segunda-feira, 28 de outubro de 2024

Marinha Grande | “CAEM CALHAUS DO CÉU” NO AUDITÓRIO DA RESINAGEM

O Auditório do Edifício da Resinagem, na Marinha Grande, recebe o espetáculo de teatro “Caem Calhau do Céu”, no dia 1 de novembro de 2024 (feriado), pelas 17h00, cuja entrada é gratuita.
“Caem Calhaus do Céu”, protagonizada por João Oliveira, é uma dança introspetiva em que se reflete o conceito de individualidade, identidade e a sua respetiva criação em relação com o tempo.

A Instável - Centro Coreógrafo - constitui um espaço vivo e informal, por onde passam múltiplos criadores e intérpretes, numa lógica de incubadora. Segunda Casa é o seu programa de difusão de um conjunto de obras coreográficas, em parceria com o Teatro Municipal do Porto.

M/6
40m
Gratuito

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Proença-a-Nova | Autor proencense apresenta livro Miscelânea no Polo da Biblioteca de Sobreira Formosa


O Polo da Biblioteca de Sobreira Formosa recebeu a 26 de outubro a apresentação do livro de Armando Cardoso Martins, residente em Sobrainho dos Gaios, intitulado Miscelânea.

Esta obra oferece uma coleção diversificada de temas e inspirações, refletindo a visão criativa do autor. Conhecido por sua capacidade de explorar múltiplas perspetivas e profundidade emocional, Armando Cardoso Martins convida os leitores a mergulhar em um universo literário que transborda originalidade e emoção.

João Manso, Vice-Presidente da Câmara Municipal, apresentou a obra que reúne vários textos com “vários assuntos desde localidades, atividades, histórias e vivências essencialmente sobre a freguesia de Sobreira Formosa. Por isso, fiz questão que a apresentação deste livro fosse aqui neste polo da biblioteca. É com enorme orgulho que damos o nosso apoio a este escritor que já conta com o seu terceiro livro e que nós temos acompanhado este fervilhar de escrita que o Armando tem em si”.

O autor, Armando Cardoso Martins agradeceu o apoio da família e de todos os intervenientes que fizerem com que esta obra fosse possível em especial à autarquia pela oportunidade de apresentar o seu terceiro livro na sua terra. Nascido em Almada, foi com 2 anos que veio morar com os seus pais nos Sobrainhos dos Gaios até aos 15 anos quando partiu para Moçambique. O gosto pela escrita começou apenas em 2001, por brincadeira, e desde então continuou a escrever poesia.

O evento reuniu familiares e amigos, entusiastas da literatura e membros da comunidade local para celebrar esta nova obra literária.

*Andreia Gonçalves
Comunicação, Turismo e Eventos



Comunicado da Câmara Municipal de Torres Vedras

A Câmara Municipal de Torres Vedras informa que hoje pelas 13h00 um indivíduo do sexo masculino de nacionalidade portuguesa entrou em áreas de acesso restrito do Edifício Multisserviços da Câmara Municipal de Torres Vedras.
Desta intrusão resultaram quatro feridos ligeiros (trabalhadores da Câmara Municipal de Torres Vedras), que foram assistidos no local pelos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras e reencaminhados para o Hospital de Torres Vedras.

O Edifício Multisserviços da Câmara Municipal de Torres Vedras foi evacuado e os serviços de atendimento estiveram temporariamente encerrados. A Polícia de Segurança Pública revistou todas as salas do edifício e uma hora após o incidente os vários serviços retomaram a normalidade.

ATLETAS DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA COMPETIRAM NO COLCURRINO EPIC TRAIL


Organizada pelo Município de Oliveira do Hospital, com o apoio do CAOH - Clube Atlético de Oliveira do Hospital e Trail4U, realizou-se no passado dia 27 de outubro, o Colcurinho Epic Trail, com 2 distâncias competitivas de 25km, 12km e uma caminhada, com partida e chegada em Vale de Maceira, Aldeia das Dez, Oliveira do Hospital.
Numa prova que teve em igual medida dureza e beleza, competiram nesta prova 8 atletas da Secção de Ar Livre e Aventura, da Associação de Solidariedade social Sociedade Columbófila cantanhedense, nomeadamente 1 atleta na prova de 12km e 7 na prova de 25km, primeira prova pontuável para o Circuito Distrital de Trail Running de Coimbra da ADAC 2024/2025 na vertente de Trail Longo e para o Circuito Nacional de Trail Sprint da Associação de Trail Running de Portugal , tendo Gonçalo Gonçalves, na prova de 12km, alcançado o 18º lugar na classificação masculino e o 3º lugar no escalão M40.

Na prova de 25km, na vertente feminina, a atleta, Gabriela Marques, alcançou a 11ª posição na classificação geral feminina e o 2º lugar no escalão F40 e Otília Costa, a 13ª posição feminina e a 3ª no escalão F45.

No sector masculino, José Santos, alcançou o 15º lugar na classificação geral masculino e o 2º lugar no escalão M40, Pedro Cardoso, 33º masculino, 10º M45

Nuno Almeida, 47º masculino, 13º M45, Luís Couto, 48º masculino, 10º M40

e José Mendes, 55º masculino, 10º M35.

Coletivamente a equipa da Sociedade Columbófila, alcançou o 8° lugar, entre as equipas que completaram a prova de 25km.

Destaque para os pódios dos atletas Gonçalo Gonçalves, José Santos, Gabriela Marques e Otília Costa.

Com o apoio:
Streetsport Animação Turística
NH Fitness Athletes - Preparação Física e Alta - Performance (Nelson Heleno)



Marinha Grande | “ENSAIO PARA A DESORDEM” NO TEATRO STEPHENS

O Teatro Stephens, na Marinha Grande, recebe o espetáculo de novo circo ”Ensaio para a Desordem” é o espetáculo de novo circo com os artistas Pepa Macua e Juan Fresina Scotto, no dia 9 de novembro de 2024, pelas 17h00.
“Ensaio para a Desordem” é uma peça de teatro acrobático que entrelaça arte e ciência para explorar um conceito que revolucionou as bases da física moderna: a entropia. “Isto não é exactamente um espectáculo. É uma experiência, um ensaio que faremos em conjunto”, ouve-se num aviso, enquanto o público entra, convidado a fazer parte desta exploração.
Durante a performance, uma presença inesperada guia a narrativa. Nela, dois artistas vão transformando o espaço que partilham com o público, através de múltiplas estratégias de jogo, movimentos acrobáticos e manipulação de objectos, deixando-se afectar pela constante tensão entre ordem e desordem.

Este ensaio, inspirado no pensamento científico, põe em jogo a pergunta: é possível ensaiar a desordem ou é a desordem que nos ensaia a nós?

Ficha Artística
Criação, Dramaturgia e Interpretação: Pepa Macua e Juan Fresina
Encenação: Gerardo Hochmann
Acompanhamento Artístico: Joana Pupo
Desenho de Luz: Mafalda Oliveira
Sonoplastia: Miguel Rodrigues
Produção e Comunicação: Catarina Sobral
Design Gráfico: Eduarda Lima
Registo Audiovisual: Beth Freitas

Este projecto teve o apoio para Criação em Residência e Co-produção do Programa IBERESCENA e o apoio à Investigação e à Criação da República Portuguesa – Cultura | DGArtes – Direcção-Geral das Artes e o apoio da Direcção de Assuntos Culturais do Ministério de Relações Externas, Comércio Internacional e Cultura, da Argentina.

Preços
Plateia - 3€
Bilheteira: Teatro Stephens, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30 ou bilheteira online em bol.pt

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Aveiro | Halloween na Fábrica: Uma noite assustadoramente divertida!


Na noite de 31 de outubro, das 21h00 às 24h00, a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro vai celebrar o Halloween de uma forma muito original. Miúdos e graúdos vão poder usufruir de um programa de atividades cientificamente surpreendentes e assustadoras.
Em cada canto e esquina haverá ciência divertida: robôs enfeitiçados, bichos horripilantes, realidade virtual assombrada, cérebros nojentos e construções fantasmagóricas.

O evento já se encontra esgotado.
O programa detalhado e mais informações estão disponíveis em www.ua.pt/fabrica/halloween2024.
*Teresa Pereira
Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro
Rua dos Santos Mártires, 3810-171 Aveiro
Tel. +351 234 427 053 (chamada para a rede fixa nacional)

Universidade de Coimbra: 2 milhões de euros para monitorizar a biodiversidade de organismos terrestres em paisagens agrícolas na Europa


Uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) recebeu 2 milhões de euros para monitorizar a biodiversidade em paisagens agrícolas representativas do espaço europeu e contribuir com informação relevante para aumentar o realismo da avaliação de risco de pesticidas na Europa.

José Paulo Sousa, docente do Departamento de Ciências da Vida (DCV) e investigador do Centro de Ecologia Funcional (CFE), é o coordenador na UC do projeto internacional “EESE – EU Environmental scenarios for ERA of non-target organisms”.
«Este projeto pretende obter dados sobre a biodiversidade de diferentes grupos de organismos terrestres a nível europeu (organismos de solo, artrópodes, auxiliares, vertebrados e plantas), bem como contribuir para melhorar e tornar mais realista a avaliação de risco de produtos fitossanitários (PFs). Na União Europeia (UE), os documentos-guia que orientam a aprovação e o registo de PFs estão ultrapassados para alguns grupos de organismos, nomeadamente ao nível dos ecossistemas terrestres. Há assim a necessidade de atualizar esses documentos por forma a tornar o esquema de avaliação de risco mais robusto e mais realista», afirma o especialista.

De acordo com José Paulo Sousa, para atingir esse objetivo é necessário saber o que proteger quando um pesticida atinge o ambiente ou que riscos são ou não aceitáveis do ponto de vista ecológico, ou seja, há que definir objetivos de proteção. Nesse sentido, «é preciso definir os cenários ecológicos de determinada área de paisagem agrícola ou agroflorestal em que se utilizam pesticidas ou produtos farmacêuticos, bem como conhecer a biodiversidade em termos de fauna e flora, particularmente as espécies vulneráveis», considera.

Assim, a equipa da FCTUC vai iniciar os trabalhos de campo já no próximo ano. «Vamos monitorizar os ecossistemas terrestres na primavera, verão e outono, incluindo organismos do solo, invertebrados, vertebrados e plantas e obter dados de riqueza e/ou biodiversidade que, juntamente com a composição e estrutura das paisagens a amostrar, possamos contribuir para a construção dos referidos cenários ecológicos representativos que serão utilizados no processo de avaliação de risco do PFs», conclui o investigador.

Para além de liderarem toda a parte da monitorização e avaliação da biodiversidade de diferentes grupos em campo, em áreas de paisagem/cenários espalhados por toda a Europa, os especialistas vão também avaliar a sensibilidade de diferentes espécies de organismos terrestres seguindo uma nova abordagem de avaliação de efeitos ao nível das comunidades de organismos do solo.

O projeto EESE irá decorrer nos próximos quatro anos e integra uma linha estratégia da Autoridade Europeia de Segurança Alimentar que pretende destacar a relevância ecológica na avaliação de risco de pesticidas.

*Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

Braga aumenta número de peregrinos em 7,9% devido ao Caminho da Geira

Este ano já receberam a Compostela 1.067 peregrinos que iniciaram em Braga o Caminho de Santiago, mais +7,9% em comparação com igual período do ano passado, destacando-se o Caminho da Geira e dos Arrieiros (CGA), pelo seu grande aumento de popularidade.

O CGA registou até sábado, dia 26, um aumento de 36,2% nas partidas de Braga, evoluindo de 354 para 482 peregrinos, comparando com o ano passado.


Segundo o Serviço de Peregrinos da Catedral de Santiago de Compostela, este caminho também registou um crescimento de 42,5% no número total de compostelas emitidas, consolidando-se como uma opção cada vez mais valorizada por quem procura uma peregrinação autêntica e imersiva.

Os dados indicam uma ligeira diminuição nas partidas de Braga pelo Caminho Português Central, que registou uma queda de 6,02% em termos homólogos. No entanto, o número global de peregrinos neste percurso cresceu 6,60%.

Caminhos com Compostelas atribuídas

Caminho

Partidas de Braga (2023)

Partidas de Braga (2024)

Total de Peregrinos (2023)

Total de Peregrinos (2024)

Variação Partidas Braga (%)

Variação Total Peregrinos (%)

Caminho da Geira e dos Arrieiros

354

482

463

660

+36,16%

+42,55%

Caminho Português Central

615

578

86.163

91.854

-6,02%

+6,60%

Caminho de São Rosendo

0

3

3

6

0,00%

+100,00%

Caminho Minhoto Ribeiro

20

4

155

14

-80,00%

-90,97%

TOTAL

989

1.067

86.784

92.534

+7,89%

+6,63%

Fonte: Serviço de Peregrinos da Catedral de Santiago de Compostela, 26 de outubro de 2024.

O aumento de peregrinos mostra Braga a consolidar-se como um ponto de partida relevante, com um contributo crescente do Caminho da Geira e dos Arrieiros. Segundo as associações que o promovem, foi percorrido este ano por mais de 1.200 peregrinos, havendo uma parte que não solicita a Compostela, logo não entra nas estatísticas oficiais.

O Caminho da Geira tem 239 quilómetros, começa na Sé de Braga e passa pelos municípios de Amares, Terras de Bouro e Melgaço, entrando na Galiza pela Portela do Homem.

Nos últimos seis anos, foi percorrido por mais de 5.000 peregrinos, sobretudo de Portugal, Espanha, do resto da Europa, e de nações como do Afeganistão, Aruba, Austrália, Azerbaijão, Bahamas, Belize, Brasil, China, Correia do Sul, Colômbia, EUA, Japão, México, Porto Rico, Palestina e Uruguai.

Foi apresentado em 2017, em Ribadavia (Galiza) e Braga, reconhecido pela Igreja em 2019, e em publicações da associação de municípios transfronteiriços Eixo Atlântico (2020) e do Turismo do Porto e Norte de Portugal (2021).

O percurso destaca-se por incluir patrimónios únicos no mundo: a Geira, a via do género mais bem conservada do antigo império romano ocidental, e a Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés. Além disso, o seu traçado é um dos poucos que ligam diretamente à Catedral de Santiago de Compostela.


*Associação Transfronteiriça do Caminho da Geira e dos Arrieiros (em instalação)
José Manuel Almeida (presidente da comissão instaladora)

Já ouviu falar de Vitoria-Gasteiz, no País Basco

 Na sexta-feira passada estive na Lousã, Centro de Portugal, na cerimónia de prémios da 17ª edição do Art&Tur - Festival Internacional de Cinema de Turismo. E é sempre gratificante ver o meu trabalho reconhecido.

Nesta edição tinha a concurso o filme "Turismo Cultural em São Tomé" que fiz para a ONG Leigos para o Desenvolvimento, e a verdade é que ganhou o prémio de Melhor Vídeo Independente de ViagensPode ver o filme aqui - estou muito feliz!

Mas não é tudo. No mês passado tinha estado a visitar Vitoria-Gasteiz, a capital do País Basco que vive na sombra das mais populares Bilbau e San Sebastián. Aqui está, pois, a oportunidade de conhecer não só Vitoria-Gasteiz mas também a Rioja Alavesa e as Salinas de Añana. Ora veja:

E se estiver a pensar visitar o País Basco, veja também outros artigos:

Por hoje é tudo. Até ao fim do ano ainda queria conhecer alguns Mercados de Natal na Europa com a família, pelo que se tiver alguma sugestão onde tenha gostado de ir, sou todo ouvidos (já estive nos Mercados de Natal de Bruxelas, por exemplo, e gostei muito).

NOTA: A propósito de viagens, caso esteja a pensar visitar Marrocos em 2025, o meu amigo João Leitão já tem todas as datas de 2025 no site. Veja o artigo Tour em Marrocos (roteiro de 7 dias por 480€).

A terminar, deixo o habitual pedido para que utilize estes links no planeamento das suas viagens. Para si é igual, mas para mim é uma grande ajuda (permite manter o blogue sem publicidade). Muito obrigado.

Grande abraço e boas viagens!

*Filipe Morato Gomes

Entrega Prémios da Maratona Fotográfica de Famalicão


"Qualidade das fotografias vencedoras eleva a Maratona Fotográfica de Famalicão
Já são conhecidos os vencedores da 12ª edição da Maratona Fotográfica de Famalicão
Este sábado, 26 de novembro, foram anunciados os vencedores da 12ª edição da Maratona Fotográfica de Vila Nova de Famalicão.
A cerimónia de Entrega de Prémios decorreu no auditório da Casa do Território, no Parque da Devesa.
Casa cheia e muita curiosidade, os participantes reencontraram-se mais de um mês depois da Maratona Fotográfica que decorreu no dia 14 de setembro pelas ruas e locais icónicos da cidade.
A cerimónia contou com a presença de Pedro Macieira, em representação do Município de Vila Nova de Famalicão, Maria Orminda Marques, em representação da Continental, e João, Magister da Tuna Académica da Universidade Lusíada de Famalicão.
O júri, presidido por Carlos Alberto Freitas Cardoso, decidiu atribuir o 1º prémio ao trabalho de Alexandre Francisco Resende Santos que soube desta Maratona pelas redes sociais. É de Santa Maria da Feira e tem 33 anos. "Não estava nada a contar com o primeiro lugar. Surpresa. Fiquei mesmo muito contente", refere o grande vencedor deste ano que participa pela primeira vez na maratona e leva para casa 500 euros.
O 2º prémio foi atribuído a Bruno Ismael da Silva Alves, designer gráfico, residente na Póvoa de Lanhoso e que arrecadou 200 euros. O 3º prémio foi atribuído a Rui Pedro Brites de Sousa, é apaixonado por fotografia que veio do Estoril e leva 100 euros. Foram ainda atribuídas, pelo júri do concurso, quatro menções honrosas: Carlos André Barroso Ferreira, no tema “Paisagem”; Fernando Miguel da Silva Santos, no tema “Texturas”; a Miguel Jorge Alves de Sousa Santos, no tema “Auto-Retrato Criativo" e Rui Jorge Pessoa Neto, no tema "Sábado".
A Associação Caixa de Imagens, organiza anualmente o evento “Maratona Fotográfica de Vila Nova de Famalicão” tem reconhecido, desde 2011, fotógrafos que, pelo seu trabalho e percurso pessoal, realizam uma contribuição de excelência para a cultura e a arte da fotografia do nosso concelho.
Este evento contou com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, da Caixa de Crédito Agrícola do Médio Ave, da Continental, da ENIF e das Edições Centro Atlântico
Para o sucesso da mesma, contou ainda com a colaboração da Fundação Cupertino Miranda e da Tuna Académica da Universidade Lusíada de Famalicão.
A Associação Caixa de Imagens vai expor as fotografias vencedoras, que são património do concelho, em museus e locais públicos, para que possam ser apreciadas pela comunidade."

*Manuel Lima
Associação Caixa de Imagens