terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Menos trabalhadores e salários congelados. Assim se enfrentou a crise

Menos trabalhadores e salários congelados. Assim se enfrentou a crise

DR
A reforma do mercado de trabalho foi eleita uma das áreas prioritárias do programa de ajustamento assinado com a troika. Os choques enfrentados pelas empresas obrigaram-nas as agir de forma a encontrar uma resposta em termos de ajustamento.

Preços, salários e composição da força de trabalho foram as áreas de atuação. Um inquérito realizado junto de cinco mil empresas pelo Banco de Portugal entre 2014 e 2015 permitiu identificar alterações nas práticas das empresas durante a crise económica e financeira.
estudo ‘A reação das empresas portuguesas à crise económica e financeira: principais choques e canais de ajustamento’, inserido na Revista de Estudos Económicos, mostra que “o mercado de trabalho se deteriorou” e que a “taxa de desemprego atingiu níveis nunca antes observados, particularmente notórios no caso do desemprego de longa”.
Além de se ter observado “uma queda da população ativa desde o início da recessão, em 2008”, notou-se uma “percentagem considerável das empresas (65%) a aplicar algum tipo de acordo ou contrato coletivo de trabalho. Os cordos de âmbito setorial dominam mas a percentagem de acordos de empresa não é negligenciável”.
Se 30% das empresas admitiu aumentar a frequência de revisão de preços no período 2010-2013, nota-se que a “percentagem de empresas que afirmaram ter reduzido o salário base médio foi bastante baixa”.
A “redução do número de trabalhadores revelou-se, por sua vez, o principal instrumento utilizado pelas empresas para acomodar os choques negativos”, sendo que “as reformas antecipadas, o layoff e os despedimentos coletivos foram relativamente menos utilizados”.
As estratégias de ajustamento, aplicadas essencialmente nos setores da construção, energia e comércio, resultaram numa “utilização crescente de contratos a prazo”, não só devido às condições económicas como aos “constrangimentos impostos pelo nível de contribuições para a Segurança Social, os custos de despedimento ou a legislação laboral em geral”.
No período em análise, “em média, o número de trabalhadores diminuiu cerca de 3%” e “a percentagem de empresas que congelaram salários aumentou de 25%, em 2010, para quase 40%, em 2013”.
A percentagem de empresas que reportaram reduções dos salários base foi bastante baixa, mas a criação líquida de emprego em Portugal caiu substancialmente. É de referir, em todo o caso, que “desde o início de 2014, tem-se observado alguma recuperação do emprego, embora ainda tímida e muito concentrada em contratos a prazo”.

Comentário: fortunas foram feitas à conta dos trabalhadores, com a capa de desculpas, enganos, não pagando sequer o devido, assim se esmagou a dignidade de um povo que desde sempre honrou a sua Pátria, que em nada contribuíram para a ruina do País que os viu nascer, ficando impunes os actores pelos crimes que cometeram.

"Lamento que Direita esteja a procurar limitar negociações"

Francisco Seixas da Costa questiona medo da Direita em relação a negociações com a Comissão Europeia.

DR
Francisco Seixas da Costa diz acreditar que a “rigidez” de Bruxelas quanto ao Orçamento do Estado para 2016 “se deve muito à indecisão sobre a situação política que se vive em Espanha” e lamenta que “a oposição de Direita esteja a procurar limitar internamente”.

“As instâncias comunitárias podem estar a temer que uma qualquer flexibilidade indiciada no caso português possa, na hipótese de um governo de Esquerda se implantar em Madrid, vir a "adubar" um orçamento espanhol "ambicioso" para 2017”, escreve na sua página de Facebook o antigo Secretário de Estado dos Assuntos Europeus, lembrando que em Itália, Rezi também “começa a ‘levantar a garimpa’” que pode assustar “a ortodoxia tradicional do Norte”.
Embora admita, ainda, que o Tratado Orçamental foi “aceite por todos e por todos deve ser respeitado até que, eventualmente, venha a ser revisto”, Seixas da Costa lembra que esse “respeito não exclui, como já não excluiu para imensos países a aplicação do Pacto de Estabilidade e Crescimento, a possibilidade de derrogações pontuais das regras, atendendo a situações específicas detetadas”.
“Por isso é que há sempre lugar a um diálogo com a Comissão Europeia”, afirma, revelando que se sente “muito confortável com a serenidade que o Governo tem vindo a demonstrar no tratamento público da questão”.
Porém, há algo que o deixa desagradado.
“Só lamento - mas confesso que não fico surpreendido - que a oposição de Direita esteja a procurar limitar internamente, sabendo que isso tem impactos externos inevitáveis (nomeadamente no alarme nas agências de notação), a margem negocial de manobra europeia do Executivo, esquecendo que qualquer flexibilidade que agora fosse possível obter representaria um aliviar dos sacrifícios que o povo português suporta”, refere, lançando a questão: “será que teme que venha a provar-se que era possível fazer melhor do que o ‘lindo serviço’ que fizeram?”.

