quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Braga Noivos regressa ao Altice Forum Braga

 A edição da BragaNoivos regressa, esta sexta-feira, 23 de outubro, ao Altice Forum Braga, com medidas apertadas no que diz respeito a todas as normas de segurança COVID19.

Carlos Silva, administrador executivo da InvestBraga, empresa responsável pela gestão do Altice Forum Braga, reitera que tanto expositores e visitantes irão encontrar um espaço seguro, uma vez que as medidas de segurança já implementadas serão mais apertadas. Para o administrador o reforço das medidas permitirá “a realização de uma das maiores e mais conceituadas feiras dedicadas ao casamento em Portugal, assim como qualquer evento a partir de agora, em total segurança. Pretendemos, desta forma, ter um espaço onde as pessoas se sintam sempre seguras e, para isso todos os eventos serão alvo de um aumento nas medidas já promovidas”. À lista de novas regras, Carlos Silva acrescenta a sugestão para o uso de máscaras FFP2/KN95 nas imediações do Altice Forum Braga, bem como no parque de estacionamento ou durante o período de espera para que os visitantes possam aceder ao recinto. Será ainda reforçada a sinalização à entrada do edifício para assegurar o distanciamento social de 2 metros nas filas de esperar.

 

Jorge Ferreira, organizador do evento, afirma que a edição deste ano promoverá a “vitalidade do setor dos casamentos, uma vez que este setor quer, mais do que nunca, mostrar toda a sua vitalidade e resiliência”.  A Braga Noivos viu reduzido, no entanto, o habitual número de expositores para 110, com a garantida da mesma diversidade e qualidade.

 

Expositores e visitantes vão encontrar nos 5.000 m² do Piso 0 do Pavilhão, um espaço 100% seguro, com circuitos específicos de entrada e saída, tendo entradas e saídas separadas, bem como poderão encontrar a indicação do número limite de pessoas para cada stand. Será também realizada, em tempo real, a gestão da lotação máxima, de forma a não ultrapassar o limite de 300 visitantes em simultâneo na instalação. Os espaços terão também um reforço da limpeza e higienização com a utilização de bactericidas. De salientar, que são adotadas também medidas reforçadas de proteção quer no acesso ao edifício, no atendimento ao público nas bilheteiras quer dentro do pavilhão.

Algumas das regras mais importantes:

 

·         Controlo de temperatura corporal a todos os participantes à entrada do edifício;

·         Desinfeção do calçado à entrada do edifício através de tapete bactericida;

·         Obrigatoriedade da higienização das mãos à entrada do edifício e nas áreas comuns de circulação, com um reforço do número de dispensadores de álcool gel;

·         Uso obrigatório de máscara dentro do edifício, parque de estacionamento e entradas do edifício (recomenda-se o uso de máscaras FFP2/KN95 disponíveis para venda em máquina à entrada do edifício);

·         Credenciação e controlo de acessos 100% digital, com a minimização do uso e troca de papel e outros elementos físicos durante o evento;

·         No acesso à feira serão usados mecanismos de controlo de gestão de fila através de sinalização no solo e pessoal de apoio;

·         O pagamento digital será privilegiado de forma a reduzir as transações em dinheiro. Se forem utilizadas moedas ou outros cartões bancários, as mãos e equipamentos serão desinfetados após o uso;

·         Capacidade limitada em cada stand e promoção de catálogos e material de distribuição digital;

·         Limitação e distanciamento assegurado durante todas as passarelas, com a respetiva desinfeção do espaços e cadeiras no fim de cada desfile.

 


Os bilhetes, com um custo diário de 5€, já se encontram à venda online em: https://bestevents.pt/wp/braganoivos/programa/. A venda física dos bilhetes estará reduzida aos dias do evento, numa bilheteira criada para o efeito no Altice Forum Braga, que abrirá 30 minutos antes em cada dia do evento.

 

A feira poderá ser visitada nos seguintes horários:

·         Sexta-Feira: 18h30 – 23h00

·          Sábado: 15h00 – 23h00

·         Domingo: 11h00 – 20h00

Câmara de Cantanhede atribuiu prémios de mérito desportivo ao Clube de Futebol “Os Marialvas” e à União Recreativa de Cadima

A presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, recebeu ontem os presidentes do Clube de Futebol “Os Marialvas” e da União Recreativa de Cadima, respetivamente Carlos Sérgio Negrão e Valter Santos, a quem entregou os Prémios de Mérito Desportivo atribuídos nos termos do Regulamento de Apoio ao Associativismo Desportivo, em vigor desde abril deste ano. No encontro participaram ainda Adérito Machado, vereador responsável pelo pelouro do desporto, e Miguel Artur Fernandes, vice-presidente do Clube de Futebol “Os Marialvas”.

Cada um dos clubes recebeu uma verba a rondar os 5.000 euros, montante que foi apurado em função da pontuação obtida com base em critérios estabelecidos para o efeito, tendo em conta os resultados alcançados na última época desportiva. A União Recreativa de Cadima atingiu 4.130 pontos pela manutenção das equipas de futebol feminino no Campeonato Nacional da 1ª Divisão e no Campeonato Nacional Júnior e Inferior, pela vitória na Taça Distrital e pelas participações na Seleção Nacional de sub-19 e na Seleção Distrital do mesmo escalão.

O Clube de Futebol “Os Marialvas” somou 3.980 pontos por ter assegurado a manutenção das equipas de futebol no Campeonato Distrital da 1.ª Divisão Sénior, no Campeonato Nacional do Escalão de Juvenis e no Campeonato Nacional do Escalão de Iniciados, tendo sido ainda pontuado por ter ficado em 1.º lugar na Interrupção dos Campeonatos Distritais do Escalão Júnior e Inferior, bem como pela participação de dois atletas na Seleção Nacional de Iniciados e 13 convocatórias para as seleções distritais dos escalões de formação.

Referindo-se à atribuição dos Prémios de Mérito Desportivo, a presidente da Câmara Municipal felicitou “os clubes, os atletas e os treinadores pelo excelente desempenho das equipas nas respetivas competições” e enalteceu “o extraordinário trabalho dos dirigentes, das pessoas extremamente dedicadas e que nunca regateiam esforços ao serviço da promoção do desporto enquanto fator de coesão social das comunidades”.

Helena Teodósio aludiu ainda “às circunstâncias particularmente adversas que os clubes enfrentaram na segunda metade da última época desportiva devido à pandemia de Covid-19, e que infelizmente se estão a prolongar já nesta, circunstâncias essas que tornam ainda mais meritória a atuação de todos quantos dão o melhor do seu esforço em prol do desenvolvimento do desporto no concelho. Estamos conscientes das dificuldades que os clubes estão a atravessar com todas as restrições e condicionamentos que esta crise de saúde pública está a causara, pelo que vamos continuar a fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para melhor as condições para a prática desportiva”, afirmou.

