quarta-feira, 4 de julho de 2018

Eu, Psicóloga | 5 razões que explicam por que fazer terapia é importante para todos


Não importa se sua infância foi muito traumática, tranquila ou muito feliz. Devido à natureza da vida e seus estágios, todos sofremos, enlutamos, reprimimos e evitamos. Faz parte da natureza de quem somos como humanos; além disso, quanto mais cedo percebemos que a saúde psicológica é tão pertinente quanto a saúde física, a profundidade pela qual sentimos a vida e outras pessoas mudará drasticamente.

Aqui estão cinco razões que explicam por que fazer terapia é importante para todos.

1. Bem-estar

Bem-estar psicológico é ter satisfação e contentamento geral em todos os segmentos da vida. A armadilha sobre o bem-estar é que alguém pode sentir que sua "vida já está resolvida", sem perceber que precisamos continuamente focar no autocrescimento, autoaceitação e desenvolvimento geral como pessoa. Isso pode significar algumas reflexões desconfortáveis, mas, no final, elas serão essenciais para nos ajudar a crescer. 

Estamos constantemente experimentando diferentes pensamentos, emoções e comportamentos dentro de nós mesmos; portanto, a integração disso tudo dentro de uma sociedade mais ampla deve ser nossa lição de casa para a vida. Você não pode argumentar que entende tudo o que ocorre em sua vida, quando não consegue se lembrar da última vez que fez uma autorreflexão e abriu espaço para a mudança ou crescimento.

2. Amizades

Existem várias explicações pelas quais escolhemos amigos ao longo da vida. O entendimento psicológico é que não selecionamos amigos por causa de quem eles são, mas os escolhemos porque eles nos amam e nos aceitam como nós realmente somos. Amigos colocam coisas como honestidade, lealdade e verdade sobre a mesa, todas as quais precisam de constante atenção e envolvem muito risco e vulnerabilidade. Nos apegamos a outras pessoas de maneira segura ou ansiosa, o que explica por que alguns amigos podem ter um efeito negativo sobre os outros, ao contrário das amizades positivas e saudáveis. Os amigos vêm e vão ao longo da vida; você é a única pessoa que pode determinar essa decisão. A psicologia desempenha um papel fundamental nas amizades, e a mudança de focar primeiro em nós antes de focar no amigo ou nas amizades pode responder a muitos problemas que os amigos enfrentam no dia a dia.

3. Carreira

Se você acha que uma entrevista de trabalho se baseia em qual universidade você se formou, talvez precise pensar outra vez. Recrutadores de executivos em todo o mundo usam testes psicológicos para dar a palavra final se uma pessoa conseguirá o emprego ou não. Entre esses testes, as empresas usam métodos como "Os Cinco Grandes Traços de Personalidade, que são (1) Abertura à experiência, (2) Conscientização, (3) Extroversão, (4) Amabilidade e (5) Neuroticismo. Soa desafiador no começo, mas todos esses traços se aplicam a nós e à natureza humana.

Em 2017, a correlação entre psicologia e sucesso já não pode ser ignorada, como diz a especialista Joyce Brothers: "Sucesso é um estado de espírito. Se você quiser sucesso, comece a pensar em você como bem-sucedido". Talvez aquela incômoda autorreflexão pode fazer uma diferença de 10.000 dólares a mais em seu salário anual.

4. Amor

Séculos atrás, antigos filósofos tinham diferentes teorias sobre o amor e o romance humano, mesmo antes da psicologia desenvolver suas próprias teorias. Se queremos encontrar amor, temos que estar cientes de que o amor está conectado com os sentimentos, comportamentos e atitudes de alguém. Não podemos evitar de olhar para dentro, pois a própria natureza de um relacionamento nos abre até o ponto de nos tornarmos vulneráveis naturalmente. Não existe isso de evitar a psicologia em um relacionamento amoroso. O amor é tanto uma forte conexão emocional quanto uma conexão física, que sempre requer reflexão sobre si mesmo e sobre o outro. Se um homem, por exemplo, amou sua mulher mais do que amou a si mesmo, ele é dependente de outro ser para sentir o amor, em vez de se amar primeiro e estabelecer os padrões pelos quais ele precisa ser amado.

5. Expectativas

Se você ainda não leu o livro Grandes Esperanças, de Charles Dickens, vale a pena dar uma lida. O livro investiga as expectativas versus a realidade, e destaca a verdade sobre o quanto esperamos de outros humanos ao longo da vida. Por muitos anos, a psicologia focou nas expectativas para provar que elas levam as pessoas à infelicidade e a uma grande dose de dor e insatisfação. Expectativa elevada constante de si mesmo pode ser prejudicial, pois leva as pessoas à decepção. A parte mais difícil de entender é que, se o resultado for ruim, só podemos culpar a nós mesmos por esperar tanto, para começo de conversa. Assim como podemos colocar grandes expectativas sobre nós mesmos, podemos também projetar isso em nossa família, amigos e entes queridos. A questão é que não podemos controlar as ações de outras pessoas, e a única realidade sobre a qual temos alguma influência é a nossa; mesmo isso pode ser limitado. Segundo Shakespeare, "a expectativa é a raiz de toda a mágoa".

Edifiquemos nossa casa sobre a rocha firme

♦  Padre David Francisquini *
Edifiquemos nossa casa sobre a rocha firme
Dos ensinamentos emanados dos livros sagrados, é relevante aquele proveniente da parábola da vinha abandonada. Inteiramente dominada pelas ervas daninhas, suas cercas haviam caído, permitindo aos animais de entrar e sair, devastando o que restava do vinhedo.
Se não é próprio à virtude da sabedoria o homem iniciar uma obra e deixá-la inacabada, mais insensato é abandoná-la depois de concluída, seja por imprevidência, falta de zelo ou de coragem para mantê-la próspera e produzindo frutos.
Edifiquemos nossa casa sobre a rocha firme
Assim diz o Profeta Jeremias: “Numerosos pastores destruíram a minha vinha, pisaram a minha propriedade, trocaram a minha deliciosa herança em deserto e solidão. Devastaram-na, e ela está de luto diante de Mim. […] Semearam o trigo e colheram espinhos; receberam a herança, mas não lhes aproveitará; envergonhados sereis dos vossos frutos, por causa da grande cólera do Senhor”.
A vinha plantada, cultivada, resplandecente, descrita pelo profeta é a esposa de Cristo, a Santa Igreja Católica Apostólica Romana, hoje numa situação muito próxima à descrição bíblica sobre a vinha do Senhor. Basta olharmos ao nosso redor a decadência moral e religiosa manifesta na displicência, quando não na cumplicidade em face da conjuração dos ímpios, daqueles que deveriam ser os seus guardiães.
Para dar um exemplo, a avalanche de erros que contagia por todos os rincões da Terra grande número de jovens e crianças, sem reação alguma por parte dos vigilantes da grei do Senhor. A situação se apresenta tão grave que, sem uma assistência muito especial da graça, os fiéis não poderiam continuar crendo que as portas do inferno não prevalecerão em todo o orbe.
Nem sempre é fácil distinguir a verdade do erro. A parábola ensina que, movidos pelo demônio, há na vinha do Senhor os semeadores de más sementes — hoje personificados em modernistas e progressistas — que, ao germinarem e crescerem, acabam por dominar o que foi arduamente plantado e cultivado pelo Senhor.
Em meus numerosos contatos, não apenas em âmbito regional, venho constatando uma ação quase sistemática das prefeituras no sentido de contratar artistas que, no mais das vezes, farão a apologia das drogas, da prostituição, do amor livre e da violência para os seus munícipes. Ouvi dizer que até sacerdotes costumam frequentar esses ambientes…
Os evangelistas São Lucas, São Mateus e São Marcos se referem à vinha plantada e cultivada pelos lavradores do Senhor. É uma clara alusão à vinha que Deus plantou desde o início da criação do mundo, contratando os operários para a manutenção de seu cultivo.
Assim como o inimigo penetrou nos recintos da Sinagoga antiga a ponto de induzi-la a cometer o pecado de deicídio, assistimos em nossos dias ao final de um processo demolidor iniciado há séculos por inimigos visando à destruição do edifício milenar da Santa Igreja Católica.
Na previsão do que disse Nossa Senhora em Fátima — “a Rússia espalhará seus erros pelo mundo” —, nem sequer a Igreja de Cristo foi poupada do flagelo. E a própria Mãe de Deus promete um castigo jamais visto… Aliás, as suas palavras são um eco da profecia de Isaías:
Edifiquemos nossa casa sobre a rocha firme
“Que coisa há que eu devesse fazer mais à minha vinha, que lhes não tenha feito? Far-lhe-ia acaso injúria em esperar que ela desse boas uvas em lugar das labruscas que produziu? Pois agora vos mostrarei o que hei de fazer à minha vinha: arrancar-lhe-ei a sebe, e ficará exposta ao roubo; derrubar-lhe-ei o muro, e ficará sujeita a ser pisada.
“E farei com que fique deserta; não será podada nem cavada; e crescerão nela os espinhos e os abrolhos; e mandarei às nuvens que não derramem sobre ela a chuva. A vinha do Senhor dos exércitos é a casa de Israel e os homens de Judá, a planta na qual ele tinha as suas delícias; e esperei que praticasse a retidão, e eis que só a iniquidade, e que praticasse a justiça, e eis que somente se ouvem clamores” (Is 5, 4-7).
Hoje, a Santa Igreja padece com a infiltração comunista, com a Teologia da Libertação, e com todos os erros que foram tomando corpo depois do Concílio Vaticano II. Erros esses reiteradamente denunciados pelo Prof. Plinio Corrêa de Oliveira, por exemplo, no abaixo-assinado com 1.600.368 (um milhão, seiscentas mil, trezentos e sessenta e oito) assinaturas, coletadas em 1968 e enviadas em seguida ao Papa Paulo VI, pedindo-lhe medidas contra a infiltração comunista na Igreja.
Infelizmente, essa petição angustiada não mereceu nenhuma resposta ou providência do Sumo Pontífice. A partir de então, uma defecção da fé, da moral e dos costumes vem dizimando instituições como a família, um dos pilares da sociedade. A que abismos chegaremos se Deus não intervier?
No entanto, fiquemos atentos à Sua voz em nossas almas, pois quem souber ouvi-la e guardá-la no coração, será como alguém que edificou sua casa sobre a rocha firme, e não sobre a areia, como faz o insensato. Mesmo que caia a tempestade, transbordem os rios e soprem os ventos, ela permanecerá de pé, pois essa rocha firme é a Santa Igreja, contra a qual Nosso Senhor prometeu que as portas do inferno não prevalecerão.

_____________

(*) Sacerdote da Igreja do Imaculado Coração de Maria – Cardoso Moreira (RJ).

TORRES VEDRAS NIGHT RUN VAI ATÉ SANTA CRUZ


De 18 de julho a 29 de agosto o evento Torres Vedras Night Run muda-se para Santa Cruz.
A Câmara Municipal de Torres Vedras convida a população, em tempo de férias, a exercitar-se e a fruir da praia de Santa Cruz todas as quartas-feiras à noite, com partida marcada às 21h15, na Azenha de Santa Cruz.



Os participantes poderão escolher um dos cinco grupos:


- Caminhada de 5 kms;
- Caminhada de 6 Kms;
- Iniciação à corrida: variável (transição da caminhada para a corrida);
- Corrida de 9 a 10 kms;
- Corrida de 10 a 11 kms.

Antes da partida é feito um aquecimento em grupo e à chegada exercícios de alongamento.
Os percursos não estão marcados, sendo orientados por guias devidamente identificados que os abrem e fecham. A atividade é inclusiva, ou seja, tem por objetivo que todas as pessoas cheguem ao final, em grupo, permitindo a prática informal e descontraída de atividade física e a aquisição de hábitos de vida saudáveis.
A participação é aberta a toda a população, não requer inscrição prévia, sendo apenas necessário, como requisitos, a boa disposição, o gosto pela prática de atividade física e o espírito de grupo e entreajuda.
Parceiros Torres Vedras Night Run 2018

