sexta-feira, 9 de julho de 2021

Baixa do Algoz sofre condicionamento de circulação de trânsito a partir do dia 12 de julho



A Câmara Municipal de Silves informa que, no âmbito da empreitada de “Repavimentação de Arruamentos na Baixa do Algoz”, a circulação de trânsito nas ruas da Baixa de Algoz - Rua da Quinta, Rua da Igreja, Travessa da Igreja, Travessa Dr. Casimiro M. Neto, Rua Tomé Rodrigues Pincho, Travessa Tomé Rodrigues Pincho, estará interrompida a partir do dia 12 de julho tendo a duração prevista de 30 dias.

A Autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes pelos transtornos causados.

Mais sete mortes e 3194 casos de Covid em Portugal. Rt nacional desce

Foram dadas como recuperadas 1727 pessoas nas últimas 24 horas. Há mais cinco pessoas internadas em unidades de Cuidados Intensivos.

Foram registadas sete mortes devido à Covid-19 nas últimas 24 horas e 3194 casos de infeção. Desde o início da pandemia, em março de 2020, morreram em Portugal 17.142 pessoas devido à Covid-19 e foram registados 902.489 contágios.

Das sete mortes registadas no boletim desta sexta-feira, quatro aconteceram em Lisboa e Vale do Tejo e três no Norte. Há indicação de mais 1727 casos de recuperação e da existência de mais 1460 casos ativos.

O número de doentes Covid internados subiu em 18, para 617. Destes, 141 estão em Cuidados Intensivos, mais cinco pessoas face à última atualização.

A nível nacional, o Rt desceu para 1,18, mas a incidência é agora de 272,0 casos de infeção por 100 mil habitantes, uma subida face à última quarta-feira.

A nível continental, o Rt é de 1,19 e a incidência está nos 280,5.

Gonçalo Teles / TSF

Castelo de Paiva | André Maria Moreira foi o vencedor: Biblioteca Municipal recebeu ontem encerramento do concurso de poesia popular


A Câmara Municipal de Castelo de Paiva promoveu ontem, através da Biblioteca e Gabinete da Cultura, o encerramento e entrega de prémios do concurso “ Poesia Popular de Castelo de Paiva “, uma iniciativa realizada nas instalações da Biblioteca Municipal e que contou com a participação do Vereador do Desporto e Cultura, José Manuel Carvalho.
Recorde-se que, tal como sublinhou o responsável municipal na sua intervenção nesta cerimónia, os objectivos deste concurso de Poesia Popular, que teve 12 participantes, “ foi incentivar a criatividade, preservar as tradições populares, promover o interesse pela poesia, e ao mesmo tempo, estimular hábitos de leitura “, sendo que, o grande vencedor do André Maria Moreira, com o poema “ O futuro é agora “, seguindo-se no segundo lugar Manuel de Macedo Tavares com o poema “ Eterno Berço “, ficando Paulo Semide como terceiro classificado, com o poema “A verdade da Mulher é o Olhar “, recebendo como prémios Vales FNAC no valor de 100, 50 e 25 euros.
A autarquia espera voltar a realizar novo concurso, procurando estimular o interesse para a poesia a todas as pessoas residentes, naturais ou que trabalhem no Concelho de Castelo de Paiva.


Carlos Oliveira

Águeda Drive-in está de regresso nos dias 23, 24 e 25 de julho

Estão agendados dois espetáculos de stand up comedy e a exibição de um filme neste evento que vai decorrer no parque de estacionamento do Mercado Municipal de Águeda.

Pelo segundo ano consecutivo, a Câmara Municipal de Águeda aposta na realização do Águeda Drive-in, no recinto do estacionamento do Mercado Municipal, com os espetáculos agendados para os dias 23, 24 e 25 de julho.

Se inicialmente, este evento surgiu como modelo alternativo ao festival AgitÁgueda, tendo em conta a situação pandémica que continuamos a viver, a iniciativa conquistou o seu espaço e regressa este ano com a exibição de um filme e dois espetáculos de comédia.

“Águeda volta a arrojar e a demonstrar a sua capacidade de se reinventar e, tal como no ano passado, em que a pandemia condicionou a realização de grandes festivais, este ano decidimos manter este formato que tanto agradou aos aguedenses”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, apelando a que sejam respeitadas as orientações e regras definidas pela Direção-Geral de Saúde para a concretização deste evento.

Numa altura em que “a cultura e tantas outras atividades vivem dificuldades, precisamos continuar e apostar na realização de eventos, assegurando sempre o cumprimento das regras sanitárias em vigor”, frisou ainda.

O evento, de acesso gratuito, acontece nos dias 23, 24 e 25 de julho, continuando a ser dirigido a todos os tipos de público, contribuindo para dinamizar as atividades culturais.

No primeiro dia (23 de julho), será exibido o filme “Doctor Strange”, de 2016, baseado no herói da Marvel com o mesmo nome, que conta com Benedict Cumberbatch, Chiwetel Ejiofor e Rachel McAdams nos principais papéis.

Para sábado, dia 24 de julho, está previsto o primeiro Comedy Show, com Rui Xará, Carlos Vidal, Gilmário Vemba; enquanto que no domingo, dia 25, acontecerá o segundo com Pedro Neves, Miguel 7 Estacas, Quim Roscas e Zeca Estacionâncio.

 

Tal como no ano passado, o local escolhido para os três dias do evento é o recinto do parque de estacionamento do Mercado Municipal, que tem capacidade para acolher cerca de 400 veículos. Só são permitidas viaturas até cinco lugares, devendo ser respeitada a lotação máxima permitida por lei para cada veículo.

A configuração do recinto está a ser preparada de forma a proporcionar uma total visibilidade dos espetáculos, recorrendo à montagem de dois ecrãs led, um no palco e outro a meio do recinto.

O som dos espetáculos será ouvido através do autorrádio de cada viatura numa frequência específica que será indicada aquando do check-in, que deverá ser feito uma hora antes do início de cada espetáculo.

Os espetadores devem obedecer a várias regras, consideradas importantes para o bom funcionamento de cada espetáculo: devem permanecer com o motor desligado assim que estiver concluído o estacionamento no local indicado pela organização; só será possível a saída do interior dos veículos para utilização da casa de banho, uma pessoa de cada vez e seguindo sempre as indicações dos assistentes do recinto; é aconselhado o uso de máscara.

O formulário para inscrição em cada um dos dias do evento está disponível em https://www.cm-agueda.pt/visite/agueda-drive-in.

Covilhã | “PINTOR SOLITÁRIO” EXPÕE NA GALERIA ANTÓNIO LOPES

A Câmara Municipal da Covilhã tem patente, na Galeria António Lopes, a exposição de pintura “Pandemi[ARTE] em tempos de confinamento”, de José Duarte Saraiva.

“O pintor solitário de Manteigas”, assim apelidado pelo escritor Manuel da Silva Ramos, no prefácio da folha de sala que acompanha a exposição, é “um pintor da arte bruta. Duro, radical, exaustivo. Todos estes quadros feitos durante a pandemia mostram-nos um poderoso exacerbamento pictural e uma obsessiva exaltação da luz”.
José Duarte Saraiva nasceu, a 28 de outubro de 1945, em Manteigas, onde passou a infância e a juventude, tendo regressado à casa do Chafariz, sua residência atual, em 2004, depois de 36 anos a viver e a trabalhar em Lisboa. Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa, publicou 7 livros de poesia e prosa (diarística e de colaboração no “Notícias de Manteigas”) e, a partir de 1985, dedicou-se à pintura, como autodidata, tendo participado em inúmeras exposições individuais e coletivas. Nos últimos anos, não realizou exposições e quase não tem pintado, não havendo qualquer razão particular para esse abandono e desinteresse pela aventura artística, que lamenta sinceramente. Não desistiu ainda da retoma do desígnio neste domínio (pintura), aguardando um vento propício que o impulsione e mantendo o cavalete, as telas, os pincéis e as tintas a jeito para oportuna e súbita mobilização, que agora acontece em tempos de pandemia!

A exposição estará patente ao público até ao dia 29 de agosto de 2021, na Galeria António Lopes [Casa dos Magistrados, Rua Portas do Sol] podendo ser visitada de terça a domingo, entre as 10h00 e as 18h00, respeitando as normas de segurança da Direção Geral de Saúde para os espaços culturais.

Entrada gratuita.

Águeda | Loja de Cidadão de Nova Geração

 Novo modelo vai ser aplicado como piloto a nível nacional, numa parceria entre os serviços camarários e a Agência para a Modernização Administrativa (AMA).

Águeda vai ser piloto a nível nacional para a implementação de um novo conceito de Lojas de Cidadão de Nova Geração, fruto de um trabalho intenso e parceria estreita entre os serviços camarários e a AMA, com o acordo da ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão.

“A Câmara de Águeda tem sido pioneira em muitas áreas da modernização administrativa e, mais uma vez, estamos na vanguarda em termos nacionais, servindo de modelo para ser replicado em outros Municípios do País”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda, salientando que a escolha de Águeda é sinal claro do “exemplo, da inovação constante e repercussão das boas práticas que implementamos na gestão administrativa”.

Com base no protocolo, aprovado em reunião de Câmara e que vai agora ser assinado pelas partes, esta Loja de Cidadão de Nova Geração funcionará com recursos humanos do Município, onde serão prestados serviços da Administração Central e da própria Câmara, permitindo a reformulação, em simultâneo, da atividade realizada no Gabinete de Atendimento ao Munícipe (GAM).

Isto porque a reestruturação da Loja de Cidadão existente (que abriu em setembro de 2009) vai implicar o aumento dos serviços centrais disponibilizados, com a correspondente e necessária maior afetação de recursos humanos, pelo que o espaço dedicado ao funcionamento da Loja será também maior. Deste modo, a atividade realizada no GAM será integrada no mesmo espaço da Loja do Cidadão, fazendo com que o cidadão tenha aceso, num mesmo espaço físico, a uma rede alargada de serviços da Administração Pública, tanto nacional como municipal.

“É este conceito inovador, amplo e integrador de serviços que vai ser testado em Águeda”, frisou Jorge Almeida, convicto de que, “mais uma vez, o Município demonstra a sua capacidade de empreender e estar na linha da frente da modernização administrativa”, lembrando, a título de exemplo, o sucesso do processo de desmaterialização do papel e da Plataforma de Atendimento, pioneira no país para agilizar os processos de tramitação de operações urbanísticas.

No âmbito desta parceria “estreita e colaborativa” entre a Câmara de Águeda e a AMA, e que é implementada no âmbito do processo de descentralização das Lojas do Cidadão, vão ser testadas em Águeda soluções de atendimento, mediado (ou seja, com a mediação de um funcionário), presencial e de cariz reservado, podendo estabelecer-se espaços físicos diferenciados entre cada serviço.

A AMA fará a articulação entre os parceiros da Administração Pública, cujos serviços estarão disponibilizados na Loja, proporcionando a necessária formação aos funcionários que ficarão afetos a estes serviços. Será feita ainda pela AMA a implementação do sistema de gestão de filas de espera e monitorização de atendimento em harmonia com a restante rede de Lojas de Cidadão.

Importa salientar que os custos de implementação deste novo conceito e as obras necessárias para colocar em funcionamento a estrutura serão integralmente suportados pela AMA, cabendo à Câmara Municipal a disponibilização do espaço e a afetação dos recursos humanos necessários.

Livros | Entre a Lua, o Caos e o Silêncio: a Flor, a mais completa antologia de poesia angolana é recomendada pelo Plano Nacional de Leitura


Entre a Lua, o Caos e o Silêncio: a Flor, a grande Antologia da Poesia Angolana editada pela Guerra e Paz Editores com o apoio da empresa dstgroup é uma das mais recentes obras a constarem na lista de recomendações do Plano Nacional de Leitura, leal conselheiro que promove a nobreza do livro junto de professores, alunos e leitores adultos.


A obra, que resulta de um trabalho de recolha exaustivo e rigoroso, assinado pela professora Irene Guerra Marques e pelo poeta Carlos Ferreira, é uma viagem encantatória por um património riquíssimo de vários séculos da história da literatura angolana.

 

A mais completa das antologias de poesia angolana já publicadas, oferece um retrato sistemático, plural e riquíssimo do admirável património literário angolano aos leitores de língua portuguesa em todo o mundo.

 

Esta é uma das dez obras da Guerra e Paz que receberam o selo LER+ neste primeiro trimestre de 2021. São já 77 os livros da editora que mereceram esta prestigiante recomendação de leitura.

Luís Filipe Vieira suspende funções como presidente do Benfica

O empresário Luís Filipe Vieira comunicou hoje a suspensão "com efeitos imediatos" do exercício de funções como presidente do Benfica, no âmbito da operação 'Cartão Vermelho'.

"O Benfica está primeiro, perante os eventos dos últimos dias, no âmbito da operação 'Cartão vermelho', em que sou diretamente visado, e enquanto o inquérito em curso puder constituir um fator de perturbação, suspendo, com efeitos imediatos, o exercício das minhas funções como presidente do Sport Lisboa e Benfica, bem como de todas as participadas do clube", comunicou o advogado de Luís Filipe Vieira, à porta do Tribunal Central de Instrução Criminal.

O empresário e presidente do Benfica Luís Filipe Vieira, de 72 anos, foi um dos quatro detidos na quarta-feira numa investigação que envolve negócios e financiamentos superiores a 100 milhões de euros, com prejuízos para o Estado e algumas sociedades.

Lusa

Madre Paulina, a primeira Santa brasileira


Canonizada no dia 19 de maio de 2002, o Brasil, depois de 500 anos de História, viu sua primeira Santa ser elevada à honra dos altares. Sua festividade é celebrada pela Santa Igreja no dia 9 de julho.

Helvécio Alves

Aencantadora cidade de Nova Trento (SC) não cessa de receber visitantes dos quatro cantos do Brasil. Caravanas afluem com frequência. Todos desejam conhecer a admirável vida de Santa Paulina, canonizada por João Paulo II, tendo sido beatificada pelo mesmo Pontífice, quando de sua visita ao Brasil, em outubro de 1991.

A referida cidade, de imigração italiana, a 100 quilômetros de Florianópolis, nestes dias vive repleta de peregrinos. Devotos percorrem os lugares onde a Bem-aventurada viveu. Muitos procuram pessoas que a conheceram e possam dar testemunho das virtudes que ela praticou em grau heróico; fiéis andam à busca de relíquias, rezam, agradecem e pedem graças à nova intercessora que todos temos agora junto a Deus, especialmente os brasileiros. Santa Paulina! Rogai por nós!

Um pouco de biografia

Vígolo Vattaro (Trento, Itália), cidade natal de Amábile Visintainer.

Amábile Lúcia Visintainer, segunda filha (dentre 14 irmãos) de Antonio Napoleone Visintainer e de Anna Pianezzer, nasceu em Vígolo Vittaro (Itália), em 16 de dezembro de 1865. Os Visintainer imigraram para o Brasil quando Amábile tinha apenas 9 anos. Cresceu no bucólico povoado — que recebeu o mesmo nome de sua terra natal — de Vígolo, em Nova Trento (SC). Aos 12, quando fez a primeira comunhão, iniciou sua obra de caridade: ensinava o catecismo às crianças da aldeia, visitava os enfermos, cuidava da limpeza da capela. Aos 25 anos, com permissão dos pais, deixou sua casa para dar início — auxiliada por uma amiga, Virgínia Rosa Nicolodi — à obra hoje conhecida no Brasil inteiro e em muitos países: a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, fundada pela santa madre no dia 12 de julho de 1890.

Desde a fundação, ela fora escolhida para ser a superiora, mas só em 1895 as jovens que se formaram em torno de Amábile receberam a aprovação do Bispo de Curitiba, Dom José de Camargo Barros.

Assim, fizeram os votos religiosos, e a jovem fundadora recebeu o nome de Irmã Paulina do Coração Agonizante de Jesus.

Terrível provação

Depois da fundação de sua obra em Vígolo e Nova Trento (SC), a Serva de Deus transferiu-se em 1903 para São Paulo, na colina do Ipiranga, onde iniciou a Obra da Sagrada Família, que cuidava de idosos e ex-escravos, os quais, com a abolição da escravatura em 1888, ficavam perambulando pelas ruas.

Em fevereiro de 1903, ela foi eleita Superiora Geral “ad vitam” (para toda a vida), mas seu governo durou apenas seis anos. Sua obra ia crescendo extraordinariamente, novas vocações surgiam, novas casas eram fundadas. Mas, a partir de 1909, Madre Paulina começou a ser perseguida e humilhada cruelmente. Pessoas estranhas, apoiadas por algumas religiosas, passaram a transmitir más informações ao então Arcebispo de São Paulo, D. Duarte Leopoldo e Silva. Devido a isto, o Prelado a demitiu das funções de superiora e proibiu-a de, no futuro, exercer qualquer cargo de mando na própria Congregação que ela havia fundado. Com heróico espírito de humildade, resignação e amor à obediência, ela nunca se revoltou contra essa injusta punição aplicada pela autoridade eclesiástica.

Tal vida santa, tal morte

Casa onde nasceu Madre Paulina

De 1909 a 1918 viveu na Casa-Asilo de idosos, fundada por ela em Bragança Paulista (SP). Foram nove anos de uma pungente Via Crucis, na qual a Divina Providência ia acrisolando suas virtudes, purificando ainda mais sua bela alma no caminho do sofrimento. Perseguida e humilhada, não desanimou em seu apostolado, tudo aceitou por amor de Deus, por sua obra e pela santificação de suas filhas espirituais.

Madre Paulina, em 1918, foi chamada de volta à Casa Geral no bairro do Ipiranga, em São Paulo, com pleno reconhecimento de suas virtudes, para servir de exemplo às mais jovens da Congregação, das quais não era mais a Superiora, mas era venerada como fundadora. Foi um modelo de vida de piedade, de amor ao sacrifício e de constante assistência às Irmãs enfermas.

Em 1938 começa a padecer dores atrozes devido a uma diabete. Sofreu progressivas amputações, tendo, aos poucos, ficado cega. Morreu piedosamente aos 76 anos e seis meses, em 9 de julho de 1942, sendo suas últimas palavras as de sua habitual jaculatória: “Seja feita a vontade de Deus”.

A postuladora da causa

Tanto a beatificação como a canonização se devem, em muito considerável medida, aos esforços da Irmã Célia Cadorin, postuladora da causa, instaurada 23 anos após a morte de Madre Paulina, em 3-9-65.

Irmã Célia, que também levou a bom termo o processo de beatificação de Frei Antônio de Sant’Ana Galvão, é religiosa da Congregação fundada pela nova Santa, que teve o privilégio de conhecer pessoalmente quando tinha 13 anos.

Em entrevista exclusiva à revista Catolicismo, a Irmã Célia narrou interessantes episódios alusivos à beatificação de Frei Galvão (Vide Catolicismo, setembro/1998).

O processo de canonização

Réplica da choupana onde se iniciou a obra de Madre Paulina, em Vígolo, Nova Trento (SC)

Antes de uma pessoa ser declarada santa, há um rigoroso processo em que se estuda minuciosamente toda sua vida, para certificar-se, sem qualquer sombra de dúvida — o que pode demorar décadas ou mais —, que ela tenha praticado em grau heróico as virtudes teologais (Fé, Esperança e Caridade) e as virtudes cardeais (Prudência, Justiça, Fortaleza e Temperança).

Há também necessidade da comprovação inequívoca de dois milagres operados por intercessão do novo santo. No caso de Madre Paulina, houve duas curas atribuídas a ela: a da Sra. Eluíza Rosa de Souza, em 1966, e a de uma menina acreana, Iza Bruna Vieira de Souza, em 1992. (Vide quadro abaixo).

A Santa Sé reconheceu que houve intercessão da Madre Paulina nessas duas curas, após ter submetido a comprovação a uma junta médica que implacavelmente examinou os casos cientificamente; após aprovação, seguiu o tema para análise de teólogos; depois a cardeais e bispos, para que também eles fizessem a análise. Finalmente — ficando evidenciado que as curas eram duradouras e completas — o processo seguiu para a apreciação do Papa, que lerá a bula de canonização no dia 19 deste mês de maio, em Roma.

Casa Geral da Congregação fundada por Madre Paulina no bairro do Ipiranga, em São Paulo

Terminado o longo processo de 37 anos, Madre Paulina foi reconhecida como santa, suas virtudes foram proclamadas pelo mundo inteiro. Ela pode ser, então, cultuada pelos católicos dos cinco continentes, e todas as igrejas católicas poderão entronizar suas imagens nos altares.

Santa Paulina! Rogai por nós! E intercedei junto a Deus pelo Brasil — sua pátria adotiva — nesta situação caótica em que se encontra o nosso País, com sua população majoritariamente católica, da qual, infelizmente, muitos não praticam as virtudes ensinadas pela Santa Igreja.

____________

Fonte: Revista Catolicismo, maio/2021

Fontes de referência:

http://www.fides.org
http://www.prodau.com.br/madre/
http://www.ciic.org.br/fundadora/

OS DOIS MILAGRES COMPROVADOS

  • Eluíza Rosa de Souza: Foi curada em 1966, sofrendo perda intra-uterina do feto no sétimo mês de gravidez, tendo na ocasião sofrido hemorragias. Desenganada pelos médicos, rezou pedindo a intervenção da Madre Paulina e sobreviveu. Obteve a cura instantânea e completa, estando internada no Hospital Maternidade São Camilo, de Imbituba (SC). Depois desse fato surpreendente, teve quatro filhos.
  • Iza Bruna Vieira de Souza: Esta menina nasceu em junho de 1992, em Rio Branco (Acre), com um tumor cerebral do tamanho de uma maçã (hidrocefalia). Antes da operação para retirada do tumor, a mãe de Iza, Da. Mabel, colocou na mãozinha da filha uma foto de Madre Paulina. Após a cirurgia, teve convulsões cerebrais, tendo os médicos declarado que, se ela sobrevivesse, ficaria tetraplégica, cega, surda e muda. A avó da menina, Da. Zaira de Oliveira, disse confiante que estava rezando e pedindo a Madre Paulina que miraculasse sua neta. Batizaram a menina e, 20 minutos depois, ela melhorou repentinamente, alcançando a cura completa. A doença jamais voltou a se manifestar, nem deixou sequelas. Hoje goza de plena saúde.
ABIM

Egas Moniz inspira menus dos restaurantes estarrejenses

 Egas Moniz inspira menus dos restaurantes estarrejenses

De 9 a 14 de julho, a vida e a obra de Egas Moniz serão protagonistas do programa “(Re)Descobrir Egas Moniz”, com diversas atividades inspiradas no neurocientista, com o objetivo de enaltecer o legado deixado por ele.

Em cada prato, uma memória deste homem singular

Durante três dias, as ementas de Egas Moniz vão estar entregues a 7 restaurantes do concelho, onde a criatividade aliada às preferências do neurocientista, transformam-se em ingredientes perfeitos para uma experiência única.

As ementas criadas pelo Chefe Ivo Loureiro, com base na pesquisa dos gostos gastronómicos do Prémio Nobel, deram lugar a uma ação de capacitação dos agentes económicos, num workshop orientado pelo Chefe Marco Valente e dirigido aos restaurantes locais aderentes, que nestes dias apresentam as suas Ementas de Egas Moniz.

Desafia-se, assim, todos os amantes de gastronomia a degustarem aveludados e empadas de aves, filetes de linguado, vitela ou peru lardeados. E, para finalizar, a saborearem desde os tradicionais doces de colher à fruta acompanhada de Kirsch e canela.

Veio por fim a sobremesa. Colhetes de marmelada ainda fresca do ano, que foi saboreada com louvores, e maçãs reinetas a que nós, os pequenos, logo deitamos a mão. ("A Nossa Casa", Egas Moniz). Inspirados na obra de Egas Moniz, a companhia de teatro “Kopinxas”, em colaboração com o Teatro do Desassossego, farão uma leitura encenada de apontamentos literários, “Aromas e Sabores Encenados”, no decorrer das refeições.

Ao som da guitarra portuguesa e da viola, vamos ouvir os “Fados” da vida de Egas Moniz

Com interpretação de Leandro Ribeiro, Clara Oliveira e Liliana Elsig, da Sol d’Alma - Associação de teatro, a Casa Museu promove as “Confidências de ACAFEM”, visitas encenadas, já esgotadas, a partir de uma carta anónima, relatando confidências de um tal de ACAFEM (António Caetano de Abreu Freire Egas Moniz). Decorrem nos dias 9, 10, 11 e 14.

Na noite de sábado, dia 10, às 21h30, há um espetáculo musical para se ouvir os “Fados” que cruzaram o destino e a vida de Egas Moniz. "Fado Cruzado" propõe um encontro de sons portugueses. Fados irmãos que o tempo afastou e que aqui se juntam como se dois destinos se cruzassem, para nunca mais serem os mesmos. Lisboa, Coimbra - Portugal. Na Casa do Marinheiro, com uma ambiência criada especificamente para o momento, homenageia-se a magia do fado e a saudade prolongada vividas em Coimbra e que acompanharam o neurocientista pela sua vida fora através da voz de Carolina Pessoa (Fado de Coimbra) e de João Farinha (Fado de Lisboa) acompanhados por Luís Barroso e Ricardo Siva, na guitarra portuguesa, e Luís Carlos Santos, na viola.

No âmbito da comemoração do 53.º aniversário da Casa Museu, Maria de Lurdes de Breu, apresenta a reedição do livro “Egas Moniz – Perfil Político”, da autoria de António Macieira Coelho, sobrinho neto do prémio Nobel. No dia 14, às 18h, vamos refletir sobre a faceta política de Egas Moniz.

Este projeto surge no âmbito da candidatura “(Re)Vive & Fica”, um projeto de Programação Cultural em Rede em parceria com a SEMA – Associação Empresarial e com os Municípios de Albergaria-a-Velha, Estarreja, Murtosa, Sever do Vouga e Ovar. Alicerçado no património imaterial destes 5 territórios, onde a obra literária de autores locais se apresenta como o fio condutor. Em Estarreja vamos “(Re)Descobrir Egas Moniz”, o nosso Prémio Nobel, através do fado, de apontamentos literários e da gastronomia, envolvendo agentes culturais e económicos locais.

 

Conheça as ementas pormenorizadas dos sete restaurantes aderentes:

Restaurante BARRACÃO

Creme de cebola e peru, aromatizado com manjericão

Nispo de vitela, arroz de forno e batata no forno

Pudim de laranja

 

Participação:

Dia 9 de julho – jantar

Dia 10 de julho – almoço e jantar

 

Restaurante ENTRE TAPAS

Aveludado de peru, azeite e abóbora

Nispo de vitela, arroz de forno e batata no forno

Pudim de laranja

               

Participação:

Dia 9 de julho – jantar

Dia 10 de julho – almoço e jantar

 

Restaurante HUILA

Aveludado de peru, azeite e abóbora

Nispo de vitela, arroz de forno e batata no forno

Pudim de laranja

 

Participação:

Dia 9 de julho – jantar

Dia 10 de julho – almoço e jantar

Dia 11 de julho – almoço

 

Restaurante MERCADO

Creme de cebola e peru, aromatizado com manjericão

Nispo de vitela, arroz de forno e batata no forno ou Filetes de cherne, arroz de tomate coração de boi

Pudim de laranja ou Ananás com kirsch e canela

               

Participação:

Dia 9 de julho – jantar

Dia 10 de julho – almoço e jantar

 

Restaurante O PORTAL

Aveludado de peru, azeite e abóbora

Nispo de vitela, arroz de forno e batata no forno

Pudim de laranja

               

Participação:

Dia 9 de julho – jantar

Dia 10 de julho – almoço e jantar

Dia 11 de julho – almoço

 

Restaurante XIXAS

Aveludado de peru, azeite e abóbora

Nispo de vitela, arroz de forno e batata no forno

Pudim de laranja

               

Participação:

Dia 11 de julho – almoço e jantar

 

Restaurante TROPICAL

Aveludado de peru, azeite e abóbora

Nispo de vitela, arroz de forno e batata no forno

Pudim de laranja

ou

Creme de cebola e peru, aromatizado com manjericão

Filetes de linguado, arroz de tomate coração de boi

Ananás com kirsch e canela

 

Participação:

Dia 9 de julho –jantar

 

[Ementa de Egas Moniz: valor unitário 15€, bebidas não incluídas]

 

Sismo de 2,9 na escala de Richter sentido em Benavente

Um sismo de magnitude 2,9 na escala de Richter foi hoje de madrugada sentido próximo de Benavente, no distrito de Santarém, sem causar danos pessoais ou materiais, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Em comunicado, o IPMA adianta que o sismo, com epicentro a 20 quilómetros a sul-sudeste de Benavente, foi registado às 03:45 de hoje nas estações da Rede Sísmica do Continente.

Este abalo não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III (escala de Mercalli modificada) no concelho de Benavente.

Na quinta-feira à noite, foi também registado na Rede Sísmica do Continente um sismo em Alcobaça, no distrito de Leiria, não tendo provocado danos pessoais ou materiais.

De acordo com o IPMA, o abalo foi registado pelas 23:59 nas estações da Rede Sísmica do Continente e o seu epicentro localizou-se próximo de Alcobaça.

O sismo foi sentido com intensidade máxima III (escala de Mercalli modificada).

Os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequeno (2,0-2,9), pequeno (3,0-3,9), ligeiro (4,0-4,9), moderado (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grande (7,0-7,9), importante (8,0-8,9), excecional (9,0-9,9) e extremo (superior a 10).

A intensidade máxima II da escala de Mercalli modificada significa que o abalo foi "sentido pelas pessoas em repouso nos andares elevados de edifícios"

Lusa

Imagem: RTP

Incêndio em armazém da Citroën na zona industrial de Vila Real

Um incêndio deflagrou hoje no armazém da Citroën na zona industrial de Vila Real, segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro, adiantando que dois bombeiros tiveram de ser assistidos por inalação de fumos.

O alerta para o incêndio no armazém que alberga as oficinas da Citroën em Constantim, na zona industrial de Vila Real, foi dado às 04:28, segundo a fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viseu.

O fogo já está dominado. Dois bombeiros tiveram de ser transportados ao Hospital de Vila Real devido a inalação de fumos", disse.

A mesma fonte adiantou que o incêndio atingiu apenas as oficinas da Citroën, mas não o 'stand' de automóveis, desconhecendo-se para já as causa do fogo.

Às 06:50 estavam no local 35 operacionais, com o apoio de 12 veículos.

Lusa