A este respeito, a autarca anunciou que irá apresentar na próxima reunião do executivo camarário a proposta de abertura do concurso para a construção do novo complexo desportivo de Cantanhede, tendo entretanto sido adjudicada a vedação do relvado do Parque Expo-Desportivo de S. Mateus, cuja execução será iniciada brevemente. Quanto ao campo de relva sintética da União Recreativa de Cadima, um investimento efetuado pela Câmara Municipal, Helena Teodósio adiantou que vai disponibilizar mais uma verba para as obras de melhoramento dos balneários, na sequência de outro atribuído recentemente para o mesmo fim.

Por seu lado, os dirigentes do Clube de Futebol “Os Marialvas” e da União Recreativa de Cadima foram unânimes em considerar o Regulamento de Apoio ao Associativismo Desportivo como uma mais valia, por conferir rigor e transparência à atribuição de subsídios às entidades associativas com atividade neste domínio.

Leiria | Gabinete de Inserção Profissional do Município apoia inserção no mercado de trabalho

O Gabinete de Inserção Profissional (GIP), um espaço criado pelo Município de Leiria em parceria com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) com o objetivo de apoiar gratuitamente jovens e adultos desempregados na definição ou desenvolvimento do seu percurso de inserção/reinserção no mercado de trabalho, encontra-se em funcionamento no espaço Start up no Mercado de Sant’Ana.

 “O Gabinete de Inserção Profissional tem desenvolvido um trabalho fundamental numa altura em que a taxa de desemprego tem vindo a aumentar no concelho”, destaca a vereadora do Desenvolvimento Económico da Câmara Municipal de Leiria, Catarina Louro.

“De facto, perspetivava-se uma forte contração da economia em resposta às consequências geradas pela pandemia Covid-19 e infelizmente é essa realidade que se tem verificado. Nos últimos meses, reestruturámos o Gabinete, dotando-o de mais recursos, encetámos contactos com outras respostas e projetos já existentes no terreno e temos conseguido chegar aos/às desempregados/as, apoiando-os/as nas diversas fases e levando-lhes as informações e os esclarecimentos que necessitam”, acrescenta.

Exemplo disso, realça Catarina Louro, é que entre agosto e setembro foram registadas 95 inscrições no GIP, o que representa uma adesão inesperada mas que, de facto, se enquadra na atual conjuntura económica.

“Nas próximas semanas vamos investir na criação de uma Bolsa de Emprego de modo a conseguirmos dar resposta a quem procura emprego, mas também às entidades empregadoras que procuram determinados perfis profissionais e, portanto, temos todo o interesse que instituições e empresas possam partilhar connosco as suas ofertas de emprego. Acreditamos que através do GIP conseguimos apoiar munícipes e empresas a fazer correspondência entre as necessidades de uns e outras”, destaca Catarina Louro.

Além de apoiar a procura ativa de emprego, o GIP promove a captação e divulgação de ofertas de emprego; a divulgação de medidas de emprego; formação profissional e empreendedorismo; encaminhamento para ações promotoras de competências de empregabilidade e criação do próprio emprego. Promove ainda o apoio ao recurso dos serviços online do IEFP; o encaminhamento e pré-seleção de candidatos para entidades empregadoras; faculta informações sobre as medidas de apoio à contratação e estágios e, promove ações de informação sobre as medidas ativas de emprego e formação.

O GIP tem também uma página de facebook https://www.facebook.com/GIP.MunicipioLeiria/  através da qual os interessados em obter mais informações, podem pedir esclarecimentos, ver ofertas de emprego e, inclusive, agendar atendimento.

 

IPCA organiza conferência mundial online


 A Confia (conferência internacional em Ilustração e Animação) decorre nos dias 23 e 24 de outubro, este ano em formato online. A conferência, organizada pela ESD Escola Superior de Design do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) realiza-se no âmbito das linhas temáticas do Mestrado em Ilustração e Animação. 

Esta é a oitava edição da conferência que após se ter realizado em Ofir, no Porto, em Braga, em Barcelos, em Guimarães, em Esposende e em Viana do Castelo, este ano, devido à  situação pandémica em que nos encontramos decorrerá online. 

A CONFIA é, todos os anos, um momento aguardado internacionalmente na discussão contemporânea sobre as áreas do Desenho e dos Audiovisuais no geral e da Ilustração e Animação em particular. Nestes dois dias pretende-se explorar espaços multidisciplinares de forma ampla, do desenho tradicional ao digital, da imagem fixa à animada, passando pela construção da narrativa ao desenvolvimento de personagens, da teoria da arte à reflexão crítica dos objetos que povoam o mercado e a indústria.
A conferência recebeu mais de uma centena de submissões originais, tendo sido selecionadas pela Comissão Científica cerca de sessenta propostas que estarão em discussão.

Todos os trabalhos aceites estarão presentes no livro atas da conferência que é indexada pela Clarivate Analytics Conference Proceedings Citation Index (CPCI).
Nesta edição, são Keynotes: Miriam Harris, da Universidade de Tecnologia de Auckland, Nova Zelândia; Susan Doyle, da Rhode Island Scool of Design e Diretora da Galeria ISB; e Fernando Galrito, Diretor de Arte do Festival de Animação de Lisboa | MONSTRA e Professor na ESAD das Caldas da Rainha.

Marinha Grande | Assembleia Municipal aprova voto de louvor por ações de limpeza nas praias

 A Assembleia Municipal da Marinha Grande aprovou um voto de louvor aos grupos de voluntários que realizaram ações de limpeza nas praias do concelho, no âmbito do Dia Internacional da Limpeza Costeira.

O voto de louvor tem o seguinte conteúdo:
“Grupos de voluntários efetuaram no passado dia 27 de setembro ações de limpeza nas praias do Concelho para assinalar o Dia Internacional da Limpeza Costeira, que se comemora no terceiro sábado de setembro.

A iniciativa, além da recolha de resíduos, contribuindo para reabilitar as nossas praias, que têm vindo a sofrer alguma degradação devido ao consumo que as pessoas fazem e ao lixo que se gera a partir desse consumo, serviu também para sensibilizar os participantes para a importância de conservar as parias, explicar como é que a elas  chega tanto lixo e persuadir todas as pessoas a adotarem novos comportamentos, nas práticas da vida diária, para preservar o ambiente.

Pelo exposto, entende a assembleia municipal, reunida na sessão ordinária de 28 de setembro de 2020, ser de maior justiça e merecimento a atribuição de um voto de louvor aos grupos de voluntários, pela iniciativa e cujo empenho, esforço e atitude exemplares devem ser reconhecidos e realçados por esta Assembleia.”