CAP Running

Até 15 de setembro Biblioteca da Praia da Tocha está a funcionar




Desde 1 de julho que a Biblioteca da Praia da Tocha oferece à população local e aos veraneantes um variado leque de produtos culturais durante o período de verão. A funcionar no já habitual imóvel, especialmente concebido para cumprir funções de índole cultural direcionadas para diferentes tipos de público, este importante equipamento coletivo está a funcionar, mais uma vez, como pólo sazonal da Biblioteca Municipal de Cantanhede.
Este ano a comemorar 20 anos de funcionamento, a Biblioteca de Praia dispõe de excelentes condições para responder às solicitações dos utentes, nomeadamente de espaços adequados nas valências de serviço de leitura, consulta de jornais, internet e audiovisuais, proporcionando a quem frequenta a Praia da Tocha a possibilidade de tirar o melhor proveito possível do tempo de lazer com o acesso a literatura e ao contacto diário com os meios de comunicação social.
À semelhança do que vem acontecendo nos últimos anos, a Biblioteca de Praia estará a funcionar até ao dia 15 de setembro, inclusive, das 10h00 às 19h00, sem interrupção.
É de salientar que em 2017 esta valência cultural registou a visita de um total de 7.600 pessoas, incluindo-se neste número, os utentes que fizeram a requisição de livros (infantis, juvenis e de adultos) ou usufruíram da consulta de jornais, revistas e internet, bem como as crianças e jovens que participaram em atividades de expressão plástica, semelhantes às que vão ser dinamizadas este ano
Inaugurado em 2008, o edifício de madeira tem nas suas estantes interiores um significativo acervo bibliográfico constituído sobretudo por obras de ficção e várias coleções de literatura infantil e juvenil, que podem ser requisitadas pelo prazo máximo 15 dias. Para consulta no local, estão disponíveis os jornais diários e diversas revistas periódicas, bem como equipamentos áudio e vídeo e 2 computadores com ligação à internet, cuja utilização, limitada a períodos de trinta minutos, está sujeita a marcação prévia. Como apoio do serviço de leitura local, existe no exterior uma esplanada com cadeiras e mesas que permitem a acomodação de dezoito pessoas sentadas.
Além do fomento da leitura durante o período de verão e de facultar a consulta dos órgãos de comunicação social e das tecnologias de informação, este pólo sazonal da Biblioteca Municipal de Cantanhede desenvolve outras ações culturais, nomeadamente jogos e ateliês de expressão plástica direcionados a crianças e jovens de diferentes níveis etários.

Tribunal Arbitral para os Açores - Orçamento Participativo de Portugal

opp
Um grupo de açorianos apresentou esta ano ao Orçamento Participativo de Portugal (OPP) um projecto de Âmbito Regional, que a Associação de Consumidores da Região dos Açores (ACRA) tem aguardado e promovido com todas as suas forças e meios vai para 30 anos.
Trata-se de dotar a Região dos Açores de um Tribunal Arbitral para resolução de conflitos de consumo.
Falta apenas submeter este projecto à decisão dos cidadãos que têm assim a oportunidade de dizer da sua importância.
O Tribunal Arbitral mais próximo situa-se a 1500KM dos Açores, mais concretamente na Universidade Nova de Lisboa! A alternativa é absolutamente irracional já que o que se paga num tribunal comum ultrapassa na esmagadora maioria dos casos o valor em discussão entre fornecedor e consumidor.
Para tanto, importa fazer uma votação massiva neste projecto.
É neste contexto que me dirijo a V. Excelência no sentido de, querendo e achando conveniente, fazer divulgar junto dos colaboradores e leitores/ouvintes/espectadores esta iniciativa.
Entusiasmemos colaboradores, familiares, amigos e população em geral para este projecto.
Votemos todos na Criação do Centro de Mediação Informação e Arbitragem da Região dos Açores.
O site da votação é o opp.gov.pt e o número do projecto a votar é o 743.
A seguir vão algumas instruções que poderão tornar mais fácil a votação.
Link direto para votação: 
(É pedido o número do Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão)
Quem preferir votar por SMS, pode enviar uma mensagem escrita para o número 3838 com o texto: OPP <espaço> 743 <espaço> <Número de Identificação Civil>
O Número de Identificação Civil deve incluir os dígitos de controlo, 4 dígitos adicionais no caso do Cartão de Cidadão ou 1 dígito adicional no caso do Bilhete de Identidade. Não deve ser incluído qualquer espaço a separar o número do Cartão de Cidadão/Bilhete de Identidade e os dígitos de controlo.

