sábado, 7 de janeiro de 2023

Mães e crias em migrações pouco pacíficas

Uma mãe e a sua cria nadam, lado a lado, ao longo da costa numa zona de águas baixas. Depois do nascimento e de ser amamentada pela mãe durante alguns meses, a cria está pronta para uma das mais longas migrações feitas por qualquer mamífero. São baleias cinzentas (Eschrichtius robustus) e deslocam-se cerca de 9.000 km entre a zona de reprodução de inverno no Golfo da Califórnia e a zona de alimentação de verão no Mar de Bering. Atualmente já só existem no Oceano Pacífico depois de, no Atlântico, terem sucumbido a séculos de caça. A captura perpetuada pelo homem visava esta baleia que, apesar de dar luta e de ter grandes dimensões, desloca-se quase sempre junto à costa. Apesar de tudo, encontravam poucos predadores à sua altura. O homem era um deles e a captura foi tão intensa que no século XVIII já não restava nenhum destes grandes migradores no Atlântico. Uma situação que se mantém até aos dias de hoje.
Inexplicavelmente, e quase por acaso, foi avistado no verão de 2010 um indivíduo no Mar Mediterrâneo. Um errante do Pacífico ou um remanescente da população do Atlântico perguntaram-se os cientistas? De onde vem e para onde irá? Perguntava-se ainda quem fotografou a sua barbatana caudal e assim identificou o animal em duas ocasiões, em dois locais distintos. Mas não voltou a ser visto, nem este animal, nem nenhum outro desde então.
Resta-nos virar a nossa atenção para os cerca de 20.000 indivíduos que resistem no Pacífico. Mas não pacificamente. Continuam a enfrentar um predador igualmente temível: a orca! Sendo este o maior dos golfinhos, é um dos mais ativos predadores marinhos e alimenta-se de peixes, mas também de aves e de outros mamíferos marinhos. E no Pacífico, existem orcas que caçam crias de baleias cinzentas!
Ainda que o par de baleias cinzentas se aproxime da costa em busca de proteção, um grupo de orcas detetam-nas e cercam-nas. Depois, afastam a mãe da cria e mantêm esta abaixo da superfície até que deixe de respirar. As orcas atacam à vez, mostrando às suas próprias crias como se processa a captura. Comem-lhes a língua… Deixam o resto do corpo.
A baleia cinzenta, depois de investir toda a sua energia no parto, na amamentação e na viagem, permanece ao lado da sua cria morta. Terá agora que esperar mais um ano para encontrar um parceiro e acasalar, e ainda outro ano de gestação para que nasça uma nova cria. E depois, serão novamente apenas mãe e cria esperando não se cruzar, na próxima rota de migração para o pacífico norte, com o seu único predador.
Na proximidade das baleias, mantém-se o grupo matriarcal de orcas, dominado por uma fêmea e onde as crias ficam com as suas mães durante tempo suficiente para aprender técnicas de caça e de comunicação. Depois disso, os machos juvenis afastam-se do grupo, as fêmeas juvenis permanecem.
Uma mãe e a sua cria nadam, lado a lado, ao longo da costa numa zona de águas baixas. São orcas e fortalecem com mais uma captura, bem-sucedida, a sua ligação para a vida.

Cristina Brito

Projeto da FCUP vai estudar impacto da exploração mineira no solo e na água

 Projeto de 4.5 milhões de euros
A Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) lidera um consórcio internacional num projeto financiado em 4.5 milhões de euros, o primeiro que dará uma visão do impacto da exploração mineira, no solo e na água. Para isso, os investigadores vão utilizar técnicas não invasivas de observação da Terra a partir do espaço, com satélites, drones e outras tecnologias geoespaciais. 
“Este é um trabalho pioneiro de investigação que vai explorar a interface entre a água e a terra em termos de prospecção”, conta Ana Cláudia Teodoro, docente e investigadora do Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território da FCUP, coordenadora do projeto.
A primeira paragem para trabalho de campo será, precisamente, nas Rias Baixas, na Galiza, Espanha. “O objetivo é perceber a transição entre o meio terrestre e o marítimo”, descreve a engenheira geógrafa da FCUP que se especializou em deteção remota nas zonas costeiras. 
Este é um dos principais desafios de um projeto de investigação que irá abranger todas as fases do ciclo de vida da mineração, a nível da exploração de matérias-primas críticas como o cobalto, o cobre e o níquel. Ao serviço dos investigadores estarão veículos autónomos submarinos, diversos equipamentos e novos sensores hiperespectrais. 
S34I, financiado pelo programa europeu Horizonte, começa já este mês e decorre até 2025, altura em que estarão finalizadas um conjunto de recomendações, informações e soluções destinadas à indústria mineira, com impacto na sustentabilidade.
“Queremos contribuir para uma transição verde, mas também para apoiar a aceitação social da mineração e para uma melhor legislação”, detalha Ana Claudia Teodoro. 
Os resultados deste trabalho de investigação serão validados em diferentes locais e em diferentes fases do ciclo de vida da mineração: prospecção em “terra” em Espanha; prospecção costeira na costa atlântica da Península Ibérica; fase de extração na Áustria e fase de encerramento e pós-encerramento na Finlândia e na Alemanha.
Da equipa da FCUP fazem ainda parte os docentes Alexandre Lima e Clara Vasconcelos
No total, o consórcio conta com 19 parceiros, de 12 países da União Europeia, entre  academia, empresas,  centros de investigação e serviços geológicos nacionais. 


Criança de 6 anos dispara contra professora nos EUA

A criança tinha uma arma na sala de aula e tudo indica que o disparo não foi acidental.
Um menino de seis anos disparou contra uma professora num colégio do Estado norte-americano da Virgínia, causando ferimentos graves, divulgaram esta sexta-feira as autoridades locais.
Acredita-se que a vida da professora esteja em perigo. A investigação está em andamento", destacou o gabinete da polícia local de Newport News, em comunicado.
O chefe de polícia de Newport News, Steve Drew, adiantou aos jornalistas que o estado da professora, de 30 anos, melhorou ao final do dia, noticiou a agência Associated Press (AP).
A mesma fonte indicou que a criança tinha uma arma na sala de aula e que o disparo não foi acidental.
De acordo com os 'media' norte-americanos, como o The Washington Post, um grande número de pais dirigiram-se à escola, para terem informações sobre o incidente. As autoridades garantiram rapidamente que nenhum aluno ficou ferido e que o incidente se limitou a uma única sala de aula.
Mais tarde, permitiram aos pais entrarem na escola para irem buscar os filhos.
A polícia local não divulgou imediatamente mais detalhes sobre o incidente. O menino que efetuou o disparo está detido.
Newport News é uma cidade com cerca de 185.000 habitantes no sudeste da Virgínia, conhecida pelo seu estaleiro, que constrói os porta-aviões do país e outras embarcações da Marinha dos EUA.

SICNotícias/Lusa

Cruz Vermelha: Reserva de sangue no Luxemburgo está a diminuir. A Cruz Vermelha luxemburguesa lançou um apelo urgente a dadores de sangue.

 Segundo a Cruz Vermelha, são precisos entre 100 a 120 dadores de sangue por dia, para cobrir as necessidades do país.
A Cruz Vermelha luxemburguesa lançou um apelo urgente a dadores de sangue devido à velocidade com que as reservas se estão a esgotar. Este apelo não é novo, mas nas últimas semanas as reservas têm diminuído consideravelmente.
Segundo a organização, são precisos entre 100 a 120 dadores de sangue por dia, para cobrir as necessidades do país. No entanto, nos últimos dias o país tem tido apenas entre 60 e 70 dadores por dia, o que tem levado a uma redução importante da reserva.
Uma das razões para essa diminuição de dadores voluntários são as festas de fim de ano, mas também o facto de muitas pessoas estarem doentes, com covid-19 ou gripe.
Todos os adultos entre os 18 e os 60 anos de idade podem dar sangue no Luxemburgo. Cerca de 13.000 pessoas estão registadas na Cruz Vermelha.
O Centro de Transfusão Sanguínea da Cruz Vermelha Luxemburguesa pode ser contactado pelo telefone 27 55 4000.

Fonte: Contacto
Susy Martins
Sábado, 7 Janeiro 2023


COVILHÃ | TRANSPORTE ESCOLAR GRATUITO PARA TODOS OS GRAUS DE ENSINO.


O Município da Covilhã decidiu que a partir de janeiro de 2023 os estudantes covilhanenses de todos os graus de ensino e independentemente da sua condição social ou local de residência, passarão a ter transporte escolar gratuito.
Esta medida representa um investimento anual de várias centenas de milhares de euros, garantindo um apoio direto aos jovens e às famílias na poupança mensal nos orçamentos familiares de várias dezenas de euros.

Assim estão abrangidos por esta medida:

Os alunos do Pré-Escolar e do Ensino Básico (1º, 2º e 3º ciclos), matriculados em escolas do concelho, serão subsidiados a 100% do custo do passe escolar;

Os alunos do Ensino Secundário (10º, 11º e 12º anos), matriculados em escolas do concelho, serão subsidiados a 100% do custo do passe escolar;
Os alunos do Ensino Universitário, com morada fiscal no concelho e matriculados na Universidade da Beira Interior (licenciaturas, mestrados integrados e doutoramentos), serão subsidiados a 100% do custo do passe mensal de transporte;

d) Os alunos do Ensino Universitário, oriundos de outros concelhos e que se encontrem a residir na área geográfica do município, serão subsidiados a 25% do custo do passe mensal de transporte, caso reúnam a seguinte condição:

- Apresentação da declaração emitida pela AT - Autoridade Tributária e Aduaneira (Finanças) a atestar a residência fiscal no concelho da Covilhã.

Deste modo, os encarregados de educação e/ou alunos (maiores de 18 anos) poderão solicitar transporte escolar, mediante o registo e preenchimento do f ormulário “Ficha de pedido de transportes escolares” no Portal da Educação do Município disponível no seguinte endereço eletrónico:


Informamos ainda que, deverá ser anexado nos formulários do ensino superior, o certificado de matrícula e a declaração de morada fiscal (declaração emitida pela AT - Autoridade Tributária e Aduaneira - Finanças).

Assembleia Municipal de Évora aprovou taxas e redução e impostos para 2023



O Presidente da Assembleia Municipal, Jorge Araújo, manifestou o seu júbilo pelo sucesso da candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura 2027, felicitando o Presidente da Câmara Municipal, Carlos Pinto de Sá, e todas as entidades envolvidas e deixando também um louvor à Coordenadora da Equipa de Missão da candidatura, Paula Mota Garcia, e à equipa “que soube olhar com vagar para a cidade, para o Alentejo e para a região e identificar o valioso património cultural”. 
O Presidente da Assembleia solicitou conhecer as propostas que tornaram Évora vencedora, tendo o Presidente da Câmara Municipal entregue o dossier da candidatura, dossier cuja entrega será feita também aos restantes membros da Assembleia. Por proposta de Clara Grácio (CDU), será trazido à próxima Assembleia um voto de congratulação conjunto das diversas forças políticas, tendo já nesta sessão sido lidas intervenções sobre o assunto. 
Nesta sessão foi aprovado um conjunto de taxas e impostos que tinham sido aprovados por unanimidade em reunião pública de Câmara, após negociação e consenso para a sua redução entre todos os eleitos. 
Tratou-se do Imposto Municipal sobre Imóveis, da Derrama 2023 e da Participação Variável no IRS para 2023, mantendo o mesmo valor a Taxa Municipal de Direitos de Passagem a aplicar às empresas de telecomunicações. A referida Taxa obteve aprovação unânime, tendo os restantes pontos sido aprovados com 29 votos favoráveis e a abstenção do Bloco de Esquerda, o qual votou contra na Derrama. 
A Assembleia Municipal de Évora aprovou, ainda, por unanimidade a proposta camarária de criação de um tarifário especial para famílias numerosas a incluir no tarifário dos Serviços de Abastecimento de Águas, Saneamento de Águas Residuais e Gestão de Resíduos Urbanos do Município de Évora. Uma medida que procura repor critérios de maior justiça, como explicou o Presidente da Câmara, Carlos Pinto de Sá. 
Mereceram aprovação unânime as propostas de Constituição de Júri para recrutamento de Dirigente de Cargo de Direção Intermédia de 1º grau - Diretor do Departamento de Administração e Pessoal e a Celebração de Contratos Interadministrativos com os Agrupamentos de Escolas do Concelho de Évora para o ano de 2023. 
A subscrição no Capital Social do PACT (Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia), pelo Município de Évora, no total de 400 mil euros, a realizar-se ao longo de 5 anos, foi aprovada por maioria, com 18 votos a favor (6 da CDU, 1 do PS, 5 da Coligação “Mudar Com Confiança”, 3 do Movimento Cuidar D’Évora, 1 do BE, 1 do MICAZA e 1 do MMPI) e 12 abstenções do PS. Este processo, como explicou o Presidente da Câmara Municipal, será enviado ao Tribunal de Contas para parecer prévio.
O Presidente da Câmara Municipal de Évora prestou informação acerca da atividade do Município nos meses de setembro, outubro e novembro, bem como sobre a situação financeira do mesmo. 
O edil realçou alguns tópicos, entre eles os próximos passos a dar no que concerne à candidatura de Évora Capital Europeia da Cultura 2027 e a correção do erro no Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2021 que retirou Évora da lista do endividamento excessivo. 
Falou igualmente da transferência de competências para o Município nas áreas da Educação, Saúde e Ação Social, da apresentação do Plano Local de Promoção e Proteção dos Direitos das Crianças e Jovens, da inauguração do novo moinho do Alto de S. Bento e da reabertura da Unidade Museológica da Água que foi alvo de remodelação, entre outros assuntos. 
Respondeu também a um conjunto de questões colocadas pelos membros da Assembleia, nomeadamente Presidentes de Juntas/Uniões de freguesias. 
No período reservado à intervenção do público, o cidadão Acácio Alferes propôs homenagear o encenador Mário Barradas, dado o seu trabalho significativo em prol da cultura em Évora, atribuindo o seu nome à praça Joaquim António de Aguiar, com colocação de busto ou ao Salão Nobre do Teatro Garcia de Resende. Todas as forças políticas consideraram relevante que se homenageie Mário Barradas, que em 1975 fundou o Centro Cultural de Évora, antecessor do CENDREV, e também a Escola de Formação Teatral, encaminhando-se a proposta para a Comissão de Toponímia.

Arouca | Tarifa da água e saneamento não se altera em 2023

 
Em reunião decorrida hoje, 6 de janeiro, a proposta de atualização tarifária proposta pelas Águas do Norte para 2023 não foi votada por decisão dos Municípios que integram a parceria, entre os quais Arouca. Em virtude de tal decisão, a tarifa de água e saneamento não sofrerá qualquer agravamento, mantendo-se os valores de 2020 e evitando-se aumentos nos preços na ordem dos 9% no serviço de água e 13% no preço do saneamento.
 
“Estamos a viver um contexto particularmente difícil para todas as famílias com a escalada da inflação e o agravamento dos custos da energia, pelo que, compreendendo que é fundamental garantir-se a sustentabilidade do sistema de água e saneamento, não poderíamos ainda sobrecarregar mais as famílias”, referiu a presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém.

Proença-a-Nova | Unidade Móvel de Saúde registou 1962 atendimentos em 2022

 

Durante todo o ano de 2022 a Unidade Móvel de Saúde (UMS) de Proença-a-Nova realizou 1962 atendimentos, tendo visitado 124 locais, entre aldeias e centros de dia do concelho, num total de 255 saídas para o exterior. Do total de atendimentos registados contam-se ainda 383 novos utentes da UMS.

Apesar dos dados de 2022 não serem os mais significativos, apresentam, desde já, uma clara evolução com tendência de crescimento em relação aos anos anteriores de 2021 e 2020, mais fustigados pela Covid-19. Neste sentido, para encontrar números mais elevados é preciso recuar até 2019, o último ano antes da disseminação da pandemia em Portugal de forma generalizada, quando foram contabilizados 586 novos utentes, num total de 3010 atendimentos.

Quanto aos habituais rastreios, em 2022, foram realizados 1545 testes de Glicémia, Colesterol e Triglicéridos, bem como 1722 avaliações de tensão, peso e índice de massa corporal. Ao longo do ano foram ainda encaminhadas 12 pessoas para consulta de urgência e 17 para consulta familiar.

Além do Serviço regular da Unidade Móvel de Saúde, houve também espaço para a realização de outras campanhas de Educação para a Saúde, que envolveram alunos da Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca, e de campanhas comunitárias e de ensino.

Durante o verão de 2022 a UMS concentrou maioritariamente o seu foco de atenção um pouco por todos os Espaços Balneares do concelho, das praias fluviais de Aldeia Ruiva, Fróia e Malhadal, às zonas balneares de Alvito da Beira e Cerejeira e ainda às piscinas públicas de Pedra do Altar e São Pedro do Esteval. Nestas deslocações foram realizados 298 atendimentos – mais 35 veraneantes do que no ano anterior (2021). 

Aeródromo Municipal de Proença-a-Nova registou recorde de voos em 2022

O Aeródromo Municipal de Proença-a-Nova, situado na localidade de Moitas, registou em 2022 um movimento total de aeronaves (1575) largamente superior aos quatro anos anteriores, batendo recorde de voos neste período. Durante o ano de 2022 a maior parte destes movimentos foram provenientes de Bombardeamentos com água, soluções e produtos para preservação do meio ambiente (838), com outras atividades de movimentos privados lúdicos e de trabalho aéreo (737).

No que ao número de voos diz respeito, destaque também para os anos de 2019 (1 186) e 2021 (1 154), que, durante este espaço temporal obtiveram também resultados bastante positivos, tendo antecedido e seguido o período pandémico da Covid-19 em que, também esta atividade foi severamente afetada. Neste sentido, 2020 foi, de longe, o ano mais impactado pela pandemia, tendo registado apenas 596 voos.

Se 2021 marcou o regresso à atividade regular e 2022 superou as expectativas, em 2023 é esperado que possa continuar o ritmo acentuado de movimentos de aeronaves. Este ano ficará também marcado por nova revisão de certificação do Aeródromo Municipal de Proença-a-Nova, por parte da Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC), realizada de cinco em cinco anos por esta organização, sob o âmbito do Regulamento (UE) nº 139/2014 de 12 de fevereiro.

As potenciais remodelações e correções no Aeródromo Municipal de Proença-a-Nova deverão também originar um aumento de investimento anual neste espaço, por forma a corresponder a todas as exigências e critérios estabelecidos.

O Aeródromo Municipal de Proença-a-Nova é de Classe 1, com Categoria I de Salvamento e Luta Contra Incêndios; neste espaço pode encontrar em funcionamento a Escola de Para-quedismo “Sky Fun Center” e a Escola de Paramotor – Clube de Voo Ascendente -, responsáveis por grande parte dos saltos lúdicos privados, servindo ainda de Base Permanente da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) da GNR.

CENTRO MUNICIPAL DE MARCHA E CORRIDA DE SILVES – SILVES RUNNERS PROMOVE WORKSHOP DE CORRIDA Inscrições até dia 16 de janeiro 2023

 O Centro Municipal de Marcha e Corrida de Silves – Silves Runners (CMMCS) promove no próximo dia 18 de janeiro, um Workshop de Corrida com dois temas – “Caminhar e gostar de correr/running” e “Corrida por prazer e continuar”. A atividade, que integra o projeto Silves Runners, é gratuita e decorrerá, pelas 18h00, na Junta de Freguesia de São Bartolomeu de Messines.
Este workshop de Corrida, é composto por uma parte de informação e outra de atividade de corrida para iniciantes (acessível para quem ainda não corre), de forma a colocar em prática as informações adquiridas.
Os interessados em participar neste workshop de caminhada, poderão fazer a sua inscrição com o grupo Silves Runners em https://www.cm-silves.pt/Preview.aspx?pageID=9633&ver=18512 , até 16 de janeiro, mas com limitação de vagas. Ao fazer a sua inscrição nesta atividade, para além da sua participação, também terá transporte no autocarro da CMS, com partida pelas 17h30, na paragem junto ao Posto de Turismo em Silves para S.B. Messines, e deverá trazer o seguinte material: calçado e equipamento desportivo confortável e quente; boné e impermeável; água; barrita de cereais ou fruta numa mochila.
Promover a atividade física através da marcha e corrida na população, pelo fornecimento de informação e conhecimento sobre estas modalidades, é o principal objetivo desta iniciativa, integrada no projeto Silves Runners. O grupo Silves Runners desenvolve atividades de caminhada e corrida, disponíveis a todas as pessoas e desenvolvidas por todo o Concelho, através da promoção regular de atividades semanais das respetivas modalidades. É ainda pretensão do grupo incentivar a prática de atividade física ao Ar Livre, experimentar e fortalecer a ligação à Natureza, numa nova perspetiva de superação através da atividade física.
O telefone 282 440 271 e o endereço de correio eletrónico desporto@cm-silves.pt são os contactos do Sector de Desporto da Câmara Municipal de Silves disponíveis para efeitos de recolha de informações adicionais.

 

Um morto e vários feridos em acidente durante festa de Natal em Espanha

A véspera do Dia de Reis devia ser de festa em Marchena, mas acabou em tragédia. Há uma vítima mortal e 11 feridos, entre os quais crianças.
O evento que marcaria o fim das festividade natalícias ficou marcado por uma tragédia na localidade Marchena, em Sevilha (Espanha). Durante a tradicional procissão dos Reis Magos, devido a uma falha mecânica um dos carros alegóricos perdeu o controlo e atropelou várias pessoas, uma das quais não resistiu. A autarquia já decretou quatro dias de luto.
O acidente fatal aconteceu na noite desta quinta-feira, véspera do Dia de Reis. O povo de Marchena saiu à rua para assistir à procissão dos Reis Magos, mas o condutor de um dos tratores alegóricos perdeu o controlo e várias pessoas foram abalroadas.
Nas redes sociais foi partilhado um vídeo do momento, em que se percebe que o carro alegórico está descontrolado e que as pessoas entram em pânico.
— La Voz de Dos Hermanas 🟥🟨🟥 (@LaVozd2Hermanas) January 5, 2023
Uma pessoa não resistiu e 11 ficaram feridas. Há crianças, com idades entre os dois e 12 anos, entre os feridos que foram encaminhados para o Hospital Virgen del Rocío de Sevilha, onde permanecem com prognóstico reservado.
Já os quatro feridos que foram para o Hospital Merced de Osuna estão “estáveis e é favorável” a evolução do seu estado de saúde, de acordo com fontes citadas pela concelhia da Saúde da Junta da Andaluzia.
As causas do acidente estão já a ser investigadas. O veículo envolvido no acidente está sob a custódia da Guardia Civil para ser visto por um perito.
Ainda assim, segundo o El Mundo, há várias hipóteses em cima da mesa sobre o sucedido. A mais provável prende-se com uma possível falha mecânica que impediu o condutor de travar.
Uma coisa é certa “o Natal terminou em Marchena às 20:15 de ontem”, afirmou emocionada a autarca, sobre as festividades que marcavam o regresso à normalidade depois da pandemia.

As sete maiores revelações chocantes do livro do príncipe Harry. Passa pelo irmão, drogas e ainda pelas pessoas que matou


Publicação era para começar a sair para as bancas apenas na próxima semana, mas em Espanha já foram vendidos alguns exemplares. Conteúdo promete fazer correr muita tinta no Reino Unido.
No Reino Unido, e no resto do mundo, ainda não há exemplares do livro 'Spare', do príncipe Harry, pois o lançamento do mesmo estava previsto apenas para a próxima terça-feira, dia 10 de janeiro. Mas em Espanha, contudo, o mesmo já foi colocado à venda.
Na quinta-feira um breve trecho do livro acabou por tornar-se público, um em que Harry acusava o irmão William de uma agressão. Mas este é apenas um dos que promete muita polémica para os próximos dias, há mais.
Quem conseguiu ter acesso ao livro, já descreveu as maiores controvérsias com que Harry promete mexer com a família real.
  • O duque admite ter usado cocaína - salientando que "não foi muito divertido"
  • Harry afirma ainda ter matado 25 pessoas no Afeganistão durante as suas duas missões como militar
  • O príncipe salienta também que pediu ao pai que não se casasse com Camila - e o irmão fez o mesmo
  • Harry descreve como o rei Carlos III lhe disse que a sua mulher, Meghan, não deveria ir a Balmoral após a morte da rainha
  • Relembra o momento em que descobriu que a sua mãe, a princesa Diana, havia sofrido um acidente de carro
  • Refere que perdeu a virgindade com uma mulher mais velha, num campo atrás de um pub muito movimentado
  • A polémica onde acusa o irmão William de derrubá-lo durante uma discussão sobre a duquesa de Sussex
Polémica promete também o nome que Harry escolheu para o título da publicação, Spare. De acordo com a imprensa britânica, diz respeito a um velho ditado da realeza, 'Um herdeiro e um suplente'. O primeiro filho é herdeiro de títulos, poder e fortuna, e o segundo é, portanto, um suplente, caso algo aconteça ao primogénito.

AVISO À POPULAÇÃO | CHUVA, VENTO E AGITAÇÃO MARÍTIMA , MEDIDAS PREVENTIVAS


De acordo com o PMA, prevê-se para as próximas 48 horas um agravamento das condições meteorológicas (chuva, vento e agitação marítima).

Previsão para Sábado, 7 de janeiro:
Precipitação, por vezes forte e persistente, no litoral a norte do Cabo Mondego, sendo o período mais crítico entre as 3h e as 12h, com acumulados entre 50 a 70 mm/12h, em especial no Minho, e entre 30 a 50 mm/12h no Douro Litoral, passando a regime de aguaceiros a partir da tarde nas regiões Norte e Centro (até 30-40 mm/12h). Possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela.
Domingo, 8 de janeiro:
Precipitação, por vezes forte e persistente, no litoral a norte do Cabo Mondego, sendo o período mais crítico entre as 9h e as 15h com acumulados entre 50 a 70 mm/12h, em especial no Minho e no distrito de Vila Real, e entre 30 a 50 mm/12h, em particular no Douro Litoral, passando a regime de aguaceiros a partir da tarde nas regiões Norte e Centro, com acumulados até 30 a 50 mm/12h; Vento de sudoeste forte (até 50 km/h) na faixa costeira ocidental e nas terras altas, com rajadas até 80 km/h, em especial no litoral Norte, rodando gradualmente para oeste a partir da tarde ,Agitação marítima forte na costa ocidental, com ondas de noroeste com 5 a 6 m (podendo atingir 11 m de altura máxima) a partir da tarde de sábado até ao final do dia de domingo.

INFORMAÇÃO HIDROLÓGICA RELEVANTE:
Bacia hidrográfica do Minho: as afluências no rio Minho poderão aumentar significativamente. Podem ocorrer inundações em Caminha, Monção e Valença;
Bacia hidrográfica do Lima: as afluências na sub-bacia do rio Vez poderão aumentar significativamente provocando inundações. As afluências a Ponte da Barca e Ponte de Lima irão aumentar, e podem ocorrer inundações;
Bacia hidrográfica do Cávado: os caudais do rio Homem e do Cávado a jusante da Caniçada podem ser superiores a 300 m3/s. As afluências no rio Este e Cávado irão aumentar, podendo provocar inundações em Braga, Barcelos e Esposende;
Bacia hidrográfica do Ave: poderá haver um aumento significativo de caudais em Santo Tirso;
Bacia hidrográfica do Douro: as afluências a Crestuma vão ser elevadas, face ao aumento de caudais do Tâmega (Chaves, Amarante). Rio Sousa (Paredes) poderá ter um aumento significativo das afluências. Haverá um aumento das afluências à foz do Douro (Porto, Vila Nova de Gaia) que poderá ser agravado com a maré;
Bacia hidrográfica do Vouga: poderá ocorrer uma subida do rio Águeda, caso se verifiquem a precipitação prevista. No rio Vouga poderá ocorrer um aumento de afluências à Região de Aveiro;
Bacia hidrográfica do Mondego: as afluências ao baixo Mondego poderão aumentar, não são expectáveis situações críticas.

Principais medidas preventivas recomendadas:
Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas; Não se expor às zonas afetadas pelas cheias; Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas; Ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte; Ter especial cuidado na circulação junto a zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a fenómenos de transbordo dos cursos de água, evitando a circulação permanência nestes locais; Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado
com a possível formação de lençóis de água nas vias; Não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas;
Não praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitando ainda o estacionamento de veículos muito próximos da orla marítima;
Estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.