11 meses que foi criado pela avó e pelo tio, com quem vivia na Damaia, perto da Amadora, a alguns quilómetros da Cova da Moura e de Casal da Mira.
Trabalhava a fazer limpezas, estudava e estava a tirar a carta de condução quando o pior aconteceu há pouco mais de um ano na estação de metro das Laranjeiras.

SIC Notícias

Estarreja | Entrega das Bandeiras Verdes 2021/2022 às Eco-Escolas

 
Na próxima segunda-feira, dia 7 de novembro, a partir das 13h15, 209 alunos dos Agrupamentos de Escolas de Estarreja e de Pardilhó, professores, diretores e coordenadores dos estabelecimentos, coordenadores do programa, todos os membros do executivo e vários colaboradores da autarquia, deslocar-se-ão até à sede do concelho a pé e de comboio para assinalar o Dia Internacional das Eco-Escolas.
Neste dia, o Município de Estarreja enaltecerá o mérito do trabalho que tem sido desenvolvido nas Escolas para salvar o planeta com ações, projetos, atitudes e comportamentos numa cerimónia de entrega, prevista para as 14h20 nos Paços do Concelho e presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, das Bandeiras Verdes Eco-Escolas referentes ao ano letivo 2021/2022, e em que será também hasteada a Bandeira Município ECOXXI – 2022.
O programa Eco-Escolas, implementado em todas as escolas do concelho - Secundária de Estarreja, Visconde de Salreu, EBI de Pardilhó, Cabeças, Pinheiro, EB Padre Donaciano Abreu Freire, EB 2,3 Prof. Dr. Egas Moniz, Mato e Congosta -, representa o empenho da comunidade escolar em prol da Educação para a Sustentabilidade. 
Também o Município de Estarreja tem conquistado, desde 2012, a Bandeira Verde ECOXXI. São 11 anos consecutivos a ver reconhecido o seu trabalho desenvolvido nas várias vertentes (21 indicadores analisados), evidenciando o compromisso para um Município mais verde.
O Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education” pretende encorajar o desenvolvimento de atividades, visando a melhoria do desempenho ambiental das escolas, contribuindo para a alteração de comportamentos e do impacto das preocupações ambientais nas diferentes gerações, reconhecendo e premiando o trabalho por elas desenvolvido. Visa, ainda, criar hábitos de participação e de cidadania, tendo como objetivo principal encontrar soluções que permitam melhorar a qualidade de vida na escola e na comunidade. A sua metodologia, inspirada nos princípios da Agenda 21 local (com origem na conferência da ONU ECO 92) , é descrita em 7 passos que visam garantir a participação das crianças e jovens na tomada de decisões, envolvendo-os assim na construção de uma escola e de uma comunidade mais sustentáveis.
 


Relatório diz que europeus empobreceram três mil euros por ano

 Os cidadãos europeus poderão ter perdido cerca de 3 mil euros por ano por causa das medidas de austeridade implementadas pelos governos da União Europeia (UE) desde a crise financeira de 2007, alerta um novo relatório.
O estudo da New Economics Foundation (NEF) e da Finance Watch divulgado na sexta-feira também revela que os países da UE poderiam estar a gastar até mil euros a mais por ano e por pessoa em serviços públicos se cortes menos severos tivessem sido aplicados.
Os dados surgem numa altura em que os Estados-membros estão a acumular níveis de dívida nunca vistos em tempos de paz modernos para mitigar a pandemia de Covid-19 e os efeitos da guerra na Ucrânia.
Frank Van Lerven, líder do programa de macroeconomia da NEF, disse que as medidas de austeridade foram um fracasso.
“A última década de políticas de austeridade prejudicou as economias europeias e impediu que os nossos padrões de vida melhorassem”, lembrou Van Lerven.
“A obsessão com a redução da dívida e do défice não impulsiona o crescimento económico nem mantém a dívida baixa. Em vez disso, a austeridade bloqueou o potencial dos países europeus.”
Depois da crise financeira, Bruxelas introduziu regras fiscais para empréstimos e despesas públicas mais rígidas – a ideia era reduzir a dívida soberana. Isso foi feito através de cortes na despesa pública e investimentos.
Mas com a chegada da pandemia, a UE suspendeu essas regras – conhecidas como Pacto de Estabilidade e Crescimento (PEC) – para permitir que os países tenham mais flexibilidade para lidar com as consequências económicas.
A investigação da New Economics Foundation descobriu que as medidas de austeridade anteriores deixaram a Europa mais vulnerável aos choques económicos da COVID-19 e à crise provocada pela guerra na Ucrânia.
Se os cortes não tivessem sido tão severos, refere a pesquisa, estariam disponíveis 533 mil milhões de euros para os governos da UE gastarem em projetos de infraestrutura, incluindo os verdes, que o estudo diz que poderiam ter ajudado a amortecer o impacto dos aumentos nos preços da energia.
Mas Antonios Nestoras, diretor-executivo interino do Fórum Liberal Europeu, disse à Euronews que as conclusões do relatório não dão uma perspetiva equilibrada e não levam em conta outros fatores importantes, acrescentando que os níveis de despesa pública só podem ser efetivamente geridos uma vez que é gerada uma base de riqueza na sociedade.
“Precisamos de criar riqueza. Precisamos dar condições equitativas aos cidadãos e condições equitativas às empresas para criar riqueza”, explicou Nestoras.
“Precisamos criar regulamentações inteligentes para apoiar a inovação, a pesquisa, o desenvolvimento, a indústria, a tecnologia. Essas são as coisas em que nos devemos concentrar e então, depois, podemos brincar com os níveis de despesa pública e tentar controlar a inflação e criar estabilidade macroeconómica com base na despesa pública e assim por diante."
“Enquanto não focarmos os nossos esforços na criação de riqueza, de onde virá o dinheiro? Essa é uma pergunta que não é respondida por este relatório e pelas políticas públicas em geral”, acrescentou.
"Uma abordagem de longo prazo"
A Comissão Europeia apresentará na próxima quarta-feira planos sobre as novas diretrizes fiscais para quando a suspensão das traves mestras do Pacto de Estabilidade e Crescimento for concluída no final de 2023.
Neste momento, as propostas mantêm-se em sigilo, mas para Sebastian Mang, da New Economis Foundation, as regras da despesa precisam ser relaxadas no futuro.
“No quadro da crise da pandemia de COVID-19, a Comissão Europeia foi autorizada a financiar-se nos mercados financeiros pela primeira vez para dar resposta”, disse Mang à Euronews.
“Mas, em vez de depender de respostas ad hoc a cada nova crise, o que a Europa precisa além de 2024 é de uma abordagem de longo prazo adequada ao propósito. A economia da austeridade foi uma experiência fracassada. Os baixos níveis de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) levaram a uma queda na receita com impostos para os governos, aumentando a dívida pública."
“Os governos nacionais devem ser capacitados para investir em serviços públicos, como saúde e educação, e na redução das emissões de carbono. Por sua vez, a Comissão Europeia deve estar equipada para apoiar os gastos nacionais através de empréstimos europeus.”
Nestoras, por outro lado, disse que se deve encontrar um equilíbrio quando se trata de regras fiscais da UE.
“Temos que encontrar o equilíbrio certo nessas coisas”, referiu em entrevista à Euronews. “A verdadeira política é encontrar o equilíbrio certo, a proporção áurea entre forças opostas, forças políticas e ideológicas opostas. Tenho confiança em que o sistema que criámos na Europa encontrará um compromisso entre os dois.”
O estudo da NEF e da Finance Watch também argumenta que países que apostaram em maior austeridade e cortes de despesa pública, como a Grécia e Itália, acabaram, na verdade, com níveis mais altos de dívida pública.
Também se encontraram disparidades no impacto que as medidas tiveram sobre o rendimento disponível. Os salários alemães caíram apenas 1% em comparação com o período anterior à crise financeira, enquanto na Irlanda e em Espanha, dois dos países mais atingidos, os rendimentos médios caíram 29% e 25% respetivamente.
A Alemanha, conhecido como um dos Estados-membros da UE mais frugais, foi um dos principais defensores da austeridade e dos cortes à época.
Recentemente, anunciou um pacote de 200 mil milhões de euros para ajudar cidadãos e empresas alemãs a fazer frente à crise energética, o que desagradou outros Estados-membros que não se podem permitir fazer operações idênticas de larga escala.
Pesquisas incluídas no relatório revelaram que 70% das pessoas estão preocupadas com o que pode acontecer se a austeridade for reintroduzida. Ao mesmo tempo, 70% dos entrevistados também relataram preocupação com o aumento da dívida pública.
No entanto, uma coisa que os inquiridos tem a certeza é da necessidade de investir mais em serviços públicos vitais como educação, saúde e assistência social.
Os dados do relatório da New Economics Foundation e da Finance Watch vieram do Eurostat, o gabinete de estatística da União Europeia, e as pesquisas de opinião dos cidadãos foram conduzidas pela empresa Censuswide.

Fonte:euronews

Proença-a-Nova | Proencense Nelson Boggio traz peça de teatro ao Auditório Municipal

 

Muros” é o nome da peça de teatro que Nelson Boggio irá trazer ao Auditório Municipal de Proença-a-Nova no próximo sábado, dia 5 de novembro, pelas 21h30.

O ator e guionista proencense, que escreveu o guião e desenvolveu a trama, explica que esta é “uma peça sobre dois indivíduos, um de sexo feminino e outro masculino, que são encarcerados por motivos políticos” e que ao conhecerem-se mutuamente continuam a tentar perceber que intenções guiam um e outro. “A história vive mais do conflito do que propriamente de um espaço temporal e as pessoas que vão assistir irão conseguir reconhecer e identificar facilmente aquilo que veem na televisão, de regimes ditatoriais conhecidos dos dias de hoje ou de tempos mais antigos”, explica Nelson Boggio.

O autor prossegue: “esta talvez possa ser a peça mais política que já escrevi. Inicialmente até seria mais pesada, mas decidi fazer-lhe alguns cortes e neste momento está mais contemporânea”, abordando temas fulcrais como a liberdade e declarando-se como ‘anti-tortura’ e ‘anti-fascista’. Em “Muros”, o público será convidado a transportar-se para países “nos quais a liberdade de expressão ainda é muito reduzida, sem que sejam ditos nomes específicos”. A produção é de Rita Quezada e Nelson Boggio irá contracenar com Ana Rita.

Esta não é a primeira vez que Nelson Boggio apresenta uma peça no seu concelho de origem, com o autor a agradecer o apoio do Município. Licenciado pela Escola Superior de Teatro e Cinema, é autor de outras peças como “As Questões Inerentes” e “Pianos” e tem publicado o livro “Vórtice”, pela Companhia das Ilhas.

Proença-a-Nova | BioAromas Liis vence Concurso de Ideias Social IN

O projeto BioAromas Liis – Laboratório de Integração e Inovação Social recebeu o primeiro prémio no Concurso de Ideias Social IN, promovido pela Amato Lusitano - Associação de Desenvolvimento, no âmbito da realização da VI Feira Social IN nos dias 27 e 28 de outubro, em Castelo Branco. Na perspetiva do projeto, este primeiro lugar é um reconhecimento de todo o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Centro Ciência Viva da Floresta e pelos jovens e adultos que ocupam o seu dia com as atividades do BioAromas Liis, onde a ciência está ao serviço da integração social. Para além do prémio monetário de 400€, que será utilizado na consolidação do projeto, o BioAromas Liis recebe ainda a oferta de um período de incubação de um ano na Incubadora Social IN e um ano de acesso gratuito a todos os programas de capacitação da Incubadora Social IN.

Participaram cinco projetos sociais neste concurso, tendo sido atribuídos prémios aos três melhores projetos, avaliados 60% por um painel de júri e 40% pelo público. “Encher Chouriços” e “Social-Mente” ficaram em segundo e terceiro lugar. A presença de outras iniciativas foi destacada, tendo havido partilha, transmissão de ideias, de conhecimento e houve projeção do projeto a nível distrital. O público presente na feira teve a possibilidade de conhecer um dos resultados do projeto - as diversas infusões que são preparadas no âmbito da horticultura terapêutica - e um dos adultos apoiados. “Este dinamismo despertou a curiosidade dos presentes porque efetivamente o Bioaromas liis é um projeto com um cariz social muito forte, inovador e diferenciador”.

O BioAromas - Laboratório de Integração e Inovação Social é um projeto financiado pelo Portugal Inovação Social - Parcerias para o Impacto, com o apoio do Centro Ciência Viva da Floresta, do Município de Proença-a-Nova e do Seminário do Preciosíssimo Sangue de Proença-a-Nova. O objetivo é o de promover, através da ciência, a valorização pessoal e integração social de pessoas com deficiência, estimulando o desenvolvimento das suas capacidades funcionais e psíquicas, tanto pela produção de plantas aromáticas, como de outras atividades lúdico-terapêuticas.

*Fotografia da Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento

Marinha Grande | MANUTENÇÃO E CONSERVAÇÃO DE PAVIMENTOS EM CALÇADA

 A Câmara Municipal da Marinha Grande tem em curso a empreitada de “Manutenção e Conservação de Pavimentos em Calçada no Concelho da Marinha Grande – 2022”, através de um investimento superior a 70 mil euros.

A obra visa a manutenção e conservação de arruamentos e passeios em calçada, incluindo trabalhos de levantamento e assentamento de calçada miúda, calçada grossa e lancis, no concelho da Marinha Grande. A empreitada foi adjudicada por € 73.714,75.

Marinha Grande | RECOLHA GRATUITA DE MONOS E RESÍDUOS VERDES


O Município da Marinha Grande dispõe de um serviço gratuito de recolha de objetos de grandes dimensões, sem valor ou a que o seu proprietário não sabe o que fazer, vulgarmente designado por "Recolha de Monos” e de recolha de verdes.

Este serviço é prestado de forma gratuita e tem como propósito auxiliar o munícipe a desfazer-se do objeto e, ao mesmo tempo, proporcionar uma melhoria do ambiente, evitando que estes monos venham a cair em lixeiras a céu aberto.

Não há, pois, razão que justifique o despejo e abandono dos chamados monos domésticos (mobiliário, eletrodomésticos, colchões, sofás, etc), junto de contentores de lixo doméstico, na berma de caminhos rurais ou nas matas do concelho.

É ainda disponibilizado gratuitamente o serviço de recolha gratuita de materiais vegetais, resultantes de podas ou jardinagem, no sentido de evitar que estes sejam depositados nos contendores do lixo doméstico ou em zonas públicas.

A recolha de monos e de resíduos verdes é efetuada de forma gratuita, com pré-marcação. Para aceder a este serviço nas freguesias da Marinha Grande e da Moita, basta contactar o 244 573 300. Para ter acesso ao mesmo, na freguesia de Vieira de Leiria, tem de ligar para o 244 695 343.

Pode também solicitar este serviço através da APP do Município da Marinha Grande, fazendo o download gratuito da aplicação no seguinte link
Link para Android (google play store)

Link para iPhone (app store)

Ajude-nos a ter um concelho mais limpo!

Dia Europeu da Proteção das Crianças contra a Exploração e o Abuso Sexual

Dia 18 de novembro, assinala-se o Dia Europeu da Proteção das Crianças contra a Exploração e o Abuso Sexual, criado em 2015 por decisão do Conselho de Ministros do Conselho da Europa. O tema em foco na edição de 2022 é Fazer bem: assegurar uma justiça amiga da criança através de estruturas Barnahus na Europa”.A exploração sexual e o abuso sexual de crianças são, ainda, realidades trágicas para a sociedade, constituindo uma violação grave dos direitos das crianças com consequências duradouras e, muitas vezes, prejudiciais para toda a sua vida!
Por conseguinte, é de extrema importância o envolvimento de entidades públicas e da sociedade civil, no sentido de maximizar a promoção dos direitos e a proteção das crianças e jovens.
Barnahus (Children's House) é o principal modelo europeu de resposta multidisciplinar e amigo da criança (MDIA) para o abuso sexual infantil.
Esta abordagem focada, reúne o esforço de todos os serviços relevantes (tais como, as comissões de proteção de Crianças e Jovens) numa unificação de esforços para evitar a vitimização da criança durante a investigação e os processos judiciais, bem como, oferecer a todas as crianças uma resposta coordenada e eficaz.
O objetivo principal do Barnahus é coordenar investigações paralelas criminais e de bem-estar infantil e ajudar a reunir evidências válidas para processos judiciais. As crianças vítimas e testemunhas de violência também recebem, também, apoio e assistência, incluindo avaliação e tratamento médico, em ambiente seguro para as crianças/mesmas.
Para prevenir estes crimes e proteger as vítimas, o Conselho da Europa e os seus Estados-Membros precisam de assegurar que os pais, os educadores, as organizações não governamentais e os decisores não se afastem do problema, mas, pelo contrário, tragam à agenda pública a problemática e medidas concretas para a sua supressão.
 A CPCJ e o Município de Vagos estão juntos na defesa das nossas crianças e Jovens.

Quatro mergulhadores identificados pela GNR na Ria de Aveiro

O Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aveiro, hoje, dia 4 de novembro, identificou quatro homens com idades compreendidas entre os 34 e os 64 anos, apreendeu diverso equipamento de mergulho e 40 quilos de amêijoa macha, na Ria de Aveiro.
Numa ação de fiscalização levada a cabo com o objetivo de controlar a apanha ilegal de bivalves na Ria de Aveiro, com recurso a meios de respiração autónomos, os militares da Guarda identificaram quatro mergulhadores e elaboraram os respetivos autos de contraordenação por recolherem, sem a necessária autorização, espécies biológicas em zonas proibidas e por não se fazerem acompanhar do respetivo certificado de mergulho. As coimas podem chegar até aos 2.000 euros.
Os bivalves, por se encontrarem vivos, serão devolvidos ao seu habitat natural.
A GNR relembra que a captura de bivalves através da pratica de mergulho recreativo é proibida, bem como a sua prática em canais de navegação, portos ou barras ou em zonas proibidas e que interferem na segurança da navegação.

Vagos dá início à Campanha de Apoio à Esterilização de Animais de Companhia 2022

Entre os dias 7 de Novembro e 31 de Dezembro...
A Câmara Municipal de Vagos aprovou o programa extraordinário de apoio à esterilização de animais de companhia (cães e gatos) dirigido aos munícipes do concelho (detentores individuais ou associações), a ter lugar entre 7 de Novembro e 31 de Dezembro de 2022, tendo a respetiva candidatura de ser apresentada até 17 de Dezembro de 2022.
Este programa insere-se na estratégia municipal de política de bem-estar animal e controlo da população errante.
Os munícipes do concelho de Vagos detentores de animais de companhia (individuais ou associações) poderão apresentar candidatura para os seguintes reembolsos:

  • 72€ para esterilização de cadelas; 
  • 40€ para esterilização de cães; 
  • 46€ para esterilização de gatas; 
  • 20€ para esterilização de gatos. 
Neste programa, e no seguimento do que já tem vindo a ser feito pelo Gabinete Veterinário Municipal existe, ainda, a possibilidade de candidaturas para comparticipação total da esterilização de animais de companhia por parte de agregados familiares com comprovada carência económica, reconhecida pela junta de freguesia da área de residência.  
Os interessados devem submeter a sua candidatura através do email helena.sousa@cm-vagos.pt  oupresencialmente, na Câmara Municipal de Vagos, junto do Balcão de Atendimento do Cidadão fazendo-se acompanhar da seguinte documentação:
  • Formulário de candidatura (disponível em http://www.cm-vagos.pt);
  • Declaração emitida pela Junta de Freguesia comprovando a carência socioeconómica (quando aplicável);
  • Comprovativo de residência do detentor do animal no concelho de Vagos (por exemplo, fatura de luz ou de água);
  • Comprovativo da identificação eletrónica e registo atualizado no sistema de informação de animais de companhia (SIAC);
  • Cópia do boletim sanitário com vacina antirrábica válida (obrigatória apenas no caso de cães) e com informação relativa à espécie, sexo e peso do animal;
  • Comprovativo de registo e licença na junta de freguesia da área de residência (obrigatório apenas no caso de cães);
  • Declaração do SIAC emitida pelo Médico Veterinário responsável pela esterilização com a data de realização e com o tipo de esterilização “financiado pelo Município de Vagos” selecionado (a apresentar após a realização do procedimento);
  • Fatura e recibo do procedimento realizado (a apresentar após a realização do procedimento);
  • Comprovativo do IBAN do requerente.
Para estas e mais informações consulte a página www.cm-vagos.pt.

Coimbra | Professor da ESAC eleito Presidente da Sociedade Portuguesa de Ciências Florestais

 José de Jesus Gaspar foi eleito Presidente da Sociedade Portuguesa de Ciências Florestais (SPCF) durante o 9º Congresso Florestal Nacional, que se realizou no Funchal, de 10 a 14 de outubro passado. A lista presidida por José Gaspar foi eleita para o quadriénio 2023-2026 e conta, entre outros elementos, com três ex-alunos da ESAC: Leónia Nunes (Direção), Pedro Marques (assembleia Geral) e Anabela Isidoro (Delegada Açores).
Doutorado em Ciências Aplicadas ao Ambiente pela Universidade de Aveiro (2005), Mestre em Environmental Remote Sensing pela University of Aberdeen (1995) e Licenciado em Engenharia Florestal pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (1990), José Gaspar é Professor Coordenador na Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC), onde leciona desde 1990, e Investigador no Centro de Ecologia Funcional. Desenvolve a sua atividade docente na área das Ciências Florestais e nas áreas das Ciências da Terra e do Ambiente. Foi Vice-Presidente da ESAC entre 2007 e 2008 e assumiu a liderança desta instituição de ensino superior entre 2010 e 2014. Para além das funções de docência e de Vice-presidente do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), cargo que assumiu em 2017, mantém uma ligação continuada ao movimento associativo florestal através da participação na direção de uma OPF (APFAM) e na direção da FORESTIS-Associação Florestal de Portugal.
O 9º Congresso Florestal Nacional, cuja edição se subordinou ao tema “Sustentabilidade da floresta portuguesa: valorizar para superar desafios”, e na qual diversos docentes e bolseiros de investigação da ESAC apresentaram os resultados dos seus trabalhos de Investigação & Desenvolvimento em curso, foi igualmente ocasião para uma homenagem a Fernando Páscoa.
A homenagem teve lugar no decorrer da sessão de encerramento e coube a José Gaspar a apresentação de uma resenha do percurso do Professor Fernando Páscoa, que iniciou as suas atividades profissionais no Fundo de Fomento Florestal, tendo passado pela investigação na Estação Florestal Nacional do Instituto Nacional de Investigação Agrária; pela presidência da comissão instaladora da ESAC (1987-1994); pela atividade docente nesta instituição de ensino; e pela coordenação de investigação no Centro de Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade. Na SPCF, desempenhou as funções de delegado para a Região Centro durante o mandato da Direção que vigorou de dezembro de 1995 a dezembro de 2000, e desempenhou as funções de Presidente da Direção entre 2002 e 2009, tendo ainda assumido um papel relevante na organização dos 5º e 6º Congressos Florestais Nacionais.
No evento foi ainda escolhido o local da realização do 10º Congresso Florestal Nacional, tendo sido aceite a candidatura apresentada pela ESAC para organização deste congresso, que se realizará em 2026.
 
Isabel Silva

ORADORES INTERNACIONAIS VÃO DEBATER O VIDRO NA MARINHA GRANDE

 Encontram-se abertas as inscrições para a Conferência Internacional “Vidro hoje, uma ponte para o futuro”, que decorre de de 17 a 19 de novembro, na Casa da Cultura Teatro Stephens, no âmbito das comemorações do Ano Internacional do Vidro, organizadas pelo Município da Marinha Grande.

As inscrições na iniciativa são gratuitas, mas carecem de inscrição prévia, através do site https://www.cm-mgrande.pt/p/vidroconferencia
A Conferência acontece durante três dias, contendo um programa de apresentações e debates com 30 oradores nacionais e estrangeiros, visitas a fábricas vidreiras do concelho, demonstrações de vidro soprado no Estúdio PoeirasGlass, uma masterclass de impressão em vidro com a artista argentina Silvia Levenson e a inauguração de uma exposição de adornos de Natal em vidro.

Tendo como tema “Vidro hoje, uma ponte para o futuro”, o evento vai abordar a história e património do vidro; ensino e formação do vidro; vidro: arte e design; o vidro na comunidade; e o vidro: sustentabilidade, inovação e tecnologia.
“VIDRO HOJE, UMA PONTE PARA O FUTURO”
17, 18 e 19 de novembro de 2022
Casa da Cultura - Teatro Stephens

17 NOVEMBRO

09h30 – Cerimónia de abertura
09h30 – Momento musical com apresentação de tema original de André Barros
Descrição:
A intenção por detrás da escolha desta particular narrativa musical - que se estenderá em concerto por aproximadamente 12 minutos -, prende-se com a tentativa do compositor em personificar o vidro. Como que conferindo-lhe qualidades humanas e comparando-o, assim, a alguém que destronado pela sua condição de imensa fragilidade (como acontecerá em momentos mais delicados da nossa vida que nos assolam de ora em vez) - tal como a tem, afinal, uma vulnerável e quebrável peça de vidro -, o vidro acabará por apaziguar-se num processo de autoaceitação e reconhecerá a enorme beleza da sua condição. Somos, assim, frágeis, mas eternamente belos e únicos. "Transparente" é o nome da peça que será apresentada ao vivo por André Barros, Fernando Costa e Veronika Taraban.
Compositor:
André Barros (músico, compositor) é hoje um autor que tem a sua voz e uma intensa capacidade de trabalho. Com cinco álbuns editados desde 2013, e tendo colaborado até hoje com produtores e realizadores de países vários como os Estados Unidos da América, Canadá, Suécia, Japão, Islândia, Índia, Alemanha, Espanha e Portugal, o seu trabalho não se resume apenas ao seu projecto a solo e à composição de bandas sonoras originais - quer para filmes documentais e de ficção, quer para teatro e peças de dança contemporânea -, explorando também frequentemente o universo da música para publicidade e dos filmes institucionais e corporativos, tendo colaborado ativamente e desde 2017 com marcas globais como a LG, Stihl, Volvo, Renault, Craft, DHL ou Dometic.
Músicos convidados:
Fernando Costa (violoncelista e músico convidado) tem-se afirmado nos últimos anos como "um valor seguro da nova geração de intérpretes em Portugal” (Casa da Música, Porto). Violoncelista nascido em 1991, iniciou os seus estudos de violoncelo com Valter Mateus e em 2013 terminou a sua Licenciatura com classificação máxima, na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, no Porto, na classe de violoncelo de Jed Barahal. Foi distinguido com bolsa de mérito do Instituto Politécnico do Porto (2010 e 2011). Atuou como solista acompanhado pela Orquestra Gulbenkian, a Orquestra do Norte, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, Orquestra Sinfonieta da ESMAE, entre outras.
Veronika Taraban (violinista e música convidada) iniciou os seus estudos aos 5 anos de idade e como aluna concluiu o Curso Básico Profissional de Instrumento, Curso Profissional de Instrumentista na classe da Professora Olga Proudnikova e Licenciatura na Escola Superior de Música de Lisboa na classe da Professora Tamila Kharambura. Participou em vários concursos nacionais e internacionais, tendo sido distinguida com vários prémios como laureada de 1º prémio no “Prémio Jovens Músicos” na categoria de Música de Câmara - Nível Superior, Grand-Prix no “Fórum Internacional – Interpretação Musical e Pedagogia no Século XXI”, entre outros. Apresenta-se, com regularidade, em diversas salas nacionais tanto a solo como em música de câmara e atualmente é aluna de Mestrado em Ensino na Escola Superior de Música de Lisboa.

10h05 – Aurélio Ferreira, Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande

10h20 – Mauricio Rodríguez, Comité Internacional do International Year Of GLass 2022

10h30 às 11h00 – Coffee Break

11h00 – PAINEL 1 – “História e património do vidro”
Moderadora: Maria João Botelho Moniz Burnay, conservadora da coleção de vidros do Palácio Nacional da Ajuda
Oradores:

11h10 – Jorge Custódio, historiador e investigador integrado do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa

11h40 – António Pires de Matos, Unidade de I&D "Vidro e Cerâmica para as Artes", VICARTE, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa

12h00 – Inês Coutinho, Departamento de Conservação e Restauro da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa

12h20 – Emília Margarida Marques, CRIA - Centro em Rede de Investigação em Antropologia, ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa

Debate

13h00 às 15h00 – almoço livre

15h00 – PAINEL 2 – “Ensino e formação do vidro”

Moderador: João Pedro Faustino dos Santos, diretor da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha

Oradores:

15h10 – Mr. Pavel Kopřiva, diretor da Glass Art School Kamenický Senov (República Checa)

15h30 – Joana Silva, em representação do CENCAL – Centro de Formação para a Indústria da Cerâmica – pólo da Marinha Grande

15h50 – Márcia Vilarigues, diretora da Unidade de Investigação VICARTE - Vidro e Cerâmica para as Artes

16h10 – Marzena Krzeminska Baluch, Reitora da Faculdade de Vidro e Cerâmica da Academia de Artes e Design Eugeniusz Geppert (Polónia)

Debate

17h00 – Visita ao Estúdio PoeirasGlass

18 DE NOVEMBRO

09h00 – PAINEL 3 – “Vidro: Arte e Design”
Moderador: Fernando Quintas, professor da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa
Oradores:

09h10 – Teresa Almeida, professora da Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto
09h30 – Silvia Levenson, artista plástica

09h50 – Paulo Sellmayer, diretor criativo da VICARA

10h10 – Orador a confirmar

Debate

10h45 às 11h15 – Coffee Break

11H15 – PAINEL 4 – “O vidro na comunidade”
Moderador: Gabriela Rocha, museológa do projeto “Museu na Aldeia”, da SAMP - Sociedade Artística Musical dos Pousos

Oradores:

11h20 – Sandra Solano, diretora do Museo del Vidrio de Bogotá (Colômbia)

11h40 – Eléonore Peretti, diretora do MusVerre (França)

12h00 – Lúcia Lopes, coordenadora do Projeto Cultural de Escola 2020-2022 do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente

12h20 – Paloma Pastor, diretora do Museo del Vidrio de la Real Fábrica de Cristales de La Granja (Espanha)

Debate

14h30 às 17h30 – Programa de visitas a fábricas de vidro

19 DE NOVEMBRO

10h00 – PAINEL 5 – “O vidro: sustentabilidade, inovação e tecnologia”
Moderador: António José Ferreira, diretor do Jornal da Marinha Grande

Oradores:

10h00 – Manuel Ferreira, business developer da ReGaEnergy

10h20 – Carlos Viegas, diretor industrial da Crisal

10h40 – Carlos Barranha, diretor técnico da Vidrala SA

11h00 – Orador a confirmar

Debate

14h30 às 17h30 – Programa de visitas a fábricas de vidro

18h30 – Inauguração da exposição “Adornos de Natal em vidro” - Museu do Vidro

INSCRIÇÕES NA CONFERÊNCIA
A participação na conferência é gratuita, limitada à lotação da sala, devendo as inscrições serem realizadas através do formulário disponível em https://www.cm-mgrande.pt/p/vidroconferencia

ATIVIDADES PARALELAS
Demonstrações de vidro soprado no Estúdio PoeirasGlass
17, 18 e 19 de novembro
10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00
 
Masterclass de impressão em vidro com a artista Silvia Levenson
14 a 17 de novembro
09h00 às 12h30 e 14h30 às 17h30
CENCAL - Marinha Grande
Masterclass de impressão em vidro em que serão exploradas diferentes técnicas: utilização de decalques digitais, decalques experimentais, pó de impressão e goma de impressão em vidro. O workshop explorará diferentes possibilidades de reprodução de palavras, desenhos e fotografias em vidro, a altas e baixas temperaturas.

Limite de participantes: 10

Público-alvo: artistas com experiência em trabalho de vidro, preferencialmente em fusão de vidro.
Inscrições: através do formulário disponível em https://www.cm-mgrande.pt/p/vidroconferencia


SILVES | RUAS EÇA DE QUEIRÓS E ANTERO DE QUENTAL, EM PÊRA, SOFREM CORTE DE TRÂNSITO NA TARDE DO DIA 7 DE NOVEMBRO

 
O Município de Silves informa que as ruas Eça de Queirós e Antero de Quental, em Pêra, estarão encerradas à circulação automóvel na tarde do próximo dia 7 de novembro, entre as 13h00 e as 17h00, na sequência de betonagem em obra particular. Como alternativa, os automobilistas deverão utilizar a rua Camilo Castelo Branco e o largo 25 de Abril.
A autarquia pede a atenção dos automobilistas e residentes para esta situação e agradece a compreensão e colaboração de todos.
 

Dia 19 de novembro: “HORA DO CONTO” TRAZ “QUANTO MAIOR É A ESPERA, MAIOR É O ABRAÇO” À BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SILVES

 
O livro “Quanto maior é a espera, maior é o abraço” estará em destaque naquela que é a segunda sessão do projeto de mediação de leitura de “Hora do Conto para pais e filhos”. A iniciativa, promovida pela Biblioteca Municipal de Silves, terá lugar dia 19 de novembro, pelas 15h30, e é dirigida a pais e filhos (dos 5 aos 10 anos). A entrada é livre.
Da autoria de Eoin Mclaughlin, esta obra, recomendada pelo Plano Nacional de Leitura, explica - através da história do ouriço e da tartaruga - como a distância pode ser contornada e como o reencontro destes dois amigos resultou no “mais longo e carinhoso abraço de sempre!”.
A iniciativa requer inscrição prévia, até dia 17 de outubro, através do telefone 282 440 899 ou do endereço de correio eletrónico biblioteca@cm-silves.pt.

Évora | À distância de um toque no seu computador ou smartphone. Câmara Municipal cria nova Plataforma de Comunicação de ocorrências em espaço público

A Câmara Municipal de Évora lançou uma nova aplicação que permite, de uma forma mais ágil, inteligente e eficaz, comunicar com o Município para participação de ocorrências em espaço público.

A nova “Plataforma de Ocorrências” vem substituir a aplicação “A Minha Rua”, que já se encontra desativada. Este novo modelo de aplicação, já disponível, permite ao munícipe, à distância de um toque e em tempo real, comunicar ocorrências (roturas de água, queda de sinalização, entre outros), submeter leituras de água ou simplesmente receber as notícias e alertas emitidos pela autarquia.

Com esta ferramenta, todos aqueles que vivem, trabalham ou visitam Évora, para além de disporem de uma forma instantânea e intuitiva de comunicação com o Município, têm também a possibilidade de acompanhar online o resultado da sua participação, seguindo em tempo real todo o desenvolvimento até à respetiva conclusão.

A aplicação é gratuita para smartphone e compatível com todos os sistemas operativos: Android e iOS. Para proceder à instalação basta aceder à loja do seu smartphone, pesquisar por Évora e descarregar.

A nova “Plataforma de Ocorrências”, para além de permitir melhor interação entre o Município e a Comunidade aproximando as pessoas dos serviços, possui também a capacidade de agilizar os processos de tratamento das ocorrências submetidas, encurtando significativamente os tempos de resposta. Poderá obter mais informação acedendo ao Portal da CME em www.cm-evora.pt.

O Município de Évora está agora mais próximo de si. Aproxime-se também do seu Município.

Combustíveis no “sobe e desce”

Preço do gasóleo volta a descer, ao contrário, a gasolina sobe...
A SIC, na sua página, informa que os preços sofrerão alterações na próxima segunda-feira.
Segundo fonte contatada por aquele órgão informativo, o preço da gasolina deverá "subir dois cêntimos" e meio, enquanto o custo do gasóleo deverá "descer quatro cêntimos".
Há três semanas, o preço do gasóleo disparou 11 cêntimos e o da gasolina aumentou sete.
Os combustíveis devem continuar mais caros do que há três semanas.

Aveiro | Reunião de Câmara – 04 de novembro de 2022

Apresentamos por este meio informação sobre as principais deliberações da Reunião do Executivo da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), realizada hoje, sexta-feira, dia 04 de novembro de 2022, nos Paços do Concelho.

  1. Parque de Campismo de São Jacinto encerra a 07 de novembro

A Assembleia Municipal de Aveiro, conforme anteriormente publicitado, a 29JUL22, deliberou rescindir unilateralmente o Protocolo, datado de 14JUL03, de Delegações de Competências da gestão do Parque de Campismo de São Jacinto na Junta de Freguesia de São Jacinto, com efeitos a 01NOV22, data da assunção da gestão do Parque pela Câmara Municipal de Aveiro.

No dia 28OUT22, o Município foi citado da Providência Cautelar, requerida por Campistas (Processo n.º 702/22.0BEAVR), por via da qual pedem a suspensão da eficiência daquela deliberação da Assembleia Municipal de Aveiro.

Nesse andamento, o que publicamente se comunica, em especial, aos Utentes e Prestadores de Serviços do Parque de Campismo de São Jacinto, é que a Câmara Municipal de Aveiro, na sua reunião realizada a 04NOV22, deliberou reconhecer que o diferimento da execução do ato deliberado pela Assembleia Municipal de Aveiro a 29JUL22, provocado pela interposição da referida providência cautelar, é gravemente prejudicial para o interesse público, nos termos e com os fundamentos constantes da respetiva deliberação, e, assim, ao abrigo do disposto no n.º 1 do artigo 128.º do CPTA (Código de Processo nos Tribunais Administrativos), aprovou uma resolução fundamentada (a qual será apresentada no processo acima identificado), com o que se retoma o processo de Encerramento do Parque de Campismo de São Jacinto.

Isso considerado e o mais deliberado, atentando ainda na deliberação da Assembleia Municipal de Aveiro de 29JUL22, mais se comunica publicamente e, em especial, aos Utentes e Prestadores de Serviços do Parque de Campismo de São Jacinto, que a CMA assume a gestão do Parque de Campismo de São Jacinto no dia 07NOV22, segunda-feira, fazendo cumprir os seguintes procedimentos e prazos:

  1. O Parque será fechado pela CMA às 09.00 horas do dia 07NOV22;

  2. A CMA permitirá a utilização do Parque para remoção dos materiais dos Campistas até ao dia 07DEZ22;

  3. De 07NOV22 a 07DEZ22 o portão de acesso ao Parque abrirá às 09.15 horas e fechará às 17.00 horas, de segunda-feira a domingo;

  4. O Parque será definitivamente encerrado às 17.00 horas do dia 07DEZ22, iniciando-se as operações de limpeza, desinfestação, remoção de lixo, desenvolvimento e finalização do projeto de qualificação e atos preparatórios da obra de qualificação;

  5. Os materiais dos Campistas que ainda não tiverem sido retirados do Parque até às 17.00 horas do dia 07DEZ22, serão considerados lixo e removidos como tal, ou removidos para local próprio, em razão da sua natureza;

  6. O fornecimento de água e de eletricidade ao Parque, de cujos contratos a CMA assumirá a titularidade a 07NOV22, será cessado no dia 30NOV22.

Mais se renova a anterior comunicação pública de que Município de Aveiro não assume qualquer posição contratual que a entidade gestora, Junta de Freguesia de São Jacinto, detenha com terceiros, pelo que, neste quadro, sendo que é esta que continuou e vai continuar a gerir o Parque de Campismo de São Jacinto até ao dia 06NOV22, qualquer questão respeitante a contratos tem de ser tratada com a Junta de Freguesia de São Jacinto.

A CMA está desde já a promover a execução do projeto de reabilitação profunda e licenciamento do Parque de Campismo de São Jacinto, para proceder à realização de obras, regularização da sua situação de ilegalidade e de risco para pessoas e bens, visando a reabertura do referido Parque logo que tudo esteja nas devidas condições, com novas regras de acesso e utilização, e uma nova gestão.


Adelino Duarte da Mota pela Freguesia de Meirinhas

Adelino Duarte da Mota foi homenageado na Freguesia de Meirinhas, no dia do seu 92º Aniversário, numa cerimónia presidida pela Presidente da CCDRC, Isabel Damasceno. A homenagem, imortalizando-o com um busto, foi promovida pela Junta de Freguesia de Meirinhas em conjunto com o Municipio de Pombal e com o Grupo Adelino Duarte da Mota SA.
ADELINO DUARTE DA MOTA, NASCEU NAS MEIRINHAS A 3 DE NOVEMBRO DE 1930, ORIUNDO DE UMA FAMÍLIA COM SETE FILHOS. COMEÇOU A TRABALHAR AINDA CRIANÇA, NA ATIVIDADE EMPRESARIAL NA ÁREA DA INDÚSTRIA EXTRATIVA DO SEU PAI.
Assumindo-se como um homem de trabalho, aos 21 anos foi para Lisboa para tirar a carta de condução de ligeiros e pesados e, em 1950, após casamento com a saudosa Maria Neto Cardoso Mota, antiga professora primária e uma mulher simples, de causas sociais, e com quem esteve casado durante 51 anos e de quem tem 3 filhos, que já lhe deram 8 netos e 9 bisnetos, Adelino Duarte da Mota estabeleceu-se por conta própria, ficando com o negócio do seu pai.
Ao longo dos vários anos, com muito trabalho, perseverança, dedicação e um espírito visionário, foi expandindo a sua atividade empresarial na área da cerâmica e de extração de areias, tendo liderado dezenas de empresas, dando emprego a largas centenas de pessoas, em várias regiões de Portugal, desde Viana do Castelo a Albufeira.
Em Pombal, fundou em 1974, juntamente com Francisco Menezes Falcão a Azupal – Azulejos Castelo de Pombal, Lda., uma das primeiras empresas a instalarem-se na então implantada Zona Industrial da Formiga. Uma participação que viria a alienar algum tempo depois.
Há cerca de seis anos, aproveitando aquela que na sua opinião seria uma oportunidade de negócio, tornou-se no principal acionista do Mercado Abastecedor da Região de Coimbra, SA., do qual é atualmente o presidente do conselho de administração e que visita quase diariamente, bem como a Lagoasol – Extração e Comercialização de Produtos Cerâmicos, Lda., da qual é sócio-gerente, também na cidade de Coimbra.
Tal como sua mulher, Adelino Duarte da Mota é também um homem de causas sociais.
Entre as várias distinções, entregues por vários municípios e instituições possui a distinção Melvim Jones atribuída pelo Lions Internacional.