sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Águeda vence distinção de Programação Municipal de Desporto do Ano


Em cerimónia realizada no dia 20 de dezembro, em Vila Franca de Xira, o Município de Águeda foi galardoado com o prémio de melhor "Programação Municipal de Desporto do Ano"


Nos últimos anos, a Câmara Municipal de Águeda tem vindo a efetuar uma aposta sustentada em termos desportivos para o concelho. Afirmar Águeda enquanto um município de referência na área desportiva tem sido o desafio constante na estratégia municipal, que tem vindo a promover políticas desportivas diversificadas que se traduzem num aumento da prática da atividade física e desportiva na população do Concelho, numa lógica que se traduz no próprio slogan desportivo “Desporto é Vida”.

Com o intuito de dinamizar as infraestruturas desportivas existentes e promover o alargamento da atividade física e o crescimento do desporto em Águeda, a Autarquia efetuou um forte investimento na organização e promoção de inúmeras iniciativas desportivas, ações e programas de desenvolvimento educativo e desportivo adaptados a todos os cidadãos, seja de organização própria, seja em parceria com outras entidades, como por exemplo os estabelecimentos de ensino locais, no sentido de permitir aos alunos a possibilidade de terem os seus horários letivos ajustados e planeados para lhes permitirem praticar atividade física e desportiva de acordo com as suas necessidades.

Neste enquadramento, para uma adequada coordenação de todas as atividades que são organizadas no município, anualmente é elaborado um plano de atividades desportivas onde consta toda a programação desportiva municipal a realizar no ano subsequente. A programação desportiva do Município de Águeda apresenta uma grande diversidade de atividades desportivas, as quais se dividem em atividades de prática regular e eventos desportivos.

As atividades de prática regular são coordenadas e desenvolvidas nas infraestruturas desportivas do município e destinam-se essencialmente à vertente de ensino e prática desportiva dos munícipes do concelho, incluindo os cidadãos portadores de deficiência. Neste âmbito, englobam-se as atividades desportivas que decorrem durante todo o ano na Escola Municipal de Natação, no Centro Municipal de Marcha e Corrida, no Centro de Formação Desportiva e no Centro de BTT / Águeda Bike Park, bem como as iniciativas desportivas desenvolvidas pelas clubes e associações desportivas, organizadas em parceria com o Município.

Durante o ano de 2019, foram realizados mais de 60 eventos desportivos no Município de Águeda que abrangeram diversas modalidades. Estes eventos, alguns deles incluídos em provas de campeonatos nacionais e mundiais, estão distribuídos na programação desportiva municipal tendo em consideração os calendários das respetivas Federações Desportivas.

De mencionar que, na mesma cerimónia, o Município de Águeda foi também distinguido com Programa de Desporto Adaptado Recomendado 2019.

Sobre a distinção recebida, Edson Santos, Vice-Presidente do Município de Águeda e responsável pelo pelouro do Desporto disse: "Entendemos que o desporto deve ser prática regular e neste sentido procuramos construir um calendário abrangente, que inclui diferentes modalidades e é direcionado para todos os munícipes. O prémio recebido deixa-nos bastante orgulhosos do trabalho desenvolvido, e quero aproveitar para deixar uma palavra de reconhecimento e agradecimento às organizações do Município que com o seu esforço e entrega contribuíram bastante para este prémio."

Ovar/Cultura – Agenda do Município de Ovar jan-mar 2020


Potenciar a identidade local, qualificar os agentes do município, consolidar a aprendizagem criativa e fomentar a atratividade e competitividade do território são os quatro vetores da Agenda Cultural do Município de Ovar para o primeiro trimestre de 2020.

Assim, no âmbito do primeiro vetor, a valorização da identidade local, a Câmara Municipal de Ovar apresenta na sua programação a secular tradição do Cantar os Reis (05 e 06 de janeiro), a Vitamina da Alegria – Carnaval de Ovar (de 01 a 25 de fevereiro) e as duas primeiras e imponentes Procissões Quaresmais, das Cinzas e do Encontro (08 e 22 de março), com a importância cultural e turística (para além da Fé, para os crentes) de que se reveste o período da Quaresma em Ovar.

Prosseguindo a estratégia de qualificação e valorização dos agentes locais, esta edição do Carnaval conta com o mais famoso “bloco” de percussão do Brasil – o Monobloco – que, durante uma semana, vai dinamizar uma oficina de percussão com a comunidade carnavalesca local, alargada aos outros carnavais do país, que culminará com um grande espetáculo de abertura do Carnaval de Ovar 2020.

Através do programa EIXO – Programação para Crianças e Jovens e Mediação de Públicos – a autarquia vareira vai continuar a investir na aprendizagem criativa, dentro e fora da Escola, através de espetáculos, oficinas, workshops ou ações de formação, assumindo este Programa como um pilar estratégico de desenvolvimento da sua comunidade, base de construção de uma cidadania cada vez mais ativa, mais participativa e mais capaz.

Por fim, e com vista à promoção da maior atratividade e competitividade do território, a presente programação conta com diversas propostas na área do turismo e traz ao Centro de Arte de Ovar espetáculos como “Capitão Fausto”, “A Criada de Zerlina” de João Botelho, que conta com a magnífica interpretação de Luísa Cruz, vencedora do Globo de Ouro de Melhor Atriz de Teatro pela sua participação nesta peça, terceiro Globo da sua carreira ou “The Gift”, que vão trazer o seu Verão.

De sublinhar que a “nova” Agenda Cultural do Município de Ovar se apresenta com nova imagem e conteúdos mais abrangentes, englobando a programação dos equipamentos culturais (Centro de Arte de Ovar, Museu Júlio Dinis, Biblioteca Municipal de Ovar, Museu Escolar Oliveira Lopes e Escola de Artes e Ofícios), mas também os eventos que acontecem na rua, nas praças e nos diferentes espaços do concelho. A promoção do território faze-se, hoje, com eventos e ações de várias áreas de atuação municipal, muitos deles multidisciplinares, que devem ser promovidos e divulgados, também, através da agenda Ovar/ Cultura.

Para o vereador da Cultura da Câmara Municipal de Ovar, Alexandre Rosas, esta agenda “apresenta uma programação cultural diversificada, qualificada e envolvente, de modo a oferecer ao Município e à região uma dinâmica que permita potenciar o consumo e fruição cultural, fidelizar e formar públicos e promover a circulação de novas produções e criações artísticas”, acrescentando que “a Câmara Municipal de Ovar vai continuar a promover e a valorizar o seu património cultural, potenciando a identidade local, qualificando os seus agentes, incrementando a aprendizagem criativa e, seguramente, fomentando a atratividade e competitividade do território.”

Consulte a Ovar/Cultura – Agenda do Município de Ovar em https://issuu.com/cmovar/docs/agenda_jan_mar_issue


Delta Cafés e Expofacic proporcionam um melhor Natal a 30 famílias do concelho de Cantanhede



À semelhança do que aconteceu nos últimos anos, a parceria da Delta Cafés com a Expofacic estendeu-se até ao Natal, com a empresa a realizar mais uma ação de solidariedade em benefício de famílias carenciadas do concelho de Cantanhede. Estas foram sinalizadas e indicadas pelas juntas de freguesia, que, entretanto, estão a proceder à distribuição dos cabazes de bens alimentares oferecidos pela Delta Cafés para proporcionar a 30 agregados familiares desfavorecidos um Natal condizente com o espírito que caracteriza a quadra.
Realizada no âmbito do projeto “Tempo para Dar”, a iniciativa faz parte da vocação solidária que a empresa faz questão de cumprir no âmbito do patrocínio à Expofacic, uma tradição que se insere na política de responsabilidade social que tem vindo a desenvolver com ações em vários domínios a partir da atividade da Coração Delta, associação criada para o efeito pelo Grupo Nabeiro.
Os cabazes de Natal destinados às famílias do concelho de Cantanhede em situação de maior fragilidade social foram entregues no decurso de um encontro da presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, com representantes da Delta Cafés, designadamente, Pedro Paula, diretor do departamento de Coimbra da Delta Cafés, e Rui Teixeira, quadro da empresa, acompanhados de João Barradas, proprietário do Magnólia Café, operador da marca na Expofacic e parceiro na promoção da iniciativa. Presentes estiveram também o vice-presidente da autarquia, Pedro Cardoso, os vereadores Adérito Machado e Célia Simões, e Idalécio de Oliveira, presidente do Conselho de Administração da INOVA-EM, empresa municipal que tem a seu cargo a gestão financeira, administrativa e logística da Expofacic.
Receberam os cabazes da Delta Cafés os presidentes da junta de freguesia de Ançã, Cadima, Cantanhede/Pocariça, Cordinhã, Covões/Camarneira, Ourentã, Outil/Portunhos, Murtede e Sanguinheira, respetivamente, Cláudio Cardoso, Marise Pessoa, Aidil Machado, Pedro Carrana, Asdrúbal Torres, Nelson Maia, Paulo Santos, Carlos Fernandes e Euclides Vinangreiro.
Na ocasião, a líder do executivo camarário congratulou-se “com mais esta ação solidária da Delta Cafés e do Café Magnólia em prol de famílias desfavorecidas do concelho no âmbito do acordo com a organização da Expofacic. Esta vertente também valoriza o evento”, afirmou Helena Teodósio, sublinhando “o interesse e a disponibilidade com que os presidentes da junta se envolveram no processo ao indicarem as famílias beneficiárias em função da sua situação de carência”.
Por seu turno, o representante da Delta Cafés, Pedro Paula, referiu-se à “importância que a empresa atribui à política de responsabilidade social, o que aliás está na base desta e de outras ações desenvolvidas em parceria com a Comissão Organizadora da Expofacic. Tem sido uma experiência gratificante a todos os níveis e nós teremos todo o gosto em repeti-la nos próximos anos”, concluiu.

AVEIRO | CURSO DE PLANEAMENTO E GESTÃO DE GRANDES EVENTOS

Porque os eventos são de grande importância para os territórios, contribuindo, de forma decisiva, para a dinamização turística, social e económica dos lugares, das cidades e das regiões, e a sua afirmação a nível nacional e internacional, constituindo uma ferramenta decisiva para o aumento da competitividade, que convém usar de forma adequada, a UNAVE – Associação para a Formação Profissional e Investigação da Universidade de Aveiro, vai realizar, nos  dias 5, 12, 19 e 26 de Março, mais uma edição do curso de Planeamento e Gestão de Grandes Eventos.

Esta terceira edição terá uma duração de 24 horas presenciais e foi organizada a pensar nos responsáveis, aos vários níveis, pela gestão do território, e sobretudo nas autarquias, nos seus técnicos e dirigentes, encontrando-se, no entanto, aberta, também, aos profissionais do sector dos eventos.

O objetivo é dar-lhes a perceber a importância da realização de grandes eventos (de cariz desportivo, cultural, gastronómico ou outro) para os territórios, bem como a necessidade de delinear, gerir e avaliar os grandes eventos de forma eficaz.

Principais conteúdos:
Definição; tipologias e objetivos dos eventos; Planeamento de eventos (elaboração e monitorização do orçamento global, cronograma das ações e check-list de tarefas, público-alvo; briefing e debriefing; criação e gestão de equipas, logística, segurança; programação, divulgação e gestão de crises); Coordenação de eventos (importância e modelos); Gestão do orçamento (rúbricas, fontes de financiamento, minimização de despesas, maximização de receitas e controlo); Financiamento, patrocínios, apoios e parcerias (tipologias, definição e gestão de contrapartidas); A importância dos media e dos new media para o sucesso dos eventos; Monitorização e avaliação de eventos (importância e tipos de avaliação); Análise de casos práticos.

A coordenação científico-pedagógica do curso é da responsabilidade de Dina Ramos, investigadora de pós-doutoramento da Universidade de Aveiro, doutorada em Turismo pela Universidade de Salamanca (Espanha) e docente do micoMBA em Gestão UNAVE/UA, tendo como formador Paulo Costa, licenciado em Publicidade, ex-gestor de empresas e ex-vereador da Câmara Municipal de Ílhavo onde assumiu, ao longo de 16 anos (2002-2017), responsabilidades em áreas como Turismo, Juventude, Comunicação e Informação, Proteção Civil, Cultura, Marketing e Notoriedade, Ação Social, Cidadania, Igualdade e Maior Idade, tendo protagonizado alguns dos mais marcantes projetos/eventos que aconteceram em Ílhavo nos últimos anos.

Inscrições e informação mais detalhada disponíveis em http://www.unave.pt/?tipologia_formacao=gestão

josé carlos maximino

Mau tempo provoca corte da estrada que liga a Bairrada ao concelho de Mação



A Estrada Municipal 537, na ligação entre a localidade de Bairrada e o concelho de Mação, encontra-se cortada ao trânsito na sequência do aluimento de terras provocado pela força da água da Ribeira da Pracana que galgou as suas margens. Neste momento, a Proteção Civil de Proença-a-Nova ainda não consegue determinar por quanto tempo ficará encerrada esta ligação entre os dois concelhos, tendo em conta a intervenção que será necessária realizar para repor as condições de circulação em segurança. Também o Caminho Municipal 1246, entre a Ponte do Alvito e a localidade de Casal da Ribeira, já esteve cortado ao trânsito devido a inundação mas a circulação já foi reposta. Esta zona, ao lado da Ribeira do Alvito, é considerada de cheias. 

Desde a tarde de ontem que os serviços municipais de Proteção Civil têm sido chamados para acudir a diversas situações: um dos cedros da Rua de Santo António, ao lado do Campo Nossa Senhora das Neves, caiu partindo o muro que veda o campo de jogos. Foram ainda recebidas notificações de queda de árvores, inundações de habitações (não tendo sido necessário, até ao momento, realizar realojamentos) e inundação de currais de animais. 

Depois do alerta vermelho do dia de ontem e madrugada, e de acordo com a informação meteorológica disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o concelho de Proença-a-Nova encontra-se agora em alerta laranja até às 18h00 de sábado, 21 de dezembro. Renovam-se os pedidos à população no sentido de minimizar comportamentos de risco e de adotar medidas de autoproteção como: garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas; a adoção de uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a formação de lençóis de água nas vias; garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente andaimes, placards e outras estruturas suspensas e ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores. 

O Município informa ainda que a Barragem das Corgas está a efetuar descargas que terão como consequência o aumento do caudal da Ribeira da Isna pelo que se solicita especial atenção às aldeias próximas deste curso de água. Qualquer situação deverá ser comunicada de imediato aos Serviços de Proteção Civil do Município.

Bandeira “Município Amigo do Desporto” entregue a Porto de Mós

A Câmara Municipal de Porto de Mós acaba de ser distinguida com a Bandeira "Município Amigo do Desporto", tendo em conta o seu modelo de intervenção no desenvolvimento desportivo. Porto de Mós vê, assim, publicamente reconhecido o investimento municipal feito no desenvolvimento desportivo do concelho.

Criado pela Associação Portuguesa de Gestão do Desporto (APOGESD) e pela Cidade Social, empresa especializada na área da certificação da qualidade, este galardão foi entregue à Câmara Municipal de Porto de Mós, na pessoa do seu Vice-presidente e Vereador do Desporto, Eduardo Amaral, no âmbito de uma cerimónia pública realizada na cidade de Vila Franca de Xira.

De acordo com Eduardo Amaral, “assumimos, hoje, uma responsabilidade maior para com o desporto e a criação de estilos de vida saudáveis, abrindo a generalização da prática desportiva aos cidadãos, seja na vertente competitiva, seja na vertente de lazer.
Alargar o conceito de prática desportiva, na perspetiva de o tornar inclusivo, é o nosso objetivo. Diga-se inclusivo no sentido lato do termo: o desporto é para todos – crianças, jovens, adultos, séniores, com mais ou menos capacidade físico-motora, para federados e não federados – mas acima de tudo, o desporto deve traduzir-se em satisfação e bem-estar para quem o pratica e, neste sentido, criar condições para que todos o pratiquem e tenham acesso aos equipamentos e instalações desportivas é essencial.”

A APOGESD determina que um “Município Amigo do Desporto” estabelece e implementa abordagens com o intuito de aumentar o desempenho organizacional das estruturas de planeamento e operacionalização desportiva, com vista à obtenção de excelentes resultados, ao nível do desenvolvimento desportivo. De acordo com a Associação, o desporto é, por isso, um fator de desenvolvimento do território e de melhoria da qualidade de vida da sua população, devendo ser reconhecidas as boas práticas, no sentido de as partilhar, potenciando o desenvolvimento desportivo português.

O galardão “Município Amigo do Desporto” assenta em dez áreas de análise, nomeadamente: organização desportiva, instalações desportivas, eventos desportivos, programas desportivos, estratégias de sustentabilidade ecológica, desporto solidário, parcerias, realidade desportiva, legislação, marketing e inovação.

Patrícia Alves

Na Biblioteca Municipal de Cantanhede


Teatro Infantojuvenil assinalou mais uma temporada com “A greve das renas”

O Grupo de Teatro Infantojuvenil da Biblioteca Municipal de Cantanhede encerrou no passado dia 18 de dezembro, o ciclo de representações do seu espetáculo de Natal “A greve das renas”, da autoria de Natália Queirós. Esta sessão foi especialmente dirigida aos participantes das Tardes Comunitárias, contando ainda com a presença de 16 alunos do ATL da Associação Social, Cultural e Recreativa da Camarneira.

“A greve das renas” conta a aventura das renas do trenó do Pai Natal, que decidiram fazer greve, e quase impediam São Nicolau de fazer a entrega de brinquedos às crianças do Mundo.
Já nos dias 6 e 8 de dezembro, mais de 150 pessoas assistiram às primeiras apresentações, que se destinaram ao público em geral, a que se seguiram mais três sessões, nos dias 13, 16 e a 18 de dezembro, estas especialmente direcionadas a grupos de espetadores.

Na sessão de dia 13 de dezembro, estiveram a assistir ao espetáculo cerca de uma centena de idosos, num grupo composto por população sénior das Associações de Desenvolvimento, Progresso e Vida da Tocha, Social, Cultural e Recreativa da Camarneira, dos Centros Paroquiais de Solidariedade Social de Ançã e de Febres, do Centro Popular e Recreativo da Pocariça, do Centro Social Polivalente da Freguesia de Murtede, da Comissão de Melhoramentos de Vilamar, da Plasce – Póvoa da Lomba Associação Social, Cultural e Ecológica e da Prodeco - Progresso e Desenvolvimento de Covões.
Já o espetáculo que se realizou no dia 16 de dezembro, segunda-feira, foi direcionado para a comunidade escolar do 1º Ciclo de Ensino Básico, do Centro Escolar de Cantanhede, e estiveram presentes a assistir à apresentação 52 alunos.
Encontra-se ainda prevista mais uma apresentação teatral de “A greve das renas”, a realizar a 6 de janeiro, Dia de Reis, direcionada para os alunos da Escola Básica Cantanhede Sul.
Natália Queirós, principal dinamizadora do grupo cénico desde a sua constituição, em 2004, é autora da maioria das peças ou das adaptações de contos já levadas a cena, num total de 29 produções teatrais.

Grupo de Teatro Infantojuvenil da Biblioteca Municipal de Cantanhede
O Grupo de Teatro Infantojuvenil da Biblioteca Municipal de Cantanhede nasceu em 2004, por iniciativa de Natália Queirós que, após a sua jubilação como magistrada no Tribunal de Cantanhede, tem desenvolvido na cidade uma importante atividade cultural relacionada com as artes teatrais. Entre as iniciativas que tem levado a efeito, destaca-se a criação deste grupo que desde a sua fundação em 2004 já realizou 150 sessões de 32 espetáculos teatrais diferentes, aos quais assistiram mais de 18.500 pessoas, sobretudo alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho. O Grupo de Teatro Infantojuvenil da Biblioteca Municipal de Cantanhede integra atualmente 9 elementos com idades que variam entre os 7 e os 12 anos.
















Espetáculos apresentados pelo Grupo de Teatro Infantojuvenil da Biblioteca Municipal

Junho de 2004 – “A Carochinha”;
Dezembro de 2004 – “E nessa noite os animais falaram”;
Junho de 2005 – “Nem só de pão vive o Homem”;
Dezembro de 2005 – “Aventura na loja dos brinquedos”;
Junho de 2006 – “A protecção de Baco”;
Dezembro de 2006 – “A noite em que o deserto floriu”;
Junho de 2007 – “Reciclando a Vida”;
Dezembro de 2007 – “Pensando o Natal”;
Junho de 2008 – “Era uma vez…Viagem ao imaginário infantil” (adaptação de conto);
Dezembro de 2008 – “O Deus que não cabia no Olimpo”;
Junho de 2009 – “A idade das asas”;
Dezembro de 2009 – “Era uma vez… Um Natal de Mr. Scrooge” (adaptação de conto);
Junho de 2010 – “Um gato com botas” (adaptação de conto);
Dezembro de 2010 – “Um Natal do fim do mundo”;
Junho de 2011 – “Ervilha-de-cheiro – jóia sem preço” (adaptação de conto);
Dezembro de 2011- “Um Natal a 100%”;
Junho de 2012 – “O nariz e a verdade” (adaptação de conto);
Dezembro de 2012 – “Quando o Natal acontece até brinquedos têm alma!”;
Junho de 2013 – “Onde mora a Alegria?”;
Dezembro de 2013 – “Uma luz que não se apaga”,
Junho de 2014 – “A flor da macieira” e
Dezembro de 2014 – “Clube dos sonhos”.
Maio de 2015 – “O príncipe nabo” (Ilse Losa);
Dezembro de 2015 – “A mudar se vai crescendo”;
Junho de 2016 – “Nem só de pão vive o Homem – Revisitando La Fontaine”.
Dezembro de 2016 – “Pai Natal em apuros”;
Maio de 2017 – “Leandro, rei da Helíria”;
Dezembro de 2017 – Debate declamatório “O Natal e a Poesia” e
Junho de 2018 - “A corrida da primavera” (fábula dramatizada);
Dezembro de 2018 – “A noite em que o deserto floriu”;
Junho de 2019 – “Reciclar a Alegria”
Dezembro de 2019 – “A greve das renas”.

GÓIS | Índice de Presença na Internet das Câmaras Municipais

Góis esteve em destaque na sessão pública de apresentação do Índice de Presença na Internet das Câmaras Municipais, que decorreu no Centro Cultural de Vila Flor, em Guimarães. A sessão, onde foram apresentados o estudo e os resultados da 10.ª edição do Índice de Presença na Internet das Câmaras Municipais, contou com a presença da Senhora Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Dr.ª Alexandra Leitão, e das Câmaras Municipais premiadas, entre as quais a de Góis, representada pela sua Presidente, Dr.ª Maria de Lurdes Castanheira.  