O voto de louvor foi apresentado pelo deputado Nuno Machado (Bloco de Esquerda) e aprovado por unanimidade, na sessão ordinária da Assembleia Municipal da Marinha Grande, no dia 28 de setembro.

Governo decreta proibição de circulação entre concelhos de 30 outubro a 3 de novembro


A circulação entre concelhos do continente está proibida entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro, ou seja, durante o fim de semana correspondente ao Dia de Finados.

A decisão foi tomada hoje em Conselho de Ministros e anunciada pela ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva.

Cada cidadão não pode circular entre concelhos, como aconteceu no passado", revelou a ministra, explicando que a medida entra em vigor entre as 00:00 de 30 de outubro até dia 3 de novembro.

A decisão de limitar a circulação de passageiros surge pouco mais de uma semana após o Conselho de Ministros ter anunciado o regresso do estado de calamidade.

Mariana Vieira da Silva anunciou ainda que o dia 2 de novembro será marcado como dia de luto nacional para prestar homenagem a todos os falecidos e vítimas da pandemia de covid-19.

 Lusa

Dia de Todos-os-Santos: Mira mantém cemitérios abertos mas com limitações

 Pode ler, na íntegra, o Comunicado da Câmara Municipal de Mira...

"Na passada segunda-feira, dia 19, a Comissão Municipal de Protecção Civil reuniu no âmbito da pandemia, onde foi deliberada, entre outras medidas, a abertura dos cemitérios do concelho no Dia de Todos-os-Santos e no Dia dos Finados. Apesar desta deliberação, a Câmara Municipal optou por adiar a divulgação da mesma e aguardar pela norma da DGS, publicada entretanto esta quinta-feira (22 de Outubro), e que define que os cemitérios poderão estar abertos ao público ainda que com as seguintes limitações:

- A lotação dos espaços será definida e controlada em cada um dos cemitérios do concelho;

- É obrigatório o cumprimento da etiqueta respiratória (uso obrigatório de máscara e lavagem de mãos);

- Manter a distância e espaço entre todos, em todas as situações;

- Fazer autovigilância de sintomas e abstenção social em caso de doença e/ou suspeita.

De resto, apela-se a que o público permaneça no espaço interior pelo tempo estritamente necessário; a que exista a permanência de 2 pessoas, no máximo, por cada campa/jazigo (exceto se forem coabitantes) e ainda a proibição de partilha de equipamentos e materiais de limpeza.

Também nesta quinta-feira, foi aprovada, em Conselho de Ministros, a resolução que determina a proibição de circulação entre diferentes concelhos do território continental no período entre as 00h00 de 30 de outubro e as 23h59 de dia 3 de novembro.

Outras medidas

 Ainda na reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil de Mira foram decididas outras medidas:

O Encerramento dos Parques Infantis e de Fitness.

O atendimento dos serviços da Câmara Municipal de Mira passa a funcionar por marcação.

Mais do que nunca, reforça-se o apelo ao cumprimento das orientações da DGS. Higienize devidamente as mãos, mantenha o distanciamento social de segurança, não partilhe objetos e utilize máscara. Apela-se ainda ao cumprimento da lei e à não realização de ajuntamentos, a fim de evitar a propagação do vírus.

A qualquer momento e em qualquer lugar podem iniciar-se novos focos de contágio, por isso, é importante que todos sejamos agentes de saúde pública e cumpramos todas as normas e medidas preventivas. O combate a esta pandemia depende do contributo de todos nós".

Fonte: Mira Online

 

COMEMORAÇÕES DO NASCIMENTO DE JOÃO DE DEUS RETOMA COM JAZZ PARA JOÃO DE DEUS


O concerto JAZZ PARA JOÃO DE DEUS dinamizado pelo Trio da Orquestra de Jazz do Algarve, vai decorrer, no dia 25 de outubro, pelas 18h00, no Auditório Francisco Vargas Mogo, na Vila de S. Bartolomeu de Messines. São retomadas assim as comemorações do 190º aniversário do poeta e pedagogo João de Deus que se assinalam ao longo do ano de 2020.

O Município de Silves, ambiciona que este programa comemorativo seja um pequeno contributo para que o país, e em particular as gerações mais novas, não esqueçam aquele que foi um dos maiores poetas e um mais importantes educadores do século XIX.

O encerramento das comemorações decorrerá no dia 7 de Dezembro de 2020, dia em que se prevê um extenso programa de manifestações e atividades culturais em torno desta ilustre personalidade. Relembramos que algumas das ações inicialmente previstas no âmbito das comemorações, nomeadamente Jornadas, passeios, entre outros, foram reagendados para Março de 2021, e decorrerão no âmbito das comemorações do 191º Aniversário de Nascimento do poeta.

Atendendo à emergência de saúde pública, a distribuição de vouchers para acesso ao espetáculo começa a ser disponibilizada no auditório no dia do espetáculo a partir das 17h00. Serão disponibilizados 70 vouchers que permitirão o acesso ao espetáculo de uma forma desfasada.

As comemorações do aniversário do autor de “Campo de Flores” e da “Cartilha Maternal” são organizadas pela Câmara Municipal de Silves, através do Setor de Cultura e em colaboração com a Casa-Museu João de Deus.

+ Info: Sector de Cultura da CMS | tel.: 282 440 800 | Ext.: 2723 | email: cultura@cm-silves.pt

CÂMARA DE AVEIRO DISTINGUIDA COM O SELO DA QUALIDADE DO SERVIÇO DE GESTÃO DE RESÍDUOS URBANOS

 Distinção premiou apenas sete entidades em mais de 200 a nível nacional 

A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) foi distinguida pela ERSAR - Entidade Reguladora do Serviço de Águas e Resíduos, com o Selo da Qualidade do Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos (ao consumidor), referente à avaliação do serviço no ano de 2019. Um prémio atribuído apenas a sete entidades em todo o País, distinguindo a Câmara de Aveiro entre as mais de 200 entidades gestoras existentes a nível nacional.

As entidades distinguidas com os Selos de Qualidade ERSAR evidenciam-se por assegurar o cumprimento de um conjunto de critérios previstos no regulamento da iniciativa, nomeadamente, a acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, a resposta a reclamações, cobertura de gastos, pessoal afeto ao serviço de gestão de resíduos, capacidade instalada para recolha de resíduos urbanos indiferenciados (significativamente aumentada com a adoção de contentores de 1.100 litros), lavagem/desinfeção de contentores (aumento da sua frequência em todo o Município para mensal e quinzenal no período de verão e nas áreas de maior produção de resíduos), emissões de CO2 das viaturas de recolha indiferenciada, a reciclagem de resíduos de recolha seletiva, a resposta a reclamações, entre outros.

Este prémio vai sublinhar o trabalho muito positivo que a CMA tem executado em conjunto com a VEOLIA Portugal S.A., desde o dia 01OUT18, momento em que deu início ao contrato em vigor de Prestação de Serviços de Limpeza e Recolha de Resíduos Urbanos a Destino Final.

A distinção reconhece o desempenho que esta Câmara Municipal tem tido na melhoria contínua da gestão de resíduos urbanos, proporcionando mais e melhores serviços nesta área, e que terão um novo impulso com a entrada em funcionamento do Ecocentro Municipal em 2021. A reformulação da prestação de serviços de recolha, transporte e tratamento de resíduos urbanos indiferenciados é uma aposta ganha, em todos os sentidos, nos aspetos qualitativos e financeiros. A CMA agradece à VEOLIA Portugal, SA e à ERSUC, pelo trabalho de cooperação que tem desenvolvido com a Autarquia desde o início, na prestação de serviços de Limpeza e Recolha de Resíduos Urbanos e no tratamento dos Resíduos de Recolha Seletiva, respetivamente, e que tornou esta distinção possível.


Júri reconhecido a nível nacional

Esta iniciativa é realizada pela ERSAR, em parceria com o Jornal Água&Ambiente e conta com a participação de um júri do qual fazem parte várias entidades representativas do setor, designadamente, a Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), a Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB), a Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH), a Associação para a Gestão de Resíduos (ESGRA), a Associação Portuguesa de Empresas de Tecnologias Ambientais (APEMETA) e a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO).

A atribuição destes prémios por parte da ERSAR visa igualmente sensibilizar as entidades gestoras Intermunicipais e Municipais para as questões da qualidade na conceção, execução, gestão e exploração dos sistemas.

A entrega de prémios vai ser feita em cerimónia a realizar no âmbito do 14º Fórum Resíduos, que decorrerá entre os próximos dias 27 e 28 de outubro de 2020.


Entidades distinguidas na categoria Selo da Qualidade do Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos (ao consumidor), em 2019:

• Câmara Municipal de Aveiro

• Câmara Municipal de Chaves

• Câmara Municipal de Ílhavo

• Câmara Municipal de Póvoa de Varzim

• Câmara Municipal de Santa Maria da Feira

• EMAP - Empresa Municipal de Ambiente do Porto, E.M., S.A.

• INOVA - Empresa de Desenvolvimento Económico e Social de Cantanhede, E.M., S.A.

Estas entidades distinguidas com o Selo ficam automaticamente habilitadas à atribuição do Prémio de Excelência do Serviço, que visa premiar a entidade com melhor performance, cujo vencedor será divulgado no decorrer do 14º Fórum Nacional de Resíduos.

CÂMARA LANÇA NOVA CAMPANHA ANTI COVID-19

- Combate à Pandemia do Coronavírus 

A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) lançou esta semana, novas e importantes operações de Comunicação aos Cidadãos relativas ao Combate à Pandemia Covid-19 / Coronavírus, com a colocação de outdoors (fotografias em anexo) relembrando os Cidadãos da necessidade de se protegerem nas suas ações do quotidiano e apelando à necessidade de utilizarem máscara, lavarem as mãos e manterem o distanciamento social.

Até ao final do mês de outubro, a campanha será alargada a outras plataformas de grande formato, como são os mupis instalados em todo o Município.

A campanha estende-se à pagina de Facebook da Câmara Municipal de Aveiro, com mais ações e mais momentos de comunicação preparados para as próximas semanas.

Recordamos que a CMA tem desde o mês de abril, ao dispor do Cidadãos um novo site (covid19.cm-aveiro.pt/), onde podem ter acesso às notícias relacionados com o Comabte à Pandemia, a linha verde de apoio a casos Covid-19 (800 210 139) e tudo sobre o “Programa de Ação de Apoio à Atividade Social e Económica / Operação Anti Covid-19”.

Estamos Juntos nesta Luta. Conte Connosco, Contamos Consigo!

Proteja-se. A Si e aos Outros.



ACESSO AOS CEMITÉRIOS MUNICIPAIS NA ÉPOCA DO FERIADO DE 1 DE NOVEMBRO

 A Câmara Municipal informa que manterá abertos os cemitérios municipais da Marinha Grande e de Casal Galego, mediante certas restrições em articulação com as orientações da Direcção-Geral de Saúde, considerando a atual situação de pandemia, nos dias 31 de outubro e 1 e 2 de novembro, dado que se aproxima uma data de destaque, como o Dia de Todos os Santos e Fiéis Defuntos.

Nestes dias, estes cemitérios terão horário alargado das 08h30 às 18h30.

Informa-se que será obrigatório:
1. Entrada e saída pelos portões devidamente identificados;
2. Higienização das mãos na entrada e saída do cemitério;
3. Utilização de máscara, cobrindo a boca e o nariz, em todo o recinto do cemitério;
4. Uso de luvas descartáveis para a utilização segura dos utensílios;
5. Utilização dos contentores que serão colocados no interior dos cemitérios para deposição de lixos.

Recomenda-se ainda:
- O uso de utensílios próprios (baldes, regadores, vassouras, pás, etc.) evitando a partilha dos mesmos;
- A presença de apenas 2 pessoas por sepultura;
- O cumprimento do distanciamento físico de 2 metros;
- A permanência no interior dos Cemitérios pelo tempo máximo de 45 minutos;
- Evitar o ajuntamento de pessoas não coabitantes no exterior e/ou no interior dos cemitérios;
Apela-se ainda a que as pessoas dos grupos mais vulneráveis, como pessoas idosas, grávidas e pessoas com imunossupressão ou com doença crónica não se desloquem ao Cemitério nestes dias.

Informa-se que será interdita a utilização de casas de banho públicas.

Seja responsável. Proteja-se a si. Proteja os outros.

Licores feitos em Proença-a-Nova premiados pelo segundo ano consecutivo em Londres


Pelo segundo ano consecutivo, os licores da empresa Wild Bunch & Co., com produção instalada na Cozinha Partilhada de Montes da Senhora, em Proença-a-Nova, foram premiados no concurso Lux Life 2020 Food & Drink Awards que se realiza em Londres. Depois do licor “Espírito da Floresta”, o prémio The Finest Herbal Spirit (o melhor licor herbal) foi para o licor “expressões de eucalipto”. De acordo com os responsáveis da Lux Life, o prémio foi atribuído tendo em conta o sabor complexo da bebida, alcançado apenas com uma erva, e que resulta de um trabalho criativo, natural e com recursos locais que vai ao encontro das exigências do moderno consumidor. “Ser premiado por dois anos consecutivos por fazer algo que amamos é muito especial. Gostaria de agradecer a todos aqueles que nos ajudaram”, afirmou Mark Walker, cofundador da Wild Bunch & Co. A empresa centra a sua atividade no desenvolvimento de licores a partir de produtos naturais, exportando a maioria da sua produção, com especial destaque o exigente mercado inglês. Em 2019, o licor Espírito da Floresta foi distinguido na categoria de o melhor licor com baixo teor alcoólico. 

O Município dá os parabéns à Wild Bunch & Co. por mais um prémio conquistado e que o mesmo seja um incentivo a que mais pessoas coloquem em prática projetos de empreendedorismo assentes nos recursos do território e utilizando equipamentos municipais, como a Cozinha Partilhada.

Projeto de investigação quer prevenir e combater o burnout em estudantes de medicina e medicina dentária

Uma equipa da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), liderada por Ana Telma Pereira, está a desenvolver um projeto de investigação que pretende reduzir o burnout nos estudantes de medicina e medicina dentária, através da autocompaixão.

A ideia para o projeto, intitulado “COMBURNOUT”, surgiu do facto de «verificarmos, com a nossa investigação, mas também no contacto com os estudantes, que os alunos de medicina e de medicina dentária têm níveis elevados de stresse, ansiedade e depressão», conta Ana Telma Pereira.

Além disso, sublinha a psicóloga e investigadora do Instituto de Psicologia Médica da FMUC, «temos constatado que certos traços de personalidade, ou seja, da sua maneira típica de pensar, sentir e comportar-se, são mais prevalentes nestes estudantes, como o neuroticismo e, principalmente, o perfecionismo. Estes são fatores de risco para o sofrimento psicológico, pois diminuem as competências emocionais para lidar com o stresse».

Segundo a investigadora, são vários os fatores de risco que potenciam o Burnout nos estudantes de medicina e medicina dentária, nomeadamente, por exemplo, «o ambiente competitivo, a elevada carga horária e a grande quantidade de avaliações e de matérias. Devido à combinação destes fatores, quase metade dos estudantes de medicina e medicina dentária sofre de burnout – significativamente mais do que os estudantes de outras áreas».

«Devido ao estigma, vergonha e ao próprio perfecionismo, a maioria dos estudantes não procura ajuda e o problema tende a piorar ao longo da formação e carreira médica», salienta Ana Telma Pereira.

O burnout carateriza-se por vários sintomas que ocorrem na sequência de um período prolongado de intenso stresse relacionado com o trabalho ou os estudos, levando a pessoa a sentir-se completamente esgotada, sem recursos emocionais e físicos.

No caso dos estudantes de medicina, alerta a especialista da FMUC, «as consequências do burnout são graves: depressão, ideação suicida, uso e abuso de álcool e de outras substâncias psicoativas… Este estado de exaustão e desânimo pode levá-los a negligenciar a sua saúde e a dos outros, pois o burnout aumenta a probabilidade de erros e negligência médica».

O projeto, que conta com 30 mil euros de financiamento do programa “Academias do Conhecimento” da Fundação Calouste Gulbenkian, é composto por duas fases. Na primeira, a equipa vai identificar os estudantes em risco para, depois, implementar um programa de intervenção em grupo (maioritariamente em formato online), focado na promoção de competências emocionais, como o mindfulness e a autocompaixão - abordagens terapêuticas que ensinam as pessoas a autorregularem os seus pensamentos e emoções, com benefícios cientificamente comprovados.

Na segunda fase do projeto, vai ser realizado um estudo experimental para testar a eficácia desta intervenção, tendo como objetivo final a disponibilização de um programa de intervenção totalmente manualizado e com boas evidências de impacto positivo na redução do burnout e perturbação psicológica em estudantes de medicina e medicina dentária.

«Estamos confiantes, porque já comprovámos, com estudos recentes, que se fomentarmos a autocompaixão podemos atenuar o stresse e o sofrimento psicológico potenciados pelo perfecionismo. A autocompaixão pode ser um antídoto para este veneno», afirma a coordenadora do “COMBURNOUT”, referindo ainda que a equipa do projeto é constituída essencialmente por «psicólogas com formação e experiência em intervenções deste tipo, e por jovens médicos, que são internos de psiquiatria no CHUC e assistentes na FMUC; eles próprios passaram há não muito tempo por estas pressões».

O programa “Academias do Conhecimento” da Fundação Calouste Gulbenkian, criado em 2018, destina-se a apoiar projetos que apostem na promoção de «competências para que as crianças e jovens de hoje sejam capazes de enfrentar um futuro em rápida mudança».

Cristina Pinto



Brasil reporta morte de voluntário em teste da vacina de Oxford

Não foram especificadas as razões nem o contexto do óbito.
As autoridades de saúde brasileiras divulgaram hoje a morte de um voluntário dos testes da vacina contra a Covid-19, desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca e pela Universidade de Oxford, embora não tenham especificado o contexto do óbito.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão regulador e de controlo sanitário do Brasil, relatou, em comunicado, que foi notificada da morte na segunda-feira, mas recusou-se a detalhar se a vítima tomou a vacina ou um placebo, alegando "compromissos de confidencialidade ética".

Contudo, apesar de a Anvisa não confirmar, uma fonte ligada ao consórcio que realiza os testes afirmou que a vítima mortal, um médico de 28 anos, do Rio de Janeiro, integrava o grupo de voluntários que tomava o placebo, e não o imunizante contra a Covid-19, segundo a revista Veja.

A Anvisa indicou ainda que o comité internacional que acompanha o caso sugeriu o prosseguimento dos testes da vacina.

"É importante ressaltar que, com base nos compromissos de confidencialidade ética previstos no protocolo, as agências reguladoras envolvidas recebem dados parciais referentes à investigação realizada pelo Comité Internacional de Avaliação de Segurança, que sugeriu pelo prosseguimento do estudo. Assim, o processo permanece em avaliação", indicou o órgão em comunicado.

De acordo com a imprensa local, o jovem médico, que atuava na linha da frente de combate à pandemia, morreu devido a complicações da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Em conferência de imprensa na tarde de hoje, o diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra, lamentou a morte do brasileiro, mas negou-se a prestar mais detalhes sobre o caso.

"Está prevista uma confidencialidade ética em relação a tudo que envolve os voluntários de testes. Daí a escassez, neste momento, de maiores detalhes. Em 19 de outubro tivemos a comunicação oficial do comité internacional independente relatando o ocorrido e relatando, ao mesmo tempo, a possibilidade de prosseguimento dos estudos, diferentemente da interrupção anterior. No momento, os testes prosseguem", disse Barra.

No início de setembro, a farmacêutica AstraZeneca suspendeu os testes da fase final desta mesma vacina, que está a desenvolver em parceria com a Universidade de Oxford, após uma suspeita de reação adversa séria num participante do estudo.

