domingo, 21 de março de 2021

Homem foge das autoridades depois de controlo na fronteira de Chaves

O condutor conduzia um veículo de matrícula suíça, parou no controlo fronteiriço, e fugiu depois de o SEF ter verificado que sobre ele pendia um mandado de detenção.

Um condutor, sobre o qual pendia um mandado de detenção, fugiu este domingo durante um controlo do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) na fronteira de Vila Verde da Raia, em Chaves, informaram fontes policiais.

Segundo fonte do SEF, o homem, de nacionalidade portuguesa, que conduzia um veículo de matrícula suíça, parou no controlo fronteiriço, tendo-se colocado em fuga depois de o SEF ter verificado que sobre ele pendia um mandado de detenção.

O crime em causa está relacionado com recetação e posse de arma ilegal, disse a mesma fonte.

A fuga ocorreu cerca das 8h25 no posto de passagem autorizado de Vila Verde da Raia, em Chaves, no distrito de Vila Real, agora controlado no âmbito das medidas de contenção à pandemia de covid-19, sublinhou o SEF.

Já fonte da GNR acrescentou que, depois de o condutor se ter colocado em fuga, os militares desta força policial presentes no local iniciaram uma perseguição, até Fafe, no distrito de Braga, durante cerca de 90 quilómetros, até que o perderam de vista.

A viatura era de alta cilindrada o que dificultou a perseguição", acrescentou.

Lusa

Câmara de Águeda plantou 7.150 árvores

 Estratégia municipal aposta na regeneração da mancha florestal do concelho, implementando, entre outros, projetos de conservação e gestão.

A Câmara de Águeda tem desenvolvido, ao longo dos últimos anos, um trabalho de conservação e gestão da mancha florestal do concelho, o maior do distrito de Aveiro, implementando projetos em toda a área do Município que passam não só pela reabilitação como pela reflorestação. No último ano, esta aposta estratégica de sustentabilidade ambiental traduziu-se, entre outros aspetos, na plantação de 7.150 árvores em todo o concelho.

“Esta é uma preocupação e aposta objetiva do Município, consciente de que é através das medidas que implementamos em todo o concelho, e que são exemplo e modelo a seguir para outros municípios da região e do país, que contribuímos para a preservação ambiental e para a qualidade de vida das gerações futuras”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, salientando, neste ação, o trabalho que é realizado de uma forma constante e sustentada pelos sapadores florestais e pelos serviços municipais na área do ambiente.

As medidas e ações concretas que a Câmara de Águeda implementa, numa política municipal de aplicação de boas práticas ambientais, permitiram ao Município atingir um índice superior a 80%, em 2020, no índice de sustentabilidade, um indicador atingido apenas por nove municípios do país, e pelo qual recebeu mais uma vez o galardão Bandeira Verde ECOXXI.

A propósito do Dia Mundial da Árvore, que se celebra hoje, o Executivo Municipal (composto por Jorge Almeida, Edson Santos, Elsa Corga e João Clemente) plantou 12 Carvalhos Alvarinho (Quercus Róbur L.) no Parque de Alta Vila. Neste momento simbólico, para além destas árvores, foi plantada uma da mesma espécie oferecida pelo ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas), numa ação regional para assinalar esta efeméride.

“Ao plantarmos estas árvores no Parque de Alta Vila, para além do simbolismo associado ao Dia Mundial da Árvore, mantemos o propósito de renovar de vida um parque que é um ex-libris de Águeda”, disse Jorge Almeida, convidando a população a desfrutar deste espaço de excelência natural.

A plantação destas árvores neste parque urbano é um dos exemplos das medidas de intervenção ambiental preconizada pela Câmara de Águeda. Tal como já referido, no último ano, o Município plantou 7.150 árvores em vários projetos realizados em diferentes áreas do concelho.

“Mantemos a nossa aposta na preservação ambiental e na (re)florestação de espécies autóctones  e para tal replicamos as medidas e intervenções um pouco por todo o concelho, nas várias freguesias”, frisou Jorge Almeida, acrescentando que se trata de um posicionamento estratégico com vista à aplicação de boas práticas de sustentabilidade ambiental e de engenharia natural.

De referir, a título de exemplo, a intervenção que está a ser realizada, desde Dezembro, nas margens dos rios Águeda e Alfusqueiro, no âmbito do LIFE Águeda – Ações de Conservação e Gestão para Peixes Migradores da Bacia Hidrográfica do Vouga. Nesta ação em concreto, que se prolonga até final do ano, para além da renaturalização dos habitats ribeirinhos e controlo e erradicação das espécies exóticas invasoras, começaram, esta semana, a ser plantadas 1.500 árvores para jusante de Águeda e outras 1.500 para montante.

A intervenção da Câmara de Águeda vai além das zonas ribeirinhas, implementando estratégias de conservação ambiental em toda a mancha florestal do concelho, um posicionamento que visa, por um lado, a proteção do meio ambiente, e, por outro, a prevenção dos incêndios florestais, para além de que é um fator de atração turística para o concelho, com trilhos pedestres e cicláveis que passam em zonas florestais de beleza imperdível.

Figueiró dos Vinhos | Dia Internacional das Florestas: Plantação de árvores autóctones nas Fragas de São Simão e no Cabeço do Peão


“As florestas são (…) centrais para enfrentar as alterações climáticas. As florestas fornecem um dos sistemas mais eficientes e rentáveis de captura e armazenamento natural de dióxido de carbono. Investir nas florestas é uma espécie de seguro para o planeta.” A mensagem, deixada em 2016, pelo Secretário-geral da ONU, no Dia Internacional das Florestas, não podia ser mais intemporal.

Hoje, celebramos este dia deixando uma mensagem de resiliência e concretização de um projeto municipal projetado a médio e longo prazo: a reflorestação da zona envolvente das Fragas de São Simão e da Mata Municipal do Cabeço do Peão, locais figueiroenses icónicos ao nível paisagístico e ambiental.

As Fragas de São Simão são um dos locais do concelho mais procurados, quer por turistas quer por figueiroenses, principalmente por permitir o encontro com a natureza no seu estado mais puro. A zona foi, por isso, recentemente intervencionada com a implementação de um projeto turístico-ambiental, que compreendeu, inicialmente, a ação em duas frentes: por um lado procedeu-se à reabilitação e requalificação dos ecossistemas ribeirinhos em toda a Ribeira de Alge, um dos elementos naturais mais marcantes e relevantes da nossa zona, com a remoção de espécies arbóreas exóticas e decrépitas, e promoção da plantação e/ou sementeira de espécies autóctones; por outro lado, levou-se a cabo a execução de um percurso pedestre que ligou 3 locais emblemáticos: Miradouro, Praia Fluvial e a Aldeia do Xisto do Casal de S. Simão. Esta última intervenção, ocorrida numa área total de 2,4 hectares, não se resume ao já tão visitado percurso, e, entre outros trabalhos, prevê a transformação do solo, até agora ocupado por eucaliptos. Assim, após a remoção desta espécie, ação que por si só reduz drasticamente o risco de incêndio, realizou-se a replantação daquela área com mais de 200 espécies autóctones: medronheiros, sobreiros e carvalhos.

A Mata Municipal do Cabeço do Peão, é outro emblemático local de lazer, cuja requalificação e reabilitação há muito se pedia. Aqui, procede-se, atualmente, à remoção de eucaliptos, mimosas (Acacia dealbata) e de pinheiros fustigados, há alguns anos, por pragas destruidoras da espécie, sendo substituídos por carvalhos, medronheiros e sobreiros e salvaguardando todos os exemplares de árvores autóctones ali existentes.

As replantações de espécies autóctones nestas duas zonas de grande relevo para o concelho, residem na crescente preocupação ambiental do município, visando sobretudo a segurança, a sustentabilidade, a recuperação e a valorização ambiental e paisagística, reduzindo grandemente o risco de incêndios e contribuindo para a preservação da natureza e da sua extensa e rica fauna e flora, numa zona conhecida pela sua vasta área florestal.

Motivos mais do que suficientes para todos celebrarmos duplamente este Dia Internacional das Florestas, comemoração festejada, também, de modo simbólico, pelo Município, no passado dia 19 de março, ao associar-se à iniciativa promovida pelo ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas) plantando, no Cabeço do Peão, um exemplar de Carvalho-robe (Quercus róbur) fornecido, para o efeito, pelo próprio ICNF.

Plantar, proteger e preservar o nosso Património Florestal, é uma missão que se estende a todos nós, e que não deve ser jamais esquecida.

DGS ATUALIZA NORMA DE DOAÇÃO DE SANGUE PARA NÃO DISCRIMINAR HOMOSSEXUAIS

 Nova norma surge depois de um caso polémico em que um homossexual foi impedido de dar sangue

A Direção-Geral da Saúde (DGS) e o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) atualizaram esta sexta-feira as normas de dádiva de sangue.

Segundo comunicado da DGS, a nova norma vem alterar as condições de elegibilidade para a dádiva de sangue, passando a reger-se pelo princípio da não discriminação.

A atualização da norma estabelece que a pessoa candidata a dádiva deve ser esclarecida e informada, de forma não discriminatória, sobre os comportamentos com potencial exposição ao risco infeccioso e as suas formas de prevenção, e estabelece os períodos de suspensão da dádiva iguais para todas as pessoas”, adiantou a DGS em comunicado.

A 1 de março, o Ministério da Saúde criou um grupo de trabalho para rever a norma de 2016 que definia os critérios de inclusão e exclusão de dadores de sangue por comportamento sexual, na sequência da conclusão do estudo do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) sobre “comportamentos de risco com impacte na segurança do sangue e na gestão de dadores”.

No comunicado, a DGS adianta que a atualização agora publicada se aplica a todas as pessoas candidatas a dádiva de sangue e vem atualizar a anterior versão, no que diz respeito aos critérios de elegibilidade para a dádiva de sangue.

Depois de salientar que este foi um processo participativo que auscultou a sociedade civil, a DGS assegura que a avaliação das pessoas candidatas à dádiva de sangue realizada durante a triagem clínica passa a ser feita de “acordo com os princípios da não-discriminação” previstos na Constituição, na Lei de Bases da Saúde e numa Resolução aprovada na Assembleia da República.

Esta avaliação baseia-se nos critérios mínimos de elegibilidade, previstos na legislação em vigor, e na avaliação individual do risco relacionado com comportamentos da pessoa candidata à dádiva de sangue, com vista a garantir a segurança das pessoas recetoras”, refere a DGS, que avança que está determinado um período de três meses para a transição e atualização do questionário e do manual de triagem clínica de dadores pelo IPST.

A atualização da norma surge no seguimento de uma polémica que surgiu na sequência do caso de um homem que denunciou ter sido discriminado quando tentou dar sangue a 23 de janeiro, no posto fixo de doação do IPST em Lisboa, depois de este organismo ter feito um apelo à dádiva.

Com Bruno Gomes d’Almeida o caso aconteceu no sábado dia 23 de janeiro, quando, juntamente com várias centenas de pessoas, foi ao posto fixo de doação do IPST depois de ter sido feito um apelo à dádiva de sangue.

Mesmo com pânico de agulhas, Bruno enfrentou três horas de espera numa fila, mais outra hora na fase de triagem até chegar a sua vez, onde foi confrontado com várias questões, nomeadamente se alguma vez tinha tido uma parceira trabalhadora do sexo ou se tinha tido várias parceiras no último ano.

À terceira pergunta, Bruno achou por bem corrigir a formulação da questão e assumir que tinha um parceiro, uma vez que estava incomodado com o facto de a pessoa que estava a fazer a triagem assumir que por ser homem tinha sexo com parceiras e não com parceiros.

Então aí ele automaticamente respondeu: Então não pode doar sangue", contou à Lusa, acrescentando que de seguida a pessoa ainda disse que “homens que fazem sexo com homens não podem doar sangue”.

Estes foram os factos ocorridos à altura. Mais tarde, a ILGA Portugal revelou dados que apontam que cerca de três homossexuais são impedidos de doar sangue por semana.

Fonte:https://tvi24.iol.pt/sociedade/discriminacao/dgs-atualiza-doacao-de-sangue-para-nao-discriminar-homossexuais 




Incidência semanal na Alemanha supera os 100 casos

A incidência acumulada de covid-19 na Alemanha nos últimos sete dias ultrapassou os 100 pela primeira vez em quase dois meses e situa-se hoje nos 103,9 novos casos por cada 100.000 habitantes, indicam os dados oficiais.

Nos últimos dias, a incidência tem estado a subir de forma significativa: 86,2 na quarta-feira, 90 (quinta), 95,6 (sexta) e 99,9 (sábado), face aos 79 casos por cada 100.000 habitantes no domingo passado e aos 65 de há duas semanas.

O pico da incidência foi registado a 22 de dezembro do ano passado - com 197,6 - e a 28 de janeiro deste ano voltou a cair para menos de 100 pela primeira vez em três meses, com uma tendência de baixa, que acabaria revertida a partir de meados de fevereiro.

Segundo os dados do instituto Robert Koch (RKI), nos últimos sete dias, os novos casos de covid-19 na Alemanha somaram 86.372.

Nas últimas 24 horas, também segundo os números do RKI, a Alemanha contabilizou mais 13.733 novos contágios com o novo coronavírus, quase três mil mais do que há precisamente uma semana, e 99 mortes, mais do que as 70 contabilizadas no domingo passado.

O máximo diário de novos casos de covid-19 foi alcançado a 18 de dezembro de 2020, com 33.777 infeções, e o de mortes a 14 de janeiro deste ano, com 1.244.

O fator semanal de transmissão (Rt) está agora em 1,22, o que significa que cada 100 infetados contagiam, em média, 122 pessoas.

Desde o início da pandemia, a Alemanha acumulou 2.659.516 contágios (2.415.200 constam como recuperados) e 74.664 mortes associadas à doença.

Na campanha de vacinação, a Alemanha já administrou as duas doses a 3.246.005 pessoas (3,9% da população) e pelo menos uma dose a 7.233.931 (8,7%).

Tudo indica, como antecipou na sexta-feira a chanceler alemã, Angela Merkel, que no encontro de segunda-feira com os chefes de governo dos estados federadosque não se analisará qualquer alívio nas restrições.

Pelo contrário, na reunião será analisada a reposição de parte das medidas restritivas que foram sendo aliviadas nas últimas semanas.

Segundo um balanço feito sábado pela agência francesa AFP, a pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.702.004 mortos no mundo, resultantes de mais de 122,2 milhões de casos de infeção.

Filipe Albuquerque terminou 12 Horas de Sebring em quarto lugar

O português Filipe Albuquerque (Accura) terminou hoje na quarta posição as 12 Horas de Sebring, prova do campeonato americano de resistência automóvel, enquanto João Barbosa (Ligier) foi quinto na classe LMP3, numa corrida muito acidentada.

Apesar de sair da segunda posição da grelha de partida e de ter liderado a prova, duas penalizações sofridas durante a corrida e problemas com o arrefecimento do Accura, da Wayne Taylor Racing, prejudicaram o desempenho de Filipe Albuquerque, que liderava o campeonato à partida desta segunda prova do campeonato.

"Estávamos, desde o início, com um bom andamento, mas depois levámos uma penalização por infração nas boxes. Caímos posições, mas voltámos a recuperar. Depois estávamos em segundo e acabei por dar um toque num dos GT. Levámos mais uma penalização. Mas voltámos a recuperar até à liderança. Mas o carro começou com problemas de arrefecimento do motor e ficámos drasticamente mais lentos e fomos perdendo terreno. Limitámo-nos a levar o carro até ao fim e a assegurar o maior número de pontos possível. No meio disto tudo, o quarto lugar foi um ótimo resultado", explicou Filipe Albuquerque, que fez equipa com os norte-americanos Ricky Taylor e Alexander Rossi.

A equipa do piloto luso terminou a 5,318 segundos dos vencedores, os franceses Tristan Vautier, Sébastien Bourdais e Loic Duval numCadillac da Mustang Sampling.

Inicialmente, ficou classificada na quinta posição, mas a desclassificação da equipa da Cadillac que tinha terminado na terceira posição permitiu a Albuquerque subir ao quarto lugar.

Já o outro português em prova, João Barbosa (Ligier), terminou na 19.ª posição da geral, quinto da classe LMP3.

A próxima prova do IMSA será a 13 e 14 de maio, em Mid-Ohio.

Fonte e Imagem: Lusa

Salomé Rocha e Sporting conquistam títulos nacionais de corta-mato longo feminino

A atleta do Sporting Carla Salomé Rocha sagrou-se hoje campeã nacional de corta-mato longo, ao vencer a corrida de oito quilómetros disputada na Amora, onde as 'leoas' revalidaram, também, o título coletivo.

Rocha começou a 'descolar' das colegas de equipa logo na segunda volta ao circuito de dois quilómetros e cortou a meta isolada, em 27.37 minutos, sucedendo a Dulce Félix, que não defendeu o título conquistado em 2019 por se encontrar lesionada.

As 'leoas' Sara Moreira (27.56) e Catarina Ribeiro (28.00) completaram o pódio, numa prova em que, em termos coletivos, o Sporting dominou completamente ao conquistar também o quarto lugar, por Jéssica Augusto, conseguindo a pontuação mínima na competição.

Os Campeonatos de Portugal de corta-mato voltaram hoje a disputar-se, após a edição do ano passado ter sido cancelado pela pandemia de covid-19, mas ficaram marcados pela ausência do Benfica, que recusou participar por não serem exigidos testes de covid-19 aos participantes.

A competição disputou-se no Parque do Serrado, na Amora, num circuito de dois quilómetros percorrido em quatro voltas, por 40 atletas, divididas em duas séries de 20 corredoras cada, como medida de prevenção contra a pandemia de covid-19.

Seniores femininos (8 km):

1. Carla Salomé Rocha (Sporting), 27.37 minutos.

2. Sara Moreira (Sporting), 27.56.

3. Catarina Ribeiro (Sporting), 28.00.

4. Jéssica Augusto (Sporting), 28.07.

5. Lia Lemoa (Maratona), 28.15.

Clubes:

1. Sporting, 10 pontos.

2. Recreio de Águeda, 32.

3. Feirense, 89.

 

Lusa

Manuel Machado diz que o que aconteceu com Jorge Alves não podia nem devia ter acontecido

O contrato entre os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) e a uma empresa que tinha como associado um filho do vereador Jorge Alves, também presidente daquela estrutura, não "podia, nem devia ter acontecido", disse hoje o presidente da Câmara.

"O que aconteceu com o presidente do Conselho de Administração (CA) dos SMTUC, é uma coisa que não podia nem devia ter acontecido. E porque não devia ter acontecido, de imediato foram tomadas providências e Jorge Alves apresentou renúncia ao mandato, que foi imediatamente aceite", disse Manuel Machado à agência Lusa.

Ao mesmo tempo, recordou Manuel Machado, "foi feita comunicação ao Ministério Público, porque é indispensável que seja feita, que agora fará as suas averiguações e o que demais entender".

Pela minha parte, imediatamente que soube o que não sabia de todo, tomei as diligências necessárias e, detetado o que aconteceu, o vereador renunciou. É uma situação que obviamente não podia acontecer", sintetizou.

Agora, os "transportes estão em atividade normal, o CA está em funções e vai-se avaliar a forma de se reajustar, se necessário. Os SMTUC podem ter dois ou três administradores e, como se pode observar, a atividade continua e tudo está a avançar. O serviço público continua sem problemas", garantiu.

A 02 de março, dias depois de Jorge Alves ter renunciado, a Procuradoria-Geral da República instaurou um inquérito para averiguar as alegadas adjudicações feitas pelo vereador Jorge Alves.

Questionada pela agência Lusa, a Procuradoria-Geral da República confirmou que foi instaurado um inquérito que "corre termos no DIAP [Departamento de Investigação e Ação Penal] Regional de Coimbra".

A oposição exigiu esclarecimentos relativamente à demissão do vereador, apontando para alegadas adjudicações nos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), quando Jorge Alves era membro do seu conselho de administração, que integrou como vogal desde 2013 e que presidiu desde o final de 2017.

O movimento Somos Coimbra apontou para ajustes diretos por parte dos SMTUC à empresa STRA, S.A., alegadamente administrada por um filho do vereador, num valor global de mais de 200 mil euros, "sempre por ajuste direto".

Também o PSD exigiu "explicações imediatas e cabais" ao presidente da Câmara de Coimbra sobre o assunto.

A CDU defendeu a realização de um "rigoroso inquérito" aos atos praticados por Jorge Alves, "apurando todos os eventuais ilícitos, com participação às autoridades judiciais".

Lusa

Terço público em Montes Claros

 

  • Frederico Hosanan Sitônio de Freitas

Um vírus da China espalhou-se mundo afora e vem sendo a matéria-prima para a disseminação do medo nas sociedades. Assim como um maestro rege uma orquestra, uma mão invisível rege uma sinfonia de terror em todos os lugares, das grandes metrópoles às pequenas cidades, impondo ditatorialmente pelo poder civil uma ladainha de restrições às liberdades individuais. Entre essas, o sagrado direito de culto a Deus no interior das igrejas.

Infelizmente a hierarquia eclesiástica, submissa ao poder civil, fechou as igrejas, impedindo os fiéis católicos de buscarem alívio para suas almas no recinto sagrado.

       Em razão disso, um jovem católico de Montes Claros (MG) propôs ao seu círculo de amigos a recitação de um Terço em praça pública, na intenção de obter do arcebispo a reabertura das igrejas.

O evento realizou-se na tarde de domingo passado, dia 14 de março, que estava especialmente bonito. Amanheceu com uma luminosidade jovial, envolta num ar de leveza, sob um céu azul diáfano e encantador, que fazia jus ao nome da cidade.

O convite foi feito através das redes sociais, e o evento marcado para as 17 horas. Aos poucos, grupos de pessoas foram chegando de diversos bairros. Logo no início apareceram dois policiais, que perguntaram, educadamente (eles perceberam o recato das pessoas) do que se tratava, hajam vistas as restrições proibindo reuniões e aglomerações. Informados de que seria um ato de caráter religioso, respeitando todas as normas de distanciamento e uso de máscaras, um dos militares consultou pelo rádio seu comandante, e a resposta foi que não tinha problema, que podiam rezar o Terço.

       Uma linda imagem de Nossa Senhora de Fátima fora levada para presidir o evento, e num ambiente cheio de fé, calmo e sereno, os presentes rezaram ajoelhados a seus pés os mistérios gloriosos do Santo Rosário.

       As orações terminaram no horário da Missa das 18 horas. Antes de se dispersarem, os participantes conversaram um pouco na praça, e depois alguns deles foram até o átrio da catedral, que é cercada por grades de ferro. O portão que dá acesso à grande porta de entrada estava fechado com cadeado, impedindo o ingresso dos fiéis. Estes, contudo, podiam divisar no seu interior todo iluminado, o Senhor Arcebispo celebrando sozinho a Missa [foto ao lado e abaixo].

“Foi muito bom rezar o Santo terço juntos e em público. Precisamos fazer isso mais vezes, se Deus nos permitir. Que Nosso Senhor ouça nossas preces e nos dê bons sacerdotes. E que Nossa Senhora de Fátima, livre o Brasil do comunismo” exclamou um dos presentes.

       “Poderia ser feito todo primeiro sábado do mês, ou de 15 em 15 dias. Ou todo sábado. Estarei sempre lá”, manifestou outro.

       “Não importa a quantidade, o que importa é a qualidade e a intenção”, externou outro a sua fé.

       “Salve Maria! Viva Cristo Rei!” — assim foi a despedida.

FC Porto vence Portimonense pela margem mínima

Pepe saiu lesionado, Conceição e Paulo Sérgio foram expulsos

O FC Porto venceu o Portimonense por 2-1, neste sábado, em encontro da 24.ª jornada do campeonato, num embate marcado pela saída por lesão de Pepe e pelas expulsões dos treinadores Sérgio Conceição e Paulo Sérgio.

Numa primeira parte marcada pela lesão de Pepe, que saiu com queixas físicas, o FC Porto chegou à vantagem já nos descontos através de um autogolo de Lucas Possignolo, na sequência de uma 'carambola' na área.

No segundo tempo, o Portimonense ainda empatou, por Fali Candé, aos 64 minutos, mas o FC Porto demorou pouco a reagir e colocou-se novamente na frente, três minutos depois, com outro autogolo. Desta vez, a infelicidade algarvia foi do guarda-redes Samuel Portugal, que viu a bola bater-lhe no corpo, após ir aos ferros da baliza, na sequência de um livre cobrado por Sérgio Oliveira.

Bancada.pt

Mais 457 casos de Covid-19 e oito mortes nas últimas 24 horas. Rt situa-se em 0,86

Nesta altura, o valor do Rt é de 0,86, na totalidade do território português, mas ligeiramente mais baixo se tivermos apenas em conta Portugal continental, onde é de 0,84.

Portugal regista este sábado mais oito mortes e 457 novos casos de infeção por Covid-19 do que os registados no último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), menos 129 do que na véspera.

Estão confirmadas 16.762 mortes devido à Covid-19 em Portugal, mais oito do que no último boletim epidemiológico emitido pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

De acordo com os dados mais recentes da DGS, a incidência da Covid-19 em Portugal continental e ilhas é agora de 87,2 casos por 100 000 habitantes. Se olharmos apenas para o continente, o valor é menor: 75,7 casos de infeção por por 100 000 habitantes.

O número de pessoas infetadas pela doença até agora é de 817.080, mais 457 nas últimas 24 horas. Há, neste momento, 33.394 casos ativos.

Há agora 744 pessoas internadas, menos 45 do que nas últimas 24 horas. Há também 170 internados em cuidados intensivos, menos 12 do que no último registo.

Até ao momento, 766.924 pessoas conseguiram recuperar, das quais 754 nas últimas 24 horas. Há ainda 14.734 pessoas em vigilância pelas autoridades de saúde.

Das oito mortes registadas nas últimas 24 horas, seis ocorreram em Lisboa e Vale do Tejo e duas na região Centro.

Na região de Lisboa e Vale do Tejo foram notificadas mais 182 novas infeções, contabilizando-se até agora 309.603 casos e 7080 mortos.

A região Norte tem 137 novas infeções por SARS-CoV-2 e desde o início da pandemia já contabilizou 329.340 casos de infeção e 5287 mortes.

Na região Centro registaram-se mais 50 casos, acumulando-se 116.594 infeções e 2985 mortos.

O número de pessoas infetadas pela doença até agora é de 817.080, mais 457 nas últimas 24 horas. Há, neste momento, 33.394 casos ativos.

Há agora 744 pessoas internadas, menos 45 do que nas últimas 24 horas. Há também 170 internados em cuidados intensivos, menos 12 do que no último registo.

Até ao momento, 766.924 pessoas conseguiram recuperar, das quais 754 nas últimas 24 horas. Há ainda 14.734 pessoas em vigilância pelas autoridades de saúde.

Das oito mortes registadas nas últimas 24 horas, seis ocorreram em Lisboa e Vale do Tejo e duas na região Centro.

Na região de Lisboa e Vale do Tejo foram notificadas mais 182 novas infeções, contabilizando-se até agora 309.603 casos e 7080 mortos.

A região Norte tem 137 novas infeções por SARS-CoV-2 e desde o início da pandemia já contabilizou 329.340 casos de infeção e 5287 mortes.

Na região Centro registaram-se mais 50 casos, acumulando-se 116.594 infeções e 2985 mortos.