"Presença na Internet das Câmaras Municipais Portuguesas em 2019: Estudo sobre Local e-Government em Portugal" inscreve-se num conjunto de estudos conduzidos pelo GÁVEA - Observatório da Sociedade da Informação da Universidade do Minho, desta feita com a participação da Unidade Operacional de Governação Eletrónica da Universidade das Nações Unidas e da Agência para a Modernização Administrativa. O estudo analisa o posicionamento dos 308 municípios portugueses em termos globais, isto é, considerando a totalidade de critérios e indicadores incluídos na grelha de avaliação utilizada. Os critérios são: 1- "Conteúdos: tipo e atualização"; 2- "Acessibilidade, navegabilidade e facilidade de utilização"; 3- "Serviços online"; 4- "Participação". O período de recolha e avaliação a que se reporta o estudo teve lugar entre os meses de novembro de 2018 e maio de 2019.

A Câmara Municipal de Góis encontra-se classificada entre as 10 primeiras posições, no Critério "Conteúdos: tipo e atualização", que tem como objetivo "avaliar a disponibilização e a atualização da informação disponibilizada nos sítios web das Câmaras Municipais".  

ÁGUEDA | O Programa “O Rio vai à Escola” do projeto LIFE ÁGUEDA inicia novo ciclo de sessões de educação ambiental.


Ambiente e Sustentabilidade

No âmbito do projeto LIFE ÁGUEDA, biólogas do Fluviário de Mora e do Município de Águeda levaram o rio às salas de aula de Sever do Vouga e de Albergaria-a-Velha.

No dia 13 de dezembro mais de 50 alunos participaram nas sessões de sensibilização e educação para a sustentabilidade com foco na valorização do rio, como património natural e cultural a preservar.

No âmbito do projeto LIFE ÁGUEDA - Ações de conservação e gestão para peixes migradores na bacia hidrográfica do Vouga (LIFE16 ENV/PT/000411) está a ser implementado o programa de sensibilização para o ambiente e sustentabilidade “O Rio vai à Escola” que visa alertar para os constrangimentos existentes na continuidade fluvial do rio, a problemática da preservação dos recursos hídricos, os impactos que os obstáculos representam para viabilidade das populações de peixes autóctones, bem como divulgar as ações desenvolvidas pelo projeto LIFE ÁGUEDA.

Os alunos de uma turma do 8.º ano (Escola Básica e Secundária de Sever do Vouga) e duas turmas do primeiro ciclo do ensino básico (1.º e 2.º anos do Centro Escolar de Angeja de Albergaria a Velha) tiveram oportunidade de participar nas atividades promovidas pelos técnicos presentes. A temática do rio e dos habitats ribeirinhos, da sua importância enquanto componente de um ecossistema mais alargado e complexo, bem como da necessidade de desenvolver metodologias adequadas para a sua preservação, conseguiram despertar a curiosidade, trazer novos conhecimentos e desafios junto dos participantes.
Este programa destinado a escolas da região da CIRA irá desenvolver-se no decorrer do projeto, até 2022.
A respeito deste programa o dr. Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda e Vereador do pelouro do Ambiente, referiu que “a promoção e melhoria dos habitats e biodiversidade das zonas ribeirinhas, representam benefícios a médio e longo prazo que devemos garantir para as gerações vindouras. A sensibilização de crianças e jovens para a preservação dos recursos naturais é o fundamento para uma cultura de sustentabilidade que queremos seja transversal na sociedade.”

O projeto LIFE AGUEDA
O projeto LIFE ÁGUEDA - Ações de conservação e gestão para peixes migradores na bacia hidrográfica do Vouga (LIFE16 ENV/PT/000411) tem como objetivo principal a eliminação de obstáculos ao continuum fluvial do rio Águeda e Alfusqueiro, bem como a recuperação e restauro dos habitats ripícolas necessários para a preservação e promoção das populações de peixes migradores nestas linhas de água. Estas intervenções, a par com outras na área da gestão ripícola e da pesca, num investimento global de cerca de 3 milhões de euros, irão sobretudo beneficiar a ictiofauna autóctone, de que são exemplo, entre outros, o sável e a lampreia-marinha, espécies que apresentam um elevado valor socioeconómico e conservacionista.

Para mais informações acerca do projeto, contacte dv-as@cm-agueda.pt, consulte:


Poderá ainda aceder à página de Facebook do projeto LIFE AGUEDA em: https://www.facebook.com/LIFE-%C3%81GUEDA-189377761639848/

Proença-a-Nova | Presidente da autarquia desafia empresários proencenses a criar associação

O presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Lobo, desafiou os 70 empresários (e 110 participantes), entre comércio e indústria, presentes no primeiro jantar de Natal que organizaram, que decorreu dia 17 de dezembro, a criarem uma associação que defenda os seus interesses. “Proença-a-Nova não tem uma associação de comerciantes ou similar, em que os empresários estejam devidamente agregados, por isso desafio-vos a ganharem escala diferenciada e capacidade de intervenção que só se alcança através dessa complementaridade que se potencia entre os vários agentes”, referiu João Lobo na ocasião. “Ainda que a concorrência exista entre muitos de vós, esta deve ser sã e não deve ser impeditiva de se unirem com o objetivo de alcançar objetivos comuns”, acrescentou. 

A ideia deste primeiro encontro surgiu numa reunião realizada na União de Freguesias de Proença-a-Nova entre os comerciantes da freguesia e depressa se alargou ao restante concelho, com o apoio da União de Freguesias de Sobreira Formosa e Alvito da Beira, juntas de Freguesia de Montes da Senhora e de São Pedro do Esteval, e também do próprio Município. Para assinalar o encontro, a autarquia ofereceu aos empresários o livro da segunda edição do Prémio Literário Pedro da Fonseca e o postal de Natal. 

O próximo encontro já está agendado para o Natal de 2020: “É minha expetativa que antes disso sejam dados passos mais concretos para a criação de uma entidade coletiva, independentemente da sua tipologia, pois será o concelho a beneficiar dessa união”, acrescenta João Lobo.

Proença-a-Nova | Crianças do pré-escolar efetuam rastreios de saúde oral e auditivo


As crianças do Pré-Escolar do Agrupamento Escolas e da Santa Casa da Misericórdia de Proença-a-Nova efetuaram rastreios de saúde oral e auditivo durante os dias 28 de novembro, 5 e 12 de dezembro, no âmbito de uma parceria estabelecida entre a Unidade Local de Saúde de Castelo Branco e o Município de Proença-a-Nova, integrada no projeto "Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar", cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu. Esta ação pretende ser uma medida preventiva no que toca à saúde e ao bem-estar das crianças, fatores essenciais para o crescimento e sucesso educativo, tendo sido realizados estes dois rastreios a 114 crianças. 

Esta ação já tinha sido realizada em outubro e novembro junto de 176 alunos que frequentam o 1.º ciclo no concelho (em Proença-a-Nova e Sobreira Formosa), tendo nessa altura sido decidido alargar ao pré-escolar tendo em conta a elevada adesão às avaliações que é facultativa.

Grupo autárquico do Município de Cantanhede com orçamento de 36,7 milhões de euros para 2020



O orçamento do grupo autárquico do Município de Cantanhede para 2020 totaliza 36,7 milhões de euros, valor que integra também as verbas previstas para a atividade da INOVA-Empresa Municipal e outras entidades em que a autarquia detém participações maioritárias. Quanto à proposta orçamental circunscrita à Câmara Municipal, esta ascende a 27,7 milhões de euros e foi aprovada pela Assembleia Municipal em 18 de dezembro, juntamente com as Grandes Opções do Plano, com 24 votos a favor, seis contra e duas abstenções.

Na apresentação dos documentos, a líder do executivo camarário, Helena Teodósio, referiu que “o orçamento aponta claramente no sentido da consolidação orçamental, como aliás se depreende da folga apreciável com que os limites inerentes aos princípios e regras orçamentais são respeitados”. A este propósito, a líder do executivo camarário enfatizou “a previsão de uma poupança de 4.006.377 euros, valor obtido a partir da dedução da despesa corrente à receita corrente e que é canalizado para despesas de capital”, relevando ainda o excedente de 1.670.538 euros que se antevê para a diferença entre a receita corrente e o somatório da despesa corrente com o valor médio dos reembolsos de empréstimos de médio e longo prazo, o que, pressupondo um bom desempenho operacional, será também favorável a um ainda maior incremento do investimento”.

Helena Teodósio considera que, ao nível das despesas de capital, “o orçamento para 2020 reflete opções que dão resposta aos objetivos estratégicos enunciados para um horizonte temporal de médio e longo prazo segundo uma lógica de sustentabilidade. Uma das linhas de força é a aposta em investimentos estruturantes para reforço da coesão territorial, seja através de empreitadas promovidas pela Câmara Municipal, seja através parcerias com as Juntas de Freguesia, ao abrigo de acordos de transferência de verbas para realização de obras em infraestruturas e equipamentos coletivos”, sublinhou.

Por outro lado, a autarquia cantanhedense pretende tirar o melhor partido possível das comparticipações financeiras ao abrigo dos programas de apoio da União Europeia, pelo que, para além da verba de 5,9 milhões de euros correspondente a obras já aprovadas nesse âmbito, tem prevista desde já uma revisão orçamental em 2020 para inscrever um montante superior a 1,2 milhões de euros relativos a várias candidaturas que estão a aguardar aprovação em vários programas comunitários, bem como os 7 milhões de euros do empréstimo destinado à requalificação da rede viária e entretanto também já aprovado pela Assembleia Municipal.

Do ponto de vista da repartição das verbas, as funções sociais são a rubrica que tem maior expressão financeira, com 56,5% do valor das Grandes Opções do Plano (GOP). Em termos absolutos trata-se de um montante de 8,3 milhões de euros que o executivo camarário pretende aplicar no reforço da coesão social do concelho, quer no exercício das competências da autarquia nos domínios da educação, ação social e cultura, entre outros, quer através de investimentos em infraestruturas e equipamentos coletivos. Outra rubrica com grande peso orçamental é a que diz respeito às funções económicas, com cerca de 30,5% do valor global, o que corresponde a 4,5 milhões de euros de despesa a repartir entre indústria e energia, rede rodoviária e outras funções de menor relevo.

Adesão à greve dos trabalhadores dos hospitais EPE entre 80% e 90%. Paralisação afeta consultas externas e alguns blocos operatórios

Resultado de imagem para Adesão à greve dos trabalhadores dos hospitais EPE entre 80% e 90%. Paralisação afeta consultas externas e alguns blocos operatórios
A adesão à greve dos trabalhadores dos hospitais EPE (Entidades Públicas Empresariais) varia entre os 80% e os 95%, afetando sobretudo as consultas externas e alguns blocos operatórios, segundo os sindicatos.
Em declarações à Lusa, Sebastião Santana, da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (FNSTFPS) explicou que no turno da manhã a adesão "está a ser muito boa", dando o exemplo do Hospital S.João, no Porto, com uma adesão de 90%, do Hospital S. José, em Lisboa, com 95%, do de Santa Maria (Lisboa), com 90% e no Instituto Português de Oncologia der Lisboa, onde a adesão à greve ronda os 80%.
"Um pouco por todo o país há consultas externas encerradas e blocos operatórios também, estando só a ser assegurados os serviços mínimos na maior parte dos serviços", afirmou, sublinhando que os dados sao idênticos em todo o país, com uma adesão sempre superior a 80%.
Também em declarações à Lusa, José Abrãao, do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública e de Entidades com Fins Públicos (SINTAP), disse que a greve está com uma adesão entre os 80% e os 90%, alegando que os trabalhadores estão "cansados e saturados de fazerem 10, 12 e 14 horas de trabalho" e não verem o "descongelamento de carreiras para trabalhadores em contratos geral de trabalho".
"São dezenas de milhar [de trabalhadores] que, com 20 anos de serviço, ganham exatamente o mesmo dos que entram hoje", acrescentou.
José Abrãao disse que esta paralisação está a ter impacto "nas áreas das carreiras gerais, assistentes operacionais e assistentes técnicos, nos técnicos de diagnóstico e terapêutica", frisando que "também se tem sentido noutras profissões das carreiras gerais", afetando sobretudo consultas externas, blocos operatórios e serviços administrativos.
"Estamos a pressionar para saber do investimento que o Governo disse que ia fazer no SNS, qual é a fatia que é afeta para o descongelamento e reposicionamento dos trabalhadores em contrato individual de trabalho, por uma questão de repor a justiça e de se fazer aquilo que já podia ter sido feito há muito", disse José Abrãao.
O sindicalista lembrou ainda que estes trabalhadores "querem também ter a possibilidade de se inscreverem na ADSE" e que há um projeto de diploma no Governo desde maio de 2018, "sem resposta para estas questões".
"Com a proposta que o Governo fez de 0,3% [de aumentos salariais] estão indignadas e até ofendidas, daí a adesão estar entre 80 a 90%, de norte a sul do país", acrescentou.
A greve, que começou à meia noite e irá durar 24 horas, visa exigir progressões na carreira, contagem de tempo de serviço e admissão de mais profissionais.
A greve foi convocada pela Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (FNSTFPS), da CGTP, e também pelo Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública (Sintap), da UGT, e abrange os hospitais EPE, que são a maioria das unidades hospitalares do Serviço Nacional de Saúde.

Fonte: MadreMedia/Lusa

Vai viajar no final do ano? Trabalhadores da aviação civil em greve de 27 a 29 de dezembro

Resultado de imagem para Vai viajar no final do ano? Trabalhadores da aviação civil em greve de 27 a 29 de dezembro
O Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil (SINTAC) anunciou hoje um pré-aviso de greve na Portway para 27, 28 e 29 de Dezembro nos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro e Funchal.
Num comunicado, o SINTAC indica que decidiu avançar com o referido pré-aviso de greve na empresa Portway de Handling de Portugal, SA, detida pelo grupo Vinci, porque a empresa “através dos seus administradores pertencentes ao Grupo Vinci, respondeu com a denúncia do acordo de empresa em vigor, e não cumpriu o devido descongelamento de carreiras no passado mês de novembro conforme tinha assinado em 2016″.
O SINTAC refere que “como se ainda não bastasse”, a empresa “começou a cortar abonos sociais e direitos adquiridos por todos os seus trabalhadores ao longo de 20 anos, não reconhecendo assim todo o esforço dos trabalhadores ao longo dos anos, e tudo isto com um único objetivo, o de não baixar os seus lucros a fim de poder encher ainda mais os cofres do Grupo Vinci”.
O sindicato sublinha que “durante três anos os trabalhadores viram os seus aumentos e progressões de carreira congelados a fim de melhorar a saúde financeira da empresa, e contribuíram imenso para o crescimento da mesma”.
“Tanto foi que houve distribuição de prémios pelos administradores da mesma durante esse período”, adianta o SINTAC.
O sindicato considera que a Portway de Handling de Portugal, SA, “desde a sua concessão em 2013 pelo Governo da altura, continua a contribuir muito positivamente para o país, quer em termos financeiros, quer em termos económicos conforme os resultados apresentados ao longo dos últimos anos”.
“Muitos setores de atividade económica em Portugal, já desapareceram, como é o caso da agricultura, das pescas, da indústria, e infelizmente muitos outros como o sector do handling e aeroportos estão em vias de desaparecer”, conclui o SINTAC.
“Urge alertar todos os portugueses para a dimensão real da importância de ativos como são a gestão aeroportuária e o transporte aéreo numa economia futura, sólida e devidamente emancipada para o país como se deseja, e do qual não abdicamos de participar”, conclui o sindicato.

Proteção Civil faz balanço sobre mau tempo: mais de 6.200 ocorrências, 70 desalojados e dois mortos

Imagem relacionada
Mais de 6.200 ocorrências foram registadas em Portugal continental desde quarta-feira na sequência do mau tempo, que provocou até ao início da manhã de hoje 70 desalojados, dois mortos e um desaparecido, segundo a proteção civil.
Num balanço feito à agência Lusa cerca das 09:00, o comandante Paulo Santos, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), explicou que foram registadas 6.237 ocorrências desde quarta-feira, com os distritos do Porto, Viseu e Lisboa a serem os mais afetados pelo mau tempo provocado pela passagem da depressão Elsa.
O responsável destacou como ocorrências principais as quedas de árvores, movimentos de terras, inundações e quedas de estruturas.
Foram ainda ativados o plano municipal de emergência da Mealhada e o plano distrital especial de cheias de Coimbra.
Entre as 00:00 e as 07:00 de hoje a proteção civil registou 353 ocorrências.
"Há um ligeiro desagravamento, porém as ocorrências irão aumentar durante o dia pois naquelas estradas onde as quedas de árvores não afetaram ninguém, de manhã, quando as pessoas começarem a sair de casa, vão encontrar obstruções", afirmou Paulo Santos.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) tem hoje sob aviso laranja (o segundo mais grave) doze distritos de Portugal continental e a costa norte da Madeira devido sobretudo à agitação marítima.
Leiria, Santarém e Portalegre estão sob aviso laranja também devido às previsões de precipitação forte, entre as 12:00 e as 15:00 nos dois primeiros casos e entre as 12:00 e as 18:00 no caso de Portalegre.
O IPMA alertou também para os efeitos de uma nova depressão, denominada Fabien, que atingirá Portugal no sábado, explicando que o Norte e o Centro serão as zonas do país mais afetadas, estando previstos intensos períodos de chuva e fortes rajadas de vento.
A nota do instituto refere ainda que haverá “vento forte de sudoeste”, prevendo-se que as rajadas atinjam valores de 90 quilómetros por hora no litoral norte e centro e 120 quilómetros por hora nas terras altas.
“A agitação marítima associada ao Fabien irá também fazer-se sentir na costa ocidental, em especial no litoral norte”, acrescenta.
Contudo, prevê-se que os efeitos da depressão Fabien não apresentem em Portugal continental a mesma intensidade do que os da tempestade Elsa, “em particular em termos de vento e com mais significado em termos de precipitação”.
O IPMA prevê uma melhoria gradual do estado do tempo a partir de domingo.

México | Lanzamiento De Firmware Versión 2.20 Compatible Con Tarjetas De Memoria CFexpress


por Yesica Flores
Nikon Imaging Japan (Presidente, Hideyuki Kitabata), una subsidiaria de Corporativo Nikon (Presidente Toshikazu Umatate,) se complace en anunciar el lanzamiento de firmware versión 2.20 para las cámaras sin espejo de cuadro completo Nikon    Z 7 y Z 6. La actualización de firmware ofrece varias mejoras que hacen que estas cámaras sean mucho más potentes. Además, Nikon inicia con un servicio de pago para habilitar la función de salida de Video en RAW.
La actualización del firmware a la versión 2.20 para cámaras Z 7 y Z 6 permite el uso*1 de tarjetas CFexpress*2. Las tarjetas CFexpress conceden una transferencia de datos mucho más rápida que las tarjetas XQD obteniendo de esta manera un flujo de trabajo más sencillo y eficiente.
Los usuarios de Z 7 o Z 6 que han descargado e instalado firmware versión 2.20, o posterior, pueden llevar su cámara a un centro de servicio autorizado Nikon para obtener la función de salida de video RAW realizando un pago de $4,699.00 más $290.00 por gastos de envío y manipulación (montos aplicados por equipo). La activación de esta permite la grabación de video RAW, que tiene mayor tolerancia a la gradación de color en comparación a otros formatos de video, a una grabadora externa a través de un cable HDMI.
Nikon seguirá respondiendo con flexibilidad a los cambios que necesiten los usuarios y ofrecerá experiencias de imagen de última generación que estimulen la creatividad de los usuarios con actualizaciones periódicas de firmware para sus cámaras sin espejo de la serie Z.
*1 Tarjetas CFexpress tipo B fabricadas únicamente por Sony Corp. El funcionamiento no está garantizado con tarjetas de otros fabricantes (a diciembre 2019).
*2 CFexpress es una marca comercial de CompactFlash Association.

Funciones agregadas con la actualización firmware
Soporte para tarjetas de memoria CFexpress, con nuevo estándar
Esta actualización de firmware permite el uso de CFexpress, un nuevo estándar para tarjetas de memoria que admite una transferencia de datos aún más rápida que las tarjetas XQD, sin modificar la ranura de la tarjeta de memoria de la cámara. El flujo de trabajo posterior a la toma/grabación se puede acelerar con tiempos de transferencia más cortos.

Habilitar la función de salida de video RAW

Soporte para salida de vídeo 4K UHD o FULL-HD RAW

Se puede grabar vídeo Full-HD RAW o 4K UHD de 12 bits*1 a una grabadora externa*2 conectada a una cámara Z 7 o Z 6 a través de un cable HDMI. Como el vídeo RAW no está sujeto al procesamiento en la cámara, se conserva toda la información que se emite desde el sensor de imagen. Toda esta información se puede utilizar después en la postproducción. Usuarios de la Z 7 o Z 6 que han descargado e instalado el firmware versión 2.20 o posterior, pueden llevar su cámara a un centro de servicio autorizado Nikon para obtener*3  la función de salida de video RAW realizando un pago correspondiente.
*1 Con Z 7, el video full-HD RAW se puede grabar utilizando el formato de película basado en FX, y el video 4K UHD RAW puede grabar utilizando el formato de película basado en DX.
Cuando se utiliza el Z 6, la grabación de vídeo RAW 4K UHD o Full-HD es posible con ambos formatos de película basados en FX y DX.
Consulte la Guía Técnica de las cámaras, disponible en el Centro de Descargas, para obtener más información sobre las diferencias entre las especificaciones Z 7 y Z 6.

*2 El Atomos Ninja V es compatible con la salida de video Nikon RAW, y graba videos en formato ProRes RAW. El funcionamiento no está garantizado con grabadoras que no sean la Ninja V (a partir de diciembre de 2019). La salida de vídeo RAW de una cámara Nikon es compatible con el firmware Ninja V versión 10.3 y posteriores.
Consulte el sitio de descarga de firmware Ninja V (https://www.atomos.com/firmware/ninja-v).
*3 Consulte nuestro sitio web para obtener instrucciones sobre cómo habilitar la función de salida de video RAW (https://www.nikon.com.mx/nikon-products/mirrorless-cameras/firmware-updates/prores-raw.page).
* Los nombres mencionados en este documento son marcas comerciales o marcas comerciales registradas de sus respectivos titulares.