terça-feira, 2 de janeiro de 2024

Tertúlias sobre Angola (e votos de um excelente ANO 2024!)

 Olá Litoral,
Mensagem rápida apenas para corrigir uma informação errada que transmiti em dezembro relativa às tertúlias sobre a viagem que fiz a Angola. As datas corretas são as seguintes:
  • Lisboa: Kreatori, 9 janeiro às 19:30 (terça-feira)
  • Aveiro: Espaço Exodus, 27 janeiro às 21:30 (sábado)
Caso viva em alguma destas cidades, fica o convite para aparecer. Será um momento informal, de partilha, na companhia do amigo Rui Barbosa Batista, que me acompanhou na viagem a Angola.
De resto, aproveito a oportunidade para desejar um fantástico ano de 2024, com muita saúde, sucessos pessoais e profissionais e, se possível, muitas viagens (sempre com um bom seguro de viagem).
Se puder ser útil em alguma coisa, estou ao dispor.
A terminar, deixo o habitual apelo para que utilize estes links no planeamento das suas viagens. Para si é igual, mas para mim é uma grande ajuda (permite manter o blogue sem publicidade). Muito obrigado.
Grande abraço e boas viagens!
Filipe Morato Gomes

No próximo dia 6 de janeiro. Igreja Matriz de Cantanhede é palco do Concerto de Ano Novo

A Igreja Matriz de Cantanhede é palco, no dia 6 de janeiro, pelas 21h30, do tradicional Concerto de Ano Novo. Celebrando a chegada de 2024 e a Solenidade da Epifania, que a tradição associa aos Reis Magos, o espetáculo do Coro Sinfónico Inês de Castro e da Orquestra Inês de Castro, sob a direção do maestro Artur Pinho Maria, terá como solistas a soprano Leonor Barbosa de Melo e a mezzo-soprano Ema Viana.
Este promete ser um espetáculo de assinalável expressão cultural e artística, onde de forma única e magistral, melodias inspiradoras e harmoniosas fundem-se a uma só voz culminando numa obra-prima cuja composição, segundo os críticos, será lembrada no universo coral ad aeternum.
Jubilate Deo”, do compositor Dan Forrest (estreada em 2016), é uma obra enérgica, musical e linguisticamente diversificada, para coro, duas solistas e orquestra, que surpreende e atrai o público a cada momento.
Os andamentos da obra incluem latim litúrgico, hebraico, árabe, mandarim, zulu e espanhol, e o movimento final combina vários desses idiomas com o inglês. “Song of the Earth” é o andamento que convida à meditação sobre a sustentabilidade do planeta Terra e ao sentido mais atual de um cuidado universal.
A esta obra do compositor norte-americano juntam-se as interpretações de duas solistas de excelência. Leonor Barbosa de Melo, detentora de vários prémios em concursos de canto nacionais, é desde 2011 cantora residente do Coro da Casa da Música do Porto. Do seu currículo constam trabalhos com Monserrat Caballé, Elisabete Matos, Rudolf Piernay, Anna Tomowa-Sintow, entre outros.
Já a mezzo-soprano Ema Viana está a concluir o Mestrado em Música na Universidade de Aveiro, onde estuda com a professora e soprano Isabel Alcobia.
Para aperfeiçoamento vocal trabalhou com nomes como a soprano Ambra Vespaziani, o barítono Ettore Nova, a soprano Lena Lootens e o tenor Francisco Lázaro, entre outros.
A dirigir o concerto estará o maestro Artur Pinho Maria, ex-diretor artístico e maestro titular da Orquestra Clássica do Centro, de coros académicos e de coros regionais, e que atualmente é maestro titular e diretor artístico do Coro Sinfónico Inês de Castro, do Coro do Porto de Aveiro, do Orfeão de Vale de Cambra e do Orfeon Académico de Coimbra, orientando também diversos cursos de direção coral e masterclasses de técnica vocal.
O Concerto de Ano Novo é promovido pela Câmara Municipal, com o apoio da Unidade Pastoral de Cantanhede.

*Carla Cruz Silva
Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo

Arte Nova inspira iluminação de Natal em Aveiro

A Câmara Municipal de Aveiro lançou um concurso de conceção para a iluminação de Natal no período de 2023/2025, com o intuito de desafiar o setor a conceber um projeto único, inspirado em Aveiro. Assim, a proposta vencedora, da Empresa Carvalho Iluminações, de Viseu, apresentou um conceito baseado em Aveiro, destacando o Património Cultural, a sustentabilidade, a inovação e a tecnologia. Os Ovos Moles, os Moliceiros, a Ria e os Pescadores, o Sal, os Marnotos e as Salineiras, a Natureza, todos são convocados neste projeto único, que só pode ser daqui, de Aveiro, e de nenhum outro lugar.
Os locais e os motivos da iluminação de Natal
Nas ruas da nossa Cidade temos Moliceiros concebidos com motivos Arte Nova, elementos da Ria como as algas, os peixes, os crustáceos, entre outros, acoplados com os votos de Boas Festas, bem ao estilo Arte Nova presente no nosso Museu.
Ao longo do Canal Central, temos motivos de inspiração Arte Nova, nomeadamente os movimentos curvilíneos, a referência à natureza, aos seus elementos de fauna e flora, à harmonia e à beleza.
Já na Avenida Dr. Lourenço Peixinho, temos 800 metros de um teto de luzes que representa o céu estrelado de Aveiro.
No Bairro da Beira-Mar, homenageiam-se os pescadores, destacando o azul do mar e o amarelo das estrelas, numa evocação à fusão entre o mar o céu, a casa dos pescadores.
Nas ruas adjacentes à Avenida Dr. Lourenço Peixinho, temos nova evocação invertida dos moliceiros, dos marnotos e da vara que os ajuda a sulcar as águas dos Canais e da Ria.
Na Praça Marquês de Pombal, apresenta-se uma moldura inspirada numa peça de cerâmica congénere, de produção local, exposta no Museu da Cidade, feita na extinta fábrica de São Roque, que aqui é ampliada e cujos motivos de inspiração Arte Nova são aqui replicados.
Já na Rua Direita e na Rua Belém do Pará, a inspiração veio da calçada, da autoria de Jorge Pinheiro, cujos círculos se projetam, animados pelo Natal, nas decorações de ambas as Ruas e demais adjacentes.
Os presépios do Museu de Aveiro / Santa Joana e da Praça da República enfatizam os motivos de um Natal Arte Nova.
Por fim, a zona verde, entre a Sé e a Rotunda do Hospital, dá destaque aos animais presentes nas fachadas Arte Nova de Aveiro. Assim, de dentro do Presente, símbolo de Natal, os animais saltam das fachadas Arte Nova para a Rua, desafiando todos a lançarem um olhar atento e novo sobre a Cidade, de forma a descobrirem os animais que as fachadas ostentam e guardam com tanta arte e discrição.
Nesta edição, foram, ainda, contempladas as pontes pedonais que atravessam os Canais da Cidade, bem como todos os centros de cada uma das Freguesias e Uniões de Freguesias do Município de Aveiro, que, com a sua árvore de Natal, esse símbolo indissociável das Festividades do Natal, se unem numa lógica de comunhão de cada uma das partes que se somam e dão vida ao todo que é Aveiro.
Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro