sábado, 11 de dezembro de 2021

Acha que o Natal pode ser sustentável? Faz parte da maioria dos portugueses


Segundo o estudo do Observador Cetelem Natal 2021, 79% dos portugueses inquiridos considera que é possível ser sustentável durante o período festivo. No entanto, também são muitos os que concordam que a sustentabilidade fica em segundo plano nesta altura do ano (82%), com a grande maioria dos inquiridos (90%) a considerar que a época do Natal é um período de consumo excessivo.

De um modo geral, os inquiridos com idades compreendidas entre os 18 e os 44 anos, são os que mais acreditam que o Natal pode ser sustentável (uma média de 84%). Já os mais velhos, na faixa etária dos 65 aos 74 anos, são os que menos acreditam nesta premissa (70%).

Segundo o estudo, de forma a tornar o período festivo mais sustentável, 75% dos portugueses vai adoptar algumas práticas neste sentido: reutilizar os enfeites de Natal (44%), reutilizar a árvore de Natal artificial (36%), reutilizar os sacos para utilizar nas compras (24%), comprar apenas artigos essenciais (23%) e reutilizar o papel de embrulho/laços (21%). Uma vez mais, os mais jovens, entre os 18 e os 25 anos, são os que mais se preocupam em adoptar pelo menos uma destas medidas sustentáveis (60%).

Já para apoiar o comércio e a produção local, 31% dos portugueses inquiridos vai comprar produtos e presentes feitos em Portugal, 18% pretende comprar em lojas do seu bairro/perto de casa e 15% tem a intenção de comprar a produtores locais. Ainda assim, 25% afirma que não tenciona apoiar o comércio local de nenhuma forma. Entre os que compram no comércio local, 27% diz pretender gastar mais do que no ano passado, nomeadamente, os jovens dos 25 aos 34 anos (42%) e residentes da zona Centro do País (60%).

Quanto à participação em iniciativas solidárias, um terço dos portugueses admite fazê-lo, sendo os inquiridos entre os 35 e os 44 anos os que mais participam neste tipo de acções (40%). Relativamente às iniciativas, 13% afirma que costumam comprar postais/cartões de Natal da UNICEF, 11% participa na iniciativa “Pai Natal Solidário” e 10% compra produtos solidários em que uma parte reverte para instituições.

Marketeer


Peixe-lua com quase 3 toneladas encontrado morto junto a porto da Horta, nos Açores


Um peixe-lua (Mola Mola) com quase três toneladas de peso foi encontrado já sem vida à entrada do porto da Horta, nos Açores, estando biólogos a estudar as causas da morte, foi hoje divulgado.

“Já estava morto quando foi encontrado, aqui na superfície do porto da Horta”, disse à Lusa Pedro Afonso, biólogo marinho na Universidade dos Açores, adiantando que o exemplar “de grandes dimensões”, com 2.740 quilos, tem quase o tamanho semelhante ao maior indivíduo desta espécie descoberto em todo o mundo, que pesava cerca de três toneladas.

As causas de morte deste peixe-lua não foram ainda determinadas, embora apresente um corte na parte frontal da cabeça que poderá indiciar uma possível colisão com alguma embarcação, explicou.

“Estamos ainda a tentar saber, um pouco melhor, o que é que se passou. Verificámos que havia uma contusão grande na zona frontal, por cima da cabeça, que provavelmente poderá indicar uma colisão. Se essa colisão ocorreu antes ou depois da morte, é um pouco difícil, nesta altura, de determinar”, adiantou Pedro Afonso.

O biólogo da Universidade dos Açores lembra que o reporte de colisões de peixes deste porte com embarcações de lazer, de pesca, de transporte de passageiros ou de mercadorias, “é extremamente raro” nos mares dos Açores.

“A verdade é que estes peixes-lua são conhecidos por fazerem, durante o dia, um comportamento em que se colocam de lado, à superfície, numa espécie de natação letárgica, e também poderá ter acontecido que, nestas situações, haja mais probabilidade de existirem colisões”, explicou.

Christophe Pharm, outro biólogo da Universidade dos Açores, explicou à Lusa que já foram retirados o estômago e o intestino do peixe-lua para posterior análise, no sentido de perceber se ingeriu lixo ou plástico que possa ter causado a sua morte.

“Para nós, este tipo de trabalho é bastante desafiante, por que se trata de um indivíduo muito grande, mas conseguimos retirar o estômago, e parte do intestino, e vamos agora avaliar se havia plástico dentro do estômago e depois tentar relacionar isso com a morte”, referiu o biólogo.

O peixe-lua foi, entretanto, enterrado, prevendo-se que a sua estrutura óssea possa vir a ser recuperada, daqui a alguns anos, para posterior exibição na Fábrica a Baleia de Porto Pim, na cidade da Horta.

69 medalhas para a Bairrada no maior concurso de vinhos do mundo


A Bairrada arrecadou 69 medalhas, entre Grande Ouro, Ouro e Prata, naquele que é considerado o maior concurso de vinhos do mundo, “Portugal Wine Trophy”, que decorreu nas instalações do Hotel das Termas da Curia, Anadia, entre os dias 26 e 28 de novembro, organizado pelo DWM - Deutsche Wein Marketing, com o apoio do Município de Anadia.

A concurso estiveram 1.500 vinhos, provenientes de 20 países. O júri, constituído por 55 provadores de 15 países diferentes, atribuiu um total de 443 medalhas, sendo 15 Grande Ouro, 336 Ouro e 92 Prata. Aos produtores da Bairrada foram atribuídas 5 medalhas Grande Ouro, 57 ouro e 7 Prata.

O investimento realizado pelo Município de Anadia, que permitiu aos produtores da Região Demarcada da Bairrada inscreverem os seus vinhos e espumantes sem qualquer custo, teve como objetivo incentivar e promover internacionalmente os vinhos Bairrada, bem como o enoturismo e outros recursos endógenos regionais.

De referir que o “Portugal Wine Trophy”, juntamente com o “Berliner Wein Trophy” e o “Asia Wine Trophy” constitui o maior concurso de vinhos do mundo, o qual conta com o patrocínio da OIV – International Organisation of Vine and Wine, da VINIOFED, da Union Internationale des Oenologues e da Associação Portuguesa de Enologia e Vinicultura.

CASO BPP João Rendeiro detido pela Polícia Judiciária


Antigo dono do BPP estava em fuga desde setembro e nunca aceitou revelar o seu paradeiro.

O ex-banqueiro João Rendeiro foi detido esta manhã, revelou a Polícia Judiciária (PJ) em comunicado.

"A Polícia Judiciária informa que, na manhã de hoje, foi detido o cidadão João Rendeiro, sobre quem pendia Mandado de Detenção Internacional", lê-se na nota das autoridades.

A PJ remete mais esclarecimentos para uma conferência de imprensa a realizar às 9h30. A SIC Notícias avança que a detenção ocorreu na África do Sul.

O ex-dono do BPP estava em fuga desde setembro, depois de ter sido condenado por crimes como fraude fiscal qualificada, abuso de confiança qualificado e branqueamento de capitais.

Durante os últimos meses recusou sempre revelar onde se encontrava, admitindo que só voltaria a Portugal se fosse ilibado "ou com um indulto" de Marcelo Rebelo de Sousa.

Fonte: TSF

AUSTRÁLIA | Incêndios devastam região turística da Austrália

Após semanas de altas temperaturas na região turística de Margaret River, na Austrália, deflagraram incêndios florestais que estão a consumir esta região de paisagens pitorescas.

As grandes colunas de fumo eram vistas a vários quilómetros, ainda assim, não há, pelo menos para já, vítimas ou danos materiais.

Uma situação que acontece quando do outro lado da enorme ilha chuvas intensas estão a causar inundações.

Fonte:euronews

Muçulmano apunhala parlamentar católico

O legislador britânico Sir David Amess [foto], de 69 anos, militante contrário ao aborto, morreu após ser esfaqueado várias vezes durante uma reunião pública em Leigh-on-Sea (Inglaterra).

O assassino, Ali Harbi Ali, que estava indiciado por preparação de atos terroristas, disse estar ligado ao Estado Islâmico. Amess era casado e deixou uma família com cinco filhos. Há uma afinidade profunda entre os militantes da ‘cultura da morte’, os inimigos da família bem constituída e os terroristas islâmicos.

ABIM