sexta-feira, 27 de setembro de 2019

CÂMARA MUNICIPAL DE CASTELO DE PAIVA ASSINOU PROTOCOLOS, Distribuição de fruta gratuita e lanche escolar para todos



PARA GARANTIR REFEIÇÕES ESCOLARES E ACTIVIDADES DE APOIO

. Medida abrange 900 alunos do 1º Ciclo e do ensino Pré – Escolar 
A Câmara Municipal de Castelo de Paiva, assinou hoje, com diversas IPSS e instituições do concelho, Protocolos de Colaboração para assegurar o serviço de Refeições Escolares a todos os alunos que estejam a frequentar o 1º Ciclo do Ensino Básico, bem como actividades de animação e apoio à família no Pré – Escolar ( refeição + prolongamento de horário ), uma medida social que abrange cerca de 900 alunos, sendo 559 do 1º Ciclo do Ensino Básico e 260 relativos ao ensino Pré – Escolar. 

Ao nível das refeições escolares no 1º Ciclo do Ensino Básico, a edilidade paivense assinou protocolos, relativas às duas componentes educativas, com o Centro Social de Real, o CENTRUM F de Fornos, o Centro Social de Santa Maria de Sardoura, o Centro Social do Couto Mineiro do Pejão, os Serviços Sociais e Culturais e Desportivos da CM de Castelo de Paiva, a APPACDM de Sabariz e a Associação de Solidariedade Social “ Os Cucos “ de Bairros, sendo que estas medidas de apoio social abrangem alunos de todas as freguesias do município, porque todas têm cobertura destas componentes educativas.

Na perspectiva do presidente da Câmara Municipal, Gonçalo Rocha, esta é uma medida de grande alcance social, que representa um excelente contributo para auxiliar as famílias paivenses, nestes tempos em que, cada vez mais se evidenciam as dificuldades económicas, potenciando uma poupança que poderá ser aplicada em outras necessidades da vida familiar.

Na verdade, destaca o edil paivense, “ desde que assumimos a gestão municipal, elegemos como eixo fundamental da nossa acção governativa, as politicas educativas e sociais e estamos a fazer tudo para ajudar as famílias paivenses nestes âmbitos, daí considerar que, são vertentes fundamentais da valorização humana, que procuramos manter e até reforçar, mesmo que isso possa representar elevados custos, perante a gravíssima situação financeira que herdamos na gestão municipal e das pesadas restrições impostas pela Administração Central que, nos obrigam todos os dias, a fazer grandes sacrifícios e a realizar um enorme esforço para com dignidade, honrar os nossos compromissos “.

Gonçalo Rocha enalteceu a qualidade do serviço que tem sido prestado por estas entidades locais, e evidenciou que, “ ambicionamos fazer mais, até porque queremos continuar a corresponder às necessidades que, neste âmbito educativo, se fazem sentir… e acredito que só através de um continuo investimento na melhoria das condições de acesso ao ensino é que o concelho de Castelo de Paiva pode chegar à prosperidade que se deseja para todos, e ao crescimento e desenvolvimento sustentado que todos ambicionamos para a nossa terra “.

Recorde-se entretanto que, no novo ano lectivo recentemente iniciado, a CM de Castelo de Paiva vai continuar a assegurar a distribuição gratuita de fruta nas escolas do concelho, uma iniciativa com três distribuições semanais, ao mesmo tempo que a autarquia mantém a acção, também orientada para as crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico, com a atribuição do Lanche Escolar, a ser gratuitamente distribuído duas vezes por semana nos estabelecimentos de ensino de Castelo de Paiva, mantendo-se a participação ao nível da comparticipação das Refeições Escolares.

O autarca realça que, são medidas importantes para tornar mais saudável a vivencia escolar das crianças e ajudar as famílias paivenses nesta época de carência e contrariedades, sendo um bom contributo nesta fase difícil, em que as despesas se avolumam no arranque escolar.

Carlos Oliveira

Proença-a-Nova atrai cada vez mais turistas nos meses de verão


O concelho de Proença-a-Nova está cada vez mais no centro das atenções dos turistas. Durante os meses de julho e agosto foram vários os que escolheram Proença-a-Nova como destino de férias. “A aposta na criação de condições para que os turistas escolham Proença-a-Nova como destino de férias está a dar frutos e as estatísticas comprovam-no. Proença-a-Nova tem condições de atratividade diferenciadas: desde o património histórico ao património natural e à nossa floresta, passando pela nossa gastronomia. Aquilo que o turista que nos interessa efetivamente procura é aquilo que o Interior de uma forma geral mais pode oferecer, que é o turismo de autenticidade, o turismo ambiental, o turismo gastronómico. Mas, mais importante do que a geografia, Proença-a-Nova é o sítio certo”, afirma João Lobo, Presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova. 

O Centro Ciência Viva da Floresta continua a ser o equipamento turístico mais visitado do concelho: nos meses de julho e agosto recebeu mais de 2.300 visitantes, na sua maioria franceses, seguido do Reino Unido. As atividades do Ciência Viva no Verão contaram com 120 participantes, com destaque para “O que contam as estrelas” e “Os Segredos do Vale Almourão”. Seguiu-se o Parque de Campismo da Praia Fluvial da Aldeia Ruiva, de gestão municipal, que recebeu mais de 1.000 campistas, entre junho e agosto. 

Ao longo destes meses, o Município de Proença-a-Nova promoveu um programa repleto de atividades que animaram residentes e visitantes do concelho. As praias fluviais e zonas balneares de Proença-a-Nova receberam o Festival das Artes da Beira Baixa, do projeto Beira Baixa Cultural, um conjunto de cinco espetáculos que animaram os principais pontos de atração do concelho durante o verão. Este festival aconteceu na Zona Balnear de Alvito da Beira, a 20 de julho, na Praia Fluvial da Fróia a 1 de agosto, na Zona Balnear da Cerejeira a 8, na Praia Fluvial da Aldeia Ruiva a 22 e na Praia Fluvial do Malhadal a 29. 

O Proença Anima o Teu Verão encerrou a época de 2019 com um balanço muito positivo na generalidade das iniciativas concretizadas. O destaque recaiu na Descida de Rio Ocreza, a 27 de julho, que bateu o recorde de participantes: dividida em três momentos, manhã, tarde, esta atividade recebeu cerca de 100 pessoas que quiseram desfrutar da beleza ímpar do Rio Ocreza e da Barragem da Pracana. A par das brincadeiras proporcionadas pelo parque aquático Fluvifun instalado no Malhadal, a Tarde Aventura contou com cerca de 100 participantes que disfrutaram de atividades como slide, rappel e canoagem, aproveitando o espelho de água da ribeira do Malhadal. As habituais aulas de hidroginástica percorreram as piscinas públicas de São Pedro do Esteval, todas as segundas e quartas-feiras, e Pedra do Altar, às terças e quintas-feiras, e todas as sexta-feira na Piscina Municipal, contaram com uma média de 15 pessoas por aula, em linha com as edições anteriores. 

Paralelamente ao programa de atividades desportivas, a Unidade Móvel de Saúde visitou as praias fluviais durante os meses de julho e agosto, sensibilizando os veraneantes para os cuidados a ter com o sol, ao mesmo tempo que se fazem rastreios que permitem avaliar alguns indicadores de saúde. Nesta época balnear, a novidade foi a inclusão das piscinas públicas de Pedra do Altar e São Pedro do Esteval no roteiro da UMS, num total de 26 saídas e 405 atendimentos, dos quais 113 foram pessoas de fora do concelho. 

A iniciativa Tira Bilhete pró Mergulho, o transporte de praia gratuito do município, voltou a conquistar os veraneantes, transportando 470 pessoas, entre junho e setembro, sendo que os meses mais fortes foram julho com 195 pessoas e agosto com 180.

Município de Carregal do Sal

Um concerto pelo grupo Viriatus assinala as comemorações concelhias das Jornadas Europeias do Património 2019.
Hoje à noite, às 21h30, no Parque Alzira Cláudio, desfrute de um serão diferente que alia a arte, como fonte de entretenimento, ao lazer...
Associe-se à efeméride!

GÓIS |Comemoração do Dia Mundial de Turismo



O Município de Góis assinala o Dia Mundial do Turismo através da celebração de contrato, com a empresa Construções Castanheira e Joaquim, Lda., dando-se início à Construção de Bar/Restaurante, Arranjos Exteriores, Ponte Pedonal e Apoios na Praia Fluvial de Alvares.

A empreitada, que decorrerá durante a época de inverno, tem um prazo de execução de 180 dias, prevendo-se que a mesma esteja concluída já na próxima época balnear.

Alentejo | Semana Gastronómica Sabores do Lago em 10 restaurantes do concelho de Reguengos de Monsaraz


A Semana Gastronómica Sabores do Lago vai decorrer de 4 a 13 de outubro em 10 restaurantes do concelho de Reguengos de Monsaraz. Esta iniciativa organizada pelo Município de Reguengos de Monsaraz está integrada no Reguengos à Mesa, que inclui quatro semanas gastronómicas durante o ano.

Na Semana Gastronómica Sabores do Lago cada restaurante vai propor aos clientes um prato confecionado com os peixes que podem ser pescados no Grande Lago Alqueva. Em Reguengos de Monsaraz participam os restaurantes Herdade do Esporão (Lúcioperca, alho e coentros), A Moira (Lúcioperca com migas de poejo), O Gato (Sopa de peixe do rio) e Casa do Benfica em Reguengos de Monsaraz (Lúcioperca frito).

Na freguesia de Monsaraz aderiram à semana gastronómica os restaurantes Centro Náutico de Monsaraz (Sopa de peixe do rio à antiga), Casa do Forno (Lúcioperca à casa), Sem-fim (Lúcioperca grelhado com molho de poejos e migas de batata) e O Bizaca (Lúcio frito com migas de tomate). Em Campinho vão participar os restaurantes Monte D’Açorda (Açorda de peixe) e o Monte de Palaios (Sopa de peixe do rio).

Hélio Loureiro, chefe de cozinha com mais de 30 anos de carreira, gastrónomo e investigador na arte da cozinha, com uma forte ligação aos vinhos, responsável gastronómico da seleção nacional de futebol durante duas décadas, autor de mais de 20 livros de gastronomia e apresentador de programas de televisão, é o consultor do Reguengos à Mesa.

No âmbito desta iniciativa já decorreram semanas gastronómicas dedicadas ao porco (22 a 31 de março) e ao borrego (5 a 14 de abril). A fechar esta edição do Reguengos à Mesa vai ser organizada de 1 a 9 de novembro a Semana Gastronómica da Caça.

Mundo | A busca mundial de uma mulher com leucemia para encontrar um dador de medula compatível

 


Astrid com o marido e os dois filhos
Help-astrid.com

Tenho leucemia. A minha herança africana não me deixa encontrar um dador de medula.” O apelo da alemã Astrid está a correr mundo. No sábado vai haver uma campanha de recolha de sangue e registo de dadores de medula óssea em Lisboa
Sara Rodrigues
Jornalista

Astrid tem 42 anos, vive em Frankfurt, na Alemanha, e uma doença que depende da ajuda de outra pessoa. Precisa com urgência de um transplante de medula óssea.

Desde janeiro, altura em que os médicos chegaram à conclusão que as sessões de quimioterapia não estavam a resultar, que os seus familiares e amigos andam a correr mundo para encontrar um dador compatível para reverter a leucemia mieloide aguda de Astrid.

O facto de ter origem multi-étnica (pai nigeriano e mãe alemã) tem transformado esta busca naquilo que se costuma apelidar de "procurar uma agulha num palheiro".

A origem étnica tem um papel fundamental nas doações de células estaminais. Para haver o que se costuma designar de match (pessoa compatível com outra, podendo ser a dadora) tem de existir a mesma herança genética. E o problema é ainda mais complicado quando há genes mistos, como é o caso de Astrid, já que apenas 3% dos dadores registados são multi-étnicos.

Haver um dador compatível é mais difícil para as pessoas que não são brancas, já que, dos mais de 35 milhões de dadores que existem no mundo, 95% são caucasianos e a sua constituição genética é diferente de um indivíduo negro ou oriental.

Depois de verificar, a nível mundial, que não existia ninguém compatível registado e que os dadores multi-étnicos eram uma pequena minoria, a família e os amigos lançaram-se numa corrida mundial para a ajudar, mas também para alertar para a diminuta lista de pessoas de origem africana ou com genes mistos.
Astrid ao colo do pai
Help-astrid.com

Foi lançada uma campanha internacional denominada #MatchMyMix! (com presença em todas as redes sociais) e o site Help Astrid “Se um dos teus progenitores for da África Ocidental, de preferência da Nigéria e do grupo étnico Ibo/Igbo, e o outro progenitor for europeu podes salvar a minha vida através de uma doação de células”, apela-se.

Já foram feitas algumas dezenas de colheitas na Alemanha, Nigéria, Gana, Reino Unido e EUA.

No sábado, dia 28 de setembro, é a vez de Portugal. Em dois locais diferentes de Lisboa: o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) vai recolher sangue e fazer o registo para dadores de medula nas instalações da Igreja de Santa Isabel, na Rua Saraiva de Carvalho, 2A, entre as 9 horas e as 13 horas; o outro local, também com organização do IPST, é o Hospital Júlio de Matos, Avenida do Brasil 53, Pavilhão 17, entre as 8 horas e as 19 horas.
Cartaz da campanha mundial
Help-astrid.com

“Ela não vai sobreviver se não fizer o transplante de medula”, diz, à VISÃO, Judy Asamoah, a amiga de Astrid, residente em Lisboa há vários anos, responsável pela campanha de apelo em Portugal. “Agora está a fazer um tratamento para a manter estável, mas só um transplante a pode salvar.”

E porquê Portugal? Os amigos e familiares chegaram à conclusão que “existe uma variedade muito grande de pessoas com heranças multi-étnicas devido ao passado do país”, nota Judy, que aliás, acrescenta, “a mistura genética aqui é muito mais interessante do que a da Alemanha”.

A recolha, a cargo do IPST, vai decorrer durante todo o dia com uma equipa preparada para receber as amostras de sangue e os registos para dadores de medula.

Em Portugal, segundo números fornecidos pelo IPST, há 403 832 dadores registados e a grande maioria, embora não haja valores certos, é que 95% dos inscritos sejam caucasianos.

Maria Antónia Escoval, presidente do Conselho Diretivo do IPST, em reposta por e-mail à VISÃO, aponta para a emotividade que casos particulares possam causar e apela a que “os dadores se inscrevam com serenidade e por decisão própria” e “após total esclarecimento sobre o processo, até à dádiva e após esta”.

A especialista diz que, perante o número de dadores já existentes e “a diversidade genética já representada, não há urgência em colher mais mil ou dois mil dadores” nesta ação. Por experiência, refere que “iniciativas deste género, na sua maioria, apenas ajudam a introduzir dadores geneticamente idênticos aos já existentes”. “Não será nesse grupo que vamos encontrar um dador específico para um doente se ele não existir já em mais de 35 milhões.”

Aliás, e a curto prazo, será o Centro Nacional de Dadores de Células de Medula Óssea, Estaminais ou de Sangue do Cordão (CEDACE) “a determinar quando e onde pretende colher, com base em estudos que permitem identificar as regiões onde ainda é possível aumentar mais a diversidade genética, e assim ajudar mais doentes”, diz Maria Antónia Escoval.

Astrid soube que tinha leucemia mieloide aguda – cancro raro e agressivo do sangue e da medula óssea que interfere no desenvolvimento de células sanguíneas saudáveis – em setembro de 2018.

Fez tratamentos de quimioterapia que começaram por dar alguma esperança aos médicos, mas que durou pouco. Em janeiro “ficou claro que a única hipótese de vencer o cancro seria através de um transplante de medula”, escreveu a alemã no seu site.

Com dois filhos, de 9 e 12 anos, ela, o marido, Florian (que está numa cadeira de rodas devido a um acidente de moto em 2014), e os amigos juntaram-se para esta campanha mundial que, esperam, venha a ter resultados rápidos.




Algarve | Ir às compras sem dinheiro

Cacela Velha recebe, no domingo, 29 de setembro, entre as 15h00 e as 18h00, mais uma edição do Mercado de Trocas.Esta iniciativa possibilita a troca de bens ou serviços de forma direta, sem recorrer a dinheiro, permitindo a todos a experiência de uma realidade onde não existe moeda ou limitações económicas.
No Mercado de Trocas podem ser encontrados muitos produtos alimentares como legumes, fruta, plantas, ervas aromáticas, mel, bolos, pão, compotas ou todo o tipo de artesanato.
Este evento é organizado pela Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, através do Banco Local de Voluntariado, e conta com a colaboração do Centro de Investigação e Informação do Património Cultural de Cacela (CIIPC) e da Associação de Defesa, Reabilitação, Investigação e Promoção do património Natural e Cultural de Cacela (Adrip).
A entrada é livre.

Portimão | Burlões tentam enganar empresários

A Câmara Municipal de Portimão denuncia, em comunicado, tentativas de burla de que têm sido alvo alguns empresários de alojamento local daquele concelho.
De acordo com a autarquia, os burlões enviam e-mails, em nome do Turismo de Portugal, através do qual exigem aos empresários o pagamento de uma alegada “taxa anual liberatória única”, que não existe.
A autarquia informa que “estão a ser tomadas medidas no sentido de identificar e responsabilizar o(s) autor(es) desta tentativa de fraude.”

Algarve | Katia Guerreiro e orquestras atuam no Aeroporto de Faro

A plataforma do Aeroporto Internacional de Faro será palco de um concerto inédito e exclusivo em Portugal, no Dia Mundial do Turismo, que se celebra esta sexta-feira, 27 de setembro.
A iniciativa, que tem início pelas 18h30, é organizada pela Região de Turismo do Algarve (RTA), com o apoio da ANA – Aeroportos de Portugal e da Orquestra Clássica do Sul, e conta com a participação da fadista Katia Guerreiro e de três orquestras regionais portuguesas.
Esta é a primeira vez que músicos, maestro e coro da Orquestra Clássica do Sul, a Orquestra Filarmonia das Beiras, a Orquestra do Norte e a fadista Katia Guerreiro atuam juntos para surpreender os passageiros.
Katia Guerreiro interpretará dois fados acompanhada por elementos das três orquestras, que tocarão ainda as obras «Ribatejo», de Frederico de Freitas, e Marcha Triunfal da ópera «Aida», do compositor Giuseppe Verdi.
Além do concerto, a RTA preparou ainda diversas surpresas e atividades para celebrar o Dia Mundial do Turismo, a pensar nos turistas que se encontram na região por esta altura. Nos 21 Postos de Turismo espalhados pelo território algarvio, que atendem uma média de meio milhão de turistas por ano, haverá várias demonstrações, provas de vinhos, degustações e serão oferecidos diversos brindes.
Em simultâneo, estará a decorrer o «Incentivo Algarve», uma iniciativa da RTA que premeia os operadores e agentes de viagens de Portugal e Espanha que mais vendem o destino Algarve, para que possam ter a oportunidade de desfrutar de um programa que revela a diversidade turística e a gastronomia algarvias.
A RTA lança também neste dia a campanha de marketing «O teu sorriso é um dos segredos do Algarve», que é direcionado as habitantes na região algarvia.

Portimão recebe jovens de oito países europeus

Na manhã desta quarta-feira, 25 de setembro, os 40 jovens que participam em Portimão no Empower(Up): Empowerment for Life & Sport foram recebidos no salão nobre dos Paços do Concelho pela vereadora com o pelouro do Desporto e Juventude, Teresa Mendes, que deu as boas vindas à comitiva internacional.
A iniciativa, que decorre em diversos locais do concelho de 23 a 27 de setembro, conta com jovens em representação de dez organizações de oito países europeus países (Itália, Hungria, Polónia, Espanha, Macedónia do Norte, Roménia, Letónia e Portugal), permitindo-lhes adquirir competências chave de aprendizagem para a vida, através do desporto e da atividade física, como forma de evitar a exclusão social.
Teresa Mendes realçou o facto de Portimão ser “um destino muito procurado pelos jovens, porque combina desporto, cultura, animação, atividades ao ar livre e natureza”, desejando aos participantes que desfrutem desta experiência e que “voltem quando quiserem, pois serão sempre muito bem-vindos.” 
A autarca agradeceu ainda o envolvimento do CNAPEF – Conselho Nacional das Associações de Profissionais de Educação Física e Desporto, responsável pelo projeto, na valorização do programa relativo à Cidade Europeia do desporto 2019, onde se integra esta formação, que também faz parte do programa da Semana Europeia do Desporto.
Quanto ao presidente do CNAPEF, Avelino Azevedo, agradeceu o facto de o Município de Portimão ter recebido os participantes “de braços abertos”, destacando a diversidade desportiva existente na cidade. “Ao participarem no Empower(Up), todos vocês ganham bases teóricas e práticas em prol do desenvolvimento de uma cidadania europeia cada vez mais importante nos dias de hoje”, expressou o responsável, ao dirigir-se aos adolescentes.
No final da cerimónia foram entregues lembranças aos presentes, relativas à Cidade Europeia do Desporto 2019, os quais participaram ainda numa sessão de exercícios de alongamento realizada no Largo 1º de Maio por colaboradores do Município de Portimão, para assinalar o Dia Europeu do Desporto no Local de Trabalho.
Os jovens também tiveram oportunidade de ficar a conhecer o projeto e fundamentos da Cidade Europeia do Desporto 2019, bem como as competências e atuação da Divisão de Desporto e Juventude da Câmara Municipal de Portimão.

Sul | Turismo algarvio promoveu-se em Espanha

A Região de Turismo do Algarve (RTA) apresentou ao mercado espanhol a diversidade turística do principal destino de férias português numa ação promocional realizada no Consulado Geral de Portugal em Sevilha.No evento, que contou com mais de uma centena de convidados e representantes dos órgãos de comunicação social andaluza, foram apresentados o projeto gastronómico Algarve Cooking Vacations e a 4.ª edição do programa cultural 365 Algarve.
João Fernandes, presidente da RTA, sublinhou na ocasião que “o Algarve tem muito a oferecer, além das suas praias. Queremos que o turista espanhol tenha vontade e motivos para nos visitar em qualquer época do ano, e a cultura e gastronomia são propostas que casam na perfeição.”
Entre as propostas para conquistar o mercado espanhol, o presidente da entidade regional de turismo destacou a 4.ª edição do 365 Algarve, uma intensa agenda de animação cultural, que arrancará em outubro com mais de 400 eventos de teatro, música, arte ou dança a acontecer ao longo dos próximos oito meses.
Esta edição do programa cultural integra diversas novidades, tais como o Festival de Comida Esquecida, com experiências culinárias em locais monumentais, ou a Out(In)Verno, que mistura oficinas de ciência, caminhadas encenadas e atividades artísticas tendo por cenário os encantos serranos.
Na área da gastronomia e vinhos, a proposta apresentada foi o Algarve Cooking Vacations, uma iniciativa que contempla sugestões de férias culinárias de 3 a 7 dias com alojamento e transporte incluídos, e experiências gastronómicas e enológicas baseadas nas receitas tradicionais e nos vinhos da região. Este programa foi já reconhecido como Melhor Projeto 2018 na categoria de Marca Internacional do Travel Food Awards.

Oeste | COLETIVO BRASIL ESTÁ DE REGRESSO A TORRES VEDRAS COM OFICINAS ARTÍSTICAS

Coletivo Brasil está de regresso a Torres Vedras, com a representação de 12 artistas na Paços - Galeria Municipal de Torres Vedras. Sob a curadoria de Lauro Monteiro, o grupo vai além da exposição coletiva de artes visuais e promove oficinas artísticas gratuitas que pretendem envolver os torrienses com a arte e a cultura.
Canções Ilustradas - O som, a palavra e a imagem no universo infantil é a oficina dirigida a crianças dos 6 aos 10 anos que decorre no dia 12 de outubro, sábado, às 10h30, no Porta 5 - Espaço Cultural. Partindo de canções de autores brasileiros ou de domínio público lusófonas, o objetivo passa por estabelecer laços de "afetividade criativa" na interpretação da criança. A oficina será orientada por Alex Lima, músico, instrumentista e intérprete, designer, agente cultural e artista multimédia.
Já a formação de gravura em metal Desmistificando a calcogravura irá decorrer nos dias 15 e 18 de outubro, terça e sexta-feira, às 14h30, no Porta 5 - Espaço Cultural. Pretende-se desmitificar a calcogravura, que geralmente é vista como uma técnica difícil que exige grande perícia do artista. Os participantes serão convidados a traçar pequenas interferências gráficas na placa de metal, que posteriormente será gravada usando os princípios da “água forte”, que fixa o grafismo criado para depois ser reproduzida em papel.

O conteúdo técnico da oficina, que será orientada por Ivo Indiano, contempla dois eixos: Água-forte - História da técnica - principais procedimentos e reconhecimento Prática - A mordedura em água-forte, reconhecimento visual do processo.


Mais informações ou inscrições nestas oficinas através do número 261 334 040 ou do e-mail galeria@cm-tvedras.pt



Figueiró dos Vinhos | XIV Feira de Doçaria Conventual

O Convento de Nossa Senhora do Carmo dos Carmelitas Descalços de Figueiró dos Vinhos vai ser palco da XIV Feira de Doçaria Conventual, entre os dias 1 e 3 de novembro.


A edição de 2019 presenteará os seus visitantes com uma ampla diversidade de excelentes doces conventuais e licores, workshops, arte musical e teatral, num espaço de finais do séc. XVI, que inspira à imaginação de todos.
A esperada abertura será pelas 9h30 da manhã, logo no primeiro dia de novembro, sendo a sua tarde adornada pelo Concerto da Camerata do Orfeão de Leiria, que terá lugar pelas 15h30 nos Claustros do Convento.
A tarde do dia 2 brindará, especialmente, as famílias com crianças ao oferecer duas sessões do, já tradicional e indispensável, “Workshop de Bolachas”. A atividade, habitualmente, dirigida em exclusivo a crianças dos 6 aos 10 anos, este ano facultará a participação conjunta com os respetivos familiares (pais/avós/etc.). Contudo, as inscrições são limitadas, decorrendo até 31 de outubro através do contacto 916 206 446.
A música voltará a estar presente neste segundo dia do certame, pelas 17h00, com João Gil Quarteto, uma banda com instrumentação típica do jazz dos anos 60, composta por músicos portugueses e espanhóis, conduzida pelo baterista figueiroense João Gil.
O domingo de 3 de novembro, dia de encerramento da XIV Feira de Doçaria Conventual de Figueiró dos Vinhos, será marcado pela encenação teatral protagonizada pela equipa do Museu e Centro de Artes do concelho. Intitulada “Uma Doce Despedida”, a peça abordará a história do convento e do convite de António de Vasconcellos a Malhoa para dar o seu nome ao Pão-de-Ló produzido pela sua fábrica de doces conventuais. O convite feito foi, amavelmente, recusado pelo pintor por acreditar que tal iguaria haveria de ser famosa como sendo “o Pão-de-Ló de Figueiró dos Vinhos”, o que se veio a concretizar, persistindo até aos dias de hoje.
A tradição dos doces conventuais de Figueiró dos Vinhos remonta a meados do séc. XVI, mais propriamente a 1540, aquando da fundação do Mosteiro de Nossa Senhora da Consolação, vulgo Mosteiro de Santa Clara de Figueiró dos Vinhos, e da vinda de freiras doceiras, sobretudo oriundas do Convento de Santa Clara de Coimbra. Nos dias de hoje, poucos são os vestígios dos dois mosteiros figueiroenses, permanecendo apenas, como lembrança desta era, a conhecida Fonte das Freiras e parte do edificado do Convento de Nossa Senhora do Carmo dos Carmelitas Descalços, fundado em 1598.
A Feira de Doçaria Conventual, realizada no único Convento, ainda, existente no concelho é, assim, uma exaltação a esta época e às iguarias conventuais, de todo o país, que perduraram no tempo.
Figueiró deixa, deste modo, o convite a todos os que queiram viajar no tempo e na história, saboreando os segredos dos antepassados, no belíssimo espaço erigido por Pero de Alcáçova de Vasconcelos.

Torres Vedras | PROMETE MANHÃ DE BRINCADEIRA NO PARQUE DO CHOUPAL

Uma manhã de brincadeira em que só não vale utilizar brinquedos digitais. A proposta é do PLAYday, a atividade que pretende levar todas as crianças a partir dos três anos, no dia 5 de outubro, sábado, ao Parque do Choupal, em Torres Vedras.

Entre as 10h00 e as 12h30 vai ser possível explorar brincadeiras e jogos à vontade de cada um: brincar sozinho ou em grupo, correr, saltar, desenhar com giz, brincar com paus ou pedras, sempre ao sabor da imaginação. 

Cada criança é convidada a trazer um brinquedo ou jogo não digital para partilhar ou, simplesmente, explorar. Um programa aberto a toda a comunidade, que pretende reunir crianças e famílias ao longo desta manhã no Parque do Choupal.

A iniciativa, promovida pela Ludotempo – Associação de Promoção do Brincar no âmbito do programa Brincar de Rua, é destinada às crianças a partir dos três anos, sem limite de idade, e conta com apoio da Câmara Municipal de Torres Vedras.

Mais informações podem ser obtidas aqui. As inscrições podem ser feitas aqui ou aqui.

O PLAYday integra o “Olá setembro! Um regresso à escola para todos”, um programa que conta com iniciativas e atividades para a toda a comunidade educativa, dinamizado pelo terceiro ano consecutivo pela Câmara Municipal de Torres Vedras.

Oeste | Leiria e Tokushima comemoram meio século de geminação


Resultado de imagem para Leiria
Leiria e Tokushima comemoram, no mês de outubro, meio século como cidades irmãs, com um vasto programa cultural que terá lugar na cidade do Lis.
 
A cidade de Leiria vai receber, entre os dias 08 e 10 de outubro, as comemorações do 50º aniversário de geminação do Município de Leiria com a cidade japonesa de Tokushima (a geminaçãLeiria e Tokushima comemoram, no mês de outubro, meio século como cidades irmãs, com um vasto programa cultural que terá lugar na cidade do Lis.

 
A cidade de Leiria vai receber, entre os dias 08 e 10 de outubro, as comemorações do 50º aniversário de geminação do Município de Leiria com a cidade japonesa de Tokushima (a geminação mais antiga do Município de Leiria), com um programa que contará com a participação de uma delegação japonesa composta por representantes da Associação de Amizade Japão – Portugal, de Tokushima, liderada pelo seu vice-presidente, Shuji Oike.

Do programa da celebração dos 50 anos de geminação entre as duas cidades irmãs, e após a receção na Câmara Municipal, onde estará patente no átrio do edifício uma exposição com trabalhos produzidos por artesãos de Tokushima e oferecidos a Leiria, destaca-se o descerramento de uma placa toponímica, na entrada da Rua Cidade de Tokushima, dia 09, pelas 16h15, seguido da inauguração de duas exposições na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, pelas 17h00: Exposição de Livros e Coleção de Postais de Wenceslau de Moraes, no átrio da Biblioteca, bem como a inauguração, na galeria da Biblioteca, da exposição da ilustradora infantil Yara Kono.

Pelas 18h30, a Galeria Manuel Artur dos Santos, no Centro Cultural Mercado de Sant’Ana, recebe a comitiva para a inauguração da Exposição de Filatelia de Classe Aberta sobre o Japão, da coleção do leiriense Asdrúbal Magalhães.

A partir das 21h30, decorre no Teatro Miguel Franco a cerimónia pública protocolar, na qual o Embaixador do Japão em Portugal, Jun Niimi, em representação do Ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão, entrega ao Presidente da Câmara Municipal de Leiria o Prémio Louvor de Mérito, distinção de prestígio atribuída a Leiria e que é concedida às entidades estrangeiras que têm contribuído grandemente para a promoção do mútuo entendimento e dos laços de amizade entre o Japão e os outros países.

Por sua vez, o presidente da Câmara de Leiria procederá à entrega da Medalha da Cidade a Shinobu Watari, um cidadão de Tokushima que, desde o ano de 2010, tem vindo a proporcionar a cidadãos de Leiria, principalmente jovens, a possibilidade de visitarem o Japão por um período de duas semanas, no mês de agosto, suportando todas as despesas inerentes a esta deslocação. Shinobu Watari será distinguindo com o título de Munícipe Honorário de Leiria.
O dia termina com um espetáculo de marionetas tradicionais de Tokushima, apresentado pela Companhia Awa Kogeiza, integrado no 24º Acaso, Festival Internacional de Teatro.

Em Leiria e no âmbito das comemorações dos 50 anos de geminação decorrem ainda, até final do mês de outubro, diversas iniciativas, desde a música ao Teatro, passando pelas exposições, com destaque para a exposição coletiva “Pensar é Guardar” que estará patente entre 12 de outubro e 21 de dezembro na Galeria de Arte Banco de Portugal e Moinho do Papel e que conta com  trabalhos de importantes artistas de Portugal e do Japão.
 
Programa

 Mostra de Cinema japonês* | teatro Miguel Franco | 21h30
08 outubro | Mameshiba
10 outubro | Nobody to watch over me
15 outubro | Thermae Tomae
*legendados em português (BR)


Exposições
Galeria Manuel Artur dos Santos – Centro Cultural mercado de Sant’Ana
09 a 23 outubro
Exposição de Filatelia de Classe Aberta sobre o Japão, colecção de Asdrúbal Magalhães

 Galeria da Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira
09 a 31 outubro
Exposição de Ilustração Infantil de Yara Kono
 
Átrio da Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira
09 a 31 outubro
Exposição de livros e postais de Wenceslau de Moraes
 
Edifício dos Paços do Concelho
09 a 31 outubro
Exposição sobre Tradições de Tokushima
 
Galeria de Arte Banco de Portugal
Moinho do Papel
12 de outubro a 31 de dezembro
Pensar é Guardar | Exposição colectiva com obras de: Albano Afonso, Ângela Saldanha, Fernanda Fragateiro, Futoshi Yoshi, José Maças de Carvalho, Luís Quintais, Nuno Sousa Vieira, Rita Gaspar Vieira, Sandra Cinto e Takafumi Kijima.
Teatro
Teatro Miguel Franco | 09 out. | 21h30
Apresentação do teatro de marionetas tradicional de Tokushima, pela companhia Awa Kogeiza
  
Música
Teatro Miguel Franco | 11 out. | 21h30
Concerto comemorativo da geminação com Tokushima
música portuguesa e japonesa, interpretada por músicos de Tokushima e de leiria, com a participação de Elsa Gomes

 Artes Marciais
Largo Goa, Damão e Diu | Fonte Luminosa | 12 out.|15h00
Demonstração de Artes Marciais por escolas e clubes de Leiria
 História de uma geminação a comemorar 50 anos de existência
Corria o ano de 1967 quando o Governo Civil de Leiria, pelo facto de ter recebido um ofício do Ministério dos Negócios Estrangeiros a solicitar o seu empenhamento para uma eventual geminação entre Leiria e a cidade japonesa de Tokushima, diligenciou junto da Câmara Municipal sobre tal viabilidade.
A principal causa do interesse para essa geminação assentava no estudo que Armando Martins Janeira, que naquele período era o Embaixador português no Japão, fizera sobre a figura de Wenceslau de Moraes, que abandonara a carreira militar e diplomática e fixara residência em Tokushima, após ter acompanhado o corpo da jovem a quem se unira e que fizera questão de sepultar na sua terra natal.
Os livros que escreveu sobre o Japão serviram para apresentar o país à Europa, tendo sido também grande divulgador da cultura ocidental no Oriente.
No topo do Monte Bizau, local particularmente apreciado por esta figura, situa-se o Museu Moraes, com uma exposição permanente onde estão patentes os seus pertences.

 o mais antiga do Município de Leiria), com um programa que contará com a participação de uma delegação japonesa composta por representantes da Associação de Amizade Japão – Portugal, de Tokushima, liderada pelo seu vice-presidente, Shuji Oike.

Do programa da celebração dos 50 anos de geminação entre as duas cidades irmãs, e após a receção na Câmara Municipal, onde estará patente no átrio do edifício uma exposição com trabalhos produzidos por artesãos de Tokushima e oferecidos a Leiria, destaca-se o descerramento de uma placa toponímica, na entrada da Rua Cidade de Tokushima, dia 09, pelas 16h15, seguido da inauguração de duas exposições na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, pelas 17h00: Exposição de Livros e Coleção de Postais de Wenceslau de Moraes, no átrio da Biblioteca, bem como a inauguração, na galeria da Biblioteca, da exposição da ilustradora infantil Yara Kono.

Pelas 18h30, a Galeria Manuel Artur dos Santos, no Centro Cultural Mercado de Sant’Ana, recebe a comitiva para a inauguração da Exposição de Filatelia de Classe Aberta sobre o Japão, da coleção do leiriense Asdrúbal Magalhães.

A partir das 21h30, decorre no Teatro Miguel Franco a cerimónia pública protocolar, na qual o Embaixador do Japão em Portugal, Jun Niimi, em representação do Ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão, entrega ao Presidente da Câmara Municipal de Leiria o Prémio Louvor de Mérito, distinção de prestígio atribuída a Leiria e que é concedida às entidades estrangeiras que têm contribuído grandemente para a promoção do mútuo entendimento e dos laços de amizade entre o Japão e os outros países.

Por sua vez, o presidente da Câmara de Leiria procederá à entrega da Medalha da Cidade a Shinobu Watari, um cidadão de Tokushima que, desde o ano de 2010, tem vindo a proporcionar a cidadãos de Leiria, principalmente jovens, a possibilidade de visitarem o Japão por um período de duas semanas, no mês de agosto, suportando todas as despesas inerentes a esta deslocação. Shinobu Watari será distinguindo com o título de Munícipe Honorário de Leiria.
O dia termina com um espetáculo de marionetas tradicionais de Tokushima, apresentado pela Companhia Awa Kogeiza, integrado no 24º Acaso, Festival Internacional de Teatro.

Em Leiria e no âmbito das comemorações dos 50 anos de geminação decorrem ainda, até final do mês de outubro, diversas iniciativas, desde a música ao Teatro, passando pelas exposições, com destaque para a exposição coletiva “Pensar é Guardar” que estará patente entre 12 de outubro e 21 de dezembro na Galeria de Arte Banco de Portugal e Moinho do Papel e que conta com  trabalhos de importantes artistas de Portugal e do Japão.

Programa

 Mostra de Cinema japonês* | teatro Miguel Franco | 21h30
08 outubro | Mameshiba
10 outubro | Nobody to watch over me
15 outubro | Thermae Tomae
*legendados em português (BR)

Exposições
Galeria Manuel Artur dos Santos – Centro Cultural mercado de Sant’Ana
09 a 23 outubro
Exposição de Filatelia de Classe Aberta sobre o Japão, colecção de Asdrúbal Magalhães

 Galeria da Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira
09 a 31 outubro
Exposição de Ilustração Infantil de Yara Kono
 
Átrio da Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira
09 a 31 outubro
Exposição de livros e postais de Wenceslau de Moraes
 
Edifício dos Paços do Concelho
09 a 31 outubro
Exposição sobre Tradições de Tokushima
 
Galeria de Arte Banco de Portugal
Moinho do Papel
12 de outubro a 31 de dezembro
Pensar é Guardar | Exposição colectiva com obras de: Albano Afonso, Ângela Saldanha, Fernanda Fragateiro, Futoshi Yoshi, José Maças de Carvalho, Luís Quintais, Nuno Sousa Vieira, Rita Gaspar Vieira, Sandra Cinto e Takafumi Kijima.
  Teatro
Teatro Miguel Franco | 09 out. | 21h30
Apresentação do teatro de marionetas tradicional de Tokushima, pela companhia Awa Kogeiza
Música
Teatro Miguel Franco | 11 out. | 21h30
Concerto comemorativo da geminação com Tokushima
música portuguesa e japonesa, interpretada por músicos de Tokushima e de leiria, com a participação de Elsa Gomes

 Artes Marciais
Largo Goa, Damão e Diu | Fonte Luminosa | 12 out.|15h00
Demonstração de Artes Marciais por escolas e clubes de Leiria
 História de uma geminação a comemorar 50 anos de existência
Corria o ano de 1967 quando o Governo Civil de Leiria, pelo facto de ter recebido um ofício do Ministério dos Negócios Estrangeiros a solicitar o seu empenhamento para uma eventual geminação entre Leiria e a cidade japonesa de Tokushima, diligenciou junto da Câmara Municipal sobre tal viabilidade.
A principal causa do interesse para essa geminação assentava no estudo que Armando Martins Janeira, que naquele período era o Embaixador português no Japão, fizera sobre a figura de Wenceslau de Moraes, que abandonara a carreira militar e diplomática e fixara residência em Tokushima, após ter acompanhado o corpo da jovem a quem se unira e que fizera questão de sepultar na sua terra natal.
Os livros que escreveu sobre o Japão serviram para apresentar o país à Europa, tendo sido também grande divulgador da cultura ocidental no Oriente.
No topo do Monte Bizau, local particularmente apreciado por esta figura, situa-se o Museu Moraes, com uma exposição permanente onde estão patentes os seus pertences.