sexta-feira, 8 de outubro de 2021

COVILHÃ APRESENTA PROJETO “BE CONNECTED” EM FESTIVAL LITERÁRIO INTERNACIONAL


O Município da Covilhã marca presença no FOLIO - Festival Literário Internacional de Óbidos, onde vai apresentar a iniciativa “Be Connected”.
Este projeto inovador preconiza o envolvimento e a participação ativa dos jovens da Covilhã na concretização dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável identificados na “Agenda 2030”, aprovada pela Organização das Nações Unidas (ONU). Levado a cabo pela Biblioteca Municipal da Covilhã (BMC), o “Be Connected” cria uma maior proximidade com a comunidade juvenil, fomenta a literacia digital e motiva os jovens a assumir o compromisso de ajudar a transformar o mundo, fazendo ouvir a sua voz na definição do nosso futuro coletivo.

O projeto “Be Connected” será apresentado no dia 16 de outubro pela equipa técnica da BMC, no Encontro de Comunidades da Leitores da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas que se realiza no âmbito do FOLIO - Festival Literário Internacional de Óbidos, que decorre de 14 a 24 de outubro.

Consulte o programa em https://foliofestival.com/

VARIAÇÃO DE CAUDAL E PRESSÃO NO FORNECIMENTO DE ÁGUA NA TARDE DO DIA 11 DE OUTUBRO NAS FREGUESIAS DE ALGOZ E TUNES


A Câmara Municipal de Silves informa que, devido à necessidade de realização de trabalhos na rede de abastecimento de água no âmbito da empreitada de “Dispositivos de Controlo e Redução de Perdas no Sistema de Abastecimento de Água”, ocorrerá uma redução de caudal e pressão no fornecimento de água nas freguesias de Algoz e Tunes, no dia 11 de outubro, entre as 14h00 e as 16h00.

Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes e utentes do sistema pelos transtornos causados.

Para esclarecimento de qualquer dúvida ou obtenção de informações adicionais a Câmara Municipal disponibiliza o seguinte contacto telefónico do Piquete de Águas: 282 440 860.

 

Mais de 300 quilos de pescado aprrendidos em Aveiro

 A Unidade de Controlo Costeiro, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aveiro, no dia 6 de outubro, apreendeu 228 quilos de lula subdimensionada e 79 quilos de raia por fuga à lota, no concelho de Aveiro.

No âmbito de uma ação de fiscalização para controlar o cumprimento das regras de captura transporte e comercialização de pescado fresco, os militares da Guarda detetaram um indivíduo nas imediações do Porto de Pesca Costeira de Aveiro, na posse de 228 quilos de lula subdimensionada. Foram ainda detetados 79 quilos de raia abandonados no local, sem qualquer tipo de documentação, não sendo possível identificar o seu proprietário.

Foi identificado um homem de 58 anos, tendo sido elaborados os respetivos autos de contraordenação.

O pescado apreendido, depois de submetido a inspeção higiossanitária, será entregue a várias instituições de solidariedade

A GNR alerta que uma medida de gestão sustentável do pescado é o respeito das medidas mínimas de captura, cujo objetivo é melhorar a rentabilidade potencial do recurso.

Assembleia da República aprova por unanimidade proibição da discriminação na doação de sangue

O parlamento aprovou hoje por unanimidade a proibição da discriminação dos dadores de sangue em função da orientação sexual, numa votação sem surpresas do consenso manifestado no debate de quarta-feira.

As propostas do PS, BE, e da deputada não inscrita Cristina Rodrigues reuniram os votos favoráveis de todos os partidos e deputadas não inscritas. Já a iniciativa do PAN, recebeu a abstenção do CDS-PP, e o apoio dos restantes.

Os diplomas seguem agora para discussão e aprovação em especialidade, na comissão dos Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, ficando depois a faltar a votação final global.

Já na quarta-feira, quando as iniciativas estiveram em discussão, os partidos políticos com assento parlamentar concordaram na necessidade de proibir a discriminação na doação de sangue em função da orientação sexual e da identidade de género e defenderam que se fechasse de vez a porta à questão.

As propostas, apresentadas na sequência de denúncias sobre situações que persistem, da esquerda à direita do hemiciclo, preveem também a realização de campanhas de sensibilização e formação para os profissionais de saúde, e de uma campanha anual de incentivo à dádiva de sangue por parte de jovens e ao esclarecimento da população sobre a importância de doar sangue e dos critérios de elegibilidade.

Em março, a Direção-Geral da Saúde atualizou a norma que define os critérios de inclusão e exclusão de dadores de sangue, determinando que a triagem clínica "é feita de acordo com os princípios da não-discriminação".

O Instituto Português do Sangue arquivou este mês três processos de inquérito a profissionais por alegadas práticas discriminatórias na doação de sangue de homens homossexuais, entendendo não haver factos que justifiquem infração disciplinar.

Madremedia/Lusa

Fátima: Peregrinação de Outubro que assinala o “milagre do Sol” mantém o uso da máscara e a higienização das mãos

 A Peregrinação Aniversária de Outubro, que assinala o "milagre do Sol" em Fátima, vai ser presidida pelo arcebispo de Salvador da Bahia, e primaz do Brasil, cardeal Sérgio da Rocha. O Santuário alivia já as regras de combate à pandemia no que diz respeito à lotação do recinto, mas os cuidados com a higienização das mãos, distanciamento e uso de máscara são mantidos.

O Santuário de Fátima informou esta manhã que a Peregrinação Internacional Aniversária de Outubro regista "pela primeira vez, desde o início da pandemia, o maior grupo de peregrinos de nacionalidade diferente, 12". No total existem 37 grupos inscritos, com "peregrinos de Espanha, Itália, Suíça, Alemanha, Bélgica, Polónia e Estados Unidos da América, registando-se também um grupo filipino residente na Holanda".

Nesta peregrinação — que celebra a sexta e última aparição de Nossa Senhora aos pastorinhos e o chamado "milagre do sol" —, "apesar de nesta data estar em curso um progressivo e responsável desconfinamento, será obrigatório o uso da máscara e a higienização das mãos à entrada do Recinto".

Além disso, "serão reforçadas algumas informações aos peregrinos pelo recurso a sinalética adicional à já existente. O Santuário recomenda especial cuidado e prudência aos peregrinos e participantes que façam parte de um grupo de risco e que pretendam participar nas celebrações", pode ler-se em comunicado enviado às redações.

O Santuário referiu ainda que, "tendo em conta a afluência de peregrinos em elevado número em algumas zonas específicas, reforça-se a delimitação de alguns espaços de maneira a criar perímetros de segurança e a gerir o acesso a locais suscetíveis de aglomerações".

Por sua vez, à semelhança das peregrinações anteriores em tempo de pandemia, "no interior do Recinto existirão acolhedores que ajudarão a assembleia a posicionar-se de forma que sejam respeitadas as distâncias necessárias sobretudo entre pessoas que não pertençam ao mesmo agregado", sendo especificado que "o acompanhamento do acesso ao Recinto de Oração é feito, no dia 12, a partir das 19h30, no dia 13, a partir das 7h30".

"Contudo, nesta data, a participação dos peregrinos já poderá ser feita sem outros constrangimentos, como sublinhou o Reitor, padre Carlos Cabecinhas, numa mensagem partilhada com todos os fiéis no passado dia 30 de setembro", reforça o Santuário, no que toca à lotação do espaço.

A Peregrinação começa no dia 12, às 21h30, com o Rosário internacional, na Capelinha das Aparições, seguido de Procissão das Velas e Celebração no Altar do Recinto de Oração. No dia 13 de outubro, às 9h00, Rosário internacional na Capelinha das Aparições e, às 10h00, Missa internacional, com a Palavra ao Doente, e procissão do Adeus no Altar do Recinto.

Madremedia

Barcelos | Secretário de Estado classifica o IPCA como “uma instituição exemplar” na sua visita durante o Welcome IPCA

 O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Sobrinho Teixeira, classificou um IPCA como “uma instituição exemplar no panorama do ensino superior, pela forma como rapidamente cresceu e pelo papel que desempenhou na inversão de um dos principais cancros da região onde se insere, que era o desemprego e o trabalho infantil”. 

Sobrinho Teixeira falava numa das sessões de boas-vindas aos novos estudantes do IPCA, que decorreu, no Campus de Barcelos, no âmbito da iniciativa “Welcome IPCA”, destinada a facilitar o acolhimento e integração dos jovens que frequentam o ensino superior pela primeira vez. 

O membro do governo manifestou, ainda, a sua satisfação com o regresso do ensino presencial, após as limitações impostas pela pandemia, considerando que, “também nesse particular, o IPCA foi uma das instituições exemplares pela forma como, rapidamente, conseguiu adaptar-se”. 

As sessões de acolhimento aos novos estudantes do IPCA tiveram lugar no Campus de Barcelos e, também, nos polos de Braga, Guimarães e Famalicão. 

Nestas sessões, também a presidente do IPCA, Maria José Fernandes, destacou o “regresso pleno ao ensino em regime presencial” no arranque do novo ano letivo e descreveu-o como um momento que “ficará para sempre gravado” na memória de todos, após as restrições impostas pela pandemia. Dirigindo-se aos novos estudantes, Maria José Fernandes descreveu o IPCA como “uma instituição aberta ao mundo”, inserida numa rede onde estão envolvidas sete instituições europeias – a RUN dando aos estudantes a oportunidade de trabalhar e estudar em outras instituições de ensino superior.  

“O futuro constrói-se com o trabalho que começa aqui, não só no curso, mas em toda a atividade académica”, salientou a presidente do IPCA, acrescentando tratar-se de um processo que implica “muito espírito de sacrifício, muita dedicação e muita transpiração”.  

A participação na vida académica fora da sala de aula foi um apelo lançado pelo presidente da Associação Académica do IPCA (AAIPCA), João Pedro Pereira. “Queremos que saiam daqui a dizer que foram os melhores anos das vossas vidas”, disse o dirigente estudantil, que classificou o IPCA como “uma das melhores instituições, senão a melhor, de ensino superior politécnico do país”.  

Os novos estudantes foram depois conduzidos pelos colegas no âmbito de um programa de mentoria, o InIPCA, em que os estudantes mais antigos ajudam à integração e adaptação dos que agora entram no ensino superior. 

O Welcome IPCA estendeu-se aos dias 7 e 8, em que no dia 7 continuou patente a mostra de cursos e projetos do IPCA terminando com um momento de convívio entre a comunidade académica: O Arraial Académico. O dia 8 foi dedicado aos novos estudantes com o Talk-Show “Ser Estudante no IPCA/Vida académica”, onde, através de uma conversa informal e divertida, os novos estudantes poderão inteirar-se sobre a vivência no IPCA para além da componente pedagógica.  

 

Autarca de Braga feliz pelo “regresso” do IPCA 

No Polo de Braga, o presidente da Câmara Municipal, Ricardo Rio, fez questão de manifestar o seu contentamento com o regresso das aulas presenciais. “É muito bom voltar a ver estas casas de conhecimento cheias de gente”, disse. 

Ricardo Rio adiantou ser uma “satisfação acrescida porque este é, também, o reativar do Polo de Braga, um projeto que acarinhamos muito”. Segundo o autarca, “a presença do IPCA em Braga tem sido um projeto de sucesso e a instituição tem-se envolvido de uma forma muito intensa com várias dinâmicas da cidade, do ponto de vista económico, cultural e de várias iniciativas desenvolvidas em conjunto”. 

Numa conclusão da sua mensagem, Ricardo Rio deixou um alerta aos estudantes presentes na sessão de acolhimento, todos eles alunos de Cursos Técnicos Superiores Profissionais: “a cidade de Braga tem dezenas de empresas, umas já instaladas e outras a caminho, que estão ansiosas que vocês cumpram a vossa formação, porque vocês são o alimento de que elas precisam para conseguirem crescer”. 

As sessões de Welcome decorrem ainda nos Polos de Vila Nova de Famalicão e Guimarães. 

Na totalidade, o IPCA recebeu nestes dois dias cerca de 1500 novos estudantes, o que reflete a qualidade e excelência do ensino desta instituição. 


Ana Teixeira

Nobel da Paz distingue dois jornalistas pela defesa da liberdade de expressão

A filipina Maria Ressa "usa a liberdade de expressão para expor o abuso de poder, o uso da violência e o autoritarismo crescente no seu país". O russo Dmitry Muratov é distinguido por defender "há décadas a liberdade de expressão na Rússia, em condições cada vez mais desafiantes".

O Nobel da Paz 2021 foi atribuído a uma dupla de jornalistas - uma filipina e um russo - pela defesa da liberdade de expressão.

Maria Ressa "usa a liberdade de expressão para expor o abuso de poder, o uso da violência e o autoritarismo crescente no seu país de origem, as FIlipinas", justifica a a Academia. Dmitry Muratov é distinguido por há "décadas defender a liberdade de expressão na Rússia, em condições cada vez mais desafiantes".

Ressa e Muratov representam todos os jornalistas "que se erguem por este ideal num mundo em que a democracia e a liberdade de imprensa enfrentam condições cada vez mais adversas".

Ressa, 58 anos, é cofundadora do site de notícias Rappler e foi repórter da norte-americana CNN. Muratov, que vai fazer 60 anos no fim do mês, é um dos fundadores do Novaya Gazeta, considerado um dos jornais mais independentes da Rússia.

A distinção destes dois jornalistas foi considerada uma surpresa, dado que entre os favoritos apontados para o Nobel da Paz deste ano estavam nomes como Greta Thunberg, Navalny e a OMS.

Este galardão é um dos mais aguardados do ano. Para além do prémio de um milhão de dólares (cerca de 870 mil euros) que a distinção acarreta para o vencedor, há o valor inestimável de entrar no lote de pessoas que foram reconhecidas por trabalhar pela paz na terra.

Os prémios Nobel celebram este ano o 120.º aniversário desde as primeiras atribuições, em 1901.

Passar das palavras aos atos

O presidente da direção do Sindicato dos Jornalistas diz que não podia estar mais satisfeito com a atribuição deste prémio, considerando que "a desinformação está neste momento a ganhar terreno e furiosamente até a corroer alguns dos pilares da democracia".

Nestas declarações à Renascença, Luís Filipe Simões diz que o Comité Nobel, ao premiar estes dois jornalistas está a defender que se passe "das palavras aos atos".

"É verdade que todos dizemos estar muito preocupados, mas raramente vemos demonstrações de que o jornalismo e a liberdade de expressão deve ser defendida. Aqui é o sinal que o Comité Nobel deu é que chegou a hora de passarmos aos atos. Acredito que isto possa dar frutos, que possa fazer os governos por esse mundo fora refletir um pouco", remata.

O Instituto de Imprensa Internacional também já manifestou, através da rede social Twitter, a sua satisfação pela atribuição do Nobel a dois jornalistas, dos quais Maria Ressa que faz parte dos órgãos do instituto.

"Estamos extremamente orgulhosos que Maria Ressa, membro do executivo do IPI, tenha sido galardoada com o Prémio Nobel da Paz, em conjunto com o jornalista Dmitry Muratov. Que momento incrível para a liberdade de imprensa e parabéns para a Maria Ressa e para o Dmitry Muratov", lê-se.

Também o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, felicitou os dois jornalistas agora distinguidos, salientando a luta corajosa de ambos “pela justiça e liberdade”.

“Parabéns a Maria Ressa e Dmitry Muratov pela atribuição do Prémio Nobel pela vossa luta corajosa pela justiça e liberdade de expressão nas Filipinas e na Rússia”, escreveu Michel na sua conta na rede social Twitter.

O presidente do Conselho Europeu acrescentou ainda que a atribuição do galardão pelo Comité Nobel norueguês é “um sinal importante para a liberdade de imprensa – um valor central europeu e uma condição para a democracia.

Cristina Nascimento / RR

Greve com forte impacto. Suprimidos 294 comboios até às 10h00

 Trabalhadores reivindicam aumentos salariais e um reforço das contratações. Os efeitos deste protesto devem sentir-se até à manhã de sábado.

A greve de 24 horas dos trabalhadores da CP e Infraestruturas de Portugal está a ter um forte impacto na circulação ferroviária. Já esta manhã, a reportagem da Renascença testemunhou que há dezenas de comboios suprimidos, entre suburbanos, regionais e de longo curso.

Fonte da CP avançou que até às 10h00 dos 438 comboios programados realizaram-se 144. Este balanço mostra que foram suprimidos 294: 77 de serviço regional, 18 de longo curso, 49 comboios urbanos do Porto e 150 comboios urbanos de Lisboa.

São também esperadas perturbações na Fertagus, que assegura a ligação ferroviária sobre a Ponte 25 de Abril -entre a Margem Sul e Lisboa. A circulação vai estar mesmo suspensa entre as 9h00 até perto das 16h00.

O Tribunal Arbitral do Conselho Económico e Social decretou serviços mínimos que implicam a realização de cerca de 25% do total da oferta de comboios, sendo de admitir que os efeitos da greve poderão estender-se às primeiras horas da manhã de sábado, dia 9 de outubro.

A Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações (Fectrans) e outras organizações sindicais convocaram para hoje uma greve de trabalhadores da CP e da IP, tendo como principal reivindicação aumentos salariais.

A admissão de trabalhadores, a tomada de medidas para a "harmonização das regras de trabalho na CP e na IP" e "uma calendarização para a negociação da revisão da contratação coletiva" são outros dos pontos a que exigem resposta.

A ausência de respostas da tutela esteve na origem da marcação desta greve, prevendo a CP avisar que poderão ocorrer “fortes perturbações” na circulação de comboios a nível nacional.

RR/Lusa

Programa “Detetives das Emoções” ajuda a combater a ansiedade e depressão em crianças

 

Um estudo piloto realizado por uma equipa da Universidade de Coimbra (UC), em colaboração com o Centro Hospitalar Tondela-Viseu e com Agrupamentos de Escolas de Coimbra, Nelas e Viseu, indica que o programa de intervenção psicológica vulgarmente conhecido como “Detetives das Emoções” é eficaz no combate à ansiedade e depressão em crianças dos 6 aos 13 anos.

Com o nome científico “Protocolo Unificado para o Tratamento Transdiagnóstico das Perturbações Emocionais em Crianças”, este programa de intervenção foi originalmente desenvolvido nos EUA e destina-se a crianças dos 6 aos 13 anos que apresentem problemas de ansiedade e/ou depressivos clinicamente significativos e respetivos pais. O objetivo da equipa da UC é estudar e validar o programa para a população portuguesa.

O projeto, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), é conduzido por investigadores do Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC) e da Unidade de Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental (UPC3), da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC), e tem a colaboração da Universidade de Miami (EUA).

Na prática, o programa – composto por 15 sessões semanais em grupo de 90 minutos para pais e filhos – tem como objetivo ajudar as crianças a desenvolverem estratégias para melhor lidarem com as suas dificuldades e emoções difíceis, permitindo assim que progressivamente se sintam menos ansiosas e/ou deprimidas. É conhecido por "Detetives das Emoções" porque, ao longo das sessões, as crianças aprendem diferentes estratégias com a ajuda dos “Detetives das Emoções” Sebastião, Nini, Edgar e Ana, que são as personagens do caderno de atividades da criança. Também os pais aprendem estratégias para melhor poderem ajudar os seus filhos a lidarem com as suas emoções fortes.

Os resultados preliminares do estudo piloto, realizado ao longo do último ano com a participação de mais de 30 crianças e pais, explica Brígida Caiado, doutoranda na UC, sob coordenação das docentes Helena Moreira e Maria Cristina Canavarro, mostram uma «elevada satisfação das crianças e pais com a intervenção, um forte envolvimento destes nas sessões e com melhorias significativas ao nível dos sintomas de ansiedade e depressão das crianças».

Observou-se, detalha, «uma redução de processos psicológicos inerentes à psicopatologia (por exemplo, evitamento; dificuldades na expressão emocional; intolerância às emoções negativas; sensibilidade à ansiedade; afeto negativo e erros cognitivos) e uma promoção de processos psicológicos subjacentes à saúde mental (mindfulness [atenção plena], flexibilidade cognitiva, etc.). Os pais também consideram ter aprendido estratégias úteis para lidar com as dificuldades dos seus filhos, considerando a intervenção uma mais-valia para os seus filhos e para si mesmos».

Agora, a equipa está a levar a cabo um estudo mais alargado que pretende avaliar a eficácia desta intervenção através da comparação com um outro programa de intervenção psicoeducacional para a ansiedade/depressão (ABC das Emoções). Só «através da comparação destes dois grupos, é possível avaliar a eficácia efetiva do programa “Detetives das Emoções: Protocolo Unificado para Crianças”», conclui Brígida Caiado.

Nesse sentido, encontram-se abertas inscrições para participação neste novo estudo. Podem participar crianças dos 6 aos 13 anos com perturbação emocional, isto é, medos interferentes, perturbação de ansiedade e/ou depressão. As crianças e pais que participarem terão acesso gratuito à intervenção psicológica grupal destinada ao tratamento destas perturbações. Os pais que tenham interesse neste projeto deverão preencher o formulário disponível em https://bit.ly/detetivesemocoes e serão posteriormente contactados pela equipa de investigação.

Mais informação sobre o projeto está disponível em: https://protocolounificadoc.wixsite.com/home e também nas redes sociais: https://www.facebook.com/detetivesemocoesprotocolounificadocriancas https://www.instagram.com/detetives.emocoes/.

Cristina Pinto

Bairrada com Prova Especial para celebrar mais de 130 Anos de Espumante e 30 Anos de Denominação de Origem

 À prova vão estar 14 espumantes, de colheitas entre 1991 (30 anos) e 2019

É na região vitivinícola da Bairrada que têm origem mais de 50% dos espumantes produzidos em Portugal e esta predominância não acontece ao acaso. Foi na Bairrada que, em 1890 e pelas mãos do Eng.º Tavares da Silva, se deram os primeiros passos na criação deste vinho efervescente em Portugal. Volvidos 101 de conhecimento, a 08 de Fevereiro de 1991, foi criada a Denominação de Origem para os espumantes Bairrada, passando a ter que cumprir os requisitos definidos pela Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB) para poderem envergar o selo de certificação. Para celebrar 130 anos de espumante e 30 de Denominação de Origem, a CVB tem vindo a desenvolver um conjunto de ações, que se iniciou com um bar de espumantes e ostras na edição de Verão da Essência do Vinho Porto; segue com a presença na feira Vinhos & Sabores 2021, na FIL em Lisboa, onde vai ter lugar uma prova especial; e outras iniciativas a anunciar em breve.

De 16 a 18 de Outubro, a CVB junta um grupo de produtores e vai até à capital para dar a conhecer os seus vinhos e espumantes, na feira Vinhos & Sabores 2021, promovida pela revista Grandes Escolhas e pelo jornal Público. O momento alto dessa jornada acontece na segunda-feira, dia 18 de Outubro, às 11h30, com a realização de uma prova especial dedicada, em exclusivo, aos espumantes da região. Sob o mote ‘Bairrada: 130 Anos de Espumante, 30 Anos de Denominação de Origem’, vai ser orientada por Pedro Soares, presidente da CVB, e Luís Ramos Lopes, director da Grandes Escolhas. Num espaço a condizer, em forma de meia “bolha”, são catorze os espumantes que vão desfilar neste palco da FIL, onde, no final, haverá direito a brinde e uma sandes de leitão à Bairrada. A prova tem um custo de €50,00 e a inscrição é feita junto da CVB, através do contacto telefónico 937 790 005. No Instagram da Bairrada – @bairrada.oficial – vai decorrer um passatempo com oferta de 3 entradas, uma por cada década de festejo.

A lista dos 14 espumantes (consultar abaixo) está dividida em quatro categorias: Baga Bairrada, brancos, rosés e referências históricas. Tirando uma mão cheia de raridades, onde se inclui um espumante com precisamente 30 anos (de 1991, ano da DO Bairrada para espumantes), os outros primam por estar no mercado e pela maioria dos seus produtores estarem presentes com expositor nesta feira. A escolha dos espumantes para esta prova tem por base a diversidade de blends, que à exceção dos de Baga não se repetem e giram, na sua maioria, em torno de um reduzido leque de castas, consideradas as mais aptas a produzir espumantes de muita qualidade na Bairrada: Maria Gomes, Bical, Arinto, Cercial e Chardonnay, nas brancas, e Baga, Touriga Nacional e Pinot Noir, nas tintas.

Prova Especial

Bairrada: 130 Anos de Espumante, 30 Anos de Denominação de Origem

Espumantes Baga-Bairrada

  1. Marquês de Marialva Baga-Bairrada branco 2019
  2. Regateiro Baga-Bairrada branco 2017
  3. Montanha Baga-Bairrada Grande Cuvée branco 2015

Espumantes Brancos

  1. Quinta do Poço do Lobo Arinto Chardonnay branco 2016
  2. Casa de Saima Reserva branco 2015
  3. Ataíde Semedo Cuvée Reserva branco 2016
  4. Kompassus Blanc de Noirs branco 2015

Espumantes Rosés

  1. Campolargo Pinot Noir rosé 2016 (em magnum)
  2. Luís Pato Informal rosé 2015
  3. Colinas Rosé de Pinots Cuvée Brut Reserve rosé 2012

Espumantes Históricos

  1. Aliança Grande Reserva branco 2012
  2. Elpídio 80 Anos branco (não datado, mas de 2011)
  3. Messias Blanc de Blancs branco 2003
  4. Quinta das Bágeiras branco 1991

Tomada de posse da Câmara e Assembleia Municipal de Anadia a 16 de Outubro

 A tomada de posse dos sete elementos eleitos à Câmara Municipal de Anadia e dos 21 eleitos à Assembleia Municipal, no ato eleitoral autárquico do passado dia 26 de setembro de 2021, vai ter lugar, no próximo dia 16 de outubro, pelas 10h00, no salão nobre dos Paços do Concelho de Anadia. De referir ainda que na Assembleia Municipal vão ter assento, por inerência do cargo, os 10 presidentes de Freguesia eleitos (6 do MIAP, 3 do PSD e 1 do PNT).

Câmara Municipal

MIAP
Maria Teresa Cardoso, Jorge Sampaio, Jennifer Pereira e Lino Pintado

PPD/PSD
João Nogueira de Almeida e Jorge São José

PS
André Henriques

Assembleia Municipal

MIAP
Manuel Pinho, Nuno Portovedo, Anabela Monteiro, Carlos Correia, Vítor Tavares, Sandra
Mariza Queiroz, Arménio Cerca, Rafael Timóteo, Ana Paula Allen e Dino Rasga

PPD/PSD

Mário Heleno, João Gaspar, Graciete Castro, Luís Fonte, César Andrade, Ana Cristina Silva e
Henrique Lameirinhas.

PS
Fernando Barbosa, Marta Duarte e Pedro Pina Ribeiro

PCP-PEV
Rui Bastos

Presidentes de Junta

MIAP
José Manuel Carvalho (Avelãs de Cima), Mário Marinho (São Lourenço do Bairro), Dinis Torres
(Vilarinho do Bairro), Fernando Fernandes (União das Freguesias de Arcos e Mogofores), Óscar
Ventura (União das Freguesias de Tamengos, Aguim e Óis do Bairro) e Ema Paula Pato (União
das Freguesias de Amoreira da Gândara, Paredes do Bairro e Ancas)

PSD
Manuel Neves (Moita), Nuno Santos (Vila Nova de Monsarros) e Artur Salvador (Sangalhos)

PNT
Lúcia Rodrigues (Avelãs de Caminho)

Castelo de Pombal regressa à Idade Média com nova edição do Mercado Medieval

 O Mercado Medieval vai regressar este fim de semana ao Castelo de Pombal depois de uma pausa causada pela situação epidemiológica. O evento é uma referência nacional que visa promover a recriação de uma atmosfera da época medieval, transformando o Castelo e a sua envolvente, num burgo da Idade Média.

Durante três dias, 8, 9 e 10 de outubro, o espaço reúne artesãos, taberneiros, regatões, animações e recriações históricas, numa interpretação das vivências medievais, focadas no tema central dos Templários e a Construção do Castelo de Pombal.

No espaço envolvente ao monumento, o certame acolhe várias zonas dedicadas à venda de produtos artesanais, alimentos, utensílios e ferramentas da época medieval, com lotação limitada e controlo de entradas e saídas.

Perspetiva-se que a edição 2021seja positiva, apesar de ainda se viver num contexto de pandemia, embora menos gravoso. O evento está sujeito ao cumprimento de um Plano de Contingência, elaborado pelo Gabinete de Proteção Civil, aprovado pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal, e validado pela Autoridade de Saúde Pública.

Na área designada para o efeito estarão 40 expositores, que cumprirão as normas da DGS. A zona de espetáculos terá uma lotação máxima de 150 lugares, por cada espetáculo, havendo vários ao longo de cada dia do evento.

À semelhança de edições anteriores, a Câmara Municipal colocará à disposição de todos os visitantes, uma rede de transporte eventual gratuitoentre o centro da cidade (Largo do Cardal) e o Casteloapelando à sua utilização, uma vez que o parque de estacionamento junto ao monumento estará interdito e haverá condicionamento do trânsito na Rua da Encosta do Castelo.

O Mercado Medieval é uma organização do Município de Pombal e da ADILPOM – Associação de Desenvolvimento e Iniciativas Locais de Pombal.

O Programa pode ser consultado em https://www.cm-pombal.pt/2021/08/31/mercado-medieval2021/

Ópera regressa ao território: Espetáculos em Miranda do Corvo e Vila Nova de Poiares

 A Ópera regressa ao Território. ‘Assim Somos nós’ é o título deste projeto que, sob a forma de uma ‘Ópera do Território’, apresenta um espetáculo multidisciplinar que chega agora a Miranda do Corvo (dia 9 de outubro) e a Vila Nova de Poiares (dia 17), depois de ter passado por Penela e Lousã. Trata-se de um retrato vívido destas terras e das suas gentes, tendo conceito, direção criativa e produção executiva da Associação ‘A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria’. Este projeto faz parte da operação ‘Do Xisto à Chanfana vai um Mundo’, promovida pela REDE CULTURAL TERRAS DA CHANFANA (composta pelos quatro municípios) e financiada pelo Centro 2020 | Portugal 2020 | Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. 

Foi batizado como ‘Ópera do Território’, este espetáculo que cruza diversas áreas artísticas e que nas primeiras apresentações, em Penela e Lousã, atraiu grandes número de espetadores.

Trata-se de uma criação original, produzida no âmbito do projeto ‘Assim Somos Nós’, cujo ponto de partida foi a visita do geógrafo Álvaro Domingues às terras do xisto e da chanfana. Aí, encantou-se com as paisagens e os seus habitantes e criou um texto, em jeito de libreto, destinado a uma possível ópera audiovisual. No essencial, a narrativa capta a essência desta região: “do passado rural ao futuro incerto, revisitando palavras contentor, onde cabem muitos significados e nostalgias do passado, falando dos incêndios e das aldeias de xisto”.

Às palavras escritas juntaram-se as vozes e a melodia. Quatro artistas profissionais tocam e cantam essas palavras, convidando músicos de cada um dos quatro municípios envolvidos (Lousã, Miranda do Corvo, Penela e Vila Nova de Poiares), a integrarem-se e participarem no espetáculo.

Esta iniciativa integra a operação ‘Do Xisto à Chanfana Vai um Mundo’, englobada na Rede Cultural Terras da Chanfana e que pretende incrementar a valorização do património dos quatro municípios. Envolvendo de forma ativa as comunidades, este espetáculo é um reflexo do território que não se esgota, afinal, no xisto e na chanfana.

As entradas são gratuitas mediante reserva antecipada.

A Rede Cultural Terras da Chanfana, que integra os municípios da Lousã, Miranda do Corvo, Penela e Vila Nova de Poiares, valoriza os recursos patrimoniais, materiais e imateriais da região e dinamiza uma oferta cultural e artística diferenciadora que contêm um potencial elevado de transformação do território.

A Rede Cultural Terras da Chanfana é cofinanciada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Os espetáculos terão lugar nas seguintes datas e locais:

.09 de outubro: Miranda do Corvo – 21:30h – Casa das Artes

.17 de outubro: Vila Nova de Poiares – 16:00h – Centro Cultural de Poiares

Novo filme promocional das Aldeias Históricas de Portugal nomeado para Melhor Filme de Turismo do Mundo


"De Corpo e Alma", o novo filme promocional das Aldeias Históricas de Portugal, produzido pela Lobby Films and Advertising, é um dos finalistas na maior competição de filmes de turismo à escala mundial, os “World’s Best Tourism Film Awards – CIFFT Circuit”.
Depois de ter arrebatado o Ouro no Festival Internacional de Cinema de Turismo de África e conquistado a Prata no Festival Internacional de Cinema de Turismo, em Capadócia, na Turquia (ambos na categoria de Produtos Turísticos), o novo filme promocional das Aldeias Históricas de Portugal, "De Corpo e Alma", está nomeado para Melhor Filme de Turismo do Mundo, na maior competição de filmes de turismo à escala mundial, os “World’s Best Tourism Film Awards – CIFFT Circuit”.

O filme, produzido pela Lobby Films and Advertising, é um dos finalistas na categoria "CIFFT “People's Choice” Award 2021", e enfrenta uma forte concorrência: há mais de 30 filmes a concurso, de destinos turísticos de todo o mundo!

Para vencer, o filme das Aldeias Históricas de Portugal precisa de ser o mais votado no site dos prémios CIFFT, em https://www.cifft.com/film/heart-and-soul, até 25 de outubro. O público pode votar todos os dias no seu filme preferido, uma vez por dia.
Esta nomeação demonstra, mais uma vez, a atratividade das 12 Aldeias Históricas de Portugal, não só para o turismo, como também para o universo das indústrias culturais e criativas. Aliás, este é um eixo estruturante na política de ativação e dinamização da Rede no domínio socioeconómico e que se pretende ver em crescimento na próxima década (Estratégia Aldeias Históricas de Portugal 2030), com vista à diversificação do tecido empresarial do território. Um objetivo que parte das competências já existentes e outras que estão a ser criadas por via do sistema científico instalado na região, com abordagem especializada nesta área.

Já premiado em festivais e com esta nomeação, o filme “De Corpo e Alma” reforça, assim, a sua importância enquanto ferramenta de comunicação das Aldeias Históricas de Portugal, tendo como objetivo uma maior notoriedade internacional do território.

Esta é uma iniciativa apoiada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE).

Imagem: Sapo

Neste sábado: CICLAVEIRO - Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta

Este mês é 2 em 1

Este sábado estaremos no jardim junto ao Mercado Manuel Firmino, das 11h às 13h, para dar todo o apoio necessário na manutenção das vossas bicicletas e também para ajudar crianças e adultos a aprender a andar de bicicleta.

Gratuito, como sempre!


APAREÇAM!!
Visitem também a Casa da Bicicleta e vejam como está recheada de eventos a nossa agenda nas próximas semanas. 

BREAKING NEWS: Senate advances short-term debt limit hike

The Senate advanced a short-term debt ceiling fix on Thursday night, bringing Congress a huge step closer to staving off an economic debacle until December.

The temporary patch overcame a Senate GOP filibuster, 61-38, setting the stage for a low-drama final passage vote that's expected to fall on Democrats alone, with Vice President Kamala Harris as the tiebreaker. The chamber moved forward on the two-month debt limit patch only after hours of furious GOP whipping to ensure at least 10 Senate Republicans would allow the bill to advance, giving Democrats the ability to clear the measure with a majority threshold.

The debt ceiling deal, first struck by Senate leaders on Wednesday, increases the nation’s borrowing limit by $480 billion and ensures the Treasury Department can keep paying its bills until Dec. 3, when government funding is also set to expire. Speaker Nancy Pelosi on Thursday night indicated that the House will return early from recess to pass the agreement. 

Read more here.

Fonte: POLITICO

México | Confían Líderes Sectoriales En Recuperación Ante Pandemia

 


por Yesica Flores

Líderes de los sectores financiero, turismo, inmobiliario y de la construcción, confiaron en que se continuará con una recuperación económica paulatina al cierre de 2021 y el 2022, tras los efectos negativos causados ante la pandemia por Covid-19.

En el Encuentro Líderes de la Industria, organizado por GRUPO EN CONCRETO y la Bolsa Mexicana de Valores (BMV), el director general de esta, José Oriol Bosch; Enrique Margain Pitman, Coordinador del Comité Hipotecario de la Asociación de Bancos de México (ABM); Eduardo Paniagua Morales, presidente de la Asociación Mexicana de Agencia de Viajes (AMAV); Gonzalo Méndez Dávalos, presidente de la Cámara Nacional de la Industria de Desarrollo y Promoción de Vivienda (Canadevi) y Francisco Solares, presidente de la Cámara Mexicana de la Industria de la Construcción (CMIC), entre otros, resaltaron la importancia de aprovechar las oportunidades que generó la pandemia.

José Oriol Bosch, destacó en este sentido que se ha visto a empresas e inversionistas, involucrados en oferta y demanda, que buscan esos momentos complicados para aprovechar las oportunidades, aunque enfatizó que no es fácil superar los retos, pero que se actúa para avanzar en medio de la crisis sanitaria.

Manifestó la disposición que existe desde la Bolsa Mexicana de Valores para apoyar a ese sector y a todos para contribuir al fortalecimiento de la economía del país. Con esa premisa, se sigue la línea iniciada desde hace 10 o 12 años impulsando fideicomisos de inversión en bienes raíces, en las fibras locales, entre otros rubros.

“Este año las cosas van mejor, cuando hablábamos de 2020 de que fue año complicado, pero en la BMV, a pesar de la de pandemia, el año pasado hubo algunas empresas que buscaron financiamiento y han aprovechado algunas oportunidades, por lo que se llevaron a cabo varias colocaciones, tuvimos nombres de diversos sectores”.

José Oriol recordó que el año pasado se inició con 45 mil puntos, pero en marzo, con la pandemia, se registraron 33 mil puntos, se dio una caída de 25%, pero al final del año hubo una recuperación y 2020 cerró sobre los 51 mil puntos.

Enrique Margain destacó que se tiene una buena recuperación después de la crisis de 2020, en parte, gracias la incorporación muy rápida de los programas de apoyo, de los criterios contables especiales por parte de las autoridades financieras, y el que la llave del crédito se mantuviera abierta, así como el cuidado que tuvieron las personas de su crédito y liquidez.

Precisó que lo que va del año representa una historia positiva, puesto que ha crecido 34% el número de créditos hipotecarios entre enero y julio y 51% en monto, ya con 145 mil millones de pesos colocados por parte de la banca comercial.

Detalló que, si esto se compara con 2019, hay un crecimiento mayor del 30%, lo cual quiere decir que el crédito de la vivienda ha tenido un comportamiento positivo, ha ayudado a la recuperación económica e indudablemente al sector de la vivienda.

A su vez, Francisco Solares, presidente de la CMIC, dijo que lo que hoy se requiere para reactivar la industria de la construcción, es mayor inversión del gobierno y una mejor distribución de los proyectos de la administración federal en los que se permita la participación de las empresas.

Recordó que antes de la pandemia el sector de la construcción mantenía 75% de inversión privada frente a 25% de la pública, sin embargo, a raíz de la emergencia sanitaria por Covid-19, las cifras sufrieron bajas cercanas a 15 puntos porcentuales, provocando la participación privada en un 60%, en tanto que la recuperación del sector ha sido del 8%, aunque confío en llegar a los números obtenidos antes de la pandemia.

Gonzalo Méndez Dávalos, presidente de la Canadevi, aseguró que la industria de la vivienda actuó correctamente en coordinación con instituciones de gobierno como el Infonavit y Fovissste y la banca comercial, con lo que se comprendió de que había que trabajar para atender la demanda en este sector que es impulsor de la economía y que absolutamente resiliente, con lo que se logró que el año pasado cayera solo 1.9% respecto al año anterior

Hoy, continuó, “va bien la vivienda”, y la colocación de la banca comercial en cuanto a montos de créditos al mes de agosto, comparado con el mismo mes del año pasado, va en 9.4% por arriba en la colocación de créditos. Paralelamente, en proceso de edificación se tiene registro de 109 mil viviendas, 12.7% de lo que reflejaba el mismo periodo del año inmediato anterior.

Por otro lado, Pedro Fernández, presidente de la AMPI, señaló que a pesar de las dificultades obtenidas a partir de la pandemia por Covid-19, está demostró diversas oportunidades de crecimiento en el mercado, también destacó la llegada de extranjeros a vivir en México y el desarrollo urbano que esté a otorgado a diferentes zonas del país.

Eduardo Paniagua Morales, presidente de la Asociación Mexicana de Agencias de Viajes (AMAV), señaló que nos encontramos ante una gran oportunidad pues si bien el Covid-19 nos vino a golpear, también movilizó el área de confort y ahora, la apuesta es sumar estrategias para reactivar la situación actual del turismo que se vino abajo en el ranking mundial pero contrariamente, el gasto per cápita, repuntó al sitio 28.

Destacó que hoy se maneja el concepto de turismo de venganza, donde toda aquella persona que estuvo en confinamiento por la pandemia, “por venganza, va a salir a hacer turismo, por lo que la recuperación en 2022, será importante”.

En otro orden, Claudia Ávila Connelly, directora general de la Asociación Mexicana de Parques Industriales, expuso que el mercado de parques industriales se favoreció del cambio en hábitos de consumo durante la pandemia, ya que las ventas en línea aumentaron 81%. Sin embargo, desarrolladores toman cautela al momento de construir.

Comentó que, a pesar de la demanda constante por propiedades industriales, los desarrolladores se muestran cautelosos, y detalló que, durante diciembre de 2020, se registró una tasa de vacancia de 6.3, la cual se redujo a 4.8 en julio de este año, asociado principalmente al aumento de compras por vía electrónica. En tanto, el nivel de renta se incrementó marginalmente de 4.5 dólares por metro cuadrado en el primer semestre del 2020 a 4.7 dólares por metro cuadrado en el mismo periodo de 2021.

México | Twilio Anuncia A Michelle Obama Como Invitada Especial En SIGNAL 2021

  


por Yesica Flores

Twilio, la plataforma líder de comunicaciones en la nube, ha anunciado una serie de invitados especiales para SIGNAL, su conferencia anual de clientes y desarrolladores, entre los que se encuentran la ex primera dama de los Estados Unidos Michelle Obama y Simu Liu, protagonista de la nueva película Shang-Chi y la leyenda de los diez anillos. En su séptimo año, SIGNAL se celebrará de forma virtual los días 20 y 21 de octubre de 2021. Para inscribirse y obtener un pase de Explorer gratuito, visite https://signal.twilio.com/.



La preferencia de los clientes para comunicarse con las empresas ha migrado radicalmente hacia lo digital. Las empresas tienen que ofrecer experiencias digitales que fomenten no sólo la satisfacción de los clientes, sino también su fidelidad. Para crear este tipo de experiencias es importante disponer de datos fiables en primera instancia. Este año, SIGNAL explorará cómo las empresas pueden utilizar los datos para transformar cada interacción digital en una experiencia personalizada y atractiva para el cliente.

Jeff Lawson, CEO de Twilio, estará acompañado por la invitada especial Michelle Obama en “Una conversación moderada con Michelle Obama”. Como Primera Dama transformadora, la Sra. Obama lanzó y lideró cuatro iniciativas clave: Let’s Move!, para abordar el reto de la obesidad infantil; Joining Forces, para apoyar a los veteranos, los miembros de las fuerzas armadas y sus familias; Reach Higher, para inspirar a los jóvenes a buscar una educación superior; y Let Girls Learn, para ayudar a las adolescentes de todo el mundo ir a la escuela. El desempeño de la Sra. Obama en materia de educación de las niñas continúa a través de la Girls Opportunity Alliance de la Fundación Obama.

El director de operaciones de Twilio, George Hu, conversará con el actor Simu Liu para hablar de la representación asiática en el cine, la televisión y la Storytelling, y de cómo todos podemos desafiar los estereotipos raciales en nuestras carreras e industrias. Simu también describirá el impacto que ha tenido en su vida y en su comunidad el hecho de protagonizar la primera película dirigida por un asiático en el Universo Cinematográfico de Marvel.

Este año, SIGNAL contará con:

·Ponentes de ServiceNow, Peloton, Intuit, The Trevor Project, Allianz Direct, Procter & Gamble, y más.

·Sesiones interactivas, paneles y talleres que desglosan cómo las empresas pueden utilizar los datos para fomentar relaciones más profundas y ricas con los clientes, independientemente de cómo cambie el mundo o cómo evolucionen las necesidades de los clientes.

·Una atractiva experiencia de plataforma virtual con la propia tecnología de Twilio, en la que los clientes y los asistentes pueden conectarse en tiempo real en los canales de su elección.

·Vistas previas de cerca de los nuevos productos de Twilio.

·Superclase, una formación inmersiva diseñada para desarrolladores de todos los niveles. Los asistentes tendrán acceso a ejercicios prácticos con las API de Twilio, sesiones 1:1 con expertos del sector y talleres basados en código.

Sesiones de la conferencia

Se espera que más de 50.000 desarrolladores de todo el mundo se reúnan en SIGNAL para intercambiar ideas y construir la próxima generación de soluciones centradas en el cliente. La agenda de SIGNAL está dirigida a desarrolladores de todos los niveles, tanto si son nuevos en el trabajo con APIs como si están preparados para ofrecer un valor de negocio tangible con Twilio.

Código de conducta

Twilio SIGNAL se dedica a proporcionar una experiencia de conferencia, libre de acoso, para todos, independientemente del género, la identidad de género, la expresión de género, la orientación sexual, la discapacidad, la apariencia física, el tamaño del cuerpo, la raza, la capacidad, el origen étnico, la situación socioeconómica, o la religión (o la falta de ella). Twilio no tolera el acoso a los participantes o al personal de la conferencia en ningún momento ni de ninguna forma.