Mário Reis
Secretário Geral da ACRA



Todos podemos ajudar o Gaspar!

Gaspar é um menino de carne e osso. Gaspar não é uma “burla” feita através das redes sociais para angariar dinheiro: ele mora no Porto e seus pais são de Febres (Concelho de Cantanhede).
Gaspar sofre de uma doença raríssima. Na verdade, nem os médicos ainda conseguiram determinar o nome dela… mas, Gaspar é um menino de 5 anos que, por detrás da doença que o impede de ter uma vida normal, respira e vive!
Estamos neste mundo, uns pelos outros. Hoje são os pais do Gaspar e ele que necessitam da nossa ajuda… amanhã pode ser um de nós a necessitá-la!
Por isso, e se isso não o deixa indiferente, clique no link abaixo, para conhecer um pouco mais sobre esta criança, seu modo de vida e a luta travada pela família para que ele tenha seus dias com a máxima qualidade de vida possível:
Se, ao terminar de ler, sentir o impulso de ajudá-lo, então… faça-o! Se não puder ajudar, passe a palavra.
Por favor, só não fique indiferente: todos podemos ajudar o Gaspar e contribuir um pouco mais para humanizarmos este mundo tão repleto de intolerância, abusos e indignidades…
Jornal Mira Online

Cómo usar tus baterías para que duren más tiempo?


por Yesica Flores
Con el paso del tiempo las familias tienen diferentes necesidades, por lo que surgen nuevos aparatos eléctricos que ocupan diferentes tipos de baterías, para cubrir todas nuestras exigencias. Por este motivo Duracell está constantemente innovando para hacer baterías con el más alto rendimiento para cumplir todas nuestras necesidades.
Debido al gran consumo de energía de los aparatos electrónicos que se usan cotidianamente, es importante conocer el funcionamiento correcto y tomar unas medidas para que puedas prolongar la vida de las baterías. Para apoyarte, Duracell quiere compartirte algunos tips:
• Usa el tamaño y tipo de pila correcto especificado por el fabricante del dispositivo.
• Mantén las superficies de contacto de la pila y los contactos del compartimiento limpias frotándolas con el borrador limpio de un lápiz o con un paño áspero cada vez que se reemplacen las pilas.
• Retira las pilas de un dispositivo cuando no sea utilizado en varios meses y mientras esté conectado a la corriente doméstica, pues algunas pilas agotadas y baterías expuestas a altas temperaturas pueden tener fugas.
• Asegúrate de colocar bien las pilas en su dispositivo, con las terminales + (más) y – (menos) correctamente alineadas. Habría que tener precaución pues algunos equipos que utilizan más de tres pilas pueden parecer funcionar correctamente si una de las pilas se inserta de forma incorrecta.
• Almacena las pilas en un lugar seco a temperatura ambiente.
• No refrigeres las pilas, esto no hará que duren más tiempo.
• Evita poner los dispositivos con pilas en lugares muy calientes.
• No intentes recargar una pila a menos que no especifique que es “recargable”.
Duracell, líder mundial en fabricación de pilas alcalinas de alto rendimiento, celdas especializadas y recargables sigue contribuyendo para que tus aparatos electrónicos funcionen mejor y por más tiempo.

Millennials revolucionan el consumo de la industria musical

l

por Yesica Flores
De acuerdo a Entertainment Retail Association (ERA) y la British Phonographic Industries (BPI),los millenials consumen 75% más música que los Baby Boomers
La industria en México
La industria de la música ha cambiando en los últimos años por la adopción de las nuevas tecnologías, las cuales han permitido que el consumo de ésta sea mucho más fácil. Pero no solo ha dado un giro por los servicios en streaming, sino que la forma en que se disfruta en vivo también ha tenido una evolución y con ella, un crecimiento, debido a los hábitos de los millennials, quienes prefieren invertir en experiencias a cosas materiales, esta tendencia que los expertos han llamado “La economía de las experiencias”.
Los eventos en vivo son una creciente industria que se fortalece año con año, de acuerdo al estudio Entertainment and Media Outlook México realizado por PwC, en nuestro país se generaron ganancias de 225 mdd en el 2016 derivados de los conciertos y festivales de música, siguiendo con la tendencia, se prevé que para el 2020 se alcancen ingresos de hasta 276 mdd.
“La industria de los eventos en vivo ha incrementado drásticamente en México, la oferta es tan variada como en muchos países europeos. De hecho, el país es considerado como un spot casi obligatorio para cualquier banda o artista, ya que además de darles mayor proyección en toda Latinoamérica, también se encuentran con grandes recintos que son ideales para llevar a cabo las presentaciones y que no se tienen en muchos otros países”, aseguró Andrés San José Gutiérrez, Manager Regional de StubHub para Latam.
Los eventos de música en vivo se han mantenido a la alza gracias a los millennials, ya que son los que más asisten. De acuerdo a un estudio realizado por la Condusef, el 41% de los jóvenes encuestados aseguraron que prefieren ver a su artista favorito, mientras que el 38% se inclinan por los festivales ya que tienen más variedad de bandas y cantantes.
Por otro lado, el 46% de millennials comentaron que al año asisten de 2 a 3 eventos, mientras el 41% solo van a 1. Pero la inversión que se hace no solo es en el boleto, sino que 32% de los asistentes gastan entre $500 y $800 pesos por el consumo de comida, bebidas y transporte, y un 30% destina entre $300 y $500 pesos.
Redes sociales: compartiendo experiencias
“Las experiencias en vivo han sido ligadas intrínsecamente con las redes sociales. De hecho, el compartir las vivencias en redes se le ha llamado la nueva moneda social”, expresó Andrés San José Gutiérrez.
Asistir a un evento en vivo no lo es todo, éste trasciende más allá del recinto donde se lleva a cabo. De acuerdo con un estudio realizado por StubHub, el marketplace de boletos de eBay con presencia en 48 países, el 79% de los encuestados comentaron que cada vez que asisten a un evento en vivo, comparten su experiencia en redes sociales.
Quienes más usan las redes durante un concierto son las mujeres, de acuerdo a los encuestados por StubHub, el 48% de ellas publican sus experiencias vs el 36% de los hombres. Las redes que más se utilizan para compartir sus memorias son Facebook e Instagram, donde el 60% de las mujeres toman fotos y videos vs el 57% de los hombres.

Onde posso doar sangue em Aveiro?

Gestos simples que salvam vidas, seja  o leitor também um salvador de vidas.
JULHO
Dias 11, 18, 20 (6ª. Feira) e 25 das 15 horas às 19:30 horas (4ª.s Feiras)
Dias 7, 14 e 28 das 9 horas às 13 horas (Sábados)

AGOSTO
Dias 1, 8, 15, 22 e 29 das 15 horas às 19:30 horas (4ª.s Feiras)
Dias 4, 11, 18 e 25 das 9 horas às 13 horas (Sábados)

SETEMBRO
Dias 5, 12, 19 e 26 das 15 horas às 19:30 horas (4ª.s Feiras)
Dias 1, 8, 15, 22 e 29 das 15 horas às 13:00 horas (Sábados)

OUTUBRO
Dias 3, 10, 17, 24 e 31 das 15 horas às 19:30 horas (4ª.s Feiras)
Dias 6, 13, 20 e 27 das 9 horas às 13 horas (Sábados)

NOVEMBRO
Dias 7, 14, 21 e 28 das 15 horas às 19:30 horas (4ª.s Feiras)
Dias 3, 10, 17 e 24 das 9 horas às 13 horas (Sábados)

DEZEMBRO
Dias 5, 12, 19 e 26 das 15 horas às 19:30 horas (4ª.s Feiras)

Dias 1, 8, 15, 22 e 29 das 9 horas às 13 horas (Sábados)

Não deixem porém de consultar o site www.adasca.pt

Telef: 234 095 331 (Sede) ou 964 470 432
 Coordenadas GPS: N 40.62659 | W -8.65133
Mercado Municipal Santiago, Lojas G/F, 1º. Piso
Rua de Ovar


“Tesouros de Castelo Branco” – Exposição e Tardes Comunitárias

O bordado de Castelo Branco é um dos produtos artesanais mais emblemáticos da região de Castelo Branco. Os bordados surgem essencialmente em colchas de linho bordadas com fio de seda natural, tingidos de diversas cores e tonalidades, com desenhos de inspiração oriental. Os bordados tornaram-se conhecidos a partir de meados do século XVI, trazidos do Oriente pelos navegadores portugueses
Estas peças têm semelhanças com as colchas de Toledo e Guadalupe, na Espanha. Representaram, durante séculos, a dignidade do enxoval de qualquer noiva da região, quer fosse plebeia ou nobre.
Alguns dos elementos destes bordados são o lar e a Árvore da Vida (Bíblia), os desposados (representados por pássaros juntos), os cravos e rosas, representando o homem e a mulher, respetivamente, os lírios, a Virtude, corações para o Amorgavinhas para aAmizade, entre outros.
Neste tipo de bordado utilizam-se vários pontos, como o “ponto de cadeia” ou o “ponto pé de flor”, entre outros. O ponto que ganhou o nome da cidade e que deu também origem a um dos nomes deste bordado foi o “ponto a frouxo”, que cobre maiores extensões do desenho.
Os motivos figurativos usados no bordado de Castelo Branco são inúmeros, mas sobressaem as flores e os frutos, aas aves, algumas de duas cabeças, os corações, os laços e as figuras humanas, entre outros.
Maria d’Ascenção Almeida Afonso é natural de Quadrazais, Sabugal, e reside na Tocha.
Tem formação em Educação de Infância e encontra-se aposentada.
Iniciou-se nos bordados com cerca de 8 anos de idade e no bordado de Castelo Branco há 9 anos, por influência de Maria do Rosário Nunes.
Diamantina Simões dos Santos é natural de Covões. É professora do 1º CEB, aposentada.
Iniciou a prática dos bordados com 10 anos, tendo frequentado vários cursos de bordados para adultos.
Iniciou-se nos bordados de Castelo Branco por influência de Maria do Rosário Nunes
Maria do Rosário dos Santos Nunes é natural de Castelo Branco. Reside em Cantanhede desde 2007. Possui o Curso de Formação Feminina e é aposentada do Ministério da Economia.
Iniciou a prática dos bordados com cerca de 6 anos.

Quase 15 mil pensões antecipadas ao abrigo do regime das muito longas carreiras

A Segurança Social deferiu 14.673 pedidos de reforma antecipada ao abrigo do regime das muito longas carreiras contributivas que permite a pensão sem corte do fator de sustentabilidade, anunciou hoje o ministro do Trabalho, Vieira da Silva no parlamento.
Do total de reformas antecipadas aprovadas ao abrigo deste regime, 11.435 (ou 77,9%) já têm decisão final e estão em pagamento, revela o documento entregue pelo ministro aos deputados da comissão parlamentar de Trabalho e Segurança Social, onde está a ser ouvido.
Segundo acrescentou o ministro, a idade média destes pensionistas é de cerca de 61,5 anos, sendo que o valor médio da reforma ronda os 780 euros.
O novo regime das muito longas carreiras contributivas entrou em vigor em outubro de 2017, eliminando o corte do fator de sustentabilidade (14,5%) para quem tenha 60 anos ou mais de idade e começou aos 14 anos ou menos a fazer descontos e que tenha pelo menos 46 anos de contribuições ou para quem tenha pelo menos 60 anos de idade e 48 de descontos.
Lusa

