quinta-feira, 29 de abril de 2021

Grupo “Os Mosqueteiros” colaboram na construção do Centro de Formação Profissional da OMCV na Cidade do Tarrafal

No âmbito do Projecto de Cooperação . de Partida !, que a Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, desenvolve desde o ano de 2011, em Cabo Verde, nomeadamente a necessidade de apoiar a construção do Centro de Formação Profissional da OMCV - Organização das Mulheres de Cabo Verde, a administração do Grupo Mosqueteiros, voltou a associar-se ao referido Projecto, doando um conjunto muito significativo de materiais, nomeadamente portas, janelas de madeira e em PVC, louças sanitárias, tintas para interiores e exteriores, entre outros materiais, que muito vão contribuir para a construção daquele Centro de Formação Profissional.

Para além da necessidade de colaborar nesta construção, contribuiu para esta decisão da Administração do Grupo Os Mosqueteiros, o trabalho desenvolvido pela Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, ao longo destes anos.

Recorda-se que a parceria estabelecida entre estas duas instituições sedeadas na cidade de Cantanhede, resultante de uma parceria estabelecia já há alguns anos, tem permitindo a esta Associação alargar a sua base de apoio no trabalho de âmbito social que vem desenvolvendo junto das famílias que acompanha e mais necessitadas do concelho, permitindo igualmente dar continuidade à parceria de cooperação com um pais africano de língua portuguesa e que se concretizou no passado e que permitiu o envio de já 19 contentores para Cavo Verde e S. Tomé e Príncipe.

Para além do material doado e que se destina à obra da OMCV, a Sociedade Columbófila vai também igualmente com o apoio do Grupo Mosqueteiros, e de algumas famílias que se quiseram juntar a esta causa solidária, enviar um conjunto muito significativo de produtos de higiene pessoal, bem como muito vestuário, calçado, livros, mobiliário e brinquedos.

O material agora doado, sem qualquer tipo de utilização anterior, proveniente da dádiva do Grupo Os Mosqueteiros, será igualmente destinado à recuperação de algumas habitações de famílias apoiadas pela Organização das Mulheres de Cabo Verde, que ficaram com as suas casas bastante danificadas e privadas de muitos dos seus haveres, após as fortes chuvas que provocaram grandes inundações, enxurradas e desabamentos, em outubro passado.

Esta nova parceria vem reforçar, ainda mais, a ligação que a empresa sediada na zona industrial de Cantanhede, vinha mantendo nos últimos anos com a Sociedade Columbófila, permitindo dessa forma aprofundar ainda mais a colaboração já existente, entre as duas entidades.

Equipa de Basquetebol da Columbófila regressa à competição defrontando o G. D. da Gafanha

Tendo em conta as medidas definidas para a retoma da prática desportiva, a Secção de Basquetebol da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, está de regresso para cumprir os jogos em atraso do Campeonato Nacional da 2ª Divisão.

Competindo na série nacional – Zona Norte C, a equipa feminina da Columbófila Cantanhedense, que se viu privada de utilizar a sua “oficina” tem vindo a efectuar os seus treinos no Ginásio da Escola Secundária de Cantanhede, prontamente disponibilizada pela direcção do Agrupamento Lima de Faria, que de imediato colocou as suas instalações ao serviço da Columbófila, atenuando dessa forma, as enormes dificuldades sentidas.

Cumprindo escrupulosamente as regras que a situação actual carece e sobretudo as recomendáveis pela Direcção Geral de Saude e pelo plano de contingência elaborado pela Direcção Geral, vai finalmente, dar continuidade ao planeamento previamente estabelecido no princípio da época desportiva e que foi interrompido após ter começado a disputa do Campeonato Nacional.

Nesse sentido e utilizando na cidade de Coimbra o Pavilhão do Olivais Futebol Clube, que igualmente disponibilizou as suas instalações para a realização dos jogos em falta, a equipa feminina vai retomar a competição no próximo dia 2 de maio, defrontando o Grupo Desportivo da Gafanha, pelas 16h00.

Para que a segurança de treinadores e praticantes sejam garantidas e todas as regras da DGS para a prática desta modalidade, vão ser cumpridas e respeitadas, as últimas determinações, nomeadamente a testagem de todas as atletas e restantes intervenientes, antes do início do jogo.

Acresce referir, se por um lado não existe previsão de regresso do público às competições, por outro e também por exigência da DGS, a Sociedade Columbófila vai ter que garantir na organização desta jornada, o conjunto de meios exigidos para a segurança de todos os intervenientes.

Reino Unido estuda viabilidade de “Britcoin”


Há vários séculos que o dinheiro desempenha um papel fundamental na sociedade mas tudo muda, e o dinheiro não é exceção. O futuro é digital e esta semana, o Reino Unido deu um passo nesse sentido, com o governo a pedir ao Banco de Inglaterra para averiguar a viabilidade da Britcoin: uma criptomoeda britânica que coexistiria com o dinheiro tradicional.

Haydn Jones é um especialista em criptomoedas e explicou à euronews a diferença entre as duas:

"Seriam ambas validadas por um ativo assegurado pelo Banco de Inglaterra. Com as notas, o valor é garantido por títulos, no caso das moedas digitais a garantia seria dada também por um instrumento do Banco Central. A diferença é que com uma nota de cinco libras não podemos fazer nada em termos digitais. Com uma versão digital podemos adicionar condições aos pagamentos, por exemplo, posso tornar o pagamento condicional e dependente da realização de qualquer coisa em troca."

A iniciativa britânica está longe de ser única. O ano passado as Bahamas tornaram-se no primeiro país a lançar a sua própria criptomoeda e mais de seis dezenas de bancos centrais, incluindo o Banco Central Europeu, estão atualmente a estudar a sua versão de dinheiro digital, que permitiria às pessoas guardar dinheiro diretamente nos seus computadores ou telemóveis.

A bitcoin foi pioneira neste tipo de operações e se é verdade que já várias pessoas ganharam fortunas com esta criptomoeda, não é menos verdade que as suspeitas permanecem. No caso das criptomoedas nacionais, com uma agravante.

Nic Carter, especialista em criptomoedas, avisa que "o pior cenário seria algo como o que acontece na China, uma criptomoeda completamente vigiada e que será usada para controlar as decisões que as pessoas fazem, as suas compras, o que na prática é controlar as suas vidas. Espero que as versões ocidentais sejam mais orientadas para os indivíduos mas ainda não é claro que isso aconteça."

Apesar das dúvidas, parece certo que as criptomoedas chegaram para ficar. O dinheiro não passará a cair do céu, mas pode muito bem nascer num computador perto de si.

Bruno Sousa / Euronews

Complexo das Piscinas Municipais de Silves: AULAS DE GRUPO “TERRA” SÃO RETOMADAS A PARTIR DO DIA 03 DE MAIO


A Câmara Municipal de Silves informa que, a partir do próximo dia 3 de maio, o Complexo das Piscinas Municipais de Silves retomará as aulas de grupo da vertente “Terra”. Os moldes de funcionamento são idênticos aos atualmente em vigor para outros serviços, com obrigatoriedade de marcação prévia junto dos serviços do referido complexo, preferencialmente por via telefónica através do 282 440 270.

Yoga, pilates clinico, pilates, zumba, localizada, local jump, strong, cycling, HIIT, core training e treino funcional são as aulas disponíveis, podendo os horários ser consultados com maior pormenor no portal do Município de Silves em www.cm-silves.pt. Garantindo o cumprimento das orientações das autoridades de saúde, e com vista e salvaguardar o distanciamento entre utilizadores, cada sala de aula tem um limite de utilizadores em simultâneo, sendo a lotação sala 1 de oito pessoas e da sala 2 de nove pessoas.

Relembramos que o ginásio e a piscina (em regime de utilização livre) encontram-se a funcionar desde o dia 5 de abril. O ginásio, limitado à utilização de um máximo de 20 pessoas em simultâneo, funciona das 7h30 às 21h00, em blocos horários de 90 minutos. A piscina, em regime livre, pode ser utilizada entre as 7h30 e as 16h30, com limite de oito utilizadores por bloco horário de 90 minutos. A utilização dos balneários é unicamente permitida para efeitos de troca de roupa, estando todos os restantes serviços (duche, sauna, jacúzi e banho turco) encerrados.

De salientar que esta reabertura obedece ao estipulado na resolução do conselho de ministros n.º 19/2021, que estabelece uma estratégia de levantamento de medidas de confinamento no âmbito do combate à COVID-19, e respeita o disposto nas orientações da DGS em vigor para os equipamentos desta natureza.

O telefone 282 440 270 e o endereço de correio eletrónico desporto@cm-silves.pt são os contactos do Município de Silves disponíveis para o fornecimento de informação adicional sobre este assunto.

 

Aveiro | Reunião de Câmara – 29 de abril de 2021

 Apresentamos por este meio a informação sobre as principais deliberações da Reunião do Executivo da Câmara Municipal de Aveiro, realizada hoje, quinta-feira, dia 29 de abril, nos Paços do Concelho.

  1. Concurso público da nova Escola Básica de 1º Ciclo de Eixo

O Executivo Municipal deliberou aprovar o projeto de execução e abrir o concurso público para a construção da nova Escola Básica do 1.º Ciclo de Eixo, com o valor base de 1.420.400€.

Localizada no perímetro da Escola Básica de 2º e 3º Ciclo, entre o edifício da EB 2,3 e o Pavilhão Gimnodesportivo, a construção do novo edifício vai acontecer na área onde presentemente existe o recinto polidesportivo, com a criação de portaria única para todo o recinto, espaços cobertos adjacentes à sua envolvente exterior, bem como a construção de um novo polidesportivo na frente norte do recinto escolar, onde existe atualmente o edifício da Escola Básica, que será alvo de demolição integral.

O novo edifício terá oito salas de aula e vai destacar-se pela eficiência energética, com a implementação de materiais adaptados à necessidade de conforto e bem-estar de alunos, pessoal docente e não docente.

No que respeita aos espaços exteriores, os pavimentos serão objeto de reformulação na envolvente da nova estrutura, tendo em conta a criação de novas áreas pavimentadas e áreas verdes, quer ao nível do espaço exterior coberto de recreio, quer com os acessos cobertos previstos ou novo recinto polidesportivo e área de lazer anexa.

  1. Adjudicada requalificação a Rua Dr. Mário Sacramento

O Executivo Municipal deliberou adjudicar a requalificação da Rua Dr. Mário Sacramento, à empresa Manuel Francisco de Almeida, S.A., pelo valor de 975.200€.

Além da qualificação viária do arruamento, com esta empreitada a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) vai prosseguir a estratégia e opção política de qualificar o espaço público, com a requalificação dos passeios, a construção de uma nova pista ciclável, a qualificação e renovação do parque arbóreo, bem como as infraestruturas de iluminação e águas pluviais.

O projeto prevê a reorganização do estacionamento automóvel e a redução das vias de circulação, possibilitando assim a construção de uma pista ciclável com 1,20m de largura e com uma faixa de proteção ao estacionamento de 0,50m.

Relativamente aos peões, destaque para o aumento da sua largura livre para a distância de 2 metros, o que vai permitir a segura e confortável movimentação de pessoas com necessidades especiais de locomoção e carrinhos de bebé.

Esta é uma obra especial, já que faz parte das várias ações levadas a cabo pela CMA desde 2020, para assinalar o centenário do nascimento do Dr. Mário Sacramento, escritor e político, que ficou conhecido como o “médico dos pobres”.

  1. Alargado o prazo para candidaturas dos comerciantes à campanha “Compre no Comércio Local”

O prazo para candidaturas dos comerciantes à campanha “Compre no Comércio Local” foi alargado até ao dia 11 de maio, com o objetivo de permitir a mais agentes económicos do nosso Município terem a oportunidade de aderir a esta ação da Câmara Municipal de Aveiro.

Assim, o novo calendário, para além de estender o prazo de candidaturas, traz alterações no período de análise e validação dos estabelecimentos comerciais, que passa para 17 de maio.

Relativamente ao período dos quatro sorteios previstos, mantêm-se as datas de 01 de junho para o primeiro sorteio, 01 de julho para o segundo sorteio, 01 de agosto para o terceiro sorteio e finalmente 01 de setembro para o quarto e último sorteio.

Apoio de 1 Milhão de Euros

A campanha “Compre no Comércio Local” irá sortear até 40.000 vouchers de compras, cada um no valor de 25€, perfazendo um total de investimento de apoio de 1 Milhão de Euros.

A CMA irá atribuir automaticamente 20.000 vouchers no valor de 25€ às famílias carenciadas do Município, cumprindo assim o definido na Ação 9 do PAAASE 2021. Os restantes 20.000 vouchers são destinados à população em geral.

Os participantes premiados com os vouchers de compras serão contactados por SMS e/ou email (consoante a forma de registo de cupões, identificado no artigo 10.º) a informar do prémio, da validade para usufruir do voucher e do código da carteira virtual que deverá apresentar sempre que pretender utilizar o seu saldo nos estabelecimentos aderentes.

Os resultados dos sorteios (identificação do código do cupão premiado) serão ainda divulgados no dia seguinte a cada sorteio, na página https://voucher.cm-aveiro.pt.

  1. PAAASE 2021: Redução de taxas e isenções em espaços culturais

No seguimento do programa de desconfinamento do Governo do País, a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) avança com a realização de ajustes, tal como previsto, ao seu Programa de Ação de Apoio à Atividade Social e Económica / Operação Anti Covid-19 (PAAASE 2021).

Assim, o Executivo Municipal deliberou aprovar a integração na Ação 7 do PAAASE 2021, a isenção do pagamento de 50% do valor das taxas e preços devidos pela utilização de espaços culturais municipais, até ao final de 2021. Esta medida tem como objetivo apoio o setor económico e cultural, sendo manifesta a perda de receita para os agentes económicas em consequência da redução significativa da lotação dos espaços culturais municipais.

Do mesmo modo, o Executivo Municipal deliberou aprovar a isenção do pagamento à CMA da comissão de 12% a 20%, a pessoas e empresas que vendem produtos (sob contrato) nas Lojas dos Museus de Aveiro, para o período compreendido entre janeiro e junho de 2021. Esta medida integra a Ação 16 do PAAASE 2021, que respeita à Gestão de Serviços Culturais CMA e Apoio à Cultura.

O Programa de Ação de Apoio à Atividade Social e Económica / Operação Anti Covid-19 para o ano de 2021, assume um valor de oito milhões de euros, distribuídos por 23 Áreas de atuação, com atualizações / ajustamentos que se realizam ao final dos meses pares.

Mais informações em: https://covid19.cm-aveiro.pt/ .

  1. Comodato com a VIC Aveiro Arts House para cedência de bens culturais aos Museus de Aveiro

No seguimento da celebração, em 2020, do centenário do nascimento de Vasco Branco - ocasião pela qual a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) dinamizou e cooperou em diversas iniciativas de alusão à data - o Executivo Municipal deliberou aprovar o contrato de comodato entre a CMA e a VIC Aveiro Arts House, para a cedência aos Museus de Aveiro de 385 moldes cerâmicos do acervo do supracitado artista.

Estes moldes fizeram parte de uma exposição, no Museu da Cidade, de pintura e cerâmica que deu a conhecer a obra de Vasco Branco, com relevante importância para a perceção do contexto artístico e cultural associado à Cidade de Aveiro na segunda metade do século XX.

  1. 2.ª edição do Criatech Artistic Residences

Criadores, artistas, estudantes, ou qualquer outra pessoa ligada às indústrias criativa ou tecnológica, têm de 3 de maio a 13 de junho para apresentarem as suas candidaturas ao Programa de Residências Artísticas promovidas pela Câmara Municipal de Aveiro (CMA), depois do Executivo Municipal ter aprovado as Normas de Participação.

Desenvolver projetos inéditos que liguem as artes à tecnologia é o desafio lançado pela Aveiro Tech City na segunda edição do programa Criatech Artistic Residences 2021.

Fazendo sempre uso da criatividade, o projeto Criatech Artistic Residences 2021 ambiciona dotar os seus participantes de ferramentas práticas e teóricas sobre a produção de artefactos tecnológicos que resultem em projetos artísticos inovadores.

O Criatech, que se realiza em outubro, no âmbito da “Aveiro Tech City Week”, para além do seu carácter expositivo e de festival, representa também esta dimensão de fomento e formação artística, aproximando a sociedade ao meio cultural e a possibilidade de todos contribuírem para o projeto.

As Residências Artísticas do Criatech e o Fundo para a Cultura da Rede Culture Next têm enquadramento no Plano Estratégico para a Cultura 2019 - 2030, concretamente no eixo 1 – CRIAÇÃO, que pretende intervir na capacitação e qualificação dos agentes que integram a cadeia do valor do sector cultural e criativo.

Os projetos em apreço dão resposta à necessidade de reforçar os processos de internacionalização da produção e da criação artística e os programas de intercâmbio de artistas e outros agentes, fomentando o contacto e uma efetiva colaboração com agentes e redes internacionais.

O projeto Aveiro STEAM City é cofinanciado pelo Fundo de Desenvolvimento Regional – FEDER, através do programa Urban Innovative Actions. O seu investimento global é de 6.115.915€ com o apoio FEDER 4.892.732€.

  1. AveiroExpo em liquidação / Contas 2020

O Executivo Municipal tomou conhecimento do Relatório de Gestão e Contas da Empresa Municipal em liquidação, Parque de Exposições (AveiroExpo), e mandatou o representante do Município, a ratificar o voto favorável relativo ao ano de 2020, na Assembleia Geral da Empresa, bem como remeter o referido Relatório e Contas à Assembleia Municipal para apreciação.

  1. Mais 6 famílias apoiadas pelo PAAASE 2021

O Executivo Municipal deliberou aprovar apoios económicos a mais 6 famílias residentes em Aveiro correspondendo a mais 20 Cidadãos ajudados no valor global de 4.080,16€, no âmbito dos “Apoios Sociais a Cidadãos e Famílias Carenciadas”, do Fundo de Apoio a Famílias.

Para dar resposta a estas situações, a CMA utiliza o Fundo de Apoio a Famílias, que tem para 2021 uma verba total de 150.000€, um valor superior em 50% ao de definido para mesmo Programa em 2020, mas que será dotado do valor que se verificar necessário.

Os apoios do PAAASE 2021, que integram a área social e muitas outras, estão disponíveis em: https://covid19.cm-aveiro.pt/ .

  1. Protocolo com a SPMI – Festa da Saúde 2022

A Festa da Saúde, iniciativa da responsabilidade da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) é dirigida à população em geral e pretende afirmar a Medicina Interna no campo da prevenção da doença e promoção da saúde, que se estava prevista para se realizar este ano na Cidade de Aveiro, por decisão da entidade responsável fica adiada para os dias 2 e 3 de julho de 2022.

Este evento tem como principal parceiro e coorganizador com comparticipação financeira, a Câmara Municipal de Aveiro, e conta também com a importante colaboração do Centro Hospitalar do Baixo Vouga.

Neste sentido o Executivo Municipal deliberou autorizar a atribuição de uma comparticipação à SPMI no valor de 25.000€, para a realização da Festa da Saúde.


Praias do Centro de Portugal com 89 bandeiras azuis em 2021

Região ganhou mais quatro bandeiras azuis em relação a 2020.

As praias do Centro de Portugal ganharam este ano mais quatro bandeiras azuis em relação a 2020, de acordo com a lista hoje divulgada pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). Entre as 399 praias, marinas e embarcações de ecoturismo que vão poder exibir a bandeira azul nesta época balnear, há 89 da região Centro de Portugal: 60 praias costeiras (mais 3 que em 2020), 27 interiores (mais uma que no ano passado) e ainda duas embarcações de ecoturismo. Um sinal claro de que as águas balneares da região são uma referência de qualidade e de segurança.

Um quinto das praias galardoadas no país estão no Centro de Portugal, sendo de destacar o predomínio da região nas praias interiores: de facto, mais de metade (27 em 42) das praias fluviais distinguidas com bandeira azul situam-se na maior região de turismo do país!

Nas praias costeiras, Torres Vedras, com 12, Figueira da Foz, com 10, Peniche, com 7, e Ovar, com 5, são os municípios da região Centro com mais praias contempladas. A Praia de Mira merece uma referência muito especial, uma vez que recebe a Bandeira Azul pelo 35.º ano consecutivo. Esta praia do Centro de Portugal é a única zona balnear do mundo com Bandeira Azul desde a sua criação, em 1987.

São as seguintes as zonas balneares da região de Turismo Centro de Portugal distinguidas com Bandeira Azul em 2020:Praias costeiras (60):

Cortegaça, Esmoriz, Furadouro, São Pedro da Maceda e Torrão do Lameiro/Marreta (Ovar); Bico, Monte Branco e Torreira (Murtosa); São Jacinto (Aveiro); Barra e Costa Nova (Ílhavo); Areão e Vagueira (Vagos); Poço da Cruz e Praia de Mira (Mira); Praia da Tocha (Cantanhede); Buarcos, Cabo Mondego, Costa de Lavos, Cova Gala, Cova Gala-Hospital, Figueira da Foz-Relógio, Leirosa, Murtinheira, Quiaios e Tamargueira (Figueira da Foz); Osso da Baleia (Pombal); Pedrogão Centro e Pedrogão Sul (Leiria); Paredes de Vitória e São Martinho do Porto (Alcobaça); Nazaré e Salgado (Nazaré); Foz do Arelho-Lagoa e Praia do Mar (Caldas da Rainha); Bom Sucesso e Rei Cortiço (Óbidos); Baleal Norte, Baleal Sul, Consolação, Cova da Alfarroba, Gambôa, Medão-Supertubos e S. Bernardino (Peniche); Areia Branca, Areia Branca-Foz, Areia Sul e Porto Dinheiro (Lourinhã); Azul, Centro, Física, Formosa, Foz do Sizandro-Mar, Mirante, Navio, Pisão, Porto Novo, Santa Helena, Santa Rita Norte e Santa Rita Sul (Torres Vedras).

Praias interiores (27):
Quinta do Barco (Sever do Vouga); Aldeia Viçosa e Valhelhas (Guarda); Lapa dos Dinheiros e Loriga (Seia); Palheiros-Zorro e Rebolim (Coimbra); Reconquinho e Vimieiro (Penacova); Bogueira e Senhora da Piedade (Lousã); Peneda e Alvares (Góis); Côja, Peneda Cascalheira-Secarias e Piódão (Arganil); Alvôco das Várzeas (Oliveira do Hospital); Louçainha (Penela); Janeiro de Baixo, Pessegueiro e Santa Luzia (Pampilhosa da Serra); Açude do Pinto (Oleiros); Agroal (Ourém); Bostelim (Vila de Rei); Carvoeiro (Mação); Aldeia do Mato e Fontes (Abrantes).

Embarcações de ecoturismo (2):
Argus e Bennu (Nazaré).

Imagem: Rádio Terra Nova

Papa confirma ao bispo de Leiria-Fátima intenção de visitar Fátima em 2023

 O Papa Francisco confirmou hoje ao bispo de Leiria-Fátima a intenção visitar Fátima em 2023, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, que se realizará em Lisboa.

A confirmação foi feita durante uma audiência privada entre o cardeal António Marto e o Papa Francisco, realizada hoje no Vaticano.

"Ao longo da nossa conversa, que durou cerca de 30 minutos o Santo Padre explicitou-me a sua vontade de, nessa ocasião, também peregrinar a Fátima" afirma António Marto numa nota que fez chegar à sala de Imprensa do Santuário de Fátima.

"Foi um encontro muito cordial, no qual expressei ao Papa o agradecimento pelo seu testemunho de esperança e encorajamento neste momento difícil que o mundo atravessa" refere D. António Marto.

O bispo de Leiria-Fátima acrescenta que, durante a audiência, ambos "trocaram impressões" sobre a pandemia em Portugal e "sobre os efeitos que esta tem tido na vida da Diocese e do Santuário de Fátima".

A 12 de março, o Papa Francisco já tinha anunciado esta vontade ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa anunciando também uma visita a Fátima

"Foi, como tinha sido há cinco anos, uma ocasião para ver como o papa está atento a tudo. [...] Falou, como é evidente, da ida a Portugal em 2023, a Lisboa e a Fátima - acrescentou logo - nas Jornadas Mundiais da Juventude", disse o chefe de Estado.

A Jornada Mundial da Juventude é o maior evento organizado pela Igreja Católica.

O anúncio da escolha de Lisboa para receber a Jornada foi feito em 27 de janeiro de 2019, na Cidade do Panamá.

Inicialmente prevista para agosto de 2022, a pandemia de covid-19 determinou o adiamento da JMJ um ano.

Portugal será o segundo país lusófono, depois do Brasil, a acolher uma Jornada Mundial da Juventude, criada em 1985 pelo papa João Paulo II (1920-2005).

 

Fonte: Lusa

Mais uma morte e 470 novos casos de Covid-19 em Portugal

 Nas últimas 24 horas registam-se mais 545 recuperados.

Portugal regista esta quinta-feira mais uma morte e mais 470 novos casos de infeção por Covid-19 do que os registados no boletim epidemiológico de quarta-feira.

De acordo com os dados mais recentes da DGS, atualizados na quarta-feira, 28 de abril, a incidência da Covid-19 em Portugal continental e ilhas é de 69,3 casos por 100 000 habitantes. Se olharmos apenas para o continente, o valor é menor: 66,5 casos de infeção por por 100 000 habitantes.

Nesta altura, na totalidade do território português e em Portugal continental, o valor do Rt é de 1,00.

Estão confirmadas 16.974 mortes devido à Covid-19 em Portugal, mais uma do que no último boletim epidemiológico emitido pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

O número de pessoas infetadas pela doença até agora é de 836.033, mais 470 nas últimas 24 horas. Há, neste momento, 23.733 casos ativos, menos 76 do que na quarta-feira.

CONSULTE AQUI O ÚLTIMO BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO.

Até ao momento, 795.326 pessoas conseguiram recuperar, das quais 545 nas últimas 24 horas.

Há ainda 24.315 pessoas em vigilância pelas autoridades de saúde.

Há agora 324 pessoas internadas (menos oito do que nas últimas 24 horas), 89 das quais em cuidados intensivos (mais uma do que no último registo).

 

Fonte: TSF Carolina Quaresma

Silves | Instalação Artistica da Ponte Velha feita com laranjas de Silves deu origem a 210 litros de sumo


O Município de Silves distribuiu ontem, dia 28 de abril, junto de instituições do concelho, 210 litros de sumo de laranja. Este sumo é proveniente das cerca de duas toneladas de citrinos utilizados na instalação artística da Ponte Velha aquando da realização da 5.ª edição da Mostra Silves Capital da Laranja.
“O Município de Silves congratula-se pelo sucesso da iniciativa que não gerou qualquer desperdício, atendendo a que as estruturas utilizadas no âmbito da instalação artística foram previamente acondicionadas para que os citrinos pudessem ser transformados e utilizados, no final da mostra, para consumo”, refere a Presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma, acrescentando o seu agradecimento “a todos os envolvidos neste processo, desde as Frutas Martinho que ofereceram a matéria-prima para a instalação artística, à empresa LARA – Laranja do Algarve que, a título gracioso, transformou as laranjas em sumo, que foi distribuído pela Associação Humanitária de São Marcos da Serra, Centro Paroquial de Pêra, Castelo de Sonhos e Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines”.

Évora | POCITYF implementa em Valverde soluções tecnológicas inovadoras para redução de consumos energéticos

O Projeto Europeu POCITYF - Positive Energy CITY Transformation Framework – foi apresentado na passada segunda-feira, 26 de abril, em Valverde. Esta localidade, sede da Freguesia de Nossa Senhora da Tourega, no Concelho de Évora, vai beneficiar de importantes e inovadoras soluções tecnológicas para redução dos consumos energéticos, contribuindo assim para a defesa do Ambiente e para a mitigação dos efeitos negativos das alterações climáticas. 

O Presidente da Câmara, Carlos Pinto de Sá, e o Vereador do Pelouro do Ambiente, Alexandre Varela, estiveram presentes na sede da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Tourega juntamente com técnicos do Município e da EDP, entidade parceira, para apresentar o projeto e convidar a população a associar-se, explicando quais as medidas propostas, quais os efeitos pretendidos, e de que forma cada família poderá vir a participar. 

No caso concreto de Valverde, será proposta a instalação de baterias chamadas de “segunda vida” em locais de consumo que já utilizem sistemas de painéis fotovoltaicos. Estas baterias, reaproveitadas a partir de utilizações anteriores, serão adaptadas através de tecnologia adequada para otimizar o autoconsumo e reduzir os custos de eletricidade. Serão também instalados sistemas inovadores de controlo de resíduos urbanos domésticos que permitirão monitorizar a respetiva produção, com vista a induzir soluções de redução. Como complemento, serão também disponibilizadas aplicações informáticas que irão permitir aos cidadãos aceder a informações adicionais no plano do consumo energético. 

O Pocityf é um projeto de cidades inteligentes cofinanciado pela União Europeia, focado no objetivo de contribuir para que meios urbanos que se caraterizam pelo seu património histórico, se tornem mais verdes, inteligentes e com melhor qualidade de vida. Trata-se de um projeto europeu de cooperação internacional, em que Évora assume um papel de liderança como “cidade-piloto” juntamente com Alkmaar (Holanda). Neste contexto, o Pocityf integra-se na estratégia global do Município para tornar Évora uma cidade mais sustentável e amiga do ambiente, na qual se integram e entrecruzam outros projetos como o Laboratório Vivo para a Descarbonização, o Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas, a Requalificação do Aqueduto da Água de Prata ou o Plano Municipal de Mobilidade Urbana. 

Na apresentação do projeto, o Presidente da Câmara referiu-se à importância do POCITYF não só para a cidade de Évora, mas também para o Concelho, por se enquadrar nos objetivos estratégicos do Município em matéria de Ambiente e, também, por estender propostas e soluções de tecnologia e sustentabilidade a aglomerados populacionais situados em zonas periféricas com tendência para o despovoamento.

Município de Cantanhede disponibiliza armadilhas de captura de vespas velutina

 Atribuídas a apicultores do Concelho

No âmbito da estratégia delineada para o combate à Vespa Velutina, a Câmara Municipal vai disponibilizar cerca de 600 armadilhas a apicultores do concelho de Cantanhede, tendo em vista o controlo de ninhos existentes, e prevenindo assim, a criação e o desenvolvimento de novos ninhos. Tendo como principal objetivo minimizar os efeitos negativos que a vespa velutina tem no meio ambiente e na biodiversidade, estas armadilhas serão entregues aos apicultores pelas respetivas juntas e uniões das freguesias, que, desde a primeira hora se disponibilizaram a colaborar no desenvolvimento desta ação.

Para o efeito, os apicultores interessados deverão estar inscritos na Direção-Geral de Alimentação e Veterinária e apresentar explorações apícolas ativas no concelho, ficando assim, de forma voluntária e responsável, encarregues pela instalação, manutenção, substituição do atrativo e posterior recolha, evitando o seu abandono, originando impacto negativo no equilíbrio dos ecossistemas. A forte predação da Vespa Velutina por abelhas e de outros insetos polinizadores, que leva a uma redução significativa das populações destes insetos, fundamentais para a manutenção da vegetação natural e perpetuação de espécies.

A iniciativa insere-se no estudo que a Proteção Civil Municipal se encontra a desenvolver e que tem por objetivo avaliar a relação entre a colocação de armadilhas para captura das vespas fundadoras e o aparecimento de novos ninhos.

Recorde-se que o Município de Cantanhede tem vindo a desenvolver uma intensa campanha de monitorização e controlo da vespa velutina (ou vespa asiática) no concelho, logo que esta praga foi detetada no concelho, em 2015, na freguesia de Murtede. Desde essa altura, todos os ninhos identificados, num total de 1074, foram destruídos e, desses, 436 só no último ano. Este número reflete um crescimento de 12,5% relativamente face ao ano anterior, o que se explica em grande medida pelo efeito das campanhas de sensibilização desencadeadas para mobilizar os munícipes a reportarem rapidamente aos serviços camarários os vespeiros que surjam no território e também pela capacidade de resposta das equipas que procedem à sua destruição.

A sinalização dos vespeiros deve ser comunicada aos serviços da Proteção Civil Municipal de Cantanhede através do número 231 423 818 (09h00 – 17h00 de segunda a sexta-feira) ou através dos endereços geral@cm-cantanhede.pt e protecao.civil@cm-cantanhede.pt


Cantanhede | Dia 30 de abril e 1 de maio

30 Minutos de Música prossegue com a atuação do trio Tiago Baptista, João Cação e João Cardita e FUGUE

30 Minutos de Música está de volta este fim de semana com transmissão em live streaming através de página do facebook do Município de Cantanhede, a partir do Salão Nobre dos Paços do Concelho. Esta que será a décima jornada do certame cultural que a autarquia cantanhedense promove semanalmente apresenta em palco o trio “Tiago Baptista, João Cação e João Cardita” e o grupo “FUGUE”, dois registos musicais distintos, mas em ambos aos casos, com sonoridades bastante agradáveis para o público.

Na sexta-feira, 30 de abril, às 21h30, atuam “Tiago Baptista, João Cação e João Cardita”, grupo constituído por estes três jovens executantes, que pretendem, através de uma vontade comum, transportar para a música a amizade que une os três membros deste projeto.

Tendo como pano de fundo a interpretação de temas do panorama jazzístico, o grupo irá apresentar um reportório variado, onde pontificam temas como Stablemates, de Benny Golson, All Or Nothing At All, de Arthur Altman, In Your Own Sweet Way, de Dave Brubeck, Con Alma, de Dizzy Gillespie, You've Changed, de Carl Fisher ou I Wish I Knew, de Harry Warren.

Tiago Baptista, ao Vibrafone, João Cação, ao Contrabaixo, e João Cardita, na Bateria, pretendem assim congregar as diferentes influências musicais que caracterizam cada um dos músicos, utilizando como principais vetores a improvisação e a interação, proporcionando desta forma um concerto inesquecível, que promete ser uma autêntica viagem de texturas, energia e emoções.

No sábado, 17 de março, 30 Minutos de Música prossegue, também com início às 21h30, será a banda "FUGUE” a apresentar-se no Salão Nobre da Câmara Municipal de Cantanhede.

Constituída por três jovens do concelho – Francisco Freire, Thomas Fresco e Rafael Castilho –, o grupo irá interpretar vários temas originais, nomeadamente Walking, Madame X, Mistress, Growing, Falling, Drowning, Microscopic Point of View e Unknown. A exceção será para Nuuk, um tema de Beach Haze, que será apresentado nesta atuação com um arranjo do grupo

FUGUE não é um verbo fugitivo a nada que não seja o trivial, tão pouco é termo relaxado num espectro, ou não fosse o pós-rock usurpado ao espaço por um power-trio com ancas de samba e bossa-nova.

No conceito da banda, a música está no bater d'um coração bombeado pela veia instrumental, carregando riffs, samples e batidas ao longo duma viagem interplanetária que vagueia entre o analógico e o digital e que assenta bem a todas as formas de dançar.


Aveiro | Domingo dedicado à saga Star Wars e ao Dia da Mãe na Fábrica Centro Ciência Viva

A manhã do próximo domingo vai ser animada na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro. As famílias têm à sua espera workshops dedicados à mítica saga Star Wars, e em simultâneo decorre um programa especial de atividades dedicado ao Dia da Mãe.


No domingo 2 de maio, das 10h00 às 12h30, os fãs de Star Wars podem contar com um Workshop no Dóing Makerspace, onde vão construir um sabre de luz e conhecer um robô BB8. Já na Oficina dos Robôs, das 10h00 às 11h30, os participantes vão construir e programar os míticos Robôs da Guerra das Estrelas e divertir-te ao máximo com os seus movimentos. Sem grandes batalhas intergalácticas, será certamente uma experiência inesquecível.


Por ser o Dia da Mãe, a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro preparou também para essa manhã um programa especial de atividades para celebrar e tornar esse dia ainda mais especial. As famílias serão convidadas a resolver um grande desafio com sabor a chocolate, a fazer um creme esfoliante amigo do ambiente e a voar numa história cheia de mimo e rigor científico. A diversão está garantida.


Mais informações sobre o programa Star Wars estão disponíveis aqui. Todos os detalhes sobre o programa especial do Dia da Mãe podem ser consultados aqui.


As inscrições podem ser feitas por e-mail para fabrica.cienciaviva@ua.pt.

Aveiro | ABERTO O PARQUE DE ESTACIONAMENTO A NASCENTE DA ESTAÇÃO DA CP

A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) informa que está aberto, a partir de hoje e ao dispor de todos os Cidadãos, de forma gratuita, o novo Parque de Estacionamento a Nascente da Estação da CP e junto ao Terminal Rodoviário de Aveiro.

Um investimento da CMA de 535.300€, executado pela empresa Urbiplantec – Urbanizações e Terraplanagens, Lda., com capacidade para 275 veículos ligeiros, 12 lugares para autocaravanas e dois lugares para utilizadores de mobilidade reduzida, disponibilizando a todos. as melhores condições de conforto, mobilidade e segurança.

Um Parque de futuro

Este Parque relaciona-se devidamente com a promoção da utilização de modos suaves de mobilidade, em estreita relação com a bicicleta e os eixos cicláveis próximos, razão pela qual, para além da plataforma do estacionamento, a mesma faz ligação à ciclovia em toda a Rua Artur de Almeida Eça. Por outro lado, a sua “alameda pedonal” central vai permitir dar seguimento à zona verde que será construída a nascente, integrada na expansão urbanística prevista para o local. Nas proximidades deste Parque de Estacionamento será instalada uma Estação BUGA.

A zona de caravanismo está equipada com uma Área de Serviço de Autocaravanas (ASA), que permitirá o depósito de águas sujas e o reabastecimento de água potável.

O Parque tem uma estrutura arbórea distribuída por toda a sua área, com cerca de 80 árvores.

No âmbito do Aveiro Tech City está em desenvolvimento a instalação de sensores de estacionamento e sistema de orientação de tráfego com indicação de lugares livres, no novo Parque de Estacionamento. Os dados de ocupação do parque são agregados em “gateways” e transmitidos através da rede de telecomunicações do Aveiro Tech City Living Lab, sendo encaminhados para a plataforma urbana de dados de Aveiro.

O novo Parque está dotado de infraestrutura para virem a ser instalados carregadores elétricos de automóveis.

A execução deste Parque de Estacionamento é uma importante obra de qualificação e estruturação urbana da Cidade, dando mais um contributo para a estruturação do Centro Coordenador de Transportes da Cidade e do Município de Aveiro, que teve com o Terminal Rodoviário de Aveiro, inaugurado em maio de 2018, o seu anterior contributo.

Esta obra será inaugurada na próxima segunda-feira, dia 10 de maio, em hora a anunciar proximamente.

MUNICIPIO DE SILVES RECEBE EXPOSIÇÃO “PELA PAZ, CONTRA AS ARMAS NUCLEARES”



A Câmara Municipal de Silves recebe a exposição “Pela paz, contra as armas nucleares”, nos Edifício dos Paços do Concelho, de 3 de maio a 4 de junho, entre as 9h00 e as 16h00.

Trata-se de uma iniciativa do Conselho Português para a Paz e Cooperação – CPPC em colaboração com a Peace and Art Society, que conta com o apoio da Autarquia de Silves.

A contenda do armamento nuclear continua a ser tema fulcral e o CPPC tem desenvolvido várias ações para promover a campanha pelo Tratado de Proibição de Armas Nucleares.

Município apoia associações culturais para obras em instalações


São 16 as entidades associativas culturais que, através do PRO Leiria, irão receber um apoio superior a cem mil euros, para a realização de obras de requalificação, conservação e beneficiação de instalações afetas ao desenvolvimento de atividades artísticas, etnográficas e recreativas.

De acordo com Anabela Graça, vereadora da Cultura da Câmara Municipal, “a aposta na requalificação e modernização das infraestruturas associativas do concelho tem um efeito impulsionador na notabilização, regeneração e valorização do capital cultural local, na medida em que alicerça a projeção de Leiria noutros territórios culturais”.

Com montantes que vão desde os 900 até aos 20 mil euros, este investimento tem como objetivo contribuir não só para minimizar o impacto da pandemia, mas também para a preservação do património cultural local e para a prossecução das atividades regulares do movimento associativo e alavancar a salvaguarda da memória coletiva das associações.

Campanha solidária do Intermarché doa mais de 25 mil refeições a animais abandonados


O Intermarché, insígnia alimentar do Grupo Os Mosqueteiros, angariou mais de 25 mil refeições para os animais ao abrigo da plataforma “Amiga-me”, que pretende alertar para o tema da adoção de animais em Portugal. Durante a campanha foram adotados 37 animais, que ganharam uma família e uma nova casa.
Entre os dias 8 e 21 de abril, decorreu uma iniciativa em todas as lojas Intermarché, com a oferta de vales alimentares, entregues a 23 associações em forma de ração, que permitiu ao Intermarché doar cerca de 25 334 refeições a todos os animais presentes nestas associações. Com esta doação, o Intermarché conseguiu ajudar os animais nestas associações, de norte a sul do país, especialmente numa altura em que assistimos a um crescente número de animais abandonados.

Durante a campanha Amiga-me foram adotados 37 animais, que ganharam uma família e uma nova casa

A plataforma “Amiga-me”, disponível no site da insígnia, reuniu um conjunto de associações em todo o país, convidando os portugueses a contribuir para ajudar estes animais e alertar para a importância desta causa. Assim, foi possível apoiar 23 associações de adoção de animais que se inscreveram neste projeto e angariar mais 7 no decorrer da campanha. Através do lançamento dos stickers desta campanha no WhatsApp, ainda disponíveis, é possível ver e escolher adotar um “amigo de quatro patas”. De relembrar que plataforma continua ativa no site Intermarché com animais disponíveis para adoção.

O Intermarché pretende sensibilizar todos os portugueses para a importância de ajudar os cães e gatos abandonados do nosso país, enquanto apoia as associações locais que, todos os dias, cuidam deles. Com esta campanha, o Intermarché deu a oportunidade a todos os portugueses de contribuírem, oferecendo-lhes produtos que “valem uma amizade” ou com a adoção de um dos animais abandonados, que tanto precisam da nossa ajuda. Para o Intermarché, é uma honra poder criar amizades assim e garantir que o futuro destes animais nunca mais será igual.

Europeus, incluindo portugueses, querem metas climáticas mais ambiciosas


Os europeus querem metas climáticas mais ambiciosas, sendo Portugal o quarto país com mais cidadãos a pedir um esforço acrescido na redução de emissões de gases com efeito de estufa, indica um inquérito hoje divulgado.
O inquérito, em 12 países da União Europeia (UE), Portugal incluído, é da responsabilidade da Federação Europeia de Transportes e Ambiente (T&E) uma organização ambientalista de defesa de políticas sustentáveis e que junta 63 associações do setor dos transportes e ambiente de 24 países europeus.

Divulgadas em comunicado pela associação ambientalista portuguesa Zero, membro da T&E, as conclusões do inquérito, que abrangeu um universo de 13.324 pessoas, indicam um grande apoio dos cidadãos ao reforço das metas nacionais de redução de emissões. A UE estabeleceu uma meta de redução de 55% até 2030.

Esse aumento de ambição foi a opinião expressa por 68% dos 88% de inquiridos que se manifestaram sobre o assunto. Os que consideraram que os esforços não devem aumentar foram 24% e foram 8% os que defenderam que, ao contrário, devem diminuir.

Entre os que defenderam mais ambição nas metas para 2030 estão os cidadãos do sul da Europa, com Itália a liderar (85%), seguida da Espanha (79%), Roménia (73%) e Portugal (72%).

Os polacos (68%) e os húngaros (67%) expressaram também por grande maioria que os seus governos devem estabelecer metas mais elevadas de redução de gases com efeito de estufa.

Na Holanda e na Dinamarca os cidadãos não defenderam maioritariamente o aumento das metas de redução de emissões de gases com efeito de estufa, escolhendo antes que se mantenham (cerca de 85%). O estudo indicou que o apoio a que pelo menos as metas se mantenham não é inferior a 80% em nenhum dos países onde decorreu o inquérito.

O trabalho mostrou ainda que a vontade de aumentar a ambição climática é maior por parte das mulheres, não se verificando grandes diferenças em termos de faixas etárias.

Em termos gerais a grande maioria (84%) dos inquiridos apoiou um aumento dos esforços climáticos nos transportes e edifícios através de normas e regulamentos (como limites de emissões de dióxido de carbono nos automóveis). Mas já foram menos de metade os que concordaram que se criem instrumentos de mercado (Comércio Europeu de Licenças de Emissão) que tornem os combustíveis mais caros.

Com base nas conclusões do inquérito, a T&E e a Zero defendem que a Comissão Europeia deve aproveitar o apoio público esmagador a novas normas e regulamentos climáticos para aumentar a ambição nas políticas setoriais, por exemplo em relação às emissões dos automóveis novos.

E dizem que a União Europeia perdeu uma grande oportunidade para fazer subir as metas de redução de emissões até 2030 em 60%, como o Parlamento Europeu tinha pedido.

No comunicado, a associação Zero lembra ainda que a Comissão Europeia se prepara para lançar um pacote de medidas para alcançar a redução de emissões em 55% até 2030. Uma delas relaciona-se com as emissões dos setores dos transportes e edifícios, cujas reduções ou são da responsabilidade dos governos ou são enquadradas no sistema de comércio de emissões de carbono. Se a opção for o mercado de carbono a Zero diz não concordar, e alerta que no inquérito os cidadãos também não concordaram, preferindo o que existe agora, com metas nacionais.

Lusa

Imagem: SicNotícias

Governo pode antecipar última fase do desconfinamento já para este sábado


O Governo aprova, esta quinta-feira, as medidas para a última fase do plano de desconfinamento que deverão incluir o regresso dos grandes eventos exteriores, de todas as modalidades desportivas e o levantamento de restrições horárias na restauração.

A quarta e última fase do plano de desconfinamento prevê o regresso dos grandes eventos exteriores e dos interiores (em grupo com diminuição da lotação) e o levantamento das restrições horárias dos restaurantes, cafés e pastelarias, que têm de limitar a seis o número de pessoas nas mesas, no interior, e a 10, nas esplanadas. O regresso de todas as modalidades desportivas e da atividade física ao ar livre e nos ginásios, bem como dos casamentos e batizados, embora com apenas 50% da lotação, constam também do plano.

As medidas de desconfinamento das restrições tomadas para conter a pandemia de Covid-19 deveriam entram em vigor na segunda-feira, dia 3 de maio, já fora do período do estado de emergência, que termina na sexta-feira e não será prolongado, por decisão do Presidente da República.

No entanto, o jornal Público adianta que o Governo de António Costa pode até nem esperar por segunda-feira e decidir avançar com a nova fase de desconfinamento já este fim de semana.

É uma antecipação de 48 horas, mas que pode permitir aos restaurantes voltarem a servir almoços e jantares na esplanada e a grupos de quatro pessoas no interior já este fim de semana, como reclama a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP).

Além do Público, também o jornal i adianta ainda que a abertura das fronteiras com Espanha pode acontecer já este sábado, por despacho conjunto do ministro da Administração Interna e da ministra da Saúde - uma ideia reforçada pelo facto de o autarca de Valença, Manuel Lopes, ter confidenciado a um rádio espanhola que António Costa lhe transmitiu a esperança de abrir fronteiras a 1 de maio.

As novas medidas que serão anunciadas esta tarde deverão trazer também mais informação sobre os concelhos que não avançam no desconfinamento e aqueles que podem mesmo ter de recuar. Há perto de 40 municípios em situação de risco por terem uma incidência de mais de 120 novos casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.

O plano de desconfinamento do Executivo prevê quatro fases de reabertura - três já avançaram a 15 de março, 5 e 19 de abril -, e a quarta e última seria a 3 de maio, segunda-feira.

As medidas podem, contudo, ser revistas, ainda mais se Portugal ultrapassar os 120 novos casos de infeção com o coronavírus por 100 mil habitantes em 14 dias ou, ainda, se o índice de transmissibilidade (Rt) do vírus SARS-CoV-2 ultrapassar 1.

A última fase de desconfinamento vai decorrer já fora do período do estado de emergência, que termina ao fim de 173 dias consecutivos, depois de ter sido decretado por Marcelo Rebelo de Sousa por 15 vezes desde que se registaram os primeiros casos de contágios pelo coronavírus em março do ano passado.

Na comunicação ao país em que anunciou a sua opção por não renovar o estado de exceção, na terça-feira, Marcelo agradeceu aos portugueses o esforço de cumprimentos das medidas restritivas, mas avisou que poderá voltar a decretar a emergência se a situação voltar a complicar-se.

"Se necessário for, não hesitarei em avançar com novo estado de emergência, se o presente passo não deparar ou não puder deparar com a resposta baseada na confiança essencial para todos nós", declarou o chefe de Estado.

Nos termos da Constituição, o estado de emergência, que permite a suspensão do exercício de alguns direitos, liberdades e garantias, não pode durar mais de 15 dias, sem prejuízo de eventuais renovações com o mesmo limite temporal.

O estado de emergência tem permitido a adoção de medidas restritivas aos direitos à liberdade e de deslocação - como o confinamento de doentes com Covid-19, de infetados e de pessoas em vigilância ativa ou os limites à circulação.

Lusa / TSF