terça-feira, 9 de agosto de 2022

Pulseira inovadora leva mosquitos a pensarem que somos plantas

 Filipa Fernandes, formada pela Escola de Engenharia da Universidade do Minho, criou uma pulseira odorífera que leva os mosquitos a julgar que os humanos são plantas. A tecnologia portuguesa previne picadas associadas a doenças como malária, dengue ou zika e pode ter impacto a nível sanitário, social, económico e turístico, sobretudo em países tropicais, continua a diretora de inovação da start-up Ooze Nanotech. O dispositivo está a ser alvo de patente e foi agora testado com 98% de sucesso em 300 pessoas no Brasil, prevendo-se para breve novo teste no Burkina Faso, com aval da Organização Mundial de Saúde, explica.

Só sentimos um leve aroma ao colocar a pulseira, ao contrário dos mosquitos, que até se podem aproximar e pousar em nós, mas não vão picar, pois desta vez julgam estar sobre uma planta e irão procurar alimento [sangue] noutros animais”, frisa Filipa Fernandes. Cada pulseira tem um raio de ação de 60 centímetros e dura 30 dias. “É algo pioneiro, pois não danifica o ecossistema, não é um repelente e nem esse dura tanto tempo”, acrescenta a responsável, que dedicou cinco anos ao projeto.

A pulseira é feita de silicone medicinal e, no interior, de cera com compostos e derivados de plantas, que perante o calor corporal liberta de forma controlada um odor que confunde os insetos. As plantas aí utilizadas são citronela, neem e lavanda, “a combinação que se revelou mais eficaz” para confundir as espécies de mosquitos Anopheles e Aedes, transmissoras de doenças como malária, zika, dengue, febre amarela e chikungunha. Os testes laboratoriais tiveram apoio de Artur Ribeiro, do Centro de Engenharia Biológica (CEB) da UMinho.

Já os ensaios em contexto real arrancaram no Ceará, nordeste do Brasil, com 300 membros do Movimento Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim e da empresa Larosy Lingerie, tendo o apoio da distribuidora Global Trading Company. “Foi um sucesso e com inúmeros relatos de felicidade, um jovem deu a sua pulseira à avó fragilizada para a proteger. Não é medicamento, mas claramente previne o contacto com mosquitos e doenças associadas e é uma esperança para quem vive nesses ambientes”, refere Filipa Fernandes. Prevê-se novo ensaio na Unidade de Investigação Clínica de Nanoro, no Burkina Faso, com supervisão do Vector Control Advisory Group da Organização Mundial de Saúde, e que aguarda financiamento da Fundação Bill & Melinda Gates.

A pulseira é produzida em Vila Verde, distrito de Braga e, começou a ser vendida este mês, em seis cores, em style-out.com e em farmácias do sul do país, mas o foco principal está nas regiões tropicais e subtropicais. “Podemos ajudar a diminuir a mortalidade destas doenças e quiçá a erradicar a propagação, além de permitir poupanças aos sistemas nacionais de saúde”, admite Filipa Fernandes, que procura levar a inovação ao maior número possível de pessoas. Citando estudos, nota que os mosquitos “custam” 410 milhões de euros por ano ao Governo do Brasil e a cada 30 segundos morre uma criança africana por malária. “Mortes são casos extremos, mas importa contar ainda todos os doentes e os milhões de pessoas picadas.”

Filipa Fernandes tem reforçado contactos com entidades públicas, privadas e embaixadas para mostrar a diferenciação e a importância da tecnologia da pulseira, chamada X-OCR. Outro desafio é o dispositivo poder camuflar também os humanos perante as espécies Culex, transmissoras da febre do Nilo, entre outras doenças. “Cada espécie de mosquito tem repulsa por plantas específicas, como quando gostamos ou não de um perfume, e estamos a apurar a equação certa neste caso”, descreve.

Universidade do Minho


IPDJ assinala Dia Internacional da Juventude (12 de agosto). Tábua e Arganil são o palco das comemorações na Direção Regional do Centro

A Direção Regional do Centro do IPDJ perante o desafio da Federação das Associações Juvenis de Coimbra (FAJDC), e em estreita colaboração com o Município de Arganil e o Município de Tábua assinala, este ano, as comemorações da região centro do Dia Internacional da Juventude (12 de agosto), nas Praias fluviais da Cascalheira (Arganil) e Ronqueira (Tábua).

O programa de atividades que passam por – jogos tradicionais e intergeracionais – pilates – atividades desportivas no rio Alva - slide/tirolesa – música / DJ´s, serão realizadas nas Praias fluviais da Cascalheira (Arganil) e Ronqueira (Tábua), entre as 11.00 e as 19:00 h, e conta como parceiros como a Santa Casa da Misericórdia de Arganil, Agrupamento de Escuteiros de Midões, Centro Social de Midões, Espaço SFfisico, Associação Juvenil Chama Viva, e Quinta do Rio Alva.

O tema das comemorações de 2022, definido pelas Nações Unidas, «Solidariedade Intergeracional: Criando um mundo para todas as idades», abre espaço para atividades que valorizem a consciência de que é necessário aproveitar o potencial de todas as gerações.

O objetivo deste dia que celebra a juventude é fomentar a solidariedade Intergeracional, mais do que nunca necessária para garantir uma recuperação inclusiva e sustentável.

Recorda-se, que o dia 12 de agosto foi declarado como Dia Internacional da Juventude em 1999, após recomendação resultante da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, que teve lugar em Portugal, em 1998. Desde então, tem-se celebrado mundialmente este dia, assinalando o potencial transformador da juventude na sociedade e na sustentabilidade social, económica e ambiental.

Mais informações no Portal do IPDJ em: https://ipdj.gov.pt



Proença-a-Nova | Gonçalo Tavares conquista segundo lugar nos nacionais de contrarrelógio e de fundo

 

Gonçalo Tavares, ciclista proencense atualmente a representar a Bairrada Cycling Team, conquistou o segundo lugar nos Nacionais de Contrarrelógio e de Estrada na categoria de juniores masculinos, este fim-de-semana, nos dias 6 e 7 de agosto, no Bombarral.

Com a sua equipa a arrebatar o pódio – António Morgado foi primeiro e Daniel Lima foi terceiro – Gonçalo Tavares cruzou a meta a 3m28s do líder, tendo ultrapassado os últimos metros abraçado ao seu colega, em jeito de celebração pela conquista coletiva. A equipa da Bairrada repete assim o feito alcançado nas edições anteriores, voltando a fazer o pleno de vitórias do ano anterior.

Quanto às provas nacionais de ciclismo da Federação Portuguesa de Ciclismo, Gonçalo destacou-se ao longo das mais variadas etapas da Taça de Portugal, tendo conquistado o segundo lugar na classificação geral. Venceu a prova de abertura, em Fafe, a 12 de março; foi segundo em Proença-a-Nova, a 20 de março; novamente segundo em Odemira, no Troféu José Poeira, numa dupla jornada, a 2 e 3 de abril; em Penafiel fez terceiro, a 30 de abril, tendo repetido o posto na quinta etapa, em Palmeira. Recentemente, numa prova realizada entre os dias 22 e 24 de julho, Gonçalo alcançou ainda o segundo lugar na Vuelta a Valladolid, em Espanha.

Nos campeonatos da Europa de estrada, o jovem ciclista vestiu as cores da Seleção Nacional de Juniores, tendo conseguido um honroso 22º lugar na prova de fundo do Mundial e 16º no Europeu de contrarrelógio. De 25 a 28 de agosto realiza-se a Volta a Portugal em Bicicleta de Juniores Masculinos, prova na qual o ciclista proencense terá certamente uma palavra a dizer.

Além da realização da Etapa de Proença-a-Nova da Taça de Portugal de Juniores masculinos, o Município de Proença-a-Nova recebeu ainda a passagem pelo concelho da terceira etapa da volta 83ª Volta a Portugal.


Ansião | Biblioteca Municipal celebrou 30.º aniversário

 

5 de agosto é data de assinalar o aniversário da Biblioteca Municipal de Ansião, este ano, três décadas de existência do serviço de leitura pública no concelho.

A comemoração teve lugar às 21h00, com uma sessão de contos especial, pelas sonoridades das Trovadoras Itinerantes.

Luciana Costa e Josy Correia percorrem o mundo, desde 2013, a contar e a ouvir histórias e canções de tradição oral. Publicações literárias, formações artísticas, sessões de contos, música, com concertos e espetáculos para todas as idades, são aquilo a que se dedicam.

Foi na presença do Presidente da Câmara Municipal, António José Domingues, e da Vereadora da Cultura, Cristina Bernardino, acompanhados de vários leitores, que, durante mais de uma hora, nos encantaram com diferentes contos tradicionais.

A 5 de agosto de 1992 começava a história da Biblioteca, com a inauguração do primeiro equipamento cultural do concelho de Ansião. O momento coincidiu com as Festas do Concelho, tendo contado com a presença de escritores, poetas, ilustradores, atores, contadores de histórias e formadores.

De portas abertas para os seus leitores, grandes ou pequenos, os que sabem ler ou os que ainda só sabem ouvir, é cada vez mais rico o seu espólio e mais variado o leque de atividades que desenvolve em torno do livro e da leitura.


Cantanhede | Certame bateu recorde de visitantes na 30.ª edição. Comissão Organizadora satisfeita com a melhor Expofacic de sempre

 

A Comissão Organizadora da Expofacic faz um balanço muito positivo desta 30.ª edição, adiantando que todos os objetivos inicialmente traçados foram atingidos. Ao conjugar de modo particularmente bem conseguido o maior certame de atividades económicas do país com um cartaz de espetáculos mobilizador de diferentes públicos e com um programa de animação multifacetado, o evento reforçou o estatuto de referência regional e nacional, tendo recebido mais de 400 mil visitantes ao longo dos 11 dias.

Isso mesmo foi destacado pela presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, num jantar de balanço com patrocinadores, parceiros e comunicação social, no qual agradeceu o empenho da Comissão Organizadora e dos colaboradores do Município de Cantanhede e da Inova – EM envolvidos na concretização de “um sonho que dá muito trabalho”.

Com esta equipa podemos agarrar qualquer sonho e depois de dois anos de interregno, que nos afetou a todos, podemos dizer que tivemos a melhor edição de sempre da Expofacic. Quero agradecer o envolvimento entusiástico dos empresários, do movimento associativo, das Juntas de Freguesia e de muitas outras entidades, cujos representantes reconheceram, de forma inequívoca, a importância e a dimensão desta feira-festa que é uma referência a nível regional e nacional”, observou.

Também na qualidade de presidente da Comissão Organizadora da 30.ª Expofacic, Helena Teodósio adiantou que o segredo do sucesso “são as pessoas, que pela seu empenho e dedicação, trabalhando 24 sobre 24 horas, proporcionaram 11 dias inesquecíveis”.

Poucas horas depois de baixar o pano da Expofacic 2022, a autarca diz que já se começa a trabalhar na edição do próximo ano, sempre com o desejo de “honrar o trabalho dos antecessores”, que ao longo dos anos ajudaram a cimentar o sucesso do certame.

Também o presidente do Conselho de Administração da Inova, EM, Idalécio Oliveira, destacou a melhoria qualitativa e quantitativa do certame e observou a “intensidade diferente com que expositores e visitantes viveram esta 30.ª edição da Expofacic”, destacando o rigor, a competência e a dedicação da equipa responsável pela organização do evento.

Esta união de esforços com parceiros, empresas e comunicação social é uma mais-valia e permite-nos consolidar e projetar a marca Expofacic, reforçando o seu valor e dimensão económica, cultural e social”, sublinhou, lembrando que o inquérito de satisfação realizado durante o evento, junto de expositores e visitantes, permitirá melhorar as edições futuras.

Cantanhede | Ação decorreu no Mercado Municipal Município. assinalou Dia da Juventude com mercado informativo informal

 

O Município de Cantanhede assinalou o Dia da Juventude com a realização de um mercado informativo informal. Destinado a jovens com idades entre os 14 e 30 anos, a iniciativa abordou diversas áreas, designadamente a educação, cultura, desporto, entre outras, aproveitando a ocasião para divulgar os vários programas e respostas que existem a nível local, nacional e internacional (programas de estágios, intercâmbios, festivais, oportunidades, etc.).

A ação decorreu no Mercado Municipal, no ambiente da Expofacic, com o objetivo de promover uma participação ativa dos jovens, proporcionando a possibilidade de conhecerem um pouco melhor a autarquia, a cidade e a região onde residem.

Desta forma, a Câmara Municipal pretendeu desencadear um processo de reflexão sobre o futuro da juventude e promover a sua participação ativa na construção do futuro de Cantanhede, do país e do mundo.

Depois das grandes dificuldades que os jovens enfrentaram na pandemia da Covid-19, a autarquia procura, desta forma, colocar em evidência as oportunidades formativas e culturais locais e regionais, de forma a implementar uma cidadania ativa, consciente, informada e responsável na sociedade.

O Município pretendeu com o Dia da Juventude, este ano subordinado ao tema “Solidariedade Intergeracional: Criando um mundo para todas as idades”, abrir espaço para atividades que valorizem a consciência de que é necessário aproveitar o potencial de todas as gerações.

O vice-presidente da autarquia com o pelouro da Juventude, Pedro Cardoso, garantiu que esta iniciativa terá continuidade ao longo do ano e sublinhou “a importância da solidariedade entre as gerações para o desenvolvimento sustentável e a busca do bem comum, de modo a garantir que ninguém fica para trás”.

Após a realização desta atividade, todos os participantes foram convidados a visitar a Expofacic.

As entidades que dinamizaram o mercado informativo foram o Município de Cantanhede, com incidência sob o Orçamento Participativo Jovem, o Ano Europeu da Juventude, o Banco Voluntariado Jovem, “O teu Município: a tua voz”; a ETPC – Escola Técnico Profissional de Cantanhede; a AELDF – Associação de Estudantes Lima de Faria; os Agrupamentos de Escuteiros de Cantanhede, Febres e Tocha; a Associação Lúcia-lima; a Catraia; o Centro Cultural e Recreativo da Pena, com a Festa D’Anaia; a Sociedade Columbófila Cantanhedense; o Cancioneiro de Cantanhede: Folk; e Cordinha D’água com Teatro. No plano nacional participaram a FNAJ – Federação Nacional das Associações Juvenis e a Jornada Mundial da Juventude.



LAMEGO CELEBRA DIA INTERNACIONAL DA JUVENTUDE COM UM SUNSET

As Piscinas Descobertas de Lamego acolhem no próximo dia 12 de agosto, Dia Internacional da Juventude, um Sunset comemorativo. O Município de Lamego celebra assim, este dia junto dos seus jovens.
 Lamego associa-se à celebração do Dia Internacional da Juventude, no próximo dia 12 agosto, como forma de valorizar a juventude e os seus jovens, enquanto agentes de mudança positiva. O Lamego Sunset Juventude decorre nas Piscinas Descobertas de Lamego a partir das 17h30, com entrada livre.
 
O Dia Internacional da Juventude foi criado pela Assembleia-Geral das Nações Unidas em 1999, como resultado da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, que teve lugar em Portugal em 1998, e da qual saiu a Declaração de Lisboa sobre Políticas e Programas para a Juventude.
 
Desde então, este dia celebra-se anualmente a 12 de agosto, focando-se nos jovens de todo o mundo, projetando uma causa para a ação global e realçando a importância da juventude para o progresso da sociedade e para um desenvolvimento sustentável. Recorde-se que este ano, é também o Ano Europeu da Juventude.
 
O Município de Lamego pretende que a data seja assinalada com um momento de convívio e fraternidade, no qual os jovens lamecenses possam celebrar a juventude e desfrutar de boa música pelos DJ Artik e DJ Wolf.

 

Morreu Olivia Newton-John, estrela de “Grease” e voz de “Physical”

Atriz e cantora lutava contra um cancro da mama há mais de três décadas.
Em comunicado, a família revelou que Olivia "morreu pacificamente" em casa, na sua quinta no sul da Califórnia, "rodeada por familiares e amigos". Lutava contra um cancro da mama há mais de 30 anos.
Nasceu no Reino Unido em 1948, mas a sua infância foi passada na Austrália. No cinema, foi estrela de "Grease", em 1978, ao lado de John Travolta.
Antes disso, fez carreira no mundo da música, tendo lançado grandes êxitos como If Not for You, Let Me Be There ou Have You Never Been Mellow.
Mais tarde, em 1981, já depois do estrelato no grande ecrã, quebrou todos os recordes da década de 50 ao lançar a música Physical, o seu maior êxito.
John Travolta, o "par" de Olivia em Greasedespediu-se da atriz com uma mensagem no Instagram.
Minha querida Olivia, tornas-te as nossas vidas muito melhores. O teu impacto foi incrível. Adoro-te muito. Voltaremos a encontrar-nos. (...) Do teu Danny, do teu John"

SIC Notícias
Imagem: Cosmopolitan

Évora | CÂMARA REFORÇA MEIOS PARA GARANTIR A MANUTENÇÃO REGULAR DA SINALIZAÇÃO HORIZONTAL

Foram recentemente criadas, no âmbito do Departamento de Serviços Operacionais, novas equipas dedicadas à manutenção da sinalização horizontal das vias de circulação sob a responsabilidade do Município. 

Em resultado da recuperação financeira e estabilização das contas da Autarquia, foi possível proceder à contratação de novos trabalhadores, que vieram garantir os efetivos necessários ao funcionamento destas novas equipas com caráter de regularidade. Espera-se assim cumprir o objetivo de assegurar uma manutenção contínua deste tipo de sinalização, essencial para a segurança dos utentes do espaço público. 

Neste contexto, estão em desenvolvimento trabalhos de pintura e repintura de passadeiras e outra sinalização horizontal em diversos pontos da cidade. Ilustra-se o exemplo dos Canaviais, freguesia onde, na sequência da remodelação efetuada pela Câmara Municipal nas redes de água e saneamento, foi realizado um extenso trabalho de repavimentação. 

Já no mês de julho, foram concluídos trabalhos idênticos na Estrada dos Aliados, Rua do Viveiro, Av. Túlio Espanca, Av. de São Sebastião e Av. do Dique, Estrada do Penedo de Ouro, Av. Dom Manuel Trindade Salgueiro, variante à Rotunda das Alcáçovas, Av. do Dique e ciclovia na Rua Cosme Delgado. 

Cumprindo o plano de trabalhos estabelecido para o ano de 2022, estão previstas intervenções nos principais eixos rodoviários da cidade, e também nas freguesias rurais.

Proença-a-Nova | Requalificação da Associação de Cunqueiros dá nova vida à comunidade

 

As obras da requalificação interna da sede da Associação Recreativa e Cultural dos Cunqueiros e a apresentação de um quadro alusivo às tradições da aldeia, da autoria de João Pereira, foram oficialmente inauguradas este domingo, dia 7 de agosto. Neste dia foram ainda celebradas as tradicionais cerimónias de Missa Solene, seguida da procissão em honra de Nossa Senhora da Lapa.

Na cerimónia estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Lobo, e António Alberto, da União de Freguesias de Sobreira Formosa e Alvito da Beira, bem como o presidente da Associação Recreativa e Cultural dos Cunqueiros, Paulo Catarino.

João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, afirma que a requalificação da sede da Associação permite “renová-la e inová-la, dando condições para que aqueles que são dos Cunqueiros ou sentem as suas raízes nos Cunqueiros, se possam sentir bem a partilhar desse espírito”. O autarca aponta ainda que “o mais importante num concelho são os seus lugares, comunidades e aldeias, mas quem as corporiza são as Associações. São elas que representam o bem-comum que deve ser partilhado, bem como as exigências que devem também fazer ao poder local, facilitando ainda mais o nosso trabalho”.

Com um aspeto completamente renovado, a zona interior da sede da Associação tem agora uma zona de bar e cozinha novos e uma nova entrada, onde se destaca o quadro, da autoria de João Pereira, intitulado “Tradições”, que pretende representar os cânticos e as janeiras, tradições que ainda hoje se mantém vivas na localidade entre homens e mulheres. Na cerimónia de inauguração, coube a Luís Rosa a apresentação geral do quadro e das alterações nas instalações, promovendo ainda um momento em que grupos de homens e mulheres cantaram as Janeiras e Encomendação das Almas.

A festa da aldeia de Cunqueiros decorreu durante quatro dias com animação musical, realização de jogos tradicionais, momentos religiosos e culturais, oferta de sardinha assada, grupos de danças e cantares tradicionais e ainda o habitual Super-Arraial que marcou o final da festa.

Proença-a-Nova | Atletismo do Núcleo de Juventude termina época com saldo positivo

 

A equipa de Atletismo do Núcleo de Juventude do Concelho de Proença-a-Nova (NJCPN) terminou recentemente a época desportiva, tendo participado em diversas provas de estrada e pista descoberta e coberta, alcançando resultados bastantes positivos na maioria destas competições.

Com o atletismo a concluir a segunda época no NJCPN e a sétima no concelho, Nuno Abade, coordenador e máximo responsável pela gestão da modalidade no clube, aponta às principais conquistas da época: “percorremos várias provas por todo o país e estreámos os nossos atletas em provas de pista coberta, o que é muito bom para eles, porque são condições diferentes, onde o calor, humidade ou vento são condicionantes”.

Entre as várias provas de pista e de estrada, destacam-se as participações do atletismo do NJCPN nas seguintes competições: Campeonato Distrital de Inverno, Campeonato Distrital de Infantis e Iniciados, Campeonato Distrital de Juvenis, Atleta Completo Distrital, Campeonato Distrital de Corta-Mato, Campeonato Distrital Absolutos, Campeonato Distrital de Juniores e o Olímpico Jovem Distrital, praticamente todas elas em pista, podendo referir-se tantas outras em estrada. Em praticamente todas estas provas o NJCPN registou atletas a alcançarem o pódio ou mesmo a sagrarem-se campeões distritais individual ou coletivamente.

A participação neste tipo de provas foi possível pela maior frequência de treinos em pista, indica o responsável, “com o apoio da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, que nos cedeu a oportunidade de ter um autocarro para treinar em Castelo Branco, todas as quartas-feiras. Desde a primeira semana de outubro até à segunda semana de julho fomos sempre treinar pelo menos uma vez por semana à pista, o que foi uma enorme mais valia, porque permitiu-nos descobrir que temos atletas muito bons noutras vertentes. Quantos mais treinos em pista tivermos, mais preparados vamos estar no futuro”.

Resultado do bom trabalho que tem vindo a ser realizado, alguns atletas do NJCPN convenceram Luís Rechena, diretor técnico regional de atletismo, que convocou quatro jovens para o Olímpico Jovem Nacional e um para o KM Jovem Nacional. De enaltecer ainda a atleta Diana Martins, que conseguiu alcançar os valores mínimos de qualificação para o Nacional de provas de pista coberta. “Focamos mais os nossos resultados na formação, mas aceitamos pessoas de todas as idades e escalões, embora o nosso foco seja atrair jovens em fases ainda de infantis, iniciados ou juvenis, uma vez que ainda estão em desenvolvimento e podemos perceber qual é a melhor especialidade de cada atleta”, sublinha Nuno Abade, que deixa assim o convite a todos os jovens que estejam interessados em experimentar a modalidade.

A inscrição no atletismo não requer um período específico de tempo, podendo ser efetuada em qualquer momento da temporada / ano, com os treinos e atividade regular a regressar no dia 5 de setembro do presente ano.

Município de Reguengos de Monsaraz disponibiliza transporte gratuito para a praia fluvial de Monsaraz

 
O Município de Reguengos de Monsaraz está a disponibilizar transporte gratuito para a praia fluvial de Monsaraz nos sábados e domingos do mês de agosto. Com esta medida, a autarquia pretende possibilitar aos munícipes que não tenham meios de transporte poderem usufruir da praia de Monsaraz.
 

O circuito do autocarro inicia-se às 9h30 na estação rodoviária da cidade, terá uma paragem às 9h35 em São Pedro do Corval na Estrada Municipal 514 e chegada à praia pelas 10h. O percurso inverso tem início às 17h no estacionamento da praia fluvial de Monsaraz, paragem em São Pedro do Corval pelas 17h25 e chegada a Reguengos de Monsaraz às 17h30.
 

A praia fluvial de Monsaraz foi inaugurada em 2017 e todos os anos recebeu a Bandeira Azul. Em 2019 foi atribuído à praia o primeiro prémio da Praia + Acessível, no âmbito do programa “Praia Acessível – Praia para Todos”.
 

Assim, a praia de Monsaraz tem este ano hasteada a Bandeira Azul, a Bandeira de Praia com Qualidade de Ouro 2022, a Bandeira de Praia Acessível e a classificação de Praia Saudável por ter as devidas normas de segurança e de qualidade do ambiente. A praia tem 150 metros de extensão, uma torre de vigilância e posto para os nadadores salvadores, posto médico com desfibrilhador automático externo, duches públicos, cadeiras anfíbias, rampas de acesso à água para utilizadores com dificuldades de mobilidade e estacionamento para 500 lugares, incluindo para veículos de pessoas com mobilidade reduzida.
 

Os veraneantes podem ainda usufruir de dois bares, restaurante, esplanadas, parque infantil, zona de merendas, ancoradouro e rampa para acesso dos barcos à água. Na praia há também espaços para venda de artigos de praia, bebidas, comida rápida e gelados e os operadores disponibilizam passeios de barco e desportos náuticos.
 

 Carlos Manuel Varão

FÔLEGO: T5 CONCERTOS NA VIZINHANÇA. SENZA atua na Aldeia do Xisto da Figueira | 20/08 às 21h30

 
SENZA atua na Aldeia do Xisto da Figueira, em Proença-a-Nova, 20 de agosto às 21H30, a convite do ciclo “T5 Concertos na Vizinhança”, do projeto FÔLEGO.

O “T5 - CONCERTOS NA VIZINHANÇA” do FÔLEGO desafia os artistas locais a atuar nos concelhos vizinhos.

“Próxima Paragem” é o novo disco dos aveirenses SENZA com nove faixas que Catarina Duarte e Nuno Caldeira começaram a criar no período de confinamento pandémico e acabaram de produzir já no espírito de recuperação de 2022. A lista de novas canções tanto reflete um conteúdo amadurecido pela introspeção proporcionada pelo isolamento social – é o que acontece em “Sozinha no Mundo” e “Som Misturado” – como expressa a celebração vibrante da liberdade recuperada – manifestada em “Cor” e “Alma a Céu Aberto”.
 
“Próxima Paragem” é o rumo musical a seguir, que Nuno Caldeira diz agora “mais arrojado e contemporâneo”; em sentido literal, é cada destino geográfico de uma agenda de concertos que, como realça Catarina Duarte, está apostada em “acabar com a má memória dos cancelamentos impostos pela covid”.

Entre junho e setembro de 2022, acontecerá um concerto no 3º sábado de cada mês em que os músicos tocam num município que não é o seu. É com base nesta ocupação de casa alheia que surge o nome desta atividade: T5.

O FÔLEGO e os seus parceiros convidam todos a estar presentes neste concerto único e de entrada livre.

DATA do próximo concerto:

– 17 setembro em Oleiros, Miradouro de Álvaro: com Paloma del Pilar

MAIS SOBRE O FÔLEGO
O FÔLEGO - programa de intervenção artística movido pelo combate às alterações climáticas em Mação, Sertã, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila de Rei – arranca no Centro de Portugal.
O nome FÔLEGO surge da associação do território ao fogo - mas também ao ar, necessário à combustão e à vida – e o programa convida à imersão no património natural por via das artes, apelando à mobilização local, nacional e internacional pela mitigação da crise climática. O FÔLEGO atuará no território entre 2021 e o verão de 2023.
Privilegiando o envolvimento da comunidade local em torno de um futuro saudável e consciente, o FÔLEGO terá uma programação cruzada entre áreas artísticas: artes plásticas, dança, fotografia, música, novo-circo, novos media e teatro. Terá como eixo principal a arte participativa e comunitária, em relação próxima com as populações, promovendo a mobilidade de públicos e artistas locais, nacionais e internacionais.
Selecionado para financiamento no quadro EEA Grants, Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu, o projeto é promovido pela Academia de Produtores Culturais, em parceria com Mapa das Ideias, H2Dance e Heidi Ruustgard (Noruega), Universidade da Islândia, Associação Pinhal Maior e os cinco municípios – Mação, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã, Vila-de-Rei - atuando num esforço coordenado entre dezenas de instituições locais, nacionais e internacionais, de caráter governamental e não-governamental.

O FÔLEGO aliará as artes, a ciência e o ambiente, trabalhando a problemática do clima em várias frentes - não apenas numa abordagem conceptual e artística, mas também pela sensibilização e envolvimento da comunidade em ações concretas no sentido da mitigação e adaptação aos efeitos da crise climática.

OUTROS HIGHLIGHTS DO PROGRAMA (2022)

VILAS MUTANTES” (dança, música, comunidade)
Trabalho sobre memórias e reações ao fogo, saberes e inquietações da comunidade pela coreógrafa Alice Duarte e o músico Alexandre Moniz.
PLANTA PARTY” (música, comunidade)
Série de festas nas praias fluviais que levarão à reflorestação de áreas ardidas.
Fernando Mota criará instrumentos musicais a partir de galhos de árvores
MIGRANTES CLIMÁTICOS”
Projeto de criação sobre as memórias das populações migrantes no local pela companhia Teatro O Bando
WORKSHOPS, VIDEOMAPPING, etc etc.

Programa e mais info: http://www.folego.pt/
Redes sociais: facebook.com/folegoaceso / @folegoaceso



Comunicado: Encerramento do Parque de Campismo de São Jacinto

 

No seguimento da deliberação da Câmara Municipal de Aveiro (de 21JUL22) e da Assembleia Municipal de Aveiro (de 29JUL22), comunica-se publicamente e em especial aos Utentes e Prestadores de Serviços do Parque de Campismo de São Jacinto, que a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) vai proceder ao encerramento do Parque de Campismo de São Jacinto, de modo a que seja possível promover a regularização da sua situação de ilegalidade e de risco para pessoas e bens pelo mau estado das redes de distribuição de energia elétrica e de combate a incêndios, entre outras patologias.

O Município de Aveiro também decidiu não assumir qualquer posição contratual que a entidade gestora detenha com terceiros, sendo que a Junta de Freguesia de São Jacinto vai continuar a gerir o Parque de Campismo de São Jacinto até ao dia 31 de outubro de 2022, pelo que qualquer questão respeitante a esses contratos tem de ser tratada com a Junta de Freguesia de São Jacinto.

A Junta de Freguesia de São Jacinto deverá garantir, até ao dia 31 de outubro de 2022, a plena desocupação do Parque de Campismo (de pessoas, autocaravanas, roulottes, tendas, qualquer outro tipo de estruturas fixas privadas, seus concessionários e outros).

A CMA assume a gestão do Parque de Campismo de São Jacinto no dia 1 de novembro de 2022, procedendo nesse mesmo dia ao seu encerramento e providenciando de imediato a execução de uma operação de limpeza e remoção total de materiais que estejam no referido Parque.

A CMA está desde já a promover a execução do projeto de reabilitação profunda e licenciamento do Parque de Campismo de São Jacinto, para proceder à realização de obras, visando a reabertura do referido Parque logo que tudo esteja nas devidas condições, com novas regras de acesso e utilização, e uma nova gestão.

Aveiro, 1 de agosto de 2022.
O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro,
(José Agostinho Ribau Esteves, eng.)