Cantanhede vai ao mercado

Freguesia do Seixo promove curso de Prevenção e Combate a Incêndios

Está atualmente a decorrer na Junta de Freguesia do Seixo de Mira, um Curso de Prevenção e Combate a Incêndios, sendo o mesmo ministrado pelo CEARTE, através do Formador Jaime Correia.
Esta iniciativa está englobada num conjunto de medidas que a Junta de Freguesia planeou, tais como ações de sensibilização para a limpeza de terrenos; limpeza de algumas áreas e faixas de gestão de combustível e aquisição de alguns materiais de primeira intervenção, que aliás serão apresentados à população no dia 4 de agosto, uma vez que grande parte destas aquisições foram financiadas por donativos da comunidade emigrante e população local.
Esta formação visa habilitar os formandos com conhecimentos, teóricos e práticos acerca dos princípios fundamentais da prevenção e do combate a incêndios, abordando temas como: Utilização dos meios de 1ª intervenção; Equipamentos de proteção individual e respetivas características; O fogo, agentes extintores e métodos de extinção, entre outros temas.
Fonte: Mira Online

Hoje há cinema em Cantanhede

Hora de Fecho: Por via(CTT) das dúvidas. Quem usa este serviço? /premium

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Milhares de contribuintes receberam multa surpresa, por falta de inscrição num serviço que não conheciam. Esta é a história do ViaCTT, criado para "10 milhões", mas que só funcionou à força de lei.
Morreu Ricardo Camacho, músico fundador da banda Sétima Legião, produtor musical e médico. Tinha 64 anos. Os amigos recordam alguém "discreto, curioso e trabalhador", de "grande humanidade".
Wang Jian, presidente e cofundador do HNA, tinha 57 anos foi uma das figuras-chave na expansão do grupo, um dos maiores grupos privados chineses.
A Caixa Geral de Depósitos (CGD) enviou o relatório da auditoria aos seus atos de gestão para a Procuradoria-Geral da República, mas recusa enviar relatório à Comissão de Orçamento e Finanças.
É um negócio de milhões de dólares entregue a organizações sem fins lucrativos, empresas e grupos religiosos. O The New York Times descobriu ligações entre estas entidades e a administração Trump.
O presidente dos Estados Unidos utilizou uma expressão errada numa das suas mensagens no Twitter e a escritora britânica não resistiu a gozar com Trump.
Em 2012 o ex-jogador do Barcelona Abidal foi submetido a um transplante de fígado, devido a um cancro. Sandro Rosell, ex-presidente, foi escutado a dizer: "Comprámos um fígado ilegal para este tipo"
Dinheiro não será problema, Real e Juve só querem que Ronaldo admita vontade de sair para negócio avançar: os pormenores de mais uma bomba no mercado que está cada vez mais próxima de rebentar.
Um turista do Dubai foi atacado por um taxista em pleno Chiado, Lisboa, por ter sido confundido com um condutor da Uber. A vítima foi transportada para o hospital com escoriações.
Agentes da unidade de combate ao terrorismo da Polícia Metropolitana de Londres juntaram-se à investigação aberta após a hospitalização de casal exposto a uma "substância desconhecida".
Uma norte-americana de 92 anos matou o filho depois de saber que ele a queria deixar aos cuidados de terceiros num lar de idosos. O crime aconteceu na manhã de segunda-feira. 
Opinião

Miguel Pinheiro
Santana percebeu que existe um flagrante vazio na política portuguesa: não há um partido que represente, com convicção e gosto, um eleitorado conservador nos costumes. E que queira ser o anti-BE.

Luís Aguiar-Conraria
Estudo feito na Universidade do Minho mostra que empresas que têm contratos com câmaras de um dado partido têm uma muito maior probabilidade de conseguir outros contratos com câmaras do mesmo partido.

Maria João Marques
Temos uma EMEL pidesca e uma falta de estacionamento atroz nas zonas antigas de Lisboa, sem que a CML se preocupe em dar solução aos residentes. Mas disse aparentemente Fernando Medina não quer saber.

José Ribeiro e Castro
A Disneylândia é um parque de diversões. Já a Disneylei acontece na manhã de sexta-feira, no plenário da Assembleia da República. Aí será discutido o projecto de lei do PAN para proibir as touradas.

José Milhazes
Putin precisa deste encontro como de “pão para a boca”, pois poderá ajudá-lo a sair do isolamento a Ocidente e Trump de vitórias diplomáticas para satisfazer o seu ego e ganhar as eleições intercalare
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa