sexta-feira, 26 de junho de 2020

Évora | Câmara Municipal assinala Dia da Cidade com homenagem aos profissionais que estão na luta contra a pandemia


A Câmara Municipal de Évora assinala este ano o Dia da Cidade de forma diferente do que é habitual, através da realização de uma sessão comemorativa restrita, que acontece na próxima segunda-feira 29 de Junho, dia de São Pedro e feriado municipal. A sessão tem lugar na Praça de Sertório, no exterior do Edifício dos Paços do Concelho, às 10h00.

Nesta sessão serão simbolicamente homenageados todos os profissionais das diversas áreas, que estiveram e estão na linha da frente no combate a esta doença e na garantia dos serviços essenciais.

A sessão será transmitida em direto através da página de Facebook Évora Noticias, bem como na rádio Diana FM, que pode ser sintonizada na frequência 94.1.

VISEU, domingo | Apresentação dos novos rodízios do Moinho da Tia Micas Moleira, em Vildemoinhos

Projeto financiado pela linha “Revitalizar”, do VISEU CULTURA, mantém viva a arte de confeção da Broa Trambela.
VISEU, World News: MOINHO DA TIA MICAS EM VILDEMOINHOS
O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, António Almeida Henriques, e o Vereador da Cultura e Património, Jorge Sobrado, visitam e participam este domingo, dia 28 de junho, pelas 17 horas, da apresentação dos novos rodízios do antigo Moinho da Tia Micas Moleira, na localidade de Vildemoinhos.
O projeto, intitulado “Um Moinho em Terra de Moinhos”, é dinamizado por Firmino Toipa e conta com o selo do programa municipal VISEU CULTURA 2020/2021, no âmbito da linha “Revitalizar”, sendo financiado por este em 9 mil euros.
Localizado junto ao Rio Pavia, no coração de Vildemoinhos, o Moinho da Tia Micas Moleira constitui o legado de três gerações da família de Firmino Toipa que, em 1998, decidiu recuperar e reabrir este ecomuseu de tradição e lavoura à comunidade, homenageando todos os moleiros e padeiras da sua terra, que durante anos – e até aos dias de hoje -, mantêm vivo um dos ícones gastronómicos de Viseu: a Broa Trambela.
Com o passar dos anos, os rodízios de madeira – a força motriz que dá “vida” ao moinho e faz trabalhar a mó – sofreram um desgaste significativo, sendo agora substituídos por dois novos, que permitirão dar continuidade a este projeto de valorização da cultura popular e tradicional de Vildemoinhos.
moinho tia micas moleira - YouTube
O projeto “Um Moinho em Terra de Moinhos”, para além da sua componente mais técnica, assente na requalificação destas peças indispensáveis ao funcionamento do moinho, pretende também consolidar a sua vertente pedagógica, didática e artística, reforçando os laços de cooperação com a Quinta da Cruz – Centro de Arte Contemporânea, com as Escolas, as Associações, mas também com os viseenses, visitantes e turistas, proporcionando uma experiência ainda mais completa e imersiva ao espaço, que guarda importantes artefactos desta arte trambela.
O objetivo passa por valorizar os objetos, as histórias, os ciclos e técnicas associados ao moinho e à confeção da broa, apostando em novas formas de comunicação, interação e partilha com a comunidade, quer através de visitas regulares como ações educativas ou outras iniciativas em dias temáticos.
Integram também a equipa técnica e artística deste projeto o marceneiro José Machado e a designer viseense Raquel Balsa.

Câmara de Águeda investe mais de 815 mil euros na melhoria dos relvados dos clubes do concelho

A Câmara Municipal de Águeda, no âmbito da sua aposta estratégica em criar as melhores condições para a prática do desporto em todo o concelho, sobretudo para as camadas mais jovens da população, investiu um total de 815.794,93 euros nos últimos cinco anos na requalificação ou substituição de relvados. O mais recente, e que representa o fim de um ciclo de investimento nesta área, está a decorrer no Sporting Clube Fermentelos. 

Este ciclo de cinco anos de investimento concretizou-se na substituição ou requalificação de cinco relvados, através de apoio atribuído a clubes do concelho. Em 2015, foi feita a substituição do relvado sintético da União Desportiva Mourisquense, num investimento de cerca de 129 mil euros. Seguiu-se a Associação Desportiva Valonguense, que requalificou do relvado natural, em 2017, tendo sido investido pela Autarquia cerca de 148,5 mil euros nesta intervenção. 
Em 2018, a Câmara de Águeda prestou um apoio de cerca de 248,4 mil euros ao Recreio Desportivo de Águeda, para colocação de um novo relvado sintético no campo pelado no exterior do complexo do Estádio Municipal de Águeda. Já em 2019, a Liga dos Amigos de Aguada de Cima requalificaram o relvado sintético, tendo a Câmara de Águeda investido 145 mil euros. 

A mais recente intervenção, que representa um investimento da Autarquia de 145 mil euros, está a decorrer em Fermentelos, com a substituição do relvado sintético do Sporting Clube Fermentelos, um processo que deverá estar concluído a 24 de julho próximo. 

“Este ciclo de investimentos enquadra-se na estratégia da carta desportiva do concelho e integra o Programa de Requalificação dos relvados naturais e sintéticos para a prática de futebol, com o intuito de criar as melhores condições para a prática da modalidade, bem como para a formação dos nossos jovens”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda e Vereador responsável pelo Desporto, satisfeito com o resultado alcançado e o trabalho realizado pelos clubes na promoção do desporto, em especial na formação dos jovens.

Autarca de Castelo de Paiva evidencia satisfação com a retirada de amianto das escolas do concelho


O presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, Gonçalo Rocha, evidenciou ontem, natural satisfação com o anúncio feito pelo Governo, relativo à retirada de amianto de 578 estabelecimentos de ensino de todo o país, um plano que contempla também o concelho paivense, com a intervenção prevista em sete equipamentos escolares.
"Aplaudo e congratulo-me com esta decisão governativa, na medida em que era uma reivindicação antiga também existente neste município, uma grande preocupação de saúde pública, e que motivava protestos da nossa comunidade escolar, existindo situações ligadas a escolas da rede pública da educação pré-escolar e do ensino básico ", começou por referir o autarca de Castelo de Paiva, evidenciando contentamento, da lista agora anunciada, contemplar equipamentos escolares do concelho, como a EB 1 de Casal da Renda, Eb 1 de Pereire, EB 1 da Póvoa, EB 1 da Raiva, EB 1 de Serradelo, EB 2.3 de Sobrado e Jardim de Infância da Ladroeira.
 A propósito desta matéria, o autarca recordou que a utilização de fibras de amianto tem sido bastante contestada, e a sua aplicação foi proibida no quadro normativo nacional em 2005 e, até agora, os investimentos na requalificação e modernização de escolas permitiram proceder gradualmente à remoção de parte deste material, que ainda não foi totalmente eliminado dos estabelecimentos de ensino ".
 Com a expansão da escolaridade obrigatória nas décadas de 80 e 90 do século anterior, a construção acelerada de escolas levou ao recurso a projectos padrão e processos construtivos que integravam este tipo de material, elementos prefabricados com amianto na sua composição (designadamente placas de fibrocimento), que eram aplicadas geralmente em coberturas de salas, zonas de acolhimento e galilés.
Relativamente a esta matéria, o edil Gonçalo Rocha recordou também que " foi a partir de 2005, quando a utilização de fibras de amianto foi proibida no quadro normativo nacional, que os investimentos realizados nas obras de requalificação e modernização de escolas permitiram proceder, gradualmente, à remoção deste tipo de material, não tendo sido possível, contudo, até aos dias de hoje, eliminar totalmente, pelo que nos satisfaz bastante a posição agora assumida pelo Governo, aproveitando o encerramento dos estabelecimentos de ensino devido à pandemia de Covid-19 para avançar com as intervenções necessárias para a substituição ".
Por outro lado, é um facto que as escolas não são os únicos equipamentos do concelho que contêm amianto, lembrando o autarca que, ao nível da população local, estes materiais associados ao amianto, sempre tiveram uma utilização comum, que vai desde as condutas aos depósitos e tanques para armazenamento de água, passando por coberturas, revestimentos de tectos e paredes, chaminés e casas pré-fabricadas, daí a preocupação não estar orientada apenas para os equipamentos escolares, tendo em conta o comprovado risco das fibras de amianto e a sua relação entre a sua exposição e o desenvolvimento de doenças cancerígenas.

Carlos Oliveira


VISEU | Projeto CUBO MÁGICO de Viseu é apresentado esta segunda-feira

Programação visa a retoma económica local e de reanimação cultural e turística de Viseu
 Câmara de Viseu prepara 'Cubo Mágico' para animar cidade
O evento que irá reanimar a cidade de Viseu e a sua economia local este verão, intitulado “CUBO MÁGICO”, terá a sua primeira apresentação esta segunda-feira, dia 29 de junho, pelas 12 horas, nos jardins do Museu de História da Cidade (Rua Direita).
Irão participar na conferência de imprensa o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, António Almeida Henriques, e o Vereador da Cultura e Turismo, Jorge Sobrado, o Presidente do Turismo do Centro, Pedro Machado, o Presidente da Associação Comercial do Distrito de Viseu, Gualter Mirandez, o Vice-Presidente da AHRESP, Jorge Loureiro, o Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, e a Presidente da VISEU MARCA, Cristina Paula Gomes.
Nesta apresentação serão divulgados os objetivos e conceito do evento, que irá decorrer entre 21 de julho e 21 de setembro, assim como as linhas gerais de programação.
O CUBO MÁGICO  é uma iniciativa do Município de Viseu, contando com a VISEU MARCA, o Turismo do Centro, a AHRESP e a ACDV (Associação Comercial do Distrito de Viseu) como instituições parceiras.
São patrocinadores do evento o banco Santander, Altice, Sumol, Galp, Fidelidade, Nutriva, Lugrade, Ribeiro Santo, Super Bock, Litocar e Rede Expressos. A Mistolin é parceira de higiene e desinfeção dos espaços e equipamentos do CUBO MÁGICO.
O evento tem como Media Partners nacionais o Correio da Manhã e o jornal PÚBLICO. O Jornal do Centro é Media Partner local.

Marcelo Rebelo de Sousa prefacia livro, que reúne estratégias de 19 especialistas, para sair da crise gerada pela covid-19


Luís Ferreira Lopes, assessor para Empresas e Inovação do Presidente da República Portuguesa, reuniu um grupo de 19 empresários e especialistas em economia e gestão para discutir estratégias que lidem com a crise gerada pela pandemia em Portugal. Desse cruzamento de soluções, resultou Esperança e Reinvenção: Ideias para o Portugal do Futuro, um livro optimista que conta com palavras prévias de Marcelo Rebelo de Sousa. O livro é também a forma de os autores, num acto solidário, apoiarem, através da totalidade das receitas dos seus direitos, a Rede de Emergência Alimentar, inciativa promovida pelo Banco Alimentar contra a Fome.  O livro chega às livrarias no próximo dia 7 de Julho, com a chancela da Guerra e Paz, Editores.
«Reerguer a economia, tentar reduzir desigualdades sociais e contribuir para melhores políticas públicas e privadas, num país pelo qual vale a pena lutar.» Eis o desafio cívico que Luís Ferreira Lopes lançou a empresários, gestores e universitários perante a ameaça de uma crise causada pelo maior problema sanitário do último século.
Esperança e Reinvenção: Ideias para o Portugal do Futuro é o resultado desse exercício de responsabilidade social. Os autores deste livro arriscam, partilhando ideias para um país melhor, sem recurso a agendas ideológicas ou políticas.
De António Rios de Amorim a Daniel Bessa e João Duque, de Isabel Furtado a Cristina Fonseca e Fátima Carioca, de Pedro Rocha Vieira a Carlos Coelho e Nuno Fernandes Thomaz, alguns dos mais importantes empresários, gestores, economistas e académicos portugueses apontam caminhos e tendências, desenham cenários. A lista completa dos 19 autores e das empresas ou instituições a que estão ligados segue em anexo.
Contra a pandemia e a crise, este é um livro de soluções e de propostas concretas para reflectir, com base no pensamento estratégico e inovação, sobre o futuro da nossa economia, sociedade, ciência, gestão e tecnologia.
Este trabalho que mereceu a melhor atenção do Presidente da República: «Portugal merece que se não perca esta oportunidade para pensar estrutural, a prazo e com ambição.» Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de assinar as palavras prévias que servem de prefácio a este livro.
Um documento para encarar o futuro de Portugal com optimismo e reinventar modelos de negócio, de organização do trabalho, de liderança e gestão de pessoas. Soluções imprescindíveis para criarmos um país bem melhor.
Esperança e Reinvenção: Ideias para o Portugal do Futuro chega às livrarias de todo o país no próximo dia 7 de Julho, mas o livro pode ser encomendado desde já, através de pré-compra, no site oficial da  Guerra e Paz, Editores.
Um livro solidário: as receitas totais dos direitos de autor revertem para a Rede de Emergência Alimentar, iniciativa promovida pelo Banco Alimentar contra a Fome.
Esperança e Reinvenção: Ideias para o Portugal do Futuro
Coordenação: Luís Ferreira Lopes
Não-Ficção / Actualidade
200 páginas · 15x23· 15,00 €
Nas livrarias a 7 de Julho
Guerra e Paz, Editores



Marco de Canaveses: Bebé Diogo procura dador de medula

Diogo, de Marco de Canaveses, era um bebé como tantos outros. Estava a descobrir o mundo quando, com apenas oito meses de idade, foi diagnosticado com leucemia indiferenciada, uma doença rara em crianças com idade inferior a um ano. 

Tudo começou em pleno confinamento devido à pandemia da COVID-19. Com o adiamento das consultas presenciais e com o Diogo a ter febre à noite durante vários dias, os pais, Rui e Andreia, recorreram às urgências do Hospital Padre Américo, em Penafiel. “Passamos a noite inteira no hospital. Os médicos fizeram análises a tudo, deu negativo para a COVID-19, mas detetaram alguns indícios nas células”, explicou o pai Rui Cruz ao Jornal A VERDADE. 

No dia seguinte, os pais do pequeno Diogo foram chamados ao hospital, onde lhes foi dada a notícia. “Disseram-nos que era leucemia e o chão foi-nos tirado dos pés. Fomos encaminhados para o IPO, onde começaram logo os tratamentos para a doença”, sublinhou. 

Após a primeira semana com o tratamento standart para bebés com leucemia, os médicos decidiram trocar o tratamento. “Ao fim da primeira semana mudaram a quimioterapia porque não estava a ter bons resultados. Começaram a fazer tratamento para a leucemia mielóide e as células cancerígenas começaram a diminuir”, referiu. 

Apesar das “toneladas de medicação” e dos “vários fios ligados ao corpo”, o pequeno Diogo nunca perde o sorriso. “Não chora, está sempre sorridente e bem-disposto. É muito curioso e expressivo”, contou. 

Apesar do tratamento para a leucemia mielóide estar a surtir efeitos, o tipo de leucemia do pequeno Diogo é raro, sendo caracterizada como leucemia diferenciada. “É um tema bastante complexo, é uma doença muito rara, ainda para mais em crianças com menos de um ano de idade”, frisou. 

De acordo com os médicos do bebé, o mais seguro “é sempre o transplante de medula”, para assegurar que a doença não regressa. Foi então criado um site, com o nome “Doar para Salvar”, e uma página de Facebook, denominada “Bebé Diogo”, para ajudar a encontrar um dador de medula compatível. “Tu podes ser o herói dele. Ser dador é indolor, não tem contra-indicações e pode ajudar o bebé Diogo”, é referido no site. 

Está já a ser organizada uma recolha em Bragança, de onde a mãe do pequeno Diogo é natural, sendo que o objetivo é que esta se replique. “Temos uns amigos que nos estão a ajudar neste processo. Se houver um número de pessoas suficiente, conseguimos realizar uma recolha no concelho de Marco de Canaveses. Queremos encontrar um dador de medula compatível”, afirmou o pai. 

Saiba como pode ajudar o pequeno Diogo aqui.
Fonte: Jornal A Verdade
Acedam ao site http://www.adasca.pt/ 


Miguel Oliveira confirmado como piloto oficial da KTM em 2021

Patrões da KTM elogiam evolução de Miguel Oliveira e esperam ...
Piloto português teve duas temporadas na equipa satélite da construtora austríaca.
Através de comunicado, a KTM confirmou que Miguel Oliveira vai ser promovido à equipa principal da marca austríaca, após dois temporadas na Tech 3, equipa satélite.
O português já reagiu à promoção e agradece à KTM pela confiança depositada nele e que a escuderia confia no valor e na qualidade do piloto.
“Estou muito feliz pela oportunidade que a KTM me dá para os próximos dois anos. Sinto que confiam no meu valor enquanto piloto neste projeto. Desde o primeiro dia que dei o meu melhor pela moto e acredito no seu potencial para atingir bons resultados e é isso que quero entregar a este projeto no futuro próximo”, afirmou Miguel Oliveira.
Na nota publicada esta quinta-feira, a construtora revelou também que Brad Binder será o companheiro de equipa do piloto português.
Esta não é a primeira vez que os pilotos fazem parelha, tendo sido companheiros de equipa em 2015 na Red Bull KTM Ajo, em Moto 3, e em 2017 e 2018, na KTM oficial para a categoria em questão.
Em 2019, Miguel Oliveira, ao serviço da Tech3, terminou o Mundial de Pilotos de Moto GP na 17.ª posição com 33 pontos, com destaque para o oitavo lugar conquistado no Grande Prémio da Áustria.
Bancada.pt

PCP diz que Centeno como governador não assegura papel que Banco de Portugal deve ter

PCP diz que Centeno como governador não assegura papel que Banco ...
O PCP considerou hoje que a proposta de Mário Centeno para governador do Banco de Portugal não assegura o papel de "Banco Central Nacional" que a instituição deve ter, rejeitando alterações ao calendário do processo legislativo em curso.
O primeiro-ministro, António Costa, escreveu na quinta-feira ao presidente da Assembleia da República a comunicar a proposta do Governo para nomear o ex-ministro das Finanças Mário Centeno para o cargo de governador do Banco de Portugal.
Hoje, em declarações aos jornalistas no parlamento, o deputado do PCP Duarte Alves considerou que "mais do que a questão da pessoa A ou da pessoa B, é importante garantir que o Banco de Portugal não continua a ser uma mera sucursal do Banco Central Europeu e sujeito a todas as imposições do Tratado Orçamental, da União Bancária".
"Para nós, é importante sobretudo que o Banco de Portugal assuma esse papel de Banco Central Nacional. Esta nomeação proposta pelo Governo não assegura esse papel que consideramos que o Banco Portugal deve ter", criticou.
Questionado sobre qual será a posição do PCP quanto ao requerimento do CDS-PP para que a audição parlamentar de Mário Centeno, obrigatória antes de ser nomeado governador do Banco de Portugal, só decorra após o final do processo legislativo sobre as novas regras para o banco central, o deputado comunista apenas defendeu a celeridade do processo, sem adiantar o sentido de voto deste pedido dos centristas.
"Não há motivo nenhum para haver alterações dos calendários que estão definidos. Pelo menos, por enquanto, a nossa análise é essa", disse apenas.
Duarte Alves considerou que o projeto do PAN deve ser votado na data agendada, ou seja, "no dia 03 de julho".
Relativamente ao facto de o parlamento poder suspender por quatro semanas a apreciação na especialidade do projeto do PAN que altera os critérios de nomeação do governador do Banco de Portugal até chegar o parecer requerido ao Banco Central Europeu (BCE), o deputado comunista disse desconhecer "os termos desse pedido de adiamento".
"A nossa postura foi sempre - e continuará a ser - no sentido de garantir que não há expedientes dilatórios relativamente ao projeto do PAN. Deve ser votado nos termos em que está calendarizado e no nosso sentido não faz sentido estar a protelar esta discussão. devemos fazê-lo com a maior brevidade possível.
O deputado comunista recordou que o PCP votou "contra a audição do BCE" por esta ser uma matéria que "não deve estar sujeita àquilo que é a opinião do BCE", uma vez que foi o PS e o PSD que votaram a favor de se ouvir o BCE" e "não deve haver nenhum expediente dilatório para prolongar esta discussão".
"Nós consideramos que o processo legislativo da proposta do PAN decorreu todo de forma célere, nós contribuímos para que não houvesse expedientes para atrasar esse processo. Pensamos que não vai haver nenhum problema para que seja feita essa calendarização", respondeu.
Para os comunistas, "mais do que a incompatibilização face a ex-governantes, é importante garantir que o supervisor não é capturado pelo supervisionado".
Na semana passada, por iniciativa do deputado social-democrata Duarte Pacheco, foi solicitado ao BCE um parecer com caráter de urgência em relação ao teor do diploma do PAN.
No entanto, o Banco Central Europeu (BCE) transmitiu hoje à Assembleia da República que precisa de mais quatro semanas para emitir parecer sobre o diploma do PAN - um pedido que foi dirigido ao presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, que, por sua vez, o comunicou à Comissão de Orçamento e Finanças, onde o projeto de lei do PAN está a ser debatido na especialidade.
No documento, a que a agência Lusa teve acesso, "o BCE solicita respeitosamente à Assembleia da República Portuguesa a extensão do prazo por um período de quatro semanas suplementares" para a emissão do parecer que lhe foi pedido pelo parlamento português, com caráter de urgência.
Lusa

Câmara Municipal de Silves associa-se ao projeto “Dá-me um Abraço”


A Câmara Municipal de Silves junta-se à iniciativa das associações “8 Séculos de Língua Portuguesa” e “Estorias.pt”, para a criação de um projeto que pretende reunir o testemunho sobre a forma como os portugueses vivenciaram a pandemia Covid-19.

O objetivo é a edição de um livro, na primeira pessoa, sobre o tempo como viveram o confinamento e o desconfinamento. Esta antologia será tanto mais enriquecedora quanto mais diferenciada for a participação de pessoas: de diferentes idades, com situações diferentes, vivendo em locais diferentes e com diversas vivências.

A publicação do livro está prevista para outubro de 2020. Para participar no projeto basta fazer a sua inscrição, preenchendo o formulário. Depois poderá escrever o seu texto, conforme as normas definidas no Regulamento de Participação.

Para mais informações consulte: https://www.estorias.pt/projetos_livros

Marinha Grande | Assembleia Municipal reúne a 29 de junho

Marinha Grande: Museus em festa no próximo fim-de-semana
A Assembleia Municipal da Marinha Grande reúne em sessão ordinária no próximo dia próximo dia 29 de junho de 2019 (segunda-feira), pelas 20h30, no Auditório da Resinagem, sito na Praça Stephens.

A ordem do dia é a seguinte:

APRECIAÇÃO DO INVENTÁRIO DE TODOS OS BENS, DIREITOS E OBRIGAÇÕES PATRIMONIAIS E RESPETIVA AVALIAÇÃO, RELATIVO AO EXERCÍCIO ECONÓMICO DO ANO 2019, de acordo com o disposto na alínea l) do nº 2 do artigo 25º do Regime Jurídico das Autarquias Locais, aprovado em anexo pela Lei nº75/2013 de 12 de setembro, na redação atual;

APRECIAÇÃO DO RELATÓRIO DE GESTÃO E CONTAS DO EXERCÍCIO DE 2019 DA EMPRESA MUNICIPAL TUMG – TRANSPORTES URBANOS DA MARINHA GRANDE E.M. UNIPESSOAL, S.A., de acordo com o disposto na alínea b) do n.º 2 do art.º 25 do Regime Jurídico das Autarquias Locais, aprovado em anexo pela Lei nº75/2013 de 12 de setembro, na redação atual;

APRECIAÇÃO DO RELATÓRIO DE GESTÃO E CONTAS DO EXERCÍCIO DE 2019 DE ENTIDADES PARTICIPADAS PELO MUNICÍPIO DA MARINHA GRANDE: ADCL - Águas do Centro Litoral, S.A., VALORLIS, S.A., LUSITÂNIA GÁS, S.A., CENTIMFE E OPEN , de acordo com o disposto na alínea b) do n.º 2 do art.º 25 do Regime Jurídico das Autarquias Locais, aprovado em anexo pela Lei nº75/2013 de 12 de setembro, na redação atual;

APRECIAÇÃO E VOTAÇÃO DOS DOCUMENTOS DE PRESTAÇÃO DE CONTAS DO MUNICÍPIO DA MARINHA GRANDE AO EXERCÍCIO ECONÓMICO DE 2019, de acordo com o disposto na alínea l), do nº 2, do artigo 25º do Regime Jurídico das Autarquias Locais, aprovado em anexo pela Lei nº75/2013 de 12 de setembro, na redação atual;

APRECIAÇÃO E APROVAÇÃO DO PROJETO DE REGULAMENTO DE USO DO FOGO E DE LIMPEZA DE TERRENOS, de acordo com o disposto na alínea g) do n.º 1 do art.º 25.º, do Regime Jurídico das Autarquias Locais, aprovado em anexo pela Lei nº75/2013 de 12 de setembro, na redação atual;

APRECIAÇÃO DA INFORMAÇÃO RELATIVA AOS ATOS PRATICADOS PELO ÓRGÃO EXECUTIVO, ao abrigo do disposto no nº 2 do artigo 7º-B da Lei n.º 6/2020, de 10 de abril, na redação atual, republicada pela Lei n.º 12/2020, de 7 de maio que promove e garante a capacidade de resposta das autarquias locais no âmbito da pandemia da doença COVID -19;

APRECIAÇÃO DA ATIVIDADE MUNICIPAL E SITUAÇÃO FINANCEIRA, nos termos do disposto na alínea c), nº 2 do artigo 25º, do Regime Jurídico das Autarquias Locais, aprovado em anexo pela Lei nº75/2013 de 12 de setembro, na redação atual, conjugado com o nº 1 do artigo 7º-B artigo 7º-B da Lei n.º 6/2020, de 10 de abril, na redação atual, republicada pela Lei n.º 12/2020.

De acordo com o previsto no nº 2 do artigo 3º da Lei n.º 1-A/2020 de 19 de março sobre as medidas excecionais e temporárias de resposta à situação epidemiológica provocada pelo coronavírus SARS -CoV-2 e da doença COVID -19, a obrigatoriedade de realização pública das reuniões dos órgãos deliberativos e executivos, encontra-se suspensa até ao dia 30 de junho, pelo que não haverá o habitual período de “intervenção do público”, estando também vedada a sua presença.

A presente reunião vai ser objeto de gravação e transmissão em direto no canal do Youtube OA MGTV e disponibilizada também no portal do Município da Marinha Grande.

COMEÇOU A OBRA DE QUALIFICAÇÃO DA RUA JOÃO FRANCISCO CASAL


Aveiro: Rua João Francisco Casal com intervenção de fundo ...
Teve início esta semana a obra de qualificação da Rua João Francisco Casal, um novo investimento da Câmara Municipal de Aveiro de 421.350€, a cargo da empresa Rosas Construtores, S.A..
Tratando-se de um importante eixo de ligação entre a malha viária urbana, a antiga EN 109 e a AAE – Aveiro Norte, será substituído o pavimento, construídos novos passeios em toda a sua extensão e em ambas as margens da via, qualificadas e ampliadas as áreas de estacionamento e substituída a sinalização vertical e horizontal.
Está prevista também a criação de um corredor ciclável diferenciado, sendo que na maior parte da sua extensão será um corredor partilhado entre peões e ciclistas, além da criação de novas zonas de estacionamento de automóveis, de motociclos e de pessoas com mobilidade reduzida. Por se tratar de uma zona de potencial risco ao nível dos incêndios, será implementada ainda uma nova rede de distribuição de água para incêndios.
Esta empreitada está integrada na estratégia de qualificação e expansão em curso da Área de Atividades Económicas (AAE) – Aveiro Norte (Zona Industrial da Taboeira), que pretende melhorar as condições de trabalho e atratividade para as empresas já instaladas e para novos investimentos no Município de Aveiro.

EDP RENOVA ILUMINAÇÃO PÚBLICA EM SANTA JOANA
Dando continuidade ao seu programa de substituição de luminárias de vapor de mercúrio e sódio, em fim de vida útil, a EDP Distribuição encontra-se de momento a instalar novas luminárias LED na envolvente à Junta de Freguesia e ao Jardim e Igreja Matriz de Santa Joana. Esta empreitada da EDP tem um investimento da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) de 5.000€.
O recurso à tecnologia LED assenta na sua maior eficiência energética, durabilidade dos equipamentos e em razões de sustentabilidade ambiental, com um contributo significativo para o reforço da qualidade de vida das populações.

REGRESSA A “FEIRA DOS 28” E A “FEIRA DAS VELHARIAS”
Feira das Velharias | Câmara Municipal de Aveiro
A partir do próximo domingo, dia 28 de junho, regressa a Feira dos 28 e a Feira das Velharias, após o período de suspensão causado pelo Combate à pandemia do Coronavírus / Covid-19.
Assim, a Feira dos 28 realiza-se como habitualmente, no Parque de Exposições de Aveiro, no horário das 08h00 às 18h00. Já a Feira das Velharias, que se realizará no mesmo dia, das 08h00 às 19h00, terá nova área de localização ao longo do Canal do Côjo junto ao Fórum Aveiro, passando pelo Largo do Mercado Manuel Firmino e prosseguindo até ao Cais da Fonte Nova.
Esta será também a nova localização do “Artes no Canal”, de modo diminuir os aglomerados com o aumento da área de circulação e segurança para operadores e clientes destas feiras.
A reabertura das feiras municipais e o seu bom funcionamento terá em conta o Plano de Reabertura das Feiras Municipais em relação à Covid-19, previamente articulado com a Autoridade de Saúde Local.
Recordamos a necessidade de cumprimento das medidas de distanciamento social, uso de máscara e higienização das mãos, ao frequentar estes e outros espaços públicos.

Barcelos | Apresentação online dos cursos de Mestrado e Pós-graduações da EST

3.ª Edição do iTech a Master/postgraduate

A Escola Superior de Tecnologia (EST), do IPCA, realiza a 3.ª Edição do iTech a Master/postgraduate, online, na próxima quarta-feira, dia 1 de julho, às 18h30.
À semelhança das edições anteriores, o evento pretende fornecer a todos os interessados informação relativa aos cursos de mestrado e de pós-graduação ministrados na EST.
Face à atual situação de pandemia, o evento apresenta-se este ano com um novo formato, considerando uma sessão inicial de apresentação geral dos cursos, seguido de sessões paralelas específicas para cada curso.
A não perder, através do link: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/92943915365

Ana Teixeira

Desejo do sublime reconduz a alma ao Criador



  • João Carlos Leal da Costa
Sempre foi razão de conflito entre os homens a perpétua luta entre o desejo de liberdade individual e as normas religiosas, que parecem circunscrever essa liberdade. Esse conflito nasce do aparente desejo de transformar o ser humano num joguete sem livre iniciativa, o que seria contrário à natureza humana racional. Na aparência, o homem se transformaria assim num boneco nas mãos de um “deus” déspota e inacessível. Mas a realidade é bem outra, pois Deus criou o Universo como uma imagem de Si mesmo, e o homem, síntese dessa imagem, une o espiritual e o material. Ao mesmo tempo Deus colocou no fundo da alma humana as regras fundamentais da lógica e a noção da diferença entre o bem e o mal.
A fundamental noção de diferença entre o bem e o mal pôde ser comprovada cientificamente alguns anos atrás, pela doutora Karen Wynn, especialista em psicologia infantil da Universidade de Denver, no Colorado (EUA). Ela fez experiências com crianças de apenas três a oito meses, tentando verificar se elas reconheciam, num puppet show (teatrinho de bonecos), qual era o personagem bom e qual era o mau. Surpreendentemente, mais de 80% das crianças acertaram na escolha.
A carruagem de ouro do príncipe Joseph Wenzel I de Liechtenstein (Salão térreo do Museu Liechtenstein)
Isso confirma a teoria do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira, de que todo ser humano nasce com o que ele chamou de “inocência”, isto é, uma aptidão inata para reconhecer os reflexos de Deus na criação, e de modo especial naquilo que o cerca: “No espírito humano as regras básicas da lógica são subconscientes. A lógica, enquanto disciplina, apenas explicita essas regras para o homem. Se ele não tivesse essas regras invisceradas, como coisas conaturais a seu espírito, seria um louco”.
A “inocência” da pessoa leva-a a perceber aos poucos que o universo é ordenado, e que essa ordem universal se coaduna com sua ordem interna. Na Epístola aos Romanos, São Paulo ensina que as perfeições invisíveis de Deus se tornaram visíveis após a criação do mundo, pela compreensão das coisas criadas (cfr. Rom. 1, 20). Eis um ensinamento extremamente importante, porque o comportamento humano reto, racional, tem que corresponder a essa ordem universal e à sua própria ordem interna.
Uma tradição de mais de mil anos na Mongólia: criação de águias reais
São Tomás de Aquino explica que o homem está situado em um nível entre o reino angélico e o reino animal, isto é, entre a esfera espiritual e a esfera física. Em outras palavras, Deus concebeu o ser humano como um microcosmo que contém em si, ao mesmo tempo, espiritualidade e materialidade. Existe portanto um macrocosmo (o universo) e um microcosmo (o homem). Macrocosmo e microcosmo são palavras de origem grega, onde macro e micro significam grande e pequeno, respectivamente, e kósmos significa o mundo ordenado. Não significa apenas que é ordenada a totalidade do universo, mas também que este é ordenado com harmonia e equilíbrio.
Portanto, aproximando as palavras macrocosmo e microcosmo entendemos que há uma semelhança de padrão, natureza ou estrutura entre os seres humanos e o universo. Essa similitude entre o macrocosmo e o microcosmo mostra que, para sobreviver, a sociedade humana não somente deve se reger por certas normas pré-estabelecidas por Deus no Universo, mas que esta é a única forma de se obter, depois do pecado original, o grau possível de felicidade nesta vida, uma vez que o homem nasce com essas normas dentro de si.
Muitos se desencaminham por achar que a liberdade humana está acima das normas morais que regem a ordem do Universo. Mas essa correlação foi posta por Deus, que premia já nesta Terra, e depois no Céu, a obediência a esses princípios.
Menino extasiado com a Coroa imperial inglesa. Feita de ouro, platina e prata, ela é ornada com diamantes, rubis, esmeraldas, safiras, espinélio, pérolas, veludo e arminho
No livro Revolução e Contra-Revolução, Plinio Corrêa de Oliveira mostra que o demônio não poderia deixar as coisas como Deus as quer, e engendrou então um processo de corrosão da sociedade estabelecida com base nos princípios católicos. Esse processo vem, desde o final da Idade Média, tentando evitar que se realize na sociedade o reconhecimento da correspondência entre o macrocosmo e o microcosmo. Com isso ele procura impedir que o homem conheça e admire o seu microcosmo, e que admire também o macrocosmo, ambos criados por Deus. Pois se ele o faz, aproxima-se de Deus, preparando sua alma para o Céu, e isso o demônio não quer.
Muitos aspectos da sociedade moderna encaminham os homens ao contrário disso. Por exemplo, a mentalidade pragmática do “vale quem produz” afastou a ideia de um Ser criador, interessado em devolver-lhes o “controle sobre si mesmos”; e assim minguou neles a capacidade de considerar a sua existência segundo a perspectiva do macrocosmo.
John Horvat, vice-presidente da TFP norte-americana, escreveu sobre este assunto o livro Return to Order (Retorno à Ordem), no qual mostra como escapar das garras dessa sociedade baseada apenas no materialismo produtivista e na intemperança frenética do ganhar, ganhar, ganhar, que é oposta aos altos ideais medievais.
Segundo Horvat, uma nova visão da vida se torna necessária. Isso pode ser feito se nos voltarmos para a fonte de cultura cristã, da qual a civilização ocidental nasceu. Nessa fonte a sociedade tem uma perspectiva vertical. As pessoas são atraídas para cima, para um único ponto, do mesmo modo como as linhas de uma torre de catedral medieval conduzem os olhares para cima, para o cume da agulha onde está a Cruz.
Essa fonte acende no homem um desejo espontâneo de plenitude, voltado ao sublime, que a sociedade bafejada pelo demônio não pode satisfazer. O sublime consiste exatamente naquelas coisas de excelência transcendente, que constituíram a base da civilização medieval inspirada pela Igreja. Uma sociedade baseada no desejo do sublime será muito melhor, espiritual e materialmente, e só numa sociedade assim se pode encontrar a solução para a crise moderna.
ABIM

VISEU | Obra de requalificação do Bairro de Santa Rita, em Abraveses, vai avançar

Projeto integra o programa municipal “Eu gosto do meu Bairro”. Investimento é de 813 mil euros e tem prazo de execução de um ano.
Obras no Bairro de Santa Rita vão finalmente arrancar
O Município de Viseu coloca hoje em marcha mais um projeto de requalificação de um dos bairros mais antigos de Viseu: o Bairro de Santa Rita, localizado na Freguesia de Abraveses. A consignação da obra foi hoje celebrada, junto ao Polidesportivo da Freguesia, na presença do Presidente da Câmara Municipal de Viseu, António Almeida Henriques, e do Vereador com o pelouro das Freguesias e Obras Municipais, João Paulo Gouveia. O investimento é de 813 mil euros e o prazo de execução da obra é de um ano.

Para o Presidente da Câmara Municipal, “o Bairro de Santa Rita carece de uma intervenção prioritária e hoje concretizamos o passo que faltava para lançar no terreno esta obra, há muito aguardada pelos seus moradores. É mais uma conquista para o programa municipal “Eu gosto do meu Bairro”, com reflexos na qualidade de vida dos cerca de 600 munícipes que aqui residem, mas também na segurança, acessibilidade e atratividade deste Bairro”.

O projeto prevê, desde logo, a correção de passeios, proporcionando um incremento ao nível da acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida. Consequentemente, serão criadas novas caldeiras para as árvores, fora dos passeios, e nas zonas de estacionamento a delimitar.

Por outro lado, a substituição das condutas de abastecimento de água, drenagem de esgotos e águas pluviais traduzir-se-á numa intervenção total ao nível do pavimento, inclusive na aplicação de nova sinalética horizontal e vertical. Também as passadeiras para peões foram pensadas para uma melhor acessibilidade, sendo providas de rampas, com pouca inclinação, mas a suficiente para compensar a altura do passeio. As infraestruturas elétricas e de telecomunicações serão implementadas ao nível do subsolo.

Previstas estão também melhorias ao nível dos espaços verdes, do ambiente e mobiliário urbano, nomeadamente com a plantação de novas espécies arbóreas, a criação de espaços ajardinados, a instalação de um Parque Gerações Ativas, com equipamentos dedicados à atividade física, a implementação de novas ilhas ecológicas e a instalação de bancos, papeleiras e bebedouros. Por último, o projeto prevê ainda a modernização da iluminação pública e arranjos exteriores ao nível do Polidesportivo.

Até à data, o programa municipal “Eu gosto do meu Bairro” permitiu já concluir obras de requalificação em cinco bairros – alguns deles com várias fases de obra -, nomeadamente nos Bairros da Barrosa (Abraveses), da Misericórdia (Ranhados), Chevis e 1ª fase das Mesuras (Viseu), e na Urbanização Quinta D’El Rei (Ranhados). Em andamento está também a requalificação da Urbanização Viso Sul, em Ranhados, e para breve o início da obra no Bairro da Quinta de São José, em Viseu. Globalmente, estas obras representam um investimento de cerca de 2,3 milhões de euros (contemplando já o Bairro de Santa Rita).

Covid-19 muda perceção dos gestores portugueses sobre Governo, negócios e Media

Covid-19 muda perceção dos gestores sobre Governo, negócios e ...
Maioria dos gestores de topo acredita no regresso à normalidade da atividade económica no espaço de um ano; Serviços de Saúde, Forças de Segurança e Governo destacam-se pela positiva na gestão da crise pandémica; Presidente da República viu pouco valorizada a sua atuação; Retalho alimentar reconhecido como um dos setores que mais contribui positivamente na gestão da crise; A Banca, por contraponto, recebe avaliação negativa dos líderes corporativos.
Já são conhecidos os resultados do Barómetro Rep.Circle “Covid-19: A perceção do Top Management em Portugal”, que o centro de conhecimento lançou para avaliar o impacto da Covid-19 na reputação das empresas que operam em Portugal. Esta iniciativa do Rep.Circle, a plataforma criada pela Lift Consulting para promover a reputação corporativa, contou com a colaboração de elementos das administrações de topo e das primeiras linhas das principais empresas a operar no nosso país, que foram convidados a refletir sobre a forma como gerem o dia a dia das suas organizações no contexto globalmente adverso provocado pela pandemia.
A primeira grande conclusão deste trabalho é que única certeza é a incerteza. Com 65,5% dos entrevistados a não conseguir definir se está pessimista ou otimista em relação à situação económica pós-Covid-19, a unanimidade está no impacto negativo na economia portuguesa. Ainda assim, é de salientar que 45,7% dos entrevistados diz acreditar que, apesar da lenta atividade económica, a sua empresa terá superado a contração até ao final do próximo ano, havendo ainda uma fatia significativa dos executivos (37,9%) convicta de que o retorno à normalidade se fará já em 2020. Apenas 5% não prevê uma recuperação económica da sua empresa antes de 2022.
O estudo quis ainda perceber que entidades se destacaram na gestão da crise pandémica, uma questão que realçou, pela positiva, o papel dos serviços de saúde (63,4%), os verdadeiros heróis do país e do mundo. As forças de segurança (57,8%) e o Governo (52,1%) completam o top 3 das perceções positivas, deixando para o fim da tabela o Presidente da República, que apenas viu valorizada a sua atuação por 23,1% dos gestores portugueses.
Com uma avaliação em causa própria, a maioria dos entrevistados acredita que o comportamento das empresas tem correspondido às expetativas, com o retalho alimentar a ser altamente reconhecido por 87,8% da amostra, com a Sonae, Jerónimo Martins e Lidl a se destacarem nas referências espontâneas. Por contraponto, a Banca, um setor essencial à superação do período de adversidade, apenas é referida positivamente por 21,4% dos entrevistados e negativamente por 78,6%.
No topo das preocupações internas dos executivos estão as iniciativas corporativas que permitem manter os colaboradores, apesar da desaceleração da atividade económica (80,8%), bem como a promoção do teletrabalho (78,2%).
A antevisão da normalidade implica, porém, a mudança de alguns investimentos e a adaptação das empresas à realidade do país. Uma realidade que antecipa cortes nos próximos seis meses nos ‘Recursos Humanos’ (31,4%) e no ‘Investimento em Comunicação’ (26,8%), por oposição a um reforço de 18,7% em ‘Tecnologia’.
A comunicação é, na verdade, um investimento pouco considerado ainda numa fase pré-Covid, sendo uma das suas áreas de intervenção – a gestão de crise – amplamente desvalorizada. Da amostra auscultada, quase 60% dos líderes corporativos afirma que a sua empresa não tem um responsável de crise, ficando essa tarefa repartida por vários elementos da Direção.
Sobre aos canais escolhidos pelas organizações para veicular as suas mensagens, os ‘Canais Próprios Digitais’ (72,3%) e as ‘Redes Sociais’ (71,2%) são os eleitos pelos gestores, uma aposta que pretendem manter nos próximos anos. Verifica-se ainda uma desvalorização da ‘Rádio’ (87,5%) e dos ‘Principais Canais de Televisão’ (85,6%), considerados pouco relevantes para a comunicação das empresas.
No que à reputação corporativa diz respeito, identifica-se uma enorme dificuldade em classificar o impacto da Covid-19 neste que é um dos mais importantes ativos intangíveis. A vasta maioria dos entrevistados (80,2%) não tem a certeza se o momento de crise terá repercussões reputacionais, havendo apenas 15,2% que encontra aqui uma oportunidade de melhoria das perceções sobre a sua organização.
Quando questionados sobre as dimensões da reputação corporativa mais relevantes no atual contexto, os quadros diretivos destacam a importância da ‘Visão e Liderança’ – o papel do líder e a sua visão clara do futuro -, logo seguida da ‘Cidadania’ e do ‘Ambiente de Trabalho’. Note-se que tradicionalmente a dimensão ‘Produtos e Serviços’ é o principal driver da reputação das empresas, em Portugal e não só, sendo neste estudo a variável menos valorizada pelos inquiridos. Uma total inversão de prioridades fruto, acredita o Rep.Circle, de um cenário tão atípico.
Na análise destes resultados, Salvador da Cunha, CEO da Lift Consulting e fundador do Rep.Circle, alerta que “já é tempo de os gestores portugueses compreenderem a importância da reputação corporativa, um ativo por vezes desvalorizado, mas que traz grandes benefícios às organizações, sobretudo no contexto de crise como o que vivemos. Há demasiadas variáveis que não podemos controlar numa situação de pandemia, e daí o nível de incerteza aferido pelo barómetro, mas ter as ferramentas para medir, monitorizar, mitigar e gerir o impacto que as perceções poderão ter nos resultados do negócio, trará seguramente um nível de confiança acrescido aos decisores”.    
O Barómetro foi desenvolvido a partir de um inquérito online, realizado entre os meses de abril e maio, que contou com o contributo de 271 líderes portugueses.

Para mais informações consulte repcircle.com