Alargamento da licença de maternidade prestes a chegar ao Parlamento

Petição conseguiu quase dez mil assinaturas e deverá chegar à Assembleia da República em breve.

DR
Será discutida na Assembleia da República a possibilidade de ser alargada a licença de maternidade dos atuais quatro a cinco meses para meio ano.

O tema será discutido graças a uma petição lançada na internet e que conta atualmente com quase dez mil subscrições. Recorde-se que para que um tema seja levado ao Parlamento são necessárias apenas 4 mil subscrições.
O projeto foi criado por Carina Pereira, que lembra que “todas as mães que regressam ao trabalho aos 4 ou 5 meses deparam-se com a enorme dificuldade em conciliar o trabalho com a amamentação” acabando por introduzir “outros alimentos precocemente, abandonando, muitas vezes, a amamentação”.
A petição, defende, pretende colocar Portugal num “lugar cimeiro no que diz respeito à amamentação” e lembra que a Organização Mundial de Saúde defende que “as crianças devem fazer aleitamento materno exclusivo até aos 6 meses de idade”.
O objetivo é que as mulheres não percam parte do seu vencimento ao alargarem o período de baixa.
A petição já deu entrada na Assembleia da República, tendo-lhe sido atribuído o nº 9/XIII/1ª, e admitida na reunião desta Comissão Parlamentar, informa Carina no seu blog pessoal.

Hora de Fecho: Uma campanha para chegar à ONU. Como se faz?

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
ONU 
Agora, a hora é para negociar trocas de apoios, mobilizar as missões de Portugal junto da ONU em Genebra e em Nova Iorque e um rodopio de embaixadas em Portugal.
ORÇAMENTO 2016 
Comissário europeu Valdis Dombrovskis diz que "já chegaram algumas propostas" mas não chega. Pede ao Governo português que apresente novas medidas "nos próximos dias".
ORÇAMENTO 2016 
Presidente da Comissão Europeia diz-se "muito preocupado" com as negociações em torno do Orçamento português. O comissário Moscovici diz que Bruxelas não quer "impor políticas insustentáveis"
ORÇAMENTO 2016 
"Diário de Notícias" diz que, nas negociações com Bruxelas, o Governo já se comprometeu a manter congeladas as carreiras na Função Pública, indefinidamente.
AEROPORTO DE FARO 
O aeroporto de Faro esteve em alerta esta manhã devido a uma falsa ameaça de bomba num avião. O autor da chamada já foi identificado pela PJ. Terá passado de problemas mentais.
CASA BRANCA 2016 
A eleição é longa (muito longa) e complexa (muito complexa). Das primárias, às convenções e ao colégio eleitoral, saiba como funcionam as presidenciais que arrancam esta madrugada.
CASA BRANCA 2016 
Senador pelo Texas impôs-se, na noite de segunda-feira, a Donald Trump na disputa republicana no 'caucus' do estado do Iowa. Hillary Clinton aparece com uma ligeira vantagem sobre Bernie Sanders.
CASA BRANCA 2016 
Ainda está a girar a cabeça de quem segue a política americana. Depois do Iowa, e até às próximas primárias (New Hampshire), discute-se quem foi o maior vencedor, o maior derrotado e a maior surpresa.
CASA BRANCA 2016 
Vejas as imagens de uma votação bem diferente daquelas a que estamos acostumados, dos apoiantes dos candidatos e dos aspirantes a chegar à Casa Branca depois de conhecidos os resultados.
CASA BRANCA 2016 
Ben Carson, que a dada altura era visto como o grande adversário de Donald Trump, está em queda. Mas recusa os rumores de desistência. Saiu do Iowa mais cedo para dar um salto a casa, em Baltimore.
BREXIT 
Restrição de benefícios para trabalhadores de outros Estados-membros e evitar mais perdas de soberania são as propostas de Tusk para prevenir saída britânica. Cameron diz que proposta é "substancial".
Opinião

Helena Araújo
Face a problemas tão variados e complexos, que faz a Alemanha? Acolhe, corrige os erros. Não se deixa confundir pelo acessório. A crise dos refugiados está a revelar a maturidade e grandeza deste país

Maria João Avillez
Quem lê está automaticamente mais contente com a vida. Melhor preparado para o combate e a dificuldade, mais habilitado a tomar decisões criativas.

Laurinda Alves
O debate sobre a eutanásia promete ser aceso, mas não pode passar ao lado de uma realidade ainda mais urgente e fracturante: se todos temos cuidados ao nascer, também temos que ter cuidados ao morrer

José Conde Rodrigues
Com os princípios do Podemos estamos de regresso à democracia radical, de convenção, de assembleia, totalitária, tal como no período do terror de Robespierre que tanto inspirou regimes sanguinários.

Alexandre Homem Cristo
Só quem está viciado no jogo político encontrará alguma lógica nisto que, em boa verdade, é incompreensível, inaceitável e indigno: um governo arriscar a vida dos outros só para ganhar eleições.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Gabón elige a Gemalto para su sistema integral de gestión de fronteras y visados


by Yesica Flores
Ámsterdam, 02 de febrero de 2016 ─ Gemalto (Euronext NL0000400653 GTO), el líder mundial en seguridad digital, ha sido elegido como proveedor de soluciones integrales por la DGDI* del Departamento de Seguridad Nacional de Gabón para proporcionar e implementar un sistema totalmente integrado de gestión de fronteras y visados. El nuevo esquema fortalecerá la seguridad nacional, mejorará la eficiencia operativa al igual que la experiencia de los viajeros que ingresan o salen de este estado de África Central.
El sistema de gestión de visados simplifica y acelera la emisión de visas, visas electrónicas y permisos de residencia. Este conjunto de aplicaciones se utilizó para crear el servicio de portal de visas electrónicas de Gabón en julio, lo que permite que los visitantes utilicen Internet para solicitar una visa para ingresar al país. Una vez que la Autorización Electrónica de Viaje (ElectronicTravelAuthorization, ETA) se entrega, la visa se emite en el Aeropuerto Internacional de Libreville al momento del arribo.
La solución se diseñó según el sistema administrativo centralizado de gestión de fronteras y visados Coesys. Esto facilita la automatización de consultas en la base de datos, como por ejemplo las de Interpol, que alertan a las autoridades acerca de posibles amenazas y riesgos. Además, los puestos de control de fronteras automatizados ahora ofrecen a los viajeros el autoservicio rápido de control de pasaportes en el aeropuerto principal del país, utilizado por alrededor de un millón de pasajeros por año.
El módulo de inteligencia de fronteras utiliza los datos que se obtienen en la frontera. Ofrece herramientas de investigación para determinar nuevos patrones de riesgos, con un proceso sumamente intuitivo de “clics”. La aplicación de elaboración de informes también ofrece información valiosa para impulsar el turismo y priorizar las iniciativas de inversión nacional.
“La solución deGemalto nos da el control de un comprobado sistema integral de gestión de fronteras adaptable y seguro. Además, ayuda a acelerar el proceso de autorización en fronteras, acortando los tiempos de espera y mejorando la experiencia de los viajeros en la aduana”, afirmó el General CelestinEmbinga, gerente general de la DGDI del Departamento de Seguridad Nacional de Gabón. “Además, el compromiso y la velocidad de Gemalto son tangibles: nuestro nuevo servicio de visas electrónicas se definió e implementó en un plazo de 14 semanas”.
“Nos enorgullece ayudar a las autoridades de Gabón a mejorar su seguridad de fronteras y la satisfacción de los viajeros”, comentó Ari Bouzbib, vicepresidente sénior de Programas de Gobierno de Gemalto. “Gemalto ofrece una solución única, flexible y de rápida implementación. Asimismo, combinamos recursos locales y experiencia internacional en asociaciones con entidades gubernamentales.Esto es precisamente lo que valora nuestro creciente número de cliente en África”.
*La Direction Générale de la Documentation et de I’Immigration, Ministère de l’Intérieur gabonais.
Acerca de Gemalto
Gemalto (Euronext NL0000400653 GTO) es el líder mundial en seguridad digital, con ingresos anuales de 2500 millones de euros en 2014 y clientes de primera clase en más de 180 países.
Gemalto ayuda a garantizar la confianza entre las personas en un mundo digital cada vez más conectado. Millones de personas desean tener un mejor estilo de vida, entornos más inteligentes y la libertad de comunicarse, comprar, viajar, realizar operaciones bancarias, divertirse y trabajar —en cualquier momento y lugar— de manera placentera y segura. En este entorno móvil y digital que evoluciona velozmente, permitimos que las compañías y las entidades gubernamentales ofrezcan una amplia gama de servicios convenientes y confiables mediante transacciones financieras seguras, servicios móviles, nubes privadas y públicas, sistemas de atención médica electrónicos, acceso a servicios gubernamentales electrónicos, Internet y la Internet de las cosas y sistemas de emisión de boletos de transporte.
Nuestros equipos de servicios de clase mundial ofrecen la cartera única de tecnología de Gemalto, que abarca desde software criptográfico de avanzada incorporado en diversos objetos de uso cotidiano hasta plataformas administrativas altamente escalables y robustas para autenticación, cifrado y administración digital de credenciales. Nuestros 14 000 empleados operan desde 99 oficinas, 34 centros de datos y personalización y 24 centros de desarrollo de software e investigación ubicados en 46 países

Yesica Flores | febrero 2, 2016 en 11:39 am | Etiquetas: GEMALTO | Categorías: Noticias | URL: http://wp.me/p5cUp9-Sp

Telefónica colabora con Jobandtalent para ofrecer su innovadora plataforma de búsqueda de empleo a sus clientes en todo el mundo


by Yesica Flores
Madrid, 2 de febrero de 2016.- Telefónica y Jobandtalent han anunciado hoy un acuerdo para ofrecer la innovadora plataforma de búsqueda de empleo de Jobandtalent a clientes de Telefónica en todo el mundo. Como parte del acuerdo, los clientes de Telefónica que utilicen la aplicación móvil tendrán acceso a servicios exclusivos que se anunciarán puntualmente.
El despliegue del servicio comenzará este mes en Chile, Colombia, España y México, países a los que se sumarán otros en los que opera Telefónica a lo largo de 2016. La aplicación móvil de Jobandtalent vendrá preinstalada en varios tipos de dispositivos en estos mercados. La aplicación y sus beneficios estarán también disponibles para aquellos clientes de Telefónica que deseen descargársela en sus dispositivos actuales.
“Telefónica está siempre buscando ofrecer contenidos y servicios relevantes que contribuyan a mejorar la vida de sus clientes y ofrecerles soluciones digitales y móviles es parte fundamental de nuestra estrategia”, ha señalado Alexandre Fernandes, director de productos digitales de consumo de Telefónica. “Creemos que Jobandtalent se convertirá en una herramienta fundamental para el mercado laboral actual. Juntos creemos que podremos ofrecerles tanto a nuestros clientes residenciales como empresas la posibilidad de ser más efectivos y lograr un mayor éxito”.
“Millones de personas en todo el mundo confían a Telefónica sus servicios móviles”, ha señalado Juan Urdiales, cofundador de Jobandtalent. “Con este acuerdo, podremos multiplicar por 30 veces el alcance de nuestra plataforma. La tecnología única de Jobandtalent sumada a la presencia global de Telefónica nos permitirá ayudar a más gente que nunca a encontrar mejores empleos y mejores condiciones de trabajo y a las empresas a encontrar más rápido a los mejores candidatos”.
Con diez millones de usuarios y 65.000 empresas, Jobandtalent es líder del sector de búsqueda de empleo a través del móvil. Gracias a una tecnología que pone en contacto a los trabajadores con las empresas y que ofrece a éstas la posibilidad de contratar a los candidatos directamente desde la aplicación, Jobandtalent tiene como objetivo la creación de un mercado de trabajo integral y transformar el sector de la contratación laboral.
Con la intención de crear un mercado laboral más eficiente, Jobandtalent se centra en el sector de los profesionales cualificados y la pequeña empresa, un segmento de mercado que representa un 80% del mercado global de trabajo y tradicionalmente ignorado por otras plataformas.
La tecnología de Jobandtalent vincula las ofertas que publican las empresas con los perfiles que mejor encajan valorando en el curriculum del candidato información como su experiencia de trabajo previa, salario, condiciones laborales, destino y otros aspectos. Además la aplicación permite el envío directo de mensajes y la posibilidad de contratar al candidato directamente por lo que la tecnología reduce drásticamente el proceso de contratación al ofrecer la posibilidad de publicar una oferta, recibir información sobre candidatos apropiados, chatear con ellos y finalmente contratarles en solo unas horas.
Telefónica es también inversora de Jobandtalent a través de Amerigo, la red de fondos de inversión que forma parte de Telefónica Open Future, la red global de emprendimiento e innovación de la compañía.
Acerca de Telefónica
Telefónica es una de las mayores compañías de telecomunicaciones del mundo por capitalización bursátil y número de clientes, que se apoya en una oferta integral y en la calidad de la conectividad que le proporcionan las mejores redes fijas, móviles y de banda ancha. Es una empresa en crecimiento que ofrece una experiencia diferencial, basada tanto en los valores de la propia compañía como en un posicionamiento público que defiende los intereses del cliente.

Presente en 21 países y con una base de clientes de más de 327 millones de accesos, Telefónica tiene una fuerte presencia en España, Europa y Latinoamérica, donde concentra la mayor parte de su estrategia de crecimiento.
Telefónica es una empresa totalmente privada que cuenta con más de 1,5 millones de accionistas directos. Su capital social está dividido en la actualidad en 4.864.341.251 acciones ordinarias que cotizan en el mercado continuo de las bolsas españolas y en las bolsas de Londres, Nueva York, Lima y Buenos Aires.
Acerca de Jobandtalent
Jobandtalent es la plataforma de job matching líder en el mercado. Fundada en 2009 por Juan Urdiales y Felipe Navio, su principal objetivo es mejorar y hacer más eficiente la búsqueda de empleo para todo tipo de profesionales. Jobandtalent utiliza una tecnología única, desarrollada internamente por ingenieros y científicos de datos, que combina el análisis lingüístico con el aprendizaje automático para conectar a los candidatos, activos y pasivos, con las ofertas de empleo más adecuadas para ellos.

Hasta ahora, Jobandtalent ha atraído a más de 10 millones de usuarios y a 65.000 empresas, ofreciendo más de 1.5 millones de ofertas de empleo en más de 50 países. Más de 6000 candidatos son contratados mensualmente gracias a Jobandtalent. Con Jobandtalent, ahora el trabajo te encuentra a ti.
Yesica Flores | febrero 2, 2016 en 11:48 am | Etiquetas: TELEFÓNICA | Categorías: Noticias | URL: http://wp.me/p5cUp9-Sr

Como contestar comentarios en tus redes sociales o blogs


by Yesica Flores
Parecería algo básico o de sentido común, ya sabes, solo es contestarle a alguien una duda o comentario, incluso a veces hasta un insulto; así que no necesitas ninguna experiencia o curso para contestar esos comentarios. Después de todo, tienes toda tu vida lidiando con esa problemática en la vida real o física, así que por extensión puedes comentar algo en la vida virtual.
Pero sabes, hay una gran diferencia entre físico y virtual, y el eco o repercusión que tienen tus comentarios en internet pueden perseguirte toda la vida, porque esos comentarios ahí están, ahí se quedan versus cuando dices algo de forma hablada, esas palabras o replicas se pierden en el olvido; no obstante en el mundo virtual eso no pasa y se quedan para siempre esos comentarios.
Porque incluso cuando tú borres los comentarios, siempre existe la posibilidad de que alguien haya hecho captura de pantalla para recordarte lo que dijiste en algún punto de tu vida virtual, y esto puede repercutir en tu marca personal en internet.

Bien, todo esto cobra más importancia cuando contestas alguna queja o decides hablar sobre algo polémico; si bien importa con qué frecuencia hablas sobre trivialidades y cosas superficiales en tus redes sociales, los comentarios negativos son con los que debes tener más cuidado.
comentarios 01

Como contestar comentarios en tus redes sociales o blogs

Así que de forma práctica hoy te digo como contestar comentarios en tus redes sociales o blogs
Recuerda que es muy importante el manejo de tu identidad virtual, porque esta puede repercutir en tu entorno laboral, social y hasta familiar. Esa es la razón por la cual debes tomarte tu tiempo y pensar la forma en la que vas a dar replica a los comentarios en tus redes sociales.
  1. Sean comentarios positivos o negativos siempre debes tener cuidado en las cosas que dices y contestas
  2. Debes ser moderado y en tu respuesta evitar agredir a cualquier persona
  3. Si contestas algo, debes tener bases y estar documentado sobre el tema; en caso de no saberlo es mejor que digas la verdad, que desconoces el tema y antes de decir cualquier cosa te gustaría conocer más sobre ese tema
  4. La buena ortografía y hasta una buena redacción son vitales cuando contestas un comentario
  5. Procura ser breve y puntual, no te descosas pasionalmente tratando de justificarte a ti o algo
  6. Si cometiste un error, admítelo en tu comentario y discúlpate por el error
  7. Si te topas con algún troll de internet, no entres en debate con esa persona y aclara el asunto
  8. Si alguien te agrede en internet, contesta de forma puntual a esa agresión sin entrar en polémica
Yesica Flores | febrero 2, 2016 en 8:00 am | Etiquetas: Blogscomentarioscommentsredes sociales | Categorías: Redes Sociales | URL: http://wp.me/p5cUp9-Si

SERVIÇOS DA ULSNA FORAM CERTIFICADOS ​


O Hospital de Dia do Hospital de Santa Luzia, em Elvas, e a Unidade de Saúde Familiar Portus Alacer, em Portalegre, foram recentemente certificados pelo Comité de Certificação do Departamento da Qualidade na Saúde.
Esta certificação ao nível bom é o culminar de um processo em conformidade com as especificações e critérios estabelecidos no Manual de Standards de Unidades de Gestão Clínica de Cuidados de Saúde Primários.
Estas duas entidades da ULSNA iniciam também agora e durante cinco anos um período de Autoavaliação de Acompanhamento no sentido de melhorar ainda mais os serviços que prestam à comunidade, sob vigilância do Departamento da Qualidade na Saúde.
Refira-se que o Hospital de Dia do Hospital de Santa Luzia, em Elvas, é o primeiro a nível nacional a obter esta certificação, bem como a Unidade de Saúde Familiar Portus Alacer é também a primeira, Modelo A, no País.

Enviado por José Rui Rabaça

Cuidados Sem Fim -II Encontro de Cuidados Paliativos ​


O II Encontro de Cuidados Paliativos da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano decorreu, nos dias 21 e 22 de Janeiro, na sala de conferências do Hospital Dr. José Maria Grande, em Portalegre.
Foram dois dias dedicados aos Cuidados Paliativos com trabalhos duma equipa multidisciplinar, multiregional e una,  no desejo de continuar a defender o direito a cuidados paliativos, que é um direito de todos.
Foram abordados os seguintes temas da área de Cuidados Paliativos:
- o controlo da dor e uso da via subcutânea, em workshops;
- a importância dos Media na divulgação à população em geral e na transmissão às entidades competentes e responsáveis pela Saúde;
- os cuidados paliativos em doenças não oncológicas;
 
- o conceito de doente vs. doença;
- a tomada de consciência que existe um limite para o tratamento e para a cura, mas não para o cuidado;
- como se acumulam nestes casos todos os desafios, aos profissionais, às instituições, a todos.
Por outro lado, foram evidenciadas as necessidades de competências em Cuidados Paliativos, quer pré quer pós graduadas e reforçou-se a necessidade formativa contínua, de base e avançada.
 
Por fim, mas com grande enfâse, abordou-se a vertente domiciliária dos Cuidados Paliativos, com a abordagem de realidades no Norte e Sul do País e reforçou-se a nota de que é necessário implementar, no distrito de Portalegre, os Cuidados Paliativos domiciliários.

O Encontro foi encerrado pelo presidente da Administração Regional de Saúde do Alentejo, e a Equipa da Unidade de Cuidados Paliativos agradeceu a todos os que colaboraram no Encontro como conferencistas, como assistentes e patrocinadores, referindo que contam com todos para o próximo Encontro em Janeiro de 2018.

Enviado por José Rui Rabaça

COIMBRA: Abusou de dois netos e ficou em liberdade


O Tribunal de Coimbra condenou esta segunda-feira um homem, de 71 anos, residente na Figueira da Foz, a dois anos e três meses de prisão, com pena suspensa, por abusar sexualmente de um neto que tinha quatro anos à data do crime.
O homem, que começou a ser julgado em Novembro, estava acusado de 50 crimes de abuso sexual de crianças agravado, de que fora vítima um neto, em 2013. Mas o Tribunal entendeu que não ficou provado o número de vezes que, "durante os banhos", o indivíduo praticou o "ato sexual de relevo" em causa, e condenou-o por um crime de abuso sexual agravado (por se tratar do avô) de trato sucessivo.
Fonte: JN
Comentário: ler uma noticia destas, com o impacto que a mesma produz na sociedade- pelos vistos não em toda - provoca calafrios na espinha dorsal. Abusa de dois netos e fica em liberdade para fazer o quê? Para onde caminha a dita raça humana e pensante?

Arquivo X da vida real? CIA revela histórias estranhas sobre OVNIS

Link to HypeScience



Posted: 01 Feb 2016 10:00 AM PST
Na onda do novo Arquivo X, a agência secreta estadunidense revelou diversos casos de avistamento de OVNIS que até agora eram secretos Continua...
 
Posted: 01 Feb 2016 09:00 AM PST
Alto, forte e bonito? As características adoradas por mulheres em homens têm tudo a ver com a evoluçãoContinua...
 
Posted: 01 Feb 2016 07:30 AM PST
Polônio-210 é um elemento mortal descoberto por Marie Curie que tem um efeito violento no corpo humano. Ele é uma das substâncias mais tóxicas conhecidas pelo homem – tanto que um mísero grama dela poderia fazer um estrago gigantesco Continua...
 
Posted: 01 Feb 2016 06:30 AM PST
A data de validade parece nos deixar em segurança quanto ao que comemos, mas talvez confiar nos nossos intintos possa ser mais útil Continua...
 
Posted: 01 Feb 2016 05:30 AM PST
Cientistas descobrem que, ao aumentarmos a carga de exercícios depois de certo ponto, nosso corpo se adapta e para de queimar calorias Continua...
 
Posted: 01 Feb 2016 04:39 AM PST
Cientistas observam a evolução química acontecendo em tempo real, usando moléculas autoreplicantes e diferentes compostos base Continua...
 
Posted: 01 Feb 2016 03:28 AM PST
Um vídeo compartilhado no Facebook tem feito enorme sucesso, e todos querem saber como a física explica o resultado. Um cientista analisou as imagens e explicou o fenômeno; confira Continua...

360º - Um susto no aeroporto e duas surpresas no Iowa

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormiaAeroporto de Faro em alerta por ameaça de bomba. A ameaça surgiu às 6h da manhã e a bomba estaria no interior de um avião com 38 passageiros (que foram logo evacuados) estacionado na pista. Foi decretado o "alerta laranja" e as autoridades estiveram três horas de prontidão. Mas, felizmente, parece ter sido só um susto. Continuam as inspecções ao aparelho.

Donald Trump perdeu e Hillary Clinton empatou. O exótico milionário norte-americano, que se estaria a preparar para tomar conta do Partido Republicano, falhou o seu primeiro teste eleitoral, nas primárias que esta madrugada marcaram o arranque das presidenciais. Foi ultrapassado pelo senador texano Ted Cruz, que contou com um apoio forte dos cristãos evangélicos, e tem o terceiro classificado, o senador da Florida Marco Rubio, bem perto. Já no Partido Democrata, Hillary Clinton ficou empatada com Bernie Sanders (no domingo, o João de Almeida Dias escreveu um perfil dele onde perguntava: E se os EUA tivessem um Presidente socialista?). Como o processo eleitoral americano é complicado (muito complicado), fizemos umExplicador para o guiar pelas curvas e contracurvas dos próximos meses.

O que mudou no último dia do mercado do futebol. O Observador esteve em liveblog desde a manhã de segunda-feira até esta madrugada a acompanhar em tempo real todas as movimentações do mercado. O Diogo Pombo resumiu assim o que se passou: "O Sporting com um novo avançado, o FC Porto a livrar-se do Ferrari que estava na garagem e o Benfica a manter-se tranquilo". E há ainda Pep Guardiola no Manchester City.

Marcelo Rebelo de Sousa venceu as eleições presidenciais - em Washington e em Newark. O voto tinha sido adiado por causa da tempestade de neve que paralisou aquela zona dos Estados Unidos e acabou por só acontecer este fim de semana. Segundo os resultados, conhecidos agora, Marcelo ficou à frente e em Newark confirmou-se uma surpresa chamada Tino de Rans.

Informação relevanteÉ uma notícia do Observador: o Orçamento do Estado vai incluir medidas que podem obrigar os bancos a pagarem mais impostos no futuro e que limitam as isenções na tributação de dividendos.

Hoje, há mais críticas ao Governo. O Conselho Económico e Social vai aprovar um parecer sobre as Grandes Opções do Plano para 2016-2019 no qual considera que a proposta fica "bastante aquém" do desejável.

E há ainda uma ameaça. O grupo mexicano que venceu a concessão da Carris e do Metro de Lisboa admite avançar com um processo de indemnização de centenas de milhões de euros contra a reversão decidida pelo governo. A notícia é doEconómico.

Mas, pelo menos, os portugueses parecem estar optimistas. O índice de confiança dos consumidores chegou aos 66 pontos no final de 2015. É o valor mais alto dos últimos anos, mas, apesar disso, ainda estamos abaixo da média europeia.

Em breve, vamos ter um novo ex-Presidente e, tudo indica, novas regras para controlar as despesas de quem sai de Belém. Seguindo uma recomendação do Tribunal de Contas, o Parlamento deve apertar a legislação que regula os gastos dos gabinetes dos antigos chefes de Estado.

