quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Livros | A Pessoa e o Sagrado: Um ensaio brilhante e intemporal de Simone Weil, tão actual e necessário como há 80 anos


A pessoa humana é sagrada? Para Simone Weil, «há em todo o homem algo de sagrado, mas não é a sua pessoa. Também não é a pessoa humana. É ele, aquele homem, simplesmente». No ano da sua prematura morte, em 1943, a incansável e plural filósofa francesa escreveu A Pessoa e o Sagrado, um brilhante ensaio que não viu ser publicado em vida, mas que viria a marcar o conceito de «pessoa» por ser um contraponto ao personalismo de Emmanuel Mounier e à ideia impensada do «carácter sagrado da pessoa humana». Agora a obra, tão actual e necessária como há 80 anos, chega finalmente a Portugal, numa edição Livros Vermelhos da Guerra e Paz, com tradução de Rita Sousa Lopes, e estará disponível na rede livreira nacional a partir do próximo dia 11 de Janeiro.
«Onde existe um erro grave de vocabulário, é difícil que não haja um erro grave de pensamento.» Contrária ao conceito de «pessoa» defendido pelo personalismo de Emmanuel Mounier, Simone Weil escreveu, em 1943, poucos meses antes da tuberculose lhe roubar a vida, o ensaio A Pessoa Humana É Sagrada?, publicado postumamente pela Gallimard com o título A Pessoa e o Sagrado.

Na obra, a filósofa parte das suas mais essenciais assunções filosóficas – a beleza, a justiça e o mal – para este debate sobre a «pessoa», convocando também o direito e a democracia e isolando‑a de qualquer colectividade, partido ou instituição. Depois, centra-se no que é sagrado e conclui que é «aquilo que, num ser humano, é impessoal». Porque o impessoal é a vocação distintiva dos humanos: é essa impessoalidade que nos singulariza perante as outras espécies.

Despertando as mais plurais reflexões, A Pessoa e o Sagrado reaviva os debates que, em Portugal, marcaram a geração da revista O Tempo e o Modo, que marcou os católicos progressistas portugueses, como João Bénard da Costa, Manuel Lucena, Alçada Baptista, Manuel S. Lourenço ou Alberto Vaz da Silva. Tal como gerou a admiração de grandes pensadores, seus contemporâneos, entre os quais Albert Camus, que a considerou «o único grande espírito do nosso tempo», e Georges Bernanos. Simone Weil foi mesmo proclamada por André Gide como «a santa padroeira de todos os forasteiros».

Oito décadas depois, a obra é finalmente traduzida e publicada em Portugal, país que representou um ponto de viragem do pensamento de Weil. Na Póvoa de Varzim, assistiu a uma procissão católica em 1935. Um cortejo de mulheres de pescadores, vestidas de negro, percorria a praia, em luto, promessas e orações pelos maridos, e esses cantos, «de uma tristeza lancinante», segundo palavras suas, abriram nela a ferida mística que não mais a largaria.

Uma edição Livros Vermelhos, colecção da Guerra e Paz que privilegia teses contra catecismos e o pensamento único, A Pessoa e o Sagrado chega à rede livreira nacional no próximo dia 11 de Janeiro, com tradução de Rita Sousa Lopes. A obra poderá ainda ser adquirida através do site da editora.

A Pessoa e o Sagrado: A Pessoa Humana É Sagrada?
Simone Weil
Não-Ficção / Ciências Sociais
96 páginas · 15x20 · 12,00 €
Nas livrarias a 11 de Janeiro
Guerra e Paz, Editores



Portugal regista mais 39.074 novos casos e 25 óbitos nas últimas 24 horas. Internamentos voltam a aumentar e ultrapassam os 1300 doentes

Portugal registou 39.074 novas infeções com o coronavírus SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas, mais 25 mortes associadas à covid-19 e um aumento nos internamentos, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

Resumo do boletim epidemiológico (últimas 24 horas):

Novos casos: +39.074
Óbitos: +25
Recuperados: +30.707
Internados: 1.311 (+60)
Internados em UCI: 158 (+15)
Casos ativos: 247.440 (+8 342)

Como está a matriz de risco em Portugal?

nível nacional, Portugal está com uma incidência a 14 dias de 2104,7 casos por 100 mil habitantes (aumentou) e um índice de transmissibilidade R(t) de 1,41.

No continente, a incidência está nos 2114,3 casos de infeção (aumentou) e o índice de transmissibilidade R(t) é 1,41.

Madremedia

País pode avançar “com cautela”: aulas recomeçam dia 10 e há isenção de teste para quem tem dose de reforço

O Conselho de Ministros analisou hoje as condições sanitárias para o recomeço das aulas a partir de segunda-feira e para o avançar do país em tempo de pandemia. As conclusões da reunião foram apresentadas pelo primeiro-ministro, António Costa. Recorde aqui as principais medidas, que entram em vigor no dia 10 de janeiro.

O primeiro-ministro, António Costa, começou por referir que o Conselho de Ministros analisou hoje a situação epidemiológica com base nas recomendações dos especialistas, ouvidos ontem na reunião no Infarmed.

Quanto à vacinação, Costa frisou que há capacidade para vacinar cerca de 94 mil pessoas por dia — têm sido administradas diariamente cerca de 84 mil doses. Além disso, 89% da população já tem completo o esquema primário de vacinação e para os grupos etários acima dos 65 anos, há "uma cobertura de dose de reforço de 83%".

Ainda sobre a vacinação, António Costa afirmou que com a convocação dos professores para o reforço, "houve um momento em que o 'site' [para agendamento do Ministério da Saúde] esteve em baixo, o que é um bom sinal, porque significa uma grande adesão ao reforço vacinal".

O primeiro-ministro apontou ainda a "subida muito significativa da testagem" verificada desde o início de dezembro, mês em que se realizaram "cinco milhões de testes", com um recorde de mais de 402 mil testes no dia 30 de dezembro.

A realização "de forma massiva" de testes tem sido "um instrumento fundamental para a deteção precoce de situações de infeção e conter o ritmo de transmissibilidade da doença".

Referindo-se ao que os especialistas ouvidos pelo Governo disseram na reunião realizada no Infarmed na quarta-feira, o primeiro-ministro salientou que a variante ómicron do coronavírus SARS-CoV-2 é agora "absolutamente dominante" em Portugal, encontrando-se em "90% dos casos positivos" mas que está claro que a doença que provoca é menos grave.

"Tem sido evidente que esta variante oferece menos severidade", destacou António Costa, referindo que apesar de atualmente haver "muito mais casos do que há um ano", Portugal está "com um número muito inferior" de internamentos em enfermaria, em unidades de cuidados intensivos e mortes atribuídas à covid-19.

Quanto aos lares de idosos, a situação também contrasta com o que se verificava em janeiro de 2021: "há um ano tínhamos 318 surtos [de covid-19 em lares], agora temos 51".

O primeiro-ministro argumentou ainda que se sabem "quais os efeitos imediatos" do contágio com a variante Ómicron, mas que "não é por ter efeitos imediatos menos gravosos que se deve desvalorizar a sua gravidade" porque "ninguém sabe os efeitos a longo prazo".

Desta forma, o primeiro-ministro considerou que o país se encontra numa situação “tranquila” no que respeita à contenção de casos graves da covid-19 e, "apesar de ser previsível um crescimento significativo do número de casos, podemos avançar na próxima semana — com cautela".

“Não estamos numa situação de pressão sobre os internamentos, quer em cuidados gerais, quer em cuidados intensivos. Temos neste momento no nosso sistema hospitalar cerca de 16 mil pessoas internadas e menos de 10% são doentes covid-19”, afirmou o líder do executivo no final da conferência de imprensa.

“Caso a situação se alterar, teremos sempre em conta os diferentes indicadores, que tem a ver com a capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde”, ressalvou.

Medidas gerais (entram em vigor no dia 10):

Isolamento: 

  • Isolamento só de casos positivos e coabitantes;
  • Pessoas com dose de reforço não precisam de ficar em isolamento, salvo se testarem positivo.

Testagem: 

  • Isenção de testagem para quem levou dose de reforço há mais de 14 dias para acesso a atividades em que seria necessário apresentar teste negativo;
  • Para quem não tem dose de reforço, é necessário apresentar teste: na visita a lares ou estabelecimentos de saúde, grandes eventos ou eventos sem lugares marcados ou em recintos improvisados e recintos desportivos (salvo decisão da DGS).

Escolas: 

  • Recomeço das aulas a 10 de janeiro;
  • Não há isolamento de turmas em presença de caso positivo (só se existirem coabitantes);
  • Testagem nas próximas duas semanas;
  • Está em curso até dia 9 a vacinação "de todas as crianças entre os 5 e os 11 anos e do pessoal docente e não docente".

Teletrabalho: 

  • Obrigatório até 14 de janeiro;
  • Teletrabalho recomendado a partir dessa data.

Estabelecimentos comerciais: 

  • Lotação de uma pessoa por 5 m2;
  • Termina proibição de saldos e promoções.

Bares e discotecas: 

  • Atividade pode recomeçar a partir de dia 14;
  • É necessário teste negativo para acesso;
  • Proibição de consumo de bebidas alcoólicas na via pública.

Fronteiras: 

  • É obrigatório um teste negativo para entrar no país por via aérea;
  • Mantém-se as sanções para os passageiros e para as companhias aéreas que não cumpram a norma.

Certificado digital: 

  • Necessário para acesso a restaurantes, estabelecimentos turísticos, alojamento local, espetáculos culturais, eventos com lugares marcados e ginásios.

Eventos: 

  • Não há limitação quanto à lotação, apenas se aplicam as regras de certificado e/ou testagem.

A dose de reforço e os testes para os não elegíveis

"O Governo entende que todas as pessoas que tenham a dose de reforço há mais de 14 dias deixarão ter de fazer testes para terem acesso a alguns locais ou atividades que continuarão a ter ainda exigência de teste", referiu António Costa, especificando que a única “alternativa à realização de testes é o certificado digital", sendo que "terá a indicação [da] terceira dose ao 14.º dia após a administração da dose de reforço".

Desta forma, "quem tem mais de 14 dias da dose de reforço já deverá ter certificado digital atualizado", referiu.

Questionado sobre o que acontece às pessoas que ainda não são elegíveis para a dose de reforço, o primeiro-ministro precisou que nesta situação "terão de ser testadas".

"A razão fundamental para que as pessoas se devem vacinar não é para poderem ir aqui ou ali, mas para se protegerem da doença. Essa é a razão fundamental. É o elevado nível de vacinação que nos permite que num contexto em que ainda está a aumentar o número de novos casos podermos não reforçar as medidas restritivas", destacou o primeiro-ministro, salientando ser fundamental que as pessoas se continuem a vacinar "porque a pandemia não acabou".

"Ajustam-se as regras de acesso a estabelecimentos turísticos ou de alojamento local, a eventos e espetáculos e a ginásios passando o acesso a depender da apresentação de certificado digital covid da UE em qualquer das suas modalidades, da apresentação de comprovativo de vacinação que ateste o esquema vacinal completo, de comprovativo de realização de teste com resultado negativo, incluindo auto-testes, nos termos a definir pela DGS e pelo INSA", especifica, por seu lado, o comunicado do Conselho de Ministros.

Em 25 de novembro, quando anunciou novas medidas para conter a propagação de infeções por covid-19, o Governo decidiu que o acesso a estes estabelecimentos dependia – a partir de 1 de dezembro – da exibição de um certificado digital covid-19, modalidade que inclui um teste de antigénio ou PCR negativo realizados nas 48 ou 72 horas anteriores, respetivamente, ou o esquema de vacinação completo.

Madremedia


Três mulheres detidas por burlarem idosa em mais de 700 mil euros

Três mulheres, com idades entre os 27 e os 60 anos, foram detidas por burla qualificada de uma idosa, atualmente com 88 anos, de quem cuidaram após uma cirurgia em 2018, divulgou hoje a Polícia Judiciária.

Em comunicado, a PJ revelou que o inquérito teve início em finais de novembro de 2020, depois de uma queixa apresentada pelas filhas da vítima, a qual é detentora de um “vastíssimo património mobiliário e imobiliário”.

A investigação da Diretoria de Lisboa e Vale do Tejo incidiu sobre factos que já decorriam “desde maio de 2018”, altura em que a vítima foi submetida a uma intervenção cirúrgica e necessitou de cuidados de saúde especializados.

A família da idosa contratou um serviço de apoio, e uma das cuidadoras criou “a pouco e pouco empatia e aparentes sentimentos de afeto familiar com a vítima”, acabando por conquistar a sua “confiança incondicional”, segundo as autoridades.

A mulher é agora arguida, juntamente com a sua filha e uma advogada.

As três mulheres, segundo a PJ, aproveitaram-se da “debilidade física e psicológica” da vítima e passaram a gerir o respetivo património, “vendendo ou apropriando-se de uma parte dele e dispondo do restante”.

Tinham procurações em seu nome e promoveram a criação de uma sociedade comercial, que só elas controlavam e geriam, e que utilizaram para transferir verbas das contas bancárias tituladas pela idosa, bem como para retirar da sua posse bens imóveis de que era proprietária.

Segundo a PJ, utilizaram ainda a sociedade para contrair empréstimos bancários que só a elas beneficiavam, dando como garantia as aplicações financeiras ou os imóveis da vítima e conseguindo assim apropriar-se de um montante global estimado em 700 mil euros.

A investigação criminal permitiu recuperar e acautelar o património da vítima, composto, entre outros bens, por prédios urbanos e rústicos, aplicações e disponibilidades financeiras.

De acordo com a PJ, as detidas encontram-se proibidas de contactar a idosa e foi-lhes aplicada a prestação de cauções, no valor de 50 mil euros a duas das arguidas e de 20 mil euros à terceira.

Madremedia/Lusa

INSCRIÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO NA 6.ª MOSTRA “SILVES CAPITAL DA LARANJA” DECORREM ATÉ DIA 16 DE JANEIRO


O período de inscrições para participação na 6.ª Mostra Silves Capital da Laranja decorre até às 24h00 do próximo dia 16 de janeiro. A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Silves (CMS), terá lugar entre os dias 18 e 20 de fevereiro de 2022.

As inscrições para as diversas modalidades de participação (agricultura, produtos agroalimentares, máquinas / equipamentos, artesanato e entidades diversas) devem ser formalizadas através do preenchimento de formulário próprio disponível no portal da Câmara Municipal de Silves, em https://www.cm-silves.pt/pt/destaques/8346/inscricoes-para-participacao-na-6-mostra-%E2%80%9Csilves-capital-da-laranja%E2%80%9D-decorrem-ate-dia-16-de-janeiro.aspx, e do seu envio para o email capitaldalaranja@cm-silves.pt ou através de correio postal, durante o mencionado período. Na mesma página do Município encontram-se, também, disponíveis para consulta e download as normas de organização e funcionamento da 6.ª Mostra Silves Capital da Laranja.

Destacar a citricultura que se faz no concelho de Silves nas suas mais diversas áreas e, simultaneamente, consolidar a marca Silves Capital da Laranja são alguns dos objetivos desta mostra.

O telefone 282 440 800 (ext.: 2743) e o endereço de correio eletrónico capitaldalaranja@cm-silves.pt são os contactos da Divisão de Cultura, Turismo e Património da CMS disponíveis para o esclarecimento e fornecimento de informações adicionais sobre a iniciativa.

 

Câmara de Cantanhede promove alteração ao Plano de Urbanização (PU) da Praia da Tocha

A Câmara Municipal de Cantanhede deliberou aprovar, por unanimidade, dar início à primeira alteração ao Plano de Urbanização (PU) da Praia da Tocha, tendo ficado estabelecido o prazo de 12 meses para a elaboração da proposta, após o que se seguirá um período de consulta pública com a duração de 15 dias.

A área a considerar é de 79,6 ha, abrangendo a totalidade do território atualmente definido pelo limite do PU em causa, e as modificações a introduzir resultam da necessidade de se proceder à reclassificação do solo, nos termos da legislação em vigor e de acordo com os critérios de qualificação e as categorias do solo rústico e do solo urbano em função do uso dominante. Nesse sentido, serão efetuados ajustes nos limites da área de intervenção do plano, com as consequentes alterações nas Plantas de Zonamento e de Condicionantes, bem como outras peças desenhadas que o acompanham.

A alteração ao PU da Praia da Tocha incidirá também no respetivo regulamento, de forma a ajustar as regras deste instrumento de gestão urbanística não só à realidade atual, mas também aos desafios que se perspetivam, de modo a permitir uma resposta adequada às exigências que decorrem da evolução das condições ambientais, culturais e socioeconómicas do território considerado.

Por outro lado, tendo em conta que a Praia da Tocha se encontra abrangida pela Faixa de Salvaguarda em Litoral Arenoso definida no POC - Programa da Orla Costeira Ovar - Marinha Grande, outro dos objetivos consiste em operacionalizar o regime de exceção estabelecido nesse programa, adotando as restrições ao uso e ocupação do solo que assegurem o equilíbrio entre a vulnerabilidade e os riscos costeiros, presentes e futuros, e as necessidades de desenvolvimento urbanístico, económico e sociocultural.

Na informação de enquadramento para desencadear o processo de alteração do PU da Praia da Tocha, a equipa do Departamento de Urbanismo, designadamente da Divisão de Gestão do Território e Sustentabilidade Ambiental, refere que o processo não carece de sujeição à Avaliação Ambiental Estratégica (AAE), uma vez que as alterações a introduzir não são suscetíveis de ter efeitos significativos no ambiente e não dão enquadramento para a aprovação de projetos sujeitos a avaliação de impacto ambiental ou avaliação de incidências ambientais. Acresce que a revisão do PU da Praia da Tocha datada de 2013 esteve sujeita a AAE e em 2021 foi desenvolvido um Relatório de Avaliação e Controlo (2021) com monitorização dos impactes da execução do plano, não tendo sido detetados quaisquer reflexos negativos a esse nível.

Localizada na freguesia da Tocha, a maior do concelho em termos de área (78,4 km2) e a segunda mais populosa, com 3.710 habitantes (INE, Censos de 2021), a Praia da Tocha teve origem num pequeno núcleo piscatório de que ainda subsistem duas companhas. O atual aglomerado urbano assenta numa estrutura viária ortogonal com quarteirões mais ou menos regulares, sendo as áreas residenciais pontuadas por palheiros, construções de madeira de reconhecido interesse arquitetónico e cultural enquanto elementos representativos da Arte Xávega.

Enquanto produto turístico qualificado, possui um assinalável potencial no ordenamento turístico do Litoral Centro e beneficia de uma excelente localização geográfica face a importantes centros urbanos, designadamente Cantanhede, Aveiro, Coimbra e Figueira da Foz. No que concerne às acessibilidades, elas estão extremamente facilitadas pela ligação viária a importantes eixos rodoviários nacionais, nomeadamente a Autoestrada A17, que liga Aveiro e Marinha Grande, e a Autoestrada A14, que liga Coimbra e Figueira da Foz.



Proença-a-Nova | Mais de 1500 visitantes na exposição de pais Natal “Ho Ho Ho”

A exposição “Ho Ho Ho”, patente no antigo edifício do Banco Millennium na Rua do Rossio desde 15 de dezembro, já recebeu até ao momento mais de 1500 visitantes. O fim de semana que coincidiu com o Mercado dos Sabores de Natal, a 18 e 19 de dezembro, registou os dias mais concorridos, com quase 400 pessoas a apreciarem esta exposição que apresenta centenas de figuras do Pai Natal, cedidas por um colecionador particular. Para quem ainda não teve oportunidade de ver, a exposição estará patente neste espaço até dia 7 de janeiro. Segue-se uma mostra de bordados de Maria de Fátima Catarino.

Adicionalmente, neste local é possível comprar produtos da marca Proença-a-Nova Origem, tendo os vinhos e os licores sido os produtos mais adquiridos desde a abertura. Seguiram-se o livro “ABC das Localidades”, editado pelo Município de Proença-a-Nova, e os chás da marca “És Capaz”, produzidos pelo BioAromas LIIS – Laboratório de Integração e Inovação Social.

Recorde-se que o Posto de Turismo assegura a abertura deste espaço, no horário de segunda a sexta-feira entre as 9h00 e as 18h30, aos sábados entre as 9h30 e as 15h00 e aos domingos e feriados entre as 9h30 e as 13h30.

Proença-a-Nova | Município assinala em 2022 o Ano Municipal do Desporto e da Aventura


O Município de Proença-a-Nova instituiu 2022 como o Ano Municipal do Desporto e da Aventura com o objetivo de, por um lado, promover a prática do exercício físico, tendo em conta os muitos benefícios que acarreta – independentemente da idade com que se pratica – e, por outro, possibilitar que as diferentes ofertas existentes no concelho se constituam como produto turístico, tanto as proporcionadas diretamente pelo Município, como pelos muitos parceiros com quem estabelece acordos de cooperação. “A seguir a um ano em que nos pediram para ficar em casa, evitar grupos e contactos, nada melhor do que incentivar a prática desportiva saudável e o gosto por descobrir o nosso território”, refere João Manso, vice-presidente da Câmara Municipal com a tutela do Desporto. “Queremos que este ano assinale o início de novos projetos, que garantam uma melhor qualidade na prática desportiva de todos, e também queremos que o nosso concelho seja uma referência no acolhimento de eventos desportivos de forma a captar mais visitantes e mais atividade económica para o nosso território”.
São vários os projetos que estão pensados para este ano, alguns já em fase de conclusão, como o campo de desportos de areia junto à Praia Fluvial da Aldeia Ruiva que vai permitir alargar as modalidades já praticadas no concelho para todas aquelas que possam ser replicadas neste piso, como o futebol, o vólei, o futevólei, o ténis ou o andebol. O objetivo é acolher competições oficiais ou estágios de equipas portuguesas, aliando o campo à infraestrutura já existente neste local, que congrega a oferta do Parque de Campismo. É ainda objetivo do Município construir campos de padel, um skate park e uma pista de atletismo, requalificar os campos municipais de ténis, a piscina (aguardando-se financiamento), o ginásio e o campo de jogos do Peral e concluir a construção do campo de futebol de 7 do Malhadal.

Em termos de eventos, e se não houver indicações em contrário da Direção-Geral de Saúde, serão realizados o Rally da Cortiçada (dia 5 de fevereiro), o Proença Cross Trail (a 12 de março), a 1ª Taça Nacional de Ciclismo Júnior (a 20 de março) ou o Proença-a-Nova CUP – futebol infantil (durante a Páscoa), a primeira prova da Taça de Portugal em Voo de Formação a 4 (19 e 20 de março) e o Campeonato Nacional de Velocidade em Queda Livre - Speed Skydiving (a 21 e 22 de maio). Estas iniciativas juntam-se às outras que já fazem parte do calendário anual, como o Torneio de Veteranos, as corridas da Cortiçada e da Cereja, as caminhadas mensais ou as possibilitadas no âmbito da Grande Rota da Cortiçada e dos percursos de pequena rota.

Para além do atletismo, também o futsal, o futebol, o ténis e a natação são ofertas regulares, com a atividade do Núcleo de Juventude, da ADCPN, da Zonameeting e da Escola de Natação. Os estágios de verão de basquetebol irão continuar, dando seguimento à promoção desta modalidade. No Campo de Tiro da Nave à Metade, a aquisição de cinco novas máquinas permite dar novo impulso ao tiro desportivo. Ao nível do Aeródromo Municipal, tanto a Sky Fun Center como a Fly Proença proporcionam atividades lúdicas, como o salto tandem ou a viagem em paramotor bi-lugar, muitas vezes portas de entrada nestas modalidades. No campo da aventura, destaca-se ainda a escalada, o enduro BTT, o parapente e a Via Ferrata, tudo modalidades que podem ser realizadas de forma livre na Serra das Talhadas, bastando ter os conhecimentos e equipamentos adequados para a sua prática.

INOVARIA PROMOVE CURSOS GRATUITOS - PARA ATIVOS DA ÁREA DO TURISMO E AFINS

 - Primeiro curso arranca já no dia 17. As candidaturas estão a decorrer,

devendo ser feitas no site da UNAVE-UA

 

InovaRia- Rede de Inovação em Aveiro, lança, no início deste ano, três cursos-piloto financiados pelo programa comunitário UIA – Urban Innovation Actions, ao abrigo do projeto Aveiro Steam City / Observatório do Emprego, especialmente pensados para o sector dos serviços de turismo da região:

 

1-    Fundamentos da digitalização de serviços e processos na área do Turismo - início a 17 janeiro;

2-    Marketing de conteúdo para as empresas da área do Turismo - inicio a 31 janeiro;

3-    Noções Gerais de Redes Sociais e Gestão de Presença na área do Turismo – início a14 de fevereiro.

 

Os cursos não têm qualquer custo para os formandos, por contarem com financiamento comunitário, mas estão sujeitos a candidatura, que os interessados (trabalhadores no ativo), devem fazer, o mais rápido possível, em https://www.unave.pt/?formacao=info-uia-inovaria, pois o número de vagas é limitado.

UNAVE- Associação para a Investigação e Formação Profissional da Universidade de Aveiro é a entidade formadora contratada para a realização dos cursos, junto da qual devem ser esclarecidas quaisquer dúvidas.

Informação mais detalhada, designadamente sobre conteúdos e horários, está disponível em: https://www.unave.pt/?formacao=info-uia-inovaria

 

13 de janeiro | 09h00 às 12h30 | Ecocentro de mortágua ESAC e Município de Mortágua promovem plantação de espécies autóctones

 No próximo dia 13 de janeiro de 2022, das 9h00 às 12h30, a Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) e o Município de Mortágua promovem uma ação de plantação de espécies autóctones em Mortágua: carvalho, sobreiro e medronheiro, no âmbito do projeto F4F - Forest For Future, liderado pelo SerQ - Centro de Inovação e Competências da Floresta. A ação conta com o apoio da Associação de Estudantes da ESAC e seu Núcleo Florestal e a parceria da ADICES – Associação de Desenvolvimento Local, Universidade de Aveiro e Universidade de Coimbra.

A plantação será levada a cabo na área Florestal de Mortágua (perto do Ecocentro), sendo que no caso de necessitar de transporte deverá enviar pedido para o e-mail f4f@serq.pt, após o qual lhe será indicado o ponto de encontro.

A organização desta ação, destinada ao público em geral e a estudantes em particular, é da responsabilidade da professora da ESAC-IPC, Filomena Gomes.

A participação é gratuita, mas as vagas limitadas e sujeitas a inscrição em https://f4f.serq.pt, preferencialmente até ao dia 12 de janeiro.


Anexo: Programa

Mira | Dias exclusivos para vacinação a criançasw dos 5-11 anos, professores e pessoal não docente

A Unidade de Cuidados na Comunidade de Mira solicita à restante população para "não se dirigir ao Centro de Vacinação COVID de Mira nos dias 6,7 e 8 de Janeiro".

Crianças: 

6 e 7 de Janeiro -  09/12 horas -  Auto agendamento + porta aberta

    8 de Janeiro  -  09/11 horas -  Auto-agendamento + porta aberta

    9 de Janeiro -   09/10 horas -  Auto-agendamento + porta aberta

Pessoal docente e Não-docente

8 de Janeiro -  12/16:30 horas -  Preferencialmente, OBTER SENHA DIGITAL no site da DGS disponível apenas NO PRÓPRIO DIA A PARTIR DAS 00:00 HORAS

9 de Janeiro -  11/16:30 horas -  OBRIGATÓRIO declaração da entidade patronal, ou cartão escolar com nome e foto,

 

MUNICÍPIO DE SILVES DÁ INÍCIO AO PROCEDIMENTO DE ELABORAÇÃO DO PLANO DE PORMENOR DA TORRE, EM ARMAÇÃO DE PÊRA

 Participação pública prévia decorre entre os dias 11 e 31 de janeiro 


A Câmara Municipal de Silves deliberou, no passado dia 20 de dezembro, dar início ao procedimento de elaboração do Plano de Pormenor da Torre (PPT), em Armação de Pêra, tendo aprovado os termos de referência que fundamentam a sua oportunidade, fixam os respetivos objetivos e estabelecem o prazo de dois anos para a conclusão do processo. A referida deliberação foi publicada em Diário da República hoje, dia 06 de janeiro, através do aviso n.º 341/2022, estando, neste momento, criadas as condições para o início formal do período de participação pública prévia da elaboração do PPT, que decorrerá entre os dias 11 e 31 de janeiro.

 

Promover a atratividade do aglomerado e a sua competitividade, por via do reforço da oferta de área urbana qualificada; assim como o aproveitamento do potencial locativo do território, rentabilizando e otimizando o investimento efetuado; e a qualificação, salvaguarda e valorização dos recursos existentes são os principais objetivos da elaboração do Plano de Pormenor da Torre.

  

Durante o período em apreço, os interessados poderão formular sugestões e/ou apresentar informações sobre quaisquer questões que possam ser consideradas no âmbito do respetivo procedimento de elaboração, através do preenchimento da respetiva ficha de participação, disponível em https://www.cm-silves.pt/pt/menu/1672/pp-da-torre-elaboracao.aspx, a remeter para a Câmara Municipal de Silves, Praça do Município, em Silves, ou pelo email dogu.ordenamento@cm-silves.ptA documentação relativa aos termos de referência, contrato para planeamento e qualificação da elaboração do plano para efeitos de sujeição a avaliação ambiental estratégica, poderá ser consultada no site institucional do Município de Silves (através do link anteriormente mencionado) ou, presencialmente, na Divisão de Ordenamento e Gestão Urbanística, Ordenamento do Território e na sede da Junta de Freguesia de Armação de Pêra.

 

O telefone 282 440 825 e o email dogu.ordenamento@cm-silves.pt são os contactos da Divisão de Ordenamento e Gestão Urbanística » Ordenamento Territorial disponíveis para o esclarecimento e fornecimento de informações adicionais.

 

 

Governo Sombra

 

António Barreto
“É simplesmente desmoralizante. Ver e ouvir os serviços de notícias das três ou quatro estações de televisão é pena capital. A banalidade reina. O lugar-comum impera. A linguagem é automática. A preguiça é virtude. O tosco é arte. A brutalidade passa por emoção. A vulgaridade é sinal de verdade. A boçalidade é prova do que é genuíno. A submissão ao poder e aos partidos é democracia. A falta de cultura e de inteligência é isenção profissional.

Os serviços de notícias de uma hora ou hora e meia, às vezes duas, quase únicos no mundo, são assim porque não se pode gastar dinheiro, não se quer ou não sabe trabalhar na redacção, porque não há quem estude nem quem pense. Os alinhamentos são idênticos de canal para canal.

Quem marca a agenda dos noticiários são os partidos, os ministros e os treinadores de futebol. Quem estabelece os horários são as conferências de imprensa, as inaugurações, as visitas de ministros e os jogadores de futebol.

Os directos excitantes, sem matéria de excitação, são a jóia de qualquer serviço. Por tudo e nada, sai um directo. Figurão no aeroporto, comboio atrasado, treinador de futebol maldisposto, incêndio numa floresta, assassinato de criança e acidente com camião: sai um directo, com jornalista aprendiz a falar como se estivesse no meio da guerra civil, a fim de dar emoção e fazer humano.

Jornalistas em directo gaguejam palavreado sobre qualquer assunto: importante e humano é o directo, não editado, não pensado, não trabalhado, inculto, mal dito, mal soletrado, mal organizado, inútil, vago e vazio, mas sempre dito de um só fôlego para dar emoção! Repetem-se quilómetros de filme e horas de conversa tosca sobre incêndios de florestas e futebol. É o reino da preguiça e da estupidez.
É absoluto o desprezo por tudo quanto é estrangeiro, a não ser que haja muitos mortos e algum terrorismo pelo caminho. As questões políticas internacionais quase não existem ou são despejadas no fim. Outras, incluindo científicas e artísticas, são esquecidas. Quase não há comentadores isentos, ou especialistas competentes, mas há partidários fixos e políticos no activo, autarcas, deputados, o que for, incluindo políticos na reserva, políticos na espera e candidatos a qualquer coisa! Cultura? Será o ministro da dita. Ciência? Vai ser o secretário de Estado respectivo. Arte? Um director-geral chega.

Repetem-se as cenas pungentes, com lágrima de mãe, choro de criança, esgares de pai e tremores de voz de toda a gente. Não há respeito pela privacidade. Não há decoro nem pudor. Tudo em nome da informação em directo. Tudo supostamente por uma informação humanizada, quando o que se faz é puramente selvagem e predador. Assassinatos de familiares, raptos de crianças e mulheres, infanticídios, uxoricídios e outros homicídios ocupam horas de serviços.

A falta de critério profissional, inteligente e culto é proverbial. Qualquer tema importante, assunto de relevo ou notícia interessante pode ser interrompido por um treinador que fala, um jogador que chega, um futebolista que rosna ou um adepto que divaga.

Procuram-se presidentes e ministros nos corredores dos palácios, à entrada de tascas, à saída de reuniões e à porta de inaugurações. Dá-se a palavra passivamente a tudo quanto parece ter poder, ministro de preferência, responsável partidário a seguir. Os partidos fazem as notícias, quase as lêem e comentam-nas. Um pequeno partido de menos de 10% comanda canais e serviços de notícias.

A concepção do pluralismo é de uma total indigência: se uma notícia for comentada por cinco ou seis representantes dos partidos, há pluralismo! O mesmo pode repetir-se três ou quatro vezes no mesmo serviço de notícias! É o pluralismo dos *papagaios no seu melhor!

Uma consolação: nisto, governos e partidos parecem-se uns com os outros. Como os canais de televisão.

*Papagaios não, chilreada de periquitos sim!*”
Fonte: Facebook

Termas Centro prolongam atividades e programa de animação em 2022

A rede Termas Centro, que resulta do PROVERE – Programa de Valorização Económica dos Recursos Endógenos com o mesmo nome, assegurou o prolongamento da sua atividade, bem como do programa de animação das estâncias termais, durante o ano de 2022.
Iniciado em 2019, o PROVERE Termas Centro tinha conclusão prevista para 2021, mas o prazo foi alargado para 30 de junho de 2022, de forma a poderem ser realizadas as atividades inicialmente previstas e que foram inviabilizadas pela pandemia dos últimos dois anos.

Recorde-se que o PROVERE Termas Centro foi criado com o objetivo de valorizar as Estâncias Termais da Região Centro, dado o recurso endógeno água mineral natural, que está na origem das Termas. Esta valorização assentou nos projetos-âncora “Animação”, “Comunicação e Marketing”, “Inovação e Estruturas de Animação Permanente” e “Aldeias do Conhecimento”.

Adriano Barreto Ramos, coordenador da rede Termas Centro, explica que “este prolongamento permite concretizar as iniciativas que não puderam ser realizadas em 2020 e 2021, nomeadamente as referentes ao ciclo de eventos de animação em rede ‘Viva Termas Centro’, ao Projeto de Inovação e à própria comunicação, inviabilizada pelo encerramento das Termas, devido à situação pandémica, que impossibilitou a realização de ações já programadas e contratualizadas, e que agora se irão concretizar”.

O ciclo “Viva Termas Centro” é uma componente importante do projeto. As ações do ciclo são compostas por três eixos – “Descubra ‐ Uma Rede Cultural”, “Explore – O Nosso Território e Património” e “Desfrute – Novas Experiências” –, que vão ao encontro dos interesses e gostos de diferentes gerações de frequentadores das termas. Além de serem concluídas as ações iniciadas nestes três eixos, serão desenvolvidas novas ações, que visam sensibilizar as famílias para a importância de estilos de vida saudáveis, nas suas várias vertentes, desde o ambiente e a natureza – as termas são um recurso natural renovável, com uma tradição de muitos séculos – à cultura. Também se pretende mostrar a face animada e de descanso ativo que as Termas proporcionam, com workshops e atividades para famílias, como é o circuito de geocaching.

O PROVERE Termas Centro inclui ainda a criação de estruturas de animação permanente, nomeadamente a atualização das placas sinaléticas e das estruturas interiores de acolhimento das estâncias termais e a promoção cruzada das Rotas Termas Centro. Finalmente, o projeto de experimentação “Aldeias do Conhecimento”, que será concluído no primeiro semestre de 2022, permitiu recolher e documentar, em vídeo e noutros suportes digitais, as vivências de pessoas reais dos territórios onde as estâncias termais da rede Termas Centro estão implantadas.

Imagem: HealthNews

Mundo | Crise económica volta a custar um primeiro-ministro: Cazaquistão sob Estado de Emergência

 

A crise agrava-se no Cazaquistão e acaba de fazer cair o governo. Na sequência de protestos populares contra a escalada dos preços da energia, o Presidente desta antiga república soviética aceitou a demissão do primeiro-ministro Askar Mamin.

Kassym-Jomart Tokayev incumbiu o até aqui vice primeiro-ministro Alikhan Smailov para se manter à frente do executivo interino e referiu, em comunicado, que os membros do Governo se manterão em funções até à formação de um novo conselho de ministros.

A decisão surgiu um dia depois do Presidente ter declarado Estado de Emergência no Cazaquistão até 19 de janeiro.

Primeiro, centrado em Almaty e com o objetivo de "garantir a segurança da população" da maior cidade e centro económico do país, e onde se fizeram sentir os protestos mais incisivos. Depois, alargado a todo o país.

Após o decreto para "restaurar a lei e a ordem", Tokayev surgiu na televisão para pedir calma aos cidadãos descontentes.

"Os apelos a ataques contra os gabinetes civis e militares são completamente ilegais. É um crime e irá ser punido. O poder não vai cair", afirmou o Chefe de Estado.

O que precisamos não é de um conflito, mas de confiança 
mútua e de diálogo.
Kassym-Jomart Tokayev 
Presidente do Cazaquistão

Na reunião sobre a situação socio-económica do país em que demitiu o primeiro-ministro, o Presidente do Cazaquistão lembrou que a contenção da inflação está ainda por cumprir. "Esta tarefa será de suma importância para a próxima composição do Governo do país e do novo chefe de gabinete", frisou Tokayev.

As forças de segurança do Cazaquistão revelaram, entretanto, ter detido mais de 200 pessoas "por violações de ordem pública" e disseram que 95 de agentes da polícia resultaram feridos das manifestações ocorridas em diversas cidades do país.

Os protestos em Almaty motivaram inclusive uma repressão policial com recurso a gás lacrimogéneo e granadas de atordoamento.

A revolta popular terá começado no domingo, instigada por um aumento do preço do gás natural liquefeito (GNL). Terá começado em Janaozen, uma cidade no ocidente do Cazaquistão, mas rapidamente se espalhou pelo país e com consequências no governo.

O executivo ainda tentou acalmar os ânimos com uma redução no preço do litro de GNL para 50 tenge (cerca de 0,1 €) dos 120 tenge implementados para o início deste ano, mas em sucesso.

A televisão cazaque noticiou ainda a prisão do diretor e de um outro funcionário de uma fábrica de gás na região de Mangystau, onde se localiza Janaozen, por alegado "aumento do preço do gás sem razão". E entretanto o primeiro-ministro caiu.

Membro do partido Nur Otan, atualmente no poder, Askar Mamin chefiava o governo cazaque desde setembro de 2016 depois de ter liderado a companhia estatal de caminhos de ferro e ter sido promovido a primeiro-ministro interino após a demissão de Bakhytzhan Sagintayev pelo então presidente Nursultan Nazarbayev. Já na altura devido à crie económica.Protestos em Almaty na manhã desta quarta-feira

AP Photo/Vladimir Tretyakov

O Cazaquistão teve eleições legislativas em janeiro do ano passado, ganhas por larga maioria pelo Nur Otan (72% dos votos), com Mamin a manter-se no poder executivo com o apoio de Nazarbayev, mas agora Torkayev volta a precipitar eleições legislativas, as nonas desde a independência do Cazaquistão, um país rico em petróleo e descrito como autoritário.

Outras fontes • AFP/euronews

Manifesto pelo Direito à Cultura Cinematográfica

 As decisões tomadas no Conselho de Ministros do dia 23 de Dezembro e a falta de coerência na comunicação das medidas têm prejudicado a actividade de todo o setor cultural português. O cinema em particular, por ser uma arte popular entre os mais diversos públicos, sofreu enormes quebras de afluência com a obrigatoriedade de apresentação de um comprovativo de teste laboratorial negativo ou da realização de um auto-teste sob supervisão. 

A comunicação, por lapso, da Direção Geral de Saúde do dia 28 de Dezembro -  que permitia o acesso a estes recintos culturais com a apresentação do certificado digital de vacinação - deu um pequeno sinal de esperança a todos os exibidores de cinema do país. 


Nessa noite, em que se celebra a invenção do cinematógrafo e a primeira exibição pública de cinema, comprovou-se como os portugueses mantêm a sua confiança nos cinemas e na arte cinematográfica como espaços seguros onde, além do entretenimento, é possível realizar uma missão de desenvolvimento pessoal e colectivo através da difusão cultural e da sua discussão.


A poucas horas de se iniciar um novo Conselho de Ministros vêm as entidades abaixo assinadas, sensibilizar o Governo de Portugal e as autoridades competentes, para os estudos independentes que na sua generalidade atestam os cinemas como espaços seguros com baixíssimas probabilidades de infecção por COVID-19, sobretudo porque:


  • O uso de máscara;

  • Todos os espectadores estão dispostos na mesma orientação;

  • O ar é renovado várias vezes por hora (no caso do tecido associativo as salas recebem uma única sessão diária).

 

Assim, a apresentação de um teste negativo para o acesso a um espetáculo cinematográfico pode ser considerado um excesso de zelo, sobretudo quando a generalidade dos exibidores está disponível a reduzir a lotação das salas. Acresce ainda a discricionariedade que essa medida tem face a outras atividades do quotidiano (uso de transportes públicos, acesso à restauração ou comércio, entre outros). 


A forma como as medidas são comunicadas aos cidadãos e aos promotores cinematográficos têm lançado a confusão generalizada, impossibilitando a boa preparação das actividades e sobretudo afastado os públicos das salas de cinema. 


Poder-se-ia pensar que os prejuízos das medidas restritivas em vigor entre 25 de Dezembro e 9 de Janeiro, seriam compensados pelo alargamento dos apoios do Programa Apoiar.PT, mas tal verifica-se uma falácia, dado que “os apoios adicionais previstos na Portaria 317-B/2021 destinam-se apenas aos beneficiários que já tenham candidaturas aprovadas nas medidas do referido programa”.


A Exibição de Cinema em Portugal, além do tecido empresarial, é realizada por milhares de entusiastas - associações, cineclubes, cooperativas - que cumprem com o importante papel de complementar a oferta em sala e descentralizar o acesso à cultura.


Não se conhecem contágios nas nossas Salas. Assim afirmamos que A Cultura é Segura. O Cinema é Seguro.

Agência da Curta Metragem, CRL

Algarcine Cinemas

Alvalade Cineclube

Ao Norte - Associação de Produção e Animação Audiovisual

APACC — Academia Portuguesa De Cinema - Associação Portuguesa Das Artes e Ciências Cinematográficas

APEC - Associação Portuguesa de Empresas Cinematográficas

APORDOC - Associação pelo Documentário

APR - Associação Portuguesa de Realizadores

Caminhos do Cinema Português

Casa da Animação

Castello Lopes Cinemas

CCF - Cineclube de Faro

CEC/AAC - Centro de Estudos Cinematográficos

Cine Clube de Avanca

Cineclube de Arouca

Cineclube de Guimarães

Cineclube de Joane

Cineclube de Tavira

Cineclube de Vila do Conde

Cinema da Villa – Cascais

Cinema Ideal

Cinema Novo CRL

Cinema Trindade

Cinemas Cinebox

Clube Objetivo Cinema em Penafiel

Curtas Vila do Conde - International Film Festival

Doclisboa – Festival Internacional de Cinema 

Fantasporto | Festival Internacional de Cinema do Porto

Festival de Avanca - Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia

FEVIP - Associação Portuguesa de Defesa de Obras Audiovisuais

FIKE - Festival Internacional de Curtas-Metragens de Évora

Fila K Cineclube

Films4You Cinema

IndieLisboa — Festival Internacional de Cinema

Lanterna de Pedra Filmes 

Metafilmes

MONSTRA - Festival de Animação de Lisboa

Nitrato Filmes

Os Filhos de Lumière 

PCIA – Produtores de Cinema Independente Associados

Persona Non Grata Pictures Lda

Plano Extraordinário - Cineclube de Tomar

Plano Obrigatório - Associação de Produtores Cinematográficos e Audiovisuais

Porto/Post/Doc: Film & Media Festival

Portugal Film

Queer Lisboa - Festival Internacional de Cinema Queer 

SOIR - Joaquim António d’ Aguiar

Spamflix, LDA

Ukbar Filmes

ZOOM - Cineclube Barcelos 

50 Cuts Associação Cinematográfica