Na ocasião, em 08 de setembro, a AstraZeneca frisou que se trata de "uma ação de rotina, que deve acontecer sempre que houver uma doença potencialmente inexplicada num dos ensaios, enquanto ela é investigada", de forma a garantir que é mantida "a integridade dos ensaios".

Contudo, cerca de uma semana depois, os testes acabaram por ser retomados em todo o mundo.

A vacina da AstraZeneca/Oxford é uma das principais apostas do Brasil contra a Covid-19, país onde já foram vacinados aproximadamente 8.000 voluntários nos testes deste imunizante.

O executivo brasileiro prevê ter disponíveis cerca de 100 milhões de doses dessa vacina no primeiro semestre de 2021.

Num cronograma apresentado na semana passada, o Ministério da Saúde brasileiro indicou que os resultados da fase de testes da vacina AstraZeneca/Oxford devem ser finalizados em novembro.

O Brasil é o país lusófono mais afetado pela pandemia e um dos mais atingidos no mundo, ao contabilizar o segundo número de mortos (mais de 5,2 milhões de casos e 154.837 óbitos), depois dos Estados Unidos.

A pandemia de Covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos e mais de 40,8 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Lusa

des.LIGA dinamiza ações do Outubro Rosa na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra


De 26 a 30 de outubro, o des.LIGA – Departamento de Educação para a Saúde no Ensino Superior assinala, na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), o mês da prevenção do cancro de mama, através da iniciativa Outubro Rosa.

Por todo o mundo, durante o mês de outubro, a cor rosa é utilizada para homenagear as mulheres com cancro da mama, sensibilizar para a prevenção e diagnóstico precoce, bem como apoiar a investigação nesta área. A iniciativa, conhecida por “Outubro Rosa”, nasceu na década de 1990 com o intuito de mobilizar a sociedade para a luta contra o cancro da mama. O projeto des.LIGA junta-se, uma vez mais, a este movimento, para informar, sensibilizar e, sobretudo, para inspirar a mudança.

Os voluntários do projeto des.LIGA, estudantes da Licenciatura em Enfermagem, durante a “semana rosa”, irão decorar dois espaços (no polo A e no polo B da Escola) e em momentos específicos, nomeadamente nos intervalos, irão dinamizar pequenas intervenções educativas. Paralelamente, o circuito interno de televisão da ESEnfC emitirá vídeos e mensagens alusivos ao tema.

O des.LIGA marca, assim, o início do seu 6º ano consecutivo na ESEnfC, um ano que se espera cheio de criatividade e muita literacia para a saúde.

Recorde-se que o cancro de mama é um problema de saúde pública, apesar de não ser dos mais letais, tem uma incidência elevada, sobretudo na mulher (apenas 1 em cada 100 cancros se desenvolvem no homem). De acordo com os últimos dados do projeto GLOBOCAN, da responsabilidade da International Agency for Research on Cancer, o cancro de mama é o tipo de tumor mais comum na mulher e o segundo mais frequente em todo o mundo. Atualmente em Portugal, com uma população feminina de 5 milhões, surgem mais de 6000 novos casos de cancro da mama por ano, ou seja, 11 novos casos por dia, morrendo por dia 4 mulheres com esta doença.

Apoiar as sobreviventes de cancro de mama, lembrar as mulheres que morreram, e apoiar o progresso e a luta contra o cancro de mama é um imperativo.

O projeto des.LIGA – Departamento de Educação para a Saúde no Ensino Superior é um programa de voluntariado da iniciativa da Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro. A implementação do projeto des.LIGA na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra foi formalizada através de protocolo datado de 16 de fevereiro de 2015, tendo o projeto entrado em funcionamento, no ano letivo 2015/2016.

O projeto des.LIGA assenta na metodologia de educação pelos pares - desenvolvimento de atividades de sensibilização, por parte de pares educadores, que devidamente formados, são facilitadores da mudança dos seus pares educandos.

Parlamento discute hoje e vota referendo sobre a eutanásia na sexta-feira


O parlamento discute hoje e vota na sexta-feira uma proposta de referendo sobre a eutanásia, que divide direita e esquerda, mas em que há um bloco maioritário para a "chumbar", do PS, BE, PCP, PAN e PEV.

Os dois maiores partidos, PS e PSD, deram liberdade de voto aos seus deputados para decidir sobre esta iniciativa popular que recolheu mais de 95 mil assinaturas para se fazer uma consulta e para a qual já existe uma pergunta: "Concorda que matar outra pessoa a seu pedido ou ajudá-la a suicidar-se deve continuar a ser punível pela lei penal em quaisquer circunstâncias?"

À partida, e desconhecendo-se quantos serão os deputados "desalinhados" entre socialistas e sociais-democratas, há um bloco de 142 potenciais votos "não" e que podem "chumbar" a proposta, juntando o PS, BE, PCP, PEV e PAN.

Mesmo descontando eventuais votos diferentes na bancada do PS, que tem liberdade de voto, deputados contra o referendo ouvidos pela Lusa consideram que "há margem" para travar esta iniciativa popular de referendo, apoiada pela Igreja Católica, que recolheu cerca de 95 mil assinaturas, a favor do referendo.

Serão necessários 116 votos contra e, potencialmente, eles podem sair de um grupo de 142.

Do outro lado, à direita estará CDS (5) e o Chega (1). Entre os centristas há liberdade de voto, mas a direção do grupo disse à Lusa que todos os deputados concordam com o voto favorável ao "indispensável" referendo.

Entre os 79 deputados do PSD, que deu liberdade de voto, deverá haver uma grande parte a favor. Dentro da bancada do PS admite-se que alguns "desalinhados" votem a favor.

O deputado único da Iniciativa Liberal, João Cotrim Figueiredo, só anunciará o seu sentido de voto na quinta-feira, durante o debate, que terá uma grelha de tempos alargada, de 91 minutos, ou seja, uma hora e meia.

Se o referendo for "chumbado", prossegue e conclui-se o processo parlamentar da lei de despenalização da eutanásia, a partir de cinco projetos (Bloco, PS, PEV, Iniciativa Liberal e PAN) aprovados, na generalidade, em fevereiro.

Constitucionalmente, cabe à Assembleia da República votar e decidir a proposta de referendo, por iniciativa de deputados, grupos parlamentares, do Governo ou de grupos de cidadãos eleitores.

Esta proposta de referendo resulta de uma iniciativa popular, iniciativa da Federação Portuguesa pela Vida, entregue em junho na Assembleia da República.

Se for aprovada, a proposta de referendo é enviada para o Presidente da República, que pedirá ao Tribunal Constitucional a fiscalização preventiva da sua constitucionalidade. Se tiver "luz verde", é Marcelo Rebelo de Sousa quem toma a decisão.

Lusa

Edgar Pinto diz-se inocente e remete alegadas suspeitas para anos pré-W52-FC Porto


Edgar Pinto disse hoje estar inocente, após ter sido suspenso preventivamente pela União Ciclista Internacional (UCI) "por suspeitas de indícios de irregularidade no passaporte biológico", antes de assinar pela W52-FC Porto, afirmando que as mesmas são "infundadas".

"Tendo sabido que a UCI tomou a decisão de me suspender da atividade [velocipédica], por suspeitas de indícios de irregularidade no passaporte biológico, venho garantir a minha inocência e a minha vontade de afastar essas suspeitas, que são infundadas, tratando-se de amostras obtidas durante os anos de 2015, 2016 e 2017, em alturas de grande sofrimento, nas quais fui sujeito a diversas intervenções cirúrgicas resultantes de várias quedas graves", vinca em comunicado enviado à agência Lusa.

O corredor de Albergaria-a-Velha precisa ainda que na base da suspensão estão "análises referentes a um período anterior" à sua contratação pela equipa W52-FC Porto, "que nada tem, por isso, a ver com este processo", e onde deseja prosseguir a sua carreira, depois de provar a sua inocência.

"Apelo a todos que respeitem tanto a mim como a minha família", conclui na nota.

Edgar Pinto está suspenso provisoriamente por "uso de métodos e/ou substâncias proibidas", segundo a lista atualizada de suspensões da UCI, hoje publicada.

Nos anos referidos, o ciclista, de 35 anos, representou a Skydive Dubai (2015 e 2016) e a LA Alumínios-Metalusa (2017), tendo-se mudado para os 'dragões' apenas em 2019, quando foi quinto classificado na Volta a Portugal, na edição ganha pelo seu companheiro João Rodrigues.

"A equipa W52-FC Porto tomou hoje conhecimento da suspensão preventiva do seu corredor Edgar Pinto. Os factos que estão na origem da investigação são todos eles anteriores à contratação do Edgar pela nossa equipa, contudo, aguardaremos o desfecho do processo, esperando que o corredor, que sempre teve, ao nosso serviço, um comportamento exemplar, possa provar a sua inocência e que continue a demonstrar o seu valor ao serviço da nossa equipa", lê-se na nota enviada à Lusa pela formação 'portista' e assinada pelo seu presidente, Adriano Quintanilha.

Edgar Pinto, que este ano falhou a edição especial da Volta a Portugal por lesão, tem uma carreira marcada por quedas graves.

Esta temporada, o ciclista, que foi quarto na prova rainha do calendário nacional em 2013 e 2018, apenas completou a Volta ao Algarve, do calendário internacional, no 34.º lugar, tendo em 2019 um ano de maior projeção lá fora: foi quinto na Volta à Turquia, quarto na Volta às Astúrias, quinto na Volta a Aragão e 10.º na Volta à Dinamarca.

O esclarecimento feito quanto aos anos sobre os quais incidem "as suspeitas de indícios de irregularidade no passaporte biológico" poderá dever-se ao caso de Raúl Alarcón, vencedor da Volta a Portugal em 2017 e 2018 e colega de equipa de Edgar Pinto na W52-FC Porto, que está também suspenso preventivamente por "uso de métodos e/ou substâncias proibidas".

De acordo com as normas da UCI, a principal equipa nacional sujeitar-se-ia a ser suspensa por ter tido duas suspensões por doping no espaço de 12 meses -- a suspensão de Alarcón foi anunciada precisamente há um ano.

Lusa

 

A arte de esconder o principal

 

  • Péricles Capanema

Em circunstâncias excepcionais pode ser virtuoso encobrir o fundamental. De outro lado, algumas vezes presenciamos o triste artifício de velar o principal, quando deveria estar desvelado. Na mesma direção, agravando, a censurável e até a criminosa maquiavelice de encapotar o principal, cujo conhecimento escarrapachado favoreceria o bem comum.

O conto de Pepe Ladino. Respiguei em papéis amarelados conto que vem ao caso. História narrada (relato resumidamente) desde começos do século XX, passa de pai a filho, deu-se em Tunja, cidade fincada na região colombiana de Boyacá. Viveu lá faz muito um homenzinho atarracado chamado pelos seus de Pepe Ladino, useiro e vezeiro trampolineiro que frequentava com olhos gordos os pontos de compra e venda de esmeraldas da cidade. Um belo dia entrou furtivamente numa casa antiga, que conhecia bem desde menino, pertencente a simpático e idoso casal de mineradores, Pancho e Concha, de momento empobrecidos. Lolita, a empregada, já meio cega, na residência desde adolescente, mantinha o local em perfeita ordem. Pepe Ladino, silencioso, abriu em cômoda da sala de jantar uma gaveta pequena, dali retirou o que hoje seriam 100 mil pesos colombianos (em torno de 150 reais), destinados a compras em um armazém. Sem que ninguém percebesse, levantou um taco no meio da sala, arrancou de dentro uma pedra verde, engoliu-a, colou a madeira de novo e perfeitamente, socou bem. Era esconderijo só conhecido dos donos da casa em que ficava oculta a mencionada pedra verde, na verdade valiosíssima esmeralda — brilho intenso verde escuro profundo levemente azulado, pureza perfeita, um tesouro. Pepe Ladino não parecia ter pressa. Tropeçou desajeitadamente num tapete puído e caiu. Lolita chegou correndo e gritou temerosa: “Dios mio, Flaco, o que está fazendo aqui?”. Flaco era o apelido de infância de José, conhecido no seu meio como Pepe Ladino. Flaco havia sido empregado naquela casa quando muito jovem; ali fazia pequenos trabalhos. Vez por outra ainda a visitava. Flaco lamuriou, estava morrendo de fome, sem emprego e sem tostão, queria só um dinheirinho para comer. Devolveu logo os 100 mil pesos para Lolita, que lhe deixou 5 mil pesos nas mãos. Foi embora choroso, pedindo mil desculpas, nunca mais repetiria coisa tão feia.

Pepe Ladino soube bem recuperar a esmeralda. Conhecia bem mina em Muzo, os pontos de comércio das pedras, tinha contatos, sabia onde colocar com bom preço a mercadoria valiosa afanada; e logo depois botou o pé na estrada, sumiu, nunca mais foi visto.

Os anos pingaram lentos. Tudo mudou muito na região. Pepe Ladino foi ficando figura esvaecida na memória local e acabou esquecido de praticamente todos. Pequeno acontecimento doméstico para o casal Pancho e Concha, uma neta querida iria se casar proximamente e a avó, finalmente, achou ótima aplicação para a esmeralda que guardara por décadas a fio. Venderia a joia; os recursos seriam usados na compra de um apartamento para a moça, bom começo de vida. Com cuidado arrancou o taco. Nada encontrou abaixo. Quem teria rapinado a esmeralda? Não existiam suspeitos. Sua neta ficou sem o apartamento. Ninguém desconfiou do Flaco, o menino bom que tantas vezes havia ajudado na casa.

O conto sobre Pepe Ladino atrai a atenção para realidades ocultas (as principais e as secundárias) em tantas situações mundo afora.

Principal e secundário no STF. Vou me deter hoje apenas sobre uma de tais situações, que atingirá a todos nós. Nela, o acobertamento do principal provavelmente lesará interesses do Brasil, de seu povo; em outra perspectiva, trucidará restos da civilização cristã entre nós. Começo.

Relator da indicação do desembargador Kássio Nunes Marques para a vaga do Supremo Tribunal Federal, aberta com a aposentadoria do ministro Celso de Mello, o senador Eduardo Braga (MDB – AM) divulgou parecer ditirâmbico sobre o candidato, entregue à Comissão de Constituição e Justiça do Senado. O magistrado, segundo o senador, é exemplo de “garra e perseverança”. Sem dúvida, boas características. A Constituição exige outros predicados, a mais de brasileiro nato, 35 anos, menos de 65 anos: notável saber jurídico e reputação ilibada.

O senador Eduardo Braga minimizou os longos e repetidos plágios atribuídos ao desembargador nas teses acadêmicas defendidas. Claramente ferem a conduta ilibada e o decoro que se exigem de um ministro do STF. Minimizou também, chamemo-las assim, as imprecisões, para não as qualificar de falsificações e inverdades, constantes do currículo do desembargador Kássio Marques. Erros de tradução, descuidos, críticas vazias de conteúdo, diria o relator, fatos sem importância. É claro, chocam os critérios de conduta ilibada de dona de casa comum. Não chocaram um senador da República.

Condições anacrônicas para a vida pública brasileira. Compreende-se, aliás; estamos todos habituados com nossos hábitos republicanos. Aqui a linguagem chula, o palavrão, na escrita e na boca, a má educação, já quase são obrigatórios para a vida pública. O primarismo boçal deixou de chocar. Está moribunda em nossa vida pública a noção central de ordem natural civilizada (muito aperfeiçoada ao longo dos séculos pelo perfume cristão) da obrigação moral de exemplaridade — do bom exemplo, enfim — que tem o superior (qualquer superior, na espécie, o homem público), expressa no caso pelo decoro, boa educação, compostura, gravidade, moralidade. E assim não espantam falsificar currículo e plagiar teses acadêmicas, na vida pública brasileira atual, “normal”, “faz parte”, “é do jogo”.

Esmeralda. Outro ponto, este mais importante. Poderá até surpreender à maior parte dos leitores, mas no caso do desembargador Kássio Marques, o currículo grosseiramente falsificado e os plágios deprimentes são enormemente secundários — os 100 mil pesos. Desviam a atenção do principal — a esmeralda. O principal se compõe de três pontos.

Primeiro ponto. Ampliação dos casos de aborto legal. A dissertação de mestrado do desembargador Kássio Marques discorre sem nenhum reparo sobre o aborto como direito da saúde da mulher. Cita Dworkin, diz que o Judiciário pode ser acionado para impor lei contra a maioria conservadora do povo. É ativismo judicial, retrocesso civilizatório. Poderemos ter ministro novo do STF votando a favor da ampliação dos casos de aborto legal permitido, calcando compromissos que todos julgavam sagrados na última campanha eleitoral e estapeando o eleitorado conservador que levou o Sr. Jair Bolsonaro à curul presidencial. Este ponto está detalhado em meu artigo “Nuvens negras”.

Segundo ponto. Opiniões favorecedoras do chavismo. Os ditadores Chávez e Maduro levaram a Venezuela por um caminho parecido com o de Cuba e sonhado entre nós pelos adeptos do petismo. Contra esta proposta foi eleita a chapa Bolsonaro-Mourão em 2018. A explicação desatinada que o douto Sr. Kássio Marques dá para o desastre venezuelano é exatamente igual à dos maiorais do petismo: o problema foi a queda dos preços do petróleo. Tal queda levou a Venezuela a “níveis de decréscimos econômicos jamais vistos”. Quando o preço estava bom, a propensão de sonhar com um chavismo róseo o levou a fantasiar sem amarras: “Com a alta do barril a Venezuela experimentou níveis de prosperidade jamais vistos”. O que mais interessa — as opiniões infelizmente deixam transparecer indisfarçável simpatia pela política chavista. Aqui também o tema está detalhado no artigo “Nuvens negras”. E aqui também, dói dizê-lo, sente-se estapeada a maioria antipetista que votou pela chapa vitoriosa em 2018, julgando que haveria rejeição enérgica às políticas de Chávez, Fidel Castro, Maduro. Irá se sentir traída no voto de 2018 se houver no STF (e lá já existem ministros simpáticos a medidas de esquerda) mais um ministro que vote habitualmente com eles.

Terceiro ponto. A execução da pena após condenação em segundo grau. Portanto, antes do trânsito em julgado da decisão. O STF mudou o entendimento por maioria apertada, 6×5 a favor da execução da pena só após o trânsito em julgado. Celso de Mello votou com a maioria. O desembargador Kássio Nunes Marques tem afirmado, é assunto para o Congresso. Ou seja, não irá mudar o rumo da atual maioria. E os jornalistas têm dito, os líderes partidários decidiram não decidir. Vão deixar como está, a Constituição não será tocada neste ponto. De outro modo, continuará aqui aberta a porta para a corrupção, praticada em grau amazônico durante a era petista. A decepção de setores que sonhavam com uma vida pública decente e temem a continuação de esquemas corruptos está em todos os meios de divulgação.

Mostrar os plágios e as falsidades do currículo evidenciam ausência da conduta ilibada e certamente indicarão falta de notável saber jurídico. Inabilitam para o exercício do cargo é o entendimento de grandes juristas e de políticos de destaque. No caso em questão, contudo, na prática, valem pouco; em linguagem figurada, uns 100 mil pesos. Postas as circunstâncias, é pouco provável que mudem os votos da maioria dos senadores. Tudo parece indicar, o acordo já está feito, dele participam dirigentes dos três poderes, envolve a maioria do Senado, o desembargador Kássio Nunes Marques foi aprovado. Só um fato de momento improvável determinaria o oposto.

Resta aos brasileiros preocupados com o futuro pátrio ter clara a noção de que o principal é manter viva a apreensão e a reação. Os indícios são de que correm sérios perigos no STF as instituições brasileiras enraizadas em nosso passado cristão. São ameaças iminentes, contínuas e de longa duração. O mais importante é a esmeralda; 100 mil pesos valem bem menos.

ABIM