Quantos refugiados já chegaram a Portugal? 26 (sim: um "dois" e um "seis"). Com a crise dos migrantes - um negócio que já rende 800 milhões de euros à máfia italiana - a explodir por toda a Europa, o João de Almeida Dias foi falar com Gonçalo Matias, um dos maiores especialistas portugueses no assunto. Conclusão da conversa: "A resposta europeia tem sido lenta e sempre no sentido de deixar os países da linha da frente muito isolados".

Organização Mundial de Saúde declara "emergência de saúde pública. Claro, estamos a falar do zika. Cada dia que passa traz novidades mais preocupantes e a OMS não quer ser acusada de demorar demasiado tempo a tomar decisões. Por isso, agora as medidas de combate vão ser redobradas.
Entretanto, o Presidente das Honduras decretou o "estado de emergência nacional": há 3700 pessoas afetadas pelo zika no país.

O Parlamento português também redobrou as medidas de combate - mas à obesidade infantil. Como conta a Rita Dinis, a Assembleia da República deverá aprovar esta semana alterações ao código da publicidade para restringir anúncios a refrigerantes e alimentos calóricos em certos horários na televisão e em locais junto das escolas.

Outra mudança que deverá vir em breve do Parlamento:os partidos da esquerda, explica a Liliana Valente, estão a preparar uma alteração à lei que vai permitir uma redução do valor das rendas sociais e também a fixação de um valor máximo de esforço que cada família carenciada pode fazer.

Bons resultados na banca. Depois do BPI e do Santander, foi a vez de o BCP apresentar resultados positivos relativos a 2015: um lucro de 235,5 milhões de euros. Confortado pelos bons resultados, o presidente do banco, Nuno Amado, mandou um recado diretamente para São Bento: “Há que cumprir com os compromissos internacionais que temos (...) e há que garantir que se possa manter o rating da DBRS, que é muito importante para todos”. Entendido?

Confuso com uma série de declarações contraditórias, o Edgar Caetano lançou um fact check para perceber quem decidiu, afinal, a resolução do Banif. A conclusão é, digamos, inconclusiva.

Parece que o único obstáculo que resta às árvores na Segunda Circular é plantá-las. O João Pedro Pincha foi assistir ao debate sobre o assunto na Assembleia Municipal de Lisboa e percebeu que já quase não há ninguém contra a iniciativa(com a excepção de Carlos Barbosa, do ACP).

José Pedro Gomes foi internado com uma pneumonia grave. Segundo o Correio da Manhã, o ator estará em coma induzido. Foram canceladas as apresentações do espetáculo "Nome Próprio" marcadas para este mês.

Os nossos EspeciaisO Reino Unido sai ou fica? É uma das grandes dúvidas dos próximos tempos: o referendo à presença britânica na União Europeia pode determinar um "Brexit" de consequências imprevisíveis. A Catarina Falcão falou com a eurodeputada Catherine Bearder, que vai estar a lutar pelo "sim" e que assegura:"Se o primeiro-ministro David Cameron fizer campanha pelo não ficará para a História como um idiota".

Como é que se deve falar com as crianças sobre sexualidade? Sim, a pergunta é difícil (e a resposta ainda mais). Por isso, a Ana Cristina Marques entrevistou a sexóloga Vânia Beliz, coautora do livro A Viagem de Peludim, que acaba de chegar às livrarias.

Notícias surpreendentesComo nunca mais chega a rei, o príncipe Carlos tem aproveitado o tempo livre para pintar. Até agora, os seus quadros já lhe renderam algo como 7,5 milhões de euros. Mas o dinheiro vai todo para a caridade. Nós mostramos algumas das pinturas e, apesar de não estarmos propriamente a falar de Paula Rego, também não é nada que envergonhe, como pode ver aqui.
Quais são as histórias dos lugares abandonados em ruínas mais fantásticos do planeta? A Marta Leite Ferreira conta-as através de uma fotogaleria surpreendente.

Mais surpreendentes ainda são as imagens que mostram a transformação de um agricultor chinês em ícone da moda. Tudo começou porque o neto queria que ele se sentisse "útil e elegante".

E você, como é que se sente? Está bem acordado (como eu) ou dormiu mal? Se está no segundo grupo, então fique a conhecer estas 12 dicas para evitar as insónias.

Seja como for, isto já não são horas de voltar para a cama. Mantenha-se acordado e vá passando pelo Observador. Vamos estar sempre por aqui, a dar-lhe novidades.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa