segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Covid-19: Maiores de 65 anos serão vacinados com a terceira dose a partir de 11 de outubro

 Os portugueses com mais de 65 anos vão começar a ser vacinados com a terceira dose da vacina contra a covid-19 a partir de 11 de outubro, anunciou hoje o secretário de Estado Adjunto e da Saúde.

António Lacerda Sales avançou que a Direção-Geral da Saúde (DGS) vai emitir nas próximas horas uma norma com “o suporte técnico para essa terceira dose” contra a covid-19 ou dose de reforço, ressalvando que a vacina vai começar por ser administrada a pessoas residentes em lares de idosos e com mais de 80 anos.

“Iniciaremos pelas faixas mais vulneráveis, nomeadamente pelas estruturas residenciais para idosos, pela faixa acima dos 80 anos e depois iremos de uma forma decrescente até à faixa igual ou superior aos 65 anos, como foi feito quando foi a primeira fase de vacinação covid”, disse aos jornalistas o secretário de Estado à margem da assinatura do acordo de cooperação entre o INEM, Liga dos Bombeiros Portugueses e Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, em Lisboa.

O governante sublinhou também que esta dose de reforço deverá ser administrada a partir de 11 de outubro.

O secretário de Estado afirmou que se estava à espera da decisão da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), que hoje foi conhecida, para que “a DGS pudesse também tomar a sua decisão técnica” e para que Portugal pudesse avançar com essa dose de reforço ou terceira dose.

A EMA indicou hoje que doses de reforço da vacina anticovid-19 da BioNTech/Pfizer “podem ser consideradas” para pessoas com mais de 18 anos, após seis meses da segunda dose, para aumentar os anticorpos.

A EMA decidiu também hoje que uma terceira dose da vacina anticovid-19 da BioNTech/Pfizer e da Moderna só deverá ser administrada na União Europeia (UE) a pessoas com “sistemas imunitários gravemente enfraquecidos”, após 28 dias.

Questionado sobre se a terceira dose da vacina contra a covid-19 pode ser administrada em simultâneos com a da gripe, António Lacerda Sales disse que se aguarda por uma decisão da Organização Mundial de Saúde (OMS), que “muito em breve” deve pronunciar-se sobre a questão da coadministração.

“Neste momento não há essa indicação técnica, estamos a vacinar com uma diferença de 14 dias. Iniciámos a vacinação da gripe no dia 27 de setembro. A iniciar a vacinação da terceira dose, como todos esperamos, será a partir do 11 de outubro, quando se perfaz os 14 dias”, disse.

O secretário de Estado lembrou ainda que esta dose de reforço terá de ser administrada seis meses após a segunda dose.

“São estes os planos e é com este planeamento que estamos a trabalhar para podermos no dia 11 de outubro começar a vacinar com a dose de reforço ou terceira dose”, sustentou, sublinhando que Portugal já está a administrar a doentes imunossuprimidos uma dose adicional.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde atualizou, também no início de setembro, as normas para admitir uma terceira dose adicional da vacina a imunodeprimidos com mais de 16 anos, como transplantados, seropositivos e doentes oncológicos.

Madremedia/Lusa

Associação Académica de Coimbra atribui título de sócio honorário a Manuel Alegre

A Associação Académica de Coimbra (AAC) atribuiu hoje o estatuto de associado honorário ao poeta Manuel Alegre, pelo seu papel na cultura da academia coimbrã e pelo seu papel na resistência ao Estado Novo.

A proposta da Direção-Geral da AAC foi aprovada hoje com 231 votos a favor, 22 abstenções e zero votos contra, em assembleia magna convocada para o efeito (os estatutos da Associação assim o determinam), afirmou à agência Lusa o presidente da AAC, João Assunção.

Na proposta apresentada em Magna, João Assunção realçou a importância de Manuel Alegre na cultura coimbrã (vários dos seus poemas ganharam vida em canções do Fado de Coimbra, como “A Trova do Vento que Passa”), mas também pelo seu papel na resistência contra o Estado Novo e na consolidação da democracia em Portugal.

“É uma figura maior da cultura coimbrã, foi um pilar fundamental da música de Coimbra, foi atleta da AAC e foi um líder na resistência à ditadura. Será um digníssimo representante da instituição”, vincou.

De acordo com o dirigente estudantil, a atribuição do estatuto surgiu depois de a AAC ter instituído o Prémio Literário Manuel Alegre, para o qual o escritor foi convidado a participar e que aceitou “com toda a honra”.

“Num diálogo privado, disse-lhe que já era ‘honoris causa’ de tantas instituições, era Prémio Pessoa e que só lhe faltava mesmo o ‘honoris causa’ da Universidade de Coimbra, a sua ‘alma mater’. E Manuel Alegre, humilde, disse que mais importante que isso era o prémio literário e estar associado à história da Academia de Coimbra”, realçou João Assunção.

Entre associados honorários da AAC, estão o antigo reitor da Universidade de Coimbra Rui Alarcão, o antigo administrador dos Serviços de Ação Social Luzio Vaz, ou o antigo ministro Salgado Zenha, assim como os membros da direção da Associação na crise académica de 1969.

Em 2017, Manuel Alegre foi o 12.º autor português distinguido com o Prémio Camões, o mais importante da literatura de Língua Portuguesa.

Em 1999, foi galardoado com o Prémio Pessoa.

Paralelamente à sua carreira literária, Manuel Alegre, natural de Águeda, foi deputado pelo Partido Socialista, durante 34 anos, e por duas vezes, em 2006 e 2009, candidato à Presidência da República.

Madremedia/Lusa

Trânsito no IC2 junto a Condeixa-a-Nova ainda sem previsão para retomar

A circulação no IC2, cortada parcialmente devido a um acidente ocorrido na zona de Condeixa-a-Nova (Coimbra), deverá ser retomada apenas na madrugada de terça-feira, de acordo as previsões atualizadas da GNR.

“Ainda não há previsões [de reabertura]. É provável que fique toda a noite assim”, disse à agência Lusa fonte do Destacamento de Trânsito de Coimbra da GNR, pelas 20:30.

Durante a tarde de hoje, a GNR previa que circulação no IC2 poderia ser retomada depois das 17:00.

Uma fonte do Destacamento de Trânsito de Coimbra da GNR admitiu, contudo, que esse era “um prazo muito otimista” e que os trabalhos de limpeza poderão prolongar-se além das 17:00.

O despiste de um veículo pesado que derramou resina na via, junto à localidade de Sangardão, distrito de Coimbra, cerca das 07:00, implicou alterações ao trânsito, no sentido sul-norte, que tem de processar-se por percursos alternativos indicados no local por agentes da GNR.

Não resultaram feridos do acidente, que, no início, obrigou à intervenção de 16 operacionais apoiados por seis viaturas.

Entretanto, a GNR informou que a circulação na autoestrada do Norte (A1), que esteve também condicionada mais de sete horas devido à colisão entre dois camiões, a norte de Coimbra, foi “retomada com normalidade” às 14:00.

O trânsito esteve condicionado no local, desde as 07:30, na sequência de uma colisão no sentido sul-norte entre dois pesados de transporte de gás, que causou um ferido ligeiro.

Madremedia/ Lusa

Imagem: NC

Há sempre mais uma palavra para Ricardinho


Sejamos honestos, é difícil evitar. Não é que Ricardinho tenha carregado Portugal às costas ou tenha vencido sozinho o Mundial. Dizer isso seria terrivelmente injusto para todo o conjunto de jogadores que se sagrou campeão do mundo no domingo, depois de ter batido a Argentina (2-1), em Kaunas, na Lituânia, e em particular para aqueles que se destacaram durante a competição como foi o caso de Pany Varela, o segundo melhor marcador do torneio com oito golos, apenas atrás do brasileiro Ferrão (nove), e autor dos dois tentos que deram a taça à equipa das Quinas.
Não é isso. Há muitas razões pelas quais Ricardinho podia merecer mais uma palavra, mas esta razão em particular é dedicada aos últimos seis meses. Quais seis troféus de melhor jogador do mundo, quais três Ligas dos Campeões com SL Benfica e Inter Movistar, qual Europeu, quais campeonatos, qual discussão se o capitão da seleção portuguesa é o melhor da história da modalidade. Há seis meses, “o mágico” estava numa cama de hospital a lutar contra a pior lesão da carreira. Venceu, superou a recuperação para disputar na melhor condição possível o seu último Mundial da carreira aos 36 anos.

É uma verdadeira odisseia a que nem Marcelo Rebelo de Sousa, no momento em que condecorou jogadores e staff da seleção nacional ​​com a Ordem de Mérito do Infante Dom Henrique, resistiu.

“É evidente que o Pany também merece uma referência, todos merecem uma referência, mas o Ricardinho merece porque já estava na história e decidiu fazer uma última vez história. Já tinha ganho tantas vezes o lugar de melhor do mundo, que a carreira estava feita. E o tendão não ajudava. E todos nós passámos a discutir o tendão do Ricardinho como um problema nacional”, afirmou o chefe de Estado português.

A dúvida sobre se “ia recuperar, não ia”, ou se “seis meses chega, não chega” e se “consegue dar a volta ou não” pairou sobre o capitão da seleção, mas Marcelo lembrou que “ele é muito teimoso” e não iria “perder esse momento” de consagração de Portugal.

“De facto, não perdeu esse momento. Já estava na história, veio fazer um bocadinho mais de história. Na mesma que já é nossa também, desde a vitória na Europa, e agora com a vitória no mundo. Para ele vai um abraço especial que não é de despedida. Ele continua presente, porque esse é outro espírito fundamental da FPF e desta equipa que trabalhou ao longo destes anos. Ninguém é esquecido, ninguém é deitado fora, todos continuam presentes”, destacou Marcelo Rebelo de Sousa.

Antes, já o presidente da FPF tinha também usado o exemplo e a mentalidade de Ricardinho para introduzir as palavras com que destacou “um grupo unido e inspirador", que "sorriu nas horas do golo e se uniu nos momentos mais sofridos”.

“O Ricardo [Ricardinho] teve a pior lesão que um futebolista pode ter. E quando o corpo faltou, a mente sobrou. E foi essa mente brilhante, essa ideia permanente de que era capaz, que o levou a uma luta solitária e o fez acreditar que era possível recuperar. É o melhor jogador de futsal da história. E é nosso, continuará nosso e lutará sempre por Portugal”, elogiou Fernando Gomes.

Mas não foram só a mais alta figura do Estado e do futebol português que não resistiram em dar mais uma palavrinha ao 10. Já no domingo "o homem lá em cima" se tinha antecipado.

“Foi muito difícil, mas quis fazer o meu último Mundial em condições e consegui. Parece que o homem lá em cima tinha alguma coisa guardada para nós”, disse o capitão da seleção nacional de futsal no final do encontro com a Argentina, no domingo.

O homem que disse que não se importava de dançar o tango, desde que no fim se tocasse o fado, que ouviu A Portuguesa antes do derradeiro encontro lavado lágrimas de emoção, que recebeu mais um prémio, o de melhor jogador do Mundial, que há três anos já tinha sido condecorado com a Ordem do Mérito, juntamente com os colegas que venceram o Campeonato da Europa, merece mais uma palavra porque ele, mais uma vez, também deu tudo para ajudar Portugal a conquistar mais um título e a ficar na história do futsal.

Aquele que joga com a humildade que a magia dos pés lhe permite, que não vive para o estrelato e em campo é guerreiro e capitão, tantas vezes lá atrás a ser tampão essencial do processo defensivo, ganhou tudo o que havia para ganhar. E por isso não é exagerado, não pode ser exagerado, dar-lhe mais uma palavrinha. Porque, se afinal Marcelo diz que futsal é criatividade, Ricardinho é o nosso Salvador Dalí, o nosso Van Gogh, o nosso Leonardo da Vinci, é tudo o que cabe num retângulo com 38 metros de comprimento e 20 metros de largura. É possibilidades infinitas que não se findam nem nos maiores obstáculos.

Talvez tenha sido por isso que o homem que tem sempre direito a mais uma palavra pediu permissão ao Presidente da República para dar mais uma palavra aos colegas no momento da condecoração.

“Obrigado por tudo o que dão ao nosso país. É um orgulho ser o vosso porta-voz, o vosso capitão. Só quero dizer que se sintam orgulhosamente portugueses, porque vocês conquistaram o mundo. Para mim, escrevemos com letras douradas o nome de Portugal na página mais bonita do livro do futsal. Vocês são históricos”, exultou Ricardinho enquanto tentava não se emocionar.

Fonte: Tomás Albino Gomes / Madremedia

Imagem: TIAGO PETINGA/LUSA

Comunicado dos Bombeiros Voluntários de Mira

 


ATLETAS DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA COMPETIRAM NOS TRILHOS DE SÃO MIGUEL

Numa organização do Centro Cultural Recreativo e Desportivo de Liceia, que contou com o apoio da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho e da Junta de Freguesia de Liceia, realizou-se no passado dia 3 de outubro, a edição dos Trilhos de São Miguel, naquela localidade, com uma prova de 17km a pontuar para o CDTRC na vertente de Trail Curto.

Participaram nesta competição, 8 atletas da Secção de Ar Livre e Aventura Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense tendo, Nelson Heleno, obtido o 21º lugar na classificação geral masculina e o 12º no escalão de Senior, José Machado, a 31º posição na geral masculina e 4º no M40.

No sector feminino destaque para as atletas, Gabriela Oliveira, que conquistou o 6º lugar na classificação geral feminina e a 3ª posição no escalão F40, Otília Costa, a 8ª geral feminina e 4ª F40, Catarina Marques, a 10ª geral feminina e 5ª F40, Sandra Ângelo, a 11ª geral feminina, 6ª F40, Anabela Almeida, a 17ª geral feminina e 9ª F40 e Ana Ferreira, a 25ª posição na classificação geral feminina e 6ª no escalão F Senior.

INTERRUPÇÃO DE FORNECIMENTO DE ÁGUA NA MANHÃ DO DIA 07 DE OUTUBRO EM ALGUMAS ZONAS DA FREGUESIA DE SÃO BARTOLOMEU DE MESSINES


A Câmara Municipal de Silves informa que, devido à necessidade de realização de trabalhos na rede de abastecimento de água no âmbito da empreitada de “Dispositivos de Controlo e Redução de Perdas no Sistema de Abastecimento de Água”, o fornecimento de água na Vila de São Bartolomeu de Messines, Campilhos, Fonte João Luís e Cordeiros, será interrompido no dia 07 de outubro, entre as 9h00 e as 13h00.

Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes e utentes do sistema pelos transtornos causados.

Para esclarecimento de qualquer dúvida ou obtenção de informações adicionais a Câmara Municipal disponibiliza o seguinte contacto telefónico do Piquete de Águas: 282 440 860.

Cantanhede | Na próxima 4.ª-feira, 5 de outubro: Pedro Serra abre Ciclo de Conferências sobre Carlos de Oliveira

METEORA OLIVEIRIANA é o tema da conferência que o professor Pedro Serra vai proferir, abrindo o Ciclo de Conferências dedicado a Carlos de Oliveira que irá decorrer ao longo das próximas quartas-feiras deste mês de outubro. Integrada na vasta e diversificada programação que a Câmara Municipal preparou para assinalar as comemorações do centenário do nascimento do escritor, a sessão decorrerá no próximo dia 6 de outubro, a partir das 18h00, em formato online, através da plataforma YouTube.

O docente abordará diversos temas, designadamente a aproximação às figurações cósmicas na obra de Carlos de Oliveira, atraindo, para tanto, a ‘máquina do mundo’ camoniana, a etimologia da palavra Stimmung de Leo Spitzer e a revalorização crítica do ‘cosmismo russo’ levada a cabo por Boris Groys. A abordagem de Pedro Serra dará particular atenção ao recorte oliveiriano de uma energia cósmica aural, nesta que será primeira de um ciclo de quatro conferências que prestará homenagem a um dos grandes escritores portugueses da segunda metade do século XX.

Com uma notável carreira reconhecida pelo seu contributo à língua portuguesa, Pedro Serra é docente de literaturas portuguesa e brasileira na Universidade de Salamanca, onde coordena o Grupo de Investigação em «Estudos Portugueses e Brasileiros». Destaca-se ainda o importante papel enquanto investigador do Grupo de Hermenêutica e Literatura Comparada da Universidade Autónoma de Madrid, o de docente no programa de doutoramento em «Materialidades da Literatura» e de membro do Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra.

Recorde-se que o principal objetivo deste ciclo de conferências é o de, por um lado, percorrer lugares bastante frequentados nas obras de Carlos de Oliveira, submetendo-os a perspetivas críticas novas, como é o caso das intervenções de Pedro Serra, da Universidade de Salamanca, (Espanha) e de Eduardo Sterzi, da Universidade Estadual de Campinas (Brasil). Mas, por outro lado, visitar o espólio do autor, no caso de Ricardo Namora, e interrogam a sua presença, e ausência, nos programas escolares, no caso de Rui Mateus, ambos membros do Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra.


Carlos de Oliveira

Carlos de Oliveira nasceu em Belém do Pará, no Brasil, a 10 de agosto de 1921. Regressado a Portugal, juntamente com os pais, aos dois anos de idade, Carlos de Oliveira passou grande parte da sua infância no concelho de Cantanhede, inicialmente na Camarneira e depois em Febres, onde seu pai exercia medicina. A partir de 1933, passou a viver em Coimbra, onde permaneceu durante quinze anos, a fim de concluir os estudos liceais e universitários. Em 1941, ingressou na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde teve participação muito ativa nos movimentos intelectuais e políticos com outros jovens, entre os quais Joaquim Namorado, João Cochofel e Fernando Namora.

Depois de ter concluído a licenciatura em Ciências Histórico-Filosóficas, instalou-se definitivamente em Lisboa, sem, contudo, deixar de visitar regularmente Coimbra e a Região da Gândara, onde viveu a sua infância e cujo território é o cenário preferencial da sua obra narrativa e também referência constante na sua poesia.

É autor de diversas obras em diferentes géneros literários. Uma Abelha na Chuva (1953), Casa na Duna (1943), Finisterra. Paisagem e Povoamento (1978), Pequenos Burgueses (1948) e Alcateia (1944) são os seus romances mais conhecidos, enquanto na poesia são referência Mãe Pobre (1945), Descida aos Infernos (1949), Terra de Harmonia (1950), Cantata (1960), Sobre o Lado Esquerdo (1968), Micropaisagem (1968) e Entre Duas Memórias (1971). Publicou ainda contos e crónicas, com destaque para A Pequena Esperança (1946) e O Aprendiz de Feiticeiro (1971). Faleceu em Lisboa a 1 de julho de 1981.


Coordenado pela Associação Portuguesa de Educação Ambiental: MAPEAR CONSCIENCIALIZA PARA A IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE DO AR

A Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) lançou recentemente o projeto piloto “MAPeAR – Mapeamento ambiental colaborativo da qualidade do ar e ruído”, com o objetivo de promover a literacia socioambiental, na comunidade escolar, sobre os impactos do ruído e da poluição do ar. 

De acordo com Joaquim Ramos Pinto, presidente da ASPEA, o projeto piloto agora em curso apresenta quatro grandes grupos de intervenção, compostos por um total de 15 ações. “O conjunto de ações que o projeto integra conecta as escolas, os seus professores e alunos, mas também as comunidades locais, o poder local, a proteção civil, as empresas, a comunidade científica e a sociedade civil em geral", afirma. 

E esclarece: “Este fortalecimento das ligações sociais permite aprofundar a autorreflexão, suportando a inclusão e a tomada de consciência da coresponsabilização na gestão da qualidade do ar.”

 Este projeto está integrado na “Rede MAPeAR – Rede Educativa de mapeamento colaborativo da qualidade do ar ambiente”, aprovada para financiamento pelo Fundo Ambiental, no âmbito da Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020 - Saúde de qualidade, água e cidades e comunidades sustentáveis, dando-lhe assim continuidade neste ano de 2021. 

A Rede MAPeAR é uma iniciativa coordenada pela ASPEA, com a colaboração Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), que está implementada em território nacional, fator enriquecedor para a formulação das políticas públicas e ações ambientais locais. Baseia-se na metodologia pedagógica “Pessoas que Aprendem Participando” (PAP), contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e com uma baixa pegada carbónica na prossecução dos objetivos de desenvolvimento sustentável da agenda de 2030 da Organização das Nações Unidas. 

BANDA DA SOCIEDADE FILARMÓNICA SILVENSE APRESENTA O CONCERTO MÚSICA E MONUMENTOS

 A Banda da Sociedade Filarmónica Silvense apresenta o concerto “Música e Monumentos”, no dia 10 de outubro, pelas 17h30, na Sé Catedral de Silves.

Este concerto organizado pela Sociedade Filarmónica Silvense, integra o Festival Música e Monumentos, promovido pela Confederação Musical Portuguesa com o alto patrocínio de Sua Excelência O Presidente da República. Tem como parceiro institucional a República Portuguesa – Ministério da Cultura, e conta com o apoio do Município de Silves, da Junta de Freguesia de Silves e da Paróquia Nossa Senhora da Conceição.

Mais informações sobre o concerto poderão ser recolhidas junto da Sociedade Filarmónica Silvense através do telefone 282445272  ou do endereço de correio eletrónico: filarmonicasilves@gmail.com

 

GEOPALCOS JUNTA HELENA MADEIRA E ALUNOS DA ESCOLA SECUNDÁRIA DE SILVES NA ZONA RIBEIRINHA DE SILVES NO DIA 9 DE OUTUBRO

 No âmbito do Festival Geoplacos terá lugar no próximo dia 09 de outubro, pelas 18h00, no auditório exterior da zona ribeirinha de Silves, atrás da FISSUL, o concerto musical Margens com Helena Madeira (Harpa) e os alunos da Escola Secundária de Silves, uma simbiose entre a música e as artes performativas. A entrada é livre.

 


O público será convidado a assistir à criação de uma instalação artística desenvolvida pelos alunos do 11º ano de escolaridade da turma de Artes Visuais, da Escola Secundária de Silves, sob o tema da sensibilização da natureza ambiental e do território, contextualizada pelos sons etéreos da harpa e do canto. A entrada é limitada a 50 pessoas, cumprindo as orientações da DGS para este tipo de espetáculos.

 

De referir que o Festival Geopalcos Arte.Ciência.Natureza é um evento bianual que liga a arte, a ciência e a natureza com e para as pessoas, pensado a partir da colaboração e participação das populações e dinamizado pelo aspirante Geoparque Algarvensis Loulé-Silves-Albufeira, através dos municípios. O projeto surgiu de uma candidatura intermunicipal, liderada pela AMAL, juntando os 16 municípios algarvios e a Direção Regional de Cultura do Algarve, que resultou no “Bezaranha - Programação Cultural em Rede”, programa que assegura parcialmente o financiamento do Geopalcos, recorrendo ao Programa Operacional Regional do Algarve (CRESC2020).

 

Os telefones 282 440 800 (ext. 2722) | 282 440 850 (ext. 2745) e o endereço de correio eletrónico cultura@cm-silves.pt são os contactos do sector de cultura do Município de Silves disponíveis para o fornecimento de informação adicional sobre o evento.

 

Helena Madeira

Harpista e cantora residente no Algarve, licenciou-se ainda em Antropologia e Língua Italiana. Além de ter acompanhado diversos intérpretes como Sofia Escobar e composto bandas sonoras para diversos eventos nomeadamente para o espetáculo do Castelo na Feira de Silves 2017, Helena Madeira conta já com a edição de dois álbuns de música original.

 

Toda a informação em https://www.geoparquealgarvensis.pt/aprender-e-sensibilizar/atividades/item/741-margens

 

 

INTERRUPÇÃO DE FORNECIMENTO DE ÁGUA NA MANHÃ DO DIA 06 DE OUTUBRO EM ALGUMAS ZONAS DA UNIÃO DE FREGUESIAS DE ALGOZ E TUNES

A Câmara Municipal de Silves informa que, devido à necessidade de realização de trabalhos na rede de abastecimento de água no âmbito da empreitada de “Dispositivos de Controlo e Redução de Perdas no Sistema de Abastecimento de Água”, o fornecimento de água.

ao Longo da Estrada Municipal 524 e entre o cruzamento para  Aldeia de Alvaledes e Cortezães, será interrompido no dia 06 de outubro, entre as 9h00 e as 13h00.

 

Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes e utentes do sistema pelos transtornos causados.

 

Para esclarecimento de qualquer dúvida ou obtenção de informações adicionais a Câmara Municipal disponibiliza o seguinte contacto telefónico do Piquete de Águas: 282 440 860.

Livros | O que sabemos nós sobre o Universo e sobre as nossas vidas?


Uma reflexão sobre os fascinantes e amplos temas do Universo, da Vida e da mente humana, através de uma abordagem interdisciplinar. É esta a premissa do professor Artur Azul em Universo, Vida e Consciência, um livro que nos convida a uma viagem essencial pelos principais conceitos da cosmologia, biologia, neurociência e filosofia. Uma edição Guerra e Paz, Editores, que estará disponível na rede livreira nacional a partir do próximo dia 12 de Outubro.
Depois de, em 2019, nos ter apresentado Mente e Consciência, Filosofia e Neurociência, um livro que aborda as funções cerebrais do ser humano e introduz os leitores às principais orientações contemporâneas da filosofia da mente, Artur Azul, antigo professor da Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional de Viseu, faz-nos agora um novo convite. Numa abordagem interdisciplinar, aprofundemos os nossos conhecimentos de cosmologia, biologia, neurociência e filosofia no seu novo livro de divulgação cientifica Universo, Vida e Consciência.

A obra é dividida em duas partes: na primeira, o autor explora as principais concepções e teorias científicas nas áreas da física e cosmologia, da biologia e da neurociência; na segunda parte, o leitor é conduzido por diversos preliminares filosóficos (epistemologia, filosofia da ciência, metafísica, materialismo, filosofia da mente, etc.), numa perspectiva ontológica da mente consciente, baseada principalmente nos conceitos de virtual e de emergência.

Escrita num estilo claro e muito acessível, esta é uma obra fundamental para compreender o Universo e a mente e a consciência do ser humano, intrigando-nos e suscitando nos leitores novos questionamentos e reflexões. Os capítulos do livro são perfeitamente autónomos entre si, pelo que o leitor pode escolher qualquer um deles para iniciar a leitura.

Universo, Vida e Consciência chega à rede livreira nacional no próximo dia 12 de Outubro. O livro poderá ainda ser adquirido através do site da Guerra e Paz Editores.

Universo, Vida e Consciência
Artur Azul
Não-Ficção / Filosofia
424 páginas · 15x23· 17,00 €
Nas livrarias a 12 de Outubro
Guerra e Paz, Editores

Deloitte entrega computadores a estudantes do IPCA na presença do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

 Novo CTeSP de Tecnologia e Inovação Informática arranca este ano letivo.  

6 outubro | 11h30 | Polo do IPCA em Braga 

  

O Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Sobrinho Teixeira, está esta quarta-feira, pelas 11h30, na sede da Escola Técnica Superior Profissional (ETESP), Polo do Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA) em Braga. O IPCA tem este ano letivo em funcionamento o novo Curso Técnico Superior Profissional de Tecnologia e Inovação Informática, do programa Brightstart, parceria com a Deloitte. 

No âmbito desta parceria, a Deloitte vai entregar computadores portáteis a todos os estudantes inscritos neste curso para que sejam utilizados no decorrer do mesmo numa vertente letiva e de trabalho com a empresa. Esta é a primeira edição deste CTeSP.

O programa BrightStart da Deloitte arranca este ano letivo no IPCA e inclui a atribuição de uma bolsa de estágio de longa duração, sendo todos os custos académicos suportados pela Deloitte, incluindo as propinas mensais e taxas de inscrição no curso. O valor da bolsa é progressivo e depende do desempenho académico-profissional do estudante ao longo do curso. O programa tem duração de 5 anos durante os quais os alunos irão completar um Curso Técnico Superior Profissional e terão a oportunidade de concluir uma licenciatura na área da Tecnologia e Inovação Informática ou uma licenciatura em Engenharia de Sistemas Informáticos da EST, na Escola Superior de Tecnologia do IPCA. 

Esta parceria com a Deloitte afirma a importância da proximidade que o IPCA estabelece com as empresas da região para o desenvolvimento e a coesão do território. 

 

Programa:  

  

11:30 – Welcome Pitch 

              Presidente do IPCA - Maria José Fernandes 

              Partner da Deloitte – Pedro Brites 

11:45 – Entrega do Welcome Kit e Portáteis 

12:00 - Encerramento  

              Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – Sobrinho Teixeira 


Ana Teixeira

Proença-a-Nova | Marca “É Capaz” com produtos disponíveis para venda

Decorreu no CCV da Floresta, no dia 1 de outubro, a cerimónia de celebração do primeiro ano do projeto BioAromas LIIS. O aniversário ficou ainda marcado pelo lançamento oficial da marca “É Capaz”, identitária dos produtos resultantes do trabalho dos jovens que integram a iniciativa.

Edite Fernandes, diretora do Centro Ciência Viva da Floresta começou por agradecer ao município e também ao parceiro social, o Seminário do Preciosíssimo Sangue, realçando o efeito que teve nos jovens. “Acima de tudo este processo demonstra que eles são capazes. Hoje faz um ano que estes jovens entraram nesta iniciativa e agora que as plantas já fizeram o seu ciclo temos aqui os produtos à venda, porque também é esse o objetivo. Estão disponíveis na loja do CCV da Floresta e no site Proença-a-Nova Origem, e ainda para aqueles que são de Lisboa, na loja no Mercado de Benfica “O Sítio Certo”. A direção do CCV da Floresta aponta já para o futuro, traçando metas. “Começámos com estas infusões, mas o objetivo é aumentar os campos de produção. Creio que os objetivos até agora estão a ser cumpridos, tanto em termos sociais, como do ponto de vista das plantas”. As notas de agradecimento finais, dirigiram-se a “Helena Mendonça e aos elementos do BPI que se encontravam presentes, pelo financiamento a diversos projetos no Centro Ciência Viva, aos jovens que tornam isto possível e também a toda a equipa do CCV da Floresta”.

O Vice-presidente da Câmara Municipal João Manso referiu que “há muitos anos que este produto está para ser comercializado e lançado. O nome BioAromas já estava registado e, portanto, não o pudemos utilizar. Conseguimos, ainda assim, um nome que é capaz de ser um sucesso, fruto da imaginação da equipa do Centro Ciência Viva. Todos juntos têm feito um trabalho notável, sempre bem orientados. Vieram testemunhar que é um projeto saudável e com pernas para andar. Desejo-vos muitos mais anos de volta deste projeto e que a partir destes produtos apareçam outros”.

O padre Virgílio Martins, representante do Seminário do Preciosíssimo Sangue lembrou que “O seminário foi contactado para ser o parceiro social deste projeto, e desde a primeira hora aceitámos. Nunca esperámos que este grupo passasse alguns dias connosco no seminário. Nunca tinha estado nesta horta, tinha só a dimensão do outro lado, a dimensão dos afetos, família e relação. Desse ponto de vista, tenho-vos a dizer que estão de parabéns, porque quando não estão lá a fazer aquele ambiente, nós sentimos falta. Tem sido muito bonito. Vocês têm estado empenhados e verem agora o fruto do vosso trabalho é excecional: vós sois úteis. É o que vocês nos estão a dizer”.

Ansião regressou ao tempo dos Romanos

Com o mote “Em Santiago da Guarda, Sê Romano”, o Complexo Monumental de Santiago da Guarda convidou a mais uma edição do Forum Romano no passado fim de semana.

O arranque da programação aconteceu no sábado, dia 2 de outubro, pelas 14h00, com a sessão de abertura pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal, Paulo Fernandes, tendo-se seguido o Cortejo Romano nas imediações do monumento. A tarde foi preenchida com seminários e oficinas de arte romana.

“Caminha entre cores! À descoberta do mosaico romano”, por Filomena Limão; “Ora anda cá! À descoberta das pedras com letras” e “Põe-te ao fresco! À descoberta da pintura mural romana”, por José d’Encarnação; e “Faz um Queijo! À descoberta dos sabores mais autênticos”, por Alice Pereira, foram os momentos de incursão pelo passado que possibilitaram aos participantes conhecer melhor a história do Complexo Monumental de Santiago da Guarda e as tradições ancestrais, como aquela que confere a autenticidade e a singularidade do Queijo Rabaçal.

A companhia Décadas de Sonho encerrou o programa de sábado, com o espetáculo de fogo “O Bem Contra o Mal”, com cor, música e luz, depois de, durante a tarde, ter apresentado a peça “Os 12 trabalhos de Hércules”, através da sua Escola de Teatro.

O domingo, dia 3 de outubro, ficou marcado pela oficina de construção de mosaico romano, no período da manhã, e, durante a tarde, por música romana, pelo grupo Cornalusa, e pela peça de teatro “A Comédia da Marmita”, pela companhia de teatro Fatias de Cá, cujo elenco integra o ansianense João Patrício.

Foi desta forma que, com tesselas, luz, sonoridades e indumentárias, Ansião promoveu mais uma viagem à época dos Romanos.


Única capela que ardeu nos incêndios de Pedrógão Grande reabre terça-feira ao culto

 O único templo religioso que ardeu nos incêndios de Pedrógão Grande, em junho de 2017, a Capela de Nossa Senhora das Brotas, na aldeia da Adega, reabre ao culto na terça-feira, numa celebração com início às 16:00.

“Depois do que se passou, é um momento de alegria restituir a vivência religiosa àquele povo”, disse hoje à agência Lusa o pároco de Pedrógão Grande, Geraldo Mário.

Segundo Geraldo Mário, a reconstrução da capela da Adega, na freguesia da Graça, “era um desejo da população, da diocese [de Coimbra], de todos”.

A presidente da Associação das Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande, Dina Duarte, afirmou estar muito satisfeita com a reconstrução da capela.

“Estamos muito satisfeitos por as pessoas poderem fazer o culto à sua padroeira na capela que está agora recuperada, com a colaboração do povo e da autarquia de Pedrógão Grande”, declarou Dina Duarte, lembrando o papel da associação na divulgação da necessidade de recuperar o que era uma ruína.

Os incêndios de Pedrógão Grande, que alastraram a concelhos vizinhos, provocaram a morte de 66 pessoas e 253 feridos, sete dos quais graves, e destruíram cerca de meio milhar de casas e 50 empresas, assim como a capela.

A presidente da associação referiu ainda que na aldeia da Adega os fogos “destruíram casas e terrenos de cultivo”, mas não fizeram nenhuma vítima mortal.

O membro da Comissão de Melhoramentos da Capela de Nossa Senhora das Brotas José Nunes acrescentou que os incêndios destruíram a imagem da santa.

“Morreu Ela para dar vida aos que cá ficaram”, destacou José Nunes, de 77 anos, notando que a capela, após a recuperação, “está bonita, foi um arranjo muito jeitoso” e “a população está contente”.

Para José Nunes, a recuperação da capela, onde vai ser colocada uma nova imagem da santa, dada pela Câmara, “é uma das coisas que vai unir mais o lugar”, onde moram “cerca de 20 pessoas de idade avançada”.

Numa informação enviada à Lusa, a Câmara de Pedrógão Grande, norte do distrito de Leiria, explica que, após um impasse, a reconstrução do templo passou a estar inscrita no Orçamento municipal a partir de 2019 e foram “desencadeados os trabalhos de elaboração do projeto de execução (...) em conjunto com os representantes da aldeia”.

Foi igualmente envolvida a Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia da Graça, “no sentido de esta submeter candidatura ao Programa Equipamentos Urbanos de Utilização Coletiva, para que fosse garantido o cofinanciamento por parte do Estado Central”, adianta o município que celebrou um protocolo de colaboração com aquela entidade, para “prestar todo o apoio técnico e financeiro” para a obra.

Através do protocolo, a autarquia assumiu 15.193,72 euros e o Estado 35.452,02 euros para a reconstrução da capela, cujo apetrechamento também teve o apoio do município (6.327,39 euros), sendo que os arranjos exteriores, de cerca de 19.200 euros, também foram assumidos pela Câmara.

“A população da Adega foi envolvida ao longo de todo o processo, participou ativamente e, diariamente, vários populares se deslocavam à Capela para acompanhar o decurso das obras”, acrescenta o município.

A missa e bênção da nova capela começam às 16:00, numa cerimónia presidida pelo pároco Germano Mário.

Fonte e Imagem: Madremedia

Cerca de 200 mil alunos do secundário fizeram testes à covid-19. Índice de positividade com “níveis muito baixos”

O Ministério da Educação adiantou que foram testados à covid-19 cerca de 200 mil alunos, com um índice de positividade de 0,15%.

"Desde o início de setembro decorrem nos estabelecimentos de educação e ensino testagens à Covid-19. Depois dos trabalhadores docentes e não docentes, e seguindo o calendário previsto, nas últimas duas semanas foi a vez dos alunos do ensino secundário", pode ler-se em comunicado divulgado pelo Ministério da Educação.

Assim, "foram realizados perto de 200 mil testes a alunos do 10.º ao 12.º ano, tendo o índice de positividade continuado a revelar níveis muito baixos – 0,15%".

"Indo ao encontro do parecer da Direção-Geral da Saúde (DGS), de agosto passado, para a realização de um rastreio à Covid-19 na comunidade escolar no arranque do ano letivo, este varrimento entrou esta segunda-feira na sua última fase, com a testagem dos alunos do 3.o ciclo do ensino básico, que decorre até 15 de outubro", é ainda referido.

Madremedia

WhatsApp, Facebook e Instagram com falhas de acesso a nível mundial

As três redes sociais, pertencentes ao mesmo grupo, estão a registar falhas esta tarde.

Segundo o site Downdetector, que informa acerca de cortes de serviços digitais através de reportes de utilizadores, as três redes sociais apresentam falhas desde cerca das 16h30.

De acordo com a agência espanhola Efe, utilizadores de países como os Estados Unidos, México, França, Roménia, Noruega, Geórgia, Grécia já registaram no portal Downdetector que estão a ter problemas.

No caso da aplicação de troca de mensagens WhatsApp, quando os utilizadores enviam mensagens, aparece o ícone de um relógio e a mensagem não é enviada.

No caso do WhatsApp, são registadas já mais de 5.500 queixas de utilizadores. No caso do Instagram, os registos apontam também mais de 3.600 falhas, enquanto no Facebook são apontadas cerca de 3.900 até às 17h00.

No Twitter, o Instagram já reagiu ao sucedido. "O Instagram e os amigos estão a passar por um momento difícil e podem estar com problemas para utilizá-los. Tenham paciência connosco, estamos a resolver!", pode ler-se.


Também o Facebook publicou um pequeno esclarecimento. "Estamos cientes de que algumas pessoas estão a ter problemas para aceder às nossas aplicações e produtos. Estamos a trabalhar para que as coisas voltem ao normal o mais rápido possível e pedimos desculpas por qualquer inconveniente".



Resgatados quase 100 animais de companhia em Elvas por viverem sem condições

Quase 100 animais de companhia foram resgatados de um alojamento, em Elvas (Portalegre), por viverem em “condições que violavam as normas de bem-estar animal”, divulgou hoje o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Em comunicado enviado à agência Lusa, o ICNF indicou que a operação de resgate dos animais, 54 cães e 36 gatos, realizou-se após receber, na sexta-feira, a informação por parte da GNR de Elvas da existência de uma denúncia.

Segundo o instituto, a denúncia foi feita pela organização Intervenção e Resgate Animal (IRA) e dava conta da existência de “mais de uma centena de animais de companhia com suspeitas de maus-tratos, num alojamento em Elvas”.

Após a proprietária autorizar a entrada das autoridades no espaço, adiantou, “foi verificada a existência de vários animais, cães e gatos, em condições bastante insalubres e em incumprimento das normas de bem-estar animal”.

A detentora “consentiu que, após avaliação médico-veterinária e na sua presença, fossem retirados os animais que estivessem em piores condições”, tendo a organização denunciante sido nomeada fiel depositária dos 90 cães e gatos, referiu.

De acordo com o ICNF, a GNR apreendeu os animais que se constatou estarem em “piores condições de saúde e alojamento”, nomeadamente os que se encontravam “alojados em transportadoras e em escuridão permanente”, e o caso foi participado ao Ministério Público.

“Haverá lugar a nova intervenção para verificação da situação dos restantes animais que ficaram no local e cuja detentora foi nomeada fiel depositária”, assinalou, sem precisar o número de cães e gatos que permanecem no alojamento.

A operação mobilizou a diretora do Departamento de Bem-estar Animal do ICNF, uma equipa de vigilantes da natureza e a veterinária municipal de Campo Maior, por Elvas “não ter em funções” este cargo, além de uma equipa do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR.

Madremedia/Lusa

Cerca de 30% da população citadina pondera ir viver para meios rurais

 Braga, Lisboa, Évora e Coimbra são os distritos onde é maior a vontade de trocar a vida da cidade pela do campo. Ponta Delgada, Beja, Castelo Branco e Viana do Castelo são os distritos em que mais portugueses afirmam sentir-se mais felizes no meio rural.

ESTUDO: Nova tendência de êxodo urbano

Depois de décadas marcadas pelo êxodo rural, em que centenas de milhares de portugueses se deslocaram do campo para a cidade, a tendência parece começar a inverter-se com cerca de 30% da população citadina a considerar uma mudança para um ambiente rural, face aos cerca de 10% que, vivendo em zonas rurais estaria disponível a mudar-se para a cidade.

Os distritos onde mais se verifica esta vontade de trocar a vida da cidade pela do campo são Braga, Lisboa, Évora e Coimbra, sendo Ponta Delgada, Beja, Castelo Branco e Viana do Castelo os distritos em que mais portugueses afirmam sentir-se mais felizes no meio rural de momento.

Curiosamente, é a faixa etária dos 35-44 anos os que mais significativamente procuram este êxodo urbano, com 41% a afirmar que gostariam de trocar a cidade onde vivem por um ambiente rural. Os mais jovens são aqueles que menos procuram esta potencial mudança, atingindo mesmo assim 19% da população entre os 18 e os 24 anos que gostariam de mudar-se da cidade para o campo.

As razões para que os portugueses considerem ou não mudar-se da cidade para o campo são muito variadas, entre os que afirmam estar satisfeitos no mundo rural, há uma clara inclinação para a valorização do estilo de vida no campo, para a calma e tranquilidade, qualidade de vida e acesso permanente à natureza e ar puro. Os que atualmente vivem no campo e procuram uma mudança para a cidade fazem-no essencialmente pelas oportunidades de negócio e emprego, enquanto os cidadãos citadinos portugueses que pensam numa potencial mudança para o campo, afirmam estar à procura de calma e tranquilidade, uma maior qualidade de vida próxima da natureza e pensam também na sua saúde, referindo o impacto da pandemia na sua forma de pensar.

Ao longo dos últimos meses a Bloom Consulting realizou diversos estudos para entender a dimensão e os contornos destes impactos, incluindo uma análise baseada nas variáveis do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking©, na procura documental e em inquéritos a mais de 1.000 perfis-chave nos 18 distritos portugueses, onde foi possível perceber as perceções e opiniões dos cidadãos nacionais não só acerca da gestão da pandemia nos municípios, mas também sobre mudanças de comportamentos, as novas exigências e receios em relação a trabalhar, viver e visitar os 308 municípios portugueses.

Município de Anadia faz a limpeza dos rios da Serra e Cértima


O troço do Rio da Serra, entre o Parque Urbano de Anadia e a confluência com o Rio Cértima, está já a ser alvo de uma intervenção de limpeza, nomeadamente das suas margens. Paralelamente, o Rio Cértima também será alvo de uma limpeza. Numa primeira fase, serão intervencionados os pontos mais críticos, contudo, o objetivo é estender a limpeza a toda a sua extensão, no que respeita ao concelho.

A operação visa remover árvores caídas, bem como a vegetação e outros detritos, por forma, a melhorar as condições de circulação da água, para que haja uma maior fluidez, prevenindo assim eventuais cheias, no caso de se verificar um inverno mais chuvoso.

As intervenções que estão a ser realizadas não têm qualquer comparticipação ou apoio por parte do Governo, ao contrário, do que acontece com a limpeza e reabilitação do Rio Levira. No entanto, o Município já solicitou à Agência Portuguesa do Ambiente o pedido de comparticipação, de forma a que se viabilize o apoio nestes cursos de água.

Prémio Nobel da Medicina atribuído a David Julius e Ardem Patapoutian

Vencedores foram distinguidos por descobertas de recetores para a temperatura e o tato.

O Prémio Nobel da Medicina foi atribuído, esta segunda-feira, aos norte-americanos David Julius e Ardem Patapoutian "pelas suas descobertas de recetores para a temperatura e o tato".

Desde 1901, os prémios Nobel são atribuídos a homens, mulheres e organizações pelo trabalho que levou a grandes avanços para a humanidade, de acordo com os desejos do inventor Alfred Nobel.

Carolina Quaresma / TSF

Imagem: Jornal correio do Brasil

Papa Francisco vai estar em Portugal de 1 a 6 de agosto de 2023

Para além de Lisboa, o Papa deve visitar Fátima durante a sua estadia, mas o programa pessoal de Francisco ainda não está definido.

O Papa Francisco vai estar em Portugal durante todo o tempo da JMJ, cujas datas foram anunciadas esta segunda-feira.

A Jornada Mundial da Juventude vai realizar-se entre os dias 1 e 6 de agosto de 2023, data escolhida pelo Vaticano, com base na agenda pessoal do Papa Francisco.

A presença do Papa é garantida nas JMJ, mas frequentemente os pontífices viajam apenas durante os últimos dias, para presidir à missa de encerramento destes encontros que reúnem centenas de milhares de jovens de todo o mundo.

Em Lisboa, em 2023, contudo, o Papa estará durante a semana toda, garante D. Américo Aguiar, bispo auxiliar de Lisboa e coordenador da JMJ.

“O Papa Francisco, tal como o Papa Bento XVI e João Paulo II, responde sempre que o Sucessor de Pedro vai estar, sem nome específico. É para o nosso país um momento muito importante a presença do Papa durante uma semana. A presença dele será de 1 a 6 de agosto”, explica.

O Papa tem manifestado o desejo de, estando em Portugal, se deslocar a Fátima. Não sabemos ainda é se será no início, no meio ou no fim”, acrescenta D. Américo.

Juntamente com o bispo auxiliar de Lisboa esteve na Renascença Tiago Antunes, secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, que reafirmou o empenho do Governo em ajudar na organização logística do evento.

Para além de ajudar a assegurar questões como transportes e serviços de saúde, o Estado quer aproveitar a JMJ para requalificar toda a zona ribeirinha a norte do Parque das Nações.

“Vai ser uma grande festa, mas até lá vai ser uma grande empreitada. O Governo tem dado o seu apoio desde o início. Estamos muito empenhados em que tudo corra bem. Constituímos uma estrutura de missão que entra em funções a dia 11 de outubro e que acompanhará todo este trabalho de organização e do destino futuro deste local, que inclui a valorização ambiental da frente ribeirinha, a norte do Parque das Nações e toda uma extensão ribeirinha do conselho de Loures, onde atualmente há muitos contentores. Esta é uma oportunidade de reconverter essa zona. Estamos muito empenhados no evento e no pós-evento”, sublinha.

A Jornada Mundial da Juventude estava inicialmente marcada para 2022, mas acabou por ser adiada, por ordem do Papa Francisco, para 2023.

Filipe D´Avillez / RR